Durante minha última transmissão ao vivo, um usuário me perguntou: Existe cura para a DTM?
No vídeo abaixo eu busco explicar que é importante compreender que uma coisa é a Disfunção Temporomandibular e outra são os processos patológicos que afetam a ATM. Por isso mesmo, preferimos falar mais em controle do que cura. Explico com um exemplo: aqui em nosso site temos muitos casos onde demonstro que com o tratamento adequado atacando a causa do problema, atacando o processo patológico que afeta a articulação temporomandibular, e não apenas tratando os sintomas, fomos capazes de controlar a situação, recuperar disco, regenerar côndilo, etc.
Ou seja, são casos em que os sintomas simplesmente não existem mais. Assim, é possível dizer que não existe mais DTM em casos como estes, mas não dizemos que curamos o paciente dos processos patológicos, e sim, que temos sob controle, pois cada caso é diferente, cada causa é diferente e são muitas as variáveis envolvidas.
Confira minha breve explicação no vídeo abaixo. E não esqueça de curtir nossa página no facebook e nos seguir no Instagram para acompanhar mais explicações como estas.
Doutor boa tarde, estou com essa dor faz 1 semana por conta que fico estudando o dia todo muito estresse fiquei com a mão na mandíbula horas sem perceber pelo fato de estar focada nos estudos e tbm roroou unha mastigo tampinhas de canetas e começou a doer tem cura doutor ou vou ter que conviver com isso o resto da vida ? Obd desde já
Luana, antes de saber se tem cura é preciso saber o que você tem de fato. Outra coisa importante é que um episódio agudo como o que você relata, pode passar subitamente, sem que isso signifique que o problema sumiu. O melhor é procurar ajuda profissional para fazer uma avaliação. Se quiser entrar em contato, o WhatsApp é +55 71 9694-3298
Instagram: @marcelomatosatm
Olá, tudo bem? Tenho DTM desde os 14 anos de idade (hoje, tenho 20) e por falarmos em um certo tempo de disfunção em mim, ainda é possível falar em controle ou os sintomas terão permanência dado o tempo que já tenho?
Uma 2ª questão, doutor: preciso fazer uma cirurgia ortognática para corrigir o queixo que é um pouco retraído (classe II, se não me engano). Entretanto, ainda faço tratamento ortodôntico. Por isso, em que momento poderei me submeter à ortognática?
Olá Sérgio! Não tinha visualizado seu comentário…. Como já se passaram alguns meses, pergunto se você está bem e se já fez a ortognática. Caso ainda precise de ajuda, entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298.
Respondendo suas perguntas: 1) Sim, dependendo do diagnóstico é possível ter controle ou mesmo remissão total dos sintomas mesmo após longos anos de problema na ATM e 2) é muito comum que a classe II seja CONSEQUÊNCIA de um problema na ATM (precisaria investigar seu caso em específico), de modo que ao tratar corretamente a ATM ou a classe II é resolvida no processo ou ainda continua sendo uma classe II com necessidade de tratamento cirúrgico, mas que irá requerer uma movimentação muito menor das peças ósseas na ortognática, por vezes se resumindo à apenas uma mentoplastia.
Olá, fui diagnosticada com Dtm pelo raio x, uso a placa da myobrace, mas sinto que os dias que uso, meus sintomas pioram, muitos estalos no rosto, ouvido tapado, dor nas costas, pescoço e ombros, desequilíbrio no corpo, tonturas, cefaleia, dores na mandíbula….Tenho a mordida cruzada e escoliose, que passo devo prosseguir agora? tenho medo de ir no ortodontista e ele querer colocar aparelho fixo e piorar os sintomas ?
Grata!!
Rafaela, o principal passo a ser dado agora é o DIAGNMÓSTICO, pois a expressão “DTM” é genérica e muitos processos patológicos diferentes podem causar uma disfunção. Por exemplo, se houver um processo autoimune ou mesmo inflamatório subjacente ao quadro de DTM, qualquer tipo de placa passa a ser insuficiente. Além disso, a placa da Myobrace tem dimensões predeterminada que podem eventualmente funcionar em outra pessoa, mas não ser a sua necessidade. Caso deseje, você pode me mandar mais informações sobre seu caso, que vejo no que posso ajudar. Acesse o link: conte-me mais sobre você!
Boa noite,
não posso afirmar com toda a certeza que tenho DTM pois não fiz o diagnóstico, porém, tenho os sintomas da DTM, como por exemplo a mobilidade comprometida do maxilar e estalos na região da ATM do lado esquerdo do rosto, o que não sinto é dor, não ter dor pode ser uma chance a mais de obter a cura?
Vinícius, não ter dor é um indicativo de que a capacidade de tolerância do organismo, assim como a de reparo, ainda está dando conta de contrabalancear a situação e sim, costuma ser mais “fácil” o tratamento. Se te interessa esse assunto, entre neste grupo do WhatsApp que criei para orientar organizar os participantes do evento on-line sobre deslocamento de disco da ATM que irei fazer no dia 02.08.2022, terça-feira, às 20hs. Te aguardo lá!
Boa noite,
Fui diagnósticada com DTM a mais de 6 anos. Realizei artroscopia, artrocentese, artroplastia bilateral, além de várias aplicações de botox. Continuo com inchaço na fase , dores terríveis … O diagnóstico é sempre o mesmo dor crânio facial, apertamento dentário , e medicamentos antiinflamatórios ?.
Nana, você conseguiu encontrar tratamento e se está melhor de quando escreveu a mensagem para cá. Caso ainda esteja tendo problemas, entre em contato no WhatsApp( +55 71 9694-3298 ), pois talvez possamos ajudar.
Estou sentindo estalos no ouvido toda vez que engulo saliva ou bebo água até quando bocejo isso tudo acompanhado com dores de cabeça e zumbidos no ouvido isso é atm?
Sinto uma pressão no rosto, próximo ao ouvido como se fosse alguém me apertando ou me empurrando pro lado… Sinto dores na mandíbula acompanhada de tonturas , olho fica até um pouco caldinho… será que pode ser problemas de ATM?
Fui no otorrino por dores no ouvido, fiz ressonância e esta tudo bem, porem tenho mordida torta e muitas dores nos ouvidos…
Olá Patrícia!
Se a mordida está “torta” é preciso investigar se é um problema dos dentes apenas ou se das bases ósseas (os maxilares) que é, inclusive, muito comum. Neste caso, é pouco provável que não haja nada na imagem de ressonância magnética (IRM) da ATM, a menos que tenha feito IRM de outra estrutura da face. Conte-nos mais sobre seu caso no link: conte sua história
doutor bom dia, meu caso começou com uns incomodos na regiao da mandibula, e ia estalando sempre quando aparecia, depois veio um zumbido agudo, fui no otorrino e deu na audiometria uma deficiencia na frequencia 8mil, fui em um dentista e ele me passou uma plaquinha, constatou que aperto os dentes quando durmo, ate hj sinto alguns incomodos na mandibula e tb nos dentes, como se tivesse muito dente na boca, incomodos na regiao da mandibula. e o zumbido caminha aumentando, o que pode ser??
Matheus, zumbido é algo complicado de descobrir a causa e resolver o problema. Eventualmente pode estar relacionado à ATM e ao sistema mastigatório como um todo, mas é difícil estabelecer uma relação direta entre uma coisa e outra. Qual o seu diagnóstico da ATM?
Boa noite Dr, tenho a mordida profunda, e minha maxilar estrala quando como alguns alimentos e também meu ouvido fica zumbindo, gostaria de saber se isso são da mordida profunda ou se do atm.
Giovanii, a mordida profunda costuma ser uma sequela de alteração no crescimento dos maxilares, inclusive, como consequência de certas alterações patológicas na ATM. Como você relata estalos, é possível que haja sim uma lesão estrutural intra-articular.
Acesse o link a seguir e conte-nos um pouco mais sobre seu caso: Conte-nos sua história.
Boa tarde!!
Doutor Marcelo,
Tenho 53 anos. Há uns 2 meses estou com sintomas parecidos a os de DTM, mas até o momento não fui diagnosticado com DTM, apesar de já ter feito ressonância magnética da ATM, solicitada pelo Bucomaxilo. O Resultado mostrou disco na posição normal nas etapas doca fechada, entreaberta e totalmente aberta, com pequena luxação. Não há estalos nem dor ao abrir a boca e fechar a boca, apesar de que ocorre um pequeno desvio no maxilar inferior quando abro a boca. No entanto, quando abro a boca e forço o movimento do maxilar inferior para o lado direito, ou quando forço o maxilar inferior para trás, ocorre um enorme estalo (às vezes dois estalos consecutivos) e dor aguda atrás do ouvido, desencadeando sensação de nervos fora do lugar ou presos, às vezes irradiando para o queixo e cabeça num ponto pouco acima do ouvido. Às vezes a sensação é como se eu estivesse mastigando o nervo auditivo. Na última consulta ao otorrino foi-me passado exames de tomografia e ressonância de toda a face para averiguar o nervo trigêmeo. Pergunto: É este o caminho mesmo para o diagnóstico preciso?
Olá Elvis, sua queixa de sensação de “mastigar o nervo auditivo” não é das mais comuns em termos de ATM. No entanto, ao forçar a mandíbula, pode ocorrer um estiramento de certos ligamentos internos da ATM que costumam produzir dor em “fisgada” (talvez, como a dor aguda que você menciona) e sim, para investigar é importante proceder exames de imagem e saber interpretá-los!
Boa noite dr. Marcelo!
Há 3 semanas venho sentindo estalos na mandíbula e, consequentemente, dores quando abro muito a boca para mastigar algo. Tenho DTM? Caso a resposta seja afirmativa, tem cura sem necessária uma cirurgia?
Ainda não fui a nenhum especialista pela grande dificuldade em encontrar um, mas quando descrevo minha situação à recepcionistas de consultórios dentários me falam que tenho que procurar um especialista em ATM.
Jéssica, os estalos indicam, na maioria das vezes, problemas com os ligamentos que sustentam o disco articular e isso implica a presença de processo patológico da ATM, ou seja a artropatia. No entanto, se há a disfunção (a DTM), depende da presença de outros critérios como a presença da dor e alterações funcionais.
Se preferir, conte-nos mais sobre seu caso no link a seguir: conte-nos sobre seu caso!
Estou sentindo estalos quando engulo saliva ou bebo água até quando bocejo ….estou com zumbidos TB no ouvido isso pode ser atm?
Boa noite Dr. Marcelo!
Eu tive uma grande crise de ansiedade e depois disso senti dores no ouvido, fui no otorrino e ele examinou e disse que no ouvido estava tudo bem, me indicou para verificar a atm.
Fui a um dentista especializado em dtm, antes do diagnostico ele me pediu alguns exames RM e panoramica.
Na RM tive esse problema: Disco articular direito discretamente deslocado anterolateralmente, com
recaptura à abertura bucal.
Não sinto dores para comer e consigo abrir a boca normal, só sinto dores nos ouvidos.
O que acontece é que os dois ouvidos estão doloridos e o esquerdo as vezes dói mais que o direito e outra os meus ouvidos estão estalando demais até quando eu mexo a cabeça os ouvidos estalam.
Dentro do meu ouvido esquerdo senti uma pequena elevação no meato acústico externo, na parte da cartilagem, quando eu mexo com o dedo nessa elevação dói demais o meu ouvido. Não sei se essa pequena elevação é normal dentro do meato acústico externo até porque eu nunca tinha reparado nisso antes.
Alguns sintomas que você descreve me faz pensar que a ATM pode estar relacionada, mas as chances são que não seja o fator principal. Converse com seu otorrino sobre disfunção da tuba auditiva e a relação desta com problemas cervicais.
Whatsapp da Clinica:
+55 71 9 726-7171
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Me siga no Instagram!
Dr. Bom dia! Me equivoquei no meu comentário, na verdade sinto dores na frente do ouvido e não no ouvido.
Fiz o exame da tuba auditiva e está normal o exame.
Esses estalidos no ouvido tem alguma ligação com a atm?
Grato!
Hewerson, parte da musculatura que controla a tuba auditiva possui o mesmo tronco neurológico que alguns músculos mastigatórios, de modo que ao funcionarem mal por conta da ATM, ocorre um “efeito rebote” na tuba auditiva. No entanto, mesmo que reverta a situação da ATM, não há como prever a situação da tuba…
Dtm ou Atm pode trazer algum risco à vida? Ou terei uma vida normal?
Uma vez um paciente falou assim para mim: “Dr. Marcelo, essa ATM não mata, mas também não deixa viver…”
Ja fiz tratamento utilizado placas, usei Butox, mas agora os travamentos estão constantes. Ja não sei mais como proceder. Estou tendo dificuldade no trabalho por não conseguir conversar. E a mastigação está muito ruim
Se houver problemas próprios da ATM, ou seja, artropatia, é provável que placas oclusais comuns e botox não sejam o suficiente…
Entre em contato no Whatsapp da Clinica:
+55 71 9 726-7171
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Me siga no Instagram!
Quando a dtm è muscular apenas? Já usei placas aliviou muito pouco è fiz infiltração e aliviou muito pouco…Quais outros métodos?
Rodrigo, essa divisão em DTM muscular e articular não é bem assim, não… A DOR pode sim ser muscular, mas a disfunção é um pouco mais complexa.
Tipicamente, os músculos doem por estarem respondendo à demandas da articulação, dos dentes ou de problemas sistêmicos que afetem metabolismo e/ou integridade muscular.
Dê uma lida nestas postagens aqui:
http://www.patologiadaatm.com.br/dtm-muscular-vs-articular-diagnostico-sintomas/
http://www.patologiadaatm.com.br/tensao-na-face-e-o-diagnostico-de-dtm-muscular/