Nos tópicos anteriores, abordei uma das cirurgias mais conhecidas, mas que não é própria da ATM. Nesta continuação da série, o tema é a cirurgia para reposicionamento dos discos.
Na prática, a técnica consiste em fixar o disco no côndilo utilizando âncoras, na expectativa de que ele permaneça no lugar correto. Mas qual o grande problema deste tipo de cirurgia? A recidiva. Com freqüência o disco volta a se deslocar e a cirurgia falha. Por quê? Principalmente por causa da falta de um diagnóstico. Um disco não se desloca por vontade própria, nem por obra do acaso, mas sim por conta de alguma patologia que precisa se corretamente diagnosticada.
Se considerarmos o exemplo que já citei em outras postagens (o caso do deslocamento de disco associado a infecção bacteriana fica fácil entender que colocar o disco a força, fixado no côndilo, e não resolver o problema bacteriano associado, esse disco voltará a ter problema.
Além disso, as âncoras não funcionam exatamente igual aos ligamentos originais e portanto o funcionamento não é o mesmo de um disco saudável. Logo alterações histoquímicas do tecido do disco começam a acontecer levando muitas vezes a um processo degenerativo.
Isso explica a grande recidiva de problemas em pacientes operados para reposicionamento de discos.
Em particular, nunca recomendo cirurgia para reposicionamento de disco. Uma abordagem neurofisiológica do problema é normalmente o suficiente para obter bons resultados.
Em contra-partida, os casos mais difíceis que tenho visto, de se restabelecer um funcionamento saudável do sistema mastigatório, são os que já passaram por cirurgia da ATM, especialmente aqueles em que os discos são posicionados com âncoras metálicas.
Nestes casos, infelizmente nem sempre é possível voltar a uma situação 100% saudável, embora seja possível obter uma melhora que será sempre limitada pelas alterações que se seguiram à cirurgia.
Boa Tarde! Você tem algum profissional em São Paulo para indicar?
Fui em dois buco maxilos, o primeiro me indicou a cirurgia de artroscopia, e o segundo a cirurgia de artroplastia.
Me explicaram que tenho liquido inflamado entre as articulações. Lado direito com subluxação do disco articular com recaptura em boca aberta, e do lado esquerdo luxação anterior com discreto desvio medial do disco articular sem recaptura com a boca aberta.
Não cheguei a fazer nenhum tratamento para o problema. Tenho estalos e dores de cabeça leve todos os dias, e dores ao pressionar a articulação e musculatura oro-facial.
Gostaria de uma terceira opinião sobre o caso.
Olá Natália , sou Marlene do Portal de Patologia da ATM com DR Marcelo e outros. Sobre cirurgia da ATM nós do portal patologia da ATM , temos algumas informações que podem te ajudar .Sobre artroplastia o Dr Marcelo escreveu um excelente texto sobre essa cirurgia e suas indicações. Leia o texto abaixo :
http://www.patologiadaatm.com.br/artroplastia-da-atm/
E sobre artroscopia temos outro excelente texto do Dr Ivson falando sobre os riscos e indicações dessa cirurgia :
http://www.patologiadaatm.com.br/artroscopia-da-atm-tratamento-diagnostico-dtm/
Sobre os seus sintomas , somente pelo que você escreveu não é possível saber a causa do problema e muito menos falar sobre tratamento.
Em geral , casos de inflamação podem ser causadas por uma infecção bacteriana ou doenças auto-imunes por exemplo. Por isto, é fundamental o diagnóstico para se identificar exatamente qual é a causa do problema.
Atualmente atendo no Estado de São Paulo. Se tiver dúvidas pode me contactar aqui pelo portal ou pelo meu e-mail : marlene@patologiadaatm.com.br
Boa noite Dr. Gostaria de sua opinião e ajuda, tenho bruxismo a 15 anos mas está ficando cada vez mais difícil, estou sem qualidade de vida todo dia com muita dor de cabeça, no rosto, pescoço e ombros. Uso a placa todas as noites e mesmo assim quebrei dente. Tomei durante dois anos Lyrica e Cimbalta, mas a melhora foi pequena comparada aos efeitos dos medicamentos então parei. faço RPG, Pilates, terapia, acupuntura ou seja tudo que é possível! Gostaria de saber sua opinião a respeito do botox para o bruxismo, e se o Sr. Indica algum especialista em Belém ou senão em São Paulo. sei que o bruxismo não tem cura, mas viver com dor e sem qualidade de vida é desesperador! Obrigada Lorena Felipe
Lorena, te escrevi por e-mail!
atenciosamente,
Marcelo Matos
oi doutor meu nome e camila eu tenho 23 anos e eu fiz 1 cirurgia de hérnia quando eu era pequena eu nem lembro mais como foi isso e agora eu estou tendo problemas com isso há 3 dias eu venho sentindo dores no local da cirurgia isso m da febre e acompanhada de dor nas costas e isso não e a primeira vez não já aconteceu outras vezes hoje eu fui ao medico e ele disse q e por que o meu trabalho e muito duro para 1 mulher da minha idade e ele me deu 2 injeções para aliviar a dor e ele conseguiu me ajude eu preciso acabar com isso por que isso não e normal
Camila, eu não entendi bem… Sua cirurgia foi na ATM???
Olá ,
Eu tenho 18 anos e ano passado comecei a ter estalos quando abria e fechava a boca, e de repente começou a tremer diariamente, sempre ao juntar os dentes eu sinto isso muito forte,
Fui em um dentista ele me deu a placa, e disse que isso sai com o tempo.
O que eu tenho que fazer?
Obrigada, e aguardo retorno.
Fernanda
Sugiro procurar outro dentista…
At.te,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, como vai o Sr?
Bom, há 02 semanas estou com o maxilar inferior tremendo constantemente. Quando cerro os dentes, lembra aquele movimento de bater o queixo quando sente-se frio. O tremor diminui e aumenta no decorrer do dia, embora não pare. Além do mais, sinto uma pressão, ou incômodo(tenso) no maxilar..um pouco abaixo da orelha e entre o nariz e a boca.
Quando comento, alguém sempre diz que é estresse…Na sua opinião, o que poderia ser..?
Att. Pedro
VOCE ACHA QUE O DIPROSPAN PODE AJUDAR A MELHORAR A INFLAMAÇÃO DA ATM?
OBRIGADA.
Tania, depende do que causou a inflamação… Uma inflamação de origem biomecânica, autoimune ou traumática o corticóide pode ajudar, mas se for infecciosa pode piorar. O melhor é fazer uma avaliação com um profissional treinado e evitar tomar medicação por conta própria.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr° MArcelo,
Meu nome é Mirella Lopes, fiz uma cirurgia ortognática de buco-maxilo a um ano. O resultado não foi alcançado. Por isso vou fazer novamente a cirurgia de buco-maxilo e no mesmo dia farei outra para reposicionamento dos discos da atm. É indicado fazer esses três procedimentos no mesmo dia? Estou preocupada com o pós-operatório no que diz respeito às sessões de fisioterapia, existe algum risco pelo fato de fazer os três procedimentos juntos?
Att,
Mirella
Mirella
Essa é uma abordagem que se tornou popular nos últimos anos, mas eu tenho visto muitos problemas. Constantemente recebo pacientes que passaram pela ortognática combinada com discopexia (o reposicionamento com a ancoragem dos discos articulares) que evoluem com mais lesão na ATM e recidiva do retrognatismo (suponho que seu caso seja de classe II, ou seja, com o queixo recuado, correto?).
O que acontece é que a ATM precisa ser tratada antes, de forma não-cirúrgica até ter a saúde restabelecida e só depois pensar em ortognática SE AINDA FOR NECESSÁRIO, pois muitas vezes deixa de ser.
Att.,
Marcelo Matos
Eu fiz uma cirurgia de atm ano passado em agosto e este ano tive muitas dores de cabeça e meu medico buco-maxilo solicitou uma ressonancia magnetica e o resultado foi o seguinte: meu disco está deslocado e é preciso fazer mais uma cirurgia. Eu gostaria de saber o por que deste ocorrido e é necessario fazer outra cirurgia? a culpa foi dos profissionais? e como é feita esta cirurgia?
Gabriela, cirurgias de um baixo índice de sucesso e evidência científica limitada…
Drº Marcelo,
Gostaria muito de fazer um contato com esse Drº Paulo, pois sinceramente estou esgotada e já não suporto mesmo esses tratamentos lentos e longos. Tenho uma vida pra viver e que a dois anos estou sendo privada. Resido no Rio de Janeiro e vi que ele atende em São paulo. Se não for muito incomodo, pois vi que o senhor não é muito favorável ao método de tratamento, pode pedir pra ele comentar o meu caso e perguntar se ele pode me enviar um email pra contato?
Desde já agradeço e boa noite.
Att,
Adriana Matos
Adriana
Fique à vontade, o e-mail dele é: pauloaalmeida@gmail.com
Att.,
Marcelo Matos
Bem, Meu nome é Adriana e eu estou desesperada… Tenho dores insuportáveis orofacial que se irradia para minha calota craniana, a priore recebi um diagnóstico de DTM e uma prescrição de fisioterapia, calor, gelo, massagem, placa rígida para noite e resiliente para o dia. Tenho mordida cruzada, dificuldade de abertura da mandíbula ( dois dedos). A medicação tramal de 100mg 2x por dia e anseolítico, após alguns meses de tratamento recebi outro diagnóstico, meu problema é bruxismo ( paradisfunção diurna e noturna) a prescrição continuou a mesma só a medicação que mudou. Fiz aplicação do Botox para o bruxismo, porém sem sucesso, minhas dores voltaram depois de 10 dias e com ima intensidade absurda… a medicação foi trocada para tramal de 100mg 2x por dia, miosan 2x por dia, bromazepam de 3mg 3x por dia… Essa medicação me deixa sem concentração, a dor me deixa irritada e não encontro posição pra dormir devido ao incomodo da mandíbula. Sou professora já perdi dois empregos por esse problema e não vejo solução. Estou fazendo 100% de esforço, pois sei que só existe 1% de esperança e é nesse 1% que eu te pergunto: Esse problema existe cura? Existe cirurgia para isso? Me ajuda!
Adriana
Se você fizer essa pergunta a um cirurgião, é bem provável que escute uma resposta afirmativa. Mas a pergunta é: se for feita uma cirurgia e não resolver que outra opção haverá?
Bom, se isso acontecer, você basicamente fica sem opções ou, no mínimo, com outras opções cirúrgicas e igualmente irreversíveis. Recentemente tive uma grande discussão com um cirurgião bucomaxilofacial por conta desse tipo de abordagem, dê uma olhada aqui: debate sobre cirurgia
O outro lado da moeda é que você ainda não esgotou todos os recursos não-cirúrgicos de tratamento, pois existe tratamento diferente desse que você está fazendo. Em que cidade você está?
Att.,
Marcelo Matos
Estou no Rio de janeiro… Minha maior preocupação é com o bem estar dos meus filhos, pois o tempo está passando e eu não estou dando conta do recado devido a dor que sinto. Preciso de algo que me faça voltar as minhas atividades normais.
Obrigada pela atenção.
Adriana
Olá Dr. Marcelo,
Meu nome é Kariny tenho 25 anos e estou muito preocupada/ apavorada, dês de 2008 que venho tentando vários tratamentos e nada resolve já usei placas de acrílico, aparelho ortodontico, fui com fisioterapeutas, fono, acupuntura e nada resolveu!
Em fevereiro desse ano fiz uma ressonância magnética onde dizia( deslocamento anterior com redução evidenciado do lado esquerdo e deslocamento anterior sem redução evidenciado do lado direito) o dentista que estava me tratando que é Bucomaxilo disse que pra resolver meu problema só fazendo uma artroscopia eu fiz dr. E foi a pior coisa que me aconteceu desde então não como direito, dói muito pra mastigar, n consigo abrir a boca direito dói muito.
Esse mês de junho fiz outra ressonância a qual conclui ( Sinais de remodelação óssea dos côndilos mandibulares, disfunção da bilateral das atms com deslocamento anterior do disco articular sem redução em máxima abertura bucal, e sinais de efusão articular derrame intra- articular).
Fiquei pior depois de fazer essa tal de artroscopia.
Me diga Dr. Pro meu quadro clinico seria o caso de fazer a cirurgia pra deslocamento de disco??
Fui em outro profissional que me disse que teria que fazer a cirurgia pra colocar o disco no lugar. O senhor concorda?
Não sei mais o que fazer e nem quem procurar, sou de Belém/Pa, teria alguma referencia aqui?
Segundo permissão do Dr. Marcelo vou comentar sobre seu caso Kariny.
Primeiramente vou me apresentar.
Meu nome é Paulo e sou Cirurgião Bucomaxilofacial e trabalho e resido em São Paulo.
Fica muito difícil dar uma opinião segura sobre seu caso sem te examinar. Existem muitas técnicas diferentes de artroscopia.
Sinceramente eu nunca vi um caso que tenha piorado o quadro clínico do paciente.
Mas oque de fato importa agora e como podemos te ajudar.
Olha tenho um indicação de um profissional de extrema competencia e que trabalha ai em Belém/Pa.
ai vai o site do Dr.
http://www.drthiers.com/
Espero ter ajudado
Dr. estou um pouco preocupada… Descobri a alguns anos que tenho um estreitamento na garganta ( atraves de uma TC), apneias, falta de ar e possivelmente esteja relacionado tmb um pneumotorax ha 15 anos que não descobriram a causa….
Enfim, sou classe II, hiper classe II, só em abaixar a cabeça um pouquinho já não consigo respirar… Sinto muitas dores em diversos lugares… Estava tudo certo para a ortognatica, mas na Ressonancia viram que “provavelmente” devido ao meu esforço para compensar meu problema, ou uma artrite (que é hereditario na minha familia), enfim, um desgaste muito severo (acusou no laudo da ressonancia), o meu medico me mostrou uma atm saudavel e a minha, e realmente estava bem fina a minha…
Enfim, ele disse com todas as letras, que pode me operar sem colocar as proteses nas ATM’s…. só que vão avançar um pouco mais que 2cm, parece pouco, mas para os medicos isso é muitooo… e vai exigir muito das articulações e provavelmente elas não vao aguentar e pode voltar tudo ao que era antes ou até piorar….
Ou eu coloco as proteses junto com a ortognatica…
Ouvir dizer que as proteses dao muito errado, que muitas vezes piora o caso…. estou com medo, nervosa, ansiosa…
Não durmo há anos, minhas crises de apneia tem sido cada vez maiores, falta de ar que doi as costas, peito, dores musculares no peito, costas, pescoço que radiam para o braço, cabeça doi demais, ouvido até os olhos vem doendo, muita tontura e aperto muito os dentes quando durmo, as vezes acordo com dores fortes perto do ouvido e não consigo dormir mais de tanto que elas doem…..
Me tire essas duvidas…. Moro em Brasilia DF, e estou desesperada….
As proteses estão sendo confeccionadas sob medida nos EUA, são TMJ Concepts… 110.000,00 cada uma, fora os parafusos das proteses, uns 900,00 cada…. é muita grana para ser jogada fora, principalmente minha saude….
Michele, desculpe não ter respondido antes. Eu não tinha visto sua mensagem que ficam no spam do blog…
Você já operou? Como está?
At.te,
Marcelo Matos
Com a artrocentese é possivel por o disco articular no lugar?
Andreza
Não. A artrocentese apenas lava a articulação e, às vezes, pode até fazer os estalos desaparecerem, mas isso não significa que o disco tenha voltado ao lugar. Na verdade é mais provável o contrário, pois uma das técnicas mais comuns de artrocentese é quando é feita sob anestesia geral e, durante o procedimento, o cirurgião manipula vigorosamente a mandíbula. Nessas circunstâncias o mais comum é que aumentem os danos internos da ATM que, por perder boa parte dos ligamentos e demais estruturas sensíveis, deixa (em parte) de doer e muitas pessoas se creem “curadas”. Via de regra essa melhora de sintomas é temporária.
Ainda assim, esse procedimento pode ser válido em algumas circunstâncias como na presença de adesões e fibroses complicadas, mas é prejudicial a longo prazo para a maioria das demais situações.
A artrocentese também pode ser feita manipulações suaves, sem manipulação e/ou com infiltração de substâncias como corticóides e ácido hialurônico. Essas opções são normalmente menos agressivas e mais úteis, embora esta última tenha sido recentemente proibida pelo conselho de odontologia.
Mas o ponto é, se alguém lhe contou que a artrocentese recoloca o disco no lugar, basta você pedir que façam ressonância magnética antes e depois do procedimento para tirar a dúvida. Depois volta aqui para postar…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Noite,
A pouco tempo descobri que estou com desgaste na ATM, procurei um ortodontista e o mesmo me indicou o uso da placa para bruxismo por que aperto os dentes e só me dei conta disto agora quando as dores de cabeça aumentaram, tonturas, zumbido e dificuldades de abrir e fechar a boca logo quando acordo, que é o momento do dia que mais sinto dores na mandíbula. Também tenho o desalinhamento dos dentes por falta de um dente. Gostaria de saber se somete a placa resolve ou se precisaria colocar aparelho nos dentes para realinhar e futuramente colocar implante onde falta o dente. com o passar do tempo melhora ou piora o desgaste.Quando saber se é o caso de cirurgia?
Elisângela, você perguntou: “Gostaria de saber se somete a placa resolve ou se precisaria colocar aparelho nos dentes (…)”
Para a placa “resolver” depende de algumas coisas como por exemplo se a forma como a placa foi construída promove uma posição mandibular mais saudável para a ATM em termos neurológicos, se faz com que a musculatura funcione melhor e se a mastigação ocorre da maneira correta. Para isso é preciso que hajam formas de testar e medir o efeito da placa de maneira individual. Dê uma lida aqui: plaquinha resolve? Tenha em mente que existem placas e placas e nem todas atendem às necessidades…
Você perguntou: ” (…)com o passar do tempo melhora ou piora o desgaste (…)?”
Isso vai depender do diagnóstico. O que produziu o desgaste? Um problema mecânico? Se sim, e a placa atende os requisitos que mencionei, pode haver melhora do “desgaste” ósseo. Já se o desgaste é de origem numa doença reumática ou em um componente auto-imunológico, todos os tratamentos terá seu efeito limitado. Por isso que aqui no blog, eu insisto tanto na questão do diagnóstico.
Para saber se é caso de cirurgia é preciso que o problema seja causado por uma das condições abaixo:
1. Tumores;
2. Fraturas cominutivas (como as que ocorrem em acidentes graves);
4. Anquilose, que é quando um ossos da articulação emenda no outro perdendo o movimento.
Fora essas questões acima, as cirurgias possuem indicações muito restritas e sempre como procedimento auxiliar. Achar que a cirurgia irá resolver como procedimento principal é se arriscar a agravar o quadro.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo,
Sofro com a ATM desde que tinha dez anos,ja usei varios tipos de aparelho inclusive usei um aparelho por dois anos que segurava o meu queixo,tenho muitas dores de cabeça e nos ouvidos,e zumbidos também.Procurei um especealista faz um mês e ele me disse que eu sempre tratei da minha ATM de forma errada,e que isso fez com que formasse um cisto entre as articulaçães,e que o meu caso é cirurgico,fora o desvio na coluna que eu estou devido a ATM,e relacionou ate mesmo as tonturas que tenho,só que eu estou com medo de operar,gostaria de saber se tem algum outro tratamento e não a cirurgia.
Obrigada.
Abraços.
Cecília.
Ana Cecília
Pode até haver outro tratamento, para para te responder isso eu precisaria avaliar o teu caso pessoalmente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi, sinto fortes dores no pescoço e no ouvido,gostaria de saber se posso considerar que tenho dtm ? e qual seria o tratamento adequado?
Eliude
Ao invés de você “considerar” isso, procure um dentista especialista em DTM e dor orofacial para te DIAGNOSTICAR.
Att.,
Marcelo Matos
ola,
faz uns 3 meses, que minha mandibula esta tremendo, toda fez que eu falo ela treme. oq poderia ser::
qual profissional poderia me ajudar:: fonoaudiologa::: fisioo::
aguardo resposta
obrigada
Joyce
Primeiro é preciso saber porque ela treme e há distintas razões para isso, depois vem o tratamento. Sugiro que primeiro procure um dentista especialista em dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola ,Boa Noite, tenho 25 anos,Gostaria de saber informações ,pois desde de 2006 sofro da atm, desgate no queixo,fiz o tratamento ate cirurgia no queixo,e nada tenha resolvido, fiz tomografia e não deu nada , o prolbema e o osteofitos .falo pro medico ele diz nada, usei placa e uso aparelho ,e continua doendo,e desde o dia que ele estralou depois da cirurgia passou a doer ouvido ,dor de cabeça tonteira,zumbido e doe atras do ouvido,e da ingua debaixo do queixo ,mesmo antes da cirurgia ,e a ingua doe,isso e normal,gostaria de informação, no mais muito obrigada.
Junia
è estranho ter osteófitos na ATM e não aparecer nada na tomografia se é justamente na tomografia que se avalia este tipo de coisa…
Seja como for, o ponto importante é descobrir o que exatamente está acontecendo com as ATM´s e se justificam os seus sintomas. A partir daí, dá para estabelecer um tratamento que seja adequado… Sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
aracaju 2010
Prezado Dr Macelo Matos!(parabens pelo site e obrigado pelo espaço)
Pois é assim que eu sonho colocar o meu implante do disco articualar direito depois de um truama que sofri!!!Gloria a Deus. Pois só ele é capaz da dar sabedoria e inteligencia!
Acredito quando se fosse fazer qualquer cirurgia para implante ou realiamento do disco articular devia se fazer com dois cortes (um vertical e outro horizontal)vertical para o disco articular e o horizontal (condilotomia)para descida do queixo (separação do côndilo)
separando parte da mandibula e cõndilo do disco articular ficando sem pressão….tenho isso em desenho AUTO card .Eu fiz em rato e deu certo!
Doutor o que estão fazendo com paciente de DTM é um absurdo veja o fizeram comigo:
Me aconselharam uma condilosplatia e artorplastia não aceitei fazer(pq se tivesse feito estava a leijado hj) então fiz a opção pela condilotmia bilateral e uma cirurgia mais simples e mesmo assim fique com o queixo e metade dos labios direito dormente….. Me aconselhram artrocentesse 3 (três)e me aplicaram DISPROPAN remedio que se aplica em atletas nas articulações grande do corpo.Fique com problema passei uns dias vendo tudo de cabeça e quase ia me f>>>>>==
Doutor é correto esse tipo de medicamento aplicar na base do celebro?
numa area tão cheia de ramifições desconhecidas?De onde vem essas teorias e que pode levar a morte do paciente?
Eu tenho direito de questionar na justiça o tipo de TRATAMENTO que eu foi submetido (DISPROPAN)para artrocentesse?Essas teorias de tratamento quem as forma?: É as faculdades vem de fora USA ou é de autoria dos proprios medico?
Pq o Conselho Federal de odontologia não limita a ação desses profissionais que estão fazendo condiloplastia aleijando as pessoas como eu visto na net.
QUERO TERMINAR SUGERINDO QUE POSSAMOS TER UMA ASSOCIAÇÃO PARA COMPARTILHAR DE NOSSAS DORES QUE OS MEDICOS DIZEM SER PISICOSOMATICA E NÃO É!
Observações Positivas:Depois de mUitas dores remedios Psiquiatricos foi diagnosticado como depressivo esquizofrenico com transtorno bipolar ate hormonios de crecimento tomei cada caixa com 8 capsula R$ 800,00 que vinha dos USA …fisoterapia acumpultura…e até maconha para diminuir as dores e PODER dormir….uma cirurgia de condilotomia bilateral e 3 três artrocentesse com DISPROPAN.
hOJE DESCOBRI QUE 3 GOTAS DO MEU PROPRIO SANGUE NA ATM (HEMOTERAPIA ) NE FAZ SENTIR MUITO MELHOR E AS DORES QUE SENTIA PELO CORPO TODO DIMINUI TOMANDO NATURAL LIFE.TIREI TODOS OS REMEDIOS CONTROLADOS MAS NÃO DESCARTEI O MEU IMPLANTE..
Deus fique com todos !
Atenciosamente:
Roger barbosa rocha
Roger,
Você escreveu:
“Acredito quando se fosse fazer qualquer cirurgia para implante ou realiamento do disco articular devia se fazer com dois cortes (um vertical e outro horizontal)vertical para o disco articular e o horizontal (condilotomia)para descida do queixo (separação do côndilo)
separando parte da mandibula e cõndilo do disco articular ficando sem pressão….tenho isso em desenho AUTO card .Eu fiz em rato e deu certo!”
Você é cirurgião? Fez em um rato e deu certo? É isso que você acha que deveria ser feito com você?
“Me aconselharam uma condilosplatia e artorplastia não aceitei fazer(pq se tivesse feito estava a leijado hj) então fiz a opção pela condilotmia bilateral e uma cirurgia mais simples e mesmo assim fique com o queixo e metade dos labios direito dormente…..”
Leia este Consenso Brasileiro em DTM e Dor Orofacial publicado este ano aqui no Brasil: http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n3/14.pdf
“Doutor é correto esse tipo de medicamento aplicar na base do celebro?”
De onde você tirou essa idéia? Pela sua descrição, imagino que o que o entista tenha feito, talvez tenha sido uma infiltração na ATM com essa medicação e não na base do cérebro! Em cérebro só quem atua é o neurocirurgião. Quanto ao uso de corticoide na artrocentese, há certas linhas de trabalho que adotam essa técnica. Eu, em particular, não a utilizo. Quanto a essa medicação, o Diprospan, ele pode ser usado em outras situações relacionada aos tratamentos das disfunções da ATM.
“(…) numa area tão cheia de ramifições desconhecidas?”
Cheio de ramificações desconhecidas??? Não é bem assim… Certamente há uma variação anatômica entre as pessoas, mas é por haver um padrão anatômico humano, que nós profissionais estudamos ANATOMIA na faculdade. A artrocentese em sí é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo quando comparado com as demais modalidades de cirurgia maxilo facial.
“De onde vem essas teorias e que pode levar a morte do paciente?”
Isso é válido para qualquer procedimento na área de saúde… Uma pessoa pode falecer em uma simples extração de dente, num tratamento de cirurgia plástica ou mesmo ao atravessar a rua, enquanto outra pode sobreviver a uma cirurgia complexa e de alto risco ou sobreviver a um grave acidente de automóvel. Se você está vivo, existe o risco de morrer.
Uma simples anestesia usada em um tratamento de canal, por exemplo, pode gerar uma reação alérgica grave… Por haver essas responsabilidades é que o profissional de saúde precisa estudar muito, fazer treinamentos, pós-graduações, especializações dentre outras coisas e é por este motivo que os tratamentos da odontologia não podem ser muito barato. Na próxima vez que achar um dentista caro, pense em quanta responsabilidade ele tem apenas em te atender…
“Eu tenho direito de questionar na justiça o tipo de TRATAMENTO que eu foi submetido (DISPROPAN)para artrocentesse?”
Sim, tem o direito de questionar. Mas me responda uma coisa, você foi entrando no consultório e o dentista foi lhe fazendo uma artrocentese, ou ele fez um diagnóstico, estudou o caso e chegou à conclusão que uma artrocentese poderia lhe ajudar? Eu, como não participei do seu caso, não sei o que ocorreu. Mas lembre-se, da mesma forma que você pode questionar, você pode ser questionado. Por isso é importante conhecer o máximo pssível sobre o problema antes de se submeter a qualquer procedimento, especialmente os que não são reversíveis.
“Essas teorias de tratamento quem as forma?: É as faculdades vem de fora USA ou é de autoria dos proprios medico?”
As faculdades às formam, assim como os médicos e também pode vir de país estrangeiro.
“Pq o Conselho Federal de odontologia não limita a ação desses profissionais que estão fazendo condiloplastia aleijando as pessoas como eu visto na net.”
O Conselho de Federal Odontologia (CFO) limita sim. Se você conhece um mau profissional que saí por aí aleijando as pessoas, basta fazer uma denúncia ao CFO ou aos conselhos regionais.
“QUERO TERMINAR SUGERINDO QUE POSSAMOS TER UMA ASSOCIAÇÃO PARA COMPARTILHAR DE NOSSAS DORES QUE OS MEDICOS DIZEM SER PISICOSOMATICA E NÃO É!”
É uma boa idéia. Nos EUA grupos de paciente são responsáveis por gandes contribuições ao avanço da ciência, especialmente em temas polêmicos e doenças graves. Basta você pôr em prática.
“hOJE DESCOBRI QUE 3 GOTAS DO MEU PROPRIO SANGUE NA ATM (HEMOTERAPIA ) NE FAZ SENTIR MUITO MELHOR E AS DORES QUE SENTIA PELO CORPO TODO DIMINUI TOMANDO NATURAL LIFE.TIREI TODOS OS REMEDIOS CONTROLADOS MAS NÃO DESCARTEI O MEU IMPLANTE..”
Desconheço publicações na odontologia que dêem suporte a auto hemoterapia para ATM. Você perguntou de onde vinham as teorias, eu agora lhe pergunto: de onde veio esta?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] todas as cirurgias citadas na postagem anterior , essa é a que não tem a menor indicação para tratar alguma coisa […]
Boa noite.
Tenho 29 anos e quando tinha 16 usei aparelho ortodontico durante 1 ano e meio. Depois que me casei e tive minha primeira filha ao 18 perdi um dente que quebrou, achei que foi em função da gravidez, mas depois perdi mais um e aos 26 anos quando tive minha segunda filha passei a ter dores muito fortes de ouvido e perdi mais 4 dentes que se quebraram. Acabei perdendo os dentes porque fiz canal refiz a coroa, mas mesmo assim eles não resistiram ao bruxismo que só descobri que tenho agora. Como as dores na face são muito intensas fui encaminhada para uma faculdade em campinas, ja que não tenho condições de fazer um tratamento particular. Os ossos da minha face tem uma aparencia de sempre estarem inchados e o dentista diagnosticou como: disfunção de atm com sintomologia, bruxismo e anadontia em vários elementos. Estou com muito medo de ter que fazer cirurgias, o que você acha do meu caso?
Olá Valdete
Disfunção de Atm é um termo genérico para uma muitas doenças diferentes, assim converse com seu dentista a respeito de um diagnóstico diferencial da patologia, pois o mais provável é que n?o haja indicaç?o para cirurgia.
Beja os textos que escrevi aqui no blog sorb esse tema.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Preciso muito da sua ajuda com relação a um trabalho que estou fazendo. eu sou estudante de Fonoaudiologia da Faculdade Santa Terezinha-Cest, São Luis-MA. Bom o assuunto do meu trabalho é deslocamento de disco, agradeço muito a voçe se poder me ajudar, a desenvolver esse trabalho. Aguardo sua resposta. Obrigada!
Aurea
Talvez eu possa ajudar… Mande seu anteprojeto por e-mail que verei em que posso acrescentar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite, Dr. Marcelo, por favor me ajuda!
Eu estava lendo alguns dos comentários, e vi muita semelhança com o que minha mãe vem passando, porém nada que seja totalmente igual.
É o seguinte, o caso dela é de dor crônica que já se arrasta por muitos anos (em torno de 13 anos),lá no início a dor era diferente, não era problema da articulação temporomandibular, porém ela tinha um quadro de neuralgia trigeminal no lado esquerdo da face, realizou cirurgia (neurotomia), ficou um tempo boa, voltou a sentir dores terríveis, há pouco tempo (em torno de 1 ano atrás) foi diagnosticado nova neuralgia trigeminal, dor na escala analógica visual em nível 9, só que dessa vez em outro ramo do nervo, mas no mesmo lado da face, fez outra neurotomia, e isso tudo em torno desses 13 anos, passando por vários médicos neurologistas, entre outros especialistas, dentistas, fazendo uso de placa nos dentes à noite (pois associaram a problemas na arcada dentária), e com o uso de muita medicação forte, sempre, como tramal, tylex, carbamazepina, relaxantes musculares, antiinflamatórios, analgésicos em geral, às vezes antidepressivos associados, compressas quentes locais, pomadas, etc.
Então, depois dessa última neurotomia, foi iniciado um tratamento com um dentista especialista em ATM, pois fora dito que neuralgia não existia mais, e diagnosticaram a disfunção da ATM, conforme palavras do médico “dor orofacial atípica com contratura muscular crônica”, com uso de laser, TNS, ultra-som, basicamente fisioterapia (ele dizia estar fazendo fisioterapia), e pelos relatos de minha mãe, havia dias em que saía da sessão melhor, e dias em que saía muito pior, não havendo resultados significativos, ela parou com esse tratamento, por questões financeiras também.
A dor da ATM é no lado esquerdo somente, (toda dor sempre fora no lado esquerdo) e ela não consegue fazer absolutamente nada nas épocas de crises, onde ela acaba se hospitalizando. Ela não fala, não come, só consegue ficar deitada e com o travesseiro baixo, qualquer movimento por mínimo que seja já é desencadeante de dor intensa, mesmo com toda a medicação que ela toma diariamente, (ela grita, muda de posição, e só pede morfina morfina!), ou seja, essa dor dela é totalmente incapacitante. Eu que às vezes no momento das crises estou ao lado dela, escuto estalos, e já presenciei também a musculatura da mandíbula tremendo um pouco. Está afastada do trabalho por quase 2 anos, tentou retornar no início deste ano, porém as dores voltaram a se intensificar, e afastou-se novamente.
Há épocas em que ela apresenta alguma melhora, porém relata que sempre há uma dor constante, mas que consegue ser suportável, e até consegue fazer suas coisas.
Agora está hospitalizada há uma semana e meia já, e está custando a melhorar, só se alimenta de líquidos e às vezes para falar escreve num caderninho que fica do seu lado.
Queria muito uma opinião sua Dr., porque nessa jornada toda estamos bem cansadas sem achar uma luz no fim do túnel, e às vezes penso que por não ser uma doença fatal, como hipertensão por exemplo, não há um tratamento, uma solução, uma coisa exata, e se for pensar, é uma doença muito mais vezes pior que hipertensão, por não ser controlável e ser fonte de muito sofrimento para minha mãe e todos ao redor.
Obrigada…
Géssica
Quadros graves de dor crônica como esse de sua mãe são, realmente, muito angustiantes tanto para quem sofre quanto para quem presencia. Também não é nada fácil para os profissionais de saúde lidarem com um quadro assim.
Dada a a complexidade do caso, é muito difícil lhe fornecer alguma informação que possa ser realmente útil sem fazer uma investigação bem detalhada da situação.
Em particular, atendo muitos casos que chegam para mim com um diagnóstico prévio de neuralgia do trigêmio, mas que quando investigo melhor, percebo que, na verdade, é um caso de patologia da ATM com um componente neuropático importante e que passou despercebido clinicamente, gerando uma espécie de “pseudoneuralgia” do trigêmio ( muitos dos casos diagnósticados como neuralgias atípicas podem estar inclusos neste grupo). Nestes casos, quando corrigimos o problema na ATM os sintomas que são idênticos aos da neuralgia acabam regridindo. Por outro lado, as neuralgias trigeminais verdadeiras, não regridem com o tipo de tratamento que eu disponibilizo aqui na clínica, sendo o mais indicado os tratamentos medicamentosos e cirúrgicos realmente.
Entretanto, o problema reside nos procedimentos irreversíveis, como a neurotomia, que tenham sido realizadas em um paciente com a “pseudoneuralgia” pois inviabiliza ou limita as técnicas e procedimentos que dependem das vias neurológicas sensitivas e motoras do trigêmio íntegras.
O caso de sua mãe me parece ser bastante complexo, especialmente pela possibilidade das duas coisas estarem envolvidas gerando uma amplificação dos sintomas.
No mais, concordo em gênero, número e grau com você quando escreveu:
Por isso, creio que cada nova tentativa de tratamento seja cuidadosamente e previamente estudada para não ir se somando as sequelas terapêuticas ao rol de problemas que aumentam o sofrimento dela.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola´
um escleracimento por favor:
tenho o meu maxilar inferior deslocado estou c os dentes cerrados e me alimento atravez de uma sonda bem fininha, a solução para este problema é a cirurgia?
não abro nem fecho a boca…..
Maria Amaro, isso vai depender do diagnóstico, pois há diferentes causas para esse tipo de travamento. Qual foi seu?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Realmente, Dr. Marcelo, não tenho como responder a essas perguntas. Eu já fiz a ressonancia magnética, mas nenhum profissional disse algo sobre a presença de doença ou bactérias e também sobre a condição dos ligamentos. Essa semana farei uma cintilografia óssea. Existe algum outro exame q eu poderia fazer p/ ter uma maoir segurança no diagnóstico?
É possível q a diferença na mordida tenha causado o desgaste no condilo?
Já estou fazendo fisioterapia e acupuntura há um mês, mas ainda sinto muitas dores na articulação e fadiga c/ a mastigação.
Por acaso teria o conhecimento de algum profissional na região de Juiz de Fora ou Rio de Janeiro p/ me indicar?
Novamente agradeço, Sandra.
Olá Sandra,
Se seu dentista pediu a cintilografia, certamente ele está preocupado em saber certos detalhes a respeito do diagnóstico. A questão agora não são mais os exames, mas sim pôr as informações todas juntas para se responder às perguntas que mencionei.
É mais provável o inverso…
A única pessoa que conheço no Rio é a Dra. Walmira ( http://www.walmira.com.br ), que não sei se ainda atua na área de ATM, nem se ela poderia pegar um caso como o seu.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo,
Tenho 31 anos e após usar aparelho fixo por 2 anos iniciei um tratamento c/ plaquinha devido ao apertamento de dentes durante a noite, mas por 2 outros anos não tive alívio significativo e os estalos aumentaram seguidos de dores na articulação direita.
Na busca por tratamento, um dentista verificou uma diferença entre RC e Habitual de 5 mm e uma artrose na articulação direita e, segundo dentistas q me avaliaram na minha cidade Juiz de Fora, o diagnóstico agora é somente c/ cirurgia ortognática p/ correção da diferença das mordidas e reposicionamento do disco q se encontra posicionado a frente e causando o desgaste acentuado no condilo.
A minha dúvida é se realmente a cirurgia de reposicionamento do disco é necessária, já q c/ a cirurgia ortognática o problema já será resolvido.É possível q depois o disco volte ao lugar certo s/ a cirurgia de reposicionamento?
Obrigada,
Sandra
Olá Sandra,
Nem a cir. ortognática nem a artroplastia serão soluções definitivas para a artrose. A ortognática é um excelente recurso para a correção de assimetrias e discrepâncias esqueléticas mas não trata as doenças da ATM. Combinar esse tipo de cirurgia com a artroplastia virou uma espécie de “febre” entre os cirurgiões buco-maxilo-faciais desde que um renomado cirurgião e pesquisador americano começou a publicar artigos científicos dando suporte a este tipo de abordagem.
Infelizmente o que eu tenho visto no dia a dia clínico é que um grande número de pessoas submetidas a este tipo de abordagem não tem um resultado realmente satisfatório, com o agravante de ficarem com as sequêlas cirúrgicas, afinal é um procedimento irreversível.
Sugiro você dar uma olhada no tópico: “Quando a cirurgia da ATM falha” e ler os comentários de pessoas que já se submeteram às mesmas.
Você perguntou:
É muito improvável. Vai depender de respostas a muitas perguntas, tais como: por quê ele saiu de seu lugar de origem? Quanto da estrutura discal está preservada ou danificada? Os ligamentos estão rompidos ou distendidos? O que produziu a artrose? A artrose foi consequência, causa ou algo que ocorreu em paralelo ao delocamento do disco? Existe alguma doença de base? Caso consiga recapturar o disco, como ele será mantido no lugar? E muitas outras perguntas mais…
Por estas e outras que sempre repito, aqui no blog, que a ênfase tem de ser no processo de diagnóstico, no qual todas essas perguntas serão respondidas e com base nisso é que deverá ser planejado um tratamento, de preferência com técnicas reversíveis e conservadoras.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola, tenho 34 anos, sofro com disfunsao de atm desde 2002, faço tratamentos , fisioterapia, uso aparelho (placa), já passei por varios profissionais…o ultimo exame que fiz foi : tomografia computadorizada( cone beam) e o resultado è: presença de osteofitos e e aplainamentos da mandibula bilateralmente.do lado direito: presença de imagem hipodensa caracteristica de cisto subcondral, na vertente medial da cabeça da mandibula.gostaria muito de sua opiniao a respeito do tratamento para isso. estou com perca de audiçao leve,e ja nao sei mais o que fazer, já usei varios tipos de placas e aparelhos…
obrigada, patricia.
Patrícia, o que você relatou são apenas as alterações estruturais encontradas. Isso é apenas parte do processo de diagnóstico, pois ainda é preciso saber de onde veio essas lesões que você tem na ATM e qual o impacto que isso tem no funcionamento e para isso existe uma metodologia apropriada de investigação. Só assim poderá ser feito um plano de tratamento individualizado de forma a atender as suas necessidades.
Por exemplo, em que exatamente a placa está ajudando? Como ela atua sobre os músculos? O que falta para potencializar o efeito dela? E a fisioterapia, os procedimentos estão apropriados? Que efeito produzem a curto e médio prazo? Como tem sido monitoradas essas coisas?
Existe como fazer isso. Sugiro que procure um profissional com formação em patologia da ATM (dê uma olhada no blog do Ge-JAL, você encontra o link aqui no blog) para que possa te ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, boa tarde,
Tenho DTM e estou ficando inclusive com a face deformada, sendo o lado direito mais fundo que o esquerdo, além das algias que os comentarios postados aqui abordam, tenho tido outros problemas, como pouca mastigação dos alimentos pois os movimentos mastigatórios me causam fadiga. O ato de virar a cabeça para o lado esta comprometido, faço com limitação. Hoje passei com uma cirurgiã dentista que se posicionou contra a cirurgia de ATM. Me indicou fisioterapia. Porém, se temos uma dor de cabeça e tomamos um analgésico, a dor passa. Passado o efeito do analgesico a dor persiste, eu tenho que encontrar a solução e nao um método paleativo. Na minha opinião, a fisioterapia irá ajudar no alivio das dores mas não resolvera o problema. Gostaria, se possivel que me indicasse um profissional aqui em São Paulo, Capital, que não seja contrário à intervenção cirurgica, pois eu também não sou.
Denise
Obrigada….
Olá Denise
Concordo plenamente contigo: não podemos ficar apenas no paliativo. Entretanto, nem a cirurgia nem a fisioterapia sozinhas podem escapar de serem “paliativas” sem que haja um diagnóstico etiológico do problema.
Qual o seu diagnóstico?
Pergunto porque se você se submeter a uma cirurgia (que é um procedimento irreversível) e a coisa não der muito certo, será ainda mais difícil controlar o problema.
Bom, veja que não estou me colocando contra a cirurgia (aliás, nem sei qual é a que lhe propuseram) assim como não me posiciono contra fisioterapia, DESDE QUE HAJA UM DIAGNÓSTICO QUE REALMENTE JUSTIFIQUE O PROCEDIMENTO!!!
Cirurgia (como qualquer outro procedimento irreversível) pode ser algo muito bom ou extremamente ruim. Para entender o que estou tentando dizer com “não operar sem o diagnóstico correto”, basta ler o depoimento dessa internauta aqui.
Infelizmente não conheço nenhum profissional cirurgião buco-maxilo-facial de Sampa que eu tenha acompanhado o trabalho de perto, visto os resultados e que me sinta tranquilo em te encaminhar. Entretanto, vários colegas cirurgiões tem postado aqui no blog, de modo que você pode entrar em contato com eles e marcar uma consulta.
Caso queria uma opinião minha sobre seu caso, peço que entre em contato com minha secretária pelo tel.: (71) 3248-4434 ou pelo e-mail: atendimento@marcelomatos.com que ela irá te orientar a respeito de como isto pode ser feito.
Desejo-lhe sorte
Atenciosamente,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
BOA TARDE
GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO, POIS FUI EM VÁRIOS DENTISTAS UM ME DISSE Q PRECISO DE APARELHO ORTODONTICO, OUTRO DISSE Q PRIMEIRO PRECISO USAR UMA PLACA POR 6 MESES E DEPOIS O APARELHO, TENHO ESTALOS NO OUVIDO AO ABRIR A BOCA, DORES NA MANDIBULA,ZUMBIDOS, SERÁ Q É ATM??????
RESOLVERIA C APARELHO OU SOMENTE A PLACA????
Vanessa
É possivel que seja um problema na ATM, entretanto não tenho como lhe fornecer maiores informações nesse sentido sem fazer uma avaliação.
Quanto à sua pergunta ” RESOLVERIA C APARELHO OU SOMENTE A PLACA????” posso dizer o seguinte:
O aparelho resolve os problemas de alinhamento dentário, mas não trata necessariamente os problemas da ATM.
A placa, por sí só, não é o tratamento. Mas pode ser usada durante o tratamento, dentro de um determinado contexto, como “ferramenta” para certas finalidades e o resultado vai depender do diagnóstico. Qual foi seu?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
Olá Dr Marcelo
Acredito que dentre todos os acasos relacionados em seu blog posso me considerar uma pessoa previlegiada. Desde junho de 2006 que venho lutando com disfunção de ATM, condilos completamente desgastados, pequena abertura de bôca, sem condições de morde qquer alimento mais rígido ou, com casca(caso de maçã.
No momento da constatação do desgaste, saí do consultória com uma placa de mordida onde minha mandíbula protuia e me aliviou as dores.Fiquei usando 160 dias esta placa e, a seguir colquei aparelho ortodôndico.Estava com mordida cruzada.Após isto
fiz extração com anestesia geral,devido a pequena abertura de bôca, de dois terceiros molares esquerdos, sendo que o superior estava anquilosado no seio maxilar,e durante a extração uma parte do seio nasal veio junto, levei quase 10 meses para me recuperar.sempre havia um pequeno edema na face esquerda com sensibilidade nos molares superiores.
Nesse meio tempo descobri uma doutora em ATM, e a uns tres meses faço fisioterapia duas vezes na semana e estou me sentindo ótima pq as terríveis dores de cabeça que eram constante a ponto de me desnortearem
desapareceram. Ela me ensinou a fazer exercícios de movimentação com a língua diariamente e não tenho mais dor.
Na anamese a Drª em oclusão,que me trata falou em cirurgia de ATM, se eu continuar melhorando como estou não pretendo fazer cirurgia, apenas continuar com a fisioterapia que me recuperou quase 100%.
O que nós precisamso é fazer relaxamento muscular de todos nossos músculos faciais,do pescoço e os trapésio.
A contratura muscular é uma grande vilã no caso de nossos desgaste em ATM.
Apenas para completar meu quadro clínico: há uma constrição entre a C5 e a C6 com um osteófito para dentro do canal medular o que ajuda muita nas tonturas que tb são frequentes. Estou sempre me policiando em meus movimentos afim de evitar estas tonturas que são muito desagradáveis. Faço tratamento com um neurologista. Fiz todos os teste para ver de labirintite, nada acusou.
Este tratamento faço desde outubro de 2006 qdo foi feito o diagnóstica final. Tenho tudo arquivado os exames e tomografias, ressonâncias feitas durante o tratamento.Faço tratamento em POA.
Teria muito mais a relatar mas não quero prolongar muito. Acredito que meu caso é de sucesso dentro tantas questões negativas que vi em seu blog.
Um abraço, Cleonir Forgiarini Saccol
Olá Cleonir!
Fico feliz que as coisas estejam indo bem para você e espero que realmente não precise de cirurgia.
Obrigado por compartilhar sua experiência aqui no blog!!!
Abraço e boa sorte no seu tratamento!
Marcelo Matos
boa noite!
ha 2 meses tenho sentido dores de cabeça e de ouvidos constantes,procurei uma dentista especializada em atm e um buco,ambos pediram uma ressonancia,fiz,a dentista
falou q com uma placa resolveria o buco já informou que eu estava com uma hernia de disco na atm e que o meu caso so se resolveria com cirurgia.a cirurgia é perigosa,tem consequencias ruins.
gostaria de saber sua opinião a respeito do meu caso.
Verônica, existe uma tendência de cada vez se indicar menos cirurgia de ATM. Primeiro porque elas são irreversíveis e não costumam ter resultados muito animadores, segundo porque há terapias conservadoras com resultados similares.
Infelizmente, na área de ATM, há uma infinidade de pontos de vistas e “escolas” diferente, cada uma propondo uma determinada terapêutica. Desta forma o melhor é vc se fixar no diagnóstico, saber dos seus dentistas, por exemplo, o porquê de ter se formado a “hérnia” que vc disse que seu buco-maxilo encontrou, ou o que seria exatamente o objetivo a ser “resolvido” pela placa… O ideal é que você não inicie nada precipitadamente e que tire todas as dúvidas primeiro.
Quanto a minha opinião pessoal, eu vou ficar lhe devendo, pois para poder te responder, seria necessário uma revisão de todo o caso, o que só seria possível pessoalmente.
Abraço,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
Boa tarde! tenho 21 anos, e sempre tive estalidos na mandíbula ao mastigar e ao abrir demais a boca, mas eles nunca me incomodaram.
E há + ou – de 2 dias para cá{ no sábado} acordei com muita dor na região do côndilo da mandíbula, ao abrir/fechar a boca, ao mastigar e ao bocejar. o que deve ser? é grave? o que devo fazer?
aguardo resposta!
obrigada!!
Olá Érica, para saber se é ou não algo grave, é importante você visitar um dentista especialista na área de ATM.
De forma geral, os estalidos indicam a presença de um problema estrutural relacionado à posição do disco articular e no seu caso algo mais pode ter acontecido, daí a importância de você procurar um profissional que possa avaliar de forma bem detalhada o se caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
Bom Dia!
A minha historia e complexa, sao vinte anos de dor cronica na face ( foi feita cirurgia ortognatica fazem 12 anos, sendo que nao foi bem sucedida e o profissional que me operou disse para eu me acostumar com a dor) ja fui a 20 ou 30 profissionais.
Ha um ano tenho dor aguda na regiao dos pinos, na mandibula e agora ja foi para o pescoco, ombros e bracos.
Isso pode ser decorrente do problema na atm, ou nos condilos, ou do bruxismo, enfim, as dores nos outros locais, podem ser desencadeadas da atm, ou seja e como um trem com vagoes e se um vagao sai dos trilhos, o trem todo tomba
Agradeco desde ja, pois estou desesperada.
atenciosamente
Vanessa
Olá Vanessa!
Qual foi seu diagnóstico exatamente? Casos como esse seu, com dor de longa data e passagem por muitos profissionais são sempre difíceis de solucionar, entretanto pode sempre haver algo que tenha passado despercebido no processo de diagnóstico e que, se identificado, abre uma janela de oportunidade.
É claro que eu poderia ajudar e se você tiver interesse e disponibilidade de vir a Salvador, basta entrar em contato com a clínica: 71 – 3248 4434
Atenciosamente,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
Boa tarde! Minha esposa foi submetida ao tratamento da ATM através da método cirurgico um vez em que o caso dela já havia uma desgaste grande nas articulações. Porém após ela vem se incomodando muito com a visão que está embaçando e de tempos em tempos o olhos fazem um movimento institivo de virar além de apresentar grande dificuldade em fechar os olhos. Isto é comum ocorrer? Qual o tratamento para resolver o problema da visão?
Grato,
Reginaldo Pompeu dos Santos
Olá Reginaldo!
Não, isso não é comum de ocorrer.
A primeira coisa a ser feita é buscar um profissional da área de neurologia e também um oftalmologista que possam estudar esse movimento do olho e a dificuldade de fechar para saber se há algum tipo de problema neurológico que altere o controle dos músculos que movimentam o globo ocular e os da pálpebra. Relate também sobre a cirurgia que foi feita e converse com ele sobre a possibilidade de haver correlação entre as duas coisas. Um bom neurologista deverá realizar vários testes para poder identificar o que está acontecendo.
Além disso, é muito importante você relatar esse ocorrido com o profissional que fez a cirurgia da sua esposa, pois, ele deve auxiliar nas informações para identificar o porquê disso estar ocorrendo.
Olá Luciane, bem vinda ao blog!
A primeira coisa é não se desesperar… Sei que é difícil, mas há um caminho pela frente.
Bom, vc disse que tem um “desgaste da cabeça do côndilo”, correto? Então o caminho é investistigar um pouco mais, aprofundar seu diagnóstico e estudar a patologia que está por trás do problema. O que provocou esse “desgaste”? Qual o impacto dele no funcionamento da ATM? O que é que precisa ser corrigido para reverter ou controlar o problema?
Essas são as perguntas que precisam ser respondidas para , aí sim, ser feito um tratamento bem específico.
Converse com o seu dentista sobre a possibilidade dele investigar alguns problemas sistêmicos e, se ele não tiver experiência nessa área, peça a ele uma indicação, ok? Esse é o caminho.
Poste por aquie sempre que desejar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
estou desesperada e não sei mais o que fazer, tenho dtm com desgaste da cabeça do côndilo d e esq., não estou conseguindo tratamento que resolva. já não tenho uma vida normal e gostaria imensamente de ter alguém que me apontasse um caminho. particularmente estou muito querendo fazer a cirurgia que possa me ajudar, mas não entendo. como faço para chegar até alguém que realmente possa me ajudar??
Olá Cynthia, seja bem vinda ao blog!
Patologias (doenças) da ATM podem provocar sintomas em outras partes do corpo sim e, de igual maneira, também pode ser resultado de doenças sistêmicas. Alêm disso, pode haver dois problemas independentes ocorrendo em paralelo, uma condição conhecida por “comorbidade”. É importante procurar ajuda profissional e pedir-lhe que investigue e defina um diagnóstico.
Fique esperta!
dores em outras partes do corpo é resultante da atm?tenho muitas dores e problema na atm!