Com frequência recebo perguntas sobre dúvidas de internautas querendo saber se o tratamento ortodôntico ou uma placa resolve a “disfunção da ATM” ou se precisa fazer uma cirurgia. Algumas vezes já informam que a dor é insuportável e os remédios já não fazem mais efeito… Outras o internauta não tem dor (ou é de pouca intensidade) mas possui estalos, travamentos ou outros desconfortos. Portanto, decidi criar um tópico com uma resposta dividida em quatro itens que respondem boa parte dessas dúvidas: 1) o sintoma dor; 2) os danos às estruturas articulares e 3) as consequências e 4) as causas do problema.
1) A DOR
A dor é um sintoma subjetivo, que sofre influência de outras coisas, como o estresse, estilo de vida, variação hormonal, etc. Portanto a dor não é um sintoma muito confiável para saber se a ATM está com problema ou não. Por exemplo, uma pessoa pode ter uma lesão na ATM que no dia a dia ela nem percebe, mas quando o estresse aumenta, a dor aparece e ela pensa que é o estresse é causa, quando na verdade ele apenas faz os sintomas aparecerem porque já existe algum problema…
De igual maneira, melhorar a dor não é sinônimo de resolver o problema, que pode ficar “silencioso” , enquanto a doença da ATM, ou simplesmente artropatia (esse é o nome usado para identificar os problemas por trás da disfunção da ATM) segue avançando com mais lesões nas estruturas internas e mais consequências além da dor, que discuto nos itens seguintes.
2) OS DANOS ESTRUTURAIS
A ATM é um articulação que possui muitas estruturas internas como ligamentos, disco (algo comparável ao menisco do joelho), cartilagens e osso. Qualquer dessas estruturas que estejam danificadas podem e irão produzir alterações no funcionamento, na oclusão, bem como na estrutura da face. Alguns exemplos de danos estruturais são:
- deslocamento do disco com e sem redução;
- “desgastes”, que na verdade são reabsorções ou erosões da superfície dos ossos da articulação;
- processos degenerativos como as osteoartroses;
- deformidades e alterações de posicionamento do côndilo mandibular, dentre outros;
Com a presença desses danos é comum ocorrer alterações da simetria, sinergia e força dos músculos mastigatórios, modificações da mastigação, desequilíbrio das forças que ocorre sobre os dentes que podem resultar não apenas em dor, mas também em problemas no esqueleto da face, ou seja, problemas esqueléticos craniomandibulares que nos levam ao próximo item.
3) CONSEQUÊNCIAS ALÉM DA DOR
Há várias alterações da face produzida por problemas na ATM. Por exemplo, um processo degenerativo mais acentuado de uma lado que do outro, pode deixar o queixo torto para um dos lados. Um crescimento exagerado de um dos lados, também vai deixar o queixo torto para o lado oposto. Processos degenerativos em ambos os lados podem produzir a chamada “mordida aberta”. Deslocamento dos discos de ambas as articulações podem deixar o queixo menor e mais recuado que a arcada superior. Várias dessas lesões combinadas podem produzir travamentos da mandíbula, desconfortos diversos e dificuldade de mastigar, luxação (a famosa “queda do queixo”).
Como se não bastasse, todos esses problemas são percebidos pelos “sensores” do sistema nervoso central, presente nas ATM´s, nos ligamentos que sustentam os dentes nos maxilares ( e também na mucosa da boca e na língua ) e podem produzir os mais diversos fenômenos, desde alterações musculares até irritação em diferentes áreas do cérebro importantes na regulação da dor, do humor e da emoção. Todos esses problemas são estudados e entendidos dentro de um contexto de neurofisiologia.
4) AS CAUSAS
Essas lesões estruturais podem ser causadas por diferentes fatores, como traumatismos, doenças sistêmicas, infecções, certos problemas dentários, dentre outras coisas que precisam ser investigadas, pois é esse tipo de informação que permite ao dentista saber como deverá ser planejado o tratamento do paciente, de maneira específica para um determinado tipo de artropatia.
JUNTANDO TODAS AS PEÇAS
TRATAMENTOS PARA A DOR – Agora fica fácil de entender que um tratamento que se concentra apenas em aliviar a dor, seja por acupuntura, psicologia cognitivo-comportamental, medicamentos para a dor, hipnose, exercícios forçados com a mandíbula, compressas térmicas (gelo, calor), etc. , atuam apenas no ALÍVIO dos sintomas, ou seja, é paliativo. Não corrige os danos estruturais, não corrige as consequências além da dor, nem tampouco atua na causa do problema. Isso não quer dizer que essas técnicas não possam ser usadas, sim elas podem. Mas utilizar somente esse tipo de técnica, pode gerar um mascaramento do problema real e deixar o paciente subtratado. Esses recursos são excelentes como terapia auxiliares.
ORTODONTIA e REABILITAÇÃO ORAL – O uso de aparelho ortodôntico pode
alinhar os dentes ESTETICAMENTE, mas não atua nem no sintoma dor, nem na correção dos problemas estruturais da ATM, nem na causa, mas podem atuar em algumas das consequências e o mesmo vale para próteses e implantes. Quando eu digo que não atua nem nas causas, sempre me perguntam se ao melhorar a mordida (a oclusão como os dentistas costumam chamar) as causas dentárias que mencionei anteriormente no item 4 não seriam também resolvidas? Bom, a resposta é: NA MAIORIA DAS VEZES NÃO! Pois a ortodontia e a reabilitação oral corrigem a oclusão baseadas em conceitos gnatológicos que não representam o estado de saúde da ATM. Sim, sei que muitos dentistas afirmam que ao corrigir a mordida ou colocar as próteses, muitos pacientes melhoram e isso é real. Eu concordo, em parte, com isso. Melhoram sim, mas melhoram por quê? Geralmente, como o dentista não tem recursos para medir o efeito biológico e funcional da ortodontia e da prótese em um paciente em específico, essas melhoras ficam mais ou menos ao acaso. Além disso, essa alegada melhora é da DOR, ou seja, do sintoma subjetivo que pode melhorar por outras razões, como remissão espontânea, regressão à média, flutuação da dor, mudanças no estado de humor e ansiedade, etc. Assim, ao fechar uma mordida aberta, ou corrigir uma mordida cruzada, ou construir próteses bem feitas, o dentista pode alinhar melhor os dentes e deixar a face mais harmônica e bonita e algumas vezes a dor pode até sumir temporariamente, Mas sem saber qual a causa original do problema e os efeitos funcionais, a artropatia pode seguir avançando e voltar a provocar as mesmas consequências, que é o que chamamos de recidiva. Na ortodontia essa recidiva é muito comum, por exemplo, nas mordidas abertas, pois os côndilos podem seguir degenerando e voltam a tirar os dentes do lugar e na prótese, quando o paciente quebra seguidas vezes as peças protéticas, os dentes artificiais, ou mesmo passam a desgastar e destruir, involuntariamente, todo o trabalho feito.
CIRURGIA DA ATM E ORTOGNÁTICA
A cirurgia, tenta corrigir os danos estruturais articulares e também atua nas consequências esqueléticas craniomandibulares, mas não atuam nem causa nem no restabelecimento neurofisiológico da ATM. Também, salvo a artrocentese, as cirurgias de ATM não atuam no controle do sintoma dor. Assim, sem saber o que causou a artropatia, aumenta-se o risco de ocorrer sequelas ainda mais complicadas que o problema original. Imagine, operar uma ATM cuja origem do problema é uma condição autoimune… Por mais que corrija, a situação não irá se manter, pois existe um questão de ordem médica que precisa ser tratada. Basta ver postagens aqui no blog que abordam essas questões:
- A jornada de Abby, uma americana que já passou por muitas cirurgias e resolveu colocar a história dela em um blog.
- Há também a Marilac que postou uma história impressionante aqui no blog
- O posicionamento do próprio FDA americano (que é mais ou menos como nossa ANVISA) emitindo um parecer por conta da quantidade de problemas com prótese de ATM… Enfim, infelizmente essa é uma realidade.
O QUE FAZER?
Bom, aqui vai depender da formação de cada profissional. As recomendações internacionais são sempre no sentido de realizar um diagnóstico diferencial e tratar da forma mais conservadora possível para cada caso. Para isso, existem profissionais que passaram por especialização em DTM e dor orofacial e atuam baseados nas escolas biopsicossocial e multifatorial, bem como há aqueles que optaram por fazer uma formação em patologia da ATM, que é o caminho que sigo.
Nesse tipo de abordagem, primeiro se realiza uma identificação das lesões estruturais, se faz uma avaliação da extensão dessas lesões bem como o quanto elas afetam o funcionamento muscular, a cinemática mandibular, os ciclos mastigatórios, a relação das lesões com os sintomas apresentados, investiga-se também as causas desses danos estruturais, bem como a diferenciação com relação a outras doenças que podem estar misturadas ao quadro e, por fim, se estabelece o plano de tratamento que irá atuar em todas essas questões de maneira a trazer saúde e restabelecer a neurofisiologia.
Em uma próxima postagem, irei abordar um pouco mais o diagnóstico e tratamento das artropatias temporomandibulares que estão por trás das disfunções da ATM.
Olá dr.
Primeiramente parabéns pelo seu trabalho, ele é singular.
Sou engenheiro então vou simplificar minha história
Tenho 36 anos
Sempre ti e dores nas costas e pés, encara a normalmente com exercicios
Há dois anos sofri um pouco com o qradril…fiz exames e tenho artrose…até então normal para mim
há 4 anos tive um travamento na boca fui ao dentista e ele disse para tirar os 4 cisos…tirei um dos dentes estava na horizontal foi uma experiência horrível
No início do ano passado comecei a fazer mestrado e fi ar muito tempo sentado na frente do computador…comecei a sentir dores de cabeça e fotofobia…fui ao neuro e ele mandou tomar miozan…melhores mas a fotofobia contínuo
Nós últimos três meses as dores de cabeça passaram mas cone ei a sentir dores de ouvido..principalmente quando como carne ou falo demais
Comecei a sentir zumbido no ouvido direito e Fonofobia
Agora ficou horrível pq estou com dores na nuca e pescoço, ombro, trapézio…tudo duro.
Fui na mass odontologia a qui em ctba mas o especialista da ATM disse q tinha q aplicar butox, fazer a placa e fazer infiltração de analgésico….queria me cobrar três mil reais…pediu os exames mas disse q eram só complementares
Achei um absurdo e fui em outro especialista do plano odontológico …não fiz exames mas fiz a placa de silicone…acho muito mal feita e acho q não está funcionando
Nós últimos dias fui no ortopedista q pediu um em da cervical….ainda não peguei o resultado
Eu li e verifiquei que minha língua tem marca dos dentes
Já fui no neuro q mandou tomar amytril..mas não tenho depressão..tomei uns dias mas não resolveu nada
Gostaria de saber sua opinião…estou disposto a ir até você se necessário.
Deus te abencoe
Olá Emerson
Pela sua descrição, me parece haver alguma condição de base favorecendo o aparecimento de danos em várias articulações e isso precisa ser estudado. A ATM é provavelmente mais uma “vitima” dessa condição de base, assim como a artrose no quadril. Isso faz com que seja necessário avaliar quais são os danos reais das estruturas internas da ATM e, em seguida, o impacto funcional para saber se justifica os demais sintomas que você menciona como o travamento e a dor de cabeça.
Já o zumbido, a fotofobia e a fonofobia são sintomas que embora possam ter alguma relação com a ATM, especialmente pelas relações neurológicas, são mais prováveis de terem origem em outras questões, às vezes, tendo a ATM apenas como um agravante.
A língua marcada dos dentes tem uma associação com a falta de espaço, mandíbula pequena, ronco e apneia, que de certa forma, também podem ter uma relação com a ATM.
Então, o correto é uma avaliação da ATM, do sono e uma avaliação da tua saúde sistêmica de maneira integral, apara só depois decidir o que fazer.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Dr.
Estive pesquisando sobre disfunções na ATM/Oclusão e seus reflexos na biomecânica corporal. Atualmente sofro com espasmos limitantes no pescoço, assim como dor na coluna cervical e lombar.
Vejo que alguns teóricos e ortodontistas direcionam seus trabalhos baseados em terapias GNATONEURAIS, estabelecendo em alguns casos uma profunda relação entre DTM e doenças do trato musculo-esquelético, como a FIBROMIALGIA e as LER/DORT.
Consultei com alguns especialistas em minha região sobre a possibillidade de uso da placa miorelaxante na ARCADA INFERIOR, conforme casos de sucesso do Dr. Gary Demerjian (tmjconnection.com). Notei certa resistência dos profissionais quanto a essa possibilidade, pois segundo os mesmos, o uso deve ser feito na arcada superior por motivos x, y e z.
Gostaria de ouvir sua opinião sobre o assunto, pois já estou tratando dessas dores há algum tempo e pretendo fazer nova tentativa nessa área de atuação.
Muito Obg.
Falo de Brasilia, DF
Caio, a relação entre certas condições espasmódicas e disfunção da ATM realmente existe mas não é uma coisa “matemática” não. Em privado, te envio um link para que veja um caso de espasmos mandibulares incontroláveis que reduziam bastante ao posicionar a mandíbula com base na descompressão da ATM.
Mas cuidado, pois há quem faça um certo exagero, mostrando casos de espasmos que cessam como um passe de mágica ao colocar um dispositivo e isso não é bem assim…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde, estou tratando meu problema de atm aqui em porto alegreve com a dra lidia, caso eu possa passar para segunda fase que a colocação do aparelho você acha que seria viável a colocação do aparelho de safira? Ele teria o mesmo efeito dos convenacionais? Por favor me de sua opinião. obrigada
Mariana, converse com a Dra. Lídia pois cada ortodontista tem suas preferências quanto a brackets e outros componentes ortodônticos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá doutor. Fui diagnosticada com DTM há alguns meses. A RMN que fiz, mostrou deslocamento de disco na articulação esquerda e rompimento de disco na articulação direita e como resultado disso, facetamento dos ossos. Tinha estalidos do lado direito e agora, depois do tratamento comecei a ter do lado direito também. O especialista indicou uso de ortese reposicionadora e depois de todas as avaliações e ajustes feitos, indicou o uso de aparelho fixo com elásticos para “puxar” os dentes superiores e inferiores, que segundo ele, ficaram retraídos em função do apertamento dos dentes. Estou um pouco receosa quanto a este tratamento. Seria mesmo necessário o uso de aparelho ortodôntico para tratar o problema?
Correção: tinha estalidos do lado esquerdo e comecei a ter do lado direito após o início do tratamento
Polyana, via de regra a ortodontia só deve “entrar na jogada” quando o problema da ATM já está solucionado ou controlado e apenas se deseja colocar os dentes em um posição estética ou mais favorável. A ortodontia em si NÃO trata o problema da ATM.
Veja aqui: Ortodontia: o que ela faz e não faz por sua saúde
Atenciosamente,
Marcelo Matos
novo site: DTMnuncaMais.com.br
Retificação de suas vertentes anteriores de cabeças condilares, notando-se leve edema ósseo e pequeno foco cístico subcortical na cabeça condilar direita que mede cerca de 0,2cm.
eu fiz uma artroscopia com cortisona faz 1 mes as dores melhoraram só que acabei de fazer uma ressonancia da cervical q acusou
Retificação de suas vertentes anteriores de cabeças condilares, notando-se leve edema ósseo e pequeno foco cístico subcortical na cabeça condilar direita que mede cerca de 0,2cm.
OU SEJA TENHO DORES TERRIVEIS Q CONFUNDEM COM ATM, VOU COMEÇAR FISIOTERAPIA MAS NÃO SEI SE ISSO É ACONSELHAVEL ´POR FAVOR ME AJUDE
NÃO PASSO UM DIA SEM DORES AS X ME FORMIGA O ROSTO OS BRAÇOS A SOLA DOS PÉS PRECISO DE AJUDA ME DOEM OS MUSCULOS DAS COSTAS
HELI BIRGEL NÃO CONSIGO ENVIAR AS IMAGENS DE RESSONANCIA
Bom dia Dr Marcelo,
Descobri que tinha problemas da atm em 2006 qdo tinha 23 anos com dores típicas de quem tem esse problema, hoje tenho 29 anos e os estalos e tensão persistem em me aterrorizar, não com as dores frequentes de antes, mas sinto que minha arcada dentária não se encaixa bem. Já fiz tratamento com aparelho ortodontico e logo depois fiz a instalação de um implante dentário, pois segundo o cirurgião dentista, o que causava as dores, problemas de oclusão e arcada torta, ocorreu devido a falta de um dente. Atualmente faço uso de ansioliticos para amenizar tais sofrimentos alem da depressão.. Em março retornarei com o cirurgião para fazer a manutenção do implante. Já não sei mais o que fazer, porque já gastei muito dinheiro e parece que isso nao vai ter fim. Farei uma ressonancia em breve indicada por um outro cirurgião da atm. Obrigada desde já.
Olá Rafaela
Mesmo tratando com aparelhos ortodônticos e implantes ou mesmo se aventurando com alguma cirurgia, o problema na ATM pode persistir caso não seja feito primeiro uma investigação da causa e o tratamento seja orientado em função disso. Tenha em mente que existem muitas doenças próprias da ATM que ocorrem independente da situação dentária (oclusal).
Em que cidade você está?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novo site: http://www.dtmnuncamais.com.br
Moro em belém Pará, Dr.Marcelo. Os problemas persistem, e só de um lado na qual sinto o estalido. Tenho tido dificuldades até para engolir. Notei umas dores na costa em direção ao pescoço, além do cansaço para mastigar, contudo, ja sentia isso bem antes do tratamento. É desesperador, Dr! Mas vou ler o assunto do novo site.
ATT. Rafaela
Obs: além do estalido, sinto também deslocamento frequente e uma certa pressão no maxilar.
boa tarde dr!
tive dois travamentos da minha boca em apenas uma semana ,desde então sinto muita dor na face dificuldade pra mastigar e zumbidos orriveis no ouvido fui ao buco e ele min mandou pra um dentista colocar uma placa sem min esplicar que é isso ,estou aflita pois dependendo do sus n tenho previsão pra esse atendimento com o dentist o senhor pode min esclarecer o que é esa tal placa ? ficarei grata
Betânia, leia esse tópico aqui que talvez fique mais claro:
Placa miorrelaxante, placa de Michigan, placa estabilizadora e disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite doutor, tenho 20 anos e uso aparelho fixo a quase dois anos, fui diagnosticado com mordida profunda, tenho o queixo pequeno, o dentista disse que pela idade só daria para melhorar a mordida, no começo foi tudo uma maravilha, muitos resultados, até mesmo meu rosto deu uma melhorada, mas depois de 1 ano de de aparelho o tratamento deu uma grande estagnada, ficou uns 6 meses no mesmo lugar, 6 meses sem trocar fio e usando elástico nos mesmos dentes, sempre senti um leve pressão no lado esquerdo do rosto, com o inicio do tratamento essa dor foi amenizando e parecia que ira sumir, porem com o avançar do tratamento ela foi voltando e muito mais forte do que antes, sempre passava o acontecido ao dentista e o mesmo sempre desconversava, por motivos particulares tive que trocar de cidade e consequentemente de dentista, logo na primeira consulta já avisei sobre o desconforto, depois de uma serie de exames o mesmo me disse que poderia ser sinusite, porem aquilo não me convenceu nem um pouco e cada vez as dores aumenta mais, é uma pressão na parte esquerda da face, tanto na parte inferior e superior, como já relatado o lado esquerdo do meu rosto é um pouco menor que o lado direito, meio torto, com o uso do aparelho deu uma melhorada, mas ainda da pra notar a diferença, queria uma opinião do doutor sobre quem procurar, pois todos os dentistas que vou não dão importância para esse problema, desde já muito obrigado!
Henrique, verifique com um especialista em DTM se você não está desenvolvendo um problema em suas ATM, pois como elas servem de apoio para a mand´bula se articular com o crânio, quando algo acontece, aparecem essas discrepâncias entre os lados da face.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr…
Meu nome é lucas tenho 16 anos, o seguinte,
quando estou comendo alguma coisa o lado esquerdo do meu maxilar começa a estalar,
e do nado do lado direito incha uma bola, e no osso perto da orelha quando faço o movimento de abrir e fechar a boca parece que ele sai do lugar,e fica um buraquinho, o que pode ser ? me manda via email
Lucas, o que você descreve são sinais de problemas internos da ATM. Procure um especialista em DTM pois isso precisa ser pesquisado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Boa Noite Dr.
Faz uns anos que eu tenho um problema no maxilar esquerdo, ele sempre estala forte quando eu mastigo e quando abro a boca. Mas como os primeiros sintomas que eu tive foram problemas, como: enxaqueca, zumbido no ouvido, sensação de pressão nos olhos, flashs permanentes na visão, visão embaçada e tontura, resolvi procurar um oftalmologista e um neurologista, mas nada de errado foi detectado… Outro dia vi uma reportagem no programa “Bem Estar” sobre desvio da atm, uma moça tinha sintomas parecidos com o meu, foi aí que descobri que esse pode ser o problema que eu tenho. Eu queria saber se esse problema na minha visão pode ser mesmo desvio de atm, o que eu devo fazer e qual médico eu devo procurar
Desde já, Obrigado!
Edmo, alguns dos sintomas que você descreve como os estalos e a sensação de pressão nos olhos são bem comuns nas disfunções da ATM, no entanto, os sintomas visuais e neurológicos que você descreve não são típicos. Isso não quer dizer que não estejam relacionados à ATM (talvez agravados) mas precisa ser feita uma avaliação muito cuidadosa por um especialista em DTM para se ter certeza do que é da ATM e do que não é…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Olá! Tenho todos os sintomas de ATM, Procurei alguns médicos e os mesmos confirmaram ser ATM, Há 3 anos. Indicaram a fisioterapia como forma de tratamento,más a mesma me causava mais dores, depois que parei a fisioterapia senti que aliviou um pouco, más de um tempo para cá vem piorando as dores, antes doia ás vezes; agora tem um agravante a mais sinto dores constantes ao abrir e fechar a boca, isso depois de começar a nasçer os dois dentes sisos inferior e superior do lado das dores. Gostaria de saber se eles estão influenciando? Além disso, Um lado do meu rosto apenas estrala, já o outro não estrala, más doí e é um pouco mais largo, maior que o outro, Gostaria de saber se essa deformidade pode aumentar com o tempo? Tenho 16 anos, os médicos disseram que uma cirurgia não seria recomendado, pois os meus ossos ainda estão em desenvolvimento, tem alguma coisa haver? O Senhor recomendaria a cirurgia?
Letícia, pelo que você descreve deve haver lesões internas na ATM que precisam ser investigadas. Fisioterapia é muito bem vinda na maioria dos casos, mas a depender dos danos nos ligamentos e disco, manobras onde a mandíbula é manipulada podem ser inapropriadas. Procure um dentista que explore a situação interna da ATM para só depois planejar o tratamento.
O siso só tráz problemas quando está inflamado…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Dr Marcelo..
Sou de Recife e tenho 22 anos.
Há um ano atrás mais ou menos vim fazendo um exercícios no maxilar elevando a mandíbula e empurrando a mesma, principalmente na parte direita do maxilar, pois achava que era menos desenvolvida que a do lado esquerdo e achava meu rosto um tanto desarmônico e muito fino….então depois de alguns meses vim notando alterações muscular na face e o estalo do lado direito ficou bem mais intenso e alto. Fui pra dentista e quando eu abri a boca ela disse: sua articulação tá bem desgastada… passou a apenas uma radiografia que diagnosticou:
-projeção dos condilos mandibulares sugere esclerose subcondral, se for sintomática complementar com tomografia de feixe cônico .
-hiperexcursão dos condilos , vista de boca aberta.
Marcelo ela viu e disse apenas que iria usar aparelho e depois uma placa…. Ela fez pouco caso da minha situação, sendo que eu não disse a ela o que causou o desgaste, mas vou ter que dizer.
Marcelo o estalo é só do lado direito, o qual já tinha antes mas bem leve e discreto, e não era direto. Apesar de não impedir que eu abra a boca e não tenho dores… sendo que quando eu abro e fecho direto dói um pouco… tenho notado também um certa diferença no encostamento dos meus dentes. Marcelo tô muito tenso e nervoso por isso..
o senhor conhece algum profissional aqui em Recife que possa me ajudar??
Flávio Cavalcanti, os estalos indicam provável problema com os ligamentos que resultam em um posicionamento inadequado do disco e como a ATM é a base deposicionamento da mandíbula, pode haver sim mudança na posição dos dentes.
O correto é investigar mehor a ATM e só aí definir o que fazer.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Olá Doutor
Há 5 anos meu maxilar travou pela primeira vez. Eu estava mascando um chiclete na escola e ele travou do nada, não sentia dores, apenas travou, fui a uma dentista a qual me falou que eu deveria usar um aparelho fixo comum, o maxilar destravou e eu não fui atras de nenhum dentista, dois anos depois começaram os estalos e eu fui a uma dentista a qual também me falou que eu deveria usar um aparelho fixo e me disse que eu tinha um problema na atm (porque eu chupava o dedo quando criança e isso deixou meus dentes um pouco pra frente), ela disse que essa era a causa dos estalos, passei mais dois anos usando o aparelho e nesse tempo meu maxilar voltou a travar, ela tirou o aparelho e me disse que só era necessario usar o aparelho mével,só hoje vim descobrir que sofro de bruxismo (descobri por conta própria, pesquisando) hoje não trava mais mais todas as vezes que abro a boca o lado direito estala e se eu comer muito doi, o SR. acha que no meu caso é necessario cirurgia ?
obs. sinto muitas dores de cabeças
desde já agradeço.
Teodora, são muito pouco os casos que precisam de cirurgia e,pelo que você descreve, o mais provável é que hajam danos articulares sim, mas de baixo risco cirúrugico. Entretanto para ter certeza e saber se precisa ou não da cirurgia é preciso uma avaliação detalhada.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Boa noite dr
Meu maxilar do lado esquerdo estala muito. As vezes sinto travar e de um tempo pra cá tenho notado meu rosto torto. Parece q além do queixo sinto diferença na altura da sombrancelha. Isso pode ser decorrente de ATM?
Existe algum tratamento para isso que não seja cirúrgico?
Sim, Andressa, podeser por conta de alguma alteração nas ATM.
Sim. Na maioria das vezes o tratamento não é cirúrgico.
Veja aqui: http://www.patologiadaatm.com.br/tag/depoimento/
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Dr. Marcelo antes de agradecer pela atenção peço primeiro muito dela! Então Dr., tenho 30 anos á 13 anos que convivo com uma espécie de aperto pressão muito forte na região do meu maxilar inferior esquerdo essa agonia nunca passa na realidade aprendi a conviver com este problema e não existe nem um tipo de remédio que eu tome que diminua a sua intensidade quando a mesma fica mais forte , passei por um tratamento de usar uma placa dentária mas de nada serviu , até tratamento com psiquiatra fiz pois segundo médicos isso era da minha cabeça e cheguei a certo ponto em acreditar que não poderia ser possível só poderia ser da minha mente , inconformado ainda busquei tratamento ao primeiro encontro com um médico de pescoço e cabeça de cara me falou que era uma tal de síndrome de eagle e só cirurgia resolvia fiz os exames para comprovar tal problema embora dando negativo para a doença o médico decidiu em fazer a cirurgia , concluindo já faz oito anos que fui operado e nada adiantou por favor me de uma luz já não estou mais conseguindo suportar essa fadiga que tanto me atormenta no meu dia a dia . Obrigado pela sua atenção .
Dr. Marcelo antes de agradecer pela atenção peço primeiro muito dela! Então Dr., tenho 30 anos á 13 anos que convivo com uma espécie de aperto pressão muito forte na região do meu maxilar inferior esquerdo essa agonia nunca passa na realidade aprendi a conviver com este problema e não existe nem um tipo de remédio que eu tome que diminua a sua intensidade quando a mesma fica mais forte , passei por um tratamento de usar uma placa dentária mas de nada serviu , até tratamento com psiquiatra fiz pois segundo médicos isso era da minha cabeça e cheguei a certo ponto em acreditar que não poderia ser possível só poderia ser da minha mente , inconformado ainda busquei tratamento ao primeiro encontro com um médico de pescoço e cabeça de cara me falou que era uma tal de síndrome de eagle e só cirurgia resolvia fiz os exames para comprovar tal problema embora dando negativo para a doença o médico decidiu em fazer a cirurgia , concluindo já faz oito anos que fui operado e nada adiantou por favor me de uma luz já não estou mais conseguindo suportar essa fadiga que tanto me atormenta no meu dia a dia . Obrigado pela sua atenção , e aguardo resposta quando possível .
Marlon, sua queixa não é muito típica de disfunções da ATM, que é onde eu poderia lhe ajudar, mas não é impossível… Já vi e tratei casos de DTM cujos sintomas eram difíceis de acreditar, mas é sempre mais complicado quando as características fogem ao “problema padrão”.
Bom, eu gosto de “casos-desafio” e se você tiver disponibilidade de vir a Salvador, eu poderia verificar se é algo que posos ajudar ou não.
Acesse o novo site e caso decida vir, faça o cadastro.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Boa tarde DR!
Inicialmente, muito obrigrada por nos ajudar!!!
Meu caso é o seguinte… o lado direito do meu maxilar estala sempre, isso incomoda bastante, mas o que está me deixando preocupada é que estou sentindo uma sensação de pressão na testa… sinto como se ela ficasse franzida, entende?! No final do dia estou esgotada!!! é um incomodo terrivel que se estende tb ao nariz e em volta do meu maxilar.
O que devo fazer?
Grata
Flávia, em princípio, não é um sintoma típico de DTM não, mas é possível de ocorrer. O primeiro passo é avaliar suas ATM e também os seios paranasais, que são espaços cheios de ar dentro dos ossos. Quando se inflamam podem dar uma dor de pressão ou peso em áreas como a maçã do rosto e a testa. Procure um dentista especialista em ATM que faça uma triagem e se necessário, te encaminhe a um otorrino.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor,estou extremamente procupado.Eu uso aparelho a mais ou menos 2 anos e meio e nunca tive problemas.Porém,a 2 meses,a minha dentista recomendou que eu usasse elásticos para modificar minha mordida,entrando assim na fase final do tratamento.Ok,comecei a usar,porém notei que depois disso,comecei a ter estalos na parte direita da minha face,bem na parte da mandíbula mesmo e também diversas vezes travando minha mordida também.Não chego a sentir dor,mas isso está piorando muito minha qualidade de vida.Estou com um pouco de medo.Eu vou procurar ajuda médica,mas o senhor acha que eu posso acabar tendo sequelas?E qual o tratamento indicado?Isso está ligado a DTM ou pode ser algum outro problema,como o elástico,e nesse caso,recomenda q pare de usa-lo ?Obrigado desde ja.
Gabriel, muitas coisas diferentes poderiam explicar a situação. Eis porquê é preciso ir a um especialista em DTM ou com formação em patologia da ATM, por exemplo: o aparecimento dos estalos na ATM pode ser apenas uma coincidência com a fase do tratamento ortodôntico ou pode ser que, de fato, os elásticos tenham contribuído. Isto acontece quando os elásticos forçam a mandíbula a um posicionamento que pode parecer adequado para a ortodontia, mas não o ser do ponto de vista do “conforto” da ATM. Converse com seu dentista e peça a ele(a) uma indicação de especialista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Obrigado pela resposta,já procurei um especialista.
Caro Dr. O aparelho Planas pode promover a remodelação óssea da atm do adulto em caso de dtm?
Seja Planas ou outro aparelho ortopédico funcional (AOF), se provocar uma mudança de posicionamento da mandíbula (que é basicamente uma premissa para ser chamado de dispositivo “ortopédico”), pode sim provocar remodelação no côndilo. Agora para saber se essa remodelação é favorável ou está na contra-mão da necessidade da ATM, só averiguando sob quais critérios a posição da mandíbula foi modificada. Na ortopedia funcional dos maxilares, geralmente se usa uma mordida construtiva baseada em parâmetros dentários (oclusais) e esqueléticos, já nos tratamentos das artropatias temporomandibulares, como preconizado na escola de Patologia da ATM, os parâmetros são neurofisiológicos, monitorados por testes clínicos específicos e a remodelação e demais características associadas são também monitoradas por exames de imagem, especialmente a ressonância magnética. Aliado ao diagnóstico diferencial, é isso que permite a recaptura de disco articular, a regeneração de côndilos com grandes erosões ósseas e até mesmo a regeneração do osso medular do côndilo, como a que apresentei na palestra on-line que fiz via Google Hangout em fevereiro.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doutor,
Eu fiz tratamento ortodôntico durante anos e cirurgia ortognática de maxila, mandíbula e mento.
O retrognatismo melhorou, mas percebi que a face ficou com desvio. O cirurgião disse que o desvio já existia, só ficou mais evidente ao trazer a mandíbula para frente.
O septo também ficou desviado, assim como o queixo, não sei se já era assim e eu não percebia.
O fato é que sinto que os problemas de ATM também se agravaram. Sinto estalos e deslocamentos maiores que antes, assim como uns barulhos no ouvido de vez em quando e desgaste dos dentes. Lembro que senti dores fortes no ouvido no meu pós operatório da ortognática.
Minha pergunta é: será que devo mexer ainda mais nisso? Pois foram cerca de 20 anos de tratamento.
Pensei em corrigir o desvio de septo e, quem sabe, fazer uma bioplastia na mandíbula, para disfarçar o desvio. Acredito que os problemas que tenho com a ATM terão que me acompanhar pela vida..
Ana, acontece que boa parte dos casos que possuem retrognatismo são em realidade já sequelas de alterações na ATM. quando isso acontece, a ortognatica é feita tratando apenas a sequela, sem corrigir a causa. Aliás, algumas vezes até re-ativando as lesões “antigas” da ATM. Não que a ortognática não possa ser feita, pelo contrário é uma cirurgia muito útil em várias circunstâncias, mas é preciso que os problemas da ATM, estejam resolvidos ou, no mínimo, controlados. Senão as chances de algo como isso acontecer aumentam: Cirurgia ortognática – devo fazer?
Entretanto, é importante que saiba que existem outras formas de tratar os problemas da ATM, veja a palestra on-line que fiz há algum tempo e lida com o tema do diagnóstico diferencial e exemplifica com um caso de tratamento: palestra on-line
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doutor. Tenho 26 anos e comecei um tratamento de DTM qdo tinha 15 anos mas não continuei… De uns meses pra cá meu maxilar ta sempre travado, não consigo abrir a boca nem na hora de escovar os dentes, na hora de cuspir sinto dores. E tem hora que no rosto próximo ao ouvido fica fundo,um buraco visível,rosto deformado… tô sentindo mtas dores e mandaram eu procurar um ortodontista mas tenho medo de ir, travar de vez e não conseguir resolver. Fora que um profissional dessa área um bucomaxilofacial é mto caro. 250.00 só pra fazer uma avaliação…. 🙁
Thamyris
Ortodontia não é a especialidade que trata problemas da ATM…
Quanto ao valor ser “caro” tenha em mente que tudo na vida tem um custo. Todo trabalhador brasileiro tem um valor que ele(a) cobra por hora trabalhada, seja ele(a) um assalariado ou um profissional autônomo.
Para um indivíduo formar em odontologia, se especializar, pós-graduar, se aperfeiçoar, etc, há um custo imenso. Em realidade um investimento de uma vida na própria carreira escolhida e, esse investimento, só será reavisto se o profissional cobrar pelo trabalho dele…
A avaliação é a parte MAIS IMPORTANTE de todo o processo de diagnóstico e tratamento de seu problema, assim ela só será “cara” se não for bem feita ou se você não a valorizar.
Se for bem feita, bem detalhada, investigativa, se você a valoriza dando a devida prioridade aos exames, data de retorno e outras coisas que o profissional te solicite, então pelo valor que você mencionou ela passa a ser muito barata…
Vejo as pessoas gastarem esse valor que você menciona com cortes e penteados no salão de beleza e não achar caro… gastar com festas do Chiclete com Banana, abadá de carnaval… e não achar caro; mas um investimento em sua saúde odontológica é caro???
É hora de definir suas prioridades.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr, por que o senhor diz que aparelho ortodôntico não corrige atm??? Tratei com uma doutora que seguia a mesma teoria que a sua e minha dor só piorava porque ela não deixava usar aparelho e nem fazer cirurgia. Eu sempre li isso aqui e tirei meu aparelho acreditando na sua teoria. Mas minha dor só piorava e coloquei de novo o aparelho. Minha atm está bem melhor!!! Conheço o caso de muitas pessoas que se curaram com o aparelho ortodôntico! Essa placa só resolve em casos de bruxismo! Você também é contra cirurgia, mas a artroscentese e artroscopia pode livrar o paciente dessa dor insuportável! Vejo esses relatos e fico triste porque os especialistas como o senhor diz que não é pra operar e também não é pra colocar aparlelho. Por isso essas pessoas sofrem tanto… Só deixo uma dica pra vcs: consultem um ortodotista e se curem desse inferno!!
Renata, porque simplesmente não trata DTM. E não sou apenas eu que digo isso não, a própria literatura científica afirma isso, veja a conclusão de uma pesquisa de revisão publicada numa importante revista científica de ortodontia no ano passado:
Relação entre desordens temporomandibulares e ortodontia: revisão de literatura
Dental Press J Orthod. 2013 Jan-Feb;18(1):150-7.
“Conclusão: (…) estudos de acompanhamento de longo prazo concluiram que tratamentos ortodônticos não previnem nem são uma opção para tratamento de DTM”
Se você colocou aparelho e a dor passou, ótimo! Bom para você. Mas tenha em mente que pode ter sido uma remissão espontânea da dor, uma regressão à média, isto é, quando a flutuação da dor retorna a um ponto de “base” logo após um período de crise, ou até mesmo um acerto eventual da ortodontia que, ao mover seus dentes, colocou eventualmente sua mandíbula numa posição de conforto. Mas saiba que isso não é necessariamente reprodutível para outros pacientes. Aliás, não é o que acontece para a maioria das pessoas que tenta tratar com ortodontia.
Ainda assim, mesmo que a dor tenha melhorado, não quer dizer que o problema da ATM tenha sido resolvido. É muito comum a dor sumir por um tempo enquanto o processo patológico continua progredindo em silêncio. Na dúvida, basta pedir a sua dentista para fazer uma ressonância da ATM pós ortodontia e verificar o estado das ATM.
Agora se você ler direitinho o blog, vai ver que eu nunca disse para ninguém tirar aparelho nem impedi ninguém de fazer cirurgia, “de operar” como você afirmou. Apenas explico os dois lados clínicos e científicos: os dos riscos e o dos benefícios em potenciais. Veja que em várias postagens descrevo bem claro as indicações de cirurgia e ortodontia.
Mas se não acredita, e acha que ortodontia e cirurgia é solução para todo mundo, então veja você mesmo os comentários das pessoas como esse aqui da Adriana Santa´anna, da Marilac e muitos outros que você encontra pelo blog.
Boa sorte em seu tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Relationship between temporomandibular disorders and orthodontic treatment: a literature review.
Dental Press J Orthod. 2013 Jan-Feb;18(1):150-7.
“Conclusion: (…) Some studies with long-term follow-up concluded that orthodontic treatment would not be preventive or a treatment option for TMD.”
Olá Dr Marcelo queria saber se meu caso é de ATM.
De novembro do ano passado à janeiro desse ano sofri grande estresse em minha vida (devido ao trabalho, mas hoje não trabalho mais na mesma empresa, e não estou mais sofrendo o estresse), no dia 10 de fevereiro comecei a sentir dores no músculos laterais da face, dores de cabeça na mesma região, uma ou duas vezes dores na arcada dentaria inferior,duas vezes dores exatamente onde fica o músculo da ATM, um pouco de tonturas alguns dias, e foi piorando progressivamente as dores de cabeça nesse mês, vindo a ter quadros de melhoras nas semanas seguintes, mas no mês passado volta e meia eu tinha as dores no músculos laterais da face.
Acredito que estou tendo bruxismo, pois já acordei no meio da noite sentindo que estava movimentado minha boca.
Como estou fazendo uma coroa em um dente meu, estou esperando acabar para procurar um especialista, mas já queria ter uma noção se pode ou não ser ATM.
Uma coisa que me acometeu agora no dia 23 do mês passado, foi logo após dar uma mordida em um hambúrguer, um zumbido (exatamente aquele que se dá quando uma pessoa fica exposta a som alto, mas eu não estava ou fico exposto a som alto com frequência) em meu ouvido esquerdo, e desde então hoje dia 03 de abril venho tendo zumbido no ouvido esquerdo, que teve dia estava baixo, e em outros dias que estava um pouco alto, mas no decorrer do dia mudando de tom.
Quando mordo (pressiono os dentes) sinto que ele muda de tom o zumbido, gostaria de saber se ATM pode estar causando esse zumbido.
Desculpe pelas tantas perguntas.
Desde já obrigado pela atenção!
Nelson, sim, o que você relata tem grandes chances de estar relacionado à ATM. Mesmo o zumbido, que se você verificar aqui no blog eu sempre me refiro como sendo complicado de relacionar à ATM, no seu caso, parece estar relacionado sim. Entretanto, no caso do zumbido, quanto mais tempo ele permanecer sem tratamento maiores são as chances dele persistir mesmo após um eventual tratamento da ATM. Algumas hipóteses científicas (sim, cientificamente, o zumbido é ainda muito pouco compreendido, especialmente em termos de relação com outros sistemas, como o mastigatório) sugerem que pode haver uma neuroplasticidade, isto é, seu cérebro passa a se “adaptar” a este zumbido e começa a percebê-lo mesmo quando a suposta causa (a ATM neste caso) já tenha sido sanada.
O ideal é você procurar um dentista especialista em DTM ou que tenha experiência em patologia da ATM para fazer uma avaliação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr. Marcelo
Há muito tempo venho acompanhando seu blog.
Tenho 30 anos e há aproximadamente há uns 8 anos sofro com intensas dores na nunca, pescoço, região cintura escapular. Tenho estralos na ATM, bruxismo e agora estou tendo dores de ouvido;
As vezes tenho dores em cima dos olhos (parte da sombrancelha, mas não são constantes. Não tenho dificuldade para comer. Se eu apertar as minhas bochechas elas doem e parece que tem uma “bolinha” em cada lado. Já fui diagnóstica com disturbios na ATM.
Já usei placa relaxante.
Fiz RPG para correção postural, pois tenho cifose e rotação de ombros.
Fiz cirurgia de nariz aos 24 anos, pois a vida inteira respirei pela boca, o que segundo os médicos acarretou no desenvolvimento de uma postura cifótica;
Fiz pilates com aparelhos;
Ressalto que já fiz uso de aparelho ortodontico dos 13 anos 16 anos;
Após todos esses tratamentos não senti muita melhora;
O meu pescoço está cada vez mais travado; não tenho força no braço; Parece que minha cabeça pesa uns 100 kilos. Sinto muito cansaço. Continuo rangendo os dentes a noite.
A minha profissão tb não ajuda muito, sou advogada e passo boa parte do dia em frente ao computador.
Fui em 2 ortodontistas que indicaram o uso do aparelho ortodontico como forma de melhorar a minha oclusão que é classe angle II. Eles falaram que 50% da dor no pescoço está relacionada a problemas oclusais e DTM e os outros 50% associados a problema postural.
Tenho muito medo de iniciar um novo tratamento ortodontico, com duração aproximada de 30 a 36 meses. Mas por outro lado parece que seria a minha última opção.
Não quero ficar dependendo de anti inflamatórios e remédios para dor a vida a inteira que aliás, tenho muitas limitações de uso, pois sofro de gastrite.
O que o senhor acha? Será que arrisco no uso do tratamento ortodontico? Desde já agradeço a atenção.
Elaine
Pelo seu relato, dá para perceber que há mais de um problema mesclado no mesmo quadro, o que torna necessário aprofundar bastante a pesquisa da situação de suas ATM.
Boa parte das coisas descritas são típicas sequelas de processos patológicos na ATM, por exemplo, determinados tipos de lesões condilares como reabsorções e alterações do eixo de crescimento podem produzir um recuo da mandíbula gerando a “relação sagital de classe II”. No entanto, reabsorções condilares e deflexões do eixo de crescimento condilar possuem causas distintas e direcionam a investigação e o diagnóstico para lados diferentes. Observe, que usei apenas um item de seu relato como exemplo (a classe II)…
Portanto, para realizar um parecer efetivo e, na possibilidade de poder lhe aceitar como paciente, planejar um tratamento sob medida para você, eu precisaria realizar uma avaliação pessoalmente com testes específicos, exames de imagem próprios para ATM cujo objetivo seja identificar as possíveis lesões da ATM, a extensão dessas lesões ( afeta só o disco? Disco e ligamentos? A superfície do côndilo? As camadas profundas? etc), a causa e a possibilidade de reversão ou não das mesmas, verificar o quanto essas lesões explicam seus sintomas e as sequelas estruturais da face e dos dentes, além de estudar se há condições sistêmicas associadas ou não.
Caso tenha disponibilidade de vir a Salvador, será uma satisfação poder lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
(71)3248-4434
Dr. tou percisando muito da sua ajuda pq eu tou sem aguentar mais tantos estalos no meu maxilar, toda vez q eu abro a boca seja pra comer, escovar os dentes ou mesmo beijar estala muito … e esses estalos mim encomoda por de mais !
gostaria de saber o que faço para parar de estalar isso vem acontecendo a um bom tempo já não sei o que faço !!!
Mim ajude por FAVOR !!!
Pedro, dê uma lida nesses tópicos aqui:
Tenho estalos na ATM, mas não tenho dor. Devo me preocupar?
Estalos na ATM
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo….preciso saber o que faço para parar de estalar meu maxilar.
pois tudo que eu como dar estalos.
se abro a boca estala, se vai beijar estala também. qualquer movimento abrindo a boca já estala. não sei mais o que fazer pois já estou entrando em desespero preciso muito da sua ajuda!!! por favor mim ajude !
já tou assim a +ou- uns 2 anos.. não sinto dores mais isso mim em comoda muitoooooooo..
No caso da minha ATM, não há danos nos discos e nos ligamentos segundo o que me disseram na clínica, mas disseram que eu tenho os ligamentos da mandíbula frouxos (queria saber se isso é possível) por isso que ocasiona da mandíbula sai do lugar as vezes.
Mas sinto dores quando acordo pois o bruxismo faz com que eu durma com a boca pressionada,tenho a musculatura do ombro,pescoço e nuca totalmente encurtados por conta da pressão, sinto enxaquecas que ao apertar minha nuca a dor se irradia para a testa e região dos olhos, as vezes ronco que eu mesma acordo com o próprio ronco.
Sinto dor ao mastigar comida mais dura o maxilar estrala e sai do lugar,não consigo bocejar sem que ela estrale ou doa.
Tenho queixo um pouco recuado queria saber se isso poderia ser a causa de tudo isso, tenho desde nova e arranquei 4 dentes 2 em cima e dois em baixo para tentar corrigir o (bico excessivo para frente)mas nao adiantou.
não aguento mais de dores,e nao sei o que fazer, a cirurgia do maxilar resolveria?
Priscila se sua articulação estala e sai do lugar, é bem provável que haja sim danos em alguma estrutura interna…
quanto à cirurgia, depende do diagnóstico pois é isso que determina a indicação cirúrgica. Qual é o seu?
At.te,
Marcelo Matos
Dr. estou com problema na ATM,fui em um medico especializado em BUCO MAXILO e ele me encaminhou uns exames,quando mostrei os meu exames ele falou que o meu caso era ortodontia. Será que vai resolver?
Cricya, releia o texto de abertura desse tópico pois creio que a resposta para sua dúvida está lá. Também veja estes aqui:
Ortodontia: o que ela faz e não faz por sua saúde
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Obrigado Dr.Marcelo,irei procurar o tratamento correto pois já não aguento mas as dores no ouvido,e muita dor que as vezes não consigo ao menos bocejar pois trava completamente!
Dr Marcelo, acompanho bastante seu Blog.
Na maioria das vezes os problemas oclusais são consequência de algo errado na ATM.
Mas no caso em que um problema oclusal é causa direta de uma mordida totalmente errada que ao longo do tempo gerou um deslocamento da ATM por exemplo. Trata-se o quê primeiro?
Você na área de ATM já provou que é possível reverter quadros como deslocamentos e reabsorções. considerados muitas vezes “incuráveis” pelos Especialistas “comuns” de ATM. Tratados só com abordagens tradicionais paliativas
Nos Estados Unidos, só que na Ortodontia, tem um Dr (William Hang) que como você age diferente das abordagens “tradicionais”. Segundo ele, é possível reverter extrações de dentes,que muitas vezes geram um encurtamento das arcadas, envelhecimento, problemas na ATM(segundo ele) etc, reabrindo/reexpandindo os espaços e colocando implantes…
Qual sua opinião pessoal sobre essa abordagem.
O site dele possui vários videos e artigos sobre isso
http://www.facefocused.com/ReOpen.html
Givanildo, você perguntou:
Primeiro teria de confirmar a hipótese do problema oclusal ter sido, de fato, o causador do deslocamento de disco. O que por si só nem sempre é uma tarefa fácil. Agora supondo que seja realmente oclusal, uma vez que a ATM tenha sido afetada, o tratamento tem de começar pela ATM. Explico: a ATM é como a fundação de um prédio e uma vez que tenha sido afetada é preciso ser restabelecida para que o prédio não caia. De maneira resumida, teria de se restabelecer uma nova posição ortopédica para essa mandíbula de acordo com a condição da ATM e suas necessidades neurofisiológicas e, posteriormente, lidar com os problemas oclusais.
Sim, já conhecia o site do Dr. Hang. E conheço um pouco da linha de trabalho dele através do Dr. Dave Singh, que possui artigos científicos publicados em conjunto com o Dr. Hang. Tive oportunidade de me encontrar com o Dr. Singh em eventos da AACP (Academia americana de Dor Craniofacial) e fazemos parte atualmente da IAO – International Assocation for Orthodontics, que possui uma subdivisão voltada para ATM. E sim, ele está certo quanto aos problemas relacionados ao encurtamento das arcadas, envelhecimento precoce, etc.
Ele adota uma abordagem ortopédica (nesse contexto que estamos abordando, “ortopedia” significa a busca da relação correta entre mandíbula e a maxila, a parte que está presa ao crânio) baseada principalmente na posição das vias aéreas, algo com certas semelhanças ao que faço. Entretanto o foco dele está na correção facial estética, baseado em uma filosofia ortopédica e ortodôntica conhecida como Orthotropics. Ele utiliza uma série de aparelhos ortopédicos funcionais denominados de Biobloc, que foi desenvolvido pelo Dr. John Mew na década de 1980. Gosto de acompanhar as publicações do grupo dele, pois tem coisas bastante interessantes.
Entretanto, do ponto de vista da ATM, a linha de trabalho que ele segue possui limitações importantes em termos de diagnóstico diferencial. Isto abre uma janela significativa de diferenças entre nossas formas de tratar. Em todas as reuniões científicas da IAO e AACP nunca ví, por exemplo, casos tratados por ele com ressonância magnética antes e depois mostrando recuperação da ATM. Apenas vejo pré e pós-tratamento bem documentado relacionado à parte estética e respiratória, mas não ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Agredeco, desde j”a.
Olá, Doutor!
Na busca pela causa da minha dor, encontrei seu site. Sofro de alguma patologia da ATM que ainda nao descobri qual. Li sobre sua linha de pensamento e também acho que é preciso buscar a causa do problema. E vejo que todos os tratamentos realizados até aqui foram paliativos. Há 1 e meio tenho fortes crises de dores na cabeça e descrevendo minha dor, posso afirmar que é unilateral (lado esquerdo), em forma de pressão, dói meu rosto, fundo dos olhos, acima do ouvido na musculatura temporal, nuca e pescoço. Não tenho medido esforços ou custos pra ficar curada. Preciso me curar! Não é possível viver com essa dor, dia após dia.
Se se interessar por meu caso, tenho disponibilidade pra ir até Salvador.
Em junho de 2012 comecei a sentir uma forte dor de cabeça. Nesse comecinho que durou uns 20 dias, tomava analgésicos comuns como Neosaldina, Dorflex… Como a dor se tornava persistente voltando de 2 em 2 dias, resolvi buscar ajuda medica. Inicialmente um clinico geral que me passou uma tomografia do crânio. Tomografia normal. Da fui a gastro e fiz exames de sangue e endoscopia. Estes exames também normais. Fui a 3 oftalmologistas e tudo normal. Ao ginecologista também e parei o anticoncepcional que poderia estar me causando a enxaqueca. As dores não cessaram. O Neurologista passou um exame chamado VHS e disse que tinha uma infecção que provavelmente seria uma sinusite. Sai do consultório chorando pq não acreditava nesse diagnostico. E já era Agosto. Três meses com dor. Nesse período tomei o Cefalium e ia no pronto atendimento da Unimed semanalmente tomar Dramol na feia pra amenizar as dores. Eu moro em Macapá, no Estado do Amapá. Comecei a perceber que aqui na minha cidade não encontraria a causa da minha dor. Resolvi ir a Belém no Para. Lá a medicina é mais avançada e há mais opções de médicos. Fui a todas as especialidades novamente e em dois neurologistas. Um me disse que estava com depressão. Diagnostico que não conseguia aceitar pq não apresentava os sintomas de uma pessoa deprimida. Embora minha dor fosse muito forte, conseguia conviver normalmente com minha família e meu esposo, nunca me isolei. Sou uma pessoa alegre e bem humorada, comia, praticava atividade física, frequentava a igreja católica semanalmente… Não havia problema financeiro e nem familiar. Sou uma pessoa realizada e feliz com as escolhas que fiz na vida. Enfim, não conseguia encontrar nenhuma insatisfação na minha vida que pudesse me levar a um quadro de depressão. Bem, o segundo neurologista solicitou uma Ressonância Magnética da Cervical e uma Angio Ressonância do Crânio. A do Crânio tudo normal. Na da Cervical apresentou uma discreta protusao discal. Segundo ele, isso estava me causando as dores na cabeça. Então, voltei de Belém com esse diagnostico. A solução segundo ele: RPG e acupuntura. Ao chegar em Macapá fiz o que ele me pediu e como não obtive resultado no tratamento, resolvi levar a um Ortopedista. Os dois que procurei foram unânimes e disser que aquele diagnostico não era a causa minha dor. Um deles me sugeriu que procurasse um Buco Maxilo. Encontrei um aqui na minha cidade. Ele me solicitou uma radiografia panorâmica da face. Segundo ele teria que usar umas plaquinhas. No desespero da minha dor aceitei o tratamento com umas plaquinhas para o dia e para a noite, que de nada me serviram. Uma delas foi aquecida em agua quente e moldada na minha boca, tipo aquelas de lutadores. A outra servia em qualquer boca. Mantive o uso por algum tempo, minha dor melhorou um pouco, muito pouco. Mas, consegui ter um alivio de uns dois meses. Somente alivio! Já era Dezembro e continuava com crises. arrumei aqui na minha cidade um RPgista que se propôs a fazer RPG para a ATM. E nesse meio tempo consultei a Orto que me acompanhou quando usei aparelho nos dentes de 2006 a 2010. Ela falou que meus dentes de baixo estavam desalinhados e tocando nos de cima de maneira incorreta. Como um pneu de carro desalinhado. Disse que se voltasse a usar o aparelho eles voltariam sua posição e as dores sumiriam. Mais uma vez meu coração se encheu de expectativas. Se passaram 3 meses e nada de mudança. As dores continuavam… E aja dinheiro pra tudo isso! Foi a que tive a mais forte das crises. Fiquei 3 dias de cama. parecia que minha cabeça ia explodir, muita pressão. Então, tive algumas referencias em Brasília e resolvi ir lá. Lá passei por fisioterapia: TENS, infravermelho… Fiz desgaste oclusal, e voltei com novas placas mio relaxante. Desta vez fiz moldes pra uma de acrílico e outra de silicone. Passei 3 meses fazendo tudo isso lá. Também fui a um neurologista e fiz mapeamento cerebral, dopller craniano, berra e mp300. Segundo o neuro, tenho uma enxaqueca daquelas que não tem causa. Ele disse isso com base na conclusão do dopller craniano: dissautonomia cerebrovascular. Tratamento: antidepressivos!
Voltei pra minha cidade e continuo com dores, mesmo depois do ajuste, do uso da placa, e dos antidepressivos que resolvi tomar também na esperança de ser uma enxaqueca mesmo. Eles tem me deixado sem dor em boa parte do tempo, mas continuo com a pressão e dor no rosto.
Doutor, gostaria da sua opinião. Já li muito sobre essas patologias da ATM. Nunca fiz uma ressonância da ATM ou uma ultrassom. No seu site vi que são exames imprescindíveis. Como já disse antes, tenho disponibilidade de ir ate a senhor.
Muito obrigada pela atenção!
Suane Lima
Suane
Seu caso parece realmente desafiador, pois da forma como você o descreve não parece ser “apenas” ATM ou “apenas” uma enxaqueca. Certamente é preciso investigar melhor essa situação da ATM, pois sem saber direito o que acontece, os tratamentos ficam à base de tentativa-e-erro. O que exatamente ocorre em suas ATM? Há algum dano nos ligamentos? Ou no disco? E a estrutura óssea do côndilo e da fossa mandibular, estão íntegras? Se há dano em alguma dessas estruturas, qual a extensão? O que os causou? É reversível? Qual o efeito de tais danos sobre o funcionamento dos músculos, mastigação e na dinâmica dos demais movimentos? Qual a relação destes danos com os sintomas, como se explicam? Quanto às placas, desgaste dentários e outros tratamentos que foram feitos, qual é exatamente o efeito deles sobre essas questões? Melhoram o funcionamento dos músculos? Corrigem algum dos danos? Como isso foi mensurado? Ou tentam apenas paliar os sintomas? E a dor de cabeça é primária ou secundária? É enxaqueca é verdadeira mesmo, possui aura?
Enfim, são muitas questões que precisam ser respondidas antes de iniciar um tratamento…
Se você decidir vir a Salvador, será uma satisfação poder te ajudar. Para isso, entre em contato aqui com a clínica para se informar como funciona o atendimento de pacientes e outros estados, bem como quanto a locais de hospedagem próximos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
(71) 3248-4434
Doutor Marcelo, Bom dia!
Primeiro quero agradecer atenção dada a meu problema. Muito obrigada mesmo!
Realmente, concordo e acho que o senhor tem toda razão quando fala que pra se chegar a um diagnóstico é necessário muita investigação. Até agora os tratamentos sugeridos e realizados por mim foram na base do ‘achismo’. Enquanto isso, meu problema vai se arrastando, me dando uma espécie de ‘sobrevida’. Um dia com muita dor, outro com pouca… nunca sem. Acordo pensando como será meu dia. E isso não é vida.
Fiz um esforço pra resumir bastante meu problema pra que não ficasse um texto muito grande. Ainda tenho muita coisa pra lhe contar. Mais detalhes que vão lhe ajudar, com certeza. Já estou verificando uma data e logo, logo, entro em contato com o senhor e com a clínica. Meu esposo ira comigo (ele tem sido incansável nessa busca), portanto estamos estudando uma data de acordo com a agenda de trabalho dele. Embora isso seja uma prioridade pra nós.
Assim que tiver uma data entro em contato pra saber coisas do tipo: quanto tempo mais ou menos será necessário passarmos ai inicialmente?; os exames como ressonância, ultrassom, e outros que caso forem necessários, serão feitos onde?
Doutor, mais uma vez Muito Obrigada pela receptividade com que fui recebida pelo senhor!
Um abraco!
Suane Lima
Olá Suane! Vi seu post e me revi… na maior parte dos aspetos que você referiu. Gostava de ter contato consigo. Será possível? Gostaria de trocar ideias consigo. Fique com meu contato: aclouro@lnec.pt
Bj e muita força, pois o que temos passado é muito difícil mesmo e ninguém tem ideia do quanto sofremos e de quanto esforço fazemos para conseguir fazer coisas tão básicas na vida…. é realmente sobreviver.
Bj e aguardo seu contato.
Ana.
PS – pde ver meu post: Ana Louro, em ATM e cirurgia ortognática.
Bom dia dr Marcelo, sou cirurgiã-dentista e estou com dtm, ou melhor patologia da Atm articular, fiz uma ressonância por minha insistência, não do dito especialista, o lauda aponta erosão de condilo, osteocontrite necrosante com pequeno fragmento na cavidade articular além da anteriorizacao dos dois condilos sem recaptura. o tratamento sugerido foi tens, laser e ultra-som, além de placa que mais parecia com placa de clareamento..e depois ortodontia.Abandonei e estou a procura de outro profissional, moro em Londrina paraná, o Se tem alguma sugestão ?
Karollinne, só agora vi sua mensagem… Te mandei um e-mail.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. boa noite. Uma dúvida: visão embaçada, auréolas em torno de luzes, olhos vagando, manchas pretas na visão, pode ser sintomas de DTM ou oclusão dental?
Não, Luciano. Estes são sintomas neurológicos mais relacionados às auras de enxaqueca.
At.te,
Marcelo Matos
Mas dr. assim, eu não sinto dor de cabeça.
DR POR FAVOR ME AJUDE..
Além das Dores Incapacitantes, 24h por dia, que muitos aqui também vem relatando, preciso da sua opinião..
Minha Mandibula é toda mole, parece que não tenho “lateralidade”(Não sei se isso existe) na mordida. Só mordo ou com os dentes da frente ou com os dentes do fundo
Um exemplo: Quando eu viro minha cabeça pro lado o queixo/arcada inferior vai junto, e meu rosto fica todo torto.
È como se minha mordida ou oclusão tivesse sem firmeza, o normal seria isso acontecer em quem é desdentado e não usa dentatura, mas porque eu estou assim? (Tenho 20 anos)
Um problema ou Dano físico na ATM pode ter influencia nisso?
Sofredor Crônico, sua descrição não parece ser SÓ ATM. É possível que a ATM (artropatia temporomandibular) esteja fazendo parte do quadro, mas precisa ser avaliada a possibilidade de distúrbios neurológicos do movimento.
At.te,
Marcelo Matos
gostaria de obter um ainformação . fui trabalhar numa empresa como operadora de teleatendimento ao utlizar o headset senti muita dor no ouvido esquerdo senti minha face adormecida e agora estou sentindo dor no coração e no braço esquerdo, fiz exame audiometria e esta normal , falei com o otorrino e ele falou que pode estar realcionado a ATM ou então e falou que tinha que procurar um neurologista. Isso é norma? está realmente relacionado ao dentes ou é pode provocar DERRAME?
Meyre, renho recebido muitos relatos de pessoas se queixando de sintomas com o uso de headset. O mais provável é que esteja ocorrendo a compressão de algumas estruturas sensíveis que existem envolta da ATM. Entretanto, é bem provável que já houvesse um dano e a compressão do headset apenas tenha agravado. Por outro lado, alguns sintomas que você descreve não são típicos de ATM e realmente vale a pena se consultar com um médico.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Como funciona as consultas com voce, no caso de pessoas de outros estados? poderia me passar um contato seu. para entrar em detalhes?
Teria que ir mais de uma vez no seu consultorio? ja faria todos os exames aqui mesmo na minha cidade?
Estou tratando com placa aqui na minha cidade (João Pessoa-PB) mas minha mordida continua afundando e as dores continuam iguais, vou tentar pedir ao Dentista uma placa mais alta para que a mordida nao afunde. Mas meu objetivo seria uma consulta com voce.
Rayan, te mandarei um e-mail
At.te,
Marcelo Matos
Dr. tenho 26 anos e fui diagnósticada com subluxação na atm. o Aparelho e recomendado?
Aline, aparelho ortodôntico não corrige esse tipo de problema.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, bom dia!
Apesar de ser filho e irmão de médico, não dei a sorte de tê-los como especialistas em ATM. Por conta disso tenho buscado durante anos a solução para o meu caso em sites de consulta e publicações literárias.
Tenho o masseter bastante desenvolvido, sofro de bruxismo, meu maxilar trava constantemente e meu dente siso não suporta obturações por conta da força exercida. Mesmo diante de tantos problemas confesso que o de maior incômodo é o masseter evidenciado. Isso me traz problemas de baixa auto-estima e envolve a minha aparência.
Acredito que o meu problema tenha origem na genética familiar, uma vez que meus irmãos também possuem o rosto quadrado e com o masseter desenvolvido.
A minha dúvida é se existe algum tratamento paliativo para redução do músculo masseter ou necessariamente precisaria passar por um ato cirúrgico. Outra dúvida é se o meu maxilar é ressaltado pelo excesso de musculatura ou por disfunção óssea.
Acredito que com a eventual redução dessa anormalidade, e posterior recuperação da estética, os outros problemas serão resolvidos (travamentos, bruxismo, etc).
É possível me dar um parecer sobre o meu caso? Existem cirurgias de redução de masseter com ênfase na estética?
Desde já agradeço pela sua possível orientação e me coloco assim na condição de futuro paciente de sua clínica.
Boa semana!
Att,
José Antonio
Caro José Antônio
Passei sua dúvida para dois colegas cirurgiões que lhe respondem a seguir:
__________________________
Existem tratamentos para a hipertrofia do masseter:
Cirúrgico: Plicatura do(s) músculo(s) masséter(es) somente e plicatura e osteotomia em “L” invertido do ângulo mandibular (quando este é proeminente),sendo que os acessos podem ser por via intra bucal,ou extra bucal…
Não cirúrgico: Toxina Botulínica tipo A – porém,existe chances de recidiva e novas aplicações,o que poderá ser oneroso para o paciente,além do que,após certo tempo, em caso de repetidas doses,haver a tolerância do organismo,fazendo com que a terapia seja ineficaz..
o melhor é o paciente nos contactar para maiores esclarecimentos…e para avaliação do tipo de hiepertrofia que ele tem e dos sintomas associados,já que existem 03 tipos de hipertrofia…
Clinica REFACE – (071) 3018-4501
Dr. Roger Santos
Cirurgião Buco-Maxilo-Facial
_________________________
Caro Marcelo, será um prazer ajudar na orientação no caso do internauta sr. José Antonio. Obrigado pela oportunidade.
As hipertrofias do músculo masseter, sr. José Antonio, não são tão comuns. Mas, mesmo assim, aparecem com certa frequência pacientes para diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico desta entidade nos ambulatórios de cirurgia buco-maxilo-facial.
Ainda nos dias de hoje a literatura atual não tem um consenso sobre as reais causas desta patologia. Ela consiste num desenvolvimento excessivo desta musculatura de etiopatogenia ainda obscura na literatura atual. o que está relatado são suposições relacionadas a uma atividade aumentada do músculo masseter como observado nos apertamentos dentários diurno, bruxismo, hábitos dietéticos, de mastigação unilateral e patologias da atm. fatores genéticos e distúrbios psicológicos são estudados , mas , sem nenhuma conclusão consistente. logo, não há provas científicas que possamos concluir a predisposição genética e nem o caráter hereditário nesta questão.
Em relação ao tratamento, em primeiro lugar, é importante um correto diagnóstico. Outras patologias devem ser eliminadas com um diagnóstico diferencial. Patologias das glândulas salivares maiores (nesta mesma região há a presença da glândula parótida) como doenças neoplásicas, cistos, fenômenos obstrutivos, doenças infecciosas e autoimunes. Cistos e tumores cutâneos e ósseos devem ser excluídos. Para isso, caso seja necessário podemos lançar mãos de exames complementares como: radiografias, tomografias, ultrassonografias, sialografias e ressonância magnética.
Após o correto diagnóstico, o tratamento deve ser direcionado para cada caso em particular pois, existem tratamentos clínicos e cirúrgicos indicados corretamente para cada caso em questão. Para os casos menos graves com aumento de volume bilateral ou unilateral relacionado somente ao músculo e com prejuízos estéticos leves há a possibilidade de terapias clínicas com ajustes dentários, orientações e uso de dispositivos intra-orais. Atualmente existem casos tratados com toxina botulínica a (o conhecido Botox). Em casos maiores com acometimento muscular e ósseo (esporões ósseos formados na inserção muscular do masseter no osso da mandíbula) e com severo prejuízo estético existem possibilidades cirúrgicas. Como falei, cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente. Não há garantia de que o tratamento para a hipertrofia do masseter, quer seja ele clínico ou cirúrgico, irá resolver o problema do bruxismo e do travamento do maxilar. aliás, estes dois sintomas estão mais associados a problemas da articulação temporomandibular (atm). E a avaliação da atm deve ser realizada em pesquisa como fonte etiologia para o travamento do maxilar e de outros sintomas relatados pelo sr. José Antônio.
E para não me estender ainda mais, como havia relatado, há um outro paciente que indique tto cirúrgico. Gostaria muito de poder tentar combinar um tratamento em conjunto equilibrando a musculatura e registrando o seu funcionamento antes e depois do tratamento. E por fim, me coloco a disposição para avaliação em conjunto caso julgue necessário. Um abraço para você e para o sr. José Antônio também. E mais uma vez, obrigado.
ATT.
DR. DANILO BORGES DANTAS
Cirurgião Buco-Maxilo-Facial
Membro do Colêgio Brasileiro de Cirurgia BMF
Residência em Artroscopia e Cirurgia Minimamente Invasiva da ATM
Pós-graduando em Patologias da ATM
Contatos:
VITTA FACE REFACE- HOSPITAL DA BAHIA CEL: (71) 9933-2465
TEL: 3015-3151 TEL: 3018-4501
HOSPITAL DO COT – CANELA
TEL: 2102-4400
Doutor, Sofro a anos com dores na face, no começo eram dores musculares principalmente nas bochechas quando eu sorria, e uma sensação de cansaço muscular, depois foi evoluindo e comecei a sentir esse cansaço muscular em todo rosto. Sempre com estalos. Nos últimos meses não tenho mais estalos. Mas as dores pioraram muito, passei a sentir dor atrás da maxila superior, e minha mordida foi perdendo dimensão vertical ao longo do tempo. Tive uma perda MUITO grande de dimensão vertical sem ter perdido nenhum dente. E minha mandibula parece que esta encolhendo cada dia mais, um retrognatismo progressivo
Sem eu ter perdido nenhum dente e nem tido nenhum traumatismo minha face mudou muito, mandibula retraindo cada vez mais e uma perda de dimensao vertical muito grande sem ter perdido nenhum tempo. Seria um caso de reabsorção da atm? Na sua opinião o que pode ser isso?
Rayam, como já mencionei em outras respostas para ti, isso é típico sim de alterações da ATM, incluindo a “reabsorção”. No entanto não tenho como dizer se é isso que está ocorrendo em seu caso em particular.
At.te,
Marcelo Matos
Boa noite .
Fui ao dentista para fazer o alinhamento dos meus dentes, e com isso tudo ela acabou me avisando que precisaria fazer uma cirúrgia, por causa da mordida cruzada no meu caso o aparelho dentário só iria ser útil pela questão da estética. Então, existe outro meio sem ser a cirúrgia para resolver esse problema ?
Aguardo resposta !
Priscila
Algumas vezes há sim possibilidade de resolver sem cirurgia, mas depende de cada caso e isso só via avaliação.
At.te,
Marcelo Matos
Bom dia doutor, há alguns anos fiz uma cirurgia pra retirada de um dente queixar, porém depois de algum tempo percebi um lado do meu rosto inchado sem dor, de lá pra cá não sinto dor mas continua inchado, fui no dentista ele mandou eu procurar um buco-cirurgião.
OBS. minha mandíbula esta com deformação para o lado esquerdo do meu rosto o lado que está inchado, tem alguma coisa aver?
obrigado
Olá Dr Marcelo,
estou na mesma situação que o Rayan em termos de resposta sua à minha mensagem. Eu postava e ela desaparecia e neste momento já nem sei se o Dr consegue ter acesso à mensagem ou não.
Pode por favor verificar o que se passa com minha mensagem postada em Cirurgia Ortognática e disfunção da ATM?
Fico-lhe muito grata.
Ana Louro, te respondi aqui:
http://www.patologiadaatm.com.br/cirurgia-ortognatica-e-disfuncao-da-atm/#comment-22661
At.te,
Marcelo Matos
olá doutor, boa tarde…
a pessoa pode ter problemas na ATM SEM TER ESTALOS OU DIFICULDADE DE ABERTURA BUCAL???
PQ SINTO DORES OUVIDO, NOS OMBROS, COSTAS, PESCOÇO.
TENHO MORDIDA CRUZADA ETC
nenhum otorrino e neurologista encontraram nada… não tenho problemas nos dentes, fiz uma panorâmica, só tenho a mordida cruzada.
Meus dentes são muito tortos.
Uma pessoa pode ter problemas na ATM SEM TER ESTALOS OU DIFICULDADE DE ABRIR A BOCA??? OU PRECISA TER ESTALOS???
OBRIGADO PELA ATENÇÃO
GABRIEL
Gabriel, é até bastante comum ter disfunção da atm sem estalos ou limitação de movimentos da mandíbula. Se você suspeita de haver algum problema com a sua, procure um profissional que possa avaliar alem termos de patologia da atm.
Doutor, sofro a anos com dores na face, nos ultimos meses a coisa piorou ainda mais, e tenho vivido a base de remédios para dor, existe um pequeno detalhe que talvez não seja tão pequeno assim, tenho 20 anos, e quando era criança usei aparelho ortodontico para corrigir os dentes e a pedido do maldito ortodontista extrai 2 CANINOS inferiores e 2 pde-molares superiores..
Só muito tempo depois vim saber que não se extrai dentes caninos, a importancia deles etc..
é até triste pesquisar na internet o porque não se tirar dentes caninos e ver leigos falando horrores sobre influencia na estetica na mordida etc.. o que poderia ser um exagero, Mas infelizmente não é….. aconteceu tudo comigo. minha arcada encolheu DEMAIS, meu queixo ficou muito pequeno, ponta do nariz caiu etc… mas não bastasse isso o pior dos problemas são as dores que eu tenho na face… tenho dois pre-molares no lugar qus seriam os caninos.. Estou usando aparelho ortodontico denovo com outro dentista (obviamente) mas estou achando o tratamento meio conservador, não to usando nenhum expansor nem nada do tipo, so elasticos.. segundo o dentista vai abrir UM POUCO a arcada e trazer os pre molares mais para fora… mas ja estou usando aparelho a 10 meses e a diferença é minima.. quando falei em implante ele foi meio conservador e só disse que não tinha como não tem espaço etc
Essas dores tão afetando MUITO meu dia dia. Estou procurando uma solução nem que seja cirurgia pra resolver isso logo de vez, o que voce indicaria no meu caso? Obrigado
Rayan
De fato, o encurtamento da arcada (pela extração de dentes) pode ter um peso no quadro dor, no entanto é preciso avaliar a situação da ATM por meio de exames de imagem específicos para detectar se a mesma está envolvida no problema ou não. Outro ponto importante de se avaliar é se há outra fonte para essas dores (dentes com pulpites, lesões cervicais ou mesmo questões sistêmicas que podem produzir dor na face). Além disso, as vias aéreas precisam ser também avaliadas, pois é se a arcada está encurtada, pode ocorrer também um encurtamento do espaço da língua cuja parte de trás acaba por diminuir também as vias aéreas. Se isso chega a causar uma obstrução e atrapalhar a respiração (especialmente durante o sono), a percepção da dor pode, eventualmente, ser amplificado.
Converse com um dentista especialista em DTM ou com formação em patologia da ATM para fazer uma avaliação detalhada do seu caso sob esses pontos de vista que mencionei.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr por favor responda minha outra mensagem, enviei por 2 vezes ela sempre desaparece no outro dia…
Rayan, as mensagens precisam ser aprovadas primeiro antes de serem publicadas. Como atualmente recebo centenas de postagens diariamente, nem sempre dá tempo de ler todas e responder. Vou verificar a sua.
At.te,
Marcelo Matos
Ok, vou aguardar
Bom dia,
tenho uma duvida pessoal, e gostaria do ponto de vista de um Professional , que não fosse o meu dentista.
Há aproximadamente dois anos eu comecei o ,eu tratamento, e agora faltando aproximadamente dois meses para o meu aparelho fixo ser retirado, o meu dentista disse que eu preciso arrancar o siso.
Minha duvida.
Se isso fosse para ser um problema, não era pra ele ter falado isso antes de começar o tratamento, eu fiz mais ou menos quatro panoramicas, duas esse ano, e só agora na reta final ele me avisou sobre os sisos.
eu fui fazer o orçamento, e a dentista disse que eles nao iriam nascer, acho de foi “SISO INCLUSO” que ela disse, e que eles não iriam nascer, mais que era pra tirar por precaução, e que eu nao deveria retirar o aparelho, enquanto não retirasse os sisos, o que o Sr, acha?
Isadora, eu não tenho como saber qual era exatamente a programação do seu dentista. Possivelmente não era algo que precisasse de urgência e ele tenha deixado para depois. Converse abertamente com seu dentista, pois o que percebo é que você perdeu um pouco da confiança ao não ter sido alertada antes.
At.te,
Marcelo Matos
Oi
Gostaria de saber a mordida cruzada pode ser resolvida com o aparelho lingual?
atenciosamente
Victória
Victória, é provável que sim, mas não sou ortodontista. Sugiro que converse com um.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. Bom dia!!!
Usei aparelho por 2 anos e meio e assim que tirei comecei a sentir fortes dores de cabeça, fiz vários exames, como ressonânia, tomografia, rx, endoscopia nasal, oftalmologista dentre outros, e todos os exames o resultado é normal não tenho nada, uma coisa que observei foi a ressonância que deu uma diferença da tomografia, na ressonância diz que há ausência de desvio das estruturas da linha média, essa dor de cabeça que sinto pode ser dos dentes? pois comecei a tratar com 2 especialistas um que trata só da boca e o outro é dentista e os 2 me disseram que a dor vem dos dentes, comecei a usar aparelho, tem poucos meses creio que 5 meses e até agora nada, o dentista me disse que a dor vai passando, mas tenho medo da causa da dor não ser os dentes e o medo aumenta pois não sei mais onde recorrer, me dê uma resposta se estou no caminho certo, se a dor vem realmente dos dentes, por favor me ajude já falei com psicólogos, já passei por psiquiatras e nada resolve a dor, estou desesperada….Aguardo respostas, dede agradeço.
Janaína
Inflamação dos dentes, asim como problemas endodônticos, fissuras, problemas periodontais e outras coisas que afetam os dentes podem produzir uma dor de cabeça, especialmente os problemas na articulação da mandíbula. Converse com um especialista em dor orofacial.
At.te,
Marcelo Matos
Gostaria de saber se em Anápolis Goiás tem alguem bom para tratar problemas de ATM, sou ortodontista e tenho muitos pacientes com DTM, mas nessa area sou limitada, estou sofrendo com uma paciente com disco articular com deslocamento para anterior com redução, um colega buco maxilo indicou cirurgia, e disse que é o melhor tratamento. O que me diz? Aguardo sua resposta!!
Eliane
O profissional mais perto de você tenho confiança em indicar é o nosso colega Afonso Teatini, em Brasília: afonsoteatini@hotmail.com
“(…) um colega buco maxilo indicou cirurgia, e disse que é o melhor tratamento. O que me diz? ” Dá uma lida nessa postagem aqui da internauta Shirley: http://www.patologiadaatm.com.br/quando-a-cirurgia-da-atm-falha/comment-page-2/#comment-18096
Isso é o que vejo constantemente aqui na minha clínica após as cirurgias de discopexia (reposicionamento dos discos). Simplesmente ainda não vi uma que, a longo prazo, mantenha os discos no lugar, aliás, até a presente data, também não há nenhum artigo publicado com acompanhamento com ressonância magnética. Apenas trabalhos sem exames de imagem que avaliam com base em sinais e sintomas. O único com imagem após o procedimento cirúrgico, o fez após (pasme) 60 dias! Dá para acreditar?
At.te,
Marcelo Matos
Oi Marcelo!
Tudo bem? Notei que quando durmo de lado acordo com a mucosa de dentro da buchecha marcada (tipo uma linha reta). Acho que a estou mordendo enquanto durmo. Estranho que não havia notado isso antes. Também notei que tenho mordido o labio inferior quando mastigo (na altura do canino direito – o que está desalinhado)! Será que com o nosso tratamento isso vai melhorar? Devo me preocupar com essas cicatrizes?!
Será que essa mudança se deve à manipulação?!
Abraço,
Bom carnaval!
Olá Tiana, espero que tenha tido um bom carnaval!
Essa linha reta marcada na mucosa da bochecha é chamada de linha alba. Dê uma lida no link. Não se preocupe demais com ela.
At.te,
Marcelo Matos
Boa noite Dr. Marcelo!
Sou dentista e tenho uma filha de 13 anos com desvio mandibular. Em um lado ela é classe I e do outro lado levemente classe III. Seus dentes no geral são bem posicionados com um leve apinhamento nos dentes centrais inferiores. Faz aproximadamente 6 meses que ela utiliza uma placa. A Dra.,no início achou que o um contato oclusal do pré molar superior que estava provocando esse desvio, mas no último mês me pediu uma radiografia panorâmica para verificar se existia algum problema nos côndilos. Após a radiografia verificou que um dos côndilos é realmente menor. Ela falou que após o crescimento ela deverá ser submetida a uma cirurgia. Como ela é jovem, não existe algum procedimento não invasivo para melhor esse desvio? Ela não reclama de dor, mas com a boca muito aberta ela sente um desconforto! Obrigada
Olá Juliana, sim existe. .
Felizmente achei em minha cidade um ótimo dentista.
Há aproximadamente 7 meses comecei a usar a placa, sempre ajustando, minhas dores de cabeça praticamente sumiram.
Já havia utilizado uma placa anteriormente, mas não era igual a essa, era mais fina e o dentista nunca ajustou.
Nesse novo tratamento tive um melhor acompanhamento e utilizei todos os dias conforme orientação.
Meu dentista informou que tenho Classe 2 nos dois lados, e que irei ter que colocar aparelho para corrigir ou escolher se uso a placa para o resto da vida, no momento continuo usando a placa pois estou gestante, mas pretendo colocar aparelho.
Obrigada pela atenção Dr. Marcelo, seus esclarecimentos foram muito válidos.
Doutor; procuro a quatro anos uma resposta ao meu problema ja passei por varios ortodontistas nenhum deles quer por meu aparelho pois tenho meus dentes muito tortos devido a descoberta de uma artropatia degenerativa no temporo mandibular direito minha face ta muito torta e eu não sei mas quem procurar eu quero saber se pode ser feito uma cirurgia para conserta a face pra depois a ortodontista por meu aparelho ou eu vou ter que viver com isso graças a deus que não sinto dores ….pode ser colocado o aparelho sem fazer cirugia?
Daniela, você escreveu: “(…)eu quero saber se pode ser feito uma cirurgia para conserta a face pra depois a ortodontista por meu aparelho(…)”
Se sua pergunta foi no sentido de saber se existe cirurgia para corrigir a “face torta”, sim existe. Aliás existe cirurgia para quase tudo atualmente… Agora se sua pergunta foi no sentido de saber se fazer a cirurgia para depois fazer a ortodontia seria a melhor opção, aí a questão é outra. Imagine a seguinte situação: Você faz uma cirurgia, “desentorta” a face, em seguida o ortodontista faz a ortodontia e alinha seus dentes. Parece que está tudo ok. Aí de repente a artropatia continua a avançar, o rosto volta a entortar e os dentes saem do lugar novamente… Já pensou? Sim isso é possível, aliás é até comum. Tão comum, que para evitar esse tipo de situação os cirurgiões já tentaram de tudo para melhorar essa estatística de recidivas: alguns operam a ATM junto com a cirurgia ortognática, fazendo discopexia, que é uma fixação dos discos articulares com uma âncora ( a mais conhecida é a de Mitek, por exemplo.), há aqueles cirurgiões que removem toda a ATM e substitui por uma prótese articular, outros fazem um giro no plano oclusal para tentar diminuir a sobrecarga na ATM e tem também quem misture um pouco de cada uma dessas coisas. No entanto, embora essas cirurgias tenham melhorado em muitos aspectos, o ponto chave continua sendo o mesmo: são invasivas, irreversíveis, com riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico (infecções, problemas com analgesia, etc) e com uma margem ainda alta de sequelas diversas.
At.te,
Marcelo Matos
Doutor, tenho problema de deslocamento da mandibula há +/_ 04 anos. Não tenho mais os dentes superiores. Uso uma prótese. Estu com uma luxação há uma semana, estou tomando antiinflamatorio, fazendo alguns exercicios, etc. Essa última ocorrencia já dura 01 semana e está dificil da mandibula voltar ao lugar, ou a inflamação baixar…Antes dessa semana o alivio se dava entre 01 a 03 dias. Sei que tenho que procurar um ortodentista, mas do jeito que a minha cara está inchada, é até dificil.
Abraços
Elizete
Elizete
Não, o especilista que você necessita não é o ortodontista, pois este trabalha com aparelhos para corrigir a posição dos dentes. O que você necessita é procurar um especialista em DTM ou que tenha experiência em patologia da ATM.
Não adianta adiar e ficar tentando medidas paliativas, pois a tendência é a situação se agravar.
At.te,
Marcelo Matos
Gostaria de saber se o tratamento da DTM pode ser feita por quem usa o aparelho ortodontico. Uso o aparelho para o alinhamento dos dentes, mas gostaria de procurar um profissional pois tenho sentido muitas dores nas articulações da mandíbula. Posso usar as chamadas placas junto com o aparelho ortodontico convencional? Obrigada.
Geiziane
O tipo de tratamento que eu realizo não é possível de combinar com o tratamento ortodôntico. No entanto há linhas de abordagens paliativas, que trabalham com laser, manobras, exercícios, remédios, etc., que talvez possam lhe ajudar.
Att.,
Marcelo Matos
Olá, Dr. Marcelo.
Li as mensagens no seu site e gostaria de parabenizá-lo pelas respostas e informações tão importantes. Há 4 anos atrás, infelizmente, eu decidi fazer um tratamento ortodôntico. A profissional analisou o caso e viu que eu tinha já um desgaste no côndilo, ainda inicial. Mesmo assim, resolveu fazer o tratamento ortodôntico, indicando que eu arrancasse os 4 pré-molares, pois eu reclamei que achava minha boca um pouco para frente. Resultado: decidi interromper o tratamento depois de 4 anos, pois comecei a ter fortes dores, principalmente do lado direito. Tirei o aparelho, mas ainda sinto dores, estalos, só consigo mastigar do lado esquerdo, sinto cansaço nos músculos da face. Se tivesse lido seu site antes, talvez não tivesse entrado nessa enrascada, me arrependo muitíssimo. Poderia, por favor, me indicar alguém que trabalhe nessa sua linha em SP? Muito obrigada!
Olá Andréia
Fico grato pela suas palavras de incentivo ao blog, mas infelizmente não tenho um nome para lhe indicar em SP que siga a mesma linha de trabalho que eu… Todas que atuam com essa mesma abordagem fazem parte de um grupo de estudos que se reúne anualmente para um encontro científico onde cada um expõe seus resultados e avanços científicos (muitos são também pesquisadores). Somos aproximadamente 150 participantes das Américas do Sul e Central e alguns dos EUA, mas até a presente data ainda não vi ninguém de SP nestes encontros.
Entretanto, em SP existem especialistas em DTM e dor orofacial que são bastante ativos na comunidade científica. Sugiro procurar junto ao conselho de odontologia do seu estado.
At.te,
Marcelo Matos
boa tarde!tenho 22 anos e a 8 meses tenho sentido muitas dores no maxilar e a 2 semanas tive um travamento abri a boca e nao consegui fechar fui no dentista e eles me repassaram alginac 1000 e baclofen tem aliviado mas na hora de comer doe muito me indicaram a fazer a cirugia ortognatica e pasar em um especialista em atn o que devo fazer?
Beatriz, dê uma lida nesses dois textos aqui:
Disfunção da ATM, tome um remédio que passa
Cirurgia ortognática, devo fazer?
At.te,
Marcelo Matos
ola dr minha boca desde criança sempre foi com a parte de cima maior do que a de baixo a mordida nao bate os dentes de cima com os de baixo mas isso nunca me encomodou mas hoje tenho 36 anas e fazem alguns anos que sofro dores constantes na mandibula ,procurei um dentista fiz radiografias e descobri que tenho desgaste de mandibula, uso a plca resolveu no começo agora tanto faz usar ou nao.
A pergunta é sera que posso fazer a cirurgia de correçao de mordida, olha alem de todos esses problemas , eu praticamente tenho poucos dentes na boca isso dificulta a minha mastigaçao só mastigo de um lado isso faz doer mais ainda e todos os dentista que fui disseram que só com a cirurgia eu posso por dentes porque amordida fexou o que eu faço dr.
Aparecida, se suas arcadas não são proporcionais, pode ser que uma cirurgia ortognática ajude, mas só de pois de avaliar e tratar a ATM, coisa que pode até mesmo tornar desnecessária a cirurgia (ou minimizá-la).
At.te,
Marcelo Matos
oi sou a luciana e tambem sinto esses sintomas de dtm .eu usei aparelho de correcao dois anos e dois meses e antes do tratamento nunca tive esse problema,tirei o aparelho porque comecei a sentir dores.o que gostaria de saber se pode ser o aparelho que provocou a disfuncao.
Luciana, você tinha uma ressonância magnética da ATM antes de antes do aparelho? Porque se tem, pode repetí-la agora e verificar o que aconteceu depois do uso do aparelho. Claro, também tem de fazer uma diferenciação diagnóstica, pois os danos podem ter aparecido por outra razão.
At.te,
Marcelo Matos
Ola doutor meu nome é Rose tenho um problema na ATM na radiografia q eu tirei constatou que eu tenho um osteofilo ja fui em varios dentistas e todos eles endicam a mesma coisa uma placa de mordida, ja quebrei 3 placas ,todas acabam rachando com a mordida, e o pior é que eu estou sentindo que esta ficando pior da eu estou mordendo muito forte so de um lado e as vezes encosto somente os dentes da frente o queixo vai para frente a e detalhe ja fiz ate aqueles exercicios co a mandinbula indicada pelo medico ma s nao adianta. o que o doutor sugere?
Rose, se as placas quebram é sinal de que não estão de acordo com suas necessidades biomecânicas e neurofisiológicas. leia essa resposta que postei para outro internauta: http://www.patologiadaatm.com.br/cirurgia-e-disfuncao-da-atm/#comment-24491
At.te,
Marcelo Matos
Olá doutor! Há um ano tenho tido dores na boca… sendo um dos sintomas:
Dores no ouvido esquerdo e as vezes o direito;
Dores constantes no maxilar;
Se dou risada dói principalmente se falo muito ou quando vou comer algo…
Fui no otorrino e fui informada que poderia ser atm.
Estou tomando relaxante muscular (não funciona) e toda semana tomo injecção de voltaren que também não funciona. procurei um buco maxilo onde ele pediu uma panoramica e o mesmo nao me examinou muito e disse que era atm e aconselhou o uso da placa. tenho tido dores muito fortes…. inclusive fui numa clinica de emergencia e o dentista disse que era o ciso, porem esse buco disse que nao. gostaria de saber se um ciso pode ocasionar toda essa dor e se preciso da placa mesmo? tem algum outro exame sem ser a panoramica que posso fazer? grata desde já.
Débora, nãoé por simplesmente colocar uma placa na boca que tudo se resolverá.
A placa muda a relação entre a mandíbula e a maxila e cria um resposta na musculatura. Para que isso sirva de algo em termos de tratamento é preciso que essa placa seja construída com base em suas necessidades biomecânicas e neurofisiológicas. Isso implica em saber quais são exatamente os danos nas estruturas internas da ATM, a extensão destes danos, a causa e a possibilidade de reversão. Além disso, a “placa” precisa funcionar como um intermediário que gere uma congruência ortopédica entre dentes, músculos e ATM, o que necessita que o dentista tenha formas de medir os efeitos dela no sistema mastigatório e possa modificá-la de acordo com as demandas. Além de tudo isso, o fator causal precisa ser trabalhado, por exemplo, se o problema da ATM está associado a problemas sistêmicoso, infecções ou deficiências nutricionais, estas coisas precisam ser também consideradas.
At.te,
Marcelo Matos
Tenho bruxismo, dentes fracos, pode ser resolvido e minha mandibula estrala sempre que abro a boca.
OI DR. MARCELO
GOSTARIA DE UMA OPINIÃO SUA SOBRE O MEU CASO. COMEÇEI COM UMAS DORES DE CABEÇA FORTES , PROCUREI UM NEUROLOGISTA FIZ TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E NÃO FOI DETECTADO NENHUM PROBLEMA NEUROLOGICO MAS GRAVE. A NÃO SER ENXAQUECA, COMEÇEI O TRATAMENTO COM AMATO. A INTENSIDADE DAS CRISES DIMINUIRAM. PORÉM NESTE MESMO PERÍODO TINHA UNS SITOMAS COMO DORES NO MAXILAR , DOR DE OUVIDO, ZUMIDO , SENSAÇÃO DE OUVIDO TAPADO , SENSIBILIDADE AO TOCAR AO REDOR DO OUVIDO E DORES NAS TEMPORAS. PROCUREI UM OTORINO PORQUE ACHAVA QUE AS DORES DE OUVIDO ERA ALLGUMA INFLAMAÇÃO. O MESMO ME DISSE QUE EU TINHA UMA DISFUNSÃO DA ATM E ME ENCAMINHOU PARA UM BUCOMAXILOFACIAL , ELA MANDOU EU FAZER UM RX PANORÂMICO DO MAXILAR E QUANDO VIU O RESULTADO DISSE QUE REALMENTE TENHO ATM E QUE PRECISO USAR APARELHO PARA CORIGIR ISSO . A MESMA ME ENCAMINHOU PARA UM ORTODONTISTA , MAS JÁ PROCUREI VÁRIOS E ELES DIZEM QUE TENHO QUE IR NUM ORTODONTISTA QUE SEJA ESPECIALISTA EM ATM E ESTÁ SENDO MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR AQUI.
GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM ALGUM ESPECÍALISTA EM ATM PARA ME ENDICAR AQUI EM RECIFE E O QUE ACHA DO MEU CASO.
SE MINHA ENXAQUECA TEM ALGUMA CORELAÇÃO COM A MINHA ATM? NÃO AGUENTO MAIS SENTIR ESSAS DORES . OBRIGADO PELA ATENÇÃO !!!
Tatyane,
infelizmente em Recife não há nenhum dentista com formação em patologia da ATM que eu pudesse lhe indicar pois, estes, são todos certificados por mim, pela Lidia em Porto Alegre e pleo professor Learreta da Argentina. No entanto, você pode encontrar especialistas em DTM e Dor Orofacial através do conselho de odontologia de seu estado.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde, em agosto deste ano bati o carro. Aparentemente não tive nenhuma lesão, mas depois de uma semana comecei a sentir dores na face. Procurei o pronto socorro e após RX da face, o médico avaliou o quadro como dor traumatica da batida (O RX não estava OK).
Desde então sinto fortes dores em forma de queimação na cabeça, sinto dores no ouvido, escudo estalinhos na cabeça e no ouvido.quando como tenho a impressão de estar com a arcada dentária solta. já senti dores no pescoço, mas a pior sensação é a DA DOR CABEÇA. Estou usando um contensor nos dentes para dormir, mas a dor não passa. Não realizei nenhum exame especifico para ter certeza se os sintomas correspondem a ATM.
O QUE FAÇO?, QUE EXAME FAZER?
Aguardo contato.
Adriana
O RX dea face estava OK.
Adriana, o resultado mais comum de algumas batidas são as lesões cervicais que podem sim produzir dores de cabeça. Além disso o sacolejo sofrido na mandíbula pode lesionar algum ligamento ou mesmo a cápsula da ATM. O melhor é fazer uma avaliação da ATM com um profissional dentista experiente em patologia crânio mandibular e um fisioterapeuta bom em coluna.
At.te,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr Marcelo!
Moro em Belém do Pará,não possuo plano odontológico,conto somente com atendimento no SESI e realmente não sei se há um profissional com a especialidade em ATM.
Tenho 42 anos e venho a muito tempo com dores de cabeça constantes,investigadas por neurologista,oftalmologista,otorrino…No entanto tenho sentido “zumbidos”,dores na área da ATM,dificuldade extrema de abrir a boca com ruídos durante essa manobra e chega a ser bem visível deslocamento nesta região aos movimentos,antes de retornar ao dentista gostaria de fazer pelo menos um RX.
Pergunto-lhe: qual exame radiológico completo que posso realizar dessa região (ATM)?
Aguardo o mais breve possível sua resposta.
Desde já,muito obrigada.
Débora, há muitos exames de imagem importantes para estudar a ATM. Por exemplo, se o dentista quer ver ligamentos e disco, ou mesmo alterações do osso medular, a ressonância magnética é essencial. Já a relação entre os componentes ósseos é melhor visto em tomografia. Certas atividades inflamatórias, processos degenerativos e tumores, podem ser vistos em alguns exames realizados em câmera gama, como a cintilografia trifásica e a com leucócitos marcados…
Radiografias convencionais como a planigrafia (laminografia ou panorâmica modificada para a ATM) e transcranianas são exames de pouca valia já que só mostram lesões que forem razoavelmente “grandes”. Esses exames ajudam apenas quando o paciente está fazendo um tratamento para outra coisa (ex. prótese, ortodontia) e, por acaso, se encontra uma alteração na ATM. Mas para investigar com estes exames, não dá.
At.te,
Marcelo Matos
Fiz algumas perguntas aqui e não fui respondido.DTM pode ser causa falta de vitaminas e minerais?
Júnior, você fez exatas 17 postagens aqui no blog. Algumas respondi, mas entenda que são quase 900 perguntas por mês, o que torna bastante difícil responder com rapidez.
Aos poucos, faço questão de responder todas, mas isso demanda tempo.
Se precisar de uma informação imediata, você precisa fazer uma consulta com um especialista pessoalmente. Lembre-se que o blog, não é um serviço pago, nem financiado pelo poder público. É apenas o meu prazer em ajudar as pessoas com o máximo de informação sempre que posso.
Boa sorte!
At.te,
Marcelo Matos
P.S. Já ia esquecendo de te responder. A falta de vitaminas e minerais não são causas próprias (suficientes e necessárias) para o desenvolvimento de DTM, mas tenha em mente que a falta de certas substâncias como a vitamina D, por exemplo, predispõe o organismo a processos inflamatórios, assim como outras podem predispor à processos degenerativos e doenças sistêmicas…
Dr. Marcelo, Boa tarde!
Há vários anos sofro com dores na ATM, dores de cabeça e estalos na mandíbula, além de bruxismo.Já fui em pelo menos dois neurologistas diferentes e não foi detectado problemas neurológicos.No ano passado, comecei a sentir uma enorme sensibilidade em um dos dentes da frentes( não sei o nome/número, mas é em um desses centrais à esquerda)e uma discretíssima mobilidade.A dor era tão intensa que pensei que iria perder o dente, inclusive cheguei a pensar que tinha uma fratura na raíz.Depois de exames radiológicos, não foi confirmada a suspeita de fratura.A dentista passou uma placa de acrílico que aliviou bastante a dor no dente, mas causa um desconforto na mandíbula e ressecamento das vias respiratórias pois utilizo para dormir.No exame radiológico ATM transfacial, tive o seguinte laudo: Boca fechada – para o lado direito registra-se relação normal entre os componentes ósseos articulares e discreto facetamento do contorno posterior do côndilo.Para o lado esquerdo registra-se posicionamento para anterior em relação aos componentes ósseos articulares e facetamento do contorno superior do côndilo. Boca aberta – deslocamento assimétrico dos côndilos.O que o senhor recomenda? A médica disse que caso a placa não resolvesse deveria utilizar aparelho ortodôntico. Isso é certo? Doutor, por favor me ajude, não sei mais o que fazer. Agradeço desde já.
Cristiane
Vou te responder sob a forma de tópicos para organizar melhor as idéias.
1. A radiografia transfacial é uma técnica de imagem que tem muito pouca precisão. Isso implica que falta muito ainda para saber qual é o seu diagnóstico.
2. A “placa”, para realmente funcionar, precisa ser muito mais que uma simples placa… Te explico: é preciso monitorar o efeito que ela produz no seu organismo, por exemplo, ela melhora a cadência e simetria dos músculos? Ela corrige a mastigação? Ela melhora a cinemática? Com o que está sendo feito a mensuração disso? Observe que sem medir esses fenômenos, não tem como saber o que falta na placa para obter o resultado que se espera…
3. Sem diagnóstico definido e sem uma placa cujas respostas do seu organismo ão estão sendo medidas, como esperar uma melhora do quadro?
4. A ortodontia alinha os dentes, mas isso não quer dizer que trate os problemas da ATM. Dê uma lida nesse tópico: Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
Att.,
Marcelo Matos
Olá, Doutor, tudo bem?
Estou com algumas dúvidas… uso aparelho ortodôntico e usei uns elásticos (que ficavam presos entre os caninos e o penúltimo molar)… por conta disso fiquei com um problema de ATM. Ouço estalos ao abrir e fechar a boca, a mesma “trava” quando a abro, e cheguei até ter zumbido no ouvido.
Creio ser esse problema pois fui a um otorrino e não constou nada… então um dia fui num especialista e descobri que eu teria que usar uma plaquinha para curar este problema, visto que também ficava o tempo todo com a mordida fechada (hábito que estou evitando).
Este especialista disse que eu NÃO poderia usar esta placa com o aparelho ortodôntico, mas ele conversou mais tarde com o meu ortodontista e depois mudou de ideia… fora o preço que era bem “absurdo”, R$ 1500,00 para fazer a placa e manter o tratamento por 5 meses, e depois, quando necessário, eu teria que pagar mensalmente.
Portanto, minha dúvida é: é possível usar os dois juntos? O preço está alto demais?
Sei que cada caso é um caso, mas estou com muito receio de estar sendo enganada. Obrigada!
Camila, dependendo dos objetivos dá sim. Agora tenho duas pergunta: 1. Por quê não tratar primeiro a ATM e depois os dentes? 2. Como os efeitos da placa serão medidos?
Doutor, boa noite! Tenho 25 anos e estou sofrendo com desvio na ATM a 4 anos desde que tirei meus 4 cisos numa única cirurgia onde fiquei 3 horas com a boca aberta. Já usei aparelho, fiz fisio, uso de Miosan, placa e nada resolve. Isso influencia tanto a minha vida! Estou muito triste pois sou jovem e não posso aproveitar as melhores coisas da vida por causa desse problema.Me sinto desprivilegiada…Fiquei 2 anos bem e agora meu queixo travou de novo, vou começar a procurar profissionais pra me ajudar…Sinto muitas dores de cabeça, dores ao tentar abrir a boca e só consigo abrir um pouco mais q 2 dedos de largura…o que devo fazer? Obrigada!
Sarah Miller
Travamento tem tratamento. O que você deve fazer primeiro é procurar um profissional que saiba como investigar as causas desse travamento para elaborar um plano de tratamento adequado à necessidade de seu organismo.
Att.,
Marcelo Matos
Boa tarde, Dr Marcelo!
Sou Marcos de São Paulo, e vi no seu blog alguns artigos sobre ATM. Há um ano atrás, minha esposa foi diagnosticada com esse distúrbio na ATM,devido a fortes dores de cabeça e também a mastigação não estava certa, mesmo depois de anos de uso de aparelho ortodôntico. Então, minha esposa foi submetida a essa cirurgia, de correção dos dentes, ou seja, ortognatica, e no mesmo dia devido as fortes dores de cabeça, também foi feita a de correção do côndilo. O côndilo tinha duas opções, ou serrar o osso e não colocar nada, ou serrar e colocar uma placa,optando-se pela 1 opção. Pra encurtar a história, já faz mais de 6 meses que minha esposa está fazendo sessões de fonoaudiologia e não tem resultado, pois a bochecha dela está inchada e a boca não está totalmente aberta. Gostaria de saber do Senhor se a cirurgia ortognatica foi um fracasso? A do cirurgia do côndilo deu tudo certo mas a ortognatica está com esse problema de não desinchar. Ah! ela tem um dente no siso para retirar no mesmo lugar, pode ser por isso que pode estar inchado?Qual o prazo do pós operatório?
Desde já Agradeço!
Marcos.
Marcos, não vi sua mensagem aqui antes… E por isos só estou respondendo agora. Como já se passaram um ano, como ela se encontra?
At.te,
Marcelo Matos
Tenho suspeita de atm mas estou em processo de investigação. Procuro especialista no rio de janeiro, são gonçalo ou niterói. vc teria alguem de confiança para indicar?
Daniele
Não tenho um profissional de confiança para indicar nessas cidades…
Olá DR Marcelo Matos, eu sentia apenas estalos na atm direita todos os dias quando acordava dava um estalo muito forte do lado direito, sinto que durante o dia fico apertando os dentes e parece que de noite tbm, agora estou tendo surdez temporária por 24 horas e depois passa, sou uma pessoa muito nervosa e estressada, qualquer coisa tira do sério, já visitei vários otorrinos, oftalmologistas, clinícos geral, psicólogos, até que fui ao dentista especialista em dor orofacial, ele com certeza me disse vc tem DTM, e não é fácil tratar se tiver cura, pediu que eu colocasse aparelho ortodôntico, fiz tomografia da atm e não deu nada. o que eu faço?? Por favor me ajuda não sei mais o que fazer, sou de Governador Valadares. Obrigado
Max, se há estalos fortes, há também uma grande probabilidade de haver danos em discos articulares que não são visíveis em uma tomografia. Procure um dentista com capacitação em patologia da ATM para poder avaliar melhor essa situação.
At.te,
Marcelo Matos
OI DR. Bom dia, quero primeiramente te agradecer pela resposta tão rápida que me deste e dizer que fica evidente que és um profissional antes de tudo, humano, fico muito feliz por poder contar com pessoas assim. Bem c relação as minhas lesões, o meu dentista disse que acha que tenho bruxismo pois avaliou que meus dentes estão muito gastos para a minha idade, 35 anos, com relação a predisposição genética meu pai n sente dores mas fica o tempo todo rangindo os dentes, tenho também uma tia q tem bruxismo, minha mãe sente dores na ATM, mas não se compara as minhas. Dr. o senhor acha q bruxismo é capaz de deslocar uma ATM assim como mostra na minha ressonância?
Com relação a placa quem passou foi o bucomaxilo,que por sinal ele quem me deu informações a seu respeito, e eu estou usando direto, é um horror dar aula com aquilo, será q o meu caso é cirúrgico?
Dr. é comum confundir dores de dente com problemas de ATM ?
Há 15 dias atrás comecei a ter dores agudas em alguns dentes (somente do lado esquerdo), principalmente ao se alimentar. Existe muita sensibilidade às baixas e altas temparaturas durante a ingestão dos alimentos. Após uma consulta com um Odonto, que depois de ter analisado minha boca, me conduziu a outro profissional especialista em ortodentia. Este outro profissional após minhas queixas me pediu a realização de várias imagens (panorâmica da face…) e afirmou que possivelmente era portador de bruxismo (briquismo) e de alguma DTM, mas que esperaria os laudos dos exames para visualizar melhor o diagnóstico. Achei ela muito responsável e dedicada. Após a chegada dos laudos e imagens foi verificado que tenho uma formação óssea diferente entre os lados direito e esquerdo da manbíbula. Isso é visível até mesmo em qualquer foto comum, minha mandíbula tem um desvio para a direita. Até aí tudo bem, porque esse fato há muito anos já tinha sido constatado por todos de minha família, mas parece que nos útlimos anos houve uma intensidade do desvio (em minhas fotos se vê claramente minha boca um pouco torta para direita). Nas imagens a ortondontista viu também que tenho uma mordida cruzada, ausência de 4 dentes e um dente que precisava fazer canal, que talvez fosse o causador de minhas dores (até então eu não sabia precisar se as dores viam dos dentes ou da mandíbula). A ortondentista afirmou também que estava havendo oclusão dentária. A necessidade do canal foi confirmada pelo especialista da área (edondontista) que já começou a realizar esse procedimento. Mesmo após o tratamento do canal as dores permaneceram e o edondontista me garantiu que o dente em que está sendo realizado o canal não era o responsável pela dor pois o dente está com os medicamentos e que desde a primeira etapa do procedimento do canal as dores geralmente já cessam… analisando o início de minha dor realmente comecei a perceber que não tinha local exato para ser deflagrada, parecendo não ser o dente do canal a causa de minhas dores. Nessa última semana constatei que as dores mais fortes se localizam nos dentes sisos do lado esquerdo, sendo muitas vezes vindo deles o início da dor, sendo que após alguns minutos não consigo mais identificar o foco da dor, pois todos os dentes e a mandíbula do lado esquerdo doem. Comecei a ficar muito preocupado, porque além da dores, senti uma certa insegurança no diagnóstico. Daí, comecei pesquisar na internet sobre DTM e percebi que tenho muito dos sintomas que caracterizam essa patologia, passando a acreditar que a ortodentista está certa. Obs: não sinto dores de cabeça, nem no pescoço. Tenho dificuldade de avaliar se a dores vem dos dentes ou da musculatura. Às vezes penso que as dores vem de ambos ou talvez esteja havendo uma irradição da dor que também parece atingir a região próxima ao ouvido. As dores agudas sempre ocorrem ao acordar, depois que escovo os dentes e após minhas alimentações que nos últimos dias está bem comprometida. Depois de tudo que li acredito que realmente tenho alguma DTM. As dores que sinto são intermitentes. Geralmente ocorrem a cada 2h. São dores agudas que duram uns 15min depois cessam e assim passo o dia todo. Voltei na ortodentista reclamando das dores e ela me passou a famosa placa. A partir do sexto dia de uso da placa as dores simplesmente sumiram. Será que as dores eram causada pelo bruxismo mesmo? Será se a dor desapareceu por causa do uso da placa mesmo? Queria uma certeza no meu diagnóstico para tratar a origem dessas dores para não ter que sofrer mais no futuro em virtude de um erro no diagnóstico. A ortondentista me informou que provavelmente terei que fazer a cirurgia ortognástica e usar aparelho ortodôntico. Ela ainda vai mostrar as imagens ao cirurgião buco-maxilar para depois me dar uma posição sobre a necessidade ou não da cirurgia. Moro na Bahia (Juazeiro) e pretendo fazer uma consulta com o senhor porque fiquei bastante seguro com seus comentários aqui no site (já li quase tudo).
Olá,
Há algum tempo venho sentindo um certo desconforto que incomoda de maneira que não consigo ficar um certo tempo com a expressão de sorriso no rosto. Quando faço a expressão (seja natural ou forçada), sinto incomodo que logo em seguida se transforma em dor. Isto ocorre também quando falo por algum tempo. O incomo (dor) só para quando retorno para a expressão séria do rosto. A sensação é que o incomodo (dor) ocorre logo abaixo da maça do rosto. Estou muito intrigado. O que pode ser?
Flávio, pode ser muita coisa… Você já foi no dentista? o que lhe foi dito?
Olá Dr. tenho visto através do seu blog q n só sou eu q sofro c problemas na ATM, dores de cabeça, trapézio e pescoços fazem parte da minha rotina, sou professora, e convivo c isso há décadas, tenho 35 anos, já usei aparelho há quase 5 e nada e de uns tempos p cá a dor só fez aumentar, tbm tenho vivido c muito estresse esses últimos dias mas desde criança me lembro q já sentia os estalos ao abrir e fechar a boca. Na minha ressonãncia consta: DESLOCAMENTO ANTERIOR E LATERAL DO DISCO ARTICULAR Á ESQUERDA E ANTERIOR DO DISCO ARTICULAR Á DIREITA, SEM RECAPTURA Á DIREITA E COM RECAPTURA Á ESQUERDA./HIPOEXCURSÃO DO CÕNDILO MANDIBULAR Á DIREITA./DERRAME ARTICULAR BILATERAL MAIOR Á DIREITA. Atualmente estou usando a placa mioneurrelaxante e tomando antinflamatório, há menos de uma semana e ainda dói bastante. Ficarei muito agradecida se me responder q gravidade da minha RM e possíveis tratamento, se é reversível ou não e no mais o q o sr me recomendaria
Leana
A resposta da sua pergunta depende de algumas informações, como: o que causou as lesões que aparecem na ressonância? Qual a sua predisposição genética para o problema? Qual o efeito da placa em seu organismo?
Com essas informações algo mais substancial poderia ser dito sobre seu caso. O correto é você conversar sobre isso com seu dentista e também dar tempo ao tratamento que você elegeu, pois uma semana é um período demasiado curto para resolver algo que vem ocorrendo a tanto tempo, não é?!
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr.marcelo
Sou maria tenho 20 anos ,Esta com dois anos que uso aparelho dental fixo ,por causa que tenho mordida aberta nem consigo relaxar a face sem abrir a boca e quando consigo fechar ,força o queixo e para piorar tenho retrognatismo e tenho que fazer ortognatica ,e minha medica disse que só vai corrigir de vez com a cirurgia ,o probema e que ultimamente venho sofrendo de estalos ou ate uma dorsina um pouca xata na ATM, sempre que encho um balão fico como se tivese minha ATM enchendo de ar como se tevesse dando caimbra nem sei explicar sem contar como aquele barulinho parecendo areia !
Dr. Marcelo me ajude por favor ,
o que o senhor acha de eu fazer ortognatica ?eu morro no piaui, tem como o senhor me indicar um bom medico buco maxilofacial por aqui? OBRIGADA
Maria, como escrevi no texto de abertura deste tópico, cirurgia ortognática não trata os problemas próprios da ATM, muito pelo contrário, se você já tem um problema na ATM, as chances são de que a cirurgia ortognática não tenha boa estabilidade. Veja essa postagem aqui: cirurgia ortognática, devo fazer?
Att.,
Marcelo Matos
Prezado Marcelo,
Por favor, peço-lhe uma indicação de profissional que trabalhe na mesma linha em relação à ATM que você atua em Porto Alegre- RS.
Desde já agradeço imensamente,
Rosa.
Rosa
Em Porto Alegre você pode procurar a Dra. Lídia Yavich que nos lê em cópia.
Site dela: http://www.clinicamy.com.br
Att.,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo
Existem tratamentos não cirúrgico para deslocamento anterior de disco (sem redução)?
Sobre o tratamento cirúrgico, o senhor pode explicar como é feita a ancoragem de disco? Quais os benefícios?
Sim, Fabiana Borges, há tratamento não cirúrgico para deslocamento de disco, inclusive com recuperação do mesmo (do disco). Tenho muitos casos documentados com ressonância magnética antes e depois mostrando essa recuperação. No entanto, para isso é necessário um tipo de investigação mais aprofundada, onde se possa descobrir o porquê dele ter se deslocado e quais ligamentos foram danificados.
Quanto à ancoragem de disco, a técnica é essa aqui: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1291307/pdf/bumc0014-0022.pdf
Os benefícios são muito poucos… Atendo muitos casos de pacientes que foram operados com esse tipo de técnica e tiveram problemas entre 01 e 03 anos após a cirurgia.
Att.,
Marcelo Matos
Ola doutor,
ha alguns anos coloquei aparelho ortodontico lingual. Foi ai que começou meu problema na atm com o travamento da mesma. Meu dentista prosseguiu o tratamento por mais alguns meses ate que decidi finalizar o tratamento ortodontico por causa do incomodo na atm. Procurei um especilista, fiz a placa rigida de uso noturno e diurno e mais fisioterapia. Por um tempo resolveu. Mas o problema continuou. Na ultima RM deu deslocamento dos discos e aparecimento de osteofiticos. Qual tratamento seguir nesse caso? O senhor saberia me dizer se foi concidencia ou meu problema se deu em funcao do tipo de aparelho ortodontico que usei? E nesse caso o uso do aparelho convencional poderia abrandar meu problema?
Cássia, aparelho ortodôntico não trata a ATM, apenas alinha os dentes… Leia com calma o texto de abertura desse tópico para entender as razões.
Quanto ao tratamento, primeiro é preciso saber qual é o seu diagnóstico, senão como saber o que deverá ser tratado exatamente?
Perceba que deslocamento de disco e presença de osteófito não é diagnóstico! é apenas a constatação da lesão, que pode ser provocada por diferentes doenças, cada uma com seu tratamento específico.
Então, para abrandar seu seu problema, você precisa procurar um profissional que tenha experiência em patologia da ATM. Cuidado com tratamentos que sejam apenas paliativos.
Att.,
Marcelo Matos
passei com um proficional em atm paguei 150 reais na consulta eu tava usando aparelho para ver se resolvia os estalos e eu estou que ta me encomodando muito o barulho é muito alto não beijo ninguem mas pq tenho vergonha do estalos . Ele falou para eu tirar o aparelho e mandar fazer uma placa .POR FAVOR me responda com clareza a placa vai resolver os estalos??to muito nervosa com essa situação .Quanto tempo levaria p melhorar os estalos???
Karen, dê uma lida sobre o tema placa oclusal aqui: plaquinha resolve?
Att.,
MArcelo Matos
Boa noite Doutor
Tenho 46 anos e sofro a 4 anos de estalinhos no ouvido que não passam nunca, qdo ouço muito barulhos piora mais, fui ao Buco Maxilo e ele pediu uma ressoanancia e mostrou que tenho um deslocamento de disco, e escoleose, resumindo, ele resolveu fazer uma cirurgia!!, ah lembrando que sinto as vezes dores no pescoço, ombro e dor de cabeça, mais o que mai me encomoda mesmo saõ os ruidos no ouvido, será que no meu caso esta cirurgia vai ajudar neste problema? essa cirurgia é muito arriscada? gostaria que me respondesse também que estes ruidos são realmente da atm?, obrigada
Helena, tudo que eu poderia explicar sobre isso, eu o fiz no texto que abre o tópico! Dê uma lida com calma…
Att.,
Marcelo Matos
Olá dr.
Fui ao dentista ele disse que eu tinha que usar a placa porque tenho estalos na mandibula esquerda e fazem 3 dias que está travada, não consigo abrir direito, estou com muita dificuldade para comer, escovar os dentes… Gostaria de saber se essa placa irá realmente resolver meu problema, ou para destravar ele poderia ter feito algum procedimento??
me ajude por favor.
Gilmara, dependendo do que ‘travou” sua mandíbula, um tratamento com placas pode resolver, mas para isso é preciso saber como a placa estrá influenciando a sua musculatura e também a causa do travamento.
Att.,
Marcelo Matos
Boa tarde doutor.Tenho 46 anos e a mais de 6 sofro com fortes dores de cabeça e ouvido.A uns meses resolvi mudar de otorrino e esse novo medico me diagnosticou com ATM.Pago um plano dentario e levei até o odonto e ele me indicou o aparelho para relaxar a musculatura.Temo ir empurrando com a barriga o problema já q ele disse também q meu caso é d cirurgia mas q s eu quiser,posso ficar usando o aparelho.Já não sou mais uma mocinha é quanto mais velha,acho o pós-cirurgico mais complicado.O q vc me aconselha?
Regilce
O primeiro passo é saber o que exatamente está acontecendo em suas ATM, pois há muitas doenças diferentes que produzem a disfunção. Procure um dentista especialista em DTM ou um com formação em patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Boa Noite, gostaria de tirar minhas dúvidas, pois desde nova minha arcada estalava na articulação, agora sinto dores no osso da bochecha, muita coceira no ouvido, dor dentro do olho, às vezes dor na nuca e em todos os dentes ao mesmo tempo, essa dor é tão forte, chego a ter febre e fico a base de analgésico. por causa disso, evito comer coisas duras, não posso falar muito, cantar. Já fui a um ortodontista e ele disse o aparelho seria só para estética e que nunca mais eu deixaria de ter essas dores. Isso que eu relatei está dentro das dores do ATM? E o que esse ortodontista falou é verdade? O senhor pode me esclarecer? O que devo fazer? Obrigada, Marilia.
Marília
O ortodontista foi verdadeiro quando afirmou que o aparelho só iria melhorar a estética, mas quanto a ter essas dores para o resto da vida, depende da causa, do diagnóstico… Para isso, é preciso fazer uma investigação muito específica. Sugiro que procure um dentista especialista em ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Doutor Marcelo, boa tarde.
Após a cirurgia para retirada dos meus 4 cisos, comecei a sentir um estalo na lateral esquerda da minha mandíbula, mas nada que fosse recorrente e nem que me incomodava muito. Depois de alguns anos, os estalos se agravaram e comecei a sentir muita dor na região, com dores de cabeça e um certo zumbido no ouvido esquerdo. Fui a uma ortodontista, que fez o diagnóstico de DTM e me passou uma plaquinha. Comecei a usar o máximo de tempo possível ao dia e sinto menos dores e o estalo tbm não ocorre mais tão frequentemente. Mas estou achando que com ela eu aparento pressionar ainda mais os dentes e ela está me dando uma sensibilidade nos molares esquerdos. O que pode ter ocasionado esse problema (DTM)? Estou fazendo mestrado e passava muito tempo em frente ao computador, com a mão apoiada sob a mandíbula (mas já estou evitando essa mal hábito), e não sei se por causa da ansiedade e estresse que o mestrado trazem eu possa ter desenvolvido isso. O momento em q sinto mais dor é pela manhã, devido ao apertamento noturno.
Apesar da relativa melhora já observada, noto que minha mordida ainda encontra-se desviada para a direita e isso me incomoda muito por questão de estética. Nesse caso seria o uso do aparelho ortodôntico pra melhorar?
Agradeço enormemente a atenção e peço que, se possível, me indique um especialista em ATM e dor orofacial no estado do ES.
Muito Obrigada
Beatriz.
Beatriz
Certamente o estresse e a pressão dos compromissos e responsabilidades diversas podem agravar o quadro, mas se sua ATM estiver completamente saudável, tal fenômeno não desencadeia dores. Portanto é preciso saber exatamente o que está predispondo sua ATM a esses sintomas e o porquê dessa placa estar agravando o apertamento. Para isso existe uma série de estudos que em conjunto com sua avaliação clínica, permitem entender melhor a situação e possivelmente controlá-la.
Infelizmente, não tenho um nome para lhe indicar em sua cidade. Mas se possível, tente junto ao conselho de odontologia de seu estado ou à ABO.
At.te,
Marcelo Matos
Gostaria de saber se a perda de um dente pode causar alguma alteracao na ATM?
Obrigada!!!!
De poder pode, mas na maioria das vezes haverá uma adaptação.
Boa noite Dr. Marcelo Matos,
Sofro de forte assimetria facial (queixo de lado), e problema na ATM. Tenho cliques constantes quando abro a boca, mas felizmente não tenho dores, apenas desconforto ocasional.
O “ramo” da minha mandíbula do lado esquerdo é maior do que o lado direito, o que provoca assimetria. De momento estou usando aparelho fixo em baixo e um aparelho “especial” em acrilico (fixo), para “ortopedia”.
Tenho 30 anos, gostaria de saber se o meu problema pode piorar, isto é, se o osso da mandíbula (ramo) pode crescer mais ainda com a idade e piorar a assimetria facial?
Muito obrigada!
Me esqueci de referir que o aparelho que estou usando, serve para “ajudar” a reposicionar os dentes numa posição mais correcta, pois para alem do queixo torto, o eixo não coincide (o “meio” dos dentes, em cima e em baixo).
Obrigada mais uma vez!
Ana, cuidado para não terminar com os dentes alinhados e a ATM ainda com problema, pois aí dificilmente haverá estabilidade oclusal (da mordida). Converse com seu dentista a respeito do estado de saúde da aTM e se está havendo recuperação do mesmo durante o tratamento.
Att.,
Marcelo Matos
Ana Silva, se o processo patológico da ATM continuar avançando, o problema pode sim piorar. Por isso que o trtamento deve ser voltado para a recuperação da saúde da ATM e só depois pensar em corrigir a assimetria.
Att.,
Marcelo Matos
Muito obrigada pela sua resposta! 🙂
Dr Marcelo,
como diz a musica…”ah se todos fossem iguais a vc!”
por favor socorra-me!
gostaria da indicacao de um profissional da sua linha de diagnostico, em Joao Pessoa
pelo menos,saberia q estaria em boas maos, tenho sofrido muito!
Desde ja fico muito agradecida
Patrícia, fico feliz com o comentário positivo! Mas infelizmente não há ninguém em João Pessoa que eu pudesse te indicar. O mais perto de você é em Alagoas. Te interessa? Se sim, me mande um e-mail.
Att.,
Marcelo Matos
Doutor machuquei meu maxilar ao fechar a boca no dentista, sinto muitas dores na mandibula, queixo, cabeça e ouvidos.Fiz a ressonancia e na conclusão apareceu o seguinte:proeminencia ossea na porção posterior do condilo direito 2-deslocamento dos discos articulares durante a boca fechada 3- excursão bastante reduzida do condilos mandibulares principalmente do lado direito.Fui medicada com vários remédios e minha dor ameniza por poucos minutos, depois se tornam constantes.O que pode ser?
Cíntia
O laudo do exame descreve uma série de alterações estruturais, ou seja, partes de sua articulação que estão danificadas e afetam a posição e o funcionamento da sua mandíbula. Quando esse tipo de coisa acontece, dificilmente algum tipo de medicação poderá fazer alguma coisa pois não corrige os danos em questão. Para saber o que pode ser é preciso estudar o tipo de lesão e o porquê dela ter aparecido. A partir daí é possível elaborar um tratamento.
Att.,
Marcelo Matos
Obrigada doutor,mas de que maneira como descobrir a causa, pois tomei vários medicamentos, o último agora se chama Moisan e parece que a dor esta indo para o lado esquerdo tb.O médico pediu para eu tomar esse medicamento por mais 5 dias e o pior é que a dor não passa.O que faço doutor?
Cíntia, o teu dentista é que precisa saber como descobrir a causa. Não há como eu explicar por aqui pelo blog. Converse com ele sobe isso ou procure outro profissional.
Att.,
Marcelo Matos
Obrigada doutor.
Doutor o médico me pediu uma tomografia e o resultado foi o seguinte:1 Discretas irregularidades ósseas marginais no condilo mandibular direito com leves erosões ósseas associadas.2-Hipoexcursão dos condilos mandibulares bilateralmente3- partes moles observadas com morfofologia e atenuação acentuadas.
Doutor o médico me pediu para fazer uma tomografia e o resultado foi o seguinte:1-Discretas irregularidades ósseas marginais no côndilo mandibular direito com leves erosões ósseas,2-Hipoexcursão dos côndilos mandibulares bilateralmente.
Olá Dr. Marcelo ! Fui ao Dentista e ele me disse Que tenho disfunção Da ATM. Disse para EU colocar aparelho ortodôntico. É possível com aparelho ortodôntico, esse problema ser resolvido?
Christiane
Ortodontia vai deixar os dentes alinhados mas não irá atuar sobre o processo patológico que existe dentro da ATM. Leia o texto de abertura da postagem, especialmente quando aborda ortodontia e reabilitação oral.
Att.,
Marcelo Matos
então DR EU SOFRO COM DORES DE CABEÇA E OUVIDO A 9 MESES CONSTANTE.PASSEI POR CLINICO QUE ME ENCAMINHOU PRA UM OTORRINO,QUE ME ENCAMINHOU PRA UM OFTAUMOLOGISTA,QUE ME ENCAMINHOU PRA NEUROLOGISTA QUE ME PEDIU UMA TOMOGRAFIA QUE NAO CONSTOU NADA ,ME PASSOU UM REMEDIO CONTROLADO CHAMADO(AMITRIPITILINA )pra eu dormir ppois sou muito anciosa e estressada.
enfim as dores continuarao e comecou a doer meus dentes fui no consultorio odontologico perto de casa expliquei todo meu sofrimento e entao ele disse que podia ser um problema na ATM marquei uma consulta com um bucomaxilo ele me pediu uma ressonancia resultado uma luxaçao no disco fiz agora uma lavagem (artrocentese) mais continuo com dor o que fazer agora poi vi num saite que esse problema é inreversivel vou viver pra sempre com essas dore e esse problema por favor me responda
Kassiamaia
Nem sempre é irreversível, veja por exemplo o caso que apresentei em um congresso no Chile, a paciente possuia uma grave degeneração na ATM que foi revertida. No seu caso, a questão é saber o diagnóstico, ou seja, por quê o disco deslocou e se isso justifica os seus sintomas.
A artrocentese é um procedimento que ajuda, mas sozinha é apenas um paliativo. Converse com seu buco maxilo a respeito de aprofundar no seu diagnóstico.
Att.,
Marcelo Matos
OBRIGADA DOUTOR ACHEI QUE VC NAO IA ME RESPONDER AGORA VEJO A SERIEDADE DO SE SITE MUITO OBRIGADA MESMO
Olá Kassia
Eu tento responder sempre, mas o volume de mensagens é bastante grande e às vezes demora. Estou agora com mais ou menos 400 mensagem na caixa de espera…
Att.,
Marcelo Matos
Olá,
Tenho 26 e sofro com dores relacionadas a DTM à 6 anos,tentei diversos tratamentos sem sucesso.Meus sintomas são dores na regiao temporal,ociptal,facial,ombros trapezio…Dor constante somente do lado esquerdo.No laudo da minha RM consta deslocamento de ambos os discos sem sinal de recaptura,degeneração entre outros,porém tenho boa abertura bucal com desvio para direita.Atualmente uso a placa de acrilico e relaxante muscular com amitripilina todos dias..~Quando durmo sem a placa a dor é menor,mais continua insuportavel.Gostaria que falasse a respeito do tratamento do meu caso.Tenho muito interesse em consultar contigo.
Abçs
Doutor.
Sofro a 6 anos com problema de dores de cabeça, insuportáveis. Chego a recorrer a medicamentos de relaxamento muscular até 20 dias no mês.
Tenho somente 22 anos e as dores de cabeça atrapalham muito minha vida no trabalho, e dia dia com amigos, família etc… Me deixando sempre irritada e mau humorada.
Já cordo com dores no maxilar, muita dor no pescoço e ombros.
Já me consultei com neurologista, fizemos alguns exames e nada para o tratamento da dor de cabeça, e ele me passou um calmante que na verdade tomei por 2 dias, pois fiquei com muitos efeitos colaterais.
Comecei a procurar na internet e vi que poderia ser ATM, procurei um dentista que fiz uma placa de acrílico, e que resolveu meu problema durante alguns meses. Durante anos, usei a placa e sempre tinha dores de cabeça, e dores no meu maxilar frequentemente.
A pouco tempo procurei um dentista novamente e ele me disse que iriamos fazer alguns exames para quem sabe resultar em uma cirurgia.
Procurei outro dentista, fiz uma placa nova em silicone, ele já me informou que a cirurgia não é o caso e sim psicológico que eu deveria procurar esta área.
Estou usando minha placa de silicone e parece que as dores aumentaram, minha mandíbula parece que com essa placa sofre mais.
Fui ao psicologo, ainda não comecei nenhum tratamento.
Realmente não sei qual o caminho a seguir.
Agradeço pelas informações!
Olá Thalita
Sei que essa sensação de não saber que caminho seguir é muito ruim, por isso fiz a postagem desse tópico. Ao meu ver a sequência seria a seguinte:
1. Verificar se essa dor de cabeça é primária ou secundária ou se são duas (os dois tipos) ocorrendo de maneira simultânea, talvez encaminhasse para fazer uma avaliação com um médico “cefaliatra” de confiança (pois nem todos os neurologistas estão realmente treinados para a lida diária com pacientes de cefaléia);
2. Verificar a presença de lesões na ATM e avaliar a extensão dessas lesões (é só disco? Ou disco e ligamentos? Disco, ligamentos e condilo??? o quê exatamente?);
3. Avaliar o quanto essas lesões afetam o funcionamento dos músculos e da mastigação, bem como em que ponto exatamente as placas melhoraram e/ou falharam ;
4. Identificar a causa dessas lesões;
5. Avaliar a relação dos sintomas que você sente, como a dor nos maxilares, com os itens 2 e 3
6. Verificaria junto ao cefaliatra, o diagnóstico do item 1, para decidir o quanto que poderíamos atribuir de “culpa” à ATM em relação à dor de cabeça;
7. Com essas informações eu iria me reunir com você e ponderar se deveríamos ou não iniciar um tratamento em relação à ATM.
Em caso afirmativo, isto é, de decidirmos pelo tratamento, o objetivo seria trazer a ATM para um patamar de saúde por meio de procedimentos próprios para isso, sem uso de medicação para dor no que se refere à ATM.
Bom, como escrevi inicialmente, esse seria o caminho que eu seguiria. Minha sugestão é que se não começou um novo tratamento ainda, invista mais seu tempo em descobrir a natureza do problema que em tentativas de tratamento paliativos, especialmente os cirúrgicos, já que não tem como voltar atrás pois são IRREVERSÍVEIS.
Atenciosamente,
Marcelo Matos