São muitos os medicamentos usados no tratamento das dores provocadas por uma patologia da ATM, mas será que realmente funcionam, ou melhor, será que vale a pena?
Bom, eu em particular pouco uso medicação para a dor, aliás, é muito, muito raro. Algumas vezes, quando o paciente é de outra cidade ou país e que, por algum motivo, não tenha sido possível adiantar a sessão seguinte, para que eu possa fazer os ajustes necessários no tratamento, acabo por receitar certos medicamentos para que a pessoa não fique sofrendo desnecessariamente até o dia me fazer uma visita. Entretanto assim que o problema é resolvido, rapidamente suspendo a medicação… Por quê?
Porque o uso de antiinflamatórios, analgésicos, opióides dentre outras medicações, embora sejam práticas comuns na odontologia e medicina em termos de controle da dor, não funcionam muito bem com relação a ATM! Explico: essas medicações atuam no sentido de melhorar os sintomas, mas não corrigem a patologia.
É algo como alguém escutar o alarme de sua própria casa tocar e, ao invés de verificar se houve invasão por algum intruso, simplesmente desliga o alarme.
Remédios ou tratamento da ATM?
A dor faz parte de um sistema de alarme do corpo. É devido à dor que nos protegemos das lesões. Se seu braço encosta em uma panela quente, mesmo sem ver, você rapidamente se afasta. Por incrível que pareça, a dor é necessária à vida! Mas, quando ela sai de controle, pode provocar uma condição conhecida como DOR CRÔNICA, que vem sendo considerada como uma “doença-dor”.
Felizmente, esta condição de “doença-dor” não se aplica muito bem às disfunções da ATM, pois estas são produtos de patologias que podem ser tratadas, de forma que não precisamos trabalhar apenas “apagando o alarme”.
Além disso, medicamentos como antiinflamatórios e analgésicos, são extremamente prejudiciais ao organismo. Provocam problemas gastrointestinais e, com o uso freqüênte, podem provocar danos aos rins e mascarar os sintomas enquanto a patologia continua progredindo!
Remédios para ATM… Você realmente precisa deles?
Fique esperto!
Boa tarde.
Indica especialista no Rio de Janeiro?
Não conheço nenhum para indicar no Rio de Janeiro.
Entre em contato no WhatsApp +55 71 9694-3298
Me siga também no Instagram: @marcelomatosatm
OLÁ.
VOCÊS SÃO DE SALVADOR ?
SE NÃO, TEM ALGUM ESPECIALISTA DE INDICAÇÃO POR VOCÊS?
NÃO AGUENTO MAIS SOFRER COM ESSAS DORES DE ATM.
GRATO
Olá Vinícius, sim somos de Salvador!
Entre em contato pelo link: atendimento Instituto da ATM
Boa noite!
Você faz atendimento on line?
Tem algum especialista de indicação em Manaus?
Tenho DTM e não encontro médicos que atendam o meu problema
Grato
Jamilson, entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Doutor meu pai tem 70 anos e ele sente muita dor no maxilar já trouxe ele já fez cirurgia mais mesmo assim continua doendo e com muito desconforto na gengiva o que Faço
Difícil responder sem ver o caso em sí. Entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Olá Doutor.
Tem sentidos uns estalidos do lado direito da boca o que voce acha que pode ser?
Fico no aguardo
Obrigado
Devo procurar qual especialista
Doutor, tenho uma filha com Paralisia Cerebral, a 3 anos ela vem sofrendo com dores na ATM, ja passei ela por varios especialista,mas não tivemos muitos resultados,ela vive a base de remedios para aviliar a dor,por favor me diz no caso de uma criança especial a quem devo recorrer?
Patricia
Essa é uma pergunta realmente difícil de responder… Na odonto existem especialistas em pacientes especiais, que são muito bons em lidar com problemas convencionais como cáries, restaurações, próteses e até mesmo cirurgias. Entretanto não sei com relação à disfunção da ATM… Eu em particular não tenho experiência com pacientes especiais. Talvez, um trabalho combinado com ambos os profissionais seja a melhor alternativa.
Em que cidade você está?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
O que devo fazer estou com muitas dores tenho ATM só durmo com medicação já fui em vários médicos me ajudaaaaaaaaaa
Margarida, entre em contato o quanto antes pelo link: Conte-me mais sobre seu caso!
OLÁ!!! ESTOU COM ATM, JA ESTOU USANDO A PLACA ESTABILIZADORA SÓ NADA MELHORA A MINHA DOR… É DOR DIA E NOITE JÁ NÃO AGUENTO MAIS O QUE DEVO FAZER?
Priscila
E qual é o objetivo de sua placa? Como é medido?
At.te,
Marcelo Matos
Minha irmã usa aparelho ortodontico fixo a cinco anos, mas os dentes ainda não estão corretos e começou a sentir dores no maxilar esquerdo, no ouvido, dor de cabeça, dor e estalos fortes ao abrir a boca.Queria saber Dr. Marcelo a causa do problema!!!
Daniele
É preciso fazer uma investigação pois muitas coisas diferentes como doenças sistêmicas, traumatismos, infecções e certos problemas dentários podem produzir disfunção da ATM.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo sou estudante do último ano de odontologia e estou na fase de confecção de meu Trabalho de Conclusão de Curso sendo o tema O ESTÁGIO ATUAL PARA O CONTROLE DA DOR NAS URGÊNCIAS DA DISFUNÇÃO TÊMPORO MANDIBULAR Quando fiz a escolha de meu tema tinha como meta ajudar de alguma forma os colegas recém formados e veteranos pouco familiarizados com o assunto a ajudar, de forma simples, seus pacientes que os procurassem, num quadro de dor aguda, causado por DTM. Mas prosseguindo com meus estudos estou vendo que a terapêutica medicamentosa nesses casos não é somente paliativa, mas por mts profissionais, como o Sr., até bem pouco usada, mesmo nas situações caracterizadas como urgência em comparação ao uso de medidas físicas para alívio do quadro de dor aguda.E tb qdo fármacos são usados nessas condições, são sempre AINES, Analgésicos e raras vezes opióides.
Gosto de terapêutica medicamentosa, pois considero que odontólogos pouco estudam sobre prescrição medicamentosa e tb gostaria mt de poder saber como ajudar as pessoas que veem até mim com dores sem resposta e encaminhá-las para os profissionais certos, mas não sem antes tirá-las do quadro de dor, mesmo que o tratamento efetivo do problema não seja realizado por mim e por esses meios.O Sr. me indicaria algum trabalho para consultar sobre o assunto?
Grata
Camila
Camila, opióides e outros fármacos são bem comuns em urgências de DTM, especialmente nos hospitais. Já na prática clínica, você irá perceber que o uso de medicamentos é muito limitado em termos de resultados realmente bons para que você possa usar esses recursos como base de sua prática diária.
Quando eu fiz minha primeira especialização em Clinica de Dor (pelo MEC), que tinha uma formação extremamente farmacológica, eu achava que iria ter o maior sucesso com uso de medicamentos, no entanto à medida que fui ganhando experiência clínica, fui percebendo que não é bem assim, especialmente quando fiz a pós-graduação em Patologia da ATM na Argentina com o prof. Learrreta, que me permitiu elevar minha prática clínica para outro nível de tal forma, que em 2009 eu trouxe o curso para a Bahia. Dê uma lida aqui: Programa de mini Residência Clínica em Patologia da ATM
Quanto aos trabalhos, sugiro fazer um pesquisa no editorial do periódico Journal of Orofacial Pain que é onde você irá encontrar os melhores artigos de farmacologia aplicada à DTM.
Att.,
Marcelo Matos
Ola!!!
Dr.Uso aparelho ortodontico pois tenho dentes tortos,mordida cruzada grave.Fazem 6 meses que uso aparelho,faz 2 meses que nao consigo abrir a boca direito,dores na ATM,muito,sempre tive estas dores ,mais achava que era somente stress,tambem sempre tive dores de cabeça,sensaçao de ouvido entupido,dores no ombro na nuca.Relatei o caso para minha Ortodontista,pois achava que tinha have com o aparelho e queria sabe se era normal,pois ela me disse que estou com ATM inflamada,e que devo procura um especialista em ATM.
Mais nao minha regiao nao tem este profissional,Mora em Porto Seguro,terei que me deslocar ate Sao Paulo ou Rio,salvador por exemplo,Gostaria de saber se terei que retira o aparelho e trata da ATM,ou poderei fazer os dois tratamento juntos,e se me aconselhar a fazer acupuntura? E se fisioterapeuta podera me ajuda nesta tratamento,por aqui aonde vivo tem fisioterapeuta e acunputurista?
AGUARDO RESPOSTA
ATT
LUANA MATOS
Luana
Dificilmente um tratamento realmente adequado para patologia da ATM poderá ser feito em conjunto com a ortodontia. Ou termina a ortodontia primeiro ou suspende temporariamente para tratar a ATM e depois retoma a orto, são as duas opções possíveis.
Em paralelo, dá apenas para realizar procedimentos paliativos.
Eu estou em Salvador. Entre em contato no tel (71) 3248-4434
Att.,
Marcelo Matos
Eu tenho uma lesão na ATM , não aguento mais tanta dor. Pode me ajuda?
Talvez possa Helen. Entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Sinto dores há 1 ano e 9 meses. São dores no ouvido, cabeça e articulaçoes. Remédios minimizam mas não param as dores. Fiz várias seções de fisioterapia, Ressonancia Magnética e nenhum problema é detectado, mas as dores não param. O que você recomenda?
Andréia, é pouco provável haver um problema na ATM que não seja detectado pela ressonância da ATM quando a mesma é interpretado por um profissional com experiência em patologia da ATM. Procure este tipo de profissional para lhe avaliar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor, sinto muita dor de cabeça (em um lado só, o esquerdo) e as vezes estalos quando abro a boca, fui varias vezes ao médico e ele fala que é ATM, e agora pediu uma tomografia estou com muito medo, estou realmente apavorada de ser algo muito grave, gostaria que vc me respondesse o que pode ser, e se pode ser grave!! Obrigado, estou no aguardo de uma resposta
Letícia, pode ser muita coisa… Porque você não aguarda o seu dentista terminar essa avaliação da ATM. Em paralelo, procure também um médico cefaliatra.
Att.,
Marcelo Matos
oLA DR. MINHA FILHA TEM 14 ANOS. COMEÇOU COM UMA DOR DE OUVIDO Q DUROU UMA SEMANA, APÓS PASSOU TRES DIAS COM UMA FEBRE INTENSA Q NAO SEDIA, LEVEI NO OTORRINO Q DISSE Q NADA NA GARGANTA NEM OUVIDO JUSTIFICAVA A FEBRE. PASSOU ANTIB E ANTIINFLAMATORIO MESMO ASSIM E ELA MELHOROU. QDO IA PARA ESCOLA RECLAMAVA Q NA RUA, DO LADO Q OS CARROS PASSAVAM, TINHA UMA SENSIBILIDADE NO OUVIDO PELO VENTO. FIZEMOS AUDIOMETRIA E NADA. APÓS UM MES VOLTARAM AS DORES DE OUVIDO E GARGANTA MUITO INTENSAS, VOLTEI AO OTORRINO QUE DIAGNOSTICOU AMIGDALITE. MAIS UMA VEZ ANIBIOTICOS E ANTIINFLAMATORIOS. APOS UMA SEMANA ACAOU O ANTIBIOTICO E MUITA DOR NA CABEÇA, OUVIDO, PESCOÇO E FEBRE. VOLTEI NO OTORRINO E ELA APALPOU O MUSCULO DA MANDIBULA E PEDIU Q PROCURASSE DENTISTA POIS ERA INFLAMAÇAO DO MUSCULO MANDIBULAR. MINHA FILHA PASSOU POR UNS 6 MESES DE CHORO CONTÍNUO, TDO DIA CHORAVA, POR PERDA DE FAMILIAR. ISSO ACARRETAVA VOMITOS E CONSTANTES INFLAMAÇÕES DE GARGANTA. PODE ME AJUDAR? ELA TEM ADENOIDE E DESVIO DE SEPTO, A ADENÓIDE É CURURGICA. COMO DEVO PROCEDER. MORO NO RIO. O SR ATENDE POR AQUI???
Olá Dr Marcelo, tenho 21 anos e com 16 devido a fortes dores, travamento da boca, estalos do lado esquerdo descobri que tinha bruxismo. Comecei a usar placa pra dormir mas não adiantava muito.
Há 1 ano atrás procurei um ortodontista que me pediu radiografias e me disse que do lado esquerdo a cartilagem estava fora do lugar e o osso desgastado, pediu pra que começasse a usar aparelho fixo e que se não tivesse resultado teria que recorrer a cirurgia. Usei, porém essa ortodontista não me atendia e por não sentir melhora nenhuma e muita irresponsabilidade da parte dela, abandonei o aparelho que já estava usando 1 ano.
Agora sinto as dores novamente e do lado direito também está estralando e doendo.
O que eu faço Dr. Marcelo? O que o senhor me indica? Não aguento mais sentir essas dores… Obrigada
Olá doutor marcelo, eu estou sofrendo com as dores na mandibula, principalmente quando acordo, nao aguento bocejar, e comer tem sido um sofrimento, quando abro a boca fica dando uns estralinhos, e parece que esta inchada, dói muito, sera que o senhor poderia me dar uma dica de algum remedio para cortar a dor, sei que nao e bom ficar tomando esses remedios, mas fazer o tratamento, e que eu so vou conseguir ir ao dentista no mes que vem, e ja nao estou aguentando a dor, por favor me ajude!!
Camilla
Há muitas pessoas com queixas similares por aqui, se você der uma passeadinha pelo blog poderá encontrar muita informação útil. A princípio o que poso lhe dizer é que haja danos estruturais e suas ATM que impedem o bom funcionamento da mesma. Tais danos precisam ser avaliados e tratados por um profissional.
At.te,
Marcelo Matos
tambem sinto dor nas palpebras dos meu olhosssss e algo insuportavel
Ola dr marcelo.
tenho 19 anos e a um mes e pouco comecei a ter uma especie de travamento ao mastigaar uma sensação de ta puxando meus musculos, com o passar dos dias fui sentindo fortes dores de cabeça sinto dor e alguns pontos proximos aos olhos, no lado da cabeça, nos ombros perto do ouvido, o corpo ruim, dores nas costas, fui no oftamologista troquei meus oculos e nada foi resolvido, fui no neurologista ele passou alguma medicação relaxantes musuculares que diminuiram a dores mais ficaram doloridos, voltei nele de novo e ele disse que nao ia pedir exames pois tinha absoluta certeza que nao ia constar nada, me encamihou a fazer fisioterapias pois disse que eu tava com uma disfunção temporo mandibular
fiz des sessoes e a fisioterapeuta solicitou mais, tem dias que nao sinto nada , outro dia a dor volta novamente em alguns ponto e muito dolorido…… isso ta ficando muito chato to tendo dificuldade na faculdade no trabalho isso e mesmo disfunção na atm
Tallyta
Escrevi recentemente um texto que talvez lhe ajude a entender um pouco melhor o tema e verificar se precisa buscar outra opinião: Dúvidas sobre tratamento
Att.,
Marcelo Matos
MAIS VC ACHA QUE TENHO A DTM?
Tallyta, essa é uma possibilidade real, mas não tenho como afirmar sem fazer uma avaliação em você primeiro.
Att.,
Marcelo Matos
boa tarde Dr. estou com esse problema de atm a pelo menos 3 anos,minha boca trava ao abrir e tem etralos bem altos e acompanhado de dor,estou usando aparelho fixo a uns 2 meses e meio,mas ainda não vi diferença,me disseram que um ortopedista poderia resolver isso tambem,mas nunca ouvi dizer que ortopedista trata atm…seria necessario uma visita ao ortopedista?
Rosilene, nesse caso creio que se referiram a um ortopedista funcional dos maxilares que é um dentista especializado em tratar certos problemas dentários e maxilares com princípios baseados no próprio funcionamento da boca. É o dentista que mais usa aqueles aparelhinhos móveis.
At.te,
Marcelo Matos
não consigo terminar um tratamento de canal,pois quando anestesiada não consigo ficar com a boca aberta. Tenho a sensação de o anestesico piora na abertura de boca.Fui no ortodontista, e ele pediu para que o proficional aplicasse menos anestesico. O que voçe acha neste caso?
F.P.
É um caso diferente… Eu, em seu lugar, fariauma avaliação para ver se está tudo ok com a ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Dr Marcelo, desde acho que a adolescencia, ao bocejar, na maioria das vezes, vem acompanhado de um som semelhante a um arroto, mesmo quando nao abro a boca. E de vez em quando, ao mastigar geralmente alimentos duros, a mandibula estala. Isso, teve uma epoca , ocoria sempre. Agora, de vez em quando. E, as vezes tambem, estala, ao ajeitar a boca, o queixo. Mas dores, eu nao sinto. Pode ser problema na ATM?
Obrigada
Nadia, sim pode.
Já o som tipo arroto é um pouco inusitado…
Att.,
Marcelo Matos
olá dr Marcelo, adorei seu blog!
Estou com um problema ha pelo menos 10 anos.Usei aparelho fixo por 4 anos, dos 12 aos 16 anos, porém só na parte superior.Após retirar o aparelho comecei a sentir estalos do lado direito, mais tarde começou a travar principalmente pela manha.De uns 8 anos pra cá sinto fortes dores na região da ATM direita que irradiam por toda cabeça. sinto cansaço na mandibula e tem dias que a dor é tanta que tenho vômitos.Procurei um buco maxilo facial, fiz panoramica, mas ta tudo certo na parte óssea so um leve desgaste no condilo direito. Tenho briquismo tambem, por isso uso ha mais de um ano placa para dormir.A dor permanece,Procurei um neurologista, fiz tomo de crânio e tudo normal.Não consigo levantar peso, nem abrir demais a boca, sinto meus musculos trapezio bem rigidos.Já tomei tylex, tandrilax, dorflex,miosan mas nada adianta. gostaria de saber o que devo ter e como diminuir a dor sem remédio ou se for com remedio, qual? tambem gostaria de saber que profissional devo procurar aqui em Curitiba.Desde já te agradeço muito a atenção grata!!!! um abraco
Olá Fabíola
Não há segredo quando se começa com esses sintomas…. É parar para fazer uma avaliação específica da ATM e identifiacar os danos que estão presentes, as causas, as sequelas e definir o tratamento. Infelizmente não tenho um nome para te indicar em sua região.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
dr estou com uma crise aguda de atm so que os relaxnates muscular me tiram o sono que devo fazer quem procurar
Lucilene
Vc deve procurar um especialista em ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, sinto dores fortes na cabeça, no queixo, na face… Gostaria de saber se na DTM as dores de cabeça podem acontecer isoladamente ou pra ser esse problema tem que doer tudo ao mesmo tempo?
Minha dúvida é que como tenho as vezes dores de cabeça fortes sem necessáriamente doer a face ou o queixo, eu possa ter outra coisa mais grave.
Obrigada pela atenção Regina
Regina, eles podem acontecer isoladamente. Mas é exatamente por isso que você precisa pesquisar direitinho se não há nada mais grave.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo boa tarde, tenho 37 anos e há mais ou menos 02 anos tenho a sensação de ouvido tampado e zumbido, já retirei o siso; fui ao otorrino, no fono e eles me disseram que está tudo bem com meu ouvido, mas só que a noite quando o silêncio é maior eu posso ouvir o movimento dos meus olhos, do meu pescoço. Eu fico preocupado pois não sinto dor alguma. Será que é ATM? Desde já agradeço.
Wendel
Esses não são sintomas de ATM…
dr marcelo qual é o preço de um aparelho para correçao de ATM numa fase de dor e correçao? obrigada
Valmira
Não se existe isso de “uma aparelho para correção da ATM”. Se fosse assim, bastava colocar um site na internet vendendo desse aparelhos que não iria faltar cliente. O que existe é tratamento individualizado que para ser definido precisa haver um diagnóstico bem detalhado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oiee tenho atm e estou grávida de 3 meses e n aguento mais sentir dor gostaria de saber o que fazer se nem remedio posso tomar ..
Olá Doutor, pode me auxiliar onde devo procurar ajuda ?
sinto dores quando vou fechar a boca totalmente, o meu lado direito da boca não consigo escontar os dentes de cima nos de baixo, e sinto dor perto do ouvido desse mesmo lado, é grave ?
Leandro
Isso é um forte indicativo de um processo inflamatório na ATM que pode ser investigado por um especialista (dentista) em DTM e dor orofacial.
Att.,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo tenho DTM e sofro com fortes dores,elas não são frequentes mas quando elas vêm fico a ponto de não suportar, a dor é imensa! e neste momento estou em crise e estou grávida, o que posso fazer para aliviar as dores?Antes de engravidar eu tomava o ”PRELONE” era o único medicamento que aliviava as dores!E agora estou com a grande dúvida se posso tomar ou não ,se vai prejudicar o feto …Gostaria muito que o senhor me tirasse essa dúvida!!!Desde já agradeço.
Kássia, realmente não tenho como lhe ajudar nessa situação…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia,
Dr.Marcelo, eu tinha 21 anos quando comecei a sentir os estralos em meu maxilar do lado direito. No ano seguinte começaram as dores e comecei usar a placa para dormir e a tomar um miorelaxante. Porém, acabei não sendo tão disciplinada como deveria e o problema foi se agravando ao longo dos anos.
Hoje, com 33 anos, o problema se agravou, alguns dentes estão relativamente desgastados e já quebrei uma restauração por 3 vezes devido a força da mordida durante a noite principalmente.
Mais especificamente de ontem para hoje estou dopada de remédios (li agora que o Dr. é contra) e não passa a dor intensa que estou tendo em toda minha fase e principalmente no lado esquerda da mandíbula com problema.
Acredita que colocar aparelho ou fazer fisioterapia poderia me ajudar a aliviar essa dor?
Procurei um buco maxilo na cidade atual que estou residindo e fui orientada que não há o que fazer.
Juliana
Você perguntou: “Acredita que colocar aparelho ou fazer fisioterapia poderia me ajudar a aliviar essa dor?”
Aliviar, a fisioterapia pode conseguir em muitas situações, mas tenha em mente que isso é protelar um problema que poderá se agravar com o tempo se não for tratado de maneira a restabelecer a saúde de sua articulação.
E sim, há o que fazer. Há como descobrir o que está errado com sua ATM´s e, possivelmente, tratar com uma boa chance de melhorar a qualidade de vida. Apenas muito raramente, um problema na ATM é complicado ao ponto de não se conseguir fazer muita coisa.
Sugiro que procure outro profissional, de preferência um que tenha experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. se na minha região na existe especialista em ATM posso procurar um buco maxilo?
roer unhas e dormir mais de um lado do rosto pode provocar DTM?
Uma DTM pode ficar so nos estalos ou mais cedo ou mais tarde isso piora e traz outros incomodos?
Josy
Você pode procurar qualquer dentista desde que ele(a) tenha um mínimo de formação na área e alguma experiência em diagnóstico e tratamento dos problemas da ATM. Nesse caso, fique atenta ao tipo de tratamento que lhe será oferecido e fuja de propostas que sejam de natureza irreversíveis e invasivas.
Você perguntou: ” (…) roer unhas e dormir mais de um lado do rosto pode provocar DTM?”
Em relidade, essas são hábitos que podem, eventualmente, agravar os sintomas ou fazer eles aparecer, mas quando isso ocorre o problema já estava lá, apenas estava “silencioso”.
Você perguntou: ” Uma DTM pode ficar so nos estalos ou mais cedo ou mais tarde isso piora e traz outros incomodos?”
Sugiro que leia esses tópicos aqui:
Tenho estalos na ATM, mas não tenho dor. Devo me preocupar?
Estalos na ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
fui diagnosticada com problema na atm ,qual o primeiro passo,pois sinto muitas dores na cabeça, no pescoço,tonturas, fisioterapia na cercical ,ajuda ,aguardo resposta ,obrigada, obs; PARABENS,por vc nos ajudar e responder nossos email,de profissionais assim que nosso pais precisa.
Jovania
Obrigado pelas congratulações!
Quanto ao seu caso, o melhor é começar visitando um especialista em DTM e dor orofacial.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
ola ,dr td bem ,sofro com atm ,se a placa não melhora então qual o tratamento pra atm ,aguardo resposta ,obrigada.
Joseane
Entenda que existem muitos tipos diferentes de placa, cada uma com efeitos diferentes sobre o organismo.
Se a placa não funciona, é preciso: 1) verificar se o caso é para ser resolvido à base de placa mesmo, 2) verificar que efeito a placa produz nos músculos da mastigação, na cinemática mandibular e nos ciclos mastigatórios para saber se está corrigindo a disfunção ou não.
Para a primeira opção, é preciso rever o diagnóstico e para a segunda é preciso ter as técnicas, ferramentas e procedimentos corretos para medir o efeito da placa no corpo. Assim, é possível fazer a placa funcionar e melhorar a dor na maior parte dos casos.
Veja o tópico: plaquinha resolve?
Sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
BOM ESTOU COM ESTES PROBLEMA COMEÇOU COM UMA DOR NO OUVIDO FUI EM UM MONTE DE MEDICO DESCOBRI NO DENTISTA QUE ERA UM POSSIVEL DESVIO RANCARAM DOIS SISOS DOEU MAIS FUI NE VARIOS BUCO MAXILO DIZEM QUE SO APARELHO MELHORA FUI NUMA ULTIMA ESPECIALISTA ELA ME DISSE QUE PELA ESPERIENCIA DELA OLHANDO MINHA PANORAMICA QUE NAO ESTOU COM PROBLEMA NO DISCO E SIM UM PROBLEMA MUSCULAR ELA ACREDITA QUE COM APARELHO RESOLVE O PROBLEMA APARELHO AJUDA MESMO O QUE VC ACHA SEI QUE SEM AVALIAR E DIFICIL MAIS PERDI UM DENTE MOLAR O PRIMEIRO INFERIOR C/ NOVE ANOS ESTOU COM 29 JA ME DISSERAM QUE ELE FOI O CAUSADOR DE TUDO
Rui
Os músculos não doem por nada, precisa existir uma causa, ou seja, o “problema muscular” é causado por alguma coisa e descobrir qual é esse fator é o ponto mais importante do seu caso. Senão qualquer tentativa de tratamento terá um caráter mais paliativo e a dor sempre tenderá a retornar.
Sugiro que dê uma lida nesse texto aqui: DTM muscular vs articular
Sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM que poderá investigar e tratar seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite Doutor
Estou precisando de uma ajuda
Pois em dezembro de 2010 fui bocejar e meu maxilar do lado esquerdo deslocou tipo travou porem nao senti dor nenhuma apenas nao consegui fechar a boca, fui ate um hospital e um buco colocou no lugar sem dor .
Depois disso em janeiro bati uma panoramica e vi que meu siso esta deitado do lado direito ai extrai ele me janeiro, agora falta eu extrair os outros 3 porem, fui em varios especialista e eles so entram em contradição pois um diz que pra melhorar tenho que colocar um aparelho para ajustar a oclusao assim voltarei a ter a abertura normal da boca pois depois desse caso quando bossejo e faço uma abertura maior meu lado esquerdo doe muito e fico com medo de deslocar novamente pois e horrivel a sensação e fui em outro médico e ele disse que a colocação do aparelho nao tem nada haver com problema de ATM e se eu colocar o aparelho não posso fazer tratamento de atm se for o caso.
Então nao sei o que fazer
Moro no RIo de janeiro
EStou anciosa pela resposta obrigado
Tatiana
Realmente a presença dos sisos e a má oclusão não são as causas do travamento/deslocamento da mandíbula. Na verdade é mais comum que ocorra o contrário: uma ATM com algum processo patológico que a impede de funcionar corretamente, gerando a sensação desconfortável ao bocejar, bem como os deslocamentos e travamentos. De igual maneira, o mesmo processo patológico também pode refletir na oclusão gerando instabilidade no encaixe dentário ou uma alteração do posicionamento dos dentes.
Assim, o que você precisa fazer é se concentrar em descobrir o que está errado em suas ATM´s e tratar de acordo com o que for encontrado. Posteriormente a oclusão pode ser corrigida. Minha sugestão é que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Existe algum exercicio que posso estar fazendo todos os dias para melhorar minha dores…
Kylvia
Só se eu te avaliar poderei responder essa questão. Pois, exercícios tanto podem ajudar como podem agravar a depender da condição interna da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Detalhe mesmo usando a placa nao indentifico que
a dor estar passando…
Kylvia
Como eu disse, o tratamento está pela metade já que você não segiu as recomendações do dentista… Assim, sugiro que volte a conversar com ele sobre o assunto ou procure um novo dentista. Para esta última opção, eu escrevi um texto com dicas que irá lhe ajudar a encontrar um bom profissional: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola…Tenho dores de cabeça a mais de 7 anos, sofro muito com essas dores cada dia parece estar insuportável, ja fiz tudo que mim mandaram, usei aparelhos, tirei os 4 sisos, fiz tomografia achando que era algo maior nao deu nada, fiz eletro nao deu nada, agora por ultimo fui ao dentista e ele mim recomendou uma placa mio relaxante, e um medicamento apraz 5mg, estou usando a placa mais o medicamento nao tomei pq nao concordei com ele. Nao sei o que fazer…vc teria alguma pessoa a mim recomendar aqui em fortaleza para poder proucura-la?
Kylvia
Se você não concordou com ele, talvez, não devesse ter começado o tratamento nem fazê-lo pela metade…
Quanto à indicação: Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo, boa noite!
Estava sentindo muitas dores no corpo,
ou melhor nas articulações. Depois de um mes sentindo
essasa dores, fiz uma consulta com um reumato, e nos exames
solicitados por ele, foi constatado artrose na cervival.
Gostaria de saber se tem tratamento a ATM por artrose,já que nas dores que sinto, tambem está incluída a articulação na mandíbula, e tenho dificuldade em mastigar, bocejar, etc. Sinto dor e muito desconforto.
Voce poderia me dizer qual procedimento devo tomar?
Obrigada!
Lair,Criciúma SC
Lair
Pelo que entendi, há uma condição sistêmica no seu caso que TAMBÉM envolve a ATM, assim, o correto é fazer um tratamento em conjunto onde o dentista abordar a ATM e melhorar o funcionamento dela e o reumatologista possa controlar a doença de base que está levando à artrose.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DR Marcelo, faz um tempo lhe escrevi ate falamos pelo telefone, fiz uma ressonancia ao longo do tratamento e este é o aluado, ainda sinto dores embora esteja tomando muitos remedios.
Laudo RMN :
Sinais de manipulacao cirurgica nos condilos mandibulares, com artefatos de suscetibilidade magnética.
Discretas irregularidades de ambos os condilos mandibulares, prinpalmente à direita, onde observa-se retificação de contorno anterosuperior do mesmo, associado a osteofitose marginal discreta, inferindo alterações osteodegenerativas incipientes.
A posicao de condilos mandibulares em relacao a cavidade glenoide esta preservada na posicao de boca fechada.
Os discos articulares encontram-se tópicos com a posicao de boca fechada e tambem nas posicoes de boca aberta.
Nota-se, entretanto alteraçoes degenerativas dos discos articulares bilateralmente em suas porçoes mais posteriores.
Durante as manobras dinamicas, observa-se diminuicao da excursao dos condilos mandibulares na posicao de abertura maxima da boca.
Os discos artculares nao apresentam alteracoes patológicas de posicionamento da boca.
Qual o melhor tratamento em sua opiniao deste quadro para elimicao das dores na face / atm
Obrigado
Um abco
Jean Paul
Jean
Você postou essa dúvida em outro tópico também e eu te respondi por lá. Veja aqui o link: http://www.patologiadaatm.com.br/luxacao-da-mandibula-quando-a-cirurgia-funciona-mas-nao-resolve/comment-page-1/#comment-4761
Além do que eu te respondi por lá, apenas acrescento que o seu caso possui muitas variáveis: cirurgia de ATM, alterações degenerativas, múltiplas tentativas de tratamento… É muito difícil opinar sem analisar pessoalmente a situação. Eu me recordo que você estava iniciando um tratamento e listou aqui no blog, as etapas do mesmo. Você fez o tratamento? Em caso afirmativo, houve algum grau de melhora? O tratamento foi dado como encerrado pelo dentista responsável? Você conversou com ele sobre cada uma dessas etapas descritas e o que foi foi possível obter de cada uma, bem como a respeito das limitações encontradas durante o andamento do mesmo?
São dados importantes para que se tenha conhecimento e seja considerado em qualquer nova modalidade de tratamento que se tenha intenção de começar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá dr. Marcelo, me de uma dica, sinto muitas agulhadas na mandibula e na face, tenho estalos ao abrir e fechar a boca e ruido ao virar o pescoço, parece que tem areia, estou com aparelho nos dentes de baixo para corrigir a mordida indicado pelo ortodontista, em cima não tenho desde os 16 anos, uso protese, tenho 52 anos.
No começo melhorou um pouco, mas agora a dor está voltando, começou com uma dor suportavel mas agora não ta dando pra aguentar.
Qual profissional devo procurar já que este tratamento não surtiu efeito.
obs. já estou com aparelho a 1 ano.
Me responda por favor não sei a quem recorrer.
Ermelindo, você já procurou um reumatologista para checar essas crepitação (barulho de areia) em suas articulações do pescoço?
A depender do que seja diagnósticado pelo reumatologista, pode ser que explique também os problemas na mandíbula.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr.Tenho 39 anos. Fiz uma panorâmica e o resultado foi aplainamento condilar direito e calcificação do ligamento estilohioideo. Fiz uma consulta em um cirurgião buco maxilo facial e ele se limitou a me encaminhar para um ortodontista pois tenho mordida profunda, dizendo que deveria ser corrigida. Dr., já li inúmeras matérias e comentários em seu blog envolvendo as patologias da atm. Pelo menos em tese vc poderia me esclarecer qual o procedimento que deveria ser adotado em casos semelhantes ao meu? Será que o encaminhamento ao ortodontisa é suficiente? Tenho dor e estalo na atm, dor de cabeça, ouvido, zumbido, enfim, diversos sintomas de patologia na atm.
Liz, você escreveu: “Pelo menos em tese vc poderia me esclarecer qual o procedimento que deveria ser adotado em casos semelhantes ao meu?”
Bom, em linhas gerais eu posso sim, mas não tenho como lhe dizer qual é o tratamento especifico para o seu caso, pois não disponho de todas as informações sem fazer uma avaliação pessoalmente. Assim, o principal procedimento a ser adotado é aprofundar o diagnóstico, pois é preciso saber, por exemplo, o que causou o aplainamento condilar e qual a importância dele no seu caso. Quanto ao ligamento calcificado, é preciso fazer uma avaliação e um diagnóstico diferencial pois pode indicar um determinado tipo de síndrome que pode produzir dores similares às da ATM, mas ser de outra origem e com tratamento completamente diferente do da ATM. Um bom especialista em dor orofacial pode fazer essa avaliação com relativa facilidade, sugiro procurar um.
Quanto à mordida profunda, tanto pode ser um problema exclusivamente dentário, como também em decorrência de certas alterações patológicas da ATM que compromete parte do desenvolvimento da craniofacial. No primeiro caso, pode ser bastante útil a abordagem ortodôntica, já no segundo a ortodontia pode ser insuficiente para solucionar o problema. É preciso procurar um dentista com experiência em patologia da ATM para avaliar essa questão.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Por favor DR: eu tenho 54 anos e estou com esse problema da ATM
a 5 meses me encomodando já fui para o Buco maxlar fiz uma panoramica troquei a perça eu tenho a superior e enferior completa e o Buco maxlar recomendor outra dentadura nova mais só que o problema continua por favor me endique um espercialista ou um remedio para que eu possa me livra dessas dores
agradeço
gleize
Tenho 35 anos não sei o que faço da minha vida,vivo minha vida toda doente
quando eu tinha 12 anos já sentia estes mesno sintomas ,mais minha mãe não
sabia o que era pensava que era uma pequena dor de cabeça,depois de 23 anos
vivo minha vida de uma tortura de dor de cabeça,dor no ouvido no pescoço áte
no meus braço enteressante que as vezes fico como no mundo tivesse parado pra mim fico um porco sem escutar direito tenho medo de pede minha audição
não consigo direito mastigar bebe água pouco minha gargata doi,meu deus o que faço da minha vida.Foi pra um médico disse que não tenhe remedio que passe a dor minha cabeça parece que vai espludi de tanta dor meus olhos doi
minha boca doi engraçado como uma pessoa guentar tanta dor,mim ajude por favou………quer deus escute minha presse.
Valberlania, em que cidade e estado você mora?
Atenciosamente,
MArcelo Matos
meu noma e katia moro no rio de janeiro , ja fas 2 anos que sofro com muitas dores na regiãi da face ja fui em vario medicos ja tomei todo tipo de medicamento mas nada adiantou as dores são imsuportaveis não aquento mas
Bom dia, Dr. Marcelo!
o meu dentista me recomendou usar o aparelho bionator para aliviar a pressão na atm e melhorar a dor. É recomendável?
Obrigada desde já, e parabéns pelo ótimo trabalho!
Janine
Om pessoal da Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM), que é uma especialidade da odontologia, gosta muito de usar esse aparelho. No entanto, independente de ser um bionator ou outro aparelho qualquer da OFM, a posição que sua mandíbula será mantida é arbritariamente definida pelo dentista, que faz um aumento da chamada dimensão vertical, muitas vezes utilizando uma técnica conhecida como mordida construtiva. Com isso, ele espera aliviar a pressão nas ATM´s.
De fato, esse alívio da pressão pode acontecer sim, mas também pode ser que a nova posição da mandíbula também produza efeitos indesejados. Para que essa posição não seja arbritária, o dentista teria de ter alguma forma de mensurar os efeitos biológicos que o aparelho está produzindo, coisa que a maior parte dos dentista não tem como fazer.
Quanto à sua pergunta: ” É recomendável?”
Não sei… Pois para te responder isso eu teria de ter avaliado pessoalmente o seu caso e verificar se há indicação de uso de recursos da OFM. Assim, a melhor maneira é você conversar abertamente com seu dentista e pedir para ele explicar como exatamente isso poderia lhe trazer benefícios, se há algum respaldo científico para tal procedimento, qual a experiência dele com outros casos similares ou se ele indica algum colega da área de ATM quando se depara com casos mais ou menos complexos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo gostaria de saber se é só um dentista que trata a atm ou se existe outro especialista que pode fazê-lo?
Rosemeire, escrevi sobre isso nessa postagem aqui:
Quem trata a disfunção da ATM?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor,sinto muito incoodo na parte de trás da cabeça…isso eh o dia todo,sinto falta de ar as vezes e sinto mnha face pesada…não sinto dores,mas sinto um mal estar muito grande…isso pode ter haver c/atm?Por favor,me ajude!
Daniel, esses não são sintomas de disfunção da ATM, mas se você está na dúvida minha sugestão é você procurar um especialista. Também vale a pena se consultar com um médico.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
É,realmente o uso de atinflamatórios,analgésicos e opióides está sendo necessário no meu caso.Bom,é o que me foi passado.Mas fico a pensar na possibilidade
de tirar a dor por algumas horas da ATM e suas consequências,com a possibilidade de estar mascarando um outro problema que possa estar querendo estar dando sinal de alerta,mas esses o bloqueiam.Preciso de um desmame com urgência.Obrigada por me alertar ainda mais…
Olá doutor oq tenho visto que passientes que tem atm sofrem muito com dores,eu sinto dores na fonte nos olhos na nuca dores relacionadas a atm mas são dores moderadas,doutor outros sintomas que sinto que me prejudicam muito meu dia a dia vou relatar pro senhor, são tonturas vertigem ouvido tapado estalo e de vez em quando dores agudas no ouvidoe um zumbido no ouvido esquerdo mas o que mais me incomoda são os dirtubios de visão as veses escuresse minha vista tenho fotofobia provavelmente por causa da atm as veses parece que não estou existindo, fiz todos os tipos de exames RM TC exame do labirinto audiometria exame completo d sangue exame da coluna até dopller da veia do coroção que passa no pescoço fiz até exame neurologico fiz mas todos deram normais ja não sabia mas o que fazer até ver por um casao uma materia sobre este problema e os seus sintomas,no qual 85% deles eu tenho e como ja relatei pro senhor todos exames que fiz deram normais isso tudo começou depois uma crise de estresse anciedade que tive por algums anos, me livrei deste problema, que tive que me levaram aonde me encontro hoje, alguns sintomas diminuiram o que eu queria saber do senhor é se este problema alem de fisico ele esta ligado a nosso estado emocional e como fazer pra tratar os dois problemas emocional e fisico juntos e pelo que eu ja estudei a mim mesmo uma coisa tras a outra tanto fisico como emocional os dois estão muito abalados doutor por causa desta atm,outra pergunta doutor se o tratamento surte efeito num curto prazo de tempo por que não aguento mas conviver com isso, e qual tipo de medicamento é passado pelo medico e se ele pode receitar um remedio pra poder vamos diser assim levantar a minha auto estima, duma coisa eu tenho certeza doutor quando este problemas visuais sumirem eu volto ao meu normal e esta vertigens sumirem tbm doutor desculpe escrever tanto assim mas é vontade de ficar bom deste terrivel problema.
Luiz Sérgio, você perguntou:
A parte emocional tem um peso muito grande no agravamento dos sintomas mas não é o que causa o distúrbio da ATM. Dê uma lida nesse texto aqui:
Disfunção da ATM e stress: um problema da vida moderna?
Assim, é preciso identificar quais são os aspectos patológicos do problema e, em paralelo, fazer um trabalho com psicólogo ou psiquiatra para controlar os fatores psico-comportamentais.
Sugiro você procurar um profissional que trabalhe numa equipe multidisciplinar capaz de lhe dar assistência e que verifique se há, realmente, algum problema na ATM ou se os sintomas são proveniente de outro lugar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
a um ano, tenho sentido tonturas, encomodo no ouvido
esquerdo e dores na nuca, ja passei por diversos especialistas e fiz varios exames, tomo remedios pára
tonturas, calmantes e sem nenhuma solução para o problema, fui ao dentista que me recomendou uma placa
de inicio para dormir, e falou de aparelho fixo mais
pra frente, so que nao vejo nenhum resultado para o meu problema, gostaria de saber se pode realmente ser
problema de atm, ja que nao deu nada em nenhum dos
exames, e qual profissional eu deveria procurar, pois eu ja nao sei mais, atenciosamente
eliane savino, 22/04/2010 15:00
Eliane
Você perguntou:
De poder, pode. Mas também pode haver problemas próprio do labirinto que não aparecem nos exames mais comuns. Existem algumas manobras e testes clínicos que podem ajudar a diferenciar e que o especialista em ATM que você procurar deve conhecer…
Aliás, essa é a resposta para a sua segunda pergunta:
Você deve procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola bom dia dr.Faço tratamento de atm a mais ou menos 7 meses obtive melhora de 60% do caso.Mais quando estou em momentos como tpm ou stress volta tudo dinovo
sera que deveria retornar ao dentista? ou seria normal pelas condiçoes
Neide, alguns casos podem ser realmente de díficil controle e a depender do diagnóstico pode ser que haja alguma limitação que mantenha a melhora no patamar dos 60%. Converse com seu dentista e veja com ele(a) se o esperado para seu caso era isso mesmo ou se há possibilidades de melhorar mais.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo. Estou à procura de uma luz no fim do túnel para a resolução de alguns problemas e consequências que eu acredito estarem relacionados à disfunção na ATM.
Estive há 4 anos atrás em um cirurgião buco-maxilar que identificou problemas na ATM. Para o tratamento indicou o uso de uma placa miorelaxante e sessões de fisioterapia. Usei a placa durante os últimos 4 anos, porém não de forma initerrupta e não fiz o tratamento de fisoterapia. Quando sentia melhora nas dores orofaciais e alívio na mastigação, parava o uso da placa por alguns meses. Estive em outro médico especialista no caso há mais ou menos 1 ano. Ele me encaminhou para alguns exames e outros especialistas como dentista e anestesista para tratar a dor. A minha ressonância magnética indicou deslocamento inferior da mandíbula com recaptura do côndilo no fechamento da boca. Não fiz o acompanhamento com o dentista indicado pelo médico e fui surpreendida alguns meses depois com sensibilidade extrema no 1° e 2° molares causando impossibilidade de mastigação no lado esquerdo. Procurei minha dentista clínica me queixando de dores e embora a radiografia dos dentes não acusasse nenhum problema aparente, optei por restaurar os dois dentes. O problema continuou e fui encaminhada a um endodontista que após alguns meses de anamnese, optou, com o meu consentimento, no tratamento de canal do 1° molar. Não sinto mais incômodo neste dente, porém o 2° molar continua muito sensível à mastigação a ponto de eu ainda não poder voltar a mastigar do lado esquerdo. Estou em pânico com a possibilidade de ter que tratar canal do 2° molar principalmente pelo fato de acreditar que isso poderá se extender a outros dentes no decorrer dos anos. O que você me aconselharia neste caso? Acha que é possível resolver a sensibilidade do 2° molar sem tratamento de canal e a continuação do tratamento na disfunção da ATM? Por favor me dê uma luz! Já gastei quase R$ 2.000,00 (entre tratamento de canal e bloco de cerâmica) e ainda estou com sérios problemas na mastigação. Aguardo o seu aconselhamento. Muito obrigada. Júlia.
Olá Júlia, há muitos aspectos diferentes a serem ponderados em seu caso. Um deles diz respeito ao tratamento da ATM e outro ao diagnóstico diferencial das dores que você tem sentido nos dentes.
Quanto ao primeiro aspecto, você mesmo mencionou que não segiu o tratamento e, de certa forma, não há como eu avaliar, via internet, o quanto isso implica no agravamento do seu quadro.
Escrevi sobre isso há algum tempo: Negligência: quando a disfunção da ATM piora.
Quanto ao segundo aspecto é preciso diferenciar se o problema é local (dentário) ou à distância ou mesmo se é uma sequela do problema na ATM, pois certos processos patológicos temporomandibulares, desestabilizam a oclusão produzindo diversas sequelas a nível dentário, inclusive sobrecarga no ligamento dos dentes posteriores.
Um exemplo disso, é este artigo, publicado na revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial que mostra uma paciente que mesmo operada e tratada com aparelho, volta a ter uma mordida aberta anterior devido à reabsorção do côndilo da ATM, que é um tipo de processo degenerativo. Observe que a mandibula gira apoiada nos dentes de trás (molares) produzindo a mordida aberta nos dentes da frente. Esses molares que estão servindo de ponto de apoio ( ponto de fulcro) ficam sobrecarregados e, por vezes, apresentam dor. Mas lembre que esse foi apenas um exemplo. Em diferentes pessoas as consequências oclusais de um problema na ATM poderão ser sentidas de diferentes formas.
Portanto, o principal é rever o diagnóstico de todo o caso em questão antes de tentar qualquer outro tipo de tratamento.
Outra coisa importante é saber o que esperar dos profissionais de saúde.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá! como é dificil encontrar informações claras sobre DTM! Li todos os comentários deste blog e agora acho já sei que profissional procurar pressiono muito o maxilar e sintos dores de cabeça constantes não sei se seria pedir demais mas o senhor poderia solicitar alguma clínica especializada na região de Feira de Santana Ba visto que moro no interior do estado e estou tendo dificuldade para encontrar um especialista em distúrbios da ATM.
Quem sabe um dia não poderei fazer uma consulta com o senhor me sentiria segura.
Obrigada!!!
Olá Malena!
Que bom que você leu os comentários das postagens, há muitas informações boas neles!
Bom, eu não tenho um nome de profissional ou clínica para te indicar em Feira de Santana… De fato, tenho muitos pacientes de Feira que vem aqui à Salvador justamente por não encontrar um tratamento adequado ou por já ter passado por tartamentos que não foram satisfatórios.
De qualquer forma isso não quer dizer que não haja um bom profissional na cidade, apenas você terá de procurar mais. Nesse sentido, há um texto que escrevi aqui no blog que pode lhe ajudar a selecionar um dentista:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] De uma maneira simplista, isso ocorre porque o objetivo do tratamento está sendo o COMBATE À DOR! Parece um contrasenso, não?! Mas se lembrarmos que a dor é a consequência de algo, é esse “algo” que precisa ser tratado. Muitas supostas disfunções musculares possuem uma causa relacionada à patologia da ATM que não foi diagnósticada e portanto não foi corrigida, ou seja, o tratamento tentou desligar o alarme ao invés de apagar o incêndio! […]
Olá Dr. Marcelo,
Uso aparelho desde os 15 anos ja estou com 25, os primeiros 4 anos corrigi a mordida e alguns dentes tortos,ficou perfeito e fiquei 3 ou quatro anos sem usar,assim que eu tirei os aparelhos comecaram a nascer os cisos e meu destita me disse para fazer a cirurgia para arranca-los, mas n dei mta importancia e só depos de 3 anos tirei os cisos pq eles estavam afastando meus dente novamente,assim q tirei os cisos voltei a usar aparelho para corrigir a mordida e ja estou a 1 ano usando de novo, meu dentista disse q tenho q fazer um mini implante ja q n quero usar o extra oral,no inicio do 2 tratamento tive crises de insonia, e qnd eu n dormia sentia dores na mandibula e achava q era pq n havia descansado,passei meses com isso sem saber a causa,fui em td q era medico e nada,perdi ate o emprego,hj pesquisando no seu blog sobre disfunção de atm vejo q os sintamos sao parecidos com q aconceteceu comigo,essa semana venho sentindo mais dores e esta cada vez mais aumentando,a minha pergunta eh? qual a principal causa da disfunção? seria o uso do aparelho, mexe p ca, mexe p lá? ou eh uma fatalidade e pode acontecer com qq pessoa? queria saber como surgi.e se insonia eh um sintoma claro de ATM?e q relação a mandibula tem c as vias respiratorias?isso tem alguma relação com apnéia? desculpa pelo bombardeio de perguntas, agora cismei.parabens pelo blog bacana essa iniciativa.
Aline Marjorie
Você perguntou:
Estatisticamente é o traumatismo da mandíbula e face, especialmente àqueles que ocorrem na primeira infância (e, às vezes, as pessoas nem lembram mais), como os que ocorrem quando as crianças caem e batem o queixo. Mas existem outras causas como infecções, doenças sistêmicas e, também, problemas dentários. Em 2009, eu publiquei um artigo científico na revista Cranio – The Journal of Craniomandibular Pratice intitulado “Current diagnosis of temporomandibular pathology” que em português significa: Diagnóstico atual das patologias da ATM , que aborda exatamente o tema das causas das disfunções da ATM.
Eventualmente, a posição dentária obtida pela ortodontia pode não ser a mais fisiológica e confortável para a ATM.
Sim, pode. Especialmente se a pessoa tiver propensão para o problema.
Um problema na ATM pode produzir uma irritação do sistema nervoso central acarretando a superficialização de certas fases do ciclo do sono em algumas pessoas. O tema saúde do sono e ATM é cada vez mais estudado por pesquisadores de todo o mundo.
Muitas. Daria para escrever um capítulo inteiro de um livro só sobre esse tema.
Em certos tipos de apnéia, pode haver sim relação.
Fico feliz que tenha gostado do blog!
Boa sorte em sua pesquisa sobre o tema!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Tenho 15 anos e há aproximadamente um mês comecei a sentir uma dor insuportável na área do ouvido. De cara pensei que era otite, falei com a minha mãe, que me levou a um otorrino. Lá, ele analisou meu ouvido e disse que estava tudo perfeito, descartando a possiblidade de estar com otite. A última hipótese era DTM. Fui medicada, porém a dor nao passava e passei a sofrer de insonia pois o remédio continha cafeína. Liguei para o meu dentista, que receitou Arcoxia para mim. Tomei durante cinco dias e a dor passou e nunca mais voltou. Tenho mania desde pequena de fazer pressao nos dentes, apertando-os. No final do dia, tenho sentido minha ATM cansada e na hora de dormir, um zumbido no ouvido, bem baixinho. Mas nuna tive problema para comer, falar, deglutir mesmo na crise. Queria saber se esse zumbido pode vir a evoluir.
Clara, zumbido é sempre um problema e,infelizmente, às vezes pode evoluir. Então, o melhor é relatar isso ao seu médico e para a sua dentista para verificar se eles podem fazer alguma coisa a respeito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] (antiinflamatórios não esteróides, como a aspirina, paracetamol, diclofenaco etc) e porquê não costumo usar medicamentos para a dor nos meu pacientes, embora trate diariamente pacientes de dor […]
olá!
bom meu pai tem sentindo muita dores de ATM,é insoportável ver,pois ele chega rolar no chão de tanta dor,minha dentista me indicou um aparelho de silicone, eu acho,que tem a função de aliviar as dores,este aparelho está custando R$300,00,queria saber se realmente vale a pena compra-lo.
ele diz que é uma dor que repucha,tipo uma caimbra,por favor me dê uma ajuda!
muito obrigado!
Ludmilla Matos
Não há como eu dizer se vale ou não a pena comprar o tal aparelho de silicone. O que eu posso dizer é que você (e seu pai) devem conversar e questionar o dentista a respeito de todos os detalhes do tratamento, aliás, não só do tratamento quanto do diagnóstico. Por exemplo: de onde vem as “cãimbras”? Sempre foi assim ou essa dor é recente? Se for recente, o que se modificou no organismo dele que explique esse fenômeno? Dor que chega ao ponto de “rolar no chão” tem de ser muito bem diagnosticada, pois se não tiver relação com a ATM, propriamente dita, o tempo perdido com tratamentos ineficientes ou mal indicados, pode ser muito mais caro em termos de risco à saúde que qualquer outra coisa.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, Dr. Marcelo, gostaria de saber seu ponto de vista sobre em estágio a ATM se encontra qndo chega ao ponto de todo, TODO, o couro cabeludo já estar sensível ao toque, ou seja, doe e doe muito, quando tocado ou levemente puxado. Doe tal qual se vc. tivesse recebido um puxão de cabelo MUITO forte, só que ao vez de ser local, na região de todo o crânio.
Esse já é o meu quadro, depois de 4 anos usando a placa p/ dormir, depois de ter modificando em 70% meu dia-a-dia (não quero me estender muito) e de conhecer a questão de tratar a patologia e não a dor.
Lhe agradeceria muito se pudesse esclarecer um pouco mais se tem como ficar pior do que isso. Eu não sinto, graças a Deus, dor de cabeça ‘interna’, mas sinto minha cabeça física, meu crânio, mandíbulas, arcada dentária, doloridos. E muito.
Sucesso e um forte abraço,
Carina
Olá Carina
Essa dor no couro cabeludo, não é um sintoma clássico de patologia da ATM mas, eventualmente, pode acontecer.
Na parte posterior da ATM passam duas estruturas importantes, uma é a Artéria Temporal Superficial (ATS) e a outra é o Nervo Aurículo Temporal (NAT), que quando são irritados/danificados, seja por compressão mecânica durante o movimento da mandíbula, seja por cirurgias feitas na região, podem produzir esse tipo de sintoma. A ATS, irriga parte do couro cabeludo e quando tem seu fluxo sanguíneo alterado, pode produzir dor. O NAT tem conexões com ramos de outros troncos nervosos e, quando afetado, pode gerar uma alteração de sensibilidade de diferentes áreas da face e cabeça.
Assim, a primeira coisa a se fazer é verificar se essa dor pode estar relacionada a alguma outra doença como arterite temporal, migrâneas, dentre outras e, caso seja descartada essa possibilidade, identificar que tipo de patologia na ATM você tem e, se há alguma compressão de vasos e/ou nervos que possam justificar esses sintomas.
Sugiro você procurar um profissional com experiência em patologia da ATM para ele avaliar e verificar o diagnóstico diferencial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Saudações….
Estou com uma dor do lado direito perto do ouvido e já faz tempo.. tenho má oclusão e perdi uns dentes na infância. Será que pode ser ATM? O que devo fazer? Procurar pôr um aparelho ortodôntico direto?
Daniela
A primeira coisa a fazer é conhecer o estado de saúde de suas ATM´s. Uma vez que se saiba se há ou não um problema na ATM pode, então, ser indicado um tratamento específico para isso. Tecnicamente é mais provável que a má oclusão seja uma consequência que a causa do problema na ATM, embora também haja outros motivos, independente da ATM, que produzem má oclusão.
Nesse sentido “pôr um aparelho ortodôntico direto” pode não ser a melhor das opções (em realidade, na marioria das vezes não é…) pois irá tratar apenas da consequência, enquanto que o mecanismo que produz o problema continua ativo.
Sugiro procurar um profissional com experiência em patologia da ATM, que certamente ele (a) poderá ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boatarde Dr.
Tenho ATM, já fiz uso da placa e , atualmente, os sintomas voltaram fortes. Procurei uma especialista em ortopedia bucal do maxilar e ela me indicou a colocação de um aparelho móvel que não visa a correção dentária e sim o tratamento de atm. Pesquisando na internet só vi a recomendação de uso da placa. Existe um aparelho que pode tratar a atm?
Flávia, a questão não é se é placa ou aparelho… Mas sim o que se quer destes dispositivos. Se houver um diagnóstico bem feito e uma clara definição dos objetivos do tratamento, ambos podem ter suas aplicações.
Seria importante você conversar com sua dentista sobre como o aparelho pretende corrigir o problema e como isso será medido.
Boa sorte,
MArcelo Matos
DR.TENHO DORES DE CABEÇA E SINTO DORMENCIA NO COURO CABELUDO E MUITAS DORES NO OUVIDO ESQUERDO, PROCUREI UM OTORRINO E APOS ALGUNS EXAMES CONSTATOU QUE NÃO TINHA NADA NOS OUVIDOS,RELATEI TODAS MINHAS DORES,TENHOS DORES NO PESCOÇO , BRAÇOS E COSTA, FUI ORIENTADO APROCURAR UM BUCO MAXILO, ESSE DISSE DA ATM, FEZ UMA PLACA DE ACRILICO, ACHEI QUE DORMIRIA COM A PLACA
E ACORDARIA SEM DORES,APOS 2 MESES DE USO,CONTINUO COM MUITAS DORES NA FACE,FICO MUITA NERVOSA ACHANDO QUE TENHO UMA DOENÇA GRAVE,TOMO CALMANTES E RELAXANTES MUSCULARES MASDE NADA ADIANTAM, ME AJUDE POR FAVOR.
Glória Maria, só há duas formas de eu te ajudar: orientações gerais aqui pela internet ou avaliando pessoalmente o seu caso.
Quanto à primeira opção, o que posso dizer que uma plaquinha de acrílico não tem efeito por sí só. É preciso que ela esteja promovendo algum tipo de correção biomecânica e funcional do sistema mastigatório e para isso é preciso monitorar o funcionamento com recursos específicos para esse fim. Além do mais, depende completamente do diagnóstico, pois uma placa não irá resolver, por exemplo, um problema bacteriano, mas poderá ser muito eficiente para descomprir a articulação.
Qual efeito a sua tem sobre: os músculos, à mastigação, à posição mandibular, na coordenação dos movimentos, etc? Perceb quanta coisa precisa ser respondida?
Em tempo, no processo de diagnóstico é preciso verificar se há alguma doença (grave ou não) relacionada ao seu problema e então trabalhar também este aspecto.
Sugiro você procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá.. ja fui orientada a procurar um especialista aprecei e a consulta varia em torne de 180,00 à 200,00 e encontrei um 50,00 ainda estou com duvidas se devo ir ou não..Sinto muito dor no maxilar, ouvido, cabeça, olhos…estrala muito…utimamente não to podendo comer muita coisa acida devido a sensibilidade dentes, ate vinho esta causando dor..
Só uma coisa que denho duvidas… estou me sentindo muito tonta as veses isso tem algo a ver tambem??
e como posso saber se o medico realmente é especeialista??
Obrigado..
Josy, a questão do preço é algo muito individual e varia de profissional a profissional segundo o valor que cada uma atribui à sua própria experiência, recursos técnicos, estrutura, posicionamento de mercado dentre outras coisas. Não há como eu te auxiliar no sentido de sugerir o profissional “X” ou “Y” em função do preço.
Quanto à tontura, pode-se dizer que é possível que haja uma relação sim, no entanto é muito importante um visita ao médico otorrino para avaliar a situação. Se após uma investigação bem feita ele considerar que não há nada no aparelho auditivo que justifique a vertigem, então haverá maiores chances de ter relação com a ATM. É importante você conversar sobre isso com o especialista que você escolher.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
sinto dor no maxilar quase nao posso abrir a boca e quando como tenho dificuldade para mastigar fora que fica tudo estalando o que sera isso
Neide, isso é um indício de que tem algo de errado com sua articulação da mandíbula, no entanto, isso é apenas a ponta do iceberg. Para saber o que realmente está causando o problema, é necessária uma avaliação bem cuidadosa do seu caso. Sugiro fazer uma visita a um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola dr marcelo ja fui a um bulco moxilo
mas ele olhou o raio x e disse que ja sabia o que era
primeiro disse que eu precisaria fazer uma cirurgia ortognatica agora ja disse que precisarei fazer ah 2 anos
me passou para fazer ressonancia
mas como na minha cidade ainda nao tem eu ainda nao fiz
o que voce acha ?
sera que eu vou a outro especialista?
eu nao tenho muitas dores e posso esperar
tem algun especialista que so mexa com atm obrigado
tenho problema de atm já confirmado por uma especialista, só que ela nao trata, só me encaminhou para uma fisioterapeuta em atm.Mais o que eu gostaria de saber é se esse incomodo que vou comentar agora tem alguma coisa a ver com atm, é que tenho um bloco muito grande no ultimo dente inferior e sinto a maior pressão neste lugar e sinto que fica tão inchado que chego a morder a bochecha parece até que eu estou com ingua,parece que depois do bloco tem uma carne inchada como se nesse lugar fosse nascer um dente. Nao sei se tem a ver com duas hernias na cervical.
Rosa, um profissional com experiência em patologia da ATM (patologia crânio-mandibular) poderá checar se esse bloco está interferindo no posicionamento de sua mandíbula. Quando isso acontece (uma interferência) muitos sintomas podem ocorrer incluindo uma inflamação da área ao redor do dente, devido à sobrecarga que ocorre. Entretanto será necessário descartar outras possibilidades também.
Você poderá encontrar uma lista de profissionais com experiência nessa área aqui: http://patologiadaatm.blogspot.com/search/label/Membros
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr marcelo,tbém sou dentista,ortodontista,estava pesquisando na net e entrei nesse blog meio sem saber,e achei interessantíssimo..e então me veio a mente uma história que uma paciente minha contou..e resolvi então te postar e tirar minha dúvida se você puder é claro!Ela,mulher 29 anos, esteve em meu consultório apresentando sinais e sintomas de DTM, relatando que havia sido atendida por um dentista que aplicou(injetou) uma substância na região da ATM e aplicação de laser local?A minha dúvida é se existe este tipo de tratamento?e mais, sem ao menos pedir nenhum tipo de exame de ressonância,radiografia ou tomografia.. A paciente havia extraído precocemente os primeiros molares inferiores na adolecência e desencadeou uma série de problemas dentários como:mesialização de 2 molar,inclinação,extrusão de 1 molares superiores,mastigação unilateral e anterior entre outros a Dtm.Nesses casos devo trata-la e prepara-la para implante e e posteriormente a um expecialista de Dtm?ou antes de tratar ortodonticamente devo indicar ao expecialista em Dtm?AGRADEÇO DESDE JÁ E PARABENS PELO BLOG,GRANDE ABRAÇO
Olá Neila
Fico feliz que tenha gostado do blog!
Você perguntou:
Sim. Há quem indique infiltração na ATM tanto de corticóide quanto de ácido hialurônico, que é a chamada viscosuplementação. Entretanto nunca as utilizei nem tive necessidade até agora. Quanto ao laser, é relativamente comum sua aplicação na ATM aqui no Brasil.
Com relação ao tratamento ortodôntico, um parecer de um especialista em ATM seria muito importante para você, pois além de ser necessário estabelecer a saúde articular para dar estabilidade à ortodontia, também é importante para respaldo legal, caso a paciente venha apresentar complicações no decorrer do tratamento.
Se você tem interesse em atuar na área de patologia da ATM, de uma forma diferente da abordagem comumente ensinada nos cursos de DTM e dor orofacial, dê uma olhada no conteúdo analítico do Programa de Mini Residência Clínica em Patologia da ATM que eu coordeno, com participação dos professores Dr. Jorge Learreta da Argentina e a Dra. Lídia Yavich: http://www.marcelomatos.com/cursos
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. MArcelo! Trato das minhas ATM há quase um ano e só gostaria de saber a sua opinião com relação à minha RM. No laudo consta, o que consta fora do normal segue abaixo:
Recaptura do disco articular esquerdo
Discos articulares luxados anteriormente, com discreta alteração de sinal na banda posterior, por degeneração.
ID.: Luxação irredutível do dusco articular direito.
Luxação redutível do disco articular esquerdo.
Fiquei preocupada com a degeneração e a luxação. Tenho 19 anos e no momento meu quadro está estável. Gostaria de saber se msm assim ocorre aumento na degeneração e nas luxações ou se tudo indica q permanecerão assim?
Olá Sophie
Se isso irá avançar ou permanecer como está dependerá do que causou o problema e da presença de fatores que possam agravar ou perpetuar a situação.
Converse com seu dentista sobre seu diagnóstico e pergunte sobre o prognóstico do seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
OLA DR:MARCELO MATOS EU ESTOU COM MUITA DORES DE CABEÇA DO LADO DIREITO Q COMEÇA NO MAXCILAR VAI PRA NUCA E DEPOIS A CABEÇA FICA TODA DOLTIDA E PARECE Q ESTA MEIO DOR MENTE E DOI MUITO PERTO DO OUVIDO E VAI ATE P O BRAÇO TUDO E DO LADO DIREITO PARECE Q VOU FICAR LOUCA MUITA TONTURAS E NERVOSO PQ NAO PASSA ESSAS DORES E ESSE MAL ESTAR,TENHO POBLEMA DE DEPRESSAO E PANICO ISSO PIORA TB DA ATE VONTADE DE VOLMITAR E DOI MUITO O MEU OLHO DIREITO TB PODE ACONTECER ME RESPONDA POR FAVOR OBRIGADA. SOU DE RONDONOPOLIS MT XAUUU…..
Fabiana, você relatou vários sintomas que merecem uma visita a um neurologista, mas não entendi qual é a sua pergunta…
Olá Dr° Marcelo
eu usei aperelho por um ano e meio,
tirei ele em abril deste ano. Desde então minhas dores de cabeça só vem aumentando!!!
o pior é que eu faço faculdade a noite e é o horário que minha cabeça dói mais. Não sei o que fazer, perco minha concentração muito rápido por conta das dores, e falta de ar. já cheguei até a consultar um otorino, ele disse que eu não tenho problema nenhum de respiração. O pior é que o profissional de ATM mais próximo da minha cidade fica à 300 Km. Não sei o que fazer. O dr° que colocou aparelho em mim me disse pra usar aquela plaquinha milrelaxante, o senhor acha que s´isso vai melhorar minhas dores? Tenho medo que elas piorem.
Desde já agradeço pela atenção
e parabéns pelo blog!!!
Olá Karina, que bom que gostou do blog!
Bom, quanto à sua pergunta:
É muito difícil eu predizer alguma coisa, afinal eu não sei qual é o seu diagnóstico, nem sei como o dentista pretende medir e controlar os efeitos produzidos pela plaquinha. Entretanto, sem um diagnóstico definido, as probabilidades da plaquinha corrigir alguma coisa, não é das melhores não.
Sugiro, você se programar uma visita ao especialista que você mencionou.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola dr ,assim como vc disse o bulco me disse que o problema meu esta do lado oposto da dor
disse para mim que o mais provavel é que qua ndo eu era criança devo ter caido e fraturado o lado esquerdo que por não desenvolver sinto dores do lado direito!disse isso depois e ver umas radiografias..agora ele me disse para fazer uma ressonancia nuclear para ver se houve um desgaste do lado da dor e acho que para ter certeza se fraturei mesmo quando eu era criança
sera que pode te sido isto mesmo?
obrigado
Convivo com problemas na ATM há quatro anos. Faço uso diário de placa para dormir,faço fisioterapia há aproximadamente três anos, não sinto dor, mas quando ocorrem travamentos , cada vez demora mais para retornar ao normal. Só para ter uma idéia a última vez levou mais de cinco horas. Já fiz vários exames, tomografia e ressonância, mas até agora não consegui solução. mesmo ela travada não sinto dor. Espero uma orientação e agradeço.
Olá Maria do Carmo
Seu relato indica que o seu problema ainda não foi tratado, mesmo usando placa e fazendo fisioterapia. Você já parou para pensar como que a placa poderá corrigir uma disfunção se no momento de funcionar (durante a mastigação, por exemplo) ela não é utilizada (já que a indicação foi apenas para dormir…) e qual é o efeito dela no seu organismo? Como os músculos trabalham quando você está com a placa posicionada? E quais são os objetivos a serem atingidos com o uso da placa, são mensuráveis?
Não basta fazer tomografia e ressonância, é preciso colocar as informações obtidas em cada um desses exames em conjunto, de tal forma, que se possa estabelecer um plano de correção estrutural e funcional da ATM. Simplesmente é muito improvável colocar uma placa e fazer fisio sem monitorar e mensurar os efeitos e esperar que dê tudo certo.
Converse com seu dentista.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Ola Doutor,
EStou com problema de ATM, sinto dor ao abrir a boca, tenho sentido muita tonteira e cansaço isso tudo pode ter haver com a atm ?
obrigado
Sim, pode Viviane. São sintomas que podem estar relacionados a algum distúrbio da ATM.
Vale a pena você procurar ajuda profissional.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola de novo obrigado pela resposta,mas se eu precisar fazer mesmo uma cirurgia desse jeito que eu te falei,ser que ela e muito complicada?obrigado
ola DR marcelo postei à um tempo atras no seu blog nesta mesma pagina,bom e o seguite fui ao bulco e ele me disse que o meu problema e que um lado do meu rosto desenvolveu mais do que o outro, e tenho que fazer uma cirurgia para resolver este problema!!!
vou levar o raio x que eu tirei para ele ver e me explicar o caso
sera que essa cirurgia e muito complicada? necesaria?ele disse que sim
obrigado.
Será que um lado desenvolveu mais ou outro que desenvolveu de menos???
Certifique-se que suas ATM foram corretamente avaliadas, pois o mais comum é que uma ATM com problemas gere uma defasagem de crescimento e o lado fique menor. Isso tem de ser avaliado para evitar operar o lado bom.
Isso é algo já bastante conhecido na ciência, um artigo publicado no American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics mostra que pessoas com problemas degenerativos na articulação de forma mais acentuada em um único lado, possuem uma assimetria que tem origem no lado menor e não no lado que “supostamente desenvolveu mais”.
Entretanto, como não fui eu quem avaliei seu caso, o que estou descrevendo pode não se aplicar. Apenas sugiro que seja bem avaliada a ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, Dr. Marcelo.
Há 1 ano troquei minhas restaurações de amálgama por resina e, no dia em que terminei o tratamento, escutei um estalo muito grande na região da ATM do lado esquerdo, como se algo estivesse quebrando, e, a partir de então, comecei a ter dores constantes de cabeça, na região da ATM, crepitações, limitação de abertura de boca, dentre outros sintomas. Fiz ressonância magnética, que indicou que o disco e a articulação estão normais. O que pode ter ocorrido? Tem alguma cura pra isso? Já tomei muitos remédios e nada funciona, e também já fui em vários dentistas especializados em ATM que não conseguiram me ajudar em nada. Muito obrigada.
Olá Denise
Se há crepitações e limitação da abertura de boca certamente tem de aparecer algo na ressonância da ATM. Aliás, é extremamente difícil e improvável que um problema na ATM não apareça ma ressonância, a menos que a qualidade da imagem seja muito ruim ou o radiologista não tem um treinamento em patologia da ATM e deixou passar alguma coisa ou realmente não é ATM (essa última também é improvável, considerando a descrição que você fez do seu caso).
De certa forma, isso poderia explicar porque os remédios não dão o resultado que você espera, pois caso esteja com um problema estrutural na ATM, a correção não é com remédios.
Minha sugestão é que entre em contato com o IBBRO – Instituto Baiano de Bioimagem (71 – 3248 4111) e veja como é que pode ser feito para você enviar seus exames para o serviço de revisão de laudo e imagem.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
Olá doutor! Bem, sempre fui muito “curiosa” ao uso de aparelho. Tenho um dente acavalado que me incomoda bastante. O resto do meu sorriso me é satisfatório, só esse bendito dente que o destrói. Recebo elogios e críticas quanto ao meu sorriso, mas confesso que sou bastante constrangida por causa desse dente. Evito tirar fotos sorrindo, a não ser do lado “bonito”. Tenho quinze anos, já sofrí com cáries… Estou tratando um canal, tenho um já feito, porém não “acabado”, ainda falta resina, algo assim. Final deste mês creio que esteja tudo pronto. Aí vem a questão dos sisos. Parece mentira, mas é verdade, meus quatro sisos já nasceram, e eu tenho apenas quinze anos! Acho um pouco anormal.
O que eu gostaria de saber é: O que eu faço? Tenho bastante vontade de usar aparelho e consertar logo este problema, mas tenho medo que demore, pois acho aparelho horrível.
E quero saber quanto a extração dos sisos, minha dentista disse que seria necessária a extração dos quatro… Eles estão doendo bastante, pois estão nascendo ainda, me incomodam demais, sinto muita dor.
O que o doutor me recomenda? Acabar o tratamento do canal, logo após faço o quê? Deixei uma foto do meu orkut, caso você tenha orkut também, olha lá, para que ficasse um pouco mais fácil do doutor avaliar meu problema. Desde já agradeço!
Ah, ainda tem um grave problema! Não confio nos dentistas da minha cidade.
Olá Laura
Você escreveu:
Ué!? Tudo tem um tempo para acontecer inclusive o tratamento ortodôntico. Por mais que o dentista queira lhe atender e andar rápido com a ortodontia, ele terá que seguir o tempo que o organismo precisa para movimentar o dente e isso independe da sua vontade ou da del. Essa sua dúvida me lembrou o ditado popular: “se correr o bicho pega, s ficar o bicho com!”
Tome uma decisão… e enfrente a situação que você escolher!
Você escreveu:
Quanto ao que fazer primeiro, veja qual é a sua lista de prioridade e a sugestão de seu (próximo) dentista e… Tome uma decisão a respeito disso também!
De um modo geral é prudente terminar o que já começou antes de dar o passo seguinte, como no caso do seu tratamento de canal.
Realmente isso é um grave problema… Sugiro se consultar então com um dentista de outra cidade.
Boa sorte
Marcelo Matos
OLa, Dr Marcelo..Bom desde o mes de dezembro tenho tido muitas dores de cabeça, fiz vrios exames fiz 2 tomografias aultima qe eu fiz foi com contraste e sem contraste..e graçs a Deus nao deu em nada..Bom tousando a plaquinha de silicone..As vezes eu uso quase o dia todo tem aliviado um pouco..Sinto dores facial tontura constante e dor nas articulacs do rosto. Sinto tambem que meus dentes do fundo eu colocalos um em cima do outro eles nase encaontram so de um lado d outro nao vc aacha queeu deveria usar o aparelho ortodontico? Ja fui em uma dentsita e el me disseque sim mas to meio n duvida se vc puder me ajudar eu agradeço desde já! Obrigada Camla…
Olá Camila, você perguntou:
Não se trata de “achar”. Aparelho ortodôndico simplesmente não trata os problemas da ATM, isso é uma espécie de mito na odontologia. A ortodontia apenas alinha os dentes nos arcos dentários e “melhora” a oclusão, mas isso não tem nada a ver com a correção de um problema na ATM. É fruto da crença de que corrigir a oclusão é a solução para os problemas da ATM, mas as coisas não são bem assim, não. Dê uma lida nessa série sobre oclusão entenderá o que estou querndo dizer:
Oclusão e disfunção da ATM – Parte 1: onde tudo começou?
Algumas vezes você pode escutar ou ver no orkut, por exemplo, alguém descrever uma melhora ao fazer um tratamento ortodôntico, mas isso é uma casualidade, pois o paciente pode ter melhorado devido a outros fatores que foram modificados.
O que você precisa é ir num profissional que avalie sua ATM e veja o que de fato você possui e assim possa estabelecer um tratamento na medida certa do seu problema.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Tenho uma amiga que está sofrendo bastante por causa do dente siso dela, ele não doí mas por causa das extrações que ela fez os dentes sisos superiores etão bastante cariados e se transformaram numa enorme panela, “como se diz”, por esse fato ela está com muito medo de ir no dentista. O que se fazer nesse caso, pode se agravar com o tempo ou ele pode se acabar com o passar dos tempos?
Denise, a cárie é uma infecção do órgão dentário. Se não for tratada, ou extraído no caso do siso, a tendência é piorar.
Às vezes, essa infecção pode penetrar pelo dente e atingir o osso gerando uma condição grave e difícil de ser tratada.
Motive a sua amiga a ir ao dentista e tratar o problema. A motivação é uma excelente arma contra o medo de dentista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DR. Marcelo por favor me tire essas dúvidas. Pois estou muito apreensiva em relação a isso. Não gostaria de tomar decisões precipitadas.Certamente vc irá me questionar porque eu não fiz essas perguntas a ele?. Pois responderei,nunca ouvi pessoas que usam aparelhos ortodônticos se queixar de alguma coisa, por isso nunca me preocupei. E na época que eu coloquei o meu aparelho era só empolgação, não me veio na mente qualquer pergunta a ser feita. Hoje me sinto omissa comigo mesma. Gostaria muito que vc me entendesse. Não me deixe sem resposta…..por favor. Lhe agradeço desde já. Um forte abraço.
Olá Janira!
Pelo que entendi, você está fazendo um tratamento ortodôntico para alinhar seus dentes, correto? Então, respondendo à sua pergunta é normal usar aparelho na parte inferior SIM. Aliás, é muito difícil, embora não seja impossível, haver um tratamento ortodôntico que precise apenas corrigir um único arco dentário, pois como eles se articulam entre sí (constituindo a famosa oclusão) acabam ambos tendo de ser alinhados.
Também percebi, pelo seu relato, que você está seguindo instruções diferentes da recomendada e tomando decisões por conta própria. Isso pode fazer com que o dentista perca o controle do que está acontecendo com os seus dentes. Se você desconfia que algo não esteja bem, informe a seu dentista ou mesmo procure um novo profissional que lhe passe mais segurança.
De um modo geral, antes do início de um tratamento ortodôntico, é preciso descartar a possibilidade de algum problema nas ATM´s de modo a evitar esse tipo de situação que você está passando agora. Assim, sugiro que procure um otorrino para checar essas dores próximas ao ouvido e em seguida um dentista com experiência em patologia da ATM. Ele deverá verificar se o problema tem alguma conexão com o uso do aparelho dentário e tomar as providências necessárias.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Eu gostaria de tirar uma dúvida, se toda as pessoas que tem problemas semelhante ao meu, é necessário colocar aparelho na parte inferior?. Se o problema maior é na parte superior.
Meus dentes caninos são acavalados.O meu ortodontista me passou um aparelho expansivo há seis meses,e notei que ficou pior, pois apesar do defeito não era muito perceptivo e ultimamente ficaram notáveis.Estou há um mês sem usar. E vou fazer um ano em maio que estou com aparelho fixo na parte inferior. E de alguns meses pra cá eu comecei asentir dores próximo ao ouvido, começei a pesquisar e comparei aos sintomas de ATM. Tem dias que tenho que forçar a abertura da boca, além de ouvir estalos e também noto que há uma deformidade só do lado esquerdo, outro dia quando fazia movimento de abre e fecha, fiz uma leve massagem e foi ai que eu notei algo parecido com nódolo mais não é mole é ósseo.
Muito obrigada.
Em março do ano passado, cai da escada com a boca aberta. No inicio sintia dores esporadicas e tinha dificuldade. Agora, estou com 15 anos e dores diariamente. Umas duas vezes por semana, mais ou menos, tenho crises de dor terriveis.
Juro que não sou fresca.
Já fiz ressonacia e deu “Luxação anterior dos discos articulare bilateralmente sem recaptura com abertura da boca, com irrugularidades degenerativas dos contilos mandibulares bilateralmente”. Tenho dificuldade para fechar a boca. Faço acumputura, fisioterapia e RPG. Tomo MUITOS remedios.
O que o senhor recomenda?
Obrigada.
Olá Vanessa!
Os tratamentos que você está fazendo são válidos no sentido de ajudar a melhorar a saúde em vários aspectos, no entanto, pela sua descrição, seu problema merece uma atenção específica em relação ao que está acontecendo na ATM. Cuidar destas lesões é importante para melhorar a função e a dor e conseqüentemente diminuir o consumo de remédios.
Recomendo a você procurar um dentista com formação em patologia da ATM ou um especialista em Dor Orofacial e ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
Olá, Dr.Marcelo:
Tenho 38 anos e uso placa de silicone para dormir desde os 23 anos. Tenho DATM e atualmente minhas enxaquecas estão sendo diárias, se não acordo com a dor de cabeça, na parte da tarde é certo que ela vem. Acordo tb com a cabeça pesada, cansada , parecendo que nem descansei. Já passei com vários especialistas e estou até fazendo um tratamento para enxaqueca com neuro e não está adiantando, só estou tomando remédios e nada resolvendo, o que devo fazer?? Meu dentista é especialista em buco maculo facial, vc acha que devo procurar um especialista em orto?
Olá Valéria, bem vinda ao blog!
A ortodontia se preocupa com o alinhamento estético dos dentes e não com a correção de problemas na ATM. Aliás, as técnicas ortodônticas nem permitem isso (corrigir as disfunções da ATM). Por este motivo o especialista em ortodontia não poderá lhe ajudar muito, a não ser que além da ortodontia, o profissional que você se consultar tenha também experiência em patologia da ATM.
O ideal seria você buscar um especialista em disfunção da ATM e dor orofacial ou alguém com formação em patologia da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
Dr Marcelo
Primeiramente meus parabens pelo seu blog.. é excelente.. seria bom se todos os profissionais como voce fizessem isso.
Bom vamos la.. eu tenho notado ultimanente que passo o dia todo com o meu maxilar pressionado, não sinto uma dor absurda como dizem que a atm provoca, sinto um estalo qdo abro a boca e tenho dificuldades para abrir a boca toda. Sinto mta tontura e agora comecei a ter insonia,e dor nas costas e pescoço, não sei o que eu faço, minha dentista sugeriu uma placa , mas sei la.. nao estou muito confiante nisso, gostaria de saber qual profissional que devo procura? ou no caso se vc atende a este caso?
Ah.. eu nunca tomei remedio para isso.. como vc disse.. esconder a dor é aumentar o problema.
Muito Obrigado
Marcelo
Olá xará, que bom que gostou do blog!
Bom, sua descrição indica a presença de um possível problema estrutural na ATM, entretanto alguns sintomas que você mencionou merecem um diagnóstico diferencial de um otorrino. O melhor é você conversar a respeito de seu diagnóstico (qual é?) com sua dentista, sobre qual a extensão do problema e a causa, de modo que a terapêutica proposta possa ter um objetivo e também uma forma de mensurar se esse objetivo está sendo atingido.
Caso continue na dúvida, o melhor é buscar uma segunda opinião com um profissional que tenha experiência em patologia da ATM.
abraço,
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
OBS: visitei seu blog e achei muito legal essa postagem aqui: http://ovocolorido.wordpress.com/2009/03/24/enlouquecendo-o-seu-dentista/
risos!
ola de novo dr marcelo
nossa vc foi de muita ajuda!!
assim como vc me disse ao ir a ortodontista sem nem mesmo falar nada pra ela,ela viu que a minha articulação do lado da dor esta se deslocando e abrindo mais que a outra,e disse que tenho que tirar um raio x,pra ver o que esta causando isso,ela disse que tenho que ir a um especialista,que nao lembro o nome.
eu vou dar entrada nos exames a alguns dias…
e disse que o aparelho ortodontico,so servira para puxar os meus dentes inferiores pois sao muito profundos e assim como o senhor ela disse que o que vai me ajudar com meu problema nao e o aparelho mas o tratamento.
quero agradescer
e qualquer duvida que eu tiver volto a contatar!!!
esse seu blog concerteza ajuda muitas pessoas!
ate+
um abraço
ola de novo mas como eu devo estabelecer a saúde da articulação têmporo-mandibular?devo começar por onde?
Leandro, por isso que insisto na questão do diagnóstico. Para saber por onde começar (o tratamento) é preciso saber exatamente o que se pretende tratar. Assim, o melhor a fazer é encontrar um profissional que possa investigar seu caso de forma bem detalhada antes de começar qualçquerr tratamento seja , aparelho, exercício ou qualquer outra coisa. Se lhe propuserem algum trtamento sem ter lhe dito qual é o diagnóstico e você não ficar seguro, simplesmento procure outro profissional.
Certamente, é muito melhor gastar mais tempo na fase do diagnóstico e antes de tratar, para saber e entender de fato o que vai ser feito, que fazer vários tratamentos à base de tentativa e erro por não saber o quê na ATM é que estava lesionado em primeira instância.
Abraço,
ola,muito obrigado por me esclarecer as minhas duvidas!
eu ja tinha lido um pouco sobre a disfunção da atm na internet,e por isso procurei um dentista ,ela disse que antes de eu passar pela ortodontista eu tinha que tratar de alguns dentes,o que eu ja fiz!! agora eu vou passar com a ortodontista
mas eu tenho algumas duvidas ainda!!!o que eu tenho que fazer primeiro?sera que ela vai me passar alguns remedios?ja que aparelho nao e a solução!!!
obrigado desde ja e se puder me ajudar ? ate+
ola queria saber que tipo de aparelho uma pessoa com atm usa? origado ate +
ola, acho que estou com atm pois eu sinto varios dos sintomas a algun tempo e parece que agora esta piorando o que acha que eu devo fazer?
Olá Leandro!
Certamente você ESTÁ COM ATM!
ATM é o acrônimo para Articulação têmporo-Mandibular que é a “junta” que permite sua mandíbula se movimentar. Todos os seres humanos saudáveis a possui.
Agora se você começou a apresentar sintomas de disfunção da ATM (ou DTM) é importante vc procurar um profissional com experiência na área, para que ele possa te ajudar.
Quanto à pergunta que você fez sobre aparelhos, vc se refere ao aparelho ortodôntico? Caso a resposta seja afirmativa, é importante vc saber que o uso de aparelhos ortodônticos tem a finalidade de corrigir o alinhamento estético dos dentes e não um problema na ATM. Um bom ortodontista só irá iniciar a ortodontia depois de ter sido estabelecida a saúde da articulação têmporo-mandibular.
Boa sorte!
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com
Começo a sentir alguns dos sintomas da disfunção da Articulação (ATM), e me preocupo. O Uso de um aparelho ortodôntico se faz mecessário? Já ouvi dizer que depende da situação. Ao pesquisar e analisar o caso, ao ponto de se fazer necessário o uso do aparelho, qual seria? Fixo, móvel, placa..
Obrigada desde já.
Olá Renata,
Aparelho ortodôntico não trata distúrbio de ATM, trata apenas problemas de alinhamento dentário. Essa idéia de que precisa usar aparelho para tratar a ATM é devido (de modo geral) ao pensamento que a DTM foi causada pela má posição dos dentes, a chamada, má oclusão. Escrevi sobre esse tema há algum tempo, dê uma olhada.
Entretanto as coisas não são assim tão simples. A primeira coisa a ser feita, não é definir o tratamento (aparelho, placa, cirurgia, etc) mas sim o DIAGNÓSTICO, ou seja, o que de fato causou o problema. Com base nisso é que poderá ser feito alguma coisa.
Converse com seu dentista sobre diagnóstico e pesquise todos os “porquês” e se ainda assim continuar com dúvida consulte outros profissionais.
Olá Vânia!
Primeiro é importante ter calma e não se desesperar. Converse com o seu dentista a respeito da possibilidade de reavaliar o caso, ou mesmo dele te encaminhar a um colega que possa aprofundar o diagnóstico e considerar o caso sob outros pontos de vista, pois isso pode trazer novas possibilidades.
De um modo geral, plaquinha e remédios para dor costumam ser utilizados para tentar controlar os sintomas, mas é importante ir além disso e investigar se há alguma patologia nas suas ATM´s e, caso haja, focar o tratamento de uma maneira específica.
Boa sorte!
bem, tenho problemas e atm esta num grau bem elevado pois tenho tonturas insonias, dores de cabeça e articulares e falta de ar naum sei mais o que fazer pois meu dentista passa remedios e uso a plaquinha mais de nada adianta o que recorrer!!!!
Olá Angélica!
Obrigado por postar aqui no Blog!
É… Antiinflamatórios e analgésicos têm efeito apenas nos sintomas, desligando o sistema de alarme do corpo ( a DOR) e por isso os resultados são sempre limitados.
Ao retomar as aulas de full contact, lembre-se de usar um protetor bucal e tenha muito cuidado com golpes no rosto.
Abraço,
Meu Deus! Já perdi a conta da quantidade (e diversidade) de antinflamatórios que já tomei nesses últimos tempos. Nem para minhas aulas de full contact não tenho ido… Não sei o que realmente melhora ou piora essa patologia. Sei apenas que nem os medicamentos dados nas emergências (intravenosos e intramusculares) não aliviam mais totalmente as minhas dores. Elas já são diárias em minha vida. Mesmo quando não estou em crise o local (os dois lados) está permanentemente dolorido.
E não entendo é saber que meu caso nem é grave (em relação à estrutura da articulação). Fico imaginando nas pessoas que têm um quadro pior q o meu…