Muitas vezes um tratamento de disfunção da ATM não evolui bem e o motivo pode ser por uma infecção não diagnosticada.
Infecção bacteriana na ATM é algo já conhecido da ciência. Em 1999 o prof. Learreta, J.A. publicou um trabalho, que demonstrava a regeneração completa da ATM, vista em ressonâncias magnéticas antes e depois de tratar uma infecção por estreptococo beta hemolítico, uma bactéria relativamente comum nas infecções de garganta e que já era uma conhecida causadora de doenças articulares. Ainda no mesmo ano, Henry e colaboradores detectaram pela primeira vez a clamídia trachomatis (que é uma bactéria bem nociva para o ser humano) no tecido das ATM’s de pessoas com disfunção.
De lá para cá, inúmeros trabalhos destes e de outros autores demonstraram a presença de vários tipos de bactérias associadas a problemas nas ATM’s e o mais intrigante é que essas infecções passam despercebidas por anos, pois se tornam sub-clinicas, ou seja, produz poucos ou nenhum sintoma comuns às infecções como pus, vermelhidão e dor local.
Desta forma, uma bactéria que se fixe dentro da ATM, poderá permanecer por um longo período, anos até, provocando lesão e induzindo um processo degenerativo auto-imune. Isto é, as defesas do sistema imunológico do corpo acabam lesionando também estruturas que não deveriam ser “atacadas”.
Olá Dr. Marcelo! Por favor, me responda. Já fui em vários profissionais e cada um fala uma coisa. Estou tendo inflamações mensalmente e os sintomas variam mas sempre tem catarro amarelo e verde, e outros sintomas são dores entre a parte detrás do nariz e a garganta, dor de garganta, dificuldade de escutar de um lado, inchaço do olho direito, dificuldade de falar, cada vez é um sintoma. Na maioria das vezes consigo melhorar tomando antibiótico, mas na ultima crise melhorei tomando apenas decadron. Um otorrino do plantao que me atendeu pediu exames e disse que tenho desvio de septo e que as “carne” do meu nariz estavam muito inchadas e que preciso fazer cirurgia. Já meu dentista disse que tenho dois dentes em comunicacao com os seios da face, mas minha otorrino disse que não tem uma comunicacao aberta entre as raizes dos dentes, e disse que como minha queixa não é falta de ar e sim as inflamacoes, que ela não indica cururgia do nariz e nem tirar os dentes, ela está suspeitando de ser por causa de apertamento da mandíbula, pois ja tive bruxismo e hoje aperto os dentes e usao plaquinha nos dentes há anos, sinto pressao na cabeça, tonturas esporadicas, sensibilidade/dor ao tocar os ossos da mandibula. Esse apertamento mandibular pode estar causando essa inflamacoes no aparelho respiratorio?
Jacqueline
A situação do nariz com o desvio de septo e as “carnes muito inchadas” (creio que esteja se referindo às turbinas/cornetos nasais) podem não dar falta de ar mas ser o suficiente para tornar o nariz num meio propício para o crescimento de bactérias. Também é possível que a mandíbula esteja influenciando por meio de um mau posicionamento da língua e consequente distúrbio de deglutição.
Entretanto essas são apenas possibilidades que precisam ser investigadas.
Me siga no Instagram: @marcelomatosatm
Acesse este link também e participe do meu grupo do WhatsApp e tenha acesso a muitas informações por lá! chat.whatsapp.com/FnWysFBfjWaCQYQMZxi6Mc
Olá, dr!
Dr, distúrbio na ATM pode causar linfonodo retroaurecular? Há aproximadamente 2 anos começou a nascer um pequeno caroço nessa região, especificamente do lado esquerdo e ele vem crescendo aos poucos. A princípio ele foi diagnosticado clinicamente como um tumor de parótida, porém, na punção foi diagnosticado como linfonodo. Sinto muitos estalos e sensação de necessitar apertar os dentes, também já tive problemas dentais os quais precisei do mesmo lado extrair o último dente por motivo de fratura na raiz. E além disso tudo do mesmo lado fiz uma extração de siso o qual depois de muito tempo foi descoberto através de um rx panorâmico que havia um reto da raiz do mesmo o qual não foi retirada.
Dr.Marcelo,
Procurei um otorrino e fui diagnosticada com ATM, porém sinto dores abaixo do ouvido e minha amigdala esta irritada e e percebo que esta saindo pus mas ao engolir não sinto dores apenas fica as vezes latejando, pode ser bactéria?
Ja tomei vários antiinflamat´rios e antibióticos, agora estou usando uma placa para dormir
Boa noite! Hoje descobri um nódulo pequeno na parte da frente da minha orelha, um pouco em cima e fiquei tocando e agora doi um pouco. Gostaria de saber o que pode ser, qual médico posso procurar. Obrigada.
Talvez um médico especialista em cabeça e pescoço.
Doutor. Problemas na ATM pode causar inguas abaixo do ouvido entre a mandíbula??
Porquê sempre cresce essa ingua nesse local quando estou com dor, tomo antiinflamatorio e relaxante muscular ela vai embora. Mas e normal ela vir quando estou com dor na ATM?
Olá Dr disfunção na ATM causa linfonodo na cervical?
Não. Mas infecções na ATM, seios paranasais e outras áreas da face podem sim causar linfadenopatia.
Dr. Marcelo, estou sentindo uma pequena dor próxima ao maxilar, porém a questão é que quando eu acordo e inflo a bochecha esquerda de ar dá ouvir um barulho estranho vindo dele. Um som semelhante a secreção ou algo do tipo, aí depois que eu repito isso várias vezes, passa. Sinto como se estivesse um pouco inchado.
Marcos, o que você descreve não é disfunção da ATM… Procure um estomatologista, que é o dentista especialista em lesões bucais.
Boa tarde Dr Marcelo,
Tenho alguns dos sintomas característicos de ATM, dor de cabeça do lado direito, ombro e pescoço, tenho também a síndrome de eagle e já consultei neuro e bucomaxilar, não tenho degeneração grave mas tive várias infecções de garganta na primeira infância e adolescência. Gostaria de saber qual exame pode detectar se meu quadro pode se tratar de ATM autoimune, causada por bactérias. Obrigada!
Erika, é uma combinação entre ressonância da ATM, exames de sangue e coleta de sinais e sintomas específicos.
Recentemente postei no meu Instagram um caso onde 11 anos atrás eu observei sinais iniciais de alteração autoimune, mas nenhum exame acusou. Mantive o acompanhamento da paciente e em 2018 apareceram os primeiros exames positivos, juntamente com outros sintomas de atividade autoimune.
Isto mostra que não é apenas uma questão de exames, mas de visão integral do paciente.
Entre em contato via whatsapp:
+55 71 9 726-7171
Me siga no instagram: https://www.instagram.com/marcelofreirematos/
Dr boa noite
Eu fui diagnosticada por um buco maxilo com desvio de disco articular, tá fora do lugar.
Porém no meu caso ele disse que só cirurgia, que teria que por aparelho primeiro.
Porém eu não queria fazer cirurgia, estou com bastante dor do lado direito, tá irradiando pra bochecha e começando pegar do outro lado do rosto, as vezes sinto uma puxões no pescoço e dói a nuca também… Tava reparando o céu da boca e tá bem avermelhado com as veias bem amostra e tem uma parte bem branca no final depois dos dentes… Seria normal isso? E qual profissional o Sr me recomenda de fato? ?
Natália é importante saber porque o disco se deslocou pois, dependendo da causa, mesmo após cirurgia pode voltar a se deslocar. Também é necessário avaliar como esse problema no disco afeta (ou não) o funcionamento da musculatura da ATM, o padrão de movimento, os ciclos mastigatórios e a cervical, para saber o quanto dos sintomas que você descreve se relaciona com o problema. Paralelamente, verifique junto a um bom dentista clínico ou um especialista em estomatologia essas lesões no céu da boca.
tenho dores na mandibula dores de ouvido, e agora tambem esta doendo meu ombro e braço, e apareceu um caroço no pescoço,so do lado esquerdo, sera que pode ser problema ATM? Isso ja tem um bom tempo…
Juliana, procure um médico, talvez um neurologista, pois essas dores nos braços podem ser sinais de compressões de raiz nervosa na coluna cervical. Procure também um dentista especialista em dor orofacial para verificar as outras queixas.
Lhe escrevi há algum tempo pensando na possibilidade de ter a bacteria. Descobri que tenho sindrome de eagle mas não tenho coragem de fazer a cirurgia. As vezes qdo durmo tenho a sensação de estar engolindo um osso, tenho zumbidos nos ouvidos, dores na nuca e no final (ou começo) do meu osso do maxilar (proximo ao ouvido) é muito dolorido. será que esses sintomas todos são por causa da sindrome? Não achei um profissional por aqui (ABC) que pudesse me tirar todas essa duvidas ainda.
Dr, Marcelo
Lhe escrevi há algum tempo pensando na possibilidade de ter a bacteria. Descobri que tenho sindrome de eagle mas não tenho coragem de fazer a cirurgia. As vezes qdo durmo tenho a sensação de estar engolindo um osso, tenho zumbidos nos ouvidos, dores na nuca e no final (ou começo) do meu osso do maxilar (proximo ao ouvido) é muito dolorido. será que esses sintomas todos são por causa da sindrome? Não achei um profissional por aqui (ABC) que pudesse me tirar todas essa duvidas ainda.
Boa noite Marcelo,
então, estou à uns 4 meses com um sensação estranha na garganta, fui à um otorrino e ele disse que está tudo normal, já fui quatro vezes no otorrino. Eu to com o pescoço no lado esquerdo um pouco inchado, na parte de cima e às vezes da tipo umas pontadas. Sinto zumbidos no ouvido, e às vezes minha respiração desse lado fica tipo ” entupida ” , e quando eu abro a boca sinto estalos, poucos, mas sinto sempre. E minha ingua também está inchada. Meu siso desse lado está um pouco torto, e fica pegando na lingua, será que pode ser ATM ou o dente do siso que pode ta causando tudo isso ? Não tenho dor, é tipo uma ” torcicolo ” desse lado, mais está me assustando demais, me ajuda, por favor, já não sei mais o que fazer, não bebo, não fumo e tenho 17 anos, obrigado
Gilberto
Esses sintomas não são típicos de Disfunção da ATM não. Entretanto talvez valha a pena você se consultar com um especialista em DTM e dor orofacial.
At.te,
Marcelo Matos
Olá Gilberto. TB sinto algo parecido. Tenho ido a vários médicos e dentistas….
Doutor, esqueci de falar no comentário. Minha mandíbula fazia um barulho do lado esquerdo no abrir e fechar a boca, junto veio dor de ouvido, zumbido no ouvido, ouvido tapado, sensação de estar comendo arreia quando comia as refeições, dor na mandíbula até a boca, dor de cabeça do lado esquerdo recendo pelo pescoço as vezes dor até o ombro.
Fui na minha dentista ela me encaminho para fisioterapia, fiz duas sessão até agora melhorou até um pouco mas fica essa ingua quê falei pro senhor no outro comentário.
É normal essa ingua?
silvia porfavor responda a minha pergunta que eu irei te procurar na clinica eu quero fazer o rm por favor me responda
Sílvia, respondi no outro tópico.
Marcelo
Já tem um mês q estou sentindo uma dor muito forte do lado esquerdo próximo ao ouvido ao abrir fecha boca lucha p lado mandíbula agora a garganta inflamou do mesmo lado só do esquerdo e eu sentindo dor ainda fui dentista ela fez desgastes nos últimos dentes e falou q seria atm por eu ter mordida aberta e cruzada mais e essa infecção de garganta e causa da da ATM?
Uma infecção de garganta pode desencadear reações imunológicas que afetam as articulações, inclusive a ATM. Fez algum exame de imagem da ATM?
silvia dotor esto fazendo o meu tratamento ha cinco mes mais ainda nao tive melhora uso a placa faco fisioterapia aplicacao de butox e nada resolve a dor ainda o medico nao pasou um exame detalhado vi o seu comentario sobre a bacteria e sinto um encodo na minha garganta e me lembro que tive uma bacteria muito grave na garganta
Sílvia, algumas bactérias, inclusive algumas que costumam infectar a garganta, podem produzir uma resposta imunológica que afetam as articulações e, também, podem eventualmente produzir uma infecção direta na articulação. Por isso que você vê aqui no blog eu mencionar tanto a questão do diagnóstico, pois se houver um problema autoimune ou infeccioso, a placa, fisioterapia e botox podem não ser o suficiente ou não ser o mais indicado.
Minha sugestão é que converse com seu dentista sobre diagnóstico diferencial do seu caso para então rever o tratamento.
Att.,
Marcelo Matos
Prezado Dr. Marcelo Matos, o conheci em uma apresentação no shoping itaigara, e quem me disse pela primeira vez que tinha esse problema foi o senhor, porém permaneço com o problema cada vez pior, pois estou sem um profissional especialista que possa cuidar desse problema, e perdi o seu contato, e nesse momento o transtorno está intenso,
preciso de ajuda com a máxima urgencia, pois secreção, dores entre outros fatores estão causando inclusive possibilidade para me alimentar. Por favor me ajude e me responda. desde já agadeço atenciosamente.
Suely
Me passe seu telefone para que possamos entrar em contato com você. Você pode escrever diretamente para contato@marcelomatos.com
Att.,
Marcelo Matos
Boa, Dr. Marcelo!
Gostaria de saber se há evidência científica sobre este assunto abordado. Quais estudos chegaram a esta conclusão? Procurei na BIREME e não encontrei nada a respeit. O sr. poderia me encaminhar estes estudos?
Obrigada, Martina.
Interessante, Martina, você deve ter feito alguma coisa errada na sua pesquisa, pois em uma busca rápida na Bireme, encontrei todos esses artigos abaixo:
BVS – Literatura Científico-Técnica
Evaluation of the oral flora in 150 patients suffering from chronic craniofacial pain: a retrospective study.
Autor(es) Shankland WE
Fonte Cranio;28(2): 97-104, 2010 Apr.
Borrelia burgdorferi–a potentially aetiological factor in TMJ disorders? Preliminary report.
Autor(es) Wanyura H; Wagner T; Samolczyk-Wanyura D
Fonte J Craniomaxillofac Surg;36(1): 28-33, 2008 Jan.
A murine model for septic arthritis of the temporomandibular joint.
Autor(es) Cai XY; Yang C; Zhang ZY; Qiu WL; Ha Q; Zhu M
Fonte J Oral Maxillofac Surg;66(5): 864-9, 2008 May.
Hematogenous infection of the human temporomandibular joint.
Autor(es) Jeon HS; Hong SP; Cho BO; Mulyukin A; Choi JY; Kim SG
Fonte Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod;99(2): E11-7, 2005 Feb.
Frequency of chlamydial antibodies in patients with internal derangement of the temporomandibular joint.
Autor(es) Henry CH; Pitta MC; Wolford LM
Fonte Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod;91(3): 287-92, 2001 Mar.
Bacterial diversity in synovial fluids of patients with TMD determined by cloning and sequencing analysis of the 16S ribosomal RNA gene.
Autor(es) Sun W; Dong L; Kaneyama K; Takegami T; Segami N
Fonte Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod;105(5): 566-71, 2008 May.
The presence of bacteria in the synovial fluid of the temporomandibular joint and clinical significance: preliminary study.
Autor(es) Kim SJ; Park YH; Hong SP; Cho BO; Park JW; Kim SG
Fonte J Oral Maxillofac Surg;61(10): 1156-61, 2003 Oct.
[A clinical study on septic arthritis of temporomandibular joint: culture and identification of pathogenic bacteria].
Autor(es) Cai XY; Yang C; Zhang ZY; Qiu WL; Ha Q; Wang XD
Fonte Shanghai Kou Qiang Yi Xue;12(1): 51-4, 2003 Feb.
[A clinical study on septic arthritis of temporomandibular joint: characteristics and diagnosis].
Autor(es) Cai XY; Yang C; Zhang ZY; Qiu WL; Ha Q; Wang XD
Fonte Shanghai Kou Qiang Yi Xue;12(1): 54-7, 2003 Feb.
Analysis of human leukocyte antigens in patients with internal derangement of the temporomandibular joint.
Autor(es) Henry CH; Nikaein A; Wolford LM
Fonte J Oral Maxillofac Surg;60(7): 778-83, 2002 Jul.
Reactive arthritis: preliminary microbiologic analysis of the human temporomandibular joint.
Autor(es) Henry CH; Hughes CV; Gérard HC; Hudson AP; Wolford LM
Fonte J Oral Maxillofac Surg;58(10): 1137-42; discussion 1143-4, 2000 Oct.
Experimental induction of rheumatoid arthritis in temporomandibular joint of the guinea pig: a clinical and radiographic study.
Autor(es) al-Mobireek AF; Darwazeh AM; Hassanin MB
Fonte Dentomaxillofac Radiol;29(5): 286-90, 2000 Sep.
E se você pesquisar na Pubmed encontrará ainda muitos outros…
Att.,
Marcelo Matos
P.S.: Você é dentista?
Dr. Marcelo, há 1 ano fiz cirurgia da Atm e ortognática, mas sinto muitas dores musculares, a impressão que tenho é que um osso está em atrito com o outro. Não sei mais o que fazer, meu médico disse que é dor muscular, mas os remédios não fazem efeito. Por favor me esclareça no que devo fazer.
Lucinei, sobre a dor muscular, dê uma lida nesse tópico aqui: DTM muscular vs articular
Quanto ao que fazer, a coisa é um pouco mais complicada. Primeiro é preciso partir de princípios diferentes dos que você tem sido tratados até agora. Por exemplo: se as dores ocorrerem por haver um funcionamento muscular inapropriado, dificilmente a medicação irá resolver, porque remédios simplesmente não corrigem esse tipo de coisa.
O ponto de partida é descobrir o porquê dos músculos estarem doendo e, a partir daí, elaborar um planejamento específico para reverter ou minimzar a situação, mas entenda que ainda assim, eventualmente, algumas dores musculares podem ser bem difíceis de tratar.
Atualmente existem recursos na odontologia para investigar o estado de saúde atual de suas ATM´s, verificar quais estruturas estão danificadas, como isso se relaciona com a cirurgia que foi feita e como essas características afetam o funcionamento dos ciclos mastigatórios e o sinergismo muscular. Com isso, é possível estabelecer um diagnóstico diferencial de sua dor muscular e, com um pouco de sorte, estabelecer um tratamento que lhe traga realmente mais conforto.
Sugiro procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Faz 4 anos que pesquiso algo na egião da boca/pescoço. Já passei por + de 15 especialidades ´(médicos) diferentes e um buco (ressonancia/raio X e tomo). Tudo começou com uma pequena ferida no ceu da boca. Foi feito biopsia e não de nada grave.Ficou uma ingua no pescoço, que me incomoda para engolir, as vezes dói e junto vieram dores na cabeça (próximo a nuca), dores no pescoço, zumbido no ouvido, pontadas no ouvido e as vezes até dor na lingua (bem no fundo). Lendo essse artigo, fiquei animada. pode indicar alguém em SP? Acha que pode ser infecção bacteriana? Se for, como se trata?
Regina
Infelizmente não conheço a quem possa indicar aí em SP.
Quanto à questão bacteriana, sua descrição não se assemelha a uma típica infecção dasATM´s não, no entanto talvez valha a pena investigar isso também. Outra coisa importante é fazer uma avaliação médica em busca de problemas sistêmicos que possam dar esse tipo de lesão na boca. Um dentista estomatologista talvez possa lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Que tipo de exame é feito para detectar se uma pessoa tem estas bactérias na atm, já que esta infecção produz poucos ou nenhum sintoma comuns às infecções como pus, vermelhidão e dor local?
Márcia
Isso é tema para uma conferência inteira, não daria para ser discutido aqui em detalhes, mas de uma maneira resumida, vai depender do tipo de bactéria que se pretende pesquisar e de vários outros fatores. Algumas por exemplo, podem ser detectadas no líquido sinovial via punção articular com posterior análise (cultura, PCR, etc), em outras situações, apenas uma combinação de evidências clínicas, sorológicas e por imagem, somados à experiência do profissional com base em outros casos tratados, é que permitirão fechar o diagnóstico, da mesma forma que ocorre na área médica.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
Como posso descobrir se tenho este tipo de infecção bacteriana na atm? Desde que arranquei um siso (que estava incluso e muito perto do nervo) há 3 anos atrás sinto dores fortíssimas não só na atm mas na cabeça também e no pescoço e no ouvido. Na época que arranquei o siso deu problema, fiquei mais de 2 meses tomando remédios e a dor não parava. Então resolveram abrir e fazer uma limpeza no local e realmente o tecido estava alterado (foi o que o dentista me disse) e estava infeccionado. Só que depois da limpeza a dor deu uma trégua mas depois voltou. E passei a ter crises quase diárias de dor de cabeça (e outras dores também com ouvido, garganta etc. só que para mim a pior era a dor de cabeça). Fiquei com alergia a dipirona de tanto tomar novalgina, dorflex e outros tipos de remédios pra dor. Depois passei pra parecetamol, dorilax, etc, mas nada adiantava. Então descobri que o predsin me tirava da crise e tomei predisin por muitos meses. Mas depois porcurei um especialista em dor orofacial e ele me passou cloridrato de amitriptilina, que eu toma há quase um ano. A amitriptilina fez com que as crises tivessem um espaço maior, mas continuo tendo crises e aí tenho que tomar tandrilax e dramin além da amitriptilina. Recentemente um exame demonstrou que tem algo estranho no lugar onde extraí o siso. Um dentista achou que poderia ser um resto de raiz, mas o dentista que arrancou meu dente disse que não deixou raiz nenhuma, que deve ser um remédio que ele colocou lá e que se solidificou. Um outro exame também revelou artrite nas atms. Bom, desculpe este texto enorme, mas é que fiquei pensando se não pode ter acontecido de eu ter esta tal bactéria até hoje.
grata
Lilian, creio que sejam dois problemas distintos: um na ATM e outro no siso.
Quanto ao problema na ATM, sugiro que você leia este texto aqui:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, dr!
Dr, distúrbio na ATM pode causar linfonodo retroaurecular? Há aproximadamente 2 anos começou a nascer um pequeno caroço nessa região, especificamente do lado esquerdo e ele vem crescendo aos poucos. A princípio ele foi diagnosticado clinicamente como um tumor de parótida, porém, na punção foi diagnosticado como linfonodo. Sinto muitos estalos e sensação de necessitar apertar os dentes, também já tive problemas dentais os quais precisei do mesmo lado extrair o último dente por motivo de fratura na raiz.