Passeando pela internet, me deparei com esse texto do Prof Dr. José Tadeu T. Siqueira, um renomado profissional brasileiro, autor de livros e um dos grandes embaixadores da odontologia no contexto da DOR CRÔNICA. Confiram abaixo o texto:
A Odontologia e o desafio atual frente às dores da boca e da face
Por: Prof. Dr. José Tadeu Tesseroli de Siqueira*
As dores da boca e da face são conhecidas atualmente pela denominação genérica de dores orofaciais. Essa região do corpo humano nem sempre reflete para a população em geral, e também para muitos profissionais da área da saúde, a complexidade de algumas doenças e dores que alberga ou que nela se manifestam. É motivo de reflexão o fato de que muitos pacientes relatam dores consideradas banais ou corriqueiras em suas bocas, mas que se tornaram crônicas; e que afetam suas vidas de forma incompreensível para eles mesmos, seus familiares e até para os profissionais da área da saúde.
Dois desafios sobre dor nos esperam neste avançado estágio de conhecimento e tecnologia. Comecemos pela dor de dente, provável motivo da existência da profissão de cirurgião-dentista. A dor de dente em uma pessoa saudável pode ter implicações completamente diferentes daquela que acomete um hemofílico ou um doente com doenças sistêmicas graves. Complica-se o panorama quando deixa seqüelas, o que aumenta o nível de complexidade dos pacientes acometidos, incluindo necessidades médicas, internações hospitalares e equipes multiprofissionais especializadas.
Muitos profissionais da área de saúde desconhecem a variabilidade de dores que acometem a boca e a face. Nem sequer conhecem o impacto, psicológico e social, na vida dos doentes: dor de dente, neuralgia do trigêmeo, ardência bucal, dores faciais atípicas e as dores de cabeça provenientes dos músculos da mastigação ou da articulação da mandíbula (disfunção da ATM). O câncer bucal causa dores fortes e pode ser causado pela cárie dentária; pode ser a manifestação atípica de uma enxaqueca, uma dor cardíaca, um tumor ou expressão de um quadro psiquiátrico importante. A dor na boca pode ser provocada pela leucemia, com intensidade leve ou excruciante; pode ser localizada em um dente ou espalhar-se pela cabeça, pescoço, tórax e corpo. Mulheres na menopausa queixam-se de terrível ardência bucal e são desacreditadas por seus maridos, filhos e, muitas vezes, por seus médicos ou cirurgiões-dentistas.
Diante disso, com toda a excepcional e importante tecnologia a nosso dispor, temos ainda dois grandes desafios na área de dor: entender essas dores desconhecidas e resolver as velhas e já conhecidas dores da boca. Texto adaptado do livro “Dores Mudas – As conseqüências das dores orofaciais na saúde”, Editora Maio, 2004.
* Cirurgião-dentista; Doutor em Ciências; Supervisor suplente do curso de Odontologia Hospitalar e Coordenador da Clínica de Dor Orofacial da Divisão de Odontologia / Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Fonte: Dental Review
Olá dr Marcelo.Estou com o rosto do lado direito, perto da orelha muito inchado e com muita dor.não é problema de ouvido e nem dente conforme rx.Tem alguma ideia do que pode ser?O que posso fazer para descobrir isso?
Beth
Para descobrir do que se trata, você precisa procurar um dentista especialista em dor orofacial ou com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
eu uso aparelho ortodôntico e preciso fazer aquela dita oclusão dental p remoção do aparelho. na consulta o dentista fez uns testes comigo e um deles era: colocar o dedo no ouvido e abrir bem a boca e fechar e nessa hora deu um estalo, a partir desse dia ñ para mais de doer atrás do ouvido (o mesmo lado q estalou) e doe toda a face, ombro e a nuca, parece q eu vou enlouquecer…. por favor me ajude. o pode ser isso, e o q eu posso fazer???
Francine, você perguntou:
Se o seu dentista fez esse teste é provável que ele estivesse suspeitando do problema em suas articulações temporomandibulares (ATM´s). Portanto o melhor é você conversar com ele sobre o que aconteceu e tirar suas dúvidas de como proceder a partir de então. Até porque, imagino, que ele deva ter recomendado algo ou pedido exames já que, pelo que você menciona, o teste foi positivo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo,a cerca de um ano e meio estou usando aparelho ortodôntico fixo,após um mês de uso comecei a sentir barulhos dentro do ouvido direito que evoluiram muito e se extnguiram.Depois comecei a ouvir os mesmos barulhos ainda mais intensos dentro do ouvido esquerdo,barulho como um latejar(associo com as batidas cardiácas)pois é o mesmo som e batidas,o que pode ser isto,antes do uso deste aparelho não percebia ou ouvia nenhum barulho?
Ps. Alguns anos atrás fraturei o maxilar,isto foi passado pro ortodontista – no período da avaliação pro uso do aparelho – que disse não influenciar em
nada.
Aguardo sua resposta,já agradecendo,
Luiza.
Luiza, é muito difícil supor qualquer coisa num caso assim como o seu. Portanto, sugiro você procurar um profissional com experiência em patologia da ATM para estudar e avaliar a sua situação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo,
Há 6 mese comecei a sentir dores nos dentes que mais pareciam ser na face pois o dentista não encontrou nada nos dentes. A dor começou do lado esquerdo, ia do meio da boca até o ouvido, depois passou para o lado direito tambem.Não podia por nada quente na boca, vinha a dor que durava até uma hora depois do analgésico, e tinha de fazer compressa com gelo, segundo orientação do dentista. Usei placa, fiz massagens na face e nada. por fim decide arrancar o último dente do lado dreito, estava com um cisto pequeno e a dor ainda continuou por mais um mês. Passaram uns dias e a dor voltou no lado esquerdo, agora é mais intensa e liquidos frios que antes aliviavam agora pioram. Estou desesperada de dor e não sei oq fazer. Pode me ajudar?
Obrigada
Fabiana 01/05/2010
Fabiana, é preciso investigar… Não adianta muito ficar usando técnicas de alívio da dor como copressas frias, remédios etc, sem saber o que está causando o problema.
Sugiro que procure um bom profissional da área de dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
hã tbm sou portadora te AT ….doença auto imune …sera que pode ter relação tomo antigoagulante e medicorten e vassogarde p derrame ..brigada di novo rsrrs
Renata, a sigla “AT” a que você se refere é “Arterite Temporal”? Porque isso, por si só, pode produzir um quadro de dor na face. Além disso, varias doenças autoimunes se correlacionam com lesões periodontais (as estruturas periodontais são as responsáveis pela sustentação dos dentes). É importante você conversar sobre isso com seu dentista e seu médico.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr;estou com dores muito forte na boca e nos dentes ,a dor esta tão forte q da vontade de eu mesma arrancar e parece estar dando cocegas estranho di mais ,não estou com caries ,alguns ematomas na gengiva…e os dentes parecem estar moles ,meu maxilar doendo muito e rostos tbm ,pra ajudar uma Ingua no pescoço devido a dores ,minha consulta e so semana q vem devido licença maternidade….o que poderia ser ,estou a bace de dor flex ,nunca tinha se quer uma dor de dente nem caries nds …. ta difici,brigada pela atenção ….Parabéns pelo site nunca pensei que tiraria uma duvida de dor de dentes …muito bom ….
Renata, íngua remete, de um modo geral, à infecções. Portanto é importante que o profissional que você se consultar investigue essa possibilidade. Quanto às dores na face, a sensação de perda da firmeza dentária e os demais sintomas que você menciona, precisam ser diferenciados em relação a possíveis causas dentárias (lesões direta nos dentes, periodonto, etc), problemas na ATM e até mesmo diferenciado de alterações sistêmicas que podem produzir alterações no aparelho mastigatório e face.
Assim, sugiro que converse bastante com o profissional que você escolher, tire o máximo de dúvida que puder e só se submeta a algum tratamento se tiver compreendido bem toda a situação bem como o diagnóstico e proposta terapêutica.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Boa noite Dr,
Ha 4 semnas atras mordi um pedaco de comida mais duro e meus dentes do lado esquerdo comecaram a doer, uma dor horrivel como se estivessem furando eles,por alguns dias fiquei sem poder mastigar deste lado e sem poder tomar gelado,fui a dentista ela radiografou e disse que era apenas sensibilidade nos dentes.A dor voltou apos mastigar outro alimento mais duro,e agora estou com umas pontadas na cartilagem da orelha e as bochechas ardendo e latejando por dentro.O que pode ser isso doutor??
Mariana, há diferentes possibilidades de diagnóstico para seu caso que vão desde problemas dentários (que podem não aparecer em radiografias comuns) até problemas na ATM com dor referida nos dentes. Portanto, a única maneira de saber o que se passa, é procurando um dentista com experiência na área dedor orofacial, disfunção e patologia da ATM, para uma análise detalhada.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, boa tarde!
Tive há quase um mês uma reação alégica que me causou um pouco de dor de garganta e ouvido e os gânglios do lado direito do pescoço incharam. Agora, a dor já passou e os gânglios diminuíram muito, mas eu fiquei sentindo uma pressão no ouvido e na face direita, como se o rosto estivesse dormente. Desde ontem, percebo que mastigar está me cansando.
O que pode ser isso?
Aline, alguns sintomas que você descreve remete, de fato, a um problema na ATM, entretanto é difícl correlaciona-los diretamente com o quadro alérgico que você menciona. Esse é o típico caso que depende de uma análise bem cuidadosa e por isso sugiro você procurar um bom especialista em dor orofacial ou um dentista com experiência em patologia da ATM para lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá,dr. Marcelo!
Há anos sinto dor no lado esquerdo da face, ela vem fica durante 3 á 4 dias e vai embora do nada. Isso ocorre uma vez por mês. Doi na maçâ do rosto, no olho, na temporal e por baixo do maxilar,doi muito no toque. E agora pra piorar, também estou sentido dor no lado esquerdo do quadril,no fêmur e planta do pé. Me dá um Help! Não sei nem que médido devo procurar, e estou apavorada! Obrigada pela atenção!! Abraços
Sandra
As considerações que fiz para a internauta Valéria, logo acima, também são válidas para você. Acrescentaria apenas o comentário de que, no seu caso, deve ser levado em consideração a possibilidade de um problema sistêmico e, talvez, um reumatologista possa ajudar na investigação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor, estou com a gengiva inchada do fundo até a frente no ceu da boca, meu ouvido doi , meu pescoço doi , os seios da face e minha garganta .. os meus olhos estão ressecados e dolorios. Você tem algum diagnostico ?
Valéria
Os sintomas que você descreve necessitam de uma investigação bem detalhada pois sugerem mais de um problema ocorrendo ao mesmo tempo. Sugiro procurar um dentista especialista em estomatologia para definir por onde começar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
doutor tenho dores na face esquerda e sinto os olhos secos e embaçados ja procurei o oftalmo, o neuro o otorrino o climico e não obtive resposta do quadro o que o senhor pode me ajudar
José Claúdio
Os sintomas que você descreve demandam uma avaliação bem cuidadosa e seria muito leviano eu sugerir qualquer coisa aqui pelo blog. Assim, recomendo que procure um especialista em dor orofacial para ver o que pode ser feito no seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Noite Dr.
Minha mãe, sofre a mais ou menos 4 anos, com aftas nas gengivas, já passamos por vários dentistas e usamos vários medicamento, infelizmente, sem nenhuma solução. Agora para piorar, a gengiva superior está inchando e ceu de boca fica todo enrugado. O que pode ser isto? Ela usa próteses inferior e superior. Teve aplasia, já está totalmente controlada, sem uso de ciclosporina a uns 4 anos. Grata.
Dulcelia
Esse é o tipo de situação que precisa ser avaliada por um bom dentista da área de estomatologia. Veja se localiza um em sua cidade e marque uma avaliação para sua mãe.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde!!!
Sinto dores na face do lado direito,o otorrino diz que atm, mas estou constante com quadro de sinusite (a secreção está sempre acumulada do lado direto), não consigo abrir muito a boca e nem mastigar comidas que precisam de muito movimento.Parece que a dor e no osso próximo ouvido.desde já agradeço
Rosana, estas são, realmente, queixas muito comuns aos problemas de ATM. O próximo passo é procurar um dentista com experiência em patologia da ATM que possa estudar melhor seu caso e tratar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor, boa tarde.
Tenho sentido dores no queixo quando toco o mesmo, isso só ocorre nas partes onde não há músculos, tenho amigdalite repetitiva e tive uma inflamação de garganta a pouco tempo, isso pode ter alguma relação?
Obrigado.
Éric Wendling
São duas coisas pouco prováveis de estarem relacionadas entre si, mas não é impossível. Talvez valha a pena você se consultar com um otorrino.
atenciosamente,
Marcelo Matos
Prezado Dr Marcelo,
Foi muito bom encontrar seu blog. Parabéns pela iniciativa!
Eu estou com um problema em um dente bem atrás da boca que entortou. Por causa disso, devo colocar aparelho em breve.
Entretanto, tenho sentido uma dor no lado esquerdo da face.
Também tenho sentido uma dor no olho esquerdo, justamente bem na região desse dente. Será que tem alguma coisa a ver?
Já fui em oftalmologistas mas eles falam que é uma simples irritação.
Será que tem alguma relação com a raiz do dente que está torto?
Obrigada pela ajuda!
YARA
Yara, pode sim haver alguma relação. Se o ligamento periodontal do dente estiver inflamado, as dores podem aparecer tanto localmente quanto à distância. No entanto há muitas outras possibilidades que podem não ter nenhuma relação com o dente.
Também é preciso saber o motivo dele ter “entortado”.
Você pode pedir à sua entista uma indicação de um especialista em dor orofacial para tirar a dúvida.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Para completar: a percepção foi na parte interna dos lábios inferiores.
Olá,
Sou fumante e ao fazer o auto-exame da boca, apalpando o lábio inferior, percebi alguns pequenos caroços, como se fossem irregularidades da mucosa bucal. Esses caroços são normais ou devo procurar um especialista? A observação aqui é: ando muito estressada e cansada e acabo muitas vezes por criar sintomas que não existem. Mesmo com essa confissão, a percepção dos caroços é real, mas a dúvida está exatamente na normalidade deles – o que chamo de irregularidade da mucosa. Aguardo seu retorno e desde já agradeço a atenção.
Priscila
Pelo sim pelo não, você pode procurar um dentista especialista em estomatologia pois essa é a especialidade da odontologia que lida com este tipo de problema e certamente poderá avaliar a situação.
Boa sorte!
Marcelo Matos
Então DR.Marcelo
á dias eu ando apresentando sintomas de grip, mais agora eu mlhorei da grip,mais agóra veio uma imensa dor de estomago,acompanhada de dores nos musculos e cansaso, agora eu queria saber se o Sr, poderia me alertar sobre oque esses sintomas sginificam?obrigado’
Guilherme, esses são sintomas muito vagos para tentar qualquer palpite pela internet. O melhor é você procurar um médico clínico para ver o que se passa.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde,doutor,tive um dia que me dava tipo umas “finacadas” do lado esquerdo da cabeça,perto da orelha,dores horriveis,mas que durante o dia passou,poderia ser simplismente uma dor de cabeça ou outra coisa?Obrigada
Jênifer
Há um tipo de cefaléia cuja descrição é muito parecida com essa que você fez.
Sugiro você procurar um médico neurologista ou um especialista em cefaléia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá!!
Meu namorado possui uma dor atípica em sua face.
Já passou por vários neurologistas, dentistas, otorrinos… E atualmente se submeteu uma cirurgia de desvio de septo com um esporão no septo. Seu septo se encontrava bastante ruim e sua respiração melhorou bastante. Ainda não obteve resultados esperados diante sua dor atípica, o qual é uma sensação de peso entre nariz e boca, no lado direito. Já foi descartado nevralgia de trigêmio, DTM, canal, neurite, circulação… enfim, não sabemos onde mais ir e nem o que fazer. Seu estado emocional encontra-se muito abalado. Não consegue estudar, que atualmente falta monografia, por pouco, mas está difícil. Ás noites tem tomado olcadil para dormir. Sua sensação de peso dura 24 hs, só não sente dor, quando dorme. O que faço? Qual caminho percorrer. Já fomos no Dr. Santino de SP; Dr. Speciale de Rib. Preto; Dr. Escudeiro, de Campinas.. E fora outros mais… Preciso de ajuda!!! Desde já, agradeço sua atenção. Cristiane
Cristiane
O caso de seu namorado parece ser realmente um desafio…
Bom, é bem difícil lhe dizer o que fazer, no entanto eu começaria revendo o diagnóstico patológico da ATM e refazendo uma minuciosa avaliação neurológica, pois pode ter passado algo despercebido.
No campo da possibilidade de uma patologia da ATM, o processo para se descartar esta hipótese, demanda uma avaliação extremamente complexa e por isso pergunto: como foi “descartada a DTM”? Quais foram os exames feitos?
Assim, sugiro buscar uma segunda opinião dos profissionais dessas áreas que mencionei e também um suporte adicional de um psicólogo, para ajudar a lidar com as questões emocionais, ansiedade e estresse que estão associados às dores crônicas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá a todos,
Já relatei aqui o meu problema e Dr. marcelo me respondeu gentilmente.
Resolvi postar novamente porque pode ser útil á alguém:
Estava c/ ardência na lingua e alguns outros sintomas (bolo na garganta, lingua c/ rachaduras), fui ao Clínico que me disse que se tratava de refluxo por stress, não me prescreveu endoscopia pois, segundo ele, não era necessário, bastano uma dieta e um anti acido leve.
Pois bem, o fato é que apesar de relutar (eu queria fazer os exames) resolvi fazer a tal da dieta : sem café, sem alimentos gordurosos, sem refrigerantes, bebidas acidas e blá blá. O fato é que melhorei absurdamente, praticamente não sinto mais ardência na língua e, em alguns casos, posso até comer certos alimentos proibidos que não me fazem mal.
Não sou profissional mas creio que em casos leves como o meu uma boa escolha dos alimentos aliada a NÂO tensão emocional pode ajudar muito!.
Descobri que quando abro bem a boca e dou uma “gesticulada” após um estalo a minha audição melhora muito. Pela audiometria tive perda moderada, mas outros exames mostraram pressão de ar no ouvido e ATM (trec trec) sem dor. Até que ponto a ATM pode interferir na audição? Deixo sempre o volume da TV no 30 usando o ap. Após o movimento e o estalo com a saida de ar do ouvido esq. não necessito do aparelho auditivo.
Já viu algum caso com esta relação ATM x AUDIÇÃO?
Abraços
Neuza Grossi
Olá Neuza
Já vi casos assim como o seu, inclusive de uma paciente praticamente surda que posteriormente voltou a escutar (as frequências audiométricas que antes tinha dificuldade) e apresentou melhora da audiometria após a correção da patologia da ATM. Esse caso está publicado em uma revista de otorrinolaringologia da Argentina. Também orientei uma monografia de uma aluna de graduação, cujo o tema foi a relação entre mastigação e audição, enriquecido com um caso de um paciente que eu tratei onde tínhamos uma série de oito audiometrias (ele fazia uma a cada seis meses, devido ao trabalho) e várias análises computadorizadas de ciclo mastigatórios, nas quais pudemos verificar que sempre que conseguíamos melhorar na mastigação, se produzia também uma melhora na audiometria.
Também posso ilustrar a situação com um exemplo menos “científico”: quando voamos de avião usamos movimentos da mandíbula (bocejo, protusão, mastigação de chiclete) para ajudar a equalizar a pressão do ouvido médio.
Eu escrevi sobre isso em um tópico aqui do blog sobre plenitude auditiva
Atenciosamente,
Marcelo Matos.
Olá DR.Marcelo!
bom, minha amiga tem 18 anos e no inicio do mes de Fevereiro ela sentiu dores na face e teve um pequeno inchaço, tomou um anti-inflamatório e resolveu o problema,mas 15 dias depois novamente sentiu dor e inchou apenas o lado direito da face ate a região dos olhos,e sentia dores nos dentes e no céu da boca,foi ao Hospital e ficou internada,recebeu auta e foi medicada(Cefalexina e Diclofenaco,tomou os remedios corretamente mas a gengiva e a buchecha(parte de dentro da boca)começou abrir cortes e um pequeno inchaço,ela parou de tomar os remedios e entao melhorou (os cortes)porem o inchaço e as dores da face voltou de novo.O que pode ser isso Dr?Se ela parar de tomar os remedios a lado direito do rosto incha e dói, se ela tomar os remédios corta a boca por dentro.Me ajuda pq to com dó dela…
Mande a resposta pro e-mail pq quase nao tenho tempo para navegar pela net…
Valeu,Um Abraço….
Tainan Braga
Não, não resolveu… Apenas mascarou o problema. Por isso escrevo com frequência sobre o tema “uso de medicamentos e dor“.
Muito difícil saber sem avaliar, fazer um exame físico e alguns testes, mas o que posso dizer é que você precisa avisar a ela para para procurar um profissional que pesquise e descubra o porquê do quadro de inchaço e dor. Certamente, uma situação assim, envolve algo mais que apens tomar um antiinflamatório.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.
Na semana passada bati a bochecha, no dia seguinte achei um caroço ja faz uma semana disso o caroço diminuiu, o dentista disse que é a glandula salivar que aumentou e não sinto nenhuma dor nem há cor diferente na boca.
na radiografia panoramica nao apareceu nada.
posso ficar tranquila, ou procuro outro profissional?
Mel, de certa forma você mesmo já respondeu sua pergunta:
Isso que o dentista informou pode realmnete acontecer… Ele não propôs nenhum acompanhamento?
Mas como pela sua pergunta, pode-se perceber que você ainda não está realmente tranquila, nada impede de ouvir uma outra opinião. Talvez um especialista em estomatologia, seja o mais indicado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, gostaria de saber em casos onde o dente sofreu tratamento endodôntico com sucesso, e após um ano o paciente volta com dor neste dente e radiograficamente não existe lesão, está tudo certo com o ligamento periodontal, todos os canais foram tratados corretamente, o que pode estar acontecendo com este dente?
Renata
Situações assim são complicadas mesmo, mas existem uma série de possibilidades que você pode conversar com seu dentista, por exemplo:
1) A dor pode ser oriunda de outro lugar e se manifesta na área do dente, condição conhecida como dor referida
2) Pode haver algum tipo de lesão que não aparece na radiografia
3) Eventualmente, quando um tecido é removido como ocorre com a polpa dentária no tratamento endodôntico, o coto neural remanescente pode desenvolver um neuroma, que é uma tentativa falha de se recuperar e que poe provocar dores. É similar ao mecanismo da “dor do membro fantasma“.
4) Pode ter ficado um canal acessório sem obturação. Isso acontece quando são muito pequenos e passam despercebidos na radiografia e, muitas vezes, só são vistos em uma endodontia com auxílio de microscópio
Enfim, há tantas coisas a ser investigadas que só posso dar idéias e sugestões, mas apenas o seu dentista avaliando pessoalmente poderá realmente efetuar um diagnóstico do seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá…há quase um ano sofro bastante com dores na região entre o ouvida e as articulações de ligação com o maxilar, por algum tempo quando bocejava chegava a travar minha boca, e eu fica segundos sem conseguir fecha-la, assim procurei
Otorrinolaringologia, pois sentia muita dor no ouvida e na garganta, então fiz videolaringoscopia, porém não acusou nada de anormal, o especialista sugeriu que eu procurasse um médico odontologista, devido suspeitar de uma disfunçao do maxilar (ATM), fui até esse especialista ele confirmou o diagnostico, ou seja, era ATM, e logo sugeriu o uso de uma placa. Assim, há quase oito três meses uso essa placa, mas continuo sentindo fortes dores na garganta, ouvido e na região da cabeça próximo ao ouvido, e agora estou sentido dores forte e constantes na garganta e ouvido. O que devo fazer agora??? Já estou até pensanda no pior, tipo um tumor nacabeça ou um cancer na garganta. Muito obrigada por proporcionar esse espaço.
JEANE
“Disfunção da ATM” não é diagnóstico. É apenas uma expressão genérica para descrever uma variedade de doenças que afetam a articulação temporomandibular (ATM). Assim, para que o tratamento tenha resultado, é preciso investigar a doença por trás da disfunção.
Dê uma lida nesses textos aqui:
O que entendemos por diagnóstico em patologia da ATM?
Plaquinha resolve?
Minha sugestão é que primeiro procure um otorrinolaringologista para verificar se há alguma coisa ou não relacionada à sua garganta e ouvido que não seja relacionada à ATM. Segundo, converse com sua dentista sobre os resultados que você vem tendo e explique essa sua insatisfação. É importante verificar com ela se há alguma alternativa ou se ela pode rever o diagnóstico para ter certeza de não ter passado nada despercebido.
Caso ainda assim, você não esteja satisfeita, lembre-se que sempre pode procurar outras opiniões.
Esse texto aqui pode ser útil para você:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola, boa noite.
Meu nome eh Thais e tenho 22 anos.
Tenho apresentado dores localizadas no fundo do lado esquerdo da minha boca, que pioram quando como algo mais duro, como carne.
A dor parece afetar ate mesmo o lado esquerdo do meu rosto, proximo ao ouvido.
Pode ser dente do siso? Ouvi dizer tambem que pode ser um problema dos musculos da face.
Agradeco a ajuda.
Atenciosamente,
Thais
Thais
Quando a dor piora ao mastigar alimentos mais duros é um indício muito forte de que pode haver uma alteração patológica nas suas articulações temporomandibular (ATM) e que também alteraria os músculos da face. Isso não significa que não possa ocorrer alguma outra coisa em paralelo como um problema no siso, por exemplo.
Assim, o melhor que você pode fazer é procurar auxílio profissional com algum dentista da área de DTM, porque essa diferenciação do diagnóstico depende da avaliação de uma série fatores que só podem ser feitos pessoalmente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Estou com um dente abert(Ciso) a mais de 2 anos(É o tempo q nao entro em um consultorio odontologico), comecei a fazer o tratamento de canal e não terminei,caiu o curativo e acabei deixando assim… eu estava com depressão e acabei deixando de lado esse problema. De umas semanas pra cá comecou a doer muito… e vejo que a dor é emcima, na parte da gengiva… neste ultimo domingo quando fui para a cama fiquei apertanto a gengiva, para tenta amenizar a dor, ai acordei segunda-feira com a bochecha muito inchada e dormente e a gengiva tbem… hj é terça=feira, marquei uma consulta com um dentista para sexta-feira, mas minha bochecha continua inchada e dormente, e agora meus labios as vezes tbem ficam dormentes… estou com medo… não to aguentando esperar até sexta-feira!
To ferrado?
Leandrinho
Não creio que esteja “ferrado”. A odontologia tem recursos para tratar os mais diversos quadros de problemas dentários. Vá no seu dentista, trate desta vez até o final e não passe mais tanto tempo sem fazer um checape de sua saúde bucal, pois isso que você está passando agora é o menor dos problemas que podem ocorrer se continuar a negligenciar à sua própria saúde.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
olha eu de novo e mais uma vez…risos…
Ai Dr.Marcelo, hj fui finalmente ao dentista, fiz uma radiografia da arcada toda…resultado, nenhuma carie, mas o inimigo tartaro estava la presente pra variar…Entretanto o Dr. recomendou que eu extraisse os sisos, pois nao ha espaco para eles e “supostamente” seja essa a causa da minha dor.Ai iniciei um polimento(extracao do tartaro hj)…Coisinha chata que incomoda…Ui…Acho que dentista e sadico…sera?!Futuca daqui, futuca dali e da-lhe nos dentes da menina Carla…Mas a verdade Dr. Marcelo e que estou com medo de extrair…E quando li o depoimento do Rubens que extraiu e nao cicatrizou, fiquei mais assustada ainda…Ai minha nossa senhora dos dentes branquinhos…Guardai-me e livrai-me de torturas dentarias…rs… Ficou marcado entao 3 sessoes, 2 para fazer a extracao do tartaro e o polimento e uma ultima para a extracao do dente( o mais simples)Tao bonitinho meu dente, acho que ele vai usar pra implantar em outro paciente…rs.falando serio agora eu to com medo, e,para completar,ha 2 ultimos dentes um siso e o outro companheiro que nao chegaram a se expor porque nao ha espaco, esses 2 sera necessario uma cirurgia minunciosa para retira-los. Ai ai, fui procurar sarna pra me cocar…O que me aconselha Dr marcelo? Sera seguro fazer essas extracoes?Agora preciso tanto de uma opiniao sua…E fundamental nesse momento…Devo confiar nesse procedimento de extracao dentaria?Hj nao durmo.
Prezado Dr. Marcelo Matos, extraí os quatro sisos, sendo que um incluso, após quase dois meses o medico abriu novamente para fazer uma limpeza geral pois os antiflamatorios e antibioticos não resolveram muito bem as dores q sentia e o inchaço onde o dente incluso foi extraído. Estou caminhando para tres meses após a extração e 15 dias apos a reabertura com lavagel geral(que foi bem sofrida) e ainda sinto uma ingua e um caroço no local. Não dói nem incomoda, mas colocando a mão percebo dolorido,não estou mais tomando remedios, porém tenho a impressão de que a evolução da melhora parou. é muito cedo para ficar preocupado? Forte abraço e parabéns pelo blog.
Rubens, obrigado pelo elogio ao blog!
Algumas alterações ósseas (cicatrizações, progressão de lesão, alteração da densidade óssea) podem ser monitoradas por meio de exames de imagem e muitas vezes já podem ser visualizadas mesmo com poucos meses de realizada a cirurgia.
Converse com seu dentista a respeito da situação e dos recursos que ele pode utilizar para acompanhar a evolução da situação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo,
Relacionei a problemas da boca e da face,aliás, busquei através de vosso conhecimento tal relação porque meus sintomas de dor se estendem pela face e sinto dores como se meus dentes estivessem sendo extraídos, não somente um, mas todos os da região direita da face e, quando agora toco nas gengivas e emprego força,dói, dói, dói tanto…Parte superior e inferior, mas quando mastigo não dói, é uma dor estranha, latejante, como se partisse de dentro,dos nervos…Hoje fui para minha 2 sessão com o reumatologista especializado em fisioterapia, nisso, naquilo, e um monte de especialidade lá estampado pelos quadros nas paredes era tudo em alemão eu não entendi foi quase nada, mas tudo bem, eu tô indo…Adiantou um pouco, minhas enxaquecas diminuíram, coisa que nem relatei anteriormente quando deixei meu pedido de “iluminação” aqui.Entretanto as dores na nuca, na face e “nos dentes” continuam…Dessa vez salve glória que o médico não passou nenhum medicamento.
E vai-se andando…Mas gostaria de perguntar-lhe algo Dr.Marcelo;Os dentes do siso trazem algum problema?Os meus já nasceram os 4, todavia não há espaço para eles, ficam pela metade em minha boca, e não são e nem estão cariados, mas dóem…Outra coisa quando vou ao reumatologista, os exercícios quando aplicados me dão alívio, mas depois sinto dores horríveis em meu braço direito e nas costas(tb do lado direito).
Vou ao dentista segunda-feira dia 8 de fevereiro de 2010…vou ver agora o que ele esncontra, se achar algo(rs)…Ai,ai…Um dia hão de descobrir o que eu tenho…
Carla, os dentes do siso podem produzir uma condição de dor chamada pericoronarite. Depois da sua consulta do dia 8 de fevereiro, apareça por aqui para contar como foi, ok?!
Boa sorte,
Marcelo Matos
Bom dia dr. Marcelo. Estou desesperada e pesquisando na Net eo encontrei. Estou há mais ou menos dois meses com certa dormência do lado do rosto direito, procurei um neurologista e ele passou remédio para ansiedade, as dorências diminuiram, mas o gosto que sinto na boca tipo menta continua e quando coloco comida na boca, sinto os nervos puxando do lado já informado. O que será esse gosto na boca? E essa dormência?
Iana, pelo seu relato o profissional a ser consultado é um neurologista mesmo. Sintomas como dormência, alterações gustativas e o “repuxamento” que você descreve faz-me pensar em algumas síndromes relacionadas ao nervo auriculotemporal ou mesmo ao nervo facial. Converse com seu neurologista a respeito desse tema e se há como investigar essas possibilidades. Caso fique ainda em dúvida, sempre é possível buscar opiniões de outros profissionais.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Só para relembrar a nossa conversa…
Olá Doutor
Sinto dores no pescoço, nuca, ombros, cabeça e na garganta(tudo do lado esquerdo). Minha garganta inflama constantemente. Além do mais quando abro a boca nao sinto estalinho e quando fecho a boca as vezes sinto um estalinho do mesmo lado das dores. Pode ser ATM? Ou ser também outras doenças?
SUA RESPOSTA
Os estalos indicam um problema estrutural interno da ATM que pode ou não ter relação com os demais problemas que você relatou. Infecções de garganta constantes podem afetar outros sistemas como o auditivo e também, de uma maneira indireta, a ATM. Há também outras condições patológicas que podem causar esse quadro que você relatou e não ser em função da ATM, de modo sque só pode ser definido com uma avaliação feita pessoalmente e com os recursos de diagnostico adequados, que obviamente não dá para ser pela internet.
Assim, sugiro procurar um médico otorrinolaringologista e um dentista da área de dor orofacial para que possam te ajudar.
______________________________________________________
Doutor,
Fui ao médico, porém ele nao tem especialidade em atm e ele apalpou meu pescoço, mandou fazer exames de sangue e talz. Segundo ele eu nao tenho nenhuma outra doença e que pode uma disfunção da amt, e me disse p/ procurar um bucomaxilofacial. DOUTOR, A MINHA LINGUA NAO ESTA MOVIMENTANDO MUITO BEM, ELA PARECE QUE ESTA MEIO PRESA E SE MOVIMENTA MELHOR DO LADO ESQUERDO. QUANDO INERVO ELA PARA CIMA O LADO ESQUERDO LEVANTA MAIS E NAO TENHO MAIS A MOBILIDADE NA LINGUA QUE EU TINHA ANTES. Isso pode ser consequência de uma disfunção na atm???
Olá Doutor
Sinto dores no pescoço, nuca, ombros, cabeça e na garganta(tudo do lado esquerdo). Minha garganta inflama constantemente. Além do mais quando abro a boca nao sinto estalinho e quando fecho a boca as vezes sinto um estalinho do mesmo lado das dores. Pode ser ATM? Ou ser também outras doenças?
Gilberto,
Os estalos indicam um problema estrutural interno da ATM que pode ou não ter relação com os demais problemas que você relatou. Infecções de garganta constantes podem afetar outros sistemas como o auditivo e também, de uma maneira indireta, a ATM. Há também outras condições patológicas que podem causar esse quadro que você relatou e não ser em função da ATM, de modo sque só pode ser definido com uma avaliação feita pessoalmente e com os recursos de diagnostico adequados, que obviamente não dá para ser pela internet.
Assim, sugiro procurar um médico otorrinolaringologista e um dentista da área de dor orofacial para que possam te ajudar.
Ola Dr.Marcelo,Tive um segundo molar q estava com uma carie muito profunda, o dentista preferio extrair, mas o mesmo quebrou e não suportei a doe mesmo tendo aplicado 6 anestesias, esperei uma semana para estrailo e tomei um antibiotico (amoxilina+clavulanato de potassio 875mg)por 7 dias, apos isso fiz uma cirurgia para extrair o dente, mas ele não cortou osso so gengiva.mas de de que extrai este dente venho sentindo dores no ouvido e bem a frente dele q doi so de tocar, e tbm no osso do maxilar perto de onde foi extraido o dente, agora a minha tempora e o seio da face tbm doi e ta irradiando para o olho, tudo do lado esquerdo isso ja ah 10 dias, voltei ao dendista que extriu o dente ontem e ele disse que a cicatrisação esta otima,e mandou eu voltar apos tres semanas mas eu estou preocupado com esta dor ela vem todos os dias, se eu tomo dipirona ela passa, estou tomando metronidazol e cetoprofeno e ciprofloxacino faz cinco dias mas melhorou muito pouco isso pode ser disturbio na ATM ?, des de ja obrigado.
André de Paula
Pode ser sim, mas também pode ser muitas outras coisas. Um dentista da área de dor orofacial pode investigar isso para você.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
BOA TARDE DR.
FIZ UM CANAL NO DENTE DE TRÁS SUPERIOR HÁ 6 ANOS, E RECENTEMENTE ELE DOEU, E ESTOU TENDO UMA ODR DE CABEÇÃ DO LADO ESQUERDO E NO OLHOE ESQUERDO, AO VIRAR 0 OLHO DÓI MUITO. O QUE PODE SER?
Sílvio,
Pode ser muitas coisa diferentes de tal forma que não dá para arriscar um palpite pela internet.
Sugiro procurar um dentista especialista em dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr.Marcelo
Tenho 16 anos, e a + ou- 4 anos atras começei a sentir e ouvir uns estralos ao mastigar do lado direito do maxilar mas isso não acontecia regularmente…procurei meu dentista e ele havia me dito q poderia ser bruxismo ou algum dente q nao havia nascido, pois entao me fez um tipo de um aparelho para usar a noite, caso fosse bruxismo e auxiliou a saida de um dente com um corte…com o tempo o dente nasceu e o aparelho quebrou e o meu dentista nao conseguia me dar respostas assim as dores se intensificaram e passaram de estralos para…doloridos encaixes mal feitos…ai abria e fechava a boca ate acertar o encaixe…a maioria das vezes q o maxilar nao se encaixava era quando me deitava…mas ate o meio do ano passado essas dores variavam de intensificaçao e o tempo de duraçao pois ia e voltava mas de lá pra ca as dores resolveram ficar…mas foi essa sexta dia 22 que levei um sustu conversando com a minha amiga ela me fez uma pergunta e quando fui responde-la nao consigui abrir a boca e apos um tempo tentando consigui abri-la e desde entao minha boca nao se abre mais como antes alem de doer ela nao abre ate o maximo dificultando a entrada de alimentos, ha dias q eu consigo abri-la mais outros dias nem abri-la direito eu consigo…por favor me ajude!!
Obrigada pela atenção
Dayan,
Dentro da articulação da mandíbula há estruturas específicas para permitir o funcionamento adequado e quando há algum tipo de dano a essas estruturas, os movimentos mandibulares ficam comprometidos.
Nessas situações, é preciso procurar um profissional que possa investigar o que se alterou dentro da sua articulação e também quem, ou o que, foi o agente causador, para então poder estabelecer uma forma de tratar. Essa investigação é o processo de DIAGNÓSTICO, a principal coisa a se fazer no momento. Dê uma lida nesse tópico aqui: http://www.patologiadaatm.com.br/o-que-entendemos-por-diagnostico-em-patologia-da-atm/
Sem um diagnóstico, os tratamentos ficam à base de tentativas e erro e é muito difícil que produzam algum resultado.
Antes que a situação se agrave, sugiro você procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo Matos, Hilfe, hilfe, hilfe…Bitte!
Estou com graves problemas e já fui ao médico centenas de vezes, mas o diagnóstico é stress…Entretanto não confio que se trate disso.
No início sentia dores por toda a coluna mais fortes na região lombar e da nuca, com o tempo a dor lombar diminuiu, mas a da nuca pesristiu e ficava cada vez mais intensa. Há alguns dias sinto dores que se estendem da nuca (parte direita) e que se estende por a face(direita). Apalpando verifiquei a presença de um nódulo o qual está me causando enorme dor. Consigo mastigar normalmente, beber, não sinto nada nos dentes e nenhuma sensibilidade relacionada bebidas e alimentos quentes ou frios. Surgiram também aftas na gengiva e na lingua. E, algo que acho estranho é que há alguns dias desenvolvi uma aversão ao leite, que só em ver me dá náuseas e tonturas.Coisa que eu era fã, pois tomava leite com demasiada frequência. Como relarei fui a médico, fisioterapeuta e nada…a causa que eles associam é stress, e dá-lhe medicamento para a menina Carla(eu)!Uma cacetada de medicamento contra depressão,como sou boa menina, para não constranger o médico tomei por uns 3 dias, mas as palpitações do meu coração estavam enlouquecidas, parei. Comprei um homeopático para os nervos, assim ajudou-me e as taquicardias sumiram. Mas, no entanto, entretanto e todavia(rs) não consigo dormir…E dá-lhe medicamento para a menina Carla de novo!Agora é um calmante à base de Lorazepan, de nome Temesta. Se não tomo, não durmo, isso é fato. E agora doutor? Fui encaminhada para um reumatologista…Lá vai, no auge dos meus 30 o médico acha que tô com mal dos sessenta…sessente isso, sessente aquilo…rsrsrs…Faço brincadeira porque somente assim para não enlouquecer com tanto problema…Por favor, ilumine-me.
Um abraço,
Carla.
Olá Carla, sei como é incômodo ter os médicos insistindo no “diagnóstico” de stress… Já passei por isso.
Sabemos atualmente que o estresse contribui para muitos problemas e até pode causar alguns, mas de modo geral, ele é um precipitador da situação.
Entretanto, com relação ao caso que você relata, é um tanto complicado poder ajudar, primeiro porque não vejo em sua descrição algo que remeta de forma contundente a um problema na ATM que é a minha área de atuação (pode até ter relação , mas via internet não dá para eu saber).
Se seus sintomas são na coluna, há então uma grande estrada a percorrer com relação ao diagnóstico e isso só um bom médico, auxiliado por um fisioterapêuta poderá fazer. Infelizmente, não conheço um que tenha um perfil investigativo, que eu possa indicar.
Tenho uma pergunta, por quê, ou como, você associou os seus sintomas às dores da boca e da face?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo,
Tenho buscado na internet informações sobre a causa de dormência/formigamento na boca porque minha mãe tem passado por isso nos últimos 15 dias. Ela tem se queixado de dormência e formigamento no lábio inferior do lado esquerdo. Agora, ela tem sentido fortes dores no osso da boca neste mesmo lado. Há 2 meses ela acabou o tratamento (sessões de quimioterapia) para cancêr de osso e, por conta desta dor, já consultou seu oncologista, destista e um neurologista que diz ser nevralgia do trigêmio. Acontece que ela está tomando medicamento para tratar a nevralgia e não há melhoras.
Por favor, poderia me dar uma luz! Exames ou outras especialidades que possamos procurar.
Obrigada,
Vanessa
Vanessa, a situação de sua mãe é bem complexa para arriscar um palpite sem uma avaliação do caso. Minha sugestão é que procure um dentista estomatologista ou um especialista em dor orofacial para ver o que eles podem oferecer para a sua mãe em termos de tartamento dessa situação.
Boa sorte.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá… há uns 15 dias tenho sentido dores na gengiva, somente na parte de baixo, dores de cabeça, cansaço excessivo, ardência nos olhos e também queda constante de cabelos. Será que tudo isso são sintomas de alguma patologia ou estresse…? Quem devo procurar?
Maria Cristina Fernandes,
É provável que sim.
Um médico clínico e, talvez, um dentista estomatologista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr., sou uma jovem de 25 anos, e há mais ou menos 8/9 meses descobri um quisto no maxiliar superior,pois em pequena bati com a boca num varão em ferro, na altura não tinha nada com o passar dos anos a coisa mudou de figura. Apareceu-me um obecesso na gengiva superior onde, desaparecia com o antibiotico, queixava-me a dentista, mas nada fazia. Mudei de dentista,onde se deu este processo. Retirei o dente da frente e fizeram-me uma pequena cirugia, removeram o quisto, coloquei uma menbrana e um pouco de osso, dado que não tinha. ( mesmo na extremidade da frente superir). Disseram-me que durante algum tempo não poderia pensar noutra alternativa, senão usar protese, para ver a elovução dos dentes junto ao local onde foi removido o quisto, assim fiz mas recentemente (2 dias) estou com uma dor aguda ao fundo do lado esquerdo no céu da boca, já começo a sentir um inchaço ao engolir a saliva, não sei se terá a ver com o antibiotico que estou a tomar derivado a uma gastrite, se assim fosse cortava e não tinha dores??? digo eu! Ao pesquisar na net, dei conta que poderá ser bem mais grave estas causas… dores no céu da boca.
O meu obrigada desde já, com os melhores cumprimentos.
Hoje comecei a sentir dores agudas esporádicas do lado esquerdo da cabeça. São dores agudas e bem fortes mas muito diferente de uma dor de cabeça “normal”, são como “fisgões”. O que pode ser?
Vanessa, você perguntou:
Pode ser muita coisa…. Não dá para dar um diagnóstico pela internet. O correto é você marcar um cefaliatra (que pode ser um neurologista) para ele fazer um diagnóstico diferencial, pois existem muitos tipos diferentes de cefaléias e muitas delas podem doer de maneira diferente da “dor-de-cabeça-normal”.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Caro Dr. marcelo,
Em 2005 fiz tratamento de canal e coloquei uma coroa dentária. Coincidência ou não comecei a sentir uma forte ardência na língua bem como “linhas” vermelhas na local. Fui ao médico e relatei todos os sintomas que incluiam ardência nas orelhas e queimação no peito. O médico descartou a possibilidade de algum tipo de alergia ao material usado na coroa e disse que era refluxo, por stress. Passou medicamento, melhorei, mas os sintomas voltam. Será que é hormonal, boca ardente? já não sei o que pensar.
Anna, os sintomas que você relata merecem um investigação mais aprofundada feito por um dentista estomatologista e um médico, talvez um neurologista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
doutor a 1 mes minha filha de 16 anos fez uma cirurgia de apendecite que estragulou,
e na treceira semana apos a cirurgia ela vem sentindo dores na face esquerda, ela fica da cabeça para o rosto, ela nao sabe dizer se é dor de dente ou nao, e uma dor fina no maxcilar,
o que pode ser?
Doris, é um tanto quanto diferente o caso de sua filha… Não há como eu dizer o que poderia ser. O melhor é procurar um profissional dentista da área de dor e/ou patologia da ATM para ele fazer uma avaliação.
Melhoras para sua filha.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia.
Estou com uma dor nos dentes superiores e inferiores do lado esquerdo, não acho que seja dos dentes, é como uma sensibilidade extrema ao frio de todos os dentes de um lado só. Sinto uma friagem na boca, horrivel. Comecei a usar escova e pasta de dentes para dentes sensiveis e melhorou, mas agora atacou de novo e estou tomando analgésicos pois dói muito. O frio pode causar essa sensibilidade? Aqui onde estou está bem frio, entre -3 e 4. Não posso abrir a boca no frio que sinto esta dor. É uma dor que nao identifico, ela é só de um lado e continua, como todos os dentes estivessem sensiveis. Antes de viajar, já tinha feito tratamento para sensibilidade em alguns dentes superiores (retração de gengiva molares), mas agora sinto os de cima e os de baixo.
Estou preocupada, pois não sei se isso é dentario, dói tudo.
Obrigada
Débora, ed um modo geral, existe uma tendência de aumento de certas dores crônicas na presença do frio, no entanto, as características que você relatou podem indicar tantos problemas diferentes que para te ajudar, só mesmo com uma avaliação bem detalhada. Um especialista em dor orofacial pode, talvez, ser a melhor opção para te ajudar a descobrir qual a natureza desse problema. Veja se localiza um especialista em sua área e não perca tempo, vá visitá-lo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Marcelo,
Há mais de um ano sofro com dores nas bochechas, dos dois lados, aparentemente nas glândulas salivares.
Já consultei otorrino, ortodentista, já tentei usar placas para dormir e nada resolve
A dor não tem hora para aparecer, as vezes pela manha, as vezes a noite, a tarde.
Aparentemente após as refeições elas se agravam
será q vc poderia me passar seu e-mail para que pudessemos conversar ou quem sabe indicar algum médico?
agradeço antecipadamente
Silvia
Sílvia, a descrição que você fez do seu caso, indica que pode haver um entupimento de algumas glândulas salivares embora necessite de uma avaliação apropriada para a real constatação disso. Assim, sugiro que procure um cirurgião buco-maxilo-facial ou um estomatologista, pois eles poderão fazer o diagnóstico e o tratamento do seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos.
PS. Se você estiver na Bahia posso indicar alguns profissionais.
Olá!!!
Tenho sofrido com dores nos dentes, e quando acontece sempre acompanha uma ardencia no nariz, muitas vezes acompanha ansia de vomito, mal estar,dor de cabeça, e era uma crise que dava com um espaço de tempo, agora é quase semanal, onde muitas vezes não consigo em trabalhar.
Já usei aparelho, segundo o edico, não tenho sinusite, então o que poderá ser?
Maria Eliane, sua descrição faz-me pensar em alguma coisa de caráter neurológico ou reacional, sugiro você procurar um bom neurologista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bem estou com um problema e kero descobrir o q tem de errado com meus olhos!
certo dia estava eu em minha casa e de repente minha visão ou seja, minha vista embaçou e tive dupla visão… percebi q a tesdorção da minha vista era mais do olho direito da minha face.
Quando era criança eu era vergo, mais com o passar do tempo isso melhorou de uma forma q quase as pessoas naum sabia mim dizer olhando em meus olho se eu era vesgo ou naum! fui fazer exames clínicos e nada obteve de errado nos exames, estava tudo normal comigo.
consultei um oftamologista cujo precisei de óculos com os graus 0,75 esquerdo, 1 graus no olho direito, fiz exames de fundo de olho e pressão do olho tudo normal. Mais hoje já fazem 9 meses q vivo com o mesmo problemas no meus olhos , hoje tenho dupla visão e percebo q essa destorção é mais do meu olho direito, vejo em minha vista passar uns certos pontinho pretos com uma pequena cauda atrás desses potinhos, percebo q um certo líquido se movimenta dentro dos meus olhos quando locomovo meus olhos de um lado para outro. meus olhos ficaram sensiveis a luz. principalmente cores vermelhas. vejo flash de luzes como se levasse um tempo para meus olhos se adpitarem ao ambiente nortuno. Não sei o q fazer já fiz de tudo e nada há! Não sei o q fazer espero obter sua resposta urgentimente .
Leonardo, infelizmente não poderei te ajudar muito, pois o que você descreve foge bastante da minha área de conhecimento.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Olá Doutor, a algum tempo percebi um caroço atras da orelha esquerda quase perto da atm, e com isso veio zumbidos e entupimento. Passado um tempo minha madibula começou a estralar demais, quando abro a boca parece que ta tudo quebrado, os estupimentos pioraram, e o caroço aumentou, dando um também debaixo do queixo, onde dão as inguas.Mas é indolor. Acha que isso pode ser probleamas de atm? Atm causa caroços? desde ja agradeço
Olá Marina, te respondi no outro tópico: http://www.patologiadaatm.com.br/meu-artigo-de-atm-reconhecido-internacionalmente/#comment-1523
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo fiz tratamento de canal há uns três anos, observei dois meses após o tratamento, um caroço na gengiva. Perguntei a dentista o que era esse caroço, e ela disse ser uma cicatriz,devido ao canal. Acontece que sempre senti dor no dente tratado, e esse nódulo já desapareceu, voltou, as vezes ele diminui, as vezes aumenta. Procurei outra dentista, e para minha surpresa, descobrir por meio de radiografia, que dois canais não foram tratados e o outro foi mal feito. Não falei para a dentista que está fazendo o retratamento de canal sobre o caroço. Estou muito preocupada, o Sr. pode me esclarer?
Cláudia Maria
Não há como eu esclarecer via internet, mas você pode procurar outro dentista e pedir para ele examinar você. Esse é o tipo de coisa que um exame clínico com algumas radiografias básicas, podem fornecer as informações que você procura.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Ola peguei uma gripe muito forte minha garganta ficou inflamada e tenho muita tosse fui ao medico ele receitou xarope, partilha e remedio para febre,melhorei da febre mais a garganta continua doendo e estou com a sensação que tem um caroço na garganta quando engulo algo e hortivel voltei ao medico ele disse que não tem nada.
Marli, nessas horas o melhor é exercitar o direito de livre escolha: ir em outro médico escutar outra opinião.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Sinto uma dorzinha em um unico ponto do pescoço, bem proximo ao pomo de adão na parte externa, dói somente quando toco e quando gaço movimento para engolir.O que pode ser doutor?
Antônio, pode ser tanta coisa diferente, que seria muito imprudente lhe sugerir qualquer coisa que não procurar um médico, possivelmente um endocrinologista ou um cabeça e pescoço, pois pode ser alguma coisa ligada à tireóide ou nas áreas próxima a ela.
Se ao girar a cabeça para um lado e para o outro você sentir dor ou desconforto é sinal de que um dentista, talvez um cirurgião buco-maxilo-facial ou um estomatologista, também deverá ser consultado, pois há síndromes relacionadas ao aparelho mastigatório que pode produzir tal fenômeno.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DR. Marcelo,boa noite
Na minha infância (9 anos) sofri uma forte queda de(rede),onde o meu rosto ficou todo roxo,meu nariz ficou enorme de inchado.Depois daí,comecei a sentir muitas dores de cabeça,e sinto um incômodo tremendo na região da maxilar até hoje.Não consigo abrir muita a boca devido a esse problema.Ja usei aparelho dentário e o dentista me indicou um médico especialista em face.Queem eu devo procurar de fato?
eu ja não aguento mais!! tenho 25 anos e quase todo dia eu tenho dor de cabeça.
atenciosamente!!
Cristiane
Pelo seu relato, imagino que deva ser verificado se há danos estruturais na ATM em função do traumatismo que você sofreu na infância, o quanto ele interfere no funcionamento e como pode ser revertido ou minimizado.
Sugiro que você procure um profissional com experiência em patologia da ATM, seja ele de qual especialidade for. Mas antes de procurá-lo se informe o máximo possível sobre o assunto, pesquise, leia, acesse os sites das entidades ligadas à ATM (AACP, AAOP entre outras ), de modo que você possa ter base para conversar e entender as explicações que lhe derem, bem como poder escolher em que profissional você vai confiar a sua saúde.
A priori o que posso lhe dizer é que sempre questione as informações que lhe forem passadas até que as respostas lhe satisfaçam, dê preferência àquele profissional que der mais atenção ao processo de diagnóstico, de modo que o maior numero de “porquês” possam ser respondidos e que não tenham pressa em definir o tipo de tratamento. Quanto a este, dê preferência aos tratamentos reversíveis e evite aqueles que, caso não resolvam, deixem sequelas irreversíveis, como é o caso das cirurgias e da ortodontia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Caro Dr. Marcelo, boa tarde.
Tenho quase cinco meses que estou com a minha lingua ardendo e os lábios dormentes e de uma duas semanas pra cá, estou com uma dor de cabeça (na area da nuca) que esta me infernizando.
Estou muito preocupado com estes sintomas.
Já estou fazendo vários exames, tipo:
Gastro;
Otorino;
Neuro;
Clnico GEral.
Só estou esperando os resultados dos examens que os médicos passaram, para levar para cada um deles.
Mas gostaria de uma opinião de um Médico de outro Estado.
Grato pela atenção.
Abraços e uma otima semana
Júnior, dor tipo ardência sempre faz-me pensar em alterações neuropáticas da condução da dor através do nervo e isso pode ser por uma infinidade de doenças e circunstâncias diferentes, mas também pode não ter nada a ver com essa minha impressão. Assim, sugiro aguardar a avaliação dos profissionais que você se consultou e, caso ainda sinta necessidade de seguir investigando, eu sugiro entrar em contato com um dentista estomatologista.
Boa sorte.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom Dia!!Estou com um pouco de tártaro e o meu
dente na parte inferior está meio tortinho,pois
o meu dentista me falou que vai ter que extrair
o dente do ciso.Só que nesse período surgiu
tipo um carocinho na parte inferior próximo
a este dente que está torto(fica localizado
logo abaixo da gengiva)o caroço é indolor de
tamanho médio e de cor esbranquiçada.Antes de ir ao dentista fiquei preocupada do que poderia ser isso!?Pois nem tinha notado este caroço,foi muito rápido,mas o tamanho está o msm não mudou nada…
Fabiana, esse “carocinho” pode ser tantas coisas diferentes que não há nem como eu opinar sem fazer uma avaliação detalhada. Sugiro procurar um dentista especialista em periodontia ou um estomatologista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
A + ou- 5 dias pela manhã qdo fui comer um sanduiche, mordi e na hora de mastigar,acertei um dente que está cariado , a dor foi indescritivel,e com isso imediatamente depois a mandibula começou a doer, tomei analgesicos e a dor no dente deu uma aliviada , mas mesmo tendo aliviado sinto agora uma dor tão intensa como antes só quena parte inferior da gengiva , na metade esquerda indo de vez enquando nos dentes frontais . Comoi posso resolver isso fui a dentistas e nada e agora sinto como se fosse um torcicolo do lado esuerdo tambem o que posso fazer? desde ja te agradeço mas me responda por favor esta dificil trabalhar e raiocinar ate, tenho 47 anos e acho que ja estou entrando na menopausa será que tem ligação?
Marta Denize
A primeira coisa a fazer é verificar o estado de saúde do(s) dente(s) e, se necessário, tratar. Em paralelo, verificar se essa dor pode ser de origem dentária (dor odontogênica). Há testes clínicos que um bom dentista pode fazer para saber.
Feito isso, o passo seguinte é checar outras possibilidades como a ATM e o estado de saúde geral. Minha sugestão é que você procure um especialista em dor.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
a + de anos q sinto ardencia na boka ,na garganta , na lingua , e o pescoço doie as vezes, o q sera, me ajuda.
Luiza
Há uma doença conhecida como síndrome da ardência bucal mas que para ser diagnosticada precisa ser descartada a possibilidade de lesões na mucosa bucal, infestações por fungos, doenças sistêmicas, dentre outras coisas. Quando confirmada, existe formas de controle e diminuição do incômodo através de diferentes tipos de tratamentos medicamentosos, físicos e assistenciais.
Assim, sugiro você procurar um dentista especialista em dor orofacial ou um dentista estomatologista, para que possam avaliar o seu caso e verificar o que pode ser feito.
Melhoras,
Marcelo Matos
boa noite, eu preciso de ajuda , faz um tempão q sinto minha boca arder , tbm minha garganta,e o pescoço , ja tomei tanto remedio e nada a dianta, tbm já fui em medicos de garganta tbm os remedios , naum me adiantaro, o q sera p/ favor me ajuda, estou com tanto medo,sera alguma coisa grave.
tomei uma anestesia p/ fazer canal de dente,no ultimo dente na parte debaixo era 9:00hs da manhã e qdo deu 22:00hs a anestesia tinha passado em partes,,mas a metade da minha boca não passouisso ja faz uns tres meses voltei na dentista e ela me passou p tomar complexo b12 em liquido tomei e não adiantou nada o que faço agora ñao tenho coragem de voltar a um dentista.
Cristina, infelizmente essas situações podem ocorrer. As vitaminas que seu dentista passou estão, realmente, entre os cuidados recomendados em casos assim e há mais alguns outros tais como laser e eletroterapia, que você pode conversar com ele à respeito e, caso ele não disponha, talvez possa encaminhar para algum outro colega.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Bom dia!!!!
Há dias sinto uma dor muito forte no céu da boca,quando estou com a boca fechada e a lingua encosta bo céu da boca a dor aumenta… atrapalha o sono. Não fiz e nada de diferente, mas me lembro de já ter sentido essa dor anteriormente. O que será isso???
Joice, não tenho como lhe responder sobre essa dor, mesmo porque, pela descrição, ela não é muito típica. Sugiro você marcar uma consulta com um especialista em dor orofacial ou um estomatologista pois são dois tipos profissionais que podem avaliar a situação e verificar o que pode ser feito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor Marcelo, primeiramente meus parabéns pelo reconhecimento alcançado. O senhor é um profissional que orgulha o nosso país. Escrevo-lhe para pedir ajuda médica emergencial. Eu moro na Irlanda e há cerca de um mês atrás eu passei alguns dias de férias na Hungria. Infelizmente, fui assaltado e espancado. Quebraram os meus dentes da frente ao meio e a perna direita . Há 4 dias atrás comecei a sentir uma gripe com tosse juntamente com uma forte dor na mandibula no lado direito.Não sei dizer se a gripe está aliada ao problema na ATM. Pesquisei os sintomas na internet e acredito que o problema seja causado por alteração na mordida, uma vez que não posso mastigar com os dentes da frente que estão doloridos e quebrados. Não consigo abrir a boca, sinto estalos e há presença palpável de nódulo. Peço orientação e conselhos. Não procurei tratamento nenhum por aqui pois os custos são altíssimos e não tenho plano de saúde.
Muito Obrigado. Deus lhe abençoe
Dr Marcelo
Meu filho há us 2 anos sentiu uma sensibilidade numa parte da genmgiva de un dos dentes de trás, foi na dentista ela examinou, e disse
que não tinha nada, agora há umas 2 semanas apareceu um caroço na gengiva e cresceu bastante rápido. Se não tocar nele não doi, mas se ficar apertando ele fica dolorido na hora.
Fui no dentista ele falou que não estava relacionado com nenhum dente e
mandou fazer uma radiografia panoramica, mas como só vai ficar pronta na semana que vem, gostaria de uma opinião do Sr., pois estou com muito medo do que seja.
Agradeço a sua gentileza em me responder.
atenciosamente
Maria Antonieta
Maria Antonieta,
É melhor esperar a radiografia primeiro.
Caso o resultado desta não seja esclarecedor e seu dentista não souber exatamente o que é, você pode pedir a ele uma indicação de um estomatologista.
Fique calma, pois o que pode ser feito você já está fazendo e, quanto mais cedo descobrir o que é, melhor em termos de tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo!!! eu tô com uma dor e inchaço no queixo,mas nao sei o q pode ser,fui ao dentista,e disse á ele q era o dente q estava doendo!Ele duvidou q fosse o dente!!!Eu tbm estava em duvida!!! agora ñ sei o q é! me responde por favor! tô preucupada! desde ontem q estou com isso…
Yayá
Procure um Cirurgião e traumatólogo buco maxilo facial ou um especialista em estomatologia. São duas áreas da odontologia que podem lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá !
Estou sentindo dores em todos os dentes do lado esquerto, em cima e em baixo, são dores agudas, sinto dores até no rosto desse mesmo lado.
Poderia me orientar ?
Desde já agradeço,
Att,
Eliana Piedade
Eliana Piedade
Esse sintomas são muito genéricos, seria preciso uma avaliação pessoal para saber por onde começar.
Tanto problemas dentários quanto os de origem na ATM, podem provocar dores na face, assim, sugiro procurar um dentista especialista em dor e/ou com experiência em patologia da ATM.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Olá Dr.
Há cerca de 3 dias comecei a sentir uma dor na gengiva, abaixo dos dentes inferiores frontais. Com os passar dos dias vem crescendo um carocinho que dói bastante. Hoje ele aparentava uma ferida, porém com uma espécie de líquido esbranquiçado. Cada dia que eu acordo sinto que o carocinho cresceu. Pinguei gotas de limão, pois dizem que é bom para aftas… desinchou na hora, mas parece que está voltando. O que pode ser? Grata
Bruna,
Pode ser muita coisa!
Lesão periapical, cistos, infecção, etc. Por isso VOCÊ PRECISA IR IMEDIATAMENTE a um dentista e não ficar tentando cuidados caseiros que podem até piorar o problema.
Boa sorte,
Marcelo Matos
OI DOUTOR
TENHO A 6 ANOS DORES FACIAIS , ATM E DTM , FIZ VARIOS TRATAMENTO USEI PLACAS , ARRANQUEI 8 DENTES , FIZ QUASE TODOS OS TRATAMENTOS, MAS NÃO OBTIVE RESULTADO EM NENHUM , GOSTARIA DE ALGUMA AJUDA , MINHA DORES SÃO QUASE TODOS OS DIAS PRINCIPALMENTE QUANDO ACORDO, A DOR PIORA QUANDO ESTOU NO CICLO MENSTRUAL AI COMEÇO A VOMITAR E SALIVAR E A DOR NA FACE DO LADO DIREITO É MUITA INTENSO , FICO DE CAMA , ATE A DOR PASSAR , TENHO APERTAMENTO DOS DENTES TAMBEM , NÃO SEI DOUTOR O QUE FAÇO O SENHOR´PODE DE DAR ALGUMA DICA.
MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO
Aline Silva, quando os tratamentos não estão dando certo é sinal de que é preciso rever o diagnóstico.
Isso significa, também, afastar doenças de base e alterações que se confundem com os sintomas da doença da ATM.
Minha sugestão é que procure alguém com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi doutor!!!
Nas ultimas semanas tenho sentido uma dor do lado esquerdo do rosto que começa na parte inferior da mandíbula e se espalha para a garganta, face e olho (somente do lado esquerdo) e isso piora quando estou cansada. Será que é estresse? Qual o especialista adequado??
Kátia,
O estresse certamente altera o limiar de dor, no entanto é importante buscar possíveis problemas que favoreçam essa situação.
Seria bom procurar um dentista especialista em dor ou que tenha experiência nesta área.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá doutor!!
Estou sentindo dor de cabeça algum tempo, uso aparelho ortodontico, mas parei com o tratamento faz um tempo, então comecei sentindo fortes dores no lado esquerdo da cabeça constantemente, dor no nariz do mesmo lado e no olho, sem contar com uma parte atras da orelha logo abaixo que tambem dói e o meu dente molar proximo ao ciso.Estou muito preocupada e gostaria de uma orientação, essa dor também tem a sensação de ardencia, parece quando estamos tensos, dai preciono tambem bastante os dentes uns nos outros.
Oriente-me.
Agradeço-lhe a atenção!!
Mary
Às vezes temos diferentes “dores” por diferentes motivos e, pelo seu relato, parece haver mais de uma coisa misturada. Procure um profissional com experiência em patologia da ATM que , provavelmente, ele poderá lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo!
Desde ontem estou sentindo uma dor na região do queixo e apalpando percebo que a glândula submandibular está inchada e sinto um desconforto. Estou gripada, mas como nunca senti isso antes, gostaria de saber se esse inchaço se pode estar relacionado com a gripe.
Grata.
Anita, essa região submandibular é rica em estruturas. Há a glândula submandibular (que participa na produção da saliva) que, por vezes, pode estar obstruída ou inflamada. Nessa região, há também nódulos línfáticos, que quando inflamados são popularmente conhecidos como “íngua”, que participam da defesa do organismo contra agentes infecciosos e, pela proximidades de estruturas, você pode, até mesmo, estar apalpando a inserção de alguns músculos que podem estar inflamados por outra causa e confundindo as coisas.
Assim, como você pode perceber, há muitas possibilidades de modo que o correto é você ir imediatamente num dentista ou médico. Se dentista, dê preferência a um especialista em estomatologia ou mesmo um buco-maxilo-facial, se procurar um médico, dê preferência a um otorrino, um cabeça e pescoço ou memso um bom clínico.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá!
Na quarta-feira passada acordei com dor no lado esquerdo que me parecia ser na gengiva e de vez enquanto nos dentes e na bochecha tomei paracetamol 750mg sempre que a dor voltava isso até a noite de sexta quando o remédio não estava mais fazendo efeito, tomei 2 paracetamol de 750mg e nada de passar passei a noite acordada me recontorcendo de dor que começou a doer mais no maxilar também o ouvido e a nuca, assim que amanheceu fui na clinica e ela me disse que estava com uma carie no 37 ela me disse que teria de fazer canal mas como já me disseram que canal dói eu preferi extrair então me receitar Amoxicilina e ibuprofeno e marcou a extração para terça-feira.
Ela deu a primeira anestesia e adormeceu só um pouco a gengiva ai ela deu a segunda ai sim ficou adormecida um pouquinho do meu lábio e da língua ela começou o procedimento normal afrouxando o dente quando ela foi puxar me doeu um ponto da mandíbula deu mais anestesia e tentou varias vezes puxar mas além de não sair me doía muito ela deu a dose máxima de anestesia para adulto, tentou rachar ele para ver se saia no inicio não doeu mas quando forçou foi uma dor terrível e ai eu desisti a boca estava adormecida só embaixo num ponto é que sentia muita dor, a dentista não soube me dizer o que aconteceu eu disse a ela pra terminar outro dia por que ficou doendo ela me orientou continuar com o medicamento e retornar daqui 15 dias,
Mas ainda sinto dor e esta se espalhando e sinto que não é esse dente que está causando esta dor horrível estou sentido ele é claro ele foi mexido mas é uma dor diferente.
Estou com olheiras mesmo com medicamentos não consigo dormir bem. O que pode ser? Que médico me recomenda.
PS. Parabéns pelo Blog!
Elisângela,
Obrigado peloelogio ao blo!
Bom, quanto à sua situação, o melhor é procurar uma pessoa experiênte em cirurgia oral. Uma boa opção pode ser um cirurgião buco-maxilo-facial.
Melhoras,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr. Marcelo
Meu histórico de dor é bem complexo, tenho fibromialgia e extra sistole, últimamente venho sentindo com frequencia dores no maxilar, pressiono uma toalha no local desta forma sinto algum alívio, e também sinto dores no nariz, muito forte como se alguma veinha tivesse estourado, mas não há sangramento, analgésicos aliviam, mas só tomo quando a dor já é quase insuportável, porém isso é bem frequente, quebrei o nariz três vezes já, não sei se isso tem relação. Tem alguma idéia?
Obrigada
Karina, seu caso parece bem complexo de modo que é muito difícil eu te responder sem avaliar pessoalmente. No entanto, se ocorre melhoras quando você pressiona a face, pode ser que seja um indício de uma mistura entre a fibromialgia e sintomas orofaciais.
Essa é uma situação que requer a avaliação de um profissional experiente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo
Estou com uma dor no lado direito da face. Estive num neurologista e ele me encaminhou a uma bucomaxilofacial. Fiz radiografias e a Dra. disse que não´é ATM e que trataremos como neuralgia do trigemio. Porem as dores nao passam, são constantes. Já li que as dores do trigemio vem e vao, a minha é constante, sinto uma certa dormencia e uma sensação estranha nas orelhas. To ficando maluca com essa dor. To tomando remedios e nada…. o que faço? Devo voltar ao neuro, já que ele nao pediu exame nenhum??
GRata.
Patrícia, a primeira pergunta que me vem à mente é: “como foi descartada a possibilidade de ser uma patologia da ATM?”
Neuralgia do trigêmio pode ser, realmente, bem difícil de tratar, mas a boa notícia é que muitas delas não são realmente uma neuralgia. Muitas vezes um distúrbio na ATM pode sensibilizar o sistema nervoso central, que pode simular muitas outras doenças.
De igual maneira, pode também não ter relação nenhuma com a ATM, mas para chegar a essa conclusão é preciso se esgotar as possibilidades diagnósticas de alterações patológicas da ATM.
Minha sugestão é que você retorne à sua dentista cirurgiã buco-maxilo-facial e converse com ela a respeito de como aprofundar a investigação da ATM e esgotar as possibilidades que mencionei.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi fui ao destista abturar meu dente ,e a carie estava profunda,ma ela disse q avia abturado direitinho,meu dente doe eu voltei no destista e ele falou q havia outra carie no mesmo dente e q ela naum avia abturado,enfim ele abturou mas meu dente continua doendo o q será me ajude,pq é uma dor enjuadinha e q me deixa de mal humor obrigado
Roselene, converse com sua dentista sobre o assunto ou procure um outro dentista se você julgar que o atendimento não está a contento.
O paciente é sempre livre para buscar outras alternativas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
doutor poderia me ajudar,estou nervosa e com medo…faz já se uns dois meses que apareceu um carroço no lado esquerdo da minha bochecha,isto pode ser cançêr.por favor me tire esta duvida.obrigada.
Dionéia, nem todo “caroço” que aparece é câncer.
Para tirar a sua dúvida é preciso vc visitar um dentista, preferencialmente um estomatologista, para que ele possa avaliar e fazer alguns exames.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Doutor á 4 dias eu estou sofrendo de dores na gengiva e no céu da boca não aquento nem mastigar, se eu escovar os dentes sangra toda á gengiva.O que eu fasso? E ainda por cima eu estou com mal alito.
Dayane, procure um dentista especialista em periodontia ou em estomatologia. Essas são as duas áreas mais prováveis de lhe serem úteis.
Boa sorte!
Marcelo Matos
Ola, Dr Marcelo.
Tive um pesadelo durante a noite, no qual fiquei muito tensa. Qdo acordei estava com uma leve dor no pescoço, qdo fiquei de pe´a dor desceu da cabeça do lado esquerdo até o pescoço. Ontem tomei um analgésico e a dor aliviou. Hoje a dor continua, dói qdo engulo, as vezes qdo respiro, qdo mexo o pescoço, é como se estivesse com uma infecção. Estou tbm com uma tosse ha + ou – 2 meses.
Olá Janete
é preciso fazer uma avaliação bem cuidadosa para saber o que está acontecendo com você, pois vc descreveu sintomas de mais de uma enfermidade ao mesmo tempo.
Sugiro ir inicialmente num otorrino que possa avaliar o seu quadro geral, inclusive a tosse e, posteriormente, procurar um dentista com experiência em patologia da ATM, para proceder um diagnóstico diferencial do estado de saúde de suas ATM´s.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Noite, Dr.
A mais ou menos 15 dias venho sentindo fortes dores nas gengivas superior e inferior esquerda.Fui ao dentista e ele me aconselhor extrair o siso que estava comprometido,podendo tá causando as dores refletidas nos outros dentes.Tirei o bendito siso, se passaram os dias e as dores nada de sumirem, até agora estou a base de antibioticos e fortes analgésicos, passou o efeito a dor volta com toda a força.É uma dor latejante.Já foram tiradas radiografias de todos os dentes do lado esquerdo da boca e nenhum apresenta problema de canal. Dr. o que devo fazer ou a quem deve buscar nova ajuda?
Obrigada, Marcilene
Marcilene
Certamente a dor não era do siso… O melhor é você procurar ume especialista em dor orofacial para que ele possa investigar se há algum transtorno neuropático envolvido e fazer um diagnóstico diferencial com um possível problema na ATM.
Boa sorte,
Marcelo Matos
eu sinto muitas dor de dentes e na face quando tomo gelado eu tomo vento!?
ja faz dez anos que ñ posso tomar gelado e nem tomar vento na face que doi muito meus dente e minha face! ja fui no otorrinolangologia segundo o dr. ñ tenho sinusite mais eu sinto um resfriado e sempre tenho cataro no sistema respiratorio, eu tbm fui no cirugia e traumatologia boco maxilo facial segudo o dr, eu estavo com um cisto na gengiva e que eu tinha q fazer uma cirurgia, eu fiz a cigurgia mais agora ñ para de doe a minha gengiva ja faz 30 dias eu tomei certinho os remedio que tinha que tomar! ai o dr me mandou ir no neurocirugia, eu fui ae o dr, me falou que eu podia esta com nevralgia, ele me passou tegrex caramazepina! estou tomando mais ñ para de doe minha face e meus dentes e minha gengiva!!! 65-9986-4989
Obedes,
Seu relato está um tanto quanto confuso… E também não não entendi bem qual a relação desse “cisto na gengiva” com o seu quadro de dor. De qualquer maneira, converse com seu dentista sobre a possibilidade de haver algum problema na ATM e se necessário for, procure um especialista em dor orofacial e DTM, para ver se ele consegue fazer uma diferenciação entre as suas dores faciais e essa dor na gengiva.
Essa é a minha recomendação.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
tenho 36 anos. Quando estava com 16/17 anos senti pela primeira vez uma forte dor do lado esquerdo da face acima dos dentes.Mas as crises nao eram frequentes.
Essa dor foi aumentado em frequencia e intensidade durante os anos.
Fui a vários especialistas, cheguei a fazer desgastes em dentes (especialista em ATM).
Tenho crises agudas mais ou menos uma vez por ano, porém duram semanas. Mais comuns no inverno e em períodos de tensão.
Tive crises intensas em 2005 e em 2007 (quando terminava minha Tese) e agora estou passando novamente um péssimo momento. As dores sáo muito fortes doem desde próximo ao ouvido, em torno da vista, acima dos dentes e as vezes se propaga para a parte superior do crânio.
Alguns médicos disseram que é sinusite, tomei antibióticos, mas desta vez naum adiantou (Em 2007, passou com antibiótico).
As dores sao insuportáveis, o ultimo médico falou que sinusite naum apresenta dores tao fortes.
As dores sao mais comuns quando esfria, quando levanto cedo e está um pouco frio, percebo que minha narina esquerda fica um pouco congestionada, mas naum tenho muita secrecao,nem escorre, nem sangra, o que é comum nos casos de sinusite. Nem febre.
fui ontem em um médico e hoje em outro, o primeiro desconfia de sinusite e me mandou fazer uma tomografia; o segundo, diz que naum deve ser isso e me mandou radiografar.
Poderia me fornecer uma orientacao?
Obrigado.
Aurélio,
Pela sua descrição já dá para perceber que o seu caso não é simples e precisa de uma avaliação pormenorizada, até mesmo para saber se é realmente ATM, pois algumas coisas qe você mencionou não são típicas de um quadro de patologia da ATM.
Essa é a típica avaliação que não se pode negligenciar nenhum recurso de diagnóstico e, nesse sentido, sugiro procurar alguém com formação e experiência em PATOLOGIA DA ATM.
Você poderá encontrar um lista de profissionais com essa formação na área de membro do blog do Ge-JAL, cujo link você encontra na página principal deste blog.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
bom dia doutor ja a algum tempo, eu sinto ardencia no lado direito da face, mas só quando encosta, como quando eu vou passar um creme, mas nos dentes ñ sinto nada, pois faço tratamento ortodontico.o que pode ser essa ardencia, esta me preocupando tenho medo de ser uma possivel paralização facial.
Tamara,
Ardência pode ser sinal de alguma alteração neurológica. É melhor você procurar logo um neurologista!
Marcelo Matos
Olá Dr,gostaria de entender semana passada tive forte gripe mas apenas com dores de cabeça e garganta,sendo q tinha febre, no domingo melhorou em partes e consegui sair da cama,mas hj terça feira sinto fortes dores na garganta apenas do lado esquerdo ,sensação de ser talvez ouvido ou dente além de dificuldade imensa de abrir a boca e engolir o q devo fazer .
Muito grato des de já.
Vinícius Castelani
Vinicius, vc já esteve em um otorrinolaringologista?
A dificuldade de abrir a boca junto com essa infecção de garganta, pode ser uma mera coincidência ou não. É possivel, por exemplo, após a infecção da garganta, ocorrer uma série de reações nas articulações e dores no corpo como resultado de uma resposta inadequada do sistema imunológico. Entretanto, aqui pela internet não dá para saber o que aconteceu no seu caso e portanto é importante que você vá num médico e em seguida procure um dentista com experiência em patologia da ATM para ver a questão da dificuldade de abrir a boca.
Atencioamente,
Marcelo Matos
Olá professor,estou com dor nos trigêmeos e tenho ATM,já fiz extração dos dentes do ciso,usei três placas para deprogramar mordidas ,usei aparelho durante cinco anos ,o buco maxilo colocou uma barra de Erick em minha boca,que fiquei 45 dias sem poder comer e falar com a boca toda costurada com borracha cirurgicas e não rasolveram meu problema até agora o que mais devo fazer para amenizar esta dor horível que sinto do lado esquerdo da boca há mais de oito anos?? Me ajuda a quem devo recorre??
Maria,
A primeira coisa é saber qual é, de fato, o seu diagnóstico. Se for realmente uma neuralgia do trigêmio, o tratamento o melhor é você procurar um neurologista/neurocirurgião. Caso seja um problema na ATM simulando os sintomas de uma neuralgia do trigêmeo, aí é fundamental que você procure um profissional com experiência em patologia da ATM (ou patologia crânio-mandibular), pois será necessário identificar o problema na ATM antes de tentar placa, barra, etc.
Nada disso terá efeito se não estiver realmente indicado para a situação.
Você poderá encontrar uma lista de profissionais com experiência nessa área aqui: http://patologiadaatm.blogspot.com/search/label/Membros
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo Aos doze anos caí e bati com o queixo e apartir daí começei com uns estalos na boca(tenho 36 anos)procurei tudo que era médico vou agora a uma consulta de ATM,sinto dores de cabeça todos os dias,dor no ouvido,no nariz nos ombros e pescoço e um cansaço facil que me encapacita completamente,mal consigo comer,com dores na boca,
Vamos lá ver como vai ser a consulta que só tenho vez em outubro.
um bem aja
Maria,
Esses são sintomas típicos de problemas nas ATM´s e o passo seguinte é avaliar a extensão dos danos às estruturas da ATM e o quanto esses danos influenciam o funcionamento da ATM. Pergunte a respeito desses aspectos na consulta. Se você se sentir segura com a abordagem do seu dentista, vá em frente e faça o tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde doutor!
Minha mãe apresenta como diagnóstico nevralgia do trigêmio; a dor na face em forma de choque inicia no frio ou em alguma tensão emocional, ela relata que é a dor mais insuportavel do mundo. gostaria de saber se compressas de agua morna aliviam este tipo de dor ou qual produto passar para diminuir este sofrimento de minha mãe.
grato pela atenção!
Alexandre,
Compressas mornas não costumam funcionar em casos de alterações neuropáticas, como é a situação em questão. Nesses casos os tratamentos são normalmente realizados com medicamentos que atuam na condução elétrica dos nervos ou com cirurgia de ablação do nervo. O melhor é procurar um médico especialista em dor, um neurologista ou um neurocirurgião.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Olá,
Tenho um dente em mau estado(canto inferior esquerdo da boca), que começou a doer há cerca de 2 dias, mas já há uma semana que tenho sentido dores do ouvido esquerdo acompanhadas de dor no alto do pescoço/base da nuca (também do lado esquerdo) que são relativamente constantes e pioram quando viro a cabeça também para o lado esquerdo. Já me nasceram todos os sizos. As dores de ouvido e pescoço não são muito intensas mas são desconfortáveis. A dor de dente é má. Já marquei com a minha dentista mas só daqui a 1 semana e meia. Estarão relacionadas as dores? Será melhor tentar ir a outro dentista mais cedo? Ou poderá ser problema de ouvido e devo ir ao otorrino também? (Estou a tomar brufen)
Agradeco esclarecimento e conselho,
Cumprimentos,
Filipa.
Olá Filipa,
O primeiro passo é esse mesmo que você deu, marcar um dentista. É bem possível sim que haja uma correlação entre as dores que você mencionou, no entanto, como você mesmo percebeu, talvez valha a pena visitar o otorrino antes, até para descartar qualquer outro problema. De qualquer maneira, se o dentista que você for tiver experiência em pacientes com dor, creio que não haja maiores dificuldades em verificar qual é o problema que você refere no dente.
Boa sorte,
Marcelo Matos
holla dr. Marcelos mattos eu sinto uma certa dormeça no céu da minha boca onde cuja os meus dentes da parte superior doe um pouco. tem dias q sai um pouco de sangue da minha gengivas mais nem tanto!!
os sintomas começa quando eu estava com dor de cabeça q durou semanas e de lá pra cá fiquei sentindo essa dor estranha nos dentes.
já fiz exames de sangue em geral,tomografia, eletrocardiográma e etc.. mais não deu nada estar tudo normal nesses exames! o q eu faço? tive um problema de pressão alta altamais já estar controlado! meu médico disse q eu estava ansioso q nada há comigo. vc já presenciou algum fato semelhante ao meu? eu estou cada vez mais ansioso pra saber o q há comigo. È como eu estivesse usando um aparelho apertado nos dentes superior da minha boca.
Quero saber se a síndrome do pânico é capaz de fazer isso com meu corpo! minha visão estar meio turva sinto q estar sensivél a luz, digo isso DR. Marcelo Mattos pq todos os médicos mim disseram q eu estava com a síndrome do pãnic! mais já se passara 6 meses e nada de passar esses sintomas q sinto. Quanto tempo podem duram uma crise de síndrome do pânico? obrigado pela sua Atenção.
Olá Leandro,
Essa dor é muito pouco característica em relação aos problemas da ATM, que é o foco aqui do blog. De qualquer maneira, minha sugestão é que você procure um médico neurologista e um dentista especialista em dor orofacial, para que possam checar essa dormência no céu da boca e as dores nos dentes. Isso pode estar relacionado à algum tipo de alteração neuropática agravada pela síndrome do pânico.
Como você mencionou o sangramento, vale a pena visitar um periodontista também.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
holla dr. Marcelos mattos eu sinto uma certa dormeça no céu da minha boca onde cuja os meus dentes da parte superior doe um pouco. tem dias q sai um pouco de sangue da minha gengivas mais nem tanto!!
os sintomas começa quando eu estava com dor de cabeça q durou semanas e de lá pra cá fiquei sentindo essa dor estranha nos dentes.
já fiz exames de sangue em geral,tomografia, eletrocardiográma e etc.. mais na deu nesses exames o q eu faço? tive um problema de pressão alta altano começo de tudo mais já estar controlado! meu médico disse q eu estava ansioso q nada há comigo. vc já presenciou algum fato semelhante ao meu? é como eu estivesse usando um aparelho apertado nos dentes superior da minha boca.
Gostei muito do site. Tenho cefaléia crônica há quase 20 anos. Há 5 fui se tornou resistente a medicações. E no mesmo período fui diagnosticada com fibromialgia incapacitante e disfunção de atm.Fiz diversos exames, já estive em diversos profissionais de em vários locais, já fiz todos os tipos de tratamento que vc possa imaginar e nada resolve. Falando especificamente da dor facial, sinto dor intensa e constante nos músculos mastigatórios (mesmo comendo alimentos moles, pastosos…), temporais, occipital, abertura limitadíssima da boca, dor em todos os dentes, dor no nariz, dor nos olhos. Li o artigo sobre extração dos últimos molares. Um dos tratamentos que me indicaram foi a extração dos meus, o que eu infelizmente fiz na época e piorei muito. A plaquinha, mesmo com ajuste, também não funcionou (já tentei diversas vezes). Existe algo ainda que possa ser feito. De fato, todas as dores que sinto me incomodam muito, mas estas na face são as mais difíceis de suportar.
obrigada
Olá Karla.
Sim existe algo que ainda pode ser feito: o diagnóstico. E com ele, a possibilidade de tratamento. Qual foi o seu? Pois em sua descrição você não o menciona.
Você mencionou que a plaquinha não funcionou mesmo com os ajustes, mas a pergunta é: que efeito, de fato, a plaquinha e os ajustes estavam produzindo em seu organismo? Como era esse efeito era medido? oOs músculos melhoravam a atividade ou pioravam? E o ciclo mastigatório, que tipo de alteração tinha? Com base em que era feitos os ajustes? Percebe quanta pergunta ainda precisa de resposta?
Minha sugestão é que você procure um dentista com experiência em patologia da ATM e um bom reumatologista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Há 10 dias que venho sentindo dores no lado esquerdo inferior da boca que alastra-se até o ouvido, percebo que só acontece quando deito para dormir, isto é, não ocorre pela manhã, então fico em pé e espero passar para deitar novamente estou dormindo quase sentada. Procurei o dentista ele disse que não é motivo por problemas dentários, indicou que eu fosse ao profissional de ATM, o qual também disse não ser motivo para isso, enfim, não sei o que fazer, qual especialista devo procurar?. Estou tomando relaxante muscular e não vejo melhoras.
Flaviana
Sugiro ir em um neurologista para descartar a possibilidade de qualquer lesão cervical que possa se agravar com determinadas posições da cabeça e do corpo. Feito isso,você pode procurar um dentista com experiência em patologia da ATM ( há uma lista na secção de “membros”, no blog do Ge-JAL), pois nem todo profissional de ATM, seja ele especialista ou não, tem treinamento em investigação fisiopatológica das artropatias (doenças) temporomandibulares.
Não sei de onde você é, mas caso não haja ninguém em sua cidade com este tipo de formação, as possibilidades são: você vir aqui para eu poder te avaliar ou procurar um dentista que queira se aprofundar neste campo de atuação e tenha disposição para se aperfeiçoar através do programa de Mini Residência Clínica em Patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá dr. meu nome é Daniel e tenho 32 anos, a alguns meses atraz tive uma infecção na garganta e notei que meu pescoço havia ficado com uma ingua(indolor) procurei um otorrino que me receitou antibiotico e não notou a ingua em meu pescoço, e disse que a ingua a qual eu me referia era uma glandula(submandibular), fiz exames de ultrasonografia, videolaringoscopia e um hemograma e deram normais.
Hoje não sindo dor de garganta, a infecção melhorou mais ainda sinto que do lado esquerdo da garganta ainda tem esse volume(como uma glandula mesmo), não sinto nada, somente quando abro muito a boca como agente abre quando esta com sono sinto uma dorsinha como uma leve caimbra no nervo da garganta.
Já fui em 2 otorrinos e varios clinicos e ninguem me dá uma explicação plausivel para o aparecimento dessa ingua, uns dizem que a glandula,mais porque ela passou a ser tão paupavel?se antes da infecção ela era igual a do lado direito?, e essa dorsinha que sinto no nervo da garganta quando abro demais a boca?
Há alguma explicação para isso Dr. levando em consideração os exames que fiz e que deram normais.
Obrigado.
Certamente deve haver uma explicação. Descobrir que explicação é essa é o que podemos chamar de desafio.
A “dorzinha” que você sente quando abre muito a boca, pode ser sinal de algum problema na ATM ou em algum dos ligamentos da mandíbula e isso é passível de investigação. Você pode procurar um dentista com experiência na área de dor orofacial para checar isso.
Quanto à “ingua”, é extremamente difícil eu dar uma opinião sem avaliar pessoalmente o caso. É dificil de saber também se há correlação com os outros sintomas que você mencionou. Entretanto, como esse tipo de sinal pode indicar a presença de alguma doença importante, é interessante que peça uma indicação ao dentista (da área de dor orofacial) a respeito de que profissional procurar, caso ele não puder investigar isso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde.
Desde que coloquei aparelho ortodôntico, o qual ja´foi retirado há pelo menos 4 anos, venho sentindo dores fortes na ATM, acompanhados de “estralos”. Agora, quando vou mastigar algo um pouco mais tenro, como balas “Chita”, por exemplo, ouço como se apenas ossos rangessem. Não sinto a cartilagem, e isso tem me incomodado tanto ao ponto de não abrir a boca como conseguia. Não tenho uma condição financeira que me permita um tratamento, que é muito caro, e a Universidade, onde existe um profissional da área, entoru de férias, agora só em agosto. Não estou suportando tamanho desconforto. Existe a possibilidade de me passar alguma orientação que possa aliviar essa sensação?
Muito obrigada. Que Deus o abençoe.
Idelaine
Idelaine
Tudo que você descreveu indica um problema sério na sua ATM. Certamente “aliviar” o problema não é a solução, é apenas “empurrar com a barriga” o problema mais para a frente, para tentar resolver quando? Quando já tiver complicado demais?!
Sempre há alguma forma de tratamento, seja nessa universidade que você mencionou, seja em algum curso de especialização ou mesmo particular. O fato, é que cuidar AGORA do problema vai ser muito melhor que DEPOIS e provavelmente mais barato. Caro mesmo é comprometer sua qualidade de vida a esse ponto: ” (..) Não estou suportando tamanho desconforto”
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia , Dr. MArcelo
Meu marido está com um caso que não é na boca… ele trabalha com informática e ultimamente quando ele fica emfrente ao micro, diz que começa arder os olhos e em volta deles, sente dor de cabeça e dor nasal…. o que seria?? tem algumas ideia para procurarmos um médico correto?… ah, lembrando que ele tem alergia a acáros…. Agradeço pela atenção e fico no aguardo da resposta.
Vanessa, certamente o primeiro médico a ser consultado num caso assim é o oftalmologista.
Marcelo Matos
ola! sou meiry,tenho 26 anos e tenho neuvragia há 6 anos,sofro muito é terrivel as vezes penso ate em dar um fim em mim mesmo,procurei varias soluções e nada quero ajuda e respostas pelo email,obrigado!!
Olá Meiry
Eu não tenho quase informação nenhuma sobre seu caso. Me mande um e-mail que posso ver como eu poderia te ajudar, ok?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doutor!
Sinto fortes dores na face, isto quase que o dia todo.
Iniciou se na semana passada após ter efetuado a extração do terceiro molar.
Não descobri o real motivo nem um tratamento eficaz até agora.
Pode me ajudar por favor?
Att.,
Fernando
Fernando, sugiro você entrar em contato com seu dentista. Isso é uma situação bem comum frequentemente relacionada ao processo de cicatrização da área do dente extraído. O se dentista certamente sabe como lidar com isso.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
olá tenho um dor a anos,já fui em varios medicos e não tenho diagnótico.Sinto uma inflamação no lado esquerdo da boca como se fosse uma laringiti,,tenho dificukdade em engolir,falr um pouco mais alto não consigo,é uma dor constante, na hora de dormir sinto que vou me sufovar como se inflamasse o palato,lá no fundo da garganta,nem eu msm sei,já pasei por otorrinos,Buco maxilo,clinico geral,o que será isto me ajudei,agora tá comprometendo até minha audição esquerda,já to sentindo dor no olho esquerdo sem dizer a narina esquerda.tudo do lado esuqerdo,muito esquisito,que inflamação é essa me ajudem!por favor!
Olá Selma,
Essa sua dor é realmente muito diferente e há muitas enfermidades crônicas que precisam ser levadas em consideração em seu diagnóstico diferencial.
Como você já passou por muitos profissionais, a única forma que posso sugerir no sentido de poder lhe ajudar é verificar o que está acontecendo em sua ATM e ver se isso justificaria os seus sintomas. Procure algum profissional com experiência em PATOLOGIA DA ATM no blog do Ge-JAL Há um link na página principal deste blog).
Caso queira que eu avalie seu caso ou necessite de uma segunda opinião basta que entre em contato com minha secretária pelo tel.: (71) 3248-4434 ou pelo e-mail: atendimento@marcelomatos.com que ela irá te orientar a respeito de como isto pode ser feito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo;
Fazem 4 dias que iniciou uma dor na musculatura da boca próxima do ouvido, mais na parte de trás, tenho o dente siso superior incluso.. já fui ao meu dentista especialista e não temos como saber se é o dente nascendo que causa a dor.
Para ser breve, o que incomoda não é tanta dor, mas a rigidez no boca, onde abrindo-a nota-se bem claro o incomodo.
Existe algum exercício para relaxar a musculatura?
Qual sua sugestão?
Obrigado, Felipe S
Olá Felipe
Sim existe exercício para a musculatura. No entanto, sem saber do que se trata o exercício pode até piorar o problema.
Sugiro que vá em outro dentista pois há inúmeros recursos na odontologia para saber se é esse dente nascendo é que causa a dor. Há várias manobras de diagnóstico para isso que vão desde radiografias e outros exames de imagem, até testes clínicos com infiltração de determinadas substâncias! Também é preciso investigar a sua ATM, pois a rigidez pode não ser do siso…
Boa sorte.
Marcelo Matos
Tenho Nevralgia do trigêmeos há oitos anos e três meses a dor era tão intensa que resolvir extrair todos os dentes já fiz nove bloqueios de dor e a dor hoje continua apenas num ponto da gengiva do lado esquerdo é uma dor que não passa porque?
responda por favor
Creusa,
Normalmente, essas dores do tipo neuropática, como é o caso de grande parte das neuralgias do trigêmeo, tem como base um dano à própria estrutura de condução das informações pelas células do nervo, de modo que é, realmente, muito difícil controlar. Algumas vezes, no local da lesão do nervo, se forma uma coisa chamada de neuroma, que faz com que o nervo transmita informações equivocadas. Assim, a informação de tato pode ser transmitida como dor, por exemplo.
Além disso, no seu caso, seria bom pedir para o dentista reavaliar esse ponto doloroso que você mencionou, para descartar a possibilidade de ter ficado algum remanescente dentário que pudesse estar incomodando.
Só não entendi muito bem porque você extraiu todos os dentes….
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Caro Professor
Começei há cerca de 2 semanas com dores na face direita, forte durante a noite, e que parece que todos os dentes doem ao mesmo tempo, mas nenhum em especifico. Esta dor alastra-se ao ouvido.
Tenho andado muito tensa e as vezes contraio as maxilas durante o dia.
Terá a ver com tensão nervosa?o que fazer?
Muito Obrigada
É possível, Beatriz.
Estresse emocional e físico agrava a maioria das condições de dor crônica e potencializa as dores agudas.
Entretanto, é bom ir em um especialista em dor, para verificar o que você tem que está favorecendo a instalação desse quadro e o que poderá ser feito para minimizar o problema.
Atenciosamente,
http://www.marcelomatos.com
Olá Dr Marcelo. Tenho uma tia que anda há 3 anos com dores atipicas da face que começaram diz ela após extraçoes dentárias.Primeiro espaçadas e agora constantes ,a dentista dela não lhe quer extrair mais nada e já a enviou a vários colegas,como otorrino,especialista da ATM,já aconselhou até psicóloga.Mas a minha tia é muito complicada pois para ela até um comprimido de farinha lhe faz mal.As queixas sao descabidas;dor intensa e monstruosa na gengiva,sabor que lhe sai do dente amargo e nao há analgesico que lhe abrande.Não se pareçe com nevrálgia do trigémio ,será que pode ser só da “cabeça”?
Olá Sônia,
O caso da sua tia me parece bem complexo e, ao que sua descrição indica, pode envolver aspectos psicossomáticos.
A minha sugestão é você verificar se na sua cidade há alguma clinica de dor multiprofissional onde, na equipe, haja um neurologista que possa investigar o caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Sofro de dor na maxila há 45 anos .Percebo que o osso está fraco.À noite sinto as consequências , pois não consigo dormir a não ser com medicamentos “TRAMAL” E “IMOVANE”.já passei por muitos bucos, sem solução.
Meu histórico é muito longo; só apresentei um resumo.Pergunto dor óssea , neurológica?!!
Alguém pode me ajudar?
Olá Raphael!
Essa via curces é velha conhecida dos pacientes de dor crônica e muito difícil fugir dela. Na verdade, mesmo as intituições acadêmicas e científicas relacionadas à área da ATM estimulam o paciente a procurar outra opinião, na espectativa de alquém com um ponto de vista diferente do anterior, conseguir encontrar uma solução.
Uma recomendação importante é evitar, dentro do bom senso, qualquer procedimento que seja sugerido sem um diagnóstico bem definido, principalmente os que são irreversíveis como a cirurgia, para evitar alguma seqüela desagradável.
E sim, dor óssea pode ser neurológica, ou como se chama tecnicamente, dor neuropática, que é uma espécie de dor por um mal funcionamento das vias nervosas de condução do impulso doloroso. Essa é uma condição que um bom especialista em dor orofacial pode investigar, verifique se há algum na sua cidade e faça uma visita a ele.
Boa sorte!
Marcelo Matos
http://www.marcelomatos.com