Com freqüência me perguntam se a dor que sentem poderia ser resolvida através de uma cirurgia da ATM, então resolvi escrever um pouco sobre o assunto.
Existem algumas situações que as cirurgias estão realmente indicadas, por exemplo:
1. Fraturas cominutivas do côndilo da ATM, que são aquelas em que os ossos se quebram em vários fragmentos menores;
2. Anquilose, que é quando os ossos da articulação se “soldam” uns nos outros gerando a perda do movimento e também grandes deformidades na face, principalmente se ocorrer durante o crescimento;
Fora estas duas situações, a maioria das abordagens cirúrgicas apresentam resultados muito pouco animadores, principalmente as mais radicais, como a substituição por uma prótese de ATM (foto ao lado). Entretanto, algumas técnicas como a artrocentese, podem ser úteis como terapêutica auxiliar quando combinada com técnicas mais avançadas como a neurofisiológica.
Outras cirurgias que são mais conhecidas do público em geral são a cirurgia ortognática (que não é uma cirurgia da ATM propriamente dita), a condilectomia/condilotomia, condiloplastia, cirurgia para luxação recorrente da mandíbula e cirurgia para recaptura dos discos (para re-fixação de discos articulares deslocados).
Todas essas que citei, tem sido indicada em maior ou menor grau para DTM. Entretanto, fora a artrocentese, nenhuma destas trazem resultados realmente bons, com parâmetros científicos que mostrem que houve correção da disfunção.
Lembrem-se de que tratamentos cirúrgicos são irreversíveis. Por isso, o máximo de cuidado e certeza em relação ao diagnóstico e necessidade da cirurgia devem ser tomados. Informem-se, discutam, compartilhem com outros pacientes e profissionais os seus casos. Com isso, terão certeza de que estão indo no caminho certo.
Fiquem espertos!
- Veja também: Todos os posts sobre Cirurgia e Tratamento da ATM
o queixo do meu filho travou! ele mal pode se alimentar com uma colher bm pequena! e dói bastante! ainda ñ pode passar por um médico! o que devo fazer1 ele está muito longe de mim! ele é homem formado!tem isso é grave?tem um remédio? aguardo uma resposta. por favor! muito obrigada marina mãe.
DR.Marcelo as vezes não consigo conversar com minguei,abri minha boca é um poblema ,o que gosto muito é de sorri e da belos sorriso não posso poque fico com muita dor de cabeça,no ouvido minha cabeça doi muito não consigo dormi direito porque não consigo colocar minha cabeçano traviseiro ,para pentear o cabelo é uma tortura passo cause uma semana seipentear,DR.te pesso
quer mim ajude por favou ,tem varios comentario meus .
Mim ajude por favou.
Valberlania
Acabei de responder vário comentários seus. No mais, se precisar de ajuda, peço que entre em contato aqui com a clínica no telefone (71) 3248-4434
Atenciosamente,
Marcelo Matos
min ajude por favoumim der uma solução para este poblema,faço o tratamento na HOSTITAL UNIVERSITARIO DE SERGIPE,demora muito mim colocaram uma borracha
na minha boca uer pareci uma massinha amarela ,não guemto mais estar dor mim ajude por favou ,espero quer lei e mim der uma solução quer deus te ilumine…..
Valberlânia
Quanto aos tratamentos de ATM em hospitais universitários, faculdades e entidades do gênero, dê uma lida no seguinte tópico:
Tratamento gratuito para disfunção da ATM
É importante entender que o profissional que lida com as doenças da ATM investe muito na propria formação, seja em termos de tempo, dinheiro, esforço ou qualquer outro parâmetro que se possa imaginar, de modo que dificilmente você encontrará um profissional bem capacitado nessa área trabalhando pelo SUS, pois senão ele não pagaria nem uma fração do investimento feito.
Isso não quer dizer que você não encontre tratamento gratuito, mas compreenda que sempre haverá filas de espera, falta de recursos, procedimentos improvisados, dentre outras coisas.
Em sua cidade, embora não haja nenhum profissional que siga a mesma linha de trabalho que eu, certamente há profissionais especializados em ATM que, talvez, poderão lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Tenho um poblema muito serio ,descobri que tenho dtm é uma dor muito forte
sinto muita dor no ouvido,no olhos na boca não posso comer direito passo de uma semana a outra com muita dor ,tomo muito remedio para tenta passa essa dor tão dolorosa,minha cabeça só doi de um lado esquedo sinto minha face ficar dumente ,tenho muita dor na muca fico sei saber o que fazer minha ajude porfavou preciso de ajuda não suporto tanta dor na minha vida.
Valberlânia
A melhor ajuda que posso oferecer através deste blog, são as informações que você pode utilizar para entender melhor seu problema e também ter boas ferramentas para escolher melhor os profissionais que irão cuidar do seu caso. Fora isso, apenas se você se dispor a vir a Salvador para que eu possa avaliar pessoalmente seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr. Marcelo Matos , com 14 anos de idade eu tiha um costume de ficar empurrando o lado direito da mandibola para frente e para tras , e isso acabou desestruturando a cartilagem de minha ATM do lado direito da mandibola , e hoje vejo que isso ocasionou varios problemas em minha vida , se observo bem no espelho percebo que o lado direito de minha face esta menor que o esquerdo , tambem quando eu abro a boca da um estalo do lado direito de minha mandibola , meus dentes de cima do lado direito estão um pouco direcionados para o lado , emfim isso acabou ocasionado problemas estéticos como o contorno facial , e tambem na qualidade de vida como na alimentação , e agóra eu quero saber se é possivel recuperar a saúde de minha ATM , e quais são os métodos que podem recuperar a estrutura de minha ATM , e se células tronco pode ser uma alternativa para reconstruir minha ATM .
Reginaldo
O uso de células tronco nas doenças da ATM ainda não é realidade. Existem apenas alguns poucos estudos na área de engenharia de tecidos articulares, mas tudo ainda muito longe da aplicação clínica.
No entanto, existem sim formas de recuperar a ATM e melhorar a estética também. Tudo irá depender do diagnóstico. A depender do caso até mesmo é possível obter uma regeneração do côndilo da ATM ou recuperação do disco e ligamentos. Eu mesmo apresentei um caso de regeneração que foi premiado em um congresso no Chile e nos EUA. Veja os links:
Regeneração de côndilo: relato de caso
Reconhecimento internacional em patologia da ATM!
Quanto aos métodos, dependendo do diagnóstico, há recursos apropriados para recuperar a biomecânica e a neurofisiologia articular.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Marcelo,
Gostei muito do site, estou desesperada com uma dor de cabeça a 10 dias, pressão em cima da cabeça e na nuca, ao ler o site e ao falar sobre os problemas com a mandibula, lembrei-me que fiz uma cirurgia quando tinha 15 anos e foi feito atraves da mandibula, entao minhas dores de cabeca frequentes podem estar relacionadas a isso. Gostaria de saber qual é o melhor profissional para se procurar e ver um diagnostico mais proximo do problema.
Obrigada, Isabela
Isabela
O ideal é um profissional que tenha experiência em patologia da ATM, pode ser um especialista em DTM em dor orofacial ou qualquer outro dentista que tenha uma boa experiência na área.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo,
Há alguns meses meu maxilar estralava, tinha a sensação de que ele saia do lugar e voltava durante o estralo, quando eu bocejava.
Só que nesse mês a situação piorou, continuo com o estralo como descrevi anteriormente, mas agora qualquer coisa que eu faço “tira ele do lugar”…
até pra escovar os dentes eu não consigo abrir totalmente a boca, e sinto dor quando o maxilar “sai do lugar”.
Li todas as suas sugestões e seus artigos, estou preocupada pois não tem nenhum especialista em ATM na minha cidade que é muito pequena.
Se eu não tratar estarei correndo sérios riscos não é Doutor?
Muito obrigada pela sua atitude em ajudar as pessoas!
Fica com Deus!
Luma
Pela sua descrição, parace realmente que o problema está progredindo… E sim, se não tratar corre riscos da situação ficar pior e cada vez mais difícil de solucionar. É como aquele velho ditado: ” É melhor prevenir do que remediar” que pode ser complementado assim ” (…) e se tiver que remediar, quanto mais CEDO, melhor!”
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Luma
Pela sua descrição, parace realmente que o problema está progredindo… E sim, se não tratar corre riscos da situação ficar pior e cada vez mais difícil de solucionar. É como aquele velho ditado: ” É melhor prevenir do que remediar” que pode ser complementado assim ” (…) e se tiver que remediar, quanto mais CEDO, melhor!”
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Tenho 19 anos, tenho dores constantes na ATM, fui no especialista e recomendou que teria que tirar os dentes do siso, pois nao tem espaço para nascer meus dentes sao muito apertados e precisaria de aparelho ortodontico para alinhar os dentes, e ainda recomendou uma placa miolelaxante.
Disse que talvez o disco estivesse perfurado,e disse devia seguir essa ordem: tirar os dentes do siso, colocar aparelho, fazer a placa e ate uma cirurgia…É nessa ordem mesmo?? Li sobre que o aparelho deve ser apenas depois do tratamento de alivio de sintomas…o que devo fazer??
Tambem percebo irregularidade na mandibula o lado direito(o que doi), semana passada retirei o dente do siso inferior do lado direito, a cirurgia foi muito dolorosa, demorou 1 hora e nao tive condiçoes de continuar.
Parece que a mandibula do lado direito esta mais perto do ouvido o qual frequentemente fica tapado…
Tenho noçao que é grave, o que tenho tem um tratamento eficaz??
Obrigada e bom dia 😀
Stéfani
Você escreveu ” (…) Disse que talvez o disco estivesse perfurado,e disse devia seguir essa ordem: tirar os dentes do siso, colocar aparelho, fazer a placa e ate uma cirurgia…É nessa ordem mesmo?? Li sobre que o aparelho deve ser apenas depois do tratamento de alivio de sintomas…o que devo fazer??”
Se você não sente segurança nas proposta terapêutica que o dentista lhe passou, lembre-se que você é livre para procurar outras opiniões! Quanto ao mérito do tratamento que ele lhe propôs, eu não tenheria como te responder sem antes fazer uma avaliação pessoalmente.
“(…) Tambem percebo irregularidade na mandibula o lado direito(o que doi), semana passada retirei o dente do siso inferior do lado direito, a cirurgia foi muito dolorosa, demorou 1 hora e nao tive condiçoes de continuar.
Parece que a mandibula do lado direito esta mais perto do ouvido o qual frequentemente fica tapado…”
Isso é possível e pode, de fato, produzir sintomas auditivos. Converse com seu dentista sobre esse detalhe e pergunte como investigar essa questão e como o tratamento irá lidar com isso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá a todos
depois de ler a matéria e os comentários acho que descobri o que tenho, até chorei, pq pelo visto vou conviver com essa dor pelo resto da minha vida, o pior de tudo isso que agora eu sei o que desencadeou todo o meu sintoma, quando tinha 20 anos tive que tirar o dente siso para colocar aparelho, eu lembro o sofrimento parecia que estava quebrando minha face, incluso ,depois disso sentia estalos terríveis do lado esquerdo,sem falar nas dores que sempre achei que fosse dor ouvido infecção de garganta, sinusite, dente, faz um mes fui ao meu dentista aqui na Inglaterra ele olha meus dentes e diz que não tenho nada que tenho dentes sensíveis e para escovar,quando li a materia vi localizaçao da dor toquei a regiao apertei e massagei sensação de alivio eu senti o ponto inflamado, igual no desenho, agora lembro da pilha de remedios, Obrigada ao votar o Brasil vou procurar um especialista
Um forte abraço
Dr. não esquecendo que ela quando come o maxilar fica instalando e quando ela fala também ,ela se queixa de maxilar cansado por favor me mande resposta urgente.
DESDE JÁ AGRADEÇO!!!
Anne
Cirurgia de ATM é alto que tem indicações muito restritas, especificamente para casos de tumores, fraturas graves e anquilose (que é uma situação onde os ossos se unem impedindo o movimento da articulação). Cirurgia de ATM para qualquer outro motivo, especialmente para tentar resolver a DOR, possui alto índice de insucesso e risco elevado de ficar com alguma sequela ainda pior.
A exessão é a artrocentese, que é uma espécie de lavagem da articulação e ajuda em muitas situações, mas que se não estiver combinada com algum outro procedimento de correção do problema, costuma ter um efeito apenas temporário.
Enfim, se sua mãe tem “desgaste” da articulação como falou o dentista, é preciso primeiro investigar que desgaste é esse, quais estruturas estão realmente danificadas, qual a extensão dos danos, como esses danos interferem no funcionamento e causam a dor e, por fim, como reverter ou controlar o problema, o que é feito SEM cirurgia.
Sugiro conversar com o dentista de sua mãe ou procurar um outro profissional com experiência na área de patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo minha mãe tem 58 anos e algum tempo ela vem se queixando de dor no maxilar e dor de ouvido, procuramos o otorrino e ele falou que não tinha nada de mais no ouvido dela, mandou ela procurar o dentista que ela fez a dentadura, falamos com o dentista ele passou ela para o especialista da atm só que marcou a colsulta ainda para o mês de março o dentista tocou no maxilar dela e disse que estava muito desgastado sera que ela vai precisar fazer cirurgia desde já agradeço.
Dr. já me trato com um especialista em atm. Acontece que a dificuldade em abrir a boca so veio aparecer apos colocar um aparelho ortodontico. Já faz mais de 2 anos que tenho este problema, mais melhorei da atm.
Adaurila, talvez você tenha melhorado da dor, que diferente de melhorar da ATM. Parece estranho mas te explico melhor:
Como não te avaliei não tenho como informar a respeito do seu caso em particular, que pode não ter nada a ver com o que escrevo a seguir, mas em termos gerais o que posso dizer é que a dor é algo subjetivo e multifatorial, e pode deixar de existir ou se agravar por motivos diversos. No caso certos problemas da ATM, quando as lesões atingem um determinado nível de progressão, as dores locais, especialmente aquelas que ocorrem ao mastigar, bocejar e, as vezes até mesmo as dores na face, podem melhorar. Isso acontece pois os tecidos que possuem os “sensores’ para a dor já estão tão danificados que deixam de mandar a informação de dor ou mandam, mas o cérebro já não interpreta necessariamente como a mesma dor que sentia antes. Entretanto, como o problema continua, afinal os tecidos articulares continuam danificados, outros problemas irão aparecendo e a dificuldade de movimento da boca é um deles.
Também, é muito comum em casos assim, haver dor de cabeça que acaba sendo “diagnosticada” como enxaqueca ou cefaléia tensional e tratada como sendo um problema à parte, quando em realidade, é uma das formas mais comuns de manifestação do problema na ATM, nas situações em que a dor local já melhorou mas os danos internos da articulação progrediram.
Em situações assim é preciso reconsiderar o diagnóstico do problema e verificar o que passou despercebido ou se a agressividade da doença foi subestimada. Quanto ao seu caso, sugiro que converse com seu dentista e veja o que pode ser feito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
dr. marcelo me chamo cristiane e a uns 5 anos venho sofrendo com dores de cabeça fui a um especialista e ele disse que meu problema era disfunçao de atm entao pediu q colocasse aparelho q resolveria meu problema usei durante quatro anos e nada de resolver agora piorei de uma tal maneira nao abro mas direito a boca dores de cabeça na regiao dos olhos e pescoço ja procurei varios medicos nenhum me dar uma soluçao o q devo fazer aqui na minha cidade e muito dificil buco maxilo qual especialidade devo procurar estou dezesperada nao sei mas o q fazer so pioro da noite pro dia ….obrigado
cristiane manaus amazonas!!!!
Cristiane
O uso de aparelho dentário para tentar resolver problemas de ATM é um equívoco muito comum. Sugiro que você procure um dentista com experiência em patologia da ATM e o mais próximo de sua área que conheço, é o Dr. Rivaldo no Amapá: dr.rivaldo@uol.com.br
Entre em contato com ele e veja a possibilidade de lhe fazer uma visita.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo há uns 3 dias tenho sentido uma dorzinha do lado esquerdo do
maxilar (logo abaixo do ouvido)só q essa dor tem aumentado principalmente quando mastigo ou abro a boca.O q deve ser???
Sarah
O local da dor que você descreveu é próximo a área da articulação da mandíbula (ATM – articulação temporomandibular) que pode provocxar dor quando está alterada. Sugiro procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ok!mais já me trato com um especialista. Gostaria apenas de saber a causa da dificuldade em abrir a boca, pois só veio se manisfetar o problema apos colocar aparelho. Lembro que melhorei da dor de ATM, mais fiquei com dificuldade em abrir a boca. O que devo fazer? Já bati uma tomografia computadorizada mais não deu nem uma alteração significativa, apenas que o lado direito é mais curto.
Adaurila
Na tomografia só são visualizados os tecidos duros (tecido ósseo) da ATM, podendo passar despercebido varios outros problemas que podem estar acometendo tecidos moles como ligamentos, disco e cápsula.
Como eu mencionei anteriormente, o caso precisa ser reavaliado, e a tomografia é apenas parte desse processo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi dr eu bosejo sem parar minha boca doi ela trava tem hora que nao consig abrir nem fechar o que devo fazer
Adrielle
Você precisa procurar um dentsita com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia dr, espero que possa me orientar. À poucos dias percebi uma dor abaixo da orelha no maxilar direito, que ocorre sempre quando vou abrir a boca ou mastigar algo. não lembro se batir ou mastiguei algo de forma errada. sinto que algo está fora do lugar…qual a especialdade que devo procurar inicialmente. TKS!
Michel
Você pode procurar um dentista especialista em disfunção da ATM e dor orofacial ou um que tenha experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
O senhor não pôde responder a minha pergunta?
Acabei de fazê-lo.
São dezenas de comentários por dia, centenas por semana… Por isso acontece de demorar para eu responder algumas vezes.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, eu em um época de ansiedade tinha pegado uma mania de forçar demais a abertura da boca, abrindo demais, só que agora minha “mandíbula” (não sei se está certo) esquerda dói quando eu abro, e minha boca parece estar um pouco endurecida, não consigo reparar ao certo porquê não me dei conta de quando isso aconteceu e não lembro como era antes, eu comecei com isso no começo do ano e parei com a mania a algumas semanas, já reparei que se eu forço pro lado direito abrindo não dói.
O que acha que pode ter acontecido? Quem eu devo procurar? Eu já fui a um médico que me disse que não tinha nada e me pediu pra fazer compressas quentes (além de parar, claro), mas parece que não há mudanças, pelo menos nessas duas semanas, estou com medo de ter que fazer algum tipo de cirurgia na mandíbula.
Yan
Essa é uma mania um tanto incomum…
O que posso dizer é que é realmente possível desenvolver problemas na ATM após forçar a mandíbula. Em situações assim, o que acontece é que os ligamentos podem ser distendidos e os tecidos da região se inflamam. Se já houver outros fatores envolvidos, então o problema pode se estabelecer de maneira mais intensa.
O melhor é procurar um especialista em DTM e dor orofacial ou outro profissional que tenha experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo Matos eu tenho 18 anos e tenho os dentes de cima para fora fui a um medico dentista e ele disse-me que não valia a pena meter aparelho porque não me faria nada, teria mesmo de fazer uma operação ortognatica mas não tenho aparelho agora já me dizem que tenho de meter aparelho para ser operada, mas eu tenho os dentes direitos o que tenho mas e o osso por chuchar no dedo! Queria muito que alguém me esclarece-se
Patty
Há situações que o problema não pode ser resolvido apenas com aparelhos, de modo que se faz a cirurgia ortognática para “alinhar” a base óssea onde estão os dentes e aí sim conseguir finalizar com ortodontia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Prezado Dr Marcelo,
Aproximadamente 10 anos atrás sofri uma luxacao da ATM, Fui bocejar e no processo acabei luxando a ATM.Segui para o hospital, onde após 3 horas foi feita a reducao e atm colocada no lugar. Os mese seguintes foram seguidos por muitas dores, que foram me levando a diversos tratamentos no intuito de elimina-las. Fiz diversos tratamentos, como por ex tens, rpg, acupuntura, usa de psicotropicos, aparelhos moveis, placas miorelaxantes, etc. No final de quase 2 anos acabei fazendo uma artroscopia bilateral da ATM, colocando do arcos de titaneo. Segurima -se anos melhores, onde embora nunca tenha me livrado das dores faciais, elas tenham diminuido.Nos ultimos 8 anos entao com esta melhora, fiquei apenas usando as placas mioreleaxantes a noite p dormir. 2 finais de semana atrás porém voltei a sentir as dores que sentia antigamente.Acordei um domingo de manah com muitas dores e de la p ca nada mudou, apenas dor e dor o dia tdo. Procurei um um ortododontista que disse que minha oclusao e ruim e era precisa usar parelhos, desgastar dentes etc. Fui a um buco maxilo tb, que concorda que a oclusao é ruim e a seu ver uma cirurgia ortognatica e necessaria para que seja corrigida a oclusao e assim me livra das dores. Eu, porém tenho minhas duvidas, uma vez que ja fiz diversos tratamentos e também uma cirurgia, por outro lado nao aguento mais sentir dores.
Nesta segunda vou a outro especialista em campinas, cidade onde moro, o Dr Jorge von Zubem, para pegar outra opiniao. O buco maxilo que mencionei é o Dr Fernando Cesar Davanzo.
Portanto lhe escrevo na esperança de receber alguma opinião / dica sua, bem como perguntar se o Sr. conhece algum profissional na região de campinas que possa me ajudar, muito obrigado.
Jean Paul Malheiros
Olá Jean
Dê uma olhada nos links abaixo, são os comentários que você postou em outros tópicos e que já te respondi por lá:
Comentário no tópico de “patologia e disfunção da ATM”.
Comentário no tópico sobre placas oclusais
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo
gostaria que me orientasse pois sinto dificuldade em abrir a boca minha abertura esta cada vez restrita.(2.5), que devo fazer. Procurei varios especialista e sequer pedem um exame para diagnosticar o problema.
tem dias que fico triste achando que não tem solução.Será que não há meio de reverter este problema.
Adaurila
É possível que haja meio de reverter o problema, mas primeiro é preciso saber que problema é esse. Há muitas razões diferentes para a redução progressiva da abertura bucal e certamente um dentista com experiência em patologia da ATM poderá te ajudar.
Sugiro dar uma lida nesse tópico aqui: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo,
Obrigado pela orientação.
Gostaria muito de poder ir a vossa consulta, mas infelismente nao tive condiçoes financeira, me desculpe.
Tenho alguns exames feitos. Onde ja passei me deram 2 informações .. O sr poderia me ajudar, me informando alguem que possa me ajudar. Me informar de tudo que tenho o que preciso fazer, deixar bem informado de todo caso.. Sendo assim, poder tomar uma decisao exata de como devo proceder em relação a cirurgia. Alias nao tenho possibilidade a nao ser pelo SUS de realizar.
Como o sr mesmo falou… Há muitos recursos diferentes na odontologia, nesse sentido e dentro de cada especialidade ainda há diferentes escolas de pensamento.
POR ISSO peço se poderia me ajudar, se conheçe alguem para me orientar de tudo que tenho.. qual meu real problema e qual caminho devo tomar.
Falei com uma menina, Camaçari-ba, tinha um caso muito parecido com o meu,a mesma, fez cirurgia, tinha todas os sintomas igual ao meu dores cabeça, zumbido, ouvido tampao, dores pescoço, ao abrir a boca ficava com um calo em frente ao ouvido, era tb um condilo maior, mas nao preciso colocar protese. Breve ira fazer a cir. ortognatica para corrigir a assimetria.
Muito obrigado, mas uma vez.
ATT.
Claudio
Dr Marcelo,
Se possivel, me passar uma informação a respeito da ATM.. pelo pouco q entendi meu problema ta no condilo, um deles é maior de um lado, isso originou o desvio no mento. Seria possivel ter recuperação da ATM sem precisar fazer cirurgia.
Ou com esse problema, tenho q fazer cirurgia com colocação de protese/ATM ?
Ainda teria que fazer cirurgia da assemetria.
Por favor espero vossa orientação,
Muito obrigado.
Cláudio Santos
Você escreveu: “(…)um deles é maior de um lado, isso originou o desvio no mento. Seria possivel ter recuperação da ATM sem precisar fazer cirurgia.
Ou com esse problema, tenho q fazer cirurgia com colocação de protese/ATM ?”
As duas coisas são possíveis e vai depender de duas variáveis: 1) do diagnóstico do caso e 2) da linha de trabalho de quem você procurar.
Com relação ao diagnóstico é preciso saber se é realmente um côndilo cresceu mais ou se o outro é que não cresceu ou sofreu algum tipo de alteração que o deixou menor. Pode parecer amesma coisa, mas não é. Isso abre um leque de variáveis que irão interferir em alto grau no tipo de tratamento e nos resultados que se podem obter. Além disso, se há alterações de tamanho nos côndilos, é preciso checar se há também diferenças entre as demais estruturas ósseas da face, que precisarão ser consideradas no planejamento terapêutico.
Do ponto de vista da linha de trabalho do profissional, se você procura um cirurgião há uma grande probabilidade dele lhe oferecer uma alternativa cirúrgica para o caso, assim como se você procura um ortopedista funcional dos maxilares, haverá uma grande probabilidade dele lhe oferecer um tratamento à base de reposicionamento da mandíbula com aparelhos móveis, um ortodontista, por sua vez, poderia sugerir compensações dentárias e do plano oclusal… E assim por diante. Há muitos recursos diferentes na odontologia, nesse sentido e dentro de cada especialidade ainda há diferentes escolas de pensamento.
Assim, o que você precisa fazer é procurar diferentes profissionais para escutar as diferentes opiniões e, a partir daí, julgar o que lhe parecer mais viável, lógico, seguro e confiável para você.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo, gostaria de receber sua resposta pelo meu e-mail. Já tive travamento de mandíbula e hj tenho abertura pqna de boca, dificultando em muito a ir ao dentista tbm. Usei placa de acrílico e só piorou, pq cansava muito..e aí começaram uns barulhos na ATM muito altos..e doía muito .Retirei a placa. Hj tenho abertura de boca menor,e qdo abro, faz um movimento para a lateral, parece torta qdo abro. Será q o meu caso é apenas cirúrgico. Me falaram q é bem dfcil esta cirurgia.
LP
O que você relata indica que há um comprometimento de certas estruturas internas da ATM e para situações assim é possível tratar e ter um resultado satisfatório desde que seja identificado a causa do problema. Quanto à cirurgia, certamente há um tipo de cirurgia que lhe faça abrir melhor a boca, no entanto também irá lhe expor à riscos de uma sequela acompanhada de outros sintomas. Por isso que cirurgia de ATM é algo bem restrito.
Minha sugestão é que tome a sua decisão baseada nas melhores informações que você encontrar disponível, se consulte com mais de um profissional sobre o seu caso e só faça se estiver convencida e ciente dos riscos pois, uma vez operada, não há como voltar atrás. Lembre-se é você que irá “carregar” sua ATM para o resto de sua vida.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola doutores
td bem?
li uma materia sobre atm e dor orofacial e gostaria de tirar algumas duvidas..saber outras opinioes gostaria de relatar o que houve comigo ontem e gostaria de uma opiniao e uma solucao se possivel
estava eu deitado comendo bolacha..quando derrepente minha mandibula travou e eu nao conseguia mais mastigar nem abrir a boca fiquei desesperado
como era 2 da manha eu fui dormir e deixei pra hj cedo procurar ajuda com minha dentista e fui tbm ate em um buco mas antes eu tentei fazer voltar no lugar mas nao consegui
minha dentista nao olhou..so me disse por telefone o que eu expliquei e o que acontece
eu nao consigo abrir minha boca…consigo muito pouco
muito dificil mastigar
mas a mandibula nao esta fora do lugar nem pra esquerda e nem pra direita esta normal..porem com uma dor do lado esquerdo abaixo da orelha..que dói quando eu tento abrir
minha dentista mandou eu fazer compressa quente e tentar por no lugar nao consegui
foi ai que fui ver o buco
ele disse que nao esta fora
que eh apenas um espasmo muscular…que o musculo esta contraido e mandou eu tomar relaxante muscular…um anti inflamatorio e fazer compressa quente vamos ver se resolve daqui uns dias
mas mesmo assim ainda fiquei com duvidas e gostaria de opinioes mas estou preocupado e com medo de nao resolver e tomar remedio de bobeira…e depois ver que esta travado e tem que por no lugar com um tranco..meu deus.nao quero nem pensar na dor
depois expliquei pra minha dentista o que o buco disse…e ela achou ele retardado e disse que nao tem nada disso..que esta fora do lugar e se poe no lugar com um tranco
lendo um artigo sobre ATM e dor orofacial, o que consegui entender o que esta acontecendo eh isso
Sensação de travamento da mandíbula
Redução de abertura da mandíbula
e agora
o que esta acontecendo comigo e o que fazer pra resolver?
me ajudem por favor
fico no aguardo
obrigado
e ate mais
WRI
De um modo geral, situações como essa acontecem quando ocorrem algum tipo de dano interno na articulação da mandibula, que bloquei o movimento da articulação, mas também pode ocorrer por outros motivos. Assim a medida mais imediata a ser feita é procurar um especialista em ATM ou um profissional que tenha experiência em patologia da ATM.
Cuidado para não tentar algo caseiro e piorar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo.
Já a alguns anos que meu maxilar estrala, cheguei a usar aparelho, mas não resolveu o problema.
E em julho desse ano eu acabei ficando com Paralisia Facial do lado esquerdo, tomei muitos remédios e fiz 20 sessões de acupuntura e voltou ao normal.
Tive que fazer ressonância para saber o porquê … e o resultado foi:
” Superfícies articulares dos côndilos mandibulares e cavidades glenóides regulares.
Espaços articulares de ambas as articulações têmporo-madibulares conservados.
Derrame articular bilateral.
Deslocamento anterior dos discos articulares com a boca fechada.
Na manobra de abertura bucal, nota-se redução / recaptura discal apenas à direita.
Hiperexcursão dos côndilos mandibulares com a manobra de boca aberta. ”
E o meu médico recomendou fazer uma cirurgia, para colocar uma ‘âncora’ no maxilar esquerdo para resolver esse problema de ficar estralando. E no lado direito ele vai ‘jogar um líquido’.
Eu cheguei a passar em dois hospitais (Ruben Berta = Dr.Weder Cardoso/ Defeitos da Face = Dr. Fernando S. Morando) aqui em São Paulo para confirmar se realmente o diagnóstico estava certo. E o diagnóstico foi o mesmo.
O senhor recomendaria esse mesmo procedimento? Ou existe outro que não precise ser cirugia?
Porque já estou marcando a cirgurgia. E estou com muito medo, e a minha maior preocupação é ficar com a paralisia novamente. Ele já explicou que volta com o tempo os movimentos da testa, mas mesmo assim … Por isso quero saber uma terceira opinião.
Aguardo a sua resposta.
Obrigada!
Érika, vamos por partes…
Problemas internos da ATM (como os descrito em seu laudo) não se relacionam diretamente com a paralisia facial não. Então com relação ao medo de voltar a ter a paralisia, seria melhor você conversar com um neurologista.
Quanto aos estalos, estes sim podem estar relacionados ao achados do seu exame, no entanto do ponto de vista do diagnóstico ainda é preciso responder muitas perguntas para saber se a cirurgia é o melhor caminho a ser seguido, pois dificilmente é realmente necessário fazer uma cirurgia. Por exemplo: o que causou o problema em primeira instância? Por quê o disco está deslocado? Em que estado se encontra os ligamentos? O disco se manterá no lugar após colocar a âncora caso o fator causador não seja identificado e removido? Como?
Bom, dê uma olhada nas outras postagens do blog sobre cirurgia e veja quanta gente comenta experiências não tão boas com esse tipo de terapêutica.
Enfim, existem técnicas que não dependem de cirurgia, mas não tenho como lhe dizer se isso se aplicaria ao seu caso ou não pois não te avaliei. Nesse sentido sugiro que leia este tópico aqui e, na dúvida, procure novas opiniões antes de se submeter a um procedimento irreversível.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá doutor Marcelo.
Agradeço por me responder, mas acabei fazendo a cirurgia(artoplastia).
Fiz a cirurgia no dia 19/11/2010, e tive uma recuperação até que rápida. Mas durante um bom tempo sentia diariamente dor de cabeça, e a dor era somente no lado esquerdo que foi o lado que fiz a artoplastia.
No momento o que está me incomodando é que onde foi feito o corte da cirurgia continua inchado e parece que perdi a sensibilidade da região e a minha sobrancelha está um pouco paralisada, mas o médico falou que é normal e que irá voltar ao normal com o tempo.
E agora passei com o Dr. Reinaldo Missaka(Especialista em Disfunção Têmporo-mandibular pelo CFO) e irei começar a usar uma plaquinha que servirá como um relaxante muscular para que não volte a ‘sair do lugar’ a minha ATM, e com o uso dessa plaquinha meu maxilar vai voltar para o lugar correto não criando assim novamente o problema na ATM, e que após o uso dessa plaquinha precisarei fazer alguma correção nos dentes caso eles fiquem tortos ( pq já usei aparelho e eles são bem alinhados, mas ele disse que essa não é a posição correta … e que com o uso da placa eles irão entortar mas estarão na posição correta).
Gostaria de saber se este tratamento que estou fazendo é o mais correto? E se realmente é assim que funciona mesmo …
Aguardo a resposta.
Obrigada.
Olá Érica
Você perguntou: “Gostaria de saber se este tratamento que estou fazendo é o mais correto? E se realmente é assim que funciona mesmo …”
Eu não tenho como lhe responder essa pergunta, pois dependeria te ter feito uma avaliação pessoalmente da sua situação. Como só quem tem todas as informações a respeito do seu caso é o seu dentista e considerando que você já escolheu a linha de tratamento para o seu caso, sugiro que dê tempo para seu dentista trabalhar em seu tratamento. Uma coisa é certa, já que iniciou o tratamento é melhor seguir corretamente as instruções que lhe forem passadas e relatar para ele todas as suas dúvidas, pois é importante vocês manterem o canal de diálogo aberto, o que aumenta a confiança na relação entre vocês e beneficia os dois lados.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Entendii.
Muito obrigada!
estou com o maxilar travada desde a manhão de hoje o que posso fazer? é dormir do lado esquerdo ele trava se eu mim viro para o direito destrava.
mas até agora está travado nem consegui almunçar, procurei o meu cirugião destista e ele falou que não podia fazer nada. SOCORRRRRRRRRO
O QUÊ FAÇO?
DR. Marcelo.
É de grande importancia seu interesse de ajudar as pessoas que tenham esse tipo de problema.
Vou tentar relatar um pouco oq venho sentindo:
Aos 22 anos que foi percebido que estava com meu queixo com desvio p lado direito, na época era muito pequeno o desvio. Agora com 38 anos, esse desvio esta bem vicivel e me encomoda muito no meio social. Sinto dores de cabeça, no pescoço, zumbindo e as vezes fica como estive vento preso. Em frente ao ouvido esquerdo ao abrir a boca fica alto o local acho q é o disco, levando o queixo para o lado direito. Nao sinto dores no rosto..
O que devo fazer ? o que tenho é realmente ATD, DTM.
Meus dentes inferiores ficaram tortos um pouco, e até meu labio inferior tb.
Tem como corrigir isso com tratamento ou de que forma pode ser corrigido isso ?
Por favor me ajude.
Att.
Cláudio
Cláudio
Seu relato me induz a pensar em um problema na ATM que teve como sequela o desvio no queixo. Isso é relativamente comum quando um lado é mais acometido que o outro, no entanto, muitas condições patológicas diferentes na ATM podem levar a este mesmo quadro, de modo que o passo seguinte é procurar um profissional com experiência em patologia da ATM que possa te avaliar, para poder definir um diagnóstico e um tratamento de acordo com sua necessidade. Outro ponto importante é o diagnóstico diferencial, pois pode também não ter nada a ver com a ATM e, neste caso, o tratamento teria de seguir outra linha de abordagem. Portanto o primordial agora é um parecer profissional.
Atencisoamente,
Marcelo Matos
Ola Dr. Marcelo, agradeço pela atenção.
Tentei semana passada marcar uma consulta com o sr. liguei para sua clinica, sua Secretaria me informou q so estaria disponivel a partir do dia 22 amanha sexta-feira.
Como estava e ainda estou muito tenso com essa situação, olhei na net alguns sites de clinicas em salvador, marquei com um BMF ele me passou que tinha q primeiro passo tratar dos dentes, colocar parte inferior/dentes um aparelho e depois fazer uma cirurgia para corrigir esse defeito no queixo.
Se o sr. estiver em salvador semana q vem, gostaria de se avaliado pelo senhor, nao moro em ssa, moro no interior em Itacaré mas tenho q fazer esse esforço, pois pretendo muito ter melhoras nesse quadro, para poder conviver normal no meio social.
Tb me passou 2 exames q estarão pronto essa semana 27/10.
Obrigado.
att.
Cláudio
Dr. Marcelo.
Olhando alguns assuntos (pesquisando). Pergunto:
Cirurgia Ortognatica e Mentoplastia, qual a diferença ??
Isso acaba deixando agente muito confuso…
abraço, fique com Deus.
Cláudio
Cláudio
A expressão “cirurgia ortognática” se refere ao realinhamento cirúrgico das estruturas ósseas maxilares. Nesse sentido a mentoplastia é um componente da cir. ortognática, que pode ser feita em conjunto com outras correções ósseas ou isoladamente. Seja como for, antes da cirurgia é preciso verificar se o problema que originou a assimetria facial foi controlado, para evitar que ocorra uma recidiva.
Veja esse artigo aqui, onde o problema foi tratado apenas a nível de consequência, não de causa, resultando em retorno do problema.
http://www.scielo.br/pdf/dpress/v12n2/09.pdf
Fiz uma postagem comentando este artigo aqui: Cirurgia ortognática – devo fazer?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
POR FAVOR ME RESPONDA
estou com meu maxilar travado a uns tres meses e não estou conseguindo consulta com o buco maxilo pois não tenho convenio. a minha boca abre so um dedo e meio ou dois no maximo é horrivel pra comerJA NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.
queria saber como é o tratamento ou cirurgia que repare o problema
muito obrigada!
Caroline
A depender do diagnóstico, pode ser cirúrgico ou não. No entanto uma coisa é certa: quanto mais demorar para procurar atendimento mais a situação pode se agravar. Sugiro que você procure atendimento particular, pois o fato de não ter convênio não vale o risco de deixar o problema progredir.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. esse problema na ATM pode ser causado por mordida errada ? dente ciso ou algo do tipo?
Édrick
O dente do siso não é causa de problema na ATM, embora possa ser causa de dor na face quando está inflamado ou infectado. Quanto á “mordida errada”, é mais provável que seja uma sequela de um problema na ATM, como acontece na mordida aberta por processo degenerativo condilar, ou que seja um problema em paralelo sem nenhuma relação direta com a ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
eu tenho18 anos ano apasado descobri que tenho atm travada na minha cidade nao tem tradamrnta e nao concigo abri minha boca todalmente as vezes. tenho muitador de cabeça e as vessea mi esteso faseo querai saber ao tratamento para atm travada e se minha inritaçao tem aver com isso???por fovo mi ajute
ja faz 3anos ou mais que sofo com issoe ano passado ew nao cocegui termi a meus estudos as dores eram muitas ew sentea ate pontadas na cabeça aqwi na minha cidade naomtem especialista na cidade;
QWE DEUS TE ABENÇOI
Joanne
Sim, pode haver uma relação entre sua dor/irritação e sua boca travada. Quanto ao tratamento, não há mistério, é preciso você procurar um dentista com experiência na área de patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor… tenho um problema na mandibula que de vez em quando trava, quando abro ela no maximo na parte direita o osso se desloca e vai para cima queria saber qual certo o problema e se tenho q fazer uma cirurgia.
Obrigada desde já.
Juliane
É possível que quando você abra a boca sua articulação permita movimentos além dos limites normais, mas isso pode ser patológico ou não. Assim, antes de pensar em cirurgia é preciso avaliar qual é o motivo disso estar acontecendo e se implica alguma sequele ou sintoma que mereça ser tratado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi! Há algumas semanas vem ocorrendo quando eu abro a boca para escovar os dentes estala, mas nao sinto dor! Teria algo que eu poderia fazer?
Stefania
Embora nem todo estalo seja patológico, na maior parte das vezes é um indício da falta de sincronia entre alguns componentes internos da ATM durante o funcionamento. Em alguns pacientes, que possuem predisposição para o problema, isso pode ser o início de um processo patológico da ATM. Assim, o melhor é procurar um profissional com experiência na área de disfunção e patologia da ATM para te avaliar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo Matos, estou com problemas tambem, ha uns 7 meses meu maxilar trava, e impossibilita eu abrir a boca totalmente as vezes volta ao normal, depois trava denovo, e incomoda muito isso ! se eu ponho pressiono o maxilar ele abre e fecha normal, o que o Dr. me indica ?
Édrick
Esse são sintomas claros de que há um problema na ATM. Você precisa procurar um profissional com experiência na área de ATM para te avaliar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo
Consegui no CRO-ES a lista dos 21 profissionais com especialidade em DTM e dor orofacial. Como não tenho nenhuma referência, você consideraria avaliar essa listagem se eu lhe enviasse por email?
Obrigado!
Joao
João
Eu tenho acesso a esta listagem, no entanto não conheço pessoalmente quem possa indicar. Nesse sentido, a melhor forma de te ajudar é com informações e sugestões de como selecionar um bom profissional.
Sugiro que leia este tópico aqui:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo,
Para tratamento da dor, procurei inicialmente um ortopedista, fiz fisioterapia, RPG, acupuntura e usei a placa miorelaxante.
Nada disso resolveu meu problema. Preciso de um especialista.
Muito obrigado!
Joao
Dr Marcelo,
Qual profissional o Sr recomendaria no estado do ES com especialidade em patologia da ATM?
Não posso mais viver com dor.
Muito obrigado!
Joao
João
Você pode procurar no site do CRO – Conselho regional de Odontologia do seu estado um especialista em DTM e dor orofacial, que é o nome pelo qual o CRO reconhece a especialidade. É interessante também procurar por meio de indicação de outros profissionais.
Entretanto, o principal é que você não deve iniciar nenhum tipo de tratamento até que o diagnóstico esteja bem definido, especialmente se o tratamento tiver caráter irreversível.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá,
Minha mãe tem 52 anos e deslocou a mandibula há tres meses, infelizmente só ficamos sabendo o que realmente era a pouco tempo a trás. Levamos ela há um buco maxilo facial que esta fez uma redução e esta fazendo um tratamento. Mesmo com a redução será necessária uma cirurgia?
Obrigada
Josy
Muitas vezes não é necessário cirurgia, ams essa decisão tem de levar em conta parâmetros clínicos que eu desconheço Apenas os profissinais que avaliaram a sua mãe tiveram acesso a essa informação. Assim, é muito difícil opinar.
Sugiro que consulte mais de um profissional, inclusive não-cirurgiões, para ter opiniões sob prismas distintos.
atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr.
Recentemente fiz um tomografia de ATM e o resultado foi irregularidade na cabeça esquerda da mandibula com presença de osteófito em sua margem anterior, limitação da excursão da cabeça mandibular esquerda. Minha perguanta é se por este diagnóstico é um caso cirurgico ou há outros tratamentos que minimizem os problemas e as dores que tem sido constantes.
Atenciosamente,
Adriana Bugiga
Adriana,
Você escreveu:
Isso não é o diagnóstico final da situação. É apenas a descrição das alterações encontradas no exame de imagem. Essas mesmas alterações podem ocorrer por motivos completamente distintos, como por exemplo, em doenças reumáticas, em processos degenerativos pós-traumáticos ou pós-infecciosos, especialmente em pacientes com predisposição para isso. Assim, para cada fator causal haverá um tratamento específico. Portanto, minha sugestão é que converse com seu dentista para efetuar o diagnóstico diferencial e definir qual a melhor conduta. Entretanto, à priori, essa não é uma indicação real para cirurgia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite Dr.Marcelo.. tenho uma irmã deficiente que em algumas vezes o maxilar dela cai e ela fica com a boca aberta, na 1ª vez q caiu minha mãe levou ela ao dentista e ele ensinou a colocar no lugar, dá tipo de uns estralos qndo ela coloca no lugar, eu gostaria de saber se tem tratamento para isso e a que tipo de especialista procurar pq aqui em São Carlos não conheço nenhum que mexe nessa parte..
obrigada
MEG
Meg
Sim, há tratamento para isso. Procure um profissional com experiência em disfunção e patologia da ATM para ele avaliar sua irmã.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom,estou perto de fazer uma cirugia pq ja faz mais de um ano que eu estou com dor o conta disso.
E queria saber se é ariscado ou não.?
Silmara, que cirurgia você vai fazer?
Bom, de qualquer forma toda cirurgia envolve riscos, converse com seu dentista sobre os detalhes da sua e se é realmente necessária. Lembre-se que se for na ATM, são muito restritas as indicações.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Tive uns estalos no maxilar durante alguns meses, parou de estalar e agora minha boca só abre pela metade, o que seria isso?
J. Alves
Os estalos podem estar relacionados a certas alterações do disco articular da ATM, de modo que quando o estalo cessa, pode ser que o disco ou tenha se danificado “de vez” ou se recuperado ( que é menos provável). Em situações assim o funcionamento pode ficar comprometido e a boca travada.
Também é comum que a abertura melhore espontaneamente ao longo do tempo, no entanto isso não significa que o problema tenha sido resolvido e pode haver outras consequências. Assim, sugiro que procure o quanto antes um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Já fiz essa cirurgia aqui em Curitiba,equipe do Dr. Lobo,foi excelente,mas agora que faz 06 anos esta incomodando novamente;mas é bem complicado o pós operatório.
e me esquecendo, existe algum texto em seu blog em que eu possa me informar a respeito destes outros problemas especificos da esrutura interna da ATM?
Boa noite Dr, obrigada pela resposta. O que o ortodontista daqui me orientou a respeito da idade e formato do rosto – é que por volta desta idade, definimos nosso corpo e como a mandibula foi deslocada mecanicamente quando outro dentista removeu meu ciso, o formato do rosto nao ajudou muito a “voltar ao lugar” e assim foi cicatrizando. E tambem tenho bruxismo…
A razao pela qual recorro a seu blog, é que para que eu consulte outro ortodontista, preciso ir a outro pais… e agora nao posso… isso que ele me disse faz sentido? Agora ja abro a boca, mas ainda assim nao é como antes…
Mais uma vez, obrigada.
Boa noite Dr. Ha 4 dias minha mandibula travou e nao volta ao normal, procurei um ortodontista que me recomendou primeiro o uso de placas noturnas para, talvez, corrigir o problema e caso nao resulte, partira para tratamentos alternativos. Aparentemente o problema foi causado por uma remoçao do dente do ciso, aliado ao fator idade (25) e formato do rosto (oval). Perguntei se meu problema pode ser permanente (nao conseguir abrir a boca) e a resposta foi sim. Como nao ha outros profissionais nessa area por perto – apenas MUITO longe – fiquei insegura e gostaria de saber se fui bem orientada por ele e se possivel, receber outras informaçoes que julgar necessarias nesse caso.
Muito obrigada
Hazel,
Idade e formato de rosto não são condições normalmente associadas a esse tipo de problema… Existem problemas específicos das estruturas internas da ATM que podem produzir um travamento de boca e também há alguns outros fatores não diretamente relacionados à ATM, que podem produzir o mesmo fenômeno. Sugiro você procurar outras opiniões, caso ainda esteja insegura.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, mal posso abrir a boca e minha mastigação está comprometida já que a cada mordida eu sinto muita dor. Também sofro de fortes dores nas têmporas e em muitas vezes em toda face. Consultei um buco maxilo que me mandou faze uma ressonância magnética das articulações têmporo-mandibulares que acusou: Deslocamento anterior do disco articular não redutível, bilateralmente. O que isso quer dizer? Desde já agradeço!
Savanna
Isso significa que há danos nas estruturas internas da sua articulação.
Dê uma lida nesse texto aqui, que você entenderá um pouco melhor: http://www.patologiadaatm.com.br/atm/
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, tenho 22 anos e nao tenho o sorriso perfeito, ja procurei 3 ortodontista em manaus e ambos me falaram que preciso fazer uma cirurgia ortognatica e que meu caso nao seria corrigido apenas com aparelho, tenho o maxilar um pouco grande e a mordida cruzada, nao sinto dores nem tampouco desconforto ao comer apenas me incomodo muito com a estetica de meu sorriso, queria saber se o sr conhece alguem em manaus que possa me ajudar pois alguns dentista aqui ja se recusaram em me tratar.
Munique, talvez os dentistas que te avaliaram estejam certos, mas na dúvida, por quê você não verifica mais algumas opiniões?
Sugiro você entrar em contato com o Dr. Micael.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo,quando abro a boca acontece um estalo no canto direito, perto do ouvido, isso ocorre com freguencia, fica indo e voltando esse estalo e incomoda muito.
Um medico ja me mandou rancar o último dente mas nao resolveu o problema.
Ana Claudia
Os estalos, de um modo geral, indicam um tipo de problema interno da articulação da mandíbula, que pode ser causado por diferentes patologias e, o dente do siso (o último dente) não é um deles.
Assim, sugiro procura um profissional com experiência em patologia da ATM para que ele possa investigar seu caso e verificar o que pode ser feito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Dr. Marcelo, me chamo Reginaldo tive um tumor na cabeça com 6 anos e isso paralizou o crescimento da mandibola do lado do tumor. Com isso o outro lado foi crescendo e empurrando o maxilar pro lado. Conforme fui crescento foi fechando a boca. Com 17 anos fiz a primeira cirurgia para abrir a boca, mas com 6 meses ja não abria mais, com 21 anos foi feito enxerto osseo da costela mas houve calcificação e novamente fechou a boca. Com 28 anos fiz a ultima cirurgia com enxerto da clavicula, mas no período de 1 ano e meio foi fechando aos poucos novamente até travar totalmente. Hoje tenho 40 anos e minha boca esta travada com menos de 1 cm de abertura onde não abre nem fecha e não cabe nem meu dedinho da mão na boca. Ja me disseram que a unica possibilidade de abertura definitiva seria trocar a junta por protese de titaneo. Gostaria de ter uma opinião do Sr.. Aguardo uma resposta. Grato.
Olá Reginaldo
Casos como o seu implicam uma avaliação detalhada não só do problema
estrutural (os danos à mandíbula e maxila) como também as implicações
funcionais que limitam os resultados do tratamento. Assim, a única forma de te ajudar é conhecendo um pouco melhor a respeito do
seu caso e verificando pessoalmente. Se preferir entre em contato com a clínica no tel: (71)3248 4434
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DR. Fui ao dentista ontem mesmo, ele me passou um relaxante muscular e 10ss de fisioterapia.Mas quanto a linfonodomegalia ele me disse que nao era nada de mais.Dai fui pesquisar na net e fiquei mais assustada ainda, pois li algo relacionado a cancer.Tem alguma coisa a ver? Socorro Doutor!!! Já chorei desesperadamente!
Oi boa tarde !
A muito tempo venho sentindo dores na ATM, fiz RNM e Tomografia.No laudo consta Derrame articular, luxaçao… e o que mais me preocupou foi isso” linfonodomegalia submandibular medindo 2,7 cm em seu maior eixo.” To muito preocupada com isso.Gostaria de um esclarecimento.O que é? Se é grave? E que tipo de tratamento devo fazer? Desde ja gostaria de agradecer, e espero resposta. Obrigada!
Neila, tenho a impressão que te respondi em algum outro tópico… Mas como são muitas perguntas aqui pelo blog, às vezes me atrapalho… rsrsrsr
Bom, de qualquer maneira, o termo “linfonodomegalia” é usado para descrever um aumento de tamanho dos linfonodos, que são estruturas que fazem parte do nosso sistema de defesa.
Esse aumento pode ocorrer por diferentes motivos e, nesse sentido, vale a pena você procurar um estomatologista dentista, que é um tipo de profissional que provavelmente poderá lhe ajudar com o diagnóstico da situação. Outra opção é o médico de cabeça e pescoço.
No mais, quanto a ATM, peça ao estomatologista uma indicação de um dentista que tenha experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi boa tarde !
A muito tempo venho sentindo dores na ATM, fiz RNM e Tomografia.No laudo consta Derrame articular, luxaçao… e o que mais me preocupou foi isso” linfonodomegalia submandibular medindo 2,7 cm em seu maior eixo.” To muito preocupada com isso.Gostaria de um esclarecimento.O que é? Se é grave? E que tipo de tratamento devo fazer? Desde ja gostaria de agradecer, e espero resposta. Obrigada!
Enviado em 07/04/2010 às 17:55
Neila, “linfonodomegalia” é um termo médico para expressar que os linfonodos estão aumentados, mas não define qual é o motivo de tal aumento. Também não quer dizer que as duas coisas (ATM e linfonodomegalia) estejam relacionadas. Portanto, sugiro você procurar um dentista especialista em estomatologia ou um médico especialista em cabeça e pescoço para avaliar a situação.
Quanto à ATM, é importante você voltar ao seu dentista com esses exames para ver qual é o diagnóstico e o tratamento proposto por ele.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
doutooor como estou usando duas placas de dia e de noite ele passou um miosan sera q eh pra mim tomar somente quando eu sentir dor?ou eh durante meu tratamento mesmo,independetemente de dor ou nao?
Olá! Dr. Marcelo, a quase um mès sinto estralos na mandíbola ao abrir e fechar a boca.No começo estralava, so quando acordava,pela manhã,mas agora é direto, principalmente quando mastigo…Não sinto dores,so estrala no lado direito.Quando estou comedo, mastigo mais do lado direito,pois para de estralar,e quando uso o lado esquerdo estrala bastante apesar de estralar somente no lado direito…Isso ja estar me encomodando…Minha amigas dizem q vai cai logo logo,rsrs fico assustada…O que pode ser isso?pode me responder?
Viliane
Os estalos indicam que há algum tipo de dano a algum componente interno da articulação. A depender do tipo de dano, diferentes sintomas podem aparecer, como dores de cabeça e cansaço nos musculos da face, mas também pode passar um tempo sem qualquer sintoma.
Dependendo também do tipo de dano, pode ser que, sem tratamento, os estalos diminuam ou desapareçam com o tempo, mas isso não significa que o problema tenha desaparecido, especialmente se você perceber que passou a ter dor de cabeça.
Portanto, minha sugestão é que procure um profissional com experiência em patologia da ATM que possa investigar e tratar o seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá dr marcelo sofri um acidente e ouve trinca na fossa articular do condilo do lado direito que ja consolidou, apos dois anos com dores e deslocaçao na mordida, formou-se um nodulo na regiao da atm do lado esquerdo, ja fiz varias seçoes de fisioterapia sem resultados, fiz uma tomografia sem nenhum diagnostico, devo ter ficado com problemas no disco articular,na cartilagem, devo fazer ressonancia? será um caso de cirurgia? qual sua orientaçao? aguardo obrigado
Olá Cristiane!
Você perguntou:
Minha orientação é que não seja feito nenhum tipo de tratamento sem que haja um diagnóstico da situação. Aliás essa é uma orientação de todos os órgãos e instituições de saúde.
Em particular, eu não inicio tratamento sem uma ressonância, afinal não dá para advinhar quais são as reais condições dos tecidos moles da articulação sem vê-los. Entretanto, o diagnóstico vai muito além dos achados encontrados neste tipo de exame, de modo que, ele é apenas parte do processo de diagnóstico (para saber mais sobre esse tema veja o texto: O que entendemos por diagnóstico em patologia da ATM? )
Quanto à fisioterapia, apenas a título de exemplo (não quer dizer que esse seja o seu caso), há um tempo atrás e mostrei um caso aqui onde o tipo de lesão existente na ATM contra-indicava qualquer tipo de manipulação da mandíbula (que é um tipo de fisioterapia) e que piorou ao ser forçada: Tratamento da ATM e ressonância magnética
Portanto, o alerta é para procurar um profissional com experiência em patologia da ATM que possa avaliar os danos remanescentes em função do seu acidente, verificar se isso resultou em alguma complicação biomecânica para a articulação, estudar o diagnóstico diferencial e, aí sim, planejar o que poderá (ou não) ser feito no seu caso.
Talvez esse texto ajude você nessa busca: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
tenho muita dor no maxila do lado esquerdo ja fiz uso de dus placas mas sem resutado, a dentista com quem eu trato disse que tenho q colocar aparelho ortodontico que talvez tenha melhora.Acredito que ñ vou melhorar com o aparelho pois,mal posso conversa por dez minutos que o lado esquerdo doi muito. oque eu faço sera que preciso de cirurgia,e se precisa qual tipo de exame vai diaguinostica.faço tratamento na ufjf.
há dois anos tive o travamento do maxilar direito, dois dias depois melhorou, procurei um especialista em ATM, e iniciei o tratamento através de injeçoes semanais em cada lado do rosto e utilização de tipo de proteção a noite para os dentes devido a um possivel bruxismo, entretanto agora retornou a dor novamente do lado direito quando me alimento, qual seria o tratamento , novamente injeção ou algum outro, pois não consigo me alimentar direito devido a dor
Lincoln
Infiltrações e placas noturnas costumam ser tratamentos paliativos. Dê uma lida nesses tópicos aqui:
Infiltração anestésica no tratamento das disfunções da ATM
Placa miorrelaxante, placa de Michigan, placa estabilizadora, placa de bruxismo e disfunção da ATM
Você perguntou:
Bom, a questão não é qual o tratamento, mas sim qual o diagnóstico! Por que sua mandíbula travou pela primeira vez? O que desencadeou o problema? Qual foi a causa? O que precisaria ser feito para remover a causa e/ou controlar o problema?
Esta última pergunta, cuja resposta depende das perguntas anteriores, é que permitirá o estabelecimento de um tratamento adequado ao seu caso. Assim, sugiro que procure um profissional que possa investigar a situação como um todo antes de você se submeter a qualquer tipo de tratamento. Para isso, esse texto abaixo pode lhe ajudar:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
doutor,meu maxilar ta travado ae o medico disse q somete com fisioterapia pra voltar pro lugar durante 3 meses e agora?
Sabrina
Você pode seguir a recomendação de seu médico ou, se não estiver segura, consultar outras opiniões. Em ambos os casos, é interessante que você conheça mais sobre o assunto para avaliar melhor as propostas que lhe forem feitas.
Aproveite para navegar aqui pelo blog e conhecer um pouco mais sobre o tema.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
De nada, Daiane!
Estarei aguardando seus novos comentários.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Obrigada pela resposta Dr. já pesquisei alguns dentistas da área. Assim que tiver noticias faço um novo Post!!!
Atenciosamente,
Daiane
e quanto meu mxilar travado oqq eu faço? mas ele disse pra mim fazer fisioterapia com ele la,mas eu so do interior e ele da capital intao difilcutaaa muito
Sa
Como eu disse há tratamento não-cirúrgico para a sua situação, mas não há milagre, é preciso encontrar alguém com experiência em patologia da ATM para te ajudar. Por este motivo é que postei os links dos daqueles textos, você os leu?
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Boa Noite Doutor,
Tenho uma grande dúvida….meu maxilar estala….mas apenas qndo abro execivamente a boca….ou seja…qndo forço mesmo….e no final acabei pegando mania de estalar o maxilar, será que isso pode desloca-lo? será que é ATM? O que eu faço?? será que se eu deixar essa mania e tipo esquecer, meu maxilar pará de estalar?
Abs
Obrigada
Daiane
Daiane
Nem todo estalo é patológico, no entanto, se além dos estalos você possuir outros sintomas tais como dor de cabeça, apertamento dentário, dor de ouvido ou na face, pode ser que o estalo seja sinal de um dano estrutural na ATM.
Nesse sentido, vale a pena você procurar um dentista para fazer uma avaliação e verificar se está tudo ok. Assim você poderá ficar mais tranquila.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi doutor abir a boca maxilar estral doi muito tem dia eu nao consigo nen comer direito parese que meu queixo vai cair tanta dor minha garanta fica sufocada
doutooor,eu tenho prblemaa no meu maxilar,pois estou tendo um deslocamento pro lado direito ae fui no medico da tm ele so pssou um aparelho pra mim usar a noite e hoje amanhecii com ele totalmente travadoo oq eu façoo doutro pelo amor de ddeus,mnum consigo abrir a bocaa e ele falouq meu caso eh grave sera q eu devo fazer a cirurgia
Sa (Sabrina)
Cirurgia são para casos de anquilose, tumores e traumatismos complexos da face que requeiram uma reconstrução cirúrgica da ATM. Fora essas situações, as chances são da cirurgia não ter o resultado esperado e ainda há o problema de ser um tratamento irreversível.
Dê uma lida nesses tópicos aqui:
1) Recomendações internacionais quanto às cirurgias da ATM
2) Quando a cirurgia da ATM falha…
Existe tratamentos conservadores que são capazes de melhorar seu quadro de dor sem o risco de uma sequela importante (como ocorre nos casos de cirurgia), mas para isso é necessário definir qual o diagnóstico de seu problema na ATM. Converse com seu dentista sobre outras alternativas (não cirúrgicas) e, na dúvida, procure outras opiniões.
Esse texto aqui pode te ajudar a encontrar um profissional experiente nessa área:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola dr. tenho problema de DTM estou usando a placa, de acrílico mais as dores não passaram tenho que tomar remédio só então sinto melhor o meu medico diz que depois da placa tenho que colocar aparelho fixo por 3 anos para sarar mais não estou muito confiante as vezes parece só estar gastando dinheiro, não sei o que fazer se puder me dar uma opinião agradeço obrigada.
Claudiana, você escreveu:
Placa por si só não resolve o problema. Sugiro que você d~e uma lida nesse texto aqui:
Plaquinha resolve?
Quanto ao uso de remédios:
Dor na ATM? Tome um remédio que passa… Será mesmo?!
Você está certa em estar preocupada. Correção ortodôntica não trata disfunção nem patologia da ATM, apenas corrige a posição dos dentes e, muitas vezes, os coloca em uma posição estética que é até menos funcional que a que havia antes do tratamento. Leia essa postagem aqui:
Tratamento ortodôntico e disfunção da ATM
Posso sim. Posso ajudar a você com informações que permitirão escolher com mais segurança o profissional que irá cuidar de seu caso. Para isso leia e ponha em prática o que abordei nessa postagem aqui:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr. Marcelo, qdo tinha uns 12 anos de idade levei uma bolada no maxilar, na hora senti mt dor e percebi que n conseguia fechar a boca, abaixei a cabeça e o maxilar voltou no lugar, desde essa ocasião nunca mais pude bocejar normal sempre com limitação de abertura, se não saia do lugar, e não conseguia fechar a boca, hoje tenho 27 anos há uns 7 meses meu problema se agravou pois não estava conseguindo nem abrir a boca direito, fui para a emergência com um buco maxilo e ele me indicou uma clínica da atm (foz do iguaçu,pr)e começei o tratamento faz 7 meses que uso a placa para dormir melhorou um pouco mas tem dias que doi e encomoda, parece que vai leslocar travar a qualquer momento a doutora(cro 8093) que me faz meu tratamento disse que preciso retirar os dentes 18-28 e 38 devido os mesmos estarem causando hiperbalanceio e interferencias olcusais severas, SERA QUE ELA TEM RAZÃO? há meu problema é só no lado DIREITO, será que pode prejudicar o lado esquerdo? Pelo raio x deu pra perceber que o lado direito do osso desgastou um pouco Já fiz tratamento odontológico será que pode ter agravado o problema? me responda por favor pois tenho muito medo de piorar… Moro aqui em Foz do Iguaçu você pode me endicar outro especialista aqui em Foz do Iguaçu, Desde já agradeço…
Vanda, gostaria de te ajudar muito, no entanto as respostas à suas perguntas dependem de uma análise do caso como um todo e isso não dá para ser pela internet.
O que posso te dizer é que, em termos gerais, quando alguém toma uma pancada na mandíbula (como aconteceu com você) e sente a boca travar ou não consegue fechá-la, significa que alguma estrutura interna da ATM foi lesionada, normalmente algum ligamento. Isso ocorre da mesma maneira que um mau jeito ou pancada no joelho pode levar a uma ruptura do ligamento cruzado (como acontece toda hora com os jogadores de futebol).
O posterior agravamento pode ser ocasionado por muitos fatores inclusive pela alteração biomecânica que a lesão provocou. Nesse sentido, sugiro que você converse com sua dentista e questione quanto aos objetivos do tratamento, aliás, pergunte com relação ao seu diagnóstico: qual foi a estrutura lesionada? Qual a extensão da lesão? Qual é a relação da lesão original com o atual tratamento e com a proposta de remoção dos sisos?
Sugiro que você leia esta postagem aqui:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] Algumas pessoas apresentam sintomas de uma DTM, como estalos, dor ou discreto deconforto na ATM, mas deixam de se tratar corretamente porque, simplesmente, tomou uma analgésico/antiinflamatório e a dor passou, não dando mais atenção ao assunto. Entretanto, quando o quadro de dor retorna com força total, a situação fica pior e, na maioria das vezes, mais difícil de ser tratada. Aqui pelo blog, há muitos comentários assim, como este por exemplo: Comentário […]
Olá Dr.
Usei aparelho fixo por 2 anos quando tinha 15 anos. Agora tenho 26 e comecei a sentir minha boca travar. Cada vez piorando mais, fui a um dentista e ele me indicou colocar novamente aparelho fizo, acabei colocando. Gostaria de saber se este é o tratamento correto, se não estarei apenas alinhando novamente meus dentes, sendo que na minha opinião eles estavão bem alinhados sem a necessidade de novo uso do aparelho. O maior problema é que desde que coloquei novamente o aparelho tenho sentido a diminuição da amplitude da minha boca. Muitas vezes tenho que tomar algum remédio para conter a dor. Também percebi que após a recolocação do aparelho venho dormindo com a boca aberta e respirando muito mais pela boca.
O que o Dr. pode me indicar.
Leandro,
De certa forma, você mesmo já respondeu à pergunta. A ortodontia é capaz de alinhar os dentes, mas ter dentes alinhados não “vacina” contra problemas na ATM. Dê uma lida nesse tópico aqui: Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
Isso apenas indica que o problema continua progredindo…
Leandro, aí não tem segredo… O negócio é conversar com seu dentista sobre as impressões que você está tendo sobre o tratamento, definir quais são as prioridades e, se ainda assim, você não se sentir confiante no tratamento, o melhor é procurar outras opiniões profissionais.
Sugiro dar uma lida nestes tópicos aqui:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Tenho disfunção da ATM e os dentistas que consultei tem opiniões diferentes, o que eu faço?
Olá Dr. Marcelo, não sei o que acontece comigo…a muito tempo tenho problemas na mandíbola, mas não me preocupava muito porque não sentia dor….a dois meses, comecei a sentir sensibilidade nos dentes somente do lado esquerdo, agora tenho dores (horríveis) nos dentes e na mandíbola, somente no lado esquerdo… teria alguma coisa a ver a dor nos dentes com a mandíbola?
Priscila,
Você fez o que muitas pessoas fazem e acabam por sofrer as consequências: pensar que só existe problema se houver dor.
Acontece que a dor é apenas um dos sintomas, que costuma ser bastante flutuante, em momentos está lá e num outro já não está… No entanto a patologia que gerou o problema pode continuar a evoluir mesmo que você não sinta e, quando aparece, acaba sendo pior.
Muita. Entretanto pede um diagnóstico diferencial para saber se é uma coisa só afetando as duas estruturas ou dois problemas distintos cujos sintomas estão se misturando. Procure um bom profissional, com experiência na área de investigação de dores crônicas, que ele deverá ter condições de diagnosticar o caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. e o seguindo sempre qe eu abro a boca ocrre o desvio da mandibula pra o lado diretio,pois o lado que ocorreu a fratura que na epoca disseram que foi so um “deslocamento”,com o tempo eu fui crescendo e um lado direto não cresceu pois o osso colou.olha eu tenho o exame caso você podesse dar uma olhada eu enviaria para seu e-mail o exame.Assim você poderia ter uma ideia melhor da situação.
caso você queira o exame deixa seu e-mail
Grato..
Ola Dr. Marcelo,o meu caso e o seguinte sofri um acidente a uns 7 ,e o meu caso é cirurgico estou com 17 anos,eu tenho desfio pra o lado direito e a a mandibula não vai pra o lado esquerdo e a minha boca nem tem abertura total,queria um conselho seu pois devido o acidente o se me aconselha a fazer a cirurgia,vou descreve o meu Exame da ATM
BOCA FECHADA: *cabeça da mandibula e fossa mandibular do lado diretio apresentam alterações de morfologia óssea.
*Observa-se diminuição do considerável do espaço articular.
*Cabeça da madibula do lado esuqerdo apresenta-se normal
BOCA ABERTA:*Mesmos aspectos tomográficos para a cabeça da mandibula e fossa mandibular do lado direito.
*Desvio para o lado direito
*cabeça da mandibula lado esuqerdo normal
FINAL: O aspecto tomografico e de anquilose ossea-grande massa ossea com acentuada esclerose da cabeça da mandibula do lado direito
me surgere o que devo fazer.
Erick, a anquilose é quando as duas partes ósseas se fundem impedindo o movimento da mandíbula e quando isso ocorre, realmente, só cirurgia para resolver. No entanto, se ocorre algum grau de abertura de boca, por menor que seja, significa que a não há uma “fusão” entre as duas partes ósseas da articulação. Nestes casos, só avaliando pessoalmente a extensão da lesão para verificar o melhor tratamento que, inclusive, pode não ser cirúrgico.
Se você está em dúvida quanto à cirurgia, o melhor é procurar outros profissionais para ter outras opiniões.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola dr. marcelo a algum tempo estava sentindo omeu maxilar direito estralar ao mastigar logo em seguida comecou a doer, fui ao medico e ele disse que eu estava com o maxilar desgastado .o que devo fazer ?
Poliana, “estalos” e “desgaste” na articulação da mandíbula são apenas constatações de que já há uma patologia em curso na sua ATM. O que você precisa fazer é marcar uma avaliação com um profissional que tenha experiência em diagnóstico em difunção da ATM, para que possa ser feito um diagnóstico do seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola bom dia dr marcelo, gostaria de saber se o sr poderia me indicar algum dentista especialista em patologia da ATM aqui em manaus, pois sinto muitas dores e cansaço no maxilar, dor de cabeça, estalidos, e quando mastigo algo escuto um barulho estanho, e o pior que meu marrido tem sentido umas dores de cabeça muito forte tambem e q
Amanda, infelizmente não conheço ninguém no seu estado, que eu tenha tido a oportunidade de ver o trabalho e que eu pudesse te indicar.
Assim, uma sugestão é que entre no site do conselho de odontologia e consulte a lista de especialistas no seu estado. Procure por especialista em “dor orofacial e disfunção temporomandibular”, na ferramenta de busca.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Marcelo!
qd mastigo algo meu maxilar faz um barulho estranho,fica estalando e doi muito,a mandibula trava nao consigo abrir a boca muito se nao ela nao fecha o que pode ser?
Cláudia Cristina, dentro da articulação da mandíbula, há uma estrutura chamada de disco que é mais ou menos similar ao menisco do joelho. Quando esse disco sofre algum tipo de dano, esses barulhos começam a aparecer e muitas vezes atrapalham os movimentos da mandíbula. Assim, sugiro você procurar um dentista com experiência em patologia da ATM, para que ele possa te avaliar e verificar o que, exatamente, está ocorrendo e o que pode ser feito para melhorar a sua situação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Marcelo boa tarde!
Estou com o mesmo problema que a Camila descreveu logo acima, a diferença e que usei aparelho fixo por 2 anos e agora estou com um movel que raramente faço uso dele, não abro a boca mais da metade ela travou completamente e quando tento sindo dor.
Olá Kelly,
O travamento da mandíbula indica um provável problema com o disco articular, embora também possa haver outros motivos. Por isso expliquei para a Camila, que é preciso investigar a causa desse travamento, pois voltar a ter a amplitude de movimento é algo que pode acontecer por restabelecimento da saúde articular ou por progressão do dano (no caso de haver problemas com o disco) na ATM, como ocorre, eventualmente, nos tratamentos à base de abertura forçada da boca. Aliás, nestes casos, pode-se estar proporcionando o início de um problema maior no futuro. Em qualquer das situações, não há muito o que o aparelho possa fazer para solucionar, pois o problema provavelmente não está nos dentes.
Assim, como já mencionei antes, o correto é procurar um dentista que possa partir para uma investigação detalhada do problema e em seguida verificar o que pode ser feito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Doutor !!
Há pelo menos 10 anos, sofro com enxaquecas e dores que pensei serem de ouvido. Tenho rinite, asma, bronquite e achei que as dores de cabeça fossem por conta destes problemas já que a rinite evoluiu para sinusite.
Ocorre que meu maxilar sempre estalou e isso não me incomodava mto. Há 5 anos retirei um canino no palato e desde então sofro mto. Fiz tratamento ortodontico, alinhei os dentes e coloquei um implante do canino.
O que já era desastroso virou um pesadelo depois do implante há 2 meses.
Vivo a base de remedios para dor, sinto dores horriveis no ouvido, face, pescoço. Meu maxilar trava, não consigo falar, bocejar, espirrar e agora tenho até problemas para me alimentar. Tenho tomado liquidos pois até para comer um pão, tenho sofrido.
Fui indicada a marcar um cirurgião buco maxilo, mais tenho receio de me submeter a uma cirurgia e continuar com o problema. Já li seus artigos e isso me preocupa.
O que o Sr. me sugere?
Atenciosamente
Camila, você escreveu:
Esses são sinais indicativos de um distúrbio na ATM. A primeira coisa a ser feita é um diagnóstico do estado de saúde da sua articulação temporomandibular, pois sem saber exatamento do que se trata, nem cirurgia nem nehuma outra técnica produz bons resultados.
Sugiro procurar um dentista com experiência em patologia da ATM para avaliar o seu caso.
Boa sorte,
Marcelo Matos
tenho Atm, e optei pelo aparelho, meu dentista falou q melhorava, mais agora parece q piorou a dor no peito e no pescoço, será q é por q esta colocando no lugar, e tbm tenho sensaçao de intupir o ouvido (tipo tampando o ouvido) muito ruim …. q eu fasso, espero o prazo do aparelho (2 anos) ou fasso a cirurgia ??
Juliano, você escreveu:
Do meu ponto de vista, o que você deveria fazer é conversar com seu dentista a respeito de que tipo de problema na ATM você possui, como investigar melhor o problema, se há alguma lesão nos tecidos da ATM, e como ele espera resolver isso, pois, segundo as principais organizações e entidades de ATM no mundo (AAOP, AACP, AAPM, entre outras), nem cirurgia nem aparelho são considerados tratamentos de primeira linha para pataologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi!!
Muito obrigada pela atenção, já li todos os teus artigos e vô procura me informar mais.
Um abraço
Olá Dr. Marcelo!
Vi seu blog e acho que você pode me ajudar. Há un cinco anos sofro com problemas na ATM (sinto muita dor, sensação de enformigamento, a boca trava e não consigo abrir muito menos comer almentos duros), procurei por vários especialistas, uns até por indicação, porém obtive respostas totalmente diferentes…um me falou que meu maxilar é muito curto(não encostu as duas arcadeas) e devo fazer cirurgia, outro me falou q o problema é na ATM e devo fazer cirurgia de ATM, Outro desgastou os meus dentes e me mandou fazer fisioterapia. Uso placa pra bruxismo, já fiz ressonansia e vários outros exames…. Não sei mais o que fazer, estou com dor, e insegura.
Miriam, entendo bem essa insegurança que você está sentindo… Há um tempo atrás eu tive um problema no joelho, que me levou a visitar muitos profissionais médicos e cada um dava uma opinião mais discrepante que a anterior, me deixando também com bastante dúvidas quanto ao que eu deveria fazer. Sendo assim, eu tive utilizar um recurso que é, no meu ver, a “arma” mais importante que temos atualmente: a informação.
A ciência está constantemente em evolução e muitas são as publicações científicas e diretrizes internacionais que ajudam a nos orientarmos neste campo e com base na minha experiência pessoal e numa série de artigos que não dá para listar todos agora e nas recomendações das principais entidades de ATM (AACP, AAOP, dentre outras), posso dizer que as cirurgias de ATM tem chances de sucesso estatísticamente baixa, além de serem totalmente IRREVERSÍVEIS, o que é o maior problema sob meu ponto de vista.
Se você ler os comentários do blog, verá uma quantidade muito grande de pessoas que já foram operadas e continuaram com disfunção e patologia, sendo que, além do problema original, passaram a ficar também com as sequêlas cirúrgicas (veja o tópico: “Quando a Cirurgia da ATM falha” e os comentários).
Se, durante o processo de diagnóstico, não houver sido esclarecido o porquê um certo problema na ATM se iniciou, o que o causou, quais os danos envolvidos, o quanto esses danos interferem no funcionamento e como podem ser revertidos, dificilmente as chances de sucesso serão satisfatórias, seja um tratamento cirúrgico, com plaquinhas, fisioterapia, laser ou qualquer outro.
Em suma, busque o máximo de informação possível sobre o tema, anote suas dúvidas, converse com seu dentista sobre elas (leve-as anotadas para não esquecer na hora), entenda o diagnóstico, QUESTIONE, pergunte até que fique com tudo realmente claro em mente, tanto o diagnóstico como os mecanismos pelo qual o tratamento pretende surtir o efeito desejado e, se você se sentir segura com as explicações, então siga adiante. Lembre-se de ser o mais cautelosa possível, quanto mais irreversível for a proposta de tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
boa tarde
DR. ESTOU COM DORES NO OUVIDO E DOR DE CABEÇA FUI NO DENTISTA E ELE PEDIU PRA EU FAZE COMPRESSA COM AGUA QUENTE E USAR UMA PLAQUINHA DURANTE QUATRO MESES ELE TENTOU COLOCAR O OSSO PERTO DO OUVIDO NO LUGAR MAS NAO CONSEGUIU E DISSE QUE DEPOIS DE 4 MESES DA PRA COLOCAR APARELHO MAS SER QUE A MINHA DOR VAI CONTINUAR E QDO ABRO A BOCA ELA FICA UM POUCO TORTA EU USEI APARELHO 3 ANOS
OBRIGADA
Estou a procura de algo que possa me ajudar,espero que Dr Marcelo possa me ajudar.
Marília Pereira
Infelizmente não há uma solução cirúrgica para as doenças da ATM, a não ser quando se trata de fraturas graves, anquilose ou tumores. Mesmo a artrocentese, oferece apenas um alívio paliativo temporário da dor.
O melhor, nesse caso, é procurar um dentista que possa aprofundar a investigação da causa do problema na ATM e verificar o que poderá ser feito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá DR Marcelo,sofro com dores a 3 anos,tenho bruxismo e disgaste no disco,não sei mais o que fazer ,tenho dores de cabeça,no pescoço,perto do ouvido.Queria saber se tem alguma cirurgia ou tratamento para fazer,pois não aguento mais ,não posso falar muito,rir,mastigar ,etc.E quem devo procurar.Desde já agradeço.
Marilia
Olá Dr. Marcelo. Eu sofro com dores desde os 15 anos, hj tenho 32.Já usei aparelho ortodôntico, extrai os dentes do ciso, e um canino. Agora uso a placa rígida, depois que tive uma crise muito forte de dores na face, no pescoço e na cabeça. Fiz e faço fisioterapia, rpg e yoga, tudo para tentar amenizar as dores constantes, faço compressas mornas e de vez em quando tomo relaxante muscular. Mas tudo isso que eu faço não resolve o problema, só passa momentâneamente a dor que sempre vai e volta, e fico imprestável nos dis que a dor intensa me pega. Tenho zumbido no ouvido esquerdo, qual não escuto devido ter contraído meningite. Antes de ler os relatos acima eu estava certa que queria uma operação para sanar de vez o meu problema, e não passar sempre por essas crises de dor.Enfim, como podemos saber se há uma cirurgia que nos cure e que possamos viver sem pensar que dói se abrir a boca para comer uma maçã… Gostaria de uma ajuda sua… há uma cirurgia ou a vida inteira será assim ??? Só escondendo momentaneamente a dor ?
Jaqueline
Como você já deve ter lido aqui no blog, não há (atualmente) uma cirurgia que seja eficiente para tratamento das artropatias da ATM. Mas felizmente há tratamentos eficientes DESDE QUE SEJA DESCOBERTO A CAUSA DO PROBLEMA.
Se você refletir sobre os tratamentos que vc mesma descreveu, perceberá que, com excessão da ortodontia, todos foram voltados para o controle da dor. O problema é que a dor é uma espécie de “alarme” que não adianta muito ser desligado se a causa não for solucionada.
A ortodontia tem como objetivo o alinhamento dos dentes e isso não é tratamento para uma doença da ATM, até porque os problemas dentários são, em sua maioria, uma consequência do que ocorre dentro da ATM.
Antes de se decidir por uma cirurgia, seria importante você procurar um profissional que possa investigar melhor seu caso, pois sem um diagnóstico realmente preciso, será muito difícil encontrar uma solução eficaz.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá Dr. há uns dois anos tenhho problema com a articulação do maxilar e sempre senti dores na região, mas de um mê pra cá, o problema piorou, não consigo abrir a boca direito e está doendo muito, os dois lados estão muito doloridos e não sei o q faço, qual especialista procurar… O sr. tem como me dizer qual o meu problema? grata, Sabrina.
Olá Sabrina,
Não há como eu lhe dizer qual o seu problema sem fazer uma avaliação pessoalmente. O que posso dizer é que a dor é um importante sinal de alerta, avisando que sua ATM está com algum problema que precisa ser diagnosticado e tratado para que não piore mais.
Desta forma, sugiro que você procure um especialista em dor orofacial e DTM ou algum dentista que tenha experiência em patologai da ATM.
As recomendações mais importantes são: você se informar o máximo que puder sobre esse tipo de problema, anotar suas dúvidas e seus sintomas e levar isso ao dentista. Lá, tenha uma conversa franca com ele (a) e só comece um tratamento se realmente se sentir segura.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Marcelo gostaria de saber quais tratamentos vc indica para casos de luxações recidivantes da ATM?
Dr. Fábio,
Vai depender do diagnóstico. Luxações recidivantes causadas por condições neurológicas, certamente, as opções cirúrgicas são as melhores opções.
Entretanto se não houver problemas neurológicos associados, é possível solucionar o problema com uma abordagem neurofisiológica (não cirúrgica), desde que se identifique o agente causador.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doutor Marcelo me chamo tatiane tenho 18 anos e mais o menos a 6 anos e sofro de atm. Tenho sofrido com dores fortes na cabeça que não cessa, meu maxilar trava, tenho dores nas região do pescoço e a pouco tempo descobrir que estava com um desvio na coluna decorrente da disfunção. Durmo de boca aberta, ranjo muito os dentes e já tentei todos recusrsos possiveis.
Usei aparelho ortodontico por 3 anos,Extrair os terceiros molares atraves de cirugia geral ,fiz terapia com fonodiologo, rpg, acompanhamneto psicologico, tomei antedepressivo, e varios analgesicos,usei uma placa e no meu caso existi um agravante maior nasci apenas com um rin e medico nenhum se responsabilza em passar qualquer tipo de medicamento.
Todos recursos acima sitado não tiveram um rsultado satisfatorio e dois medicos que ouvi a opinião querem realizar a cirugia de atm. Não agurnto mais de dor, elas não tem fim. Gostaria muito de ouvir sua opinião sobre o caso. Ficarei muito agradecidada
um abraço.
Olá Tatiane,
Ao que tudo indica, o seu caso parace ser complexo, até mesmo por conta da condição sistêmica que você mencionou.
Bom, a primeira coisa a ser feita para saber se realmente foram esgotados “todos os recursos possíveis” como você disse, é saber qual foi o seu diagnóstico, vc sabe qual é?
O segundo ponto importante, é que fazer uma cirurgia de ATM apenas porque os demais procedimentos falharam, não é uma alternativa com maiores chances de sucesso… Muito pelo contrário, a probabilidade é de não resolver (principalmente se não houver um diagnóstico bem definido), com o agravante de que a cirurgia é IRREVERSÍVEL.
Cirurgia funciona bem para anquilose, fraturas graves do côndilo da ATM e tumores, fora isso, apenas a artrocentese pode trazer algum benefício a nível de alívio da dor. Mas mesmo esta, se não estiver associada a algum procedimento que vise a correção do problema na ATM, tenderá a ter um efeito temporário.
Esta cirurgias de ATM, com reposicionamento de disco por meio de âncoras, discopexia, condilotomia, não costumam ter um resultado favorável não. Talvez no futuro possam ser úteis, mas no presente momento, o que posso dizer é que recebo pacientes de várias partes do Brasil com sequelas graves de cirurgias de ATM…
Minha sugestão é você procurar algum colega com formação em PATOLOGIA DA ATM. Você pode encontrar uma lista de profissionais com esta formação no blog do Ge-JAL (o link vc encontra na homepage deste blog).
Boa sorte,
Marcelo Matos
ola marcelo gostaria que voce me ajudasse qual melhor especialista que devo procurar pois ao comer meu maxilar direito estrala eu sinto vergonha pois da para qualquer pessoa que estiver perto ouvir o barulho me ajuda 1 beijo e obrigada
Thalita
Você poderá encontrar uma lista de profissionais com experiência em patologia da ATM: http://patologiadaatm.blogspot.com/search/label/Membros
Atenciosamente,
Marcelo Matos
mt obrigado pela resposta anterior que vc me deu, procurei um buco maxilo e ele disse ke assim que tirar o aparelho ortodontico ele vai pedir uma ressonancia e fará a cirurgia pq ele acha que ja está mt avançada e desgastadas e cronica a atm… só que ele me disse que a cirurgia será perto da orelha, o corte será mt pequeno,gostaria de saber como é essa cirurgia por fora, pq sempre me falaram que a cirurgias seria por dentro da boca…. estou fazendo fisio e td + as dores na cervical e ombro ñ passam aguardo reposta.
Fui diagnosticada com uma luxação de ATM e obtive diversas opniões divergentes de diferentes profissionais. Gostaria de saber como é a cirurgia para este caso, se o pós-operatório é muito doloroso e se este é realmente o procedimento mais indicado. Desde já agradeço pela atenção.
Carolina
A luxação de ATM que você se refere, foi o deslocamento da mandíbula?
Existem duas principais cirurgias para luxação da ATM que posso explicar em linhas gerais. Em uma, se coloca um batente para limitar o avanço do côndilo evitando o deslocamento e na outra, se remove um “batente”, chamado de eminência, para que mesmo que a mandíbula se desloque, ela possa voltar sozinha para o lugar.
Quanto ao seu caso, se está indicada ou não a cirurgia, eu só poderia responder fazendo uma avaliação em você. O que eu posso dizer é que já atendi muitos pacientes com deslocamento da mandíbula, mas nunca precisei indicar esse tipo de procedimento.
É importante lembrar que cirurgia sempre envolve riscos e um deles é o fato de que esse é um procedimento irreversível e o resultado não ser o esperado, então, já que você obteve opiniões divergentes, compare os argumentos e dê preferência ao profissional que lhe passar maior segurança.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Marcelo! ha pouco tempo descobri que tenho atm , sinto dores de cabeça e estalos quando estou mastigando! meu médico aconselhou eu colocar aparelho ortodontico, mas fiquei na dúvida, penso que pode piorar a situação! o que vc acha? é indicado usar aparelho? obrigada pela atenção!
Olá Tatyane, de um modo geral, o uso de aparelhos fixos tem como finalidade modificar a posição dos dentes para que fiquem alinhados e bem encaixados e isso tem muito pouca relação com a reversão do problema nas ATM´s pelo simples fato da posição dos dentes serem, na maioria das vezes, uma consequência (e não a causa) do que ocorre nas ATM´s.
Entretanto existe o mito de que a oclusão, esse encaixe dos dentes, é o “centro do universo”. Sugiro você dar uma lida na série de postagens que fiz sobre oclusão.
De fato, como não é um tratamento específico para correção do problema na ATM, o resultado pode ser uma loteria e por isso você encontra, nas comunidades e redes sociais da internet, pessoas que obtiveram resultados tão variados.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Sofro de atm tem um tempão..procurei vários especialistas, e cada um fala algo diferente…na verdade não sei realmnte o que faço…um me pediu cintilografia do maxilar…outro falou para eu colocar aparelho fixo..
Não sei que faço…só sei que dói muito..
Olá Juliana,
O aparelho fixo serve de um modo geral para alinhar esteticamente os dentes e pouco irá fazer pela saúde da articulação, assim sugiro dar a preferência ao dentista que estiver preocupado em investigar mais o problema antes de se precipitar em colocar aparelho ou qualquer outro tipo de tratamento. Isso é importante para evitar tratamentos que, ao invés de ajudar, podem até mesmo complicar a sua situação.
Como você está postando num tópico cujo tema é cirurgia, é importante ainda tomar mais cuidado, pois os procedimentos cirúrgicos são irreversíveis e se não forem bem indicados além e não ajudar, irão atrapalhar.
Boa sorte,
Marcelo Matos
tenho estalos quando abro a boca faz alguns meses,
isso ocorreu devido bater o queixo,preciso usar aprelho e quero saber se colocando o aparelho resolveria meu problema?
obs:os estalos nã fazem barulho e não há dor,senti ele pareçe que saindo do lugar quado bati.
Olá Lilian
Os estalos indicam um problema estrutural relacionado a posição do disco articular e o fato de não ter dor não siginifica que não haja problema. Vale lembrar que dor local é apenas um dos sintomas. Dor de cabeça e alterações dentárias podem ser outras consequências de um problema nas ATM´s.
quanto ao aparelho, o papel dele é alinhar esteticamente os dentes e não tratar as lesões discais da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
tenho disfusão da atm a varios anos, estou terminando meu tratamento ortodontico, mais minhas dores não acabaram,pelo contrario com o avançar da idade pioraram mt , tenho 44, ouvi falar sobre a aplicação na tv sobre aplicação de botox de seis em seis meses e a pessoa não sente dores, doi mt minha cabeça pescoço e onbros. obrigado
Olá Shirley,
O botox ficou muito popular no tratamento de dores crônicas, mas como ele não trata a doença por trás da dor, pessoa apenas fica sem dor enquanto a doença na ATM continua avançando, até que não responda nem mesmo ao botox.
O melhor é localizar alquém que possa diagnosticar e tratar seu problema.
O botox está proibido em alguns estados americanos, pois o uso continuo pode ter efeito colateral e mascara o problema.
Marcelo Matos
Tenho estalos no maxiliar direito quando abro a boca. Passei a usar placa, porém gostaria de saber se há algum outro tratamento que resolva o problema, ainda que cirurgico. Obridada
Olá Adriana, há tratamento sim e não precisa ser cirúrgico.
Os casos de ATM com indicação cirúrgica são bem específicos. Se você não tem tumor, fraturas graves ou anquilose da ATM, basicamente não tem nenhuma indicação cirúrgica, a não ser, talvez uma artrocentese que é muito útil em algumas situações, embora tenha uma linha de nsino, uma escola, como chamamos, que indica com frequência cirurgias de reposicionamento dos discos.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, tenho 25 anos e o maxilar fora do lugar a mais de um ano, isso me incomoda muito, ele ringe, faz barulho, estala, toda vez que abro a boca,é um grande stress na minha vida, gostaria mto de saber se tem como comlocá-lo no lugar sem precisar de uma cirurgia, pois ao conversar com um cirurgião ele me informou que é uma cirurgia bastante traumática,tendo que fazer um corte enorme que venha da testa até qse o queixo, ele é deslocado no lado esquerdo,é uma sensação horrível, não sinto dores, mas mto desconforto pq as pessoas podem ouvir o barulho perfeitamente, toda vez que abro a boca ele estala, e ter que conviver com isso é algo que me chateia mto, teria algum exercício ou algo que eu pudesse fazer para reverter essa situação??na verdade não sei nem que tipo de médico devo procurar para solucionar o problema, e acredito que esse problema já está me levando a outros também, tenho bruxismo e além disso, depois que meu maxilar saiu do lugar, percebo que afroxou um dente, pode ser disso também? espero ansiosamente que responda, um grande abraço! desde já , agradeço!
Olá Tuane
É bem provável que haja tratamento sem que seja necessário uma cirurgia. Para isso o primordial é estabelecer o diagnóstico do problema, ou seja, descobrir porque que a articulação está assim e o melhor profissional para isso é um dentista com experiência em patologia da ATM (dê uma olhada aqui ).
Sim, é possível que esteja tudo relacionado entre sí ( o bruxismo e o dente prejudicado). Aliás, nem sempre é preciso ter dor, muitas outras coisas podem acontecer como consequência do que está acontecendo na sua ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
Dr. Marcelo, já tratei no HC, e na USP, na clinica de oclusão eles acharm que eu precisaria de fazer a ortognatica, fiz todos os exames, e não precisei de fazer, mas não consegui tratar os dentes de cima por que tenho tido travamento e crises de dor e estalos, procurei a orthus e a Dentista disse que eu preciso de fazer uma cirurgia da ATM, mas fiquei com medo e nem perguntei como é, como é feita, se resolve, ela disse que ñ é a ortognatica. gostaria de saber como é feita,e se no meu caso resolve, meu maxilar desloca do lado direito. as vezes do dos dois lados(poucas vezes) já uso a placa de acrilico a 2 anos, neste caso só com o aparelho resolve sem fazer a cirurgia, preciso de uma ponte de 3 dentes embaixo. colocando a ponte e o aparelho da certo sem fazer a cirurgia.tenho muita dor de cabeça atualmente o que tira a dor é Miosam de 10mg ou soro com tramol, trava a boca aberta, fechada, trava o pescoço, os ombros, meus olhos ficam pequenos, gostaria da sua atençao.obrigada meu telefone (8819-1559)
Elaine, seu caso me parece bem complexo. Em situações assim é difícil opinar sem avaliar o caso como um todo.
O que posso dizer é que, de um modo geral, a cirurgia para evitar deslocamento da mandíbula é feita ou colocando uma “barreira” que impede o deslocamento do côndilo ou removendo uma parte da “eminência” que impede o retorno do côndilo ao seu lugar. De qualquer forma, converse com seu dentista e tire suas dúvidas, porque mesmo essas informações que te passei podem estar equivocadas e pode ser que, o que está sendo planejado para você, seja outro tipo de cirurgia.
O importante é avaliar todos os prós e contras e se certificar de que as chances de que esse procedimento lhe trará benefício sejam as melhores possíveis.
Lembre-se que se você não estiver confiante com as explicações que lhe forem dadas, você é livre para procurar outras opiniões profissionais.
Se tiver interesse em que eu avalie o seu caso e, caso vc tenha disponibilidade de vir à Salvador, entre em contato: 71 – 3248 4434
Atenciosamente,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
OLA TENHO UMA DOR DE CABEÇA HÁ 16 ANOS E JA FIZ VARIOS TRATAMENTO COM NEUROLOGISTAS E APOS MUITOS ANOS DE BUSCA PELA CURA FUI A UM ORTADONTISTA BUCO MAXILO QUE ME INDICOU A CIRURGIA ORTOGNATICA POIS TENHO DISFUNÇÃO DA ATM E MINHA DOR SE LOCALIZA DENTRO DOS OLHOS.GOSTARIA DE SABER SE ESTA CIRURGIA IRA MESMO RESOLVER MINHAS DORES DE CABEÇA, POIS OS MEDICO DIZEM QUE A ATM É O GATILHO PARA MINHA ENXAQUECA.
OBRIGADO.
CINTIA.
Olá Cíntia!
A priori a cirurgia ortognática é um procedimento para correção estética e de alinhamento das bases ósseas (geralmente combinada com ortodontia) e não para patologia e disfunçã da ATM propriamente dita. De um modo geral, tenho visto isso acontecer em pacientes que tem um problema na ATM e, em paralelo, um problema dentário (oclusal) no qual o dentista julga que poderá melhorar a ATM através de correção da posição dos dentes. Isso é algo a ser visto com muita cautela. Se essa for a situação, estude um pouco sobre o assunto (escrevi uma série sobre oclusão que pode lhe ajudar a entender porque não podemos nos fixar apenas nos dentes para resolver uma DTM, leia aqui). Entretanto, não conheço o seu caso e posso estar enganado. De qualquer forma, sendo a ortognática uma cirurgia, e como tal, um procedimento invasivo e não reversível, converse com ele sobre a possibilidade de tratamentos convencionais antes.
Se não estiver segura, consulte um outro profissional que seja menos inclinado à cirurgias e considere a opinião dele.
Eu em particular, nunca precisei indicar uma cirurgia ortognática para tratar a ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Se o paciente precisa usar aparelho ortodôntico, esse ajuste oclusal deve ser feito antes ou depois?
Olá, Marcelo. Obrigada pela resposta e parabéns pelo trabalho na web,ele pode mudar minha vida!
Quando conversei com meu dentista acho que não soube como formular as questões certas. Na verdade nada ainda estava muito claro pra mim, tinha a visão simplista da record de que era um problema rotineiro e facilmente solucionável.
Quanto à questão anterior, nesse caso me parece que o diagnóstico seria má oclusão.
Qual a sua opinião sobre o ajuste oclusal por desgaste?
Obrigada,
Aline
Porque a cirurgia para reposicionamento do disco articular não apresenta bons resultados?
Meu dentista recomendou fazer ajuste oclusal e depois essa cirurgia. Acho que o diagnostico é subluxação da atm.
O que você acha?
Olá Aline
Subluxação não o diagnóstico, mas sim uma descrição do problema encontrado. Diagnóstico mesmo, é descobrir o que está provocando essa subluxação. Dê uma olhada nesse artigo que escrevi há alguns dias.
Bom, quanto ao motivo de haver muitos insucessos deste tipo de cirurgia, dê uma olhada nessas postagens aqui:
1. Quando a cirurgia da ATM falha
2. Cirurgia da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos