Na última postagem mostrei quais eram as duas patologias da ATM em que há, de fato, uma indicação preferencialmente cirúrgica. Então, dando seguimento à série “Cirurgia e disfunção da ATM“, abordarei desta vez uma das cirurgias que está se tornando cada vez mais conhecida do público: a cirurgia ortognática.
E o que é a cirurgia ortognática?
A cirurgia ortognática é um tipo de cirurgia FACIAL, não da ATM, cujo objetivo é corrigir desarmonias faciais provocadas por discrepância entre a mandíbula e a maxila (o osso que sustenta os dentes de cima), muitas vezes realizadas junto com tratamento ortodôntico, para ajudar a corrigir esteticamente a dentição e o perfil da face.
Por exemplo: quando uma pessoa possui uma mandíbula muito grande (prognatismo) de modo que os dentes de baixo passam por fora dos de cima ao fechar a boca e não é possível corrigir somente com o uso de aparelhos ortodônticos, uma cirurgia ortognática é feita para recuar a mandíbula ou avançar a maxila e corrigir a “discrepância”.
De todas as cirurgias citadas na postagem anterior , essa é a que não tem a menor indicação para tratar alguma coisa na ATM. Mas por quê? Porque simplesmente não atua nem na causa do problema, nem na conseqüência. Por conta disso, antes de saber o preço da cirurgia ortognática ou quanto custa, procure saber se ela é a ferramenta ideal para tratar o seu caso específico.
Em 2007, Abrahamsson e colaboradores publicaram uma revisão sistemática de 467 artigos científicos, onde apenas 3 destes artigos atendiam todos os critérios científicos e chegaram a conclusão que não há evidência científica suficiente de que uma cirurgia ortognática mude o curso de uma patologia da ATM.
Na prática do dia a dia, eu tenho visto situações em que este tipo de cirurgia foi indicado para casos em que o paciente apresentava, por exemplo, uma osteoatrite (um processo degenerativo inicial da articulação, que brevemente abordarei em outra postagem) nos côndilos da ATM. Ora, segundo os estudos mais recentes (Henry, Paegle entre outros), a osteoatrite e outros processos degenerativos da ATM estão relacionados às doenças auto-imunes e infecções bacterianas. Então pergunto: como a cirurgia ortognática melhoraria esta situação?
Não melhoraria. Estas situações exigem uma abordagem específica, com descompressão da ATM, correção do funcionamento articular e tratamento da infecção ou da doença auto-imune associada, como já se sabe a mais de 10 anos…
Por fim, quero deixar claro que a cirurgia ortognática é uma excelente ferramenta, mas apenas quando é feita para as situações em que realmente estão indicadas, que são aquelas relacionadas á correção de discrepâncias faciais principalmente quando combinada com a ortodontia nos casos chamados de “orto-cirúrgico” e, claro, desde que o paciente NÃO APRESENTE uma patologia da ATM.
Olá Dr. Marcelo Matos
Boa Tarde
Me chamo Simone, Tenho 26 ANos e percebir aos 12. que precisaria usar aparelho Ortodôntico.
O meu problema é o seguinte, a minha arcada inferior é um pouco retraída e alguns dentes da minha arcada superior são para fora,precisando aí,o uso do aparelho para corrigi-los.
Daí só então, acredito que me submeteria a uma cirúrgia ortognática ‘retrognatismos’ eu evito muito sorrir,pq não gosto muito da minha feição quando rio… Bom enfim, gostaria de saber quanto custa em mèdia uma cirúrgia dessas,pq aqui na minha cidade andei pesquisando e não realizam.
Abraço
e Fique Com Deus!!!
Simone Fraça
Olá Dr. Marcelo Matos, gostaria da sua ajuda se possível.
Um cirurgião buco-maxilo disse que tenho retrognatismo mandibular e sorriso gengival. No entanto acredito que tenho apenas o queixo pequeno. Pesquisei sobre sorriso gengival e não tenho as características descritas sobre esse problema. Meu sorriso é normal, não aparece a gengiva. Perguntei ao médico, e ele respondeu que é sorriso gengival porque aparece os incisivos centrais quando estou com a boca relaxada. Apresento o aspecto “dentucinha”, faço um pequeno esforço para manter a boca fechada, e sempre empurro meu queixo pra frente quando falo. Me disseram que seria feito um avanço mandibular e uma impacção maxilar posterior. Já estou na preparação ortodôntica, estão avançando ainda mais minha maxila posterior. Você tem ideia do que significa avançar minha maxila posterior?
Isso vai deixar meu sorriso mais largo, ou a impacção maxilar feita na cirurgia vai cuidar disso?
Abraço,
Kamila.
Kamila
Pelas suas dúvidas, me parece que você está insegura demais e as suas aspirações estéticas são divergentes das do seu dentista. Sugiro abrir o jogo com ele numa conversa franca e tirar todas as dúvidas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ooooi, Dr. Marcelo!
Boa Noite!
Achei o seu blog aqui e acabei lendo vários posts.
Então, eu estou me recuperando de um grave acidente automobilístico que sofri há +- 10 meses e precisarei fazer uma cirurgia ortognática. Tive várias fraturas, dentre elas… uma na mandíbula. Já fiz duas cirurgias para a correção desta fratura (uma para colocação de odontosintese e a outra para retirar a placa/pinos – pois tive rejeição. Agora… fiquei com uma alteração na minha mordida, já que minha mandíbula está mal posicionada (um pouco inclinada posteriormente).
A minha ortodontista, me oriontou a procurar um ótimooo buco-maxilo, para fazer esta cirurgia. Já que sou jovem e sempre tive um lindooo sorriso (era o que mais gostava em mim).
Você sabe de algum profissional buco-maxilo (que seja realmente bom) aí em BH?
Aguardo resposta! (Se puder e/ou quiser, me envie por email)
Desde já, agradeço de coração!
Deus lhe abençoe!
= )
Aline, infelizmente não conheço cirurgiões bucomaxilofaciais em Minas Gerais (estou na Bahia).
Estou na torcida para você se recuperar bem.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo
Tenho 26 anos, e há 17 anos convivo com um problema que me entristece muito.
Quando pequena usava chupeta, o que fez com que eu ficasse com a mordida aberta. Sempre sofri muito com isso na escola porque recebia muitos apelidos pesados como macaca, bicuda, beiçuda entre outros.
Minha mãe me levou na dentista e essa falou que meu problema seria resolvido com aparelho. Fiz uso dele por 5 ou 6 anos, e quando tirei, minha boca ainda não combinava com o meu rosto( a maxila é para frente e a mandíbula retraida).
Com uma nova documentação, fui em busca de outro dentista, e esse falou que meu mento era retraído e eu deveria fazer uma cirurgia, mas como a recuperação era muito complicada (dito por ele) seria melhor que eu colocasse uma prótese de silicone.
Coloquei a prótese o que não solucionou o meu problema. Foi aí que pesquisando na internet soube da cirurgia ortognática, o que me fez buscar novamente um profissional.
Quando ela me avaliou, disse que eu tenho um desvio que seria resolvido através da cirurgia, porém como meu caso não era BIZARRO, ela não vê a necessidade de realizá-la, e sugeriu uma avaliação com um novo ortodontista para ver a possibilidade de extrair meus molares (já que eu extraí os dentes do sizo há alguns anos) e colocar aparelho novamente para trazer os dentes mais para trás.
…Fiquei muito triste e perdida, porque eu já fui “bizarra” porém, usei muitos anos de aparelho e coloque uma prótese de silicone, o que disfarçou o meu real problema… mas esse nunca foi efetivamente resolvido!!! Será que se eu colocar novamente aparelho não será por mais uma vez um tratamento paleativo???
Sinceramente, já estou cansada demais…sei que para dar um parecer o Sr deveria conhecer malhor o meu caso, e assim como eu estou relatando fica difícil opinar, porém esse desabafo já faz com que eu me sinta menos mal.
Desde já agradeço.
Beatriz
Um cuidado importante que você precisa ter antes de se submeter a qualquer procedimento, independente de ser aparelhos ou cirurgia, é verificar se esse seu queixo “retraído” é por conta de um problema na ATM ou não. Caso não seja, minha sugestão é que procure uma boa equipe de cirurgia e faça uma avaliação, caso contrário (presença de problema na ATM) o caminho passa a ser bem diferente, sendo necessário tratar primeiro a ATM e só depois os demais problemas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
tenho 41 anos e na parte inferior faltam 3 dentes no lado esquerdo e um do lado direito, venho sentindo modificações no meu rosto, está ficando quadrado e com um formato como se estivesse com duas balas (bombom) de cada lado na boca, tem haver com a falta desses dentes/me ajude estou precisando. Muito obrigada…
Doce
Não tenho como lhe responder isso sem avaliar pessoalmente seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo
Quando pequena,tinha mordida aberta, e fiz tratamento com aparelho durande 5 ou 6 anos. Quando tirei o aparelhos, os dentes estavam corretos, porem eu notava que minha maxila era (e contunua sendo) mais projetada para frente. Fui em busca de um novo ortodontista, que disse que eu deveria fazer uma cirurgia para correção, porém seria mais p´ratico se eu colocasse um prótese de silicone no mento, pois esse era retraido. A contra gosto da minha família, que sempre me achou LINDÍSSIMA (mentira,pq meu apelido na escola foi macaca, por 8 anos na escola por caisa da minha boca), fiz a cirurgia indicada. Hj vejo que o problema inicial, não sumiu, foi apenas amenizado, e a minha família diz que eu não tenho nada. Porém, fui em busca de um novo profissional, e ela me disse eu tenho um desvio, porém só se faz esse tipo de cirurgia em casos bizarros!!! Eu já fui BIZARRA, porém depois de 5 ou 6 anos de aparelho, mais uma prótese de silicone no mento, deu uma melhorada, mas não resolveu nada!!! Agora vou passar por uma nova avaliação de uma ortodontista, amida dessa dentista que vai avaliar meu caso,para que eu retire 4 molares e coloque aparelho novamente para tentar trazer meus dentes mais para trás. Sinceramente, o Sr acredita que depois de toda a história que lhe contei, vale mais a pena eu arrancar meus dentes e colocar aparelho novamente para tentar disfarçar mais um pouco o real problema, ou que eu deveria procurar outro profissional mais especializado nesse tipo de cirurgia e fazer uma nova avaliação?
Desculpe o longo desabafo, mais à 17 anos (hj estou com 26) que eu tento resolver esse problema, e eu não posso falar dele com ninguém, pois nem minha família e nem meu marido, me apoiam nessa batalha.
Desde já agradeço sua atenção!!!
Bom Dia Doutor.
Eu fui diagnosticado como tendo prognatismo, que no caso seria necessário a cirurgia ortognática, mas estou sofrendo de DTM, e segundo o ortodentista minha mandíbula ficou torta para adaptar a mordida.
Neste caso tem alguma relação sobre meu problema e a ATM????
Só vou me curar da ATM se eu fizer a cirurgia ortognática??
Ou posso me curar da ATM só com o tratamento e eu posso optar por nao fazer essa cirurgia???
Desde já agradeço
Marcelo
A cirurgia ortognática não irá resolver os problemas da ATM. O correto é tratar primeiro a ATM e, quando esta estiver saudável e se você ainda quiser fazer a cirurgia, aí sim planejar a ortognática.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola..sou de SANTA CATARINA,gostaria de saber em média o preço de uma cirurgia ortognática grau 2?e tbm se vc pode me endicar algum cirurgiao em SANTA CATARINA..Desde já agradeço
Deise, não tenho como lhe falar a respeito de preço, nem conheço quem lhe indicar para fazer esse tipo de cirurgia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
dr.meu nome e antenor gostaria de saber; tenho problema de atm fui a um dentista antes de colocar aparelho ele dise gue deveria faser uma cirugia visitei outro dentista ja naõ dise a mesma coisa entaõ acabei colocando o aparelho meu maxilar inferior e maior do superior a minha mordida naõ se encaixa da forma serta.tenho falha nos dentes do maxilar.inferior entaõ dr.gostaria de saber se realmente eu estiver usando aparelho estarei usando em vaõ ou realmente pode.ser utyl aõ meu problema ou seja pode mim ajudar por favor mim responda pelo meu Email obrigado
Batista
Você ficou com esse segundo dentista porque ele disse o que você queria ouvir ou porque você realmente sentiu confiança no que ele diagnosticou e planejou para seu tratamento?
Leia esse texto aqui: Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Noite, tenho 16 anos e mesmo assim já fui pra mesa de cirurgia.
Fiz minha cirurgia ortognatica ontem de manhã e posso dizer que estou tentando me recuperar. Não é facil, meu nariz está intupido por causa do sangue coagulado, não consigo fechar minha boca por causa do inchaço,não sinto metade do meu resto,meus lábios estão extramamente secos e claro só consigo tomar líquido. Mas hoje é ainda o segundo dia sei que vou melhorar, e logo logo já poderei comer de tudo e sei que com isso evitei vários problemas que eu poderia ter no futuro.
Bom por enquanto dor eu não senti… É díficil nos primeiros dias, mas garanto que vale a pena fazer essa operação.
Vim aqui para desabafar obrigado a quem leu… Fiquem com Deus.
A cirugia ortognática pode modificar a voz de forma negativa? pq sou radialista e tenho muito medo que isso aconteça. É possível fazer essa cirurgia pelo sus? economizar sempre é bom,pq essa cirugia é muito cara.
Wagner
Não impossível, mas nunca ouvi falar de um caso em que a voz tenha se alterado. Sugiro conversar sobre isso com mais de um cirurgião antes de se submeter ao procedimento.
Quanto ao tratamento pelo SUS, não sei te responder.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite eu sou a Kenia eu tenho uma deiciencia tocicolo cogênito mecheu com a minha boca a parte maxilar estou com muita dificuldade de abrir a boca eu queria saber se eu devo mexer com isso ou naõ por se de nascença
Kenia
Não tenho como lhe responder isso sem avaliar seu caso pessoalmente e ponderar todos os riscos e beneficios em questão. Seria até leviano de minha parte.
O melhor é você procurar um dentista especialista em DTM e dor orofacial e verificar suas opções.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Meu nome é Bruna, tenho 25 anos, moro na cidade de Itararé, Estado de São Paulo, nunca usei aparelho e alguns dentistas falaram que o aparelho não resolve o meu problema, assim não tenho condições financeiras para pagar a cirurgia ortognática, gostaria de saber se ela é financiada pelo SUS ou tem outro meio posso fazer.
Em algumas páginas descobri que existe a possibilidade de fazer em algumas Instituições de Ensino, mas não encontrei nenhum local para fazer algum cadastro.
Agradeço pela compreensão, e aguarda a resposta.
[ Nota do Dr. Marcelo Matos (moderador): este comentário postado pela internauta Karoline Kuzmann, foi editado para remover os nomes dos profissionais envolvidos, por motivos de ordem legal e ética, conforme o Código de Ética de Odontologia ao qual este blog está sujeito. Os nomes foram substituídos por iniciais maiúsculas]
Relato
Tudo começou quando eu tinha 15 anos de idade, ou seja, há 8 anos atrás. Tinha muitas dores de cabeça na parte temporal e nuca, me tratei com vários neurologistas e nenhum tratamento funcionava, até que cheguei ao DR. X e após inúmeras tentativas com remédios resolvemos aplicar BOTOX na musculatura, o que me ajudou muito durante 1 ano. Após este período as dores voltaram na parte temporal e nuca e nem o BOTOX resolvia.
Um dia li uma matéria no jornal gazeta do povo sobre ATM e vi que tinha vários sintomas que se encaixavam e decidi marcar uma consulta com o DR. Y, que após pedir uma ressonância magnética iniciou o seu tratamento. O tratamento era feito através de uma placa, que eu usava 24 horas por dia (não tirava nem para comer), uma parte desta placa encaixava nos dentes inferiores e a outra parte encaixava nos dentes superiores fazendo com que a posição dos maxilares mudassem e ficassem presas. No tratamento também era usado tens. Após 2 anos de tratamento sem melhoras fui piorando e as dores foram surgindo na face, no maceter, no ouvido. Até que resolvi tirar a maldita placa…e no começo nem chegava a encostar os dentes, pois foram dois anos usando a placa 24 horas por dia. Depois disso fui a outro especialista em ATM e dor orofacial, que me pediu outros exames e detectou que minha situação havida piorado muito com o uso desta placa 24 horas….e afirmou que eu so poderia fazer um tratamento eficaz para a ATM depois que a minha oclusão melhorasse, sendo assim me indicou para um ortodontista, fazendo a ressalva que provavelmente fosse preciso uma cirurgia ortognatia. O ortodontista, conforme previsto, após vários exames falou que a correção dos meus dentes dependeriam sim de uma cirurgia ortognatia. Consultei vários buco-maxilo e escolho um e comecei a me preparar com o cirurgião e o ortodontista juntos. Estou quase apta a fazer esta cirurgia, para depois usar mais 1 ano de aparelho e enfim começar o tratamento com placa miorrelaxante e tudo mais. Só que durante esta preparação eu piorei muito e sinto muitas dores (as mesmas que sentia antes), em NENHUM único dia cheguei a ficar sem dor. Faço acunpultura, fisioterapia e tomo remédios como o Lyrica e Miosan. Estou com receio que a cirurgia não adiante no meu caso ou piore, mas analisando que a minha oclusão foi piorada com o uso daquela placa por 24 horas, eu, que pouco entendo do assunto (mesmo tendo feito inúmeras pesquisas) creio que a cirurgia, seguida do tratamento ortodôntico para enfim poder fazer um tratamento de ATM possa ser sim a solução para este martírio. Gostaria de saber a sua opinião?
Estou usando o aparelho e me preparando para a cirurgia faz 1 ano, sendo que não posso voltar atrás porque esta quase chegando a hora.
O doutor acha que eu posso piorar mesmo fazendo a cirurgia com uma pessoa muito competente?
Os dentistas crêem que o uso da placa 24 horas, por dois anos, ocasionaram todas estas dores, pois antes eu não sentia isso. E eles acham que com este tratamento pode melhorar.
Por favor, me envie uma resposta para karolinekuzmann@hotmail.com
Karoline
O ponto principal do seu tratamento é saber se essas dores são realmente da ATM… Pois toda a sua descrição me faz pensar que pode haver um problema que vem progredindo independente do tipo de tratamento de ATM que você faça, seja placa, botox ou cirurgia ortognática.
Em última análise, não vejo como a cirurgia ortognática trate as dores, ainda que ela possa melhorar a olcusão e a estética.
Talvez o ponto principal seja voltar à avaliação inicial e buscar outras possíveis causas e/ou co-morbidades para essas dores que você possui.
Converse com os dentistas que lhe acompanham agora sobre os possíveis riscos e benefícios de tal procedimento e as possibilidades da dor possuir outra fonte.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, por favor tire minhas dúvidas. Usei aparelho fixo há quase dois anos com um dentista amigo de meu pai. Ele só cobrou o aparelho. Meus dentes são curtos, pois tenho o hábito de morder a lingua, além de ser separados. Fiz esse tratamento e desisti, pois não gostei do tratamento. Além de ser lento, ele colocou a pedido meu resina para aumentar um pouco os dente. primeiro ele só colocou nos dois da frente, que no outro dia quebrou. E mais duas tentativas foram feitas e frustrantes. Percebi que ele tinha que fazer em vários dentes, para haver sustentação. Se o acerto foi fazer em todos os dentes da frente na parte superios. O trabalho foi rústico, feito de improviso. Abandonei o tratamento, pois eu tinha gastado o que não poderia. Resumindo,estou com a arcada dentária torta: com mordida cruzada, sofro pois, no ato da mastigação, mordo o canto da boca, tenho um queixo petuberante e percebi que depois disso, o meu queixo cresceu mais, estou com muita vergonha. pois sou professora, labuto com pessoas, e as mesmas notam.Não consigo ter uma boa mordida. Gostaria de saber se o meu caso é de cirurgia ortognática? Me dê uma luz. Agradeço desde já.
Olá Dr. Marcelo,tenho 23 anos e tenho a mordida aberta com(4mm),usei aperelho por 3 anos , mais não obtive nem um resultado, resolvi trocar de ortodontista e esse me indicou o aparelho auto-ligado, mais ja faz quase um ano que estou usando e tambem nao estou vendo resultado,a minha mandíbula as vezes parece que vai deslocar, ouço estralos muito fortes quando mastigo,comentei sobre a cirurgia ortognatica com meu orto mais ele não indicou,a minha pergunta é,sera que só o aparelho auto-ligado vai resolver o meu problema? Gostaria de saber tambem se a mordida aberta inevitavelmente causa auteração na fece? E apesar da minha fece não apresentar alteraçao visivel o melhor nesse caso não seria realmente a cirurgia?
Obrigada.
Érica, primeiro é importante estudar melhor essa mordida aberta, pois caso ela seja uma consequência do problema na ATM, a prioridade de tratamento muda completamente, pois passa a ser necessário primeiro estabilizar a articulação. Converse com seu dentista sobre isso e/ou consulte outros especialistas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
estava fazendo um tratamento estetico com aparelho numa clinica e ja faz 2 anos e nao vejo diferença ia todo mes e ele so trocava as borrachinhas e mais nada resolvi sair da clinica e eles nao querem me devolvera doc. e disseram que vao sujar meu nome se nao terminar o tratamento assinei um contrato que nao poderia sair antes de 2 anos mais ja faz 3 anos meus dentes nao mudou e eles nao me deixam sair o que que eu faço…
Ari, não tenho como saber se é o seu caso, mas algumas vezes as mudanças não são realmente visíveis. Assim o melhor é conversar com eles sobre o plano de tratamento que havia sido previsto e o porquê de não estar, aparentemente, vendo diferenças nas manutenções, para saber se é assim mesmo ou tem algo inadequado acontecendo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo,
Estou usando aparelho há 2 anos, e meu ortodontista conseguiu resolver apenas a questão estética do meu tratamento, e não sinto confiança em continuar meu tratamento com ele, eu tenho mordida cruzada, desalinhamento da linha media, e meu queijo é suavemente projetado, o que causa a mordida de topo a topo, isso me causa desconforto, pois não consigo encaixar a mordida, e a parte estética também me incomoda, sem falar nas dores de cabeça e de ouvido que sinto. Estou com muitas dúvidas sobre qual ortodontista confiar o meu tratamento, pois sei que o meu caso exige um pouco mais de experiência. Minhas expectativas são reduzir o meu “bico”, e ter uma mordida encaixada, não sei ainda se vou precisar fazer uma ortognatica, mas tudo indica que sim, pela opinião de alguns ortodontistas que já conversei. Moro em Palmas, e gostaria de saber se o Dr. conhece algum ortodontista com conhecimento em patologia da ATM, para que eu possa ter um tratamento satisfatório?
Atenciosamente,
Rafael Oliveira.
Rafael
Em Palmas você pode procurar a Dra. Luiza Franco: luizafrancoruas@hotmail.com
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Muito obrigado 🙂
Olá Marcelo, agradeço pela indicação, atualmente estou abrindo mais meu outro endereço eletrônico, por isso só estou respondendo agora (luizarfranco@bol.com.br). Nos vemos em Salvador, Mariana irá comigo e talvez mais um colega ortodontista. Abraços.
OLÁ…PRECISAREI SOFRER UMA CIRURGIA ORTOGNÁTICA…GOSTARIA DO ORÇAMENTO DETALHADO E FORMAS DE PAGAMENTO.
COM ATENÇÃO
ALEXON
Alexon
Sugiro que converse com seu cirurgião a respeito disso. Cirurgia ortognática não é como um eletrodoméstico onde se faz um orçamento da maneira que você fez. Cada caso precisa ser estudado individualmente pois as cirurgias não são todas iguais e o que é bom para outra pessoa pode não ser para você. Além disso, irá variar de acordo com cada cirurgião em função da técnica, habilidade, prestígio, etc.
Atenciosamente,
Marcleo Matos
Saudações Dr. Marcelo,
Meu nome é Claudivan, minha arcada superior sofreu deformação, em função de ter, por muito tempo chupado dedo indicador, com isso também o palato ficou aprofundado, alguns dentes da arcada inferior estão entortando.
Que tipo de cirurgia é a mais indicada no meu caso.
Claudivan
Eu não tenho como lhe responder isso sem avaliar seu caso pessoalmente, pois há distintas técnicas de expansão do palato (céu da boca) que dependem de certas condições clínicas. Além disso, nem sempre a melhor opção é cirúrgica.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Bom dia!
Sou Maria,tenho 27 anos, sou classe IIIe fareia cirurgia ortognática. Meus dentes sempre me incomodaram,a mordida invetida sempre me deixou invergonhada e mais impressionante é que ninguém nunca percebeu isso, só eu mesma. Provavelmente farei a cirurgia em julho e estou com medo de como ficarei. gosto do meu rosto, embora o queixo seja um pouco grande, o sorriso depois do uso do aparelho está bem melhor e me sinto a vontade. Ao sorrir o lábio inferior esconde o maxilar inferior e gosto do meu sorriso. Namoro a 6 anos e meu namorado acho que se for esteticamente não preciso fazer cirurgia (ele não percebe nada de ruim no meu rosto), mas se for o caso de saúde…
Não sei explicar. Estou com medo. Busquei tanto e agoro estou quase fugindo.
Obrigada pela atenção
Maria
Olá Marcelo,meu nome é Arielle tenho 23 anos e tenho problema de ATM.
Meu queixo cai sempre com muita freqüência , meu ouvido incomoda e é como se tivesse um mosquitinho as vezes fazendo um som extranho, tenho muitas dores de cabeça, costas, ombros,e ate mesmo em todos os dentes e rosto
Meu dentista disse que tenho que fazer a cirurgia ortognática.
Será que é caso mesmo dese tipo de cirurgia?
Moro em Senhor do Bonfim Ba. , e aqui não é possível fazer esse tipo de cirurgia por conta de condições financeiras.
Gostaria de saber se tem essa cirurgia pelo SUS e em qual cidade.
Grata!
Arielle Cavalache J.
Arielle
Aqui na Bahia há lugares como Universidades, hospitais públicos e cursos de especialização que oferecem esse tipo de cirurgia gratuitamente ou com valor bem acessível. No entanto, se você leu atentamente o texto deste tópico onde você postou seu comentário, entenderá que cirurgia ortognática NÃO TRATA os problemas da ATM, apenas corrige discrepâncias no tamanho e posição dos ossos da face, que não são as causas da disfunção da ATM, pelo contrário, muitas vezes são a CONSEQUÊNCIA.
Você precisa procurar um dentista com experiência em patologia da ATM que possa avaliar que tipo de problema na ATM você tem e tratar de acordo com o que for identificado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo!
Tenho 31 anos e tenho um grande problema com meu maxilar inferior, tenho o queixo muito grande e isso me incomoda muito até mesmo no relacionamento com as pessoas, tanto de minha parte, quanto da parte delas. O sofrimento emocional, baixa auto estima e de relacionamento me acompanham a muito tempo. Sempre tive vontade de fazer essa correção, mas nunca consegui, pois os custos são muito altos.
Descobri que talvez seja possivél realizar essa cirurgia pela rede plublica de saúde, se isso for possivel, eu estaria realizado se conseguice farzer atravéz dele.
Dr. eu nunca usei e não uso aparelho nos dentes e a pergunta é a seguinte:
É possivel realizar essa cirurgia sem ter usado o aparelho, ou eu teria que colocar o aparelho para fazer a cirurgia logo em seguida?
Forte abraço!!
Everson
Esse tipo de cirurgia normalmente é realizado em conjunto com o uso de aparelhos dentários porque depois do cirurgião colocar os “ossos no lugar”, os dentes superiores e inferiores precisam ser realinhados para que possam se encaixar perfeitamente. Sem esse alinhamento dentário, o encaixe pode ficar instável e até prejudicar a cicatrização da cirurgia.
Creio, que mesmo pela rede pública, o cirurgião que for lhe operar deve ter algum tipo de parceria com uma instituição de ensino como um curso de especialização, por exemplo, que possa dar conta desta necessidade de complementação do procedimento cirúrgico.
O melhor é você perguntar a respeito disso ao seu cirurgião assim que tiver a oportunidade.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Matos
eu sou a emanuele, e eu tenho 15 anos, e usei aparelho por 6 anos, tirei a 2 dias, pois o meu dentista disse que não havia mais o que fazer no meu caso a nao ser a cirurgia ortognatica. o meu problema é o prognatismo mandibular classe |||.. a parte superior é menor que e parte inferior, gerando uma desarmonia em minha face, e tambem tenho tido dores de cabeça frequentes, meu dentista disse que pode ser devido a esse problema, mas pode mesmo ser por isso?
eu também gostaria de saber a partir de quantos anos aproximadamente posso começar o tratamento para a tão sonhada cirurgia ortognática?
Mas, uma das coisas que mais me amedronta com respeito a essa cirurgia, é com questão a perca de sensibilidade nos lábios, gengivas e queixo, isso acontece com todos os pacientes operados? e se essa perca de sensibilidade acontecer, ela sera permanente ou por um período, e depois vai voltando aos poucos?
gostaria muito de obter respostas a essas perguntas., obrigada desde já
Olá, Meu Nome é Wellington e tenho 21 anos, preciso fazer a cirurgia de ATM pois minha mandibula e um pouco tora para a esquerda, só que meus dentes também e gostaria de saber se eu posso colocar o aparelho normal e realizar a cirurgia assim que tiver condições?
Wellington
Essas perguntas eu não tenho como lhe responder pois não fiz uma avaliação do seu caso pessoalmente. Além disso, cirurgia de ATM é algo que se deve evitar ao máximo e nunca deve ser a primeira opção de tratamento. Sugiro você se consultar com outros profissionais para escutar opiniões diferentes a respeito do seu caso e tomar uma decisão mais consciente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Matos
Então Tava fazendo uma pesquisa na net e aí achei suas informações, que são muito interessante, mas espero que você possa de alguma forma Me ajudar. Então meu esposo esta fazendo tratamento ortodontico e preparando para a cirurgia ortognatica, ele começou o tratamento dentário dele no brasil, So q Nao moramos aí e ele avisou pro cirurgião que Nao teria como ficar aí ate operar. Então ele voltou para casa e resolvemos procurar um cirurgião aki no reino unido, estava tudo ótimo com as consultas ate a ultima que teve que o cirurgião disse que talvez ele vai precisar fazer uma cirurgia perto do ouvido, pq ele acredita q o maxilar dele esta crescendo e precisa ser removida avtal área, a varias questões pq nunca tínhamos ouvido falar disso antes, e ele pode Nao sentir mais o lado esquerdo do rosto. Pode Me ajudar por favor. Existe esse tipo de caso? Pq nunca foi mensionado antes por outros médicos? Obrigada
Raphaela
Alguns cirurgiões acreditam que a cirurgia ortognática precisa ser combinada com uma cirurgia de ATM, a articulação da mandíbula (a estrutura que fica próximo ao ouvido e permite a abertura da boca) quando esta possui algum tipo de problema. A idéia é evitar que ocorra um agravamento da situação na articulação que comprometa a estabilidade da cirurgia.
Infelizmente, as cirurgias de ATM costumam dar muito problema também, de modo que, se o primeiro cirurgião aqui no Brasil, que avaliou o seu esposo, não recomendou é provável que haja alguns bons motivos para não fazer.
Essas discrepâncias de opiniões acontecem porque há muitas linhas de trabalhos diferentes dentro da odontologia. Assim, é muito importante que seu esposo converse com mais de um profissional para ter outros pontos de vista e mais informações para poder tomar uma decisão o mais consciente possível dos riscos e benefícios de cada abordagem.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr. Marcelo, tenho 26 anos e moro em Salvador-BA. Desde adolecencia sabia que tinha uma deformidade facial (classe III prognatismo mandibular), já tinha ouvido falar da cirugia ortognatica, mas tinha medo da cirurgia. Há cerca de 01 ano atras decidi procurar um dentista para fazer a cirugia, foi quando descobri que também tenho disfunção do atm. tenho todos os sintomas, dores na face, na cabeça, fundo dos olhos, zumbido nos ouvidos e estalos na articulação. Roia as unhas ate sangrar quando criança e tenho a mandibula alguns mm para esquerda. Sera que essa foi a causa da disfunção? Sinto que quando fico mais tensa e ansiosa essas dores pioram, tem alguma relação emocional?
Fui submetida a um exame que segundo diagnostico do dentista eu já começava apresentar um certo desgaste osseo na articulação. Entao recebi orientações de mastigação de alimentações e uso da placa noturna para evitar o aperto dos dentes durante o sono, alem de sessoes de acumputura. Fui um pouco indiciplinada com o tratamento depois que senti algumas melhoras, inclusive abandonei o tratamento e parei de usar a placa. Agora estou com dores novamente. Mas também estou muito ansiosa para iniciar o pre tratamento da cirurgia ortognatica e sinto que essa ansiedade piora as minhas dores. O senhor aconselha iniciar o tramento da correção mandibular mesmo com a disfunção da atm?
Laise
Ansiedade, estresse e tensões emocionais, em geral, agravam o quadro de dor, mas não são a causa do problema. Pelo que você descreveu há dois problemas misturados, um é a discrepância esquelética entre a mandíbula e a maxila (o prognatismo que você mencionou) e o outro é uma patologia da ATM. Em termos de tratamento, a questão da ATM é prioritária, pois ignorá-la pode acarretar prejuízos à estabilidade da cirurgia. Isso significa que primeiro precisa ser identificado o que, exatamente, está errado com usa articulação (que pode ou não ter relação com o prognatismo) e tratar com procedimento específicos para a obtenção de saúde articular. Posteriormente, já com a ATM saudável, é que se deve iniciar a parte que irá corrigir a discrepância esquelética propriamente dita.
Converse com seu dentista a respeito e só se submeta a algum procedimento se, relamente, estiver muito segura.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Obrigada pela resposta Dr. Marcelo! Então há como saber se a causa da dtm pode ter relação com o prognatismo? Através de exames? Quais? Já estou provideniando uma tomografia, isso resolve? E se estiver relacionado, a cirurgia ortognatica seria a solução? E se não.Quanto tempo em média, levaria mais esse tratamento da atm? Como mencionei no depoimento anterior, fiz um exame(uma especie de radiografia da face), mas o dentista (que nao é cirurgiao bucomaxilo) nao foi muito claro em qual foi a causa do problema. Entao tem 01 ano que iniciei o tratamento com a plaquinha(que odeio!) e recomendações de mastigação de alimentos. E só isso resolve? E ao longo do tratamento a unica avaliação foi apalpar o osso da madibula para ver se tinha alguma abertura incomum, isso é o correto? Não deveria fazer outro exame?
Minha outra preocupação é que o cirugiao bucomaxilo que me indicaram(muito renomado na area) ignorou o fato da minha dtm e já tenho consulta marcada com um ortodontista, indicado por ele para inicar o pre-operatório. O que faço Dr. Marcelo? Preciso de um profissional que entenda das duas coisas como o senhor. O Dr.também faz cirurgias? Quero tratar a atm, mas não quero mais esperar para iniciar o pre operatorio. Nao poderia fazer o tratamento usando o aparelho? Colocar o aparelho ortodontico pioraria a dtm? O que seria “prejuizos na estabilidade da cirurgia” que mencionou? Deformidade, dores?
Olá Laise
Você perguntou: “Então há como saber se a causa da dtm pode ter relação com o prognatismo?”
Sim, muitas vezes isso é possível.
“Através de exames? Quais? Já estou provideniando uma tomografia, isso resolve?”
Sim, são necessários alguns exames, no entanto não tenho como lhe dizer quais são pois não avaliei seu caso pessoalmente. Quanto à tomografia, é mais uma ferramenta que pode ser utilizada em conjunto com outros dados como o exame físico e a a anamnese.
“(…)a cirurgia ortognatica seria a solução? E se não.Quanto tempo em média, levaria mais esse tratamento da atm? “
A cirurgia ortognática corrige as discrepâncias entre as bases ósseas, no entanto se houver alguma alteração na ATM que esteja sob a forma de doença ativa, mesmo que a cirurgia corrija o prognatismo, pode acontecer uma recidiva do problema. Por isso que é importante definir bem o diagnóstico do caso primeiro. Quanto ao tratamento da ATM, não tenho como lhe dar idéia de tempo, pois não sei o que você tem (ou não) na ATM.
“(…)O que faço Dr. Marcelo?”
O melhor é conversar abertamente sobre estas questões com o dentista ou consultar outras opiniões.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo,
Tenho 50 anos e no desespero encontrei seu site, li e reli os casos mas nada como o meu.
Faz 5 anos que venho sofrendo, SOFRENDO MESMO, com a ATM.
A uns 3 anos fiz radiografias, foi tirado fotos da minha boca de tudo que é geito e me pediram para abrir bastante para que a foto ficasse sei lá de que geito e depois daquilo meu problema se agravou mais e mais…
Na época o dentista propos um tratamento que somente veio a sugar dinheiro mas que em nada resolvia o meu problema. Por um ano aguentei o tratamento e acabei brigando com ele e procurei outro profissional. Fiz próteses novas e aquele aparelho de carílico para colocar na parte superior e inferior da boca para dormir.
… mas a dor continua mais e mais…
A mastigação dói… a cabeça dói… e passo 24hs por dia só pensando o que eu tenho que dói tanto.
Agora procurei outro especialisat que é cirurgião e tenho consulta marcada para ver se finalmente consigo resolver ou amenizar essa dor que me acompanha dia e noite.
As pessoas dizem que tenho um lindo sorriso e não aparento a idade que tenho, mas tenho um medo terrível de ter que fazer cirurgia e ficar com minha boca torta.
Minha pergunta é: Será que esse problema pode se transformar num Cancer???
Por favor me responda!
Abraços,
Maura
Maura
Disfunção da ATM NÃO se transforma em câncer, embora existam tumores que podem ocorrer em ATM. Nada que não se possa identificar e tratar corretamente, com boas chances de sucesso.
Sugiro você conversar com outros profissionais antes de se submeter a uma cirurgia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo
Eu moro em Tanquinho e já sou sua paciente.
Dr. não aguento mais sentir dores muito fortes no pescoço, no ouvido, na nuca, na cabeça, com uma sensação que vou desmaiar, enjoada, frequentemente com dores no corpo, dormência nas mãos, com a memória fraca e dores nos olhos.
Tenho também fibromialgia. não aguento mais sentir tantas dores, já estou desesperada sem ter condições financeiras para iniciar o tratamento.
Não estou aguemtando mastigar por que estou sentido dores fortes no queixo e no rosto.
Todos esses sintomas é por causa da ATM?
Obrigada !!!
Jucileide, fizemos uma avaliação sim, mas se você se recorda bem, a conclusão foi que você tem, realmente, um problema na ATM, mas que não é o maior responsável por suas dores, quando comparado à fibromialgia e aos problemas cervicais que você possui e que precisam ser tratados e controlados primeiro. Isso é muito importante pois são esses problemas que pudemos verificar serem os mais importantes no seu quadro de dor, de modo que é preciso tratá-los antes para só então tratar a ATM. Esse cuidado evitará que você tenha despesas com um tratamento de ATM que não terá a melhora que você deseja no momento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo Matos,
Teno 29 anos,
Sinto muita dor no ouvido, na cervical,na face e região da nuca lado esquedo, quando abro e fecho a boca sinto estalido e a dor no ouvido aumenta, ja procurei varias especialistas: clinico, ortopedista e por ultimo otorrino
que me disse que eu devo ter uma disfunção na ATM, Gostaria de saber se é grave esse problema de ATM e qual especialista devo procura para fazer o tratamento adequado. Gostaria que o senhor me ajudasse me indicando um especialista que atenda pelo plano Golden Cros aqui em Salvador.
Grata!
Diana
Disfunção da ATM é um termo genérico que engloba muitas doenças diferentes, de modo que, para saber se é grave ou não, é preciso descobrir que tipo de disfunção você tem e a causa.
Quanto ao plano de saúde, eu não conheço que trabalhe bem com ATM via plano. São duas coisas que não combinam. Sugiro a leitura desse texto aqui: Os planos de saúde e as disfunções da ATM (DTM)
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo, meu irmão realizou uma cirurgia ortognática (Le Fort I + osteotomia vertical + Osteotomia subapical), pois era prognata e laterognata. realizou a cirurgia há quase 45 dias e está prestes a tirar o BMM.
Porém ele tem sentido forte pressão na tempora e ao longo do zigomático no lado esquerdo. Gostaria de saber se é normal ou se pode ser indicativo de anquilose.
Obrigado!
Helen
Não é normal e deve ser comunicado imediatamente ao dentista que fez a cirurgia.
A anquilose, produz um travamento da boca que leva tempo para acontecer, não é imediato e nem possui necessariamente dor.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Helen
No pós-operatório imediato podem ocorrer sintomas assim, no entanto se persistirem devem ser comunicado imediatamente ao cirurgião responsável pelo procediemnto para que ele tome as medidas necessárias.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola dr marcelo meu nome e simone tenho 24 anos tenho um problema que nao consegui arrumar com aparelhos a parte de baixo da minha boca e bem para frente e a de cima e para tras chamao como classe 3 usei aparelho por 11 anos e agora esta voltando tudo como era antes e conforme o meu maxilar cresce a lingua cresce junto esta cirurgia ortognatica vai me ajudar e qual os riscos que ela pode me causar por favor me ajude me indique algum especialista neste caso sou de cruzeiro estado de sao paulo obrigado
Simone
Há realmente situações em que a cirurgia ortognática é a melhor opção para criar uma harmonia entre a arcada superior e inferior, mas como toda cirurgia, tem riscos, benefícios e limitações que podem ser melhor explicadas a você por um cirurgião bucomaxilofacial que te avalie pessoalmente.
Sugiro entrar no site do conselho federal de odontologia e localizar alguns nomes no seu estado e cidade.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, como vai. Sou gilvanda e tenho 36 anos. Há algum tempo tenho notado que ao falar ouço estalos no ouvido esquerdo, muitas vezes quem está perto de mim também consegue ouvir. Fui ao médico ele achou que era uma inflamação e receitou alguns remédios, não melhorou. vi num programa de televisão falando sobre atm, acho que o meu problema pode ser esse, pois ao falar a articulação começa a dar estalos. Um aparelho dentário resolve o problema? um abraço.
Gilvanda, estalos são um forte indicativo de problemas nas ATM´s, mas é preciso fazer uma avaliação para confirmar. Sugiro a leitura de dois textos para você se situar melhor no assunto:
Estalos na ATM
Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, Me chamo Josy, tenho 26 anos.
Um dentista me indicou a fazer essa cirurgia ortognática.
Mas pelo que pesquisei essa cirurgia é feita em pacientes
que possuem os dentes(o que não é o meu caso).
Fiz a colocação de 11 pinos de implantes a 3 meses.
Vou colocar a prótese fixa, só que antes o meu dentista quer
que eu faça essa cirurgia. É possível realizar essa cirurgia em uma pessoa
que perdeu todos os dentes??
Josy, de poder pode. Mas há questões específicas a serem consideradas em situações assim, tal como o planejamento protético e a compensação que este pode fazer do problema.
O melhor é você conversar a respeito com o cirurgião bucomaxilofacial e ter certeza que o planejamento entre ambos (cirurgião e protesista ) esteja integrado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo. Tenho 32 anos e de outubro de 2010 pra cá, estou sofrendo com dores dos dois lados do rosto. É uma dor diferente. Primeiro começou só no lado esquerdo irradiando pra cabeça. Fui a um dentista que me passou uma placa de acrílico e consultas semanais para ajustes, com uso ininterrupto (só tirar para me alimentar). Passou-se um mês e me sentí melhor. Só que em dezembro começou a doer dos dois lados do rosto e procurei uma especialista em ATM que disse que era DTM. Continuei usando a placa e tomando dorflex (que não resolve nada e tylenol idem).
Todos os dias sinto dores e o único exame que solicitaram foi uma panorâmica (que mostra os quatro molares inferiores tortos para dentro decorrente da falta dos primeiros molares). O primeiro médico me falou que após trinta dias do uso ininterrupto da placa, poderia colocar o aparelho ortodôntico para arrumar a bagunça que tá por aqui.
Já a especialista em ATM falou que eu só poderia corrigir a má oclusão após tratar essas dores (que eu não sei quando vai embora e se vai já que sinto desde outubro!). Resultado: minha boca trava fechada com somente no máximo um centímentro de abertura.
Me ajude por favor: devo fazer uma RM ou TC para averiguar o que há de verdade e o que tomar para passar as dores ou melhor, o que fazer para me livrar delas. Drama total a minha vida está Dr.Marcelo. Agradeço muito qualquer orientação.
Obrigada.
Marinete
Se a especialista que está acompanhando seu caso não lhe solicitou estes exames, você deve então conversar com ela a respeito do porquê e do ponto de vista dela. Também não adianta forçar o profissional a solicitar um exame que ele(a) não costuma incluir no seu modo de trabalhar pois, em circunstâncias assim, acaba não sendo efetivamente aproveitado, resultando apenas em perda de tempo e dinheiro. Enfim, seja RM, TC ou qualquer outro exame, só vale a pena se o profissional que solicitou sabe como utilizá-lo para obter o máximo de benefício para o paciente.
Para passar as dores, considerando uma disfunção da ATM, não é questão do que tomar para melhorar, pois remédios tem efeito muito limitado para este tipo de problema. O que é importante é identificar as lesões estruturais, as implicações funcionais, correlacionar com os dados clínicos e definir quais as reais causas do problema, bem como sua extensão e possibilidade de tratamento. Assim, sugiro que volte a conversar com sua dentista a respeito de como os sintomas continuam a ocorrer e verificar com ela como poderia ser reavaliado o diagnóstico. Caso não se sinta segura com as informações, lembre-se que é de direito do paciente buscar outras opiniões.
Nesse sentido, minha sugestão é que procure um profissional com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá,meu nome é cristina tenho 32 anos,levo uma vida um pouco triste em relação a minha aparencia,pois tenho uma alteração na minha mandibula,me sinto muito feia,meu sonho é fazer essa cirurgia,mais ela custa muito caro e moro no interior da paraiba fica dificil para mim correr atras de algum hospital universitario,gostaria que vc me passase o emal de alguem que me oriente quanto a essa cirurgia
abraço
cristina
tenho que fazer a cirurgia ortógnatica,meu cso é classe 3,meus dentes inferiores passa uns dois sentimetro dos de cima.mas o meu maior problema é o custo dessa cirurgia,não tenho nem nenhuma condicões de pagar nem a metade dessa cirugia,gostaria de saber se o sus cobre todos os gastos,porque ouvi dezer que o sus cobre uma parte,mascomo não tenho condisões de pagar nem a metade,fico preocupada!!!!!!me ajuda doutor!!se sabe um hospital peo sus?obrigadoooooo!!!!!
Nilma
Não sei lhe dizer se o SUS paga este tipo de cirurgia, no entanto sei que você pode conseguir este tipo de procedimento junto a instituições de ensino que atendam pacientes como parte do treinamento dos profissionais que estão em residência ou em especialização.
Entre em contato com o conselho de odontologia de seu estado e veja onde há desses cursos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi!!! Poderia me informar algum bom profissional aqui no RJ? Ha um tempo iniciei um tratamento mas nao tive um bom resultado e muitos gastos. O dentista falou que tenho DTM. Percebo que estou com uma diferenca na face. Estou ficando preocupada e também com receio de ir para outro profissional e gastar, gastar, gastar e não ter sucesso. Esse problema na face tem solução?? Também tenho dores de cabeça frequentes e mordo muito minhas bochechas… Desde já agradeço a atenção.
Patrícia
Infelizmente não conheço um nome para lhe indicar aí no RJ. Por isso que criei um tópico com dicas de como encontrar bons profissionais: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Quanto ao gasto excessivo com este tipo de problema, uma sugestão é não iniciar nenhum tipo de tratamento enquanto todos os aspectos do diagnóstico estejam concluídos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola, eu preciso fazer cirurgia ortodontica superior pra por aparelho depois. tenho 29 anos. gostaria de saber se o sus oferece este tipo de cirurgia ou parte dele e o que devo fazer se oferecido.
obrigada
Elisângela, eu não sei se o SUS oferece. Converse com algum cirurgião de sua cidade que certamente ele poderá te informar melhor.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, tenho 26 anos e vou fazer uma cirurgia ortognatica, estou usando aparelho a quase dois anos, meu médico falou que minha boca é pequena e meus dentes de tras bem profundos por isso o aparelho me machuca muito nos dentes do fundo, emfim, quero saber se depois da cirurgia ainda vou usar aparelho e por quanto tempo, se a cirurgia é demorada e como é o pós operatório.
Sueli
Essas dúvidas devem ser tiradas pelo seu dentista pois eu não sei qual é exatamente o seu planejamento e, portanto, qualquer irfomação que eu lhe der pode ser inadequada. A única coisa que posso informar, é que em linhas gerais, é que as cirurgias ortognáticas são realmente utilizadas em combinação com a ortodontia, justamente para solucionar questões de posicionamento dos ossos e espaço na boca para os dentes de modo que, quando são bem planejadas, os resultados em termos de alinhamento dentário e facial costumam ser muito bons.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Obrigado pela resposta, mas tenho outra pergunta. Eu faço o tratamento na NAPodonto (Abeno) em São Paulo, como médico, o que o Sr. me diz dessa clínica?
Sulei
Não conheço a clínica.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola tudo bem? Sou Regiane tenho 25 anos e, 6 meses atras a minha mandibula travou com algumas sessões de fisioterapia consegui uma abertura que me deixou mais confortavel uso tambem a placa de acrilico para dormir pois sinto dores nas mandibula, estalos nos ouvidos entre outros,gastei o que não pode, nunca nenhum desses profisionais que me atenderam me pediram nem um tipo de exames, o meu dentista me recomendou mais alguma sessoes de fisioterapia estou meio reciosa como pode me encamilhar para um fisio se nem exame me pede. Preciso que me indiquem aqui em Brasilia alguem que possa me acompanhar, se conhecer algum publico melhor ainda. Obrigada
Regiane
Infelizmente eu não conheço nenhum serviço de atendimento público para os problemas da ATM em Brasília. Mas talvez o Dr. Afonso Teatini possa lhe ajudar. O e-mail dele é: afonsoteatini@hotmail.com
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite!
Faço tratamento com o Dr. Afonso Teatini e é bem provável que meu caso seja de cirurgia ortognática, após o tratamento. Há um cirurgião excelente, e o Dr. Afonso conhece tb: Diderot Parreira. Ele é otorrinolaringologista e cirurgião crânio maxilo-facial. Já fiz cirurgia com ele de desvio de septo. Os dois são absolutamente confiáveis e competentes! http://www.drdiderot.com/
Olá, o meu nome é Marco, e meti aparelho ortodôntico á 3 dias, tenho prognatismo mandibular, o maxilar superior estreito e recuado e vou realizar uma cirurgia ortognatica em cerca de 7 meses para avançar e expandir a maxila, e recuar tambem a mandibula.
Contudo estou com umas duvidas que me deixam nervoso, passo a expô-las:
-Não sinto dores mas quando abro a boca oiço um crepitar junto aos ouvidos(principalmente junto ao ouvido esquerdo), e quando a abro demasiado e depois a fecho a mandíbula faz um movimento para o lado (creio que se chama disfunção da ATM), a cirurgia ortognática também irá resolver esse problema? O cirurgião com quem falei diz que sim, mas já li várias vezes na internet que a cirurgia ortognática não resolve as disfunções de ATM, afinal resolve ou não resolve?
-A segunda dúvida é se, após a cirurgia e a remoção dos aparelhos e após usar o aparelho de contenção existem grandes chances de os dentes voltarem a ficar tortos
Agradeço a atenção, cumprimentos.
Marco Correia
Cirurgias ortognáticas são excelentes para corigir diferenças de proporções ósseas na face tais como prognatismo e retrognatismos, mas não tratam os problemas próprios da ATM. Há um grupo no Brasil, que segue a linha de um pesquisador americano, que usualmente combina as cirurgias ortognáticas com cirurgias de ATM, na tentativa de controlar uma das sequelas (relativamente) comuns das cir. ortognáticas: um processo degenerativo articular conhecido entre os cirurgiões bucomaxilofaciais como degeneração articular idiopática.
Veja, por exemplo, o caso que postei nesse tópico aqui: Cirurgia ortognática – devo fazer? Trata-se de um caso publicado em um revista científica nacional, onde o paciente desenvolve um acelerado processo degenerativo das ATM´s após a cirurgia.
Enfim, se você tem sinais de problemas na ATM, é preciso procurar um dentista com experiência em patologia da ATM, que investigue o problema e trate de acordo com as necessidades que forem encontradas e isso implica procedimentos NÃO CIRÚRGICOS próprios para esta área. Após recuperar a saúde de suas articulações da mandíbula, aí sim, você pode fazer os mais diversos tratamentos odontológicos reabilitadores (ortodontia, protese, cirurgia ortog., etc.).
Quanto à segunda dúvida, sim, sempre existe o risco dos dentes “entortarem” de novo pois os dentes se acomodam na posição de equilíbrio das forças que atuam na boca em função da pressão da língua, lábios e mastigação. Logo, se tais forças não estiverem no mesmo ponto de equilíbrio que os dentes, estes irão modificar suas posições. É por isso que muitos dentistas usam a contenção ortodôntica.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo.
Tenho 26 anos eu tenho a mordida cruzada e assimetria do queixo. Aos 18 anos fui em uma dentista e ela me disse que o meu caso só resolveria com intervenção cirúrgica, quando ela me apresentou os valores quis morrer. Ontem mais uma vez sai do consultório de outra dentista desanimada, com o valor da cirurgia eu poderia comprar um carro popular. Porém não desisti ainda. Essa mesma dentista me indicou o Hospital da Face, o senhor já ouviu falar? Será que os custos são menores?
Eu entendo que um dentista passa anos e anos estudando muito e que a maior parte do tempo a sua maior companhia são os livros, mas as pessoas que não tem muito dinheiro também têm o direito de poderem recuperar sua auto-estima.
Agradeço a atenção
Ellen.
Ellen
Cirurgias em geral possuem um valor elevado e não é só pelo tempo de estudo do dentista, embora esse certamente tenha um grande peso na questão, mas há também muitos outros fatores envolvidos tais como os gastos com hospitais, anestesistas, riscos de sequelas cirúrgicas, dentre outras coisas que direta ou indiretamente interferem no custo do procedimento.
Você escreveu: ” (…) quando ela me apresentou os valores quis morrer. Ontem mais uma vez sai do consultório de outra dentista desanimada, com o valor da cirurgia eu poderia comprar um carro popular.”
Bom, tudo é uma questão de prioridade. Perceba que há duas coisas distintas envolvidas na mesma questão: valor e preço. Por exemplo, se você tomar a cirurgia como prioridade e considerar todas as coisas que ela envolve e que o profissonal estará lidando coma VIDA de outra pessoa, a sentença pode ser justamente o inverso: ” Que carro caro! Custa o mesmo que uma cirurgia (onde a vida de uma pessoa está em jogo)!!!”.
Isso acontece porque atribuímos valores às coisas de acordo com nossa escala de prioridades e nossos valores pessoais! Vejamos novamente o exemplo do carro, digamos que alguém lhe ofereça duas opções, um carro de luxo e um popular ambos por R$35mil. Ora um popular por este preço estaria demasiado caro e um carro de luxo estaria muito barato, correto?! Ambos possuem o mesmo preço, mas atribuímos valores diferentes para cada um e isso é o que define nosso conceito de caro e barato…
Bom, voltando às suas perguntas, sim , já ouvi falar do Hospital da Face. Eles são bem conhecidos na área de cirurgia odontológica de face, entretanto não sei a respeito dos custos deles, talvez valha a pena você ir lá ver pessoalmente.
Você escreveu: “(…) mas as pessoas que não tem muito dinheiro também têm o direito de poderem recuperar sua auto-estima.”
Concordo plenamente. Assim como todo mundo também tem direito à segurança, saúde, moradia, saneamento básico, educação, cultura, lazer e todos os demais direitos garantidos pela constituição e que são obrigações do Estado.
Infelizmente, nossa sociedade não é perfeita e precisamos lutar muito por tudo isso que irá depender, dentre outros fatores, da prioridade que a pessoa dá a cada uma dessas questões.
Nesse sentido, minha sugestão é que busque por instituições de ensino como faculdades e cursos de pós-graduações que ofereçam o serviço de saúde que você procura como forma de treinamento para os novos profissionais em formação. Boa parte desses cursos são de boa qualidade mas com vagas restritas, de modo que é preciso ir atrás com afinco.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, Dr Marcelo.
Tenho 29 anos e há doze fiz tratamento ortodôntico, que durou apenas 2 anos, mas continuo com a contenção na arcada inferior, sem nenhuma manutenção nesses 12 anos. Isso me causou um “levantamento” no incisivo central inferior, além de, há uns 8 anos, tenho tido fortes dores na nuca que irradiam pra cabeça, sempre iniciando no lado direito da nuca. Também percebi que faço apertamento das arcadas, as vezes até dormindo. Meu pai tem maloclusão perfil classe III de Angle – andei pesquisando os termos. Tenho disfunção da ATM? Nesse caso, será que foi causada pelo uso incorreto do aparelho ortodôntico ou da contenção que não foi removida? Qual seria a solução para meu caso?
Agradeço a atenção.
Melissa
Dores que se iniciam na nuca e irradiam requerem uma avaliação por um médico especialista em coluna, pois indica a presença de possíveis problemas na própria cervical.
Quanto à causa, na maior parte das vezes o que acontece é que os dentes são alinhados com base em aspectos estéticos e, eventualmente, o posicionamento mais estético não é necessariamente o mais fisiológico, podendo haver algum impacto na ATM. No entanto, para você saber o que está acontecendo no seu caso, é importante você procurar um dentista com experiência em patologia da ATM e fazer uma avaliação, pois ele poderá checar se há realmente um problema na ATM e o peso que o tratamento ortodôntico possui no seu caso em particular.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
Fiz uma bateria de exames necessarios para cirurgia ortognática, porém quando entreguei os dois ultimos exames, o cirurgiao me informou que não estava mais aceitando o meu convenio (Bradesco). Poderia me indicar alguem que atende pelo Bradesco em Brasilia ou Goias?
Desde ja agradeço.
Alline
Ola gostaria de saber quanto custa em media esta cirurgia pois minha esposa tem que fazer e o que presizo pra ela começar o tratamento.
Quem poder me dar mais informaçoes agradeço e por favor se intentifique se por favor obrigado.
Alline, não o conheço quem atenda pelo Bradesco nessas regiões que me perguntaste.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bem, meu nome é tamires tenho 18 anos. estou fazendo tratamento odontologico, há um bom tempo, atualmente tive que mudar de dentista.MAS POR TODOS QUE PASSEI, ME DISSERAM DA IMPORTANCIA QUE SERIA A CIRURGIA ORTOGNATICA, visto que tenho mrodida cruzada, disseram que não conseguiria resolver apenas com aparelho.
Gostaria de saber o valor da cirurgia, e se há alguma possibilidade de fazer por algum convenio,ou por alguma faculdade, visto que esta cirurgia é de alto custo.
agradeço desde já a atenção!
Tamires
Te passei por e-mail um contato de um colega que pode lhe auxiliar melhor com respeito à cirurgia ortognática.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
dr. Marcelo Matos
gostaria de saber como poderia ser operada quanto irria custar e se precisava de usar aparelho ou não, para mim é muito importante ser operada para ver a minha cara bem como as outras pessoas, como poderei ser vista com alguem que me possa ajudar?
Atenciosamente
patty
Patty
Não tenho como lhe responder sem avaliar você pessoalmente. Tenho cirurgiões bucomaxilofaciais que trabalham em parceria comigo que poderiam lhe orientar melhor, especialmente se você tiver disponibilidade para fazer uma consulta com eles. Sugiro que entre em contato com o Dr. Arlei Cerqueira no e-mail: arlei@bmf.odo.br
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Meu nome é Thiago. Tenho 26 anos e estou desesperado. Infelizmente tornei-me um adulto com vários problemas bucais, dentre eles a freq6eente presença de inchaço na gengiva, todos os dentes “tortos” e um problema na estrutura óssea das arcadas superior e inferior.
Nunca comento isso, mas tenho muitos problemas de baixo-estima, graças ao espaço existente entre os dentes da parte superior e os da inferior, pelo qual “escapa ar” quando pronuncio fonemas dentais, o que me impediu de continuar meus estudos de canto no início da adolescência e me envergonho por muitos acharem que tenho a chamada “língua presa”.
Frequentemente surgem fístulas na gengiva. Hoje descobri que terei de extrair um incisivo lateral por conta de uma, mas estou preocupado por saber que o custo de um implante é alto.
No início do ano recomendara-me um dentista. Iniciei o tratamento, mas não tive condições financeiras para prosseguir, especialmente porque me foi indicada a cirurgia ortognática.
Há em São Paulo algum lugar em que essa cirurgia possa ser realizada gratuitamente? Conheço buco-maxilos e dentistas, mas faltam-me recursos nesse momento de desemprego.
Obrigado pela ajuda e desculpe-me pelo desabafo.
Thiago
Pela descrição que você fez da sua situação, é importante que você se certifique que o seu dentista trabalha em equipe multidisciplinar, pois pelo que eu entendi há multiplos problemas sobrepostos uns aos outros.
Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é uma visita a um periodontista e/ou estomatologista que são profissionais especializados em estudar e tratar essas lesões orais que você mencionou e podem, junto com um ortodontista, “preparar o terreno” para uma possível cirurgia ortognática.
Quanto à questão do tratamento gratuito, sugiro dá uma olhada aqui neste tópico: Tratamento gratuito
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde, Dr. Matos
FIco grato pela resposta. Realmente, são tão altos os custos de uma boa formação que, por mais boa vontade que tenham os profissionais, muitas vezes as condições oferecidas pelo serviço público a estes não compensa o “sacrifício”.
Iniciei meu tratamento, por indicação, com um dentista muito bom e bem conhecido no CRO. Mas, como disse, os custos eram altos, porque seus pacientes são de classe B e A e sabemos que isso influencia bastante.
Procurarei outro especialista.
Mais uma vez, muito obrigado.
Thiago Carlos
Olá, meu nome é Renata. Fiz tratamento ortodôntico por cinco anos, foram extraídos 4 dentes e perdi o incisivo central inferior. Com isso o meu rosto ficou muito fino, o meu queixo ficou curto, desproporcional ao meu rosto, me conferindo uma aparencia envelhecida. O meu rosto era quadrado e hoje ele é bem fino, os meus labios perderam o volume , comprometendo consideravelmente meu perfil, digamos que em um ano deste tratamento eu ganhei 10 anos na minha idade. Tenho 30 e todos me dao 45. Antes de fazer esse tratamento eu tinha uma aparencia condizente com minha idade.Os dentes nao se encaixam perfeitamente, com isso os musculos de minha face perderam sustentação. A situação é desesperadora, tanto que com isso passei a tomar antidepressivos. O que quero saber é se existe a possibilidade de abrir espaços para que sejam implantados estes dentes na tentativa de voltar ao que era antes. E se tem, que tratamento seria, cirurgico ? Devido a minha idade não gostaria de ficar mais 5 anos de aparelho. Me falaram da cirurgia ortognatica que e usada para aumentar a mandibula pra melhorar a estetica. Li uma reportagem sobre o intituto machado em Brasilia que e especialista em tratamento ortodontico valorizando as medidas faciais para uma melhor proporcao das medidas facias. Sera que existe algum profissional aqui em Belo Horizonte que possa me ajudar, nesse sentido? Se puder me indicar agradeço.
Renata
Seu relato me chamou a atenção por três aspectos: 1. você tem uma percepção bem apurada do que está acontecendo contigo e fez uma descrição bem visual da situação que, de fato, reflete algumas consequências possíveis de ocorrer relacionada ao encurtamento do arco dentário e às extrações (embora, para algumas mecânicas ortodônticas, estas extrações sejam muitas vezes realmente necessárias); 2. a perda de sustentação dos músculos refletem algum tipo de problema funcional que precisa ser investigado; 3. o impacto dessa questão no seu estado psicológico me parece ter um peso significativo e você precisa ter cuidado para que isso não faça você se precipitar em uma cascatas de tentativas-de-solucionar-o-problema, pois cada “tentativa”, pode envolver cirurgia e/ou outros procedimentos irreversíveis (que sempre envolvem riscos), de modo que, você precisa estar muito consciente da relação risco/benefício.
Como você está tomando medicação específica, acredito que esteja sendo acompanhada por um profissional e isso abre espaço para que você converse com ele a respeito de seus objetivos com relação à sua estética facial e como lidar psicoemocionalmente com os possíveis resultados que você pode vir a ter com futuros tratamentos. Eu estou comentando a esse respeito por um motivo relativamente simples: na odontologia, na maioria das vezes, o que existe é a chamada de “ obrigação de meio“, onde o profissional pode dar o melhor de si, mas não pode garantir, efetivamente, o resultado, pois em saúde as coisas não são matematicamente exatas. Some a isso, a sua percepção acentuada de si mesma, que comentei no primeiro ítem, e tem-se uma situação onde o grau de exigência quanto aos resultados pode ficar muito alto, gerando muita expectativa e ansiedade que, certamente, precisarão ser trabalhadas. Uma possível insatisfação com um novo tratamento, por exemplo, poderia rapidamente gerar uma cascatas de novas tentativas, cada uma delas com seus riscos em um ciclo perigoso para a saúde.
Dito isso e acreditando que você esteja alerta para esses aspectos, a boa notícia é que existem recursos na odontologia para ajudar em situações assim. Em 2009, eu fiz um evento junto com um médico esteticista e alguns colegas dentistas chamado de Combate ao envelhecimento precoce da face realizado em um SPA aqui de Salvador. Nesse evento, abordamos situações exatamente como a sua, chamando à atenção para a recuperação da dimensão vertical (o “volume” da parte inferior da face), tratamento da ATM ( pois problemas na ATM podem “desligar” os músculos mastigatórios que sustentam a face) e correção das proporções dento-esqueléticas, sendo que as “regras de ouro” para situações assim são:
– Identificar quais são as estruturas danificadas
– Investigar o porquê de estarem danificadas
– Avaliar o quanto esses danos interferem na parte funcional
– Detectar se há algum motivo de ordem maior para isto está acontecendo
– Verificar a possibilidade de reversão
– Utilizar inicialmente técnicas REVERSÍVEIS (sempre que possível)
– Se o resultado for bom, aí sim planejar as abordagens que necessitem de técnicas irreversíveis como, por exemplo, cirurgia e ortodontia.
Enfim, há recursos desde que haja preparo para lidar com todos os aspectos envolvidos.
Quanto à sua pergunta sobre indicação, sei que existe muitos profissionais qualificados tanto em Brasília quanto em Belo Horizonte, mas eu não conheço pessoalmente a linha de trabalho de cada um, de forma a me sentir seguro em indicar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, sou de São Paulo, há um tempo que quero fazer a cirurgia ortognática, mas não encontro um bom cirurgião e que de preferencia não seja tão caro, tenho o queixo afinado demais,q óbvio causa incômodo e prejudica na aparência, como o senhor deve conhecer muitos casos assim. Bem então como li indicações suas de médicos, gostaria se poder fazer o mesmo por mim aqui em São Paulo. E se não for pedir demais , mandasse pelo meu email que deixei registrado.
Desde já muito obrigada. Agruardo resposta.
Cristianne
Infelizmente não conheço um nome para lhe indicar em SP…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
entre em contato a APCD.SCS pelo tel 42328333 ou entre no site http://www.apcdscs.com.br
eu conheço um bom
Olá Renata, no hospital das clinicas tem uma equipe que faz esta cirurgia. Me passa teu e-mail que te dou o número do telefone de uma pessoa da equipe.
Dr. Marcelo eu gostaria muito de fazer a cirurgia ortognatica.uso aparelho ha 3 anos,mas eu precisso da cirurgia mais por estetica me encomododa muito e sem falar q ultimamente a mandibula esta estralando do lado direito nao doi,mas quando eu estralo muitas vezes doi um pouco virou uam mania sei q nao é normal.Ao mesmo tempo eu tenho medo de fazer a cirurgia porque já li em site q o labio fica sem sentir por 6 meses ou ate um 1ano ai fiquei um pouco receosa.E tambem nao tenho condiçoes de pagar,pois é muito cara nao tem como conseguir de graça pelo sus.por favor me mande alguma resposta fico muito agradecida.pode ser por o meu email.obg.
Márcia
Todo procedimento cirúrgico envolve riscos e a cirurgia ortognática não é diferente. Para você se submeter a ela, é necessário estar bem ciente destes riscos e procurar bons profissionais.
Quanto ao SUS, peço que leia este tópico aqui: Tratamento gratuito para disfunção da ATM: onde encontrar?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Me desculpe mas esqueci de mencionar na pergunta, quero saber se tem como corrigir através do uso de aparelho????
Oiee!!!
Dr. Sou prognata, mas o meu caso não é aqueles que tem o aumento da mandíbula muito alterada. Gostaria de saber se tem como corrigir o meus dentes fazendo com que eles voltam para trás ou só corrige pelo método da cirurgia???
Obrigada!!!
Nathália
Existem procedimentos de compensação, mas que possuem certas limitações e por isso muitos ortodontistas preferem combinar com a cirurgia, pois esta, quando bem indicada, possui resultados excelentes. Sugiro você conversar com um ortodontista e um ortopedista funcional dos maxilares para ver essas possibilidades.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Prezado Dr Marcelo,
Aproximadamente 10 anos atrás sofri uma luxacao da ATM, Fui bocejar e no processo acabei luxando a ATM.Segui para o hospital, onde após 3 horas foi feita a reducao e atm colocada no lugar. Os mese seguintes foram seguidos por muitas dores, que foram me levando a diversos tratamentos no intuito de elimina-las. Fiz diversos tratamentos, como por ex tens, rpg, acupuntura, usa de psicotropicos, aparelhos moveis, placas miorelaxantes, etc. No final de quase 2 anos acabei fazendo uma artroscopia bilateral da ATM, colocando do arcos de titaneo. Segurima -se anos melhores, onde embora nunca tenha me livrado das dores faciais, elas tenham diminuido.Nos ultimos 8 anos entao com esta melhora, fiquei apenas usando as placas mioreleaxantes a noite p dormir. 2 finais de semana atrás porém voltei a sentir as dores que sentia antigamente.Acordei um domingo de manah com muitas dores e de la p ca nada mudou, apenas dor e dor o dia tdo. Procurei um um ortododontista que disse que minha oclusao e ruim e era precisa usar parelhos, desgastar dentes etc. Fui a um buco maxilo tb, que concorda que a oclusao é ruim e a seu ver uma cirurgia ortognatica e necessaria para que seja corrigida a oclusao e assim me livra das dores. Eu, porém tenho minhas duvidas, uma vez que ja fiz diversos tratamentos e também uma cirurgia, por outro lado nao aguento mais sentir dores.
Nesta segunda vou a outro especialista em campinas, cidade onde moro, o Dr Jorge von Zubem, para pegar outra opiniao. O buco maxilo que mencionei é o Dr Fernando Cesar Davanzo.
Portanto lhe escrevo na esperança de receber alguma opinião / dica sua, bem como perguntar se o Sr. conhece algum profissional na região de campinas que possa me ajudar, muito obrigado.
Jean Paul Malheiros
Dr. preciso de uma cirurgia ortogmhatica
e qro saber qto tempo tenho q usar aparelho ortodontico
para poder fazer a cirurgia ?
como meus dentes devens estar para a cirurgia?
José
Para lhe responder isso preciso lhe fazer uma avaliação clínica, realizar alguns exames e definir quais são as possibilidades e limitações do seu caso. Sem isso, não há como lhe responder.
Sugiro você conversar com seu dentista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola doutor Marcelo Matos.
ontem apos fazer a documentaçao para começar a usar aparelho o dentista me informou que o meu caso so resolve com cirugia buco maxilo, me disse que nao adiantaria eu tentar usar aparelho agora,porem nao faço a minima ideia de por onde começar,nao sei nem os valores.
eu tenho alguns dentes muito tortos alem de ter os dentes inferiores mais pra frente do que os superiores,este o motivo da cirugia,porem eu queria saber se nao ha uma forma para mim somente corrigir os dentes tortos sem precisar fazer a cirugia.
por favor me informe o valor mais ou menos de uma cirugia buco maxilo.
grata
sue
Sue, existem casos que são relamente passíveis de correção apenas com a combinação de cirurgia ortognática e ortodontia.
Mas se você ainda tem dúvida quanto ao seu caso, sugiro procurar uma segunda opinião.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, gostaria que o Sr.me indicasse um profissional buco maxilo
no interior de São Paulo, moro em Ribeirão Preto.
Qual sua opinião no uso da âncora na disfunção da atm.
obrigada!!
Andréia, quanto à indicação de profissionais, peço que dê uma olhada aqui:
Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM
Quanto à minha opinião a respeito de âncoras, eu posso dizer que há alternativas mais eficientes e menos arriscadas. Sugiro você conversar com seu dentista a respeito dos riscos reais, das possíveis sequelas e das alternativas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Doutor
Qdo criança fiz uso da chupeta até os seis anos de idade, porem tenho os dentes para frente.Quero saber se essa cirurgia é indicada. E qual a chance de exito?
Obrigada
Andréia
Em certos casos, as alterações nos ossos dos maxilares causadas por uso prolongado da chupeta, tem sim boas chances de êxito com um tratamento cirúrgico, desde que seja com base em um planejamento bem feito. Nesse caso, o importante é você procurar um cirurgião bucomaxilofacial que conheça bem o assunto, que avalie seu caso e te passe segurança.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo.
Eu sou Classe II retrognatismo, e obtive a informação deum profissional de que essa deformidade poderia me trazer problemas na ATM posteriormente. Hoje tenho 20 anos e a parte estética não me incomoda, pois é algo bem discreto que só um profissional da área que estudou consegue perceber. Mesmo assim ele recomendou que eu fizesse a cirurgia, só que não me falou dos riscos. E estou com medo de realiza-la e quero saber se ela realmente será efetiva funcionalmente num caso como esse, ou se é só por estética.
Obrigada
Dayana
Não conheço seu caso pois não te avaliei, no entanto, posso lhe dizer que cirurgia ortognática não previne problemas na ATM… Além de ser algo irreversível. Certifique-se da necessidade consultando-se com outros profissionais.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Desde já agradeço!
Olá Dr. Marcelo td bem? Gostaria de realizar uma cirurgia de mentoplastia com osteotomia por motivos estéticos, a quem tevo procurar? um cirurgião plástico ou um bucomaxilofacial? Em média quanto custa essa cirurgia?
Wellington
De um modo geral, cirurgiões bucomaxilofaciais realizam esse tipo de cirurgia com mais frequência, entretanto ambos os profissionais podem atuar nessa área. Assim, consulte um profissional que seja bom, de preferência que você tenha alguma referência.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
OLA D MARCELO
tenho 33 anos e um dos meu maiores sonhos é arrumar meus dentes, e sei
que só vou conseguir com a cirurgia ortognatica, que aqui na minha cidade agora tem , mais vai ficar em 16.000 mil reais
quero saber fica tudo isso mesmo?? ou é porque moro no interior,aqui tudo é mais dificil??!!!
estou precisando de uma luz.
muito obrigado!!!
Edilânia
Cirurgia ortognática é realmente algo com o custo elevado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr Marcelo
Fui ao Cirurgião dentista e ele me indicou que fizesse a Cirurgia Ortognática, pois tenho mordida cruzada. Ele também falou que futuramente se eu não fizesse a cirurgia, poderia sentir dores na articulação da mandíbula (mais ou menos a partir do 45 anos).
Porém o meu progantismo é quase que imperceptível, e não me causa problema psicológico algum. Também não sinto dores na articulação da mandíbula.
Gostaria de saber se eu não fizer a cirurgia ortoganática, futuramente eu poderia ter algum problema relacionado a dores na mandíbula? ou se o prognatismo pode aumentar. Hoje tenho 25 anos.
Agradeço desde de já resposta
Gerson
Mordida cruzada não é causa direta de problema na ATM e é mais provável que, caso você venha a sentir dores na ATM no fututro, seja por outro motivo que não a mordida cruzada. O risco de sequelas pós-cirúrgicas é, talvez, maior que o de desenvolver disfunção da ATM pela mordida aberta, ainda mais pelo fato do seu prognatismo ser, como você mesmo mencionou, quase imperceptível.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr gostaria de saber uma coisa
Pq me informaram que essa cirugia pelo SUS demora quase 3 anos pra acontecer demora assim pra se fazer a cirugia?
Douglas
Como não trabalho com o SUS não tenho como te responder essa pergunta.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
eu ja estou com a cirurgia marcada porem gostaria de saber s4 encontro em algum site de como e feita a cirugia
Olá Dr Marcelo!
Sinto muitas dores no maxilar, ouvido e cabeça há 4 anos com constantes estalos ao abrir a boca. No meu estado Sergipe, fui há vários dentistas e fiz uma cirugia de Torus palatino; Mas cada dentista tem uma opnião diferente, o ultimo que eu fui me disse que devo colocar aparelho fixo nos dentes, mas não me informou nada sobre a placa para aliviar as dores no Maxilar, nem me passou nenhum medicamento. Isso me deixa bastante insegura.
Gostaria de saber se deveria procurar um especialista em ATM e DTM ou devo continuar com o otordentista?
Desde já agradeço a atenção e aguardo sua resposta.
Arielle
O ideal é você procurar um especialista. Sei que há alguns aí em Sergipe.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doutor Marcelo!
Fiz a cirurgia ortognatica há 3 meses no maxilar, coloquei o disjuntor 1 semana antes da cirurgia e agora já abriu tudo o que era pra abrir, estou com um espaço enorme entre os dentes da frente. Hoje fui ao meu Ortodontista e ele me disse q ainda nao dava pra colocar o aparelho fixo pq nao nasceu osso nesse espaço entre os dentes. Fiquei um pouco desconfiada pq uma Tia minha fez implante e como nao nasceria osso no maxilar ela precisou tirar um pedaço da bacia pra poder fazer o implante. Gostaria de saber se realmente vai nascer osso nesse espaço aberto mesmo. To passando por um processo que tem que ter uma paciencia enorme e na verdade a minha tá acabando e to achando q ele ta me enrrolando (já que pago as mensalidades desde antes mesmo de fazer a cirurgia). E tbm gostaria de saber se demora mto pra fechar esse espaço?
Por favor me responda, to bem aflita.
OBS: responda por e-mail, por favor.
Obrigada!
Olá Dr. Marcelo, gostaria de saber se a cirurgia ortognatica de prognatismo é feita pelo SUS ou UNIMED. Pois aqui em Florianópolis consultei a seção bucomaxilofacial do hospital universitário da UFSC e estes disseram que não fazem esta cirurgia. Fui na secretaria municipal da saúde e estes não souberam me informar a quem recorrer. Saberia me dizer a quem procurar para conseguir esta cirurgia gratuitamente, pois não é só estética e sim problema funcional de saúde.
Grato
Felipe
Felipe
Como não trabalho com cirurgia ortognática nem com plano de saúde, não tenho como lhe orientar bem sobre esse tema.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor, estou muito preocupado com minha atm, quando faço movimentos com a boca, como: falar, comer, bocejar…ela estala, quero saber se isso tem cura?
Obrigado!
Anderson
O estalo é um indicativo de que uma estrutura chamada de disco articular, que fica dentro de sua ATM, pode estar danificado. Entretanto há outros tipos de estalos que não são patolõgicos. Para saber a diferença, só você procurando um dentista com experiência em patologia da ATM para lhe avaliar.
Cura é um termo que nós, profissionais, utilizamos num sentido diferente do que o público leigo utiliza. Se por cura você quer saber se tem como isso melhorar, vai depender do que causou o problema, ou seja, do diagnóstico diferencial do caso.
Minha sugestão é que você procure ajuda profissional.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Como saber se preciso fazer uma cirugia ortognática. É através de exames?
Dora
Através não só de exames, como também: avaliação física, anamnese, comparação com outros casos, entre outras coisas…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr. Eu fiz a cirugia ortognática, tinha muitas dores de cabeça e por sinais, fortes!, até outros problemas que acabei adquirindo. Depois da cirugia feita, é impressionante, mas não tive mais nenhuma dor de cabeça (seria ATM) ou algo do genero.
Fiz em janeiro, já fazem 8 meses, ainda estou com a parte superior um pouco inchada e ainda não sinto algumas partes, estou me achando bem estranha, meu nariz ficou um pouco menor e menos fino.Isso é normal? Falo muito com meu médico, mas sou muito curiosa. Sei que tem um prazo até 1 ano para arrumar isso e ainda estou com o aparelho nos dentes.
A minha preocupação é que estou me sentindo bem diferente ainda, com o buço bem alto, nariz pequeno e enfim. Nestes casos, há possibilidade de alguma correção (falo de estética) ou não? Parabéns pelo blog!
Vanessa
Mudanças na face fazem parte da natureza das cirurgias ortognáticas. Algumas vezes o dentista pode fazer tudo de uma vez e outras, é preciso fazer mais de uma cirurgia para ir “por etapas”. Como não sei qual foi o seu diagnóstico nem seu plano de tratamento fica difícil comentar qualquer coisa.
Nesse sentido o melhor é conversar abertamente com seu dentista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Preciso fazer a cirurgia bucomaxilo,tenho classe c.
preciso saber preço,convenio,etc…
Gostaria de um médico que me transmitisse segurança e na cidade de salvador bahia.
Fátima
Procure o Dr. Arlei Cerqueira da BMF: http://www.bmf.odo.br
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde!
Você sabe me informar se a cirurgia ortognática pode ser feita pelo SUS?
Desde já, grata pela atenção.
Adriana
Não. Não sei. Mas há muitas instituições de ensino que possuem curso de especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial que aceitam pacientes. Verifique no Conselho de Odontologia de seu estado se há algum destes cursos em sua cidade.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola dr.marcelo!
Parabens pelo seu blog e pelas excelentes orientacoes.
Meu problema e o seguinte: outro dia abri a boca pela manha para bocejar e nao consegui mais fecha-la(minha mnadibula travou e fiquei com a boca aberta) coloquei um pouco de forca para fecha-la e nao consegui, foi ai que notei uma certa “elevacao” no maxilar e apertei em cima com as duas maos e meu queixo encaixou de novo no lugar. isto ja me aconteceu umas 3 vezes e sempre consegui encaixar, mas,tenho medo que de repente meu queixo literalmente caia e eu nao consiga mais encaixa-lo(quando isto acontece nao sinto dor alguma) as vezes quando ando muito tenho a sensacao de tampao no ouvido.
meu dentista falou que devo procurar um buco-maxilo-facial. o senhor pode me indicar algum aqui em PE? qual deve ser o meu problema?
aguardo ansiosa por uma resposta.
Edilma
Em seu estado há excelentes cirurgiões. Procure a Faculdade de Odontologia de Pernambuco – FOP e peça orientações por lá. Pois certamente poderão te indicar bons profissionais.
No entanto, casos de deslocamento e travamento da mandíbula são tratáveis sem cirurgia na maior parte dos casos. Antes de se submeter a uma, avalie todas as possibilidades.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola,dr marcelo!
agradeco pelas orientacoes e desejo-he muita paz e sucesso!!!
Obrigado Edilma!
Marcelo Matos
olá doutor preciso urgente de fazer uma cirurgia ortoguinatica, mas naõ tenho condiçoes de pagar. será que o sus faz? não sei por onde começo.
Valdinéia
Não tenho a menor idéia se o SUS paga ou não. Em casos assim, o melhor é você procurar faculdades e/ou outras instituições que ministrem cursos de cirurgia buco-maxilo-facial, pois eles costumam oferecer esse tipo de cirurgia para pacientes.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
boa tarde
tô querendo fazer a cirurgia, moro no interios da bahia, e queria muito que o Srº me recomendasse algum cirurgião em aracaju-se e em salvador-ba, que é o mais proximo.bjsss
Mirta,
Dê uma lida nesse texto aqui:
Indicação de profissionais
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Gostaria de saber se o guia cirurgico é coberto pelo SUS, Sistema unico de Saúde.
João Pedro
Não creio que o SUS pague pelos guias cirúrgicos, mas posso estar errado, portanto converse com seu dentista e tire essa dúvida.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Fiz cirurgia ortognatica e fiquei com várias sequelas, hoje sou uma pessoa com mobilidade bastante reduzida minha face ficou deformada eles mudaram minha identidade de um dia para a noite. Sofro.
Maria Inês
É por esse e outros motivos que eu sempre repito aqui no blog que é preciso se ter muito cuidado com procedimentos que são irreversíveis.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo,tudo bem?gostei muito do blog…estou fazendo o tratamento ortodôntico há 9 meses,não sei quando vou fazer a tal cirurgia ortognastica…mais estou me preparando buscando sempre informações. Gotaria de saber se vou sentir muita dor no pos?eu tenho o queixo projetado para frente,comprido.será que essa cirurgia melhora muito a minha estética?obrigado.
Samuel
Essas perguntas podem ser melhor respondidas pelo Dr. Micael neste site aqui: http://www.mfortodontia.com.br
Escreva para ele.
Atencisoamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo agradeço a sua atenção respondendo às questões formuladas com relação à cirurgia ortognática e a ortopedia funcional, e com certeza vou procurá-lo pessoalmente com uma Ressonância Magnética da ATM para melhor avaliação. Moro em Salvador e isso vai facilitar uma consulta com o senhor.
atenciosamente
Sandra
ola dr sou de brasilia . por calza de um acidente eu fiquei mais de 8 anos sem nenhum dente imferior e aos poucos foi aparecendo um zumbido no ouvido esq e diminuição de aldiçao no dir hoje eu uso protese sobre implante achei que fosse a falta de dentes.mas nada adiantou , quando eu abro a boca ouço uns estralos grande no maxilar e tenho dificuldade para engolir alimentos e quando eu abro a boca ao fechala sinto que ela nao dece reta da uns mancados como se entortasse fisso varias tentativas de descobrir o porque do zumbido e todos os exames dão como normais so me resta descobrir se eu tenho atm e se e a calza deste zumbido , pois li em uma materia que atm pode calzar ate dor no muscolus do corpo ,,, grato nilson cs
Nilson
De fato, existe uma relação entre zumbido e ATM, no entanto não significa que ao tartar a ATM o zumbio desapareça, pois há muitas outras coisas envolvidas no assunto.
Entretanto, pelos sintomas que você descreveu, talvez valha à pena você procurar o Dr. Afonso Teatini aí em sua cidade ( afonsoteatini@gmail.com ) e fazer uma avaliação da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
em complemento à mensagem anterior, gostaria de perguntar se o tratamento através de Ortopedia funcional dos maxilares seria um bom substituto para o tratamento ortodôntico com a cirurgia ortognática?
atenciosamente
Sandra
Sandra, você perguntou:
Certas particularidades do seu caso, como o tipo da técnica mais adequada, eu só poderia responder após uma avaliação, bem detalhada, feita pessoalmente. Mas como afirmei anteriormente, do ponto de vista de prevenção de problemas de ATM é muito difícil estabelecer qualquer relação. Por outro lado, se o objetivo é resolver problemas dentários (ou dento-esqueléticos), provavelmente todas elas podem ser usadas, vai depender das necessidades do seu caso e da habilidade e experiência do profissional que você escolher pois, muitas vezes, são apenas caminhos diferentes para chegar ao mesmo resultado (ou a resultados similares).
Eleja o profissional que você se sentir mais segura com o diagnóstico e plano de tratamento, que lhe passe confiança e siga em frente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr.Marcelo!
Achei super interessante o seu blog e gostaria de saber se em caso de prognatismo mandibular em uma pessoa com 48 anos apresentando apenas estalos eventuais na ATM, o tratamento ortodôntico com cirurgia ortognática para expansão maxilar ou avanço de maxila e mandíbula, podem evitar que futuramente a pessoa venha a ter disturbio de ATM?
Procurei tratamento ortodôntico apenas com a preocupação de prevenir um futuro problema na ATM devido a mordida cruzada e outras falhas na arcada dentária.
Atenciosamente
Sandra
Sandra
Em termos gerais, a literatura científica mostra que nem ortodontia nem cirurgia ortognática previnem o desenvolvimento de problemas na ATM. Aliás, não apenas NÃO previne, como também NÃO TRATA. Escrevi a esse respeito há um tempo aqui no blog… Veja o que diz uma das principais instituições sobre o tema:
Recomendações internacionais quanto às cirurgias da ATM
Se você se interessa em saber mais sobre a relação da cirurgia, ortodontia e ATM, você pode dar uma olhadinha nesses tópicos aqui:
Cirugia e disfunção da ATM (vários tópicos)
Tratamento ortodôntico e disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo
Eu preciso fazer uma ortognática e estou com muito medo. Já fiz a expansão de maxila em 2008. Tenho retrognatismo. Houve já um desgaste bastante signativo na atm. Em outubro faz 2 anos que estou ussando aparelho ortodôntico e em novembro 2 anos que fiz a expansão de maxila. O que acontece se eu não fizer a ortognática?
Abço
Marla
Não há como eu prever se você não fizer a ortognática pois não conheço o seu caso nem fiz uma avaliação pessoalmente…
Entretanto, se seu dentista tiver feito uma programação onde cada uma dessas cirurgias já fazia parte do planejamento inicial e você já estava ciente disso, desistir de uma etapa agora, talvez possa prejudicar o que seu dentista havia previsto para seu caso. Converse com ele a respeito de suas dúvidas e da real necessidade da cirurgia, os riscos e benefícios e aí tome a decisão.
Quanto ao “desgaste” na ATM, a única coisa que posso dizer é que ele precisa ser investigado, pois pode ser a consequência de diferentes problemas e não há evidência científica que mostre que a ortognática ou qualquer outro tipo de cirurgia vá resolver essa questão. Para isso há outros procedimentos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Dr. Marcelo O quer dizer alteração degenerativas em ATTM?
Camila,
Quer dizer que a articulação da mandíbula apresenta lesões progressivas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo,ultimamente tenho sentido várias crises de ATM, já fiz vários tratamentos com alguns especialistas e de nada adiantou. No momento recorri a medicina alternativa – acupuntura, mas ainda tenho crises terríveis, estou sempre a base de um relaxante muscular e/ou analgésico. o que devo fazer ??? A quem procurar ???? Grata pela atenção
Aline
Você escreveu:
Sempre que vejo um relato como esse, eu fico curioso para saber qual foi o diagnóstico, você sabe qual foi o seu?
Pergunto isso, porque quando há um histórico de múltiplos tratamentos é sinal que pode ter passado alguma coisa despercebida no processo de diagnóstico.
Dê uma lida nesse tópico aqui: O que entendemos por diagnóstico em patologia da ATM?
Por essa pergunta ser bem frequente aqui no blog, fiz uma postagem para tentar ajudar quem estiver passando por uma situação como essa sua: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Dr. Marcelo estou me preparando para um cirurgia ortgnática.. e como quero coletar várias opinioes a respeito,gostaria de saber se no meu caso que é a ATM, a cirurgia ela sana as dores ?
Na rotação de mandibula é necessario que se coloque os pinos de titânio?
É possivel,fazer a cirurgia sem o aparelho ortodontico?
A guia que colocamos na cirurgia,é necessaria quantos dias?
Camila, você escreveu:
Tudo que eu poderia mencionar sobre a cirurgia ortognática eu mencionei na postagem inicial deste tópico. Além dele, há também outros relativos a esse tema que, talvez, valha a pena você ler:
Quando a cirurgia da ATM falha…
Veja esse relato dessa internauta aqui: http://www.patologiadaatm.com.br/quando-a-cirurgia-da-atm-falha/#comment-122
E estes tópicos aqui:
Eu tenho DTM e meu dentista disse que tenho de fazer uma cirurgia ortognática, devo fazer?
Recidivas cirúrgicas, disfunção e patologia da ATM
Boa leitura!
Marcelo Matos
Boa Tarde Dr.
Com quem eu deveria fazer a operação o médico ou cirurgião dentista? pois o medico na hora da cirurgia e da anestesia se acontecer algo comigo ele sabera oq fazer e o cirurgião dentista? um teve q estudar mais q o outro… !????
Tiago, você escreveu:
O cirurgião dentista também deverá saber o que fazer.
Se a operação a que você se refere é uma cirurgia maior como a ortognática, fique certo que se for um dentista, deverá ser um profissional que passou por um extenso curso de formação na área de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial e se preparou para este tipo de procedimento.
Além do mais há um anestesista na sala responsável pela manutenção da vida do paciente no transoperatório.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá !
ACHO MAIS SEGURO FAZER COM CRANIOMAXILOFACIAL.PENSO TAMBÉM, QUE A FORMAÇÃO DO DENTISTA É MAIS RESTRITA.
Dr. Marcelo, gostaria de uma opinião sua, meu namorado tem 34 anos, ele tem a mandíbula pra frente, não sente dor nada, ele já passou por alguns dentistas que lhe disseram que o caso dele era de cirurgia ortognatica, agora, o último dentista que ele está indo, disse que consegue melhorar apenas com o aparelho, será que podemos confiar? Pois a cirurgia é muito cara. Sei que é complicado opinar sem ver o paciente, mas pelos seus conhecimentos, tem como reverter um caso que precisa de cirurgia utilizando apenas aparelhos? Desde já agradeço a atenção.
Fabiana
Fabiana,
Isso é o que os ortodontistas chamam de “compensação” e como tudo há seus prós e seus contras…
Sim, em alguns casos pode haver como reverter sem cirurgia, principalmente em crianças. Mas exatamente como você disse, “é complicado opinar sem ver”, não há como eu opinar com relação ao caso do seu namorado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DR. Macelo gostaria de saber qual a sua conduta mediante casos de reabsorção condilar, seja ela pós operatória ou pré (tratamento orto cirurgico), ou ainda em casos idiopáticos que surgiram repentinamente? Você indica protocolos medicamentosos incluindo doxiciclina e nortriptilina.
Muito obrigado
Fábio Costa
ola Dr marcelo
primeiramente quero parabenizar pelos temas abordados,
segundo queria dizer , que você relata nesse tema que o alinhamento dos dentes e sua correção é com finalidade estética ,tanto para a arcada como para face em si , inclusive sublinha a palavra estética.
Realmente a estética tem um fator muito importante nos
tratamentos ortodônticos ou orto cirurgicos , porém ela é apens uma consequência do alinhamento e posicionamento dos dentes entre si , e sua estrutruras adjacentes , com lábio, língua , musculos , crânio etc….
Grato….
parabéns
Dr. Denis, seja bem vindo ao blog!
De fato, há alguns aspectos morfofuncionais relacionado aos tratamentos orto-cirúrgicos como, por exemplo, o ganho de espaço nas vias aéreas em certo tipo de cirurgia ortognática, a melhora do sigmatismo e da interposição lingual após correção de mordida aberta, dentre outras coisas. Tenho consciência disso. Entretanto, do ponto de vista da correção funcional relacionada ao sistema mastigatório ( correção dos ciclos mastigatórios, da cadência e simetria muscular, da cinemática mandibular, da biomecânica articular, etc), a cirurgia ortognática apresenta muitas limitações. Atendo muitos pacientes por semana que já passaram pelos mais divesos tipos de abordagem cirúrgicas destinadas a tentar uma correção funcional (ortognática, ortognática combinada com reposicionamento de discos com âncoras, combinada com artroplastia, etc) e quando vou avaliar funcionalmente, verifico que há uma série de problemas, a despeito da boa harmonia esquelética facial (estética) obtida.
Perceba no entanto que não sou contra cirurgia, pelo contrário reconheço o valor delas e considero extremamente importantes para correção de certos defeitos esqueléticos, inclusive, tenho dois cirugiões buco maxilo faciais em minha equipe. Entretanto, reconheço também que a indicação das mesmas (cir. ortog. e similares) para tratamento de patologia da ATM é que apresenta restrição.
Se você navegar aqui pelo blog, verá muitos depoimentos de pacientes que ratificam esse aspecto. Dê uma lida no seguinte relato de uma internauta: http://www.patologiadaatm.com.br/meu-artigo-de-atm-reconhecido-internacionalmente/#comment-1387
Atenciosamente,
Marcelo Matos
a cirurgia ortognática é uma cirurgia de risco?
e o procedimento cirurgico, exige o uso de transfuções de sangue?
pode usar um recurso alternativo ao sangue que me garanta sucesso? Quais?
atenciosamente luna
Saudações.
Tenho dtm, atualmente uso a plaquinha, o que não deu muitos resultados no alívio das dores. A cirurgia foi indicada por que tenho uma assimetria considerável na face, e minha mordida e tatalmente cruzada. Mas a pergunta é a cirurgia vai tratar as dores?
e quanto custa para fazer a cirurgia?
ela vai corrigir o desvio no meu queixo? A estética me incomoda muito.
Aguardo resposta
atenciosamente
luna
Luna, você escreveu:
Não, necessariamente. A cirurgia irá atuar na consequência (a aassimetria). E caso o motivo pelo qual a ATM foi lesionada não for descoberto e tratado, pode ser que o quadro de dor não se resolva e mesmo a correção da assimetria não tenha estabilidade. Um princípio básico nessa área é que só se entra com algum procedimento irreversível, como é o caso da cirurgia ortognática, quando já se estabilizou a ATM e os sintomas.
Essas perguntas podem ser melhores respondidas pelo cirurgião buco-maxilo-facial.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Isso varia de acordo com o profissional. Não há como eu lhe responder isso.
Essa é, de fato, a parte em que a cirurgia ortognática pode lhe ajudar, mas DEPOIS de já ter uma ATM saudável!
Oi…
Estava procurando algum tipo de tratamento que pudesse amenizar meu caso. Usei aparelho fixo por sete anos. Lutei muito para fazer a cirurgia ortognática, passei 5 anos passando de médico em médico, gastando muito dinheiro com exames enquanto me usavam como cobaia nas universidades e clínicas que procurei para tratar o meu caso. Da última vez que tentei fazer a cirurgia, cheguei a me internar numa clínica conveniada com a univerdisade federal da bahia e de última hora a máquina da anestesia geral quebrou. E não só essa como diversas vezes me programei no emprego, pedi e perdi férias, paguei nutricionista, comprei medicação e aliemntção pra o pós operatório, então foi um processo que me desgastou muito física e psicologicamente. Decidi por tirar o aparelho fixo, pois já estava sem fazer manutenção a quase um ano (o ortodondista falou que só poderia continuar o tratamento após a cirurgia). Já tem um ano e seis meses aproximadamente que tirei o fixo, meus dentes afastaram um pouco e estou com muito medo que voltem para sua posição original. Estava sattisfeita com o resutlado de quando tirei o aparelho, memso sem a cirurgia, mas o ortodontista não pôs o móvel. Não tem algum procedimento que só segurem os dentes na posição sem eu rpecisar fazer a ortognática??? Me responda por e-mail or favor.
Giselle,
Fiquei sem entender bem a situação… Você lutou muito e não consegiu fazer a cirurgia?! É isso?
Bom, tem dentista que tenta compensar a discrepância entre a posição dentária e o problema esquelético, mas a estabilidade disso vai depender de muitos outros fatores, especialmente do estado de saúde da articulação temporomandibular.
Sugiro você procurar algum colega dentista com experiência em patologia da ATM, que certamente ele(a) poderá ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. preciso fazer a cirugião ortognática porém por motivo de convicção religiosa, não aceito transfusão de sangue, gostaria de saber se existe algum tipo de recurso alternativo q o profissional possa dispor q substituiria a transfusão de sangue.
Grata
Andrea Cristina
Você escreveu:
Sempre há alternativas, mas no caso em questão, realmente não há nada melhor que sangue para ser utilizado numa possível transfusão. Assim a alternativa seria procurar outro procedimento que não a cirurgia ortognática. Verifique com seu dentista outras possibilidades ou consulte novas opiniões.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Andrea Cristina
Você escreveu:
Sempre há alternativas, mas no caso em questão, realmente não há nada melhor que sangue para ser utilizado numa possível transfusão. Assim a alternativa seria procurar outro procedimento que não a cirurgia ortognática. Verifique com seu dentista outras possibilidades ou consulte novas opiniões.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo, meu filho tem 19 anos, no ano passado em uma visita ao dentista, descobrimos que ele tem prognatismo. Gostaria que me indicasse nome de profissionais do seu conhecimento(ortodontista e cirurgião buco-maxilo-facial), aqui em Brasília – DF, para que possa procurá-los e dar início ao tratamento.
Célia, seria interessante você entrar em contato com o Dr. Afonso Teatini: afonsoteatini@hotmail.com Quem sabe seu filho nem sequer precise da cirurgia?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Caro Marcelo, sou cirurgião e traumatologista bucomaxilofacial e trabalho com cirurgia ortogática para tratamento de desarmonias faciais (especialmente síndromes) e SAOS. Gostei muito da sua abordagem sobre cirurgia Ortognática. Objetivo e correto. A CO (cirurgia ortognática) realmente não tem indicação no tratamento das patologias articulares específicas de ATM, e na verdade, se ela não for executada por um cirurgião experiente (qdo de fato houver uma correta indicação) ela pode até interferir negativamente na saúde do contexto articular (caso por exemplo da abordagem através de osteotomia vertical no ramo mandibular). Lhe parabenizo, mais uma vez, pelo seu blog. Abraço.
Olá Dr. Jeová!
Agradeço pela congratulação e fico feliz que compartilhe desta posição quanto à cirurgia ortognática.
Considero este tipo de cirurgia uma ferramenta fantástica quando bem indicada e concordo que nas desarmonias sindrômicas, esse tipo de procedimento revela-se ainda mais especial pois além do desafio científico de cada caso, ainda há o benefício psicossocial extremamente importante para os pacientes.
Pois é, como sabemos existe condições como a reabsorção condilar idiopática pós-cirúrgicas que podem acontecer, principalmente se não tiverem sido descartadas condições patológicas prévias.
Então, ratificando, nada melhor que uma boa técnica feita sob uma boa indicação com base em um excelente diagnóstico.
Abraço e seja bem vindo ao blog,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
Olá Dr. Marcelo Matos
Eu tenho problemas de prognatismo e estou em fase de tratamento para a cirurgia ortognatica, resolvi procurar o ortodentista e a cirurgiã buco pois é um sonho antigo. Nas minhas três ultimas consultas ao ortodentista, meu maxilar travou. Além de ser uma dor nada agradável, demora para colocar no lugar. Fui informada de que tenho um desvio do lado direito ao abrir a boca e ficar com ela aberta por muito tempo. Me informaram que isso deverá ser corrigido na cirurgia ortognatica. O Senhor acha que essa informação que me passaram esta correta? Irei realizar os exames de ATM na semana que vem. O Sr. Tem interesse de verificar meus exames? ( posso envia-los através de e-mail). Grata
Olá Débora
Certamente a Cirurgia Ortognática é uma excelente ferramenta para correção do prognatismo, entretanto é importante que a ATM esteja saudável para a cirurgia, ou seja, primeiro deve-se tratar o que quer que esteja acometendo a ATM para somente depois pensar na cirurgia ortognática, pois este tipo de procedimento NÃO TRATA AS DOENÇAS DA ATM!!!
Quanto à informação que te passaram, eu não tenho como te responder sem avaliar seu caso como um todo. O que posso fazer é sugerir de antemão que realize mesmo os exames para a ATM, solicite um diagnóstico por escrito do seu dentista e persistindo as dúvidas, procure uma segunda opinião.
Caso queria uma opinião minha sobre seu caso, peço que entre em contato com minha secretária pelo tel.: (71) 3248-4434 ou pelo e-mail: atendimento@marcelomatos.com que ela irá te orientar a respeito de como isto pode ser feito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
Ola eu wellington ricardo presisso mto de uma cirurgia ortognatica pois ja trato este meu caso em um hopital do sus. gostaria mo de saber mas sobre este meu caso.e qm sabe faser esta cirurgia o ms breve posivel pois ainda nao meu nome nao se encontra na lista de espera.obrigado e aguardo respostas.
Olá Wellington, seja bem vindo ao blog.
Bom, não entendi exatamente qual a sua dúvida, você poderia explicar melhor?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bao tarde douto,eu quero façer + ñ sei guanto custa,se o senhor pode mim dizer o preço…
ficaria grato…
xau…
O quer exatamente você quer fazer?
Se é com relação à cir. ortognática, o melhor é conversar com seu dentista ou procurar um cirurgião buco-maxilo-facial que é o profissional mais capacitado a realizar esse tipo de procedimento. Ele terá como avaliar se você precisa relamente ou não desse tipo de tratamento.
Abraço,