Zumbido e ATM sempre foram assuntos controversos, alías, ainda é. Mas, por quê?
Primeiro que ambos não são ainda totalmente compreendidos pela ciência. Claro que já sabemos bastante coisa, mas o que não sabemos parece ter ainda mais significância. A relação entre o ouvido e a ATM tem sido debatida desde o tempo de Costen, um médico ototrrinolaringologista que tornou o tema conhecido quando publicou um trabalho em 1932 relacionando dentes, ATM e ouvido. Entretanto os avanços científicos na área ainda não conseguem definir exatamente qual a relação entre esses problemas.
Segundo um estudo recente, publicado na Cranio: the Journal of Craniomandibular Pratice por pesquisadores brasileiros, a incidência de sintomas ligados ao ouvido em pacientes com problemas na ATM é maior que os que não possuem. Os autores constataram que 60% dos pacientes com sintomas na ATM também relataram zumbido e 90% sensação de ouvido tapado, enquanto apenas 25% dos que não tinham problemas na ATM, relataram zumbido.
Uma das possíveis explicações estaria no fato e haver uma relação neurológica entre alguns músculos mastigatórios e alguns dos músculos que controlam a via condutiva/aérea da audição. Entretanto, a dinâmica dessa relação ainda não está totalmente esclarecida.
Como o zumbido pode ter como causa uma grande variedade de fenômenos tais como doenças sistêmicas, doença no próprio aparelho auditivo, reação a medicamentos, deficiência de determinados minerais, trauma acústico e, suspeita-se atualmente, um provável distúrbio de interpretação, pelo próprio sistema nervoso, dos impulsos audivos, é que se torna necessário uma avaliação bem detalhada feita por um otorrinolaringologista ou um otoneurologista.
Então não se precipite, como o papel da ATM pode ser apenas um dentre vários possíveis, é importante começar sua investigação com um otorrino/otoneuro e, aí sim, procurar um profissional que possa verificar também sua ATM.
Em postagens futuras, voltarei ao tema “zumbido”.
Fique esperto!
Oi dr, faz 1 mês mas ou menos que levei um tapa/soco acho que pegou perto do ouvido, desde então estou tendo muito zumbido e dor de cabeça , tbm percebo estalos na mandíbula quando abro a boca , e quando aberto os dentes sinto a frequência do zumbido mudar , será que o trauma pode ter afetado a mandíbula por isso que acontece o zumbido ? Que exames devo fazer , fui no otorrino ele fez audiometria só e deu um pouco de perda , no ouvido .. mas não pediu mas nenhum exame estou desesperado não consigo dormir anoite
Busque outro otorrino que investigue melhor e, também, um especialista em DTM.
Olá Dr! Estou com um problema no ouvido esquerdo que sinto uns estalinhos finos muitas vezes ao dia e à noite. Estou preocupada e medo de piorar. O que eu faço?
Andrea, estalinhos no ouvido podem estar ligados a um mau funcionamento da tuba auditiva e/ou do tímpano que precisa ser investigado pelo otorrinolaringologista. Se os estalos forem na ATM, podem estar relacionados a problemas relacionados ao disco articular e aos ligamentos. Neste último caso, um dentista com experiência em patologia da ATM pode ajudar.
Bom dia. Vocês atendem via internet?
Sou do Maranhão
Olá Fernanda! Entre em contato no WhatsApp 71 9694-3298
Fiz um implante e depois de um ano fui constatada com uma infeccao logo abaixo do implante bem no osso da mandibula. Procurei o dentista o qual diagnosticou osteomelite aguda, e em seguida fez cirurgia retirando toda área infetada. A partir daí fiquei sem os dentes de trás dos dois lados da boca. Sinto agora que dó lado da infeção meu osso parece estalar quando abri a boca e um zumbido insuportável no ouvido. Pode ser atm com problema. Que problema pode ser??
Pode ser a ATM, mas é provável que haja algum aspecto relativo à área cirúrgica. Já fez ressonância da ATM?
Entre em contato via whatsapp:
+55 71 9 726-7171
Me siga no instagram: https://www.instagram.com/marcelofreirematos/
Olá tenho 17 anos e estou com meus dentes siso nascendo há 5 dias, desde então venho tendo um zumbido constante nos ouvidos que ficam mais agudos de repente, tenho estalos na mandíbula, e estalos e dores no pescoço, mal consigo falar e comer porque não consigo abrir a boca direito, poder ter alguma coisa há ver com atm? Ou o siso está causando esse zumbido? Nunca havia tido problemas de estalos nem nada antes. Por favor me ajude
Olá Doutor. A dois anos fui diagnosticada com DTM. Iniciando um tratamento com aparelho móvel.. Estava melhorando. Mas a uns 2 meses meu zumbido aumentou, principalmente o momento de deitar, dormir e levantar. Também enchergo uns chuviscos claros.. estando estes sempre presente na visão. Tinha já a um certo tempo.. normalmente só quando olhava pro claro. Agora já está com mais frequência.
Devido ao zumbido consultei uma médica.. que sem exame nenhum disse que eu tinha menier.. Me deu medicamentos periféricos para circulação.
Ao toma-los aumentou o zumbido e que noite de olhos abertos oh fechados enchergava mais chuviscos ainda.. Não paravam de se mover.. Então parei com o medicamento e nunca mais voltei. Pode ter relação com DTM?
Mariliva, pode ter relação sim, mas acho pouco provável pela descrição…
Acontece exatamente isso comigo!! Fora uma pulsação insuportável ao deitar!!
Já aconteceu comigo quando tomei pentoxifilina que também é pra microcirculação do ouvido
Bom dia Mariliva, qual medicação exatamente sua médica te passou? Obrigado.
Doutor, fui à uma dentista especialista em atm, que fez minha radiografia e que eu deveria usar a placa, por causa da ma oclusao, mas nao tinha dores da face, nem zumbido, só umas crepitações
porem quando ficou pronta, usei um dia, e deu uma dor intensa no lado esquerdo, enrijecendo ate meus musculos. fiquei um més mastigando de um lado só, e quando voltei a mastigar dos dois lados um zumbido começou, no lado que tinha doido e começou a doer o ouvido tbm… eu fui ao otorrino, sem perda auditiva, tenho tonturas. fiz tomografia do cranio tbm deu nada, agora querem rm das mastoides para excluir outras coisas…
tentei voltar e usar a placa novamente após novo ajuste, e dai começou depois de 4 dias um zumbido no ouvido direito, porem mais fraco…
Na sua experiencia, pode ter sido erro da placa?
fui em outra dentista e ele disse que a placa estava errada,
esses zumbidos se forem por causa disso podem serem revertidos?
pode ter havido alguma lesao?
Lia, de um modo geral, as placas oclusais mudam a posição da mandíbula e isso implica uma série de adaptações dos músculos e estruturas internas da ATM. Como toda a ATM e suas estruturas associadas são controladas pelo sistema nervoso central (SNC), cada novo posicionamento irá implicar novos estímulos, que será lido pelo SNC que retorna uma resposta. Assim, para cada placa que seja construída e para cada suposto ajuste que for feito nela, haverá uma resposta específica do SNC que pode ser de conforto ou dor. Tudo irá depender de como a placa se relaciona com as necessidades de sua ATM e como o dentista mede as resposta do SNC.
Toda e qualquer placa pode estar “errada” ou “certa” para cada novo dentista que você procurar a depender do tipo de parâmetro que ele(a) usa para avaliar. Se é um dentista oriundo de uma escola gnatológica, um protesista por exemplo, tudo que não tiver guias de desoclusão (e outros critérios mecanicistas) irá parecer errado para ele(a). Se for um dentista da escola biopsicossocial, é possível que ele(a) condene qualquer placa por atribuir o problema a outros fatores como o estresse, por exemplo. Esse tipo de dentista, quando usa uma placa, a chama de “miorrelaxante” (mio, do grego = músculo) pois parte do pressuposto que fatores como o estresse e a ansiedade tensionam os músculos, produzindo hiperatividade e dor. Assim, querem “relaxar os músculos” ou miorrelaxar. Entretanto sabemos hoje, através de estudos com eletromiografia e ressonância magnética, que é justamente o oposto, os músculos dos pacientes com problemas na ATM costuma estar hipoativos, isto é, trabalhando muito menos do que deveria e produzindo dor por meio de uma série de alterações metabólicas, sendo que o que precisam é voltar a funcionar corretamente, algo que pode ser obtido através de posicionamento adequado da mandíbula mantido por uma… Adivinhe? Sim, PLACA!
Entretanto, para isso é necessário que ela seja construída baseada na própria necessidade da ATM do ponto de vista do SNC e levando em consideração o diagnóstico diferencial, pois posicionar com uma placa a mandíbula de um paciente que tem uma artropatia (doença articular) de origem reumática é diferente de outro que tenha um problema traumático…
Assim, o melhor é você escolher um dentista que você realmente sinta segurança na forma dele(a) trabalhar e que se disponha a pesquisar como a sua placa atual funciona e se existem ou não lesões.
Veja o que se pode obter com uma “simples” placa:
Recaptura de disco
Regeneração de côndilo
Palestra on-line com caso de regeneração do osso medular
Atenciosamente,
Marcelo Matos
ola dr marcelo, eu ouço nos 2 ouvidos o fluxo sanguineo. que muda de intensidade conforme mexo o pescoço, ou devido posicao. ja fiz exames cardiovasculares e nao deu nada. e de ouvido , ja fiz varios q nao detectou perda auditiva ou problemas, porem nao sei se fiz o exame necessario. qual exame específico detecta disfunção na tuba auditiva ou de outra parte do ouvido q cause esse tipo de zumbido? esse zumbido me traz um mal estar generalizado na cabeça, dor de cabeça, q nem dá vontade de ficar em pé. fiz exames na cabeça e pescoço (ressonancia e angiorressonacia e nao deu nada q justifique o zumbido,segundo os neurologistas. acusou um estreitamento dos seios transversos q dizem q é de nascença. eu ouço o zumbido pulsatil ha 3 anos. pode ter ralacao com cervicalgia ? um exame detectou q tenho cervicalgia, e realmente tenho uma dor na nuca q irradia p braço e osso da base da cabeça.estou investigando o q está causando o zumbido , q é algo desconcertante. cervicalgia causa zumbido pulsatil?
necessito q me esclareça essas minhas duvidas e me indique um otoneurologista em juiz de fora minas gerais, ou cidade proxima.obrigada
Marta, infelizmente não tenho como lhe ajudar muito no quesito “zumbido”…
Bom dia Doutor
Li o comentário de Vinicius Moura e fiquei preocupada porque tenho zumbido e preciso colocar aparelho ortodôntico e agora? será que ao colocar o aparelho pode piorar o zumbido?
Nicole, essa é uma pergunta difícil de responder…
Olá, Dr!
Chamou-me a atenção que você realmente responde as perguntas! Parabéns!
Caso o meu zumbido no ouvido – com som de tambor – iniciado há 03 dias (após 03 horas de ensaio de dança) não passar em alguns dias procurarei um otorrino como o Sr. indicou em outros post.
Obrigada!
Olá Bárbara, às vezes demoro pois tem muita mensagem acumulada… Mas estou sempre respondendo sim.
Melhoras!
At.te,
Marcelo Matos
Boa Noite!
Nunca tinha percebido o zumbido no houvido, mas depois que coloquei aparelho ortodôntico os zumbidos apareceram e sempre quando faço manutenção o zumbido piora de uma forma absurda, não sei se tem relação, mas é uma observação que fiz durante este período com o aparelho.
Sintomas:
Começa com zumbido (quaqndo tapo os ouvidos fica quase isuportavel o zumbido no ouvido direito), logo depois vem o abafamento e em seguida um nó na garganta.
Marquei uma consulta com o Otorrino e dependendo do diagnostico vou procurar um profissional na área.
Será que tem alguma relação esse zumbido com a movimentação dos dentes?
Obs.: Os dentes caninos são todos “gastos” acho que quando estou dormindo eles ficam de “conversinha” uns com os outros e agora que a posição dos dentes mudaram tem dias que acordo com os dentes doendo.
olá pessoal td bem.
tenho 45 anos e sofro a naos com uma sensação de dor na face nariz trancado direto e muito catarro na garganta e desconforto na região do ouvido.
ja procurei um otorrino mas ele nãu descobriu nada, alguem pode me dizer se estes sintomas tem algo a ver com ATM.
E qual a caminho melhor para se tratar.
Abraço.
Francisco.
Francisco, catarro na garganta, nariz entupido e outros sintomas que você refere são mais ligados à quadros patológicos otorrinolaringológicos que da ATM, mas se há a suspeita da ATM também estar afetada, então se consulte com um especialista em DTM.
At.te,
Marcelo Matos
Continuando…Dei uma boa lida sobre o assunto e fiquei com uma dúvida:Com tratamento dá pra se livrar do zumbido? Alguém já se curou?
Atte, Eliana Teixeira
Dr. Marcelo Matos, boa tarde.
Mesmo tendo bruxismo não tinha maiores problemas até então. Faz quatro anos que tenho um zumbido enlouquecedor bilateral. Tudo começou depois que fiz a prótese fixa dos meus dentes superiores. O barulho aumenta quando deito e incomoda o tempo todo. Tenho dores no pescoço e nuca. De uns dias pra cá começou uma pressão no nariz e ardência nos olhos, não sei mais o que pensar e nem o que fazer. Já fui a muitos especialistas e não obtive nenhuma resposta conclusiva para esse problema, até brinco com os médicos basta falar em zumbindo que todos correm ninguém quer me adotar como paciente. Será que aqui em Porto Alegre eu encontro um especialista confiável?
Obrigada,
Atte,
Eliana Teixeira
Dr.tenho 29 anos e a 4 sofro de um zumbido no ouvido causado por uma pancada em uma brincadeira de futebou. Gostaria de saber se pode ser ATM, e se vc atende em belo horizonte,ou conhece alguem.
grato!!!!!!!!
Leandro, zumbidos que começam após pancadas e traumas acústicos possuem uma probabilidade pequena de poderem ser resolvidos por meio de tratamento da ATM…
At.te,
Marcelo Matos
Marcelo axo que esse meu problema tem alguma relaçao com a pressao na cabeça q sinto parte do dia como se fosse uma dor de cabeça igual desse topico ake no yahoo perguntas http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090819110514AAWWyN5 essa sensaçao acompanhada de um zumbido no ouvidor pode ser problemas de tubas auditivas e se tiver tem algum tratamento definitivo pois quando tampo os ouvidos esculto bem forte piiiii e no silencio tbm e uma dor de cabeça que nao sai como se tivesse apertando
Marcelo isso começo hoje e esta mais alto eu tinha o custume de ouvir mp3 muito alto so q tem mais de meses que nao esculto mp3 e agora tive umas crise de ansiedade ai tive q toma alguns remedio nao se tem a ver mas essa zuadinha fica mais forte quando tento dormir ou tampo o ouvido esculto ela la dentro um piiiiiii eu nao tinha isso até ontem
Marcelo axo q isso é um dos mais comum sabe quando a pessoa tampa o ouvido e esculta uma panelinha de pressao constante e isso que ta acontecendo e quando eu solto ainda pareço esculta esse barulinho de panela de pressao bem fraco mas parece q esculto oque devo fazer isso é passageiro?
Bruno, sim, pode ser algo passageiro, às vezes associado a alguns problemas sinusais, mas marque uma consulta com um otorrino pois isso pode ser, também, sinal de disfunção da tuba auditiva.
At.te,
Marcelo Matos
Dr tenho 16 anos a 4 anos sinto zumbido constante no ouvido. fiz exames de audição para ver se não ouve percas. e no exames deu tudo ok. quando mastigo ou aperto meu dente o zumbido aumenta muito isso pode ser a causa do atm ? porque nenhum medico acha a causa.
Guilherme
Se o zumbido aumenta ao apertar os dentes, pode ser sim que haja uma relação com o sistema estomatognático. Você já procurou um especialista em DTM?
At.te,
Marcelo Matos
Boa noite!
Dr., à 3 anos atrás, fui diagnosticado com atm devido a má oclusão dos dentes e um leve zumbido no ouvido esquerdo. Já havia feito todos exames, em otorinos, exames de sangue, cardiaco e nada, só uma leve perda auditiva no lado esquerto onde eu tinha falta de dos 3 dentes inferiores. Ao invés de eu seguir um tratamento com minha dentista em atm, achei que outro dentista poderia resolver e abandonei o tratamento com ela porque era em outra cidade e desinformado da divisão das areas odontologicas, procurei um serurgião dentista que me encaminhou para um ortodentista que me coloou um aparelho ordontontico superior e inferior. Notei que no laod esquerdo ainda continuava o zumbido, más não trepidava mais e sumira minnha sensibilidade aos sons. Depois de 2 anos e meio retirei o aparelho e fiz uma protese para os tres dentes que estavam faltando, dai começou minha via sacra, meu dentista fez a protese e ficou mais de 8 meses indo e voltando nele para acertar a oclusão que ele não conseguia, inclusive ele recomendou eu deixar de usar a contensão para dar lugar somente a protese. Notei meus dentes baixarem, comecei a sentir sensilidade e a protese não batia direito com os dentes do lado onde eu tenho zumbido e ele disse que era normal que estava certo. . de lá pra cá, voltou a trepidação, começaram estalos nos dois ouvidos e zumbido nos dois alem de eu engolir e ouvir todos os sons e voz dentro do ouvido me causando perda auditiva comprovada por exame audiometrico. RTive uma perda nos dois ouvidos de uns 30 por centro e alem disso sinto dores atras do ouvido junto à estalos e trepidações…. depis da retirada do aparelho, e com a colocação dá portesse errada piorou meu problemas e estou sofrendo. pra caaramba sem falar que notei que sinto alteração no controle da tuba auditiva, todo o som de engolir e falar estora no ouvido, onde o otorino disse que pode ter gerado a perda auditiva… nops exames nada aparesentou, más a atm está totalmente alterada, com bruxismo que já tinha, e se eu fizer um treino airobico doi atras dos ouvidos e som a respiração entra com violencia no ouvido. Se eu seguro ou tento relaxar a mandibula sinto um conforto e os estampidos diminuem. tenho certeza que meu erro de não ter colocado placa no começo achando que dentista era todo mesma coisa, que segui o caminho errado e estou com esses problemas…. alem dos zumbido estarem super altos, intoleraveis, cornicos e dor ao tocar os dentes, sensibildade e muita trepidação que faz eu ouvir com distorção novamente, más agora nos dois ouvidos… lembrando, enquanto eu estava com meus dentista do aparelho meu caso havai estabilizado, sumira sensibilidade e o zumbido era baixo, más depoisque mudei para um outro que fez a protese, um cirurgião, ele quem retirou as contenções para dar lugar a aprotese, me dizendo que não tinga necessidade e estou pirando com esse zumbido, até na panoramica mostrou alteração da aproximidade ao ouvido daquele osso da ponta da mandibula, mais alterado ficou do lado que ele efz a protese, onde o zumbido é mais alto. agora não baixa por nada, nem com relaxante muscular e doe meus dentes frontas ao se tocare,,,,
Romeu, em que cidade você está?
Dr. Marcelo,li as queixas das pessoas sobre ATM,em seu blog.Mas o que me chamou a atenção ,foi a delicadeza e interesse em suas respostas. Já conheci muitos profissionais competentes como você( não em sua área),mas não tão humanos,e,interessados em ajudar.Parabéns! Pois bem,estou em tratamento com plaquinhas há cinco anos ( troquei de dentista duas vezes).E,entrei numa crise de dor insuportável,em dezembro passado:dores expontâneas ,e, ao toque(atrás da orelha,facial,perto do ouvido)O incômodo maior é a terrivel dor de cabeça diária,que tira minha qualidade de vida.Está terrivel. Infelizmente não posso fazer um tratamento com você pois moro em Uberaba,e, não há vôo direto para Salvador.AS cidades de mais fácil acesso são:
Uberlândia-MG.
Uberaba-MG.(onde moro)
Belo Horizonte-MG.
Ribeirão Preto-SP.
Campinas-SP.
Baurú-SP.
São José do Rio Preto-SP.
São Carlos-SP.
Goiânia-GO.
Será possível encontrar um profissional em algumas destas cidades,que siga seu método de tratamento?
Estou aberta à sugestões.
Conto com sua generosidade.
Antecipadamente agradeço,seja qual for a resposta(MAS ESTOU DESESPERADA!!!!!!!!!!)
Com esperança, Marluce
Marluce Machado Souza
Praça Graziela Soares nº 300-Bairro Mercês
Uberaba-MG
CP:38060-550
Marluce, obrigado pelas palavras!
Quanto ao atendimento em algumas dessas cidades, infelizmente não tenho um nome para lhe indicar que siga a mesma linha de trabalho que eu.
Uma das cidades que você mencionou é Goiânia, que está a pouco mais de 230km de Brasília. Assim, se você tiver disponibilidade de ir até lá, talvez haja como conseguir este tipo de tratamento. Vou verificar e te mando por e-mail.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. onde vc atende em Salvador? Telef. por favor.
Sim, Wellington, em Salvador. O tel é (71) 3248-4434
Att.,
Marcelo Matos
Bom dia Dr.marcelo… Meu caso é desesperador… Vou explicar resumidamente… com 16 anos ranquei 2 dentes… (9 anos sem os 2 dentes que mastigo) Nunca senti nada… com 23 anos comecei a sentir um pequeno zumbido quando forçava minha mandibola… eu achava que era normal.Mas um dia na piscina, num acidente, meu irmão estourou meu timpano debaixo d’gua… E esse zumbidinho agudo, virou um zumbidão super agudo… tomo rivotril pra controlar meu transtorno…Fiz todos os exames de ouvido… tudo OK.Fui no dentista , bati as radiografias e ele disse que eu tenho ATM.Ainda não começei o Tratamento.O que acha … Pode ser que eu tenha ”tacado uma pedra na colmeia”…grato desde já…
Thiago Costa
Zumbido é um tema complicado e difícil de resolver via ATM. Cuidado para não depositar esperanças demais na solução do zumbido através da ATM…
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo.
Começou um pequeno zumbido aos 19 anos, esse zumbido oscilava e os médicos não acreditavam em mim.
No ano passado com 31 Anos apareceu no outro ouvido e com perdas auditivas maiores e sensação de ouvido tampado nos dois ouvidos. Eles passavam 8 a 10 dias e sumiam todo mês. Tenho exames comprovando e os médicos nada identificam como causa.
Fiz tratamento dentário e fui ao ortodontista que após exames detectou dois dentes impactados juntos tomando a estrutura óssea e com nervos ao redor. ( Que está complicado a extração )
Não estou aguentando esses barulhos no ouvido.
Queria te mandar por e-mail a RX Pano.
O que você acha? Pode me ajudar?
Toni Carlos.
Oi doutor Marcelo. Há 4 meses venho sentindo meu ouvido entupido e com zumbido pulsátil, dor de cabeça de vez em quando, e estalos na mandibula. Nesse periodo ja passei por otorrinos, neurologista (fiz ate tomografia) e nada foi constatado. Procurei outro otorrino e ele disse que era problemas na atm. Entao fui ao dentista e extrai os 4 sisos pois eles estavam impactados, ele recomendou o uso de uma placa e disse que eu tenho um desvio na mandibula, ele diz estar desprogramando minha mordida.. Fiz somente a radiografia panoramica. So que ate agora nao sinto melhoras no ouvido, continuo sentindo ele entupido e com zumbido, nao sei mais o que fazer, tem horas que bate um desespero e nao vejo mais razao pra nada, so o que faço é me sentir triste, ate medo de ficar sozinha eu tenho. O dentista diz que meu ouvido vai melhorar com o tempo, mas ate la sofro com isso, o que devo fazer? me de uma luz por favor!
Luana
Precisa saber se esse entupimento do ouvido é em função da ATM mesmo ou se é outra coisa. Vez por outra recebo um paciente com disfunção da tuba auditiva com essas queixas, pois essa é uma condição que às vezes escapa à uma avaliação clínica.
Se, por outro lado, esses sintomas estiverem relacionados mesmo à ATM, resta saber se o tratamento realizado está tendo efeito, ou seja, é preciso medir o quanto a saúde da ATM está sendo restabelecida.
Att.,
Marcelo Matos
Olá tenho 17 anos e meus dentes siso começaram a nascer, desde então venho sentindo zumbido constante no ouvido, estalos na mandíbula e no pescoço,dores e não consigo nem abrir a boca pra comer direito, teria alguma coisa haver com Atm? Ou o siso pode estar causando o zumbido? Por favor me ajude
Dr. Marcelo… pelo amor de Deus me dê uma luz!
Eu tive problemas com labirintite nos meus 19 anos… passei 2 anos em tratamento. Hoje aos 31 voltei a ter zumbidos que a cada dia estão mais agudos… fui ao otorrino que pediu inumeros exames e todos deram normais. daí ele me encaminhou a um dentista, pois suspeita de ATM. Não é a primeira vez que um otorrino suspeita de ATM. Outra vez foi devido a uma dor intensa no ouvido.
enfim… marquei o dentista, porém confesso que não sei se aguento até lá…
me disseram que podia ser tb tumores, é por isso o meu desespero. Tem alguma relação o Tumor no cérebro com o zumbido? Marquei um neurologista, mas na minha cidade as consultas demoram a acontecer! Até lá vou enlouquecer com essa possibilidade. Como se já não bastasse o zumbido insuportável!
Me responda! Por favor!
Danielle
A literatura científica realmente cita a presença de tumores como causa de zumbido, mas na grande maioria das vezes o zumbido é fruto de outros problemas que não um tumor, frequentemente alterações do próprio aparelho auditivo. Se seu médico levantou essa possibilidade é porque ele está sendo cuidadoso e não quer deixar passar nenhuma possibilidade.
A ATM também pode causar zumbido, mas nesses casos costuma haver variação da intensidade, especialmente, ao movimentar a mandíbula.
Se acalme e siga as recomendações do seu médico.
Att.,
Marcelo Matos
Na grande maioria das vezes
Dr. Marcelo…
Obrigada por me responder.
O meu zumbido geralmente é constante, há uma variação quando faço movimentos mais bruscos… o ritmo do zumbido é como se eu sentisse a batida do meu coração. E é mais do lado esquerdo.
estou tentando me acalmar… mas confesso que o fato do meu zumbido ser tão diferente de outras pessoas que conheço que tem ATM ou labirintite é o que está me deixando mais preocupada!
Danielle
Se há variação quando se move a boca, pode ser que a ATM participe dele, mas o fato de ser constante me faz pensar que possa haver outra causa. Faça uma avaliação detalhada da ATM para avaliar se vale a pena ou não investir por esse caminho.
Att.,
Marcelo Matos
Dr Marcelo, tenho Dtm,ainda não fiz Rm somente panoramica, que constatou um desgaste , mas tenho dores, e muitos estalos no ouvido, principalmente do lado esquerdo. Tenho sentido meu ouvido tapado, faz um barulho, mas somente quando deito, com o ouvido esquerdo para cima, não sinto durante o dia, a não ser os estalos.Fui ao otorrino que examinou e disse nao ser cera, nem pus, vou fz um exame que ele me pediu, mas ele disse q pode ser da Atm…o mais engraçado que é só ao deitar que eu sinto.O dr acha que pode ser mesmo pelo problema da Atm?obg
Marcelo,
Descobri o meu problema na atm a 10 meses e desde então faço o tratamento com aparelho fixo.
Primeiro começou com dor no ouvido, depois que coloquei o aparelho melhorou. Mas agora tem uns dois meses que meu ouvido parece tampado e com zunido. E é no mesmo ouvido da dor.
Quero saber se o tratamento com o aparelho está sendo o tratamento correto? Será que devo procurar outro dentista?
ATT,
Rafaela
Bom dia doutor vou resumir, trabalho em uma altura de 710 metros no Cristo Redentor aqui no Rio transporto turistas todos os dias subindo a montanha uma faixa de 40 a 50 vezes por dia comecei a 4 meses desde o comeco sempre senti a sencacao do ouvido entupido mais agora piorou sinto uma pressao na cabeca quando subo e esta semana ao subir senti uma forte tonteira a pressao na cabeca e o ouvido entupido quase desmaiei ja estou sem trabalhar a 3 dias pode me ajudar, o que esta acontecendo.Obrigado.
Júlio
Essa sensação de ouvido entupido indica uma alteração na capacidade do ouvido regular a pressão entre o meio interno (do tímpano para dentro) e o meio externo (do tímpano para fora) que precisa ser avaliada por um otorrinolaringologista para verificar se há algum tipo de disfunção da tuba auditiva, infecção, ou qualquer outra doença na área. Se houver suspeita de haver algum tipo de problema na ATM , então é preciso fazer uma avaliação com um dentista especialista no assunto.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Quando criança, ao abrir a boca senti um deslocamento do lado esquerdo e logo depois dificuldades e dores ao abrir a boca. Porém nenhum procedimento foi realizado para que houvesse mudanças, nessa situação. Por ser ainda criança e não saber me expressar direito cresci com um problema que só hoje quando adulta, aos 27 anos sei o que é.
Só hoje tudo se encaixa, quando me lembro de determinados sintomas que senti ao longo da vida, tonturas, zumbidos, certas dores que eu não sabia explicar.
Agora houve o deslocamento do lado direito também, o que me fez entender todo o passado, pois embora eu sinta hoje mais dores do lado em que o deslocamento é recente, a RM mostra que o quadro do lado esquerdo é ainda pior. Já com degenerações na articulação e agora do outro lado começa também. Não é fácil conviver com isso, pois há um quadro de assimetria facial, que me faz correr de fotos, me deixa de baixa estima e me deixa profundamente frustrada. Não encontro tratamentos que possam me ajudar em nada, até pq são caros e sem nenhuma garantia. Me sinto péssima, inútil e sem perspectivas.
Lise
Dê uma lida nesse tópico aqui. Talvez, possa haver sim um caminho a seguir.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
vc atende somente em salvador? moro em goiânia e os médicos aqui não mostrar tanto interesse no assunto, parece que querem apenas dinheiro rsrs fiz artrocentece, agora ele sugeriu cortar um pedaço do osso de cada lado (medo!!) tenho medo de me submeter a procedimentos radicais que não prometam resultados e piore ainda mais… apesar do quadro avançado, sinto dor na articulação do lado direito e uma tração muscular muito forte do lado esquerdo, como se o esforço muscular fosse dobrado, mas não tenho muitas dores (do lado esquerdo), apenas zumbido
tenho medo fazer o tal procedimento, e ter as horríveis dores de cabeça que tantos têm (com problemas ainda menores que os meus), tenho medo de agravar e não suportar…
pois sinto que isso afeta muito o lado psicológico. é muito difícil…
Lise, no momento sim, atendo apenas em Salvador.
Você tem razão de ter medo de fazer tal procedimento. Se você está em goiânia, sugiro dar uma esticada até Brasília e se consultar com o Dr. Afonso Teatini ( afonsoteatini@gmail.com ).
Sobre cirurgia, dê uma olhada na postagem sobre a jornada de Abby, uma americana que já passou por muitas cirurgias e resolveu colocar a história dela em um blog. Tem também a Marilac que postou uma história impressionante aqui no blog, também o próprio FDA americano (que é mais ou menos como nossa ANVISA) emitindo um parecer por conta da quantidade de problemas com prótese de ATM… Enfim, infelizmente essa é uma realidade.
Atenciosamente,
Marcelo matos
Continunado…..
É possivel que a pancada tenha deslocado meu maxilar a ponto de me causar esse zumbido? Não consigo encontrar nbenhuma matéria relacionada a rompimento de tímpano e se isso causa zumbido…Não sei mais o que fazer….estou esgotada psicologicamente e já pensei até em suicídio.
Agradeço desde já.
Olá Regina, sim é possível que o tapa tenha provocado danos à ATM e, em certas circunstâncias, a disfunção da ATM pode desencadear um zumbido ou potencializar um já existente.
Em que cidade você está?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Regina,
tenho os mesmos sintomas que voce em relação ao zumbido . Como voce ta lidando com isso apôs dois anos. O meu eh insuportável e so tem 2 meses . Mesmo assim ta me deixando maluco.
Obrigado
Ola Regina,
tenho os mesmos sintomas que voce em relação ao zumbido . Como voce ta lidando com isso apôs dois anos. O meu eh insuportável e so tem 2 meses . Mesmo assim ta me deixando maluco. To tomando vários remédios e nada ainda.
Obrigado
Bom Dia
Há 1 ano e 4 meses atrás fui agredida pelo meus ex namorado com um tapa muito forte no ouvido, oque ocasionou um rmpimento de tímpano. Desde o exato momento em que ele deu a pancada até hj, ouço um zumbido insuportável no ouvido o qual não me deixa dormir, raciocinar, além de me deixar nervosa, agressiva e estafada intelectualmente. Já fiz Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Timpanometgria, Audiomatria e Bera…..não tenho nada….O tímpano se reconstitui depois de 3 meses, mas o maldito zumbido não vai embora. Os otorrinos dizem que é psicológico, os psiquiatras dizem que é físico….Estou fazendfo tratamento com psoquiatra e psicólogo, tomo Clonazepan e Sertralina, e não mudou absolutamente nada. Agora fui à um dentista que me disse que tenho a tal ATM. Minha pergunta é: é possível q
OI Marcelo,
Acabei de ver um website http://www.biosom.com.br
Que fala que pode melhorar esse problema de zumbido!
Qual eh a sua opiniao sobre isso?!
Olá Fábio
Não tenho opinião sobre o assunto pois nunca o estudei. Entretanto olhando o site do link e também outros sites da empresa, não identifiquei nenhuma pesquisa científica sequer. Eles até fazem referência a um estudo clínico conduzido no laboratório de pesquisa da Samsung na Korea, mas não encontrei nada publicado em bancos de dados indexados como a pubmed.
Ou seja, tanto pode ser algo revolucionário como uma completa fraude… Só o tempo e as pesquisas irão dizer.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite Dr. Marcelo,
Em abril de 2011 comecei a ouvir um zumbido, como que um interruptor que se ligou e até hoje não parou. Tenho 42 anos, já ouvi de tudo, médicos otorrinos que me deram anti depressivos, biloban, vastarel, já fiz TAC, RM, audiogramas, já me mandaram comprar um MP3, evitar locais sem barulho, e nenhum me diz o que eu tenho. Aparentemente acredito que possa ter a ver com a minha ATM, porque acredito que tenho problemas de mastigação, falta de alguns dentes no maxilar inferior, dores na nuca, estalidos, no entanto fiz uma RM à ATM, e um médico conceituado disse -me que não tinha nenhum problema na ATM. Acontece que o desespero é enorme, uns dias alto, outros dias mais baixo, acordo sempre na esperança de que o zumbido esteja baixo. Partilho esta angústia com todos os que sofrem deste problema. Aguardo por uma consulta de um dentista na esperança que ele me ajude, até lá vou rezando. as melhoras para quem sofre. um abraço
Duarte
Sei que zumbido é deseperador. A maior parte dos pacientes que o possuem acabam vivendo uma angústia grande, assim como a que você expressa. No entanto, minha experiência com zumbido é que é bastante difícil de predizer se o zumbido irá melhorar com tratamento da ATM mesmo que se confirme estar relacionado à ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo, há + ou – uma semana comecei com o zumbido agudo e ele muda de frequencia ao longo do dia…e tenho alterações de sensibilidade no rosto/cabeça na regiao ao redor do ouvido, que no caso é o direito….coincidentemente o zumbido começou c uma dor profunda no ouvido e dias dps comecei a sentir dor na atm do mesmo lado do zumbido apenas. Sinto rigidez articular e ela crepita bastante dos dois aldos em especial do lado direito, o lado inflamado que é o lado dói. Mto…. fui ao otorrino hj q diz que meus ouvidos estao normais e limpos.e no exame qdo ele apalpou a regiao da atm eu senti mta dor, dor q sinto se for comer um biscoito e por acaso ele estiver mto duro como foi o q aconteceu ontem. Acho que tudo indica que exista grds possibilidades do zumbido estar relacionado a atm nao é mesmo??? Verdade é que tenho AR e antes de ser diagnosticada e tratada eu tinha dores na atm, e dps q comecei a usar a medicação pra artrite eu raramente sentia algo na regiao e recontemente coma redução do corticoide e do antiinflamatorio, isso que relatei acima começou a acontecer….tudo indica que esta onflamaão na tm esteja correlacionada com a AR e o zumbido, correto? Vc ainda acha q devo procurar um otoneuro?? Espero q c a melhora da atm meu zumbido diminua, mas confesso que fiquei desanimada com os relatos nesse post.
Anna Paula
Eu diria que existe uma chance razoável de correlação entre as duas coisas (ATM e zumbido), no entanto se a ATM já possui lesão, mesmo que você esteja com a artrite reumatóide controlada, é possível que necessite de correções na ATM, pois ela pode estar trabalhando de forma compensada, justamente pela presença de lesões, de modo a poder desencadear outros sintomas além da dor.
Assim, o melhor seria procurar um profissional especialista em ATM para ser avaliada.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá ,tudo bem?Doutor, eu há mais ou menos 8 anos sofro de ATM, mas quando extraí dente ciso piorou,fiz uma placa para dormir de noite,tenho zumbido vez em quando aí vem nauseas também.Dores musculares tenho seguido, agora tenho dificuldade para fechar a boca, fico parece que segurando para fechar a boca, forçando aí parece que tenho um nó na garganta …muito esquisito isto , será que devo fazer uma ressonância , nunca fiz para ver como está a articulação pois só uso a placa de noite , e tenho que forçar a boca para conservar a placa dentro da boca, pois tenho um dente de cima canino que é torto , preciso usar aparelho,mas tenho medo de extrair dentes e ficar pior,mas parece que nunca estou com a boca relaxada só fico com ela tensa isso é ruim, gostaria que me instruisse que exame fazer, obrigada!!!
Simone, dê uma olhada nesse tópico aqui e também nos comentários que fiz respondendo as dúvidas de internautas. Talvez lhe ajude a definir o que fazer.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Mais um médicos,que não pode responder minha dúvida.Já são vinte médicos,que só sabe o que consta nos livros.Será que voces médicos,precisam se ater somente no que estudaram na faculdade?Cade os médicos que se importam com o sofrimento dos doentes?Esse negócio de dizer que o zumbido é causado por inumeras coisas é muito comodo para a ciencia.Precisamos de profissionais,que se interessem pela cura dos doentes,pra isso voces estudaram e não foi pouco tempo.Me desculpe Dr,mas já não aguento mais ouvir essas resposta de que não sabem,nunca ouviram dizer e etc e tal.Obrigada.
Por nada.
Att.,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo: Tenho 58 Anos , e o Zubido desde 25 Anos.No principio ´era acumulo de cera , e após removida sumia. Porem com o tempo não sumiu mais
Em 2001 tive um quadro de septicemia, e fui tratado com Vancomicina , e o zumbido ficou pior. Dai fiz verdadeira maratona , em médicos diversos , exames de todo tipo , fiz muitos tratamentos… e nada. Recentemente o dentista perguntou-me se eu não teria uma ATM por trás deste ruido.., e eu
fiquei surpreso pois Nenhum médico ventilou esta possibilidade. Dai tambem sinto aquele tshshshsh(chiado aumentado na cabeça quando abro bem a boca , e quando mastigo com mais força tambem. Resumo: há no meu quadro
a possibilidade de eu me beneficiar deste tratamento? Não penso em cura , se conseguir reduzir um pouco esta barulheira , já está bom…, Ficarei grato pela resposta. Aceite um grande abraço.
Paulo Martins
Se, como você descreve, o zumbido se altera quando você abre a boca, pode ser sim que haja algum peso de sua ATM na manifestação desse sintoma. No entanto tenha em mente que é mais provável do zumbido ter sido causado pelos problemas de saúde geral que você teve de modo que não espere muito com relação à ATM. Outro ponto importante é que mesmo que haja uma relação significativa, ainda será necessário que o tratamento da ATM seja capaz de corrigir o funcionamento da ATM, no entanto, no Brasil, a maior parte dos dentistas especialistas em ATM, trabalham com um tipo de tratamento que é mais paliativo que corretivo…
Cuidado com as expectativas em relação aos resultados.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Tenho vertigem, dores nas bochechas e algumas vezes sinto dor no pescoço e dor de cabeça. Sinto até dificuldades de concentração devido a estes sintomas e ja fazem 2 anos.
Achei ótimo os comentários,porém,ninguem tem o que eu tenho.Um barulho em meu ouvido,que só aparece depois que estou dormindo.Parece um tambor.Ja´fui há 18 médicos e ninguem sabe o que é.Por fim,estou tratando da ATM,como um último recurso.Isso já faz 6 anos,só consigo dormir com Rivotril.E o Sr Dr,pode me sugerir alguma coisa?OBS nada há ver com carótida,já fiz Dopler.
Maria
Infelizmente, pelo seu relato, não me ocorre nenhuma idéa que poderia contribuir para sua busca por respostas…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
tenho disfunção na atm e zumbido… no silêncio… durante a noite pra dormir ele se torna atormentador
Olá, sofro com um problema no ouvido, os sintomas sao: quando engulo a saliva o ouvido dá um forte estalo, quando falo sinto uma dor facial e na nuca e meu ouvido da um forte chiado com a fala, isso me incomoda muito ao falar, é horrivel esse chiado, quando estou gripado e assoo o nariz, esse chiado piora muito, passei no medico a um tempo, e foi diagnosticado disfunçao da atm, uso uma placa de resina na hora de dormir para a atm, mas essa placa só piora e por isso deixei de usa-la. Não sei mais o que fazer, pois não consigo mais falar nada, tiro más notas em trabalhos escolares que é preciso explicaçao oral, pois não consigo falar por causa do chiado, por favor me ajudem.
Tenho os mesmos sintomas cara, isso ta tirando meu sono.
Gostaria de saber,o que pode ser um zumbido pulsatil,em um só ouvido.Minha filha começou a te los depois de sentir uma pontada na cabeça,do mesmo lado do zumbido.Obrigada
Maria
Há muitas possibilidade que vão desde uma irritação passageira no ouvido a coisas mais complexas como alterações neurológicas do sistema auditivo. Assim, sugiro que procure o quanto antes um otoneurologista ou mesmo um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr.Marcelo,estou de volta…
Consultei uma neurologista,sem resultados.
Acredito em que meu zumbido esteja relacionado com minha cervicalgia.
Na sequencia desesperada de minha pesquisa devo optar por um reumatologista ao invés de um ortopedista de coluna? Especialista em ATM estou deixando por último,por ser um tratamento mais dispendioso.
Obrigado mais uma vez pela atenção.
Ricardo, realmente não sei te responder, pois vai depender muito do perfil de cada profissional, talves mais que da especialidade em sí. Tem reumatologista que gosta de pesquisar o problema mais a fundo, outros não… O mesmo vale para o ortopedista.
Talvez o profissional mais indicado seja um otoneurologista com relação ao zumbido, mas com relação à cervical é uma pergunta difícil de responder.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá,
Sofro desse mal o ZUMBIDO, e procurando na internet achei algo que vale a pena postar aqui.
É sobre um congesso que acontecerá aqui no Brasil, uma grande oportunidade para Profissionais da area aprender um pouco mais sobre o Zumbido… confira!
http://www.youtube.com/watch?v=c9a7sjEltlk
Muito obrigado pela orientação(e pela presteza).
Olá Dr.Marcelo,
Sofro com estalos no pescoço irradiando dor para o braço esquerdo(braquialgia?).Esses estalos acontecem também ao abrir a boca sem maiores problemas.Entretanto,há quase um ano,em uma crise de stress,abri demasiadamente a boca ocasionando um estalo forte seguido de grande dor.No dia seguinte a dor havia passado e a mandíbula funcionava normalmente porém fiquei com um zumbido até hoje,agravado recentemente após nova crise e algumas cervejas(fiz caretas…?).Consultei um otorrino e nada foi constatado.Fumo dois maços de cigarros,bebo quase um litro de café,além das cervejas.Exame de sangue normal com exceção dos triglicérides(245).Dentes molares são apenas uma lembrança.Tá complicado,né?Sou arquiteto,56 anos,desempregado e sem plano de saúde.Gostaria que o senhor me informasse qual especialista deveria procurar.Extrato de Ginko Biloba funciona?Posso ter esperança de cura?
Desculpe a extensão do texto.Obrigado pela atenção.
Ricardo.
Ricardo
Pelo seu relato, sua situação parece ser um combinado com danos nos dentes, articulações e possívelmente na cervical. Isso requer uma avaliação cuidadosa pois um sistema está conectado ao outro seja via função, seja anatomicamente, de modo que é preciso um tratamento que considere todos esses aspectos e não somente um “problema local” em particular. Senão será sempre um “jeitinho”.
Por exemplo, os estalos na articulação da mandíbula indicam um problema estrutural que pode estar sendo acasionado pelo mesmo motivo que levou aos estalos no pescoço, que podem ter predisposto todo o sistema ao “colapso” quando você o submeteu ao estresse e forçou a mandíbula e, certamente, a Ginko Biloba, por melhor que seja, não poderá ajudar em muita coisa…
É preciso avaliar quais são realmente as estruturas danificadas, a extensão dos danos, como esses danos se relacionam com seus sintomas, o grau de comprometimento das funções de cada sistema e assim por diante.
Portanto, sugiro que você procure uma equipe multidisciplinar que tenha dentistas com experiência em ATM, reumatologista, e desntistas reabilitadores, para poder elaborar um tratamento realmente eficaz.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde,
Há cerca de um mes fui a uma boate, fiquei perto do som alto (caixa de som) e desde entao estou com zumbido no ouvido. Um pouco mais no esquerdo e bem pouco no direito. Quando estou no silêncio ou na cama pra dormir, incomoda bastante. O pior é que eu estou sentido dor continuamente na face, do lado esquerdo. Só melhora com relaxante muscular (dorflex). Estou fazendo uso de vertigine 20mg mas o zumbido não se alterou. Com ele, até dá pra conviver, mas a dor contínua é difícil de tolerar. Fiz audiometria e bera e não deu nenhuma alteração. Essa dor vai passar? Qual a chance do zumbido sumir? Como faço acabar com a dor em definitivo? Ajude-me por favor.
Marques
O som alto pode causar um trauma acústico e produzir perda auditiva e zumbido. Quando esse é o motivo do zumbido, o tratamento da ATM pode não ser o melhor caminho. Por outro lado, existe uma interação entre alguns músculos mastigatórios e o músculo tensor do tímpano, de modo que uma alteração na ATM poderia, em tese, aumentar a predisposição ao trauma acústico. Entretanto isso é uma “teoria”, difícil de testar na prática. Talvez valha a pena você fazer uma avaliação de sua ATM, até mesmo pela questão da dor, mas quanto ao zumbido é melhor você procurar o GAPZ – Grupo de Apoio ao portador de Zumbido.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Minha vó vem se queixando de zumbido num só ouvido há uns 2 meses, ela tem 82 anos, na consulta médica o doutor disse que deveria ser presbiacusia pela idade e pelos exames de sangue terem resultados normais, e certamente o zumbido iria melhorar. Mas até agora não melhorou. Devemos levá-la ao médico novamente? O zumbido deve parar ou não? Ela também está com um cacuete com os dentes, tipo bruxismo. Isso poderia ter relação com o zumbido?
Débora
Sim, deve retornar ao médico com certeza. Quanto ao bruxismo e os dentes, pode ser que haja sim uma relação com o zumbido, no entanto é sempre difícil encontrar evidência da relação entre esses problemas. Talvez valha a pena visitar também um especialista em ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde
Eu estou com zumbido no ouvido, bem agudo.
Fiquei com o zombido após exposição a altos sons durante uma festa. Fui na otorrino, fiz o exame de audiometria e não tive dano nenhum no ouvido, meu ouvido está perfeito. A otorrino me receitou Ginkgo biloba e até agora nada, faz 1 mês que estou com esse zumbido.
Após ler algumas coisas sobre ATM, eu fiz um teste só por curiosidade, eu tampei meus ouvidos e abri e fechei a boca, do lado esquerdo ta normal, mais do lado direito onde tem o zumbido eu sinto uns estalos, parece que ta raspando alguma coisa (Crec, crec), eu só ouço isso quando eu tampo o ouvido, não sinto dor alguma, apenas esse zumbido que me encomoda muito quando estou em ambientes silenciosos.
Esse estalo do lado direito onde tem o zumbido pode ser DTM?
Gostaria de me tirar essa dúvida, pois caso sim eu vou procurar um profissional da área.
Muito obrigado
Att.
Rafael, de poder, pode…
MAs há muitas coisas a se considerar. Pela sua descrição o zumbido parece ter uma relação importante com trauma acústico (o som forte) e se esse for realmente o motivo a ATM pode não ter muito peso no sintoma-zumbido. Também nada impede que haja as duas coisas em paralelo e por isso vale a pena uma visita a um especialista em zumbido e uma avaliação da ATM com um profissional experiente na área.
Agora, minha experiência pessoal com pacientes de zumbido é que mesmo que haja uma relação direta do zumbido com a ATM, as chances de melhorar do zumbido via tratamento da ATM são muito difíceis de avaliar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
meu zumbido é horrivel ja tenho ele ha 10 anos as vezes diminui mas umtimammente ta quase insuportavel tbem consigo mexer com ele contraindo a atm Nda faz isso melhorar.
Ciro
O fato do zumbido variar quando você “contrai a ATM” é um indício que há uma relação entre os dois fenômenos, no entanto, zumbido é sempre complicado de ser tratado, seja por ser um sintoma extremamente subjetivo de ser medido ou pela possibilidade do mesmo poder produzir uma espécie de sensibilização do sistema nervoso central, de tal forma, que mesmo que a ATM seja tratada, o seu cérebro pode continuar a interpretar o zumbido como existente…
Você já tentou algum tipo de tratamento para a ATM?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Caro Marcelo
O motivo que me traz aqui e exatamente o zumbido e suspeito q possa ter alguma relacao com a atm… na verdade nunca tive zumbido em toda minha vida, porem ha aproximadamente 3 dias tenho apresentado um zumbido continuo, mais intenso em lado direito, desses bem parecidos com aquele q ouvimos depois de algumas horas expostos a ruidos muito elevados, como musica de boate por exemplo… tambem nunca tive muitos problemas, pelo menos queixas algicas, em relacao a minha atm, porem sempre achei ela bastante instavel e desarticulada. Toda vez q abro minha boca com uma amplitude maior a sencacao q tenho e q minha mandibula da uma deslocada de seu ponto de insercao, e muitas vezes essa deslocada emite um estalo consideravel. Bem, minha pergunta e a seguinte, uma atm como a minha poderia ser a causa de um ruido repentino e continuo como esse q venho apresentando? Tenho 28 anos e essas alteracoes relatadas na atm ja tenho ha pelo menos uns dez anos. Bem, outra impressao q tive e q meu zumbido parece mudar um pouco sua frequencia quando contraio os musculos da mastigacao com forca! Me de uma luz!
Desde ja agradeco!
Olá Marcelo
Você escreveu:
Poderia. Mas também há muitas outras coisas que também poderiam produzir este mesmo sintoma. Embora a mudança que você relata ao contrair os músculos da mastigação endosse a idéia de que o aparelho mastigatório tem algum peso na manifestação do sintoma.
O melhor é você procurar um otorrino (ou um otoneurologista) para descartar causas próprios do sistema auditivo e em seguida buscar um profissional com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
marcelo, estou buscando assuntos que liguem a ATM com a audição, ou com o zumbido, alguma coisa assim pra estudar mais a fundo, isso seria meu trabalho de conclusao de curso, pode me ajudar com alguma ideia?
Karoll,
Há alguns artigos na PubMed e eu tenho um trabalho de conclusão de curso de uma aluna, mas ainda não mandamos para a publicação.
Sugiro dar uma olhada em artigos que trataem da relação neurológica entre esses dois sistemas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
sofro com chiado a 1 ano ja tomei rivoltril.ginco biloba-labirim nada resolve mas quando falo muito ou mastigo coisa dura o chiado aumenta ,tb quando mexo muito o pecoço,faço força com o pescoço ,estou usanda placa mas melhorou pouco ,sinto muita dor no ouvido e cansaço facial . a coisa ta fei não sei o que eu faço.
Leandro, é difícil saber se o “chiado” é só por conta de um problema no aparelho mastigatório ou se há outras causas associadas. Entretanto o cansaço facial e a dor no ouvido indicam que há ainda algum problema não resolvido no que diz respeito ao aparelho mastigatório.
Você já visitou um otoneurologista para fazer um diagnóstico diferencial desse chiado?
Marcelo Matos
Sugiro procurar um audiologista ou otorrino. O zumbino pode apresentar vários tipos de causas e voce precisa descobrir o que está causando esse chiado… já existem aparelhos auditivos que mascaram o chiado e tratamentos. boa sorte.
legal o texto. muito esclarecedor
Dr.Marcelo tenho aparelho fixo e deixei de fazer a manutençao por 5 meses por motivos de saude com minha filha ate então eu não tinha zumbido mas agora estou escutando sempre na madrugada da noite ,estou com a mordida aberta do lado esquerdo onde escuto tb estalos no ouvido.
Ja fui no otorrinolaringologista e fiz audiometria e esta tudo ok.