A inervação sensitiva e motora relacionada à ATM e oclusão é dada pelo nervo trigêmeo, cujo núcleo, que se localiza no tronco cerebral, possui conexões com os núcleos vestíbulo-cocleares, que controlam o equilíbrio e postura do corpo.
Quando ocorrem certas alterações do sistema nervoso central, os processos patológicos da ATM e os impulsos sensoriais da oclusão podem desencadear uma irritação neurológica no tronco cerebral que afeta a capacidade de se equilibrar. O paciente Antônio Mestre, que se deslocou de Portugal à Salvador, Bahia-Brasil para um refinamento de seu tratamento com o Instituto da ATM, compartilha aqui um pouco de sua experiência.
_________________
Sensory and motor innervation related to TMJ and occlusion is given by the trigeminal nerve, whose nucleus, located in the brainstem, has connections with the vestibulo-cochlear nuclei, which control the body’s balance and posture.
When there is any disturb to the central nervous system, the pathological processes of the TMJ and the sensory impulses of the occlusion can trigger a neurological irritation in the brainstem that affects the ability to maintain balance.
Antônio Mestre, who traveled from Portugal to Salvador, Bahia-Brazil to refine his treatment shares here his experience.
Bom dia..fui diagnosticada com atm, nao tenho dores e vou usar no final do mês a placa miorrelachante.. só que há uns 2 meses sinto desequilíbrio no corpo direto, nada exagerado, mas vejo que não estou no meu normal…essa sensação pode ser de atm?
Sim, pode, mas precisa ser verificada com testes específicos.
Sinto como se meu crânio, estivesse solto da minha mandíbula, é a musculatura do meu queixo é caída, sinto desequilíbrio no corpo e na coluna cervical e cabeça, pode ser DTM?
Olá Kevin. Bom, pelo que você descreve, há sim a possibilidade de ser algo além de uma mera disfunção em sua ATM. Pode ser que sua ATM esteja sofrendo ataques de alguma DOENÇA ARTICULAR (Artropatia), ou seja, pode ser que existam processos patológicos atacando sua ATM.
É importante portanto buscar um profissional com experiência em diagnóstico de Artropatias Temporomandibulares, com experiência em Patologia da ATM, para avaliar a presença destes processos patológicos, a origem do mesmo e assim elaborar um tratamento adequado que ataque a artropatia e não apenas os sintomas.