Passeando pela internet, me deparei com esse texto do Prof Dr. José Tadeu T. Siqueira, um renomado profissional brasileiro, autor de livros e um dos grandes embaixadores da odontologia no contexto da DOR CRÔNICA. Confiram abaixo o texto:
A Odontologia e o desafio atual frente às dores da boca e da face
Por: Prof. Dr. José Tadeu Tesseroli de Siqueira*
As dores da boca e da face são conhecidas atualmente pela denominação genérica de dores orofaciais. Essa região do corpo humano nem sempre reflete para a população em geral, e também para muitos profissionais da área da saúde, a complexidade de algumas doenças e dores que alberga ou que nela se manifestam. É motivo de reflexão o fato de que muitos pacientes relatam dores consideradas banais ou corriqueiras em suas bocas, mas que se tornaram crônicas; e que afetam suas vidas de forma incompreensível para eles mesmos, seus familiares e até para os profissionais da área da saúde.
Dois desafios sobre dor nos esperam neste avançado estágio de conhecimento e tecnologia. Comecemos pela dor de dente, provável motivo da existência da profissão de cirurgião-dentista. A dor de dente em uma pessoa saudável pode ter implicações completamente diferentes daquela que acomete um hemofílico ou um doente com doenças sistêmicas graves. Complica-se o panorama quando deixa seqüelas, o que aumenta o nível de complexidade dos pacientes acometidos, incluindo necessidades médicas, internações hospitalares e equipes multiprofissionais especializadas.
Muitos profissionais da área de saúde desconhecem a variabilidade de dores que acometem a boca e a face. Nem sequer conhecem o impacto, psicológico e social, na vida dos doentes: dor de dente, neuralgia do trigêmeo, ardência bucal, dores faciais atípicas e as dores de cabeça provenientes dos músculos da mastigação ou da articulação da mandíbula (disfunção da ATM). O câncer bucal causa dores fortes e pode ser causado pela cárie dentária; pode ser a manifestação atípica de uma enxaqueca, uma dor cardíaca, um tumor ou expressão de um quadro psiquiátrico importante. A dor na boca pode ser provocada pela leucemia, com intensidade leve ou excruciante; pode ser localizada em um dente ou espalhar-se pela cabeça, pescoço, tórax e corpo. Mulheres na menopausa queixam-se de terrível ardência bucal e são desacreditadas por seus maridos, filhos e, muitas vezes, por seus médicos ou cirurgiões-dentistas.
Diante disso, com toda a excepcional e importante tecnologia a nosso dispor, temos ainda dois grandes desafios na área de dor: entender essas dores desconhecidas e resolver as velhas e já conhecidas dores da boca. Texto adaptado do livro “Dores Mudas – As conseqüências das dores orofaciais na saúde”, Editora Maio, 2004.
* Cirurgião-dentista; Doutor em Ciências; Supervisor suplente do curso de Odontologia Hospitalar e Coordenador da Clínica de Dor Orofacial da Divisão de Odontologia / Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Fonte: Dental Review
Dr, boa tarde.
De umas semanas para cá, venho sentindo dor no meu maxilar direito em um ponto específico, só sinto que dói quando eu passo a mão. Isso pode ter alguma ligação pelo fato de eu usar aparelho ortodôntico? Ou pode ser porque eu tenho dois calos benignos na gartanta devido ao abuso vocal. Grata por um esclarecimento.
Bianca
Bianca, é estranho… Não consegui visualizar direito a situação. De qualquer maneira, um profissional da área de dor orofacial ou de estomatologia (ambos dentistas) podem lhe ajudar.
Att.,
Marcelo Matos
Olá doutor!ha alguns dias sentis muitas dores nas costas,parecia queimar,mais já melhorou,agora apareceu uma dor estranha do lado direito da face entre o nariz e o ouvido parece umas visgada,que vai ate o ombro,quando eu apalpo as vezes encontro um noduluzinho abaixo do lado do queixo e as vezes coça,estou preocupada,porfavor se puder mim oriente que medico procurar,será que devo passar por um clinico primeiro?
Laiane, procure primeiro um médico clínico e também um dentista especialista em estomatologia.
Att.,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo bom dia!.
Quase sempre quando bebo, no dia seguinte, Quando estou fazendo o desjejum o céu da boca dói muito,quase não consigo comer, depois disso ainda fica inchado o lado direito durante algumas horas. O que poderia ser isso??
Dr. Marcelo,
Fiz uma cirurgia ortognática há 3 meses e estou com diversos problemas:
– Não consigo mais abrir a boca como antes, embora o buco tenha me dito que voltaria normal em um mês. E até agora nada.
– Sinto uma queimação na boca que me enlouquece várias vezes ao dia, principlamente à noite. Estou com parestesia do mesmo lado que tenho essa ardência e tem um dente deste mesmo lado que dói como se eu estivesse com cárie. Eu toco de leve o queixo e sinto o dente sensível . Passo de leve a mão pelo queixo e sinto os dentes dentro. Tomo água fria ou gelada e sinto como se tivesse molhando meu queixo do lado de fora, quando ele na verdade tá seco. Isso é só parestesia, voltando a sensibilidade ou pode ser nevralgia do trigemeo? Estou morrendo de medo de ser isso e eu tenho 30 anos. Não to mais com qualidade de vida nenhuma, não consigo nem comer direito, tanto por causa da abertura de boca menor, quanto dessas sensações. Uma dentista falou pra eu tomar citoneurim 5000 e ácido fólico. Posso tomar essas coisas? Me ajude, por favor. Não aguento mais essas sensações na boca e essas dores no dente.
Me diga por favor o que o senhor acha que é..
*Tenho uma consulta marcada com um neurologista essa semana.
Obrigada
Maria Duarte
Essas são complicações realmente possíveis de acontecer em uma cirurgia ortognática… Quando isso acontece seu cirurgião tem de lhe dar toa assistência. Entre em contato com ele e siga adiante com a consulta com o neurologista.
Att.,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, eu tenho a face “torta”, e vez ou outra meu maxilar estralava, até ai tudo bem pois não doia nem era frequente, acontece que tive de extrair dois sisos inferiores este ano, depois que retirei o segundo – do lado esquerdo – notei que meu maxilar sempre estrala, é bem notável pela manhã com o silência ouve-se nitidamente toda vez que abro a boca, por menor que seja a abertura,não sinto dor alguma, em nenhum nível, porém creio que nenhuma parte do corpo é feita para estralar constantemente, isso é sinal de atrito ou que alguma coisa está fora do lugar, acontece que a cirurgiã que me operou não está mais no estado, gostaria de saber qual a especialidade que deveria procurar para resolver isso, algum tipo de exame que devo fazer questão que o médico me submeta e se isso é preocupante… Faz cerca de 5 meses.
Obrigado pela atenção.
Diego B.
Diego, você pode procurar um dentista especialista em DTM e dor orofacial, ou um especialista em ortopedia funcional dos maxilares ou algum clínico geral que tenha experiência em patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Olá doutor.
Tenho 47 anos anos, e há 1 ano e meio tenho uma ardencia terrível na boca,meus lãbios chegaram a rachar, já fui a vários médico, alergologistas,dentista,reumatologistas…. fiz todos os exames para sjogren que deu negativo…Também não é deficiência nutricional,nem candidíase,nem diabetes. Andei lendo que mulheres em periodo da menopausa sentem isso.Será? não sei mais que fazer.
Gostaria de uma sugestão do que devo fazer agora.
obrigdo.
Oi doutor Marcelo, a uns 5 dias estou com uma dor do lado esquerdo no músculo da cabeça acima da orelha, bem na fonte e o mesmo esta inchado parece um nervo embolado, estou muito preocupada,se possível me de uma resposta.
Att :Joseane.
Joseane, algumas doenças importantes como uma DTM ou uma arterite podem dar sintomas como esses que você relata, entretanto, cada um desses problemas possui tratamento muito específico. Assim, o melhor é procurar um dentista especialista em dor orofacial.
Att.,
Marcelo Matos
Oi doutor Marcelo, a uns 5 dias estou com uma dor do lado esquerdo no músculo da cabeça a cima da orelha, bem na fonte e o mesmo esta inchado parece um nero embolado, estou muito preocupada,se possível me de uma resposta.
Att :Joseane.
Boa noite doutor.
a umas 2 a 3 semanas sinto no ceu da minha boca tipo como se tivesse alguma coisa enganchada, ja tive problema de rinite mais to ficando nervoso preocupado de ser alguma coisa grave, o certo é me consultar com um dentista? tava pensando em ir no dr que cuidou da minha rinite a 1 ano e meio mais ou menos, Dr. vc faz ideia do que possa ser isso? me da uma luz to sem saber o que fazer ansioso! abraço
André, não faço idéia… Você já procurou um dentista especialista em estomatologia? Esse é o tipo de profissional que lida diretamente com essas lesões bucais.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr., tem mais ou menos 1 mes, ao acordar sinto muita dor na mandibula direita, o que poderia ser? Obrigada.
Karla, dentre outras coisas, pode ser uma DTM que precisa ser diagnosticada e tratada. Procure um especialista.
Att.,
MArcelo Matos
Bom dia Dr. o ceu da minha boca esta inchado ja é a 3 vez seguida que acontece isso , mas nao sinto dor, so qd parece que esta sarando que a pelinha de cima sai ai doi quando como alguma coisa o que pode ser?Obrigada
Camila, esse é o tipo de problema que precisa ser avaliado por um dentista estomatologista.
Att.,
Marcelo Matos
DR. Bom dia.
Precisava de uma ajuda sua. Fiz uma abturaçao no dente semana passada com anestesia, so que comecei a sentir muitaas dores no lado esquerdo do meu rosto, e as dores estao ficando cada vez mais forte, o que pode ser? Tem algo haver com a anestesia? Isso vai passar?
Grata,
Me chamo Dino e tenho 29 anos, moro em SP. Desde muitos anos atrás tenho dias que sinto um desconforto muito ruim no fundo da boca, na junção da bochecha com a gengiva. Eu fico empurrando os dentes com a bochecha o que causa sempre machucados na bochecha, tipo uns buracos mesmo pelo lado de dentro. mesmo assim nao consigo ficar sem forçar. Ja fui ao bucomaxilo e ele quis apenas me receitar aquelas proteses de silicone, o que nao achei que fosse o meu caso. Ja li sobre ATM e tambem não sei se me encaixo. o que sei é quando isso me ataca até meu humor muda. e depois fica bem dolorido a bochecha de tanto que eu forço
Meu nome é Obedes de melo moro em Mato Grosso, cidade Tangara da Serra, sinto Dor Orofacial, dor Neuropática atípica.
ESSA É MINHA ESTÓRIA!.
“Em 1999 comecei a senti dor de cabeça e um resfriado, e uma dor estranha no maxilar e na mandíbula e nos dentes e sempre estralando a atm, e lacrimejamento e uma questipação nos olhos, sempre com friagem no sistema respiratório e sempre saindo catarro, tudo que faz mal pra mim
ar condicionado, aguá gelado, pasta de dente fria, ventilador, andar de moto, balinha de menta,
nessa época procurei um Otorrinolaringologia segundo ele me falou que podia ser uma sinusite, ou uma enxaqueca, ou uma asma ou uma rinite alérgica ou uma alergia respiratória.
Cortei tudo que e gelado,pra tentar viver melhor, mais sempre passando mal, pois tudo que é gelado pra mim é veneno.
No dia 15/06/2009 bati a escova na gengiva perto do nariz… Nossa! Começou a doer sem parar, fiquei louco de tanta dor… Parecia dor de dente.Resolvi ir a um Buco-Maxilo. Ele me falou que eu tinha um cisto na gengiva do maxilar e que eu tinha de fazer uma cirurgia. Fiz a tal cirurgia depois da cirurgia comecei ha senti um estiramento no maxilar do lado esquerdo perto do nariz e no palado, e acabei tirando 5 dentes da frente do lado esquerdo, pensando que ia parar a dor… Engano, pois a minha vida é chorar de tanta dor.Agora não posso mais abrir a boca que dói tudo. Eu descobri com o neurologista olhando a Radiografia que eu nunca tive cisto na gengiva. Fui reclamar com o dentista ele me mandou ir no psiquiatra… Nossa! Fiquei pior!
eu fui em um psiquiatra e um psicólogo eles me mando ir no neurologista,
Depois fui ao neurologista segundo ele me falou que podia ser uma neuralgia do trigêmeo. Ele me passou Garbamazepina, que não adiantou. Depois prescreveu Gabapentina que também não resolveu…, segundo 5 neurologista de Mato grosso que eu consultei me falou que era neuralgia do trigêmeo e que eu tinha de fazer uma cirurgia, depois eu fui em Sp. no Hc Hospital das clinica de Sp. passei pela uma consulta com uma equipe de médicos neuro e dentista, segundos ele me falou que era neuralgia do trigêmeo e que tinha uma cirurgia descompressão microvascular, Em maio de 2010 eu fiz a cirurgia do trigêmeo descompressão microvascular no hospital das clinica em São Paulo mais as dores não saiu da minha face e nem da minha boca, depois retornei a avaliação da cirurgia que eu fiz no Hc reclamei com o medico que ainda estava sentindo dor na boca ele passou pela uma equipe de dentista boco maxila e dor, e o Professor de dentista boco maxila e dor da UniverCidade de São Paulo José Tadeu Tesseroli de Siqueira, segundo ele me falou que que estou com um trauma no nervo trigêmeo, me mandado de novo pra outra equipe de neurologista do Hc, segundo os medico me falou que era dor neuropática atípica,
hum agora nem sei mais o que faço da vida sempre com dor no começo era sinusite, enxaqueca, asma rinite alérgica, alergia respiratória. cisto no maxila, neuralgia do trigêmeo, agora dor neuropática atípica.
Os nome dos remédios que já tomei carbamazepina 200mg 1.200 por dia turante 1 ano e 6 meis,
gabapentina 300mg 900 por dia turante 1 ano, Amitriptilin 25mg 2 de manha e 4 anoite turante 2 anos, Longactil 100mg 1 de manha e outro anoite turante 2 anos.
PRECISO DE AJUDA ESTOU SOFRENDO MUITO COM DOR ESTOU FAZENDO DE TUDO PRA MIM VIVER MAIS ESTA MUITO DIFÍCIL VIVER DOR ESSA DOR!
Marcelo Matos eu quero uma resposta sua o que devo fazer?
bom dia doutor.
quebrei meu maxilar faz 2 semanas tenho o raio X q comprove porem nao fui ao medico para mostrar o exame, ainda esta doendo e nao consigo mastigar nada muito solido, alem de ter que voltar ao medico o que voce me indica a fazer ? pois a consuta é só para daqui 10 dias. Grato desde ja.
Felipe, se houve uma fratura, não é muito prudente esperar tanto tempo para voltar… Sugiro que vá em outro dentista/médico.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola minha mae esta sofrendo com dor de dente, dorna face nos olhos dificuladade fechar e acbrir a boca entre outros. ja fizeram vairos exames nada é resolvido, toma mts medicamneto e ela continua na mesma. isso pode ser atm?? quero em especialista.por favor isso ja tem 4 meses
fis uma cirrugia no rosto tive varias fraturas e esta inchado de mais estou fezendo compresa com agua quente mais nao esta de adiantado muito oque faco ;;;;;
Olá dr meu nome é sabrina gostaria de informaçao sinto dores quando abro a boca mas a dor se localiza bem inicio do ouvido mesmo pessoal acha que desloquei meu maxilar mas nao acho pq quando estou com a boca fechada nao doi mastigar tbm nao mas quando abro boca bem sinto dores horriveis por favor ajude me!
Sabrina, você precisa ir em um dentista especialista em DTM e dor orofacial ou um clínico geral que tenha experiência com ATM!!!
Att.,
Marcelo Matos
Dr. no dia 8 de novembro (terça) fiz uma raspagem sub gengival, sem uso de anestesia local, devido a tártaro e excessivo sangramento gengival. Após radiografias verificou-se perda óssea em quse todos os dentes.Raspagem feita com dor, porém com sucesso.Já senti melhora no
sangramento,ele quase não existe mais. Porém, após três dias comecei a sentir dores na gengiva. Parece estar com uns pequenos cortes nos dentes e dói ao escovar e ao comer.Já estou com dores a três dias. É normal isso
acontecer?
Cláudia, sua dúvida seria melhor respondida por um periodontista ou um especialista em dor orofacial.
Att.,
Marcelo Matos
estoou com um caroço acima do dente 24 e estou tratando o canal porém o caroço não sumiu o que eu faço?
nãosei
Mariane, vc precisa procurar um dentista estomatologista.
Att.,
Marcelo Matos
Uma coisa que me esqueci:
Será que o facto de os sisos de cima estarem a crescer, influencia os meus cantos da boca de baixo?
Cumprimentos José Lobo
Boa tarde Dr. Marcelo,
Eu tenho 17 anos, e já fui a um dentista e aí fiquei a saber que apenas terei os meus dentes do siso de cima. Contudo, tenho tido dores em todos os quatro cantos da boca. Já perguntei se era cárie ou gengiva inflamada mais de quantas vezes ao meu dentista mas ele diz que não. Apesar de só ir ter os dentes do siso de cima, a verdade é que tenho piores dores em baixo quer no lado esquerdo quer no lado direito. A única coisa que me alivia, é se começar a comer qualquer coisa, ou se empurrar o maxilar de baixo, um bocadinho para a frente.
O que será que tenho?
Cumprimentos José Lobo
José Lobo, dentre outras coisas, você precisa buscar um profissional da área de ATM para fazer uma avaliação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde, Dr. Marcelo!
Há pouco mais de 1 ano e meio sinto uma dor que em todo esse tempo só fez piorar.
É difícil de explicar por não ser constante, mas é mais ou menos assim: imagine uma agulha tentando perfurar a gengiva com a velocidade de uma britadeira. Isso é apenas o começo. A dor começa a ficar mais próxima do nariz. Tem a intensidade e o alívio – quando acaba – de uma cãimbra.
No começo, eu “culpava” um dente, o canino, e cheguei a passar por cinco dentistas até terminar o canal. O quinto dentista disse que, na verdade, o dente que deveria ser feito o canal era o vizinho, e iniciei o tratamento. Ainda não vi muita melhora. Já me disseram que poderia ser excesso de tártaro entre a gengiva e o dente.
Outro dia, senti o que realmente é uma dor de dente, e não é nem um pouco parecida com a dor em questão. O dente localizado na região dolorida não fica mais sensível ou doendo; mas se encostar nele, sinto dor.
Alem disso, quando é muito forte, minha cabeça começa a doer, mais precisamente na região da nuca.
Além de ser extremamente incômodo, atrapalha minha vida social, meu trabalho, não consigo estudar… tudo isso porque perco a concentração em meio à dor. Sem contar que é difícil sorrir, comer, falar, sem imterromper um pouco até que a dor passe.
Não sei qual especialista devo procurar, não sei se continuo com o dentista, ou se tenho sinusite… é realmente complicado.
Obrigada pela atenção e, se possível, orientação.
Joice
Procure um dentista especialista em dor orofacial para ele(a) investigar se essa não poderia ser uma dor em outro lugar, como um músculo por exemplo, gerando um reflexo em um dente e confundindo o diagnóstico. Em paralelo, procure um bom endodontista que tenha experiência com microscopia, pois ele poderá avaliar micro lesões dentárias que podem passar despercebidas e gerar sintomas. Fica a dica.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
doutor marcelo eu sou weber da silva estou com dores na face, nos dentes e tambem sagramento, muita irritada, vermelhidão ,isso veio acontecer depois que fui ao dentista ,e fiz uma restauração no dente superior ,ja tem uma semana que vem ocorrendo isso, o que devo fazer..
Weber, verificar com seu dentista se a restauração não está interferindo no funcionamento de sua mandíbula, como quando fica “alta” por exemplo.
Att.,
Marcelo Matos
Bom dia, estou com um pequeno caroço no ceu da boca, mas não sinto dor, apareceu esses dias, quem devo procurar? Um dentista ou existe um medico especialista para isso?
Robson, você deve procurar um especialista em estomatologia (dentista).
doutor Marcelo sinto a 3 ou4 dias uma dor na bochecha do lado esquerdo e tem um ponto especifico on de coloco a mão do lado de fora que sinto mais dor, não tenho dente desse lado pois uso protese que não esta me machucando, não esta inchado e doi com o movimento de mastigação, o que pode ser obrigada aguardo resposta.
Odete
Pode ser muita coisa diferente, desde uma área inflamada na gengiva (ainda que não consiga ver) até problemas mais sérios com o osso ou estruturas nobres que se encontram em proximidade. O melhor é fazer uma reavaliação com o seu dentista da prótese ou outro que tenha também conhecimento de dor orofacial.
Att.,
Marcelo Matos
olá doutor…minha mãe tem fortes dores na boca, ela diz que doi todos os dentes e nenhum dentista soube falar o que pode ser…oq vc acha que pode ser essa dor?? obrigada
Amanda
Podem ser muitas coisas… Sua mãe já foi em um dentista especialista em dor orofacial?
Boa Tarde! Depois de jogar bola por mais de 2hs, sem comer e sem beber, cheguei em casa e tomei uma água gelada. Passei um pouco mal e ao mesmo tempo o meu “céu da boca” começou a doer bastante e ficou um pouco inchado. Já se passaram dois dias, melhorou um pouco mas ainda doe. O que pode ter acontecido?
Grato!
Vitor
Estranha essa sua queixa… Mas talvez um dentista estomatologista possa lhe ajudar.
Att.,
Marcelo Matos
DR. MARCELO.
BOA TARDE! PRECISO DE AJUDA , HÁ UM MÊS COMEÇOU UMA CERTA SENSIBILIDADE EM TODOS OS MEUS DENTES , QUE AO PASSAR OS DIAS PIORARAM…FOI AO DENTISTA , ELA TIROU RAIO X E DISSE QUE DEVERIA FAZER CANAL EM TRES DENTES, ACHEI ESTRANHO PROCUREI OUTRO DENTISTA, ELE FALOU QUE O RAIO X NÃO MONSTRAVA ISSO, PASSOU PARA EU TOMAR O REMEDIO IBUPROFENO DE 600MG PARA VER SER ERA ALGUMA INFLAMAÇÃO, TOMEI NA SEMANA QUE TOMEI MELHOROU, ASSIM QUE PAREI DE TOMAR A DOR VOLTOU, VOLTEI NO DENTISTA ELE TIROU MAIS DOIS RAIO-X E FALOU QUE NÃO TEM ND NO MEU DENTE….AÍ RESOLVEU FAZER CANAL EM UM DENTE, SEM TER CERTEZA QUE ELE ERA O CAUSADOR DA DOR, FEZ…NO OUTRO DIA A DOR VOLTOU A MESMA COISA, O QUE FAÇO…ESTOU DESESPERADA…A DOR SO PARA COM REMEDIO.
Sabrina
Essas dores descritas como odontalgias atípicas podem ser realmente bem complicadas de tratar, por ser sempre difícil identificar a causa da dor, que pode ser um dente, uma dor referida de um lugar distante como um músculo, por exemplo, ou mesmo uma dor neuropática. O melhor é você procurar um especialista em dor orofacial e que esse se comunique com o endodontista que vem lhe tratando os canais.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Em 2004 comecei a sentir dor no lado direito da boca, ela ia e voltava até que aumentou e ficou insuportavel, procurei um buco bati radiografias e nada foi constatado ele me mandou procurar um dentista que também não viu nenhum problema, fui a uma universidade e me consultei com um dentista buco ele me receitou um remédio chamado carbamazepina, a dor parou na hora, tomei durante 2 meses e a dor sumiu durante 2 anos e depois voltou só que os medicos não querem passar esse remedio por ele ser controlado hoje minha vida depende da melhora dessa dor, pois eu tenho familia e trabalho e não tenho condições financeira de fazer um tratamento particular e por isso peço ajuda. Hoje não há nada na vida que eu queira mais do que ficar curado dessa dor.
Roberto, acontece que não é todo médico que está familiarizado com dores neuropáticas. O melhor é você ir em um neurologista ou um algologista
Att.,
Marcelo Matos
caiu uma obturação entre um dente e outro, fui ao dentista e ela mim falou que a dor no meu lado esquerdo poderia ser porque o dente queiro estava saindo, então ela nestesiou para colocar o curativo na obturação que tinha caido e pediu um raio x, mais depois dessa nestesia tenho sentido dores terriveis, no lado esquerdo, as dores são tão fortes que não sei mais se na gengiva, no dente ou na bochecha. pelo amor de DEUS o pode ser?
olá Dr minha filha tem treze anos e sente muita dores de cabeça, fica semana com dores, so passa depois que dou algum cha para estomogo,o medico passou pra ela fazer endoscopia sera nesesario.por favor mim ajuda.
oi doutor tudo bem?
estou sentindo uma dor insuportavel do lado esquerdo da minha boca e meu ouvido esquerdo tbem doi…
mas nao etou conseguindo distinguir se a dor realmente vem dos meus dentes ou do meu ouvido…
o que faço?
nao estou aguentando mais!
obrigado
Mikaelli
Às vezes é realmente difícil diferenciar isso, mas um dentista especialista em dor orofacial pode conseguir usando algusn recursos como bloqueios anestésicos e testes de sensibilidade.
Att.,
Marcelo Matos
Boa tarde, Dr.
Como fazemos para saber se um ligamento da musculatura da face está rompido? Ele se restaura com fisioterapia? O fato da musculutura da face doer muito significa que necessariamente o ligamento rompido?
Aguardo seu contato. Obrigada.
Michelle
Os ligamentos da ATM podem ser vistos em exames de ressonância magnética de boa qualidade. Quanto às outras perguntas, a recuperação vai depender da causa da ruptura e se é viável ou não. A dor forte articular pode indicar sim uma lesão em ligamento, mas os musculso doloridos podem ter outras caudas também. Voc~e já foi em um especialista?
Att.,
Marcelo Matos
OLÁ DOUTOR, BOA NOITE…. DOUTOR JA TEM 4 DIAS Q MEU QUEIXO ESTA DORMENTE, ESTOU COM UMA SINUSITE MUITO FORTE. SERÁ Q ISSO TEM A VER COM A SINUSITE? ESTOU MORRENDO DE MEDO POIS JA ESCUTEI COISAS HORROROSAS. TENHO ABITOS SAUDAVEIS, NAO TENHO PRESSÃO ALTA, NAO BEBO E NAO FUMO. JA OUVI DIZER Q PODE SER UM PRINCIPIO DE DERRAME OU UM ATAQUE CARDIACO. POR FAVOR ME AJUDE, ESTOU APAVORADA. TENHO 28 ANOS….
Tenha fé que vc vai se curar, não desista!!!
ESSA É MINHA ESTÓRIA!.
“Em 1999 comecei a senti dor de cabeça e uma dor estranha no maxilar e na mandíbula e nos dentes e sempre estralando a atm, e lacrimejamento e uma questipação nos olhos, sempre com friagem no sistema respiratório e sempre saindo catarro parecido com uma clara de ovo, meu nariz sempre entupido,
tudo que faz mal pra mim
ar condicionado, agua gelado, ventilador, andar de moto, balinha de menta e de hortelã, baste de dente com refrescante,
nessa época procurei um Otorrinolaringologia segundo ele me falou que eu tinha carne esponjosa no nariz e desvio de septo no nariz, que também podia ser uma sinusite, ou uma enxaqueca, ou uma asma ou uma rinite alérgica.
Eu acabei cortando tudo que e gelado,pra tentar viver melhor, mais sempre passando mal, pois tudo que é gelado pra mim faz meus dentes e minha face doe.
No dia 15/06/2009 bati a escova na gengiva perto do nariz… Nossa! Começou a doer sem parar, fiquei louco de tanta dor… Parecia dor de dente.Resolvi ir a um Buco-Maxilo. Ele me falou que eu tinha um cisto na gengiva e que eu tinha de fazer uma cirurgia. Fiz a tal cirurgia e acabei tirando 4 dentes da frente, pensando que ia parar a dor… Engano, pois a minha vida é chorar de tanta dor.Agora não posso mais abrir a boca que dói tudo. Eu descobri que eu nunca tive cisto na gengiva. Fui reclamar com ele, que me mandou ir no psiquiatra… Nossa! Fiquei pior!
eu fui em um psiquiatra e um psicólogo eles me mando ir no neurologista,
Depois fui ao neurologista segundo ele me falou que podia ser uma neuralgia do trigêmeo. Ele me passou Garbamazepina, que não adiantou. Depois prescreveu Gabapentina que também não resolveu…, sempre tomando morfina e também não resolveu, segundo 5 neurologista de Mato grosso que eu consultei me falou que era neuralgia do trigêmeo e que eu tinha de fazer uma cirurgia, depois eu fui em Sp. no Hc Hospital das clinica de Sp. passei pela uma consulta com uma equipe de médicos neuro e dentista, segundos ele me falou que era neuralgia do trigêmeo e que tinha uma cirurgia descompressão microvascular, Em maio de 2010 eu fiz a cirurgia do trigêmeo descompressão microvascular no hospital das clinica em São Paulo mais as dores não saiu da minha face e nem da minha boca, depois retornei a avaliação da cirurgia que eu fiz no Hc reclamei com o medico que ainda estava sentindo dor na boca ele passou pela uma equipe de dentista boco maxila e dor, e o Professor de dentista boco maxila e dor da UniverCidade de São Paulo me falou que que estou com um trauma no nervo trigêmeo, me mandado de novo pra outra equipe de neurologista do Hc, segundo os medico me falou que era dor neuropática atípica,
A dor é perto do nariz no maxilar e no palato do lado esquerdo, Tipo de dor que sinto, da choque no dente no palato e na face, a dor queima, cosa, arde, perfura, ataca meu sistema nervoso central. todo dia doi minha boca.
Os nome dos remédios que já tomei carbamazepina 200mg 1.200 por dia durante 1 ano e 6 meis, gabapentina 300mg 900 por dia durante 1 ano, Amitriptilin 25mg 2 de manha e 4 anoite durante 2 anos, Longactil 100mg 1 de manha e outro anoite durante 2 anos. morfina eu tomo sempre no hospital publico.
hum agora nem sei mais o que faço da vida sempre com dor no começo era sinusite, enxaqueca, asma rinite alérgica, alergia respiratória. cisto no maxila, neuralgia do trigêmeo, agora dor neuropática atípica.
dia 5 de Janeiro tenho uma consulta no Hospital das clinica em Sp. agora nem sei mais o que os médicos vai falar pra mim
estou esperando nas mão de Deus. essa enfermidade deixa o coração da pessoa muito triste.
Bom dia !!! Desde junho eu descobri que teria que fazer canal, eles abriram o meu dente, realizaram o processo para começar a matar a raiz e fecharam, doeu por alguns dias, e a agora em outubro eu iria começar o tratamento de canal, já que estou tratando pela UFPR, ainda vao começar mexer semana que vem, o problema é que eu comecei sentir dor por volta do dente, na gengiva, tomei um antiflamatório, incadicado pelo dentista, e eu tambem fiz uns tres dias buchexo, com água oxigenada misturada com água,para machucado claro, porque nao estava aguentando de dor, que era do lado superior esquerdo parecia que ia cair a parte inteira do lado esquerdo, dor de ouvido, nariz e dor na cabeça, isso dor na cabeça e nao dor de cabeça,parte de cima do mesmo lado, e o pior depois dos buchexo comecei a sentir uma forte dor no céu da boca, o que ta com uma bola, estou até com dificuldade para tomar liquidos. Porque ja faz 5 dias que estou assim sendo, que no outros 2 dias piorou. O que poderia ser ? é algum acoisa muito séria?
Olá Dr. Marcelo,
Há pouco mais de um mês, fiz um tratamento de canal. Durante o tratamento, fiquei por muito tempo (talvez meia hora ou mais) com a boca aberta (naturalmente!), o que me causou um certo desconforto e até alguma dor muscular. Para piorar, o dentista parecia apoiar a mão no meu queixo enquanto mexia no dente com uma espécie de agulha, o que aumentava ainda mais a pressão… Depois desse tratamento, passei algum tempo com muito desconforto na boca (é difícil explicar, mas é como se não houvesse uma posição confortável e natural para a mandíbula). Às vezes, tenho que pressionar os dentes inferiores contra os superiores para conseguir dormir. Além disso, tenho mordido as bochechas e a língua com muita facilidade… Poderia me dizer, por favor, que especialista devo procurar para avaliar o meu caso? Grato pela atenção!
Luciano
Você deve procurar um especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial que pode ser encontrado no site do conselho de odontologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, queria postar aqui a minha felicidade. Eu disse pra vc que eu estava indo num cirurgião buco maxilo aqui no Rio e ontem, dia 5 de outubro de 2011 consegui finalmente o que eu tb queria, minha alegria de volta. Depois de 8 anos passando por vários “profissionais” pra resolver o problema e NADA! Meu disco articular direito que estava deslocado FINALMENTE foi posto no lugar e em 10 MINUTOS! Eu achei q era um sonho.
Ele fez infiltração, limpou a articulação e fez manobras. Ele é um Santo! Realmente um gênio! Depois disso eu abri bem a boca, foi instântaneo, mágico. Sinto realmente o disco no lugar depois de 8 anos com dores absurdas na cabeça (musculo temporal), na face e pescoço. Minha abertura de boca era mínima. A mjusculatura vivia inflamada e estressada.
Como eu previa, eu tinha certeza, o disco deslocado que estava causando tudo isso! Não deu outra!
Agora precisarei fazer sessões de fisio pra alongar a musculatura e melhorar os estalidos. Semana que vem voltarei no buco maxilo pra ele me olhar.
Dr. Marcelo, queria te agradecer pela atenção, pelo papo no telefone comigo, vc realmente foi muito simpático e se mostra ser um excelente profissional. Eu já estava de passagem comprada pra viajar pra Salvador pra me consultar com vc, mas antes disso ocorreu esse milagre. Já sofri demais!
Gostaria que vc permitesse que esse depoimento ficasse aqui para que pessoas que sofrem de DTM no Rio de Janeiro, SP ou adjacências, possam ir nesse cirurgião buco maxilo e se curar também como eu. Ainda estou acordando de um sonho. Vc sabe o quanto sofre uma pessoa que tem esse tipo de disfunção.
Não deixarei o nome dele aqui, até pq o blog é seu, mas se alguém precisar passe meu email que eu encaminho a pessoa até esse buco.
Obrigada, Dr. Marcelo, de coração.
Grande beijo.
Vivianne – RJ.
Viviane, fico contente que tenha encontrado um bom profissional.
Agora, se eu entendi bem, você ainda está com estalidos, é isso?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Estou tendo o mesmo problema!! Moro no RJ, por favor, gostaria mto do nome desse especialista!!
Miriam, no Rio você pode procurar o Dr. José Luiz Peixoto. Ele não trabalha com o mesmo tipo de técnica que eu nem segue a mesma linha, mas é um profissional bastante reconhecido.
Av. Amaral peixoto, 334 sala 704
Centro Niterói RJ
21-2620-0880
joselfilho@gmail.com
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia! já faz alguns meses que venho sentindo um gosto de ferro na boca,pensei que poderia ser do batom,ou de algum tipo de perfume ou creme de corpo,mas eu parei de usar tudo isso e o gosto não saiu,não sei se tem haver com os dentes ou com estomago,só sei que me incomoda muito essa sensação de estar com ferro na boca.Se o senhor puder me ajudar eu agradeço.
Hidra
Este gosto de metal na boca pode ser causado por muitas coisas, que vão desde um efeito colateral de certas medicações até diferentes doenças da área médica, passando por alguns problemas odontológicos. Assim, sugiro que se consulte com um dentista estomatologista e um médico clínico.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Gostaria de relatar o que ocorreu comigo ante-ontem. Há 3 meses comecei a sentir dor orofacial, com predominância no septo nasal e topo da cabeça. A dor apresentava caráter intermitente e intesidade variável. Fui em 5 médicos e todos foram unânimes: sinusite. Realizei 5 tratamentos, com antibióticos diferentes, para sinusite.
Cheguei a suspeitar de afecção dentária, mas 3 dentistas descartaram a hipótese.
Na madrugada de quinta para sexta a dor se tornou insuportável e não respondia aos anti-inflamatórios.
Eu tinha duas opções: algum tumor facial ou dente, porque sinusite, decididamente não dói daquela forma.
Liguei para um endodontista, que me atendeu prontamente, tirou um RX, que novamente não apresentou alterações, mas na hora do teste do gelo, quando ele acertou o dente acometido, eu pulei da cadeira. Estava com um canal no primeiro molar, que vale a pena dizer não tinha obturação; ele abriu o canal e a dor imediatamente passou.
Moral da história: eu acredito que TODA dor orofacial tem que ter diferencial em dentes. Muitas vezes (como no meu caso), médicos nos atendem como se não tivéssemos dente. Um absurdo, pq dente dói, e muito. Fiz 5 tratamentos com antibióticos desnecessariamente.
Graças a Deus eu insisti no diagnóstico, pq senão, uma hora dessas poderia estar operada e sem resolução da dor .
Daniela
Você está coberta de razão. Obrigado por compartilhar sua experiência.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Gostaria de relatar o que ocorreu comigo ante-ontem. Há 3 meses comecei a sentir dor orofacial, com predominância no septo nasal e topo da cabeça. A dor apresentava caráter intermitente e intesidade variável. Fui em 5 médicos e todos foram unânimes: sinusite. Realizei 5 tratamentos, com antibióticos diferentes, para sinusite.
Cheguei a suspeitar de afecção dentária, mas 3 dentistas descartaram a hipótese.
Na madrugada de quinta para sexta a dor se tornou insuportável e não respondia aos anti-inflamatórios.
Eu tinha duas opções: algum tumor facial ou dente, porque sinusite, decididamente não dói daquela forma.
Liguei para um endodontista, que me atendeu prontamente, tirou um RX, que novamente não apresentou alterações, mas na hora do teste do gelo, quando ele acertou o dente acometido, eu pulei da cadeira. Estava com um canal no primeiro molar, que vale a pena dizer não tinha obturação; ele abriu o canal e a dor imediatamente passou.
Moral da história: eu acredito que TODA dor orofacial tem que ter diferencial em dentes. Muitas vezes (como no meu caso), médicos nos atendem como se não tivéssemos dente. Um absurdo, pq dente dói, e muito. Fiz 5 tratamentos com antibióticos desnecessariamente.
Graças a Deus eu insisti no diagnóstico, pq senão, uma hora dessas poderia estar operada e sem resolução da dor.
Olá Dr. Marcelo,
Estou num quadro de saude com acompanhamento do meu dentista, mas ele ja nao esta fazendo muito para ajudar pois nao sabe mais o que pode ser feito.
A cerca de 1 mes, fiz uma restauração pequenina e depois disso muita dor no dente para comer. Meu dentista atual abriu novamente o dente, pensando que talvez a dentista que fez a restauração, pudesse haver contaminado e apos essa segunda restauração tive dores horriveis. Com o passar dos dias, comecei a sentir dores como facadas de choque em todo o lado esquedo da face, nao podia escovar e comia sem permitir o toque dos dentes do lado esquerdo. Tomei 2 semanas de ARCOXIA e os choques passaram, só sinto dor eletrica quando escovo ou passo a lingua nos dentes. Porem a dor que ficou é horrivel tb, e dificil de explicar, mas é como se a o maxilar e a mandibula do lado esquerdo tivessem perdido a harmonia de se encontrar na mordida, e quando estou comendo se me equivoco e toco uma na outra na pressao da mordida, mesmo que for pouca, é como se duas telhas batesse uma na outra, uma dor seca, dura e quebravel em todos os dentes do lado esquerdo da face. Meu dentista me pede para esperar, os neurologistas me passaram tegretol , diagnosticando como neuralgia, mas nada esta mudando. Essa restauração que foi feita é no penultimo dente de cima/esquerdo. ja pedi orientação ao meu dentista de que outros profissionais da odonto poderiam me ajudar, mas ele diz que nao tem, que tem de esperar a “sensibilidade” passar; Ao senhor parece ser um caso de sensibilidade? a mim nao, inclusive pq nunca tive mal estar algum apos obturaçoes. sabberia me orientar um profissional que poderia consultar?
obrigada
Lilian
Lilian
A descrição que você fez me faz pensar que pode sim haver uma irritação da polpa dos dentes que forem afetados e isso pode induzir um estímulo chamado de neuropático que gera sintomas similares ao que você descreve. Nesse caso, o melhor é procurar um dentista especialista em dor orofacial que seja também um bom clínico ou, talvez, um bom endodontista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, bom dia!!
O meu maxilar estala demais quando vou abrir a boca para dar mordidas e muitas vezes chega ser desconfortável pois as pessoas que estão na mesa acabam ouvindo. Você pode me ajudar? Moro em Além paraíba MG, se possível podemos marcar uma consulta. Um grande abraço!!
Mirian
Pelo que você relata é provável que eu possa ajudar. Entre em contato aqui com a clínica no número (71) 3248-4434.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Hoje acordei com uma dor no céu da boca, quando engulo qualquer coisa, até mesmo a saliva doí muito, quando abro a boca, ou até mesmo “desentupo” o ouvido dooi muito. e no local ta muito vermelho. tem algo a ver com o dente?
Maria C.
Dor no céu da boca precisa ser avaliada por um dentista especialista em ESTOMATOLOGIA ou em dor orofacial, pois pode ser um sintoma de doenças diversas que precisam ser investigadas. Não dê bobeira!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Em novembro de 2010 fiz uma cirurgia no dente !D superior, causa – causa: Lesão Periapical.
O descrito acima foi começa com a frase acima
Desculpe
Segui todas as recomendações. Mesmo assim o lado direito da minha face ficou muito inchada e com hematoma, sem movimento nos lábio, só conseguia colocar comida na boca pela canto esquerdo. Depois de 10 dias tirei os pontos e continuei tratando cf orientação do cirurgião dentista. Após 3 meses, já recuperando os movimentos com exercícios, primeiros mexendo os lábios com as mãos e depois já conseguindo movimentá-los sozinhos. Então voltei ao dentista, pois sentia dor com um pressão, parecia que apertava ou dilatava…
O médico disse que fazia parte do processo de cicatrização e que eu esperasse até seis meses que melhoraria. Há 3 meses atrás as dores com a pressão pioraram e não encontrando mais o dentista, no desespero tomei amoxilina por 7 dias mais duas caixas de antiinflamatórios. No começo aliviou a dor, as não a forte pressão. Há três semanas comecei a fazer compressas com bolsa de água quente no local fazendo uma leve pressão em cima, fico na cama e acabo dormindo com a bolsa. Amanheço melhor. Porém assim que levanto e começo a me movimentar, tomar café e meus afazeres, começa tudo de novo. Semana passa senti que saiu um líquido estranho de entre os dentes. Conclui que havia uma inflamação.
Marquei dentista para dia 12 último (segunda feira) mas não pude ir pois acordei com o lábio superior inchado, e gengivite na boca toda. Como não fui ao dentista, liguei e marcamos para terça dia 13 último. Ele tirou uma chapa e disse que havia um cisto no lado do dente grande, o que estava causando a pressão e a dor. Ficou de me ligar para de indicar um cirurgião para operar.
No entanto, já com medo de tudo que estava passando, resolvi pegar uma segunda opinião em uma clínica dentária. Tiram chapa, descartara sinusites, examinaram meu dente e chegaram a conclusão de que não havia cisto nenhum, que não sabiam a causa da dor e pressão que estava sofrendo praticamente 9 meses, com agravo no últimos 3, e piora nesta semana, inchaço e fluidos. Sugeriram uma cirurgia exploratória para ver o que havia. Cortariam a gengiva igualmente no local da cirurgia de 2010. Ai fiquei sem palavras, pois o que parecia já está diagnosticado e era só retirar, agora é desconsiderado e proposto uma cirurgia exploratória. E ainda meu medo de sofrer aquele inchaço terrível com os hematomas. Depois de muita conversa, o cirurgião disse: então façamos o seguinte. Quando sair fluido ou tiver inchado como teve na última segunda feira, você vem imediatamente pra cá.
Preciso de uma terceira opinião e pensei em escrever aqui, pois contar minha história, nem sempre os dentistas têm paciência pois têm horários e mais…
Eu tenho a chapa do dentista que acusou o grande cisto, creio que posse lhe mandar, se desejar. Quanto a chapa do outro não tive acesso.
Agradeço antecipadamente sua atenção
e fico no aguardo de uma orientação
Ps. Estou pensando em ir a outro dentista, não contar nada de tudo que
passei e só pedir uma chapa pra ver o que ele diz. Será certo?
Só que ficar melhor, não dá mais pra ficar assim.
Miguel, é muito estranha toda essa situação… Primeiro porque um cisto não some da note para o dia e normalmente é visível em exames de imagem. Creio que você deva procurar um dentista especialista em estomatologia para avaliar corretamente seu caso, antes de tentar qualquer tipo de cirurgia, ainda que seja exploratória.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo.
Tenho dores em todos os dentes ao mastigar. Perdi a sensibilidade da gengiva e também na face. Sinto queimação na ponta da língua. Há alguma pista do que pode ser? Quem eu devo procurar??
Obrigado
Eron, há sim… Isso indica algum tipo de alteração neuropática, ou seja, algum problema que envolva o comprometimento de funções nerológicas ou de nevos específicos.
Nesse caso, uma triagem com um bom neurologista e um dentista especialista em dor orofacial seriam muito importante.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Postei um comentário aqui ontem, e não o vejo mais…
o que houve!??
Cris, acontece que estou com muitas mensagens e bastante atrasado nas respostas. Mas acabei de responder as suas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Obrigada Marcelo! Porém tu dissestes que já respondestes, e não estou vendo nenhum post com a resposta. Ah não ser que outros posts seus, valem p/minhas perguntas tbm.
eu estou com meu rosto muito enchado ta doendo muito paraci dor de dente o que eu fasso mito obg paula
Ana Paula
Voc~e precisa ir em um dentista especialista em DTM e dor orofacial ou em estomatologia.
Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc
Dr. Tenho episodios de dor no ceu da boca. A dentista ja olhou e ha pequenas vesiculas, como se fosse uma alergia, mas nao cre ser nada de grave … Somente sinto dor, descobri agora, quando ingiro molho shoyu. O que pode ser isso?
Nuss… teve mais erros de digitação “dois dois lados”, seria “dos dois lados”…
pena msmo que comentários, não podemos editar aqui, se sai erros, ficam como foram postados.
Tranquilo… Erros de digitação acontecem.
Ops; vi após meu comentário já postado, um erro de digitação, não sei como, mas pelo que vejo, não é possível apagar o comentário e enviar novamente…
erro nesta parte de meu texto;
agora dói só o lado esquerdo da face, próximo ao ouvido, dor menos intensa que a qual tu (seria sem esta palavra “tu”) tive dois dois lados ao mesmo tempo, porém agora constante, só do lado esquerdo, tem me incomodado mto!
Corrigido, desculpem pelo erro…
Olá!
Pesquisando a respeito de dor facial, encontrei este site…
estou há mais de uma semana, sentindo fortes dores em meu maxilar esquerdo, somente no esquerdo… e quando começa a doer bastante, tbm tenho enxaqueca…
não posso abrir direito a boca, como antes, ao falar, que a dor aumenta… até p/mastigar, tenho que fazer isto com cuidado.
Tempinhos atrás, de vez em quando assim do ndaa, senti por algumas vezes, muita dor dos dois lados, esquerdo e direito, mas era uma dor diferente, mais intensa, tipo uma ardência, agulhadas, mas só de vez em quando, porém tão forte que eu não podia nem falar, tinha que parar qualquer coisa que estivera a fazer, ir deitar, e esperar a dor passar… agora dói só o lado esquerdo da face, próximo ao ouvido, dor menos intensa que a qual tu tive dois dois lados ao mesmo tempo, porém agora constante, só do lado esquerdo, tem me incomodado mto!
O que será que pode estar ocorrendo comigo!??
Aguardo resposta por gentileza…
Cris
Cris
Pode haver um problema em suas articulações temporomandibulares (ATM), bem como pode ser um problema associado a ourtas estruturas ou outras doenças. O correto é você procurar um dentista especialista em DTM e dor orofacial para fazer uma avaliação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Okay. Obrigada dr Marcelo!
Irei consultar um dentista então…
abraços! 😉
Ops: um especialista.
sinto dor na face dor de cabeça e dor nos ombros e costas se fico agitada ou me aborreço parece que trava tudo parece sinusite mas não é,já fiz raiox da face e não deu nada quero saber se o stress pode causar isso o que devo fazer.obrigada
Luciene
Sobre o estresse, leia aqui: Disfunção da ATM e stress: um problema da vida moderna?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
doutor tenho costantemente inchaços no rosto eu axava que fosse do dente mas aii um dia ele inchou de mais ai criou como si fosse uma espinha com a ponta amarela
ai eu fui ate o pronto socorro e o medico removeu e disse que si xamava quisto gostaria de saber melhor sobre isso pq esta voltando novamente por favor mi ajude des de ja sou grata!!!!!!
doutor tenho costantemente inchaços no rosto eu axava que fosse do dente mas aii um dia ele inchou de mais ai criou como si fosse uma espinha com a ponta amarela
ai eu fui ate o pronto socorro e o medico removeu e disse que si xamava quisto gostaria de saber melhor sobre isso pq esta voltando novamente por favor mi ajude des de ja su grata!!!!!!
Renata
Procure um cirurgião bucomaxilofacial para fazer uma avaliação, pois pode ser um cisto ou uma infecção ou outra coisa. Isso precisa ser investigado para poder ser tratado corretamente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo Matos…
minha mãe tem 60 anos e ela tem um dor terrivel no lado do rosto esquerdo .. uma dormencia no rosto formigamento mas ela usa protesis ..
Foi em varios medicos , fez exames e nada .. uns medicos dizem que e neuvragia mas em todos que ela vai eles mudam o medicamento e nada , continua do mesmo jeito ..
Claudete
Se for neuralgia, existe uma sequencia de tratamento que vai do menos invasivo, como uso de certos medicamentos, até o mais invasivo como ablação do nervo por radiofrequência, passando por medidas intermediárias como bloqueios com infiltração dentre outras técnicas. Nesse sentido, é preciso procurar um neurologista que tenha experiência nesse tipo de problema e seguir passo a passo todas as etapas possíveis.
Atenção para um ponto importante que é o diagnóstico diferencial para se ter a certeza que isso é realmente neuralgia e não outra coisa que devesse ser tratada de outra forma.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde,
hoje acordei com a boca cheia de sangue, nao dei importancia.
agota doi-me a ingolir e reparei que tenho um caroço no pescoço do lado direito. e o pescoço doi me so do lado esquerdo.
digam me que nao é nada……
Telma, procure um médico clínico.
Boa noite! Dr acabei de receber seu endereço por um amigo da net e me disse que o Sr é um ótimo médico, parabéns! mas preciso de orientação pois me encontro numa situaçao muito delicada, a anos sinto muita dor de cabeça e a dois anos tive uma crise supostamente de sinusite mas que resultou na perda da visão do meu olho esquerdo, sem noção do que fazer fui ao oftalmologista e tratou como uveite, melhorei e fiquei apenas com uma cicatriz da inflamação minha visão ficou perfeita, porém as dores só pioraram e começou a aparecer um inchaço montruoso no meu rosto dos dois lados toda vez que mastigo na região da atm e comecei a sentir meu olho esquerdo fechando tinha dia que era difícil mante-lo aberto, desorientada fui parar no hospital das clinicas aqui de vitória es e lá fui atendida por um professor de odontologia que me falou da atm e cortou um pouco meus dentes para aliviar as dores que se estendem da cabeça até a lombar, e são muito fortes, ele me orientou a procurar um tratamento nos dentes pois preciso repor algumas perdas, já estou fazendo isso coloquei o aparelho estou alinhando e assim que terminar a fase do alinhamento vou repor as perdas, já senti uma diferença mas mínima até porque como está mexendo com as estruturas tem dia que é insuportável, mas vou resistir. a pergunta é Dr estou no caminho certo? me oriente por favor não suporto mais tanta dor e tomar tanto antiflamatório e relaxante muscular.
Grata!
joselita Rodrigues
Joselita
Seu quadro me parece um pouco “complexo demais” para eu opinar pela internet. O que posso dizer é que a linha de trabalho que você descreveu do seu caso é uma linha que realmente existe, batante comum até aqui no Brasil, mas que é bem diferente da minha forma de trabalhar. Assim, se as dores e demais sintomas não estiverem melhorando sugiro que volte a conversar com seu dentista e verificar com ele o que mais pode ser feito.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor estou sentindo dores em todos os meus dentes, fui ao dentista ,fiz raio x e nada foi constatado, mas não estou conseguindo nem mastigar,parecem que os dentes não seus meus, dá uma impreensão que els irão cair, oq ue será que eu tenho?
Eduardo, sugiro que faça uma consulta com um médico neurologista e também com um dentista especialista em dor orofacial, pois pode ser que haja algum tipo de alteração que seriam melhor investigada por profissionais dessas áreas que mencionei.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
boa tarde.. bem estou pra dizer q ñ sei mais oq fazer , meu marido esta quase todos os dias reclamando de dor na fase direita do rosto . e ele diz q ñ sabe se é dor de ouvido ou é dente ele diz q até a cabeça doi e isso é frequentemente . eu sofro com ele pois posso remedio ele toma muitos remedios mais ñ adianta , ele diz tbm q quando dorme e se acorda doi novamente … por favor me ajuda estou sofrendo muito com ele oq pode ser ?
Raquel pode ser tanta coisa diferente, que qualquer palpite via internet seria uma imprudência grave… Sugiro que procure um dentista especialista em DTM e dor orofacial e também um médico, talvez um neurologista, para avaliar o caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde, Doutor Marcelo. Faz 2 dias que acordei com o lado esquerdo da minha face com um inchaço, devido a uma noite dormida em cima do osso de minha mão,não tenho dentes com problemas e tenho certeza que isso foi motivado pela pressão que fiz dormindo, achei que no decorrer do dia iria aliviar, engano meu, só fez aumentar. Esse inchaço é na parte da bochecha, começando no meio da face, entre o nariz e o ouvido. Colocando os dedos polegar e indicador para pegar a bochecha sinto que sua espessura tá bem alterada, como se tivesse algum líquido dentro. Estou fazendo bochecho de água morna com sal, já pinguei limão, comi frutas cítricas e nada de melhora. Notei que hoje apareceu um pontinho como se fosse um biquinho na parte interna onde tá concentrado esse inchaço. Gostaria de uma orientação por favor. Grata.
Cláudia, essas “receitas caseiras” podem, eventualmente, ser pejudicial… Procure o quanto antes um dentista especialista em estomatologia para avaliar o seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
estou lendo seu blog, e me deparei com alguns sintomas descritos sobre ATM que se parecem com o que eu tenho. Apenas gostaria de perguntar se os problemas no ouvido são apenas zumbido ou também há relatos de pessoas que “ouvem a própria respiração e voz”, como um eco no ouvido.
Além da dor de cabeça, zumbido e o tal eco no ouvido, não chego a sentir dor… mas um grande desconforto e como se o ouvido estivesse sempre tampado com pressão.
Será que tem cara de ser ATM?
Obrigada
Ana, isso é possível sim, embora não seja um sintoma clássico. É o tipo da coisa que é bom ser avaliada por um otorrino e por um dentista experiente na área de patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Noite!
Drº Marcelo,
Descobri a duas semanas que tenho um cisto bucal no maxila superior,num dente que eu já tinha canal,descobri por que fui fazer um novo tratamento,e mexendo muito no local para fazer novas obturções,na hora não senti nada mas quando fui me deitar senti uma pressão no meu nariz e dente,no dia seguinte fui ao dentista tirei uma radiografia e foi constado um cisto na raiz do dente,comecei um tratamento curetagem do epitélio na zona da patologia epical.Mesmo estando fazendo essas curetagens eu não sentia nada na região epitélio,mas comecei a sentir umas pontadas(tipo umas pulsações depois que comi um feijão com carnes de porco)o que devo fazer,o que devo tomar,ou ligo para o meu dentista para relatar o que aconteceu?
Aguardo resposta.
ATT.:
Aline Rodrigues.
Aline, sem sombra de dúvidas você DEVE LIGAR PARA SEU DENTISTA e relatar o que aconteceu!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr, me reponda por gentileza:
Sinto uma irritação no céu da boca,como se estivesse ferido mesmo o local,tenho muita dificuldade en engolir os alimesntos… a 2 dias,pode ser problemas intestinais ou afta,ou inflamação comum?
O que devo fazer?
Grata…..
Viviane, pode ser muita coisa diferente! sugiro que não perca tempo e procure um dentista especialista em estomatologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
estou com a cabeça a arder fiz as consultas as analizar não acusou nada, mais o medico me receitou clonix por causa da dor, mais continua, e agora tambem sinto dor no peito no lado do coração o que tenho que fazer porfavor,
Stela
Stela, procure um bom clínico tanto dentista como médico. Você já foi em um cardiologista?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
minha mae teve dor de dente como sempre incho muito ,dor tambem mas dessa vez fico tipo um ingua alguma coisa meio que dura no lado do maxilar direito mas nao doi so se apertar o que pode ser!!!!
minha mae teve dor de dente como sempre incho muito ,dor tambem mas dessa vez fico tipo um nodulo alguma coisa meio que dura no lado do maxilar direito mas nao doi so se apertar o que pode ser!!!!
Dr Marcelo,
Fiz um procedimento de extracao dental ha 10 dias, e foi tudo bem. 4 dias depois comecaram as dores, que meu dentista classificou como ALVEOLITE. Ha 48 horas fiz um procedimento de curetagem, mas as dores ainda nao pararam. Estou tomando analgesicos de 8 em 8h, e as dores nao melhoram. E normal as dores persistirem por tanto tempo? De forma tao intensa?
Abracos,
Sergio
Sérgio, se ocorreu alveolite, essa sua descrição é bastante comum. A esta altura (pois estou respondendo seu comentário em atraso) creio que já esteja bem.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Domingo à noite tive uma dor de cabeça que durou poucou segundos.
Foi uma dor que jamais tive.
Essa dor se repetiu mais uma vez, na madrugada de domingo, e com uma duração ainda menor.
O que pode ser doutor?
No mesmo dia, pela manhã, eu fiz uma atividade física, exercícios de barra, e senti uma dor no alto do olho direito.
A dor foi passando aos poucos.
Eu tenho observado também que um dente meu, na região inferior da boca, no lado direito, tem doído levemente nos últimos dias.
Esse dente foi “reobturado” há cerca de três meses.
Pode ser ele o responsável pela terrível dor que senti?
Aguardo a resposta, doutor Marcelo.
Cavalcanti
Um dente pode até dar dor na região da cabeça, mas o tipo de dor que você descreve não tem característica compatível com essa hipótese. Em minha opinião, você deveria procurar um médico cefaliatra (especialista em dor de cabeça) e também um dentista especialista em ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo, a duas semanas, minha ATM direita, doeu terrivelmente inchou e apareceu uma bolina apalpavel, bem em cima dela (da ATM), fui a um especialista Buco-maxila, ( não me lembro se o termo correto é este, ele me deu alguns remédios para a dor aguda (que não me deixavam viver já a 3 dias)e tbm um remédio para relaxar os músculos da face, que segundo ele era a bolinha, me pediu alguns exames, e me encaminhou para um reabilitador facial, mas o caso não é este, agora quando já estava desinchando minha face a bolinha permanecia e hoje ocorreu algo muito estranho, quando por acaso encostei minha face do lado direito minha boca encheu de uma secreção bem do lado direito, sabe quando enche a boca de saliva ? mas era mais quente e tinha um gosto diferente, não ruim, diferente,mais salgado, corri para o banheiro e joguei fora, mas não tinha cor nenhuma, era como saliva normal, talvez ate mais transparente ainda… só que isso já tem um monte de tempo…e continua saindo esse mesmo liquido em menor quantidade, é claro, como se fosse saliva, mas sinto o gosto diferente e a temperatura é mais quente, e a bolinha sumiu…é como se tivesse vazado…é possível isso? é normal? devo me preocupar?
Tatiani
Não tenho como lhe responder sem avaliar pessoalmente. Seria melhor você fazer uma consulta com um dentista estomatologista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
OLA DOUTOR GOSTARIA SE FOR POSSIVEL QUE ME TIRASSE UM DUVIDA HA UMA SEMANA COMECEI A SENTIR QUE ATRAS DA MINHA ORELHA ASSIM ONDE JA E O CABELO APARECEU UM BOLA ESTRANHA E DURA COMO SEFOSSE OSSO MAS EU SINTOQUE NAO HE NAO DOI MAS SE APERTA UM POUCO DEPS SINTO O PESCOCO DOLORIDO OQUE PODERIA TAR CAUSANDO ISTO MORRO NA FRANCE E OS MEDICOS AQUI PARECE QUE NAO IMPORTA ASSIM ELES ME DIZERAM QUE UM MAL GEITO PODER SER ISTO MESMO,?MUITO OBRIGADA DOUTOR
Marta
Não tenho como lhe responder algo tão específico sem lhe fazer um exame. Realmente, a melhor alternativa que vejo é localizar um médico particular que possa avaliar isso em você.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
de vez em quando eu sinto uma dor aguda no centro do ceu da boca. Quando toco o mesmo com a lingua ou faço alguma pressao de sucção a dor aumenta bastante. Depois some sem motivo aparente. O que pode ser isso?
Obrigada.
Verônica
Muitas lesões diferentes podem produzir esse sintoma. Sugiro você procurar um dentista especialista em estomatologia para avaliar o seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
sinto muito dor na mandibula e parece que esta enchada de um lado do rosto
bom dia dr marcelo.
de vez em quando tenho um problema. começa em cima de um molar superior esquerdo (obturado) manifestando anestesia em toda regiao, tambem nos labios. depois se transforma em dor forte e se espalha da mandibula atè o olho, sempre do lado esquerdo.
pode ser atm?
ou trigemino?
ou polpite do dente?
ou sinusite?
obrigado…
Luciano, a resposta é “todas as alternativas são veraddeiras”.
Por isso que um dentista com “tarimba” na área de dor orofacial precisa investigar o seu caso e fazer uma série de testes para verificar essas possibilidades uma a uma.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo
Minha mãe tem 57 anos e sofreu um AVC a quase 13 anos atrás.TEm tempos que venho observando ruidos durante sua mastigação,porém ela não sente dor alguma. Há 3 dias atrás o dente de n° 32 caiu. Acredito que após o AVC deve ter ocorrido uma mudança nem sua mastigação,levando ela a utilizar mais um lado do que o outro, causando assim uma alteração no funcionamento ,na artrocinemática, da ATM. Ela tem mordida sobeposta e utiliza muito os dentes da frente para triturar os alimentos. Acredito que isso possar ter contribuido para a fratura do dente.Gostaria de saber sua opinião a respeito,pois os dentistas que ela tem ido indicaram aparelho ortodontico. Mas e a função? a arcada dentaria o aparelho poderia até consertar, mas o uso da musculatura de forma inadequada, o movimento articular assimetrico continuará ocorrendo. Aguardo respota.
Mariana
O caso de sua mãe certamente não é “caso-padrão” de ATM e eu ,em particular, não tenho experiência prévia com pacientes pós AVC. No entanto, a lógica de seu raciocínio está corretíssima. A arcada pode ser alinhada e ainda assim a musculatura ficar com problemas funcionais.
Nesse sentido, penso que eu estudaria primeiro qual o grau de assimetria muscular e se é reversível. Verificaria os ruídos na ATM, para diferenciar as assimetrias produzidas por problemas articulares daquelas produzidas pelo AVC e, a partir daí, faria alguns testes para verificar a viabilidade de tratar o caso.
Peço que entenda que essa é uma sugestão pessoal e descrita apenas em linhas gerais, pois é muito difícil pensar em algo sem avaliar pessoalmente o caso. Sua mãe está fazendo algum tipo de reabilitação como motricidade oral, fisioterapia, etc?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
P.S. Você é da área da saúde?
Dr Marcelo,
Há muito tempo venho sentindo um desconforto, uma pressão na testa, em geral do lado esquerdo. Quando começou, era algo bem leve, e começava por volta das 9 da mnahã e quase que desaparecia no fim da noite. Com o tempo, durmo e acordo com esta pressão que me impede de fazer várias atividades diárias. Só consigo fazer apenas o que é extremamente necess´rio. Já fiz tratamento com neurologista, tomando antidepressivo, bloqueio analgésico, acumpuntura, pilates e nada resolveu. Poderia me ajudar?
Brito
Você já passou por um especialista em dor orofacial?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ainda não, na verdade ainda não tinha ouvido falar nesta especialidade. Em Salvador, a quem posso procurar, qual o nome da especialidade?
Brito
Você pode procurar na busca de profissionais no site do CFO – Conselho Federal de Odontologia. O nome da especialidade é disfunção temporomandibular e dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ainda não. Na verdade não sabia da existencia desta especialidade. Aqui em Salvador quias são os especialistas?
abraços
Brito, muitos são os especialistas nessa área em Salvador. Voc~e pode obter uma lista direto do site do conselho.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola !!!Minha mãe tem 65 anos e tem se queixado de uma dor no rosto do lado esquerdo e esta tambem agora com dor no ouvido ja foi no médico esta fazendo tratamento mas não adianta e ja foi ao dentista e não acharam nada pra dor dela ela esta sofrendo com essa dor .Me orinta por favor …
Cleide
Minha sugestão é que sua mãe faça uma consulta com um dentista especialista em dor orofacial, pois esse tipo de profissional irá investigar qual é a natureza dessa dor que sua mãe está sentindo para então poder definir um tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
Sofro com “crises de enxaqueca” há anos, já fiz tomografias, vários exames para descobrir a causa das dores fortes de cabeça. E o diagnostico é sempre o mesmo enxaqueca. A dor começa na face do lado direito, o maxilar dói bastante também, depois a dor vai aumentando que já nem sei onde dói mais.
Será que pode ser algo relacionado à saúde bucal, e qual o especialista que devo procurar?
Desde já agradeço.
Célia
Se for uma enxaqueca verdadeira mesmo, a causa não seria nada na saúde bucal, pois a enxaqueca é uma doença neurológica primária, ou seja, não é causada por nada à distância. No entanto duas coisas podem estar acontecendo: 1) algum problema que você tenha na ATM (articulação temporomandibular) pode estar se somando à enxaqueca e piorando as dores ou 2) pode ser uma alteração própria da ATM ou de outra estrutura da boca, produzindo sintomas que confundem o diagnostico médico.
Assim, sugiro que procure um dentista especialista em dor orofacial e DTM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Desculpe,digitei errado.Ele tem alzheimer a 5 anos!!Obrigada!
Bom dia Dr Marcelo!Sou acompanhante de um casal cuja senhora tem 82 anos!!Ele tem alzheimer a 58anos.Ela passou a sentir muita dor na boca ja a uns 2 anos.Ja trocou a protese algumas vezes,ja consultou c dentista,ortodentista,neurologista,buco-maxilo e ate psicologa.Nada resolve.Ela sente dores muito fortes que só diminuem enquanto dorme e as vezes nem assim!!O que o senhor sugere.
Obrigada!
Marli
Essa é uam situação delicada e que possui muitas possibilidades de origem dessa dor. Assim sugiro que procure um dentista que tenha experiência em dor orofacial e neuropatia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Tarde Dr.
Eu comecei a 2 dias com muita dor no ceu da boca, como se estivesse muito sensivel, tudo que eu como arde, o que sera que pode ser?
Maryanne
Muitas coisas diferentes podem causar esse ardor, tais como fungos, traumatismos mecânicos, reação alérgica da mucosa da boca a alguma substância que entrou em contato… Enfim, procure um dentista especialista em estomatologia, que é quem provavelmente poderá lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
bo,tarde dt,me ajude por favor tenho muita dificudade em mastigar pois sinto dores na parte inferior da boca,sinto dores de ouvido,muita dor de cabeça e uma sençao de dormencia no rosto,sinto dores no pescoço,e gostaria de saber se atm pode causar tonturas?e se e provavel q eu tenha essa doença,ah tenho mania de passar o dia com os dentes trincados,mastigo so do lado esquerdo,me ajude doutor me ilunine nao aguento mais sentir essas coisas,tenho muito medo de algo pior.obrigada desde ja!
Marilene
Sim, a ATM pode estar relacionada às tonturas. Sugiro que procure um dentista que possa avaliar o seu caso. Não deixe o medo lhe impedir de descobrir a causa do seu problema, pois qualquer que seja o motivo, quanto antes descobrir melhor para o tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia, DR Marcelo.
Exporadicamente minha gengiva do lado interno ficava inxada e sensível, passava o tempo voltava ao normal. Faz dois dias que está muito inxada e quando passo a língua sinto um volume, quase não consigo comer. Será que é grave? Morro de medo de câncer bucal.
Agradeço desde já.
Cláudia
O melhor é você procurar um dentista especialista em estomatologia, que é a especialidade que lida com problemas como esse. Assim, você pode ter um diagnóstico e tratamento correto e ficar mais tranquila.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, ontem bebi um pouco além da conta, e vomitei a noite inteira, hoje de manhã quando acordei, foi com os todos os dentes do lado esquerdo em cima e em baixo chegando a alguns dentes da frente doendo muito, é uma dor constante que não para. E sempre que bebi nunca tive ressaca e nem dor de cabeça.
Obrigado por qualquer ajuda!
Paulo
É bem provável que você tenha sofrido um traumatismo e não se lembre. Sugiro que procure um dentista para fazer alguns exames se os sintomas continuarem.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi tenho um filho de 13 anos e nao sei mais o que fazer incha a face dele fica tres a quatro dias inchado sen dor nen febre,ja leveu en todos os medicos clinico,pediatra,dentista,neuro,e eles nao achao nada, o rosto dele incha e desincha sozinh. depois fica uma semana sen inchar depois volta denovo,nao doi nada nen os dntes,e so a face ate as bochechas o que deve ser.
Solange
É muito inespecífico esse sintoma que você descreve. Sugiro procurar um dentista especialista em estomatologia para lhe auxiliar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo, estou desesperada, meu marido no começo do ano, mais precisamente dia 7 de janeiro, teve um avc, o que ele teve graças a Deus só o deixou com vista dupla, e muita tontura, mas graças a Deus ja esta com a visão normal, só que antes disso a mais ou menos uns 8 meses ele vinha sentindo dores na face, do lado esquerdo, essa dor vem do couro cabeludo até o dente, em razão dessa dor, ele extraiu 3 dentes superior, mas a dor não passou, essa dor é muito forte de poua duração, uns segundos, mas ele geme e me deixa louca, ja passamos por vários clinicos gerais, neurologista ja tomou vários medicamentos e nada, não sei mais o que fazer, ele ja fez vários exames e todos pago, pois estamos sem convenio médico, ele vai fazer 64 anos em outubro e os convenios para essa idade são muito caros.
Dr Marcelo, por favor me uma luz, estou para ficar doente também por causa dessa situação, sera que poderia nos ajudar?
aguardo anciosamente sua resposta.
Obrigada
Marilene
Marilene
É importante que um dentista especialista em dor orofacial faça uma avalaição em seu esposo e que, mesmo já tendo ido a um neurologista, não der por encerrada a investigação pelo prisma da neurologia, pois pelo que você descreve esse parece ser o principal caminho para encontrar uma solução.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo, gostaria de uma orientação para minha mãe. Ela está com 69 anos e há mais 13 anos sofre com uma dor na língua(queimação), e dor na gengiva também. Já consultou otorrino, neuro, bucofacial e trocou por 4x a prótese. A única maneira de alívio, é quando vai dormir, que toma rivotril, ou durante ao dia é preciso estar sempre com uma bala de menta ou hortelã na boca. Qual médico devemos procurar ou devemos insistir em um neuro, pois ela tem muitas dores de cabeça também.Fico muito grata por sua resposta… Rita de Cacia Borba.
Cacia
Seria bom procurar um dentista estomatologista ou talvez um especialista em dor orofacial com experiência em dores neuropáticas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Minha prima tem uma dor intensa, que só atenua com analgesicos, no lado direito da face, na maça do rosto melhor falando. Tem alguma ideia do que pode ser, nenhum dentista soube dizer o que é. Agradeço a ajuda
Thiago, há muitas possibilidades que vão desde uma dor neuropática até um problema na ATM com dor nos músculos dessa região. Por este motivo é que sua prima precisa procurar um profissional que tenha experiência em patologia da ATM ou que seja especialista em DTM e dor orofacial.
Sugiro indicar esse texto aqui para sua prima: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Márcio, bom dia.
Em 2003 fiz uma cirurgia para retirar xistos na face por conta de varias crises de sinusite. A dois anos venho sofrendo de uma dormencia facial do lado esquerdo, como se eu estive sobre o efeito da anestesia dada nos tratamentos dentais, que duram em torno de 10 minutos. A quatro meses atras tive uma forte dor que começou no queixo e subiu atingindo um dente que chegou a ficar mole, procurei um dentista que vendo o meu desespero abriu canal neste dente para que ele parasse de doer, embora ele tenha visto nas radiografias que nada tinha no dente. Ontem tive uma crise absurda que me fez tomar uma atitude desesperadora, tomei remedio por conta propria – amoxilina de 500 1 comprimido, postan 500 1 comprimido e uma calmante pois já era tarde demais – Bem, quando fui para a cama já não mais sentia a dor e ao acordar, estou sentindo uma leve dor como se fosse “o dia apos a abertura de um canal”.
Tenho medico hoje – otorrino – e vou relatar novamente tudo que anda me acontecendo. Estou com medo pois um primo meu está com cancer na face por conta das crises de sinusite.
Eu agradeço qualquer ajuda sua.
Sem mais.
Simone Cota
Dr. Márcio?
Boa Tarde!!!
Há alguns dias terminei um tratamento para sinusite, mas as dores de cabeça continuam e hoje começou a dor o ceu da boca. POder ter alguma relação com a sinusite?
Ju
Jussara, pela sua descrição, o mais provável é que a sinusite não seja a maior responsável pela sua dor de cabeça, embora possa haver relação entre ambas. Sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
comecei com dor de dente???mandibula???face direita???inesplicável a 5 dias é uma dor forte parece nos dentes, mas os dentes estão perfeitos e em dia com o dentista o que pode ser??? é como uma contração para e volta…
Cidinha
Você já procurou um dentista especialista em dor orofacial?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi… Estou com muita dor em todos os dentes da parte superior, chega a latejar demais, consigo identificar um que doi mais porem a dor se espalha de canto a canto e a dentista diz que não ha nada! O que faço, não estou mais suportando!!!
Carolina, você já procurou um especialista em dor orofacial?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. estou a uma semana com dor no “carrinho” do lado esquerdo, mal consigo bocechar.a dor mais forte é abaixo do ouvido.O que pode ser???Foi diagnosticado sinusite…tomei remedio mais a dor continua. obrigada
Keila, não sei exatamente o que você se refere como “carrinho”, mas imagino que seja o côndilo da articulação da mandíbula. Se for isso, o melhor é você procurar um dentista com experiência em patologia da ATM, para avaliar que tipo de disfunção você tem e como pode ser tratada.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ontem estava fazendo minha aula normalmente de moto, quando minha visão ficou obscura e fiquei tonta dai comecei a ficar sem ar, parei a moto e tirei o capacete e dei meia volta e parei fiquei um tempão tentando recuperar o ar sentada sem conseguir abrir os olhos de tanta dor na cabeça, ao chegar em casa percebi o lado esquerdo do meu rosto inchado e hoje pela manhã ainda esta assim.o que deve ser?
Mayara, há tantas possibilidades que seria leviano tentar te dizer o que é aqui pela internet. Sugiro você procurar um médico com experiência em cefaléias (um “cefaliatra”) e verificar com ele qual é o caminho a seguir.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
tenho um caroço em cima do meu queixar esquerdo q doi muito e outro bem abaixo dele que de vez enquando chega a estourar e a sangrar; nunca fumei na minha vida e também não gosto de beber estou desesperada o q pode ser?
Jane, para saber o que é, você precisa fazer uma consulta com um dentista, de preferência um especialista em estomatologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
doutor graças a deus consegui resolver o meu problema,segui o seu conselho e fui ao dentista, ele me deu um diagnostico que era um pequeno cisto na raiz do dente não precisou de cirurgia nem nada ele estraiu o dente e cisto veio junto levei uns tres pontinhos mas já está bem melhor………ate mais doutor
Meu marido, estar com muita dor no ceu da boca… essa dor da de repente de vez em quando fica como se tivessemos queimado, nao e ferida e nada começa a arder e doer o que pode ser?
Andrielle
Pode ser muita coisa… Sugiro procurar um dentista especialista em estomatologia ou em dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo boa tarde!!
minha mãe esta com muita dor na boca
ja faz uns 2 anos ja trocou 2 vezes de prótese e nada adiantou
o que você acha que ela deve fazer?
pois não está aguentando mais de dor
Por favor se você puder ajudar ficarei grata
obrigada!!!!
Patrícia
Dor na boca pode ter muitas causas diferentes e, consequentemente, muitos tratamentos diferentes. Talvez o melhor seja sua mãe se consultar com um dentista especialista em dor orofacial que poderá investigar essa situação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Meu nome é Obedes de melo moro em Tangara da serra tenho 31 anos
Com 20 anos meu deu sensibilidade nos dentes não podia tomar nada gelado
e nem ar condicionado sempre passando mal,
No dia 15/06/2009 bati a escova na gengiva perto do nariz… Nossa! Começou a doer sem parar, fiquei louco de tanta dor… Parecia dor de dente.
Resolvi ir a um Buco-Maxilo. Dr. José marcos, Ele me falou que eu tinha um cisto na gengiva e que eu tinha de fazer uma cirurgia. Fiz a tal cirurgia e acabei tirando 4 dentes da frente, pensando que ia parar a dor… Engano, pois a minha vida é chorar de tanta dor.
Agora não posso mais abrir a boca que dói tudo.
Depois eu passei na minha cidade por 2 neurologista Dr. Lacerda, Dr. Renato Gama.
Depois fui em Cuiabá passei por mais 2 neurologista Dr. Bruno Régis p. Silveira
Dra. CinttavMaria cavalcante segundo os 4 neurologista me falou que eu podia esta com neuralgia do trigêmeo.
Depois uma amiga minha Eliana marcou uma consulta com um neurologista no hospital das clinica em São Paulo
Eu fui na consulta segundo o Dr. Antonio Nogueira me falou que estava com 2 problema neuralgia do trigêmeo é um problema na boca. me falando de uma cirurgia descompressão microvascular eu fiz a cirurgia depois da cirurgia voltei com uma consulta com Dr. Antonio nogueira segundo ele me falou pra mim procurar um dentista boco maxilo
Eu procurei no ENSTITUTO DE PSIQUIATRIA Dr. José Tadeu Tesseroli de Siqueira é cirurgião-dentista e coordenador do Ambulatório de Dor Facial da Divisão de Odontologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
Eu passei por 7 consulta com ele segundo ele me falou que eu estava com uma dor neuropática no nervo trigêmeo depois ele me mandou ir passar com outro neurologista mais ela estava em uma cirurgia e não me atendeu depois um médico Dr. Bruno Vieira Scarpim me atendeu me falando de uma nova técnica de aplicação de alço no nervo mais podendo voltar a dor com um tempo depois ele me mandou marca uma consulta com a Dra que o Dr. José Siqueira mandou eu fazer a consulta
Eu marquei a consulta pro dia 24 de março estou ansioso pra vê o que a medica me fala porque já estou com longa historia de exames e tratamento farmacológisco (anticonvulsivantes antidepressivos tricíclicos e opióides)
eu quero fazer o que for preciso pra mim ter uma qualidade de vida melhor porque eu estou vivendo pra dor.
oi sei que seu problema e complicado tambem retirei um cisto da gengiva mas entrega seu problema pra deus e confia que ele pode te curar jesus te ama
Roseli, concordo com vc! Não aguento mais, alguem me ajuda!Sofro muuuuuito vendo minha mãe em desespero…Ela tem 35 anos e tem crises de dor. Não eh bem uma dor de dente, ta mais pra dor na face, a “doença” que ela tem eh conhecida como ATM(Articulação Temporo Mandibular)eh uma dor no ossinho perto da orelha e da boca! Confio em Deus e já pedi a Ele para curá-la, mas parece que não adianta! Me ajudem pelo amor de Deus…Me de uma solução, por favor! Desde já eu agradeço!
OBEDES! A SUA CURA SÓ SERÁ POSSÍVEL SE COMEÇAR A TRATAR O INTERIOR DE SUA ALMA!A RESPOSTA PARA OS SEUS PROBLEMAS ESTÁ MUITO MAIS PERTO Q VC IMAGINA! VC tem as respostas!Abraço!