Passeando pela internet, me deparei com esse texto do Prof Dr. José Tadeu T. Siqueira, um renomado profissional brasileiro, autor de livros e um dos grandes embaixadores da odontologia no contexto da DOR CRÔNICA. Confiram abaixo o texto:
A Odontologia e o desafio atual frente às dores da boca e da face
Por: Prof. Dr. José Tadeu Tesseroli de Siqueira*
As dores da boca e da face são conhecidas atualmente pela denominação genérica de dores orofaciais. Essa região do corpo humano nem sempre reflete para a população em geral, e também para muitos profissionais da área da saúde, a complexidade de algumas doenças e dores que alberga ou que nela se manifestam. É motivo de reflexão o fato de que muitos pacientes relatam dores consideradas banais ou corriqueiras em suas bocas, mas que se tornaram crônicas; e que afetam suas vidas de forma incompreensível para eles mesmos, seus familiares e até para os profissionais da área da saúde.
Dois desafios sobre dor nos esperam neste avançado estágio de conhecimento e tecnologia. Comecemos pela dor de dente, provável motivo da existência da profissão de cirurgião-dentista. A dor de dente em uma pessoa saudável pode ter implicações completamente diferentes daquela que acomete um hemofílico ou um doente com doenças sistêmicas graves. Complica-se o panorama quando deixa seqüelas, o que aumenta o nível de complexidade dos pacientes acometidos, incluindo necessidades médicas, internações hospitalares e equipes multiprofissionais especializadas.
Muitos profissionais da área de saúde desconhecem a variabilidade de dores que acometem a boca e a face. Nem sequer conhecem o impacto, psicológico e social, na vida dos doentes: dor de dente, neuralgia do trigêmeo, ardência bucal, dores faciais atípicas e as dores de cabeça provenientes dos músculos da mastigação ou da articulação da mandíbula (disfunção da ATM). O câncer bucal causa dores fortes e pode ser causado pela cárie dentária; pode ser a manifestação atípica de uma enxaqueca, uma dor cardíaca, um tumor ou expressão de um quadro psiquiátrico importante. A dor na boca pode ser provocada pela leucemia, com intensidade leve ou excruciante; pode ser localizada em um dente ou espalhar-se pela cabeça, pescoço, tórax e corpo. Mulheres na menopausa queixam-se de terrível ardência bucal e são desacreditadas por seus maridos, filhos e, muitas vezes, por seus médicos ou cirurgiões-dentistas.
Diante disso, com toda a excepcional e importante tecnologia a nosso dispor, temos ainda dois grandes desafios na área de dor: entender essas dores desconhecidas e resolver as velhas e já conhecidas dores da boca. Texto adaptado do livro “Dores Mudas – As conseqüências das dores orofaciais na saúde”, Editora Maio, 2004.
* Cirurgião-dentista; Doutor em Ciências; Supervisor suplente do curso de Odontologia Hospitalar e Coordenador da Clínica de Dor Orofacial da Divisão de Odontologia / Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Fonte: Dental Review
Olá Dr. Marcelo,
boa tarde!
gostaria de tirar uma duvida que me preucupa faz pouco tempo …estou com um incomodo que quando eu vou engolir a saliva que fica na boca sinto como se tivesse tomando uma anestezia de dentista ,sinto uma dor muito forte as vezes que até fico com medo .gostaria de saber pq tenho issi?
Jana
Qualquer coisa que afete a musculatura ou outras estruturas de uma região chamada de orofaringe, pode produzir este tipo de sintoma, desde lesões na mucosa à calcificação de certos ligamentos, onde este tipo de queixa pode ser bem comum. No entanto, como eu não te avaliei, não há como eu saber. Assim, sugiro que procure um especialista em dor orofacial ou dentista estomatologista ou mesmo um cirurgião bucomaxilofacial, pois estes profissionais provavelmente poderão avaliar essa questão.
Atenciosamente,
Marcleo Matos
Jana
Qualquer coisa que afete a musculatura ou outras estruturas duma região chamada de orofaringe, pode produzir este tipo de sintoma, desde lesões na mucosa à calcificação de certos ligamentos, onde este tipo de queixa pode ser bem comum. No entanto, como eu não te avaliei, não há como eu saber. Assim, sugiro que procure um especialista em dor orofacial ou dentista estomatologista ou mesmo um cirurgião bucomaxilofacial, pois estes profissionais provavelmente poderão avaliar essa questão.
Atenciosamente,
Marcleo Matos
doutor marcelo,estou com dor na extremidade direita do maxilar superior,faz 3 meses,logo apos fiz 6 implantes,excluindo assim que o implante seja a causa da dor,eu tinha dois dentes do lado que estava doendo,uma dentista disse que o dente estava mole e foi extraido,mesmo assim a dor continuou,o outro dente que era do siso foi feito tratamento de canal,mesmo assim a dor continua, o dente foi extraido e a dor continua,intermitente,do lado direito, uso protese quase total,pois em junho vou colocar protese fixa no implante ,a quem procuro.para me orientar,o unico madicamento que me aliviou,foi cefalexina,aguardo sua recomendaçao
Celso
Quando esse tipo de situação ocorre, há algumas coisas a serem consideradas como se a dor é, de fato, com origem no lugar que você descreve ou se é fruto de um problema à distância que produz uma dor referida nessa região, dentre outras coisas.
Um dentista especialista em dor orofacial ou outro profissional que possua experiência na área, pode realizar algumas manobras de diagnóstico diferencial para entender melhor a situação e, partir daí, planejar algum tipo de tratamento.
Boa sorte,
Marcelo Matos
boa noite doutor, muito bacana seu site.
mais ou menos 4 meses estou sofrendo com dor de ouvido, pressão nos ouvidos, cabeça, pescoço etc, começei a sentir isso depois de um retratamento de canal, mas o canal esta super bem feito, até tomografia do canal fiz, e esta super bem tratado.
engraçado que sinto as dores do lado esquerdo e direito, um dia do lado esquerdo e outro dia no direito, nunca em ambas as partes.
sinto tb o osso da mandibula tipo “roer” um com outro, estranho.
será que isos tem a vê com o retratamento de canal ou alguma patologia da atm.
fui em diversos endo e todos falaram que o canal esta super bem tratado, pensei em até arrancar o dente kkkkkkkkkkkkkkkk
pode ter desencadeado né alguma outra patologia.
obrigado pela atenção, e vou logo na sua clinica fazer uma avaliação
Olá Bruno, que bom que gostou do site!
Tanto pode ser um problema no canal imperceptível nos exames de imagem, como pode ser um problema relacionado à ATM que dá dor reflexa na região que você descreveu. Além disso, nada impede que as duas coisas possam estar ocorrendo ao mesmo tempo potencializando os sintomas.
Em casos assim, é importante que seja procurado um dentista especialista em dor orofacial ou que tenha experiência na área e que possa fazer alguns testes para diferenciar uma dor da outra.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
se puder mande a resppsta para o meu imail nete.soloicm@hotmail.con
Luzinete
De um modo geral, um toro (nome correto segundo a última revisão anatômica) não requer tratamento pois não costuma prejudicar em nada, a não ser em alguns casos onde fica grande demais ou quando interfere no uso de próteses, aparelhos móveis, etc..
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá doutor queria sabe se não faz mal ter um torús palatino
m
A extamente 1 semana nasceu um caroço tipo uma bolha no meu ceu da boca, e junto comecei a sentir dores nos meus 2 dentes da frente que tem obturação, sempre que vou comer doi, passo a lingua a bolha e sinto uma dorzinha de leve como se dosse na raiz do dente, e quando vous guspir encomoda tambem, e o lado esquerdo do meu rosto doi muito tambem quando estou sentindo a dor de dente chega ate a encomodar minha vista, tomo remedio deito durmo e passa, mais tudo se repwre quando vou comer…
Olá, Doutor Marcelo. Pesquisando sobre um incômodo que estou sentindo, descobri o seu blog.
Domingo passado (27-02-2011), durante um passeio de barco em Angra dos Reis, fiz três mergulhos livres com amigos. Durante um deles, a máscara de mergulho não estava bem ajustada ao meu rosto, pressionou bastante o vidro dos óculos contra o meio de minha testa e acabou alagando. Não lembro direito como, mas acho que entrou água por minhas vias aéreas. Tudo ocorreu normal, não senti nada no domingo, mas comecei a sentir leves dores no lado direito do rosto entre a testa e o ouvido na segunda-feira. De noite, deitei de lado e senti escorrer água pelo nariz. Não muito, mas mais do que eu esperava. Tomei um anti-inflamatório e fui dormir. Na terça (ontem) o incômodo continuou e passei a sentir sensibilidade no lado direito dos dentes. Continuei com o anti-inflamatório, e achei que logo passaria, mas até agora não passou. Tomei outro comprimido e a dor no lado direito do rosto e sensibilidade nos dentes continuam.
Já mergulhei inúmeras outras vezes e nada parecido me ocorreu antes. É possível que haja água do mar ainda nas minhas vias aéreas e esteja causando isso?
Obrigado pela sua atenção.
Tito
Seu relato é no mínimo inusitado. Eu nunca tive um paciente me relatando algo similar, mas pensando em termos biológicos, há toda uma relação neurológica e anatômica entre ouvido, dentes e vias aéreas, de modo que, durante o mergulho, aquelas manobras de Vassalva que normalmente o mergulhador faz para equalizar o ouvido com a pressão externa, pode eventualmente forçar água para áreas como o ouvido médio (via tuba auditiva) ou para os seios paranasais (via óstios orosinusais) provocando uma uma irritação/inflamação, que em teoria, pode desencadear dores à distância (como nos dentes) e várias outros sintomas. O ideal é você procurar um otorrinolaringologista o quanto antes para evitar que a situação se complique.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo,
Sim, realmente sou de Portugal e a Internet tem as suas vantagens, sendo esta uma delas, a da proximidade.
Já me informei e cá em Portugal também temos médicos especializados nessas mesmas áreas…tenho consulta já marcada para a semana.
Desde já agradeço a disponibilidade oferecida e queria felicitar pelo trabalho que tem desenvolvido através do seu blog.
Continuação de bom trabalho e muito sucesso.
Olá Sara
Fique à vontade para postar sempre que quiser.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá! Bom dia tem um caso na minha família o pai do meu filho de uns anos pra cá vem sofrendo de uma dor terrível o rosto de incha a garganta também as dores são tão fortes que irradia para cabe e algumas vezes ele foi parar na emergência. Já foi no médico de cabeça e pescoço passaram vários exames, ressonância e tudo mais, já foi no otorrino também já fez uma bateria de exame e não dá nada é como se fosse um caroço que fica nessa região das bochechas ele diz que a dor é tão forte que tem hora que ele pensa que vai desfalecer e já fez vários exames possíveis. A pergunta é isso pode ter alguma relação com os dentes essa área da boca porque não é possível não sabemos mas que fazer
É possível…
Dr. a mais de três semanas que estou sofrendo com uma forte ardencia na lingua nos lábios e no céu da boca, dor de cabeça e dor de estomago. É muito forte, até meus olhos estão queimando, fui ao infectologista e ele pediu para fazer hemograma,transaminase piruvica, proteina e reatina, reação de widal, creatinina ,fosfatase alcalina, transaminase oxalacetica e só o de velocidade de hemossedimentação que deu um pouco alterado, mas ele disse que esta tudo bem, que seria refluxo e estres. Mas eu estou muito preocupada, tenho medo que possa ser algum virus pois li que sintomas assim são tipicos de doenças graves em fase aguda.
Por favor se puder me responda.
Obrigago
Florência
Talvez valha a pena se consultar também com um dentista especialista em estomatologia, pois há algumas condições de ardência bucal que podem ter tratamento pela odontologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
BOM DIA !!!
MEU MARIDO PERCEBEU NO CÉU DE SUA BOCA UM CAROÇO DO TAMANHO DE UMA AZEITONA, NÃO DOI, NÃO TEM FERIDAS E NEM MANCHAS. ESTAMOS PREOCUPADISSÍMOS, UMA DENTISTA DISSE QUE NUNCA VIU NADA IGUAL…
OBS: O CAROÇO É MUITO DURO.
Gisele
O melhor a fazer é procurar um dentista estomatologista para ele(a) fazer uma avaliação e proceder alguns exames, que, provavelmente, esclarecerão a situação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, meu marido proucurou um especialista, e foi conclído que ele tem um tórus palatino, caso comum.
Grata…
Oi Gisele
Que bom! Um toro palatino (na nova nomenclatura anatômica o nome foi mudado de “tórus” para “toro”… Coisa do pessoal da anatomia) é algo comum e que, de um modo geral não requer tartamento, a não ser que interfira numa prótese ou em algum outro procedimento que, por ventura, venha a ser feito.
Saúde!
Marcelo Matos
Obrigado pela sugestão…
Boa noite Dr.Marcelo,
Gostaria de tirar uma dúvida enquanto espero uma consulta com o meu dentista. Há cerca de 6 meses que sinto frequentemente sensação estranha na boca e na lingua. Sinto uma “pressão” nos maxilares e no meio da minha minha lingua apareceram umas “pintinhas” vermelhas que me causam um espécie de formigueiro e ardor e neste mesmo local ganhei uma camada branca que não sai por muito que tente.
O que me mais me assusta é que às vezes sinto que a minha lingua parece mesmo que aumenta de volume…será possivel? é uma sensação muito má..estou muito assustada e a pensar no pior.
Gostaria que me desse a sua sincera opiniao…já falei com o meu medico de familia,mas me pareceu que ele não ligou muito, como se achasse que eu estava “louca”.
Obrigada pela atenção
Sara
Existem algumas alterações que acontecem na língua que produzem sintomas similares aos que você descreve, no entanto a “pressão nos maxilares” pode ser por um motivo distinto, ou seja, pode ser que haja mais de uma coisa ao mesmo tempo, que precisa ser pesquisada.
Pela forma como escreveu, suponho que você seja de Portugal ou de outro país de língua portuguesa, correto?! Bem, pergunto pois, no Brasil há uma especialidade da odontologia, a estomatologia, que é a mais adequada para pesquisa de alterações como essa que você descreve no seu caso, no entanto, não sei se essa é uma especialidade da odontologia do seu país. Se for, sugiro que procure um profissional desta área.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite Dr. Marcelo, estava pesquisando hoje sobre o meu caso e em uma de minhas pesquisas descobri o seu Blog, este sendo sério achei bem em perguntar algo ao Doutor.. Bom, a quatro meses senti uma dor forte no ouvido direito, e como precisava trabalhar e exerço a profissão de professor, não pude me afastar no momento, então, continuei a lecionar e apliquei alguns remédios no ouvido, esta nada adiantaram, por fim, fui em uma consulta com um otorrino e ele me disse que não tinha nada de grave, e me pediu exames de audiometria, pressão do ouvido e fez lavagens. E atualmente ainda sinto uma dor incomôda, que vai da parte debaixo do pescoço ao ouvido citado acima, ao falar alguns minutos, sinto a dor, seria de uma alergia que eu a cerca de 4 anos tenho na garganta?…ou seria um caso de dentição? …abraços e fico no agurdo de vossa resposta.
Ademir
É possível sim estar relacionado ao funcionamento da articulação da “boca”, ou melhor à articulação temporomandibular (ATM). Mas, sintomas otológicos, como os que você descreve, são muitas vezes difíceis de relacionar diretamente à ATM ou de diferenciar, de modo que nem sempre os resultados serão exatos. Ainda assim é realmente possível estarem correlacionado e há uma série de testes que um dentista bem treinado na pesquisa e avaliação da dor, pode executar na tentativa de aumentar as probabilidades de encontrar a causa e os “porquês” da situação.
Portanto fica aí a dica: procurar um dentista com experiência em dor orofacial e patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Muito obrigada! Fui hoje ao dentista depois de mais uma noite com dor e estou melhor. Mas tive que fazer outro canal! So o dente onde ja tinha feito o canal em janeiro continua sensivel mas a dentista olha pra mim com uma cara de quem nao acredita muito quando digo isso à ela… vou esperar pra ver e se ele continuar assim, o que eu acredito que nao seja normal, vou procurar um outro especialista… o céu da boca continua inchado mas doi menos e eu ja consigo comer quase normalmente.
Obrigada novamente!
Bom Dia Dr!
Estou sentido dores no pescoço(parte da frente,mais voltado para o lado esquerdo), no ouvido, maxilar e último dente inferior deste lado.
Mas as dores me parecem ser “nevralgicas” pois o dente não doi quando toco ou mordo não visualizo nada na garganta , engulo bem , porém doi o pescoço quando engulo e quando aperto , apesar de não ter caroço ou ganglio palpável, a noite a dor piora e doi o ouvido e o maxilar . incomoda demais.
Mara
Procure um especialista em dor orofacial pois é preciso avaliar isso com cuidado, uma vez que muitas doenças diferentes produzem exatamente os mesmos sintomas que você descreve.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde dr. Marcelo
Entre dezembro e janeiro fiz dois canais e na semana passada comecei à sentir dores na madibula do lado direito, mas nao incomodava muito. De sexta pra sabado nao consegui dormir por causa da dor que aumentou consideravelmente. Mas era uma dor tao profunda que eu nao podia identificar o local preciso, nao era na mandibula era nos dentes, mas nao sei em qual. Comecei a sentir dor ao engolir e no domingo descobri que essa dor ao engolir vinha de um inchaço que surgiu no final do céu da boca à direita. Na segunda-feira comecei a sentir dor em dois dentes. Em um deles ja faz muito tempo que sinto dor quando ele toca algo frio e o outro é um dos dentes em que fiz canal, ele esta um pouco sensivel e os dois estao lado a lado e à direita. Fui ao dentista e ala me disse que nao sabe de onde vem isso. Que nao tem carie nesses dentes. Ela me disse que ia fazer o canal no dente sensivel ao frio e começou, mas nao pôde fazer porque eu sentia muita dor e nao podia suportar. Ela pôs um curativo e me deu um antibiotico e antiinflamatorio que devo tomar durante uma semana. Comecei ontem e ainda nao vi resultado. A dor ao engolir e o inchaço continuam e a sensibilidade nos dentes também. Nao sei o que fazer e estou com muito medo. Obrigada antecipadamente.
Gerlane
Talvez você precise procurar um dentista especialista em dor orofacial, que poderá avaliar melhor essas dores dentárias e os demais sintomas que você descreveu.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
boa noite doutor Marcelo
estou com um sintoma na boca , o canto da boca formiga e depois a bochecha
incha , não sinto dor , o formigamento passa mas a bochecha continua inchada
só volta ao normal depois de muitas horas, isso ocorreu duas vezes dormindo, e uma vez deu no lábio superior , e duas vezes na bochecha direita
uma vez só formigou mas não inchou ,procurei um medico e ele me pediu uma
panorâmica da boca , fiz e levei pro doutor , ele me disse que tenho um desvio de nervo, e que não tem o que fazer , o senhor já ouviu falar deste
caso ?
Márcio
Esses sintomas que você descreveu, merecem uma visita a um dentista especialista em estomatologia ou em dor orofacial, pois não são sintomas comuns e merecem uma investigação mais aprofundada.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr.Marcelo.
Por favor estou sem saber o que fazer, me ajude
qual profissional que devo procurar.
Minha filha tem 20 anos, esta + ou – 3 meses com muita dor nos dentes
ja fez radigrafia nao encotrou nada mesmo assim o Dr. receitou amoxilina por 30 dias, analgesicos e nao resolvel nada.
Ela teve anelrisma no cerebelo a 5 anos ela ficou em coma e passou por uma cerugia . Por cause eu tenho medo. o que devo fazer?
Moro nos USA Florida Tampa.
Marluce
As dores nos dentes pode ser de origem nos próprios dentes (mesmo que as vezes não apareça em uma radiografia), pode ser de origem próxima aos dentes, como acontece na pericoronarite, que é uma inflamação da membrana que recobre os dentes (muito comum nos dentes do siso, que ficam parcialmente retido no osso e com essa membrana exposta), pode ser uma condição neuropática relacionada à algum dente que tenha sido tratado o canal, que é quando um nervo é danificado e no seu processo de recuperação, passa a transmitir a dor de maneira inadequada e também pode ser um problema na ATM – articulação temporomandibular (a articulação da mandíbula) que pode produzir dores à distância, inclusive nos dentes (isso é chamado de dor referida), especialmente se certos músculos mastigatórios estiverem inflamados.
Enfim, é preciso procurar um profissional que esteja treinado para investigar as diferentes origens das dores que acometem a boca e a face e, nesse sentido, sugiro que você procure através de instituições como a American Academy of Craniofacial Pain – AACP. Lá você encontra uma lista de profissional e certamente deve haver algum em sua região.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia.
Dr. eu já passei no dentista, e já fui medicada. O meu rosto está super inchado, estou tomando corretamente os medicamentos, e está inchando cada vez mais. Isso é normal?
E outra coisa, existe algum problema se eu lavar o cabelo? Se vai piorar o meu quadro ou não?
OBRIGADO.
Yara
Normal não é. Se continua inchando, mesmo com as medicações que seu dentista lhe passou, você precisa entrar em contato com ele(a) o mais rápido possível e informar o que está acontecendo, para que ele possa tomar as medidas cabíveis.
Quanto à pergunta do cabelo, não há como eu lhe responder pois não sei qual é o seu quadro em termos de diagnóstico…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
A extamente 1 semana nasceu um caroço tipo uma bolha no meu ceu da boca, e junto comecei a sentir dores nos meus 2 dentes da frente que tem obturação, sempre que vou comer doi, passo a lingua a bolha e sinto uma dorzinha de leve como se dosse na raiz do dente, e quando vous guspir encomoda tambem, e o lado esquerdo do meu rosto doi muito tambem quando estou sentindo a dor de dente chega ate a encomodar minha vista, tomo remedio deito durmo e passa, mais tudo se repwre quando vou comer…
Oi meu Izabel faz muito tempo que tenho esta dor na face do lado direito na bochecha,mas agora faz um mes que dor e mais aguda fui em varios medico o ultimo resultado e que estou enflamão no trigemio mas faz treis dia que to tomando remedio que o medio meu deu chama carbamazepina e indometacina mas a dor continua tenho muito medo e se uma doença grave estou esperando sua respota obrigado………..
Izabel
Se a dor continua, você precisa comunicar imediatamente ao seu médico, pois ele precisa tomar as medidas cabíveis.
Quando conversar com ele, aproveite e pergunte se é possível avaliar outras possibilidades que possa estar simulando um problema no trigêmeo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr.
A uns 2 dias atrás apareceu uma dor estranha no final do maxilar com o ouvido, a princípio eu senti somente a dor no ouvido (quando apertava), agora quando eu abro a boca doi o final do maxilar com o ouvido. Não sei o que é e também não sei que médico procurar. Otorrino ou dentista? ou outro?
Cris
Se o ouvido parece estar envolvido, então vale a pena passar em um otorrinolaringologista primeiro. Depois que ele fizer uma avaliação e, se necessário for, você pode até perguntar para ele uma indicação de um dentista que trabalhe com disfunção da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Prezado Dr. Marcelo.
Sou advogada e moro em Curitiba, gostaria de pedir sua opinião.
Fiz uma cirurgia no dia 14/01/11, com um cirurgião BMF, para remoção de um nódulo no maxilar. Logo o médico aproveitou para “lixar” o osso do maxilar. Bem, faz extamente 10 dias após o procedimento, porém continuo com fortes dores (pois também tenho DTM) e ao apalpar o rosto, tem-se a nítida impressão que o núdulo continua lá…porém maior e mais dolorido.
Sei que trata-se de uma situação pós cirúrgica e que o organismo leva um certo tempo para reagir…mas confesso que fico preocupada.
Poderia por gentileza, dar sua opinião.
Grata,
Luciane.
Luciane, te respondi no outro tópico. Veja aqui.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá doutor, gostaria de uma orientação quanto aos sinotmas que estou sentindo. Dor no maxilar proximo do ouvido, pontas no ouvido, dor no queixo (em baixo), no pescoço, a sensação de mal hálito, lingua dormente e dores na face em especial na testa e em cima do nariz.
Já procurei um Buco Maxilo, me disse que era stress e me passou uma medicação que não esta resolvendo. Que procedimento poderia tomar?
Renata
Procure um dentista especialista em dor orofacial, pois pela sua descrição parece haver mais de uma coisa misturada.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo! Pode me indicar dentistas ou clinicas no geral que encontro bons profissionais e que aceitam ODONTOPREV na capital paulista. Resido na Zona oeste. E a clinica que vc trabalha? Mesmo que não seja na zona oeste, se puder me indicar clinicas odontologicas com aparelhagem e bons profissionais, agradeço. Também tenho sofrido com dores de cabeça e face.Estou com um Canal que já passou da hora de ser revisto. cisos nascendo e outro canal que ainda precisa ser feito. Densencadei um gastriste e uma sinusite e as vezes suspeito que tudo isso pode ser estes sérios problemas de dentes….que ando tendo. Desde já, agradeço.
Muriel
Sobre indicação de dentistas, peço que leia este tópico aqui: Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM
Com relação à Odontoprev, dê uma lida nesse texto aqui: Os planos de saúde e as disfunções da ATM (DTM)
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DESDE JA AGRADEÇO ATENÇAO MUITO ABRIGADO
ola, faz uns tres anos que sinto dores de cabeça e agora minha mandibula começou a estalar, e as dores aumentar. minha mordida nao e correta e falta dentes na parte de baixo, preçiso de ajuda mas nao conheço men um profissional nesta area em minha regiao ja consutei diversos dentistas e nao tive resutado. quero ir ate porto alegre a nao ser que voçe me indique alguen presiso urgente urgentissimo as dorer sao demais me ajuda sou de CRICIUMA / SC
Edilene
Em Por Alegre, procure a Dra. Lídia Yavich e o Dr. Luis Daniel Yavich Matos da Clínica MY ( http://www.clinicamy.com.br ) que certamente poderão lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo,
Vou relatar o caso da minha mãe. Ela tem 57 anos e a pelo menos 8 anos ela tem uma dor facial constante.
Já passou por diversos profissionais, inclusive por equipes multidisciplinares de faculdades aqui de Curitiba, onde moramos. Já foi em especialista em ATM, vários dentistas (inclusive ela é técnica em higiene dental e trabalha em posto de saúde), neurologistas, etc.
Atualmente ela toma carbomazepina regularmente. Porém, mesmo com o medicamento a dor permanece.
Os sintomas dela são: dor constante, edema (este final de semana mesmo ela pediu para eu tocar a face dela para ver como estava inchada), formigamento, uma sensação de “pressão” na face, sempre do lado esquerdo superior. As vezes a dor é tanta que causa enjôos.
Desde quando começou os sintomas, ela mudou muito. Passou a ser uma pessoa mais deprimida, nervosa. Toma anti-depressivos inclusive.
Já está traumatizada com tantos exames, consultas médicas, sem diagnóstico. Quando tem que ir ao médico muda de humor e a dor piora.
Já notamos que a dor tem ligação também com o estado emocional dela. Dorme mal (ela “ronca” e geme quando dorme).
Mas até hoje não houve nenhum diagnóstico preciso. Dizem apenas que é alguma “neuropatia”, isso pode ser verdade?
Estou decidida a ir atrás de uma melhor qualidade de vida para ela, pois, como eu disse, a dor piorou tanto o estado emocional da minha mãe que ela hoje não tem mais vaidade, engordou, não sorri, entre outras coisas típicas de depressão. Tudo causado por esta dor.
Peço encarecidamente uma palavra sua de apoio e uma ajuda me dando dicas de que caminho seguir para melhorar a situação dela.
Obrigada,
Sheila
Olá Sheila
Você perguntou: “(…) Dizem apenas que é alguma “neuropatia”, isso pode ser verdade?”
Sim, é possível. Essa sensação de “formigamento’ que você descreveu, é uma descrição muito comum nas dores neuropáticas. No entanto, também existe a possibilidade de não ser…
Nesse sentido, seria importante explorar de maneira mais aprofundada, a situação da ATM. Sei que ela já passou por vários dentistas, mas a pergunta é: qual é exatamente o diagnóstico do caso?
Como você mesmo disse, ainda não houve um diagnóstico preciso e isso implica, muitas vezes, a ausência de um tratamento eficaz. Assim, o principal é rever o que pode ter passado despercebido com relação à ATM… Há lesões intra-articulares? Se sim, qual a extensão delas? Caso contrário se não foram encontradas lesões, é importante saber se os exames utilizados para a avaliação eram os mais adequados e/ou se possuiam qualidade suficiente para ver detalhes e descartar realmente as possibilidades de lesões internas. No caso de haver lesões, de que tipo são? O que as causou? É reversível? Qual o impacto delas no funcionamento dos músculos, nos ciclos mastigatórios, na cadência dos movimentos?
As respostas para essas perguntas geram informações que precisam ser correlacionadas entre si para verificar se justificam os sintomas apresentados. Além disso, é importante realizar o chamado diagnóstico diferencial, que é quando se afasta a possibilidade de ser outras coisas que não um problema da ATM. Existem procedimentos e técnicas, por exemplo, que podem ajudar a afastar (ou não) a questão da dor neuropática.
Enfim, essas são, em linhas gerais, as questões que precisam ser levantadas em qualquer caso que envolva a ATM, especialmente em casos difíceis como o de sua mãe. Assim, sugiro que procure um profissional que se disponha a investigar a questão nesse nível.
É importante que sua mãe saiba que ela não está sozinha nessa via cruces que a dor crônica impõe e que muitas pessoas passaram por isso e conseguiram dar a volta por cima com o diagnóstico e tratamento corretos. Veja alguns depoimentos aqui: depoimentos
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Noite.Meu nome é Isabel,á 10 anos,venho sentindo dor no rosto,no lado esquerdo,desde que fiz um canal,mal feito,a Doutora não obturou direito,desde então sofro com esse mal,já fiz tudo,exames,remédios,por favor,me ajude,estou muito triste com isso,é horrível conviver com pessoas que não sentem nada,eles acham que estou doida,do nada dói e agora fico uns dias sem dor,agora tbm está do lado direito,socorro.
Isabel
Sei que é muito difícil sofrer com uma dor que as pessoas não percebem e, consequentemente, não acreditam…
O que posso sugerir, é que converse com seu dentista, talvez um endodontista, que possa avaliar você de maneira cuidadosa. A primeira etapaseria checar se essa dor tem, de fato, relação direta com o dente tratado o canal ou não. Existe muitas técnicas e manobras clínicas para testar essa hipótese. Se por acaso, o causador dessa dor não for o dente, seria importante procurar um dentista especialista em dor orofacial para averiguar outras possíveis causas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, desde o dia 1 de janeiro 2011 comecei a sentir dor no local do pivô quando eu o pressionava para cima, depois disso comecei a sentir dor no dente da frente que fica ao lado do pivô, são dentes da parte superior .Também começaram a surgir inchaços nos dois dentes (pivô e o dente ao lado)além do céu da boca. Os inchaços no céu da boca estão provocando muita dor a ponto de não me deixar dormir e está localizado entre os dois dentes. O dentista me receitou Neosulida que não fez qualquer efeito e depois mudou o medicamento para Deocil 10mg + Ibrupofeno 600mg que estou usando a algumas horas. Gostaria de saber se esta medicação é a mais indicada e se devo procurar outro profissional, por favor me esclareça porque as dores são terríveis.
Muito obrigado.
Júlio, se esse foi o dentista que você escolheu para fazer seu tratamento e, como você mesmo mencionou, ele passou a medicaçao há apenas algumas horas, é preciso dar a oportunidade dele lidar com o caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ok, entendi. É que ador é tão intensa que me deixa bastante desorientado. O dentista que fui é de uma emergência e o meu só volta no dia 13, daí minha preucupação já que venho sentindo dores fortes a tantos dias.
Muito obrigado por sua atenção.
Dr. Marcelo
Sinto dores na nuca, ouvido, nariz, face, maxilar, mandibula e pescoço,passo o dia todo apertando os meus dentes,tipo rangendo vou ao dentista cada um fala uma coisa…..não sei mais o que fazer……estou muito preocupada…..uns diz que é sinusite…..outro diz que é pq meu dente ciso esta torto…..outro diz que é dtm…..outro diz que é má oclusao dos dentes….. o que o senhor acha?????
muito obrigada………
Anne
Anne
Essa odisséia acontece com muitas pessoas que possuem patologia da ATM e sofrem com as dores que ela causa. Aqui no blog eu postei um tópico justamente sobre como escolher um bom profissional, que talvez possa lhe ajudar. Dê uma lida aqui:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo
A 3 mezes estou sentindo dores na face, no osso do nariz, ouvido ,cabeça e nuca, maxilar….a 10 anos fiz um curativo no dente…e nunca mais fui ao dentista…..e o dente tbm esta começando a doer……sera que tem alguma coisa a ver com as dores que estou sentindo?……gostaria de saber tbm….qto tempo pode ficar com curativo?
Obrigada pela atençao!
Anne
É possível que tudo esteja relacionado, mas também pode ser mais de uma coisa ao mesmo tempo. Procure o quanto antes um dentista para avaliar isso, até porquê um curativo não é para ficar tanto tempo assim, ainda mais sem acompanhamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola doutor estou com um caroço na parte superior
dos labios o q eu faço…
Sara, procure um dentista especialista em estomatologia, que a especialidade da odontologia que lida com essas questões.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Sara, procure um dentista especialista em estomatologia, que a especialidade da odontologia que lida com essas questões.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
BOA-TARDE DR Marcelo!
Meu filho está com um problema no céu da boca ja faz uns 6 meses infecciona o céu da boca fica toda vermelha e aparece tipo uns furinho no céu da boca e tem dores no corpo inteiro faz uns 2 meses que ficou enternado com este problema com dores de cabeça forte e febre alta fez exames de sangue mas constatou um pouco de infecção urinária mas estou muito preocupada ele tem 22 anos fuma muito e bébe tmb já foi usuário de entorpecentes fortes quando adolecente e está bem debilitado qual a especialidade médica que o SHR me indicaria pra este problema? e se pudér me orientar sobre alguns cuidados desde já fico agradecida aguardo resposta….
Helena
Ele precisa visitar um médico infectologista e também um dentista estomatologista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo!
Estou lhe escrevendo pois meu sogro sofre de uma dor crônica na face.
Esta se dá no lado esquerdo superior, tipo choque, ele reclama desta dor a pelo menos 5 anos, já procurou diveros especialistas, dentistas bucomaxilofacial, neurologistas e etc…fez diversos exames, radiogradias, ressonâncias e nada aparece, mas ele reclama de uma bola ou cisto no interior da boca, na parte superior próximo ao dente do siso.
Se puder me indicar qual especialista procurar ou tratamento, lhe agradeço.
Abraço
Fábio Formigari.
Fábio
A queixa da “bola” ou cisto no interior da boca merece uma investigação cuidadosa, talvez um dentista estomatologista possa fazer isso. O segundo passo é verificar se há correlação entre isso e as dores da face ou se as dores podem ser atribuídas a outro problema como uma disfunção da ATM, uma neuralgia etc.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Marcelo, boa noite
Estou preocupada com a minha irmã. Há mais ou menos 2 meses, ela vem sentindo uma dor estranha na boca, às vezes a gengiva fica vermelha, outras vezes não, ela diz que a boca inteira arde, tem sensação de inchado constante, já foi ao dentista, otorrino, gastro…e nada de a boca melhorar. Ela diz que não aguenta mais a dor. Há também dor na parte da língua, ardência, queimação.
Há uma semana, apareceu uns inchaços na bochecha na parte de dentro, mas depois sumiu…
Ela terminou um namoro recentemente, que foi muito intenso. Pode ser emocional?? Qual médico ela deveria procurar?
Desde já agradeço a sua ajuda.
Mariana
Mariana
Pode ser que o emocional tenha disparado algum problema que já existia, mas se encontrava “adormecido”.
Sugiro procurar um dentista especialista em estomatologia, que o tipo de profissional que pode ajudar em situações assim.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
OLÁ DOUTOR!
BEM A MAIS OU MENOS 3 DIAS ESTOU SENTINDO UM INCÔMODO NO CÉU DA BOCA, QUANDO PASSO A LÍNGUA,PORÉM SEM DOR FORTE, ESTOU COM A GARGANTA INFECCIONADA PORQUE ISSO OCORRE?
ANE
Ane, não tenho como saber!
Pode ocorrer por infecção, problemas autoimunes, fungos… mil coisas! É precisoir em um otorrino e também em um dentista especilista em estomatologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia Dr Marcelo, desde ontem estou sentindo o lado esquerdo da minha face dolorida (olho, lingua, garganta e toda a face esquerda) e hoje além de estar dolorida estou sentindo dor também como se fosse em um dos dentes, quando eu aperto eu sinto dolorido,quando mastigo e engulo também sinto e quando abaixo a minha cabeça,e fica dando pontadas de vez em quando isso pode ser sinusite? Se não o que pode ser?
Desde já obrigada tenh um excelente dia!
Josy
Isso não é sintoma de sinusite, mas vale a pena passar em um otorrino e verificar para ter mais certeza. Sugiro marcar também uma avaliação com um dentista especialista em dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr Marcelo,
Tenho 49 anos e estou sentindo dor pulsante na boca do lado direito e nos dentes superiores e inferiores como se fosse sensibilidade.O que pode ser?
Terza
Pode ser muita coisa diferente… Desde um problema local no dente (polpa, periodonto, osso alveolar, etc) até mesmo uma alteração em outro lugar que esteja dando dor referida nas regões que você mencionou. Só um dentista avaliando pessoalmente para lhe dar orientações mais específicas e, nesse caso, eu sugiro um especialista em estomatologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Tenho 18 anos, e há dias atráz minha boca está horrivél…
to com corte na lingua, gengiva enchada e doloridas, cortes na lingua e bolinhas vermelhas, vou ao dentista, mais até ser marcado em um publico vai demorar, gostaria de saber se é algo serio? Me ajuda porfavor?
Responde por email se for possivél…
Obrigada
Tatiane, infelizmente não há como eu dizer se é grave ou não sem avaliar pessoalmente. Entretanto, minha intuição me diz que você não deveria perder muito tempo esperando essa marcação de atendimento público. Sugiro buscar um dentista estomatologista o quanto antes.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi, olha eu estou sentindo umas dores no meu rosto e na boca já faz uma semana é uma dor muito estranha parece que ela vai mudando de lugar mas é só o lado esquerdo é uma sensação de ardência e queimação e seguida de dor aguda, me dar uma pontada é muito estranho, sinto dor na língua no rosto e no ouvido, e queixo mas isso só no lado esquerdo, sempre reveza as dores, Por exemplo se estar no queixo vai para o rosto e começa a fica dormente, e assim passa para o ouvido e começa doer muito e assim vai para a bochecha onde começa a formiga e passa para a língua eu estou achando muito estranho e não faço a mínima idéia do que será por favor me ajuda.
Ivaneide, você precisa procurar um neurologista para avaliar esse problema e também um dentista com experiência em dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo..tenho dor de cabeça há 45 anos. Imagine qtos médico já passei e exames feitos.Tenho sinusite, enxaqueca, e agora apareceu alem da dor na arcada dentária sempre qdo acordo (bruxismo??) tenho atualmente acordado com dor no céu da boca.estou muito nervosa pois nunca houví falar nessa dor. ATM ou nervo trimegemeo..falam tanto sobre isso..não sei mais a quem recorrer.neuros, oftamos, pasquiatra,otorrino..já estou até com dor nas mãos..será emocional??estou assustada,.não quero mais dormir,pois qdo acordo não suporto a dor…grt..
Mercedes
Seu caso é certamente bem complexo e, em situações assim é preciso realmente investigar a fundo. Sei que você já passou por muitos profissionais, mas já procurou um dentista com experiência em patologia da ATM?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo…conforme o sr.postou , devo procurar um especialista em patologia da ATM….tenho artrose na ATM…mas aqui em Santo André SP encontro vários dentistas q fazem placas pra dormir ou aparelhos ortodonticos e colocam como propaganda que fazem tratamento de ATM…mas como confiar?? ..tenho mordida aberta e cruzada e sei q ñ é qualquer ortodentista q pode cuidar disso..o Sr.conhece em Santo André ou ABC SP alguem pra indicar :????estou sofrendo demais..muita dor….grata…
Mercedes
Você escreveu: ” (…) aqui em Santo André SP encontro vários dentistas q fazem placas pra dormir ou aparelhos ortodonticos e colocam como propaganda que fazem tratamento de ATM…mas como confiar??”
Relamente essa é uma pergunta difícil de responder. Por isso postei um tópico aqui no blog a respeito do que esperar dos profissionais que trabalham com ATM, com várias dicas do que fazer e que ferramentas utilizar para escolher um bom profissional.
Com relação à indicação de profissionais, peço que leia esse texto aqui: Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite doutor
Tenho 25 anos e ha mais ou menos quatro meses venho sentido uma queimação muito forte na lingua e no ceu da boca, tem dias que de tanto que tenho essa sensasão de queimação chega a doer.
Ja fui em varios dentistas, otorrinos, gastro e nada…
Me disseram que eh stress…
Ja estou desesperada, pois isso eh muito incomodo e dolorido!!!
Desde ja agradeço,
Renata
meu filho Arthur de 7 anos esta com o rosto do lado esquerdo inchado,ele tinha reclamado ontem antes de dormir q o dente tinha doido um pouquinho,mas hoje qdo acordou ja estava inchado,so doi qdo ele vai comer ou coloca a mão,dei uma olhada nos dentes de cima e encontrei uma pequena carie,o inchaço é do dente msm?o q faço?é grave?
obrigada
Ivanete,
Leve seu filho no dentista. Ele irá verificar clinicamente se o inchaço e o dente cariado estão relacionado e tomar as devidas providências.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Dr, segu abaixo o comentario de Elisabete araujo que eu copiei, pois se trata do mesmo caso que eu, eu sou dentista, e estou sentindo tdo o q foi relatado neste comentario, ja fui em especialista da ATM disse q tenho q usar placa miorelaxante, mas a dor é mto grande e até os medicamentos p/ dor e relaxante muscular nao tem feito efeito…seria nevralgia do trigemio? ja faz um semana q estou c/ esta dor.
“Dr Marcelo, sou dentista também. Estou diante de um caso onde a paciente refere dores fortes na face do lado esquerdo inferior que irradia para o lado superior. Diante de radiografia obeservei que tudo está normal, lamina dura preservada, ausencia de bolsa periodontal,ausencia de qq tipo de lesão apical,Então confeccionei placa miorrelaxante de silicone e prescrição de antiinflamatório. Desconfio que seja um quadro de nevralgia do trigêmio, porém a dor que ela sente não é do tipo” choque”
O que o Dr segere?
Obrigada”
essa dor nao passa..ja havia sentido em outras epocas, porem era rapido e os medicamentos faziam efeito….estou mto cansada, pois nao tenho dormido direito e nem consigo trabalhar bem….
Me responda por e-mail.
“
Kellen, acabei de te enviar um e-mail que foi a resposta que dei à nossa colega que tinha uma dúvida similar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Erros do email anterior:
*queimação muito forte na LINGUA
*essa sensação
*dentistas
Boa noite doutor
Tenho 25 anos e ha mais ou menos quatro meses venho sentido uma quimação muito forte na linhua e no ceu da boa, tem dias que de tanto que tenho essa senasão de queimação chega a doer.
Ja fui em varios desntistas, otorrinos, gastro e nada…
Me disseram que eh stress…
Ja estou desesperada, pois isso eh muito incomodo e dolorido!!!
Desde ja agradeço,
Renata
Renata
Procure um dentista estomatologista, que é o profissional mais indicaod para avaliar situações como essa sua.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor, boa noite! Eu tenho um dente que já foi obturado em razão de ter se quebrado. Neste final de semana, jogando bola, eu senti um forte “choque” acima dele dor esta que passou em poucos segundos. Porém depois de algumas horas a dor não só voltou a níveis quase insuportáveis como também ela irradiou para outras áreas do meu rosto. Fui ao dentista e ele disse que terei que tratar o canal. Procede esta análise? Me estranha pois não tenho dor de dente, apenas uma pequena sensibilidade ao calor ou frio. Obrigado.
Bruno
Não há como eu saber sem fazer uma avaliação pessoalmente.
Se você sentiu segurança em seu dentista, dê um voto de confiança e siga a sugestão dele.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Olá,
tenho um caroço na bochecha, mas não é visivel só palpavel,já fui ao dentista, fiz uma panoramica e nada deu, gostaria de sabe qual médico procurar???
Priscila, procure um dentista especialista em estomatologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Marcelo ele não falou o tempo que leva para desinchar, ele só falou que ia inchar.
Ola tenho 16 anos e eu extrai o dente do SISO ontem (23/11) e minha bochecha está bem inchada gostaria de saber quanto tempo para desinchar . obrigado desde já.
Guilherme, seu dentista não esclareceu?
BOM DIA DR.MARCELO!FIZ 4 EXTRAÇÕES, E DE INICIO PARECIA TUDO MUITO BEM, AGORA (TERCEIRO DIA) ESTOU NOTANDO UM INCHAÇO, E PONTOS SUMINDO NO MEIO DA GENGIVA, E DORES AO MEXER OU FALAR. MINHA GENGIVA ESTÁ INFLAMADA? AINDA ESTOU TOMANDO ANTIINFLAMATÓRIOS E AMOXILINA,ISTO É COMUM ? COMO FAÇO PRA CURAR? LI QUE É BOM FAZER BOCHECHOS COM AGUA SALGADA.O QUE FAZER ????POR FAVOR, PRECISO DE AJUDA, POIS TENTEI LOCALIZAR MEU DENTISTA, MAS SEM SUCESSO. MUITO OBRIGADA, ADRIANA.
Adriana, cuidado com o que lê pela internet tem muita informação boa e também muita informação ruim! Bocecho com água salgada pode trazer problemas! O melhor é você ligar para seu dentista e marcar um retorno imediato.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
Fazem mais de 4 anos que sofro com dores na face, já fiz vários exames de ressonancia e etc e não aparece nada, nenhum tipo de inflamação na face, não uso aparelho e todos os meus cisos já foram extraídos. Já procurei vários especialistas em diversas àreas, e não obtive suscesso.
A dor que tenho, geralmente é de um lado da face, nunca nos dois ao mesmo tempo, mas a forma e a intensidade são sempre iguais.
A dor é muito forte, chega doer todos os dentes da parte superior, a dor é como se fosse em cima na buchecha, porém não existe remédio pra dor que alivie, ela chega a inchar e ficar vermelha, então coloco gelo pra aliviar, até alivia um pouco, porém depois incha ainda mais o rosto.
A dor é pulsante e muito forte, altera minha pressão inclusive e me dá nauseas tb.
Vc teria alguma coisa pra me indicar?
Elisandra
Uma situação como a sua requer uma avaliação bem específica onde se possa entender e diferenciar possíveis problemas neurológicos, de problemas dentários e também de alguma patologia da ATM. Até porque pode ser tanto uma coisa só ou mais de uma ao mesmo tempo, gerando sintomas sobrepostos, difíceis de serem controlados.
A única coisa que posso lhe indicar é que continue a procurar um profissional que tenha disposição para investigar seu caso de maneira mais aprofundada e para isso, lhe sugiro a leitura dos tópicos abaixo:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Tenho disfunção da ATM e os dentistas que consultei tem opiniões diferentes, o que eu faço?
O que entendemos por diagnóstico em patologia da ATM?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DRRODRIGOMARTINS@HOTMAIL.COM
OLÁ ELISANDRA!SOU PROFISSIONAL DA AREA DE DOR OROFACIAL E TALVEZ POSSA TE RECOMENDAR ALGO!QDO QUISER ESTOU À SUA DISPOSIÇÃO!ABRAÇO!
DR. RODRIGO MINHA MÃE ESTA SOFRENDO DE DORES FORTES NA FACE, ELA ESTA COM UM CAROÇO NO ROSTO JA FOMOS EM VARIOS MÉDICOS PROF.BUCAL ELE DISSE QUE NÃO TEM O QUE FAZER JA FIZEMOS TOMOGRÁFIA NA EPOCA NÃO DEU NADA, AGORA ELA TORNOU A PASSAR COM UM MÉDICO CLINICO ELE PEDIU PARA FAZER UMA NOVA TOMAGRAFIA SE VOCÊ PUDER NOS ENDICAR UM PROF.QUE REALMENTE POSSA NOS AJUDAR EU FICA GRATA.
Olá Marcia!O meu email é drrodrigomartins@hotmail.com.Talvez eu possa orientá-la!Abraço!
DR. RODRIGO GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ ATENDE EM CONSULTORIO PARTICULAR E SE PODE ME ENVIAR SEU TELEFONE PARA CONTATO OU ENDEREÇO MINHA MÃE ESTA SOFRENDO MUITO ESTAMOS AGUARDANDO O RESULTADO DA TOMAGRAFIA QUE FICARÁ PRONTA NO DIA 14/03/2011 MUITO OBRIGADO.
Dr Marcelo, sou dentista também. Estou diante de um caso onde a paciente refere dores fortes na face do lado esquerdo inferior que irradia para o lado superior. Diante de radiografia obeservei que tudo está normal, lamina dura preservada, ausencia de bolsa periodontal,ausencia de qq tipo de lesão apical,Então confeccionei placa miorrelaxante de silicone e prescrição de antiinflamatório. Desconfio que seja um quadro de nevralgia do trigêmio, porém a dor que ela sente não é do tipo” choque”
O que o Dr segere?
Obrigada
aguardo resposta
Elizabete, te respondi por e-mail.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Por favor, estou em viagem, fora do Brasil, e uma “coroa” que usava no ùltimo malar, o do fundo da arcada, està se soltando, com dores quando mordo (náo estou conseguindo me alimentar, náo consigo mastigar NADA) e devo voltar dentro de 7 dias. Passei em um dentista daqui, que tentou retirar a coroa, e náo conseguiu, entáo respou a mesma para que eu náo forcasse, na mastigaçao, mas parece piorar. Estou usando produto de bochechos e comprimidos, mas estou preocupada se aguardar 7 dias, poderà provocar a perda do que resta do dente. Poderia me orientar? Peço tambèm orientaçao sobre um anti-inflamatòrio. Sinto um gosto desagradavel, e penso estar inflamado. Obrigada pela ajuda.
Maria
O melhor é você procurar um outro dentista que possa tomar providências não tão provisórias como a que já foi tentada, para evitar que a situação piore e estrague sua viagem.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. MARCELO, estou preocupada, minha sogra esta com queixa de dor na boca no lado esquerdo, onde encontrase uma ferida,como ela ja tem caso de nodulos na garganta, gostaria de uma indicação que especialista procurar? ( O clinico encaminhou para um endocrino,mas os exames de3 tiroides deram bons) desde ja agradeço.
Cristiane
Sugiro que procure um dentista especialista em ESTOMATOLOGIA (você pode conseguir uma lista no conselho de odontologia de sua cidade). Esse tipo de dentista é o especialista que lida com o diagnóstico e tratamento de lesões como a que você descreve. Você também poderá pedir a ele (ou ela) que lhe indique o tipo de médico que procurar, se houver necessidade.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
eu tenho um carosso na boca que nao some vou no medico e ele me diz que tem a ver com meu estomago me passa remedios e por algum tempo some mas depois aparece de novo e minha lingua fica sempre breanca o que de veser issso?
Antônio
Procure um dentista especialista em ESTOMATOLOGIA, pois é o profissional que pode avaliar e lidar com esse tipo de situação, inclusive verificando, caso haja necessidade, que tipo de médico procurar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.,Sinto dores de cabeça constantemente e enxaquecas (estas tem diminuído ultimamente). Não seiidentificar a origem destas dores. Existe uma maneira, tratamento que me faça não mais sentir estas dores? Qual especialista me indicaria?
Grata.
Karla, você perguntou: “Existe uma maneira, tratamento que me faça não mais sentir estas dores?”
Pode ser que exista… Mas para saber, será preciso identificar que tipo de dor de cabeça você tem, pois há centenas de possibilidades. É importante fazer uma visita a um médico “cefaliatra” e também um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
oi dr.me trato no hc com dr.siqueira meu diagnostico dor neuropatica facial bilateral,perdi a sensibilidade do rosto,não consigo beijar,tudo pq fizeram erro medico, não foi no hc, fizeram neurotomia bilateral fiquei internada por 1 mes no hc ,to com dores horriveis ;já fiz 4 bloqeios e o dr siqueira vai tentar mis alguns tem algo q possa fazer por mim?,
Jurema
O Dr. Siqueira é bem conceituado na área, autor de livros e ministrador de diversos cursos. Assim, veja com ele se há outras opções além dessas que já estão sendo realizadas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr.
Estava pesquisando na Net e achei seu blog… Estou desesperada, pois em outubro de 2008 fiz uma artroplastia bilateral, pois sou atendente de call center e fui diagnosticada com DTM fiz diversos tratamentos que nao deram certo antes da cirurgia e após tbm como fisioterapias e acupunturas e ainda continuo sentindo uma dor imensuravel e hj resolvi fazer a pesquisa pq acordei com uma sensação esquisita… Sinto dormência na face, mas hj percebi algo tão absurdo que enfiei uma agulha na região masseterina bilateral e pedi para que alguém fizesse isso sem que eu olhasse e pasme…Não senti absolutamente nada, estou muito preocupada. Há tempos ando atrás de um especialista para resolver meu problema (isso no SUS e pelo plano de saúde que tenho), mas não me levam a sério, dizem que meu côndilo está muito fino quando olham a ressonância magnética e ficam me enrolando, as vezes penso que não há mais o que fazer e por isso ficam me “cozinhando em banho maria” eu não suporto mais sentir dor, sinto que vou enlouquecer, esta tontura, esta dor de cabeça. Não consigo encontrar uma posição para dormir, por favor Dr. me ajude, preciso de um profisional que me atenda e solucione meu caso, aqui em PE tem a FOPE(Faculdade de Odontologia de Pernambuco), mas é difícil conseguir uma consulta por lá, fica noutra cidade, até já tentei diversas vezes, eles enrolam, pegam telefone, dizem que vão ligar e nada… Já não suporto mais… Eu moro em Olinda-PE e me trato em Recife,a FOPE fica em Camaragibe, é bem longe, mais se fosse o caso eu iria para lá Dr., quero ficar boa, quero ter qualidade de vida e com dor não dá.
Desde já o agradeço!
Fernanda
Atendimento em unversidades e outras instituições geralmente possui fila de espera. Possivelmente haja algo assim na FOPE.
Caso você tenha disponibilidade de vir a Salvador, terei o maior prazer em te ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Obrigada Doutor por ter respondido! Gostaria muito de poder ir até Salvador afim de resolver este problema que tanto me assola.
Fui ao Buco que me encaminhou para o psiquiatra para tratar a dor e pediu novas sessoões de fisioterapia, mas sinceramente vejo que esse não é o caminho as crises de dor estão cada vez mais intensas e tenho tido o que o meu dentista uma certa vez me disse ser trismo. Minha boca trava e se eu forçar um pouco além da conta sinto como se a mandíbula estivesse saindo do lugar. A buco maxilo que me atendeu disse que eu tenho razão, pois o disco articular está saindo e voltando para o lugar, além de uma certa quantidade de líquido sinovial. Na minha ressonância diz que o disco articular está antero posicionado e segundo quem me atendeu não se pode fazer nada, apenas tratar a dor, pois meu côndilo está muito fininho… Foi o que ouvi Doutor. Confesso que me arrependi de trabalhar numa call center, só passei a sentir estas dores insurportaveis qd comecei a trabalhar lá. É uma pena o Senhor ser de outro Estado, pois vejo pelos comentários de seu blog que o Senhor realmente entende o que sinto e posso dizer que obtive boas dicas lendo tudo que o Senhor escreveu. Muito obg Doutor Marcelo, que Deus continue o iluminando para ajudar pessoas que assim como eu sentem esta terrível dor.
Fernanda Ribeiro.
Olá Dr.
Estava pesquisando na Net e achei seu blog… Estou desesperada, pois em outubro de 2008 fiz uma artroplastia bilateral, pois sou atendente de call center e fui diagnosticada com DTM fiz diversos tratamentos que nao deram certo antes da cirurgia e após tbm como fisioterapias e acupunturas e ainda continuo sentindo uma dor imensuravel e hj resolvi fazer a pesquisa pq acordei com uma sensação esquisita… Sinto dormência na face, mas hj percebi algo tão absurdo que enfiei uma agulha e pedi para que alguém fizesse isso sem que eu olhasse e pasme…Não senti absolutamente nada, estou muito preocupada. Há tempos ando atrás de um especialista para resolver meu problema, mas não me levam a sério, eu não suporto mais sentir dor, sinto que vou enlouquecer, esta tontura, esta dor de cabeça. Não consigo encontrar uma posição para dormir, por favor dr. me ajude, já não suporto mais… Eu moro em Olinda-PE e me trato em Recife.
Desde já o agradeço!
Olá Fernanda
Seu caso me parece bastante complexo e eu tenho o maior interesse em lhe ajudar. Para isso, o mais importante é rever o diagnóstico e avaliar o estado de saúde de sua ATM para saber o porquê de ter falhado todos esses tratamentos que você já fez. Também é importante checar se há outros problemas de saúde envolvidos, pois pela sua descrição, há alguns sintomas que não são típicos de DTM, como a dormência ao ponto de não sentir uma agulha na face.
De antemão, sugiro você procurar um neurologista para uma avaliação neurológica completa dos pares cranianos e não tentar nenhum outro tipo de tratamento até haver uma melhor definição da situação e diagnóstico atual. Isso pode evitar que você sofra com sequelas de procedimentos invasivos que não sejam necessários.
Outro ponto importante é saber como está sua ATM no momento, se há alguma lesão e, em caso afirmativo, identificar quais as estruturas lesionadas, a extensão dessas lesões, o quanto elas comprometem a função muscular, avaliar a simetria dos músculos, a artrocinética ( a função articular propriamente dita), os ciclos mastigatórios, o quanto pode ser revertido (ou não) e qual seria o melhor caminho para isso.
Nesse sentido, sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola dr…eu estou com uma dor na minha gengivae esta muito inchado doi muito eu nao consigo mastigar direito e eu na osei de onde esse inchaço veio isso e normal?
Anderson
Se há inchaço na gengiva, você precisa procurar um especialista em periodontia, que é o profissional dentista mais indicado nesse caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi o que acontece comigo é que quando como parece que minha garganta incha e tem um caroço,bom é como se uma das minhas amidula inchasse e parece que embaixo da lingua tem uma veia que incha e me falta saliva ai eu espero um pouco até volta a saliva e volto a comer o que é isso hum eu fumo tambem!tem a ver?
Aline
Você precisa procurar um dentista estomatologista para avaliar isso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DR Marcelo estou com um caroço no céu da boca, da mesma cor do céu, doi quando pressionado e ainda está crescendo, hoje fazem 7 dias q estou com esse problema,a princípio começou com uma pequena inchação mas os dias foram passando e virou um caroço! o que pode ser isso? e o que eu devo fzr?
Italo, pode ser muita coisa. Procure o mais rápido possível um dentista especialista em ESTOMATOLOGIA.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola doutor, eu naum aguento + pois sinto muito ardencia na boka,so melhora, qdo eu como alguma coisa ou fiko com algumas coisa na boka , q devo fazer p/ eu ficar boa, o q eu posso te dizer qdo a ardencia fica muito forte ai eu trato as pessoas mal,pois eu fiko agitada,naum sei pq, eu penso como fugir deste problemas q me quausa tristeza.p/ fazor me responda pelo meu e-mail, obrigada.
Boa tarde!!
A quase 2 meses tenho sentido dores no lado esquerdo da face, parece que começa pelo ouvido.doi olhos, qd abro bem a boca o osso que tem perto do ouvido dói e as dá muitos estalos e de dois p/ cá tenho sntindo dores na garganta e céu da boca será que é ATM, já fui no otorrino ele diz que provocado pela minha ansiedade eu fico com medo de ser algo sério. tem dia que a dor esta mais fraca outros dias mais fortes.
Teria alguma indicação no Rio de janeiro.
Rosana
Pelo seu relato é possível sim que seja algo relacionado à ATM, mas para ter certeza é importante que você procure um profissional com experiência em patologia da ATM para te avaliar.
Quanto à indicação, dê uma olhada nesse texto aqui:
Indicação de profissionais que trabalham com disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola doutor, na minha bochecha esquerda la dentro no final perto da minha amidalas mais ou menos do lado sinto muitas dores para comer ou mexer a lingua o que poderia ser ? alguma bacteria ? nao consigo comer a 1 dia estou com muitas dores
Rafael
Procure um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação e, se necessário for, um dentista da área de dor orofacial ou estomatologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá Dr,meu filho sente dores terriveis na face,ele tem 10 anos e quando vem as dores ele aponta como se fosse o dente do lado direito raras vezes lado esquerdo e sempre na mesma região,foi realizado rx,tomografia da face e nada foi observado,o que me deixa angustiada é que quando vem as dores ele apresenta uma palidez em todo o corpo,face mãos,pés,boca e só para a dor quando toma analgésico profenid outros medicamentos como dipirona não para a dor,tenho me preocupado com isso pois ja faz mais de um ano.
Mareli, por quais tipos de profissionais você já passou? Já esteve com um especialista em dor orofacial ou alguém com experiência em patologia da ATM?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
esse especialista é de estômago?
Obdedes
Não. É um especialistas em doenças da boca e/ou que se manifestam na boca. Veja o link da Wikipaedia que está interessante: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estomatologia
Marcelo Matos
Olá Dr.tem 10 anos que tenho dor no maxilar e na mandíbula com friagem não posso tomar nada gelado e nem ar condicionado pois tudo que é gelado pra mim me faz mal, em maio de 2009 eu bati a escova na gengiva comessou a a doe parecia dor de dente fiz canal de 3 dente depois segundo um boco me falou que eu tinha um cisto na gengiva e que eu tinha de fazer uma cirurgia eu fiz a cirurgia mais o problema que era pequeno ficou mais grande ganhei uma dor no céu da boca uma contração com dor agora não posso mais fazer nada trabalha estudar todos dias doi minha boca meu maxilar! estou casado de viver com isso! eu peço socorro de todo meu coração! ja tomei de todos os tipo de remedios principalmente calmantes pra conviver com isso!
Obedes
Seu caso me parece complexo de mais para opinar sem qualquer informação técnica a respeito. Você já esteve com um especialista em estomatologia? Senão, sugiro conversar com um bom estomatologista e verificar se há alguma alternativa para o seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi DR.eu notei q na parte debaixo da gengiva ,no queixo uns nodulos,perguntei a minha dentista ela me falou q ñ era nada,+faz mais de um ano q fiz minha ultima consulta e continuo sentido esses nodulos..eu apalpo sinto como se fosse um caroço,o q eu faço ,isso será q é grave e tbm morro de medo de ir ao dentista..
Mariana
“Nódulo” pode ser muita coisa, bem como pode não ser nada demais… O melhor é você vencer o medo de dentista e fazer uma visita a um especialista em estomatologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor sinto dores nos mews dentes na parte de cima e isso sempre ocorre a noite.. no longo do dia naum sinto nada…devo me preucupar???
Maicon
Ao postar aqui, suponho que voê já esteja preocupado… Faça uma visita a um dentista e tire a dúvida!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Meu namorado tem seis meses que star com três caroços na gengiva,foi ao dentista e ele pediu para fazer uma biopsia.Ja uma outra dentista examinou e disse que pode ser calo, ele ainda não fez o exame.to com medo de ser cancêr.
Dr. Marcelo,
Estou sentido que minha amidala do lado direito está inchada, não sinto dor na garganta para engolir,mas sinto um incomodo indo para o ouvido.Estou muito preocupada,pois nunca senti isso.
Daniele-João Pessoa-PB
Daniele
Com estes sintomas, é preciso fazer uma visita a um otorrino.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
a quase um mes venho sentindo dores intensas no lado direito do rosto. A dor vai e volta, doi muito principalmente qdo tomo um cha ou até mesmo agua, e qdo eu como tbém; doi tanto que chega dar um soquinho, e aí para de doer por alguns minutos até tudo começar de novo. Doi todos os dentes desse lado. Já procurei um dentista que me garantiu não ter nenhum dente com problema. Doi o no ceu da boca lado direito, dentes, bochecha, vai até o ouvido, fundo do olho, e a cabeça que vai até a nuca. Não sei a que profissional recorrer; no início pensei que fosse dor de dente; mas aí ja consultei um dentista e meu problema continua. Tenho 41 anos. O que pode ser isso? Alguem pode me ajudar? se possível mandar resposta por email.
Grata
Margarida
Dro Em nome do meu namorado mando esse e-mail pois ele tem uma dor na face do lado esquerdo que doe muito e que ja foi feito todos os tipos de exames e ele ja foi em todos os especialistas possíveis mais nenhum medico encontra a causa dessa dor ….. O desespero é muito grande pois a dor é realmente muito grande e remédio nenhum ameniza essa dor Dro por td peço uma luz se ele tiver que ir ate o senhor levar exames mais nos ajude ……..
Caroline
Como eu poderia lhes ajudar?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo!
Estou enlouquecendo com uma dor em minha boca, que nem sei mais o que fazer. O meu palato parece estar inchado e arde sem parar, minha lingua dói e as parte interior dos lábios tb. Tomo analgésio para amenizar um pouco e conseguir dormir. Por favor me ajude!!!
Ana
Procure um dentista especialista em dor orofacial e um estomatologista, pois são os profissionais que possivelmente podem lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
eliane tenho 30 anos, e estou com dor de ouvido e dor no lado direito do pescoço a quase 2 meses mas o medico falou que nao e nada devo me preocupar obrigado
Eliane
Obviamente, você parec preocupada, de outro modo não teria postado aqui no blog… O melhor em situações assim, quando não se está seguro, é procurar uma segunda opinião. Neste caso, sugiro um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
OI BOM DIA DR , A UNS ANOS ATRAS TIVE EM TRATAMENTO COM O DR SIQUEIRA DO HC EM SAO PAULO, APOS EU EXTRAIR 2 SISO 1 COMECOU A ME DAR MUITAS DORES FORTES RETORNEI A AO CIRURGIAO DENTISTA E ELE ME ANALIZOU REABRIU E DISSE SER UMA EPICULA OSSEA FECHOU E APOS OS ANTIINFLAMATORIOS ACABAREM AS DORES RETORNARAM , SOFRO COM ELAS POR 6 ANOS ,JA TIVE NO MELHOR DA ATM E NADA NA EQUIPE DE DOR DO HC E ME DIAGNOSTICARAM COM NEVRALGIA DO TRIGEMIO ATIPICA ,POREM O DR SIQUEIRA TINHA ME RECEITADO CARBAMAZEPINA ,MAS SO TIROU 30 % DA DOR , E A UNICA COISA QUE AJUDAVA POR MAIS ESTRANHO QUE ERA NO INICIO ERA AS DOSES DE DICLOFENACO QUE NO INICIO COMECEI COM 50 MLG E DEPOIS COMEI A ALMENTAR MUITO , E EM LONDRES APOS UM TEMPO FUI EM UM NEURO E ELE ME RECEITOU TOPAMAX ,OQUE FOI MUITO BOM ,MAS ELE ME DISSE QUE DE TEMPO EM TEMPO EU TINHA Q INTERROMPER PRA VER SE A DOR FOI EMBORA PQ NO CASO DA NEVRALGIA ELE DISSE QUE PODERIA DESAPARECER UM DIA OU NAO MAS EU NUNCA SABERIA SE EU NAO PARASSE O REMEDIO,ENTAO AS VEZES PARO E TENHO MINHAS CRISES , E SO VAO EMBORA COM A AJUDA DO TOPAMAX ACOMPANHADO DE 2 DIAS DE DICLOFENACO 100 MG, MAS OQUE MAS ME ENCOMODA E’ QUE AS DORES NAO SAO COMO DESCREVE NOS SITES ,ELAS SAO CONSTANTES AGUDAS COMO DOR DE CANAL E NAO PASSAO MAS O MAS ESTRANHO QUE QUANDO ENTRO NO CHUVEIRO E COLOCO A FACE ENBAIXO DA AGUA QUENTE A DOR ALIVIA PRATICAMENTE DESAPARECE , MAS SE USO UMA BOLSA QUENTE NAO FAZ NENHUMA DIFERENCA ,E SE ME DEITO ELA TENDE A PIORAR E SE ESTOU COM A POSTURA ERRADA NO TRABVESSEIRO PIORA MAIS AINDA E NO FRIO MAIS AINDA E QUANDO VOU MENSTRUAR TAMBEM E QUANDO PASSO POR UMA CRISE NERVOSA DE EXTRESS TAMBEM , NAO SEI OQUE PODE SER SO SEI QUE COMECOU APOS EU TIRAR ESSE DENTE DO SISO , E NAO E’ PSICOLOGICA ! TEREI QUE TOMAR ESSE REMEDIO PRO RESTO DA VIDA? TENHO MESMO NEVRALGIA DO TRIGEMIO? OBRIGADA SD
Sil
Seu caso me parece bastante complexo, além do que, já tendo passado por uma equipe de referência como a do HC do Dr. Siqueira, imagino que seja difícil tanto do ponto de vista do diagnóstico quanto do tratamento.
Bom, de qualquer forma, para responder às suas perguntas:
Você precisaria se dispor a vir a Salvador para que eu possa lhe examinar e poder lhe responder. Talvez, haja algo que eu possa fazer por você.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
OI , OBRIGADA PELA RESPOSTA , MAS AH ALGO Q GOSTARIA DE ÈRGUNTAR SE EU FOSSE AI E FOSSE EXAMINADA PQ MUITOS ESPECIALISTAS DE BUCOMAXILO ME EXAMINO E JA UXEI PLACA PARA DORMIR NO QUAL NADA ADIANTOU , POR ACASO A POSSIBILIDADE MINHA NAO FICARIA NA SIRURGIA COM O BALAO NAO NE? PQ CIRURGIA SERIA UMA DAS COISAS QUE FARIA NO CASO DE O REMEDIO NAO FIZESSE EFEITO MAS QUE NAO E’ MEU CASO PQ AINDA FAZ,SE NAO FOSSE PEDIR MUITO GOSTARIA DE TER UMA CONVERSA FRANCA E RAPIDA COM O SENHOR SE TIVESSE ALGUN NUMERO NO QUAL EU PUDESSE LIGAR E FALAR DIRETO COM O SENHOR ? ME ENVIE PRA sil_pops@hotmail.com obrigada ,
Prezado Dr. MARCELO.
Por algumas vezes nas laterais do céu da boca,(esquerdo ou direiro) fica um pouco inchado e dói, principalmente de noite, mas no dia seguinte tudo desaparece sem o uso de qualquer medicamente oral ou local.
Gostaria de saber o que causa tal sintoma.
Grato por sua atenção,
GUILHERME
COPACABANA-Rio de Janeiro-RJ
Guilherme, não há como eu te responder sem fazer uma avaliação pessoalmente, embora eu desconfie que seja algo da alçada de uma especialidade da odontologia denominada de estomatologia. Então fica aí a dica, procure um dentista estomatologista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. eu no toda vez que ingiro muita bebida alcoolica, geralmente no outro dia sinto dificuldade de engolir qualquer coisa e sinto dores no ceu da boca, mas no outro dia volto ao normal, mas nesse final de semana ingeri bebida alcoolica e ocorreu de voltar essas dores no ceu da boca que nao passam jah tem quase uma semana, e essa dor jah estar acarretando em dores na garganta e nos dentes o que eu posso fazer para aliviar, pois já nao estou me alimentando direito.
Lisandra
Seu relato de dor é muito pouco usual e merece uma avaliação cuidadosa. Simplesmente tomar algum remédio ou fazer alguma coisa para aliviar a dor sem saber o que é, pode mascarar um problema maior. Portanto, sugiro você procurar um dentista estomatologista ou um especialista em dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. a uns 15 dias ou mais venho sentindo uma ardencia perto das gengivas de alguns dentes … quando tomo agua ou escovo os dentes arde mais e ela nem esta ferido fica muio irritado o lugar um pouco mais avermelhado que o normal …
começou isso desde que meus dentes queros começaram a sair …
as veses começa a doer todos os dentes e ate doi no ouvido, mais quando os dentes queros para de “sair” para de doer ..
o que eu faço para amenizar a dor?
Anderson
A dor é um sinal de alerta, um tipo de aviso. Simplesmente fazer alguma coisa para amenizar a dor pode mascarar o problema real e trazer mais transtorno a médio e longo prazo. O que você precisa fazer é procurar um dentista da área de dor orofacial ou estomatologia ou então um periodontista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Eu ja estou com 18 anos,e so agora que senti dor na gengiva na parte inferior do dente,talvez seja um dente que está nascendo ou será que é a gengiva que esta cortada…
Vc poderia me responder por gentileza…
obrigada.
Tessa, vá em um dentista. Talvez seja preciso fazer uns testes e uma radiografia, coisas que pela internet não são possíveis.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,há mais de um ano fiz 6 implantes dentarios, um dos quais o último da mandibula inferior esquerda, ficou com dor.Achavam que era dor neuropatica.Fiz acumpuntura, tratamento a lazer, aindei tomando uma medicação especifica, mas a dor continuava.Então em uma viagem,acabou que este implante teve um começo de infecção.Tive que fazer um tratamento de emergencia, curetagem, nivelamento de gengiva e cauterização ossea.Contudo, depois de tudo cicratizado, a dor voltou com a mesma intensidade.Foi pedida tomografia computadorizada e ressonancia magnética com contraste para ver se tinha atingido algum nervo.Contudo, os exames se mostraram normais, sem nenhuma compressão, apenas uma assimetria condilar no lado esquerdo.Todavia, 3 dias após a realização destes exames, começou uma ardência, a principio leve, vindo do referido implante.Esta ardência e queimação foi se intensificando ,misturada com dor sempre do lado esquerdo, na região do referido implante, aliás eu sentia que saia algo ardido da tampa do implante.O dentista, que fez os implantes, disse que não podia fazer nada, pois os exames não demonstravam nenhum problema.Então tive que correr atraz de outras especialidades médicas.Antes disso, outro dentista removeu o implante, pois segundo ele, apenas estava no lugar inadequado.Mas a remoção do implante não removeu os sintomas antigos.Ao retirar o implante, ele não fez curetagem e nem mandou o material para a biopsia.Então, meu ortopedista, achava que tinha que ser curetado, apesar de a sala cirurgica não apresentar nenhuma lesão.Procurei um especialista buco maxilar que fez uma curetagem e disse que quase não tinha vascularização que lá dentro apesar de já ter passado 3 meses, ainda não havia formação óssea, apenas granulos(Não me lembro bem)Retirou material que mandou para cultura e biopsia, não houve crescimento bacterianoa na cultura e na perícia tinha uma inflamação, mas nada específico.Depois fui a um infectologista que pediu vários exames, incluseve sindrome de Joy, e outros tantos.Atualmente, continuo com ardência, queimação e dor, só que agora mais abrangente, chega até o palato,a lateral da lingua e o dorso da língua, abragendo também os dois outros implantes próximos, quando o que sai de lá (líquido , saliva, secreção muco etc…se torna bem acentuada.Quando falo muito, começo a ficar rouca e minha saliva espumosa até ficar espessa e branca.De manha quando acordo, minha lingua esta com aquele muco branco.Já não sei mais o que fazer, essa coisa acida e ardida, está para me levar ao desespero.E qualquer patologia que seja, reage mais forte com muitas coisas, determinada comidas, enxaguatório bucal, mesmo sem alcool, determinados medicamentos.Estou com esse tempo todo correndo de um médico para outro, sofrendo, sem tomar um remédio sequer que amenize me desconforto.Gostaria de ter uma luz, um caminho,porque mesmo morando em Fortaleza, não estou encontranto um caminho, uma luz, que me leve a alguem que faça um diagnóstico desses desconfortos.Preciso de uma orientação sobre qual profissional procurar.Até agora estou andando em circulos.Já gastei muito,em todos os sentidos.E não tenho nenhuma direção que me leve a uma cura.Gostaria que o Sr. me orientasse.
Dr. apareceu uma coisa muito estranha na minha gengiva a um tempo atrás
e até hoje não sumiu, ele é branco redondo parece um osso ou um pedaço de dente, e tbm aparece aft na minha boca afta eu sei que é normal.
Você poderia me dizer do que se trata essa coisa que apareceu ? estou preocupada !
desde já agradeço.
Layane
Não há como eu lhe responder sem fazer um exame clínico e, provavelmente, alguns exames de imagem, portanto sugiro você ir num dentista estomatologista que é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar essas lesões que aparecem na boca.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Tarde, Doutor.
Extraí o dente do siso da parte inferior na última quarta-feira, e desde então, sinto como se o ouvido estivesse entupido ou tapado, escuto o eco dos sons, só a gengiva permanece um pouco inchada, porém, esse problema com o ouvido me preocupa. Por favor, me auxilie.
Raquel
Raquel,
Converse com seu dentista e também peça a ele uma indicação de um otorrinolaringologista para te avaliar.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Bom dia,Drº a quase 3 meses venho sentindo dor muito forte do lado esquerdo da cabeça, éla começa de cima para baixo diariamente e é muito forte chega a dar dormencia sobre minha orelha esquerda, eu durmo com elá e durante o dia não´passa só que agora tá forte di mais até minha mão fica dormente, o que devo fazer? o que procurar ja cansei de tomar analgésicos, Preciso de ajuda?
Sem mais obrigada
Lucile
é preciso procurar um médico, especialmente um neurologista, pois essas dores que cursam com dormência nos braços podem ser sintomas de outros problemas que não um problema odontológico. Depois de um parecer médico sobre o assunto (ou em paralelo), vale a pena você procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá!!
A dois dias tenho sentido a presença de uma caroço no assoalho da boca, não é doloroso, nem sai nada de dentro. Estou assustada sobre o que possa ser. O que vc pode me orientar sobre isso?
Agradeço!!
Nívea
O melhor a fazer é procurar um dentista estomatologista, que é a especialidade odontológica mais indicada para avaliar essas lesões de boca.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DR. sentia um ouco de dor na garganta e no ouvido ha algum tempo, mas depois de um refriado minha garganta inflamou e começou a doer. Tomei antibiotico receitado por um medico, mas continuo a sentir dor ao engolir, dor no ouvido, pescoço, cabeça e no braço esquerdo. Isso poderia ser causado por dente?
Lia, talvez.
Se um dente estiver infecionado e inflamado as áreas próximas a ele também pode ficar dolorida. Em dentes posteriores (como os últimos molares) essse tipo de inflamação pode se espalhar para os músculos da orofaringe e causar sensação de dor ao engolir. No entanto, pela sua descrição, é mais provável que haja uma causa médica (não dentária) para a sua dor. Converse com seu médico e peça para ele uma indicação de um otorrinolaringologista. Também vale a pena visitar um dentista para fazer um check up na boca.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Tarde Doutor.
A quase um mês sinto um tipo de dormência e uma dor leve que vai e volta na região da mandíbula e bochecha, porém ela varia, um dia é do lado esquerdo , no outro dia é do lado direito, as vezes é no meio ( no queixo mesmo e no papo embaixo, nunca em todos juntos.
Tenho 26 anos , segundo meu médico cardiologista meus exames estão todos ok , o que pode ser isto ?
Pq a demora em passar isso ?
Robson
Pode ser algum tipo de dor orofacial. Sugiro procurar um dentista especialista nessa área.
Indicação de dentista da área de dor orofacial e DTM
Robson
Você descreve um dor com características neuropáticas, ou seja, que sugerem ser originária de uma alteração na condução das informações através dos nervos. Isso merece uma investigação cuidadosa por um dentista especialista em dor orofacial e talvez um médico da dor (algologista).
Atenciosamente,
Marcelo Matos
dr. a mais de um mes estou sentindo uma dor do lado esquerdo, nao sei se e na amidala ou perto, ja foi ao otorrino, fiz exames loboroscopia,ultrasom de sangue e ao clinico geral tambem e eles nao conseguem ver nada dizem q e psicologico, mais estou preocupado nao sei o q fazer …..
André, talvez valha a pena procurar um dentista especialista em dor orofacial.
Indicação de dentista que trabalha com dor orofacial e DTM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr, a uma semana sinto dores na face do rosto que fika variando entre ouvido e pescoço, sinto essa dor principalmente a noite, dores intenas que deficulta a dormir, ainda nao procurei nehum medico pois tenho duvidas em qual a ir, uma outra curiosidade é que essa dor é so de um lado da face. Qual medeico devo procura? e isso pode ser ATM?
obrigado pela atençao
Fernando
Sim, pode ser disfunção de ATM,mas também pode ser várias outras coisas. Assim, sugiro procurar um dentista com experiência em patologia da ATM, disfunção e dor orofacial.
Indicação de profissional que trabalha com ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Creusa Maria Oliveira Alves @ 2009-04-07 21:1Tive Ausente por conta de um câncer de mama.
Com a extração de todos os dentes a dor aliviou muito.
Mais ainda hoje faço bloqueio de dor e o médico não consegue tirar a dor do ponto da gengiva.
tomo LYRICA neste exato momento.
Eita doença maldita é a Nevralgia
dtratei de bacteria n estomago e gastrite e r sinto ardencia na lingua constantemente porque continua ardendendo a lingua e o desconforto estomacal apos comer ou estomago vazio
Neyde
Fiquei na dúvida se você está perguntando ou afirmando…
Bom, Conheço casos de refluxo com os mesmos sintomas que voc~e menciona, assim sugiro procurar seu gastroenterologista e também um dentista estomatologista.
atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, meu nome eh cmila noro no musicipio de Triunfo RS, sofro muito de dores de cabeça e na mastigação. dscobri atravéz de um tomográfia seios da fase que minha fase esquerda não se desenvolveu. sofro muito com isso. te alguma cirrurgia? isso pode se agravar mais? é de nessecidade a cirrurgia se tiver?por favor me ajude. abraçus e aguardo resposta
Camila,
Desculpe a demora em responder.
Minha sugestão é que você procure a Dra. Lídia Yavich e o Dr. Luis Daniel Yavich em Porto Alegre ( http://www.clinicamy.com.br ) ou a Dra. Cosétti Bonfadini em Passo Fundo ( cosettib@yahoo.com.br ). Aí no RS há também outros colegas que podem lhe ajudar, sugiro que entre em contato com uma pessoas que lhe indiquei e, na impossibilidade de você se deslocar até elas, peça uma indicação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr, a uns 3 dias venho sentindo uma dorzinha no céu da boca e na gengiva superior, também estou com umas pequenas ranhuras, e aspecto avermelhado nos locais da dor, o que poderia ser isto?
Daniela, isso pode ser muitas coisas que vão desde uma lesão traumática da mucosa da boca até uma infecção ou mesmo infestação por fungos. Portanto, não dê bobeira, marque uma visita a um dentista estomatologista ou um bom clínico geral e peça para ele avaliar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Dr, eu ha um mes e meio mais ou menos que sinto um caroço na bochecha mas agora está maior e doi-me e ao lado desse caroço tenho um pequenino,não tenho relevo nenhum na face mas se mexer na bochecha eu sinto-o e doi-me. Neste moento estão para nascer os meus dentes do sizo,será que tem alguma implicancia?
Obrigada
Mariza Cruz
Para saber se você precisa se preocupar ou não com esse “caroço”, é importante que o mesmo seja diagnosticado, assim sugiro você procurar um dentista estomatologista ou um cirurgião para avaliar a situação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola dr,eu tive uma das minhas amigdalas inflamdas por bacteria,tomei antibiotico sarei,mais venho sentindo dormencia na face do lado direito,e tipo formigamento ao redor dos olhos eo meu ouvido como se estivesse entupido,e acho que tem um ganglio inchado no meu pescoço do lado direito, poderia me dá umas sujestões??
Valdívia,
Em situações assim é importante marcar uma visita a um otorrinolaringologista o quanto antes.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde, fiz uma extração de siso e desde então não consigo abrir plenamente a boca, sinto dores no ouvido e na garganta(como se estivesse inflamada)ao engolir.Como ainda não retirei os pontos estou com medo pois precisa de uma boa abertura e eu no momento não a tenho(já faz uma semana desde a extração)o q pode ser??
Grata.
Geisa
Pode ser muita coisa. Marque um retorno de revisão da sua cirurgia com seu dentista que ele deverá tomar as providências.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Bom dia! desde segunda-feira, iniciou-se uma pequena dor em um dente da frente na parte suoerior lado esquerdo, quando amanheceu a terça-feira, essa dor se alastrou para todos os dentes da parte superior do lado esquerdo, e da parte inferior tambem,tenho 24 anos e meus cisos ainda não nasceram, não há analgésico que resolva, a dor é como se houvesse algo fazendo pressão em todos os dentes do lado esquerdo superior e inferior, marquei dentista mas só consegui vaga para quinta-feira, não estou conseguindo dormir,existe algum tipo de analgésico especifico para aliviar estas dores até lá, e aliás, quando coloco agus gelada a dor para, mas é só passar o efeito gelado (quetão de segundos) ela volta. Desde já agradeço!
Andressa, você perguntou:
Existir, existe, mas não posso lhe prescrever nada pela internet, pois estaria infringindo o código de ética da odontologia. Minha sugestão é que você converse com seu dentista e tire suas dúvidas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Complementando, as feridas nas bochechas tem cerca de 0.5cm e são brancas.
Dr. Marcelo,
Reparei há alguns meses duas “feridas” em cada uma das bochechas, bem ao lado do dente dos sisos inferiores. Não sinto dor nenhuma nestas feridas e não me parecem que estão crescendo. Além disso, de duas semanas para cá meu céu da boca do lado direito está um pouco inflamado, sinto duas pequenas elevaçoes doloridas. E, ainda, há dois dias, sinto ardor na minha lingua e nas gengivas internas superiores, que estão bastante esbranquiçadas e enrugadas. O que lhe parece ser? Existe a possibilidade de ser câncer?
Desde já muito obrigado!
Clayton
Não há como eu te tirar essa dúvida pela internet. Assim, sugiro que você procure um dentista especialista em estomatologia, pois é o profissisonal que investiga situações como essa sua.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr., tirei o aparelho tem +/- 1 mes, e nos dentes q tinham a banda (na parte superior) ficou com um espaço, depois coloquei o aparelho de contenção pra tentar fechar um pouco esse espaço, n tem dado resultado pois tudo q eu como entra no espaço e fico sentindo muita dor, n so no dente mas no rosto todo.. oq seria isso? e tem alguma solução?? oq eu posso fazer.. mto obrigada..
Fernanda
Encaminhe sua dúvida para o Dr. Micael no site: http://www.mfortodontia.com.br pois certamente ele poderá ajudar, já que esta é, especificamente, a área de atuação dele.
Boa sorte,
Marcelo Matos