Navegando recentemente pela internet, me deparei com video-blog de Abby, uma jovem americana que teve sua ATM deslocada durante uma cirurgia de extração de sisos (terceiros molares) e que a partir daí começou uma “jornada” de dor que culminou com 5 cirurgias de ATM e muitos procedimentos para tentar controlar as dores musculares dela:
A história de Abby, reforça o que sempre digo com relação a cirurgia para tratar disfunções da ATM: é um procedimento irreversível com potencial para trazer mais transtornos que soluções e que só deve ser indicado em caso de tumores, anquilose e certos tipos de fraturas graves (cominutivas).
No caso da Abby, as intensas dores diárias, somada com ao travamento da boca e má oclusão foram o motivo que levaram a optar pela cirurgia, no entanto, se você acompanhar os vídeos de atualização e os relatos dela, perceberá que o quadro continua bastante grave, necessitando de medicações potentes para dor que possuem pouco efeito. Também irá notar a grande dificuldade dela em movimentar a boca para falar.
Nesta página do video-blog dela você pode conferir toda a história.
Esse depoimente da Abby, vem em um momento onde o próprio FDA americano ordenou vigilância nos procedimentos cirúrgicos da ATM, que você pode conferir aqui: O FDA dos Estados Unidos ordena vigilância das próteses de ATM
Fique esperto!
Ola dr,
Comecei a pouco tempo tratamento para atm com a placa, tenho o queixo mais para o lado direito, além da dor leve e estralos, com a placa tenho chance de melhorar a assimetria? Se não, qual seria a melhor solução para a assimetria? Obrigada
Júlia, depende de que tipo de placa estamos falando…
Qual o efeito da placa sobre seus músculos? E sobre sua mastigação? Baseada em que ela foi construída, na mordida, nos músculos? O posicionamento que ela mantém de sua mandíbula para tentar corrigir a assimetria é neurologicamente adequado para sua ATM? E do ponto de vista estrutural, nessa posição os discos e ligamentos ficam mais favoráveis ou não?
Ou seja, são muitas questões que precisam ser respondidas para saber se a placa está sendo eficiente e efetiva ou não. Sugiro que converse com seu dentista sobre essas questões para tirar suas dúvidas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, estou com problemas parecido com o de Édina, mencionado logo acima. Por favor se você conhece algum especialista aqui na Paraíba que possa me indicar, pois estou muito nervosa porque sinto que o meu problema ta se agravando mais e mais. Desde já eu agradeço.
Helena, não conheço ninguém na Paraíba…
Acabo de me deparar com seu blog e fiquei super interessada na sua forma de tratamento para patologia da ATM.
Em dezembro do ano passado comecei a sentir dores nas ATM´s. Tenho 29 anos e procurei um cirurgião bucomaxilo, que me solicitou alguns exames, dentre os quais a RM.
Eis A OPINIÃO do laudo:
– Alterações degenerativas osteo-discais bilateralmente, com deslocamento anterior dos discos articulares, voltando a se posicionar acima dos respectivos côndilos durante a manobra de abertura bucal.
– Nota-se também deslocamento lateral dos discos articulares.
OBS: Espessamento mucoso dos seios maxilares e linfonodos cervicais bilaterais.
Além disso, na ANÁLISE afirma-se haver “Derrame articular em ambos os lados”.
Meus sintomas são: dores leves, inclusive no ouvido, têmporas e pescoço, estalos ao abrir a boca e algumas vezes pequeno travamento.
Acredito que de relevante só uma queda que tive aos 17 anos, em que parti o queixo. Na mesma semana fiz cirurgia dos sisos. Essa é a minha primeira lembrança de estalos.
Tenho usado compressas mornas e tomado relaxante muscular.
Também tenho evitado dormir de lado, bem como apoiar o queixo na mão, postura muito utilizada por mim enquanto leio.
Apesar de ainda ser nova NÃO AGUENTO MAIS ME SUBMETER A CIRURGIAS!
Gostaria de saber do Sr. se diante do meu resultado tenho chances de tratar a ATM e me livrar do problema sem cirurgia!!!!
Puxatic
Claro que tem chances de tratar a ATM!
É verdade que há casos que se complicam ou que não é possível resolver o problema como gostaríamos, mas felizmente na grande maioria das vezes o paciente consegue sair do quadro de dor e/ou desconforto, travamento, etc. sem cirurgia.
At.te,
Marcelo Matos
Boa tarde, fui indicado por um fonoaudiologo a procurar um especialista em ATM o nome dele é dr. Gerson Haiashi, por acaso o senhor tem informações sobre ele?
Ele pediu ressonância e tomografia e indicou cirurgia, mas diante dos relatos nao sei o q pensar, estou com medo.
Ronaldo.
Ronaldo
Embora raros, eventualmente, alguns casos são cirúrgicos. Eu, salvo dois casos de artrocentese em 10 anos, nunca precisei indicar paciente para alguma cirurgia de ATM mais complexa…
Bom, se seu fonoaudiólogo, que suponho você confia, lhe indicou esse profissional, pergunte para ele qual é a experiência dele com outros pacientes, se fizeram algum tratamento em conjunto, etc. De igual maneira, anote suas principais dúvidas e leve-as para conversar com o colega que lhe propôs o tratamento. Ele, que te avaliou, é a melhor pessoa para lhe esclarecer.
Att.,
Marcelo Matos
Boa noite, extrai o dente inferior do siso no dia 31/08/12 foi horrível a cirurgia senti muita dor, sai dela chorando. Tomei amoxicilina e tylenol, no 3 dia após cirurgia comecei sentir uma dor terrível no ouvido, a cabeça, na mandíbula e arcada superior dos dentes, hoje dia 05/09/12, fui retirar os pontos senti dor também, o dentista falou que essa dor era proveniente dos pontos, realmente apesar da dor senti um alívio com a retirada desses pontos. Ainda de deixa o dentista falou que eu estava com começo de PÂNICO, pelo meu nervosismo e falou que eu sentia a dor maior do que realmente tinha. Tirei os pontos as 14 hs, agora 21hs não estou aguentando de tanta dor no ouvido, cabeça, nos dentes e no local da cirurgia. Ah e ele ainda falou para eu suspender a medicação. O que devo fazer não aguento mais sentir dor???
Patrícia,
Algumas vezes pode haver dores na ATM após cirurgia de siso por conta da força aplicada sobre a mandíbula, outras a dor vem de uma alveolite seca, que é a inflamação do local de onde o dente foi removido e pode durar até umas duas semanas e por fim, a ansiedade e o pânico podem sim agravar a dor e a percepção da dor, no entanto essas duas condições não podem ser diagnosticadas por dentistas pois é área da psicologia e psiquiatria.
Converse com ele a respeito de medicação e medidas de emergência e veja quais são as recomendações dele.
Att.,
Marcelo Matos
Boa Noite Dr. Marcelo… a mais de um ano venho tendo estalidos no meu ouvido direito sem movimentar a minha mandíbula, é muito estranho parece o som de um osso batendo no outro mas sem que eu faça qualquer movimento, o barulhinho acontece o dia todo…e irrita profundamente. Eu tbm sinto dor facial e quando abro bem a boca o barulho diminui…ele é audível por outras pessoas tbm…o que o torna mais estranho…Já fui em vários otorrinos, fiz fisioterapia, exames de ouvido, fui a ortopedistas, e tbm fui em um especialista em atm que me disse que nunca viu nada parecido (barulho audível sem movimentar a mandínbula)…Estou desesperada e não sei mais o que fazer, tenho dito dores de cabeça também, creio que isso tenha influência do barulho…Podes me ajuda?
Muito Obrigada!!!
Monique, qual foi, exatamente, o seu diagnóstico da ATM?
Sinto estalos dentro da cabeça o que seria?
Dentro da cabeça? Não seria próximo á área da ATM e do ouvido?
Se for dentro da cabeça mesmo, então é melhor se consultar com um neurologista
att.,
Marcelo Matos
Boa noite, estou com diversos sintomas relacionados com a atm: Estalos ao abrir e fechar a boca (ruído alto), dor de cabeça, cansaço na face, bruxismo, irritabilidade, enfim, acho que mais sintomas podem estar relacionados a disfunção da minha atm.
Faço tratamento ortodôntico e meu dentista nunca me encaminhou a nenhum especialista, sempre que fiz queixas fui encaminhada por ele a um psiquiatra, o qual nunca procurei por não considerar necessário.
Agora descobri que tenho esse problema, porém estou com medo de procurar algum especialista e ter que ser submetida a alguma cirurgia devido ao estado avançado que está meu problema (acredito que mais de 4 anos possuo todos esses sintomas). Moro no Rio Grande do Sul e escrevo para pedir uma orientação e indicação de algum profissional competente. Grata desde logo.
Édina
Não perca tempo, no Rio grande do Sul você pode procurar a Dra. Lídia Yavich e o Dr. Luis Daniel Mattos na Clinica My, que certamente poderão lhe ajudar: http://www.clinicamy.com.br
Att.,
Marcelo Matos
[…] A jornada de Abby, uma americana que já passou por muitas cirurgias e resolveu colocar a história dela em um blog. Tem também a Marilac que postou uma história impressionante aqui no blog, também há o posicionamento do próprio FDA americano (que é mais ou menos como nossa ANVISA) emitindo um parecer por conta da quantidade de problemas com prótese de ATM… Enfim, infelizmente essa é uma realidade. […]
Olá Dr.Marcelo.
Tenho dores constantes 2 lados do rosto onde se localiza os discos da atm.
Tenho 3 sizos para serem removidos, mas estou com dores constantes e travamento bucal (as vezes), seria correto eu começar o tratamento primeiro da atm, como colocar uma placa (bruxismo) ou remover o sizos para depois começar o tratamento ? O que o Sr. na sua experiência aconselharia fazer primeiro ?
Danilo, primeiro o tratamento da ATM. Outra coisa antes, só se for uma emergência.
Att.,
Marcelo Matos
Dr.bom dia fiz a cirurgia de atm do lado direito no mês de março deste ano em salvador,o local ficou um pouco alterado,as vezes dói,estou notando também que quando tomo sol dói o lado que foi feito.Queria saber se pode ser alguma complicação,graças a Deus não tenho febre só mesmo dores mas não é sempre.Tenho o outro lado pra fazer pois desloca miuto até quando estou dormindo.agradeço por sua atenção e ajuda.Depois de quanto tempo após a cirurgia posso tentar o aparelho.
Luzinete
Esse é o tipo de pergunta que seria melhor você fazer ao dentista que lhe operou, pois não sei qual é a natureza do seu problema nem as condições clínicas do seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Há mais de uma semana extrai o meu siso( o único) inferior. Foram mais de duas horas para que o dentista conseguisse extrai-lo e mesmo assim ele teve que quebrar em três partes . A dor foi muito intensa , sentia todos os ligamentos repuxando, foi horrível. Depois de quatro dias começaram as dores insuportáveis no meu ouvido esquerdo e fora a dor de cabeça. Não aguento mais essa dor, oque pode ser feito pra melhorar ? POR FAVOR ME DÁ UMA DICA????
Obrigado.
Isabella
Só mesmo o seu dentista que te operou ou outro que possa lhe avaliar pessoalmente para lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ano passado fiz a extração dos sisos inferiores. Dois meses depois começou minha maratona. Parei na USP e lá descobri que a causa não era stress nem bruxismo, mas deslocamente de disco (possível através de uma ressonância magnética).
O curioso é que passei por mais de cinco dentistas, quatro placas inúteis e deboches que aquilo era stress. Hoje, dentro da USP estou tendo um tratamento de alta qualidade e degraça. Mas, lá se foram um ano, dezenas de antiflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares, fisioterapia, etc.
As faculdades precisam treinar um melhor diagnóstico da ATM
Inclusive desaconselhando a cirugia.
Obrigado
Bom dia, caro colega.
Realmente, a Jornada de Abby é bem impressionante.
Gostei muito do seu trabalho aqui na net, está muito bem estruturado.
Abç
André
Olá Dr. André!
Obrigado pelo elogio! Tive a curiosidade de visitar seu blog e gostei bastante, pois há muitos temas de interesse para a odontologia. Adicionei aos favoritos,pois assim fica fácil ver as notícias da área.
Aproveito para lhe convidar para o 25º Simpósio de Disfunção e Patologia da ATM que ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto de 2011 em Salvador, Bahia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] ComentáriosMarcelo Matos em Cirurgia Ortognática e disfunção da ATMA jornada de Abby: cirurgia da ATM e suas consequências | Clínica de Dor – Blog do Dr. Marcelo Mat… em O FDA dos Estados Unidos ordena vigilância das próteses de ATMMarcelo Matos em Placa […]
Caro,
tive os 4 sisos removidos de uma vez há uma semana. Agora as dores aumentaram e estão insuportáveis, especialmente na articulação da mandíbula, próxima da orelha. Estou a base de analgésicos opiáceos e AINEs, e nem assim as dores vão embora. O dentista que removeu os sisos se orgulhou de fazê-lo rapidamente – não sei se é uma informação relevante. Se por favor puder me indicar um profissinal em São Paulo, SP, fico muito agradecido.
Rafael, infelizmente não conheço um nome para lhe indicar em SP.
Atenciosamente,
Marcelo Matos