Essa dicotomia sempre me faz pensar que seja oriunda de uma confusão de diagnóstico. Vamos analisar com calma e verificar se de fato essa distinção é ou não fruto de uma pequena confusão.
De onde se origina uma “DTM muscular“? Será que o músculo resolve se “disfuncionar” por vontade própria só para atrapalhar a vida da Ana, do Felipe, da Taty, do João, da Maria…? Essa é a questão principal: Por que o músculo não está funcionando como deveria funcionar?
O que faz essa musculatura trabalhar de forma a produzir dor? Alguém pode dizer que o que causa sua dor é o fato de o músculo não estar funcionando direito. Ou seja, o músculo causa sua dor, certo? Mas essa não é a principal pergunta. A pergunta é: O que está causando a “disfunção muscular“?
Em realidade, o problema está no fato de confundir, em termos de diagnóstico, a artropatia que produz a DTM com o sintoma DOR. A dor sim, pode ser muscular ou articular, por ser uma dor causada ou no músculo/articulação. Mas se lembre: DOR e DTM não são a mesma coisa.
O que vejo com frequência, são casos em que o profissional não “acha” nada a nível articular e por notar a dor nos músculos mastigatórios, atribui o problema a uma “DTM muscular“.
A dor pode estar nos músculos, mas em termos de patologia da ATM, é a lesão articular em si (a artropatia) que faz com que os músculos entrem em espasmo, hipofunção, hiperfunção, etc.
Isso é bem comum principalmente ao se considerar que um número grande de profissionais não fazem da ressonância magnética da ATM um exame de rotina. Desta forma, muitas lesões articulares passam despercebidas e, por exclusão, acabam sendo consideradas como disfunções musculares. Some-se a isso o fato de muitos radiologistas não terem treinamento específico em patologia têmporomandibular e emitirem laudos que descrevem a ATM como “normal”, quando na verdade possuem alguma alteração, como expliquei em outro artigo (“Quando a RM não acusa nada“)
Isso não quer dizer que não haja problemas musculares, afinal como se sabe, existem doenças metabólicas, nutricionais e outras condições sistêmicas, além de lesões musculares diretas que produzem, ou podem produzir, desordens musculares em qualquer parte do corpo e, claro, podem também afetar a musculatura mastigatória.
O que é importante lembrar é que o diagnóstico de uma artropatia temporomandibular não pode ser dado apenas pela existência da dor. Este é apenas um dos possíveis sintomas. Por isso é sempre importante eliminar possibilidades, buscar um diagnóstico diferencial e assim conseguir responder às seguintes perguntas: O que está causando esse meu problema na ATM? E o que fazer para tratar a causa, ao invés de tratar apenas os sintomas (como dor)?
Disfunções da ATM tem tratamento e é possível voltar a ter uma ATM sadia e voltar a ter uma vida sem dor ou sofrimento, especialmente quando o problema é abordado sob o prisma da patologia, u seja, do estudo da doença que causa a disfunção. Uma boa demonstração disto são as diversas histórias de sucesso que temos após o tratamento. Assista aos vídeos dos depoimentos de pacientes que sofriam muito com problemas na ATM em nossa seção de Depoimentos.
Fique esperto!
Doutor eu tenho 19anos e eu descobri que tenho dtm, meu sintomas de do início foi (26 dias atrás, no começo só foi batidas de asa no ouvido aí fui pesquisar na internet, oque poderia ser, aí eu vi que poderia ser dtm, aí eu vi os outros sintomas, e parei para pesar e vi que eu tinhas dores no musculo da boca o masseter, e estralo ao engolir e estralo abrir a boca, e tenho muita limitação em abrir a boca, e as vezes tenho dores no dente quando estou preocupado ou seja estressado, eu agora escuto barulho de bolinhas estourando no dois ouvidos bem baixinhos só escuto a noite, e agora quando viro o pescoço pro lado eu sinto contração no pescoso tipo atrás da mandibula ou seja so tá piorando, mas apesar de todos os sintomas já serem ruins meu maior medo é ficar surdo, até porque só tenho 19anos não vivi nem metade da vida, e se eu ficar surdo aí que nao vou viver mêsmo, a já estava esquecendo quando eu como o músculo masseter começa a doer e minha mandibula é caida pro lado tipo sabe quando uma pessoa so come coisas de um lado e a e A mandibula é meio caído, mas isso faz anos que é assim mas a dtm não.
Fabricio, pelo que você descreve é provável sim que haja algo em sua ATM. Não adianta ficar “agoniado”, procure um profissional que possa investigar não só a ATM mas problemas próprios do ouvido e da cervical, pois seu caso possivelmente seja composto de mais de um fator.
Me siga também no Instagram: https://www.instagram.com/marcelomatosatm/
Olá! Gostaria de sua opinião no meu caso.
Minha mãe e minha tia tem DTM e sofrem muito com isso. Quando tive os primeiros sintomas, procurei o bucomaxilo que solicitou uma ressonância na qual constou uma subluxação e processo degenerativo do disco articular. No caso ele me explicou que minha boca “abre demais”, deslocando o osso e pressionando o disco articular. Ele me disse que o tratamento é a cirurgia, e que ela serve pra impedir o processo degenerativo, mas obviamente não vai recuperar o que já foi perdido. Essa cirurgia é uma ancoragem, pra limitação a níveis normais da abertura da minha boca.
Já li em seus textos que o importante é o diagnóstico, o motivo do processo degenerativo. No meu caso poderia considerar a origem da degeneração como sendo essa subluxação, sendo que essa subluxação acontece devido a abertura exagerada da minha boca? Ou necessita descobrir algo mais?
Olá Tamires , em parte você está certa, a subluxação pode ter causado o processo degenerativo, mas o que causou a subluxação ou será que o processo degenerativo causou a subluxação ? Em relação a cirurgia, que é procedimento invasivo e irreversível, existe um consenso de que se dê preferencia ao procedimentos minimamente invasivos e reversíveis.
Boa tarde doutor! Eu tenho 17 anos e venho sofrendo com um zumbido muito alto no ouvido direito desde o ano passado, junto de dores no pescoço. Minha mandíbula estrala as vezes, e quando estrala, fica quase o dia inteiro estralando ou com a sensação de que tem um tipo de areia lá… o que mais me incomoda é o zumbido, está tirando minha qualidade de vida totalmente…. já fui em dois otorrinos e fiz audiometria, me falaram que estava tudo normal. Fui no dentista, ele me prescreveu uma placa miorrelaxante, pois estou em um momento muito estressante na minha vida, e ele acha que é estresse. Não fiz nenhum exame relacionado à ATM… o que o senhor acha? Por favor, me ajude.
Maria Luiza
Os estalos da mandíbula podem ter relação com o zumbido ou não… Para saber, precisa checar a audiometria, pois certas características neste tipo de exame podem indicar essa possibilidade e, paralelamente, é preciso fazer uma avaliação por imagem e funcional da ATM para saber qual o seu diagnóstico.
Se te preferir, me conte mais sobre seus sintomas por meio do link a seguir, que a equipe do Instituto da ATM irá te orientar como proceder: Instituto da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo Matos, boa tarde!
Me identifiquei com muitos dos sintomas de DTM, já fui a diversos especialistas que não resolvem o meu problema. Fica muito complicado o meu deslocamento para Salvador, por um acaso, existe alguma clinica ou especialista para indicação na cidade do Rio de Janeiro?
Desde já agradeço a atenção.
Att.,
Fernanda Maldonado
Fernanda, ainda não temos profissionais de sua cidade cadastrados no Portal…
Ótimo artigo. Tenho uma dessas duas patologias. Há certo tempo que já me atrapalha, e busca incessantemente ajuda de profissionais, que não possuem um método eficaz para diagnosticar e baseiam-se só nas declarações do paciente. Passando todo o ônus do diagnóstico para o paciente e ao final da consulta enfiar uma placa na sua boca, cobrar suas consultas e fingir que resolveu o problema. Este é o Brasil, excesso de profissionais que só querem ao final do dia ir para casa. Deveria haver uma prova de qualificação de habilidades técnicas e responsabilidade ética para os dentistas, assim como para as demais profissões. Agora tenho eu que ficar pesquisando no Google para mais uma vez descobrir por mim próprio. Por sorte existem sites como este.
Dr. Marcelo hoje novamente retornei ao meu dentista(que é especialista em ATM) e ele receitou Miosan,vou ter que usar placa para dormir,sessões de quiropraxia ou fisioterapia e exercícios físicos para ALIVIAR as pontadas na região da ATM..ele disse que essas pontadas não tem cura! é crônico e toda vez que eu passar por uma situação de estresse maior eu vou sentir isso..o que o senhor acha?Eu preciso de alívio imediato,não a longo prazo!Essa situação está prejudicando muito o meu dia-a-dia…
Paulo, é complicado eu dizer o que acho s ter feito uma avaliação completa do teu caso. O que posso dizer é que não uso nenhum desses métodos que você descreveu…
Dê uma lida aqui:
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
o problema é que moro em SP Capital..e o senhor atende em Salvador,correto?Gostaria de marcar uma avaliação com o senhor!
Paulo, se tiver disposição de vir a Salvador, será bem vindo e poderemos verificar se o que você tem é algo que eu realmente possa ajudar. Entre em contato pelo tel.: (71) 3248-4434
At.te,
Marcelo Matos
Ok!
Fiquei impressionada com os comentários que li.Me identifiquei com muitos deles. Sofro de enxaqueca há treze anos.Tenho uma crise a cada 30 dias, com duração de três dias,mais precisamente 72h.Já fiz vários tratamentos e ainda estou fazendo,s sem que nada resolva. Já estive internada por várias vezes, mas ultimamente fico em casa,de cama,vomitando o tempo todo, sem poder tomar nem água nos dois primeiros dias.Bem, mas há uns dois anos ou mais,comecei a ter estalos ao abrir e fechar a boca, no lado esquerdo.De uns meses para cá, os estalos pararam mas ficou a dor na mandíbula, no ouvido e na têmpora esquerda.Essa dor só alivia à noite, enquanto durmo.Falei prá minha neurologista e ela me receitou mirtax e melocox, mas não comprei, pq vi que só alivia a dor,não resolve o problema.E eu já tomo remédio preventivo prá enxaqueca, que não resolve,mas continuo tomando.O que devo fazer?
Leonir
E o qual foi o diagnóstico da situação da ATM? Pergunto pois os estalos podem desaparecer justamente pelo agravamento da situação, por isso seria importante conversar com seu dentista sobre uma avaliação por imagem específica para as ATM.
At.te,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo,
Tenho sentido dores de cabeça somente do lado direito da cabeça, sendo que qdo toco a região da face direita, principalmente próximo ao osso do nariz, doi lá no mesmo local da cabeça no lado direito. A dor não é muito grande, mas persistente e não passa com analgésico (novalgina). Acha que pode ser ATM? Fui a um otorrino que me passou corticóide (predsim) e disse para eu procurar um dentista. O que o senhor acha? Já me peguei algumas vezes apertando os dentes e franzindo a face e dai relaxo…tb já tive bruxismo. Obrigada!
Danielle, procure o dentista que o otorrino indicou…
Então o senhor me aconselharia a procurar um otorrino ou ortopedista?
Bom dia, fui diagnosticada através de uma ressonancia magnética que estou com deslocamento do disco pendicular esquerdo, minha boca está com limitação de abertura há 2 meses, e dói muito quando tento forçar a abertura, o ortodentista recomendou que no meu caso tinha que ser cirurgia, pois nenhum tratamento alternativo funcionou, nem consigui abrir a boca para colocar a placa. Gostaria da sua orientação, pois no meu estado não tem profissional que realiza cirurgia de ATM.
digo, disco articular esquerdo
Sara, não há evidência científica que mostre que a cirurgia funcione… Mas há formas sim de recuperar a ATM.
Dê uma lida aqui:
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
silvia fiz a aplicacao de butox tomo meloxicam mesioncaf stiper bugan nelvagin e a dor nao paro sinto um encomodo na garganta dor pescoso e no ombro nao consigo fazer esforco nenhum com o lado direito
Sílvia, o botox bloqueia a atividade do músculo… Portanto se você não consegue fazer esforço com o lado direito, converse com quem aplicou.
Att.,
Marcelo
Olá Dr.Marcelo,por favor preciso muito de ajuda…já faz 2 anos que sinto fortes pontadas no ouvido..tambem tenho estalos quando engulo saliva,mastigo e abro a boca..as vezes as pontadas são tão fortes que tenho vontade de morrer…já fui em alguns especialistas da area de ATM e todos disseram que o problema é muscular..mas eu não consigo acreditar…já cansei de fazer compressas quentes,tomar relaxantes musculares,fazer fisioterapia,exercicios,massagens e nada funciona!Por favor,preciso muito de ajuda!!!Moro em SP Capital.Obrigado
Paulo, o que foi, exatamente, detectado em suas ATM? Esse é um dos principais pontos de partida para investigar casos como o seu. Outras questões importantes são as avaliações do próprio ouvido e da coluna cervical, pois ambos podem gerar quadros de dor com pontadas fortes.
att.,
Marcelo Matos
Eu não fiz nenhum exame mais profundo nessa area..apenas exame de toque..a médica com quem faço tratamento atualmente disse que seria inútil fazer exames laboratoriais nessa area,como por exemplo uma ressonância magnética..atualmente ela me encaminhou para um psiquiatra por que acha que a minha dor tambem tem a ver com meu emocional..durante esse tempo todo sinto dores diariamente…vivo a base de remédios…Por Favor Doutor,Me ajude!
Dr.Marcelo foi detectado DTM Muscular…mas até agora nenhum tratamento surtiu efeito..está prejudicando muito a minha vida essas fortes dores…seria importante fazer uma ressonância magnética para ver se é uma possível infecção no tecido/musculo?
Paulo, primeiro é saber qual o grau de prejuízo no funcionamento desses músculos e a RM não é a melhor opção para isso. Além disso, é preciso investigar várias doenças e condições patológicas que produzem dor muscular.
At.te,
Marcelo Matos
Doutor,
O Blog me esclareu muito. Sofri uma síncope em fevereiro e com a queda cortei o queixo e luxei a mandíbula, cheguei a ficar com mordida cruzada. Fui encaminhada por um ortopedista para uma cirurgiã buco-maxilar, quando fui a consulta minha mordida não estava mas cruzada, mas sentia muita dor. Fiz durante 3 meses fisioterapia para a ATM e a dor não melhorava. A uma semana coloquei placa miorelaxante e finalmente minhas dores melhoram, mas ainda não consigo comer sólidos e sinto a em vários momentos a minha mandíbula estalar ou fazer um movimento como se fosse sair do lugar. Sou alérgica a muitos aac e por isso fiz uso de Tilex todos esses meses. Estou com um leve inchacho nos olhos na parte inferior e sintouma sensação estranha no prscoço. Achei que era alergíco, mas já me consultei e chequei todas as possibilidades. Cheguei tb a função renal. Gostaria da opinião senhor, esses sintomas podem ser também da ATM?
Sílvia, algumas vezes os tratamentos dos problemas relacionados à ATM são difíceis mesmo… Quanto ao inchaço nos olhos e à sensação no pescoço, é melhor conversar com seu dentista pois não são sintomas clássicos de disfunção da ATM não.
Att.,
Marcelo Matos
[…] DTM´s musculares. Embora essa divisão apresente vários problemas que eu já comentei em outras postagens, ela segue muito popular entre boa parte dos dentistas e determina a forma mais comum de tratamento […]
Boa noite Doutor,
Veja se pode tirar algumas dúvidas? Sinto dores de cabeça fortes a anos pode se dizer que a mais de 10 anos, tenho 31 anos, ou seja desde novinha tenho dores muito fortes, chego a passar muito mal, nunca descobriram o que tinha ate a um ano atrás, antes diziam que era enxaqueca, ou visão ou até mesmo rinite, a mais ou menos uns dois anos fui encaminhada para uma médica na área do maxilar onde descobriu que tenho agora não sei se meu caso está na ATM ou DTM, devido a alguns artigos que li os sintomas se colocam com base na DTM, mais a minha médica ainda não me disse a origem exata dessa dor.
As dores são frequentes não consegui completar o tratamento que iniciava com ela esse mês estarei retornando mais de início ela havia me passado remédios e uma fisioterapia na face, ombros e nuca lugares onde dói também. Nessa semana fui na dentista não pela dor é que na verdade precisa ir já há algum tempo e a médica do buco havia me dito antes pra fazer aquela plaquinha pra usar a noite só que a dentista que me atendeu disse que a minha mordida está muito torta e de momento a placa não resolverá e que tenho que primeiro e com urgência usar aparelho para corrigir olhando clinicamente eu preciso mesmo usar porque a minha mordida é toda torta mais a minha dúvida é será que esse aparelho vai me ajudar depois dessa disfunção que tenho ou não? no meu caso qual a necessidade maior procurar um buco, um dentista ou continuar o que estou fazendo tratamento com os dois? as dúvidas são muitas e o que é ruim são as demoras de resultados hoje nenhum remédio mais está fazendo efeito necessário quando estou com dores e eu sinto que está se agravando muito. Obrigada, se me lembrar de mais alguma coisa te escrevo ficarei aguardando sua resposta.
Tenha um ótimo final de semana. Deliane Menezes
Deliane, acho que os links abaixo sanan boa parte de suas dúvidas…
Sobre a ortodontia e a correção da sua mordida “torta”:
1 Mais sobre ortodontia, ATM, dor crônica, dor de cabeça, má oclusão…
2. Dúvidas sobre ortodontia, cirurgia e placas oclusais para tratamento de disfunção da ATM
3. Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
Att.,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr!!!!eu comecei com todos esses sintomas faz seis meses..fui de medico em medico e nehum ate agora resolveu meu problema..tenho fortes dores de cabeça, fortes dores na mandibula , ouvido..ombro e pescoço izquerdo…tenho tentado todos os tratamentos alternativos ..como relaxantes, compresas de agua quente, acupuntura, remedios todos…mas minha dor continua ..Tem dias que tenho dores tao fortes que termino no Pronto socorro tomando morfina…impresionante…tenho ido nos melhores especialistas , coloquei a plaquinha para dormir..mas nehum ate agora me deu uma soluçao..estou desesperada e não sei mais o que fazer…obrigado pela sua atençao…martha
Martha
alguns casos são realmente difíceis de serem tratados, mas perceba que os tratamentos que você descreveu são todos sintomáticos… Qual e a causa do problema? Qual o tratamento voltado para a causa?
At.te,
Marcelo Matos
Boa Noite Dr. Marcelo… Bem, hoje estava observando a jornalista Fátima Bernades atuando no jornal nacional, pode-se ver nitidamente que a mesma apresenta um desvio significativo de abertura de boca, gostaria de saber se esse desvio é indicativo de cirurgia de mandibula?
Muito obrigada.
Mírian
O desvio que ela apresenta é indicativo de um possível problema na ATM, mas como eu nunca tive a oportunidade de avaliá-la…
Marcelo Matos
olá doutor, parabéns pelo site, estou adorando.Tive muitas dores na cabeça , onde pensava ser de sinusite, fui ao otorrino, fiz exames e nada, ele só diagnosticou rinite alergica.Tenho dores na face, no ouvido, na boca, minha boca inchou por dentro, na bochecha.Sinto fortes dores acima do ouvido, nas temporas,rosto fica enformigado, cheguei a ficar travada, dores no pescoço e braços.Sempre travei minha boca, tenho conciencia, q fazia isso nas hrs de nervoso, como se descarregasse a raiva nos dentes…agora estou ha dois meses sentindo dor..terrivel. Vou a um orto mas só no mes que vem consegui vaga..to preocupada, pensando besteira ja, sera msm relacionado com atm? obg desde ja..
Bruna
Você perguntou: “(…) sera msm relacionado com atm?”
Pelo que você relatou é possível sim que sua ATM esteja envolvida, mas alguns dos sintomas que você mencionou podem indicar outros problemas que não na ATM. Procure também um neurologista além de um dentista especialista em estomatologia para avaliar o inchaço dentro da boca e na bochecha.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo.bOA TARDE
Venho lhe perguntar se existe alguma chance de os dentes siso causarem a mesma dor que uma disfunção da atm causa….A GENGIVA NA BASE DOS SISOS SUPERIORES FICA DOLORIDA CONSTANTEMENTE E MEUS DENTES SAO MEIO APERTADOS. A articulação doi tbm… a dor se estende ate o pescoço. Meus sisos sao aparentemente retos bem formados externamente…mas nao sei como é o interior. É possivel essas dores serem geradas pelos dentes siso em mim? O tratamento da disfunção da atm é muitissimo caro aqui…fICARIA FELIZ EM SABER DESSA POSSIBILIDADE…Moro em sao luis-MA. Vou me consultar denovo…agora ja indo direto em um especialista, se eu achar aqui, rs.
Grande abraço
Leandro Silva
Os dentes do siso podem se inflamar e/ou infectar produzindo muita dor que pode ser confundida com uma dor de disfunção da ATM. A isso se chama pericoronarite.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, parabéns pelo blog, extremamente esclarecedor. Tenho estalos na mandíbula quando mastigo ou quando abro demais a boca e abertura limitada. Além disso, a mandíbula é discretamente direcionada para o lado. Com base nisso, o odontologista fez diagnóstico de DTM.Há mais de 1 ano, em um achado ocasional, descobri que tenho um cisto submandibular. Realizei exames de imagem e foi diagnósticado um cisto de líquido sem indicação de cirurgia. Acontece que tenho tido muitas dores no pescoço, mandíbula (os nervos-desconheço nome correto-das laterais da mandíbulas ficam doloridos até mesmo ao mais leve toque). Nesse tempo, mais de 1 ano, já procurei diversos médicos, incluindo cirurgião cabeça-pescoço, e nenhum sabe me dizer com exatidão se essas dores são da ATM ou se tem alguma relação com o cisto. Agradeço e aguardo sua resposta.
Rita
Diferenciar a origem da dor, se da DTM ou relacionada ao cisto que você mencionou, pode não ser uma tarefa fácil… Até mesmo porque a expressão “DTM” é muito genérica, pois existem muitos tipos diferentes de doenças da ATM e, consequentemente, as possibilidades de sintomas são também muito variadas. Assim, o que precisa ser feito é: 1) descobrir que tipo de DTM você possui, 2) descobrir o que a causou, 3) correlacionar com seus sintomas para verificar se há, realmente, uma relação causal, 4) fazer uma nova avaliação do cisto e se certificar do diagnóstico do mesmo e, finalmente, colocar tudo na balança para saber quem é quem.
Por esse tipo de investigação não ser muito simples é que se torna importante você procurar um dentista com experiência em patologia da ATM ou um especialista em DTM e dor orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde doutor
Eu estou com um zumbido no ouvido
Já fui na ottorino fiz exames e minha audição está perfeita
Eu sinto um estralo ao abrir e fechar a boca do lado direito, onde o zumbido se encontro.
As vezes sinto uma sensação que o ouvido do lado direito está entupido.
Raramente tenho pontadas na região do ouvido.
Tenho alguns dentes do lado direito bem desgastados.
O ortodontista me passou um placa mior relaxante para dormir
Isso pode ser sintomos de DTM e esse tratamento no caso é inutil ou tem algum utilidade?
Rafael
Em tese, sim, pode ser um sintoma da DTM. Mas é sempre muito difícil correlacionar diretamente a disfunção da ATM e o zumbido e muitas vezes resta apenas a tentativa de tratamento para verificar se o zumbido regride ou não. Como se não bastasse, há ainda a possibilidade de se tratar corretamente a ATM, melhorar a DTM e ainda assim o zumbido permanecer, devido, possivelmente, a alguns mecanismos neurológicos que estão por trás do zumbido e que independe do problema odontológico.
Felizmente, também há casos de sucesso na regressão do zumbido.
Sugiro você procurar o pessoal do GAPZ – Grupo de Apoio aos Portadores de Zumbido, que provavelmente poderão lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
socorro ja nem tenho mais oque comentar tenho dores vejo meu rosto se deformando…nem abro mais minha boca ela se desloca facil tenho que ficar colocando no lugar me ajuda por favor…nao tenho mais pra onde correr so recebo nao tem mais nada a fazer me ajuda obrigado
Sueli
Em que estado você mora?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
nossa muito obrigada o seinhor me ouviu brigada mesmo a lagrima corre sobre meu rosto como um alvio de minhas dores …bom moro em são miguel paulista zona leste ..são paulo capital .
Sueli
Em São Paulo ainda não há ninguém do meu grupo e que utilize o mesmo tipo de abordagem, no entanto você pode localizar especialistas em dor orofacial e Disfunção da ATM através do site do Conselho de Federal de Odontologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi,doutor,parabéns pelo excelente blog,eu acredito sofrer de ATM,pois sempre que abro a boca meu maxilar estralar,porém eu nunca senti dor alguma,apenas o estralo.Gostaria que me orientasse
agradeço
Oliver
Os estalos podem ou não ser patológicos e, em geral, indicam a presença de problemas internos na ATM. Assim, para saber se você precisa se preocupar ou não com isso, seria prudente procurar um dentista com experiência em patologia da ATM para te avaliar, até porque, a dor não é o único parâmetro para diagnosticar problemas na ATM, pois uma pessoa pode não ter dor, mas ter outras sequelas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde, Dr. Marcelo.
Estou desconfiado que tenho DTM com sintomatologia ocular. Poderia me dar alguma dica em como tratar este problema?
Hudson
Hudson
Quais sintomas oculares seriam esses?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo sou eu de novo. Esqueci de mencionar que o diagnostico apontou deslocamento dos discos anteriores. De qualquer modo, apesar de todos os sintomas, não tenho dor na ATM, somente um estalo. Acho estranho ter um pequeno estalo na ATM, não sentir dor e ter tanta dor em outras partes do corpo. Obrigada novamente.
Andressa
Em casos assim é normal não ter dor na ATM… Entretanto normal não é o mesmo que sadio.
Um estalo nem sempre é “somente um estalo”… Estalos, em geral, indicam problemas estruturais importantes no que diz respeito aos componentes internos da ATM e que pode induzir uma série de modificações funcionais, sendo a dor de cabeça o “preço” cobrado por tais alterações.
Em termos de fisiologia e fisiopatologia não é nem um pouco estranho. Leia o texto sobre normal vs sadio que postei no blog.
A que partes do corpo você se refere? Pois se você possuir dores em lugares que não sejam na cabeça, pescoço ou face, dificilmente poderemos atribuir a “culpa” à ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
OLá Dr. Marcelo!
Estou mto preocupada. Descobri que tenho disfunção da ATM. Além de sintomas como dor de caebça, dores no pescoço, costas, peitoral e braços, tenho muita fotofobia, sensação de queimação nos olhos e inchaço das pálpebras. Nenhum remédio alivia minhas dores. Apesar de todos os sintomas, o que mais me preocupa são os olhos. Gostaria de saber se após um tratamento com a placa miorelaxante e sessões de terapia na ATM, meus olhos vão voltar ao normal.Já fui em neurologista, reumatologista e oftalmologistas, e nenhum exame acusou nada. Quero saber se vou voltar a enxergar na claridade. Estou 3 meses afastada do trabalho, não posso dirigir e nem ficar de olhos abertos na rua. Agradeceria muito a sua ajuda. Obrigada.
Andressa
Sensação de queimação nos olhos e inchaço das pálpebras NÃO são sintomas típicos de disfunção da ATM. Não que seja impossível uma disfunção de ATM produzir esses sintomas, mas o mais provável é que haja alguma outra patologia misturada ao quadro. A minha sugestão é que em paralelo ao tratamento da ATM, você siga procurando um médico que faça um perfil de investigar mais a fundo a situação.
Quanto ao tratamento com placa miorrelaxante, eu sugiro que você dê uma lida nesses textos abaixo:
Plaquinha resolve/
Placa miorrelaxante, placa de Michigan, placa estabilizadora e disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo…Parabéns pelo blog..
Vou relatar meus sintomas e gostaria muito da sua opinião por favor.
Tenho enxaqueca com aura desde os 10 anos, hoje tenho 27 e a quase tres anos descbri uma dtm .Tinha os discos anteriorizados e luxados e os meus sintomas eram muitos severos;Dores de cabeça,dores nos olhos,ouvido, visao turva, estalido na articulaçao tontura, enjoo , masseter , pescoço e toda a região das costas tensionadas.Hj apos a discopexia a maioria dos sintomas n cederam mesmo com tratamento fsioterapico e placa miorelaxante.Acredito q meu problema seja muscular acravado pela enxaqueca e má oclusao ja que tenho indicaçao de ortognatica..n sei mais o que fazer pois estou muito cansada de medico e fisio e afins..tudo é muito caroe o q me preocupa e q ninguem resolve sao os sintomas dos olhos a visao n é limpa e tenho espasmos e desfoque..ja passei por tres oftalmos difrentes..n tenho nada..se vc estiver tratando alguem com os mesmos sintomas divulgue o meu email pra conversar comigo por favor.
Fui orientada a procurar a pisicoterapia com hipnose ja que n respondo muito bem ha medicamentos e tenho muita tensao muscular…obrigada pela atençao..
Andréia Costa
Se você já passou por uma discopexia é preciso reavaliar a situação articular da ATM, pois uma irritação dentro da mesma implica em músculos que irão funcionar de maneira inapropriada (daí o problema muscular) e esse não é o tipo de coisa que consiga se resolver com fisioterapia nem com correção da má oclusão. ATM possui problemas próprios que necessitam de tratamentos específicos para restabelecer a saúde intra-articular.
Dê uma olhada nesses tópicos aqui:
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
Ortodontia: o que ela faz e não faz por sua saúde
At.te,
Marcelo Matos
ola dr marcelo, meu marido anda sofredo muito com dores na articulaçao uma dentista especialista na area indicou o uso de uma placa miorelaxante pois alem da dor ele tem bruxismo, entao eu lhe pergunto.. apenas o uso dessa placa pode melhorar os sintomas de dores fortes que ele ja sente ha mais de um ano? sinceramente dr ele nao aguenta mais..
[…] acompanhar o raciocínio que seguirei nesta postagem, sugiro que leiam dois textos: 1) ”DTM muscular vs articular“ para entender a confusão de diagnóstico que existe no campo das disfunções de […]
[…] recebo e-mails ou comentários aqui no blog, mencionando um tipo de situação que é a […]
Ola Dr Marcelo,antes de tudo parabéns pelo trabalho!
Fiz um longo tratamento ortodontico ( 6 anos ) durante este tratamento desenvolvi dor na ATM Direita, fiz exames radiológicos onde foi detectado um perda óssea importante do condilo D, precisei estabilizar o tratamento, usei medicação, compressas, exercícios entre outras técnicas. O quadro melhorou e o aparelho foi retirado em dez/09. Agora estou com dor novamente, associada a plenitude auditiva, dor na mandibula e na cabeça.
Novamente fui medicada e não sei mais o que fazer, gostaria da indicação de um especialista em Campinas SP pois acredito não estar recebendo acompanhamento adequado, obrigada desde já Regiane
Olá Regiane
Fico feliz que tenha gostado do blog e postado por aqui!
Bem, não tenho como te ajudar com uma indicação pois não conheço ninguém em Campinas-SP que trabalhe com patologia da ATM. O que eu posso fazer é te ajudar a entender um pouco sobre patologia da ATM para que você mesmo, estudando o assunto, possa ser capaz de selecionar um bom profissional para tratar seu caso. Sobre esse tema (escolha de um profissional) eu fiz uma postagem recente, que talvez valha a pena você ler: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Você escreveu que foi detectado uma perda óssea e que foi tratada com medicação, compressas e outras técnicas, correto? Bom, vou te ajudar a pensar em algumas questões, basta você seguir o raciocínio que conduzirei através de perguntas:
Após a melhora, foram feitos novos estudos radiológicos para saber se a perda óssea, parou de avançar ou se foi revertida?
Se foi feito, o que acusou? que a perda ósse estava do mesmo jeito, pior ou melhor? Veja que isso é um ponto importante para saber o quanto o tratamento foi realmente efetivo na correção ou estabilização do problema.
Aqui pelo blog, você perceberá que dou muita ênfase ao processo de diagnóstico e por isso pergunto: de onde veio essa perda óssea no côndilo? E se não houver sido definido esse diagnóstico, como esperar que o tratamento corrija o problema, ou seja, como esperar que a medicação, compressa ou exercícios, promovam uma recuperação do côndilo ou mesmo restabeleça o funcionamento do mesmo?
Por exemplo, se essa perda estiver associada a um problema sistêmico, como uma doença reumática, não seria um tanto ingênuo esperar que o problema fosse resolvido com exercícios e compressas, quando a própria medicina tem dificuldade de controlar as lesões articulares provocadas por essa doença? Entende o porquê do DIAGNÓSTICO? Até mesmo para saber as limitações do caso é preciso compreender a extensão do diagnóstico!
Além disso, é preciso ter cuidado com tratamentos que tenham uma característica mais paliativa que corretiva, pois a tendência é que o objetivo seja apenas o alívio da dor. Entretanto a dor pode ser aliviada enquanto o problema continua a avançar, de modo que em algum outro momento a dor volta. A dor em sí costuma ser consequência de alguma coisa, logo esse “alguma coisa” é que precisa ser o objeto do tratamento. Leia as postagens sobre uso de medicamentos que há aqui no blog.
Dentro em breve postarei tópicos sobre plenitude auditiva e outros sintomas que você mencionou. Também irei fazer uma postagem com base no seu comentário aqui e a minha resposta, ok?!
Boa sorte em sua busca por um dentista da área.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá, há alguns meses atrás que tenho dores musculares e articulares nos joelhose coxas, já tomei anti-inflamatórios(exxiv e nimed)ja fiz fisioterapia, rx lombar e joelhos onde não se vê nada, fiz tambem análises para despiste de reumatismo, febre tifoide, bioquimica, tiroide, cea`s, tando tudo normal, consultei um neurologista, ortopedista, tambem tudo normal, sei é que ando de muletas, tenho dificuldade em andar devido ás dores, não sei mais a quem recorrer, tou de baixa, ajude-me por favor, obrigado
Regina, seu caso merece uma reavaliação de um bom reumatologista. Em seu relato, percebe-se que há algum problema sistêmico envolvendo várias articulações e em casos assim, muitas vezes, os exames inicialmente não acusam nada, levando um médico menos experiente a pensar que o paciente não tem nada… Assim, é importante você procurar um novo reumatologista e verificar com ele todas as possibilidades.
Melhoras,
Marcelo Matos
Dr Marcelo, lendo diversas mensagens no seu blog me ocorreu se seria possível que dores musculares e em diferentes articulações do corpo poderiam dever-se a um processo inflamatório generalizado, devido a um problema articular específico, como por exemplo, a articulação do maxilar. Lembrei-me disso, porque eu tenho um pouco de bruxismo, e acordo muitas vezes com dor e cansaço no maxilar, de dormir apertando os dentes, ou seja, fazendo muita força com a mandíbula. Acha que essa possibilidade existe?
já consultei clínico geral, gastroenterologista, três ortopedistas, três reumatologistas, e ainda não consegui um diagnóstico convincente, alguns acharam que não era nada, devia ser estress, outros falaram de artrose, outros de sindrome da fadiga crônica e também de fibromialgia, mas ninguém consegue ter certeza de nada, e a única alteração nos exames laboratoriais é no fator reumatóide; todos os específicos de doenças autoimunes deram negativo. Alguma sugestão?
Tatiana
Há algumas observações corretas que você fez, os músculos podem entrar em quadros de dor em função de problemas articulares, isto é chamado de artromiopatia. No caso de lesões da articulação temporomandibular (ATM), podemos ter dores nos músculos mastigatórios e cervicais com certa facilidade.
Se você possui fator reumatóide positivo, mesmo que não tenha a artrite reumatóide (ou outra enfermidade reumática) se manifestando clinicamente, quer dizer que seu sistema imunológico está produzindo anticorpos que lesionam suas articulações, talvez, num grau que ainda não afete a capacidade funcional geral e de modo a não caracterizar uma doença reumática clássica. No entanto, pode ser o suficiente para gerar irritação articular com resposta na musculatura, de modo que dois caminhos são importantes para você agora:
1. Verificar se a ATM está comprometida e se tal comprometimento justificaria as dores musculares da face e pescoço, já as dores no resto do corpo precisa de:
2. um diagnóstico diferencial com relação a síndrome da fadiga crônica, fibromialgia e outras doenças de manifestação neuromuscular como miastenia, MacCardle, dentre outras.
Converse com seu reumatologista e também procure auxílio de algum dentista com experiência em patologia da ATM
At.te,
Marcelo Matos
Regina, encontrei seu relato de 2009, como você está hoje? melhorou? conseguiu um diagnóstico? Tenho passado por uma experiência parecida, só que ainda não estou impedida de andar. Mas tenho dores musculares e articulares nos joelhos, quadril, mãos e por vezes nos pés também. Todos os meus exames estão normais, excepto uma alteração no fator reumatóide, que não é confirmada por nenhum outro exame específico. já pesquisei disturbios hormonais, artrite, todas as doenças autoimunes e mais algumas. Já me falaram da possibilidade de sindrome da fadiga crônica, fibromialgia e artrose, mas nenhuma certeza até agora após consultar diferentes especialistas, e fazer e refazer diferentes exames. também já fui medicada com antiinflamatórios que melhoram, mas depois que paro volta.
Boa noite Dr. Marcelo, tenho um problema de estalos e travamento da mandíbula e por isso procurei uma dentista aqui, em Vitória/ES, mas acho que ela não esta sabendo lidar com o meu caso… usei uma placa protrusiva que aliviou muito o estalo sempre que a utilizava, mas que com 2 semanas de uso acabou causando uma movimentação dos meus 6 dentes frontais(canino a canino) inferiores, segundo ela devido a contenção que uso em tais dentes, colocada aopós o uso de aparelho fixo. Após esta tentativa, ela me indicou uma placa plana para dormir, mas não está funcionando pois começou a estalar o lado esquerdo da mandíbula também… Os estalos são mais fortes quando acordo, acredito que por eu apertar muito os dentes ao dormir e por que ao dormir de barriga para cima a mandíbula relaxar e ir para trás… Não sei o que fazer pois segundo a dentista existe a possibilidade de travar o maxilar para sempre! Estou super preocupada, nem consigo dormir direito, não conheço outro profissional para consultar aqui em vitoria e não tenho condições de ir até ao senhor, será que o senhor poderia me ajudar com alguma sugestão de tratamento, por favor!!!!
Olá Marina, acho que te resndi em outro tópico: http://www.patologiadaatm.com.br/o-que-entendemos-por-diagnostico-em-patologia-da-atm/#comment-1068
A melhor sugestão que poderia dar é que procure um profissional com experiência em patologia da ATM e que possa aprofundar a investigação do caso, pois o estalo é apenas um indício de que algo vai mal na articulação, entretanto o processo pelo qual podemos descobrir o que exatamente “vai mal” é que bem complexo e envolve um extenso trabalho de investigação. Só depois de saber a real extensão dos danos, o quanto esses danos afetam o funcionamento e qual a possibilidade de reversão do problema é que podemos falar em “tratamento”. Antes disso, qualquer intervenção ficará à base de tentativas-e-erros e pode trazer sequelas desagradáveis como as que você mesma descreveu.
Infelizmente não conheço ninguem com formação e preparo para isso em seu estado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Marina
Acabei de lembrar que, em seu estado, há o Dr. Luiz Antônio da Silva (E-mail: luiz0507@hotmail.com ), que talvez ele possa ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Pois é,conversei com a dentista que está acompanhando o caso comigo e resolvemos solicitar a ressonancia..outra hipótese que acredito é que como vc msm disse o quadro deve ter progredido e ela pode estar com um deslocamento de disco sem redução.Na fisioterapia temos algumas tecnicas de recaptura de disco,mas se o disco já estiver danificado fica complicado recapturá-lo.Gostaria de saber na verdade, o que vc como dentista usa nesses casos,qual a tecnica para resolver o deslocamento de disco sem redução(recapturar).E quanto ao workshop..tenho sim muita vontade de participar,mas agora não será possível,quem sabe uma outra data mais a frente,mesmo assim muito obrigada.
Olá Dr. Marcelo!!!Sou fisioterapeuta e estou iniciando meu trabalho direcionado p/ DTMs,portanto como todo iniciante tenho sempre dúvidas…fiquei muito satisfeita em achar esse blog,sem dúvidas está de parabéns!!!Já tratei alguns casos que foram tranquilos,porém agora recebi uma paciente com um caso mais complicado,por isso vieram as dúvidas e se eu puder contar com sua ajuda vai ser ótimo..
A pcte apresenta dor intensa na região da ATM direita,um simples toque já causa essa dor,ela relatou que vinha percebido estalidos na ATM até o momento que não ouviu mais e sua boca travou..ela tem uma abertura muita limitada e com muita dor e desvio significativo para o lado oposto..estou desconfiada de um possível quadro inflamatório agudo..o que vc acha???tem como me ajudar..trocar idéias,ela está em uso de placa..
Olá Kamila,
Obrigado pelos elogios ao blog!
Bom, pelo que você descreveu, certamente há alterações intraarticulares. De uma maneira geral, quando uma ATM que vem estalando de repende deixa de estalar é indicativo de que ou o disco voltou ao lugar (muito improvável) ou que tenha havido uma progressão nos danos à estrutura do disco e este deixou de retomar a sua posição (o travamento da boca reforça essa hipótese). Esse dano, por exemplo uma ruptura de um ligamento, pode estar provocando sim um quadro agudo e é para estimar e avaliar a extensão do problema que considero extremamente importante fazer uma boa avaliação por imagem.
Já que você se interessa pelo tema, convido você a participar do workshop que ocorrerá em Maceió, AL nos dias 11 e 12 de setembro de 2009, com o tema: Avanços científicos e tecnológicos no diagnóstico e tratamento da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
A dúvida do colega que escreveu acima é também minha dúvida será que eu não tenho que tratar primeiro o problema de ATM para depois tratar as discrepancias dento esqueléticas?
Abraço
Marcelo, tudo certo? bom, gostaria de saber sua opinião: vc acredita que a cirurgia ortognática pode ser alternativa de tratamento para a DTM, cujo paciente apresente discrepância dento-esquelética (claro, só operando o mesmo fora da fase aguda dos sintomas)? Sabemos que a própria CO pode ser agravante à atropatia da ATM (caso, por exemplo da reabsorção condilar progressiva), mas me pergunto se, ao corrigir tal discrepância (e, por tabela, devolvendo ao sistema estomatognático suas posições mais harmônicas e fisiológicas), não estaria minimizando os sintomas da prórpia DTM. O que vc acha? abraço, Jeová.
Jeová, você escreveu:
Bom, fora da fase aguda dos sintomas não significa que a doença tenha sido controlada (regredido ou estagnado). Além disso, se a discrepância dento-esquelética tiver origem na própria artropatia temporomandibular, não vejo como a C.O. (que está atuando na consequência e não na causa) poderá contribuir para a solução da patologia da ATM. Mas como mencionei em outra postagem, uma vez tratada a artropatia e corrigido a biomecânica, se ainda persistir uma discrepância esquelética, a C.O. poderia ser uma opção. Lembrando que aí já estamos falando de usar a C.O. depois da alta da patologia da ATM…
Isso é uma inferência, que pode ser verdade ou não. Ao corrigir a discrepância, o “mais harmônico” é determinado por questões estéticas ou de proporção facial, que não significa necessariamente que esteja mais fisiológico. Para saber se ficou mais fisiológico precisaremos mensurar e avaliar função, de modo que se depois da C.O. encontramos, em nível individual, musculos trabalhando em sincronia e com melhor atividade à EMG, ciclos mastigatórios corrigidos, ruídos articulares diminuídos, vias aéreas com bom fluxo, etc, aí sim poderemos falar em termos de “mais fisiológico”. De ourta forma, é apenas uma inferência, como acontecia com a gnatologia e a oclusão, que estabelecia uma oclusão dita “ideal” e esperava que a função e a ATM estivessem protegida e melhoradas…
Abraço,
Marcelo
Olá Dr. Marcelo,
Estou com um possível problema de ATM, fazem 5 meses que estou usando placa, já fiz varias sessões de RPG, e de fisioterapia, com aplicação de calor e ultrasom, faço exercicios para relaxamento, e até na psicologa estou indo, mas fazem mais de 1 ano que convivo com esta dor para mastigar, bocejar e até mesmo beijar, isso começou após eu tirar meu aperelho para correção dos dentes, usei-o por 1 ano e meio. Já fiz raio-X, e minha dentinta disse que tenho algumas disfunções normais para quem tem ATM. A minha qualidade de vida reduziu muito por isso, e não sei mais o que fazer para solucionar este problema, até minha dentista falou que com tudo que fiz, essas dores já tinham que ter desaparecido. Acha necessário fazer algum outro tipo de exame como a ressonância?
Olá Silvana!
Você escreveu:
Talvez seja esse o problema: tentar apagar o alarme a qualquer custo
A DOR é a consequência de alguma coisa e é essa “alguma coisa” que precisa ser tratada, mas para isso, vai ser preciso descobrir qual é o problema realmente. Por isso vc deve já ter visto aqui pelo blog eu insistir tanto na questão do diagnóstico…
Quanto à ressonância que você perguntou, o que posso dizer é que vale a pena fazer DESDE QUE SUA DENTISTA SAIBA O QUE FAZER COM ESTE EXAME. Senão irá criar apenas um custo a mais para você ou para seu plano de saúde. Outra opção é buscar um profissional que possa aprofundar mais o seu diagnóstico.
Tratar a DOR sem tratar a causa é algo mais indicado em certos quadros de dor crônica onde a “causa” não consegue ser descoberta ou mesmo que seja conhecida não é facilmente “tratável” como ocorre em casos de pacientes terminais de câncer e em doenças ainda pouco compreendidas pela medicina como a fibromialgia. Esses aspectos que mencionei não se aplicam a maioria dos casos de patologia da ATM.
[…] o normal por sadio simplesmente pelos achados na ATM serem comuns (há algum tempo, escrevi um artigo aqui no blog especialmente sobre as DTM´s ditas […]
Olá Dr.Marcelo!!Sou fisioterapeuta gostaria de entrar em contato,pois peço sua ajuda,para hipormobilidade mandibular ,após cirurgia cerebelar,não estou obtendo resultados satisfátorios.Por favor,faço ultra som,relaxamento muscular na atm,ocular,cervical,alongamentos,fortalecimentos,abrir e fechar a boca,com a lingua no seu da boca,…manobras de relaxamento …exercícios e bolsa termica pra casa.O que mais, pra eu ajudar este pasciente?Me oriente por favor,foram feitas 5 sessoes.
Atenciosamente,
Maria Cristina
Olá Maria Cristina! Bem vinda ao Blog!
Esse caso parece bem complicado realmente, você poderia me passar mais informações?
Qual foi o objetivo dessa cirurgia cerebelar? Tem algum exame de imagem da ATM? Qual o histórico médico-odontológico do paciente?
Em qual cidade você se encontra?
Manda por e-mail essas informações que terei o maior prazer em ajudar no que eu puder.
Abraço,
Marcelo Matos
Olá, Marcelo! Buscando o nome de um colega encontrei seu blog com o título “clínico de dor”. Gostaria de poder discutir com você, se possível, a respeito do uso deste título no Brasil. Por gentileza, peço que entre em contato.
Grato
João Alberto Ribeiro
Membro SBED
Olá João!
Lhe passei um e-mail.
Abraços,
Marcelo Matos
Olá TEN. Alexandre
Muito obrigado pelas congratulações. A idéia do Blog é justamente trazer para o foco estes assuntos, muitas vezes confusos, que são importantes de serem debatidos.
Grande abraço,
Congratulaçoes pelo excelente blog e materia.
Concordo plenamente com voçe.
ALEXANDRE EDUARDO DE OLIVEIRA GOMES
OFICIAL DENTISTA DA PMMG
DOR OROFACIAL E DTM , MEMBRO DA LIGA DE DOR E CLINICA DE DOR DA UFTM