Ontem no Fantástico (05/10/2008) foi exibida uma matéria sobre objetos extranhos encontrados no corpo humano tendo como caso de abertura, uma radiografia de uma faca na cabeça de uma pessoa que sobreviveu à agressão. Mas não foi isso que mais me chamou a atenção… Quase no final do quadro, o fantástico mostrou o caso da Sueli de Paula Gica que conviveu 25 anos com uma dor crônica no quadril, que incomodava até mesmo nos movimentos mais simples.

Na reportagem dizia que há seis meses, foi feito uma radiografia do quadril e foi detectada uma pinça cirúrgica de 15 cm!!!

A primeira coisa que me vem à mente é: e até então, essa dor dela vinha sendo tratada como??? Ninguém sugeriu uma simples radiografia em 25 anos de dor???

Se (digo “se” porque a reportagem não deixou claro se ela já havia procurado antes outros médicos …) ela passou por médicos ou qualquer outro profissional de saúde, o mais provável é que ela tenha convivido com medicação para dor durante todo esse tempo. Tudo porque simplesmente não foi feito um DIAGNÓSTICO do caso e UMA PINÇA DE 15 CM não foi detectada…

Tratamento antes de fechar o diagnóstico é medicina (ou odontologia) baseada em tentativa-e-erro. Algo inaceitável para a maioria das doenças conhecidas atualmente.

Fique esperto!