O que é a artrocentese?
A atrocentese é um procedimento cirúrgico dos menos invasivos com relação à ATM e consiste numa espécie de lavagem da ATM feita sob anestesia geral através de agulhas inserida dentro da cavidade, que são usadas para irrigar com soro fisiológico e sugar os resíduos de inflamação.
Como funciona?
O mecanismo dos efeitos produzidos pela artrocentese ainda não são completamente compreendidos, mas sabe-se que ao irrigar a ATM, a atrocentese neutraliza as forças adesivas e separa o disco, que é uma estrutura flexível, da superfície óssea da eminência, permitindo maior mobilidade do mesmo.
Então a artrocentese trata o problema?
Sim e não!
Sim, porque diminui a inflamação e o quadro de dor e NÃO, porque a atrocentese em sí não corrige o motivo que levou disco articular da ATM a desenvolver o problema. Por esta razão, a grande maioria dos pacientes que faz atrocentese volta a ter dor na ATM em 4 a 6 meses após o procedimento.
Além disso, as dores à distância provocada pela patologia da ATM, como dores de cabeça e coluna, costumam ter pouca resposta com a artrocentese.
Como posso então me beneficiar da artrocentese?
Algumas vezes o disco articular, que se encontra anormalmente aderido ao osso, está tão danificado que a terapêutica neurofisiológica sozinha não consegue fazê-lo voltar a funcionar. Nestas situações, a artrocentese pode ajudar como tratamento coadjuvante.
Boa tarde! Tenho artrite na Atm, dor na regiãi e no músculo da face. Faço uso da placa. Qual seria mais indicado?
Primeiro saber que tipo de “artrite” você possui. “Artrite” é um termo genérico para se referir a uma articulação inflamada. se isso ocorre com a ATM é preciso definir:
1. Se é algo limitado à ATM ou tem algum componente sistêmico
2. O quanto essa artrite sensibiliza seu sistema nervoso central, impactando na musculatura e na mastigação.
3. A causa dessa artrite
5. O impacto dessa artrite na estabilidade oclusal (mordida) e na harmonia da face.
6. O efeito da placa em seus músculos, padrão de movimento e mastigação.
Daí é possível escolher a melhor indicação de tratamento para seu caso.
Entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298 para que possamos ver em que posso ajudar.
Olá Dr. Eu sofri acidente e estou com côndilo direito quebrado e com desvio medial. O côndilo está fraturado no colo baixo. Estou com medo da operação e o lado esquerdo está fraturado sem o desvio.
Dr. Estou com desgaste muito grande no condilo, qual seria a melhor forma de tratamento.? E o que eu poderia fazer para que nao houvesse um maior agravo?
Desde ja agradeco
Lívia
“Desgaste” não é diagnóstico e pode ser o resultado de diferentes doenças que acometem a ATM. Assim, para saber o melhor tratamento para seu caso é preciso primeiro saber qual é o seu caso exatamente…
Se o “desgaste” for de origem traumática o tratamento vai por um caminho distinto de um “desgaste” de origem autoimune, distinto de outro de origem metabólica, distinto de outro de origem biomecânica e por aí vai…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo.
Gostaria ter uma opinião, tenho uma paciente de 27a, Fem, que foi extraído o 3º molar inf lado direito no fim de janeiro 2014, um dente muito complicado, por isso a cirurgia tornou-se um pouco demorada, por volta de 45 min ficou com a boca aberta, saiu da sala cirurgica normal, abrindo a boca, sem dor, mas no dia seguinte não conseguiu abrir a boca e já esta fazendo 3 meses que abre muito pouco. sua ATM está fazendo a rotação mas não está fazendo a translação, e quando abre a mandibula da um pequeno desvio para esq. já fez 8 sessões de fisioterpia, instalei ontem uma placa de acrilico relaxante sem retençao. Fez Ressonância de ATM, e deu um pequeno deslocamento de disco, que parece ser provavelmente a motivo pela dificuldade de abertura. Já receitei relaxante muscular, e pelo tempo que faz já até descartei o possibilidade de trismo. Passei ela com um coloega BMF, e ele acho melhor fazer uma artrocentese, mas gostaria de mais opiniões para melhor orientar minha paciente.
Desde já agradeço, Parabens pelo blog…
Dr. José, algumas vezes a artrocentese pode ser uma boa ferramenta para “destravar” a mandíbula. No entanto, um pequeno deslocamento (embora eu não esteja vendo a imagem) pode não ser o real motivo do travamento da boca. Normalmente um deslocamento para produzir isso, costuma não ser redutível e, na imagem, normalmente se verifica o côndilo “encaixado” atrás do disco, na região de inserção do ligamento bilaminar na banda posterior.
Outra possibilidade seria uma tendinite temporal pós-cirúrgica, pois algumas vezes o tendão do músculo pode ter uma inserção bastante baixa, pegando não só o processo coronóide como também a região de trígono retromolar. Isso faz com que durante a anestesia ou mesmo durante a extração do 3º molar, ocorra uma lesão do tendão, muitas vezes infectando-o.
Assim, se o o deslocamento de disco não lhe parecer convincente quanto ao travamento, verifique o tendão do temporal.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oque fazer quando a artrocentese não dá certo?
Oi boa noite dr foi diagnosticada com hiperexcusão do Codilo ainda tenho dores fortes no ouvido já faz cinco meses nunca consegui encaminhamento para o dentista mas nunca saiu a vaga qual será meu tratamento?
Gostaria de saber se esta técnica esta indicada para caso de zumbidos
Bom dia! Fiz uma artrocentese em Janeiro (2022). Sentia muitas dores de ouvido e para mastigar e tinha muita limitação ao abrir a boca. Faço uso da placa miorrelaxante. Mas ainda sinto dores de ouvido e dores no maxilar e na mandíbula. O que posso fazer? Um clínico me informou que poderia ser sequela da cirurgia.
Boa tarde querido!!!!
eu estava atras de algumas respostas e acabei achandosua página logo resolvi perguntar àvc o que significa Quadro de Hipomobilidade COndilar Bilateral. Pois, isso deu no resultado do exame que realizei pois eu estava sentindo muitas dores a ponto de ter enxaquecas e dilatar o lado esquerdo. Qual terpaia fazer? Precisa de procedimento cirúrgico? Estou aflita e com medo. Obrigada.
Gizelle, isso significa apenas que o côndilo está movimentando menos do que deveria. As causas que levaram a isso podem ser muitas e necessita ser identificada para então pensar no que fazer.
At.te,
Marcelo Matos
Gostaria de saber se desgaste dos côndilos precisa de fazer cirurgia?
Daize, o “desgaste” é o resultado de diferentes problemas que precisam ser investigados, ou seja, saber o que causou. Quanto à necessidade cirúrgica, na grande maioria das vezes não é necessário operar (mas depende de uma boa avaliação para definir isso).
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Me siga no Instagram
Olá Dr. Marcelo Meu nome é Gilmar, moro em Ouro Fino/MG e tenho acompanhado esse blog com muito interesse. Minha esposa padece com DTM há mais de um ano. Estamos no segundo profissional especializado na doença. O primeiro indicou placa e fisioterapia. O segundo indicou a mesma placa e fisioterapia. O fato é que a coisa tem só piorado de lá pra cá. Ela está tendo dores de cabeça horríveis que simplesmente não passam. Nem com analgésicos. Tylenol, Dolamin,Dorflex,Naproxeno, etc. e outros tantos ela já tomou. As dores na articulação propriamente dita ela diz até tolerar, mas o problema são as dores de cabeça. Dr. Marcelo, há mais algum tratamento que ela possa fazer além desses que ela já faz há 1 ano sem nenhum resultado? Eu estou começando a achar que o seu colega lá está simplesmente empurrando com a barriga, visto que todas as vezes que vamos até lá ele lixa a placa, desbasta a placa, aumenta o dente, lixa o dente e só. Gostaria de saber se há algum tratamento mais moderno e se aqui no Sul de Minas há algum profissional do seu nível para atender-nos. Ambos os profissionais que procuramos disseram que o único tratamento para ATM é o que eles ministraram. Moro próximo a Pouso Alegre Poços de Caldas e talvez até Varginha. Muito Obrigado por esse espaço.
Gilmar
Infelizmente não enho quem lhe indicar em sua região. Se estiver disposto a vir até Salvador talvez eu possa ajudar. Com relação ao caso de sua esposa, foi feito um diagnóstico diferencial das dores de cabeça para saber se são mesmo da ATM ou se possuem outra causa?
Quanto às dores articulares, o que ela possui exatamente na ATM?
At.t,
Marcelo Matos
Eu tenho o mesmo problema, dores de cabeça que nem remedio mais ajuda, passo de um neuro a outro, de um dentista a outro. enfim farei uma ressonancia para verificar minha atm que a vida toda deu problema, abertura da boca sempre limitada, muita dor e barulho na articulação. Mas lendo seu post atual, fiquei um pouco intrigado com essa opçao de lavagem (na qual meu atual dentista quer fazer) porem a chance de tudo retornar. ou seja, vale apena se submeter a essa cirugia com anestesia geral ? qual a media de preço que custa essa cirurgia incluindo os gastos do hospital ?
Italo, acontece que a artrocentese é uma abordagem auxiliar interessante, entretanto, não atua na causa. Assim, dependendo desta, pode produzir um alivio apenas temporário.
Se preferir, entre em contato no link a seguir: conte-me mais sobre seu caso
Boa noite!
No final do ano passado, notei que meu maxilar estalava e que não era de costume. No inicio deste ano reparei que esses estalos foram se agravando e procurei um buco maxilo facial, que me pediu uma ressonância magnética que nela diz :
1. Menisco articular direito com discreto deslocamento anterior com a boca fechada e com parcial recaptura à abertura da boca.
2. Pequena quantidade de liquido bicompartimental temporomandibular direito.
3. Hiperexcursão das cabeças dos côndilos mandibulares à abertura da baca, bilateral e simétrica.
Após este exame, a situação só piorou. Tenho tido travamentos na boca, de não conseguir abri-lá totalmente e fortes estalos na hora da mastigação, que me envergonham se estou próximo a outra pessoa pelo fato de estar muito alto.
À 2 meses comecei a usar uma placa noturna, mas não tenho tido retorno algum. Parece que a cada dia piora os travamentos e os estalos cada vez mais altos.
Notei que se fico com a parte inferior da boca voltada para frente e não mastigo, consigo abrir e fechar a boca normalmente. Mas se eu mastigar ou deixar a boca fechada de modo que os dentes se encaixem, ocorre os estalos e travamentos. Penso na possibilidade de uma cirurgia, pois essa situação me traz um constrangimento perante as pessoas que ouvem. Qual procedimento melhor a se fazer ?
Larissa
Dê uma lida aqui:
Ortodontia: o que ela faz e não faz por sua saúde
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
Olá Dr. Eu sofri acidente e estou com côndilo direito quebrado e com desvio medial. O côndilo está fraturado no colo baixo. Estou com medo da operação e o lado esquerdo está fraturado sem o desvio.
ola!
estou com serio problema da articulação, vou ter que fazer essa lavagem, estou com muito medo.Esse procedimento dói muito?como ele é feito?
Att
Daiane
Daiane, é um procedimento cirúrgico e , como tal, possui riscos. Quanto à dor, a artrocentese é feita com o paciente anestesiado tanto localmente como, em alguns casos, com anestesia geral. Depende do que está planejado em seu caso.
Você pode encontrar vídeos diversos sobre essa técnica no youtube.
Att.,
Marcelo Matos
tenho muitas dores de cabeça que estão se agravando ,isso começou a oito meses e agora desenvolvi sindrome do panico,e depressao por causa dessas dores que são transitorias,acabei de fazer uma ressonacia e vi que tenho um pequeno derrame na articulaçoa do lado esquerdo,gostaria de saber se isso é perigoso e como posso tratar.obrigada savannah
Savannah
Isso indica uma possível inflamação na ATM. Digo “possível” pois nem sempre um “derrame” é verdadeiramente um derrame. Às vezes é apenas o acúmulo de líquido sinovial (que lubrifica a ATM) que não está sendo bem distribuído por algum problema biomecânico da articulação.
At.te,
Marcelo Matos
Bom dia!!
Fiz uma consulta com um dentista, e ele me falou quetenho q fazer esse tratamento da artrocentese pois nao consigo abrir mais minha boca, e me falou tambem que tem que ser no hospital, ja outro dentista me falou que faz no seu proprio consultorio. o que eu queria saber se é seguro fazer no proprio consultorio ou tenho que fazer no hospital qual sua sugestão??? E porque dessa sua sugestao???
Desde ja agradeço e fico no aguardo de sua resposta…
Joselaine ambas as alternativas são viáveis. Tudo vai depender de quão equipado é o consultório em questão e qual a variante da artrocentese que será realizada. Por exemplo, uma artrocentese que seja feita junto com manipulação intensa da mandíbula requer que o paciente esteja sedado e isso é normalmente feito em hospital, já uma que seja apenas uma lavagem e drenagem simples, pode ser feita em consultório tal qual uma extração de dente ou cirurgia de implante.
At.te,
Marcelo Matos
Bom dia! Fiz uma artrocentese em Janeiro (2022). Sentia muitas dores de ouvido e para mastigar e tinha muita limitação ao abrir a boca. Faço uso da placa miorrelaxante. Mas ainda sinto dores de ouvido e dores no maxilar e na mandíbula. O que posso fazer? Um clínico me informou que poderia ser sequela da cirurgia. Já fiz fisioterapia e tenho problemas intensos de bruxismo. Já faço terapia
Léia, a artrocentese é uma cirurgia bem conservadora, mas ainda assim pode deixar sequelas. Além disso, ela não atua na causa do problema, apenas alivia os sintomas ao lavar e remover temporariamente os mediadores inflamatórios presentes, bem como eventual fibrose.
O ideal é investigar o porquê de sua ATM está desenvolvendo problemas e planejar o tratamento a partir daí.
Entre em contato no WhatsApp da clínica: +55 71 9694-3298
Boa noite!
Gostaria de saber o que devo fazer, observei que são várias as dúvidas quanto à algun sproblemas na ATM. Há algum tempo tenho estes estralos muito altos na mandibula. Procurei um dentista que me indicou a placa.Fiz resonância e a mesma constatou desgaste elevado da camada osséa da mandibula. Não sinto dores, mas tenho estralos constantes e muito fortes principalmente ao abrir a boca ou em qualquer movimento, uso aplaca há 2 anos mas não resolveu nada, o dentista me indicou a cirurgia , tenho medo de fazer e piorar a situação, ou seja ao invés dos estralos começar dores e dificuldade para abrir a boca.Devo fazer a cirurgia? Ou existem outros tratamentoa além do uso da placa?
Me responda por favor pois não sei o que fazer. Alguns dentistas dizem que a cirurgia resolve , mas outros dizem que não. Tenho muito medo que a situação piore. O que fazer neste caso?
Fátima
Existe tratamento mais moderno que cirurgia ou placa miorrelaxante para resolver tais problemas. Em que cidade você está?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. miha esposa tem sérios travamentos do maxilar, foi atualmente em um especialista em ATM e foi feita uma ressonância, o comentário final foi que as articulações têmporo-mandibulares apresentam deslocamentos anteriores dos discos articulares com recaptura e indício de derrame articular á esquerda, o senhor poderia explicar melhor o que se trata, apesar de ter retorno já com o médico, ela está muito apreensiva principalmente por causa dessa parte de derrame. Obrigado.
José Rafael
Os deslocamentos anteriores de discos são danos estruturais (dê uma olhada nessa explicação sobre anatomia), que podem ocorrer por motivos diferentes, como os que postei no link. Assim, se já foram identificados no exame de imagem, falta ainda avaliar como isso se desenvolveu e o que é necessário para reverter a situação. Cuidados apenas com tratamentos cirúrgicos.
Att.,
Marcelo Matos
Boa noite Dr. Marcelo.
Tenho 19 anis e desde os 15 fui diagnosticada com hiperplasia condilar esquerda. Fiz tratamento ortodontico mas apenas para arrumar a mordida e amenizar a assimetria do meu rosto. Porém há 3 meses comecei a sentir dores e travei a boca, tendo que ir ao pronto socorro para resolver. Resolvi ouvir uma segunda opinião e o bucomaxilo disse que seria necessário fazer uma artroplastia, cortando a parte crescia do condilo e fixando os discos que saem do lugar quando abro a boca.
A cirurgia é a melhor opção mesmo?
Obrigada!
Amanda
Um ponto importante é verificar se é hiperplasia mesmo ou se é o outro lado que é menor, pois muitas vezes o lado que todo mundo pensa estar aumentado é o sadio e o outro, o menor, é que está com problemas. Assim, converse com o dentista para descartar essa hipótese.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ha 5 anos faço tratamento em BH com um especialista professor em D T M , uso uma placa diurna outra noturna, Ele disse que se eu não tiver disciplina tenho que fazer uma cirurgia… Já fiz várias ressonancias… Minha cidade Piumhi fica longe de BH
Não tinha condiçoes de seguir o tratamento correto… Tenho dores 24 horas… trato com um relaxante… Agora estou feliz, pois uma conterranea minha DRa Fernanda Oliveira está aqui na minha cidade… ela me deu todas as esperanças que vou ser curada… tratamento por sinal diferente do que tinha em BH. Me pediu para visitar este seu blog DR Marcelo Mattos… Senti que o que meu dentista estava fazendo já esta ultrapassado… que não iria resolver nunca o meu problema… Muito obrigada por esclarecer muitas duvidas que tinha através deste Blog…
Olá Benvinda, fico feliz que o blog lhe esteja sendo útil.
Att.,
Marcelo Matos
olá doutor Marcelo. tenho 33 anos e ha alguns anos sofro de dor de cabeça forte q irradia para o ouvido e deixa todos os musculos doloridos , achava q tinha cefaleia ja q ha algumas pessoas na minha familia q sofrem de cefaleia. so q de dois meses pra ca venho sentindo muita dor na articulação q me impossibilita de mastigar coisas mais solidas principalmente do lado direito. essa semana fiz uma tomografia computadorizada q mostrou q tenho artrose importante e atm bilateral, vendo a tomo vejo os condilos parecendo uma cabeça de passaro com bico e estruturas irregulares em volta…consultei um medico e ele indicou essa lavagem da atm, mas me disse q no meu caso era imprescidivel operar q a lavagem so trataria no momento de diminuir o desconforto e a dor.qual q sua opnião?obrigada.
fal
É importante descobrir o que causou essa artrose e, especialmente, se existe alguma doença de base envolvida, pois disso depende o planejamento do tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
OLÁ DR. MARCELO MEU NOME É ROBERTA RIBEIRO, A EXTAMENTE 3 ANOS VENHO SOFRENDO COM A ATM,TODAS ESSAS DORES COMEÇARAM DEPOIS QUE TIREI DOIS DENTES DO CISO,EU PASSEI POR MUITOS MEDICOS ATÉ CHEGAR NO BUCOMAXILACO E DESCOBRIR QUE TINHA ATM, USEI PLACA POR UM BOM TEMPO MAS AS MINHAS DORES NÃO DIMINUIAM POR NADA TOMEI MUITA MEDICAÇÃO FORTE E MESMO ASSIM NÃO AJUDAVA A REGREDIR AS DORES, ENFIM APÓS PASSAR POR 3 BUCOS, COMECEI OUTRO TRATAMENTO DIFERENTE COM UM ESPECIALISTA DE MINHA CIDADE E USEI UMA MINI PLACA CHAMADA (GIG) É TIPO UMA PLACA SÓ QUE PEGAVA SÓ OS 4 DENTES DE CIMA, APÓS 6 MESES DE USO COMECEI A SENTIR UM PEQUENA MELHORA E SÓ SENTI UM BOM ALIVIO MESMO QUANDO TIREI OUTROS 2 DENTES DO CISO.
AGORA USO APARELHO FIXO, E USO TAMBÉM UM EXTRA ORAL QUE USO SÓ PARA DORMIR, AS DORES DIMINUIRAM BASTANTE E ELE DIZ QUE É SÓ ISSO VOU USAR O APARELHO APROXIMADAMENTE POR 1 ANO E MEIO E TIRO ELE, SINTO UM LEVE DESCONFORTO NA MINHA COLUNA MAS ELE DIZ QUE É POR CAUSA DOS MEUS DENTES QUE AINDA ESTÃO NUMA POSIÇAO MUITO ERRADA.
FICO ME PERGUNTANDO SERÁ QUE ESTOU NO CAMINHO CERTO REALMENTE MINHAS DORES DIMINUIRAM BEM MAS SERÁ SO ISSO OUÇO FALAR EM DESGASTES OSSEOS EM DEGENERAÇÃO E TANTA COISA QUE FICO EM DUVIDAS SOBRE TUDO ISSO, TENHO MUITO MEDO DE SÓ ESTAR AMENIZANDO A DOR E DE NÃO ESTAR TRATANDO REALMENTE O PROBLEMA,
OBRIGADA DR. MARCELO GRATA PELA SUA ATENÇÃO
“mas sabe-se que ao irrigar a ATM, a atrocentese neutraliza as forças adesivas e separa o disco, que é uma estrutura flexível, da superfície óssea da eminência, permitindo maior mobilidade do mesmo.”
Se dá pra ter essa mobilidade, pq não tem como pôr o disco no lugar? Eu sinto ele no lugar, Dr. É só ilusão? O buco fez o procedimento e foi movimentando minha mandíbula e conseguiu por o disco no lugar. Se ele é flexivel, como que não dá pra repor no lugar? Isso que não entendo!
Viviane, existem mais coisas envolvidas na manutenção da posição do disco além da mobilidade dele, por exemplo, a estrutura do disco pode estar muito danificada ao ponto dele não poder se sustentar no lugar, ou o côndilo pode ter uma artrose ou outra alteração que não permita o disco funcionar corretamente em seu lugar, pode não haver espaço para o disco… enfim, há muitas razões.
Por esses e outros motivos que os exames de imagem são muito importantes tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento da situação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. A artrocentese não repõe o disco no lugar?! Mas eu senti o disco ser colocado novamente no lugar. Agora abro a boca bem mais e sinto a articulação alinhada, a diferença é estúpida. Sinto meu disco deslocado do lado direito no lugar novamente. É muito nítido pra mim. Só a musculatura que está fragilizada, pois foram muitos anos de sofrimento. Farei fisio pra alongar a musculatura e tentar corrigir os estalidos.
Agora fiquei preocupa. O buco movimentou minha mandíbula e segundo ele repôs os disco no lugar pq é infiltrado um lubrificante que faz com que vc possa movimentar o disco. É tudo ilusão então? O que põe o disco no lugar afinal então?!
Viviane, uma coisa é o disco ser colocado no lugar, outra completamente diferente é ele permanecer por lá… Observe que os estalidos normalmente indica, justamente, um disco fora do lugar…
Entenda que o alinhamento e a abertura da boca podem melhorar mesmo que o disco ainda esteja deslocado. A única forma de estar seguro(a) da recolocação do disco no lugar é fazer uma nova ressonância e confirmar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
BOM DIA DR MARCELO!
NÃO ENTENDO NADA DISSO, MAIS TENHO PROBLEMA COM MEU MAXILAR, UM DIA EU CANTANDO, AO ABRIR A BOCA, MEU MAXILAR TRAVOU, E COM MEDO, FECHEI FORCANDO, E ESTRALOU COMO SE TIVESSE QUEBRANDO ALGO. DESSE DIA P CÁ NUNCA FOI O MSM. HJ EU TENTO MASTIGAR DO LADO QUE ESTRALOU, MAIS SO CONSIGO DEVAGAR E ABRINDO MTO POUCO, PQ SE NAO ELE DESLOCA E NA HORA DE FECHAR NAO VOLTA P MSM LUGAR, ALEM DE DOER. SÓ CONSIGO MASTIGAR DO OUTRO LADO. E SE EU FICAR ABRINDO E FECHANDO A BOCA, FICA ESTALANDO! DA PRA SABER O QUE TENHO? E O QUE TENHO Q FAZER? CIRURGIA? DESDE JÁ OBRIGADO!
Thiago
Certamente sua ATM está danificada e você precisa ir em um dentista especialista em DTM que possa fazer uma avaliação. Somente após isso é que poderá decidir que tipo de tratamento deverá ser feito no seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
tipo… faltou interrogação srsrs
Artrocetese é o indicado para:
Análise:
Redução volumétrica, irregularidade de superfície, aplainamento e formamção ostefítica no côndilo mandibular esquerdo, notando-se aplainamento da eminência articular do mesmo lado.
Redução volumétrica do côndilo mandibular direito, notando-se alterações degenerativas em seu contorno ântero-superior, bem como edema medular ósseo.
Cavidades glenoide e eminência artucular à direita preservadas.
Degeneração intra substancial e deslocamento anterior não redutível dos discos articulares.
Importante redução na excursão de ambos os côndilos mandibulares em abertura máxima.
Ausência de derrame articular.
Opinião diagnóstica:
Disfunção da ATM, com degeneração e deslocamento anterior não redutível dos discos articulares, além de alterações ósteo-degenerativas nos côndilos mandibulares.
Hipomobilidade condilar bilateral.
Obs, Espessamento mucoso no soalho do seio maxilar esquerdo.
Paciente, sexo feminino, 26 anos.
Acho que nunca mais vou abrir a boca srsr…
tô mega assustada
Olá, estou com descolamento do disco sem redução dos dois lados, e sinais de deterioração osseas, hipoplasia bilateral, o buco indicou artocentrose… será que resolve?
Lise
A artrocentese pode melhorar temporariamente alguns dos sintomas, mas não resolverá os problemas estruturais que foram encontrados.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
fiz artrocentese e fisioterapia, ainda tenho redução de abertura e dor na articulação, sinto o disco preso e dói muito… médico sugeriu agora coronoidectomia, mas acho um tiro no escuro, tirar um pedaço do osso 🙁 já viu isso funcionar para as disfunções?
Lise, o processo coronóide pode realmente limitar a abertura de boca se ele estiver aumentado e, nesses casos, se faz sim uma coronoidectomia. Entretanto, no seu caso em particular, é preciso diferenciar se essa limitação é em função do proc. coronóide ou da disfunção da ATM, a despeito dos tratamentos que estão sendo feitos.
Att.,
Marcelo Matos
Doutor,
Boa tarde.
Tenho tonturas há mais de 1 ano e já fui visto por em 4 otorrinos, 4 oftalmologistas, 1 cardiologista, 2 neurologistas, 1 psicólogo, 1 médico de medicina interna, 3 medicinas alternativas (Reiki, Omeopatia, Acunputura) e uma série de exames, alguns repetidos e até à data, ninguém descobriu a origem e forma de ultrapassar o problema.
A todos estes médicos referi uma pancada forte que sofri a praticar desporto, no queixo e que me provocada uma “impressão” junto ao ouvido que todos ignoraram.
Entretanto há coisa de 2 meses, ao comer uma sandes, senti uma dor enorme na ATM, e a minha boca deixou de fechar correctamente (fecha desalinhada).
Estoua ser seguido por um especialista de Oclusão, que me colocou uma
goteira na boca há 1 mês mas não tenho quaisquer melhoras.
As minhas dúvidas são:
a) As tonturas pioram ao andar e, principalmente, em espaços fechados, com iluminação artificial. Ex: centro comercial, a minha sala de jantar à noite, no meu quarto à noite (com tudo apagado e apenas com luz de presença acesa). Há forma de ter a certeza que a minha tonturas, são originadas por uma DTM?;
b) em 1 mês de utilização de goteira, já deveria sentir melhoras?
c) Não tenho dificuldades em abrir e fechar a boca, isto é, não tenho dor. Apenas tenho tonturas…. pensa que se justifica uma lavagem articular por artrocentese?
Antecipadamente grato. Cumprimentos de Portugal.
Pedro
Pedro
Quanto às suas perguntas:
a) Existe um teste clínico, que é uma variação de uma manobra conhecida pelos médicos como “Romberg“, que permite avaliar se a ATM está a produzir alguma irritação no sistema postural do corpo.
b) Para a goteira (ou, neste caso, placa oclusal) funcionar é preciso mas que apenas esperar passar o tempo. É necessário medir e controlar os efeitos do dispositivo no funcionamento da mandíbula, para poder ir modificando o dispositivo até conseguir obter os efeitos que se deseja. Dê uma lida aqui: plaquinha resolve?
c) Não tenho como te responder essa última sem fazer uma avaliação pessoalmente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
b)
Oi Doutor.
Eu a dois anos atras começou a estalar minha mandibula. E a um ano atras comecei com uma dor bem na cabeça da mandibula, mas dói só quando encosta, mas nem é necessario bater, só mal encostar que já dói. Procurei um médico, O dr Baraldi, aqui em Porto Alegre. Ele é Bucomaxilo. O médico me indicou dois remedios, 1 meio qe calmante, e outro pra inflamação. Mas nao melhorou, depois fiz uma placa de acrilico, estava usando a uns 7 ou 6 meses, mas tambem não adiantou. Então ele decidiu que eu deveria fazer a cirurgia mesmo. Mas tenho medo, muito medo. Então preferi fazer essa antrocentesis e depois que passar a dor eu fazer uma fisioterapia ou colocar aparelho. Meus dentes não são muito tortos, mas tenho mordida um pouco aberta.
Procurei sobre essa cirurgia e achei duas parecidas, entao não sei se são para a mesma coisa. Se o senhor poder me explicar qual a diferença delas.
1ª http://www.youtube.com/watch?v=5yqRsOszUrE&feature=related
2ª http://www.youtube.com/watch?v=u8LQhZGVQsI
Uma jorra agua muito forte e a outra bem fraquinho, depende da pessoa?
E outra ela é feita sem anestesias?
O Dr. quer tirar meus 4 sisus e fazer isso, tudo junto. Será que a recuperação nao pode ser muito longa?
Se o senhor poder me responder ou apenas comentar sobre meu caso, agradeço.
Até!
Jaqueline
Vamos começar do princípio. Se sua ATM tem estalos, dor e outros sintomas, a artrocentese dificilmente poderá ser a solução definitiva… Ela é apenas um componente do que pode ser utilizado em seu tratamento e, dificilmente, resolverá o problema se o DIAGNÓSTICO não for estabelecido e a cirurgia for planejada dentro de um contexto bem específico.
Acontece que a artrocentese é um procedimento auxiliar útil em alguns casos, mas não corrige os problemas estruturais que estão por trás dos estalos. As vezes, os estalos até desaparecem, mas isso não quer dizer que tenha resolvido o problema, pois pode até indicar uma progressão dos danos internos da ATM, ainda que o paciente fique um tempo sem dores.
Quanto aos vídeos em ambos os pacientes estão anestesiados durante a artrocentese, a diferença é que em um, a anestesia é local e portanto o cirurgião evita apertar a seringa com muita pressão, já no outro, sob anestesia geral, a pressão pode ser aumentada “jorrando” o soro.
Voltando ao seu caso, em Porto Alegre, sugiro você procurar a Dra. Lídia Yavich e o Dr. Luis Daniel Yavich ( http://www.clinicamy.com.br ), pois certamente eles poderão te tratar de uma forma segura e com boas possibilidades de melhorar o seu quadro.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
boa noite conhecir seu blog atraves de um ortodentista dr Clodoaldode. no ano 1999 precisei fazer uma extracao e um canal ao termino do tratamento comecaram a surgir muitas dores de cabecae fui orientada a procurar um ortodestista entao assim fiz e me informou que que eu tinha disfuncao na atm com deslocamento dos temparo…comecei usar aparelho fixo e secao de tens, que ajudar depois comecei a nao sentir mais efeito, procurei outro ortodentista que me informou que ap fixo era só um paliativo passei ou – 1 anos ajudou muito evitar as forte dores que tinha mais devido horarios nao conhecir com meu orto retirei o 2010 fixo e estou sem acompanhamento quando chegou junto com frio comecir a sentir dores mais forte as vezes na consigo a nen falar quanto mais mastigar ou abrir a boca para bocejar nen pensar. junho choegou mais uma vez e peço sua ajudar parara me orintar como deve proceder a quem procurar aceito sua sugestao conto com sua ajudar pois tenho esse blog com fonte de inspiraco pois sei que meu caso tem jeito. obrigada
Descobri que tenho DTM através de um médico. Uso prótese há de 20 anos, tenho 35 anos, e ele me falou que foi devido a falta dos dentes, estes da frente e um de trás parte superior; tenho dores na mandíbula qd mastigo muito,dormencia, às vezes, qd acordo; estalos e creptações; zumbido no ouvido. O médico pediu que iniciasse logo o tratamento e que a placa será de acrílico e todas as vezes que eu digamos, almoçar, jantar, etc terei q tirá-la. É verdade? Há outro meio?
Desde já agradeço.
Mércia
A prótese e a falta de dentes certamente podem contribuir para o problema, no entanto certamente há outras coisas envolvidas. Quanto ao tratamento, tenha em mente que é bem mais complexo que usar uma placa de acrílico que tira para almoçar…
Dê uma lida aqui: Plaquinha resolve?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Doutor, hipoplasia condilar causa dor. Obrigada!
Vanessa, você está afirmando ou perguntando?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor . eu tenho 17 anos , uso aparelho a 2 anos e nunca sentir essas dores que estou sentindo agora , que são : uma pressão na cabeça , dor no maxilar principalmente depois de comer , um formigamento na cabeça de leve dor na nunca , e uns estalos leves no maxilar , com isso ele falou que eu sofro de ATM ! eu quria saber se realmente ocorre a questão do formigamento ou se pode ser outra coisa !
Roberta
O formigamento realmente não é um sintoma clássico de disfunção da ATM. Está mais relacionado às chamadas alterações neuropáticas, algo que merece uma avaliação cuidadosa. Sugiro você procurar um especialista em dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
sofro com dor de atm a 15 anos nao consigo dormir direito a noite durmo com dor acordo com dor pesso para que voces comente sobre o assunto para que eu possa melhorar a dor ,Te agradeço des de agoraque deus abençoe voces
Gilberto, você já procurou um dentista com experiência em patologia da ATM?
Olá Dr. Marcelo, tenho Dtm, quando descobri, a médica disse que já havia um desgaste no côndilo mandibular, sintia muita dor de cabeça principalmente se falasse muito. Uso uma placa. Atualmente me sinto melhor, mas tenho os dentes tortos e a mordida também, os médico me aconselharam a não colocar aparelho nos dentes, Seria por causa das dores, ou será que é por causa do desgaste do osso e não vou poder usar mais aparelho para consertar a mordida.
Obrigada.
Regilda
As articulações da mandíbula precisam estar saudáveis para colocar o aparelho e alinhar os dentes, pois caso contrário, o processo patológico da ATM pode continuar evoluindo e todo o trabalho de alinhamento dos dentes pode ser perdido. Assim, é preciso saber qual a probabilidade de sua ATM se tornar estável ao ponto de permitir que os dentes sejam corrigidos, o que depende do diagnóstico do caso, ou seja, do motivo que levou seus côndilos a se “desgastarem”.
Converse com seu dentista a respeito disso e também das alternativas de melhoramento da situação dos dentes.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá!!! tenho 29 anos , e há algumas semanas comecei ater uns sintomas de ansiedade generalizada , sinto falta de ar frequentemente e com isso tenho o costume de engolir ar , e forçar o dia inteiro a minha respiração , há dias que sinto estalos na minha mandíbula ao abrir e fechar a boca, será que já desencadeou um desgaste nela por eu forçar a respiração???? estou com muitas dúvidas, o que faço????
Isabella
É possível que haja um problema na ATM em paralelo… É o que chamamos de co-morbidade. Sugiro que procure um psicólogo para lhe ajudar com técnicas de respiração e relaxamento voltado para o controle da ansiedade e também um dentista que tenha experiência em disfunção da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo. Estou preocupada…tenho 24 anos. Aos 11, ao comer uma bala senti um fort estalido na atm direita e nao consegui abrir a boca…com o passar do dia foi voltando ao normal. Porém, depois desse episódio, sempre tive estalido ao abrir a boca e quase todos os anos apresentava dores na região em epocas de crises. Fiz uma panoramica quando tinha mais ou menos uns 16 anos e vi que meu condilo direito era visivelmente menor que o esquerdo. Há quase 1 mes estou tendo dores fortes na região da atm, temporas, ecom, escaleno, cervical, trapezio…. farei uma ressonancia para uma melhor avaliação. Detalhe, ainda nao passei em nenhum dentista especialista (meus pais sao dentistas, e entendem pouco sobre as DTM, mas me adiantaram que realmente tenho um problema anatomico visivel no tamanho no condilo direito, sendo ele muito pequeno) tenho feito todos esses exames por minha conta mesmo, mas já marquei uma especialista. Gostaria de saber se posso ter um problema grave? Minha situação é muito difícil? Sei da complexidade da atm, e por isso tenho muito medo de tudo isso ser progressivo, e um dia meu condilo direito diminuir até um ponto que eu nao abra mais a boca. me ajude. por favor.
Lena
Um estalo como o que você descreve, normalmente indica um dano ao disco articular ou aos ligamentos da ATM (ou a ambos) de tal forma que o funcionamento fica prejudicado e as compensações que os músculos precisam fazer, acabam levando ao aparecimento da dor. Se, além disso, os seus côndilos são visivelmente assimétricos é provável que haja uma condição patológica de maior peso como pano de fundo da situação. Assim, o que você precisa fazer é um diagnóstico diferencial e definição da etiologia (causa) do problema, pois é isso que permitirá saber se o problema é progressivo ou não, bem como o que fazer para lidar com as consequências.
Se seus pais são dentistas e tem interesse no assunto, mostre isso aqui para eles: Mini Residência em Patologia da ATM
Atenciosamente,
MArcelo Matos
ola doutor,eu ja usei aparelho e td.. eu faço jiu-jitsu e qnd eu abro mt a boca me da um estalo na mandibula do lado esquerdo meu dentista flo q meus dentes estao certinhos e minha mordida tbm e que eu nao ranjo dente anoite, ele flo q nao é caso odontologico.. tem alguma soluçao ow eu tenho q acostumar com o estalo?
mt obg
Thiago
Os estalos indicam que existe algum dano em um componente interno da ATM, sendo que existe sim formas de tratar isso, especialmente se os danos relacionados a estes estalos estiverem produzindo alguns sintomas. Para isso, você precisa procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá dr me chamo maria tenho 23 anos eu estou a 8 meses com deslocamente de disco sem reduçao ja fiz resonamcia magnetica tbm fez artrocentese mais não resolveu nada os medicos agora depois de sofrer tanto falão de talvez fazer uma cirurgia só que eles não falão muito sobre como seria o procedimento esse problema ja me cousou muito sofrimento por que eu não mexo nem pra o lado esquerdo nem pra o direito tbm não abro a boca direito doi muito. tbm queria sabe acho que vou fazer essa cirurgia mais tbm vou fazer inplante dentario faço o inplante antes da cirurgia ou depois aguardo obg
Maria
Você tem razão de estar preocupada com este procedimento, pois cada vez mais se vê problemas com as sequelas de cirurgia de ATM. Aliás, leia o que diz as recomendações internacionais e o consenso brasileiro:
Recomendações internacionais quanto às cirurgias da ATM
Termo do 1º Consenso em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.
O que é preciso fazer é avaliar a causa do deslocamento do disco que foi visto na ressonância e planejar um tratamento específico, pois atualmente existem técnicas modernas, mais eficientes que a cirurgia e com menor risco de problemas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo!
Fiquei muito feliz em encontrar seu blog. Já li e me esclareci um pouco. Tenho DTM e Fibromialgia. Tratei a DTM com placa, mas não obtive muito resultado. Agora troquei de dentista, e realizei RM (subluxação),Tomografia (normal). Minhas dores são terríveis, por vezes sequer o Tramal resolve. As crises agudas estão cada vez mais frequentes, e as dores irradiam para a cervical, o ombro, braço, escápula, ouvido, têmporas etc. Estou assustada por que os novos profissionais estão falando em artrosentese, ou artroscopia, além de aparelho ortodôntico, (o profissional anterior havia descartado), OU TOXINA BOTULÍNICA. Li acima sobre as três primeiras opções, mas não encontrei informações sobre a toxina botulínica. O senhor poderia me dar sua opinião a respeito do uso desta substância? Ficaria imensamente grata pela sua orientação, pois sinto que preciso estar melhor informada antes que o desespero causado pela dor, me faça aceitar qualquer tipo de tratamento sem questionar.
Um grande abraço!
Micheline
Micheline
A artrocentese e a artroscopia são excelentes procedimentos auxiliares e podem ser de grande valia, especialmente em tratamentos onde estejam combinadas com procedimentos corretivos e funcionais da ATM.
Quanto à toxina botulínica, vejo com certa reserva (opinião pessoal), pois o uso da mesma tem por objetivo bloquear a comunicação entre o músculo e o nervo, fenômeno que ocorre numa estrutura chamada de placa motora. Se o paciente possui, por exemplo, alterações neurológicas com espasmos musculares involuntários e outras doeneças similares, a desativação de algumas placas motoras com a toxina botulínica pode ser uma excelente opção, por outro lado, aplicar nos músculos mastigatórios, salvo raras exceções (não sei se é o seu caso, pois não te avaliei) pode comprometer o funcionamento dos mesmos e, ainda que fique sem dor, pode agravar a situação a longo prazo, inclusive há trabalhos científicos que mostram a ocorrência de danos permanentes na placa motora.
Leia este texto aqui: Botox no tratamento das disfunções da ATM
Talvez seja interessante também, se consultar com profissionais com formações distintas, para obter outras opiniões quanto ao seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Marcelo.
Desde que me lembro, tenho estalidos no maxilar (o primeiro ocorre com um dedo de abertura da boca e o segundo quando abro a boca a uma distância de dois dedos).
Procurei uma dentista e a mesma me disse que por eu não ter nenhum tipo de dor, posso conviver com isso. Mas eu estou muito insegura com essa orientação, tenho medo de que ocorra desgastes e agrave meu caso.
O laudo da minha radiografia apareceu o seguinte:Máxima abertura – proceddo condilares apresentam-se em hiperexcursão mandibular abaixo doplano da eminência.
Gostaria muitíssimo de uma orientação sua…devo me preocupar?
Desde já agradeço.
Paloma
Você tem razão em estar preocupada, pois como já diz o velho ditado, prevenir é melhor que remediar… Mesmo que não haja dor, não quer dizer que não haja um processo patológico em curso, pois a dor é apenas um dos possíveis sintomas (você pode estar com outros que não a dor) além de ser algo extremamente subjetivo, que sofre influência de outras variáveis que não as biológicas, tais como estado de ânimo, humor, ansiedade, estresse, ritmo de vida, etc. Além disso, a natureza do sintoma DOR é flutuante, ora você pode estar em crise ora pode estar num patamar mais tolerável, justamente pela influência destas outras variáveis.
Pois bem, os estalos indicam um provável dano estrutural nos componentes internos da articulação temporomandibular (ATM) que precisam ser avaliados por um dentista com experiência em patologia da ATM, pois algumas alterações associadas aos estalos compõe o mecanismo inicial do estabelecimento de um processo degenerativo, que pode levar anos para se desenvolver ou apenas poucos meses, a depender da predisposição individual/genética.
Outro ponto importante é o seguinte, você escreveu: “Procurei uma dentista e a mesma me disse que por eu não ter nenhum tipo de dor, posso conviver com isso.”
Sua dentista não deve ter falado isso por mal não, o que ocorre é que existe na própria odontologia uma confusão entre o SINTOMA dor e a DOENÇA disfunção da ATM (DTM) e muitos de nós dentistas, somo treinados para pensar que se não tiver dor não é DTM ou não precisa de tratamento. Entretanto com o avanço das pesquisas sabemos atualmente que muitos sintomas, além da dor, são de origem na ATM de modo que é necessário tomar cuidado com os sinais iniciais do problema, como o estalo, mesmo que ainda não tenha dor.
Acho que irei fazer uma postagem sobre esse tema aqui no blog.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Há cinco anos fiz um bloqueio por radiofrequencia no trigemio em decorrência de uma nevralgia,nesse período descobri uma disfunção na ATM,já fiz varios tratamentos, porem sem sucesso. Tenho desgate dos condilos mandibulares e o meu médico sugeriu que eu fizesse uma reconstituição dos mesmos, no entanto ainda sofro com dores persistentes da nevralgia do trigemio, será que essa rencostituição amenizaria o meu problema? Obrigada!
Silmara, infelizmente esse tipo de situação que você está passando é uma icógnita. Eu já tive casos assim (que havia feito a cirurgia do trigêmeo) e são sempre difíceis, pois para o tipo de tratamento que faço para os pacientes com disfunção da ATM eu preciso das vias neurológicas íntegras.
Quanto à cirurgia de reconstrução do côndilo é preciso lembrar que ela tem seus próprios riscos e limitações, então sugiro você conversar com outros profissionais, para ter mais de uma opinião antes de tomar sua decisão.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
eu á uns anos começei a ter uns estalos no maxilar direito, mas depois desapareçiam, agora desde á 2 anos para cá que nunca mais desapareçeram, é constantemente, e quando canto doi muito, eu tava a pensar fazer uma cirugia, porque tenho medo dos outros métodos, de doerem, na cirugia estou a dormir?? em que citio fica a cicatriz??
Débora
O motivo pelo qual você está pensando em fazer a cirurgia é muito superficial… Para ser mais realista, você precisa considerar:
1. Os riscos do procedimento tais como possíveis seqüelas como parestesia (perda da sensibilidade local), infecções, intercorrências durante a cirurgia, etc.,
2. O pós-operatório, com o edema (inchaço) e dores, a dificuldade de mastigar ou movimentar a mandíbula,
3. A indicação, afinal cirurgia só deve ser feita naqueles casos onde é realmente indicada,
Portanto, você precisa avaliar cuidadosamente as opções que seu dentista lhe oferecer e tomar a decisão mais racional possível.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde, Dr Marcelo Matos ! Meu nome é Lúcia e tenho 43 anos. Tem mais de 4 meses que sofro de muita dor no maxilar do lado esquerdo, irradiando para o lado direito doento os dentes parecendo que esta mole, doendo também cabeça, face, ombro, pescoço e ínguas. A mais ou menos 2 anos atras eu tive uveite aguda. Será que tudo isso tem ligação? O que devo fazer? Gostaria de saber o que realmente tenho. Aguardo respostas ansiosa um abraço Lúcia.
Lúcia
Pode ser que haja ligação sim, pois uma das causas da uveíte, é um tipo de infecção bacteriana que também pode afetar as ATM´s provocando sintomas como os que você mencionou, especialmente com a presença da íngua que é um indicativo da resposta imunológica (do sistema de defesa do seu corpo) à uma infecção. No entanto, para investigar essa possibilidade é preciso que você encontre um profissional dentista com experiência em patologia da ATM, pois esse tipo de profissional tem uma abordagem específica para casos assim. Além disso, é necessário descartar outras causas para a dor no maxilar e dentes…
Também é importante procurar um infectologista e/ou reumatologista que possa avaliar você, para estudar a possibilidade de estar havendo um tipo de reação à presença bacteriana que pode levar a danos articulares não só na ATM, mas também em outras articulações do corpo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde,
Minha mãe sofreu uma queda sentada, depois disso passou a ter várias dores na coluna cervical e no rosto. Após fazer uma ressonância teve o diagnóstico de Artroplastia e terá que fazer um procedimento, na guia de internação consta, ATM do lado direito e esquerdo, pois o médico disse haver sangue.
Gostaria de saber se é realmente um procedimento simples, embora tenha que tomar anestesia e ficará um dia internada.
Agradeço.
Maristela
Maristela
Você escreveu: “Após fazer uma ressonância teve o diagnóstico de Artroplastia(…)”
Bom, a “atroplastia” é um tipo de cirurgia articular onde é utilizado um aparelho chamado artroscópio para visulaizar as estruturas articulares, mas não entendi muito bem o que você tentou expressar… Suponho que o procedimento que sua mãe irá realizar seja a artroscopia, correto?
“(…) na guia de internação consta, ATM do lado direito e esquerdo, pois o médico disse haver sangue.”
Também não entendi muito bem esse trecho… A “ATM” é o nome da junta da mandíbula com o crânio e todo mundo tem duas, uma de cada lado. Se há sangue, talvez o que o cirurgião esteja planejando seja uma artroscopia com artrocentese, que é um tipo de lavagem da articulação, mas estou apenas supondo.
Se for isso mesmo, é um procedimento relativamente seguro se for feito por um profissional qualificado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
OLÁ, DR. MEU NOME É JULIANA E TENHO 26 ANOS… RECENTEMENTE AO CONSULTAR UM OTORRINO (POIS ACHAVA QUE ESTAVA COM INFECÇÃO DE OUVIDO), DESCOBRI QUE TENHO ATM. EM BREVE ESTAREI CONSULTANDO UM ESPECIALISTA NA ÁREA, MAS ENTREI EM SEU BLOG E GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO. NA VERDADE SEMPRE TIVE DOR DE CABEÇA QUE, AOS POUCOS, FOI SE AGRAVANDO E VIRANDO ENXAQUECA; TENHO DORES E PRESSÃO ATRÁS DOS OLHOS. TAMBÉM JÁ FUI AO OFTALMO, MAS NÃO RESULTOU EM NADA. DE UM ANO PARA CÁ, MAIS OU MENOS, AS CRISES DE ENXAQUECA ESTÃO CADA VEZ MAIS CONSTANTES E ACOMPANHADAS DE TONTUTAS. EM DUAS DESSAS CRISES, TIVE ATÉ VÔMITOS DE TANTA DOR… NOSSA, QUASE FUI EM UM NEURO ACHANDO QUE, SEI LÁ, TINHA UMA COISA MUITO GRAVE NO CÉREBRO, POIS NÃO SEI NEM EXPLICAR TUDO QUE SINTO… MAS, AO PESQUISAR SOBRE ATM, DESCOBRI QUE TUDO O QUE SINTO ESTÁ RELACIONADO A ELA, PORTANDO GOSTARIA DE SABER: JÁ NASCEMOS COM ISSO E OS SINTOMAS VÃO SE MANIFESTANDO NO DECORRER DO TEMPO? JÁ USEI APARELHO ORTODÔNTICO, MEU DENTISTA NÃO DEVERIA TER VISTO ISSO? AGORA QUE ESTOU APRENDENDO O QUE É ISSO, ACHO QUE DEVO TER HÁ MUITO TEMPO, ESTÁ SE AGRAVANDO, JÁ QUE AS CRISES ESTÃO MAIS FREQUENTES? O TRATAMENTO É DEMORADO?
ME DESCULPE TANTAS PERGUNTAS E ATÉ MESMO MINHA IGNORÂNCIA, MAS ESTOU DESESPERADAMENTE PREOCUPADA COM ISSO, POIS ESTÁ ME AFETANDO PSICOLOGICAMENTE. AS CRISES SÃO TÃO SEVERAS QUE AS DORES ME DEIXAM MUITO IRRITADA E IMPACIENTE… AGUARDO SUA RESPOSTA…
Juliana
Você perguntou:
Há certos fatores genéticos que aumentam a propensão para desenvolver um problema na ATM e também há um componente hereditário na enxaqueca.
E também é importnate você passar por um neurologista, que tenha experiência com cefaléia, pois “enxaqueca” não é uma dor de cabeça forte, como as pessoas costumam acreditar, mas sim um tipo específico de dor de cabeça, que possui algumas variantes e precisa ser diagnosticado por um médico. A exnxaqueca pode estar mesclada com o problema na ATM e você pode precisar tratar as duas coisas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] mais radicais, como a substituição por uma prótese (foto). Entretanto, algumas técnicas como a artrocentese, pode ser útil como terapêutica auxiliar quando combinada com técnicas mais avançadas como a […]
ja passei por varios dentiistas e eles nao sabem me dizer o porque^de minhas dores de dente.cada um tem uma opiniao eo pior nao conseguem resolver o problema.varios dentes doiam na parte superior direita da minha boca e passei a usar uma placa miorelaxante q aliviaram ou quase me deixaram sem dor nessa regiao.agora sinto uma dor em um dente q esta com um provisorio,diferente da dor q sentia anteriormente nos outros dentes,que p mim e´na gengiva,mas tratando a gengiva nao obtive melhoras,como posso saber qual o real motivo dessas dores e consequentemente o tratamento,e qual seria o melhor lugar na sua opiniao para obter essa resposta.estou um pouco desesperado,nao estou mais usando a placa e evito mastigar no lado em q eu sinto dor nesse sente,a pedido do ultimo dentista q me atendeu senti melhoras ,mas nao posso ficar sem mastigar desse lado p sempre ,obrigado pela atençao ,nao sei se fui claro mas resumindo,onde posso obter ajuda ,obrigado
Márcio
Situações assim são complicadas mesmo, mas existem uma série de possibilidades que você pode conversar com seu dentista, que talvez possa ajudar a compreender melhor o quadro, por exemplo:
1) A dor pode ser oriunda de outro lugar e se manifesta na área do dente, condição conhecida como dor referida
2) Pode haver algum tipo de lesão que não aparece em radiografias
3) Eventualmente, quando um tecido é removido, como ocorre com a polpa dentária no tratamento endodôntico (preparo para provisórios, coroas protéticas, etc), o coto neural remanescente pode desenvolver um neuroma, que é uma tentativa falha de se recuperar e que pode provocar dores. É similar ao mecanismo da “dor do membro fantasma“.
Enfim, há tantas coisas a ser investigadas que só posso dar idéias e sugestões, mas apenas um dentista com experiência nessa área de atuação, avaliando pessoalmente, poderá realmente efetuar um diagnóstico do seu caso.
Quanto à sua pergunta:
Sugiro a leitura desse texto aqui:
Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Sinto fortes dores e foi diagnoticado como ATM, mas sem ter mesmo feito nem um tipo de exames, apenas fui examinada no hospital por uma buxomaxilo e no dia sentia muita dor, me passou medicações e uma carta, na qual levei ao meu dentista, foi feito uma placa, uso a noite, mas ainda sinto dores, voltei ao Hospital e pedi uma RM ou tomografia, mas a bucomaxilo, nem disse que sim e nem que não, apenas falou que eu iria fazer uma lavagem, mas que precisava de acompanhante, mas ao entrar e pesquisar blog e site, confesso DR. Marcelo que estou com medo.
Afinal Dr. não acha que a buxomaxilo deveria pedir exames, mesmo porque ainda não fiz se quer um, estou tratando faz 1 mês, e como estou de férias estou suando de dia e fazendo compressas, também estou em dúvida, pois ao ler semana passada uma conceituada revista, falava da ATM e que depois do ttº deve-se dar continuidade ortondôntico, no caso colocar aparelho fixo, já o meu dentista disse que não adianta, pois o problema é na articulação, confesso que estou com muita dúvida, esclareça-me, por favor!
Elaine
Entendo o receio que você está sentindo em se submeter aos procedimentos sugeridos pelo bucomaxilo. Entretanto a melhor forma de você resolver isso é com uma conversa franca com ele.
Quanto à questão da ortodontia, o seu dentista tem razão… O tratamento do problema na ATM é, normalmente, independente da questão ortodôntica e, à depender do diagnóstico, a ortodontia pode a té estar contra-indicada ou limitada de alguma forma.
Escrevi sobre isso há algum tempo aqui no blog, dê uma lida aqui: Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
Assim, sugiro que se informe o máximo possível sobre o tema e converse com seu dentista sobre todos os aspectos do seu diagnóstico e tratamento e se você não se sentir segura, lembre-se que sempre poderá procurar outros profissionais. Esse texto abaixo pode, talvez, lhe ajudar nesse sentido:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
mEUS DENTES MUDARAM BASTANTE, E ISSO ME INCOMODA E TB TEM UNS ESTALOS ALÉM DE TRAVAR A BOCA E NÃO CONSEGUIR ABRI-LA, ENTÃO PROCUREI UMA DENTISTA E PEDIU UMA RESSONÃNCIA E JÁ ME ADINTOU QUE TEREI QUE USAR UMA PLACA DURANTE O DIA E A NOITE POR 6 MESES…PODEM ME AJUDAR.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS ARTICULAÇÕES TÊMPORO-MANDIBULARES
TÉCNICA:
Exame realizado com imagens multiplanares em T1, T2 e DP, SE/FSE, com 3 e 4 mm de espessura.
RELATÓRIO:
As estruturas ósseas das ATM’s têm morfologia, contornos, cortical e intensidade de sinal conservados.
Superfícies articulares das ATM’s lisas e congruentes.
Os discos das ATM’s, foram bem individualizados e têm morfologia, contornos, e intensidade de sinal normais, estando discretamente anteriorizados em repouso.
As manobras com a boca aberta evidenciaram hiperexcursão dos côndilos da mandíbula e boa interposição discal à abertura bucal máxima obtida..
Não se observou derrame articular.
Cátia
Esse resultado da RM e principalmente as imagens propriamente, devem ser interpretadas em conjunto com os dados clínicos por quem te avaliou e pediu o exame. Além disso, é importante que você compreenda seu diagnóstico, pois qualquer tratamento para ter êxito depende de estar alinhado com o que foi descoberto. Assim, não tem como eu comentar nada a respeito do seu tratamento, se está certo ou errado, se seria placa ou outra técnica.
Assim, retorne ao seu dentista com o exame, converse com ele e peça explicações do porquê do tratamento oferecido e qual o objetivo de cada recurso que for utilizado. Se lhe parecerem lógicos e você sentir confiança no seu dentista, então acredite e aceite o tatamento proposto, caso contrário, se ainda ficar insegura, lembre-se que você pode procurar outras opiniões profissionais.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo!
Tenho problemas identicos ao da Luana, somos irmãs gemeas, porém o meu caso é um pouco mais grave ( segundo o buco-maxilo-facial ).
Fiz ressonancia e deu um derrame na articulação, o condilo da esquerda é menor que o da direita, minha oclusão dentaria é maior, porém, devido ao uso da placa rigida, não sinto mais dores.
Gostaria de saber se uma ” lavagem de atm ” é aconselhavel no nosso caso e se seria obrigatoriamente um caso cirurcigo ( reposicionamento do disco e avanço de mandibula ).
Obrigado!
Juliana, você perguntou:
As considerações que eu faria a você seriam muito similares às de sua irmã. Dê uma lida nos links que indiquei para ela.
Nesta postagem: “Cirurgia e disfunção da ATM” , eu descrevi as principais e reais indicações para cirurgia de ATM. Fora estas circunstâncias, apenas em casos de tumores.
Não vejo suporte científico para cirurgias de ATM com fins de tentar resolver uma disfunção.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo !
Tenho 15 anos, e há aproximadamente 1 ano venho sentindo dores nas articulações,ja fiz tratamento ortodontico, com aparelho fixo 2 anos e após o mesmo fiz utilização do móvel 1 ano, e a partir daí comecei a sentir muitas dores, e meus dentes estão voltando ao que eram antes.
Atualmente, faço tratamento com um buco-maxilo-facial, faço uso de placa rigida no periodo noturno, porem minhas dores não reduzem.Recentemente, fiz uma ressonancia de atm e constou uma “mudança de posição da articulação” e “recuo da mandibula”, estando com muita oclusão dentaria, e meu medico ressaltou que minha articulação esta comparavel a de uma pessoa de 70 anos.Ele sugeriu primeiramente uma artrocentese,e após isso, uma cirurgia para reeposicionamento do disco, e após, um avanço de mandibula, seria mesmo necessario fazer cirurgia? Fico um tanto quanto insegura com isso, não sou muito nova para ter estes problemas e para a cirurgia?
Desde já agradeço a atenção.
Obrigado!
Olá Luana
Você escreveu:
Para a placa funcionar é preciso que os efeitos que ela produz no aparelho mastigatório sejam medidos e individualizados. Dê uma lida nessa postagem aqui: Plaquinha resolve?
A artrocentese ajuda na maioria dos casos, especialmente na redução da dor, mas não corrige a causa do problema. Já as cirurgias de ATM e as cirurgias de avanço de mandíbula (ortognática) são procdimentos completamente irreversíveis… Caso não resolvam o problema, não haverá como voltar atrás. Existe formas mais eficientes e menos invasivas de tratar as disfunções da ATM, converse com seu dentista.
Toda cirurgia apresenta seus riscos e, no caso de cirurgias de ATM, eu não vejo muito suporte científico. Aliás, as principais organizações de ATM no mundo (AAOP, AACP, AAPM, dentre outras) não recomendam cirugia até que sejam esgotadas todas as outras opções. aqui mesmo no blog, você encontra comentário de muitas pessoas que passaram por cirurgia e não obtiveram um bom resultado. Dê uma lida nesse relato aqui: http://www.patologiadaatm.com.br/quando-a-cirurgia-da-atm-falha/#comment-122
Se você não se sente segura, minha sugestão é que procure outros profissionais que lhe dêem outras opiniões. É o mais seguro a fazer.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo tenho problema de ATM gostaria de obter numero do telefone da sua clinica em Salvador, e saber se a placa de acrilico pode custar mais de 600,00 reais?
Kátia, o telefone de contato da clínica é (71) 3248-4434. Mas não “vendo” placa de acrílico… Aliás eu não entendo como (ou por quê) um dentista vende uma placa de acrílico ou cobra por ela… A placa em si é apenas um dispositivo de acrílico inerte, mas que pode servir como um instrumento para conseguir certos objetivos no tratamento, desde que faça parte de um determinado contexto.
As “placas” não são todas iguais e irão variar de acordo com os objetivos do tratamento, então não adianta fazer uma cotação como se fosse, por exemplo, uma geladeira, que uma pessoa pode anotar o modelo, a marca e verificar qual é a loja que oferece a mais barata.
Se você preferir, pode ligar e marcar uma entrevista preliminar, onde poderei conhecer um pouco mais sobre você e também você poderá conhecer um pouco sobre o meu trabalho. Essa conversa inicial não é uma consulta e não tem custo. Só haverá algum tipo de cobrança se decidirmos iniciar uma avaliação de diagnóstico do estado de saúde de sua ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo,
Tenho 38 anos e tenho bruxismo desde criança, os dentes tem o desgate deste tempo todo. Há 4 meses tenho feito consultas com dentistas, ortodontistas e cirurgião buco-maxilo, cada um com uma opnião diferente. A situação ficou assim : estou utilizando uma placa à noite há 2 meses, a Planigrafia da ATM mostra hiperexcursão Bicondilar e a Ressonância “discretas irregularidades das superficíes articulares”, sem evidência de derrame articular. Com este resultado em mãos, e 50% de redução da dor, (inclusive tratando sinusite) o cirurgião buco-maxilo indicou o uso ininterrupto da placa e uma “lavagem” da articulação… Quando perguntei sobre sequelas, ele disse que pode haver algum desgaste nos dentes… Não me senti 100% segura, e queria saber se realmente vale a pena…
Sarah,
Infelizmente, sem conhecer o seu caso pessoalmente, não há como eu te responder se vale a pena ou não, aliás, isso em realidade é algo muito pessoal.
O que posso dizer é que a artrocentese, a tal “lavagem” da ATM, é relativamente segura, quando feita por alguém experiente, e costuma produzir uma redução do quadro de dor. Entretanto ela não é algo definitivo e as pessoas costumam a ter uma recidiva alguns meses depois. Há comentários de internautas aqui no blog sobre isso.
Do ponto de vista da metodologia que utilizo aqui na clínica, eu preferiria investigar para descobrir o porquê das tais “irregularidades” no côndilo, quem as causou, qual o impacto no funcionamento, se é reversível ou não, qual o efeito que a placa está produzindo nos músculos e na mastigação e se pode ser melhorado.
Converse sobre esses aspectos com seu dentista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo
Gostaria de saber se na artrocentese existe o risco de pefuração do disco articular durante o procedimento?
Olá Dr. Fábio Costa
Você perguntou:
Imagino que sim, mas nunca apareceu um caso aqui no consultório em que eu pudesse ter diagnosticado e documentado tal situação. Talvez, haja algum relato de caso na literatura…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde!
Gostei muito de consultar o seu blog.
Vivo em Portugal e preparo-me há cinco anos para uma cirurgia ortognática bi-maxilar para tratar retrognatismo, assimetria facial e apneis obst. do sono.
No entanto, agora que, depois de tanto tempo de preparação, estava preparado para a operação, o cirurgião disse que só operava se o fizesse também à ATM, lado direito, com recurso a uma prótese de silicone.
Fiquei muito preocupado e agora que li o seu blog, ainda mais.
Eu fracturei o côndilo em criança, há cerca de 40 anos. Quando tinha cerca de 14, fiz uma artroplastia com endoprotese de silicone, a fim de poder abrir a boca.
Actualamente, abro a boca mas não a movimento parra o lado esquerdo, e o meu médico diz que tenho agnesia condiliana unilateral, entre outras patologias.
Senhor Doutor, será que no meu caso é mesmo necessário intervir na ATM com recurso a prótese?
Quais são os riscos maiores e frequentes?
Não devia ter conhecimento desta intervenção logo no primeiro encontro com o cirurgião e o ortodontista?
Muito obrigado pela oportunidade
Ferdinando.
Ferdinando
Recebo muitos pacientes que passaram pelas mais diversas cirurgias de ATM e o que posso lhe dizer é que nunca vi um caso com prótese de ATM que estivesse realmente bem. Aliás, há também muita evidência na literatura científica que corrobora com minha opinião pessoal. No entanto, como cada caso precisa ser avaliado em uma base individual, não há como eu lhe responder de uma maneira mais específica, pois não examinei você pessoalmente.
Caso queira que eu avalie seu caso, basta entrar em contato pelo número 55(71) 3248-4434 para verificar como isso poderá ser feito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ferdinando,
Cada vez que se intervêm na ATM, aumenta-se a possibilidade de deixar mais sequelas e mais danos. Entretanto eu não teria como opinar pela internet diante de um caso tão complexo quanto o seu, pois, para isso, eu precisaria de uma avaliação muito detalhada de todo o caso, com estudos de imagens, avaliações funcionais e muitas outras coisas para saber qual o real impacto de tudo que já foi feito no funcionamento de seu sistema mastigatório, qual a extensão dos danos e qual a possibilidade de reversão da situação.
Quanto aos riscos, como eu já mencionei, é uma CIRURGIA, ou seja, é algo IRREVERSÍVEL! E sempre haverá a possibilidade de ficar cada vez pior.
Com relação à conduta do profissional, é sempre muito complicado para um terceiro, como eu, avaliar a situação sem ter acompanhado o contexto geral e sem ouvir a outra parte. Mas de um modo geral, o que pode ser feito é tomar atitudes que minimizem a possibilidade de novas “surpresas”, dentre elas, a consulta com mais de um profissional para escutar opniões diferentes e poder avaliar a relação de custo (biológico, financeiro, risco, etc) e benefício ANTES de se iniciar a intervenção.
Sabe Ferdinando, de uns tempos para cá, comecei a receber muitos, mas muitos casos de pacientes que já fizeram cirurgia e estão piores que antes, de modo que na maioria das vezes, reduz os recursos terapêuticos e os resultados que eu poderia obter. Por isso eu sou muito reticente quanto à eficiência de cirurgias de ATM, com excessão das que mencionei na postagem do tópico.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
boa tarde dr marcelo meu nome michele moro na cidade rio das ostras e eu tenho disfunçao da atm ja um tempo so descobri em 2005 estou em tratamento a tres anos e oito meses agora vou passar pela artrocentese gostaria de sabe mais sobre a cirurgia se eu posso fazer de aparelho mover ou placa quais os resultado dessa cirurgia vai ajuda a melhorar odeslocamento do disco? porque o meu lado direito o disco continuar deslocado as dores graça ao meu deus estao controlada nao sinto tantas dores fortes estao fracas eu faço otramento na cidade de campos com dr rodrigo cerqueira dos santos quero muito a sua resposta deus te abençoa
Olá Michele, acho que já te respondi, mas se tiver dúvida é só avisar, ok?!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
GOSTARIA DE SABER QUAL TEMPO DE RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA(ARTROCENTESE). E QUAIS OS RESULTADOS DA CIRURGIA, COM ESSA CIRURGIA CONSEGUE A RECUPERAÇÃO DO DISCO ARTICULAR.
Micheli, não sei se você está afirmando ou perguntando a respeito da recuperação…
A recuperação da cirurgia deve ser rápida, sendo que entre uma semana e quinze dias após o procedimento o paciente dever estar bastante bem. No entanto quanto ao disco, a artrocentese não o recupera nem o faz voltar ao lugar.
A artrocentese é apenas uma “lavagem” da articulação, não corrige problemas estruturais como a posição alterada do disco.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo
Queria saber se existe relação entre o aumento da dor na ATM em pessoas estressadas e/ou anciosas, já que o estresse poderia diminuir o limiar da dor.
Olá Rayllon
Sim, certamente. Exatamente pelo motivo que você mesmo descreveu: o estresse diminui o limiar de dor.
Há também uma série de eventos neuro-endócrinos que ocorrem durante o estresse que vão além da questão do limiar de dor e que daria para escrever um livro se formos explorar até onde podemos…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola dr marcelo bom dia muito obrigado pela sua opinão estana mesmo precisando de um conselho pois estava me sentindo um pouco perdida no sabia para que lado correr,como o senhor sabe é um assunto muito complexo vejo relatos de gente que esta numa “via crucis” para solucionar o seu problema de atm mas cada caso é um caso diferente vou sim procurar um especialista em atm e ver como podera ser tratado tomare que de resultado pois fiquei sabendo que as consultas e o tratamento são caros e eu não tenho condições financeiras para ficar gastando dinheiro sem ver resultados mas vou ter que encarar essa não posso continuar assim só tomando analgesicos para dor de cabeça é muito ruim muda totalmente a qualidade de vida da pessoa as vezes choro muito mas não quero entrar em depressão pois tenho dois filhos pequenos que precisam de mim e tenho fé em jesus que ele irá me indicar o caminho certo para a minha cura pois só ele mesmo para nos fortalecer.fique com deus e obrigado
bom dia dr marcelo, a cerca de dois anos tirei 2 dentes cisos que estavam enflamados, fiquei com estalidos na mandibula quando abro a boca sinto que ela se desloca mas não me encomoda para falar ,comer e nem tenho travamentos mas de uns seis meses para ca passei a sentir dores de cabeça (enxaquecas) que se refletem na tempora e na nuca as vezes sinto como se os ossos da testa estão doloridos fui no otorrino e neurologista que me encaminharam para o bucomaxilo pois acharam que as dores de cabeça eram decorrentes da mandibula fizuma ressonancia e uma tomografia dos seios da face aressonancia deu ate um pequeno derrame articular bilateralmente faço fisioterapia 2 vezes por semana mas as dores de cabeça continuam o medico bucomaxilo quer fazer uma artrocentese mas estou um pouco insegura não sei se é por ai que devia começar pois não sinto dores no maxilar nem travamentos ela só esta deslocada e as dores de cabeça o que o senhor me aconselharia?seria melhor procurar um especialista em atm?
Sim, seria uma boa idéia buscar um segunda opinião de um especialista.
A artrocentese não trata a doença que acometeu a ATM. Apenas produz um alívio temporário das dores. Se vc fizer uma busca aqui no blog e na comunidade do Orkut, vai ver relatos de pacientes que fizeram uma atrocentese, melhoraram por um tempo e depois voltaram a ter dor.
O problema não está na artrocentese em sí, que por sinal, é um procedimento dos mais seguros dentre os recursos cirúrgicos disponíveis para a ATM e que costuma não deixar seqüelas (desde que não haja nenhum tipo de intercorrência na cirurgia). O problema está no que se pretende corrirgir na ATM, ou seja, se há um derrame articular é provável que algo não esteja bem na sua ATM e isso é o que precisa ser verificado.
Não adianta ficar apenas “tratando a dor”. Tem que identificar e corrigir o problema.
Boa sorte!
Bom dia Drº,
meu nome é Paloma tenho 20 anos e pelo que estou vendo o meu caso não é único,mas estou bem preocupada fiz um exame e nele apresentou um pequeno derrame articular a direita, subluxação anterior do disco articular a direita, discreta sinuvite têmporo mandibular a direita, subluxação não redutível do disco articular direito e limitação da excurção anterior dos côndilos mandibulares a direita. Fui indicada a fazer artrocentese, queria uma segunda opinião.Muito obrigada pela atenção.
Paloma
Olá Paloma!
A principal pergunta que você precisa fazer é: o que provocou esse derrame, subluxação do disco e demais achados no exame que você fez?
A artocentese é apenas uma lavagem da articulação que tem a característica de reduzir o quadro de dor e inflamação por algum tempo (alguns pacientes ficam até 3 meses sem dor), mas não vai corrigir os problemas estruturais como o deslocamento do disco que vc mencionou e, por este motivo, a dor frequentemente volta. Na comunidade de patologia da ATM no Orkut (entre lá!) vc poderá ver relatos de pessoas que passaram por esse tipo de procedimento. Há também um relato aqui no blog, de uma caso muito sério, onde se fez diversas cirurgias, tendo sido duas artrocenteses sem que fosse solucionado o caso. Por isso que sempre insisto na questão da investigação mais detalhada da patologia.
Essa “investigação” é estudar quem provocou essas alterações que vc relatou, para saber qual a possibilidade de corrigir ou apenas controlar os danos. Tudo vai depender do diagnóstico final ( e você tem apenas a descrição dos achados). Dê uma lida sobre o processo de diagnóstico que postei há alguns dias aqui no blog:
O que entendemos por diagnóstico em patologia da ATM?
Imagino, que seu dentista deve ter observado outros parâmetros além dos que vc descreveu aqui para lhe ter sugerido a artrocentese, então, aproveite e converse com ele a respeito dos objetivos do procedimento.
Olá Leandra, bem vinda ao blog!
Bom, se seu médico disse isso, imagino que a estrutura do seu côndilo esteja bem fragilizada, entretanto artrocentese e prótese não são, necessariamente, a solução.
A artrocentese, em si, não é ruim. Quando utilizada em conjunto com uma abordagem neurofisiológica, pode até ser bastante útil. Mas usada isoladamente acaba sendo apenas uma espécie de paliativo.
Uma pergunta, se fosse sua mão que tivesse com algum tipo de disfunção (uma LER, por exemplo), mesmo que fosse uma dor constante, você cogitaria a hipótese remover sua mão para colocar uma prótese?
A cirurgia não é garantia de que vai melhorar, é apenas mais uma tentativa e que, ainda por cima, é irreversível e costuma ter um número alto de recidiva.
O que precisa ser descoberto e tratado é o motivo de seus condilos estarem com um processo degenerativo e com os discos deslocados. Isto é que seria o diagnóstico do seu caso e, assim, poderia ser identificada a falha no tratamento que você vem fazendo.
Qual foi seu diagnóstico? Faça essa pergunta ao seu dentista, e em seguida questione os “porquês”?
Boa sorte!
Bom dia Doutor,eu tenho problema na ATM á 10 anos,fiz atualmente uma ressonancia magnética onde acusou degeneração dos condilos bilateral,esporão na articulação e o disco articular esta anetriormente.
o médico disse que qualquer pacada de leve eu fraturo o condilo.Ja fiz tratamento ortodontico ,fisioterapia que não resultou em nada o médico aconselhou no momento a artrocentese e após 6 meses a prótese de titânio dos côndilos,será que a p´rtese resolveria?
Olá Simone, seja bem vinda ao blog!
Pelo tempo e pelos procedimentos que vc já fez, suponho que não seja um caso simples. Entretanto, prótese bilateral de ATM é algo que, por sí só, não garante que você terá melhoras… Alías é mais provável que crie ainda mais seqüelas funcionais. Eu só vejo utilidade para este tipo de procedimento em casos de reconstrução da mandíbula e da ATM devido a cirurgia de remoção de tumores, anquiloses ou devido a reconstrução após acidentes graves, onde parte da mandíbula tenha sido perdida.
Assim, o que vejo, é que precisa ser feito é uma reavaliação do diagnóstico (“desgaste bilateral” é um diagnóstico bastante superficial) e, conseqüentemente, descobrir onde o tratamento está falhando.
O que provocou esse desgaste? Por exemplo, em uma seqüêla traumática, o tratamento seria bem diferente de uma lesão por um processo auto-imune… Percebe?
Primeiro é preciso descobrir de onde vem esse “desgaste”, qual é a extensão dele e o quanto ele afeta o funcionamento, aí sim você poderá ter seu tratamento redirecionado, pois a artrocentese e fisioterapia sozinhas também não resolvem.
Boa tarde, Marcelo. Tenho problemas nas ATMs há 27 anos, hoje tenho 41. Tenho desde então tratado de forma multidisciplinar esse problema. Contudo hoje tenho o diagnóstico de desgaste bilateral do côndilo. Um buco-maxilo indicou a colocação de prótese bilateral da ATM, ja outro indica uma artrocentese e fisioterapia (+ pois ja fiz muito). O que o sr acha do meu caso, resumidamente exposto? Grata pela atenção.
Géo,
A artroplastia é algo que é irreversível. Uma vez que a ATM seja alterada cirurgicamente,não tem como voltar atrás. Aliás, os pacientes que chegaram até meu consultório e já fizeram algum tipo de cirurgia no passado, são os que tem mais dificuldade de se recuperar e melhorar.
Qual seu diagnóstico?
Quais exames você fez?
Bom dia, Dr. Marcelo!
Já conversamos sobre a minha disfunção das ATM (pelo orkut) e hoje conheci seu blog. Acredito que todos com esse problema fiquem procurando – desesperadamente, algum paleativo e, principalmente, a cura para as terríveis dores, que no meu caso, têm me levado a parar nas emergências de hospitais de 15 em 15 dias.
Tendo em vista esse quadro, me foi indicada a artroplastia/artrocentese das ATMs. Porém fico muito preocupada por vários motivos: anestesia geral, o pós-procedimento, não aliviar as dores de cabeça e na cervical…enfim. Quero muito um dia poder me consultar com você para maiores esclarecimentos sobre este procedimento.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Géo