nutricao-atm-dor

Hoje, inciamos aqui no blog do Portal de patologia da ATM uma nova seção. A partir desta postagem abordaremos periodicamente um tema de suma importância a todos os pacientes que sofrem com disfunções dolorosas da ATM e mesmo outras dores crônicas, como fibromialgia,  dor miofascial, fadiga crônica. Trata-se da síndrome da inflamação crônica ou simplesmente síndrome inflamatória.

Teremos também uma convidada especial, a nutricionista Ítala Geraldine (https://www.facebook.com/NutricionistaItalaGeraldine), uma profissional a quem encaminhei muitos pacientes com quadros de inflamação crônica, com dores intensas que estavam além das lesões próprias da ATM, e que tive a satisfação de acompanhar importantes melhoras na grande maioria das vezes!

Mas afinal, o que é a Síndrome da Inflamação Crônica?

Quando analisamos a fundo, vemos que todas as doenças associadas a dores crônicas possuem em maior ou menor grau a inflamação como denominador comum. Muitas vezes, esse processo inflamatório ocorre de maneira subclínica, isto é, de maneira silenciosa, gerando pequenos danos no organismo ao longo do tempo, que quando se acumulam produzem ou agravam virtualmente qualquer doença.

Síndrome da Inflamação Crônica e Dor

Síndrome da Inflamação Crônica e Dor

Em sua essência, a inflamação é resultado de uma lesão no corpo, combinado com desequilíbrios nutricionais e/ou deficiências e que, para ser tratada adequadamente, necessita essencialmente de uma correção dos problemas alimentares subjacentes.

Portanto, nesta nova seção do Portal de Patologia da ATM sobre síndrome inflamatória, a Dra. Ítala Geraldine revelará muitos dos perigos ocultos em alimentos que preparam “o palco para a inflamação” e que portanto pioram as dores da DTM e aumentam o risco de estabelecer a longo prazo, uma condição debilitante. Não perca as postagens sobre este tema, bem como o que você precisa saber (e fazer) para reduzir a inflamação crônica de seu organismo emelhorar sua qualidade de vida.