Ontem no Fantástico (05/10/2008) foi exibida uma matéria sobre objetos extranhos encontrados no corpo humano tendo como caso de abertura, uma radiografia de uma faca na cabeça de uma pessoa que sobreviveu à agressão. Mas não foi isso que mais me chamou a atenção… Quase no final do quadro, o fantástico mostrou o caso da Sueli de Paula Gica que conviveu 25 anos com uma dor crônica no quadril, que incomodava até mesmo nos movimentos mais simples.
Na reportagem dizia que há seis meses, foi feito uma radiografia do quadril e foi detectada uma pinça cirúrgica de 15 cm!!!
A primeira coisa que me vem à mente é: e até então, essa dor dela vinha sendo tratada como??? Ninguém sugeriu uma simples radiografia em 25 anos de dor???
Se (digo “se” porque a reportagem não deixou claro se ela já havia procurado antes outros médicos …) ela passou por médicos ou qualquer outro profissional de saúde, o mais provável é que ela tenha convivido com medicação para dor durante todo esse tempo. Tudo porque simplesmente não foi feito um DIAGNÓSTICO do caso e UMA PINÇA DE 15 CM não foi detectada…
Tratamento antes de fechar o diagnóstico é medicina (ou odontologia) baseada em tentativa-e-erro. Algo inaceitável para a maioria das doenças conhecidas atualmente.
Fique esperto!
Bom dia, Doutor Marcelo, sinto muitas dores de cabeça… Quando engravidei no oitavo mês de gestação tive um derrame facial lado esquerdo devido a pressão alta, mas fiz exame e o medico me disse que não era nada de mas,mas sinto muita dores de cabeça no lado esquerdo,o que devo fazer? Obrigado pela atenção.
Mariana
Pode haver uma combinação de problemas neurológicos e temporomandibulares, de modo que é importante buscar especialistas em ATM e neurologistas também.
Att.,
Marcelo Matos
Venho aqui para divulgar um fórum que criei sobre a dor crónica (por falta de um em português).
O endereço é: http://dorcronica.myfreeforum.org/
Todas as pessoas que sofrem de Dor Crónica e todas as pessoas que lidam com doentes com esta patologia estão convidados a participar.
Obrigada
TENHO DOR NA ATM, INSTRALAÇÃO NA ATM, DOR DE CABEÇA, SEMPRE PERTO DO NARIZ, NA GENGIVA, SENSIBILIDADE NOS DENTES, TUDO QUE É GELADO DOI MEUS DENTES, MINHA VIDA É SENTIR DOR, SEMPRE TEVE NEGLIGêNCIA NO DIAGNóSTICO, EU FIZ UMA CIRURGIA ERRADA QUE UM DENTISTA ME FALOU QUE EU TINHA UM CISTO NA GENGIVA É QUE EU TINHA DE FAZER UMA CIRURGIA EU FIZ A CIRURGIA DEPOIS DA CIRURGIA NACEU UMA CONTRAÇÃO NO NERVO DO MAXILAR PERTO DO NARIZ NA GENGIVA, JA FAZ UM ANO QUE ESTOU COM ESSA DOR QUE NUNCA PARA, DEPOIS EU DESCUBRI
QUE EU NUNCA TIVE CISTO, DEPOIS ACABEI TIRANDO 3 DENTE PRA VE SE PARAVA A DOR, DEPOIS ME FALARAM
QUE EU TINHA NEURALGIA DO TRIGÊMEO É QUE EU TINHA DE FAZER UMA CIRURGIA CHAMADO DESCOMPRESSÃO EU FIZ ESSA CIRURGIA MAIS NADA DE ACABAR A DOR,
O NEUROLOGISTA ME MANDO IR NO DENTISTA ME FALANDO QUE EU TINHA 2 PROBLEMA NEURALGIA DO TRIGÊMEO E UM PROBLEMA NA BOCA QUE SO UM DENTISTA PODIA ME AJUDAR, ACABEI INDO NA UNIVERCIDADE DE ORTODENTIA O PROFESSOR DE ORTODENTIA ME FALOU QUE ESTAVO COM UM TRAUMA NO NERVO MOLAR OU NO TRIGÊMEO QUE EU TINHA QUE CONVIVER COM ISSO, SÓ O TEMPO PRA ME AJUDAR, MAIS NÃO TEM COMO VIVER COM ESSA DOR É UMA DOR QUE MEXE COM MEU SISTEMA NERVOSO ME DA CORPO ESTANHO, EU PEÇO SOCORRO DE TODO MEU CORAÇÃO PRA MIM SAIR DESSA DOR QUE NUNCA PARA NÃO POSSO VIVER ASSIM!
Parabéns pela página, super interessante e ajuda muito as pessoas, gostaria de uma ajuda.
Tenho um filho de 22 anos que sente muita dor nas costas, sempre ficou muito tempo em computador e acho que agora isso acaba prejudicando muito mais.
Outro dia ele tava na fila do banco e foi espirrar e tossir e piorou a dor e nem conseguia baixar o pescoço (agora ta legal) já tirou várias radiografias inclusive a panorâmica
E deu escoliose acho que 7º se não tou falando besteira rsrs como a dor não melhora o médico passou uma ressonância para ver se pode ser hérnia de disco.
Escoliose dói ? será que pode ser uma hérnia mesmo com 22 anos.? Tem algum tipo de colete para parar a dor??? Affffffff quanta besteira né?
Há já ia esquecendo, o médico também disso que ele está com encurtamento (è isso mesmo) não consegue tocar no chão.
Obrigado pela atenção.
Olá Fátima,
Sim, escoliose pode doer e pode haver hérnia de disco aos 22 anos. No entanto para melhor poder tirar suas dúvidas, sugiro conversar com médicos e fisioterapeutas, pois como sou dentista, as questões que você levantou foge bastante de minha área de atuação.
Boa sorte!
Marcelo Matos
Prezado Dr. Marcelo,
Achei muito interessante este blog para ajudar as pessoas. Parabéns! Tenho 60 anos e fui vitimada, nos últimos dias, por um herpes-zóster, que me atingiu a testa esquerda, formando bolhas, inchaços e claro, dor. Estou sendo medicada com aciclovir, mas comentaram-me que a dor – pela destruição do nervo -pode se tornar permanente. Existe algo que possa fazer para evitar este transtorno? Agradeço tua atenção!
Mariza
Normalmente o tratamento é esse mesmo que você mencionou. No entanto há quem utilize alguns suplementos, vitaminas e estímulos elétricos para ajudar os nervos a se recuperarem.
Talvez você possa encontrar algum médico especialista em dor ou um neurologista que possa lhe indicar um tratamento desse tipo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr. Marcelo,
Meu marido padece de uma dor constante em forma de
queimação no lado direito do corpo, nos membros inferiores. Essa dor iniciou cerca de 3 meses após
um AVC isquêmico. Não restou sequelado: dirige, faz ginástica, dança, faxina a casa, etc.
Já tomou gababentina e fluxetina (combinada) sem
resultado. Tentou metadona e quase morreu vomitando.
Aí desistiu. O que poderia ajudá-lo?
Grata
Natália
Natália,
Esse quadro é bem difícil até mesmo de comentar. O que posso dizer é que a medicação está tentando controlar a dor, mas resta saber se essa dor tem alguma outra forma de controle seja através de algum tipo de terapia física, ou mesmo via troca dos medicamentos utilizados. Sugiro buscar um dentista da área de dor orofacial bem como um fisiatra ou clínico de dor da área médica.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo
Há mais ou menos um ano venho sofrendo com dor crônica nas costas,há um mês descobri que tenho hernia de disco na lombar mas a dor q sinto ñ é na lombar e na parte do meio das costas sofro muito sinto uma ardencia (queimação)de grande intensidade que ñ consigo fazer nada ñ consigo trabalhar fazer qualquer tipo de atividade fisica e ate os afazeres domesticos estou impossibilitada,e tenho apenas 23 anos estou ate com depressão,me ajude por favor me endique algum especialista e me responda se esta dor tem cura.
Cicera,
Boa parte dos hospitais das grandes cidades possuem o que é chamado de Clinica de Dor. Procure uma dessas clínicas e veja o que eles podem fazer por você.
Nessas clínicas de dor, normalmente o paciente é avaliado, não só por um especialista, mas por uma equipe multidisciplinar, o que aumenta as chances de conseguir um bom resultado no controle da dor.
Boa sorte!
Marcelo Matos
estou à procura de uma solução para os problemas que minha mãe está tendo em consequencia do sua artrite reumatoide. como por exemplo as alergias. ela faz o tratamento para o reumatismo à 20 anos. gostaria que me informasse o motivo dessas alergias ou um médico espelista, o que devo fazer…
Olá Mônica!
As alergias também estão associadas, em muitos casos, a alterações auto-imunológicas assim como a artrite reumatóide. Um imunologista ou alergologista talvez possa ajudar no caso, até mesmo para verificar se é de fato uma alergia ou uma reação a outra coisa. Como o ela está em tratamento, imagino que o reumatologista esteja acompanhado o caso, então, converse com o ele sobre o assunto. De repente até é possível alguma modificação no tratamento que favoreça a melhora alérgica, afinal existem muitos tratamentos novos surgindo no campo da reumatologia.
Olá Raquel, bem vinda ao blog.
Fico sensibilizado pela sua iniciativa de ajudar sua amiga, espero realmente que possa encontrar um bom profissional.
Pelo que entendi, o problema dela é na coluna, correto?
Bom, coluna é sempre bastante complicado e os recursos técnicos que temos disponíveis para outras áreas de dor crônica, como, por exemplo, a de patologias da ATM (área em que atuo), não são necessriamente aplicáveis à coluna vertebral.
O ideal seria verificar um especialista em coluna que possa investigar melhor a situação, descobrir se houve algum detalhe que deixaram escapar e oferecer um tratamento que não seja apenas paliativo, de controle da dor (que é o que vc relatou que ela está fazendo) e infelizmente eu não conheço um que lhe possa indicar.
Espero que alguém que leia o blog e que tenha tido alguma experiência positiva com algum profissional dessa área, possa lhe ajudar.
Desejo muita sorte na sua busca e melhoras para sua amiga.
Dr. Marcelo,
Estou procurando ajuda para uma amiga que sofre de dor crônica a uns 2 anos, ela fez uma cirurgia de hérnia de disco, desde então vem sofrendo com fortes dores, faz tratamento com dimorf 30 mg de 4 em 4 horas e não tem resultado satisfátório, ela é uma pessoa carente, estamos com dificuldade de tratamento para ela,aqui na minha cidade os médicos não sabem como tratar ela, se o Sr. ou alguém que ler este comentário souber de alguém que possa ajudar, por favor me avise, fico muito agradecida.
Olá Marina!
Que bom que vc gostou do Blog!
Fico muito agradecido por suas palavras, obrigado!
Fico feliz também em saber que seu tratamento esteja indo bem. Vc poderia postar um depoimento sobre seu tratamento na comunidade de patologias da ATM ( http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=43305432&tid=2581946083502206307&kw=depoimentos )?
Quando estiver com a Dra. Lídia avisa que mandei um grande abraço para ela, tá?
E claro, rsrsr um grande abraço para vc também! Será sempre bem vinda aqui.
Olá Marcelo, procuro sempre me informar sobre ATM, pois sofro dessa disfunção, porém já estou a bastante tempo me tratando com Dra. Lídia Yavich e tendo bons resultados.
Descobri esse blog na comunidade do orkut sobre esse disfunção da ATM.
Estou comentando apenas para lhe dar os parabéns por expor tal assunto de dicícil entendimento e compreensão da maioria, de forma tão clara.
Pode ter certeza que estarei visitando regularmente para ler seus posts.
Marina