Com freqüência me perguntam se a dor que sentem poderia ser resolvida através de uma cirurgia da ATM, então resolvi escrever um pouco sobre o assunto.
Existem algumas situações que as cirurgias estão realmente indicadas, por exemplo:
1. Fraturas cominutivas do côndilo da ATM, que são aquelas em que os ossos se quebram em vários fragmentos menores;
2. Anquilose, que é quando os ossos da articulação se “soldam” uns nos outros gerando a perda do movimento e também grandes deformidades na face, principalmente se ocorrer durante o crescimento;
Fora estas duas situações, a maioria das abordagens cirúrgicas apresentam resultados muito pouco animadores, principalmente as mais radicais, como a substituição por uma prótese de ATM (foto ao lado). Entretanto, algumas técnicas como a artrocentese, podem ser úteis como terapêutica auxiliar quando combinada com técnicas mais avançadas como a neurofisiológica.
Outras cirurgias que são mais conhecidas do público em geral são a cirurgia ortognática (que não é uma cirurgia da ATM propriamente dita), a condilectomia/condilotomia, condiloplastia, cirurgia para luxação recorrente da mandíbula e cirurgia para recaptura dos discos (para re-fixação de discos articulares deslocados).
Todas essas que citei, tem sido indicada em maior ou menor grau para DTM. Entretanto, fora a artrocentese, nenhuma destas trazem resultados realmente bons, com parâmetros científicos que mostrem que houve correção da disfunção.
Lembrem-se de que tratamentos cirúrgicos são irreversíveis. Por isso, o máximo de cuidado e certeza em relação ao diagnóstico e necessidade da cirurgia devem ser tomados. Informem-se, discutam, compartilhem com outros pacientes e profissionais os seus casos. Com isso, terão certeza de que estão indo no caminho certo.
Fiquem espertos!
- Veja também: Todos os posts sobre Cirurgia e Tratamento da ATM
Doutor, no meu laudo teve as seguintes analises:
Análise:
Retificação das vertentes anteriores das cabeças mandibulares com esclerose subcondral e
irregularidade dos contornos articulares.
Cavidades mandibulares e eminências temporais com morfologia e sinal preservados.
Pequeno derrame articular bilateral pouco maior à direita.
Deslocamento anterolateral dos discos articulares com redução/recaptura nas sequências dinâmicas
com abertura bucal.
Tecidos retrodiscais com espessura e sinal preservados.
Hipertranslação condiliana bilateral e simétrica.
Não há sinais de lesões líticas ou blásticas. Ausência de sinais de fratura.
Musculatura mastigatória sem alterações evidentes.
Opinião:
Disfunção e desarranjo interno das ATMs associado a alterações degenerativas e inflamatórias.
Portanto precisaria de cirurgia?
Maria, o laudo apenas descreve as lesões encontradas. Algumas dessas como as “irregularidades dos contornos articulares” e “derrame articular bilateral” são encontrados em diferentes condições patológicas. Por exemplo, processos autoimunes, processos inflamatórios não-autoimunes e traumatismos podem todos gerar esses mesmos danos em suas articulações, de modo que precisam ser investigados por meio de uma triagem de patologia da ATM.
Cirurgias da ATM possuem indicações bem precisas e as possibilidades que mencionei não estão entre elas…
Entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298 que marcamos uma teleorientação e tiramos essa dúvida.
Bom dia, realizei a ressonância magnética e essa foi a opinião do diagnóstico : sinais de desarranjo interno das articulações temporamandibulares e de disfunção á esquerda, com alterações degenerativas e inflamatórias discretas associadas bilaterais, estas últimas mais proeniminete a esquerda.
5 anos tenho pressão, dor, escuto estalo mais no ouvido esquerdo.
O que seria mais indicado nesse caso?
Letícia, essa é a descrição dos danos estruturais, mas não é ainda o diagnóstico diferencial. O desarranjo interno, o processo degenerativo e inflamatório encontrado podem ser causados por diferentes condições patológicas, como traumatismo, infecção, autoimunidade, inflamação sistêmica, problemas endócrino-metabólicos, etc. Em outras palavras, para decidir o que é mais indicado neste caso vai depender dessa diferenciação, bem como do impacto que essas alterações estruturais afetam a posição da mandíbula, ou seja, a estabilidade ortopédica de sua oclusão.
Se preferir, entre em contato pelo link a seguir: conte-me mais sobre seu caso que verei como posso ajudar.
Oi, boa tarde! Fiz a ressonância e e o laudo apontou deslocamento da articulação do lado esquerdo ao abrir a boca. O médico indicou fazer uma pequena cirurgia para correção pois pode desgastar o osso. Seria esse o único método não teria outra forma de tratamento?
Desde já agradeço.
Olá Cristiane.
Felizmente, exitem sim alternativas que podem ser tomadas antes que um ato cirúrgico seja considerado como único caminho para um tratamento.
É necessário analisar detalhadamente as imagens de ressonância, além disso, outros exames de imagem, assim como exames sanguíneos, eletromiografia, exames clínicos são necessários para que seja possível um Diagnóstico Preciso. Apenas após o Diagnóstico Correto as possibilidades de tratamento podem ser apresentadas. Nossa equipe esta a disposição para lhe ajudar no que for possível. Temos profissionais em varias cidades no Brasil e na Argentina http://www.patologiadaatm.com.br/equipe Espero ter ajudado.
Ola doutor , nossa familia esta desesperada atras de ajuda , á mais de 5 anos minha irmã sofre com problemas onde sente dores , fica inchada a regiao da boa e trava , ela não abre a boca , a 15 dias conseguimos um diagnostico segue o que diz o papel Historia – Dor em atm esquerda associada a limitação funcional ATM DIREITA O disco mandibular apresenta se irregular e reduzido de dimensões , deslocado anterior e medialmente , irredutivel na sequencia de boca aberta Pequeno osteofito marginal anterior, associada a discreta esclerose do osso subcondral . Não á derrame articular ATM ESQUERDA deformidade da atm , caracterizada por erosões e iregularidade da superficie articular , do condilo madibular , com osteofitos marginais , acompanhada de uma irregularidade da cavidade glenoide do osso temporal . o disco mandibular apresenta bastante reduzido de dimensões e deslocado no sentido anterior , sendo irredutivel na sequencia com boca aberta . ausencia do deslocamento do condilo madibular na sequencia com boca aberta . conclusão alteração degenerativa importante na atm esquerda , associada a severa limitação funcional , alterações iniciais de osteoartrite na atm direita .
Doutor , nos passaram que ela precisa de uma cirurgia , nos foi passado que não existe pelo sus , particular nos pediram 300.000,00 mil reais , não temos como pagar , ela nestes ultimos dias , ja pedimos emprestimos para exames , e ela sente dor , esta entrando em uma depressão e não sabemos mais o que fazer e para onde recorrer , nos de uma luz por favor , em nome de Jesus , por favor .
Scheila, entrei em contato contigo por e-mail.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Me siga no Instagram!
Dr., estou com dores a mais de 2 anos no maxilar esquerdo e agora a um mês esta bem pior as dores, não posso mastigar nem mesmo comida macia ou mais moles, não posso engolir ate mesmo agua doi muito, fiz um raio X do maxilar , deu gasto no disco, queria saber se é caso de cirurgia ou se melhora 100% so com fisioterapia? poderia me da uma resposta? obrigada,
att.:Mirtes.
Mirtes, acho difícil, pra não dizer impossível, que em uma imagem de RX algum profissional possa ter identificado que o disco esteja gasto. As imagens de RX são para se avaliar tecido duro(osso). Como o disco articular é Tecido Cartilaginoso, e só pode ser identificado em uma imagem de Ressonância Magnética. Caso realmente haja um desgaste ou deslocamento desse disco, apenas o tratamento com fisioterapia não será suficiente para corrigir o seu problema. Procure um profissional que possa identificar o seu problema corretamente e te pedir os exames necessários.
Boa noite Dr , fiz uma tomografia que deu:
Irregularidades na superfície articular dos côndilos mandibulares , notadamente do esquerdo.
Eminências temporais de aspecto anatômico , com superficies lisas
Redução da excursão dos côndilos mandibulares a manobra de abertura.
Fossas glenoides anatômicas
Partes moles sem alterações
Espaços articular preservado nas aquisições com boca aberta e fechada.
Ressonância
Côndilos mandibulares discretamente aplainados e exibindo irregularidades corticais
Eminências temporais com intensidade de sinal normal
Discos articulares com sinal discretamente elevada , aumentados de volume, predominando em situação posterior e subluxados anteriormente.
Mínimo derrame articular bilateral
Grupos musculares viabilizados de espessura e sinal normais.
Não houve boa excursão dos côndilos mandibulares com as manobras de abertura da boca.
Por favor Dr, decifra esse resultado para mim.
Estou ansiosa , só vou levar esse resultado na próxima sexta
Já agradeço
Olá Nilceléa!
As avaliações de um resultado de Ressonância devem ser um pouco mais aprofundadas do que simplesmente ler um laudo feito pelo Centro de Imagem. Devemos somar as análises clínicas feitas com o paciente, a sintomatologia, os exames de sangue e outras características que estão presentes no exame e que normalmente não estão no laudo.
Não é possível para qualquer profissional fazer um diagnóstico tendo em mão apenas essas informações. O resultado demonstra sim que existe alteração em suas ATMS mas não é suficiente para se fechar um diagnóstico. Devemos também analisar os músculos através de ferramentas que possam medir a atividade dos mesmos. Sem isso não é possível saber o que realmente qual o problema e como tratá-lo.
Dr. Boa noite.
Tenho uma dúvida.
Fraturei o condilo facial (dois lados), devido a um acidente de moto, a cirurgia ocorreu logo após o acidente, há 4 anos, na época estava com 21 anos. Não foi necessário o uso de placas ou parafusos, só foi retirado os pedacinhos de ossos que fraturou.
Esses ossinhos (condilos) que fraturei, vão regenerar?
Quando movimento sinto dores no local e estalos. As dores podem melhorar com o tempo? Ou sempre vou te-las?
Olá Cristiane. Na verdade, “côndilo” é o nome da parte final da Mandíbula que articula com o crânio. Nós temos um côndilo de cada lado da mandíbula na sua porção final. Não é possível te responder isso sem um exame de imagem do local, mas é provável que haja algum tipo de alteração no local pois você sofreu um trauma no osso que pode ter lesado tecidos moles na sua articulação. Como você relata ESTALOS nas ATMs e dor no local, seria importante um exame mais detalhado delas pois esse é um sinal clássico de problemas nessa articulação. Caso realmente haja um problema, esses deverão ser tratados por um especialista em tratamento da ATM.
Olá. Dr, tenho 28 anos e a 04 anos tenho um zumbido enlouquecedor nós dois ouvidos, devido ao resgates dos ossos, nos exames mostra que meu maxilar e a mandíbula estão gastos é como se tivessem idade aproximadamente de uma pessoa de 85 a 90 anos, comecei a usar placa a 1ano para não pior, mas o zumbido não para e comecei com episódios de dores muito forte.
Tem algum tipo de cirurgia que acabaria com o zumbido??
Camila, primeiro é preciso verificar se há a possibilidade do zumbido estar relacionado à ATM, pois existem várias outras causas. Segundo, esses “desgastes1′ dos ossos da ATM precisam ser investigados em termos de: 1) causa; 2) impacto no funcionamento muscular; 3) impacto na estrutura da face; 4) se são reversíveis ou não.
Entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde dr. Tenho DTM, e recentemente fiz uma ressonancia magnetica aonde tive o dognosticada com um pequeno derrame na ATM esquerda. E estou apresentando um estalo na região da faringe e com dificuldade para engolir. Pode ser proveniente deste derrame? E Seria cirúrgico?
Bruna, pouco provável.
Quanto à ATM, as informações são insuficiente para saber se é cirúrgico.
Entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Instagram: @marcelomatosatm
Oi dr tenho muita dores na boca não consigo comer nada que fica dolorido dói demais já travou a região do pescoço dói td será já tem um dois anos uso uma placa mais mesmo assim não resolve o que devo fazer.
Everton, é preciso rever o diagnóstico. Qual a origem da dor? Qual o efeito da placa? Quais lesões estão associadas ao problema?
Dr Marcelo, antes de tudo Parabéns pela iniciativa do site.
Comecei a ter estalos altos do lado esquerdo quando comia, sorria, bocejava, pronunciava algas palavras, etc; assim que tirei o aparelho ortodôntico em 2009, na época informei ao ortodentista que disse que era comum ocorrer após a retirada do aparelho. Mesmo assim resolvi procurar um buco maxilo e que também disse que era comum e recomendou que mascasse apenas “chiclete”. O tempo passou, os estalos continuaram, evitava comer em público, sorrir e atualmente percebo estalos também do lado direito e a sensação do ouvido esquerdo levemente tampado. Graças a Deus não sinto dor. Recentemente procurei um outro Buco, que não se mostrou muito satisfeito pela minha demora em procurar outro profissional passou ressonância ( marcada para 30/07)e fisioterapia e um medicamentos “celebra” e um outro que não lembro (ainda não tomei os medicamentos iniciei as fisioterapia hj). A princípio ele falou em possível cirurgia. É isso mesmo, dr Marcelo? Afinal o que tenho? E o que devo fazer?
Ps. Demorei a retornar a outro profissional por que morava no interior do estado de Pernambuco e não tinha essa especialidade e também não atendem plano, etc
como dois profissionais tinham dito que era comum, meio que acreditei e segui com a vida faculdade, estágio…o buco que fui em 2009 foi em Recife. E estou muito receosa de ser “enganada”de novo. Dessa vez estou procurando me informar ao máximo. Mesmo aqui em Recife tenho tido dificuldades de encontrar especialistas em Atm.
Olá Suelen , qual o resultado de sua ressonância? O cirurgia de maneira geral não é a primeira opção , Descobrir a causa desses estalos e o quanto as estruturas foram afetadas é muito importante. Tenha em mente que procedimentos menos invasivos e reversíveis quase sempre são a melhor opção….
DR. Sofro com esse problema há dois anos,
Meu médico chegou a conclusão que terei de fazer uma artroscopia bi-lateral . Tenho medo, só tenho 21 anos.
Ele disse que é um método bem menos evasivo e que pode gerar ótimos resultados, eu consigo abrir a boca, só que tenho travamentos horríveis.
artroscopia é realmente segura?
Anderson, a artroscopia é uma excelente técnica AUXILIAR! Primeiro é preciso saber o que causou o problema e tratar a causa e, em alguns casos, a artroscopia será útil para ajudar a obter o resultado esperado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. boa tarde. Como eu posso descobrir se um problema de DTM afetou o sistema nervoso ou outros sistemas? No caso do sistema nervoso, existe algum exame específico, relacionado a DTM, para ver se a mesma me causa problemas?
Dr, no caso de necrose osso subcondral, existe tratamento não cirúrgico?Quanto tempo demora para evoluir a necrose num estágio que necessite de operar?
Existe tratamento não-cirurgico, mas os resultados, o tempo de tratamento e a resposta clínica dependem de vários fatores, dentre eles: a predisposição individual, o fator causal e a possibilidade ( ou não) de remoção de tal fator.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. caso a pessoa tenha esses clicks há muitos anos, mas sem dor, mas barulhos altos, isso pode danificar a atm?
Sim, pode.
Se os cliques forem em função de uma disfunção entre o côndilo e o disco, ocorre uma microinflamação com formação de substâncias chamadas de citocinas que irão prejudicando a ATM a longo prazo. Algumas pessoas podem conviver por muito tempo com isso sem maiores problemas e em outras o problema pode agravar rapidamente.
Dr. veja bem. Estou coma mandibula torta para direita, tenho dores no ouvido, às vezes me dá uma quentura no corpo, e estou pisando torto do lado esquerdo. Fiz alguns exames de cabeça, nenhum achou nada. Fiz agora tomografia cone beam e análise de ricktts. Queria saber do senhor o seguinte: eu poderia mandar para seu email minhas tomografias só para o senhor dar um parecer? Estou com muitas dores, não sei oq ue fazer. Tilenol, Paracetanol, parecem que não resolvem
Bom dia dr. O sr. recebeu meu email?
Sinto dores na região da ATM…..fiz uma ressonancia e foi diagnosticado por um buco maxilo que tenho deslicamento dos dois disoos….havendo inclusive um desgaste osseo…..ele indicou cirurgia…mas gostaria de saber opinião de mais médicos….pois sabemos que cirurgia é sempre complicado.
Roberta, deslocamento de disco e “desgastes ósseos” são descrições de lesões. Resta ainda saber o que causou para determinar o melhor tratamento. A princípio, cirurgia é a última opção.
At.te,
Marcelo Matos
Caro Doutor, gostaria de saber se ja houve algum caso onde você conseguiu a eliminação total dos sintomas e a reversão do problema?.
João
Serve esse aqui:
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
At.te,
Marcelo Matos
Dr. eu não estou conseguindo abrir a boca mais que um dedo. Isso já faz mais ou menos uma semana.nos 3 primeiros dias não doia nada mas agora incomoda. Fica tipo dando uma fisgadinha do lado direito abaixo do ouvido.
Fui ao médico e ele me receitou amoxicilina e diclofenato de potássio por uma semana, isso até eu voltar a me consultar pois ele nem conseguiu ver a minha boca por dentro,pois não consegui abri-lá na consulta.Também disse para eu ir fazendo compressa com pano quente e ir tentando abrir a boca aos poucos.
Isso tudo que ele me indicou é o correto a se fazer?
Alexandro, depende do diagnóstico… Por quê está travada? Essa é a pergunta que seu dentista precisa responder.
At.te,
Marcelo Matos