É muito comum um profissional de saúde dizer a um paciente que a “DTM” foi causada pelo estresse, então pergunto: será que a chamada disfunção da ATM é fruto do estresse da vida moderna? Será mesmo que a causa da DTM é simplesmente… o estresse?
Definitivamente NÃO! Quer uma prova? Apresento o papiro de Ebers:
As “disfunções” são na verdade frutos de patologias da ATM que assolam a humanidade desde o início dos tempos. O papiro de Ebers é um documento datado de 1550 a.C., sendo um dos tratados médicos mais antigos conhecidos da ciência. Encontra-se hoje na biblioteca da universidade de Leipzig, Alemanha, e leva esse nome por conta do egiptólogo alemão Georg Ebers que o adquiriu em 1873.
No papiro são descritos problemas de saúde oral, da gengiva, dos dentes e adivinhem?
Da ATM!!! Isso mesmo. No antigo Egito o povo já sofria com as dores e luxações da mandíbula, dor de cabeça e todos os outros sintomas que uma patologia da ATM pode provocar!
Hipócrates, o “pai da medicina” que viveu na Grécia antiga (460-377 aC), também relacionou os problemas dentários e da ATM às dores de cabeça tendo descrito técnicas de manejo da ATM, como a redução da luxação na figura ao lado, que é feita quase da mesma maneira até os dias de hoje!!!
No museu de história natural de Londres vi pessoalmente crânios antiquíssimos de índios e aborígenes australianos com diferentes problemas odontológicos inclusive lesões degenerativas nas ATM’s!
Qual conclusão podemos chegar com essas informações? O raciocínio é simples: se o stress da vida moderna fosse a causa das disfunções da ATM, então isso significaria que:
- Pessoas que não se estressam ou vivem em comunidades calmas e tranquilas não possuem problemas na ATM;
- Que basta se desestressar para curar o problema na ATM;
- Que pessoas estressadass em sua maioria devem possuir problemas na ATM;
Entretanto, como se pode ver, desde a Grécia antiga há relatos de problemas na ATM. Será que a humanidade sempre viveu estressada? Mas então porque as outras pessoas estressadas não possuem problemas da ATM?
Como vocês podem ver, não faz sentido algum dizer que o estress causa as dores e a disfunção da ATM.
Qual a relação entre o estress e as disfunções da ATM?
Bom, sabemos que o estresse não causa DTM. Entretanto, pode haver alguma influência do estresse na forma como os sintomas de uma artropatia da ATM são exibidos. O mesmo vale para a nutrição: apesar de não causar problemas na ATM, uma dieta rica em alimentos inflamatórios podem ampliar ou tornar mais frequênte as dores sentidas pelo portador de patologia da ATM.
O estresse é algo comum na vida humana. É um mecanismo necessário para a nossa defesa e sobrevivência. Entretanto, o estresse crônico, constante, pode alterar para pior diversos aspectos de nosso organismo: uma pessoa hipertensa terá mais riscos por conta do aumento da pressão. Uma pessoa com disfunção na ATM pode acabar sentindo com mais intensidades sintomas da doença que afeta a ATM, etc.
Por isso, assim como a nutrição, é preciso modificar certos hábitos para que a vida possa ser transformada para melhor. Além de procurar um especialista que trate a patologia da ATM, é importante também passar a ter uma dieta que seja rica em alimentos anti-inflamatórios e também hábitos diários que tornem a sua vida mais leve e mais agradável. Hábitos estes como atividades físicas e atividades que causem um bem estar não só físico como mental. O mais importante é tratar a causa da doença na ATM, mas modificar hábitos para que os sintomas sejam diminuídos também ajuda bastante. Fiquem espertos!
Quantos de vocês já receberam o diagnóstico de “estresse”? Comentem abaixo e compartilhem seus relatos!
Doutor eu tenho este problema e descobri que o tenho somente no início deste ano.Quando fui ao Otorrino para uma consulta pois me queixava de sentir fortes dores no ouvido,garganta e queixo fora pressão na nuca,no pescoço.E meu médico me disse que eu não tinha nada aparentemente nem no ouvido ou garganta o meu problema era de ordem odontológica e tava grave.Daí eu fui encaminhada imediatamente para o dentista onde descobri o meu problema.Fiz quatro extrações de sisos inclusos e logo depois comecei o meu tratamento Ortodôntico.Fui no especialista de ATM mais tive que remarcar pois o médico não estava naquele dia.Resumindo não voltei mais.A minha dentista colocou uma placa de ferro em cima montou a parte superior dentária minha com os braguets e a inferior começou a montar mais será uma outra placa de ferro ou oclusal como vocês chamam.Nossa sinto muitas dores de cabeça,coluna,dores no queixo que deixa meu ouvido até surdo.É horrível.Mais venho tomado muitos medicamentos anti inflamatórios e por enquanto está tranquilo.Minha dentista disse que depois que montar o aparelho todo mais a placa inferior vai melhorar e caso não melhore vai me encaminhar para um especialista de ATM.Sinto meu queixo sensível.mais vamos esperar mais um pouco.Gostei de suas explicações para este problema.Eu pensava que era porque sou um pouco estressada e nervosa que provocava essa ATM.Me esclareceu muito suas palavras.Muito obrigada.
Eliane, gosto muito de uma metáfora que se aplica bem ao seu caso.
Pense na ATM como a fundação do prédio e na oclusão como a arquitetura. Se você corrigir os dentes com aparelhos enquanto o que há em realidade é um problema na ATM, a situação terminará como a torre de Pisa!
Não é questão de alinhar os dentes para ver se ajuda o quadro de dor, pois os dentes podem estar perfeitamente alinhados e bonitos, mantendo a mandíbula numa situação ruim quanto à ATM.
Logo, procure um dentista com formação em PATOLOGIA DA ATM para ele te avaliar e verificar o que pode ser feito.
Em paralelo, até para reduzir a quantidade de anti-inflamatórios que você vem tomando, ponha em prática uma alimentação anti-inflamatória inteligente. Acesse o site http://www.sindromeinflamatória.com.br e veja os vídeos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novos sites:
http://www.DTMnuncaMais.com.br
http://www.SindromeInflamatoria.com.br