A aplicação de laser se tornou muito popular nos últimos anos, no contexto das desordens da ATM, mas qual é a sua função?
A laserterapia de baixa intensidade tem sido utilizada por dentistas brasileiros há mais de 20 anos e seus principais efeitos são a analgesia temporária, a redução da inflamação de tecidos e a biorregulação das atividades celulares. Na odontologia seu uso é indicado para tratamento de aftas, herpes labial, queilite angular, trismos, parestesia, hipersensibilidade dentinária, em pós-cirúrgicos, em ortodontia e até mesmo em “tratamentos de canal” .
Com essas características, aos poucos foi sendo incorporado principalmente no controle da dor dos músculos e da própria ATM.
Entretanto, seu uso no campo da ATM é principalmente como um método auxiliar. Um tratamento que seja apenas à base de laser, dificilmente produzirá resultados duradouros, fundamentalmente, pelos mesmos motivos que um tratamento medicamentoso também não resolve sozinho, apenas ajudam no controle da dor e da inflamação. Além disso, há situações em que a laserterapia é até mesmo contraindicada!
Desta forma, um tratamento neurofisiológico, pautado na correção biomecânica e funcional da ATM, com controle do fator etiológico (o fator causador do problema) e das condições biopsicossociais envolvidas, pode ser bastante beneficiado pela laserterapia.
Fique esperto, laserterapia ajuda mas não faz milagres.
Marcelo Matos
pode ser aquele laser utilizado nas sessoes de clareamento ?
Michelle
Geralmente os equipamentos de clareamento também possuem laser terapêutico. Mas veja, que o LED usado no clareamento não é exatamente a mesma coisa do utilizado para ATM. Neste último caso, normalmente são utilizados lasers com comprimento de onda geralmente variando algo entorno de 700 a 890nm para os lasers do tipo infra-vermelho e de 500 a 680nm para os laser do tipo vermelho, enquanto que os LEDS de clareamento ficam em torno de 450nm. Se você é dentista, seria interessante procurar um curso sobre o tema, se você for paciente, pergunte ao seu dentista se ele tem experiência no uso desta tecnologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Em quais casos de ATM que o laser não é recomendado??
Sabrina
Se houver suspeita de que há um tumor envolvido, por exemplo, o laser não deve ser utilizado, bem como em caso de infecção.
Existe também a possibilidade do laser acelerar um processo degenerativo, mas não tenho visto muitas pesquisas sobre essa possibiliade.
Atenciosamente,
Marcelo Matos