Normalmente as dores nos ombros e na cervical decorrente da ATM estão associadas à musculatura postural da cabeça que é acessória da mastigação, como por exemplo o trapézio (que sai do crânio para os ombros e coluna), o esternocleidomastoieo (do crânio para a clavícula e o esterno) e os músculos supra e infra-hioideos que participam da abertura da boca e estão direta ou indiretamente ligados à chamada cintura escapular, que é a “cintura” dos ombros.
Há um músculo em especial, que quando afetado, reflete diretamente no omoplata/escápula (aquele osso da “asa” da parte posterior do ombro) que é o músculo omohioideo que vai do omoplata até o osso hióide que está conectado com a mandíbula.
Entretanto determinar quando um problema na ATM é o responsável por dor na cervical e nos ombros não é algo muito simples de se fazer…
Uma radiografia e/ou uma ressonância cervical podem ser necessárias para checar se não há um problema na própria cervical antes de se pensar em atribuir a culpa à ATM. Nestas situações, um fisioterapêuta e um médico com experiências em cervicopatias (doenças da região cervical) podem ser grandes aliados na detecção do problema. A dificuldade maior é quando se encontra algo TAMBÉM nas ATM´s… E aí, a dúvida que aparece é definir se são dois problemas em paralelo ou se um tem relação com o outro. Nesse ponto, estudos combinados de eletromiografia e posturologia podem lançar algumas luzes sobre o caso em questão ( quem se interessar pode checar uma outra postagem que fiz clicando no marcador “postura” na nuvem de tags à direita do blog).
Em particular, o que tenho percebido é que na maior parte das vezes o paciente já possui um problema na cervical que se agrava com uma alteração da musculatura acessória da ATM (músculos do pescoço e ombros). Nesses casos, ao tratar a ATM, ocorre uma melhora da queixa ligada à cintura escapular mas que fica limitada ao tanto que a lesão cervical permitir que melhore.
Os casos envolvendo postura, dor cervical, nos ombros e ATM costumam ser bem complexos e exigem bastante de todos os profissionais envolvidos, entretanto há uma coisa que facilita o tratmento: um diagnóstico precoce!
Fique esperto!
ah!outra coisa….quando fiz o exame o técnico q é isso amigo da minha irmã disse a ela q de um lado tinha quase um dedo de afastamento(de q eu não sei)e do outro um pouco menos.Mas ao receber o laudo só dizia q não havia derrame articulares
Ah segundo o buco,nem todos os profissionais que faZem ressonância sabem diagnosticar disfunção da atm
Dr Marcelo, tenho sofrido muito com dores no pescoço,nuca,ombros e o lado esqueço do rosto até a atm fica tenso como se estivesse sendo puxado.Sinto estalo ao abrir a boca e um pouco de limitação, fiz uma ressonância e a mesma não deu nda o bucomaxilo pediu q eu fizesse novamente o exame em ssa,pois ele acredita q o resultado do laudo esteja errado,mas há uma dificuldade em eu ir a Salvador só pra refazer esse exame.Entreguei ele a dentista que me consultei especialista em disfunção da atm dr Erika e agora estou aguardando a avaliação dela,na esperança que ela refaça o laudo.Preciso muito descobrir se é isso q tem causado essas dores.De por mim passaria o dia inteiro deitada só pra não sentir dores .Ate uma tira de cabelo dói minha cabeça quando uso.Será msm q o laudo possa estar errado?
Lívia, refazer o laudo só o radiologista que o escreveu em primeira instância pode fazer.
No entanto é sim muito comum haver problemas na ATM que passem despercebidos pelo radiologista na hora de escrever o laudo. Isso acontece por uma série de razões que explico melhor aqui nessa postagem: O laudo da ressonância magnética da ATM deu que está tudo “normal”. Posso confiar?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Pode me indicar um profissional na minha região com a mesma formação em Patologia da ATM ou como faço para encontrar um?
Em que cidade você está?
Doutor, o começo de tudo foi uma tendinite, burcite, espessamento capsoligamentar, após veio a capsulite adesiva,3luxações do ombro, porém já sofria de dores horríveis na coluna lombar e cervical a anos, meu pescoço range quando olho dos lados e estrala sempre que olho para cima, pois bem: resultado ressonância da lombar 2 hernias, 3 bicos papagaio, pediculos, presença ruptura anel fibroso. “Cervical”: diminuição de espaço articular c1/c2 com herniação e esteófitos, AGORA minha fisio identificou problema de ATM e me encaminhou ao Buco. Tenho dor na articulação esquerda e quando mastigo faz barulhinho no ouvido:*BUCO: Ao exame físico apresenta desoclusão dentária na região anterior do maxilares e mal oclusão generalizada das arcadas dentárias, Ao exame radiográfico apresentando padrão sugestiva de adaptação fisiólogica.(Classe 3) Dr. Marcelo Matos esse problema de ATM veio após os demais, gostaria de saber pelo que leu, preciso fazer as cirurgias de coluna para após resolver a ATM ou o contrário, e como se chama este problema de ATM que estou passando! Envio meus votos de sucesso para o Senhor e Equipe. obrigado Doutor!
Alexsander, procura também um bom reumatologista pois pode ser que haja um problema sistêmico afetando tanto a coluna como a ATM. A depender do que esteja acontecendo o ideal é tratar ambos paralelamente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi tenho sentindo tanta dores as vezes penso que e uma doença grave de tanta dor na costela vai pro braço na palma da mao dece para cintura no quadril doi muito a omoplatas perna so do lado esquerdo se eu senta doi deitada doi de pe e orivel senti isso me ajude
olá estou visitando o site em busca de resposta que até hoje não encontrei com os profissionais da saúde. Sinto dor intensa na face direita, desce para a escapula,o pulso e também sinto dor na lombar até o coquice. jÁ FIZ REPOSIÇÃO DE COLDILO, ORTOGNÁTICA, DESVIO DE SEPTO E ADENÓIDE E AMIDALECTOMIA.A dor é de forma latejante e queima dói o tempo todo 24 horas por dia. Ah já usei aparelho, fiz tratamento miorrelaxante e nada. Faço faculdade de psicologia e também faço terapia aperto bastante os dentes não só a noite mas muitas vezes também durante o dia. um bucomaxilo disse que eu tinha nevralgia do trigêmeo e tomei carbamazepina por um tempo porém não resolveu. Agora por ultimo estou sendo encaminhada para um neuro com suspeita de hernia discal eu já não sei mais o que pensar se já viram algum caso assim me ajudem preciso de uma direção. Moro numa cidade pequena e os profissionais são limitados. Desde já agradeço Aline.
Aline, já atendi muitos casos com queixas similares, especialmente depois de terem passados por cirurgias de ATM, côndilo, etc. Em que cidade você está?
Att.,
Marcelo Matos
tenho dores em toda a região descrita e aínda vai para a escápula, para a costela e mama tudo do lado esquerdo, a dor desce pelo braço e atinge até pulso, ou seja, todo lado esquerdo, é coisa de enlouquecer. tenh ordex, nem sempre…..fico loucaas vezes melhoro com Paco ou C
Gislene, o que sentes ´´e bem parecido com o que sinto e há 13 anos,médico algum conseguiu dectar o que é. Vim aqui e achei isso..talvez seja o caminho pra descoberta,enfim….se acaso tiveste alguma resposta,por favor, contate-me!Obrigada.
Eu tb tenho igual, igual, Gislene. O que é isso??
É isso o que sinto: dores na cervical; ombro e ATM! Mas já não sei o que fazer, os profissionais que encontro parece que estão andando em circulo. Estou sentindo dores e extremamente limitada quanto aos movimentos. O que fazer? A quem buscar?
Cláudia, o principal é encontrar um profissional que possa fazer um diagnóstico diferencial entre os diferentes fatores causais das respectivas dores e, a partir daí, possa estabelecer uma relação entre os sintomas. Por exemplo: Os sintomas que você sente na ATM são realmente da própria ATM ou é um reflexo do problema cervical? Ou será o inverso, os sintomas cervicais como consequência de uma patologia da ATM? Onde que a dor nos ombros se encaixa na história? Há problemas restritos a essas regiões ou o problema é sistêmico com um comprometimento local? Enfim, há uma série de perguntas a serem respondidas para que se possa elaborar um plano de tratamento para o seu caso.
Dê uma lida nesse texto aqui que talvez posso lhe ser de alguma ajuda:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo,
Você é dentista?
Grata!
Sim.
Sou Dentista, ortodontista e ortopedista funcional dos maxilares, e sugiro que busques um colega nesta área.Removo muitas dores com um ajuste oclusal, mas dependendo do caso vai precisar de aparelho,e de um trabalho especifico para cervical, e ou postura com o um todo. Ja ouviu falar em efeito dominó? cai uma pedra…e o conjunto, assim como quando melhora, repocisiona uma e na sequencia chegará a um equilibrio funcional.
Olá, estou com uma dor entre a orelha e a mandíbula, porem ao pressionar a região não sinto dor, ela só acontece quando movimento a boca para os lados e abro e fecho. Meu dentista fez uma avaliação apenas no toque e constatou a principio que não tem nenhuma disfunção aparente na ATM, pediu pra eu aguardar mais uns dias para ver se a dor passa, já que ele acha que pode ter sido provocado por dormir de mal jeito. Faz 5 dias e a dor não passou pelo contrário acho que ta limitando cada vez mais os movimentos da boca. O que devo fazer? o que pode ser? uma inflamação na região da ATM? estalos na região foram raras as vezes que observei, e também tenho dores nos ombros quando carrego um peso, a dor as vezes é como se fosse uma pontada, mas isso só ocorre quando carrego muito peso na mochila.
Marcos, melhor procurar um profissional que tenha formação em patologia da ATM, pois é preciso investigar os teus sintomas, não esperar para ver o que acontece…
Atenciosamente,
Marcelo Matos