Agradeço de coração a todos os colegas dentistas, médicos e fisioterapêutas que estavam presentes no curso de ATM em Córdoba – Argentina, no Plénário de Vila General Belgrano, (AR) e na aula de Patologia da ATM do curso de especialização da ABCD (SP). Foi um prazer rever os velhos amigos, conhecer outros novos, inclusive gente cujo o primeiro contato foi aqui pelo blog! Foi realmente gratificante.
Para quem não teve oportunidade de entrar em contato com o grupo Ge-JAL e com a abordagem neurofisiológica em patologia têmporomandibular, seja porque o evento em Córdoba tenha sido um pouco distante ou porque não pôde se agendar para ir, tentarei em breve disponibilizar aqui, as datas dos próximos eventos com um pouco mais de antecedência.
De antemão posso dizer que haverão os Workshops com a Dra. Lídia Yavich, Dr. Juan Carlos Arrellano e Dr. Jorge Learreta , autores do livro, compêndio de diagnóstico das patologias da ATM e do Atlas de Imagens Sadias e Patológicas da Articulação Têmoporomandibular.
Há também o Congresso da AACP em San Antonio-Texas em julho e no segundo semestre o Congresso da Secção sul americana da AACP no Paraguai bem como palestras livres em diferentes instituições.
Saiba mais sobre o curso de Córdoba, o plenário e a aula na ABCD.
Abraço a todos,
Marcelo Matos
complementando: me mandaram ir num quiropraxista tambem.
Olá Daniella
Você escreveu:
Bom, primeiro você PRECISA ter tempo para sua saúde, senão sua saúde também não vai ter tempo para você e se ela se agrava…
Um quiropraxista pode ajudar com sua torcicolo dependendo do que a steja causando, É bom seguir a recomendação da fisioterapeuta e se consultar com um ortopedista. Certamente a fisioterapia poderá ajudar nesse quesito também. A outra sugestão de ir num especialista m ATM também válida.
De antemão, posso dizer que medicamentos analgésicos e “relaxantes musculares” não trata a as Doenças da ATM, apenas controla a dor paliativamente e lhe dá de brinde alguns efeitos colaterais. Eu, em particular, quase nunca faço uso desses recursos.
Quer otimizar seu tempo?
Veja um dentista que possa investigar detalhadamente o seu caso, que faça um diagnóstico etiológico e diferencial com relação ao problma no pescoço e que possa planejar uma correção adequada do seu problema. Isso lhe poupará muito tempo que, de outra maneira, você poderia perder com tratamentos inúteis e/ou desnecessários.
O melhor é não colocar a “carroça na frente dos bois” e não começar nada enquanto não se souber exatamente do que se trata.
Boa sorte,
Marcelo Matos
olá, dr marcelo. estou escrevendo pelo seguinte: até 1 mês atrás, eu NUNCA tinha ouvido falar em ATM. e hoje estou impressionada com o quão complexo é todo esse assunto. e estou um pouco assustada também. não sei o que tem relação com o que, mas há 1 mês eu tive umas dores no pescoço. não dor como torcicolo. eu conseguia mexer o pescoço, mas tinha um incômodo, um peso na nunca e nos ombros. parecia que tinha um elefante sentado nele. antes já vinha sentindo algumas dores de cabeça, mas ainda acho que podem ter a ver com o uso de uma nova pílula, com a TPM ou por estar precisando de óculos. então, no dia da tensão, tomei um miosan ao deitar. na noite seguinte, tomei de novo. e acordei no dia seguinte com dor no maxilar. assim, de repente. achei que ia passar, que não era nada demais. não passou. e isso já faz 1 mês. a dentista disse que o miosan relaxou meu corpo e tensionou a boca… mandou eu tomar sirdalud por 20 dias. tomei por 5, nada acontece, só sinto sono e a dor não passa. a dor é só do lado esquerdo. por acaso eu tinha uma requisição de documentação completa, fiz os exames, ainda não ficaram prontos. mas já me disseram que eles não vão servir pra nada. a questão é: a dentista não me fala nada. uma fisio me falou que eu deveria ir numa outra dentista, especialista em ATM, que vai me pedir milhares de exames. eu tenho na perna esquerda, não sei se é femur ou bacia, uns estalos, há bastante tempo. nunca vi o que é isso. ela disse que isso pode ter causado a ATM, e que eu deveria ir num ortopedista e depois fazer fisio. como não tenho tempo – trabalho das 9 as 20h – e não posso ficar saindo pra ir a medicos e fazer exames a toda hora, queria uma ajuda, o que eu faço primeiro? como otimizo esse diagnóstico? as tomografias e ressonâncias que fiz há 15 meses podem servir pra alguma coisa?
obrigada,
daniella ferreira