Com freqüência me perguntam se a dor que sentem poderia ser resolvida através de uma cirurgia da ATM, então resolvi escrever um pouco sobre o assunto.
Existem algumas situações que as cirurgias estão realmente indicadas, por exemplo:
1. Fraturas cominutivas do côndilo da ATM, que são aquelas em que os ossos se quebram em vários fragmentos menores;
2. Anquilose, que é quando os ossos da articulação se “soldam” uns nos outros gerando a perda do movimento e também grandes deformidades na face, principalmente se ocorrer durante o crescimento;
Fora estas duas situações, a maioria das abordagens cirúrgicas apresentam resultados muito pouco animadores, principalmente as mais radicais, como a substituição por uma prótese de ATM (foto ao lado). Entretanto, algumas técnicas como a artrocentese, podem ser úteis como terapêutica auxiliar quando combinada com técnicas mais avançadas como a neurofisiológica.
Outras cirurgias que são mais conhecidas do público em geral são a cirurgia ortognática (que não é uma cirurgia da ATM propriamente dita), a condilectomia/condilotomia, condiloplastia, cirurgia para luxação recorrente da mandíbula e cirurgia para recaptura dos discos (para re-fixação de discos articulares deslocados).
Todas essas que citei, tem sido indicada em maior ou menor grau para DTM. Entretanto, fora a artrocentese, nenhuma destas trazem resultados realmente bons, com parâmetros científicos que mostrem que houve correção da disfunção.
Lembrem-se de que tratamentos cirúrgicos são irreversíveis. Por isso, o máximo de cuidado e certeza em relação ao diagnóstico e necessidade da cirurgia devem ser tomados. Informem-se, discutam, compartilhem com outros pacientes e profissionais os seus casos. Com isso, terão certeza de que estão indo no caminho certo.
Fiquem espertos!
- Veja também: Todos os posts sobre Cirurgia e Tratamento da ATM
Olá Dr. Feliz Ano novo..rsrs
Já estive aqui outra vez falando sobre meu problema, alias estou sempre acompanhando os casos aqui do blog.
Eu tenho problema na ATM já fazem uns 2 a 3 anos. De 1 ano para cá o meu maxilar esquerdo travou e não voltou mais. Consigo levar a vida normal, tenho a pouca abertura da boca, no começo era horrível, mas parece que fui me acostumando com o encomodo. Fui em varios médicos especialistas, todos eles me indicam fazer um tratamento com a plaquinha. A uns 6 meses atras eu fiz a tomografia completa, fiz a placa, usei uns 2 meses e não senti melhora alguma ! Decidi ir em outro buco maxilo aqui da minha região ( Dr. Beneton ). Gostei muito dele, ele analisou todo o documento, disse que a placa q eu estava usando indicada pelo outro medico era errada e que teria que ser outra placa de acrilico e que a que eu estava usando era uma simples placa para fazer clareamento ( para o meu desanimo total e financeiro tbm, pois já havia gasto 800,00 entre tomografia e placa ),ele fez até um desenho para mim explicando que o disco da minha articulção havia saido do lugar e não consegue voltar e que para isso ele indica o tratamento com a plaquinha para que ele volte ao seu lugar. E disse que caso o disco não volte para o lugar que existe uma cirurgia bem simples em que ele coloca um disco no lugar para tudo voltar ao normal. Entendi bem com os desenhos que ele fez ! Mas ae Dr. o tratamento com a placa é 1000,00. se não der certo vou para a cirurgia, meu convênio cobre algumas coisas e provavelmente eu gaste mais uns 3000,00 nessa brincadeira. Já percebi q você não é muito favorável a cirurgia para esse tipo de correção ! Mas será que já não é melhor eu ir direto para cirurgia ?? Já tenho 24 anos e sei que vou precisar usar aparelho para corrigir um dente encavalado e a minha mordida. Alguns dentistas me falam que é melhor eu corrigir o maxilar primeiro para depois colocar o aparelho, pois o aparelho pode agredir ainda mais a ATM. Será que é melhor eu usar o aparelho primeiro ? Nossa Dr., que situação. Tenho sentido dores de cabeça, as vezes qdo mastigo de mais tbm tenho dores, até qdo beijo meu namorado sinto dor..rsrs… nada que me desespere sabe.. mas incomoda bem !! Não aguento mais ficar indo de médico em médico.. gastandoo… as vezes vejo aqui casos e casos q não se resolvem… já ví um caso seu q deu certo, vc até me mostrou… mas a maioria não corrige 100%. Enfim.. as vezes penso em deixar como está, colocar o aparelho e qto ao meu maxilar seja oq Deus quiser..rsrsrs….
Obrigada.
🙁
Luciana, veja a resposta que acabei de escrever para a Roberta, nesse link aqui
Talvez esclareça um pouco mais suas dúvidas.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. eu sempre tive estalos na minha mandibula sempre quando bocejo
qual especialista eu devo procurar?
Louise
Em tese, um especialista em DTM e dor orofacial.
Há duas semanas sinto minha mandíbula se deslocar para o lado esquerdo, mais sinto que existe uma inflamação do lado direito, isso me acontece ao bocejar ocorrendo principalmente pela manhã ao acordar e sinto pequenas dores para recoloca-la no lugar. Dr. o que faço?
Jamille
Não tem receita de bolo… Vá em uma dentista que tenha experiência em disfunção e patologia da ATM.
At.te,
Marcelo Matos
estou com uma perda de 80% da minha audição[ lado direito]e estou presisando usar aparelho ortodôntico. será que este é o motivo?
Reinaldo, é muito pouco provável.
Boa noite,meu nome é Juliana,estou com dores ja faz um mes…
é na regiaão direita,doi dentes,doi o lado do rosto,e doi o ouvido,tem dia que a dor esta normal,mas tem dia que não guento..Ja tomei 2 caixas de diclofenato de potassio,tylenol,dipirona,,e as vezes nem assim melhora,se tomo gelado doi mais..o que pode ser???
Juliana pode ser muitas coisas e, dentre elas, uma disfunção da ATM…
Procure atendimento especializado.
At.te,
Marcelo Matos
Doutor,poderia me dar exemplos de danos irreversíveis na ATM,e poderia me recomendar alguem de belém PA ou Fortaleza
João, não tenho um nome para lhe indicar nessas cidades. Um exemplo de dano irreversível é esse: Paciente sem disco articular?
At.te,
Marcelo Matos
Sofri uma queda quando criança batendo com força, o queixo no chão.Passados alguns anos praticando atividade física, novamente cai batendo o mesmo local e reabrindo os pontos feitos da primeira queda.Fiz uso de aparelho ortodôntico e logo depois de tira-lo, veio os estalos,rigidez na mandíbula.. até que ponto essas minhas alegações levaram aparecer a disfunção?
Quando criança sofri uma queda e bati com o queixo no chão.Passado alguns anos, novamente ocorreu uma outra queda, e acredite de novo com o queixo impactando com o chão. Depois de tudo isso, fiz o uso de aparelho ortodôntico,usei aquelas borrachinhas.. e no ano de 2010 quando tirei o aparelho, comecei a sentir estalos,a articulação rígida. As quedas juntamente com o fator aparelho pode ter criado a disfunção?
Os traumatismos podem sim produzir problemas na ATM bem como um mandíbula posicionada de forma a forçar a articulação como pode ocorrer em algumas situações ortodônticas/ortopédicas.
At.te,
Marcelo Matos
Tudo bem Dr. Marcelo???
Se vc conseguir ter acesso a esses artigos gostaria da sua opinião…
Me manda o seu e-mail que os envio para vc…
J Oral Maxillofac Surg 68:239-242, 2010
20-Year Follow-Up Study of DiscRepositioning Surgery for
Temporomandibular Joint Internal Derangement
Shelly Abramowicz, DMD, MPH,* and
M. Franklin Dolwick, DMD, PhD†
J Oral Maxillofac Surg 59:750-758, 2001
Discectomy as an Effective Treatment for Painful Temporomandibular Joint Internal Derangement: A 5-Year Clinical and Radiographic Follow-Up Lars Eriksson, DDS, PhD* and Per-Lennart Westesson, MD, PhD, DDS†
J Oral Maxillofac Surg 68:782-789, 2010
Discectomy as the Primary Surgical Option for Internal Derangement of the Temporomandibular Joint
Abraços
Olá Colega!
Você pode enviar para contato@marcelomatos.com
Att.,
Marcelo Matos
Olá Colega!
Você pode enviar para contato@marcelomatos.com
Att.,
Marcelo Matos
Tudo bem Dr. Marcelo???
Gostaria inicialmente parabenizá-lo pelo seu blog, eu o acompanho desde a época da minha residencia em CTBMF a qual concluir em 2010. Invariavelmente sempre que leio os seus comentários sobre os diversos temas aqui discutidos, fico meio intrigado e um pouco confuso, mas logo percebo que são apenas novas dúvidas que surgem a respeito do tratamento dessa aticulação (ATM) que parece ser tão complexa. Percebo que nós cirugiões, muitas vezes agimos baseados no que vemos, ou seja, se o disco articular está deslocado para frente porque não resposicioná-lo cirurgicamente já que essa não é a sua posição adequada anatomicamente falando. Por outro lado deixando esse imediatismo de lado pensamos como será que esse problema articular surgiu, será que vamos consiguir êxito tratando de forma conservadora??? Peço uma ressonancia da ATM e lá me vem um lado relatando um disco articular com indícios de degeneração, afilado e deslocado anteriormente. Como não sou expert em ressonancia da ATM não chego a contestar o laudo do especialista e como o paciente muitas vezes chega a nós já tendo passado por uma infinidade de tratamento conservador penso: “para quem tem martelo tudo ao redor parece prego”, logo opto por tratar cirugicamente com uma ancoragem. O paciente refere melhora no pós cirurgico de até uns 02 meses, depois some. Assim continuo com as minhas convicções, até o dia que um paciente desses retornar até mim com dor novamente….O fato é que na maioria das residencias em CTBMF não temos acesso a esses tipos de tratamento clínicos para as patologias articulares. E sempre que uma pessoa detecta uma problema em sua ATM ela logo encontra quem a indique um Bucomaxilo….Precisamos aprimorar os nossos conhecimentos clinicos, uma vez que, pacientes com dor articular sempre nos procurarão.
Abraços
Olá Fábio!
Esse é o ponto mesmo: Pensar. Questionar.
Muita coisa do que a odontologia desenvolveu como ferramenta, como as cirurgias por exemplo, podem ser utilizadas sim, mas tudo depende justamente do diagnóstico e dos prós e contras de cada caso.
Eu, particularmente, recebo bastante paciente que já passou por discopexia e entre um e três anos depois do procedimento começam com problemas sérios. Isso quer dizer que toda cirurgia dessa natureza está fadada ao fracasso? Claro que não. A pergunta é outra: por quê algumas fracassam e outras não?
É aí que entram os conhecimentos atuais em patologia da ATM, que permite um diagnóstico diferencial da situação, uma avaliação do “terreno” e uma série de recursos para o restabelecimento neurofisiológico, dos quais a CTBMF pode vir a oferecer alguns recursos também. Mas para isso, é preciso repensar o tema por outro prisma, difícil de descrever aqui, mas que pode ser apresentado a qualquer um em uma palestra ou conferência. Fique atento aos eventos que divulgo aqui e participe do próximo que puder.
Abraço,
Marcelo Matos
.
Alguns anos atras, em um certo dia eu não consegui abrir a boca, e no momento eu forcei para abrir a boca e deu um estalo e desse dia pra cá quando eu abro a boca sempre estala e esta tendo luxação no lado dureito e sinto dor frequentemente. Fiz diversos exames e não tenho nenhum osso quebrado. Esse problema é caso de cirurgia?
Atualmente estou tomando ”Musculare” mas a luxacao continua, e não sei mas o que fazer a não ser cirurgia.
Desde já agradeço.
Naiara
Isso que você relata é um indício muito grande de danos no ligamento e disco da ATM. O correto é você procurar um dentista que possa avaliá-los corretamente e estabelecer um diagnóstico e tratamento adequados. O uso de musculares apenas proporciona um alívio temporário de dores e desconforto, não resolve os danos.
att.,
Marcelo Matos
Fiz um tratamento com um um bucomaxilo depois de ser diagnosticado com DTM.Ele me propôs a usar essa tal placa durante um ano,sendo que paguei um preço considerável pelo tratamento,que para mim não adiantou em nada pois continuo com sintomas e agora apareceu uns barulhinhos como se fossem pedrinhas se mexendo.Sou do ES.Obrigado.
Junior, é preciso verificar como e porquê essa placa foi construída. A placa muda a relação entre a mandíbula e a maxila e cria um resposta na musculatura. Para que isso sirva de algo em termos de tratamento é preciso que essa placa seja construída com base em suas necessidades biomecânicas e neurofisiológicas. Isso implica em saber quais são exatamente os danos nas estruturas internas da ATM, a extensão destes danos, a causa e a possibilidade de reversão. Além disso, a “placa” precisa funcionar como um intermediário que gere uma congruência ortopédica entre dentes, músculos e ATM, o que necessita que o dentista tenha formas de medir os efeitos dela no sistema mastigatório e possa modificá-la de acordo com as demandas. Além de tudo isso, o fator causal precisa ser trabalhado, por exemplo, se o problema da ATM está associado a problemas sistêmicos, infecções ou deficiências nutricionais, estas coisas precisam ser também consideradas.
At.te,
Marcelo Matos
Oi Doutor!
Já tem uns 5 Dias que eu comecei a sentir uns estalos, na hora de abrir a boca e na hora de comer, Fui ao dentista ele falou que era ATM, e que eu devia ir a um especialista, só que esses estalos estão diminuindo.
Então doutor eu queria saber se a ATM pode se curar com o tempo?, ou eu tenho que ir a um especialista mesmo?.Obrigado
OBs: Não sinto nenhuma dor
Camila, os estalos podem sumir completamente, mas isso não quer dizer que a situação ” se curou”. Dê uma lida nesse tópico aqui: Estalos na ATM, devo me preocupar?
Att.,
Marcelo Matos
Dro. Bom dia.
nos ultimos 3 anos minnha mandibula caiu umas 8 vezes, em todosos casos pq forcei, vomitando….quando eu lembro ñ abro muito a boca e td certo, quando esqueço acaba que o queixo caí… sempre ligo e vou a urgencia 1minuto esta no lugar. Alguns medicos dizem e/ou comentam em processo cirurgico, sem mesmo tirar radiografia etc. uma Dra falou uma vez q cirurgia era o ganha pão dela, q nao queria mas seria o jeito, tenho medo cirurgia e até dentistas, rs ….volto a dizer so cai quando forco muito, todas as vzs foi quando vomitei, quais perguntas deveria fazer ao medico, e o que me orienta nesta situação? Tenho 31 anos altura 1.77 e 81 kg, pode ser q nao mas a 10 anos atras pesava 60 kg daí as vzs penso q é por ter engordado,
abraço e parabens pela iniciativa site,
Gilson santos
Gilson, dê uma lida nesse tópico aqui: Deslocamento da mandíbula e também nesse aqui: luxação da mandíbula.
Att.,
Marcelo Matos
Bom dia, Dr. Marcelo, tenho problema de estalos no maxiliar há 6 anos. Uso placa para dormir todos os dias (tenho bruxismo), mas sinto que o uso da placa apenas ameniza e não resolve o meu problema. Já fiz exames e não tem nada de grave além de problemas na articulação. Segundo meu bucomaxilo, terei que usar esta placa o resto da vida e fazer exercícios diários para amenizar o problema e evitar dores. O que você me indica? Tenho 24 anos e acho extremamente desagradável usar a placa todos os dias. Há outra solução?
Obrigada pela ajuda.
Camila, tudo depende do diagnóstico. Você escreveu:
Que problemas são esses? O que os causou? São reversíveis?
Como sua placa ata sobre os músculos? Como isso é medido? O que aparece nos seus exames de controle?
At.te.,
Marcelo Matos
Dr. Deslocamento da mandibula pode causar tonturas, dor na tempora, sensação de pressão na cabeça? no meu caso no lado esquerdo. Tenho também tido dificuldade na visão e sensibilidade aos barulho.
Pode..
Olá,
Sou a Denise, tenho 20 anos e atualmente estou passando por esse problema. Tudo veio ao ocasionar ( o modo de como se eu pudesse identificar o problema) esse ano. Em janeiro sentir fortes dores no ouvido que por ter muita facilidade de gripar ao entrar em contato com poeira e pingos de chuvas; passei a acreditar que a causa seria isso. Mês seguinte, sentir enxaquecas muito forte de forma que não aguentava nem sair do quarto, a cabeça pesava, dor que me fazia chorar muito. Quando foi no mês de abril, passei 3 dias consecutivos sentindo dor no ouvido, cabeça (minha face esquerda parecia esta podre de tanto dor que havia sentido), quando me desesperei e fui atrás de um otorrino aos prantos, não suportava mas aquilo, achando que era uma gripe. Lá o otorrino, acabou descobrindo o meu real problema na ATM; que não se tratava de uma gripe. Então, fui encaminhada a um dentista, este então, me atendeu super bem e me explicou os procedimentos, fiz a realização dos testes e nestes testes mostrou que a cartilagem já está um pouco comprometida. Como, tinha a mania de ranger os dentes ( sem contar que já havia usada a 4 anos atrás aparelho, foi extraído dois dentes, que pode ter sido uma das causas); então ele passou uma plaquinha para a mordida ficar mais completa e evitar que ragesse os dentes, em seguida voltei a usar o aparelho para concertar a modirda laterais que ficaram comprometidas. Acontece, que infelizmente (hoje) voltei a sentir essas dores, estou desesperada. Conversei muito com meu dentista, ele ficou até meio preocupado pois não era para esta mais sentindo isso. Então, pedir um especialista na área, pois estou decidida a fazer a cirurgia, especialistas nessa área tem só na capital e ainda está meio raro ( sou do Piauí). Gostaria de saber, se concorda com a minha decisão da cirurgia, ou o que seria correto?
Obs: minha boca trava, às vezes não tenho uma abertura eficiente, ao bocejar tenho a sensação de que o queixo irá cair, sempre seguro ele, devido aos estralos e à dorzinha que sinto.
Olá Marcelo
Meu nome é João victor, tenho 21 anos e vem acompanhando seu blog há algum tempo, pois exatamente há uma semana atrás, estava no meu trabalho utilizando o computador com a mão apoida em meu queixo esquerdo, costumo fazer isso sempre. Pois bem, quando tirei a mão do queixo percebi que havia algo estranho, minha mandibula estalava ao fazer o simples movimento de abrir e fechar a boca. Fica bem pior quando mastigo algum alimento, até então não estou sentindo dores e nem inchaço, só mesmo essa sensação de desconforto de estalos. Estou com medo de estar com uma disfunção da ATM, moro no interior do Rio de Janeiro, propriamente na cidade Três Rios e por aqui não tem nenhum especialista. Enfim, gostaria de ler a sua opinião sobre o meu caso, antes de procurar qualquer tipo de ajuda. Parabéns pelo seu blog e pela sua atitude de estar levando esse tipo de conhecimento e informação para as pessoas leigas no assunto como eu. Grande abraço!
Bom dia
Tenho aparelho dentário há 2 anos e 37 anos. De repente os meus dentes de baixo ao ser colocado um fio diferente recuaram e tenho má oclusão. Começaram dores ouvido, cabeça, ombros, pescoço, costas, dentes de trás em baixo. Falo com a dentista e diz que passa com o tempo. Fui ao otorrino e diz que os ouvidos estão bem. A oclusão está um pouco melhor e agora o que me dói é a garganta, não quando engulo liquidos mas só sólidos duros.Nunca melhora. Sofro de ansiedade e tenho medo que seja outra coisa que causa a dor de garganta. É normal? É ATM?
Boa tarde Dr. Marcelo,
Sempre senti muito incomodo no maxilar, quando criança (5/6 anos) desloquei uma vez e nos últimos 3 meses tenho sentido muita dor e dificuldade para fechar a boca. Tive uma consulta com o Buco que solicitou uma RM, ao ver o resultado sugeriu a cirurgia, segundo ele o osso está fora do lugar independente se estou com a boca aberta ou fechada.
A cirurgia seria o mais indicado?
Os cortes para essa cirurgia são externos?
Fabiana, em dez anos que trabalho exclusivamente com ATM, nunca precisei encaminhar um paciente para cirurgia…
Sempre há outras opções.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite, havia feito uma pergunta há 4 dias e sumiu minha pergunta, mas irei faze-lá novamente.
Fazem 7 anos que descobri que tinha uma disfunção na ATM devido a muitas dores de ouvido, meu dentista recomendou usar a placa para dormir porque eu forçava os dentes à noite, não houve resultado em um ano. Partimos para o uso do aparelho fixo, por mais um ano e não tive resultado. Acho que acabei me acostumando a sentir todas as dores. Sinto não só a dor de ouvido como dores em toda a parte da cabeça, problemas em abrir a boca ao acordar, vários estralos durante o dia, entre outros. Recentemente fiz uma ressonância magnética dos ATMs abertos e fechados bilaterais, e no resultado houve que tenho um deslocamento no disco do ATM direito. Passei com um Buco-maxilo que me disse que não há outra maneira de corrigir a não ser a cirurgia, devido a eu já ter usado outros meios para a correção. Pelo que percebi pelo seu blog é um médico muito bom e gostaria da sua opinião, não irei fazer a cirurgia até ter mais opiniões que digam a mesma coisa. Aguardo uma resposta, mais uma vez. Obrigada.
Ola
tenho vinte e oito anos .Decorrente uma forte dor no meu ouvido..apos isso tenho sentido meu maxilar estralar…..principalmente quando vou comer ao abrir a boca de vez em quando sinto dor no ouvido e uma forte pressão entre o maxilar e o ouvido…E isto e somente do lado direito…e não e sempre que da ….estou preocupada..parece que ao abrir a boca pra comer eu estou destravando a boca e estranho
Danielle
Esses são sintomas tipicamente provocados por lesões nas estruturas que compõem a ATM. Se eles foram desencadeados após uma dor súbita no ouvido, é preciso que o otorrinolaringologista faça uma avaliação para descartar possíveis infecções auditivas. Em paralelo, procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Boa tarde, tenho descolocamento na ATM e o Buco-maxilo que passei me recomendou cirurgia, primeiro vou contar meu caso para ficar mais claro.
Fazem uns 7 anos que sentia muitas dores de ouvido e descobri pelo otorrino que tinha essa disfunção na ATM, passei com meu dentista que me indicou usar a placa para dormir, usei por um pouco mais de um ano e não resolveu. Ai meu dentista partiu para o uso do aparelho fixo, um pouco mais de um ano de uso, mas também não resolveu. Acho que acabei me acustumando a conviver com a dor, mas doi bastante a cabeça, ouvido,bastante estralos, não consigo abrir o maxilar de manhhã,doi o rosto inteiro para falar a verdade. Passei com buco-maxilo recentemente e ele pediu uma ressonância magnética dos ATMs boca aberta e fechada, onde deu que tenho um deslocamento do lado direito somente. A conclusão dele seria que não teria outra opção a não ser a cirurgia devido eu ter usado outros meios para correção antes. Já estou com a cirurgia marcada para daqui a um pouco mais de um mês e gostaria da sua opinião.
Obrigada pela atenção e aguardo o retorno.
Grata, Tábata.
Olá, doutor. Tenho 17 anos e fui diagnosticada com DATM há quase dois anos, tenho mania de pressionar os dentes um nos outros e como sou muito nervosa, meu dentista pediu que eu tomasse anticoncepcional para diminuir a TPM, o que ajudou muito. Porém, de três meses pra cá ando sentindo muita dor de cabeça, minha mandibula e pescoço doem e frequentemente quando vou comer alguma coisa minha boca não abre o suficiente pra pelo menos colocar a comida dentro dela. Desde ontem parece que tem algo fora do lugar e quando mexo a mandibula pros lados pra tentar ‘encaixar’, doi demais, apesar de resolver momentaneamente.
Meu pai já falou que não vai pagar tratamento nenhum, então não me resta o que fazer. Tem alguma coisa que eu posso fazer eu mesma pra parar de travar e que não piore a situação?
Oi tenho 24 anos e em alguns meses atras minha boca tem travado com frequência e tenho muitos estralos, procurei um especialista e me disse que meu caso é cirúrgico. De instante teria que fazer uma ressonância magnética e usar uma placa por uns 3 meses e ficaria em observação, depois disse se persistir teria que ser feito a cirurgia. Uma coisa que ele me passou minha abertura da boca tem 58mm, que não é o normal. Será que procuro outra opinião? Oque faço?
Já faz um bom tempo que eu sinto dor no maxilar(lado esquerdo), pensei que fosse por causa do ciso e por isso resolvi extraí-los, porém a dor continua e se intensifica quando estou gripada e a voz fica meio tremula, sabe!? Aí parece que meu maxilar está dando choque ou que está encostando um osso no outro, incomoda muito.
O que pode ser?
Olá Dr. Marcelo,
tenho disfunção na ATM e tenho sentido dor e travamento.
Gostaria de uma indicação de um profissional que trabalhe na mesma linha que a sua, aqui no Rio de Janeiro (cidade), pode ser Niterói também.
Aguardo seu retorno,
obrigada,
Isis
Dr fiquei umas 2 semanas seguidas me apoiando sobre o meu queixo com a mao quando estou usando o notebook na mesa, de uns 3 dias pra ca, sentir uma dor na face do lado esquerdo, porem so vem aumentando essa dor, acompanhada de coceira no lado referido e quando aperto do lado da orelha abaixo de um ossinho sinto dor naquele local(acho que ali e o Atm), e so vem aumentando a dor, porem nao estou na minha cidade, estou viajando a estudos, o Dr poderia me informar se tem algum tipo de movimento que eu possa fazer pra dar uma aliviada? e se eu devo esperar mais um pouco antes de ir no odontologista ?
Tem a possibilidade de ser so um inchaço no local devido ao meu apoiamento nesses dias e com uma minima espera a dor sumir ? Obrigado
OBS: parei de me apoiar sobre o queixo e essa semana estarei voltando para casa.
Paulo, o mais provável é que sua ATM já estivesse com algum problema e a compressão produzida pelo apoio da cabeça sobre o queixo tenha sido a gota d´agua. Alguns cuidados paliativos temporários podem ser encontrados aqui (em inglês): http://www.tmjhope.org/self-care/
Mas não deixe de procurar auxílio profissional.
Att.,
Marcelo Matos
Olá tudo bem?
Desde que eu retirei o dente do ciso venho sentido fortes dores do lado direto, limitação da abertura de boca, dores de cabeça frequentes, usei placa, pois a dentista disse que era bruxismo. Em outubro sofri um acidente de carro, nada demais mas bati o rosto, na época não aconteceu nada. Em janeiro fui na dentista fazer uma limpeza rotineira e ela me disse que estava com mobilidade em todos os dentes. Fui em uma outra dentista fazer uma raspagem e um acompanhamento, a mobilidade diminui depois de algumas sessões, mas mesmo assim ela me encaminhou para outra dentista, nesta fiz um tratamento de laser, por dois meses. Eu achei que as dores ficaram mais fortes do que antes, decidi procurar um especialista. Este me disse que estou com deslocamento de disco com redução, e me indicou cirurgia… disse que os tratamentos como laser, acupuntura não iriam resolver a causa das dores, muito menos levar o disco pro lugar!! Estou extremamente assustada com tudo que estou lendo, e se realmente deveria fazer essa cirurgia! Desde já agradeço!
Bia
Bom dia! Preciso de uma ajuda estou ha 10 dias sentido fortes dores de cabeça, na face, ouvido e nos olhos estava sento medicada como se fosse uma sinusite e descobriram que era problema de atm. Coloquie uma placa de mordida ontem mas não diminui a dor não aguento tomar tantos medicamentos que não ajudam. E para completar dói muito meu pescoço e costas. Será que só essa placa ajuda ???????
Gostaria de uma luz acerca de dores intensas que sinto nos côndilos,é uma dor de pressão e fica inchado.O que o sr acha ,usa a plaquinha mas em crise é um sofrimento.Obrigada,
Cláudia Vieira
Cláudia, o que é que foi diagnosticado no seu caso?
Att.,
Marcelo Matos
Bom dia Dr!Bom Dr Marcelo,eu gostaria de tirar uma duvida,pois sinto dores de ouvido a algum tem, e em consulta a um otorrino ele me aconselhou a procurar um ortodentista pois minhas dores nao tem nada a haver com ouvido.Em consulta com ortodentista,onde ele me passou que tenho bruxismo e disfunsão de ATM,porque tenho muitas dores e dificuldade de abrir a boca e algumas outras coisas que nao sei explicar, ele me informou que meu tratamento nao seria com ele e me encaminhou para fazer um avaliação com um cirurgião buco-maxilo, que se ja na primeira consulta com ele,foi informada que meu caso e cirurgico.Porem Dr. gostaria de saber do senhor quais são realmente os casos que necessitam de cirurgia,qual o tempo de recuperação e se e possivel ter erros nesse tipo de procedimento? Deste ja agradeço a atenção.
Primeiramente, obrigada pela atenção que vem me dado.
Nesse meu caso, qual a técnica que o sr. usaria para resolver meu problema, estou muito preoculpa pois há uma semana que minha mandíbula está travada. Eu sou do interior por aqui nós não temos muitas opções de profissionais a recorrer.
Gilmara, primeiro eu me certificaria se o travamento é por conta da ATM ou é se há outra coisa como uma hiperplasia de processo coronóide, síndromes diversas etc. Caso seja da ATM, avaliaria o que exatamente,s e são adesões teciduais, problemas com o disco, deformações condilares e a partir daí definiria o caminho.
Att.,
Marcelo Matos
DR. O USO DA PLAQUINHA DURANTE A NOITE RESOLVE O DESTRAVAMENTO E OS ESTALOS DA MANDÍBULA?
ESTOU COM A MANDÍBULA TRAVADA E FUI A UM ESPECIALISTA EM ATM E ELE ME PASSOU ESSA PLAQUINHA, ESTOU COM MEDO DE USAR E NÃO SERVIR POIS É UMA PLAQUINHA DE 400,00. PEÇO QUE ME AJUDE.
Gilmara
Essa é uma terapêutica comum de ser usada aqui no Brasil, normalmente chamada de placa miorrelaxante, placa de Michigan ou placa estabilizadora, embora haja algumas variações nessas definições.
Eu particularmente não uso esse tipo de técnica, no entanto não tenho como saber se irá ou não funcionar com você.
Para saber isso, depende dos recursos que seu dentista irá utilizar para avaliar o efeito da placa em seu organismo. O melhor é que se você está com dúvida, converse abertamente com ele a respeito de como irá funcionar a dinâmica do tratamento bem como sua dúvida. Caso não se sinta segura, você tem o direito de procurar outras opiniões também.
Att.,
Marcelo Matos
Bom Dia Doutor Macelo
Essas placas na verdade são um perigo se o dentista errar.
Eu não tinha problemas de travamento, minha boca as vezes estalava, mais só. Fui fazer tratamento ortodôntico e o dentista passou um placa móvel para usar durante a noite. Resultado minha boca começou a trava. Não posso mais colocar nenhum peso na mandíbula.Troquei de dentista, eu espero resolver esse problema.
Adaísa, de fato, se a placa forçar a mandíbula a uma posição ruim para um ligamento, por exemplo, ela pode produzir algum problema, da mesma forma que se forçar o joelho. Assim, procure um profissional que tenha recursos técnicos para avaliar a resposta biológica produzida pela placa. dê uma lida aqui: Plaquinha resolve?.
Att.,
Marcelo Matos
[…] Início da discussão no tópico sobre cirurgia e disfunção da ATM: 02/06/2012 às 20:12 […]
Boa noite doutor.
Estou desesperada. Já faz quase um mês que não abro a boca direito.
Meu maxilar sempre estralou, a algum tempo começou a travar vez em quando, depois passou a travar todos os dias pórem somente quando eu acordava e de um mês pra cá… tô enrolada.
Qual o procedimento? Só uma consulta com o especialista vai me sair 100 reais jà estou imaginando o resto.
Me dá uma luz.
Aruna
Esse é o tipo de coisa que não tem como dar um “jeitinho”. É um problema de saúde que precisa ser avaliado e tratado. Se esse valor lhe ajudar a esclarecer o problema e lhe direcionar para uma solução, logo ele não é caro, mas se não lhe trouxer um diagnóstico e um direcionamento, então pode ser que você esteja certa quanto ao preço. Por isso escolha bem os profissionais que irão lhe tratar.
Com relação ao problema, tenha em mente que o travamento costuma melhorar sozinho ao longo do tempo e muita gente pensa então que o problema está resolvido. Mas em realidade, isso é parte do processo patológico e outros sintomas começam a aparecer. Não se atenha apenas ao travamento, pense em encontrar alguém que tente restabelecer a saúde de sua articulação e não apenas resolver o sintoma.
Att.,
Marcelo Matos
Paradigimas é o obstáculo mais frequente que o cirurgião enfrenta. E é oq o torna possível melhorar a técnica.
Acho que o debate fugiu um pouco do meu interesse sinceramente… Me desculpe
Principalmente depois dessas frases:
“o atendimento público é um risco de viés de opinião muito grande. Tenha em mente que o particular é um verdadeiro campo de provas, onde você é exigido em um nível muito elevado pelo paciente. Ou você apresenta bons resultados ou você vai fazer outra coisa.”
“Se eu dependesse desse tipo de procedimentos em minha clínica particular, com essa estatística, certamente em um mês já teria muitos pacientes insatisfeitos…”
Como mencionado antes ATM pra mim é um prazer, assunto de estudo e sobre tudo paixão.
Oque gera meus lucros e da minha famila é ortognática.
Então se vc tiver algum paciente sem $ pode até encaminhar pra mim…rssss O SUS cobre até a viagem … atendemos bastante pacte do Para, Sergipe.
Pelas frases acima só os financeramente abastados te interessa.
Agora eu entendu o réal objetivo… (é o da maioria)
Desculpe incomodar
Oi doutor.
Tudo bem?
Estava nesse feriado chuvoso me divertindo um pouco no pubmed.
Achei interessante esse artigo e resolvi compartilhar.
Infelizmente não sei como postar na íntegra.
Caso outra pessoa se interesse posso mandar por mail.
Vou falar o mínimo da técnica, só pq sei que pode ser interesse para pessoas, tá bom Dr?
A Artroscopia é um procedimento cirurgico realizado com frequência no serviço que trabalho.
E por incisoes minimas, “perfuracoes percutâneas” ( 4 mm de diametro) chega -se ‘a cápsula articular e aos espacos articulares.
Por visualizacão indireta (video assistida) a equipe cirurgica pode diagnosticar o desarranjo e intervir, ” Lavar” o conteúdo articular, promover “lises” e quebra de aderências usando laminas de dimensoes pequenas e brocas. E tb o reposicionamento do disco com suturas e outras técnica.
E tb o tratamento na zona retrodiscal ( fato esse q segundo a recente literatura é responsável pela melhora álgica no pos operatório tardio).
Agora falar que esse procedimento não tem complicações seria mentira…
Esse artigo se propoe a isso: Discutir as complicações:
J Oral Maxillofac Surg. 2006 Nov;64(11):1587-91.
Complications of temporomandibular joint arthroscopy: a retrospective analytic study of 670 arthroscopic procedures.
González-García R, Rodríguez-Campo FJ, Escorial-Hernández V, Muñoz-Guerra MF, Sastre-Pérez J, Naval-Gías L, Gil-Díez Usandizaga JL.
Desculpe por não conseguir postar.
Um detalhe
Aqui na equipe q trabalho
O pcte que será submetido a Artoscopia usa a placa interoclusal em acríilico antes e principalmente depois. ´E descrito na literatura a importância desse ato. O dentista clínico faz os ajustes na placa antes e depois e sob ajuda do fisoterapeuta esse ajuste é ainda mais ” detalhado” no Pos op.. Sem dúvida a relação multidisciplinar é fundamental no sucesso da nossa equipe.
Obrigado
Não há problema nenhum em postar aqui sobre os procedimentos cirúrgicos. Vou adicionar o link do artigo diretamente em sua postagem.
Bom, quanto ao artigo, observe que ele não responde à questão das indicações que estamos debatendo e não mostra uma situação de indicação que torne minha posição errada. Pelo contrário, se você somar as complicações elas geram um percentual de mais de 13%, ou seja, aproximadamente 3 a cada 25 pacientes submetidos a algum tipo de procedimento cirúrgico sofrem alguma complicação! Se eu dependesse desse tipo de procedimentos em minha clínica particular, com essa estatística, certamente em um mês já teria muitos pacientes insatisfeitos…
Att.,
MArcelo Matos
ops!!!! rssss descupe minha enorme ignorancia…
Mas como eu posto artigo em PDF aqui no site..
Tentei e não consegui…
Obrigado
Paulo, não há como você postar o pdf, mas se colocar o nome do artigo (como acabei de ver na outra postagem) eu adiciono o link, ok?!
Att.,
Marcelo Matos
olá dr. faz quase um ano que trato de atmdtm, se fosse escrever todas as dores horriveis e noites sem dormir, faltaria tempo, pois bem. resumindo tomei vários rémedios fortes com codeina e morfina e fiz 4 infiltrações, tens continuo fazendo fisio pois se fico 2 semanas já começo sentir dores estou refem da fisio mas tem melhorado, emfim agora faz 2 meses que coloquei implante tudo como parte do tratamento paliatuvo claro? os dentes não coloquei ainda, mas realmente mexe com a vida por inteiro não desejo a ninguém. pode parecer exagero mas não é. emfim gostaria de saber se tem algum tratamento novo e se tem organizações ou instituições ou ong para ajudar pessoas que passam por esse peoblema pois penso em fazer algo a respeiro, pois em todos os sentidfos é desgastante não só para o paciente como a familia se pelo menos fazem algo sem precisar pagar tanto pois não sei mais de onde tirar dinheiro para pagar o tratamento, que o buco maxilo falou que será para o resto da vida controle para não entrar na crise denovo, outra coisa é normal depois de um implante ficar com a parte inferior da boca adormecida por tanto tempo, segundo o buco é porque mexeu muito no meu nervo, por favor me responda algo para me acalmar, obrigado.
Aos dois Drs, um disco pode muito bem estar sem reduçao e praticamente toda sintomatologia desaparecer se pensar-mos que a atm, nao se avalia isoladamente… faz parte fundamental do complexo cranio cervical e seha algum desequilibrio, patologia a nivel cervical alta, sempre haverà compensaçoes a niver da atm. quando se estabiliza todo o complexo, podemos priporcionar uma melhora Multifatorial da DTM. em outra parte citata gostaria de saber como uma necrose de condilo pode se regenerar como foi citado no caso da paciente, e porque isso se èe eficaZ realmente nao se tem para com necrose umeral, femorar??? gostaria de saber qual a tecnica utilizada para tal fato!!!
Obrigada,
Acho que sao discussoes e duvidas como estas que nos levam a aumentar nosso conhecimento!!
Boa Noite.
Gostei muito do site…. Porem tenho lguns comentários…
Sou Paulo Almeida. Fiz graduacao na faculdade de odontologia (USP) E residencia em cirurgia r traumatologia bucomaxilo facial.
E julgo irresponsabilidade dizer “Depende do que está acontecendo internamente na ATM, mas via de regra, cirurgia só se houvesse uma anquilose, que é quando os osso da articulação começam a se emendar ou um tumor. ”
Visto que isso não é suportado pela literatura.
Que fique claro o carater cientifico da critica e nao pessoal.
Dr Marcelo, Eu recebo pacientes com descolamento anterior de disco sem reducao… q já foram submetido a todas modalidades de tratamento conservado… E ainda assim tem sintomas álgico que impossibilitam a suas atividades diarias.
Seu site é bem ilustrativo e com conteudo didatico bem atraente para leigo porem sem suporte cientifico…
Me desculpe a pergunta…
Em que área e intituição q vc se gruaduou?
Abraçøs
Paulo
Agradeço você tomar seu tempo para postar aqui no blog.
Não se preocupe que não levo a crítica para o lado pessoal, não. Eu sei discutir bem as idéias e não as pessoas. Nesse sentido, observe que você ao perguntar a área e a instituição em que me graduei, seja para seguirmos com o debate ou para saber se estou qualificado para falar do assunto, constitui uma falácia lógica do tipo argumentum ad hominem. Ao invés disso, o correto seria você perguntar em quais dados estão basedas a posição e os argumentos que eu adotei.
Observe também que quando você escreve que “julga uma irresponsabilidade (…)”,logo após ter apresentado sua formação pessoal, você incorre no mesmo erro, aliás, em um erro similar, conhecido como argumentum ad verecundiam ou simplesmente falácia do apelo à autoridade (nesse caso você, cuja formação você acabou de apresentar), que seria “capaz” de me julgar irresponsável… O correto seria, você apresentar um argumento que desse sustentação à ideia de irresponsabilidade que você apontou.
Bom, quanto ao suporte da literatura, o que posso dizer é exatamente o contrário: as cirurgias de ATM é que precisam produzir provas científicas a seu favor, pois até agora vejo apenas relatos de casos e séries de casos. A carência de ensaios clínicos randomizados e cegos (quando possível) é muito grande ná área, e muitas vezes sem um grupo controle adequado. Nesse sentido, se preferir, você pode trazer algum artigo que julgue importante nesse quesito para discutirmos. Não terei problema algum em mudar de opinião se eu estiver equivocado. Mas a pergunta é: você está preparado para fazer o mesmo?
Vamos lá, artrocentese, viscossuplementação, artroplastia e/ou condilectomia em casos de anquilose, tumores, fraturas cominutivas e grandes deformidades condilares são situações que eu estou de acordo com relação à cirurgia de ATM, inclusive vemos um bom suporte da literatura ainda que sejam, em sua maioria, relatos de casos e sérires de casos. No que diz respeito à viscossuplementação, ainda há esse trabalho aqui, que por si só, deveria ter sido levado em conta pelo CFO quando da diretriz que regulou o uso do botox, mas proibiu equivocadamente o do ác. hialurônico. SORT for TMD Hyaluronci Acid
No entanto, as cirurgias de disco, são extremamente ineficientes e ineficazes em MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL (explicarei mais à frente) e não vejo nenhum suporte científico de qualidade. Quando você escreve: “Dr Marcelo, Eu recebo pacientes com descolamento anterior de disco sem reducao… q já foram submetido a todas modalidades de tratamento conservado… E ainda assim tem sintomas álgico que impossibilitam a suas atividades diarias.” há aqui uma outra falácia de lógica conhecida como non sequitur.
Pois a lógica por trás do seu argumento é a seguinte:
Esse raciocínio é um erro por vários motivos:
1. Pressupõe que a discopexia seja melhor que os tratamentos conservadores, mas em realidade ela não é nem mais eficiente nem mais eficaz. Isso podemos discutir em cima dos artigos que você trouxer aqui;
2. Pressupõe que o paciente que não responde a um tratamento conservador seja responsivo a um cirúrgico, mas não há nenhuma evidência disso. Veja o que diz as recomendações do Instituto Nacional Americano de Saúde quanto às cirurgias:
3. Pressupõe que ao colocar o disco FIXADO com a âncora, ele vá funcionar corretamente. Esta premissa precisaria de suporte das pesquisas de histofisiologia. Mas nunca vi um trabalho histológico dando suporte a isso… Especialmente com a complicação do próximo item;
4. Pressupõe que o disco vá permanecer em posição,quando em realidade, sem saber o que provocou o deslocamento (o diagnóstico diferencial da artropatia) nada irá impedir que o deslocamento recidive. Essa a premissa que mais complica as discopexias, pois basta fazer uma RM algum tempo depois da cirurgia para conferir…
5. Pressupõe que o deslocamento de disco seja um diagnóstico em termos de patologia, mas não é. É apenas uma classificação (RDC/TMD);
6. Nos casos em que a discopexia é feita por ocasião da uma cirurgia ortognática, pressupõe que será possível evitar um processo degenerativo “idiopático”, quando em realidade, esse desfecho depende de outras variáveis, como por exemplo o fator causal do deslocamento do disco e a predisposição imunogenética do paciente.
7. A literatura científica, institucional e a leiga estão fartas de casos e série de casos de cirurgias corretivas pós discopexia (e outras cirurgias de ATM), normalmente terminando em próteses articulares, que por sua vez, tem seus próprios problemas.
8. Se formos para o âmbito da experiência pessoal ( como mencionei que retornaria a este ponto), eu também “recebo pacientes com descolamento anterior de disco sem reducao… q já foram submetido a todas modalidades de tratamento conservador PALIATIVOS… E ainda assim tem sintomas álgico que impossibilitam a suas atividades diarias” e no entanto, trato-os com uma abordagem conservadora, corretiva, com foco em patologia da ATM e obtenho bons resultados SEM CIRURGIA. E mais, tenho aqui vários pacientes que já foram operados para fixação dos discos com âncoras diversas (Mitek, âncora absorvível, etc) e que chegaram para mim, porque seguiam com algum problema pós-cirúrgico, alguns bem complicados. Nesses casos, conforme mencionei no item “4”, quando fiz a ressonância magnética, pude DOCUMENTAR EM TODOS ESSES CASOS os discos novamente deslocados, processo degenerativo avançado e alterações funcionais diversas!
Agora pergunto: onde está a irresponsabilidade? E a falta de suporte da literatura científica?
Abraço e aguardo você postar o artigos para discutirmos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi…
Vamos lá:
Na minha opinião a irresponsabilidade está na afirmação categorica da premissa ” via de regra, cirurgia só se houvesse uma anquilose, que é quando os osso da articulação começam a se emendar ou um tumor. ”
Mas essa é apenas a minha opinião…
Pq digo isso?
Julgo o seu site muito objetivo e sem dúvida apresenta um desejo do autor em informar o paciente . E não um único objetivo de reserva de mercado. Não estou certo?
Mas como disse essa é apenas a minha opinão…
Agora se me permite explicar a questão da formação…
Acredito q vc tenha feito um prejulgamento no mínimo prepotente com termos rebuscados q a mim não interessam…
Vamos lá:
Na equipe que faço parte tempos profissionais de diversas áreas que tratam o pcte portador de DTM.
Como
Fisioterapeuta
Medico (anestesista/ acumputurista)
Fonoaudiologo
Psicologo
dentista (Clinico Geral)
Dentista (Bucomaxilo)
Assistente Social
O serviço é pelo SUS sendo assim o único interesse dos profissionais é academico, ajudar o doente… Visto q o servidores são volutários….
Confesso q não procurei em que vc se graduou… Sendo assim não sabia com q profissional estava falando.
Quando os casos clíncos são apresentados nas nossas reunioes clinicas quando o anestesista fala sobre farmacologia dos benzodiazepinicos ele tem um dominio do tema q eu nao tenho. Quando o psicologo fala como transtonrnos da psique podem acarretar em mialgias, eu tb fico admirado desse mecanismo…
Quando eu e minha equipe argumentamos q um pcte se benifiaria em uma contuda cirurg. os outros profissionais no indagam sobre todos os apectos possiveis.
E então o pcte só é submetido ao procedimento se a equipe toda estiver de acordo.
Foi nesse intuito q queria saber se eu estava papeando com um dentista (clinico). Ou dentista (Buco), ou fisoterapeuta… Mas blz…
Assim como os artigos atuais nos usamos os sintomas e sinais do pcte para o tratar… Muito mais que RM TC OU qq outra coisa…
Reservamos as cirurgias para devolver ao pcte um vida digna (sem dor extrema). Visto q outros tratamentos menos invasivos já foi tentado pela nossa equipe. Como : ajuste oclusal. Controle da dieta, psicanalise, acumpuntura, Fisioterapia mecanica ou (botox). Reabilitação com novas proteses dentarias… e outros
Qaundo nossa equipe nao é efiente e mesmo assim os sintomas ainda sao incapacitantes esses pctes são operados.
As cirurgias mais feitas são Atrocentese video assisttida, Atroscopia com instrumentação Quenbra de aderencias.
Atroplastias em algumas doenção degenerativas e tumores. disectomia e reposicionamento do disco.
Usamos algumas escalas para mensurar dor… por exemplo EVA…
Quando o pcte tinha uma dor intensa segundo EVA e depois da cirurgia ele se mantem em moderada de 3 A 6. Agente julga q houve melhora . ESSA ESCALA TEM Q SE MANTER NO PO DE 3 ANOS.
Agora se minha equipe não obteve um bom resultado com tratamento menos invasivos. Eu tenho certeza q isso não foi resultado do despreparo da equipe. Seria no mínimo prepotencia eu imaginar q uma conduta resolveria todos os problemas.
Agora uma coisa vc pode estar certo eu não tra to ATM particularmente.
Por ideologia e tb pq sou cordenador desse serviço SUS e faço questão q ele se torne um centro de formåção (futuramente).
Falo isso pq eu nao sou cego e vejo a tendencia de alguns profissionais em adequar sua conduta ao material de sintese…Vc sabe oq estou falando, e ainda bem q eu nunca fiz e não preciso disso.
Atendo particular Paciente com deformidade dentofacial e trauma e Patologias demais.
Agora me desculpe, Sem dúvida minhas palavras não são tão rebuscadas quanto as suas…
Mas sem dúvidas são de um Cirurgião Membro do Colégio Brasieiro de Cirurgia E mais do que tudo um apaixonado por duas coisas Cirurgia da ATM e Ajudar esses pacientes que sofrem Tanto com esses desarranjos.
Um Abraço
Paulo
Que bom que você retornou para a discussão. Fico feliz pois normalmente quando ocorre algum debate aqui, os colegas costumam desaparecer…
Bom, não usei “termos rebuscados” nenhum, apenas mostrei os erros, conhecidos como falácias, que você cometeu ao tentar argumentar e que voltou a cometer agora. Se você não se interessa em enxergar essas falácias, o único prejudicado é você mesmo, pois fica muito fácil expor seus erros de raciocínio e lógica, por isso lhe perguntei e volto a perguntar: você está preparado para mudar de opinião, de paradigmas?
Irei separar nossa discussão em duas partes. Na primeira, vou lhe mostrar os erros de argumentação para que possa notar o problema e a gente não ficar dando voltas nessa discussão. Já na segunda parte, discutiremos o aspecto técnico das cirurgias de ATM.
Parte 1 – DOS ERROS DE ARGUMENTAÇÃO
Eu entendi sua “opinião” desde o seu primeiro texto, mas observe que você simplesmente ataca o autor (eu, no caso) e não a idéia, voltando novamente à falácia do ad hominem ao tentar explicar o porquê de você julgar irresponsabilidade, especialmente quando segue afirmando que eu fiz um “prejulgamento prepotente”. Veja que ao final do texto, você novamente volta a apresentar sua formação como uma forma de endossar seu argumento e isso é engraçado porque não sustenta nada… Veja que ridículo se eu usar o meu currículo para endossar o meu raciocínio e se contrapor ao seu, vai ficar uma disputa de quem tem o currículo mais “impressionante”… Repare que esse é o tipo de coisa que as crianças fazem para argumentar: “Meu pai disse que isso é assim porque ele é mais forte/rico/alto/etc que o seu”. Mas caso queira buscar meu currículo, basta acessar a plataforma Lattes.
Agora se você quer mostrar que está certo e eu errado, o correto seria você apresentar um argumento que comprovasse que minha afirmação quanto à indicação da cirurgia estaria errada e isso você não fez. Além disso, atente para o fato que eu não fiz pré-julgamento nenhum, apenas trabalhei com as exatas palavras que você escreveu em seu texto. Observe também que eu poderia, por exemplo, afirmar que você é que fez um “prejulgamento prepotente” afinal, você assume categoricamente que eu estou errado em minhas colocações SEM APRESENTAR UM ÚNICO ARGUMENTO A SEU FAVOR, apenas atacando com expressões como “prepotente”, “irresponsabilidade” e “sem base científica” . Pelo contrário, eu lhe respondi trazendo vários argumentos que dão suporte à minha posição como posiçoes oficiais de instituiçoes e artigos científicos. Aliás, o blog está rico em suporte científico por todos os lados, basta você eleger o tema de discussão que mostro a ti.
Part 2 – DA DISCUSSÃO TÉCNICA
As indicações cirúrgicas que utilizo “categoricamente”, são aquelas que são realmente indicações absolutas, ou seja, aquelas situações que praticamente não dá para controlar ou resolver sem cirurgia: tumores, fraturas cominutivas, grandes deformações e anquilose. Fora estas citadas, todas as demais podem ter opções não-cirúrgicas de tratamento visto que a cirurgia apresenta resultados limitados ou extremamente falhos, a exemplo de casos de deslocamento de discos, osteoartroses, próteses, etc. Fundamentando essa minha posição, eu trouxe o link de um artigo que menciona as falhas em cirurgias, um outro com a posição do FDA quanto äs recidivas de cirurgia de próteses de ATM e outro de testemunhos de pacientes (leigos) com suas respectivas complicações. Em paralelo, pedi que postasse um único artigo científico com boa metodologia (um ECR, por exemplo) que me contradissesse ou que mostrasse a eficiência e eficácia das cirurgias com as indicações que você preconiza, mas você não postou…
Observe que não sou prepotente nem contra cirurgia e sempre reconheci o valor da CTBMF, dê uma lida nessa resposta dada a um internauta em 2009! Resposta a Denis Soares
Entretanto o problema está na indicação, no diagnóstico do caso e, nesse sentido, faltam evidências para indicar por exemplo, discopexias em pacientes para cirurgia ortognática…
Entendo perfeitamente a abordagem multidisciplinar que você executa em equipe, bem como as limitações da mesma, incluindo os equívocos causados pelo acompanhamento baseado na EVA (que eu também uso, mas não me baseio por ela apenas) e a definição de êxito de tratamento, que podemos debater em outro tópico para não desviar esse aqui. O ponto em questão aqui ainda é:
Em tempo (e conversa para uma outra discussão – com essa já são duas em paralelo que podemos desenvolver) não atender pacientes de ATM no particular e tomar como referência apenas o atendimento público é um risco de viés de opinião muito grande. Tenha em mente que o particular é um verdadeiro campo de provas, onde você é exigido em um nível muito elevado pelo paciente. Ou você apresenta bons resultados ou você vai fazer outra coisa.
Mas em uma coisa concordo contigo: os dentistas se acostumaram a adequar o paciente ao que cada um sabe fazer, quando deveria ser ao contrário. Assim vemos (há exceções, é claro) ortopedistas funcionais tratando todos à base de aparelhos funcionais, ortodontistas querendo pôr aparelho fixo, protesistas fazendo placas ajustadas em articulador semi ajustável, especialistas em dor orofacial infiltrando substância ou fazendo agulhamento seco e cirurgiões operando ATM… Como diz o ditado, “para quem só tem martelo tudo ao redor parece prego”.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Prezado Dr Marcelo
Parabéns pelo site ! Com relação a disussao sobre cirugia da ATM nos casos de desarranjos internos da ATM vou tecer alguns comentários
– a cirurgia só e indicada de 2 a 5 % das DTMs intra articulares e por si só nao e curativa, deve ser estar embasada por um correto diagnostico para sua indicação, alem do controle da causa através de placas, reabilitação neuromuscular, controle hormonal eentre outros.
– o que vejo e uma falta de um correto diagnostico nos caos de indicação cirúrgica, por parte dos cirurgiões que acabam realizando o procedimento cirúrgico invasivo, sem se atentar que técnicas de artroscente e artroscopia tem uma efetividade entre 87 a 92 % dependendo da problematica envolvida.
– a próteses de ATM tem indicacao precisa e devem ser reservadas para casos de anquilose, tumores, degenerações conciliares ou traumas com fragmentações codilhares. Mas infelizmente vemos cirurgiões indicando as próteses para desarranjos internos totalmente tratáveis.
– um correto diagnostico, um correto plano de Tratamento, controle do paciente e tratamento multidisciplinar de ser empregado em qualquer modalidade de terapêutica da ATM.
Grande abraço
Prof. Paulo Alexandre da Silva – CROSP 58063
Especialista e mestre em CTBMF
Pos graduado em cirurgia da ATM pela universidade de Bonn -Alemanha
Pos graduado em artroscopia da ATM pela universidade de Viena – Áustria
Fellow and Professor ship universidade Jiao Tong Shanghai – China
Fellow and professor ship u invertidas medica de Viena – Áustria
Adriana , tão chato ler vcs briigando e eu sem entender nada …droga não me ajudou o bastante para tirar minha dúvida. ?
Adriana, não é briga é discussão científica.
Nos congressos e simpósios existe uma coisa chamada “mesa redonda” que é uma sessão de discussão como essa. O blog, como veículo de informação, também é um espaço para esse tipo de discussão.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo,
Há quase 4 anos fiz cirurgia de madibula e maxila pq tinha mordida cruzada e sentia fortes dores na face, ouvido e cabeça. As dores melhoraram, mas ano passado comecei a sentir novamente e foi diagnosticada uma subluxação mandibular no lado esquerdo, e até hoje dói muito, em função disso quero me livrar do problema o quanto antes pois não aguento mais tanta dor, o meu rosto incha, etc. Quero saber se tem como resolver o problema sem cirurgia, ou se for o caso de cirurgia quero saber se pode me trazer implicação por já ter feito uma antes. Quero saber ainda, qual seria o procedimento cirurgico q devo fazer. Aguardo resposta.
Grata,
Suzane
Deus o abençoe.
Olá, algumas semanas atras senti uma forte dor no maxilar direito. Sei que tenho bruxismo a muito tempo mas nunca cuidei. Hoje acordei com a parte inferior direita formigando e amortecido. Qual especialista devo procurar no meu caso? Obrigado
Carol, um especialista em DTM e dor orofacial, especialmente se ele(a) tiver também formação em patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
obrigado
Boa Noite Dr Marcelo Matos,
a meses atras, comendo uma maçã percebi que meu maxilar esquerdo deu uma leve travada e em seguida senti dor deste lado …. a partir dai, comecei a perceber que ao acordar e tomar café da manhã com o famoso “pãozinho francês” este lado esquerdo dava algumas estaladas.
Preocupada fui em meu dentista, o mesmo me indicou um placa no qual deveria usá-la o tempo que eu conseguisse para que ele pudesse identificar se eu “rangia os dentes” em algum período do dia ou noite.
Bom, utilizando esta placa, as dores pioravam e comecei a não abrir a boca mais como antes… ao informar deste fato a ele, me orientou em consultar um especialista buco-maxilo.
De fato, ao informar meu histórico, o que ocorreu até o momento, me solicitou um exame detalhado (tomografia) para identificação de toda esta dor, ok! Ao levar os RX’s em diversas posições e juntamente com o relatório, o mesmo me informou que o desgaste foi muito grande na região da ATM que não haveria tratamento, apenas a cirurgia, e que o uso da placa para tratamento seria indicado no inicio e não neste estágio que me encontro.
Retornei ao meu dentista no qual ficou surpreso com as imagens da Tomografia, “não imaginava que estava neste estágio”, porém me orientou a procurar outro especialista para obter outra opnião (por ele, não indica a cirurgia, pois nem sempre ficará da mesma forma a abertura da boca}.
Lembrando também, que sinto fortes dores de cabeça por anos e sempre do lado esquerdo, a dor parece que é dentro do olho, nenhum especialista solucionou este problema até o momento, apenas tratamento de enxaqueca e nada de melhorias, horrível por sinal! Pensei que seria uma maneira de não sofrer mais com as dores de cabeça e agora da ATM.
O Dr. poderia me auxiliar como devo proceder neste caso? Já agendei outra consulta com outro especialista. Se o Dr conhecer algum especialista em São Paulo (ABC) para me indicar…..
De qualquer maneira agradeço a atenção, ficarei no aguardo.
At,
Priscila Carvalho
Boa Noite Dr.
alguma idéia para o meu caso????
aguardo….
Olá, estou com uma dúvida, em um jogo de futebol levei uma cotovelada no rosto, lado esquerdo, isso já faz 6 dias, e ainda está doendo muito, não estou conseguindo abrir muito a boca, nem mastigar. Estou tomando um anti inflamatório mas a dor não para. O que será que aconteceu, e o que faço para resolver esse problema?
Desde já obrigado!
Felipe, como qualquer outra articulação, um traumatismo pode causar lesões em estruturas internas como ligamento e disco e gerar inflamação. O melhor é você se consultar com um especialista em DTM e dor orofacial.
Att.,
Marcelo Matos
Boa noite, Dr. Marcelo.
Minha namorada está com um enorme problema de abertura da boca. Acredito que sua boca esteja fazendo apenas 30% da abertura ideal. Alimentos pequenos e garfadas de comida não conseguem ser introduzidos adequadamente, sem causar desconforto. Além disso, ela tem sentido muitas dores de cabeça e de ouvido.
Ela relatou que está sentindo que sua mandíbula está totalmente desencaixada. Gostaria de saber sua opinião a respeito da necessidade de uma cirurgia. Será que um tratamento fisioterapêutico ou uma placa estabilizadora seriam suficientes? Ou há probabilidade de termos que recorrer à cirurgia?
Desde já, agradeço.
Att.,
Bruna Salvador
Bruna
Depende do que está acontecendo internamente na ATM, mas via de regra, cirurgia só se houvesse uma anquilose, que é quando os osso da articulação começam a se emendar ou um tumor. Também é preciso descartar problemas à distância como uma hiperplasia do processo coronóide. Fora isso, maioria dos demais problemas da ATM podem ser tratados de forma conservadora.
Se vocês estiverem em Salvador, sugiro que liguem aqui para a clínica (71)3248-4434.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Muito obrigada pela atenção e pela resposta (por sinal, muito esclarecedora).
Infelizmente, não estamos em Salvador. Moramos no RJ. Caso saiba algum especialista por aqui que possa nos auxiliar, seria muito grata.
Obrigada, novamente e parabéns pelo seu trabalho e dedicação!
Olá
A mais ou menos uns 03 anos tenho problemas com meu maxiliar, ele trava muito, principlamente no frio. Não sinto dores, percebo que está travado quando vou comer e a colher bate nos dentes, pois a boca não abre muito. Ao mastigar doi um pouco.Tenho dores de cabeça, que acredito serem provenientes do probelma. O que faço, lendo tudo isso, me assustou um pouco, será que tenho que fazer a cirurgia, é um tratamento caro?
Fabíola
É caro sim, caro para sua saúde. Cirurgia nunca é a primeira escolha e nem a melhor opção quando o tema é ATM. Dê uma lida nos tópicos que abordam esse tema e tire suas conclusões.
Att.
Marcelo Matos
estou com a boca travada do lado direito a garganta esta inchada dentro e fora ao engolir doi nao da nem pra comer
Estou sentindo desde ontem (1o. de maio de 2012)uma forte dor no maxilar direito na linha do queixo. Cabe notar que há 7 dias eu tive que fazer cana em um dente do fundo justamente desse lado e estava sentindo algumas dores. E agora mais essa dor no maxilar, será que isso tem a ver com o canal ou já é outra coisa?
Érika, sim é possível ter correlação pois pode ser uma dor “referida”, que é quando um problema local dá dor à distância. Mas essa é apenas uma as possibilidades, há outras. Assim, quando voltar para a revisão, peça para seu dentista fazer uma avaliação dessa possibilidade.
Att.,
Marcelo Matos
Olá, Dr.
Eu tenho 29 anos sofri um trauma onde ocorreu uma intrusão que venho tentando tratar com uso de aparelho odontológico por mais de dez anos , porém sem uma continuidade das manutenções, mas sem deixar de usa-lo.
Ocorre que nos últimos 4 anos tenho sido mais rigorosa cumprindo a média de uma vez por mês infelizmente sem sucesso pois neste ultimo período não houve uma evolução do quadro coisa que ocorreu durante o inicio do tratamento e ao questionar o meu Dentista ele identificou a intrusão realisou uma micro cirurgia para causar um outro trauma e tentar descolar , sem sucesso me pois o aparelho com elásticos para tentar puxar.
Minha duvida se nem a ultima tentativa nem os últimos 4 anos houve qualquer alteração esta tentativa realmente seria valida?
Tenho medo de entra em um processo mais longo de tentativas frustrada, poderia me orientar?
Obrigada.
Dalila
Intrusão de quais dentes?
De qualquer forma, se não está evoluindo é preciso avaliar se ocorreu uma anquilose, que é quando o osso se fusiona com o dente tornando-o imóvel.
Att.,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Eu tenho 19 anos e quando tinha uns 14/15 anos usei por um tempo aparelho movel, e depois por conta da idade e tudo mais acabei largando. Eu tenho a mordida errada e bruxismo, quando eu usava o aparelho acredito que estava sendo corrigida minha mordida, e quando parei de usa-lo percebi que meu maxilar começou a estalar. De uns tempos pra ca tenho acordado com o maxilar “deslocado” e tenho que movimentar a boca diversar vezes para tentar coloca-lo no lugar, se eu nao consigo, como hoje, nao consigo abrir a boca direito e sinto dores quando movimento a boca. Isso me causa um desespero enorme, é uma sensação terrivel. E pra piorar, tenho paura/fobia de dentista. O que posso fazer, e que medico procurar para tratar e diagnosticar meu caso?
Obrigada
Mayra Garcia
Leia esse texto aqui sobre os estalos: estalos na ATM, devo me preocupar?
O profissional que você deve procurar é o especialista em DTM e dor orofacial ou um que tenha experiência em patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Dr Marcelo Matos
Estamos em terapia de realibitacao acompanhando um paciente que sofreu alteracoes neurologicas apos AVC, e atualmente tem apresentado muita resistencia para abrir a boca, mantendo dentes cerrados por muito tempo, abrindo a boca pouquissimas vezes para comer e nao mastigando mais que tres vezes durante uma refeicao, portanto as refeicoes estao ficando cada vez mais liquidas. Apresenta tb afasia global e demonstra pouca compreenssao. Quando abre a boca nao demonstra dor como visivelmente observamos em outros movimentos como no braco, por exemplo.
Realizamos exercicios para relaxar musculatura facial porem nao tem dado resultado. tb alguns exercicios abrindo a boca com espatula, escova,…
O Sr sugeriria alguma outra tecnica…
Obrigada#
Sofro de desfunção da atm já faz alguns anos, já fui em varios ortodentista mas nunca tive nenhum resultado, tenho limitaçoes de abertura, e as vezes ao bocejar se abro a boca um pouco mais ela trava, como se algum musculo estivesse ficando preso, tenho abertura de 24mm, não sinto dor, só sinto preçao na face e maxilar, já usei placas,já fiz 3 ressonancia com resultado de deslocamento de disco o que devo fazer,que especialista que realmente resolve este problema de disfunçao com limitaçao de abertura .Sem mais obrigada e aguardo uma reposta.
Cidinha, em que cidade você está?
Guararema S.P
Cidinha
Em SP, há muitos especialistas em DTM e dor orofacial que, em tese, é o profissional que lhe pode resolver esse tipo de problema. No entanto, assim como em outras áreas da saúde, existe bastante divergência na formação de cada profissional e infelizmente não há quem trabalhe com a mesma linha de abordagem que eu e aí em sua cidade. Entretanto há especialistas que seguem outras linhas de abordagens e, nesse sentido, talvez o Dr. Tanganeli possa lhe ajudar: http://tanganeliodonto.com
Att.,
Marcelo Matos
Fui ao dentista porque estava sentindo muita dor para abrir e fechar a boca, ao ponto de esta estourando de dor de cabeça, olhos e pescoço doendo e com ínguas, fiz uma panorâmica e foi possível verificar que estou com ATM, o odonto disse que o meu caso é raro por nao ter sido por problemas de aparelho, por mastigação minha dentição esta perfeita, no entanto esta é a terceira semana que passo morrendo de dor aguentando a consulta com um especialista em ATM. Sei que mais o que fazer nenhum medicamento esta me causando efeito e a dor esta constante ate mesmo para falar, foi possível verificar tbm que esta ocorrendo uma deteorização da cartilagem do meu maxilar de acordo com o odonto que me encaminhou para um especialista em ATM.
Chegou a mencionar que o meu caso é cirúrgico, estou desesperada, qual a melhor solução DR.
Nayane
Ter a dentição perfeita não garante nada em relação à saúde da ATM, aliás, não tem nada de raro na sua descrição. É bem comum ocorrerem problemas próprios da ATM que gerem dores fortes, dificuldade de abrir a boca dentre outros sintomas que podem ser tratados a partir do momento que se defina o diagnóstico. Raro mesmo é achar que cirurgia irá resolver…
Você perguntou: “(…) qual a melhor solução DR.”
Depende do que está causando a “deteriorização” que você mencionou, pois o tratamento deverá ser orientado para resolver ou controlar essa questão. Dê uma lida nesse texto aqui e converse com seu dentista a respeito quando estiver com a proposta de tratamento: dúvidas sobre tratamento da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
dr° Marcelo meu maxilar trava toda vez q eu abro a boca,isso vem se repetindo já faz uns 5 anos e só ta agravando o q e isso ? e qual especialista devo procurar ? por favor me responda por email
Daniel
Sobre os estalos e travamento leia aqui:
Estalos
Travamento
Sugiro que procure um especialista em DTM e dor orofacial ou algum profissional com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola,,meu nome é savannah e a algum tempo sofro de dores de cabeça mais do lado esquerdo parese umas fisgasdas e por isso desenvolvi sindrome do panico pois tinha medo de sair na rua e dar a dor muito forte e eu morrer com minha filha na rua pois ela ainda é um bebÊ,ja passei por varios neuros e cada um dizia uma coisa,e a unica coisa que conhecidia era mandar eu passar com psiquiatra pois eles nao encontravam o motivo da dor.
há dois messe quando vou comer o calor da comida faz minha cabeça doer em cima do lado esquedo,já tirei os dentes do sisos essa semana e segunda feira 23 vou operar da atm,fiz uma ressonancia que deu o seguinte resultado:Discreto deslocamento anterior do disco articular á esquerda com a boca fechada.Nota se reduçao/recaptura desse disco articular com a manobra de abertura da boca.Posiçao normal do disco articular á direita com a boca aberta e fechada.
Excurção assimetrica das cabeças mandibulares,com leve hipercursão a esquerda,Pequeno derrame articular co compartimento inferior da articulaçao temporo mandibular esqueda.
A minha duvida é: tenho mesmo que bfazer essa cirurgia? sinto dores e o buco disse que vai colocar dois parafusos de titaneo estou com muito medo de piorar o que faço?
Savannah
Se você procurou um cirurgião as chances dele lhe recomendar uma cirurgia são grandes… Para saber se haviam outras alternativas, o correto era procurar outros profissionais para ouvir outras opiniões. Suponho que já tenha feito a cirurgia (pela data), assim, se puder, poste aqui como está evoluindo a situação.
Melhoras.
Att.,
Marcelo Matos
Mariana Diz… Em 12-04-2012
Oi Dr Marcelo, o meu problema começou a cerca de 18 anos em uma extração dentária onde devido ao esforço meu maxilar foi deslocado, a partir de então sempre que abria um pouco mais a boca existia um estalo e um deslocamento do lado esquerdo,porém sem dor, com o passar do tempo esses estalos foram aumentado passando também para o lado direito além de dores que até então talvez eu não creditasse ao fato de ser este o motivo. Somente a pouco tempo é que resolvi procurar um médico que apos o exame clínico e com o resultado da RM ele indicou fazer uma artroplastia, na dúvida resolvi pedir uma segunda opinião.Desde Já agradeço pela atenção.
Responder
É isso aí, Mariana. Antes de se arriscar em uma cirurgia ouça uma segunda, terceira e até quarta opinião.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola dr.marcelo,espero q esta mensagem chegue até o senhor e que possa me ajudar.de vez em quando(é raro,mas acontece)ao abrir a boca,meu maxilar sai do lugar e ñ consigo fechar la,fico desesperada e só volta para o lugar se eu relaxar,me acalmar…,em outras vezes tambem,ao estar mastigando um determinado alimento,meu maxilar parece que vai entortar,sair do lugar.tudo isso pode ser uma doença,problema..?o que devo fazer se acontecer novamente?as vezes perco o sono(assim como hoje)pensando o que vou fazer se acontecer novamente,pois é desesperador
Roselane
Essa queixa é bastante comum e ocorre pela presença de uma artropatia temporomandibular, ou seja, uma doença própria da ATM. Para isso existe técnicas específicas para o diagnóstico exato da situação e para o tratamento, que permite que a situação seja resolvida na grande maioria das vezes. Procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Dr? Fui em um especialista e fiquei sabendo, que tenho uma flatura no maxilar, e que por causa da flatura ele se colou errado.mas eu tenho dores hoviveis nas costas e pescoço. Me ajuda …oque pode ser feito no meu casa?
Neuza
O que foi que o especialista te disse?
Oi Dr Marcelo, gostaria se possível de sua opnião, pois depois de realizar uma RM cujo a análise foi: Leve hipoplasia do côndito mandibular direito,com osteofitose marginal anterior. Leve redução assimétrica do espaço articular direito. Luxação anterior de ambos os discos articulares, À direita, não há recaptura discal na manobra de abertura bucal. À esquerda, recaptura articular na manobra de abertura bucal. Ausência de imagens compatíveis com derrame articular. Cavidades glenóides com morfologia e contornos preservados.
Além de quadro de estalos, dores de cabeça, ouvido e pescoço.
Seria neste caso necessário uma cirurgia, ou outro tipo de tratamento?
Mariana
As únicas indicações de cirurgia realmente corretas são em casos de anquilose da ATM, fraturas graves e tumores na ATM. Fora isso, apenas a artrocentese (que é uma espécie de lavagem da articulação) que pode ser usada como procedimento auxiliar em outros tratamento. Canso de receber aqui na clínica, pacientes com os mais diversos tratamentos cirúrgicos (artroplastia, discopexia, próteses de ATM…), inclusive para situações similares à que você descreveu, que chegam até aqui porque ainda apresentam um quadro complicado de dor e/ou desconforto.
É importante que saiba que existe tratamento não-cirúrgico mais eficiente, ou seja, que possui mais chances de trazer benefícios com menos chances de trazer sequelas indesejáveis, afinal cirurgia é algo irreversível.
Observe que não é que esses procedimentos cirúrgicos não sirvam para nada, mas o que acontece é que normalmente são realizados em um paciente sem um diagnóstico diferencial e como procedimento principal, duas condições que aumentam as chances de insucesso. Perceba que tudo que foi encontrado na RM são apenas descrições das lesões e estruturas danificadas. Ainda não é o diagnóstico final. Essas mesmas lesões podem ser ocasionadas por doenças e condições distintas como, por exemplo, traumatismos, problemas autoimunes e infecções, e cada um dessas situações respondem de forma diferente a uma intervenção cirúrgica e precisam de tratamentos específicos e individualizados. Qual é a causa dessas suas lesões?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr Marcelo, o meu problema começou a cerca de 18 anos em uma extração dentária onde devido ao esforço meu maxilar foi deslocado, a partir de então sempre que abria um pouco mais a boca existia um estalo e um deslocamento do lado esquerdo,porém sem dor, com o passar do tempo esses estalos foram aumentado passando também para o lado direito além de dores que até então talvez eu não creditasse ao fato de ser este o motivo. Somente a pouco tempo é que resolvi procurar um médico que apos o exame clínico e com o resultado da RM ele indicou fazer uma artroplastia, na dúvida resolvi pedir uma segunda opinião.Desde Já agradeço pela atenção.
Ok, Mariana. Fique à vontade para entrar em contato sempre que quiser.
Att.,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
É nítido a minha disfunção. O desvio é enorme. Tenho todos os sintomas de disfunção de ATM, inclusive visão embaçada. No momento estou sobrevivendo a remédios. As dores faciais, lombares, enxaquecas, zumbidos e ouvido tampado minha tiram do sério. É desesperador. Fui a um dentista, e apenas com as mãos dele na minha face ele identificou o problema e já determinou que preciso usar uma placa, enfim, achei estranho por não pedir nenhuma rm, rx entre outros. Estou insegura. Só quero ter uma qualidade de vida melhor. Resido em Fortaleza/ce, o sr. conhece algum profissional que seja especialista nessa área? Estou muito desesperada, preciso achar algo que faça eu viver em sociedade. Obrigada.
Olá Daniella
Realmente, faz sentido você estar insegura, pois sem exames adequados é muito difícil descobrir que tipo de problema está por trás da disfunção. Sem isso, o tratamento fica à deriva como um barco sem bússola(ou GPS)… Enfim, o melhor a fazer é buscar outras opiniões profissionais, mas nesse quesito, infelizmente ainda não tenho um nome para lhe indicar em Fortaleza.
Para esse tipo de situação, escrevi há algum tempo um texto com dicas que podem, talvez, lhe ajudar a encontrar um bom profissional da área: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Att.,
Marcelo Matos
dr. o meu maquilixar do lado direito não encaixa mais oque devo fazer ja tentei por no lugar , e agora vivo com dores horiveis nas costas e no pescoço , dr? pode ser pelo maquixilar? ou não tem nada a ver.?
Neuza
É provável que haja uma relação entre as duas coisas sim, mas é sempre bom descartar outras causas. Você já foi em um especialista?
dr. marcelo? ja fui sim. e ele disse que , tenho os ossos gastos e que eu prescise por pinos ..
Neuza, ter os “ossos gastos” não é diagnóstico… Muitas doenças diferentes produzem esse mesmo problema. Assim oq ue você precisa fazer primeiro é ir atrás de um dentista que investigue seu caso antes de definir o que tem de ser feito.
Att.,
Marcelo Matos
Boa Doutor meu nome e adriana eu tenho uma duvida adesdi criança meu maxilar estralar e quando eu bucezo meu quexo cair um mes atrais sinto muita dor maxilar rosto
todo muito obrigado.
Adriana, qual é a dúvida exatamente?
Att.,
Marcelo Matos
Boa noite Dr.Marcelo,
Há 5 anos comecei a apresentar disfunção da ATM com dores na articulação temporo mandibular que irradiavam para o pescoço e região frontal/temporal. Fiz o tto com fisioterapia por alguns meses, corrigi as interferências e o dentista com o qual tratei me deu alta da placa de alívio (que segundo ele foi feita incorretamente por um outro dentista). Desde então, não tive mais dores fortes e notei que o bruxismo reduziu bastante. Entretanto há uma semana as dores voltaram. O melhor seria fazer uma placa de alívio? Sessões de fisioterapia novamente? Moro em Belo Horizonte e estou sem indicações de bons especialistas em ATM…
Att.
Marina
Marina
Tudo depende do diagnóstico, pois com ele é possível saber se isos sempre serpa um problema recorrente, se é algo que pode tratar uma vez e ficar 100%, ou se é algo que necessite de constante controle da situação.
Observe que o fato de já ter conseguido amenizar o problema antes é um ponto bem favorável, mas resta ainda saber o porquê de estar voltando os sintomas.
Em Belo Horizonte, você pode procurar o Dr. Ricardo Tanus (que nos lê em cópia). Ele não segue a mesma linha de trabalho que eu, mas é um profissional reconhecido na área e talvez possa lhe ajudar. Segue contato:
Rua Albita, 131 s/310-311
Cruzeiro (31) 3223-4230
ricardotanus@oi.com.br
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Doutor,
Há 12 anos , durante uma viagem de ônibus entre BA-RJ acordei com o maxilar travado pela primeira vez.Fiquei muito nervosa pois nunca tinha acontecido uma coisa dessas comigo.Depois disso passou a travar com frequencia, mas sempre à noite quando dormia e abria a boca e relaxava o maxilar (quando durmo meu maxilar relaxa e a boca abre).Procurei vários dentistas no Rio de Janeiro,inclusive especialista em dtm que me indicou uma placa miorrelaxante, só que eu não fiz pois o meu maxilar desloca quando durmo e abro a boca,uma placa só na parte superior de nada adiantaria.Atualmente só posso dormir com a cabeça virada para o lado esquerdo pois se dormir virada para o lado direito o maxilar desloca e trava na hora ( só que eu já aprendi a destravar ).Moro em Porto Seguro e gostaria de saber de o sr conhece algum especialista em atm por aqui.Vivo pesquisando sobre isso e como já disse anteriormente, já consultei mais de 10 dentistas e cada um fala uma coisa ,por isso decidi não fazer nada até agora e conviver com o problema que não me causa dores fortes, mas um constante incômodo e uma pressão na articulação do lado direito.Sei que esse problema é muito complexo e cada caso é um caso por isso sei que é difícil opinar e impossível diagnosticar à distância,então,preciso de um especialista aqui na região.O sr indicaria alguem aqui em Porto Seguro ou Eunápolis?
Obrigada
Luisa
É relativamente comum esse relato de apoiar a cabeça em um dos lados ao dormir e travar a boca. Na maioria da vezes isso indica uma instabilidade no disco articular (normalmente por uma ruptura ou distensão de algum ligamento) que faz com que quando a mandíbula seja forçada a um determinado posicionamento, o disco saia da posição de funcionamento e trave a mandíbula. Para saber se é isso mesmo que acontece em seu caso e descartar outras coisas importantes, é preciso fazer uma avaliação específica para patologia da ATM com um profissional da área para diagnosticar o quadro.
Quanto ao tratamento, se essa possibilidade que mencionei se confirma, existe forma de fazer a articulação voltar a funcionar corretamente mas, infelizmente, não conheço nenhum profissional que trabalhe com a mesma linha de trabalho que eu nas cidades que mencionou.
Dê uma lida nessa postagem sobre dúvidas de tratamento para entender um pouquinho do porquê existe tanta confusão sobre esse tema mesmo entre os especialistas em DTM.
Att.,
Marcelo Matos
Dr Marcelo
Muito obrigada pelas explicaçôes.De tanto pesquisar sobre esse assunto acho que já entendo um pouco…acho que no meu caso essa disfunção aconteceu depois de um tratamento periodontal feito durante uns 3 anos em Niterói.Durante o tratamento ficava umas duas horas de boca aberta …Também tive que extrair 2 dentes (os ultimos molares superior e inferior) justamente do lado direito, o que me causou extremo desconforto e me fazia acreditar que a causa de tudo era a falta dos dentes…fui a vários dentistas recomendados e cada um falava uma coisa.Tem outro fator que no meu caso acho que contribui para esse problema .Tenho os ligamentos muuuito flexíveis. Com certeza é um conjunto de fatores.Quando o meu pescoço está a vertical a atm funciona,mas quando fica na horizontal trava, sai do lugar e não funciona…Pena que não posso ir a Salvador fazer uma consulta…mas agradeço muito pelas suas explicações.Acho que o meu caso é problema com os ligamentos…mas realmente só um especialista poderia confirmar. Vou convivendo com esse problema até encontrar um especialista confiável.Mais uma vez obrigada pela atenção.
Boa Noite Dr. Marcelo,
Venho acompanhando os comentários acima já fazem alguns meses. E sempre notei que o Sr. nunca dá uma resposta exata, eu entendo, até mesmo por que o Sr. não examinou e nem viu os exames de todos, certo !
Mas a minha questão principal é, ATM tem cura ? É possível solucionar ?
Eu tenho 23 anos e já venho com esse problema ha uns 4 anos, e cerca de 1 ano até o momento o meu maxilar do lado esquerdo é travado constante ! Sei que deveria ter me tratado antes, mas devido ao pouco tempo só estou me preocupando agora. Desde que travou, eu venho procurando ajuda de todos os lados, passei por 2 buco maxilo, onde cada um disse uma coisa, um disse para eu extrair todos os 4 sisos e lavar as articulações, o outro concordou em extrair os sisos, porém achou muito agressivo lavar as articulações e analisou bem as tomografias e constatou sim que o meu maxilar do lado esquerdo está bem torto, de maneira que causa o travamento e não se encaixa, já o lado direito está normal. Então optei por esse dentista. Ele achou melhor começar com um tratamento sutil antes de iniciar com aparelho ortodontico e cirurgias, então hoje estou no meu primeiro dia com uma placa para dormir e uma mais fina para durante o dia. ele pediu para eu ficar essa semana e voltar lá para ele aplicar um tipo de laser. Sabe Dr., estou achando todo esse processo muito demorado e caro entende ! Eu lí todos os casos acima e parece que nenhum deles tem solução correta, pelo menos é o que parece até mesmo em suas respostas !
Por favor, gostaria realmente de uma luz de sua parte, ou que me citasse algum caso com sucesso ! Por que sinceramente acabei de gastar 1000,00 entre exame e placa, e já estou achando isso absurdo ! Não é melhor pagar 3000,00 em uma cirurgia e cortar o mal pela raiz ? Como essa placa vai me ajudar ? Desculpe te bombardear assim de questões, mas é horrível não poder comer direito, bocejar com vontade, mastigar aquelas bolinhas de amendoim branca sabe ( dói), beijar bastante ( jamais..rs , dói tbm ), e o encomodo né ! Eu até já me acostumei ! mas gostaria de voltar ao normal sabe !
Por favor, me responda com mais exatidão ! sei que para o Sr. deve ser complicado responder sem ver ! Mas nos ajude !
Estou no aguardo.
Obrigada.
Olá Luciana
Fico feliz que venha acompanhando o blog. Você também já deve ter percebido que as respostas são tão exatas quanto possível, ou seja, com informações que possam fazer o leitor repensar o problema ou encontrar um caminho e limitado pelo fato que pela internet não tenho como fazer um exame clínico detalhado e nem o paciente está sob consulta. Assim, tudo que eu posso fazer é veicular informações que sejam de interesse geral, não só para aquele internauta em particular autor da pergunta, mas também aos demais que possuem dúvidas similares. Ainda assim, observe que em muitos casos isso é o suficiente para evitar que a pessoa passe por procedimentos desnecessários ou inadequados para o caso. Portanto, esse é o máximo que posso fazer pelo próximo via internet.
Quanto à sua dúvida, posso dizer que o quê as pessoas que não são da área de saúde chamam de cura é diferente do conceito “técnico” de cura. No caso da ATM, se você está querendo saber se é possível recuperar o estado de saúde da ATM e resolver o problema, lhe respondo com um exemplo, que foi um caso clínico que apresentei no Chile e que foi premiado com o primeiro lugar nas apresentações científicas justamente por ser o mais próximo de “cura” que pode se chegar na área de patologia da ATM: Regeneração condilar – relato de caso Outros exemplos de casos de sucesso você pode ver nos vídeos de depoimentos do blog.
Quanto às suas dúvidas, observe alguns detalhes, você escreveu: “(…) e analisou bem as tomografias e constatou sim que o meu maxilar do lado esquerdo está bem torto, de maneira que causa o travamento(…)”
Ora, por quê o maxilar torto é a causa? É preciso avaliar se não há lesões próprias da ATM que sejam a causa tanto do travamento como do “maxilar torto”, pois o inverso é mais improvável.
Travamentos possuem causas específicas, como lesões na ATM, alterações no processo coronóide, infecções em certos músculos mastigatórios, algumas alterações neurológicas…
Assim, a minha resposta depende de uma outra pergunta: enfim, qual foi exatamente seu diagnóstico?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola doutor marcelo matos,
meu nome é antonia, moro em barra do corda -ma . ha algum tempo meu odonto mim receito fazer uma cirurugia ortognatica, meu caso é classe III. gostaria muito que você mim informasse o valor, e se for o caso posso fazer ai. ha doutor so um detalhe o meu caso é cirurgia completa inferior e superior. obrigada aguardo sua resposta no meu email.
Antônia
Não sou cirurgião bucomaxilofacial, assim sugiro que entre em contato com o Dr. Arlei Cerqueira e verifique essas questões com ele: arlei@bmf.odo.br
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr. tudo bem? Me ajuda por favor!!!
Estava um dia com amigos e quando fui rir, a minha boca travou aberta, foi horrível, corremos pro hospital e o enfermeiro puxou o meu maxilar e ele voltou ano normal, depois disso ocorre direto. Se eu bocejar, se eu vou ao dentista e tenho que abrir demais a boca, é desesperador, as vezes eu puxo sozinha (imitando o enfermeiro) e ele volta, mas tem vezes que não volta e eu sinto muita dor, não respiro direito e sinto até um gosto de sangue quando ele demora para destravar. O que posso fazer? Que especialista devo procurar? Só eu no mundo que tenho isso? Pq todos que eu conheço se assustam com isso. Sei que tenho bruxismo pq que quando acordo meus dentes estão quase moles de tanta pressão que eu faço dormindo.
Paty
Muitas pessoas tem esse problema. O melhor é você procurar um dentista especialista em DTM e dor orofacial.
E, que cidade você está?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Drº.,
A dois dias comecei a sentir um dor no maxilar que agora está insuportável. A dor começou fraca parecia um cansaço na mandíbula e agora está concentrada do lado esquerdo na frente do ouvido e quando abro e fecho e abro a boca sinto como se estivesse desalinhado. Lembro de ter ficado no dia anterior ao início da dor com o queixo apoiado na mão por um bom tempo enquanto lia, isso pode ter causado a dor? Pode ser algo temporário?
Pode me dar uma orientação?
Grata
Emanuele
o apoio da mão sobre o queixo pode aumentar a pressão sobre a articulação da mandíbula de uma maneira similar ao que acontece caso uma pessoa mantenha os joelhos em uma posição desconfortável por um tempo. Isso pode tanto produzir sintomas temporários, como pode agravar um problema que já existia e que estava “silencioso”. Em situações assim, o melhor e fazer uma avaliação com um dentista que tenha experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc
Usei aparelho(móvel e/ou fixo) por 10 anos…logo no final do tratamento senti os primeiros estralos, eram raros mais existiam. Depois que tirei o fixo e comecei usar a contenção e retirei os cisos, e os estralos começaram a piorar, começou a travar ao ponto de não conseguir abrir a boca e chorar de dor que sentia na mandíbula e as fortes dores de cabeça, parecia que tudo estava inchado…era uma sensação terrível e desesperadora!
Informei a minha ortodontista,fiz uns exame, e depois ela fez uma placa pra vê se melhorava, mas não adiantou muito. Até que comecei a fazer acupuntura, as dores começaram a melhorar e os estralos ficar menos frequente….Só que depois de 2 anos e alguns meses com a placa e 1 ano de acupuntura, os estralos voltaram, cada vez mais a mandíbula trava.
Não quero voltar como era antes principalmente as dores que graças ainda não voltaram! Mas o fato de já ter voltado a travar e a estralar e fazer movimentos que parece que minha mandíbula está deslocando já me deixa bastante incomodada e desconfortável!
Queria saber se nesse caso a cirurgia é aconselhável, se daria resultados?? Já que a placa, e acupuntura não adiantaram muita coisa.
Afinal isso esta atrapalhando muito pra falar, comer, e até mesmo atividades tipo beijar!
Ps: E dessa vez os sintomas estão voltando com o bônus: meus ouvidos as vezes tampam!
Olá Luara, entendo sua dúvida e para facilitar vou dividir a natureza do problemas na ATM em três componentes para facilitar a explicação: 1) o sintoma dor; 2) os danos às estruturas articulares e 3) a causa.
1) A dor é um sintoma subjetivo, que sofre influência de outras coisas, como o estresse, estilo de vida, variação hormonal, etc. Portanto a dor não é um sintoma muito confiável para saber se a ATM está com problema ou não. Por exemplo, uma pessoa pode ter uma lesão na ATM que no dia a dia ela nem percebe, mas quando o estresse aumenta a dor aparece e ela pensa que é em função apenas do estresse… Portanto entenda que a acupuntura melhora a penas a interpretação que seu cérebro faz da dor, ou seja, ela aumenta sua tolerância e minimiza o sintoma mas não resolve o problema.
2) A ATM é um articulação que possui muitas estruturas internas como ligamentos, disco (algo comparável ao menisco do joelho), cartilagens e osso. Qualquer dessas estruturas que estejam danificadas podem e irão produzir alterações no funcionamento, bem como na estrutura da face. Em muitas circunstâncias o paciente pode até não ter dor mas ter outra consequências como desvio da mandíbula, travamentos, retrognatismo, entre outros.
3) Essas lesões podem ser causadas por diferentes fatores, como traumatismos, doenças sistêmicas, infecções, dentre outras.
Agora, lhe respondendo:
A acupuntura pode melhorar a percepção da dor, mas não irá corrigir os problemas estruturais nem a causa;
O uso de aparelho ortodôntico pode alinhar os dentes, mas não atua nem no sintoma dor, nem na correção dos problemas estruturais, nem na causa…
A cirurgia, tenta corrigir os danos estruturais, mas sem saber o que causou, gera riscos de sequelas ainda mais complicadas que o problema original. Imagine, operar uma ATM cuja origem do problema é uma condição autoimune… Por mais que corrija, a situação não irá se manter. Também não atua no sintoma dor.
Portanto, o melhor é identificar a causa, tratar os danos estruturais e só então pensar em alinhar os dentes ou outra correção estética qualquer. Sem isso, as chances são de continuar tendo problema na ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Luara
Placa e acumpuntura não adiantaram muita coisa, porque você imagina que cirurgia irá? O motivo pelo qual isso acontece é na, na maioria das vezes, o tratamento não está alinhado com o diagnóstico. Estalos e travameno indicam danos estruturais na ATM que precisam ser estudas pois diferentes doenças podem produzí-los. Converse com seu dentista sobre isso.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr
Tenho 21 anos e tenho problemas com maxilar desde criança, usei aparelho dos 14 aos 17. A uma certa abertura da minha boca ele da um “tranco”, como se fosse deslocar, à medida que abro bastante. E era terrível quando precisava de ir ao dentista, pelo fato de ficar muito tempo com a boca aberta quase não conseguia fechar, uma vez ele chegou a travar. Tenho bruxismo e uso a placa (de vez em quando rs) mas recentemente acordei com dores, especificamente no lado direito, e ao abrir a boca, eu escuto ranger na articulação, e está sendo muito difícil na parte de alimentação, pois ao forçar para mastigar a dor é ainda mais forte.
Estou preocupada pois a sensação é como se não houvesse mais a cartilagem entre os ossos, escuto claramente esse “ranger dos ossos”.
O que o senhor suspeita? E há tratamento?
Desde já muito obrigada e aguardo resposta.
Aline
Pela sua descrição há provavelmente várias lesões internas da ATM que precisam ser identificadas para poder definir qual o tratamento mais adequado. E sim, existe tratamento para a maioria das doenças da ATM e, provavelmente, também para seu caso.
Att.,
Marcelo Matos
ola? doutor, meu maxilar trava sempre que eu abro a boca eja fiquei um dia e uma noite com ele travado , uma dor muito grande, tenho medo que caia e nunca mais volte no lugar , cada vez que cai eu sofro muito pra destravar ele, oque devo fazer ?
Neuza, é preciso tratar, qual seu diagnóstico? Já foi em especialista?
ola doutor? sim ja fui a um dentita e ele disse que eu tinha que estrair todos os dentes por ter um problema genético. meus dentes não cresceram . disse que ao colocar protesse meu probrema sumiria , e não foi isso que aconteceu , só almentou e agora vivo desesperada. doutor oque faço me ajuda poe favor?
Neuza, esse dentista que voc~e foi é especialista em DTM e dor orofacial?
Ainda que seja, é importante você procurar uma segunda opinião.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Doutor,
Gostaria de uma orientação sua, se possível. Tenho 34 anos, faz uns 10 anos comecei a sentir dores de ouvido após exposição a friagem, vento… quando ia ao otorrino ele não encontrava problema algum com meu ouvido, a dor era sempre forte, irradiando para o maxilar, os dentes, a cabeça e os olhos. No mês passado tive uma dor intensa no ouvido, muito aguda, a dor se expandia por todo o lado esquerdo do meu rosto. Fui para a urgência, fui medicada para a dor, na semana seguinte outra crise dessa vez mais forte, fui a urgência novamente e dessa vez a dor só passou depois que fui medicada com morfina, mesmo assim saí do hospital com dor. Dessa vez o médico me aconselhou a procurar um especialista buco-maxilo, que também me receitou remédio para dor, disse que é stress e me pediu para procurar um psicologo e fazer execícios físicos. Continuo com muita dor, ela me acompanha o dia todo, suportável em alguns momentos e muito forte em outros. Bem, resumindo, meu ouvido, meus dentes, os ossos da face, o maxilar e até o pescoço doem. Depois de mastigar sinto mais dor.
Você poderia me dar alguma orientação?
Grata
Anita
A dor é um sinal de alerta do corpo. Embora existam algumas condições de “doença-dor”, estas só devem ser assim chamadas ou atribuídas ao estresse depois de ter sido descartadas todas as possibilidades, portanto pergunto: você já fez alguma avaliação do estado de saúde da ATM? Se sim, qual foi o diagnóstico?
Doenças da ATM como as DTM´s e artropatias podem produzir dores como as que você relata, portanto minha sugestão é que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Olá dr. Marcelo,
Obrigada por sua resposta. Ainda estou tentando diagnosticar o problema, fiz uma ressonância faz dois dias e agora estou aguardando o resultado.
Como encontro um especialista em ATM e DTM? Moro em Petrópolis, RJ, o sr. poderia me indicar alguém?
Uma coisa que tem me preocupado muito é se terei que conviver com essa dor para o resto da vida. Tenho visto, aqui e em outros sites,as pessoas reclamando de não se livrarem da dor. Por enquanto sinto dor o dia todo, variando de fraco a muito forte. Está atrapalhando muito o meu dia a dia, já que com dor não tenho conseguido desenvolver minhas atividades diárias.
Sei que obviamente você não pode me dar um diagnóstico, mas gostaria de saber quais são os tratamentos usuais e se posso esperar que meus dias de dor passem.rs
Obrigada!!
Anita
Anita
Na maior parte dos casos é sim possível resolver ou controlar a situação de modo que o paciente não mais tenha que conviver com a dor, mas isso depende do diagnóstico e do tipo de tratamento que será efetuado. O problema é que existe uma grande variação na abordagem na área de DTM e dor orofacial, que irá depender da formação de cada profissional. Talvez essas suas dúvidas a respeito de tratamento possam ser um pouco melhor esclarecidas nesse tópico aqui e nos links relacionados: Dúvidas sobre tratamentos.
Quanto à indicação, sugiro que procure o Dr. José Luiz Peixoto Filho aí no Rio, que nos lê em cópia.
Ele segue uma linha de trabalho diferente da minha, mas é um profissional conhecido na área. O endereço do consultório dele é:
Av. Amaral peixoto, 334 sala 704
Centro Niterói RJ
21-2620-0880
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr.,
Tenho o problema da atm há aproximadamente oito anos. Já procurei cirurgião buco-maxilo, ortopedista… usei plaquinha, medicamentos, mas nada do travamento e estalos passarem. Às vezes me incomoda muito, mas creio que não tenha mais solução. A cirurgia poderia ser indicada para o meu caso?
Como e onde é feito o corte?
Obrigada
Thaíssa para que haja solução é preciso saber o que você tem na ATM, pois várias doenças da ATM de origens diferentes podem produzir os mesmos sintomas como, por exemplo, o travamento e os estalos. Cirurgia, nem smepre é a melhor opção e quen é necessária tem de ser complementada por uma série de procedimentos clínicos específicos. Assim, sugiro que reflita sobre sua decisão e leia os seguintes tópico:
A jornada de ABBY
Relato da Marilac
Quanto ao “corte”, sugiro que tire essa dúvida com o cirurgião.
Att.,
Marcelo Matos
Olá , boa tarde!
Gostaria de saber qual é o especialista que trata da ATM. Seria Cirurgião Bucomaxilo?
obrigada!
Isabel, existe a especialidade de DTM e dor orofacial, no entanto um cirurgião buco maxilo facial pode sim tratar de DTM desde que tenha se dedicado a estudar esse tipo de problema. Vai depender da experiência pessoal.
Att.,
Marcelo Matos
olha eu acho que sofro desta disfunção ah uns dois anos ela chegou a sair com compressa quente e um remedindo indicado por o médico
o resultado disse é que destravou minha boca, mais depois as dores voltaram mais dava pra lidar, procurei meu dentista ele disse que era normal estralar … entao fiquei na minha, mais hoje em dia tenho um sintoma muito chato de zumbido no ouvido foi ai que procurei outro dentista ai essa semana vou tirar uma chapa panorâmica pra analisar e fazer a plaquinha
tenho fé que isso possa resolver meu caso, nao quero chegar a uma cirurgia.
Olá.
Estou com o maxilar travado faz alguns meses, fui à um cirurgião buco maxilo e ele me encaminhou a uma fisioterapeuta, estou na 6ª sessão e minha boca já está abrindo bem mais do que abria, porém ainda sinto que está travado o lado esquerdo. O que devo fazer? Nenhum dos médicos pediu nem um exame, porém, tenho sentido que apenas a fisio pode não ser suficiente.
Obrigada
Stela
Você está certa. Apenas a fisioterapia pode não ser o suficiente a DEPENDER DO DIAGNÓSTICO. Assim, o principal é saber porque a mandíbula está travada já que existem várias razões diferentes para isso acontecer e nem todas são em função da ATM.
Em que cidade você está?
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Boas Dr.
Tenho 15 anos, e notei que quando acordava de manhã, quando abria a boca a parte esquerda do meu maxilar perto do meu ouvido estalava… só que passando um tempo voltava ao lugar mas pro meio do dia. isso repetiu-se algumas vezes do mesmo jeito ( quando acordava …etc.). até que um dia isso aconteceu quando acordei mas não “voltou” ao normal… pelo menos tenho dificuldades em executar por completo o movimento de abertura da boca. minha medica de família mandou fazer um Rx. será que os tecido não ficaram só tipo inflamados devido a esses movimentos ou poderá ser alguma coisa mais grave? obs: ainda nao fiz o Rx. é so pra semana. e não tenho mais nenhuma dificuldade a não ser abrir complitamente a boca. obrigado.
Daniel
Não dá para adivinhar, mas se se suas ATM´s estalavam e de repente passa a ter dificuldade de mover a mandíbula, é sinal que alguma estrutura interna da ATM pode ter sofrido um dano. O ideal é ir em um dentista que tenha experiência em patologia da ATM para fazer uma avaliação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doutor!
Meu maxilar ficava estalando muito, até que um dia quando fui bocejar ele deslocou tive que colocar no lugar sozinho já que não tinha ninguém em casa agora ele vive estalando e rangendo, Quais sao as maneiras de corrigir esse problema?
Wesley
Existem muitas doenças diferentes que causam esses estalos e travamento na ATM e, para poder se falar em tratamento, é preciso saber primeiro que enfermidade é essa. Você já foi em um especialista?
Att.,
Marcelo Matos
Bom dia, Dr Macelo. No dia nesta sexta-feira pela primeira vez senti uma dor no ouvido, fui ao otorrino e ele fez uma exame mandando eu abrir a boca e percebeu que o meu problema está no maxilar. Ele me recomendou que eu fosse ao um cirurgião dentista. Eu pergunto é este especialista que eu devo ir? Agora conheço pessoas que tiveram e outras que tem problema no maxilar eu acho que é (ATM) uma sentia muita dor fez cirurgia e ficou boa, a outra nao entrei mais em contato só que quando eu sobe da doença dela estava sofrendo muito. Estou preocupado, essa doença tem cura, ou a pessoa tem que conviver com essa doença o tempo todo? De 2 anos para cá ando muito estressado, e também sinto que preciso corrigir os meus dentes, por sentir esta dor pela primeira vez será que eu tenho uma chance de ficar bom? E o especialista que eu tenho que ir é um cirurgião dentista. Desde já agradeço.
Ewald
Você precisa procurar um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial ou mesmo um dentista clíonico que tenha experiência em patologia da ATM para fazer uma avaliação
Quanto ao alinhamento dos dentes com aparelho leia aqui: Ortodontia e DTM
Sobre cirurgia leia aqui: Quando a cirurgia da ATM falha
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr. no meu caso, sinto estralos e travamento no maxilar, fui ao dentista e ele disse que tenho de arrancar 4 dentes do fundo, dois em cima e dois em baixo, pois minha boca não tem espaço para todos os dentes. Só que já arranquei 4 dentes da mesma forma quando eu era mais nova.
Voce acha que realmente tenho de arrancar mais 4 dentes?
Obrigado.
Priscila, os 4 dentes do siso não possuem nenhuma relação com o travamento da mandíbula a não ser que estejam infeccionados, que pode dar trismo. Assim, sugiro que passe por um segundo dentista, de preferência um especialista em ATM, para tirar a dúvida.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo,fui operada pelo Dr Lobo Em Curitiba em 2004,da atm,por muita dor,deslocamento de disco etc…mas esta voltando toda a dor,horrivel(cabeça,pescoço,ouvido),tenho usado até placa ,por conta própia,o q devo fazer???
Tatiana Ribas
Qual seu diagnóstico?
ha, fique sabendo que já existe um outro método para ATM que não é cirurgia, mas sim alguma coisa com gel, não sei bem como funciona, mas se souberem gostaria que me informassem.
Olá, meu nome é sirlete, tenho 42 anos. Meu caso é um pouco complicado, A 2 anos foi detectado que tenho macromegalia (tumor de hipófase). Fiz a cirurgia, o turmo diminuiu um pouco, continuo fazendo o tratamento. Uso o “Sandostatin Lar 30mg” a cada 30 dias (aplicação intramuscular). Mas, devido ao turmo, a minha mandíbola cresceu do lado esquerdo, meus dentes estão todos fora do lugar. Tenho dores horríveis, a dor é direto, não tem um minuto que não sinto dor, as vezes ameniza um pouco, mas ela está sempre presente, já faz parte da minha vida, isso me incomoda muito. Meu cirurgião diz que só posso pensar em cirurgia da ATM quando passar quatro anos da cirurgia que fiz para extração do tumor de hipófase. Gostaria de saber: no meu caso, se fizer cirurgia e o tumor estagnar, tenho chances de melhorar e levar uma vida normal (SEM DOR).
Aguardo resposta
Sirlene
Eu não tenho experiência de tratamento em um caso como seu. O único que me chegou com um problema de hipófise, que fui eu quem detectei, encaminehi para um médico para confirmar o diagnóstico e tratar primeiro o microadenoma e ainda não pude inicar o tartamento da ATM. Assim, sugiro buscar informação com algum colega que tenha experiência nesse tipo de caso.
Att.,
Marcelo Matos
Dr.Marcelos Matos, bom dia, sou de Manaus, estou passando por um processo de muitas dores, e estalos, e qdo durmo amanheço com a gengiva mordida, fiz ressonancia e nao deu nada, mas meu medico me disse que tenho problemas de ATM, e passou um exame com ON Point, mas o meu plano de saude recusou devido na ressonancia nao ter dado nada o que fazer neste caso?
obrigada
Josefa
Peça orientação de seu dentista, pois se ele pediu deve estar acostumado com as dificuldade de se obter o exame.
Att.,
Marcelo Matos
Boa noite Dr.Marcelo, a muito tempo venho sentindo dores no maxilar quando abro a boca fica estalando, doí o pescoço, a cabeça, dor nos olhos, próximo ao ouvido aparenta esta alterado, nos dois últimos dentes inferior tem algo que incomoda muito, parece esta duro, quando inflama doí o resto inteiro..Procurei o medico e ele só me falou que é problema nos músculos e me passou um remédio”CARBAMAZEPINA” senti uma melhora nas dores, porem o estalo continua, assim que parei de tomar o remédio as dores continuaram , e não quero mais tomar o mesmo pois me da muito sono e tenho medo de ficar dependente, meu dentista falou que pudesse sere a falta de alguns dentes, os coloquei e não resolveu nada, sinto dores também embaixo dos braços, nas costas e virilhas.Por favor gostaria que o senhor me ajudasse pois não aguento mais de dor, e não sei mais o que fazer.Se o senhor puder me indicar um medico também, agradeço.(sou do interior, moro próxima a Irecê.)
Muito Obrigada.
Que Deus te ilumine sempre..
Olá Tete
Se a dor for relacioanda aos estalos e à outros problemas da ATM, o tratamento com medicação passa a ser muito limitado, por isso existem formas específicas de diagnosticar e tratar as desordens da articulação da mandíbula.
Se você tiver disposição de vir a Salvador, entre em contato pelo número (71)3248-4434
Att.,
Marcelo Matos
o meu maxilar estrala , e eu não sinto dores , queria saber se um aparelho fixo resolveria isto ?
O esatlo no maxilar pode ser por conta de um problema no disco (uma espécie de mensico) que existe dentro da ATM e o uso de aparelho irá corrigir os dentes, apenas. Assim, as chances são de mesmo com ortodontia a ATM continuar com problemas mesmo que os estalos sumam. O melhor é buscar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Att.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola dr..meu maxilar estalava e eu avisei meu dentista e ela disse que primeiro ia cuidar dos meus dentes depois ela ia me encaminhar pra outro dentista que mexe com isso…um dia estava fazendo tratamento quando ela mandou eu fechar o boca meu maxilar travou e nao consegui fexar,fui parar no pronto socorro e tive que se cedada pois fiquei muito nervosa,fiz exames e deu que meu disco do lado esquerdo se desgastou,esta osso no osso…depois disso nao fui tratar pois morro de medo de deslocar de novo,meu dente esta com carie esta doendo mtoo..oque eu posso fazer pra ir ao dentista sem que meu maxilar se desloque?por favor me de uma resposta.. obrigada
Thalimara
Via de regra, salvo procedimentos dentários de emergência, a ATM precisa ser tratada antes de se colocar aparelhos, próteses, coroas permanentes, etc. Assim, converse com seu dentista a erspeito do encaminhamento e verifique com ele o que pode ser feito de maneira provisória, para manter seues dentes saudáveis enquanto o especialista em ATM trata dessa outra questão.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Twitter: @Atrodoc
oi gostaria de saber o que posso fazer pra melhorar isso pois tenho o maxiliar travado e as vezes dói , e tenho isso a uns anos ja nao sei o que fazer . obrigadoo
Jéssica, a primeira coisa é ir em um dentista que tenha experiência em patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc
OI,Doutor!
Tenho 18 anos,gostaria de sabber se meu problema tem soluçao,vou descreve-lo eu tenho um lado direito do meu rosto maior que o esquerdo,so si percebia o defeito em foto,mais de unm tempo pra ca,agravou um pouco,pois agora qualquer pessoa olhando para meu rosto percebi o problema.
Quais sao as maneiras de corrigi-lo?
Bruna, as maneiras de corrig~i-lo podem ser ortopédicas ou cirúrgicas, mas tudo irá depender do que está causando a deformação.
Atenciosamente,
Marcelo atos
@Artrodoc
olá
Essa é a primeira vez que acontece comigo, estou com medo é realmente nescessário eu fazer uma cirurgia sendo a primeira vez que acontece ???
Marcelle
Dificilmente precisa de cirurgia e, quando isso acontece, a cirurgia é auxiliar do procedimento principal.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom Tenho 16 anos e minha boca estala muito tem hora q para mais voltar e do lado esquerdo da boca oq posso esta fazendo pra resolver meu poblema!!
Lucas
Isso é um forte indício de um problema na ATM que precisa ser avaliado. Não dê bobeira nem espere agravar. Procure um profissional da área de DTM e dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo.
Estou fazendo um tratamento p/ ATM/DTM e estou usando uma placa de acrílico de reposicionamento mandibular por aproximadamente 3 meses. No início, o diagnóstico após o exame de RM das ATM dizia Descolamento anterior do disco com redução no lado esquerdo e com redução parcial do lado direito. Após o uso da placa não sinto mais dores, nem estalos ….. qdo permaneço com a boca fechada muito tempo ocorrem crepitações muito fracas … o disco não voltou por completo …. e meu dentista disse que um tratamento auxiliar via fisioterapia seria quase ineficiente e que o tratamento cirúrgico de reposicionamento dos discos é 100% de chance de cura antes de me indicar p/ o tratamento ortodôntico. Ele nem está realizando mais modificações na placa com receio de que possa cair num quadro de cirurgia ortognática. Gostaria de saber da opinião do Sr. acerca dessa cirurgia de repocionamento dos discos indicada por ele à mim.
Agradeço-lhe a atenção. Sou de São José dos Campos/SP.
Fábio
Pela sua descrição a linha de trabalho de seu dentista é bem diferente da minha… Deslocamento de disco para mim não é o diagnóstico, é apenas parte da descrição das lesões. O diagnóstico é descobrir porquê ele deslocou uma vez que varias doenças e condições patológicas diferentes podem produzir o mesmo tipo de deslocamento de disco e, certamente, irão responder diferente à cirurgia. Por exemplo, um disco que foi deslocado porque sofreu uma ruptura traumática de um ligamento pode responder de maneira mais favorável à cirurgia que um outro que tenha se deslocado por conta de uma doença reumática, cujo processo degenerativo não é corrigido via cirurgia (embora muito cirurgião tente fazer uma espécie de “plástica” na articulação).
Assim, o melhor é conversar com seu dentista para verificar a possibilidade de aprofundar um pouco mais o diagnóstico ou, consultar outra opiniões.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc
tenho o problema de atm
meu queixo sai do lugar quando abro a boca ou quando vou mastigar algo
isso somente do lado esquerdo
fiz tratamento ortodontico com aparelho por 2 anos e contina a cair o queixo
o raio x consta desgaste no local.
isso caracteriza estado para cirurgia?
Marcio Rodrigues
Por si só, não. É preciso ainda saber o porquê desse desgaste, quem o causou?
Por trás de um “desgaste” podem haver diferentes doenças e nem todas respondem bem a um tratamento cirúrgico. Assim, o melhor é procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá! dr. marcelo: A mais ou menos a 20 anos eu sofro com problemas no maxilar, agora de uns tempos pra ca ele tem agravado, sinto muita dor de cabeça,dor de ouvido e garganta, não consigo nem apoiar a cabeça no travesseiro porém tenho observado uma grandula tipo um sisto interno do lado esquerdo do meu maxilar, estou muito preocupada, pois as vezes tenho dificuldades ate de engolir a saliva, que medida posso tomar???. Obrigado espero sua resposta.
Irma
A principal medida e decobrir a causa, o diagnóstico e com isso o tratamento correto. Você já esteve em um especialista.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Olá doutor,
Tenho 16 anos e uso aparelho fixo. No ano passado comecei a sentir dor no maxilar e esta passava com a movimentação que gerava um estalo. Disse isso a minha dentista, mas ela pressionou e não diagnosticou nada. Troquei de dentista (não por causa disto) e isso vem piorando, quando faço a consulta não consigo abrir totalmente a boca, pois meu maxilar trava e dói. Não gosto de preocupar minha mãe com isso, então, trago ao senhor minha dúvida: Isto é muito sério? O que posso estar fazendo para melhorar?
Grata desde já.
Carolina
Isso é sinal de que você pode ter um problema nas articulações dos maxilares que requer tratamento específico. Esse tipo de problema requer uma avaliação aprofundada e o ideal é buscar um especialista em dTM e dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ok, irei fazer isso. Muito obrigada pela atenção!
Boi noite DR,tem alguns anos que tenho estralamento no maxilar mas nesses ultimos meses eu venho sentindo muitas dores de ccabeça que nao passam com nenhum tipo de remedio,ja pensei em procurar ate um neurologista.recentimente fui ao dentista e ele mim passou pra usar uma protese superior transparente.Queria saber se vou melhorar das dores e do estralamento ou precisa fazer um outro tratamento.
Cicera, depende do que está por trás dessa protese superior transparente.
A depender da forma como foi construída, se está condizente com as necessidades do seu organismo, se foi baseada no seu diagnóstico, na situação da ATM, etc.
Esse é o tipo ed dúvido que você não pode sair da sala do dentista com ela… Converse tudo com ele.
Att.,
Marcelo Matos
OLA…Uma vez fui no dentista e quando fui fechar o boca meu maxilar travou e tive que ir pro pronto socorro e ser topada pra colocarem no lugar,depois de um tempo fiz exames e deu que meu disco do lado esquerdo se desgastou por isso ele desloca,fui no dentista pq meus dentes estavam com carie mais acabei ficando com medo de descolar e dessisti,o dentista disse que ele acha que nem aparelho concerta,so cirugia mesmo,eu to com um dente metade quebrado e nao tenho coragem de ir no dentista porque tenho muito medo de descolar,oque eu faço? obrigada
Thalimara
Deslocamento da mandíbula tem trartamento. Você precisa resolver isso para poder ficar tranquila na hora de ir ao dentista tartar dos dentes.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
OLA…Uma vez fui no dentista e quando fui fechar o boca meu maxilar travou e tive que ir pro pronto socorro e ser topada pra colocarem no lugar,depois de um tempo fiz exames e deu que meu disco do lado esquerdo se desgastou por isso ele desloca,fui no dentista pq meus dentes estavam com carie mais acabei ficando com medo de descolar e dessisti,o dentista disse que ele acha que nem aparelho concerta,so cirugia mesmo,eu to com um dente metade quebrado e nao tenho coragem de ir no dentista porque tenho muito medo de descolar,oque eu faço?
Thalimara
Acho que respondi você por e-mail, mas se quiser que eu poste aqui, me avise que transcrevo aqui a resposta.
Att.,
Marcelo Matos