Há tempos que os clínicos de diversas áreas notam que há algum tipo de relação entre ATM e postura, mas definir e entender como é esta relação sempre foi bastante controverso na literatura científca.
Um estudo do Centro de Dor Cranio-facial da Universidade de Tufts (Boston, EUA), publicado na Cranio: the Journal of the Craniomandibular Practice, lançou algumas luzes sobre esse tema. Os pesquisadores separaram dois grupos de pacientes, distribuídos de forma randomizada (um procedimento de distribuição aleatória para evitar erro na pesquisa), e através de sistemas computadorizados alteraram a postura do corpo para ver o que o que acontecia com a mandíbula e vice versa. Os autores chegaram à conclusão de que o sistema postural do corpo afeta a posição mandibular e que a posição mandibular afeta a distribuição do peso do corpo!
Claro que mais pesquisas são necessárias para entender cada vez melhor essa relação entre ATM e postura e por isso estarei sempre trazendo novidades sobre esse tema.
Keep coming back!!!
Marcelo Matos
Olá Marcelo , a mais ou menos dois anos descobri que estava com ATM e a mais ou menos um mês descobri que estou com escoliose . Queria saber se a ATM e escoliose tem alguma ligação .
Karina
Sim, existe uma relação entre a ATM e coluna, embora você encontre muitos trabalhos científicos epiemiológicos dizendo o contrário e, consequentemente, muitos dentistas que irão discordar do que estou escrevendo. No entanto, existe também muitas evidências científicas importantes confirmando essa relação e há testes clínicos que podem ser usados para verificar se em um paciente, em particular, a ATM (e também as vias aéreas) está(ão) ou não influenciando a postura.
Eu particularmente recebo, encaminhado por fisioterapêutas, muitos pacientes com dores de coluna, escoliose, anteversão de ombros e outras alterações relacionadas a coluna, para avaliar se o problema é descenente, ou seja, influenciado pela ATM, ou não.
Nos casos que os pacientes apresentam escoliose funcional (que não produziu ainda deformação nos corpos das vértebras) e que tratam a postura com fisioterapêuta, mas que ao parar o problema recidiva (retorna), é provável que dentre outras coisas, haja uma influência da ATM importante na manutenção da escoliose.
Se for esse o seu caso, sugiro procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Como é feito o diagnostico da Dtm? E quais sao os exames
Suzana, em “DTM” há muitos profissionais que se baseiam apenas em exame físico e anamnese ( a entrevista com o paciente) complementando eventualmente com algum exame de imagem básico. Por outro lado em Patologia da ATM (veja o artigo que escrevi no meu site: “Disfunção vs. Patologia da ATM” para endender melhor o porquê dessa diferenciação) o diagnóstico é dado através de um processo de investigação que tem como objetivo corrigir os problemas estruturais, funcionais e causais (desde que sejam passíveis de correção), bem como, o controle das doenças sistêmicas de base, quando estas estão envolvidas.
Neste processo, investigamos os danos estruturais envolvidos, suas causas, o quanto esses danos interferem no funcionamento, como podem ser revertidos, dentre outras coisas.
Com essas informações em mãos, conseguimos planejar um tratamento condizente com a necessidade de cada paciente, que vai muito além do controle da dor.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Ana Cláudia!
Esse é um tema bem interessante e bastante controverso… rsrrs
Tem dois artigos importantes sobre essa assunto pois mostraram pela primeira vez de forma mensurada a relação entre postura e mandíbula e entre dentes e músculos:
1. Learreta JA, Beas J, Bono AE, Durst A.
Muscular activity disorders in relation to intentional occlusal interferences. Cranio. 2007 Jul;25(3):193-9.
2. Sakaguchi K, Mehta NR, Abdallah EF, Forgione AG, Hirayama H, Kawasaki T, Yokoyama A. Examination of the relationship between mandibular position and body posture. Cranio. 2007 Oct;25(4):237-49.
Abraço e boa sorte
Oi marcelo.
Eu estou produzindo um projeto de pesquisa sobre ATM e as disfunções posturais.
Gostaria de saber onde posso encontrar mais artigos.
e se tiveres artigos e puderes me enviar seria ótimo!
Agradeço desde já.
Abraços