Muita gente me escreve relatando que tem estalos na ATM e me perguntam se isso significa que tem disfunção. Então decidi escrever sobre o tema.
O que é o estalo?
Veja o desenho abaixo:
O disco articular, em azul claro no desenho, é uma estrutura responsável por evitar que os ossos que compõem a ATM, entrem em contato direto um com o outro. Quando se abre e fecha a boca, é o disco articular, lubrificado pelo liquido sinovial, que permite o deslizamento das peças ósseas sem que essas sofram um atrito patológico. O movimento do disco para frente e para trás também promove a distribuição do líquido sinovial que carrega nutrientes para as células da superfície articular e tecidos adjacentes.
Quando esse disco se encontra em uma posição patológica, dizemos que está “deslocado”, frequentemente para frente ou para frente e para dentro, embora possa se deslocar para qualquer lado. Quando uma pessoa abre e fecha a boca, ou mastiga, esse disco deslocado, pode voltar abruptamente para o lugar fazendo o estalo.
Assim, pode-se dizer que a presença do estalo é um sinal de que há uma alteração estrutural e funcional da ATM e, por isso, se você notar esses estalos em sua ATM, eu aconselho procurar um dentista experiente na área de ATM, para avaliar se a situação necessita ou não de algum tipo de cuidado especial.
Há também estalos que podem não ser devido a um problema com o disco, mas sim porque o côndilo avança demais em relação aos limites articulares, indo além de uma espécie de “batente”, chamado de eminência articular (atualmente os anatomistas mudaram o nome desse batente para tubérculo articular e portanto vocês poderão encontrar ambos os nomes em sites pela internet) e produzindo um tipo de estalo menos audível, de menor significância clínica e que muitas vezes só é detectado através de instrumentos para a avaliação de ruídos.
Embora não seja tão patológico quando o estalo do deslocamento do disco, esse estalo que ocorre pelo excesso de avanço do côndilo da mandíbula, indica a possibilidade da pessoa ter uma espécie de “frouxidão” dos ligamentos da ATM e de outras partes do corpo, o que pode, também, ter importância no quadro geral da situação do paciente.
Muita gente pode conviver por anos com os estalos enquanto que, em outras, a situação pode evoluir para uma condição cada vez mais patológica, com dor nos músculos da mastigação, limitação da função e dores de cabeça.
Outra coisa importante é que quando os estalos somem espontaneamente, não significa necessariamente que o problema desapareceu. Pode ser que, em realidade, o disco tenha se deslocado permanentemente e não produza mais os estalos. Essa condição também pode ser igualmente patológica.
Assim, uma avaliação do estado de saúde da ATM é sempre importante quando se nota sinais como esse.
Fique esperto!
Doutor eu sinto pequenos estalos quando engulo não são grandes só eu q posso escutalos mais ou menos perto do meu ouvido.
Olá, Doutor…
Sinto dores na nuca há 2 anos, já fiz raio x e tomografia com iodo e deu normal… então fui ao neurologista que me prescreveu nortriptilina (tricíclico). Porém, há 1 mês fui escovar os dentes e ao abrir a boca senti uma dor na nuca e percebi que quando abro a bca a minha mandíbula entorta para o lado direito. Fui a um especialista em Atm e ela me prescreveu acupuntura e, se houver melhora, placa. Se não houver melhora, vai me prescrever um remédio que descreveu como “forte”. Há um mês tnho sentido pressão na cabeça, que caminha na cabeça (nuca, fonte e topo da cabeça) e estou muito confusa, devo confiar na minha especialista?
Débora e qual é exatamente o problema que está sendo tratado? Qual o diagnóstico?
Boa Tarde Dr.
eu tenho esse estalo no lado direito, e ja fui no meu dentista, o qual me pediu diversas imagens radiológicas, e no inicio suspeitava-se de ser necessário o uso do aparelho ortodôntico, mas agora após a avaliação das imagens, ele concluiu que eu devo procurar um especialista em cirurgia, pois um dos meus ossos da mandibula cresceu mais que o outro.
Oque o sr. me diz?
Será que não tem outra alternativa?
Pois cirurgia é uma coisa q ñ gostaria de fazer, porque aqui onde eu moro, essas práticas são bem raras e por isso o custo é bem elevado…
obrigado
Anderson, sobre cirurgia da ATM leia esse artigo aqui: Cirurgia da ATM
E sim, há outra alternativa: Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Dr tenho neuralgia e todos os sitomas da AtM estou enlouquecendo não consigo mas virá o pescoço fico com medo dos estalos sinto areia na mordida estalo acima do ouvido mais ainda não fui no especialista
Não demore, vá logo no especialista!
Boa noite DR. minha duvida é parecida com a dos colegas acima: sempre que abro a boca ouço estalos muito forte e alto, chega até assustar quem estar do meu lado, pois escutam os estalos, e sempre dos dois lados, esquerdo e direito.Bem, sinto dores ao mastigar principalmente carne e ao falar muito, sinto o meu queixo muito cansado tenho que parar para descasá-lo, sinto fortes dores de cabeça e ruídos no ouvido muito barulho, esses sintomas eu não sentia principalmente o ouvido. Já usei um aparelho para dormir e nada de funcionar, fiz uma tomografia acho que é esse o nome e constou que o osso estava muito abaixo do normal, não sei explicar bem, o meu dentista me disse que isso foi causado por faltas de dentes.Tenho 27 anos e já tenho esses sintomas a mais de 4 anos, mas só agora apresentou dor e incomodo no ouvido, percebi que sinto muito cansaço e dor no ato da fala, pois sou professora e esforço muito a voz. O que você poderia me dizer a respeito?
Att, Neia.
Néia, é preciso rastrear possíveis artropatias temporomandibulares bem como problemas de coluna, pois tanto os músculos mastigatórios quanto alguns do pescoço e da postura podem dar dor nas áreas que você relata.
Para isso é preciso ir em um especialista em DTM ou com formação em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia dr., existe alguma explicação para estralos com a boca fechada, sem estar mastigando ou fazendo qualquer coisa? Pois tenho com freqüência e ninguém soube me explicar… Quando vou deitar chego a contar o número de estralos… Pois são inúmeros…
Obrigada
Patrícia, são estalos na ATM ou parecem estalos dentro do ouvido? Pois o primeiro depende de movimento da mandíbula e o segundo pode ser fruto de alterações da tuba auditiva que produz estalos similares que podem acontecer com a boca fechada…
Isso é coisa que pode ser avaliada por um otorrinolaringologista. Também vale a pena fazer uma consulta com um dentista especialista em DTM ou que tenha formação em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Quando mecho a mandíbula salta um osso grande do lado direito da da face na frente do ouvido, parece um tumor , mas qdo apalpo vejo q é osso. .o q pode ser??
Solange, pode ser muita coisa… Procure um dentista especialista em DTM ou um dentista estomatologista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
E em relação à visão Dr.? Eu não sei se eu já tinha isso, ou se comecei a perceber agora, as moscas volantes, bem pequenas na visão. E à noite, eu percebo aquela auréola nas luzes e às vezes dá uma embaçada nas vistas. Seria isso problema da ATM? Fui no oftalmologista, ele disse que está tudo normal. Amanhã pegarei um EEG exame de mapeamento cerebral e tomografia da mandíbula.
Doutor, recentemente sofri um trauma no nariz. Desde então tenho dores no ouvido esquerdo, estalos, crepitação, enjoo as vezes, sensação pisar no vazio pé esquerdo, problemas com glandulas de odor, problemas de visão, dor no peito… Enfim várias coisas. Mas eu já tinha esses estalos há muito tempo, ou seja, já tinha problemas na ATM e nunca me preocupei. No caso, teria sido o trauma que agravou isso? E se o disco furou, tem como recuperar sem operação?
Luciano, o traumatismo pode ter afetado não só o nariz, mas a ATM, agravando um problema prévio u criando outro.
Também pode ter afetado o labirinto, criando a sensação de pisar no vazio.
Para saber se dá para recuperar é preciso saber o estado real do disco atualmente, bem como das demais estruturas ao redor.
At.te,
Marcelo Matos
tenho estalo so do lado direito
nao sinto dor// nao sei
oq fazer
Ana Paula
Dê uma lida neste tópico aqui: Tenho estalos na ATM, mas não tenho dor. Devo me preocupar?
Atenciosamentem
Marcelo Matos
Marcelo ,
Tenho Estalos somente do lado esquerdo da boca.
É possivel que esses estalos são o verdadeiro motivo de dor no maxilar , seios da face ,dor nos olhos, sensação de inchaço , dor na cabeça inteira até do lado direito.
Por que tenho todos esses sintomas e ja fiz tratamento com placa para dormir e nada de resultado achando que poderia ser bruxismo.
Minha pergunta é :
Esses estalos que são muito fortes com bastante dor pode chagar a causar todos esses sintomas que citei acima?
Lembrando que tenho dores 24h por dia nessa regiao do estalo e tenho tbm todos esses sintomas .
O que acha?
Quando não para de estalar , preciso de cirurgia?
obrigado e abraços
Leonardo
Os estalos são uma evidência de que há certos danos em suas ATM. A depender dos danos, pode sim haver um quadro de dor como o que você descreve, no entanto, é muito raro precisar de cirurgia.
At.te,
Marcelo Matos
Boa noite, Doutor. Quando tinha meus 14 anos comecei com estalos na boca ao abrir e fechar a boca, sem dor. Com o passar do tempo isso sumiu, agora 15 anos mais tarde voltei a ter esses estalos ao abrir e fechar a boca e durante a mastigação de alimentos, tudo sem dor, percebo que quando acordo pela manha esses estalos são mais fortes e com rigidez.
bom dr. eu tive atm por 3 semanas sentir dores nos dentes, dores de cabeças dores e estalos nos maxilares ao comer ou bocejar tive que toma antiflamatorio, ao processos dos exames expecíficos aos poucos foram sumindo os sintomas nao sentir mas nada. é normal isso, pelo que estava pesquisando sobre ATM pode ser causada por stress tambem no meu caso acho que foi isso, mas pode voltar?
Mila
Há quem acredite que os problemas da ATM regridam sozinhos… Mas isso não é necessariamente verdade.
Para saber, só verificando através de uma avaliação específica o que exatamente aconteceu em sua ATM para saber se pode voltar a acontecer.
At.te,
Marcelo
doutor venho usando aparelho ortodôntico a 5 anos a 3 meses minha boca começou a estralar do lado esquerdo ao abrir não estou conseguindo mastigar direito porem não sinto nenhuma dor vou tirar a radiografia panorâmica pois o dentista pediu, a minha duvida é quais sao os tratamentos para parar com os estalos?
Alexandre, se esses estalos forem oriundos de um problema com os discos articulares, será preciso então descobrir qual a causa e a extensão dos danos.
At.te,
Marcelo Matos
Boa tarde doutor
Tenho tido estalos doloridos quando como,tenho uma ponte fixa já a muito tempo e uma outra falha de dente.Meu dentista quer que eu tire a fixa e faça implantes, mas para isso tenho que usar aparelho por um tempo,mas já tenho 51 anos e acho que não terei mais paciência para isso tudo. Será que estes estalos tem a ver com estes problemas dentários?
Ana Maria
Estalos doloridos durante a mastigação é um indicativo de problemas com o disco articular, que é um tipo de “amortecedor” da articulação da mandíbula. O motivo pelo qual o disco está danificado pode ser sim, eventualmente, ligado à condição dentária, mas também pode estar relacionado à doenças sistêmicas, traumatismos e infecções. É preciso fazer uma avaliação para estudar o caso e definir o tratamento, que via de regra, não necessita da ortodontia numa primeira fase.
At.te,
Marcelo Matos
Boa Tarde Dr. Marcelo.Tenho 42 anos e tive problemas de bruxismo na infãncia que só soube quando adulto, antes não tinhamos esse conhecimento. Mas hoje, já não tenho esse problema, mas há 07 anos fiz implante dentário, 04 dentes frontais e ensero ósseo, retirado da mandíbula lado esquerdo. Tenho um certo tempo estou sentindo dores do lado esquerdo , do lado do ouvido até a boca no osso e sinto repuxando , como se tivesse se deslocando e as vezes aparece uma bola abaixo da língua e espirra água e atualmente estou sentindo a garganta lado esquerdo doendo e já reitrei as amígdalas e apareceu umas bolas brancas abaixa da gengiva em volta da gengiva lado abaixo da língua, gostaria de saber qual especialista devo procurar e o que pode ser. Isso está me incomodando , fico muito preocupada. Agradeço se puder me ajudar.Obrigada
Maria de Fátima
Procure inicialmente um dentista estomatologista.
At.te,
Marcelo Matos
Problemas na atm podem ser causadas pela falta de algumas vitaminas e minerais?
Junior, certamente a falta de vitaminas pode prejudicar, mas não é uma causa específica de desordens da ATM não.
Att,
Marcelo Matos
Boa tarde doutor eu queria uma informação eu tenho estalos no ouvido quando forço a mandibula e também muito tonturas e dor no ouvido já ao otorrino fiz exame ele disse que eu tinha labirintonpatia vestibular irritativa ele passo medicamento para mim quando tomo fico bem quando paro de tomar volta os mesmo sintomas e ainda continuo sentido ouvido estalando e doendo do mesmo jeito eu queria se é ATM
Mauro, os estalos e o possível problema na ATM pode ou não estar participando da tontura. Existem testes clínicos que um dentista com experiência em patologia da ATM pode realizar para checar essa possibilidade. Mas a princípio, se o otorrino não conseguir controlar a labirintopatia, será difícil pensar numa solução apenas via ATM. O mais provável é ter de tratar as duas coisas.
Att.,
Marcelo Matos
Ola DR Marcelo Matos. certa vez senti uma coceira no ouvido esquerdo! e tinha o costume de aplicar um remedio anti-micotico por nome de jadite, ele aliviava a coceira pois dava uma sensaçao de ardor pois era um remedio micotico, certa =vez apliquei estes remediop no ouvido e senti uma dor muito forte, apos isso comecei a ouvi um certo zumbido e com o tempo meu ouvido começou a estalar, sinto que quando abro a boca escuto um estalo será que é consequencia disso ? escuto minha mandibula estalar qdo faço movimento com a boca, pode ser consequencia da manbula este zumbido tbem….
Valter
Mil coisas podem ter acontecido e precisam ser investigadas, por exemplo, a toxicidade de certos medicamentos podem produzir zumbidos, infecções e infestações fúngicas auditivas (se realmente existiam) podem se propagar para a ATM e lesionar a ATM, mas também as alterações da ATM podem ter outra causa e ser apenas uma coincidência. Assim, o melhor é procurar um dentista com experiência em patologia da ATM para avaliar isso.
Att.,
Marcelo Matos
Dr Marcelo, tenho atm disgnosticada e nada que eu faço me ajuda, ja tomei remédio, coloquei a placa de descanso, usei remédios receitados por um otorrino para diminuir as dores de ouvido…e nada, é insuportável! Tenho muitas dores de cabeça, nauseas, perda de apetite, muita dor de ouvido, sensação de estalo na face ao movimentar a boca ou me alimentar e tonturas, minha qualidade de vida está muito ruim, por favor me ajude com alguma dica pois eu realmente estou sofrendo. Também gostaria de saber se na progressão do quadro clínico há riscos de morte, minha situação está muito crítica e estou começando a ficar com medo. Obrigada!!
Boa noite Dr. Marcelo,
Estive lendo sei blog, (http://www.patologiadaatm.com.br/estalos-na-atm/) e estou com a mesma dúvida que o Sr. Marcelo lhe enviou em 12/10/2011, decidi enviar este e-mail por estar um pouco intrigada… minha bebê Manuela nasceu de parto normal e ela teve uma pequena fratura na cravícula direita, apenas fui orientada imobilizar seu bracinho com uma fita crepe, fiz isso por mais ou menos 1 semana e depois o pediatra disse que não precisaria mais pois já estava curada … não tiramos chapa …..dia 16/07/12 completou 3 meses e aproximadamente de uma semana para cá notei que ao mamar ou quando ela leva a mão a boca, faz uns estalos na mandibula que inclusive a gente sente na cabeça, notei também que ela por várias vezes leva a mãozinha até o ouvido esquerdo, aparentemente ela não apresenta dor ao toque, nem na mandibula e nem na cravícula. Gostaria de saber se acompanhou o caso o Sr. Marcelo e como foi solucionado. Por favor, se possível me ajude, o que devo fazer…
Já agradeço pela sua atenção
Olá, tenho 14 anos, faço 15 em agosto…
geralmente quando estou comendo algo meu maxilar estrala, e ás vezes sinto meus ouvidos “tapados”. Isso pode ser uma D-ATM ?
Meus dentes de cima não são tortos, mas os de baixo são um pouco, quando sorrio meus dentes de cima meio que ficam um pouco pra frente, eles são quase que um dedo indicador para frente que os dentes de baixo. tenho que usar algum tipo de aparelho fixo ?
troquei de dentes muito rápido, minha dentista me falou isso. Por esse fato será que meu dente ciso está para nascer e pelo mesmo fato está causando os estralos no meu maxilar ?
Dr. Marcelo, Boa Noite…
Estou cada vez mais assustada pois já li quase tudo no seu blog e não encontro nada parecido com o meu caso…O meu “ouvido” direito estala o tempo todo, já faz mais de um ano, e esse barulhinho pode ser ouvido por outras pessoas também…eu já fui em vários otorrinos, ortopedistas, dentistas, fiz fisioterapia, acupuntura, radiografia da parte do rosto e pescoço e está tudo ok…Fui em um especialista em atm e ele apertou alguns pontos do meu rosto onde doeu bastante…mas ele disse que não pode ser nada relacionado a atm já que o barulhinho acontece o tempo todo, inclusive quando estou com a boca fechada. A sensação que eu tenho é como se estivesse osso batendo no osso, e o barulhinho que escuto é como se fosse isso mesmo…Sinto dores ao abrir a boca…Sabes o que pode estar acontecendo? Não sei mais o que fazer…
Desde já agradeço!
Monique, qual é o seu diagnóstico da ATM?
OLÁ DOUTOR MARCELO, SEUM QUERER PUXAR O SACO, ACHO O SENHOR O MELHOR ESPECIALSTA DO BRASIL, VC CUROU UMA AMIGA MINHA QUE SOFRIA DEMAIS…
ELA SEMPRE FICA PEDINDO PARA TRATAR COM O DOUTOR, MAS MORO NO RIO IPANEMA, NÃO POSSO ME DESLOCAR TODO DIA PARA SALVADOR E TRABALHO…
BEM, VOU COMEÇAR A RELATAR MINHA HISTORIA..
COMEÇEI A SENTIR DORES DE CABEÇA DE MATARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR, FIZ RESSONANCIAS, UMAS 5… TOMOGRAFIA UMAS 4, ELETROCEFALOGRAMA UNS 2, ATÉ CENTRO ESPIRITA EU FUI.. E JUNTO COM A DOR DE CABEÇA, UMA DOR DENTRO DO OUVIDO ESQUERDO, PRESSÃO, SENSAÇÃO DE ENTUPIMENTO UM HORROR.. TONTURAS TB…
ENGRAÇADO QUE NÃO ESTALO AS ATMS, POSSO TER ATM SEM ESTALAR?? MEU PESCOÇO DOI TB…. FUI EU ALGUNS ESPECIALISTAS EM ATM, USEI PLACA DE SILICIONE, ACRILICA ETC… UM MEDICO PEDIU RESSONANCIA DAS ATM, TENHO DESGASTE COM MAIS ALGUMAS COISAS LÁ NO EXAME, DIFERENÇA DO TAMANHO DO DISCO ESQUERDO ETC ETC… FUI FAZER acupuntura e melhorei bem, mas quero ficar livre dessa porcaria….. o doutor recebe pacientes de fora do estado??? tem um planejamento no caso?? posso ir 1 vez ao mes tratar com vc…
estou de aparelho fixo para corrigir a minha mordida que é terrivellllllll.
tenho as ressonancias das atms, tudo direitooo, queria muito ir pra salvador pelo menos vc dá uma olhada..
meu problema é na atm esquerda, a direita não tenho nada… engraçado que a mordida cruzada que tennho é esqueerda tb… me ajuda doutor, sei que vc é dos melhores, minha amiga hj tem uma vida nornal por vc… nem escoço ela movimentava, e achei super legal a placa que vc usa nela…. obrigado
Leonardo, agradeço pelos elogios, muito obrigado!
Você perguntou: “ENGRAÇADO QUE NÃO ESTALO AS ATMS, POSSO TER ATM SEM ESTALAR?? “
Sim, pode. A causa mais comum do estalo é um retorno abrubto do disco ao seu lugar, chamado por nós dentistas de “redução ou recaptura do disco”. Quando um disco está muito lesionado, ele pode não mais recapturar e não produzir estalos. Além disso, há muitas outras condições patológicas que não dependem de recaptura de disco e, consequentemente, não estalam.
Você perguntou: “(…) o doutor recebe pacientes de fora do estado???tem um planejamento no caso?? “
Sim, atendo e há um planejamento para isso. Se está disposto a vir a Salvador, peço que entre em contato com a clínica no número (71)3248-4434 para saber como isso poderá ser feito. Também sugiro entrar em contato com a CCI Brasil e falar com Roseane, pois é quem normalmente resolve as questões relativas a hospedagem e passagens dos meus pacientes.
Você escreveu: “(…) meu problema é na atm esquerda, a direita não tenho nada… engraçado que a mordida cruzada que tennho é esqueerda tb”
Isso pode ser uma mera conhecidência ou ter, de fato, uma relação entre si. Ambos os casos precisam ser averiguados, pois podem ter impacto sobre o tratamento.
Att.,
Marcelo Matos
PS. Nós da área de saúde não “curamos” nada. Apenas damos as condições necessárias para o organismo se restabelecer. O resto é com a natureza. Uma pergunta (se preferir, vc pode responder por e-mail: contato@marcelomatos.com ), qual é o nome de sua amiga?
Olá dr.,
eu tenho o ciso incluso e ele está deitado e muito perto do nervo.
Não sinto dor alguma, gostaria de saber se é mesmo recomendavel a extração?
Boa Tarde Dr.
Há 14anos tive problema com atm. Na epoca sentia muitas dores na região, sem contar com os estalos. Nessa época cheguei a ir para São José dos Campos para fazer uma ressonancia ,já que aqui não havia lugar que fizesse esse exame. No laudo consto que o disco do lado direito eu já não tinha mais, e do lado esquedo estava muito desgastada. Passou um período e o problema não existia mais. De alguns meses pra ca, esse problema voltou, sinto dores na região, os estalos continuam, ao ponto de chegar de uma pessoa está na sua frente de costa e ouvir o estalo, Sinto muita dor de cabeça e dor no ouvido ( não sei se isso esta relacionado a atm ), sinto que os ossos esão raspando um no outro. De uns tempos pra ca sinto que quando estou com a boca fechada ( normalmente ) sinto que estou forçando muito os dentes superiores com os inferiores. Estou assustada com o retorno desse problema.
Será que meu problema se agravou depois de tanto tempo? o que devo fazer?
Neiva Souza
Você escreveu: “(…) No laudo consto que o disco do lado direito eu já não tinha mais, e do lado esquedo estava muito desgastada. Passou um período e o problema não existia mais. De alguns meses pra ca, esse problema voltou (…)”
Na verdade, você está equivocada, o problema nunca deixou de existir… Entenda que os discos não se recuperam sozinhos, assim se de uma lado você não tinha disco e do outro estava “desgastado”, a ARTROPATIA DA ATM CONTINUAVA LÁ! Apenas entrou numa fase de remissão temporária dos SINTOMAS mas não da doença.
Por isso que não dá para se confiar apenas na melhora da dor e demais sintomas para considerar uma disfunção da ATM tratada. É preciso tratar a artropatia por trás da disfunção e restabelecer a função fisiológica (natural) da ATM. Para isso, além da melhora da dor, é preciso de outros coisas como a melhora da atividade muscular, dos movimentos mandibulares, da mastigação e, principalmente, a constatação com exames de imagem antes e depois do tratamento para ter certza da situação final da ATM e se dá para esperar uma melhora permanente ou apenas temporária.
Por isso que a minha abordagem é em cima do conceito de patologia da ATM e não apenas da disfunção, que é a consequência. Desta forma, se torna possível aumentar bastante o índice de sucesso nos tratamentos. Dê uma lida aqui: disfunção vs patologia
Att.,
Marcelo Matos
Dr. a muito tempo sinto dor de cabeça ja fiz varios exames como eletro encefalograma tomografia com contraste e nada e sempre senti uns estralinhos no maxilar, agora a dor vei muito intenssa parecia que tava torcendo tudo dentro da minha cabeça e da minha face tomo remedios forticimos o medico me pediu uma ressonancia mag.. o que sera quem tem cura o que fazer!!!!
Kamila Franciane
Faça o que seu seu médico pediu, pois ele deve ter solicitado a ressonância magnética para descartar ou confirmar algumas possibilidades. Quanto aos estalos, pode ser que a ATM esteja envolvida. A RM foi da cabeça ou da ATM?
Att.,
Marcelo Matos
Dr. estou muito preocupado como minha situação uso aparelhos a muito tempo +- 7 anos não sei se meu problema tem alguma coisa haver com isso mais recentemente conversei com meu Cirurgião dentista em um dia normal de manutenção do meu aparelho e abordei um problema que vinha tendo a algum tempo que era uns estalos na minha mandíbula ao abrir a boca. ele de imediato colocou os dedos no meu rosto e pediu pra q eu abrisse e fechasse a boca pra ver se tinha algo de errado.. aparentemente não tinha nada de errado, me pediu que eu tirasse uma radiografia panorâmica do maxilar, fiz e mostrei, ele olhou brevemente o resultado e me explicou o que eu estava sentindo. Pelo meu depoimento disse-me que eu estava com um problema na articulação; DTM e poderia ser porque eu tenho uma mania de deslocar a mandíbula pros lados e realmente eu tenho mais porque eu sinto que ela trava nas laterais ai eu mexo pra destravá-las e sinto um estalo ao destravá-las, passei muito tempo fazendo isso e por conta disso tinha feito um desgaste na articulação.
Perguntei qual era o tratamento para aquilo que estava sentindo e ele respondeu:
Infelizmente não tem tratamento para desgaste na articulação e que eu teria q conviver para sempre com isso! Fiquei muito deprimido com a situação. Como eu sou do interior de Alagoas não tenho como recorrer a algum outro especialista nesta área foi ai que passei a procurar respostas na internet e Deus me mostrou o seu blog!
Gostaria Humildemente que você me desse uma luz do que eu deveria fazer ou a quem recorrer se existe de fato tratamentos ou não. No meu caso não sinto dores e a mandíbula trava mais logo quando eu acordo, ao decorrer do dia vai diminuindo quando não movimento muito ela e também certos momentos não sinto estalos ou travamentos.
Me ajuda Doutor, não quero ter agravamentos futuros e dores. Obg.
Felipe
Existe tratamento para a ATM sim, para isso é necessário descobrir o que de fato está acontecendo com seus discos e se há alguma doença específica por trás desses “desgaste”. Em Maceió há o Dr. Bruno Cabus e o Dr. Henrique Guimarães que podem avaliar você. Seguem os contatos:
bruno@diagnosticodaface.com.br
henrique_guimaraes@bol.com.br
Att.,
Marcelo Matos
Dr. que tipos de doenças sao mais comuns para o aparecimento da dtm?
Felipe, traumatismos, infecções, doenças reumáticas e autoimunes, doenças metabólicas e também certos problemas dentários.
Att.,
Marcelo Matos
Dr sinto que meus estalos estão piorando, estou começando a sentir minha face meio cansada como se estivesse tensa, as vezes sinto tensão no pescoço, antes não sentia nada disto mais de tanto ficar lendo os depoimentos e os sintomas começaram a aparecer em mim também, tenho medo de entrar em depressão por conta disto
queria saber se pode piorar com o decorrer do tempo e ate onde pode chegar e se existe algum método pra evitar a progressão.
Dr. tenho estalos e leves travamentos meus estalos na atm de vez enquando somem quando fico muito tempo sem mexer a mandíbula mais sempre volta..porque isso ocorre??
Dr. me ajude, tenho uma dor de cabeca que ja fiz tomografia da cabeça…nao deu nada…porem tirei o aparelho agora tinha um dente faltando e o dentista pediu pra me implantar, porem com medo , nao fiz…sendo assim o dente queiro preencheu o espaço dele…tem outro dente queiros sem espaco querendo sair..e sinto estalos no ouvido quando ando as vezes ou quando mastigo tambem as vezes,,a dor de cabeca esta relacionada a isso…nao queria mas fazer tomografia do dentes devido a exposicão que é demais, ja que ja uma da cabeca..como saber se tenho atm
Alessandra, para saber se você tem uma disfunção da ATM, o correto é ir em um especialista nisso. No site do conselho federal de odontologia você poderá identificar vários em sua cidade.
Att.,
Marcelo Matos
mas em relacao a tomografias…fazer mais de uma não é prejudicial, porque eles irao mandar eu fazer da boca???porque ja fiz uma na cabeça..é muita exposição, ou nÃO??
Alessandra, quantas tomografias exatamente você já fez?
Att.,
Marcelo Matos
uma apenas…na CABECA
Alexandra, pode ficar tranquila, pois o problema seria doses repetitivas e frequentes de radiação que geram um efeito acumulativo. Exames de diagnóstico como as tomografias odontológicas são bastante seguros nesse sentido.
Att.,
Marcelo Matos
bom dia doutor
há três dias atrás acordei um dor no lado esquerdo da face, e e tenho descobri que tenho um bolinha entre o ouvido e o maquicilar, sinto o maquicilar estralar, mas o estralo e mais alto do lado esquerso.
quando abro a boca deixo de sentir a bolinha, quando fecho sinto a bolinha novamente.
será que o disco de deslocou?
Daniela, se a suspeita é o deslocamento do disco, o melhor é fazer exames específicos para avaliar isso.
Att.,
Marcelo Matos
Doutor, acabei de deixar uma pergunta em outra postagem, mas vou perguntar algo mais direto aqui: no caso de frouxidão ligamentar com estalos fracos (ainda não sei se os estalos vêm de um deslocamento de disco ou pelo fato de, por conta da frouxidão, o movimento ultrapassar o tal “batente”), é aconselhável fazer fisioterapia? Quais os possíveis riscos e benefícios? Uma placa para o relaxamento da mandíbula pode ajudar? Existem formas de evitar o bruxismo que não a placa miorrelaxante?
Muito obrigada!
to tento muito estalos na boca quando abro e fecho estalos muito fortes e ta me encomodando muito e fui ao denteista por aparelho sera q resolve os estalos ????quanto tenpo demora para melhorar ???
Karen Janaina
Leia sobre o uso e aparelho aqui: Dúvidas sobre ortodontia, cirurgia e placas oclusais para tratamento de disfunção da ATM
Att.,
Marcelo Matos
Bom dia, Dr. Marcelo.
Tenho 49 anos e desde a adolescência, problemas com a ATM. Já procurei vários especialistas para me livrar deles, usei aparelho ortodôntico por 3 anos, fiz fono por um ano enqto usava o aparelho, uso placa para dormir, tenho enxaquecas terríveis e ultimamente minha arcada dentária superior está voltada para o lado direito (totalmente desalinhada). Não sinto os dentes dos fundos se tocarem (arcada sup. com inferior). Estou com dores terríveis e visitei um craniomaxilofacial no mês de Abr/12.Diagnóstico: desvio lateral azo lado “D”, deslocamento anterior dos côndilos e durante o fechamento evidencia-se uma báscula da mandíbula. TRATAMENTO RECOMENDADO: Fono.
Ele me indicou uma fono especialista em maxilar que fica na Av. Angélica.
O senhor acredita que o tratamento com fono é realmente eficaz? Seguindo com minha arcada torta, não continuarei com problemas? O que o Sr. me indicaria?
Agradeço sua atenção.
Lilli Moscardi
Eliete
O fonoaudiólogo pode ajudar sim, mas é preciso que os problemas estruturais estejam corrigidos.
At.te,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr. Marcelo.
Parabéns pelo blog !
Estou a muito, procurando informações sobre meu problema, e gostaria de sua opinião.
A 5 anos aproximadamente tenho tonturas insuportáveis, principalmente pela manhã, chega ao ponto de causar transtornos nas minhas atividades diárias.
Sensação de “chão longe”, “cabeça leve”, visão distorcida de tudo.
Fiz todos os exames possíveis: cardiológicos, neurológicos, circulatórios e nada foi diagnosticado, assim parti para a parte psicológica: estress, cansaço, esgotamento, tudo isso foi motivo de começar um tratamento com medicamentos a base de repositor de serotonina, pílulas para dormir e demais. Em um período foi até bom, mas com o passar do tempo os sintomas não desapareceram.
Hoje ainda tenho os sintomas, como sempre me causando muitos transtornos.
Gostaria de seus comentários da relação de problemas da ATM com esses sintomas pelo qual eu estou passando e espero ter achado uma luz no fim do túnel para começar um tratamento desse problema, caso tenha alguma relação.
Grato pela atenção.
Sds.
Wilson
Tenho experiência com vários casos cujas descrições são similares à sua. O que posso dizer é que relacionar o tipo de sintoma que você descreve à ATM não é tarefa das mais fáceis não, especialmente porque existem poucos estudos científicos que nos permitam caminhar com segurança nesse campo da interface entre ATM e sistema vestibular (do equilíbrio). Entretanto, Existem manobras clínicas que ajudam a identificar essa questão, especialmente com relação à tontura, como a técnica de Romberg modificada, teste de Unterberger e outros recursos estabilométricos (que medem o equilíbrio). Ainda assim, é algo inexato e que precisa ser considerado em conjunto com os resultados dos exames otoneurológicos e com a avaliação de saúde da ATM. A minha experiência pessoal é de que se esses testes forem positivos e mostrarem boa correlação com a ATM, existe então uma chance de melhorar esses sintomas, no entanto se esses testes não forem contundentes é melhor nem começar um tratamento da ATM com essa finalidade.
Att.,
Marcelo Matos
Doutor, quando mexo a mandibula de um lado para o outro (horizontal a horizontal) e faz um ruído. Muitas Pessoas dizem que se empurrarmos a mandibula para cima ela volta ao lugar, É verdade o que dizem?
Agostinho
Se tudo estivesse funcionando corretamente, não deveria haver ruído algum… Sugiro procurar um especialista para fazer uma avaliação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia, Dr. Marcelo!
Sofro de estalos na mandíbula, ao bocejar, são estalos fortes. Gostaria de saber se esses estalos podem ocorrer devido ao mal alinhamento dos meus dentes, ou não é isso. E que tipo de aparelho poderia corrigir esse mal.
Obrigada!
Cintya
Dê uma lida aqui:
Ortodontia: o que ela faz e não faz por sua saúde
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
Dr. não sinto dor nem nada, mas sinto minha mandíbula estalar quando empurro meus dentes pra frente e pra trás, rangendo eles sabe? Ouço uns estalinhos sempre quando vão e voltam, isso me incomoda muito o que devo fazer?
Misael, é possível tratar isso em muitos casos, pois isso indica, na maioria das vezes, uma má posição do disco. Se realmente for esse o seu caso, em bem provável que se possa melhorar a situação.
At.te,
Marcelo Matos
Dr Marcelo pelo que pesquisei ATM pode ser por fator psico-emocional,e meu estresse é cronico,ultimamente tenho estado com uma ”fungueira” e isso tem causado tipo uma sucçao no ouvido, a impressão é que entra saliva no ouvido(isso é possivel?)e dor quando se alimenta como se houvesse uma lesao ali entre garganta e ouvido,meu sono ta horrivel com travar de dentes.ja faço tratamento psiquiatrico com alguns medicamentos tenho dormido mas não é um sono reparador .
Vawber
A parte psicológica não é causa mas um fator agravante dos problemas da ATM. Muitos pacientes que são tratados com terapia e remédios para sair do estado de estresse e ansiedade continuam com problemas na ATM, bem como muitos pacientes com ATM saudável podem se estressar à vontade que a ATM não dói…
Se você percebe uma correlação entre seu estresse e os sintomas da disfunção da ATM, é sinal que sua articulação já possui algum grau de problema, que ultrapassa seu limiar de tolerância quando você se estressa e aí aparecem os sintomas.
Em casos assim, as duas “frentes de batalha” precisam ser tratadas, tanto o lado psicoemocional como o processo patológico da ATM.
At.te,
Marcelo Matos
Oi, Dr. Marcelo!
Tenho 16 anos e uso aparelho odontológico a pouco mais de 3 anos. No inicio do meu tratamento odontológico, sofri um trauma no qual eu cai de uma bicicleta e o meu queixo bateu com toda força no chão, ou seja, após isso eu venho sentindo os estalos frequentes na minha mandíbula, não acontece toda vez, as vezes eu sinto meu maxilar funcionando perfeitamente sem nenhum estalo, mas as vezes quando eu acordo a minha boca amanhece um pouco travada do lado esquerdo e estalando, não trava a ponto de eu não conseguir abrir a boca, abro ela a um certo ponto, consigo comer e tudo mais, mas não consigo abrir por completo. A um ano mais ou menos eu fui num profissional nessa area indicado pelo meu dentista porque eu comecei a sentir dores como se eu tivesse forçando muito os musculos e meu pescoço até sentiu um pouco nessa epoca, chegando no profissional ele me recomendou compressas de agua quente pra que eu usasse, ai voltei lá e as dores tinham sumido e o estalo diminuido mas não sumido, ele me disse que o meu caso é porque o disco está um pouco deslocado e ao osso voltar causa o estalo, e as compressas eu usei devido a uns nodulos no musculo da face que existiam e que sumiram depois que usei as compressas, mas ele disse que o estalo só poderia ser tratado quando eu terminasse o tratamento odontológico, agora o travamento que mencionei voltou e os estalos também, mas nada de dores mais, o que o senhor como Dr. me aconselharia e o que acha que pode ser? E o que eu poderia fazer até que eu termine esse tratamento? É algo muito grave e de urgencia que eu deva me preocupar? Estou bem angustiada, me ajude Dr.!
Nayara
A dor é um sintoma subjetivo e pode haver períodos que ela aparece e outros que ela some. No entanto, os estalos e o travamento estão associados a probelmas estruturais e precisam ser tratados. Nesse sentido, o dentista especialista em ATM normalmente avalia a gravidade do caso para saber o “grau de urgência”, ou seja, se é melhor suspender o tratamento ortodôntico para tratar a ATM ou se é melhor terminá-lo para então seguir com a ATM (pelo que você descreve, essa parece ter sido a recomendação no seu caso). Entretanto, como reapareceram os sintomas, entre em contato pois isso pode, de repente, mudar a decisão dele.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo,
Informo que tomei conhecimento dessa doença há um mês, quando manifestou em mim o estalo nas articulações da mandíbula, e procurei na internet.
Bem, o que tenho a lhe perguntar é se há ALGUMA RELAÇÃO da DTM com um problema que me surgiu justamente quando notei que começou os estalos que persistem, agora somente no lado esquerdo da mandíbula, são dores no lado esquerdo do pescoço, ombro esquerdo e se estende pelo braço esquerdo, sendo uma dor leve mas que incomoda muito.
Grato pela atenção.
João Figueiredo.
Olá Dr. Marcelo, tudo bem?
Há 03 anos eu sinto estalos em todas as articulações do corpo. Seguidos, sempre de dores. Todavia, ainda que não estalem, a dor permanece por 24 horas nos mesmos lugares, reduzindo apenas quando eu consigo, forçosamente, estalar as articulações.
Ocorre que eu percebi que as dores foram subindo, tendo, hoje, dores e estalos até no próprio tórax.
Como não se bastasse tais dores e estalos, há 03 meses comecei a ter dores na ATM, principalmente na esquerda.
A abertura da minha boca reduziu, sinto dores ao mastigar, acordo com a boca mais dolorida e menos aberta do que o normal e tenho estalos seguidos pelo tempo que eu forçar para estalar.
Estou ficando preocupado.
Desde o início das dores nas articulações eu fiz vários exames e estão descartadas todas as doenças articulares: artrite, artrose, atrite reumatóide, fibromialgia (embora descartada tenho mais de 15 sintomas dos quase 20 ou mais listados na net) etc…
Sou advogado, 23 anos, e sempre tive uma vida corrida… Antes da faculdade fui atleta e durante parei com atividades físicas, levando uma vida sedentária, apenas com caminhadas semanais (2x).
Não se isso tudo aliado ao estresse do dia a dia e à tensão da faculdade, OAB, profissão, auto-cobrança e concursos públicos ajudaram a originar as dores ou a aumentá-las, mas estou tentando extinguí-las da minha vida.
Gostaria de saber se o senho já viu caso parecido com o meu, ou seja, dores em TODAS as articulações do corpo, inclusive ATM, sem diagnóstico de artrite, artrose etc… e o que eu posso fazer para resolver esse problema na ATM..
P.s.; estou com dificuldade de encontrar dentista especialista em patologia da ATM em Belo Horizonte, se souber de algum, favor indicar.
No mais, excelente blog.
Obrigado.
Abraços.
Gregory Ferreira Magalhães
Greogory
Se existem muitas articulações afetadas, incluindo a ATM, as chances de haver algo a nível sistêmico é muito grande, pois os problemas não podem surgir do nada, como que por geração espontânea. O que acontece é que muitos dos diagnósticos da área de reumatologia são feitos por classificação de sinais e sintomas, mas como você mesmo disse, você tem 15 dos 20 ou mais sintomas das doenças reumáticas e aí é bom ter em mente que, às vezes, a doença não se apresenta da “maneira clássica, sendo então necessário uma investigação por outro prisma, que não os da classificações convencionais. Nesse sentido é preciso encontrar um bom reumatologista que possa avaliar essas possibilidades.
No que se refere à ATM, existem formas de identificar quais são os danos, a extensão deles e como afetam os diversos parâmetros funcionais da ATM e, realmente, para isso é necessário auxílio profissional.
Quanto a especialistas, em BH não há nenhum que eu conheça que tenha formação em patologia da ATM, mas certamente há muitos que possuem espacialização em DTM e dor orofacial, que você pode localizar pelo site do Conselho Federal de Odontologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doutor!
Estou precisando extrair os 4 sisos, sendo os inferiores inclusos. Tenho sentido muita dor muscular na região da mandíbula e pescoço e ombros até minha glândula submandibular ta dolorida. Gostaria de saber se o doutor pode me ajudar falando se por meus sisos estarem pegando no nervo eu posso estar sentindo dores na glândula e no pescoço.
Agradeço desde ja e parabéns pelo seu blog.
Fernanda
Todos os dentes da boca estão “pegando no nervo” e os sisos não são diferentes. Mesmo que ele esteja mais próximo do nervo, isso não é causa de dor. O problema em relação a essa questão é a cirurgia de remoção do dente que precisa ser mais cuidadosa. No entanto, se esses dentes estiverem inflamados, com pericoronarite, pode haver dores na face e em diversos outro lugares.
Att.,
Marcelo Matos
Oi Dr. Marcelo!
Tenho uma filha de 5 meses (ainda não tem nenhum dente) e às vezes ela faz movimentos, com a boca fechada, que geram barulhos que parecem estalidos na ATM. Não parece haver dor associada, mas os barulhos são bastante desagradáveis, são iguais aos de deslocamento de disco no adulto, mas em criança desta idade nunca escutei falar. O que achas que pode ser?
Olá Alexandre
Eu já tive dois casos similares. Um ocorreu com uma bebê de dois meses, os estalos eram muito altos e pareciam incomodar quando ela queria mamar. Consegui descobrir que a criança havia sido derrubada no parto e havia fraturado a clavícula. Consegui as radiografias, inclusive uma P.A. de mandíbula, que para terem feito, certamente havia a suspeita de impacto na face. O hospital havia omitido essa queda dos pais, aliás, mesmo com as imagens ainda continuou negando. Me pergunto porque um hospital faria tais imagens se não houvesse ocorrido nada…
Do ponto de vista de tratamento, não há muito o que fazer. O pediatra passou a observar mais cuidadosamente a questão do peso (por deixar de mamar ou reduzir a mamada) e a ideia é que a própria amamentação funcione como fisioterapia.
O outro caso similar já foi em um garotinho de 1 ano e meio.
Ao meu ver, o melhor é acompanhar e estimular os movimentos mandibulares. Como a ATM é tecido conjuntivo e responde à função, nessa idade parace que isso é o suficiente. Vale a pena acompanhar e fazer alguns estudos de imagem lá por volta dos 4 anos, quando então poderá ser avaliado e, eventualmente, corrigido qualquer alteração esquelética que tenha se seguido ao problema.
Tenho estudado casos como de seu filho. Se possível, gostaria de acompanhar. Me envie seu telefone ( contato@marcelomatos.com )
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr° Marcelo, sou Cirurgiã-Dentista e esta semana me apareceu uma mãe relatando que o mesmo ocorre com seu filho de 1 ano e pouco, a criança faz movimentos mandibulares de protrusão e ocorrem estalidos altos, fiquei sem saber o que responder, ela não soube explicar com exatidão, pedi para que ela filmasse para eu ver, pois a criança não faz sempre, aprendi que no caso de hábitos como bruxismo em crianças é pq a criança não esta tendo rotina (horário para dormir, comer…) dai desenvolve por estresse, será que poderia estar relacionado? Achei interessante a tua resposta acima e vou conversar com a Mãe.
Hérica, todos os casos que atendi de estalos e/desconforto em crianças com essa faixa etária foram frutos de lesões traumáticas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo meu nome é Daiane tenho uma certa duvidas todos que tem problema com ”classe 3” é normal ouvir estalos no maxilar? e com este problema eu posso fazer a cirurgia da reduçao do quexo?..
Obrigada
Daiane
Os estalos indicam que há um problema estrutural em sua articulação. Assim, o ideal é conversar com seu cirurgião bucomaxilofacial para que ele considere essa questão no planejamento do seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr, gostaria de saber se meu filho de 6 anos, pode ter ATM, pois ele range muito os dentes a noite, e eu tenho ATM E SOFRO MUITO COM FORTES DORES DE CABEÇA. Será que ele pode ter essas dores quando adulto. O que devo fazer?
Rosângela
O ranger dos dentes em crianças é algo muito comum, mas se estiver trazendo muito danos aos dentes de leite pode ser necessario intervir. Quanto a saber se seu filho pode vir a ter problema quando estiver adulto, a resposta é: depende.
Não está claro, na ciência, o quanto os problemas da ATM podem ser hereditários ou não, de modo que o melhor é fazer uma avaliação cuidadosa em seu filho para saber se AGORA ele já possui algum problema ou não.
Outro ponto importante é a respeito das dores de cabeça, pois a que você sente pode não ser da ATM e sim uma cefaléia primária. Algumas variedades desses tipos de cefaléias possuem componente hereditário, mas é difícil prever qualquer coisa nesse sentido.
Se você estiver em salvador, entre em contato que agendamos uma avaliação do seu filho.
Atenciosamente,
Marcelo MAtos
Doutor! Quais são os tratamentos mais utilizados para os estalos da atm?
Cláudia Weber
Os mais usados aqui no brasil são placas oclusais, manobras e cirurgias. Mas para cada um desses itens que citei, há uma grande diferença da prática de um profissional para o outro.
É importate entender que diferentes doenças podem afetar o disco da ATM e produzir o estalo, de modo que o tratamento mais eficiente é aquele que está baseado no que foi identificado como causador do problema no disco e planejado para reverter o processo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor! Se há tratamento para os estalos , então quais são?
Obrigada
Olá drº td bem ?
Já faz algum tempo que tenho problemas na ATM, uso aparelho (Sou classe III) a 2 anos e com o passar do tempo tem piorado as dores.
As vezes ocorre uns estalos, quando vou a dentista e fico muito tempo com a boca aberta fico com dores, e quando como alguma coisa que requer que eu mastigue mais como por exemplo uma carne sinto dores e fadiga, tendo ate que parar de comer para descansar.
Quando abro a boca não doi muito mas, quando fecho sinto um pouco de dor e estremece meu rosto todo. OBS: dou um jeitinho para fechar a boca jogando ela de um lado para o outro.
Minha dentista recomendou que eu extraisse os 4 sisos, pois ela quer diminuir os fatores que passa estar contribuindo para esse problema.
Será que ela não deveria pedir uma tomografia para ver se o condilo esta deslocado? se estiver, o caso é cirurgico ?
Eu sinto que ela não quer me encaminhar pra um especialista pois acha que pode “consertar esse problema” mas, eu continuo a sentir dores.
O tratamento ortodontico pode solucionar ou ajudar a melhorar esse problema? se nao… qual seria a solução ? cirurgia?
Espero ansiosa a sua resposta e muito obrigada pela atenção.
Doutor, descobri meu problema na atm direita a 5 meses, senti muita dor na articulação durante 1 mes, foi quando eu procurei um espescialista em dtm.
Fiz ressonancia , e graças a DEUS não apareceu nenhuma alteração nas atm’s. Mas o que está me incomadando são os estalos aos abrir a boca como “crec crec” e tmb um pequeno travamento lateral, parecendo como se tivesse um “guancho”…mais acontece´so as vezes…uso placa e consultei dois bucos que não acaonselharam a cirurgia, e sim fazer fisioterapia (RPG)pois tenho má postura…Gostaria de saber do senhor se os estalos poder diminuir ou até mesmo ser iliminados pela fisioterapia
Desde já agradeço
Cláudia
É muito difícil que haja estalos e não apareça nada na ressonância… Quando isso acontece, o mais provável é que a situação estivesse no limiar entre o sadio e o patológico e o radiologista que fez o laudo, por não estar de posse das informações clínicas que só o dentista que lhe atendeu tinha, tenha laudado como normal. Digo isso pois o estalo indica, na maior parte das vezes, a presença de uma alteração estrutural relacionada ao disco articular, uma estrutura existente dentro da ATM. Você perguntou: “Gostaria de saber do senhor se os estalos poder diminuir ou até mesmo ser iliminados pela fisioterapia”
Sim, podem. Mas diminuir os estalos não significa que o problema esteja resolvido. Na verdade, quando isso aconetece, o mais provável é que a diminuição dos estalos esteja associado a uma piora dos danos ocorrido nos discos articulares, o que pode acarretar outras consequências, como diminuição da abertura da boca e dor de cabeça.
Por isso que que eliminar os estalos com fisioterapia não necessariamente siginifica reestabelecimento da saúde. Isso não quer dizer que a fisioterapia seja ruim, pelo contrário, se for um bom profissional, a abordagem da fisio pode ser muito útil para a melhora da saúde como um todo, mas, como toda técnica, tem limitações. Para tratar os estalos recuperando ao mesmo tempo a saúde da ATM e do disco articular existem técnicas próprias para isso que não envolvem manobras da fisioterapia.
Sugiro que converse com um bom profissional da área para esclarecer melhor suas dúvidas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr eu sinto estes estalos na mandibula a uns 10 anos mais cada vez eu sinto piorar comecei a ter cintomas diferente eu posso estar con a boca fechada que estou ouvindo estralos dentro do meu ouvido esquerdo.
Doutor, tenho 24 anos e a uns 4 anos minha mandibula começou a estalar do lado direito, mas agora de um mÊs pra ca acordei sem consegui a boca direito , nem bocejar eu consigo mas, doi muito.Os cisos de baixo já nasceram ,os de cima custaram a nascer e o do lado direito doeu muito pra nascer, e agora quando tento abrir a boca direito parece que ela fica torta. Quando fui no dentista a um tempo atras ele disse que eu teria que extrair todos od cisos, sendo q os de baixo entortaram alguns dentes da frente. O que tenho que fazer?? Obrigada!
Juliana
O dentes do siso tem pouca relação com o problema na ATM. Se você precisa retirá-los ( e para chegar a essa conclusão existem parâmetros a serem seguidos pelo dentista…) então procure um dentista que seja capacitado para fazer o procedimento e siga em frente. Entretanto, esse procedimento não irá tratar a disfunção da ATM.
Nesse sentido, o melhor é você procurar um dentista que possa avaliar especificamente a sua ATM para então tratar a situação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá, achei super interessante o caso da Milla e as respostas dadas a ela,assim como seu interesse em tentar solucionar seu problema, visto que este afeta tantas pessoas e devido aos vários fatores etiológicos e manifestações de sintomas semelhantes a outras patologias fica difícil o diagnóstico, sendo necessário a intervenção de vários profissionais para realizá-lo.Só recentemente obtive conhecimento do assunto, pois faço fonoaudiologia e temos a disciplina Oclusão e ATM, o assunto é tão importante e tão pouco conhecido, sabemos que afeta muitas pessoas e esta sofrem sem saber que tem uma disfunção e não sabem quem procurar. Como fazer para ser mais divulgado???obrigada!
Rosely, essa é uma boa pergunta: “Como fazer para ser mais divulgado???” !
Bom, uma das formas que encontrei foi o blog! Obrigado por postar por aqui!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor, eu usei aparelho ortodontico por 6 anos e meio e durante esse uso minha mandíbula começou a estalar do lado direito. o estalo era fraco então não me encomodava. Agora eu tirei meu aparelho há 4 meses, não sei se tem alguma relação, mas os estalos pioraram e são SEMPRE que eu abro a boca, estou tendo dores de cabeça e dor na região também. Mas o que eu quero saber é se há tratamento para parar de ESTALAR, pois me encomoda bastante.
Agradeço desde já!
Sim, Camila há tratamento para os estalos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Quais os tratamentos possíveis? Também estou tento esses estralos, e está me incomodando muito, pois quando como ou abro a boca estrala muito. No meu caso, moro em uma cidade pequena, acho difícil ter médicos especializados para isso, o que eu deveria fazer?
Marcella, em que cidade você está?
Ah, Doutor, e mais:
Pode parecer loucura, mas agora que tenho lido muitos artigos sobre DTM tenho percebido que estou travando ainda mais a mandíbula, o que está gerando dores ininterruptas nas ATMs, no músculo Masseter e Temporal! Complicado, não?!
Mila.
Dr. Marcelo, estou aguardando sua resposta!!!
Mila, não, não parece loucura. Isso pode estar acontecendo, pois como lhe disse na postagem anterior, a situação pode se agravar. Procure o quanto antes um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
Tenho 24 anos e sinto estalos muito fortes nas ATMs há pelo menos uns 10 anos. Porém achava normal. Há 2 anos, minha dentista ficou perplexa com a intensidade dos estalos e confeccionou uma placa acrílica pra eu usar à noite. Porém, custei a me adaptar à placa, uma vez que ela me causava dor e percebia que com a placa travava ainda mais a mandíbula. Atualmente, pesquisando sobre o assunto, pude me atentar para vários outros sintomas que tenho e que podem estar ligados à minha DTM, como dores de cabeça fortíssimas (enxaquecas, pouco frequentes), dores orofaciais, dores na região temporal (muito frequentes), crepitação na ATM esquerda, estalo muito forte na ATM direita, dificuldade em abrir e fechar a boca, hábitos parafuncionais, como brincar com os dentes (enquanto ouço música, faço o ritmo com os dentes), mania de pôr a mão no queixo enquanto leio, e o que mais me causa incômodo: me pego várias e várias vezes ao dia com os dentes completamente travados, principalmente quando estou lendo, vendo TV, no computador etc.
Outro fator muito importante é que toco violino desde os 10 anos de idade, e pude constatar que essa atividade pode gerar problemas nas ATMs. Já tentei estudar violino usando a placa, mas incomoda MUITO!
Mas não é só quando estou tocando que sinto dores nas ATMs.
Faço Música com Habilitação em Violino pela Universidade Federal de São João del Rei – MG, e o assunto me gerou tanto interesse que estou desenvolvendo minha Monografia com base nos Distúrbios Temporomandibulares nos Violinistas. Porém tenho achado muito pouco material sobre o assunto.
Durante minha pesquisa me deparei com este blog, que achei interessantíssimo!
Gostaria que o senhor sanasse minhas dúvidas acerca do meu problema, e se o senhor tiver maiores conhecimentos sobre essa relação de DTM e violinistas, que o senhor me informasse. E também se tiver conhecimento de artigos sobre o assunto, que me indicasse!
Muito agradecida!
Mila.
Mila
De fato, muitas pessoas pensam que estes estalos são “normais”… A questão é que há uma grande diferença entre “normal” e “sadio”. Sugiro que dê uma lida nesse texto aqui: Normal vs Sadio: o cuidado ao se avaliar a ATM.
Com relação ao uso da placa é importante entender que não basta colocar uma placa qualquer na boca que, de maneira mágica, os sintomas desaparecerão! É preciso haver um motivo e um objetivo específico para o uso dela, pois para a placa ser adaptada corretamente é preciso ter certeza que a mesma está descomprimindo a ATM e pondo os músculos para funcionar corretamente, coisa que depende pesadamente de exames de imagem e de estudos funcionais da musculatura e da mastigação. Além disso, existem muitos motivos diferentes para ocorrer os estalos e a solução também precisa ser e específica. Por exemplo um disco que está deslocado por causa de uma doença autoimune não irá responder a um tratamento com placa da mesma forma que um outro que tenha sido deslocado por um traumatismo…
Com relação aos sintomas que você descreve, realmente, são bem típicos de problemas na ATM, de modo que você precisa fazer uma avaliação bem cuidadosa do seu caso, afinal se isso chega a interferir no seu estudo/trabalho a última coisa que você irá desejar é que isso se agrave.
Quanto a sua monografia, acho o tema fantástico e certamente pioneiro. Portanto é normal que não encontre material especificamente a respeito da interação entre esse tipo de instrumento musical e a ATM. Uma dica é você pautar seu trabalho no conceitos de que certas atividades ou costumes humanos podem desencadear ou agravar uma condição patológica na ATM, assim você pode localizar artigos como este: Effect of turban use on temporomandibular joint problems, que foi publicado no Journal of Oral Rehabilitation e que mostra uma relação entre sintomas da disfunção da ATM e o uso de turbante por mulheres da Turquia.
Em, seu trabalho, depois de mostrar como os distúrbios da ATM podem estar relacionados com atividades e costumes humanos diversos, você pode lançar sua hipótese com relação ao violino, daí ou você faz um relato do seu caso (com cuidado nas conclusões afinal, é apenas UM caso só) ou se junta com algum dentista e faz um estudo comparativo observacional entre um grupo controle e um grupo de violinistas.
Está aí a sugestão!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
doutor poderia me passar seu e-mail, não sei se passou despercebido mas não encontrei seu e-mail aki.. gostaria de tirar umas duvidas.. pode ser obrigado estarei te aguardando…
Nalva, o e-mail é: contato@marcelomatos.com
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite doutor,
A uns 4 meses, fui diagnosticada com disfunçaõ na ATM, sentia muita dores no ouvido com uns estralos no maxilar.
O dentista passou uma placa miorelaxante, e antiflamatorios e relaxante msucular. Melhorei muito, sendo que ao melhorar abandonei a placa miorelaxante.
E o estralo piorou, e agora vem acompanhado de dores na lateral do pescoço, no ombro e no torax.
Tenho 27 anos, e a 5 meses por causa dessa dor no peito, procurei um cardiologista que passou um eletroe e um eco e deu td normal.
Essas dores pode ser originadas pela ATM?
Juliane
A priori, dor e estalos no peito não são sintomas típicos de problemas na ATM não e o certo é verificar primeiro com o cardiologista, como você fez. No entanto não é biologicamente impossível não que haja algum tipo de relação. Do ponto de vista clínico, existem alguns músculos craniocervicais que se inserem na clavícula e no osso esterno que fica no tórax (na parte da frente do peito), de modo que se eles estiverem, de alguma forma, afetados/inflamados por um problema na ATM, poderiam EM TEORIA provocar uma dor no peito, do tipo dor muscular referida. Os estalos seriam mais complicados de serem explicados…
Portanto, minha sugestão é que procure uma segunda opinião de cardiologista, talvez com testes de esforço e coisas do gênero, até descartar toda e qualquer possibilidade de problemas cardíacos, daí, persistindo a dúvido, procurar um dentista com muita experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor , no caso quando o disco sai do lugar , o que acontece com os ligamentos discais, eles foram desinseridos ?
Juliana
Os ligamentos podem sim sofrer uma desinserção, no entanto, o mais comum é que ocorra uma ruptura ou uma distensão. Em uma ressonância magnética da ATM de boa qualidade, com paramêtros técnicos adequados (TR, TE, escala de cinzas, correção das angulações dos cortes, etc.) é possível visualizar e avaliar os ligamentos. Uma pergunta, você é dentista ou de alguma outra profissão da área de saúde?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi doutor, eu faço faculdade de odontologia.
E no momento estou estudando oclusão.Muito interessante seu blog, você está de parabéns.De amplo aprendizado para profissionais da área de saúde e também para interessados em assuntos ligados a ATM.
Um forte abraço.
Juliana, muito obrigado pelo seu comentário!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] De maneira curta e rápida: se você tem estalos articulares existe uma grande chance de você estar com um processo patológico em atividade na sua ATM, especialmente se houver algum desses outros sintomas que mencionei acima (eu expliquei a respeito disso em outro tópico). […]
Boa tarde doutor Marcelo…
Á um ano mais ou menos, venho me sentindo mto mal, com mta dor de cabeça, mas uma dor de cabeça mto diferente das habituais;
Um desconforto mto grande no maxilar, onde me encontro por várias vezes trincando os dentes e uma dor de toque no peito(no seio esquerdo) q se irradia para o braço.
Uso a placa para atm, onde foi diagnosticado pela minha dentista uma disfunção. Porém não sinto melhora.
Minha glandula submandibular está aumentada, tudo isso tem uma ligação?
Aguardo por favor uma resposta.
Obgd
Obs: Todas essas dores,inclusive a da cabeça, sinto tbm ao tocar no local.
Luciane
Se você não está sentindo melhora, deve voltar e conversar com sua dentista, pois pode ser que necessite de ajustes no tratamento ou que tenha passado algum fator despercebido que precise ser considerado.
Além disso, essa dor no peito que irradia para o braço, não é um sintoma clássico de disfunção da ATM, de modo que sugiro você procurar um cardiologista o mais rápido possível.
Quanto à glândula, é difícil saber se tem ligação com os demais sintomas… Um bom dentista estomatologista pode avaliar melhor essa possibilidade.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
olá, Dr. Marcelo acabei de descobrir seu site pelo Google e estou achando muito interessante uma vez que estou começando uma avaliaçao com um médico buco-maxilar.
Me chamou muito a atençao o comentário Luciane pelo fato dela comentar dores no peito, dor que eu também sinto.
Tenho feito tratamento das ATMs com uma dentista a alguns anos e em janeiro de 2011 minha boca travou, passei por um período de muito estresse, com dores na cabeça insuportáveis e formigamento, cheguei a ter sindrome do panico, acredito que tenha sido por eu não saber de onde vinham tantas dores, um quiropraxista foi o único que conseguiu controlar minhas dores, todas de origem muscular. Durante teste processo procurei um cardiologista, pois centia dores no peito e formigamentos no braço esquerdo, fiz todos os exames e estava tudo bem nesta parte comigo. Em janeiro antes da minha boca não abrir mais, senti dores novamente no peito, fui ao PS, fiz vários exames, inclusive um de sangue para identificar ataque cardíaco, nada, nào tinha nenhuma variaçào em nenhum exame.
Hoje estou com uma pressão enorme no ouvido esquerdo e escuto zunidos, todos os musculos da região estão doloridos e minha musculatura das costas na região dos ombros estão super rígidas. Será que essa dor no peito, inclusive quando apalpada realmente não tem haver com a rigidez do musculo das costas?
Soraya
Os músculos do corpo trabalham em cadeia. Isso quer dizer que quando um se altera, ocorre uma espécie de efeito dominó que pode atingir pontos distantes. Além disso há músculos com vias neurológicas em comum, de modo que essas relações “esquisitas” de dor podem acontecer. No entanto, é muito importante que sejam investigada todas as possibilidades, começando com as mais clássicas, por uma questão de probabilidade e, posteriormente, estendendo a investigação para questões menos comuns.
Dor dentária de origem cardíaca é coisa já documentada na literatura científica e também é possível o inverso. Assim, o que posso lhe dizer é que você precisa encontrar um dentista com experiência em patologia da ATM e um médico disposto a investigar a fundo seu caso, para que se possa realmente ter algum caminho seguro para trilhar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Doutor,à aproximadamente 1 ano e meio,eu sinto dores e estalos no peito direito,ao deitar-me para dormir o peito estala ainda mais do que de dia.Tem certo dia que ele estala e outros não.e as vezes eu passo a mão na sobrancelha e caem alguns fios ,isso pode ser por causa da dor eos estalos no peito?e essa dor no peito pode ser o que?
Desde então muito obrigado pela atenção.grato!
Alex, esse é um blog de odontologia e os sintomas que você menciona se encontram fora das esferas em que eu poderia lhe ajudar. Sugiro procurar um médico, talvez um cardiologista, que possa lhe examinar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Alex também estou tendo o mesmo problema gostaria de saber, eu estava malhando parei um tempo a agora quando espirro da essse estralo
Dr. Marcelo, utilizei aparelho ortodôntico durante 2 anos e meio,retirei os sisos, atualmente uso apenas o móvel, mas o encaixe de alguns dentes da lateral direita não ficou perfeito, inclusive, o último dente é virado para dentro da boca. Minha dentista disse que é provável eu ter problemas com a ATM em virtude do posicionamento desse dente, principalmente. Mas não tenho nenhum dos sintomas relatados pelos pacientes que tiveram problemas com a ATM. Tenho mesmo que me preocupar ou até mesmo iniciar algum tratamento?
Obrigada pela atenção.
Andrêssa
Andressa
Se há essa possibilidade (de vir a ter problema em função do posicionamento desse dente) o melhor a fazer é procurar um dentista com experiência em patologia da ATM, que possa avaliar e testar essa possibilidade.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Muito obrigado pela atenção e o conselho enviado.
Dr, tenho isso a 5 anos, porem apenas agora decidi procurar o médico, ainda a tempo ?
Paulo
Não sei em que condições se encontram suas articulações, mas certamente dá tempo sim. Tenho pacientes com 80 anos em que ainda foi possível melhorar alguma coisa.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr, eu venho tendo uns estalos quando abro a boca, ja faz uma tempão que tenho isso..estou com 18 anos e, aos 16 era pra mim ter tirado os dentes do siso, assim como recomendou minha dentista, só aque até hoje não tirei…será que esses estalos vem por causa do dente do siso?
Giselle
Os dentes do siso, quando não retirados, podem erupcionar apenas parcialmente, ou seja, “nascer pela metade” e ficar infeccionando e inflamando frequentemenete, podendo causar bastante dor. Entretanto, estalos na ATM e dentes do siso não tem relação direta entre sí. Os estalos apenas indicam a presença de um problema interno na articulação da mandibula (ATM) sem nenhuma ligação com o dente do siso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor Marelo, há tempos tenho estalos na ATM, algumas vezes com dor. Há ceca de três meses comecei a sofrer com dores de cabeça muito fortes, que foram confundidas com enxaqueca. Agora, após uma tomogafia descobri um dente do siso no seio maxilar esquerdo, justamente onde tenho mais dores. Essas duas coisas, o dente e os estalos podem estar relacionados?
Obigada
Daiani
Daiani
A priori, não há uma relação entre estalos na ATM e dente do siso incluso. Entretanto pode haver uma relação entre a dor do lado esquerdo e o dente do mesmo lado, caso este esteja inflamado ou infeccionado numa condição conhecida como pericoronarite.
O ideal é você retornar ao dentista que lhe pediu a tomografia, com o exame em mãos e conversar com ele para saber se esse dente no seio maxilar representa um problema ou não e em paralelo verificar se ele(a) pode diagnosticar e tartar seu problema na ATM. Caso não possa, peça uma indicação de um profissional da área.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
DR. Marcelo gostaria de saber, de acordo com a sua experiencia, qual a maior causa de deslocamento anterior de disco? E qual o tratamento fisioterápico mais preconisado por vc?
Muito Obrigado
Fábiuo Costa
Dr. Fábio costa, tudo bem?
Posso falar pela estatística aqui da minha clínica e de colegas que trabalham com a mesma metodologia que eu. A causa número um é traumática, tanto na primeira infância, quanto traumatismos posteriores à infância sejam diretos ou indiretos, seguido de infecções, alterações autoimunes e alterações da posição da mandíbula, principalmente as retroposições forçadas por manipulação, especialmente em pacientes hiperlassos.
Não indico a fisioterapia nessas situações, embora eu trabalhe bastante em parceria com fisioterapeutas. Há situações específicas para isso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos