As doenças reumáticas e os problema da ATM estão bastante relacionados entre si.
Os primeiros estudos sobre o tema sempre apontavam para um baixo índice de comprometimento da ATM em pacientes com alguma doença reumática, tal como a artrite reumatóide, lupus, entre outras. Estudos mais recentes apontam mais de 70% de envolvimento dessa articulação! Mas por quê? Será que antes as pessoas tinham menos esse tipo de problema e agora vem ocorrendo um surto de patologia de ATM???
Não! simplesmente passou-se a investigar melhor! Antigamente a única referência de um problema na ATM era haver dor sobre o local que o pesquisador estava apalpando. Hoje, o padrão ouro para a ATM é a ressonância magnética. Assim, mesmo que o paciente esteja temporariamente assintomático, podemos saber se tem ou não comprometimento da ATM.
Em realidade, a clinica diária tem me mostrado até mesmo o inverso: a ATM pode ser a primeira articulação comprometida num paciente com problema reumático anos antes da doença aparecer no resto do corpo!!!
O principal sintoma clínico que pode chamar a atenção para uma possível doença reumática é o som de areia na ATM, chamado normalmente de “crepitação”. Portanto se você percebe algo assim em sua ATM, não custa nada visitar um reumatologista e um especialista em patologias da ATM, afinal como diz o velho ditado:
Prevenir é melhor que remediar!
Fique esperto!
Boa tarde, tenho 6 parafusos na cervical e 4 na lombar por doença degenerativa. Hoje estou com torcicolo do lado esquerdo, dor no braço direito que vai da mão até o ombro pois tenho dedo gatilho nessa mão, estou com dor no femur direito por causa de um encondroma acima do joelho, dores na lombar ou melhor nas nádegas que vai até o pé direito. E pra melhorar faz um tempo que quando abro a boca escuto um barulho como se ossinhos estivessem se partindo em pedacinhos ou como dizem o barulho de areia. As vezes a dor é tanta que não consigo me deitar do lado direito. Faz alguns dias que quando fecho a boca mordo minha bochecha direita dificultando até para comer, tenho que enfiar o dedo na boca para afastar a bochecha e trincar os dentes para conseguir descansar um pouco. Gostaria de saber se consigo melhorar disso tudo ou posso dar um tiro na cabeça rs. Brincadeira, gosto de viver e tenho uma família que me ama por este motivo me mantenho em pé. Se puder me ajudar na solução desses pequenos problemas te agradeço. Caraca, esqueci de mencionar que também estou com esporão de calcâneo no pé direito.
Leila
O mais provável é que o quadro da ATM seja mais uma manifestação de algo que está ocorrendo por todo seu corpo. Se realmente for assim, existe como melhorar a biomecânica e a funcionalidade da ATM, mas isso ficará a mercê do processo que ocorre no corpo inteiro, sendo necessário um tratamento em conjunto com um reumatologista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
novo site: http://www.DTMnuncaMAIS.com.br
Olá, gostei muito do seu site. Eu possuo artrite reumatoide juvenil. Estou em crise a mais ou menos 2 semanas, mas tenho essa doença desde os meus 5 anos de idade ( hoje estou com 22 anos). Ultimamente meu lado esquerdo da face, no que tange a parte superior da boca ate a testa estão dormentes, eu sinto como se estivesse insensível comparada ao meu lado direito. Tu achas que isso seria uma possível ATM? Meu dente siso esquerdo está nascendo torto também, isso pode afetar a sensibilidade da face?
Abraços e obrigada,
Gabriela
Gabriela, essa “perda da sensibilidade” não é típica de artropatia ou disfunção da ATM. Converse com seu reumatologista para saber se pode ser da artrite reumatóide juvenil (ARJ) ou alguma outra coisa que está surgindo.
Em pessoas que possuem ARJ, quando não há dor na ATM ou nos músculos da mastigação, a característica mais comum é a falta de desenvolvimento do côndilo que deixa um aspecto de mandíbula/queixo pequeno, e por vezes até uma mordida aberta, é o seu caso?
At.te,
Marcelo Matos
Olá Dr.
Tenho “tratado” de dor na região da ATM há 1 ano e meio. Fiquei internada por 30 dias, frequento a emergência do hospital e fiz dois procedimentos de artroscopia. Tenho dores reumáticas e um reumatologista me acompanha. As dores na articulação não melhoram. Estou à base de morfina há 5 meses e agora me foi indicado uma prótese parcial devido a situação da articulação e pelo fato de eu ter reumatismo (fibromialgia e síndrome de reulnalt). Nesse caso da articulação estar comprometida e pelo fato de eu ter reumatismo justificaria essa prótese? Sei que não dá para avalaiar assim, mas só quero saber se há casos em que nessa situação poderia haver indicação de prótese, pois empre que leio os profisionais dizem não à colocação de prótese. Não tenho mais vida desde que tudo começou, se puder me orientar,
Abraços e obrigada
Juliana
Juliana
Ao meu ver, essa pode ser uma das principais contra-indicações das próteses… A Dra. Andrea Bono, da Argentina e uma das maiores autoridades na área de odontologia em termos de pacientes reumáticos (eu a trouxe para o congresso do ano passado que ocorreu aqui na Bahia), possui centenas de pacientes reumáticos graves, tratados com sucesso SEM CIRURGIA, por meio da mesma abordagem que eu utilizo. Sugiro que pense com bastante cuidado e dê uma olhada na postagem sobre a jornada de Abby, uma americana que já passou por muitas cirurgias e resolveu colocar a história dela em um blog. Tem também a Marilac que postou uma história impressionante aqui no blog, também o próprio FDA americano (que é mais ou menos como nossa ANVISA) emitindo um parecer por conta da quantidade de problemas com prótese de ATM… Enfim, infelizmente essa é uma realidade.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
sou casada tenho 3 filhos e descobri que tenho lupus a dois anos estou em tratamento a quase dois anos .estou bem no momemto e espero continuar .
Bom dia!
Eu adorei este blog!
Esclarecedor, objetivo e informativo!
Obrigada pelo compartilhamento do seu conhecimento!
Parabéns!
Ângela