Com freqüência me perguntam se a dor que sentem poderia ser resolvida através de uma cirurgia da ATM, então resolvi escrever um pouco sobre o assunto.
Existem algumas situações que as cirurgias estão realmente indicadas, por exemplo:
1. Fraturas cominutivas do côndilo da ATM, que são aquelas em que os ossos se quebram em vários fragmentos menores;
2. Anquilose, que é quando os ossos da articulação se “soldam” uns nos outros gerando a perda do movimento e também grandes deformidades na face, principalmente se ocorrer durante o crescimento;
Fora estas duas situações, a maioria das abordagens cirúrgicas apresentam resultados muito pouco animadores, principalmente as mais radicais, como a substituição por uma prótese de ATM (foto ao lado). Entretanto, algumas técnicas como a artrocentese, podem ser úteis como terapêutica auxiliar quando combinada com técnicas mais avançadas como a neurofisiológica.
Outras cirurgias que são mais conhecidas do público em geral são a cirurgia ortognática (que não é uma cirurgia da ATM propriamente dita), a condilectomia/condilotomia, condiloplastia, cirurgia para luxação recorrente da mandíbula e cirurgia para recaptura dos discos (para re-fixação de discos articulares deslocados).
Todas essas que citei, tem sido indicada em maior ou menor grau para DTM. Entretanto, fora a artrocentese, nenhuma destas trazem resultados realmente bons, com parâmetros científicos que mostrem que houve correção da disfunção.
Lembrem-se de que tratamentos cirúrgicos são irreversíveis. Por isso, o máximo de cuidado e certeza em relação ao diagnóstico e necessidade da cirurgia devem ser tomados. Informem-se, discutam, compartilhem com outros pacientes e profissionais os seus casos. Com isso, terão certeza de que estão indo no caminho certo.
Fiquem espertos!
- Veja também: Todos os posts sobre Cirurgia e Tratamento da ATM
Tenho 41 anos de idade, comecei a sentir dores no lado esquerdo do rosto quando mastigo e tbm quando abro a boca, ñ consigo mastigar direto tenho quaixo comprido. Obs/; foi tirado os dois caninos superiores quando eu tinha 10 anos de idade alem da falta de dentes q eu tenho- e ´prótese dentaria, minha gengiga em baixo da prótese esta machucando muito, quando eu durmo sinto que meus dentes ficam serrados. Tenho costume de roer as unhas – por favor me ajude!
Ivonete
Em que cidade vc está?
Minha boca estala quando eu a abro e tenhos dores fortes de cabeça e também no rosto na linha das sobrancelhas e abaixo dos olhos. Ja fiz diversos exames e não é nada neurologico nem sinusite. Entretanto não sinto dor no maxilar. Essa dor que sinto na cabeça e no rosto poderia ser causada pela ATM?
Talitha
Sim, poderia. Para ter certeza é preciso avaliar…
Att.,
Marcelo Matos
Boa tarde
hoje eu me consultei com um buco-maxilo e ele me disse que o disco do meu maxilar esta fora do lugar e me recomendou a um cirurgiao (tenho consulta amanha). 3 anos atras eu fui no mesmo especialista e ele me disse que nao recomendaria cirurgia a sua propria filha mas agora ele esta dizendo que e uma opcao. Ele tambem me recomendou um splint mas disse que isso alivia temporariamente o problema mas nao resolvera.
O meu problema tambem e que moro nos EUA e os medicos aqui gostam muito de cirurgia e se preocupam em encher o bolso mais do que ajudar o paciente. Eu queria saber como o Brasil trata esse caso, e se cirurgia e necessaria p/ um disco que esta fora do lugar. Meu medico tambem me disse que nao tive nenhuma perda dos ossos e que meu maxilar esta saudavel 9alem do disco fora do lugar). Existem outras maneiras que nao involvam cirurgia?
Obrigada
Nadja
Eu não conheço seu caso em particular, mas via de regra existem sim técnicas de tratamento clínico que são mais seguros e eficientes que cirurgia. Aí nos EUA sugiro que você procure a Dra. Clauda Torres (que nos lê em cópia), mesmo que ela esteja em outro estado diferentes do seu.
Email da Dra. Torres: dentaltorres@hotmail.com
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia!
Há duas semanas meu maxilar está travado, já fiz uso de antibiótico, fiquei de repouso e sem mastigar mais o problema não se resolveu, meu maxilar ainda está travado e eu estou sentindo dor parece que no ouvido e dor de cabeça também, fiz uma tomografia e o bucomaxilo disse que não viu nada de errado, mas continua travado, se eu tantar abrir estala e dói.. o que pode ser? gostaria muito de uma opinião sua.
Obrigada!
Nathália, seu problema precisa ser melhor investigado… Se estala e dói quando você força e “não aparece nada errado” na tomografia, conforme seu dentista lhe relatou, é preciso verificar se há algum problema com os discos articulares e outras estruturas internas que não são visíveis em uma tomografia.
Procure um dentista com experiência em patologia da ATM que isso poderá ser melhor avaliado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
BOa noite marcelo é que tenho dores no maxilar ele só fica estalano tambem usei aparelho 4 anos e depois ki tirei que veio esses poblemas ai fui no eespecialita ele tava achano ki era aparelho ai fui ao dentista ai ele falo ki tinha ki usar olaca e tals , ai usei e nao resolveu nads mais ai voutei na outra dentista ai ela alo ki era o aparelho mais começei a usar denovo tem 1 més e não ta adiantano marcelo me ajude ai
Talys
Quase não consegui entender o que escrevestes… Seja como for, a questão é, se há estalos e dor, é melhor investigar a ATM para ver se há algum tipo de lesão e o que ocasionou o problema para só depois tratar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
boa noite marcelo
ola Dr MARCELO pesquisando aqui na internet sobre dor no maxila,descobri q poderia ser dtm na atm,ai fui ver oque levaria a ter a dtm e algumas pode ser a q levou a minha dtm tenho o costume de morde o labio e a cuticula da unha sempre q estou nervosa ou anciosa e a uma semana começou uma dor no maxilar exquerdo e quando como alimentos que tenha q mastigar doi e parece q vai so dolorindo o maxilar e achei q poderia ser dor de dente mas n é pois minha mordida tambem mudou e esta incomodando dimais, eu li a qui no seu blog q a placa e a cirurgia pode nao ser a solucao entao gostariia de saber quais as solucoes e se tem cura a disfuncao da atm, e gostaria de sabe se o sus cobre este tratamento. posso tomar um remedio pra dor o é melhor evitar remedios obrigado!!!
Adrielle
Eu não prescrevo remédios para dor… Se isso resolvesse, não haveria tanta gente aqui sofrendo com esse problema.
Quanto à sua ATM, é preciso fazer exames específicos para avaliar o que acontece dentro dela, bem como testes clínicos que precisam ser feitos por um dentista experiente. Assim, sugiro que procure um especialista.
Att.,
Marcelo Matos
Sim, tenho alguns exames como ressonancia magnetica e panoramicas antigas e novas. grata
Se sim, então qual é o seu diagnóstico?
Att.,
Marcelo Matos
Doutor Marcelo, eu moro na PB e até procurei alguns profissionais porém sem resposta satisfatoria, o meu antigo cirurgião falou que o que precebe na panoramica ele observa que ao longo dos 3 anos eu fui tendo perda ossea, com isso ele me perguntou se eu tinha artrite ou qualquer outra doença do tipo. Eu nunca soube não sinto dor nas outras articulações nada só na ATM. Então se possível me mande no meu e-mail, algumas informções que eu precisaria obter no caso de desejo de ir até o senhor para uma avaliação, pois o que de fato mais me incomoda é exatamente a ATM e não meu problema dento-esqueletico, apesar de precisar de uma ortognatica inclusive estou pronta para cirurgia a questão maior é operar ou não ATM? Grata pela sua atenção
Rosiclea
Desculpe a demora em responder.
A questão é que se há a suspeita de artrite é preciso investigar e , atualmente, existem muitos recursos para isso. Pense o seguinte, se houver algum componente autoimunológico ou reumático em suas ATM´s, operar a ATM irá resolver? A todo instante chega paciente aqui no consultório com sequelas ainda mais complicadas após terem feito cirurgia ortognática combinada com ATM e isso ocorre justamente por operar a ATM sem saber exatamente o que produziu o dano, ou seja, se a lesão é de fundo reumático a resposta à cirurgia é completamente diferente de outra cuja causa é em função de um traumatismo…
Portanto a questão não é operar ou não a ATM, mas sim: 1. Qual o diagnóstico? 2. O que causou? 3. Quais são estruturas lesionadas? 4. qual o impacto no funcionamento e na parte dento-esquelética? 5. essas cirurgiuãs irão atuar na causa ou na consequência?
É preciso que vc saiba que atualmente existem recursos para responder a essas perguntas e definir um tratamento individualizado, não-invasivo, com maiores chances de resultado e menores riscos de sequelas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde,
Dr. Sinto muitas dores no lado esquerdo entre o ouvido e a bochecha e a muito tempo venho sentindo essas dores e foi então que só agora não aguentando mais de dor fiz uma ressonacia magnetica e encaminhada pela minha dentista habital fui ao buco maxilo e ele me indicou uma ARTROCENTESE ATM mais alem do preço ser bem alto estou morrendo de medo, tem risco de não dar certo? quala recuperação? é uma cirurgia?terá resultado nas minhas dores insuportaveis?, estou com o maxilar travado pois não consigo abrir a boca direito, com esse processo de vai destravar meu maxilar? Haveria algum outro processo?
Desculpe tantas perguntas mais estou com medo.
Abraço.
Fernanda, toda cirurgia possui riscos e a artrocentese não é diferente. Além disso, tenha em mente que é um procedimento paliativo e que necessita do suporte de uma abordagem corretiva da causa do problema.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Twitter: @Atrodoc
Dr° marcelo tenho má oclusão desde criança,hoje tenho 35 anos e há alguns anos estou sofrendo com dores de cabeça , dores nas costas um pouquinho abaixo do pescoço indo para o braço esquerdo( nesse momento estou sentindo), estalos demais próximo ao ouvido nos dois maxilares, cansaço rosto fundo.O que devo fazer? um tratamento ortodontico pode melhorar os estalos já que preciso do aparelho para melhorar a estética.Posso primeiro fazer o tratamento ortodontico? quais os tratamentos concretos da atm?(já fiz uma consulta com um epecialista ,entretanto não me deu uma posiçao concreta).
Ermisson
Se existem problemas na ATM é preciso que sejam realizados procedimentos específicos para a correção dessa estrutura, só depois é que se deve alinhar os dentes. Dê uma busca aqui no blog e veja quanto gente faz uso de aparelho e não melhora….
Assim, tratando corretamente a ATM e lhe devolvendo saúde, colocar os dentes no lugar esteticamente passa a ser mais fácil.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Twitter: @Atrodoc
Boa noite Dr Sinto meu maxilar estalar, sempre que abro a boca quando mastigo,quando vou falar, e demanha quando eu acordo parece que meu maxilar esta trancado nao consigo abrir a boca se eu forçar para abrir a boca parece que vai quebrar e doi, tenho que fazer massagem no maxilar para que minha boca aos poucos possa abrir, e demora um tempinho para voltar ao normal, as sempre demanha acontece isso, pode ser muito serio, e tenho uma duvida tem perigo de as vezes o maxilar cair….
aguardo respostas obrigada
Chaiane
Não muito o que dizer… É sim um problema na mandíbula, que precisa ser investigado e tratatado. Quanto mais você demorar para procurar ajuda, pior.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Twitter: @Atrodoc
Dar para beijar com o maxilar travado ?><
Bárbara, realmente não sei,pois o meu nunca travou…
Se o seu está travado, você precisa buscar tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Twitter: @Atrodoc
Oi dr. quando abro muito a boca parece que meu maxilar sai do lugar e isso ocorre já a um tempo devo procurar um especialista? e sobre rangir os dentes deve-se usar aparelho?! desde já brigada!
Elaine, sim, vc deve procurar um especialista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Twitter: @Atrodoc
Dr. Marcelo, Tudo bem, desde já agradeço a atenção.
Há 7 anos escuto meu maxilar estralar, mas so agora estou sintindo dores, quando vou mastigar, e agora so piora porque estou com dor na face e quando tento colocar os dentes nornais retos quando fecho a boca e não consigo, doi, então evito deixa-los alinhados, a parte de cima fica em cima dos debaixo, fiz o exame Ressonansia Magnetica e o resultado foi este: RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS ARTICULAÇÕES TÊMPORO-MANDIBULARES
TÉCNICA:
Exame realizado com sequências FSE (fast spin-eco), ponderadas em DP e T2, em planos de cortes múltiplos. Realizado estudo dinâmico com diferentes aberturas da boca.
ANÁLISE:
Superfícies articulares dos côndilos mandibulares e cavidades glenóides regulares.
Espaços articulares de ambas as articulações têmporo-mandibulares conservados.
Deslocamento anterior e lateral do disco articular à direita com a boca fechada, notando-se redução / recaptura discal com a manobra de abertura da boca.
Posição normal do disco articular à esquerda com a boca fechada e com a boca aberta.
Boa excursão dos côndilos mandibulares com a manobra de boca aberta.
A minha procupação é ter que fazer cirurgia o que o senhor acha? obrigadoooo………
Carla, esses cahados na ressonância é apenas parte do diagnóstico, resta ainda saber porquê eles aconteceram e qual o impacto que possuem no fisiologismo da sua mandíbula. Com essas informações o dentista poderá definir o que fazer no seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr., Boa Tarde.
Lí todos os comentarios relatados aqui. Mas não ví nenhum parecido com o meu.
A alguns anos meu maxilar vem travando. Desde o ano passado meu maxilar trava, fica alguns dias travado direto e depois solta. Hoje estou a mais de 10 dias com o maxilar travado no lado esquerdo. Esse travamento nunca me causou dor alguma, apenas não consigo abrir a boca por completo e é ruim ao mastigar. Quinta feira passada tirei os ultimos 2 sisos que faltavam do lado direito, pois um certo dia fui em um buco maxilo e ele me disse para eu tirar todos os sisos, colocar aparelho. e caso não melhorasse o travamento que o certo seria fazer uma lavagem nas articulações. Quero muito saber a sua opnião !? Ainda estou me recuperando das extrações e logo vou colocar aparelho.
Só sei que não aguento mais esse maxilar travado ! parece que está grudado na parte de cima sabe… Loucura..rsrs
Estou no aguardo.
Obrigada.
Luciana Mesquita.
Luciana
Há muitas razões diferentes para o travamento, que vão desde problemas na articulação até problemas à distância no processo coróide ou nos músculos (foara as condições sistêmicas), de modo que é preciso saber o porquê do travamento para definir o caminho a seguir.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Twitter: @Atrodoc
Olá. Fiz uma consulta com um Buco-Maxilo pois venho sentindo dores clássicas de dtm, inclusive estalos na articulação. Foi diagnosticado aplainamento condilar, e overbite classe II. O Buco-Maxilo me indicou um ortodontista que me deu duas opções de tratamento. 1 – aparelho fixo auto ligável na primeira fase e depois o Herbst para puxar a mandíbula para frente. 2 – aparelho de Planas para uso integral (dia e noite). Segundo o ortodontista esse último aparelho remodela o osso. Nesse caso, poderia haver benefícios para a atm? Outra questão é a da estética x funcionalidade. Tanto o Herbst como o Planas não podem deixar o queixo muito para frente piorado a estética? É possível o uso de Planas em adultos? Tenho 41 anos. Dr. Se puder me dar pelo menos algum esclarecimento agradeço.
Liza
A questão aí é outra… Pense no “aplainamento” condilar, por exemplo, o que o causou? Um processo reumático? Um traumatismo? Uma caractéristica idnividual? Está asscoidado a alguma lesão nos discos? Se sim de que tipo e como irá interferir na cicatrização ou remodelação que o dentista está esperando? Cada uma dessas opções irá responder diferente a cada uma das terapêuticas propostas.
Em que cidade você está?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Obrigada pelo esclarecimento. Entendo que a situação deve ser analisada com cautela. No entanto é muito difícil encontrar um profissional que esteja atento a todas essas questões mencionadas. Venho há algum tempo pesquisando em seu blog para entender um pouco sobre a matéria, o blog é muito esclarecedor. Parabéns. Respondendo a sua pergunta, moro no Paraná.
Olá Liza
Infelizmente não sei quem posso indicar em seu estado que eu tenha confiança que possa lhe ajudar. O mais próximo de você que conheço é a Dra. Lídia Yavich e o Dr. Luis Daniel Y. Matos da Clinica MY em Porto Alegre. Sei que é longe de você, mas se preferir não arriscar sua saúde, entre em contato com eles ( http://www.clinicamy.com.br ).
Seja como for o caminho é mesmo o da cautela, especialmente se houver proposta de tratamento invasivo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
boa noite marcelo.eu queria le faser uma pergunta.e que eu tenho o meu maxilar torto.eu so uma pessoa saudavel e nao tenho sequela de nada.eu nao via isso que eu tinha o maxilar torto as pessoas que me perguntavam se eu sofri algum acidente. porq ate meu pai me pergunto isso se eu desloquei meu maxilar e eu falei pra ele que nao desloquei nao.mais tambem o meu maxilar nao e muito torto nao e so um pouco so da pra percebe se a pessoa chegar perto de mim e olhar bem o meu rrosto.eu queria marca uma consulta com o senhor MARCELO eu so do RIO DE JANEIRO.e tambem nao tenho dor nenhuma no maxilar.eu so tenho o maxilar torto obrigado aguarda respostas
Paulo
Se tiver disponibilidade de vir a Salvador é só marcar através do telefone (71)3248-4434.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
meu medico é dr.moronha e chorrom do sergipe hos universitario ….
Não sei o quer faço tenho muita dou no meu rosto todo,meu nariz doi,meu olho,meu ouvido,,ate minha coluna tb doi não sei o quer fazer mim ajude ,não sei como posso fazer meu filho tem o atm e eu dtm vivos em casa com muito dor de cabeça ouvido,não posso mastiga direito quer doi ir estralha forte..quer tipo de cirugia e feita pra melhora essa situação aqui..faço um fisioterapia quer o medico doutou charrom daqui de sergipe mando fazer com …fazer compresagelada e fria e massagea
Valberlânia
Existem cirurgias sim para a aTM, mas existem técnicas não-cirúrgicas mais eficientes e que apresentam menos risco de deixar sequelas. Procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.marcelo,faço tratamento ortodontico há 6anos,coloquei aparelho para aliviar as dores de cabeça,sinto muito cansaso no queixo,gerando um grande desconforto,as vezes o meu queixo sai do lugar,tenho q ir no hospital para colocar no lugar,fui em um bucomaxilo e ele falou q tenho q operar pois tenho atm classe 2,ele disse que nasci com o meu osso da parte cima maior que a de baixo,estou fazendo preparação para cirurgia,estou com muito medo,sera q é arriscado essa cirurgia,pois eu gostaria muito de ficar curada dessas dores,não aquento mais.
Luciana
Você escreveu: “(…) ,faço tratamento ortodontico há 6anos,coloquei aparelho para aliviar as dores de cabeça (…)”
Sugiro dar uma lida nesse texto aqui: tratamento ortodôntico e dor de cabeça
Você escreveu: ” (…) estou fazendo preparação para cirurgia,estou com muito medo,sera q é arriscado essa cirurgia,pois eu gostaria muito de ficar curada dessas dores,não aquento mais.”
Na verdade, a pergunta é: cirurgia é a melhor opção de tratamento?
Att.
Marcelo Matos
OLÁ Dr° EU TENHO UM PROBLEMA NA MINHA ARCADA DENTARIA, POIS PERDI UNS DENTES NA MINHA ADOLESCÊNCIA E POR ISSO COM O TEMPO ELA FOI SE ATROFIANDO… USEI APARELHO, MAIS DEPOIS DE GASTAR COM APARELHO E MUITOS ANOS PAGANDO MENSALIDADE, RESOLVERAM DIZER QUE MEU CASO ERA CIRÚRGICO, DISSERAM QUE TENHO QUE FAZER UMA CIRURGIA ORTOGNÁTICA ACHO QUE É ESSE O NOME… POIS QUANDO RIO MEUS DENTES MAU APARECEM, PARECE ATÉ QUE NÃO OS TENHO NA BOCA, SEM CONTAR QUE DE TANTO USAR APARELHOS ELES ESTÃO BEM DESGASTADOS E ESTÃO FALTANDO UM BOCADO DELES, ESSES DIA ANDEI PERCEBENDO QUE AO ABRIR A BOCA QUANDO VOU FECHA-LA ELA FAZ UM DESVIO COMO SE TIVESSE FAZENDO UM ZIG-ZAG, CONFESSO QUE ISSO ME ASSUSTOU POR ISSO ESTOU ESCREVENDO, GOSTARIA QUE DISSESSE ONDE FAZ ESSA CIRURGIA E SE É MUITO CARA POIS AQUI NA MINHA CIDADE..
ASS; SANDRA GONÇALVES LIMA
Prezado Dr. Matos.
Eu sinto como se o ouvido estivesse tampado. Não tenho dores nem enjoo, nem tonturas, mas sim limitação para abertura da boca. Na verdade eu nem tinha essa limitação, só foi depois que fui ao dentista e ele forçou a abertura da boca, posteriormente à visita ao dentista tenho sentido zombidos e dor na articulação mas passou com medicamentos, acho que o dentista que me atendeu agravou o estrago porque até então eu não tinha problemas de abertura da forma como está agora. Só o problema da sensação de ouvido tampado.
Aliás quando tento abrir mais a boca se ouve um barulhinho como se estivesse “esprimindo” carne
Visitei dois especialistas de ATM em Ourinhos, um deles só com o raios X disse que a minha mandibula não abre porque o disco está deslocado pra frente. Ele sugeriu colocar uma placa para que a mandibula abaixe e permita um espaço para o disco voltar, se não dar certo, então irá infiltrar um composto que também tem colageno para lubrificar a região e facilitar a “volta” do disco.
Outro especialista me disse que ele não se importa inicialmente pela localização do disco. Primeiro teria que abaixar o queixo usando un aparelho por 4 meses e depois procurar fazer voltar o disco, ele viu meu raios X da ATM, mas solicitou fazer uma tomografia computarizada. Também falou que o condilo não se mexe porque não há lugar para fazé-lo no espaço articular, é como se estivesse encaixado de forma compacta.
Na verdade eu fiquei na dúvida quem deles tem a razão. E estou preocupado, pois no raios X apareceu que meu condilo esquerdo apresenta leve aplainamento.
No aguardo de vosso conselho.
Jorge Noronha
As diversas opiniões de especialista que você ouviu reflete a variação de linhas de trabalho que existem na área e odontologia com relação ao tema da DTM e dor orofacial e que, infelizmente, deixa pacientes como o senhor em uma situação de dúvida.
O que posso dizer, pela sua descrição, é que o caso merece uma avaliação mais aprofundada, pois alguns dos sintomas, como o zumbido, são bem complicados de relacionar diretamente à ATM e, além disso, para restabelecer a saúde é preciso entender um pouco melhor a situação atual, por exemplo, quais são exatamente os danos no disco? De onde veio o tal aplainamento que você mencionou? O quanto, de fato, os músculos estão afetados pelo problema? Como, exatamente, as propostas terapêuticas apresentadas serão medidas e monitoradas para saber se estão indo bem?
Enfim, o ideal é verificar essas questões com o dentista que você sentiu mais confiança, ou buscar novas opiniões.
Att.,
Marcelo Matos
Ola!!! sinto dor no meu maxilar ja tem uma semana foi depois q eu mastiguei um chicletes, o maxilar doi quando eu abro a boca e vo comer algo , o q deve ser que esta acontecendo comigo????
obrigado
Mari
Pode ter ocorrido algum dano na sua ATM.
O melhor é procurar um dentista com experiência na área.
Marcelo Matos
Rosiclea
Alguns cirurgiões bucomaxilofaciais seguem, realmente, essa linha de operar a ATM em conjunto com a ortognática. Eles partem da premissa que se forem reposicionar os maxilares com a ATM com os discos fora do lugar, a estabilidade da cirurgia pode ficar comprometida.
Entretanto, seria importante considerar que simplesmente colocar os discos no lugar sem saber porquê eles deslocaram em primeira instância, não garante que vá permanecer no lugar… Afinal a causa não foi identificada e removida. Por isso que atualmente se preconiza primeiro tratar a ATM até obter a saúde da mesma e só depois seguir com a cirurgia.
Seria interessante você se consultar com um especialista em ATM para ouvir a opinião dele também.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde .
Dr eu sinto muita dor para mastigar e até mesmo para fala as vezes, uso um aparelho para dormir mas não esta adiantando, minha boca não abre mas como antes e não tenho forças para morder uma bolacha recheada,as vezes minha boca trava e não consigo siquer abrir para comer então só tomo leite ou coisas do tipo, o que faço a cirurgia resolve? estu desesperada .
Abraço
aguardo resposta.
Mirian
Qual foi o diagnóstico de seu problema na ATM?
Atenciosamente,
MArcelo Matos
me maxilar doi diariamente ao comer ao dormir só consigo com a boca aberta me traz um alivio.Ao abrir a boca parece que desloca o queixo, não chega a sair. O que será?
Danilo
Certamente há algum tipo de dano nas estruturas internas e/ou acessórias da ATM – articulação temporomandibular. Para identificá-lo e tratar de maneira que dâ algum resultado, sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Há um ano mais ou menos, eu fiz um tratamento dentario. Até quase o final foi tudo tranquilo, mas comecei a sentir muita dor quando ficava com a boca aberta tempo demais, parei com o tratamento por um tempo por isso. Depois continuei. O fato é que toda vez que eu abro a boca, o maxilar esquerdo estala, como se fosse “desencaixar”. Fui num Bucomaxilo e ele disse que era normal e que pra ser um problema eu tinha que esperar cair no minimo tres vezes. O que eu devo fazer?
Rodrigo
Ser “normal” não quer dizer que seja sadio. Nem que tenha de esperar o problema piorar para começar a tratar. Existem formas de saber porque está acontecendo isso com sua mandíbula e, na maioria dos casos, resolver ou controlar o problema ao ponto de interferir o mínimo ou não interferir em sua qualidade de vida. Para isso, sugiro procurar um profissional com experiência em patologia da ATM.
Dê uma lida no tópico abaixo:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo
Bom o meu maxilar fila estralando e fica doendo muito não sei oque fazer quando ainda estava no começo a médica mandou eu me tratar mais meus pais falavam que era normal mais agora doí muito oque faço? isso pode piorar ? o maxilar pode chegar a cair? responda por favor !
Raquel
Acho que esses tópicos aqui respondem à sua pergunta:
Tenho estalos na ATM, mas não tenho dor. Devo me preocupar?
Estalos na ATM
Se ainda tiver dúvidos depois de ler esses tópicos, fique à vontade para entrar em contato, ok?!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá doutor!!!
Assim como o sr. não gosto de pensar em cirurgias… mas gostaria de saber claramente as opções de tratamentos que existem para um caso (resumindo) de assimetria mandibular com mordida profunda… já usei aparelho duas vezes e tudo que fizeram foi paliativo… (mudaram a linha média dos dentes inferiores…), essa assimetria acaba afetando meu ouvido que ja começou com zumbidos entre outros sintomas…
Os dentistas que fui até agora, me disseram que meu caso era um “típico caso de cirurgia ortognática”. Neste caso, eu faria 1 ano de tratamento ortodontico, a cirurgia e mais 1 ano de tratamento ortodontico.
Qual a chance de resolver o problema apenas com uso de aparelhos ou placas? Existe isso?
E, o sr. teria algum dentista nesta área para me recomendar em Florianópolis?
Muito obrigada pela atenção.
Ana, em realidade eu não tenho problema nenhum com cirurgia, apenas não gosto de cirurgia mal indicada como, por exemplo, cirurgia ortognática para tratar disfunção de ATM ou cirurgia de ATM quando há outras alternavias menos invasivas e mais eficientes. Mas fique certa que existem situações que são cirúrgicas (tumores, fraturas graves, grande deformidades articulares, etc) e, quando bem indicadas, pode ser um grande benefício.
Em termos de assimetria, se esta for causada por um processo patológico na ATM (artropatia), primeiro será preciso tratar a artropatia e só depois fazer a cirurgia, mesmo porque, muitas vezes durante o tratamento da artropatia parte da assimetria pode ser revertida, facilitando a correção cirúrgica ou mesmo tornando-a desnecessária.
Em Florianópolis você pode procurar o Dr. André Pedroso. Não estou com o e-mail dele agora, mas vou verificar e te passo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite Marcelo!!!já faz uns 5 anos que tenho os sitonas da ATM,até já desloquei o maxilar,sofro com dor,e mal posso masticar,faz 8 dias que fiz uma cirugia no siso e o dentista acabou machucando meu maxilar por muito forçar pra extrair, pois nao estou nem conseguindo abrir totalmente a boca e sindo dor,falei para ele hoje ele falou que era normal e que eu nao estava com dor e sim frescura,já falei pra varios dentista mas eles até hoje não mim indica nada.Por favor mim ajute.grata pela atenção.
Olá
eu n tou conseguindo abrir minha boca completamente por causa do dente que tava doendo, ta inflamado ainda… quando tento abrir doi o osso e o dente o que faço?
Vai no dentista…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr.!
Fiz uma RM da ATM e deu Deslocamento anterior do disco articular à esquerda com a boca fechada e nota-se redução/recaptura dos discos com a manobra de abertura da boca.
Estou preocupada…estou fazendo tratamento de Fibromialgia e por esse motivo a médica pediu diversos exames, inclusive esse, pois disse que eu aparentava morder os dentes ao dormir.
Gostaria de saber se isso é grave e se tem tratamento?
Muito obrigada!
Abraços.
Carol
Carolina
Isso é um tipo de dano estrutural que faz com que a ATM não funcione corretamente e possa produzir sintomas como dor de cabeça, dor nos músculos da mastigação, dentre outros sintomas relacionados à disfunção temporomandibular (DTM).
A médica que lhe pediu esse exame, certamente deve ter um nome de dentista de confiança dela para lhe indicar. Verifique isso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Qual é o procedimento utilizado para destravamento da mandíbula?
É doloroso?
Tem anestesia?
PS: A ATM está relacionada ao câncer, tumores e tiroide?
Aguardo sua Resposta.
Obg.
Priscila
Um dos procedimentos de abertura forçada (que é extremamente ultrapassado e eu não indico) pode ser visto nesse vídeo do youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=eMT0vtbgCUk
Uma variação mais clássica do procedimento é feita com os próprios dedos do paciente. Esse é um ótimo método para quem quer lesionar ainda mais a própria ATM. Postei só de forma ilustrativa POR FAVOR NÃO FAÇA ISSO!
Câncer, tumores e problemas de tireóide podem sim ter uma relação com a ATM no sentido de produzirem sintomas parecidos que precisam ser diferenciados, especialmente as dores na face.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi boa noite me chamo Elisangela, tenho apresentado uma deformidade no meu maxilar a direita, parece que os osso se calcificaram, formando um calo visivel, não doi, ja fui num buco malixa ele disse que os os se calcificaram isso aconteceu depois que retirei os cizos, tem tratamento ou cirugia, pois estar me encomodando, esteticamente, e qaundo fico nervosa o maxilar trava. bjs espero resposta.
Qual a pergunta?
Olá, o lado direito da minha mandíbula está travada e sinto muito dor ao tentar abrir minha boca, penso que pode ser ATM pelos sintomas e pela falta diagnostico, mas tenho 20 anos e geralmente a doença se manifesta depois dos 30.
Tem alguma forma de destravar minha mandíbula em casa?
Existe algum tratamento que não seja cirugico?
Priscila
A doença se manifesta em qualquer idade, não apenas depois dos 30 anos. Sim, existe manobras de abertura forçada que muitos profissionais ainda preconizam, mas eu não as recomendaria pois trazem mais danos a longo prazo.
Quanto ao tratamento, sim existe tratamento não-cirúrgico, que vão desde as manobras forçadas que mencionei até a correção neurofisiológica do funcionamento que é opção mais moderna de tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola,
MEU NOME E ANDRESSA, E GOSTARIA DE SABER COMO E FEITA A CIRURGIA ATM (ARCADA DENTARIA), ESTOU TENTANDO ENTENDER UM POUCO.OIS SEI QUE PRECISO FAZER ….EXATAMENTE UMA SEMANA ATRAS EU COMECEI A SENTIR DORES NA ARCADA DENTARIA QUANDO CONVERSO MUITO MINHA BOCA FICA CANSADA…ESTOU PREOCULPADA. PRECISO SABER TAMBEM AONDE ENCONTRAR UM ESPECIALISTA NESTA AREA QUE ESTEJA EM GOIANIA GOIAS.
OBRIGADA
AGUARDO RESPOSTA
I MAIL: BOMABESSA@HOTMAIL.COM
Andressa
Como você tem certeza de que precisa fazer cirurgia da ATM? Pois pelo que entendi, suas dores começaram a pouco tempo… Você já tentou tratamentos convencionais não-cirúrgicos antes?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi, bom eu uso aparelho fixo ja tem uns 3 anos, e algums meses atras senti um estralo horrivel com mta dor no maxilar, depois disso ele trava sempre, mais tb destravava na msm frequencia.. até q um dia ele travou e n destravou mais. Mminha dentista me indicou outro dentista especialista, ele disse q é deslocamento do disco, será q tem haver com má colocação do aparelho ou algo assim? tem alguma coisa q posso fazer em casa msm pra melhora a dor e destravar um pouco o maxilar? pois o tratamento é só quanto tirar o aparelho fixo, ai como q faço até la né.. ;/
Samara
O mais comum é que o problema tenha ocorrido em paralelo. Em alguns casos o melhor a fazer é suspender o tratamento ortodôntico para tratar a DTM até que se consiga controlar o problema e possa retornar para a ortodontia. Converse com seu dentista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Dr. Marcelo,durante muito tempo tenho sentido fortes dores de cabeça, com dores lombares. sempre achei que seria enxaqueca, ja tinha feito varios exames e nao obtive sucesso, As dores coemçaram a ficar insuportaveis ultimamente, e começei a ter crises de labirintite.
Tenho perca parcial de dentes inferiores posteriores, que ao procurar um implantodontista ele solicitou uma panoramica para colocação dos implantes. Mas ao verificar a panoramica ele percebeu que havia algo errado com as minhas ATMs, foi dai que procurei um cirurgião buco maxilo, fiz uma ressonancia magnetica e ele me falou que tenho um deslocamento anterior parcial com reduçao do condilo articular direito. E tb retroposicionamento dos condilos.. e que isso seria solucionado com cirugia. Gostaria de saber de vc se só com a colocaçao dos implantes e ajuda de aparelho ,nao precisarei fazer a cirurgia… Pois tenho muito medo de cirugias.. aguardo sua resposta.. obrigado.. Marcia
Márcia
Basicamente tudo que eu poderia mencionar sobre o tema “Disfunção da ATM e cirurgia” eu expus no texto do início desta página… Como, talvez, você já deva ter lido em outras respostas, o deslocamento do disco com redução, seja parcial ou não, podem ser causados por muitos problemas diferentes (traumatismos, infecções, doenças sistêmicas, etc) de modo que nem todos respondem bem à cirurgia. Aliás, dificilmente uma cirurgia ou qualquer outro procedimento terá grandes chances de funcionar se o diagnóstico não for totalmente realizado e o que você descreve é apenas parte do diagnóstico: a parte estrutural do problema. Além disso, é importante descobrir a causa, pelos motivos que mencionei acima, bem como o impacto que essas lesões produzem nos músculos, na mastigação e demais funções da mandíbula.
Nesse sentido, sugiro conversar com mais de um profissional, tirar todas as dúvidas e só se submeter a algum procedimento, especialmente os cirúrgicos, se realmente você estiver convencida de que está tomando a decisão certa. Lembre-se que cirurgias são irreversíveis e há tratamentos muito eficientes que não as necessitam.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. eu uso uma placa para esse problema de ATM mas não estou vendo resultado , as vezes minha boca trava e tenho muitas dores de cabeça. O que o senhor me sugere ?
Grata.,
Lohraine
Dê uma lida nesses textos aqui:
1. Plaquinha resolve?
2. Placa miorrelaxante…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo…tenho 33 anos, sou paciente de Anquilose de ATM bilateral consequentemente retrognatismo, já passei por 4 cirurgias para ter uma abertura de boca onde pudesse me alimentar melhor.
Mas em nenhuma delas pude ter um resultado significativo, nem funcional menos ainda estético.
Nunca sofri nenhum trauma q explique a Aquilose.
O caso é que além da parte funcional e das dores de cabeça q sinto frequentemente gostaria de saber se a cirurgia ortognatica resolveria meu caso.E pudesse me dar um rosto “normal”.
E se a sua equipe faz a cirurgia átravés de planos de saúde…em caso de “sim” informe por favor quais.
Desde já agradeço.
Carolina Zilli
Na melhor das hipótses (lembre-se que não conheço seu caso pessoalmente) a cirurgia ortognática poderá corrigir as dicrepâncias produzidas pela anquilose, mas se a anquilose não for controlada, o problema facial poderá recidivar. Para isso é preciso estudar melhor as possíveis causas dessa anquilose (que vão muito além de um traumatismo) e ter em mente que essa é realmente uma condição que, muitas vezes, é dífícil de lidar.
Assim, a situação precisa ser abordada em duas etapas que podem ou não se sobrepor, a depender do diagnóstico: 1) o controle do processo patológico que levou à anquilose e 2) a correção estética facial que pode, eventualmente, ser via cirurgia ortognática.
Para definir isso, seria necessário uma avaliação cuidadosa do seu caso, você teria disponibilidade para vir a Salvador?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor, a um dia atras, bati minha cabeça, em específico a área mandibular na região direita, e desde então sinto minha boca estalar, as vezes quando eu abro mas é mais raramente, e sempre quando eu mecho o maxilar de um lado pro outro, estala muito, as vezes sinto dores na região do ouvido, mas quase sempre é sem dor, apenas estala. E eu sinto quando eu mordo que o lado esquerdo se eleva, como se fosse uma bolinha, mas no formato mais oval, tenho medo que entre alguns dias comece a doer, e de que precise passar por alguma cirurgia. O que será isso?
Melissa
Se estala, especialmente após um traumatismo, é bem provável que haja algum tipo de dano às estruturas internas da ATM. Assim, o melhor é você procurar um(a) dentista com experiência em patologia da ATM, relatar o ocorrido e deixar ele(a) fazer uma avaliação completa do caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Quando mastigo o rosto deforma,parecendo que fica um fundo entre o olho e a orelha, alem de estálos quando abro a boca totalmente, essa deformaçao fica por algum tempo más depois de alguns minutos volta ao normal,parece que ocorre uma luxaçao quando ocorre um esforço na mandibula, por favor pode me informar o que pode ser isso.
Evandro
A situação que você descreve parece um tanto quanto inusitada, de modo que eu precisaria ver ocmo é essa deformação para poder entender melhor a situação. De antemão, creio ser algum tipo de alteração estrutural que seria visível, com relativa facilidade, nos exames de imagem. Assim, sugiro que procure um dentista especialista em ATM e faça uma avaliação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo Matos, minha namorada apresenta deslocamento do maxilar a 9 anos (ela precisa ir correndo ao hospital para coloca-lo no lugar). Hoje com seus 22 anos, já passou por 2 cirurgias, onde tentaram posicionar um musculo. Depois de 5 meses da cirurgia seu maxilar deslocou novamente, ela voltou ao hospital e refizeram a cirurgia. Novamente houve o deslocamento.
Quando soube disso fique indignado e resolvi pesquisar um pouco sobre o seu problema.
Há média de tempo para que ela desloque seu maxilar e de 1 vez a cada 3 meses. Fique apavorado por isso!
O que seria mais indicado?
Obrigado
Parabéns pelo blog.
Freddy Meyer
Depende do que causa o deslocamento da mandíbula dela. Há dois tipos principais: um causado por certas alterações neurológicas e outro que é fruto de um processo patológico da ATM. O primeiro tipo apenas cirurgia pode melhorar a situação, já o segundo há algumas opções de tratamento não-cirúrgico que são bem eficientes.
Portanto precisaria ser feita uma avaliação para saber qual é a situação de sua namorada para definir o caminho a seguir.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Tenho problemas na ATM faz algum tempo e tenho percebido que o meu queixo esta com um desvio para a direita, e a linha de expressão a baixo do nariz esta bem mais afundada do lado esquerdo.
A DTM seria a causa dessa “deformação” ?
Já retirei os sisos, e a oclusão está bem melhor pois uso aparelho há mais de 2 anos. Porém, a mandibula ainda trava e as vezes estala.
Fui a uma clinica muito conceituada aqui no RJ, e eles disseram que era estresse e não foi pedido nenhum exame.
Se o disco estiver deslocado, seria caso cirurgico ?
Obrigada.
Sabrina
Se há estalos e travamento, é provável que haja danos estruturais, mas entenda que isso pode ocorrer por diferentes causas e nem todas (em realidade quase nenhuma) responde bem à cirurgia. Nesse sentido pode ser que haja (não sei pois não te availei) algum processo patológico que tenha como sequela tanto a “DTM” como o desvio do queixo que você mencionou.
Sugiro que procure um profissional que se disponha a investigar mais detalhadamente a sua situação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo
Tenho dores terriveis de ouvido, sempre quando abro a boca e dá estalos que ouvem quem esta ao meu lado,qual dentista devo procurar pra ver esse meu problema, não aguento mais de tanta dor.
Aguardo um retorno.
Andrea Sampaio
Andrea Sampaio
Você pode procurar um dentista que tenha experiência em patologia da ATM ou um especialista em DTM e dor orofacial que você pode localizar pelo site do conselho federal de odontologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi eu descrubi esse dias o q eu tenho porq o meu maxilar estalava e porq eu tinha muitas dores de cabesa eu tinha 12 anos qndo começou e agora tenho 15 essa demora pra procurar um medico pode prejudicar o meu maxilar ate fazerr uma sirurgia
Dr,seguinte…faz anos que eu fico estalando a mandibula,não sei bem dizer se é a mandibula,é bem ali do lado do rosto,na face,onde fica as bochecha..só que de um tempo pra cá reparei que desse lado eu estalava com frequencia,tem um ossinho,um pouco saltadinho,coisa pequena..reparei quando coloquei as mãos nas duas faces e vi que um lado tava um pouquinho diferente,bem ali onde fica aquele osso,entre a orelha e a face,bem ebaixo do olho,nessa região que eu descrevi..e agora?o que eu faço? não da pra percebe olhando,mas se toca tu sente e fiquei mt preocupado.. me ajude por favor abraço
Daniel, você jámotrou isos ao seu dentista?
bom eu cai de moto fraturei o maxilar da boca do lado esquerdo fiz uma cirurgia coloquei platina mas uma lado esta dormente tenho dificuldade para fala, falo pouco errado mas isso e normal né.? eu queria uma forma de faz um exercício para movimenta mas o maxilar da boca. tenho 1 mezés que fiz a cirurgia queria uma forma de movimenta a boca certo tem como? o só o tempo pode melhorá
Wladinir Santos
Normalmente, essas restrições após cirurgia são tratadas com fisioterapia.
Boa tarde marcelo!
Preciso da sua ajuda urgente sinto dores no maxilar já alguns anos,sinto também dores nos dentes, dores de cabeça, e principalmente dor de ouvido..
Através de uma ressonância meu médico que é buco-maxilo, me pediu uma cirurgia para colocar 2
ãncoras, estou com medo não adiantar, o que vc me aconselha.
Vânia
Eu não conheço o seu caso, mas para os meus pacientes eu realmente não recomendo cirurgia de reposição de discos, pois como já disse em vários tópicos aqui no blog, as âncoras não substituirão os ligamentos como querem os cirurgiões e, via de regra, a longo prazo, encontro casos aqui de processos degenerativos graves após estes procedimentos cirúrgicos.
Há muitas opções conservadoras de tratamento e mais eficientes que cirurgia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo,
Estou com estalos ao abrir a boca ou até mesmo quando falo, mas isso não ocorre com muita frequência, e já sinto isso há alguns anos mas nunca senti dor. Recentemente em uma habitual visita ao dentista, ele me disse que poderia ser ATM e além disso ele detectou uma retração da gengiva exatamente no lado direito, onde sinto os estalos. Qual a gravidade de um quadro como esse e se apenas o uso da placa resolveria o meu problema, pois não gostaria de ter que usar um aparelho ou ter que passar por uma cirurgia.
Aguardo resposta. Grata.
Sabrina
Nem aparelho e nem cirurgia resolve, verdadeiramente, os problemas da ATM. Sugiro que leia estes tópicos aqui:
Tenho estalos na ATM, mas não tenho dor. Devo me preocupar?
Quando a cirurgia da ATM falha…
Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr:Marcelo
Eu tenho mordida cruzada anterior.. Eu tenho 16 anos e quaria saber se o aparelho fixo resolveria o meu caso.
e se depois que colocar o aparelho fixo não da mais para fazer a cirurgia?
Fabiana, eu precisaria avaliar primeiro você para lhe responder isso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
desculpe não coloquei o email todo iza.bela.lopes@hotmail.com
Bom dia,
eu fui ao um clinico e ele disse que eu tenho uma sub luxação no bucomaxili facial, disse que era grave pois o meu osso do maxiliar sai do lugar quando abro a boca, e faz um barulho como se estivesse estralando, por conta disso fico com lado do meu rosto mais enxado,meus dentes não se encaixão, uso aprelho a mais de um ano ja retirei o siso e nada.Gostaria de saber se isso resolve com algum tipo de fisioterapia, ou o que?
OP: se poder responder pelo meu email, ficarei muito grata.
Izabela
Para resolver é preciso entender o que causou os danos em sua ATM. Feito isso, existe formas de tratar que permita sua mandibula funcionar corretamente.
Quanto à fisioterapia, pode-se deizer que ajuda em alguns casos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde !
a uns 3 anos eu sinto muitas dores no meu maxilar já procurei um ortodontista e nada antes só doía e estalava quando abria a boca mais agora sinto dificuldades para cortar alguns alimentos com os dentes e até mesmo sem abrir a boca sinto dores; é uma tortura para escovar os dentes principalmente na hora de escovar a língua.
Oque eu devo fazer?
Eloisa
Isso é sinal de que o problema está progredindo. O melhor é procurar um dentista que tenha experiência em patologia da ATM e que possa avaliar e tratar o caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr…
Hoje de manhã quando eu fui bocejar,meu maquicilar travou,isso nunca tinha acontecido….eu fiquei desesperada,e forcei pra fechar,doeu um pouco,e eu ouvi um barunho tipo aqueles quando agente esmaga um copo descartavel..e agora quando eu abro e fecho a boca ouço uns barulinhos…oque será que aconteceu????
Gracielle
Leia esses tópicos aqui:
Travamento da mandíbula
Estalos articulares
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Marcelo boa tarde, seu texto me explicou sobre alumas curiosidades que eu tinha, mas minha pergunta é a seguinte.
Minha noiva esta com um diagnostico de ATM e o medico que a atendeu disse que um dos riscos do não tratamento dessa disfunção causaria perda de movimento dos membros superiores, isso procede, pois tanto eu quanto ela estamos assustados.
aguardo sua resposta.
Grato
Rodrigo Chini e Thais Falconi
Rodrigo
Disfunção da ATM NÃO provoca perda de movimento dos membros superiores. Aliás, isso não tem nada a ver com disfunção da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá doutor!!!
Sofri em janeiro deste ano a cirurgia ortognática para correção de mordida aberta. Há mais ou menos 3 meses,percebi q toda vez q eu comia ou bocejava estalava e as vezes acordava com os dentes de cima batendo nos de baixo. O medico q me operou disse q isso era normal pois o meu cerebro estava se acostumando a nova mordida. Desde então sinto forte dores de ouvido, ao bocejar nao estala mais porem sinto uma enorme pressão dentro do ouvidoe isso me encomoda e me preocupa bastante. Ainda nao consigo abrir 100% a boca. Estou muito preocupada me ajude, o que devo fazer?
POr favor me responda no meu e-mail gabriellyreisvasconcelos@hotmail.com
Dr. Marcelo,
Hoje tenho 27 anos, aos 18 anos sofri um acidente é tive fratura nos côndilos e maxilares, fui atendida na época por buco maxilo que, fez uma contenção, pelo período de 45 dias, (foi o pior período pelo qual já passei) passado esse tempo , ele removeu a contenção, fiz outra panorâmica e ela apresentou uma melhora, passado dois anos, procurei um orto dentista para resolver problemas de estética, e para minha surpresa os novos exames radiográficos apontaram um desgaste nos côndilos, procurei novamente um buco maxilo , alias vários, e todos me disseram que eu precisaria fazer uma cirurgia ortognática , mas como fiquei traumatizada com o período de contenção, não dei a devida importância, pois o medo foi maior. Porém desde ontem (14/05/11) minha língua começou a adormecer dormente e hoje ela está completamente dormente , assim como o palato, observei que ao abrir a boca, a assimetria facial está horrível, e fiquei novamente preocupada com minha situação. Enfim, sei que meu problema é sério, mas se realmente tiver que fazer algo, quero fazer com um bom profissional, gostaria de orientações, moro em Rondônia, mas, infelizmente, não confio 100% nos profissionais da região. Ficarei muito grata se você me der alguma orientação.
Síria
Dormência na língua não é um sintoma típico de disfunção da ATM e nem está normalmente associado ao “desgaste” no côndilo. Às vezes acontece de haver dois problemas misturados fazendo parecer que a ATM é a responsável por tudo…
Sugiro que você procure um neurologista e posteriormente um especialista em dor orofacial, que você pode localizar no site do conselho de odontologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.
Já tinha dores na ATM há algum tempo. Fiz cirurgia para tirar os terceiros molares (os 4) há uma semana e estou com a ATM do lado direito (onde o dentista colocou mais força) doendo muito. Além disso, a boca não abre mais que dois dedos! Estou tomando nimesulida e colocando compressas quentes, mas não passa a dor. Estou muito preocupada. Por favor, me dê alguma orientação.
Marina
É melhor entrar em contato com seu dentista e verificar quais são as recomendações dele.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
doutor,fraturei meu maxilar inferior num acidente de moto,já faz 4 meses,até agora não consigo abrir a boca,passei no buco-maxilo e ele me mandou fazer algumas fisioterapia,como colocar alguns palitos de sorvetes limpos na boca e força-la a abrir…e isso dói muito,sinto estralinhos e quando abro a boca que é de um espaço de um dedo,me icomoda muito,pois doi de mais,o que eu posso fazer,o doutor que estou passando me disse,que se eu não forçar a abrir,preciso de uma cirurgia…tem outra forma que posso fazer alem de palitos?
Márcia Ardiani
O que está acontecendo dentro da ATM? Uma fibrose? Uma lesão no disco? Uma cicatrização inadequada após a fratura? Sugiro que procure urgente um dentista com experiência em patologia da ATM, pois simplesmente fazer exercícios de abertura de boca, seja com palitos ou com qualquer outro dispositivo, pode não ser o mais adequado!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, tenho doença de menière (labirintite) e zumbido no ouvido esquerdo há mais de 06 anos. Ultimamente têm aparecido dores frequentes no meu rosto próximo do ouvido (parte inferior) e o zumbido aumenta e diminui ao movimentar a mandíbula. Já tive uns 04 casos no último ano de travamento da boca que forçando a abertura da boca, destravou. Minha pergunta é a seguinte: pode a labirintite e zumbido ser causadas por problemas na mandíbula (ATM ou DTM). Se a resposta for negativa, pode então estar agravando o problema das vertigens e zumbido ?
Agradeço muito pela atenção.
Adelmici
A ATM pode estar relacionada sim com essa condição do ouvido e labirirnto. Um dentista com experiência em patologia da ATM poderá testar essa possibilidade.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
meu maxilar esta com 5 dias que ta travado não consigo nem colocar uuma colher cheia na boca,pq simplesmente a boca n abre, eu n sei o q fazer para destravar alguem pode me ajudar? como destrava?
Silvana, não se trata apenas de “destravar”… É preciso decobrir o que está acontecendo e tratar corretamente, caso contrário você estará sempre com essa condição lhe incomodando.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá doutor, usei aparelho dos 14 aos 16 anos.Os meus dentes da frente eram longe e o restante da arcária dentaria era perfeita.Depois de um tempo que tirei o aparelho, meu maxilar começou a estalar do lado direito.Hoje estou com 28 anos e há seis meses comecei a usar uma placa de silicone para dormir.A dentista, analisou o meu maxilar e disse que o caso não está muito grave, Acontece que há 4 dias meu maxilar está meio travado e mal estou conseguindo mastigar,pois dói bastante e parece que não se encaixa no lugar corrto quando fecho a boca.Atualmente estou muito tensa, devido alguns ataques de pânico e ansiedade que tenho tido.Isso tem alguma relação com o maxilar travado? Pois depois que comecei a usar a placa tenho sentido uma melhora bem considerável.Por favor me oriente obrigada.Sheila
Sheila
Ansiedade e pânico são condições que podem agravar qualquer quadro de dor e disfunção e, de igual maneira, a irritação constante produzida por uma disfunção da ATM, pode aumentar ainda mais a sobrecarga emocional que leva ao pânico e ansiedade, ainda que uma coisa não seja a causa da outra.
Assim, é importante que procure um psicólogo para axiliar você com tecnicas de contole cognitivo comportamentais que podem fazer a diferença na melhora da situação e ainda favorecer o tratamento da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr Marcelo
meu queixo trava muito eu estou usando aparelho
fixo só que ate agora não resolvel
agora meus dentes estã ficando tortos
o queixo esta se movimentando pra minha esquerda
minha dentista disse que meu tratamento com o aparelho
vai ter que durar um ano ela falou que se não resolver eu vou ter que passa
por uma sirurgia, e agora Dr Marcelo que qui eu devo fazer?
Marcos
Aparelho fixo não trata probelmas da ATM (articulação temporomandibular). AATM possui problemas próprios que se não forem tratados corretamente irão refletir na oclusão (encaixe dentário) de modo que mesmo uma cirurgia pode não funcionar muito bem (leia o texto: Cirurgia ortognática: devo fazer? ).
O correto é descobrir o que há de errado em sua ATM, tratar até obter a estabilidade da articulação e, em seguida, corrigir a posição dos dentes e do queixo.
Sugiro você procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá! Sou de Belo Horizonte e a uns 6 anos atrás comecei a sentir dores e estalos no rosto agravando logo em seguida para um travamento do maxilar e até hoje ao abrir totalmente a boca o maxilar sai totalmente do lugar e trava. Usei aparelho ortodontico por 8 anos, ja procurei um especialista em DTM mas não cheguei a adquirir uma placa oclusal. Minha dúvida é a seguinte: vou ter de colocar aparelho novamente, mas meu maxilar se encontra fora de assimetria, a mordida atualmente se encaixa mas está em uma posição incorreta do maxilar. O dentista ao pressionar meu queixo para trás me disse que a posição correta seria esta, mas quando o queixo é empurrado para trás a mordida fica totalmente fora do eixo. Existe algum tratamento para voltar o maxilar pro lugar ? Faço esse tratamento primeiro para depois colocar o aparelho novamente ? Desde já agradeço a resposta! Abs, Vagner.
Vagner
Eu sugiro que procure uma segunda opinião, ou seja, procure um outro dentista que faça uma avaliação por outro prisma e lhe ofereça um novo parecer para seu caso. Eu particularmente não aconselho encontrar uma posição da mandíbula manipulando-a e empurrando-a para trás, pois já se sabe que na região posterior da articulação encontra-se a zona mais nobre e sensível. Atualmente há formas modernas de se obter um novo posicionamento da mordida sem comprometer esta zona.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo,
Meu esposo sofreu um acidente e depois de uma tomografia os médicos decidiram por uma intervenção cirúrgica no côndilo esquerdo.Falaram sobre as plaquinhas de titânio que serão colocadas.
Existe algum risco, é uma cirurgia simples? Qual o tempo médio para recuperação completa? Ele é saxofonista: pode ser prejudicado na execução do instrumento?
Estamos sem nenhuma orientação e ficaremos imensamente agradecidos se tivermos sua resposta antes do dia 18/05, data agendada para a cirurgia.
Ludmila
Algumas situações de traumatismos são, relamente, tratadas dessa forma pois as placas de titânio servem para fixar no lugar os fragmentos fraturados.
Com relação ao risco, toda cirurgia e todo procedimento em saúde possui riscos, que podem ser elevados ou baixos a depender da situação. Por isso que é importante vocês conversarem com os profissionais que estão cuidando do caso e cobrarem uma orientação a respeito do assunto.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola doutor,tenho bruxismo e dtm ja usei a placa por algum tempo e tive ua grande melhora,ou melhor um alivio por determinado tempo.
Mais tudo começou de novo e ainda pior meu maxilar vive doendo,tenho q ficar mexendo com ele o tempo todo para deixar numa posiçao confortavel e ele ja travou duas vezes,a minha sorte q foi sempre perto de um profissional,ele trava geralmente quando tenho q ficar muito tempo com a boca aberta,e sempre q acontece isso eu tento ficar relaxada e começo a massagear perto do ouvido ate voltar e funciona…o q mais de pior pode acontecer depois desses travamentos? acabei de fazer as tomografias sera q depois disso o meu caso vai ser resolvido?nao aguento mais.obrigada
Thais
O travamento é uma das consequências das doenças que acometem a ATM. Além disso, dores fortes na face, cefaléia, dificuldade de mastigar dores cervicais, dentre outros sintomas podem aparecer ou se agravar.
Quanto à tomografia, não é o exame que vai resolver o seu caso, mas sim o que seu dentista consegue descobrir através desse exame, somando ele com os demais dados clínicos do seu caso. A partir daí é possível elaborar algum tipo de tratamento que irá variar em qualidade e especificidade conforme o tipo de problema que você tem, a experiência do seu dentista e o grau de dificuldade do caso em si.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
tenho dores e estalos de atm faz mais de 10 anos, tenho 24. numa panoramica vi que um dos condilos é bem menor que o outro. isso é muito grave? pode ser progressivo e eu um dia vir a nao abrir mais a boca? estou com medo. me ajude.
LEna, acabei de lhe responder em outro tópico: http://www.patologiadaatm.com.br/artrocentese-e-atm-perguntas-frequentes/#comment-6959
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, Dr. Marcelo tenho 14 anos, por isso não sei como explicar bem sobre o problema que tenho.
Há dois meses, que ao fazer movimentos com a boca,estala. E agora parece que tenho os dentes na garganta, ando preocupada,peço á minha mãe para ir ao dentista, mas temos esqueçido de marcar a consulta, não sei o que fazer. Por certas vezes,os dentes doem-me, e desconheço a razão para qual.
Gostaria que me pudesse responder o mais específico á minha questão , estou mesmo muito preocupada,porque não consigo controlar os ‘estalos’, quando falo, ou qualqer movimento que faça. Não sei se ao dormir, se tambem faço, desconheço a razão .
Obrigada !
Sofia, dê uma lida nesse texto sobre os estalos na ATM: Tenho estalos na ATM, mas não tenho dor. Devo me preocupar?
É importante você não esquecer de marcar a consulta, afinal é algo que já lhe incomoda, não é verdade?!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo.
Estou aqui somente pra te agradecer. É q eu há quinze anos (+ou-) convivia com uma dor insuportável na altura do ouvido esquerdo. Sendo que no ultimo ano, a situação ficou insustentável. De modo que os movimentos da mandíbula, ficaram muito limitados, mas eu sinceramente, não fazia idéia do que poderia ser e muito menos qual especialista poderia procurar. Mas olhando, pesquisando, lendo, encontrei o seu blog que me esclareceu muiiiitoo e me norteou para procurar um tratamento acertado. Louvo a Deus por sua vida e pela interesse em postar artigos que nos ajudam tanto. Foi um canal pra me abençoar. Muito obrigada Dr. apesar de não me tratar com vc me sinto indiretamente consultada por vc rs !! Estou agora iniciando um tratamento com um especialista. Só pra esclarecer: A demora na procura e no diagnóstico se deu a falta de especialistas (bucomaxilo) aqui no estado onde moro(Espirito Santo) !! Obrigada Dr. Te dedico um vers. da Biblia Sagrada q está em NUmeros cap.6 versículo 23 e 24 . Abrçs
Olívian
Fico muito feliz que as coisas estejam dando certo para você e que o blog tenha lhe ajudado em algo. Deus lhe acompanhe.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Minha mandíbula estala quando abro a boca, bocejo ou mastigo algo um pouco mais duro, sendo que ambos os lados estalam porém o lado direito mais forte que o esquerdo. Já fui a um dentista que me disse que minha mandíbula estava se deslocando e para procurar meu ortodontista pois usei aparelho dentário durante 5 anos. Ele me disse que minha mandíbula pararia de estalar com o tempo, e apenas me mandou parar de mascar chicletes e evitar abrir a boca totalmente, mas não levei muita fé… Não tenho muitos problemas com ele travar e sinto que de manhã os estalos são menos fortes… Tem alguma ideia? E eu morro de medo de cirurgia, elas são a única, a melhor ou a mais eficiente alternativa?
C.
Sua mandíbula pode parar de estalar com o tempo, mas isso não quer dizer que o problema se acabou. Os estalos indicam que há um dano estrutural importante na ATM e isso dificilmente se corrige sozinho. Assim, quando uma ATM que estala deixa de estalar é mais provável que o dano tenha aumentado ainda que eventualmente você não tenha maiores sintomas.
O principal problema que isso acarreta é que a médio e longo prazo sua articulação pode ficar ainda mais prejudicada e, quando os sintomas aparecerem, serem ainda mais complicado de resolver.
Quanto a cirurgia, elas não são nem a melhor nem a unica forma de tratar. Sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo Boa Noite!
Estava lendo uns comentários acima escritos, alguns casos são iguais oque se passa comigo.
Vê se você me entende…
Eu estou passando com uma dentista faz 10 meses, estou até hoje usando uma placa dentária transparente nos dentes de cima, que ela me pediu .
Só que já troquei de placa por uma mais grossa e não resolveu muito meu problema, quero que me ajude.
O caso é assim, vai fazer uns dois anos que sinto o maxilar no lado direito, doendo muito travava muito e quando eu fosse comer alguma coisa não conseguia nem abrir a boca, para comer comida eu empurrava a comida com o dedo porque com a colher não dava estava parecendo que ia rasgar minha boca, uma dor insuportável, então procurei um dentista para verificar o meu caso, então ela pediu para usar uma placa para ver se a dor amenizava, amenizou pouco, e parou de travar um pouco meu maxilar, porque antes eu tinha crises de dores direto e travamento tbm.
Então ela viu que não estava adiantando muito e me pediu exames de ressonância magnética da atm, fiz o exame em agosto do ano passado e saiu os seguintes resultados:
Degeneração interna da articulação direita, com deslocamento do disco sem recapturação e derrame intra-articular neste lado(direito).
Eu levei o resultado para a dentista e ela pediu que usa-se outra placa mais grossa, mais deixou bem claro que não iria amenizar muito minhas dores. hj fui na dentista e ela FALOU QUE DAQUI UM MÊS eu controlasse minhas crises, que é para eu contar qts vezes eu tive as dores fortes, segundo ela se continuar eu terei que fazer uma cirurgia. e disse que iria me passar uma carta para levar a um maxibucal para ele analisar o caso, quero saber oque ocorre comigo, como posso estar indo atras para resolver esse problema que causa tanta dor e desconforto, quem eu procuro e se fizer cirurgia resolve?
Valéria
Primeiro, gostaria que você desse uma lida nesse texto aqui: Travamento da ATM
Segundo, como você mesmo relatou a respeito do laudo do seu exame, que há um processo patológico em andamento, o ponto principal é descobrir de onde ele vem e quais são as formas de controlar a situação. Por exemplo, se há algum quadro reumático associado, o reumatologista tem de entrar, também, no seu tratamento.
Do ponto de vista odontológico, é importante que procure um dentista que possa reestabelecer o funcionamento fisiologico de sua ATM e isso depende do mesmo ter experiência em patologia da ATM, ou seja, no manejo deste tipo de condição.
O que posso lhe dizer é que cirurgia pode não ser o melhor caminho, veja os tópicos sobre este tema aqui no blog e os relatos de pacientes que já passaram por este tipo de tratamento. Veja também A jornada de Abby: cirurgia da ATM e suas consequências que conta a história de uma jovem americana com repetidas cirurgias de ATM e que segue cada vez pior.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, boa noite. Tenho, há muitos anos, problema de ATM (mais do lado direito). Quando fui ao bucomaxilo facial anos atrás, ele fez os exames e disse que tenho o lado direito deslocado e que a articulação já havia se desgastado toda, por isso sinto uma “bolinha” do lado direito, que ele disse ser a ponta do osso. Usei muito tempo a placa para dormir e fiz fisioterapia. Recentemente voltei a sofrer de bruxismo, e tenho tido muitas dores no pescoço e cabeça; e nos últimos dias tenho sentido o lado esquerdo (que até então não parecia ter problemas)estalando. O que devo fazer? Como posso aliviar estes sintomas? O meu caso piorou muito? Agradeço a ajuda, qualquer que seja.
Joana
É possível que o problema tenha progredido ao longo dos anos mesmo que você tenha passado períodos sem dores ou com poucos sintomas. O que você deve fazer é procurar um dentista com experiência em patologia da ATM para avaliar a sua situação atual e verificar o que pode ser feito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olha doutor obrigado por me responder mas procurei um dentista especialisado em ATM, ele me disse k é meu nervo maxilar k ta travado e k não é o osso , me receitou remedio para relaxar o musculo (nervo) mas ja tomei fiquei até fraca tremula e com nalseas e o meu maxilar não destravou ainda, estou muitissimo preocupada,agora ja doi até meu ouvido do lado eskerdo k ta travado….ja fiz massagens otimas e nada de resolver,vc não tem uma receitinha ai k pode me adiantar…obrigado por estar sempre tirando nossas duvidass…
Nalva, não existe “receitinha”… O que há é diagnostico correto e tratamento adequado! É melhor vocé procurar um outro profissional. Escrevi um texto já há algum tempo com dicas de como encontrar um profissional assim: patologia e disfunçao da ATM: o que esperar dos profissionais de saúde
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. durante dois anos usei aparelho dentário, depois de um anos o abrir e fechar da minha boca esta sendo limitado, pois quando bucejo ou simplismente ao falar descontraida o meu maxilar parece deslocar para frente no lado esquerdo e fico a boca aberta por uma media de 5 a dez minutos, foi a alguns dentista aqui na cidade: um diz que tenho q fazer uma cirugia ortognatica e outors dizem q a cirugia é perigosa e pode provacar paralizia facial o ideal seria eu me policiar ao abrir a boca. Bom , diante disso me sinto com duas alternativas: fico assim mesmo e passando pelo transtorno d fica com a boca aberta a qualquer momento rsrsrs( isso fora a dor, que sinto quando desloca) ou faço uma cirurgia que… de risco.
Por favor me de um caminho. Grata
TSM (Tayla???)
Cirurgia não é a melhor opção. Se você der uma busca cuidadosa aqui no blog, verá muitos comentários de pessoas que tiveram problemas com cirurgia…
Se sua boca está travando, é preciso identificar a causa e tratar de acordo com o que for descoberto, sendo que há atualmente recursos clínicos muito mais eficientes que a cirurgia. Procure um dentista com formação em Patologia da ATM que certamente você terá uma boa possibilidade de melhorar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Marcelo,
minha mandibula estala ha anos todas as vezes que eu abro ou fecho a boca e esta comecando a doer muito. Estou tentando ler sobre o assunto mas nao encontro nenhuma informacao clara sobre o tratamento. O que pode ser feito para curar isso definitivamente?
Mariana
A primeira coisa para “curar isso definitivamente” é descobrir qual a natureza do problema. Os estalos, por exemplo, podem ser causados por diferentes condições patológicas das articulações da mandíbula (ATM) que danificam uma estrutura interna e faz com que haja uma falta de sincronia entre alguns componentes da articulação.
Assim, a depender da causa e da extensão dos danos pode-se ter cura ou apenas um controle da situação, sendo que sempre é possível melhorar a qualidade de vida da pessoa, desde que o tratamento seja específico para a causa encontrada.
Sugiro você procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola doutor, tenho 35 anos e meu quiexo começou a travar ao bocejar ,mas agora quando dormo acordo com meu queixo travado, não consigo abrir minha boca mais que dois dedos, se forço doi muito estou muito preocupa o que faser ja procurei um dentista e ele me disse que precisaria trocar minhas proteses queria saber se so trocar as msma vai resolver meu poblema estou desesperada por favor me ajude.. vou aguardar sua resposta anciosa obrigadoooo
Nalva, próteses dentárias?
Pode ser que elas precisem de ser trocadas por vários motivos, por estarem velhas, mal adaptadas ou desgastadas… Mas se você tem articulações que não estão funcionando, as chances são de que haja algum problema próprio da ATM que precisa ser investigado e tratado com técnicas específicas.
Sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
FIZ UMA CIRURGIA DE CISO A UMA SEMANA E A MINHA BOCA ESTA UM POUCO TRAVADA, AS VEZES TENHO DIFICULDADE DE COLOCAR UMA COLHER NA BOCA E DOI AO MASTIGAR, É NORMAL O QUE EU DEVO FAZER?JA QUE PROCUREI O DENTISTA E ELE ME MANDOU COLOCAR COMPRESSA DE AGUA QUENTE.
Aline
Se os cuidados que ele recomendou não tiverem surtindo efeito, comunique a ele para que possa tomar outras medidas.
Atenciosamente,
Marcelo matos
Ola dotor, tenho 27 anos de idade, quando era novo com 12 anos comecei usar aparelho dentario porque tinha os dentes muito para frente, usei por um periodo de 6 anos, e retire, apos fiz tratamento com fono, apos um tempo que retirie, notei que ao abrir a boca, mastigar, sentia um estalido na parte direito, mas fui deixando, agora ja fazem 4 anos procurei um dentista e tiramos raio x ressonancia, elee avaliou disse que nao teria necessidade de fazer nd, agora esse ano fiz novamente com outros dois profissionais para ter duas opinioes, os dois me falarma o mesmo, tenho a mordida, cruzada, a perte superior, e maior que a de baixo, e preciso fazer um tratamento com cirurgia duas no caso uma inicio do tratamento outra apos dois anos de uso de aparelho. O que o senhor tem a comentar sobre isso?
Álvaro
Algumas discrepâncias oclusais para serem resolvidas podem necessitar, realmente, de uma combinação entre cirurgia ortognática e ortodontia. Isso permite, quando bem planejado, obter um melhor alinhamento dos dentes.
Entretanto perceba que estou me referindo a questões oclusais, não da ATM. Se a ATM estiver com problema, se foi identificado algum problema na ressonância da ATM, é necessário tratar a ATM primeiro, o que independe completamente do tratamento da mordida cruzada e da cirurgia ortognática.
Por isso é importante conversar bastante com seu dentista, esclarecer toda e qualquer dúvida que houver antes de iniciar o tratamento. Outra opção é procurar uma segunda opinião.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
E mas uma pergunta.Tenho 14 anos e tenho ATM meu queixo e muito para frente.Fui ao medico ele disse que eu tenho que operar.o fato de eu ser muito nova tem um risco maior ?e qual e a idade melhor para opera a ATM?
Dayane
É preciso investigar se sua mandíbula ainda está em crescimento e considerar isso em qualquer planejamento terapêutico que for elaborado. Entretanto, com relação a ATM em particular, existe uma forma específica de identificar o que está acontecendo com ela e também procedimentos específicos para tratamento que INDEPENDEM de cirurgia.
Sugiro que procure um dentista com formação em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Dr. Tudo bem, seguinte tenho 28 anos, comecei usar aparelho, com 13 anos por ai, usei por 5 anos, e tirei, apos um tempo notei que ao abrir a boca sentia um estalido, no lado direito, e que minha morda nao estava certa. Procurei um odonto, fiz a documentaçao necessarioa, isso a uns 4 anos, ele falo que nao era necessario fazer nada na epoca. Este ano novamente resolvi rever o caso com outro profissional, fiz todo procedimento, a mesma me informou que teria que passar por uma tratamento com usa de aparelho e duas cirurgias, uma pra expansao, e apos tres anos outra para trazer a parte inferior para frente. Conversei com um cirurgia bucofacil, me informou a mesma coisa. Oque o senhor pdoeria comentar sobre isso. Existe outra alternativa.
Alvaro
Quase sempre existe outra alternativa, mas como não te avaliei pessoalmente, não há como eu tirar sua dúvida.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Fui a um Médico Otorrino, que também é um bucomaxilo, fui em busca de ajuda para sinusite, mas o mesmo passou ressonancia e tomografia computa dorizada e um rx panoramico, onde ele descubriu que tenho o disco da ATM fora do lugar e disse que tenho que operar, ele me perguntou se sinto dor, e minha resposta foi as vezes quando como algo muito duro, se ficar sorrindo o dia todo, as vezes sinto que estala, mas nunca tive problemas maiores e gostaria de saber se é realmente necessário a cirurgia.
No laudo o médico colocou o seguinte: a paciente é portadora de artrose degenerativa da articulação temporomandibular com luxação do disco articular sem recaptura, dor de atm e otalgia reflexa, com momentos de piora e limitação funcional nos momentos de muita dor. na resonancia magnética é observado ja alterações de compromisso discal, e osteofitos com aplanamento da superficie condilar, sendo assim já acontece trabamento discal, dor continuo luxação discal não redutivel, sendo isso processo progressivo que levará posteriormente a maiores alterações discais como roptura discal, já com luxações discais sem redução continuara lesando a estrutura discal e a superficie artivular mantendo a dor sendo processo degenerativo progressivo (artrose) disse que eu já fiz multiplos tratamentos clinicos para cirurgia atm e ortodontia associada complementar. a dor já ocorreu com um estalo, mas muito esporadicamete.
estou com o pedido para enviar a amil, o que faço opero ou não? estou cheia de dúvida, pois entendi que é uma cirurgia muito complicada e pode paralizar a face.
Eu particularmente não entendi, visto que não me queixei de dor constante e também não fiz tratamentos diversos a não ser dentário, meu problema ao procurá-lo era dor de cabeça e sinuzite.
aguardo seu contato ansiosa, abraços e que Deus te abençoe.
Lidiane
Primeiro, há tratamentos mais modernos e eficientes que cirurgia para tratar as condições que você mencionou da ATM. Segundo, se você não está segura e não está de acordo com o relatório dele, o melhor é conversar abertamente com ele o porquê de ter sido escrito tal relatório com conteúdo diferente do que você manifestou. Outra opção é procurar uma segunda opinião.
Quanto à dor de cabeça, ela pode estar relacionada à ATM, mas é preciso uma avaliação específica para testar essa hipótese.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Cidade de Rio Branco,
Estado do Acre.
Boa Noite!!!
Goataria de saber se o problema de ATM, pode causar falta de equilibrio em uma pessa. conhecido como vestigens “tonturas, labirintite”?
passo por um problema deste, porem procurei um dentista, e ele me recomendou a usar aparelheros para poder por meus dentes alinhados e meu queix parar de stalar, porem as vertigens ” tonturas ” iam desaparecer.
O que vc acha disto?
att; Souza
Souza
Pode sim causar problemas de equilíbrio. Algumas vezes, quando um médico chega a conclusão de que o problema é uma “labirintite idiopática” ou “labirintite atípica”, pode ser que o problema esteja relacionado à ATM. Para confirmar isso, é preciso realizar alguns testes específicos que um dentista com experiência em patologia da ATM normalmente tem treinamento para fazer. Entretanto é preciso ter o cuidado de ser avaliado antes por um médico, preferencialmente um otorrinolaringologista, um otoneurologista ou um neurologista que seja bom em doenças do sistema vestibular e do equilíbrio. Se após os exames que normalmente são feitos, a conclusão for uma das que eu citei acima, pode sim haver chance de ser da ATM.
Quanto ao uso de aparelhos sugiro dar uma lida aqui: Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Lendo os outros comentários encontrei um caso muito similar ao meu. A ressonância magnética demonstrou degeneração interna na articulação do lado esquerdo com deslocamento do disco sem recaptura; osteoartrose da cabeça mandibular e derrame intra-articular extenso. Bem, relatei ao buco-maxilo que ao longo dos últimos 10 anos passei por diversas intervenções, sendo 3 extensas(10 dentes superiores), sendo a sengunda para corrigir a primeira e a terceira para corrigir a segunda, com tratamento de todos os canais, 3 implantes,cirurgia de gengiva, enfim, precisar quando ocorreu o problema é bastante difícil. O importante realmente é que alguns profissionais indicam a cirurgia para que o disco volte a ser recapturado, inclusive apontando urgência, alegando que a demora poderia causar atrofiamento do nervo que provalvemente encontra-se rompido, o que prejudicaria o resultado da cirurgia e outros profissionais indicam apenas a utilização de uma placa para evitar as dores de cabeças que estão sendo mais constantes. Se endendi corretamente seus comentários, a cirurgia, neste caso, pode não trazer os benefícios esperados. Gostaria de saber sua opinião e se possível sua indicação de um bom profissional em São Paulo. Muito Obrigada!
Elda, é exatamente isso. Cirurgia pode não trazer o resultado proposto e ainda deixar seqüelas. É preciso ter muito cuidado.
Sobre indicação: Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Agradeço muitíssimo sua atenção e gostaria de dizer que estive no Dentista que está acompanhando o último tratamento. Relatei o problema e ele fez alguns desgastes nos definitivos (o que gerou maior conforto, não apenas na mastigação, mas na acomodação geral da oclusão)e fez uma placa de proteção macia para usar à noite. Aparentemente a situação melhorou, mas continuo preocupada quanto a ser possível conviver com o problema diagnosticado sem que gere problemas futuros piores, como calcificação ou travamentos, enfim, gostaria de saber se devo buscar outros recursos preventivos ou posso me tranquilizar com os ajustes feitos e a placa protetora. Novamente muito obrigada.
Elda
Converse com seu dentista a respeito de um acompanhamento a médio e longo prazo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ok!!Mas doutor Marcelo, outra pergunta esse problemas que estou tendo deve ser por causa de um dente que tive que extrair ou não .Eu gostaria de sabe se o siso serve para ajudar a ocupar o espaço do qual tive que extrair?
Rosana Campo Grande MS.
Rosana
Se, durante a extração, a mandíbula tiver sido muito forçada, pode acontecer de lesionar algum ligamento e gerar sintomas diversos, no entanto há outras causas prováveis que precisam ser pesquisadas. Como eu disse, procure alguém que tenha experiência no assunto.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola doutor. Eu usei aparelho fixo durante um ano mas entretanto tive que mudar de dentista e o mesmo aconselhou-me a remove-lo e a usar primeiro uma espécie de aparelho de borracha parecido com o que se usa para dormir embora nao era removível. Ora ao fim de alguns meses tirei-o e ja com a arcada relativamente aberta voltei a por o aparelho fixo, passado um ano a dentista juntamente com o aparelho fixo colocou-me ainda um metalico no ceu da boca,so que comer e falar nao conseguia mesmo, ao fim de 2 semanas nao aguentei mais e decidi parar com o tratamento na totalidade, tenho os meus dentes direitos e o lado direito com classe 1 portanto boa, so que desde que usei esse metalico mesmo que apenas duas semanas fez com que o meu lado esquerdo(este ainda tem classe 2 nao corrigi) começasse a estalar, ja ficou preso 2 vezes e estala quando como ate mesmo quando falo. o que devo fazer? passar por aquele aparelho ou mesmo qualquer um nao consigo mais, sera que com uma boqueira depois a noite o estalo ira se reduzir? ja perdi 4 anos da minha com estes aparelhos todos e embora tenha corrigido um dos lados da boca o esquerdo esta pior que nunca
Rita, eventualmente, a posição da mandíbula e dos dentes que é obtida no tratamento ortodôntico, não é a mais adequada para o conforto da articulação. Nesses casos o ideal é você procurar um dentista que conheça de patologia da ATM e possa estudar a situação da ATM, tratar o que for necessário e só então retomar o tratamento ortodôntico, com o planejamento integrado de acordo com sua necessidade da articulação.
Desta forma, há mais chances do tratamento ortodôntico ficar a favor da fisiologia, ou seja, do funcionamento correto de sua saúde mastigatória/oral.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
Eu apertava os dentes há um tempo atrás e agora minha boca estala o lado esquerdo, sinto que minha mordida está torta. Jà usei a placa, mas há muito tempo parei de usar.
Gostaria de saber o que devo fazer? E gostaria que me indicasse um dentista especialista que atenda em Belo Horizonte – MG.
Obrigada
Raquel
O estalo indica um problema nas estruturas internas da ATM e que serve de “apoio” para a articulação. Por vezes, quando essa estrutura se danifica, a posição da mandíbula se altera ficando torta. Assim, o melhor é procurar um dentista com experiência em patologia da ATM, mas infelizmente não conheço ninguém em BH para lhe indicar. O mais próximo de você que conheço é a Dra. Ruth Leila em Valadares ( ruthleilafranca@hotmail.com ).
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá!!! Faz um tempinho que sentia meu maxilar estalar e foi muito raro travar a abertura da minha boca,agora eu naum consigo nem se quer abrir ela doi muito,quase nao consigo comer, pois nao consigo abrir a minha boca….Doutor o que faço???
Rosana
Esse travamento indica o progresso de um problema que você tem na sua articulação da mandíbula (ATM) e o principal a fazer é identificar que problema é esse. Sugiro você procurar um dentista que tenha experiência em patologia da ATM para avaliar a sua situação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá doutor,
sofro de disfunção na atm a pelo menos 2 anos, com os estalos tanto no lado direito quanto no esquerdo. Minha dentista falou que pode ser consequência do aparelho que usei quando criança e não terminei o tratamento… tem alguma relação mesmo?
A mandibula ja havia travado algumas vezes após muito tempo de esforço, ao comer ou mastigar chiclete por exemplo. Mas era só esperar alguns minutos relaxada, sem fazer movimento nenhum da boca que tudo voltava ao normal. Porém ultimamente, sem nenhum motivo aparente, minha mandibula trava e agora já leva dias para voltar ao lugar. Estou em crise nesse momento, há 3 dias estou sem conseguir abrir a boca direito, e já me trouxe fortes dores de cabeça. Simplesmente não sei o que fazer para que volte ao normal… há alguma técnica imediata que o senhor possa indicar para que uma solução parcial e temporária apenas para destravar? Tenho medo de forçar e a dor aumentar. Li algo sobre compressa quente para relaxamento muscular… resolve?
obrigada e parabéns pelo blog!
Mariana
De um modo geral, o uso de aparelho não contribui nem para a melhora nem para a piora, entretanto pode haver relação em alguns casos específicos.
Quanto a alguma técnica imediata para tratar esse tipo de problema, o que posso dizer é que nenhuma irá resolver a situação pois são apenas paliativos e, como tal, a compressa morna que você perguntou, pode ajudar sim a relaxar a musculatura, no entanto não irá mudar o que está acontecendo dentro da ATM.
Sugiro que procure um profissional com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá,
Eu tenho um problema no maxilar no qual as vezes não consigo abrir a boca, ou mesmo mastigar algum alimento e as vezes tem uns estalos muitos fortes que fazem doer meu maxilar. Fui a um Otorrinarinologista e ele me informou que provavelmente e caso de cirurgia e me encaminhou para um Buco Maxilo, enquanto espero o dia da consunta queria ter mais informações sobre oque esta ocorrendo comigo, se isto é comum acontecer, se é grave? E se o doutor avalia o meu caso assim, pelo oque disse, em caso de fazer uma cirurgia e se sim qual o procedimento que ocorre?
Desde já obrigada!
Pâmella
Estalos e dores na articulação indicam a presença de problema com as estruturas internas da articulação da mandíbula e são sintomas encontrados em diferentes patologias dessa articulação. Assim, para saber qual o que está ocorrendo com você eu precisaria fazer uma avaliação pessoalmente para investigar a natureza do problema.
Quanto à realização de cirurgia, sugiro que leia este texto aqui: Cirurgia da ATM e esse: Devo fazer cirurgia da ATM?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde doutor
Venho tendo um desconforto no meu maxilar há algum tempo, a principio eram só alguns estalos ao abrir e fechar a boca parecia que o maxilar saia do lugar e depois voltava, e a três dias ele travou, consigo abrir cerca de dois dedos, só consigo abrir a boca inteira colocando o pescoço para o lado esquerdo e fazendo uma espécie de gancho com o maxilar, e esta começando a doer, fui ao dentista mas ele se recusou a mexer, o que faço??
Felipe, sobre os estalos leia estes tópicos aqui:
Estalos na ATM
Tenho estalos na ATM, mas não tenho dor. Devo me preocupar?
Quanto ao que fazer, o melhor é procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde!
Tenho deslocamento bilateral dos discos da ATM. Isso provavelmente ocorreu há alguns anos atrás quando fiz uma cirurgia pra extração do terceiro molar que foi muito complicada e longa. No começo foi horrível, mas depois de um tempo ocorreu uma readaptação funcional e apenas eventualmente eu tinha estalidos e travamentos. Mas dede sexta-feira (25/02/2011) a articulação do lado direito está doendo muito e está travada. Tenho dificuldade até pra falar. A sensação que tenho é que tem um tecido bem no meio da articulação, e dependendo do movimento que faço, esse tecido é prensado, provocando uma dor muito severa.
Vou a um dentista amanhã, mas estou bastante preocupada. Nunca tive uma crise tão grave na ATM e com tanta dor. O dentista já me recomendou uma placa miorelaxante (falo apertamento durante o dia, mas não tenho bruxismo). Sei que é difícil avaliar um caso desses sem exames clínicos e de imagem, mas você tem alguma sugestão sobre que tratamento deva ser realizado?
Obs: Já estou usando ciclobenzaprina e antinflamatórios, mas ainda não houve melhora.
Karina
A “readaptação funcional” é uma expressão muito usada na odontologia, mas as pesquisas mais recentes mostram que essa adaptação dita “funcional” é na verdade uma adaptação fisiopatológica, isto é, o corpo literalmente dá um jeito de funcionar (afinal usamos a mandibula para falar, mastigar e até na respiração bucal acessória ), mesmo que tenha de prejudicar ainda mais algumas estruturas. Isso significa que mesmo que tenha ficado sem maiores sintomas por um período, o processo patológico continuou progredindo sendo os únicos sinais os estalidos e travamentos que você mencionou. Escrevi sobre isso recentemente, dê uma lida: Tenho estalos na ATM, mas não tenho dor. Devo me preocupar?
Você escreveu: “Sei que é difícil avaliar um caso desses sem exames clínicos e de imagem, mas você tem alguma sugestão sobre que tratamento deva ser realizado?”
É como você mesmo disse Karina, é complicado avaliar sem exames clínicos e de imagem. O que posso dizer é que placa miorrelaxante e medicamento é uma abordagem razoável e bastante utilizada aqui no Brasil com algum grau de sucesso. Entretanto é uma abordagem mais paliativa que corretiva e bem diferente da minha maneira pessoal de abordar o problema.
Dê uma lida nestes tópicos aqui sobre placa miorrelaxante:
Plaquinha resolve?
Placa miorrelaxante, placa de Michigan, placa estabilizadora e disfunção da ATM
E sobre medicação:
Dor na ATM? Tome um remédio que passa… Será mesmo?!
Remédios para tratar a disfunção da ATM podem causar problemas de saúde!!!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite Marcelo.
Primeiramente, quero parabenizá-lo pelo blog. Seus artigos são muito bem escritos, as informações que vc utiliza são baseadas em evidências e acima de tudo, muito úteis e acessíveis pras pessoas que, assim como eu, estão aflitas devido à uma DTM.
Depois de ler a sua resposta, estou convencida que os estalidos ruidosos e travamentos “leves” que eu sofria não eram absolutamente inofensivos.
Sou farmacêutica, e como estava com uma dor muito intensa e edema, resolvi no sábado iniciar farmacoterapia com antinflamatório não esteroidal + ciclobenzaprina. Estive no consultório de um dentista hj de manhã. Foi confeccionada uma placa miorelaxante provisória, porque não consigo abrir a boca o suficiente pra fazer um molde pra uma placa completa. Mesmo assim, verifiquei num dos seus artigos que pra ter certeza que a placa está fazendo o seu papel, o ideal é utilizar recursos de bioeletrônica com EMG pra obter uma resposta. Creio eu que o meu dentista utilizará apenas o bom e velho articulador mesmo. Além da placa + medicação, iniciei fisioterapia hoje com um fisioterapeuta e osteopata. Além das manobras que o profissional aplicou pra alinhar algumas posturas, foi realizada também uma massagem pra soltura da musculatura do pescoço e ombro, e foi aplicado laser no local afetado. O laser produziu uma analgesia muito boa. Farei fisioterapia todos os dias durante essa semana.
Espero que, com essa abordagem multidisciplinar, o problema seja sanado. O dentista me alertou que se porventura não obtivermos sucesso, o próximo passo será uma visita a um cirurgião buco-maxilo, o que é algo que eu realmente espero que não aconteça. Além disso, o dentista também disse que, após a solução dessa crise, eu precisarei passar por uma avaliação ortodôntica minunciosa pra que um tratamento adequado seja recomendado. Por enquanto não foi solicitado nenhum exame de imagem. Vamos ver como será a evolução.
Muito obrigada pelas informações.
Karina
Oi Karina, obrigado pelas congratulações, fico feliz que tenha gostado do blog, afinal o papel deste é ajudar as pessoas com informações, dentro do que for possível.
Espero também que dê tudo certo no seu tratamento. Quando puder, posta aqui os seus resultados.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite Dr. Marcelo!
Bem, faz quase 1 mês que o meu pesadelo com a ATM direita começou. Mas felizmente posso dizer que houve uma melhora grande, sobretudo na dor. Usei medicamentos, uma placa provisória (pq não foi possível tirar o molde da arcada inteira, devido à limitação da abertura da mandíbula), estou fazendo fisioterapia e agora foi possível fazer uma placa definitiva. A abertura da mandíbula é de 19mm, e o diagnóstico clínico é de deslocamento de disco sem redução. Farei uma ressonância magnética para confirmação. O dentista disse que só depois de ver esse exame vai tomar eventuais outras decisões, como injetar ácido hialurônico intra-ATM ou artrocentese. Estou um pouco assustada, mas se for melhorar, que seja!
Obrigada pela atenção!
Karina
Boa Tarde Doutor
Sempre tive problemas com estalos na boca ao acordar porém após a colocação do aparelho fixo isso se intensificou. Faz 4 dias que estou com a minha boca travada, não consigo abri-la totalmente e estou com dor apenas de um lado, parece que tem um nó na minha mandibula. Procurei meu dentista/ortodontista, ele me analisou e disse que não sentiu nada de anormal. Estou sem saber o que fazer pois eu sei que algo está errado, antes conseguia abrir minha boca cerca de 4 dedos hoje estou abrindo o equivalente a 2 dedos, nem consigo levar a escova de dentes até o final da boca. Doutor, o senhor conhece algum especialista na regiao do interior de São Paulo (Araras/SP) para me indicar? O que preciso fazer para resolver meu problema, que tipo de profissional, quais exames, etc. Obrigada.
Daiene
Escrevi sobre estalos na ATM aqui no blog (dê uma lida aqui: Estalos na ATM ) e o que você está descrevendo é uma situação similar em que o processo patológico pode estar em andamento. Portanto o principal a fazer é, antes de tudo, avaliar o que está acontecendo para tentar impedir o avanço da situação.
Neste sentido, o melhor tipo de profissional, é aquele que tenha experiência em patologia da ATM.
Infelizmente, não conheço ninguém em sua região, mas este tópico aqui pode ajudar você a escolher um bom profissional: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo.
Meu caso é: Condilo direito.. menor do que lado esquerdo. assim ficando com o rosto assimetrico.
O Buco falou que deveria tratar colocando uma protese para correção do meu rosto, juntamente com a ortognatica para alinhar maxila e mandibula e mento.
O que devo fazer ? devo seguir ??
Tem algum buco que possa me encaminhar…
obrigado.
Cláudio
Existem muitas alternativas que não a prótese de ATM. Esta, possui riscos de sequelas importantes e, inclusive, recentemente o FDA americano (lembre-se que as próteses usadas no Brasil são, em sua maioria, de origem americana) se manifestou exigindo cuidados na utilização das mesmas devido à grande quantidade de paciente com problemas nas próteses. Dê uma lida aqui: O FDA dos Estados Unidos ordena vigilância das próteses de ATM
A odontologia contemporânea possui técnicas de reposicionamento da mandíbula muito eficientes que, combinadas com ortodontia pode minimizar a assimetria de modo a dispensar a cirurgia ou, no caso de não poder dispensá-la, tornar a cirurgia menos invasiva ou menos robusta, favorecendo a estabilidade e evitando o uso da prótese de ATM.
Para isso, você precisa procurar um dentista com experiência em patologia da ATM que possa identificar o porquê desses côndilos estarem assimétricos, para até mesmo saber se há algum processo patológico em andamento que prejudicaria qualquer terapêutica escolhida.
Quanto à indicação: Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo.
O desvio é muito grande, teria como olhar meu exame p verificar melhor. A fabricação da protese seria a TMJ Concepts fabricada na California, nao existiria possibilidade de correção sem a mesma. Tem algo mencionado a este produto?
obrigado.
Cláudio
Infelizmente eu não poderia olhar seu exame para lhe dar um parecer da situação pois isso iria configurar uma consulta on-line, que é proibido pelo código de ética da odontologia. A única opção nesse sentido seria através de uma avaliação feita pessoalmente, ou seja, se você tiver disponibilidade de vir a Salvador.
Quanto à TMJ concepts, há uma nota no próprio site dela ( http://tmjconcepts.com/ ) afirmando que eles estão cientes da ordem dada pelo FDA. No momento, como coloquei aqui no blog, o FDA está apenas ordenando que as empresas mantenham um acompanhamento dos casos para posterior análise. Não proibiu o uso nem tomou ainda nenhuma ação radical a respeito.
Do ponto de vista clínico, isso só confirma o que vejo no dia a dia: um número grande de pacientes com próteses de ATM com mais problemas agora que tinham antes do tratamento. Ainda considerando o meu modo de ver o assunto, acho que as próteses de ATM tem sim sua utilidade em casos específicos, tais quais:
1. Quando há um tumor e a ATM, ou parte dela, precisa ser removida,
2. Em acidentes graves onde ocorra um dano impossível de ser corrigido cirurgicamente por reposicionamento e fixação dos fragmentos ósseos, e
3. Em casos de deformidades faciais graves provocadas por anquiloses ou deformidades congênitas e onde uma tentativa de reposicionamento mandibular não-cirúrgico tenha falhado.
Você escreveu: ” (…) nao existiria possibilidade de correção sem a mesma”
Como eu não avaliei seu caso, eu não tenho como saber se ele se enquadraria em um dos itens acima. O que posso dizer é que existem técnicas de reposicionamento mandibular extremamente eficientes, além disso existe tratamento específico para controlar uma possível patologia que esteja associada à ATM, dispensando aí a questão da prótese. Nestes casos, se ainda houver uma assimetria, esse tipo de abordagem costuma deixar o caminho livre para uma cirurgia ortognática sem uso de próteses de ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo, + uma vez obrigado p, respostas.
poderia me informar algo a respeito de custo p ter consulta com o sr. Nao sei se poderia moro distante, fica muito alta a dispesa; Se pode falar sobre isso, mande p meu email.
obrigado.
Olá Cláudio, acabei de te enviar um e-mail.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
meu maxilar as vezes trava e naum consigo nem comer, porque dói, se eu forçar pra destravar pode quebrar?
Olá Denise
É improvável “quebrar”, no entanto é possível danificar ainda mais a articulação que já está com problema. Antigamente, um dos tratamentos para o travamento (quando causado por um problema na posição do disco articular) era justamente a abertura forçada, aos poucos, através de manipulação feita pelo dentista ou fisioterapeuta e com compressas na face para ir tolerando o desconforto. Entretanto, esse tipo de tratamento já não é mais recomendado atualmente pois sabemos que ao fazer isso, ocorre ruptura de estruturas internas da articulação, como os ligamentos, por exemplo, promovendo as condições básicas para o desenvolvimento de um problema ainda maior: a artrose da ATM.
A artrose é um tipo de processo degenerativo, onde ocorre deformação da articulação, dor e dificuldade de mastigar e, às vezes, até mesmo assimetria da face ou algum outro tipo de deformidade.
Portanto sugiro que, ao invés de tomar uma providência por conta própria, você procure um dentista com experiência em patologia e disfunção da ATM, que possa lhe avaliar e tratar corretamente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
a dois anos tomei uma porrada no maxilar,passei 1 semana sem abri a boca direito,as dores tinha passado so estalava de vez em quando.mais agora esta doendo muito proximo do ouvido so de um lado,oque pode ser? me ajude
Mário
Agora a pouco eu respondi a uma internauta que tinha estalos e não tinha dor e ela queria saber se deveria se preocupar com isso. Dê uma lida no link. O seu relato confirma exatamente o que eu explicava para ela: o fato de passar um tempo sem dor, não implica que o problema tenha sido resolvido, pelo contrário, se ocorrem estalos, é sinal que algo se encontra danificado dentro da articulação e o processo patológico pode estar em curso, mesmo sem a presença de dor. Como a dor é flutuante e subjetivamente influenciada por outras variáveis, mais cedo ou mais tarde ela reaparece.
Quanto à sua pergunta: “(…) o que pode ser?”
Pelo seu relato, há uma chance grande de estar relacionado ao traumatismo que você sofreu e assim como ocorre nas lesões de joelho, um impacto pode afetar os ligamentos, o disco (ou menisco no caso do exemplo do joelho) ou mesmo a estrutura óssea articular, de modo a alterar o funcionamento da ATM e, consequentemente, desencadear os sintomas. Mas obviamente, como não te avaliei não tenho como lhe dizer que tipo de dano é exatamente o seu e se você já não o possuia antes mesmo da pancada. Assim, sugiro que você procure um dentista com experiência em patologia da ATM, para que ele possa avaliar e planejar um tratamento sob medida para você.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi sou Andrea morro em Campos Novos Santa Catarina, tenho tendinite no ombro direito e já estou em fisioterapia á 5 meses acalma a dor em alguns dias já em outros piora, só os movimentos do braço é que recuperei bastante. Em uma das sessões comentei com a fisioterapeuta sobre uma dor que já sentia á muitos anos nos ossos da boca e que estralam muito , sinto dores fortes na nuca quase todos os dias , ela me recomendou uma panorâmica pois achava que era problema de atm, fiz e o resulta do é mais ou menos isso aplainamento das cristais ósseas alveolares em ambas as arcadas, remodelação óssea no côndilo madibular esquerdo e presença de pequena proliferação osteofítica, velamento em ambos os seios maxilares, provavelmente devido presença e muco. sugere-se proservação.Gostaria muito de saber realmente se vou ter que fazer cirurgia? Tenho muito medo.Voltei usar a plaquinha do bruxismo pois foi recomendado denovo.Se aparelho resolve? Esse tipo de cirurgia tem pelo SUS ou é só particular e mais ou menos o valor? Obrigado.
Andréa
Vamos com calma! Cirurgia para tratar o quê? Você já tem um diagnóstico da situação da ATM? Pelo que entendi da sua postagem, você tem apenas um laudo de uma panorâmica que apenas descreve alguns achados radiográficos que são comuns a diferentes doenças da ATM. Portanto, você precisa se consultar com um dentista com experiência em patologia da ATM para que seja investigada a real situação de suas ATM´s. Além disso, é importante notar que pode haver alguma condição sistêmica que responda pelos problemas encontrados na ATM, nas cristas alveolares e no ombro, de modo que convém você fazer uma avaliação com um bom reumatologista também.
Quanto à cirurgia, a indicação é bem restrita e como você deve ter visto na postagem, ela é realmente indicada em casos de tumores, anquilose e fraturas graves. Fora essas situações as cirurgias apresentam grandes chances de não darem certo e lhe deixar com sequelas ainda mais problemáticas para serem tratadas. No caso de haver um problema sistêmico, a cirurgia já estaria quase que totalmente contra-indicada, salvo raras exceções como a artrocentese, por exemplo, que pode ajudar em alguns aspectos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia
a algum tempo venho sentindo meu maxilar estalar e as vezes de manha mal consigo abrir minha boca o que faço? o que me parece de manhã e que estou presando algum nervo e muito estranho e as vezes doi.
o que faço ..me ajude.
obrigada!
Sheila
Essa é uma situação relativamente comum no rol dos problemas relacionados à articulação da mandíbula (ATM). Sugiro você procurar um dentista com experiência em patologia da ATM para que você possa ser avaliada e tratada.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo,
Tenho problema de ATM, mas especificamente com a recaptura dos discos articulares. No lado esquerdo quando abro muito a boca sinto um estalo e no direito nao sinto nada, fora isso nao sinto mais nada. Fiz o exame de ressonância magnetica e o resultado foi a recaptura do disco em um lado com a boca aberta e no outro não havia recaptura.O dentista que fui disse que minha unica opção seria fazer uma cirurgia para re-fixação dos discos articulares deslocados combinado com um tratamento pós cirurgico para reposicionamento dos meu dentes atraves do uso de aparelho. Para mim cirurgia é a ultima opção. Hoje estou usando uma placa que nao posso tirar para nada, que modifica o meu padrão de mordida (uma especie de batente). Queria saber se existe uma outra solução ou possibilidades de tratamentos senão o cirurgico para o meu caso, uma vez que essa cirurgia não costuma dar resultados satisfatorios e o risco de ter que refaze-la mais de uma vez é grande.
Paulo
Se você usa uma placa que lhe modifica o padrão de mordida e SE essa placa comprovadamente está lhe trazendo benefícios fisiológicos, tais como melhora da atividade muscular, melhora da cinemática mandibular dentre outras coisas, é possível então utilizar técnicas de reabilitação (ortodontia, prótese e/ou implantes) para criar uma “nova mordida”. Esses procedimentos são internacionalmente chamados de “fase II” , especialmente pela instituição AACP – American Academy of CranioFacial Pain, dos EUA. No entanto, como isso seria/será um procedimento irreversível é necessário estar realmente seguro de que esta é a melhor opção.
Quanto à questão dos discos, a recuperação deles para a posição correta depende de muito mais coisas do que se pensa… Porque ele se deslocou? Você fez ressonância antes da placa, para poder comparar com o uso da placa agora? Se sim, comparando antes e depois da placa, os discos estão melhores posicionados ou não? Em caso negativo, qual o porquê? Esse mesmo motivo que deslocou o disco inicialmente, poderia voltar a fazê-lo mesmo com a cirurgia?
Eu, em particular, só passo para a fase II se realmente já tiver conhecimento de todas essas questões e seguro de que o dispositivo oclusal está trazendo saúde ao paciente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oiii a três dias atrás a minha boca estava travada alguns meses antes passei no maxibucal e ele disse que o aparelho fixo resolveria mais eu uso aparelho a 5 meses e não vejo diferença a minha boca range e estala muito o meu maxilar as vezes dói muito o que devo fazer ??? muitas pessoas falam que pode cair e que para colocar no lugar dói muito eu morro de medo isso pode acontecer ???
Elly
O aparelho resolve apenas os problemas dentários (má oclusão, dentes tortos, etc, ) mas não necessariamente um distúrbio da articulação da mandíbula, que requer técnicas apropriadas para tratamento.
Assim, o ideal é você conversar abertamente com seu dentista e verificar com ele que mais pode ser feito no seu caso. Lembre-se de ter cuidado com procedimentos irreversíveis.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Travou o queixo do meu filho! ele mal pode abrir a boca para se alimentar com uma colher bem pequena! ainda ñ pode passar por um médico! ele me pede ajuda! ele ja um homem formado! tem um remédio? isso é grave? me responda por favor! estou muito preocupada! muito obrigada. marina… mãe
Marina
Se você estiver em Salvador, ligue para o telefone 71 – 3248 4434 que poderei ajudar. Caso contrário é melhor levar seu filho em um hospital.
O travamento indica a presença de lesões em algumas estruturas internas da ATM que precisam ser investigadas e tratadas, mesmo depois de sair dessa fase aguda do problema.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Sr. Marcelo, acho que tenho este problema de ATM minha boca às vezes várias vzs ao dia engancha e fico alguns minutos com a boca aberta, ja fui em um especialista bucomaxilofacial mais nao resolveu nada, ja comentei tambem com um dentista e ainda nada, o que voce me aconselharia a fazer por favor, doe muito quando engancha e tambem dar alguns estalos mesmo sem estar travado somente ao mexer meu maxilar pra direita e esquerda ai estala.
Elisama
Dê uma lida neste texto: Travamento da ATM
Eu sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM para tratar o seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Se possivel voce poder me responder tambem poderia ser pelo meu email.elisama_secret@hotmail.com
Obg