Recentemente, um extenso debate ocorreu aqui no blog entre eu e um colega dentista, cirurgião bucomaxilofacial. Há muitos pontos interessantes a serem considerados em ambos os lados, de modo que decidi organizá-los aqui nesta postagem, pois a discussão se estende por diferentes tópicos que dificultam o acompanhamento dos demais internautas. Assim, para quem se interessa sobre o tema cirurgia de ATM e tem paciência para ler todas as postagens, vale a pena ler os comentários abaixo:
Início da discussão no tópico sobre cirurgia e disfunção da ATM: 02/06/2012 às 20:12
Continuação do debate no tópico sobre artroplastia: 08/06/2012 às 08:23
Comentários no tópico de dormência facial: 09/06/2012 às 15:21
Comentários no tópico sobre regeneração de côndilo: 18/06/2012 às 17:37
Dr. Marcelo,
Sofro de dores de cabeça há cerca de 18 anos (estou com 47). Moro no Rio de Janeiro. Tenho mordida aberta anterior e, segundo dentistas, não tenho problema na ATM, mas sinto dores na parte posterior da cabeça, sinto o masseter e a ATM um pouco dolorido. Uso placa, tomo amitril, aplico calor e gelo no local da dor e uso torsilax quando a dor aumenta. Somente tenho contato no 2º molar. Não tenho contato em nenhum dos outros dentes. Dizem os dentista e eu tenho quase certesa que a dor decorre desta péssima oclusão, por isso eles sugeriram cirurgia ortognática após tratamento de ortodondia. Aqui no Rio, um dos especialista em ortognática (Dr. Paulo Medeiros) defende que a cirurgia somente devolverá a oclusão, mas poderá não surtir resultado desejado em relação a dor. Por favor, qual sua opinião?
O Sr. pode me indicar algum especilista na cidade do Rio de Janeiro?
Olá xará
Não tenho como emitir uma opinião específica sobre seu caso sem te avaliar antes, mas a posição do colega cirurgião bucomaxilo é bem plausível, especialmente pelos seus sintomas nos masséteres e ATM. Explico:
Classicamente, se atribui as mordidas abertas ao mau posicionamento da língua ou a hábitos típicos da infância como uso de chupeta e succão de dedo, que são fatores que realmente podem provocar essa situação, mas que apenas uma parte da história…
O outro lado da moeda é que uma quantidade muito grande de mordidas abertas são, em realidade, CONSEQUÊNCIAS, de processos patológicos da ATM. O que acontece é que com a deformação dos côndilos da ATM (chamada de reabsorção óssea), a mandíbula perde o apoio e gira sobre os molares, criando não só a mordida aberta como a própria interposição lingual, pois com essa rotação da mandíbula para trás, reduz-se também o espaço posterior da língua, que tenderá a ir para frente. Em conjunto, isso é o que torna as mordidas abertas uma espécie de pesadelo para a ortodontia e para a cirurgia, pois faz-se a correção da oclusão, mas a mordida aberta recidiva algum tempo depois, mesmo quando se faz exercícios de fonoaudiologia para “reeducar” a língua. Pois a mesma segue sem o espaço e a mandíbula segue rotacionando à medida que a ATM avança com o processo patológico. Veja que é exatamente isso que ocorre nesta publicação científica que comentei aqui no blog: Cirurgia ortognática . Se você tem facilidade com o idioma inglês, veja também o artigo que lhe enviei por e-mail.
Enfim, como mencionei, não sei qual é a sua situação , portanto o ideal é procurar um profissional que tenha experiência em casos assim, que lhe investigue a real situação de suas ATM e verifique se a mordida aberta poderia ser relacionada ao outra coisa.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde! Sinto dores de cabeça e na face há anos, fiz agora uma ressonância da atm e os discos sairam do lugar, o médico falou em cirurgia, o que devo fazer?
Espero resposta.
Marta, sem saber o porquê dos discos terem saído do lugar, as chances são grandes de não resolver o problema mesmo com a cirurgia.
Dê uma lida aqui: Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doctor,desde os 12 anos por ai,eu tinha uns estalinhos na região do ouvido quando bostejava ou abria a boca e so eu ouvia,logo não imcomodava tanto,mesmo assim minha mãe me levou a diversos medicos,nenhum sabia o que era,e um disse que era sinusite,fiz um exame e deu positivo,eu tinha sinusite mesmo,então saimos acreditados que era sinusite o meu problema,so que nesse ano de 2013 em que tenho 17 anos,aumento drasticamente,o que so leve estalos que so eu ouvia,se tornou estalos que todos ouvem,dores,deslocamentos,e outras coisas,primeiro eu acordei sentindo estralos mais fortes,depois de um tempo quando eu mordia a comida as vezes dava uma fugidinha meio estranha,ai começou um estalo que dava pra ver os dentes indo pro lado e voltando,fomos ao dentista,ele não soube dizer o que era e emcaminhou para um especialista em atm,so que,esse especialista sofre de depressão e fica varios periodos sem atender ninguem,ai não conseguimos contata-lo e ta dificil achar um medico bom aqui,outro dica quando acordei,alguns movimentos não faziam mais estalos,so que eu sentia uma leve pressão no lado esquerdo da boca e até hj sinto,acho que o disco desloco novamente e não voltou,hoje sinto estalos fortes,em varios movimentos da boca,dores na região que ta sobre pressão e muito,mais muito baixa auto-estíma.o que voce diz do meu caso,e o que devo fazer?
Dr.tenho pouca abertura em minha boca ,tenho 33 anos e parece que cada dia minha boca abre menos,é muito complicado para mim ir ao dentista ,pois sinto dores demais ao ter que ficar com a boca aberta,sao dores insuportaveis ,e entao tambem vem a dificuldade de encontrar um dentista com paciencia ,pois tenho que fechar muitas vezes a boca para conseguir fazer o tratamento nos dentes,nao consigo me imaginar tendo que fazer um canal nos dentes ,pois o tempo seria muito longo e eu nao suportaria a dor,nao sei o que é isso que eu tenho,sera que o Dr poderia me dizer alguma coisa? tenho o formato do meu rosto quadrado,sera que isso tem alguma coisa de haver?muito obrigado.
Dr, recentemente sofri uma lesão no nariz, minha mandíbula desviou para direita. Resultado: comecei a ter dores de ouvido, tontura, crepitação no ouvido, estalos ao abrir a boca. Mas eu sempre tive isso, porém em grau menor. Parece que a pancada agravou isso. Não estou mais aguentando as dores. Seria um caso de cirurgia, para resolver esse problema? Minha fratura foi naso orbital etmoidal unilateral.
Luciano, te respondi em outro tópico: http://www.patologiadaatm.com.br/estalos-na-atm/comment-page-2/#comment-24453
Luciano, em 2011 também sofri um impacto na face com varias fraturas. Cirurgia mesmo, foi apenas para reduzir a fratura do arco zigomático. Em termos de ATM, cirurgia tem indicações bem restritas, basicamente em casos de tumores, fraturas graves de côndilo (algumas fraturas simples, chamadas de “galho-verde” nem sequer necessita de cirurgia) e anquilose. Fora isso, em alguns casos de aderências de disco e fibroses internas, uma artrocentese (simples ou via artroscopia) pode ser de grande ajuda, mas como procedimento auxiliar.
Se você já possuía os sintomas, o mais provável é que o impacto tenha agravado a situação. O melhor é procurar tratamento o quanto antes.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi tenho esse problema de budismo,e disfunção de atm já uso a placa já fiz ajustes oclusal, e começa a dor no ouvido de novo,não aguento mais tanta dor,e minha situação financeira não é tão boa pra pagar mais um tratamento,já não sei mais o que fazer,meu nome Adriana tosato
bruxismo *
Adriana, qual é exatamente teu diagnóstico da ATM?
Dr, Marcelo, faz exatamente 10 anos que tenho esse maldito problema de disfunção das Atms! Sofro demais, não aguento mais!! Ninguém resolve, são 10 anos atrás de alguém competente para resolver meu problema!!! Minha boca não abre muito, sinto dores todos os dias e agora fazendo fisioterapia parece que piorou!! Já fiz vários tratamentos e nada! Por favor, me indique alguém aqui no Rio de Janeiro para me curar disso em definitivo!! Me ajude!!!
Boa noite dr.
Neste momento estou passando por um período de muita dor. Já procurei dois bucomaxilo, porém um não entendia sobre tratamento da DTM, e o segundo indicou acunpultura, o q nao resolveu.
O senhor pode indicar alguém aquo na região de São José dos Campos? Não aguento mais, pois são dez anos de dores e meu lado direito está muito fundo.
Obrigado.
Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM
olha e que eu venho sofrendo deforte dores no ouvido desde bêbê era uma infecsão que nunk acabava operei de um poblema respiratorio e o o medico colocou um aparelhinho no meu ovido q quando a infecção acabasse ele sairia ele saiu quando eu tinha 17 anos hooje tenho 18 e essa dor me incomoda ate hoje eu do canbra no maxila direto agora ja coloquei apaelho 2 vezes mais parei co o tratamento pq eu continuava sentindo do e agora ta voltando a intalar forte e dar cainbra o que eu faço ? e se eu não preucura um especialista esse caso pode piorar ? e qul e o tipo de apreho q tenho q usar? desde já te agradeço …
Kenya, difícil te responder… Sem saber exatamente o que você tem seria muito leviano dizer que tipo de tratamento tem de fazer.
[…] muito tempo que escuto críticas e ataques de colegas, justamente por participar de uma escola com linha de trabalho que tem demonstrado que […]
Prezado Drº Marcelo Matos,
Acompanho o seu blog a muito tempo, mesmo porque, tiro minhas dúvidas e isso também me conforta. Na ultima vez nos falamos, o senhor me indicou ler o debate e me disse que cirurgia não era algo bacana.
Agora eu lhe peço por favor que me responda com toda sinceridade, pois já não aguento mais esse fardo. Eu estou uso de bromazepam 3mg, 3x ao dia, trileptal 2x ao dia, amitril 2comprimidos a noite e tramal de 100mg, 2x ao dia, uso a placa rigida durante a noite e a resiliente após as aulas ( sou professora), fazer respiroterapia e fonoterapia e respiromastigação, além da acumputura. Hoje me encontro num estado sem dor,mas sei que isso só ocorre devido a medicação, pois se tirar o tramal nem posso respirar… O médico havia me dado um laudo de DTM em 2011 e em maio de 2012, disse que eu tenho bruxismo refratrio e que isso não tem cura e que vou viver nessa situação para sempre.
Bem, minha vida acabou e quando digo acabou é pq não tenho mais tempo pra nada, nem pra trabalhar, pois minha vida de hospital ficou intensa.
Na minha ultima ressonância o laudo foi o seguinte: Discreta esclerose subcondral no côndilo mandibular e eminência temporal direitos. Condilos mandibulares à esquerda e eminência temporal deste lado de aspecto anaatômico. Ausência de derrame articular signifiicativo.
Disco intra-articulares normoposicionados, de aspecto anatômico. Nota-se discreta limitação da execursão do côndilo mandibular direito, estando o mesmo em um plano discretamente posterior a eminência temporal correspondente.
Houve excursão satisfatória do côndilo mandibular à esquerda. Grupos musculares simétricos com intensidade de sinal normal.
O médico já havia feito as aplicações de botox e com esse laudo ele disse que as dores, o estalo e o zumbido do ouvido é tudo psicológico e que não tenho nada.
Tenho mordida cruzada, mas ele não aconselha o uso so aparelho devido as dores.
Tenho hoje exatamente 47kg o que me deixa muito abaixo do IMC normal para minha altura, estou na alimentaaçãao liquida e pastosa não sei nem a quanto tempo.
Minha pergunta é a seguinte: Realmente não tenho nada? E pq os estalos, pois são altos? E as dores são mesmo psicológicas,com tanto remédio que tomo? Minha psiquiatra disse que não tenho nenhum tipo de ansiedaade excessiva, o senhor acha que devo procurar outro médico?
Fico no aguardo e agradeço a atenção dispensado. Deus te abençoe doutor, pois o senhor é um anjo usado por Deus pra nos trazer um conforto diante dessa adversidade que não sabemmos de onde vem e nem pra onde vai.
att,
Adriana Matos
BOA NOITE
RESUMO DO CASO DE MINHA FILHA,FEZ CIRURGIA AVANÇO MANDIBULAR E DEPOIS UMA CIRURGIA DE LIBERAÇÃO ATM,HOJE ELE ABRE BOCA QUASE NADA,MEDICO ALEGA QUE NECROSOU O CONDILO E AGORA O QUE FAZER,PODE DAR UMA AJUDA ELA SÓ TEM 5 ANOS
Adilson, qual foi o motivo da cirurgia de avanço mandibular? Problemas de respiração?
Pergunto pois é uma idade muito precoce para se pensar em avanço mandibular a menos que a respiração esteja comprometida pelo “encurtamento” da mandíbula.
Se há necrose do côndilo, algumas possibilidades precisam ser consideradas:
A criança possui histórico de infecção recorrentes (especialmente garganta e vias aéreas)? Se sim, então pode ser indicio de uma reação autoimune que precisa de um tratamento bem específico. Caso contrário, se não houver infecções recorrentes, pode ser uma sobrecarga condilar em função do avanço, que é algo que requer um cuidado com componentes da ortopedia crânio-mandibular.
Fiquei bastante curioso quanto a esse caso. Como foi detectada a necrose, ressonância?
At.te
Marcelo Matos
Meu nome é Tânia,tenho um zumbido muito alto no ouvido direito que me causa tontura e vomitos,isso está me deixando muito deprimida e sem condições de uma vida normal.Já fiz exames de labiritite que constatou que tenho problema nos dois labirintos,mas as medicações passadas para labiritite não dão resultados.Também,fiz tomografia e resonância do crânio e das vias temporarias do ouvido,esses exames não mostraram anormalidades.Vou procurar um medico que trate ATM,essa será minha ultima esperança,não suporto mais minha vida!
Qualquer novidades sobre esse problema é de muita utilidade para mim.
Prezado Dr. Marcelo,bom dia!
Vc tem algum profissional para indicar na região de SP Capital ou Interior?
Estou indo a varios profissionais para realizar um diagnóstico e ficando mais preocupada com o relato deles sobre o meu caso.
Preciso de alguém realmente especialista e de confiança.
Muito Obrigada
Tatiane
Tatiane, infelizmente não tenho uma indicação de confiança, isto é, que eu tenha visto o resultado do trabalho e tenha certeza que pode lhe ajudar.
At.te,
Marcelo Matos
Boa noite Tatiane!
Estou me recuperando de uma cirurgia das ATM’s. Minha cirurgia foi um sucesso. Tenho artrite reumatóide e atacou a cartilagem das ATM’s. Como já conhecia um cirurgião Buco-maxilo ótimo, pois já fiz outra cirurgia com ele e meu marido também já fez cirurgia no maxilar com ele, fiz esta cirurgia novamente com ele.
O nome dele é WEDER CARDOSO, procure no google que encontrará mais sobre ele, pois é muito gabaritado nesta área, é membro do Conselho Nacional de cirurgia plástica maxilo-facial.
Com certeza indico ele. O consultório dele fica no Real Parque.
Boa sorte!
Olá!Minha mãe sofre de disfunção da ATM há exatos 9anos. Ela apresenta um quadro de extrema dor e travamento 24h por dia.Sou fisioterapeuta e tenho uma irmã dentista.Recorremos a vários profissionais[buco,neuro,psiquiatra,fisio,fono,aplicação de botox,infiltração,lavagem da ATM] todos sem sucesso!!!Percebo muita ansiedade em minha mãe e os únicos medicamentos que ela diz poder tomar são lorax e dorflex.Hoje recebo os resultados da tomo e da rnm com laudo,ambas,de artrose severa.Sei o quanto é difícil uma sugestão sem avaliar o paciente,mas,aceito um palpite.Obrigada!
Patrícia
Existem alguns casos de dor e travamento que podem ser realmente complicados e este de sua mãe pode estar entre eles. Eu precisaria ver os exames para poder dar qualquer sugestão.
Att.,
Marcelo Matos
Doutor Marcelo
Desde q fui diagnostica com DTM, vejo quase todos os dias o seu blog.
Isso pq sinto q meu problema pode ter solução e q posso recuperar minha qualidade de vida. Assim como a colega do cometário acima sofro com minha vida pessoal,social, profissional…
Desde março d 2011 tenho dores na face, ombros, pescoço e costas. Eu começei um tratamento com um especialista em DTM logo q começou a dor, e o q percebi q em vez de sentir alívio das dores e mastigar corretamente estava piorando.Esse doutor estava trantando da minha dtm com desgastes toda a semana da placa de acrílico isso durou 6 meses…tmb percebi q minha mandibula estava torta para o lado esquerdo(horrível).Qnando chegou em um certo momento ele me deu alta, disse q a mandibula ficou estabilizada, e me mandou procurar um ortodentista para terminar o tratamento. Eu até fui atras desse ortodentista, mais achei aquilo muito estranho. O tratamento não resolveu nenhuma das minhas queixas…e ele sempre me falou para procurar um psicologo pq era tudo emocional. Então foi qndo procurando na internet encontrei um outro dentista q além d especialista em dtm era ortodentista…Dr Leandro Teixeira aqui d Curitiba…profissional super competente q achou um absurdo o outro dentista ter me dado alta sem ter resolvido os meus problemas, fiz diversos exames RM, TC, panoramicas etc. desde o começo do ano estou fazendo o tratamento com ele, q consiste em placa miorrelaxante e infiltrações de Ac hialuronico ( já fiz 5 infiltrações). As minhas dores diminuiram muito, agora posso mastigar bem (ainda com alguns estalos) mais não é torturante como antes.Voltei a estudar e a depressão q sofro nesses anos está mais controlada( faço uso de clonazepam 2mg para dormir e cloridrato de venlafaxina 150mg), mais ainda não tenho a “cura” Tenho dores diárias como disse anteriormene nos musculos da face, pescoço e costas…fui indicada pelo Dr Leandro a fazer fisioterapia (RPG) pq meu corpo pende para um lado…eu fazia uso de aparelho ortodontico antes d ter os sintomas da DTM…tinha a mordida cruzada…talvez até por causa da conformação do meu corpo. Tenho assimetria na face, o lado direito eh maior q o esquerdo, desde criança. por isso resolvi colocar aparelho, achei q iria melhorar essa assimetria, mais desde q tirei o aparelho surgiu a DTM.
Doutor, o q está me incomodando muito, é qndo estou dormindo, eu acordo com o desconforto dos estalos e pequenos travamentos da mandibula…uso a placa d acrílico para dormir…mais durante o dia quase não estala mais…
essa semana tenho a ultima infiltração medicamentosa…quero saber do senhor se o q estou fazendo eh o mais correto para o tratamento da DTM,e se eu fizer fisioterapia as dores e os estalos q ainda tenho podem ser eliminadas.
Tenho 30 anos.
Dr desde já agradeço à você por ter me orientado muitas vezes a correr atras de um tratamento para DTM ,pq nas horas d desespero não sabia a quem recorrer. O seu blog foi um consolo muitas vezes. Obrigada por isso.
Att
Claudia
Drº Marcelo, li todos os temas dos debates e gostaria realmente de fazer outra pergunta. Perdoe minha ignorância, mas em qual dos tópicos eu me aplico? Pois meu médico disse que tenho bruxismo refratário e que foi ocasionado por estresse e que preciso tratar primeiro a causa, para somente depois poder corrigir o problema. Porém, falando como seu amigo Paulo, os sintomas é muito ruim, qualidade de vida zero ( social, profissional,pessoal, financeira)e nesse momento eu não tenho a menor idéia do que ocasionou esse problema, mas sei que hoje ele é a causa de todo meu estresse, desequilíbrio emocional… então diante disso e de tudo que foi postado no debate fica mais uma pergunta. Esses tratamentos duram em media qto tempo? Pq entendi que o paciente se trata para sempre, ou seja, isso não tem cura… temos apenas tratamentos que nos devolvem a rotina, mas sempre com limitações. Estou correta?
Gostaria de ressaltar que já te acho o máximo!
Obrigada pela atenção e fico no aguardo.
Adriana
Adriana
Lhe sugeri ler o debate por um motivo, para que você visse que cirurgia não é unanimidade na área e que, além dos riscos, apresenta pouco suporte científico para tratamento das disfunções da ATM.
Quanto às suas perguntas:
“Esses tratamentos duram em media qto tempo?”
Da forma como eu trabalho, os tratamentos duram em média 1 ano. Tenho apenas uns poucos que passaram desse tempo.
Pq entendi que o paciente se trata para sempre, ou seja, isso não tem cura… temos apenas tratamentos que nos devolvem a rotina, mas sempre com limitações. Estou correta?
A depender do diagnóstico pode ter “cura” sim. Algumas vezes acontece realmente de termos algum caso complicado que apenas dá para fazer o paciente retornar à rotina com alguma limitação, especialmente os casos que já se submeteram à cirurgia e ficaram com alguma sequela. Mas graças a deus, na grande maioria das vezes, não é isso que acontece, ou seja, é possível identificar as lesões, a causa, o impacto funcional e resolvê-los.
Att.,
Marcelo Matos