O disco articular é uma estrutura que funciona como uma espécie de “almofada” entre o côndilo da mandíbula e a base do crânio. Essa estrutura permite o deslizamento dos ossos sem que haja atrito de osso-contra-osso, além de proporcionar outras funções como, por exemplo, facilitar a distribuição do líquido sinovial que banha a articulação, levando nutrientes para as várias partes da superfície articular.
Quando este disco é danificado, a função fica comprometida e predispõe a articulação a um processo degenerativo que irá termirá muitas vezes em uma ATM deformada, com dores e limitação dos movimentos.
Um ponto importante é descobrir a causa da perfuração do disco, pois uma lesão por traumatismo terá um tratamento diferente de uma lesão provocada por uma doença autoimune ou reumática, bem como terá diferenças nos resultados.
Como identificar? Alguns sinais e sinomas que podm ser percebido pelo próprio paciente, bem como alguns exames podem ajudar a diagnosticar a perfuração do disco:
- Presença de crepitação, aquele barulho de areia na ATM;
- Dor localizada na ATM (logo à frente do ouvido) ao movimentar a mandíbula;
- Dor ao morder alimentos duros
Entretanto como esses sinais e sintomas acima mencionados não são específicos da perfuração de disco, ou seja, podem ocorrer também em osteoartrites onde o disco ainda
não está perfurado, o diagnóstico diferencial deverá envolver o uso de exames de imagem, especialmente a ressonância magnética, para que se possa avaliar a extensão dos danos e monitorar o avanço e/ou regressão do problema.
Certas tecnologias, como a vibratografia computadorizada ajuda a refinar o diagnóstico e a monitorar o tratamento. A imagem abaixo é uma análise vibratográfico que complementa a imagem de ressonância magnética do início deste tópico.
boa tarde!!
Poderia dar um resumo do meu diagnostico.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS ARTICULAÇÕES TÊMPORO-MANDIBULARES
Técnica: Exame de ressonância magnética das articulações têmporo-mandibulares,
realizado com a técnica de fast spin-eco, com cortes sagitais oblíquos e coronais pesados
em T2 e DP, com boca aberta e fechada.
Análise:
Estruturas ósseas com sinal conservado.
Irregularidades corticais e discreta retificação das superfícies articulares dos côndilos
mandibulares com esboços osteofitários anteriores, achados estes mais evidentes à
direita.
Fossas glenóides e tubérculos articulares de morfologia conservada.
Cavidades articulares com amplitudes conservadas.
Discos articulares luxados anteriormente com a boca fechada.
Houve recaptura satisfatória do disco articular direito à abertura da boca.
Não houve recaptura do disco articular esquerdo com a abertura da boca.
Hipoexcursão dos côndilos mandibulares à abertura da boca.
Ausência de derrame articular.
Musculatura mastigatória de trofismo conservado.
Olá Juliana!
Esse não é o seu diagnóstico… É descrição que o radiologista fez com base no que viu na ressonância magnética. As lesões que são mencionadas, como as irregularidades corticais, por exemplo, são encontradas em processos patológicos de diferentes origens como as alterações autoimunes e nas lesões inflamatórias. A luxação dos discos se referem ao fato destes estarem deslocados de seu lugar, sendo o esquerdo de maneira permanente. Assim como na situação anterior, diferentes doenças provocam este mesmo resultado. Assim, para chegar ao seu diagnóstico é preciso descobrir justamente que tipo de condição patológica provocou essas lesões, pois isso interfere diretamente nas possibilidades de tratamento.
Para poder te orientar melhor, preciso saber mais sobre seu caso. Se desejar, acesse o link a seguir e preencha as informações sobre seus sintomas, que a equipe do Instituto da ATM tentará te orientar a respeito de que caminho seguir para buscar uma solução: Instituto da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr! Fui diagnosticada com disfunção aguda da ATM, porém a mandíbula está preservada, tenho todos os sintomas que explicou acima e sinto muitas dores…. a partir disto o médico diz que a única forma é fazer a cirurgia, colocando a articulação no lugar e um material de titânio. Será que realmente é necessária a cirurgia? Obrigada!!!
Olá Nayara, O diagnóstico que você tem de disfunção aguda da ATM é muito genérico e normalmente os problemas da ATM são crônicos. Tenha em mente que uma prótese de côndilo tem prognóstico reservado , duração de apenas 5 anos em média, além disso se for feito a cirurgia sem um diagnóstico das causas as chances de sucesso diminuem bastante.Alem disso existe um consenso de que os procedimentos para tratar a ATM devem evitar tratamentos invasivos e irreversíveis…
Olá doutor!
Estou a 3 anos na luta por melhoras, depois de um bocejo, apresentei uma disfunção na atm, porém até hoje nada de melhoras e muitas, muitas dores, passei por 3 cirurgias na atm esquerda e a última foi a reconstrução da atm com prótese, pois em um intervalo de 2/3 meses de uma cirurgia pra outra, adquirir uma anquilose avançada, me impedindo de abrir totalmente a boca. Hoje estou em outro estado procurando recurso e melhoras, porém até hoje nada, nada de diagnóstico? Nada de tratamento e eu só sofrendo, por que nem remédios me ajudam!!!!
Doutro vc tem uma dica??? Um pré diagnóstico!!!
não sentia nada de dor nem tinha hematomas como adquirir depois daquele bocejo do dia 08/07/2011, e até hoje nada, e antes que era somente do lado esquerdo hoje sinto do lado direito, e onde no último exame apareceu osteofitos e osteonecrose!!!!
preciso muito de ajuda, pois sinto dores 24 hrs, e o dia que tento ajudar em alguma tarefa denitro de casa, ou que seja pra conversar, sorrir, comer não posso, pois as dores só aumentam que parece q vou enlouquecer de tanta dor…
Dr. boa noite. Mesmo o disco perfurado, tem como recuperar?
Luciano, muitas vezes sim.
Tenho vários casos bem documentados (ressonância magnética pré e pós-tratamento) comprovando o fechamento de perfuração do disco. Mas como tudo, depende de diagnóstico diferencial. Por exemplo, um disco que está perfurado porque sua estrutura está comprometida por um ataque auto-imune, dificilmente irá se recuperar…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite dr.!Peço lhe por favor que leia com atenção esse caso,pois pode servir de referencia a outras pessoas.
Venho sofrendo com problemas de ATM faz 1 ano(com todos os sintomas possíveis),especialmente do lado direito.Tudo começou com uma simples obturação e após isso venho sentindo dores na região do ciso superior direiro q se erradiam pela face(principalmente no ceio da face direita).Fiz diversos raio X e inclusive uma tomografia,o q ñ demonstraram nada.Por indicação,procurei um ortodontista que fez uma placa de correção de oclusão superior(ñ sei se esse é o nome certo).Venho usando a uns 6 meses mas ñ está resolvendo.
Procurei alguns bucos e após os exames iniciais de toque(como abrir muito a boca),ao chegar em casa e colocar a placa novamente,sinto que ela não se encaixa corretamente,como se o molde estivesse errado para minha boca.Isso ocorreu 3 vzs(sempre após ter aberto de mais a boca).
Uma certa vez,a uns 6 meses atrás,estava mastigando algo e de repente senti algo na ATM direita,como se estivesse esfarelando(um ruido bem alto mesmo).Após isso começaram os estalos e zumbidos,q após o uso da placa sumiram e passaram para o lado esquerdo.
Ouvi falar em comprometimento do disco e fiquei preocupado.
Um buco levantou a hipótese de síndrome de eagle,pois ao falar e abrir um pouco mais a boca,sinto dores,como se o musculo da face estivesse machucado.
Gostaria da sua opinião sobre esse caso,pois tive que abandonar meu emprego de vendedor por não conseguir mais cumprir minha função,por sentir dores o dia todo ao falar.
Muito obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho que vem realizando.
Com certeza se morasse mais perto de sua cidade(pois sou do RS),vc seria o primeiro doutor que procuraria.
Ola Dr. Boa noite
estou em tratamento com o bucomacilo fiz o procedimento de astrosente e estou com dor, meu lado do rosto esta dormente. Esto sentindo muita dor no ouvido. minha garganta esta inflamada. fiz esse procedimento dia 28/ 08 estou fazendo o tratamento pelo sus. Não tenho contato com o meu medico.O que vc. me diz
DR.Marcelo.
Venho lendo com frequencia suas matérias sobre ATM e passei por um tratamento de canal pela qual após tomar muitas anestesias ainda não finalizei,embora tenha dores erradiadas para três dentes no mesmo lado.Dores insuportáveis.Procurei um Buco que me passou uma panorâmica,um raio X e uma ressonância.Bom no laudo dos dentes, focou o dente em tratamento que está com uma cárie e pede que se observe rarefações ósseas em seus periápices compativeis com os processos inflamatórios, e o médico me mandou procurar um endodontista.Quanto a ressonância apresentou um deslocamento anterior dos discos articulares sem recaptura à abertura bucal, retificação associada a uma esclerose e irregularidades corticais no côndilo mandibular direito.E o médico me sugeriu tratar primeiramente o dente e iniciei um tratamento de acunpuntura para as dores.Peço por favor que me ajude.Muito Obrigada.
Ana Carolina
Observe que são dois problemas independentes que podem produzir dores: o problema dentário e o da ATM. Ambos precisam ser melhor investigados para se definir qual é realmente o agente da dor irradiada. Casos assim requerem uma interação bem próxima entre o endodontista e o especialista em dor orofacial.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
Há dois anos venho fazendo tratamento na ATM, após uma cirurgia para retirada de 2 dentes inclusos comecei a sentir fortes dores (o lado esquerdo é o mais afetado), passei por seções de Artrocentese, o que não adiantou muito pois depois das seções as dores aumentaram. Enfim encontrei uma médica,comecei com seções de fisio, acompanhadas de relaxante muscular, com o tempo comecei a usar uma plaquinha de acrílico (após o resultado de um ressonância magnética, onde acusou deslocamento dos discos) de nada adiantou, continuei sentindo dores fortíssimas, a médica solicitou outra RM, onde ficou constatado que os discos teriam retornado ao seu devido lugar, porém, o disco esquerdo apresentou um quadro avançado de degeneração. O médico me informou que só através de cirurgia agora, pois tentamos todos os tratamentos possíveis, sem sucesso, na cirurgia será feito uma lavagem em minha articulação e será colocado um parafuso para ancoragem deste disco. Qual sua opinião?
At.
Patrícia
Patrícia, essa parte aqui é, no mínimo, estranha: “(…) continuei sentindo dores fortíssimas, a médica solicitou outra RM, onde ficou constatado que os discos teriam retornado ao seu devido lugar, porém, o disco esquerdo apresentou um quadro avançado de degeneração. ”
Acontece que se o disco degenerou, dificilmente ele retornaria ao lugar. Eu precisaria ver essa ressonância para confirmar essa questão…
Sobre a lavagem da articulação, leia aqui: Artrocencese
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
At.te,
Marcelo Matos
dr.gostaria,desabersemeuproblema,tem,tratamento,ouindicaçâocirurgica.tenho.8bicosdepapaguaios,artrose.hérniadedisco.enervo,ciático.sofromuitonaspernas,as,dores,sãomuitosfortes.sougordinha.peso105kg.1.55dealtura,fizdetudoparaemagrecer,tenhoapnéiadosonoparadarespiratóriaproblemacardiaco.pressâoalta.diabetes,trigrisseridiosaltos,façocaminhadas,emudeiminhaalimentaçaobalançeada.souasd,meajude,dr.ASDORESSÃOMUITOFORTE/EINDICADOO QUE NO MEU CASO.AGUARDOCONTATO.POR EMEIO.OBRIGADO.DEUSTEABENÇÕE.
suzamarpereiradealmeida
Eu quase não consegui entender o que você escreveu… Bem, pelo que deu para ler, há muito mais coisas além da ATM para ser considerada em sua situação. Creio que você precise buscar profissionais da área médica como reumatologistas e ortopedistas e também um especialista em DTM e dor orofacial (dentista).
att.,
Marcelo Matos
Olá Dr. Tenho lido seu blog pois estou com problemas na ATM. Resumindo fiquei internada 30 dias com o diagnóstico errado de neuralgia do trigêmio e tive intoxicação dada a quantidade de remédios que foi dada errada. Tomei inclusive muita morfina e dolantina. Estou há 8 meses só comendo coisas pastosas, com dor e não aguento mais. O Dentista daqui que agora me acompanha, mudei de cidade procurando tratamento, disse que a cirurgia é a única opção pois o disco está estragado, o espaço entre o côndilo e a parte de cima é ínfimo e o osso já está deformado. Mas eu consigo abrir a boca, bem pouco. Até agora ninguém me explicou porque tive isso e tenho pavor de operar pois já sofri demais. É verdade que se o disco estiver ruim tem que operar? Em que cidade vc está? Obrigada
Juliana
Se o dico “estiver ruim” uma cirurgia não poderá fazer muita coisa por ele não. Aqui pelo blog há muitos relatos de pessoas que fiseram cirurgia e todas elas com sequelas desagradáveis importantes. Dê uma lida em tópicos como esse: A jornada de ABBY
Em que cidade você está?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr Marcelo
Quero pedir sua ajuda a respeito do meu problema de ATM, faz muito tempo que eu tenho estralos, fico com meus ouvidos trancados, e sinto dores para morder,quase não consigo mais abrir a boca.
Fiz uma consulta com um dentista especialista em bucomaxlofacial,que me pediu uma ressonância magnética,e o resultado foi:
Sinais de artrose têmporo-mandibular, bilateral.
Derrame articular à esquerda.
Aspecto degenerado dos discos bilateralmente, observando-se luxação anterior destes, não redutível á posição com a boca a aberta.
Presença de linfonodos cervicais aumentados de volume.
Com isto ele disse de que a unica solução é uma cirurgia para por os discos no lugar, onde ele vai por um pino, eo valor é altíssimo.
Eu queria saber se realmente não existe tratamento,e também tenho falta de dois dentes posteriores e quem sabe não é isto a causa.
desde já agradeço a atenção.
Elizandra
Elizandra
O que você postou é a descrição de uma série de alterações de sua articulação, mas não é o diagnóstico em si…
O DIAGNÓSTICO depende da correlação dessas informações com os dados de sua avaliação clínica de modo a responder a perguntas como: por quê ocorreu a luxação dos discos e a degeneração? Há alguma doença ou condição sistêmica envolvida? Como essas lesões alteram o funcionamento muscular? E os ciclos mastigatórios? Como isso explica os sintomas que você sente?
Enfim, as respostas para essas perguntas é que definirão o melhor caminho a seguir em termos de tratamento que, dificilmente, será resolvido com cirurgia, até porque há técnicas de tratamento clínico muito mais eficientes.
Por exemplo, se há uma doença sistêmica envolvida, a cirurgia será apenas paliativa, pois até poderá colocar os discos no lugar, mas nada garante que eles permanecerão lá ou que funcionatão corretamente, pois a mesma doença que produziu os danos da primeira vez pode repetir a dose e ainda deixar sequelas e outros sintomas. Veja por exemplo esse comentário de uma internauta que respondi recentemente: http://migre.me/517gY
Minha sugestão é que você procure um dentista com experiência em patologia da ATM que possa se aprofundar mais no seu caso e definir um tratamento adequado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr Marcelo,
Por indicação do Dr Ronald Freitas Paixão,venho pedir-lhe maiores informações sobre o meu problema. Sempre tive dores causadas por DTM e de domingo para cá as dores tem intensificado causando-me caimbras na região da mandibula,na qual são insuportaveis. Ja passei pelo otorrino que me indicou o ortondotista que por sua vez indicou-me ao Dr! Ja fiz ressonância e o o seu resumo diz: Deslocamento parcial, com redução, do disco articular direito.
Retroposicionamento, hipoplasia e esteofito do côndigo mandibular esquerdo.
Espessamento da banda posterior do disco articular esquerdo.
Deslocamentoanterior, sem redução,do disco articular esquerdo.
Gostaria de marcar uma consulta e precisava de maiores informações, pois moro ha 350km de SSA, Aguardo resposta! Desde ja agradeço. Josué Coelho
Josué
Pela descrição do seu laudo, há realmente uma série de alterações patológicas da ATM e o passo seguinte é investigar o que as causou para definir qual é o diagnóstico real da situação e as possibilidades de tratamento.
A questão da distância não é problema do ponto de vista da investigação do caso, pois temos aqui na clínica a maior parte dos recursos necessário para a avaliação, com exceção de exames laboratoriais e de ressonância. Entretanto como esta última você já tem em mãos, o processo de avaliação acaba sendo bem mais rápido. Entre em contato aqui com a clínica para que possamos te orientar melhor e agendar um horário: (71) 3248-4434
Atenciosamente,
Marcelo Matos