Pessoas que sofrem de enxaqueca nem sequer imaginam que o problema pode ter uma estreita relação com a articulação da mandíbula, a ATM (articulação temporomandibular).
A enxaqueca é considerada um tipo de cafaléia primária e isso significa que esse tipo de doença não é causado pela disfunção da ATM, mas que pode ser agravada quando o paciente possui os dois problemas. A notícia ruim é que a prevalência de disfunção da ATM (ou simplesmente DTM) em pessoas que possuem enxaqueca é extremamente alta, levando a um quadro de dor muitas vezes complicado. Algumas dessas pessoas peregrinam por anos de médico em médico de várias especialidades como neurologistas, cefaliatras, algologistas (médicos da dor) antes de descobrir que possuem também uma disfunção da ATM! E advinhem?! Tratar a enxaqueca com os melhores e mais modernos medicamentos pode não ser o suficiente se a ATM continuar com problema!
Isso acontece porque frequentemente os sinais da DTM são muito discretos e acabam não sendo observados por quem não tem um treinamento apropriado em patologia da ATM que foi o que aconteceu por mais de dez anos com a Fátima, que atualmente se encontra com apenas dois meses de tratamento do processo patológico da ATM e já apresentou uma grande melhora não só da enxaqueca, como também das dores cervicais, dos ombros e mesmo da qualidade do sono! Vejam o depoimento:
Ola Dr há 10 anos sofri de anorexia no qual por ansiedade apertava muito os dentes um dentista na epoca detectou senti varios estralos e ate tontura fui ao buxo maxilo onde fiz radiografia e constou desvio de disco fiz fisio e usei placas dura mas no entanto tenho um zumbido que me acompanha gostaria de saber se o desvio de disco da zumbido e se tem como recuperar o disco mandibular? Moro em DF
Tatiane
Muitos vezes é possível recuperar sim: http://www.patologiadaatm.com.br/cid-pinheiro-sem-dor-e-com-discos-da-atm-recuperados-cid-pinheiro-no-pain-and-total-recovery-of-disc-perforation-and-displacement/
Outras vezes não: http://www.patologiadaatm.com.br/cirurgia-da-atm-tratamento-disco-deslocado-sem-reducao/
Mas é possível melhorar na maioria das vezes.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr, a 8 anos sofro com dores na atm, essa semana estou com uma crise muito forte, meu rosto inchado. ..cabeça, pescoço doem muito, será que não pode ser algo mais grave na cabeça? Obs: quando coloco gelo parece que o gelo puxa o local da dor pq? Obrigada
Luciana, de poder pode… É por isso que precisa ser investigado.
ME INDENTIFIQUEI COM O CASO DESTA SRA, AS VEZES PENSO QUE SEJA CASO DE TRATAMENTO ODONTOLOGIGO….JÁ FIZ UMA TOMOGRAFIA NADA CONSTOU, O MÉDICO ME DISSE QUE ERA MESMO SÓ ENXAQUECA; MAS NÃO ME EXPLICOU EM DETALHES…SENDO QUE OS REMÉDIOS NADA RESOLVEU, DR MARCELO ME DIZ QUAL SERIA O ESPECIALISTA A QUEM PROCURAR ?!
Luciana Souza, você pode procurar um dentista especialista em DTM (disfunção da ATM ou disfunção temporomandibular) ou um que tenha formação em patologia da ATM.
At.te.,
Marcelo Matos
P.S.: evite escrever em caixa alta, pois em linguagem de internet equivale a falar alto ou gritar. Fica desconfortável de ler. 😉
Gabriela. Meu nome e Renata. Tb sou do Paraná. Meu quadro êh parecido com o seu. Vc obteve melhoras ?
onde fica o seu consultorio.
preciso muito,quero marcar uma consulta.urgente
Paula Alves
A clínica fica no bairro do Rio Vermelho, na av. Juracy Magalhães jr. Ed. RV Center S/202 Salvador – Bahia Tel. (71)3248-4434
At.te,
Marcelo Matos
Doutor a 2 anos sinto os mesmos sintomas da paciente do seu video so que as dor de cabeça sao muito forte e da no meio da cabeça vindo para o rosto meus olhos ficam inchados e do lado direito do meu rosto tambem na crise de dor minha cabeça ferve e eu transpiro no corpo todo parece que eu estou envolvida por chamas de fogo gostaria de um parecer seu pois moro em tremembe que fica no interior de sao paulo e nao tenho como pagar um tratamento e nem ir ate voce peço a sua ajuda e te agradeço.jurema
Jurema, essa descrição da dor que você fez me lembra mais uma migrânea, um tipo de dor de cabeça, que com uma disfunção da ATM. Sugiro marcar uma consulta com um médico especialista em cefaléia, um “cefaliatra”.
At.te,
Marcelo Matos
ola… sofro de atm e a uns 10 dias minha dentista fez uma placa mole…fui dormir com enxaqueca e usei a placa..acordei coo uma sensação de peso no nariz…tipo um formigamento e debaixo dos olhos… ficou assim uns dois dias…no terceiro…acordei com a mandibula dura e dandos muitos estalos… e tirei parei de usar a placa…agora esta esta senseção horrivel nos olhos e nariz que nao passa… e uma dorzinha na mandibula perto do ouvido.
O que faço ? brigada
Dr. Marcelo, há 5 anos sofro com dores de cabeça e na articulação, retirei os 4 sisos acreditando que resolveria meu problema, já usei placas, fiz tratamentos com remédios, tais como: ibulprofeno, tenoxicam, nimesulida…e a dor para, mas sempre retorna. Desde quarta senti uma dor forte no maxilar e logo após tive uma luxação, procurei dois especialistas em atm, aplicaram anestesias em pontos estratégicos, tomei o “choquinho”, fiz uso do “sedilax” , juntamente com a novalgina… mas nada fez cessar a minha dor, os dentistas me encaminharam então para um neuro, o mesmo requereu 2 ressonâncias, uma cerebral e outra específica da atm, receitou dois remédios o “cefalium” e “indocid”, tive reação com o 1° sendo assim o médico pediu para que eu o suspendesse. Meu rosto continua inchado, estou há 2 semanas assim, o que pode ser? A dor não cessa…Preciso de ajuda!!!
Olá, Dr. Marcelo;
Sofro de enxaquecas desde a infância e já passei por diversos tratamentos e médicos… Neurologistas, psiquiatras, psicólogos, homeopatia, florais, shiatzu, yoga, pilates… As dores às vezes estão associadas a forte stress emocional, mas surgem também quando estou relaxada. Já tentei associar a outros fatores e existem épocas em que diminuem outras em que aumentam sem que eu consiga entender o que se passa. O único momento em que me lembro de não ter enxaquecas foi a partir do quinto mês de gravidez até o parto.
Nunca investiguei sobre a mandíbula e não sei por onde começar.
As dores são laterais, sinto dor nos olhos, dentes e ombros (uma vez de cada lado, nunca os dois lados ao mesmo tempo), sinto náuseas, vômitos (bile), fotofobia, e em geral as crises duram de três a cinco horas. Neste momento em específico, estou em crise há 5 dias e já tomei todos os medicamentos analgésicos e relaxantes musculuraes que tenho em casa… Não aguento mais. Não consigo trabalhar, cuidar de meu filho, fazer nada. Isso me deixa cada vez mais ansiosa e piora as crises…
O que posso fazer agora??? Quem procurar???
Moro em Lauro de Freitas atualemente e não tenho indicações por aqui.
Dr. Marcelo. Escrevi-lhe um e-mail sobre o meu caso, pois tenho dores orofaciais há 5 anos. Eu vivo no Paraná, e já passei por muitos especialistas. O senhor pediu-me para ver a minha ressonância da atm e eu enviei-lhe. Após tantos anos a tratar um problema que não se resolve, estou muito curiosa para saber quais os seus métodos de tratamento para casos como o meu, de dores crônicas na face, cervical e cefaléias.
Eu pesquisei muito ao longo deste tempo em que me sinto doente, e também li tudo o que aconselha e os depoimentos de pessoas que têm esse tipo de sofrimento. Mas em nenhum momento, o senhor refere quais são os tratamentos que ministra. Apenas percebi que tem uma abordagem neurofisiológica, mas eu não encontro na internet, que tipo de tratamentos essa abordagem envolve.
Porque o senhor se apresenta com o diferencial de um diagnóstico profundo e um tratamento que assenta numa perspectiva de restabelecimento da saúde tendo como foco a causa dos sintomas. Quando diz isto, meus olhos brilham como se detivesse a solução para o labirinto em que vivo há algum tempo.
Como vivo no Paraná, eu ambiciono e sonho ir viver em salvador, por conta de já ter passado por muitos tratamentos que não me erradicaram o problema. Ou me restabelecessem a saúde. Eu gostaria que aprofundasse comigo quais são os tratamentos, dependendo da patologia da atm que uma pessoa apresente.
Obrigada Desde já!
sinto dor no lado direito , retiraram um dente siso(48), ha meses mas a dor continua….abriu novamente e retirou um pequeno pedoco esmalte e fizeram curetagem… o problema é que a dor so aumenta, e nem com os remedios a por passa. nao sei mais o que fazer..
A dor é no local do siso?
ola eu estou muito grata por esse video pois sinto exatamente isso ha alguns anos e ja vou procurar Dr Marcelo. muito obrigado por essa iniciativa pois me ajudou e vai ajudar muita gente.
ola eu estou muito grata por esse video pois sinto exatamente isso ha alguns anos e ja vou procurar Dr Marcelo. muito obrigado por essa iniciativa pois me ajudou e vai ajudar muita genmte.
Doutor, há alguma relação da enxaqueca com aura e zumbido com a ATM?
Obrigada
Angelina
A enxaqueca com aura é um problema independente da ATM, assim como o zumbido, mas pode haver relação da seguinte forma:
A ATM pode gerar ainda mais irritação neurológica e servir como mais um gatilho de disparo das crises de enxaqueca. Digo mais um, pois se você tem enxaqueca e faz acompanhamento com cefaliatra, já deve ter feito um mapeamento dos fatores desencadeantes, por exemplo, tem gente que o problema é desencadeado por falta de descanso, ou por certos alimentos, ou cheiros fortes como solventes e tintas… A ATM, pode ser apenas um gatilho, mas NÃO É CAUSA DA ENXAQUECA. De modo que mesmo que se trate a ATM, a enxaqueca irá continuar existindo, embora possa ocorrer uma diminuição da frequência e/ou da intensidade, mas permanecerá…
Quanto ao zumbido, é preciso diferenciar se há ou não lesões neurológicas do aparelho auditivo. Se o zumbido varia com os movimentos mandibulares pode haver uma correlação neurofuncional entre ATM e zumbido, mas se for contínuo e/ou houver problemas na cóclea, vestíbulo, etc., é melhor não depositar muitas esperanças no tratamento da ATM para melhorá-lo.
Olá me chamo Bárbara e sofro de atm a 4 anos e o ano passado descobri, fiz tratamento com placas mas nao melhorou, agora estou em uma clinica especializada, estou indo pra 5 sessao de laser e ondas eletromagneticas nao sei direito os nomes e sinto dor ainda, eu sofro com dores de ouvidos muito intesas, é normal? e eu pratico exercicios isso afeta?
Obrigada
Bárbara
Às vezes é realmente muito difícil de controlar uma disfunção da ATM, especialmente se não houver sido descoberta a causa do problema. Quanto aos exercícios, eventualmente pode acontecer da pessoa apertar os dentes durante movimentos bruscos ou quando faz força de modo que pode sobrecarregar a ATM se ela estiver inflamada.
Converse sobre isso com seu dentista para verificar que providência tomar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Tarde Dr. Marcelo!!
Estou no auge do desespero, os sintomas que mais estao me angustiando e me ENLOUQUECENDO, é que à algumas semanas atrás, começou o zumbido bem fininho e baixo, constante em meu ouvido, está sem parar, há dias, e essa pressão no ouvido então…nossa!!!Ja estou tomando ibuprofeno a vários dias, e nao sinto melhora alguma.Existe alguma coisa ainda que possa ser feito ou tomado???
Gabrielle
Zumbido é algo complicado e que foge, na maioria das vezes, da área em que atuo (odontologia). O melhor é você procurar orientação com o GAPZ – Grupo de Apoio aos Portadores de Zumbido especialmente se conseguir uma indicação de médico da área de otoneurologia que atue na sua cidade.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Silvia acima. A atm é realmente uma dor excomungada, que aparece quando menos a gente gostaria, num momento mais dificil da vida, num momento de mais tensão: desemprego, separação, ruidos da zona urbana, ansiedade, medos.
É Flórida ! Minha orto, me disse que a maioria dos seus pacientes com dtm são pessoas ansiosas.
Jaqueline acima. Eu tb já fiz fisioterapias:
– rpg e cranio-sacro(foi a que mais me aliviou).
Além disso me lembro que quando fazia hatha yoga tb me aliviava.
Relaxante muscular eu usei muito uma formula que era vendida nas farmacias homeopaticas, mas agora só com receita, a base de mulungu.
Antes do trat da atm eu estava com uma peq perda auditiva, depois da reabilitação oral voltou ao normal. Extranho não? Meu trat. é uma verdadeira novela, mesmo porque meu problema de atm mesmo, não é tão grave assim, é apenas um peq. distancia entre o osso de cima da face e a mandibula abaixo.Cada pessoa tem uma sensibilidade. Minha orto, disse que pessoas com problemas muito piores que o meu não sentem nada na atm. Uau ! Logo eu tinha de ser sorteada? Jaqueline, quando fui no buco maxilo tinha uma pessoa segurando o queixo porque o osso gastou. Cuidado! Pesquisa a fundo aí essa sua ATM. Zumbido no ouvido pode ser tanta coisa: colesterol alto, viver em zona urbana barulhenta, pressão alta. Atm ? não sei.
Eu tenho atm e não tenho nenhuma dor na cervical, inclusive tenho rx que confirma estar td bem com a cervical. A minha atm nunca estalou. Creio que estalos é um estágio muito mais perigoso, me parece um desgaste, talvez… artrose ?
Eu estou morrendo de dor a 3 semanas. Já fiz reabilitação oral de atm: placa, aparelho fixo. Antes e continuo a ter cefaleias. Mas… a bem pouco tempo, mais ou menos 1 ano descobri que tb tenho bruxismo. É um horror !
Tudo começou assim: eu nadava e o ouvido dir começou a doer. Fui na otorrina, limpei o ouvido e nada, a dor cont. Então ela disse: vai no dentista. Tinha um canal. A dor cont. Ele disse: – vai num buco-maxilo. Eu fui, e ele disse: – vc tem d fazer reabilitação oral. Eu fiz e depois de 4 a 5 anos somados ao aparelho fixo, terminou. Hj especificamente estou morrendo de dor. Fui na dentista tirei rx e não a nada de errado com o dente que eu cito como doendo(EM CIMA). Hj a noite já tá doendo e muito o de baixo. O que será isso, meu Deus? De pé não doe, deitada doe e muito a minha boca. ahhhhhhh ! Já estou fazendo uso de nimesulida 100mg e nada, aí tomei + um cevaliv. Baixou minha pressão, e fui correndo beber um café. Já sei que hj não durmo.Amanhã angum dentista vai ter de me atender. Socorro!
Mi
Sugiro que procure um dentista especialista em dor orofacial, que possa fazer alguns testes de bloqueio da dor para rastrear se ela é realmente no dente ou é uma dor reflexa de um problema emoutro lugar. Além disso, é preciso fazer uma avaliação da ATM pois é provável, pelo seu relato, que ainda haja um processo patológico na ATM a despeito da reabilitação oral.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo!
Venho sofrendo com dores de cabeça e na ATM a muito tempo. E isso, vem se intensificando cada dia mais. Em janeiro deste ano, bem nas minhas férias, passei cinco semanas com dor de cabeça. Usei vários medicamentos (analgésicos, relaxantes musculares), fiz acupuntura, massagem… e nada adiantou. Foi um inferno, pois acabei ficando de cama em função das dores e do estomago que não aguentou tanta medicação. Apos fazer exames (RM, eletro) com neuro, ir no otorrino (tenho dor no ouvido, zumbidos), no oftalmo (tenho dor nos olhos) e nada de encontrar a causa… falei com minha fisio e ela me indicou um dentista especialista em ATM (buco-maxilo). Fiz uma RM, e não tenho lesão, desgaste. Tenho inflamação… a questão é muscular. Ele me indicou o uso da placa de Mixigam, fisioterapia e injeções no musculo… mas acho muito invasivo (isso é corticóide??). Além disso, estou tentando engravidar. E se o uso destas injeções apenas fizerem as dores desaparecerem por um tempo? Outro dentista, me indicou apenas o uso da placa e fisio. Estou em dúvida!! Sem falar que não quero mais esperar para ser mãe… tenho 32 anos… Será que posso ter melhoras apenas com o uso da placa? Quero qualidade de vida! Não suporto mais essa situação!!!! Meus sintomas: dor de cabeça, pescoço, cervical, dor lateral (ATM), zumbido, dor de ouvido, dor nos olhos,minha mandibula desloca qdo abro a boca.
Agradeço a atenção!!!
Olá Jaqueline
Você escreveu: “(…)Tenho inflamação… a questão é muscular”
Sugiro que dê uma lida nesse link aqui: DTM muscular vs articular
Quanto às injeções no músculos: Infiltração no tratamento das disfunções da ATM
O ideal é que você converse com seu dentista a respeito da proposta de tratamento que ele(a) lhe fez e tire todas as suas dúvidas, lembre-se que antes de iniciar o tratamento é importante entender ao máximo o diagnóstico e identificar, sempre que possível, a causa do problema, senão, as chances do tratamento ficar apenas no paliativo são grandes.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Sim Doutor, reescrevo sim.
Há oito anos retirei o dente do siso,desde então minha vida tem sido um tormento,pois procuro por um tratamento que seja eficaz. Já me consultei com vários especialista e até professores de universidades,mas os resultados infelizmente foram negativos. Usei a placa mio-relaxante,mas foi passageira a melhora, isso foi no início do tratamento. Hoje depois de oito anos todos os remédios que me falam que irá passar de alguma forma essa dor tomo até mesmo sem receita médica,já fiz uso de tandrilax com meloxicam,piroxicam,todos praticamente relaxantes musculares,dorflex P, vitaminas para a atm,calmantes, chás calmantes poi fico super agressiva com qualquer pessoa que apareça na minha frente, então quando estou atacada prefiro ficar só pq a dor é tanta que é capaz de acontecer até situações inesperadas….enfim… ultimamente estou tomando o miosan que a buco-maxilo receituou, mas por conta própria faço uma parceria com todos esses remédios, pois não suporto as dores e gastar com tanto remédio e não ter nenhuma melhora, pelo contrário tenho mal-estar com todas essas medicações.As dores já irradiam para dentro do meu crânio,dentro do meu ouvido sinto pancadas, o meu pescoço também é como se não suportasse o peso da minha cabeça é incrível…… Uso prótese na parte superior e inferior em alguns lugares.
Para começo de conversa,qual seria o tratamento mais provàvel para eu melhorar,sei q necessitaria de alguns exames,mas o que seria mais de urgência?
O que vc Doutor acha de tudo isso, para vc tudo isso pode ter uma solução ou uma possível melhora?
O seu site me passou muita segurança,é como se as portas estivessem se abrindo para eu e muitas pessoas melhorarem. Boa noite!!!Aguardo!!
Edneuza
Você escreveu: “Para começo de conversa,qual seria o tratamento mais provàvel para eu melhorar,sei q necessitaria de alguns exames,mas o que seria mais de urgência?”
Bom, primeiro é importante saber que remédio não resolve os problemas da ATM, apenas trata (com limitações) o SINTOMA dor. Isso nos remete a outro aspecto do problema, você sofre da dor há oito anos! É uma doença crônica, não há medidas de emergência para fazer a dor desaparecer da noite para o dia, pois estas seriam, normalmente, à base de medicações, que como já sabemos, não resolve.
Para decidir o tratamento, é preciso saber que tipo de problema você realmente tem, pois senão qualquer tipo de terapêutica irá cair no mesmo erro dos já tentados e, descobrir o que você tem, vai muito além de “fazer alguns exames”.
Você escreveu: “O que vc Doutor acha de tudo isso, para vc tudo isso pode ter uma solução ou uma possível melhora?”
Sim, tudo isso pode ter alguma solução, mas vai depender desse processo de diagnóstico que acabei de comentar.
Esse tipo de avaliação implica em identificar todas as estruturas que estiverem lesionadas, a extensão dessas lesões, o impacto delas nos aspectos funcionais e a causa das mesmas. Além disso, é preciso de um diagnóstico diferencial de outras doenças que podem produzir os mesmos sintomas que você descreve.
Enfim, é necessário buscar um dentista que tenha experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor, me identifiquei muito com esses vídeos,mas ainda não fiquei internada assim por tanto tempo,mas as dores são muito fortes já não tenho flexibilidade para abrir a boca, e agora está nos dois lados estou para enlouquecer porque a minha doutora diz que não tem jeito eu tenho que aprender a conviver com as dores,mas está quase impossível de lidar a tanto tempo. Já vendi até a minha casa para custear com fisioterapia e acumpuntura, pois moro no interior do Pará para me deslocar para Belém.
Essa dor começou com a returada do siso, e já saí da sala da dentista com essa dor,mas fui tomando analgésicos e aí amenizou a dor,depois tomando banho em um igarapé aqui da minha cidade o meu irmão sem querer me deu uma cotovelada certo na mandíbula que imediatamente desmaiei, e então as dores começaram, isso já tem oito anos, e agora já sinto o meu crânio doer,meus ombros, meu ouvidos doem muito, como lhe enviei naquele outro recado, as dores estão muuuiiittooo intensas,lá tmbm falo sobretodos os medicamnentos q tomei e tomo até hoje, ta insuportável conviver com essa situação!!!
Edneuza
Não lembro do outro comentário que você fez e não consegui localizá-lo aqui no blog…
Se você achar onde foi escrito ou puder reescrevê-lo, posta aqui para eu poder comentar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde, neste momento estou com muita dor de cabeça. Dói também a minha nuca, meus ombros e o ouvido e é quase sempre do lado direito. Não suporto mais tomar remédios e percebi também que a dor aparece quando fico nervosa e ansiosa eu começo a ter muitas dores e as vezes até desmaio. O que fazer? Que especialista devo procurar. Essa dor passei a ter depois que me casei, isto faz 14 anos. Inclusive, me separei e fiquei só durante um ano e não tive mais a dor e agora que voltei com meu marido a dor voltou. O que fazer me ajudem.
Silvia, 39 anos.
Sílvia
Pela sua descrição, há provavelmente um componente emocional significativo e, certamente, pode haver um componente biológico igualmente importante, de modo que, seria bom você procurar um neurologista com experiência em cefaliatria e um dentista com formação em patologia da ATM ou dor orofacial. Além disso um auxilio profissional de um psicólogo e/ou psiquiatra pode ser de grande ajuda no controle de componentes emocionais da dor tais como a ansiedade e outros fatores.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde, sofro de enxaqueca nervosa a 15 anos, já tomei de tudo que é possivel.E minha irma, que tambem é dentista, me comentou sofre solução botulinica na regiao temporal para amenizar a dor. Quem e onde pode ser aplicada este produto? Sou de Santa Catarina, sabe onde acho isto aqui por perto.
Ana Claudia, a toxina botulínica (botox) pode ser usada para controle da dor em várias situações, no entanto, se sua dor é na região temporal, pode ser que seu problema tenha relação com a sua ATM e, nesse caso, há tratamentos muito mais eficientes que o botox.
O botox irá “desligar” o músculo onde ele é aplicado, cortando também a transmissão da dor, mas não corrige o problema e, com o tempo, a dor pode retornar cada vez mais difícil de controlar pois vão ocorrendo micro lesões na musculatura. Além disso, na mairo parte das vezes a dor ocorre por hipofunção da musculatura, isto é, os músculos doem por estarem trabalhando menos do que deveriam (normalmente devido a um problema à distância) e o que o botox faz é desligar ainda mais…
O ideal é um tratamento que possa corrigir a forma dos músculos funcionar, de modo a não desencadear mais a dor.
Escrevi sobre a toxina botulínica há um tempo: Botox no tratamento das disfunções da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Assistindo ao video, me identifiquei muito com sra intrevistada. Sofro com estas dores a muitos anos, sendo que hoje o quadro está muito mais grave. Procurei um ortodontista para ver o que poderia ser feito para amenizar minhas dores e de acordo com o ele devido minha idade na época 40 anos não tinha mais o que fazer. Que na idade jovem eu precisaria fazer uma cirurgia delicada no queixo, devido a oclusão que possuo; que hoje nao tem mais jeito. Tomo remédio para dor e relaxante muscular diariamente, indicados por neurologistas e clinicos gerais e também por conta própria, para enxaqueca. Não durmo a noite, ao mastigar ouço o barulho da mandíbula com estalos altos e forte, Geralmente evito comer perto de pessoas estranhas devido a vergonha do barulho, sinto também como se dentro da minha cabeça acontecesse um inchaço, que provoca incômodo e dores fortes na cabeça, rosto, nuca e ombros. Enfim gostaria muito de saber se o Dr Marcelo Matos( Disfunção de ATM, pode me ajudar, principalmente se morar em são Paulo, ou se pode me indicar um profissional daqui para me ajudar. Adorei o vídeo e procuro ajuda.
Obrigada Sonia
Sônia
Atendo muitos casos como o seu e na grande maioria é possível haver melhora significativa, sim.
Bom, em São Paulo há muitos especialistas em ATM e você pode localizá-los através do Conselho Regional de Odontologia de sua cidade ou através de sites de instituições relacionadas às dores crônicas. No entanto, não há ainda em seu estado quem siga a mesma linha de trabalho que eu, de modo que eu não tenho um nome para lhe indicar .
A linha de trabalho que sigo, tem uma abordagem diferente, onde o problema é investigado em nível de patologia da ATM e não apenas em termos de disfunção. Isso implica um aprofundamento do diagnóstico e um tratamento com base nas respostas neurofisiológicas do paciente e de acordo com os problemas identificados inicialmente. Isso possibilita atuar de forma corretiva e não apenas de maneira paliativa.
Se você estiver disposta a vir a Salvador, talvez eu possa lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos