Luxação da mandíbula é uma expressão usada para descrever uma situação em que a mandibula fica “travada” em posição de boca aberta, mas algumas vezes se pode escutar também a expressão deslocamento da mandíbula. Já subluxação da mandíbula se refere à um tipo de situação onde a mandíbula se desloca para além de onde deveria mas retorna à posição original, sem ficar travada.
Veja o vídeo abaixo:
Essa é uma típica subluxação da mandíbula. O senhor avança o queixo para beijar a filha e o côndilo (ou cabeça da mandíbula) se projeta além de uma estrutura chamada eminência articular (ou tubérculo) e estira os ligamentos produzindo a dor. Nesse caso, a mandíbula foi capaz de voltar para o lugar sozinha.
Agora, veja este outro caso:
Nesse, o garoto desloca a mandíbula e ela permanece travada em posição de boca aberta.
Quando isso ocorre e a pessoa não consegue fazê-la voltar ao lugar, o melhor é ir no posto de saúde ou hospital mais proximo, onde provavelmente irão fazer uma manobra chamada de redução mandibular. Logo em seguida, é comum que enfaixem a mandíbula para mantê-la no lugar e prescrevam medicamentos antiinflamatórios e analgésicos.
Entretanto essa é apenas uma medida emergencial que não trata o cerne do problema. Mesmo que a subluxação tenha ocorrido uma única vez, é provável que haja danos aos ligamentos e/ou disco articular.
Se você experimentou uma luxação ou subluxação da mandíbula alguma vez, é importante que procure um dentista com experiência em patologia da ATM para para evitar que o problema se torne recorrente.
Fique esperto!
Ola
Eu fiz uso de tratamento dentario durante 10 anos,por conta de problemas dentarios,sempre tendo q abrir alem a boca e alem de uma incisao no osso do nariz q tiver que fazer pra retirar um dos dentes.
Tudo terminou em 2020 e durantes os anos finais ate agora, de vez em quando,tinha estralos (ou no osso ou ligamento nao sei)quando fechava a boca.
Mas agora eu estava gesticulando(precisava)e durante a fala minnha mandibula inferior se deslocou muito pra esquerda.Me causando muita dor e entao conseguir coloca-la de volta,no entanto ficou torto ao abria a boca.nesse dia e dirante 4 dias depois tive dores fortes de cançao da ligaçao da mandibula,inchaço da face,dores(parecendo se no olvido,embora acho q seja reflexo) dores nos dois lados da têmpora e choques do lado esquerdo ao engolir saliva.Tomei prednisona e ajudou um poco so.Agora depois de 4 dias,tentando descansar a boca e me sinto sem dor,a nao ser q fale mais um pouco ou gesticule mais a boca.O que me deixa preocupada tambem,por que ha um limite.ate quando aguento.
Um dentista me falou que isso e fruto de mau tratamento por parte dos dentistas ao manusearem minha boca durante esses anos,gerando desgaste da ligaçao mandibular.
O meu caso foi só uma subluxaçao?A chances de recuperar sozinha ou uso uma placa pra ajudar?
Ana pouco provável ser “só uma subluxação”… É preciso investigar o caso, por exemplo, há algum ligamento rompido na ATM? Ou distendido? Se sim, tem a ver com a manipulação durante os tratamentos que você menciona ou é um problema que estava acontecendo em paralelo? Há alteração da posição ortopédica da mandíbula? Enfim, há uma série de questões para serem respondidas a fim de definir um diagnóstico e tratamento para seu caso. Se preferir, entre em contato no WhatsApp: +55 71 9 9694-3298
Caro Dr. Marcelo. Tenho uma paciente com fortes dores de cabeça, ressaltando a localizada em cima dos olhos.Passou por vários tratamentos dentre neurologistas, otorrinos, psiquiatras, oftalmologistas, todos sem sucesso. Orientada procurou uma dentista, ortodontista, que que indicou uma placa. Na avaliação que realizei a mesma possui subluxação a D considerável, assimetria de face com fraqueza muscular. Qual o limite de uma subluxação tratada por método conservador e o cirúrgico? Grata . Parabenizo-o pelo serviço.
Kátia
É possível tratar subluxação com métodos conservadores com bastante sucesso, no entanto precisa-se observar alguns fatores: a assimetria facial é fruto de processo patológico em alguma das ATM? A fraqueza muscular é em função de nocicepção articular do lado afetado? Qual é o diagnóstico da causa da subluxação? Tem imagem de ressonância da ATM?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo
Faço tratamento para artrite reumatoide ha quase 6 anos.Final do ano operei meu tornozelo por rutura do tendão tibial lateral consequencia da artrite(minha reumato se espantou com a evolução rápida). Há 3 anos uso placa,indicada por ortodontista que me alivia muito as dores de cabeça e na atm direita( qdo não uso a placa as dores são insuportáveis).Quais alterações são identificadas na RM de atm para indicar procedimento cirúrgico?Grata desde já Cláudia
Cláudia
Via de regra, a artrite reumatóide é uma contraindicação para cirurgia de ATM, pois a tendência é que os tecidos articulares (osso, ligamentos e disco) respondam de maneira desfavorável. A única exceção seria, talvez, grandes deformações (mas grandes mesmos) que estivessem impedindo qualquer tipo de movimento articular.
Atenciosamente,
Marcelo Matos