Você já checou sua ATM?

Dor de cabeça e ATM?

Você já pensou que sua dor de cabeça pode estar relacionada a um problema nas Articulações Temporo-Mandibulares (ATM)?

As dores de cabeças, tecnicamente chamadas de cefaléias, afetam até 80% da população, sendo que aproximadamente 5% das pessoas chegam a sofrer diariamente com este tipo de problema. Isso faz da dor de cabeça um dos problemas de saúde pública mais importantes na sociedade, pois afeta a qualidade de vida, a produtividade e provoca um grande número de faltas ao trabalho.

Um estudo publicado na revista científica Annals of Allergy Asthma & Immunology chamou a atenção para o fato de que muitas dores de cabeças são tratadas inadequadamente ao deixar passar despercebido um problema na ATM.  Segundo os autores, os problemas não diagnósticados da ATM são as prováveis causas de cefaléias e dores faciais crônicas!!! E mais, que as desordens da ATM devem ser consideradas em todos os pacientes com dores tipo “dor de cabeça sinusal” (dor tensional) sem sinais de anormalidades sinusais, neoplásicas (cancerígenas), neurológicas ou vasculares.

Esse e outros estudos evidenciam o porquê de tantos tratamentos para cefaléia falharem, afinal, a patologia da ATM não está sendo tratada.

Se além da dor de cabeça, você nota alguns dos sintomas abaixo, é sinal de que pode haver uma relação entre sua ATM e sua dor de cabeça:

  • Ruídos ao abrir e/ou fechar a boca
  • Dor ao mastigar alimentos duros ou durante algum outro movimento da mandíbula
  • Limitação da abertura da boca
  • Dor ao apalpar a área da ATM (logo à frente do ouvido)

Fique esperto!