Uma anquilose pode ser definida como a fusão das superfícies articulares, ou seja, quando um osso se “solda” ao outro, sendo sua maior característica o fato da mandíbula ficar impedida de se movimentar. Esse tipo de distúrbio da ATM, afeta a mastigação, a digestão, a fala, a higiene e, quando ocorre durante a fase de crescimento, provoca uma deformidade da face (uma assimetria), que pode comprometer severamente a qualidade de vida.
Entretanto alguns profissionais consideram que a anquilose pode não ser uma fusão completa das duas partes ósseas e por isso desenvolveram uma classificação que considera a redução da mobilidade da articulação tanto por tecido ósseo quanto por uma fibrose ou a combinação das duas coisas. Mas qual a importância disso? Bem, é através das classificações das doenças que são estabelecidas as diretrizes e os padrões de tratamento, logo, a falha na classificação pode acarretar sequelas futuras para uma pessoa que possua esse tipo de problema.
Se a anquilose for por causa de tecido ósseo impedindo totalmente o movimento da mandíbula, apenas uma cirurgia poderá resolver, de fato, o problema. Por outro lado, quando há algum movimento da mandíbula, por menor que seja, significa que não há uma “fusão” óssea, embora, nessas circunstâncias, o formato do côndilo mandibular esteja, normalmente, deformado por uma artrose. Assim, se houver algum movimento, certamente será uma falsa anquilose (pseudo-anquilose) ou, segundo a classificação de Sawhney, uma anquilose por fibro-adesão e poderá haver a possibilidade de um tratamento não cirúrgico.
A figura abaixo mostra uma artrose severa já iniciando uma anquilose óssea do lado esquerdo do paciente (setas pretas, lado direito do leitor) e grande alterações do côndilo direito, sem sinais de anquilose óssea.
Após tratada cirurgicamente, a anquilose pode retornar em mais de 15% dos casos, isso significa que uma a cada seis ou sete pessoas que forem operadas de anquilose voltarão a ter o problema! Para se ter idéia de quão grave é essa estatística, basta pensar que se esse índice fosse o de mortalidade neonatal ou de morte durante uma cirurgia cardíaca comum, ninguém aceitaria!
Este alto índice de recidiva à médio e longo prazo, nos tratamentos cirúrgicos se deve à dificuldade de se restabelecer a fisiologia e a biomecânica do sistema mastigatório após o procedimento, mesmo com sessões de fisioterapia. Uma vez que o sistema continue funcionando mal (com disfunção) e o processo artrósico prossiga, há uma chance muito grande do problema retornar e é nesse ponto que um tratamento à base de descompressão articular e restabelecimento neurofisiológico da mandíbula poderá fazer a diferença.
Ao meu ver, a anquilose é uma consequencia de uma artrose severa não tratada a tempo, de modo que, necessita de uma tratamento muito mais complexo que apenas realizar a cirurgia, especialmente nos casos de pseudo-anquilose.
Fique esperto
fui diagnosticada com anquilose da atm 3, estou tentando fazer uma cirurgia pelo sus desde que tenho 15 anos, quais são as possibilidades de conseguir fazer a cirurgia? Esse problema pode acarretar em problemas psicológicos?
Ana, não trabalho com o SUS, logo não tenho experiência para lhe auxiliar nesse quesito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
BOA NOITE DR. MARCELO, HA ALGUM TEMPO NOTEI QUE NAO ESTAVA MAIS CONSEGUINO ABRIR MINHA BOCA, NAO SINTO DORES, FUI AO DENTISTA FIZ RAIO X E RESSONANCIA MAS OS EXAMES NAO DERAM NADA, ESTOU FAZENDO FISIO, USANDO A PLACA PARA DORMIR E TOMANDO RELAXANTE MUSCULAR, MAS NAO ESTA ADIANANDO MUITO. NAO SEI MAIS O QUE FAZER? POR FAVOR ME AJUDE.
Milene, há muitas razões para haver um travamento da boca, que vão desde bloqueios mecânicos do disco articular ou do processo coronóide até alterações musculares incluindo as de origem em doenças sistêmicas. É preciso investigar… Se não está melhorando e não há respaldo nos exames de imagem, então é preciso reavaliar urgente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
P.S.: Escrever em caixa alta na internet equivale a falar alto ou gritar. É deselegante e incômodo para quem lê.
Olá amigos eu descobrir em fevereiro 2013 que tem Anquilose de corpos vertebrais de C3-C4 gostaria de saber se istó é muito grave se tem tratamento ou só com cicurgia? quem poder me responder eu abradeso que deus nós abençoe amem .
fis duas sirugia no punho direito carpektomia e artodez e meu punho colou no antebraço entao eu tenho atm anquilose nao vou pude meche nunca mais meu punho e isso tenho muitas dores e nao tenho mais força tenho sete pino e uma placa sera que consigo um beneficio permante por isso tira min esta duvida meu nome e tito agradeço e muito mesmo todos voces
Tito, não entendi bem, vc tem anquilose na ATM também, é isso?
OI DR MARCELO MATOS SOU EU DE NOVO A LADY ROBERTA ESTAVA , LEMBRANDO QUE QUANDO ESTAVA FAZENDO FONO, APÓS A TERCEIRA CIRUGIA ELA ME DEU UMA BORRAJA PARA MORDER A DOR JÁ ESTAVA BEM POUCA DEPOIS COMEÇOU A FICAR MUITO FORTE .POR FAVOR ME RESPONDA O PORQUE DE TANTAS DORES NO ROSTO? OBRIGADA lADY
Lady Roberta
Talvez por ter forçado uma estrutura ainda não totalmente recuperada… quem sabe? Para ter certeza só avaliando pessoalmente teu caso.
Att.,
Marcelo Matos
OI DR MARCELO EU VOU ,TE CONTAR A MINHA HISTÓRIA ESTAVA COM FRATURAS NOS CONDILOS DOS DOIS LADOS DO ROSTO FIZ A CIRUGIA PARA POR A PROTESE DE TITANIO DOS DOIS LADOS SÓ QUE DEU LUXAÇÃO TIVE QUE FAZER DE NOVO, MAS DEPOIS DA SEGUNDA CIRUGIA TIVE QUE FAZER A TERCEIRA PORQUE A LUXAÇÃO AINDA ESTAVA , SÓ NA TERCEIRA QUE A PROTESE FICOU NO LUGAR FOI FEITA TODAS AS CIRUGIAS NO CENTRINHO LÁ EM Bauru. SÓ apos 8 meses anida sinto muitas dores fiz um raio x deu que estou com hipomobilidade articular . por favor me responda é normal sentir muitas dores assim?
Lady Roberta
Não, não é normal sentir tanta dor assim. O melhor é conversar com os profissionais que lhe fizeram a prótese de ATM para ver com eles o que pode ser feito.
Um dos motivos que sempre menciono ter cuidado com a decisão de fazer cirurgia é justamente esse, pois a evolução do quadro pode ser imprevisível…
Att.,
Marcelo Matos
Tenho problemas na ATM faz algum tempo e tenho percebido que o meu queixo esta com um desvio para a direita, e a linha de expressão a baixo do nariz esta bem mais afundada do lado esquerdo.
A DTM seria a causa dessa “deformação” ?
Já retirei os sisos, e a oclusão está bem melhor pois uso aparelho há mais de 2 anos. Porém, a mandibula ainda trava e as vezes estala.
Fui a uma clinica muito conceituada aqui no RJ, e eles disseram que era estresse e não foi pedido nenhum exame.
Se o disco estiver deslocado, seria caso cirurgico ?
Obrigada.
Sabrina, te respondi na postagem do outro tópico:
http://www.patologiadaatm.com.br/cirurgia-e-disfuncao-da-atm/comment-page-4/#comment-7802
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr Marcelo!
bem o meu caso começou a mais ou menos uns dois anos,
quando fui comer pão e simplesmente meu maxilar travou e eu não conseguia abrir mais ! a partir dai acontecia sempre,mesmo quando não estava travado estalava sempre, pra falar, mastigar, enfim tudo, as vezes tinha até vergonha das pessoas ouvirem o estalar! de vez em quando ele travava eu não conseguia abrir tudo, fui ao ortodontista comecei usando uma placa para dormir,depois passei para aparelho fixo,
o problema continuou, usei 1 ano e meio, hoje eu uso o móvel e o problema também continua, exatamente hoje 12-05 meu maxilar está travado! ja tinha um tempo que isso não acontecia,
é só do lado direito eu não consigo abrir nem a metade do que eu abro!
sinceramente estou nervosa pois não sei mais o que fazer,
desde ja agradeço a atenção,
Obrigada.
Tuanne
Possivelmente o problema já tenha começado muito antes do dia que você comeu o pão e travou o maxilar….
Em geral, o que acontece em situações assim, é que os ligamentos que sustentam uma estrutura interna chamada de disco articular, já se encontram danificados de alguma forma (distentidos, por exemplo), de modo que ao ser forçado permitem um movimento anormal do disco. Assim, a mandíbula “trava”, seja por uma questão mecânica (o disco “travando” o movimento) ou pela dor propriamente dita. Também é comum que apareçam os estalos, o que indica que hora o disco funciona normalmente, hora ele ” encaixa e desencaixa” do lugar correto produzindo o estalo.
É importante que você entendenda muitas condições patológicas diferentes produzem esse mesmo fenômeno, de modo que você precisa procurar um dentista com experiência em patologia e disfunção da ATM para te avaliar e descobrir a causa de tudo isso, ou seja, o diagnóstico. A partir daí é possível tratar o problema e recuperar a sua saúde.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doutor.
Já faz um tempo que sinto uma dor forte e aguda logo abaixo da orelha, na mandibula. O mais estranho é que essas dores são esperádicas mas constantemente aparecem. E sempre na hora que eu como alguma coisa. Qualquer que seja. Não tenho problemas para mastigar mas assim que coloco o alimento da boca e começo a sentir o gosto as dores acontecem.
Esse quadro pode estar relacionado a algum problema de ATM?
Obrigado.
Ricardo, pode sim, mas pode ter algum comprometimento neurológico. Sugiro que você procure um médico neurologista e também um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite Dr. Marcelo, gostaria de saber a sua opinião em relação ao meu problema. Há algum tempo passei a ter dificuldades em abrir a boca, más só incomoda do lado direito ou seja o mesmo lado da ATM. Fiz um exame há alguns dias e a Minha Dra. diagnosticou um problema grave pois o condilo direito não movimenta de jeito nenhum, seja boca fechada, relaxada ou aberto o máximo. Um detalhe importante é que não lembro ter tido algum trauma que ocasionasse este problema. Por favor mande por imail, a sua opinião e o melhor tratamento, segundo a Dra ela sugere usar uma placa por algum tempo antes de pensar em cirurgia.
Adaurila
Não há como eu lhe receitar o melhor tratamento sem que eu faça uma avaliação pessoalmente primeiro.
Entretanto, o que posso lhe dizer é que se um dos côndilos não movimenta de jeito nenhum, é preciso investigar a causa disso, pois os tratamentos podem variar muito de acordo com o motivo do problema. Converse com sua dentista sobre isso e tire suas dúvidas antes de se submeter a qualquer tratamento, especialmente os mais invasivos ou que sejam irreversíveis.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] Anquilose, que é quando os ossos da articulação se “soldam” uns nos outros gerando a perda do movimento e também grandes deformidades na face, principalmente se ocorrer durante o crescimento. […]
Olá doutor,
Há uns 3 anos sofro com esse problema na ATM, que só foi diagnosticada de fato no ano passado, por um especialista da região. Devo lhe confessar que não só dava importância quando sentia dores e tinha ataques de labirintite, não fui à fisioterapia indicada, etc. Porém desde o dia 05/04/10 amanheci com a boca travada, só abre cerca de 2cm e desde então sofro com idas o vindas a vários médicos e tenho muito medo do que possa acontecer.. Sinto dores horríveis e insegurança por causas das tonturas. Todos falaram em cirurgia e como moro em interior (Ilhéus),desculpe,mas não me senti segura com os médicos que procurei e gostaria de fato de procurar outro especialista..Não vou medir esforços pra me libertar dessa angústia.. Não aguento mais isso!!!
Lucy,
Cirurgia não é a melhor opção para trtar problema nas ATM´s, a não seu em caso de fraturas graves, tumores e anquilose ( veja o link: http://www.patologiadaatm.com.br/recomendacoes-internacionais-quanto-as-cirurgias-da-atm/ ).
Também não confie na presença ou ausência de dor ou travamento como sinal de que o problema diminuiu, pois como os sintomas costumam ser flutuantes é muito comum que as pessoas façam o que você fez, só procurar auxílio quando a dor piora e relaxar nos cuidaos quando a dor melhora. Aí, posteriormente o problema fica mais difícil de tratar porque avançou “em silêncio”.
Quanto à indicação de um especialista, sugiro você dar uma lida aqui:
Indicação de profissional que trabalha com Disfunção da ATM
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
MArcelo Matos
BOA TARDE DOUTOR!!!!!
OBRIGADO PELAS DICAS, GOSTARIA DE SABER SE VC NÃO CONHECE NENHUM PROFISSIONAL AQUI EM SANTOS QUE ENTENDA DESTE TIPO DE TRATAMENTO, POIS FAÇO O TRATAMENTO DE MEU FILHO AQUI EM SAÕ PAULO, TENHO VIR DE QUINZE E QUINZE DIAS, É MUITO COMPLICADO, TAMB´M GOSTARIA DE SABER SE O SENHOR NÃO GOSTARIA DE AVALIAR MEU FILHO, PARA ME TRANQUILIZAR, SE FOR POSSIVEL ME PASSA O ENDEREÇO QUE EU LEVO ELE ATÉ O SENHORRRRRRRR
AGRADEÇO DESDE JÁ……..
SOU APENAS UMA MÃE PREOCULPADA COM DESENVOLVIMENTO DE SEU FILHO, BJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
OI BOA NOITE DOUTOR!!
MEU FILHO TEM ANQUILOSE DEVIDO AO PARTO DE FORCEPS,E JA PROCUREI VARIOS MEDICOS, INCLUSIVE ELE JA FEZ UMA CIRURGIA, MAS VOLTOU TUDO DE NOVO, O QUEIXINHO DELE ESTA FICANDO TORTO, ELE TEM DIFICULDADE DE ABERTURA DE BOCA, ESTA COM UM CENTIMETRO, E ESTOU FICANDO PREOCULPADA, PQ ELE ESTA CESCENDO, ESTA COM 11 ANOS AGORA, GOSTARIA QUE O SENHO ME AJUDASSE PELO AMOR DE DEUS…
DESDE JÁ EU AGRADEÇO BJOS!!!
Gilvânia
Anquilose é sempre complicado de tratar e, em crianças, o tratamento precisa ser planejado considerando o crescimento, bem como os aspectos psicossociais, pois, muitas vezes, o estado psicológico da criança precisa ser trabalhado para lidar com as implicações sociais que isso pode vir a causar. Como seu filho já passou por uma cirurgia, seria importante reavaliar o caso com bastante cuidado e escutar a opinião de mais de um profissional.
Converse com outros cirurgiões bucomaxilofaciais, com especialistas em ATM e ortopedistas funcionais dos maxilares, para ver quais seriam as opções viáveis e não deixe de procurar um acompanhamento psicológico, que pode ser muito útil em casos assim.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, Começei a sentir dor há algum tempo nesse osso ode abrimos e fechamos a boca perto do ouvido e tenho sentido dores de cabeça. De domingo pra cá a dor só piorou principalmente quando abro e fecho a boca do lado esquerdo, mas tenho notado algumas vezes dor de ouvido tb do outro lado. De ontem pra ca nao tenho conseguido mastigar mais pois doi muito e tenho sentido tb dor nas costas. Fui a minha dentista e ela disse que seria uma disfunçao da atm e que iria fazer uma placa pra eu dormir. Mas a dor quando eu mastigo esta ficando pior a cada dia e as dores de cabeça tb. Nao tenho que fazer algum exame(radiografia) pra ver se é isso msm e o q tenho q fazer na verdade?? O que seria mais indicado ra eu fazer nesse momento? Agradeço desde ja sua orientação.
Graziela
DTM é um termo genérico, assim, para saber que tipo de DTM, quais as implicações e o que pode ser feito para melhorar, de fato, precisa de uma investigação mais detalhada e que certamente irá envolver uma série de exames.
Sugiro você ler este texto aqui:
Plaquinha resolve?
O que entendemos por diagnóstico em patologia da ATM?
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Boa leitura!
Atenciosamente,
Marcelo matos
Oi Dr, Tudo bem? eu gostaria se voce pudesse estar olhando o meu exame que constatou que havia uma anquilose,pois ja não sei mais o que fazer,queria saber se o melhor mesmo e a cirurgia. Casso você queira me passa um e-mail pra eu estar enviando
Atenciosamente
Erick
olá dr marcelo,
há pouco mais de 6 meses percebi que qndo ia mastigar minha mandibula estralava, e doía, um tempo depois acordei sem conseguir abrir a boca, procurei a dentista com a quel fiz tratamento ortodontico por 5 anos (obs: na época ainda usava a placa móvel, deixei de usá-la pq agrava a dor)e ele me disse q poderia ser o 3º molar, alguns dias depois, não tendo melhorado nada retornei e ela me disse então q eu tinha disfunção da atm, e q a causa era o stress, me passou um anti-inflamatorio e recomendou a pratica de ex fisico. Nada resolveu, mas ela disse que não havia o que fazer, q era assim mesmo. O tempo passou e a dor foi aumentando, minha boca abria muito pouco, vieram dores de cabeça constatntes e muita tontura (acredito q tenha afetado meu labirinto), a ponto de chorar de dor o dia todo. Nenhum remédio fazia efeito. Um naturalista me recomendou. então, procurar um massagista, e foi o que fiz, lá ele disse que minha mandibula estava deslocada (“fora do lugar”), e a colocou de volta (isso 5 meses depois do inicio dos sintomas), minha boca passou e se abrir com mais facilidade, mas ainda assim sinto muita dor, por exemplo, ao bocejar ou fazer força para alguma coisa, como jogar vôlei. Quando o clima é frio a dor piora, ela deixou de ser constante, só nessas ocasioes q citei acima, ou quando estou deitada só o fato de abrir a boca já causa dor, ou memso movimentos bruscos. o meu problema é apenas do lado direito, mas isso vem me compremetendo muito, choro de pensar que não consigo comer direito, ou praticar esportes…
por orientação da dentista estou usando uma placa de silicone (tmj), mas ela piorou a situação, usei por umas 2 semanas e abandonei… já não sei mais o que fazer..
gostaria de alguma orientação que melhorasse minha situação,
obrigada, desde já
Olá Fernanda, você escreveu:
O estresse é um fator importante que pode contribuir para a piora dos sintomas e, em alguns casos, pode até ser o gatilho da dor, mas NÃO É A CAUSA DA DISFUNÇÃO DA ATM!
Normalmente, quando um paciente apresenta crises de ATM frente ao estresse é porque já está com a patologia estabelecida e o estresse está agravando a situação, assim como ocorre com certas doenças. Você já ouviu alguem dizer que quando se stressa a boca estoura de herpes? Bom, o herpes já está lá e o que o estresse faz é derrubar as defesas do organismo permitindo que o vírus se espalhe e produza as lesões típicas da doença. Se o paciente não tiver o vírus, por mais que tenha estresse, não aparesentará o problema. O mesmo vale para as disfunções da ATM.
Com relação ao uso de remédios recomendo que leia as postagens que fiz sobre o tema:
Dor na ATM? Tome um remédio que passa… será mesmo?!
Disfunção da ATM e remédios
Remédios para tratar a disfunção da ATM podem causar problemas de saúde!!!
Quanto a não ter nada o que fazer, não é bem assim. Atualmente existe tratamentos eficientes desde que se saiba que tipo de problema você tem, pois a expressão “disfunção da ATM” é genérica e engloba um número muito grande de doenças diferentes. Qual é exatamente o seu diagnóstico? Nesse sentido, creio que valha a pena ler essa postagem aqui: O que entendemos por diagnóstico em patologia da ATM?
Isso não precisa ser assim. Se sua dentista não sabe por onde começar a investigação de diagnóstico do seu caso, você pode pedir a ela uma indicação de outro profissional com mais experiência no assunto. Como eu mencionei antes, disfunção da ATM tem tratamento, desde que se saiba o que, de fato, precisa ser tratado.
A placa pode estar mantendo sua mandíbula numa posição não muito confortável. Tratamento via uso de placas pode ser bem eficiente, mas o profissional precisa ter como medir e corrigir os efeitos que as placas produzem no aparelho mastigatório. Se se interessar pelo tema, você pode dar uma lida nessa postagem aqui: Plaquinha resolve?
A melhor orientação que eu posso dar é esta aqui: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos