Quando escuto essa pergunta eu costumo responder com outra: você quer que seja tratada a causa ou a conseqüência?
Se você tem uma disfunção da ATM, primeiro é necessário tratar e corrigir a disfunção e, se ainda assim, precisar de cirurgia ortognática, deve-se esperar a estabilização do quadro para então seguir com a cirurgia.
São dois problemas distintos: uma coisa é a disfunção da ATM outra é a necessidade de corrigir o posicionamento dos dentes, que eventualmente requer a cirurgia.
Em realidade é até provavel que o problema na mordida seja a seqüêla de uma alteração patológica na ATM. Assim, primeiro teremos de saber em termos de patologia, quem provocou a disfunção (sim! A disfunção é a conseqüência de alguma coisa que precisa ser identificada!).
Quando o assunto é patologia da ATM, a possibilidade de uma cirurgia ortognática falhar e o problema recidivar é grande. Então, peça ao seu dentista para investigar bem detalhadamente o seu problema, o que significa, no mínimo, uma boa avaliação clínica e por imagem, principalmente ressonância magnética, algo que, infelizmente, para alguns é um bicho-de-sete-cabeças…
Fique Esperto!
Bom Dia Dr.,
Há algum tempo venho sentido dores no maxilar juntamente com zumbido no ouvido. O médico solicitou um Rx Panorâmico e no laudo deste consta: Extensão alveolar do seio maxilar esquerdo e Velamento de ambos os seios maxilares, o que isso significa?
Maria Tereza
Um dos ítens que você pergunta é apenas uma característica anatômica, já o outro pode indicar problemas sinusais. Consulte um otorrino.
At.te,
Marcelo Matos
no rio de janeiro quem o senhor indica para auxiliar no tratamento?
Eduarda, infelizmente não conheço ninguém no Rio de Janeiro que siga a mesma linha de trabalho que eu e que eu tenha segurança em indicar…
A cirurgia reverte surdez bilateral moderada a profunda?
É muito pouco provável que a cirurgia ortognática resolva problemas do ouvido…
Boa noite DR,
Creio que Tenho problema de DTM, porque faz um tempo que tenho estalos na boca,nao tenho zumbidos, meu dente sizo ta nascendo, e sinto que meus dentes estao ficando tortos, por cima um do outro, e tem um ‘entramelado’ e só encaixa do lado direito os dentes. E é pior pela manhã, sempre tenho que abrir a boca com cuidado, porque tenho medo de “quebrar ” tudoo… Faz um temop que evito comer alimentos, duros. pra nao forçar muito a mandibula, mas hoje quando fui almoçar como de costume. inha boca travou. nao conseguia abrir mis de 2 dedos. Depois consegui abrir normalmente, so que até agora estou com uma snsação de dormencia no lado esquerdo da bochecha -lado que travou- mais perto do ouvido. E tá incomodando bastante, tem perigo de ficar surda? ou nadahaver?
O SR acha que isso tá piorando por conta que cada dia meus dentes vem ficando tortos? O uso de aparelho ortodontico resolveria? e placas? Então cirurgia só no ultimo caso mesmo nee? E ressonancia magnética, é mt dificil de conseguir? O Sr é de onde mesmo? Tem algum contato pra marcar consulta com o SR?
Aguardo Resposta.
ATT.
Lara
Lara
É possível que esteja avançando o problema, mas só é possível ter certeza fazendo uma avaliação. Se preferir, entre em contato pelo telefone (71) 3248-4434
At.te,
Marcelo Matos
Tenho muita dor na face, ouvido e cervical, fiz uma TC que deu uma hipo excursão dos condilos mandibulares e uma RM que sugeriu um discreto deslocamento anterior dos discos articulares com a boca fechada, porém com redução de ambos com a manobra de abertura de boca, a médica diz que é necessário fazer uma cirurgica, para aplicação de uma medicação para dissolver uns “fragmentos” formados pelo liquido.Achei muito radical, pois nunca fiz nehum tipo de tratamento, avisei ela que queria fazer um tratamento alternatico, estou fazendo fisioterapia e usarei uma placa, quero saber tomei a atirude certa?
Grata
Estou com 6 anos e tenho mordida invertida. Comecei com dores no lado direito da face, nos musculos que movimentam a mandíbula. No lado direito também sensação de ouvido cheio e ao deitar ouvir pulsação. Recebi orientação de fazer uma cirurgia recuando a mandíbula.. Dentistas me recomendaram não fazê-la, ao contrario, considerar uma cirurgia avançando o maxilar.. considerei ambas muito invasivas e também de adaptação dos dentes muito impactante e procurei uma dentista que tem acertado minha dentição com uso adicional de placa.. o progresso tem sido muito lento.. o que o Sr me mencinaria sobre as cirurgias?
obrigado
Boa tarde, Dr. Marcelo,
Primeiro quero agradecer por ter respondindo a minha pergunta referente ao aparelho TMJ, pois este é o aparelho que o ultimo profissional me sugeriu, este aparelho é do sistema Trainer ( http://www.trainer.com.br)
Desculpe estar tomando seu tempo, mas há anos venho sofrendo com este problema, desde 2005 quando fiz uma cirurgia para tirar as amígdalas, no mesmo mês, comecei a sentir dores, principalmente de um lado, essas dores só foram aumentando, tanto que sentia dores todos os dias, procurei o otorrino que fez minha cirurgia, o qual fez alguns exames e disse que não tinha nada de errado. Então comecei minha romaria, buscando outros médicos, como ortopedista, neurologista… Fiz diversos exames, como ressonância do crânio e outros, fiz fisoterapia na face,pescoço e nada ninguém respondia realmente qual era o meu problema.
Então procurei outro otorrino, que me indicou procurar um ortodontista. Coloquei aparelho em 2007, diminuíram um pouco das dores, mas em 2010 encerrei meu tratamento e retirei o aparelho, passei a usar a placa, aquela de acrílico ( Feita através de moldagem da boca) para dormir e uso até hoje, compressas de água quente. Mas, mesmo assim continuo sentindo dores e nos últimos dias tenho sentindo estralar na articulação, dores de cabeça, na face, no ouvido e no pescoço… Então estou consultei com este último profissional que está com todos os meus exames, para fazer avaliação, ela me falou deste aparelho TMJ e de que talvez eu tenha que fazer a uma cirurgia, caso tenha ocorrido alguma disfunção ou deslocamento, não sei, quando eu fiz a cirurgia das amigdalas. Sinceramente não quero fazer cirurgia e vi no seu site que o Senhor também acha que os resultados da cirurgia, não são satisfatórios. Bom não entendi direito como funciona o seu tratamento na patologia da ATM, peço sua ajuda com melhores esclarecimentos, pois confesso que não sei mais o que fazer e não suporto mais sentir essas dores…
Desde já lhe agradeço.
Dr.muito boa noite
eu so Manuela so uma enfermeira, e psicoloca clinica,eu tenho imensas dores dentro do ouvido. quando estive no meu pais, os medicos diziam que tenho uma otite cronica.outros dizeam que nao tenho nada, mais eu sempre com dores tenho dores no ouvido esquerdo e por fora do lado da cara eu nao posso ultizar otoscopio para avaliar T.Aterial e uma dor dor ajunda-me eu nao sei para que especialista devo dirigir-me ja fui ate um medico maxilar ele diz que esta tudo bem.eu nao posso viver sem gotas que tenha antibiotico dentro.muito obrigado pela sua inteira desposicao….
Manuela
Você tem alguma data programada para vir ao Brasil?
Boa tarde!
O que o Senhor acha do tratamento com o aparelho TMJ
ana Paula, se você se refere aquele aparelhinho comprado já pronto e com tamanho igual para todo mundo, eu posso lhe responder que funciona tanto quanto uma roupa tamanho único comparada com uma feita sob medida…
Att.,
Marcelo Matos
Doutor eu tenho que fazer a cirurgia ORTOGNÁTICA,com os 11 anos eu fui informada disso por um cirugião, dizendo que so poderia fazer essa cirugia aos meus 17 anos mas porém com o passar do tempo percebi que minha arca dentaria estava melhorando E HOJE COM 15 anos percebo que so preciso tirar acho que 2 dentes para ficar certo,mais ainda nao fui ao dentista..entao vai minha pergunta ao senhor é possivel que eu esteja certa,que o meu caso possa ter melhorado?
Silvia Fernandes
Sim, é possível. Ninguém pode prever com exatidão como irá ocorrer o crescimento de outra pessoa. No entanto, convém você procurar um dentista da ortopedia funcional dos maxilares, ortodontia ou cirurgião bucomaxilofacial para tirar a dúvida.
Att.,
Marcelo Matos
Boa Tarde!
fiz a ortognatica bimaxilar + mentolastia.
apresento rejeição a todos os materias metalicos.
meu organismo não suporta mais os remedios q fazem mal.
em quanto tempo vou poder retirar os 46 parafusos e 7 placas ???(+ ou -)
Obrigado por responder Doutor
Diego, você já fez essa pergunta ao seu bucomaxilofacial?
Ola, Dr Marcelo
Eu trabalho de telemarketing e gostaria de saber se a ATM/DTM pode ser causada por essa função pois eu sinto dores diarias, torturantes que antes desse trabalho eu não sentia. O que pode ser feito no meu caso,e quanto tempo de tratamento geralmente alivia os sintomas,
Quando já existe algum dano na ATM, ou já existe uma predisposição, o esforço mandibular pode sim provocar sintomas. Portanto, apenas aliviar a dor pode não ser o suficiente. O correto é procurar um dentista com experiência em patologia da ATM que possa avaliar que tipo de problema você tem e, posteriormente, elaborar o tratamento.
Att.,
Marcelo Matos
Meu nome é Joice, fiz cirurgia ortognática em 08/02/2012, e fiquei com problemas no ouvido esquerdo. Não ouço bem parece que tem água dentro, sensação de entupido, e uns estouros. Não sei o que fazer meu médico disse ser normal, mas não é possível só em um ouvido,isto está me deixando loucaaaaa. Moro no RS
Joice, procure a Dra. Lidia Yavich, pois se a ATM estiver envolvida ela irá descobrir.
At.te,
Marcelo Matos
oi,estou começando a sentir dores nz mandibula,mas dores fortes perto do ouvido,já me disseram que é ATM.
como faço para fazer essa tratamento de graça,pelo sus?
já não consigo nem abrir a boca direito,nem comer direito,muito menos dormir,devido as pontadas no ouvido.agora meu rosto tá um pouco inchado,estou tomando ibuprofeno pra aliviar e dorflex para as dores,mas preciso de tratamento rápiddddo,por favor,se puderem me ajudar?obrigado
ola dr gostaria de saber como consigo uma consulta diretamente contigo,tenho queixo curto,odeio fotos de perfil,pois nem pareçe que tenho queixo gostaria de saber se uma cirurgia ortognatica a gente fica com a boca amarrada e perde a senssibilidade para sempre???
ola dr.
ha uns 7 anos mais ou menos eu comecei a ter uns estralos no lado esquerdo da boca,e mais ou menos a um ano eu nao consigo abrir minha boca toda estou desesperada poia nao consigo comer nada direito que doi
e todos os dentistas que vou dizem que nao tem como tratar ou que nao sabem o que eu tenho me ajude por favor
Mariane, estalos e travamento tem tratamento. Você precisa procurar um bom profissional da área de DTM.
Att.,
Marcelo Matos
bom dia, tenho lindo as suas resposta e gostei, pois estou com muitas dores no maxilar, ele sai do lugar muitas vezes,sinto muita dores na face toda,principalmente pela manhã ao acordar,dores de cabeça forte ao ponto de fazer vômito,estala, rige,e tenho falta de alguns detes,fiz a panorâmica com imagem deu mineralização bilateral do ligamento estilo-hioideo .Dr. sem contar que tenho outro pomblemas : Asma crônica, Lê nas duas mãos, desvio na coluna, roptura no tendão fibulatr do pé esquerdo, e dor crônica no ombro, alergia a muitos rémedios e tive reação alergica a substnacia da nestesia após faer cirugia fiquem sem respirar, e fizeram renimação e sobrevive grasças aDeus e os médicos, agora mais esse pomblema no maxilar estou preucupada, é caso de cirugia? espero respostas e desde de já estou muito agradecida por tudo. abraço
Joanice
A mineralização do ligamneto estilo-hioideo é bem comum e só se opera se estiver caracterizado como uma doença. No entanto os sintomas que você descreveu não são compatíveis de modo que sugiro você conversar com um dentista da área de dor orofacial e um médico clínico para fazer uma avaliação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doutor Marcelo, tudo bem?
Nesta última quarta, dia 20, eu senti forte dor do lado direito da face e desde então não consigo mais abrir totalmente à boca. Creio que tais dores ocorreram após um bocejo, entretanto, não houve qualquer tipo de estalo como os relatos pela internet.
Eu tenho 33 anos, utilizei aparelho ortodôntico dos 13 aos 17 anos (pois tinha queixo pequeno)possuo dentição e mordida perfeitas e nunca apresentei quaisquer estalos ou dores na mandíbula. Não sofro de ´´bruxismo“ tb.
Além de não conseguir mais abrir a boca mais que 2 dedos, iniciou-se uma sensação de dormência nos dentes inferiores e o outro lado começou a doer tb.
Fui em um cirurgião buco-maxilo que me informou que tive um deslocamento do disco (K07.6)provavelmente terei que fazer uma cirurgia e me pediu uma ressonância magnética da ATM.
Enquanto o ressonância não chega, este travamento da mandíbula pode ser o que? Fisioterapia curaria o problema?
Thiago Fleury
Fisioterapia é útil em alguns casos, mas precisaria saber o diagnóstico, pois sem isso todo tratamento tem mais chances de fracassar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite dr.
Meu caso é o seguinte, eu tenho mordida aberta e mordida cruzada..e e sinto muitas dores na mandibula..ja estou com aparelho..eu teria que ir em um especialista em atm ?
Ulisses
Aparelho não trata os problemas específicos da ATM. Leia esse tópico aqui: Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
E sim, vale a pena ir em um especialista.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
meu medico falou que tenho atm fiz uma cirurgia mais as dores voutaram não sei o que fazer mais e muitas as dores agora ele falou que devo colocar aparelho eu so quero saber se vai aliviar as minhas dores por favor me ajude.
Ana Paula
Por isso que sempre insisto em tratamentos que não sejam cirúrgicos, pois estes além de terem baixa eficiência ainda deixam sequelas que complicam as demais possibilidades de tratamento.
No seu caso, sugiro que volte a conversar com quem te operoi para ver que alternativas ele lhe oferece para contornar a situacão.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, tenho 30 anos e desde dos 11+ou- tenho o costume (ou tique)de estalar a mandibula pressionando os meus dentes ,hoje uso uma placa de acrílico que era pra ser só a noite m mas minha dentista disse pra ficar o dia todo por estalar o dia inteiro, sinto que quanto mais nervosa estou mais estalo…tenho sentido tonteiras e zumbidos no ouvido, esse é um problema emocional ou fisíco? Me ajude!!
Daniele
Eu diria que há um componente físico, que se refere as estruturas danificadas da ATM e que produzem o estalo e também um componente emocional, pois a ansiedade e o estresse aumentam a tensão muscular sobrecarregando uma articulação que já está com problemas. De modo inverso, a articulação afetada, produz irritação do sistema nervoso (algo que chamamos tecnicamente de nocicepção e sensibilização central ), aumentando o componente emocional em uma espécie de ciclo vicioso.
Por isso que, muitas vezes, indicamos que o paciente procure também um auxílio psicológico, para ajudar no controle da ansiedade e de outros fatores que estejam pesando no quadro.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Tenho disfunção da atm e quero saber se laserterapia resolve e apararelhos para coreção sinto muita dor de cabeça não aguento mais isto todos os dias tomo tylenol, sou de Recife tem algum medico para me indicar, Obrigada pela atenção.
Elaine
O laser é uma técnica auxiliar no controle da dor. Quando se tenta usar essa técnica como uma das principais, o tratamento passa a ter uma tendência de ser apenas paliativo. Escrevi sobre isso há algum tempo: Laser no tratamento da DTM
Quanto ao uso de aparelhos, sugiro ler esse texto aqui: Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde!
Tenho 21 anos e desde os 14 sofro de dores na ATM e estalos. Durante um bom tempo fiz tratamento com placas e fisioterapia para amenizar as dores. Porém, em 2007 mudei de cidade e parei de acompanhar o problema.
Há uns meses conheci um médico especialista em ATM em minha cidade. Após anamnese, avaliação e radiografias, ele me indicou um ortodontista, pois disse que a má oclusão da minha arcada, fazia com que a mandíbula precisasse se deslocar para os meus dentes se encaixarem, causando a sobrecarga da ATM.
Tive uma consulta com o ortodontista, e ele me disse que ele até poderia simplesmente reposicionar meus dentes, mas não adiantaria para amenizar os problemas na ATM, pois o meu problema é ósseo, ele disse que tenho retrognatismo (ou micrognatismo, isso eu não entendi bem), que a solução seria uma cirurgia ortognática. Só que olhando na internet, e até mesmo aqui no blog, estou vendo que em casos de DTM não seria adequado fazer cirurgia…
O que realmente é indicado nesses casos? Pois eu procurei saber e vi como a cirurgia tem um pós-operatório complicado, fora o medo que tenho por ser um procedimento que envolve a face… Enfim, estou bem perdida e sei que o cirurgião vai acbar me indicando cirurgia (cada um puxa pro seu lado, rs)
Muito obrigada pela atenção!
Ana
Você perguntou:
Primeiro é saber do que se trata o problema na ATM… O quê exatamente está produzindo (ou produziu) a retrognatia/micrognatia? O que causou? Qual a implicação funcional dessas alterações? Qual a extensão? É tratável? Reversível? Simplesmente corrigir cirurgicamente a posição da mandíbula irá impedir o probelma de continuar a se desenvolver na ATM?
Ou seja, é preciso reavaliar o caso sob outro prisma para ver quais são as reais opções.
Infelizmente, não tenho como lhe orientar melhor sem avaliar o caso pessoalmente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
doutor marcelo tenho um zumbido no ouvido fiz todos os enxames como audiometria,tomografia tudo deu normal. começei a pesquisar sobre atm e vi que esse zumbido pode ser causa da mesma,não sinto dor no maxilar fui a uma dentista e ela me falou que a minha mordida é torta e isso poderia estar provocando o zumbido mas o que me assustou foi ela me dizer que o meu caso sò seria resolvido com cirurgia somente olhando minha boca sem nenhum enxame mais detalhado, e eu falei para ela que não faço essa cirurgia de maneira alguma pois nunca senti nada no meu maxilar e nem dor de cabeça. gostaria de sua opinião sobre a atitude desta dentista e se vale a pena procurar um especialista em atm.
Adriano
Provavelmente ela mencionou a cirurgia por conta da alteração na mordida. Há certos casos que o dentista, especialmente o ortodontista, olha e percebe que não conseguiria corrigir a posição dos dentes apenas com aparelhos e logo menciona a cirurgia ortognática como complemento.
Entretanto, copnsiderando o que você escreveu, o problema maior estar em relacionar a mordida torta com o zumbido… As chances das duas coisas estarem relacionadas é bem baixa, baixa mesmo, de modo que seguindo esse conselho, o mais provável, era acabar com os dentes bem alinhados, a mordida corrigida e ainda assim com o zumbido.
Aliás, zumbido é um dos piores sintomas que podem estar relacionado às ATM´s e, mesmo que a ATM seja tratada, nada garante que o zumbido irá melhorar, pois parece que a sensibilização do sistema nervoso central ocasionada pelo zumbido, pode persistir.
Sugiro que você procure orientação junto ao GAPZ – Grupo de Apoio aos Portadores de Zumbido.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Preciso de ajuda
Sinto muitas dores nos dentes do lado esquerdo quando vou dormir, preciso de tomar remédios e o dentista diz que eu não tenho nada.
A que especialidade devo procurar, não agüento mais estas dores ela estão começando a me incomodar durante o dia também.
Certa da atenção de todos
Renata, você precisa procurar a especialidade de DOR OROFACIAL
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola, dr marcelo!parabens pelo excelente trabalho de orientacao, e desde ja agradeco por sua atencao!
ja aconteceu comigo umas 3 vezes; quando eu abri a boca para bocejar o meu queixo ‘caiu’. eu tentei fechar a boca, forcando um pouco, mas nao adiantou; entao eu olhei no espelho e vi uma pequenina elevacao na regiao entre o maxilar e a mandibula, dai apertei as maos em cima da elevacao e o queixo encaixou. ultimamente, as vezes, fico com o ouvido esquerdo levemente surdo e quando eu fecho a boca e expiro o ar pelo nariz com um pouco mais de forca tenho a sensacao de que o ar sai tambem pelo ouvido. minha dentista falou para eu procurar um bucomaxilofacial.estou um pouco preocupada. sera caso de cirurgia? e a cirurgia,se for o caso,e complicaca? como funciona? este e um probelma grave? por favor me ajude…
esperando uma resposta…
edilma
Edilma, você escreveu:
Se você procura um cirurgião, a possibilidade de ele recomendar uma cirurgia é grande… Assim, como se você procurar um ortodontista, a possibilidade dele recomendar um aparelho também é grande…
Existe um motivo para o que está acontecendo com sua mandíbula e na maioria das vezes o tratamento não é cirúrgico. O principal é investigar e descobrir que motivo é esse e estabelecer um tratamento a partir daí.
Cirurgia é cirurgia… Existem riscos inerentes ao procedimento, ainda mais na face. Não quer dizer que não se possa fazê-la, mas é importante estar bem ciente da relação risco/benefício e das alternativas terapêuticas. Portanto depende muito de sua relação com seu dentista. Você se sente segura com ele? Confia? Ele é seguro em suas convicções? Qual linha de trabalho ele segue? Qual o respaldo científico do tratamento que está sendo oferecido? Qual é o diagnóstico causal?
Portanto, como mencionei, o primeiro passo é uma conversa franca com seu dentista.
Essa é uma pergunta que deverá ser esclarecida por ele, de acordo com o procedimento que ele sugerir.
Não tenho como lhe responder isso sem fazer uma avaliação pessoal para entender toda a extensão do problema.
A melhor ajuda que posso oferecer é motivar você a pesquisar e se informar o máximo possível sobre o assunto antes de se submeter a algum tratamento. A palavra-chave é: Informação!
Dê uma lida nesse texto aqui:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Na verdade é uma pergunta.A cinco anos uso aparelho fixo colocado em clínica popular,comecei a ter dores na atm e procurei outros profissionais,mas eu sou pobre e estou com medo q seja caro esse tratamento de atm,até porque já se foi cojitada a ipótese de ser feita uma cirurgia.Os profissionais de atm acham q eu estou a toa com esse aparelho,q ele não adianta nada enquanto não for tratado a atm.Bom,eu gostaria de saber quanto tempo em média dura esse tratamento e quanto custa.Não precisa ser exato mas me dêem um parecer,obrigado.
Rafaela
O aparelho para correção do alinhamento dos dentes, de fato, não trata os problemas da ATM, nem tampouco a cirurgia, como você deve ter visto nos tópicos que escrevi sobre o assunto.
Quanto ao tempo e ao preço vai depender do diagnóstico e do tipo de tratamento previsto para cada caso, não dá para ter um preço fixo em relação a isso.
Sugiro que você dê uma lida nesses tópicos aqui:
Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM
Tenho disfunção da ATM e meu dentista me passou um “orçamento” muito caro, que devo fazer?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Tratamento gratuito para disfunção da ATM: onde encontrar?
Olá Dr, bom, estou com o mesmo problemas de muitas outras pessoas que postaram no seu blog, porém gostaria de uma segunda opinião…bom, eu já usei aparelho ortodontico por 4 anos e meio, mas a poucos dias, fui ao um outro dentista que me disse que o meu caso é cirurgico, pois tenho a mordida um pouco aberta na parte frontal, tenho algumas dores na região cervical, e não consigo abrir a boca mais que dois dedos e quando forçada a abrir ou abrir por um determinado tempo, sento dor na região na ATM, será que realmente meu caso é uma cirurgia ortognática??? o Sr. conhece algum especialista em São Paulo, me indicaram o DR Claudio Jodas e Ricardo Vita, o Sr os conhece???
Aguardo uma resposta, mas agradeço desde já.
Olá Mariana, você perguntou:
Bom, não sei quais são os parâmetros de tratamento que envolvem o seu caso, portanto, não tenho como lhe informar se uma cirurgia ortognática será útil, ou não, para uma correção das proporções ósseas da face ou para o alinhamento dos seus dentes. Entretanto, o que eu posso afirmar é que cirurgia ortognática não é tratamento para disfunção da ATM. Aliás, não sou apenas eu que afirmo isso, veja esse tópico aqui: Recomendações internacionais quanto às cirurgias da ATM
Antes de se submeter a qualquer tratamento irreversível como é o caso de uma cirurgia, é preciso verificar se não há uma alternativa, pois quando os resultados não são os esperados, especialmente no campo das disfunções da ATM, as sequelas podem ser mais complicadas de tratar que o problema inicial. Veja a história dessa internauta aqui no blog: relato da internauta
Bom, infelizmente não conheço os profissionais que você mencionou e quanto à indicação, peço que dê uma lida aqui: Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM
Entretanto, sei da dificuldade que é conviver com esse tipo de problema e por isso escrevi um texto a respeito do que fazer para encontrar um profissional que atenda às suas expectativas: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá, boa tarde! Dr. Marcelo eu iniciei um canal em um dente de 3 raíz, sendo que com o passar dos dias surgiu uma dor na mandíbula com o osso que fica próximo ao ouvido, ou seja a dor apresenta apenas qdo abro a boca com maior intensidade, conversei com minha dentista a respeito e ela falou que isso é normal, pq fiquei muito tempo com a boca aberta com isso inflamou o osso, e ela pediu que eu fosse atras de um dentista com especialidade em ATM. Dr. isso realmente é normal ou foi algo errado que aconteceu? detalhe meu dente ñ mim encomoda em nada, apenas essa dor na mandíbula. Aguardo resposta. Um abraço!
Andrezza
Durante alguns procedimentos odontológicos onde o paciente fica com a boca aberta muito tempo, pode acontecer de precipitar um problema quando uma pessoa já tem alguma predisposição. Isso ocorre às vezes também após a remoção dos sisos, onde igualmente o paciente fica muito tempo de boca aberta e/ou a mandíbula é forçada durante a cirurgia.
Onde voce está? É Sergipe (pergunto pois no seu cadastro há a sigla “SE”)? Se for, você pode procurar o Dr. René Descartes ( rene_odonto@hotmail.com ) para fazer uma avaliação do seu caso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
oi dr.sou de fortaleza,sofro muitas dores,ja sei que tenho atm,fiz até um tratamento com uma dentista mas so ficou em um aprelho para ser usados e somente isso,não tive muita sorte para este tratamento sinto dores constantes,sem até saber como fazer para parar tantas dores,fui até a dentista e ela falou que não podia fazer alem do que fazia,eu preciso saber a quém procurar com urgencia,as vezes sinto que todos os meus dentes estão ficando mole,e minha garganta como se estivese enflamanda,este tratamento não exiaste pelo suds,porque os profionais não se enteram para se profiosnalizar neste tipo de tratamento.por favor preciso urgente fazer algo.meu telelfone e 31013431 ou meu mail,mirian@defensoria.ce.gov.br
Mirian
Você perguntou:
Você deve procurar um dentista com experiência em patologia da ATM. Eu não conheço nenhum em sua área que pudesse indicar, entretanto você pode acessar o site do conselho de odontologia e verificar na busca de profissionais se há alguém por perto.
Isso é verdade só em parte… O outro lado da moeda é que para atuar na área de patologia da ATM, um dentista precisa se preparar e investir bastante em cursos de aperfeiçoamento, capacitações, atualizações, especialização e outras pós-graduações. Muitas vezes ele precisa se afastar da família para ir estudar em outra cidade ou país, precisa viajar constantemente para os cursos e aí entram os gastos com hospedagem, passagem, materiais para os cursos, enquanto as outras pessoas estão indo ao cinema ou ao zoológico com seus filhos e amigos…
Assim, depois de investir tanto na carreira, é muito difícil sobreviver profissionalmente com toda essa qualificação, trabalhando para o SUS…
Se você estiver procurando um profissional que atenda pelo SUS, pode ser que você encontre, mas terá de procurar bastante. Seja como for, sugiro você ler esse texto aqui que poderá te ajudar nessa busca:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Oi Dr. Marcelo
Meu nome é Daisy
fiz uma ressonância por motivo de estar sentindo dores ao mastigar e o resultado é o seguinte:
Alteração degenerativa do côndilo mandibular direito, Degeneração da banda posterior de ambos meniscos articulares. Discreta subluxação lateral do menisco articular direito, pequena excursão dos côndilos mandibulares à abertura bucal.
Eu tenho uma mordida aberta entre os dentes da frente.
Bem gostaria de ter uma opinião do Sr. antes mesmo de voltar ao médico para poder entender melhor tudo isso.
Eu pude ver que sua clinica é em Salvador pelo DDD, onde fica?
Daisy
Daisy
Em linhas gerais esse laudo informa que há uma série de alterações patológicas de sua ATM, mas isso é apenas parte do processo de diagnóstico do problema (não é o diagnóstico em si). O significado disso depende da análise em conjunto com outras informações como:
O quanto essas alterações interferem no funcionamento muscular?
O quanto essas alterações interferem nos ciclos mastigatórios?
Qual o efeito sobre a cinemática mandibular?
O que causou?
Como causou?
Dentre outras coisas que precisam ser avaliadas clinicamente e respondidas.
Sugiro a leitura dos tópicos abaixo:
O que entendemos por diagnóstico em patologia da ATM?
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Quanto ao endereço, a clínica fica na Av. Juracy Magalhães Jr. nº 768 Ed. RV Center 2º andar Ponto de referência: em frente à estação da Embasa (Bahia Azul) do parque Lucaia.
Atenciosamente,
MArcelo Matos
Mestre Marcelo, tudo bem? no seu ponto de vista, há relação entre o tratamento da DTM com a adoção da cirurgia ortognática como conduta de tratamento? ou somente em casos de discrepâncias dento-esqueléticas?
Olá Jeová,
Há grupos que preconizam cirurgia ortognática combinada com cirurgia intra-articular, entretanto aqui na clínica, tenho visto casos que chegam para mim, justamente por não terem evoluído muito bem. Assim, vejo a cirurgia ortognática como uma possibilidade na “fase II”, ou seja, depois da alta do tratamento da artropatia temporomandibular, quando ainda restarem discrepâncias esqueléticas que a justifiquem.