Os pais já podem ver o rosto do bebê antes mesmo dele nascer, o genoma humano já foi mapeado, uma cirugia pode ser feita à distância com as informações viajando de um lado a outro do planeta em tempo real, a nanociência já é realidade mesclando engenharia com biologia molecular, a informática permitiu a criação de tecnologias capazes de observar e medir as diferentes funções de órgãos e sistemas do corpo humano, todos os dias novas descobertas são publicadas na internet nos principais bancos de dados científicos do mundo e ainda tem gente que acha que diagnosticar e tratar as patologias da ATM é apenas uma questão de um exame de palpação com as pontas dos dedos sobre os músculos do rosto e receitar uma “plaquinha” para dormir!!!
Se você já procurou um profissional de saúde e isso aconteceu com você, pare para pensar: será que isso é tudo que pode ser feito para solucionar seu problema?
Moldar a arcada dentária do paciente e mandar o laboratório fazer uma “plaquinha” de dois ou três milimetros, sugerir uma dieta pastosa e receitar antiinflamatórios e esperar que o paciente melhore é ignorar toda a evolução do conhecimento científico atual que a odontologia e a medicina dispõe sobre neurologia, microbiologia, imunologia, fisiologia e patologia do sistema mastigatório e da ATM!!!
Fique esperto!
Dr Marcelo,
A uns seis meses minha mandíbula travou e com isso passei a ter dores de cabeça da cervical…uso a placa mas não resolveu. Tenho trismo, forte cotrações no músculo do rosto que ma causa mau estar, dor de cabeça, enjôo, e mais outros sintomas…..os médicos só tratam como stress e não resolvem meu problema que é um sofrimento..,,,,
Boa tarde Dr. Marcelo,
Também estou com problemas na ATM, com dores do lado esquerdo e a abertura da boca está bem reduzida. Além disso tenho dores nos ombros e pescoço. Já estou com o problema há mais de uma ano e tratei com 2 profissionais que receitaram placa de acrílico e compressa de água quente, mas não vejo muita evolução. Nunca foram solicitados exames complementares, nem mesmo radiografias. Gostaria da indicação de um profissional na cidade de São Paulo. Estou angustiada com este problema.
Obrigada,
Liliane
Liliane
Existem muitas linhas diferentes que lidam com as Disfunções da ATM, sendo as mais comuns as que são baseadas na escola biopsicossocial e multifatorial, que atuam basicamente com placas miorrelaxantes/placas estabilizadoras, compressas, remédios e outros cuidados paliativos. São procedimentos que são bastante válidos para controlar a fase aguda da dor, mas deixam a desejar em termos de tratamento a longo prazo. Essas são técnicas que eu utilizava há quase dez anos quando comecei na área. Atualmente, existem técnicas mais avançadas capazes de recuperar a saúde da articulação e que atuam a nível de restabelecimento neurofisiológico da ATM.
Infelizmente não há em São Paulo um profissional que trabalhe com a mesma linha de tratamento que eu, de modo que eu me sinta tranquilo em te indicar. Assim, sugiro que leia o tópico abaixo que possui dicas de como encontrar um bom profissional da área:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo. Tem uns 10 dias que minha mandíbula travou e eu não consigo abrir mais que 2cm, estou preocupada. As vezes forço pra conseguir escovar os dentes, e o problema é q quebrou um pedacinho da minha obturação, mas n posso ir concertar pois minha boca n abre…
Já fiz tratamento com dentista e fisio a 2 anos pq estalava, agora ta travado. Já fui no osteopata, na acupuntura, já tomei relaxante muscular mas nada resolveu
Que eu faço?
Juliana,
Tratar uma patologia da ATM não é tão simples… Os estalos, por exemplo, indicam um problema estrutural, normalmente relacionado à posição do disco articular que existe dentro da ATM. Se os estalos deixaram de existir há apenas duas possibilidades: 1) eles foram recuperados ou 2) foram danificados ainda mais e isso nos leva à sua pergunta…
A primeira coisa é estabelecer um diagnóstico e não tentar nenhuma medida terapêutica sem saber o que, de fato, se está tratando. Procure um profissional que possa investigar o porquê de ter aparecido os estalos e o quanto o sistema mastigatório está comprometido. Somente após isso, é que se poderá estabelecer alguma abordagem que possa lhe trazer saúde.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Danielle,
Certamente é possível fazer sua mandíbula voltar ao lugar correto, para isso é importante investigar o motivo dos travamentos constantes. A partir daí, mesmo que haja ruptura de ligamentos, é possível fazer a mandíbuúla funcionar melhor, pois há técnicas de tratamento específicas para isso.
Sugiro você procurar o Dr. Juan Carlos Arellano aí em Curitiba, o contato está na mensagem aí de cima.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Danielle,
Gostaria de ter mais informações sobre o que você conta acima. Estou em Curitiba, com o mesmo problema, buscando alternativas e me deparei com sua mensagem. Fiquei mais preocupada ainda! Que pena que o Dr. Marcelo não respondeu sua pergunta, sinto sua preocupação além de que, diz-se de passagem, que esta também é uma dúvida minha.
Você já está nesta luta há algum tempo, ví que desde maio de 09, pode me ajudar com alguma indicação? Teve algum progresso? Desde já agradeço…
Lilian,
Eu não tinha visto a mensagem da Danielle… Vou respondê-la já!
Bom, quanto ao seu caso, em Curitiba, há o Dr. Juan Carlos Arellano, que talvez possa lhe ajudar. O contato dele é: jc@arellanovaldez.com.br
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola, dr marcelo! estou fazendo tratamento pra dtm ha uns 3 semanas em uma clinica especiliazada em dtm em curitiba. procurei a clinica apos ler nesse site os sintomas da dtm. minha mandibula vinha travando e sentiu muita dor. Ha 1 semana , minha mandibula travou e nao voltou mais para o lugar . o dentista colocou no lugar com uma manobra, mas depois ela travou novamente e nao voltou mais. nao consigo abrir a boca direito , falar e comer. Ele falou que deve ter rompido os ligamentos e que ela nao volta mais pro lugar e que devo fazer exercicios e infiltracao na atm para que a amplitude de abertura da boca aumente. Tb estou usando um placa de acrilico. O tratamento esta sendo carissimo. estou angustiada pq ele nao pediu exames especificos,so pediu uma panoramica. Falou que agora nao tem necessidade de mais exames , pois so vai mostrar o que ele ja sabe pela clinica.E nao sei a quem recorrer pq esse dentista ja e renomado , professor da universidade e especialista em dtm e dor orofacial. Entao, Minha mandibula nao vai mais voltar pro lugar? Estou indo no caminho certo? O que devo fazer?