Recentemente, um trabalho publicado pelos colegas da área de DTM e dor orofacial Reynaldo Leite Martins Jr, Juliana Stuginsk Barbosa e a, então estudante de medicina, Florence Kerber, merece uma atenção especial não só por parte de entidades de ensino e profissionais da saúde, mas das pessoas que sofrem com dores crônicas orofaciais.
De maneira resumida, em um endereço da internet, foi criado um caso fictício de dor crônica onde foram listados os sintomas de uma migrânea sem aura, um tipo específico de enxaqueca e, então, várias cartas foram enviadas para mais de 1.200 ortodontistas de todo o Brasil, pedindo que analisassem o caso e decidissem qual seria suas respectivas abordagens. Para completar foi acrescentada uma mordida cruzada e outros pequenos problemas dentários que não possuem NENHUMA relação conhecida com o quadro de dor da migrânea.
Infelizmente, as suspeitas dos autores se confirmaram e a grande maioria dos ortodontistas ofereceram o tratamento ortodôntico para a mordida cruzada com a finalidade de tratar a migrânea!
Alguns dados preocupantes do estudo:
- 59% dos ortodontistas que participaram, acreditam que a má oclusão dos dentes explicavam a dor de cabeça (migrânea sem aura)
- 58% dos ortodontistas que propuseram tratamentos inadequados para o caso em questão, afirmaram fazê-lo com base em conhecimentos adquiridos em graduação e pós-graduação. Isso é alarmante, pois indica que os cursos de especialização e aperfeiçoamento de ortodontia, não estão atualizando os dentistas quanto ao conhecimento científico atual em dor crônica
- Apenas 36% dos ortodontistas descreveram procedimentos adequados, como o de suspeitar que o problema não seria odontológico e/ou encaminhar para um neurologista
Isso traz à tona um questão importante, independente do caso fictício do artigo em questão ser sobre migrânea (enxaqueca) sem aura: quão preparado estão os ortodontistas brasileiros para lidar com dores crônicas da cabeça e da face, como as da ATM, dos dentes ou saber diferenciá-las de um problema neurológico como uma neuralgia do trigêmeo?
Ora, imaginem a implicação desses aspectos para o dia a dia das pessoas que sofrem com dor orofacial…
O paciente vai no médico clínico, com algum tipo de dor crônica na região da cabeça e face, é avisado por este que deveria procurar um ortodontista, que por sua vez oferece um tratamento que em média dura aproximadamente três anos, é irreversível e NÃO IRÁ TRATAR A DOR EM QUESTÃO!!! Em alguns casos, acabam tendo como recomendação a realização também de cirurgia ortognática ou até da própria ATM, sendo que estes seriam ainda mais inadequados pelo risco de sequelas e pela falta de respaldo da indicação para este tipo de procedimento!
Portanto, se você sofre de DTM, cefaléia ou problemas similares e o seu médico solicitou ir em um ortodontista, tenha em mente que o tratamento que você talvez necessite, pode nem ser da área odontológica, mas caso seja, pode não ser via ortodontia, pois existem procedimentos próprios para DTM, dores orofaciais e cefaléias.
Preciso da indicação de um bom profissional no Rio de Janeiro pois não posso me deslocar para Salvador para tratar e não aguento mais sofrer. O Dr pode me ajudar por favor?
Patrícia, infelizmente não temos profissionais de sua cidade cadastrados no Portal.
sinto fortes dores de cabeça somente do lado que mais mastigo , sinto o meu maxilar pressionados demais e por isso percebi que a dor de cabeça começa justo pelo lado que mastigo mais , tem horas que parece que doem até o couro da cabeça , enfim , gostaria de saber oque eu podia fazer , procurar um medico ou um dentista ???? Obrigada à todos pela atenção !
Olá Giselle , o ideal seria inicialmente procurar um neurologista especialista em dor de cabeça para descartar um problema maior. Caso o neurologista não detecte uma causa para sua dor de cabeça procure um dentista de patologia da ATM para uma avaliação da sua ATM
Olá Dr. Tenho 27 anos e venho sofrendo muito … Não tinha nenhuma dor e dormia muito bem . Porém há um ano atrás em uma bela noite senti zumbido no ouvido e muita dor de cabeça cheguei a ter tontura fui ao otorrinolaringologista e fiz exame para labiríntite. Deu vertigem postural e o medico não concordou e mandou fazer exame de sangue que também não deu nada sai com um diagnóstico de crise leve de labirintite. Passado 5 meses tive outra crise de dores de cabeça e tontura fui em outro otorrinolaringologista que tratou de vertigem postural com sessões de exercícios porém nas sessões a médica disse que poderia ser outra coisa além de vppb e suspeitou de fibromialgia ou atm então procurei um neuro e fiz uma ressonância da cabeça que não deu nada e ele falou que era enxaqueca. Fui até um buço maxilo e ele me disse que eu tinha desgaste no dente e que precisava fazer a placa mais tinha que tratar dos dentes primeiro tratando dos dentes fui aconselhado a usar primeiro o aparelho para acertar a mordida cruzada e depois usar a placa . Hj estou no segundo mês de uso do aparelho e sinto muitas dores de cabeça na região da face mandíbula e cabeça gostaria de saber se eh normal ? Trabalho com computador e tem dias que as dores incomodam muito tanto que paguei um especialista particular em atm e me disse que estou no caminho certo com o aparelho mais que teria que usar a placa e como não dava ele passou um remédio manipulado para eu utilizar como teste durante um mês o remédio eh meloxicam + ciclobenzaprina. Gostaria de saber se as dores que sinto são normais ? Pois estou perdido já fui em tudo quanto eh médico ou dentista e falam que pode ser emocional estresse mandaram tomar rivotril Daforin para controlar ansiedade e estresse o que devo fazer ???
Olá Gabriel, a base de tudo é o diagnóstico, saber se realmente a causa de suas dores de cabeça tem relação com a ATM. Tendo relação , descobrir qual as causas da artropatia da ATM , quais os danos causados e a relação com doenças sistêmica.Reveja com seu ortodontista a possibilidade de ele conversar com o profissional da ATM , para chegar a um acordo de como tratar sua ATM
Tenho 26 anos e tem pouco mais de um ano q coloquei aparelho fixo nos dentes. Há quase um mês eu venho sofrendo com dores de cabeça q a princípio parece neurológica, pq é uma dor q vc não sabe se é no dente ou na cabeça. Os dentes não têm problema nenhum. Minha dúvida é se o aparelho pode estar provocando essas dores, por estar forçando a mandíbula, ou algo do tipo. Só vou poder consultar um neurologista daqui a quinze dias.
Olá José, Sua dor de cabeça pode sim ser causada por uma DTM , mas é preciso uma avaliação criteriosa da ATM . Muitas vezes o paciente já tinha problema na ATM e a movimentação ortodôntica apenas fez surgir o problema.Se o neurologista não detectar a causa da dor de cabeça, você pode suspeitar de problema na ATM…
Obrigado pelo parecer Dr.. A minha dentista disse q o aparelho tende a melhorar isso pq vai colocar tudo no devido lugar. Agora, minha dúvida mesmo é se o aparelho é q tá causando essas dores. Pq dizem q o aparelho ajuda no tratamento da DTM, só q eu nunca tive nem vestígio desse problema na vida, o q me fez supor q o aparelho o causou. Então o aparelho causa o problema é depois combate ele? Minha questão é essa.
José , o que acontece é que na grande maioria das vezes inicia-se um tratamento ortodôntico sem nenhuma avaliação da Atm , por que em 99%
dos casos mesmo que o paciente já tenha problema na ATM , ele vai continuar sem sintomas(dor). Só que em alguns casos, como talvez o seu, a movimentação ortodôntica faz aflorar um problema na ATM pré existente. Mas se sua dentista disse que vai resolver voçê pode esperar… veja esse dois posts http://www.patologiadaatm.com.br/ortodontia-e-o-tratamento-da-atm-dtm e esse http://www.patologiadaatm.com.br/ortodontia-o-que-ela-faz-e-nao-faz-por-sua-saude/
Boa noite Dr. Marcelo
Há muito tempo venho acompanhando seu blog.
Sofro há 8 anos com dores na região cervical (cintura escapular – nunca, ombros, peitoral). Já fui diagnostica com DTM por um especialista em ortodontia e ortopedista facial. Inicialmente, ele recomendou a realização de um tratamento multidisciplinar, antes de se pensar em realizar qualquer tratamento ortodôntico. Fiz a primeira consulta com ele em 2009. Desde então:
– usei a placa mio relaxante para o bruxismo, removi também os 4 sisos;
– fiz pilates e RPG para correção postural;
– Fiz cirurgia do nariz, pois a vida inteira respirei pela boca o que acarretou, segundo ele, no desenvolvimento de uma postura cifótica e deslocamento do Crânio para frente;
Tais tratamentos foram paliativos. Cada vez mais os meus músculos do pescoço foram contraindo… hoje estão totalmente estirados. Sinto muita dor na nuca, nos ombros, irradiando até os braços. Tenho dores de cabeça, mas não são frequentes e nem se comparam com a dor no pescoço.
A minha profissão também não ajuda muito, pois passo o dia todo em frente a um computador, sou advogada. Enfim, sinto muito cansaço e fraqueza e continuo rangendo os dentes a noite. A minha placa está totalmente danificada.
Graças a deus hoje não tenho dificuldade para comer, apesar dos estralos na ATM e às vezes sinto uma sensação de cansaço nas bochechas e a apalpação dói. Parece que tem dois “cálculos – bolinhas” em cada bochecha, internas.
Já usei aparelho ortodôntico dos 13 aos 16 anos. Hoje estou com 30.
Depois de todos esses procedimentos voltei a clínica e Dr. disse que eu teria que colocar aparelho ortodôntico, em virtude da minha má oclusão que também seria um fator que está ocasionando toda essa desordem. No entanto, ele me disse que: 50% das dores seria em decorrência da má postura e as outras 50% da oclusão.. que, nesse sentido, o aparelho resolveria.
No relatório dele constam as seguintes informações (resumidas):
– propensão a questões atróficas ósteo-alveolares, com suscetibilidade a futura questões periodontopáticas. Quadro tende a ser incompatível com idade cronológica.
-relação esquelética sagital classe II angle e relação dentária sagital em classe I”; quadro de compensação incisal: vestibularização de incisivos inferiores e verticalização de incisivos superiores; tendência a mordida aberta anterior; severa atresia nasomaxilar; MIH Máxima Intercuspidação Habitual e relação de centralização dos côndilos mandibulares em cavidades articulares (RC – Relação Cêntrica: status retrognático mandibular pode predispor a deslizamento mandibular posterior e relação cêntrica”
” Status Crandiomandibular ATM:
– disfuncionalidade, principalmente no lado direito;
– sugestão radiográfica de movimentação condilar com hiperxcusão bilateral em movimento de abertura bucal ampla;
-retrusão condilar esquerda em mordida habitual; protusão condilar direita em mordida habitual;
-diferenças estruturais (assimetria) entre condilos direito e esquerdo;
A previsão de duração do tratamento é de 30 a 36 meses. Estou com muito medo de iniciar um novo tratamento ortodontico, só gastar dinheiro e o problema não ser resolvido. Ou ainda, que eu comece a ter dores na boca e não consiga comer.
Preciso muito de um parecer do senhor. O que você recomendaria na minha situação? Desde já agradeço a atenção.
Elaine
Pelo seu relato, dá para perceber que há mais de um problema mesclado no mesmo quadro, o que torna necessário aprofundar bastante a pesquisa da situação de suas ATM.
Boa parte das coisas descritas são típicas sequelas de processos patológicos na ATM, por exemplo, determinados tipos de lesões condilares como reabsorções e alterações do eixo de crescimento podem produzir um recuo da mandíbula gerando a “relação sagital de classe II”. No entanto, reabsorções condilares e deflexões do eixo de crescimento condilar possuem causas distintas e direcionam a investigação e o diagnóstico para lados diferentes. Observe, que usei apenas um item de seu relato como exemplo (a classe II)…
Portanto, para realizar um parecer efetivo e, na possibilidade de poder lhe aceitar como paciente, planejar um tratamento sob medida para você, eu precisaria realizar uma avaliação pessoalmente com testes específicos, exames de imagem próprios para ATM cujo objetivo seja identificar as possíveis lesões da ATM, a extensão dessas lesões ( afeta só o disco? Disco e ligamentos? A superfície do côndilo? As camadas profundas? etc), a causa e a possibilidade de reversão ou não das mesmas, verificar o quanto essas lesões explicam seus sintomas e as sequelas estruturais da face e dos dentes, além de estudar se há condições sistêmicas associadas ou não.
Caso tenha disponibilidade de vir a Salvador, será uma satisfação poder lhe ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
(71)3248-4434
Sofro há algum tempo de ATM,até eu descobrir foi muito difícil, pois comecei a sentir dores por todos os meus dentes, dor na garganta, quanto mas fala dói, dor no ouvido e na cabeça. Graças a Deus consegui um médico muito bom, Dr. Paulo Afonso que trabalha no hospital dos Servidores no Rio de Janeiro, comecei o tratamento que é a fisioterapia domiciliar e as compressas, foi o que me ajudou muito, pois as dores eram intensas e eu só tinha alívio quando dormia, o tratamento depende muito do paciente. As dores de vez em quando voltam, não consigo pegar peso, pois logo sinto dor e também comer alimentos muito duros. Sei que tenho que me dedicar mais fazendo os exercícios, mas quando tenho a melhora não faço os exercícios com frequência e isso só prejudica a mim mesma.Peço a Deus que ele continue me ajudando, pois é muito difícil conviver com essas dores diariamente,e com muitas limitações.
DR POR FAVOR ME AJUDE..
Além das Dores Incapacitantes, 24h por dia, que muitos aqui também vem relatando, preciso da sua opinião..
Minha Mandibula é toda mole, parece que não tenho “lateralidade”(Não sei se isso existe) na mordida. Só mordo ou com os dentes da frente ou com os dentes do fundo
Um exemplo: Quando eu viro minha cabeça pro lado o queixo/arcada inferior vai junto, e meu rosto fica todo torto.
È como se minha mordida ou oclusão tivesse sem firmeza, o normal seria isso acontecer em quem é desdentado e não usa dentatura, mas porque eu estou assim? (Tenho 20 anos)
Um problema ou Dano físico na ATM pode ter influencia nisso?
Sofredor Crônico, sua descrição não parece ser SÓ ATM. É possível que a ATM (artropatia temporomandibular) esteja fazendo parte do quadro, mas precisa ser avaliada a possibilidade de distúrbios neurológicos do movimento.
At.te,
Marcelo Matos
tenho dores na nuca e vem tambem com menor intensidade pro lado do meu rosto, o meu dentista disse que era dtm, mas esses ultimos dias não consigo mexer com o pescoço pro lado que sinto geralmente as dores, pois é como se estivesse com torcicolo, então se fico quieta só sinto aquelqa sensação chata de peso, mas se viro pra esse lado é como se esticasse e ai a dor começa, e vem com tudo. Será que é da dtm?
Por favor me responda.
Obrigada
Regina, esse é o tipo de sintoma que até pode estar relacionado com uma DTM, mas precisa antes ser descartado problemas próprios da coluna cervical como hérnias de disco, compressões de nervos, etc, bem como outras condições como a síndrome de Eagle. É algo que precisa ser avaliado por um especialista em DTM e um médico especialista em coluna. Procure auxílio profissional o quanto antes.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, muito obrigada pela atenção.
Uma dúvida, se for hernia de disco da coluna cervical por que não sinto dor também nas costas e sim apenas na nuca, pescoço e ombros.
AGUARDO
REGINA
Regina, porque toda e qualquer lesão articular pode tanto dar sintomas locais como à distância. Por exemplo, basta que haja uma protrusão discal que não seja grave o suficiente para comprimir estruturas vizinhas e produzir dor nas costas, mas que é irritante o suficiente para seu sistema nervoso central (SNC) perceber a ameaça e acionar seus músculos do pescoço, nuca e ombros para tentar compensar o problema. Aí as dores podem acontecer à distância. Uma analogia similar é quando temos um machucado no tornozelo, por exemplo, que é percebido pelo SNC que tenta proteger o tornozelo nos fazendo mancar ao caminhar. Nessa circunstância, forçar o corpo a percorrer uma determinada distância pode fazer aparecer dores nos joelhos, pernas e quadril, por estarem trabalhando de maneira alterada. No caso das lesões na coluna, para forçar, basta o próprio peso do corpo e a força da gravidade…
Também há outros mecanismos como a chamada, sensibilização central, que é, de uma maneira simplista, mais ou menos como uma espécie de supersensibilidade do SNC aos sinais bioquímicos de dor que facilita a sensação de dor em áreas distantes. Essa sensibilização central pode ser desencadeada pelos mesmos mecanismos que mencionei anteriormente com o exemplo da protrusão discal.
At.te,
Marcelo Matos
ola,sofro com tontura,vertigem,e quando ando parece que estou flutuando(bêbeda), já fui em vários especialista, ate agora não descobri nada,o que sinto também,zumbido,dor quando abro a boca e um desconforto na face na região dos olhos testa,sera que e pode ser a atm? obrigada.
Vânia, de poder, pode. Muitos pacientes me perguntam isso, mas é muito difícil estabelecer uma correlação clínica desses sintomas com a ATM em nível individual. Mas não é impossível.
At.te,
Marcelo Matos
necessito saber mais sobre atm em tratamento com a ortodontia, pois muitas pessoas querem colocar aparelho nos dentes acreditando ser a salvação para seus problemas de atm e dor orofacial,,,em curitiba quais cursos são recomendados ou especializações posssiveis,, grato
Palmieri, ortodontia não trata a ATM… Sugiro que releia o texto de abertura desse tópico.
At.te,
Marcelo Matos
Boa tarde,
Dr.Marcelo Matos
Estou com problema de ATM, já uso aparelho ortodôntico a 3 anos e 3 meses, e desde que fiz a retirada de um dente siso( aproximadamente 1 ano e 3 meses), apresento os sintomas de estralos na mandíbula e desde abril do ano passado que venho com enxaquecas constates, procurei alguns médico como: cardiologista, clinico geral,mas as exaquecas permaneceram, então, minha dentista constatou que poderia ser ATM,desde dezembro que venho tomando sirdalud 2g, como paleativo e as vezes não funciona, a dentista que passou essa medicação, deseja que eu faça a retirada de um dente para poder dá espaço para um implante nesta região, mas como posso me submeter a um procedimento deste se não consigo ficar boa da enxaqueca. Estou sendo prejudicada em várias áreas da minha vida. Agradeço a atenção e aguardo o contato.
Lilian, se for enxaqueca verdadeira mesmo, então o problema não é da ATM, pois a enxaqueca é uma doença neurovascular primária, ou seja, não é uma consequência de problemas da ATM. Entretanto, tanto a ATM como a enxaqueca estão relacionadas ao núcleo trigeminal, um centro neurológico importante que fica numa região chamada de tronco cerebral. Quando um paciente tem um problema na ATM, pode haver uma irritação constante nesse núcleo do trigêmeo, facilitando as crises de enxaqueca. Assim, quando um paciente tem os dois problemas, uma disfunção ou artropatia temporomandibular e uma enxaqueca verdadeira, um estará reforçando o outro, especialmente nas crises onde o problema da ATM acaba funcionando como um gatilho potente, mas estarão ocorrendo vários outros fenômenos em paralelo também (fotofobia, aura, etc), numa situação que chamamos de co-morbidade.
Ainda que sua ATM seja tratada e recuperada 100%, você poderá continuar tendo crises de enxaqueca justamente porque uma coisa não é a causa da outra. No entanto, com a diminuição da irritação no núcleo do trigêmeo pelo tratamento da ATM (supondo um tratamento que consiga devolver a saúde de sua ATM), as crises de enxaqueca podem se tornar menos frequentes e, eventualmente, até mais brandas, por conta da remoção do gatilho “ATM”, mas dificilmente deixarão de ocorrer.
Procure um especialista em ATM e um neurologista experiente em dores de cabeça.
At.te,
Marcelo Matos
Sou profissional da área Odontológica,poderia comentar sobre vários ítens aqui citados mas gostaria de chamar a atenção para um problema que tenho visto com frequência em meu consultório , que é de pacientes usando aparelhos ortodônticos fixos muitas vezes sem a exodontia dos terceiros molares, não que eu julgue que todos casos eles devem ser retirados,mas quando hà indicação e não é realizado as consequências são muito graves como deslocamento do disco trismo sobremordida trespasse vertical exagerado.Quando vc fala com o paciente se fora orientado a extrair os 3º molares ele responde muitas vezes que não ,e em seguida defende o profisional Ortodontista dizendo que seus dentes eram bem tortos e que agora estão alinhados , agora eu pergunto a que preço? Ao escrever aqui no seu blog estou atendendo uma garota com quinze anos nesta situação,e são inúmeros os casos ,muitos passam desapercebidos por não apresentarem sinais e sintomas exacerbados, mas com certeza um dia irão se manifestar , e aí vem a habilidade do profissional saber avaliar e buscar um histórico mais profundo sobre a vida desse paciente nas suas idas ao consultório Odontológico,Obrigado
Carlos, eu gostaria de ver um caso bem documentado desses onde o terceiro molar produziu um deslocamento de disco, trismo, sobremordida ou transpasse vertical exagerado. Você poderia postar algum?
Dr. Marcelo
Eu trato a disfunção da ATM com a placa, sintia muitas dores de cabeça, eu recebia uma fisgada na fonte e respondia na nuca,o ortodontista me passou esse tratamento, disse que qnd as dores aliviarem, vou fazer uso do aparelho ortodontico, pois minha mordida é muito torta, meu maxila esta entrando no meu maxilar, eles não se encaixam como deveriam. Meu maxilar estrala muito, principalmente quando mastigo, as vezes ate conversando ele estrala. Tenho 24 anos!!! queria saber se estou fazendo o tratamento certo…. Obrigada
Emylin
As alterações dentárias e dos maxilares são geralmente uma consequência do problema na ATM, bem como de outros relacionado à respiração e genética. Assim, na maior parte das vezes o tratamento tem de ser ao revés: primeiro tratar a ATM, corrigir a discrepância dos maxilares (sem cirurgia) e por último, colocar os dentes no lugar corrigindo a mordida.
Att.,
Marcelo Matos
Boa Noite
Gostaría de saber se é possível adquirir um DTM ao realizar implantes no maxilar inferior. A minha mãe esteve desdentada total (mandibula inferior) durante 5 meses. Realizou cirurgia de implantes e, ficou desde esse dia com muitas tonturas (também já teve zumbidos num ouvido) que, ainda não passaram até hoje (realizou a cirúgia há um mês e meio. Acresce referir que, fez carga imediata e, nos primeiros tempos não consequia mastigar porque os dentes não “ocluiam”. Foram feitos acertos mas continuou a morder a lingua. Ainda não está a 100%.
Agradeço desde já a atenção dispensada.
M.João Veiga
Maria João
Sim, isso pode acontecer por três mecanismos: um é similar ao que ocorre nas extrações de siso, onde a mandíbula acaba sendo forçada durante o procedimento e isso pode provocar lesões em ligamentos da articulação temporomandibular (ATM); uma segunda possibilidade é a posição reabilitada da mandíbula (a que ela oclui) pode estar mantendo a ATM em uma posição “desconfortável” e/ou não funcional, que pode gerar uma irritação neurológica importante; a terceira, é que os implantes podem eventualmente gerar dores em terminais nervosos próximos de sua implantação, as chamadas, neuralgias pós-implante, no entanto, quando isso acontece costuma ocorrer dores na área afetada próximo ao implante que, posteriormente, se espalha para outro lugares, sendo que não está habitualmente relacionada com zumbido e tontura.
Um ponto importante a ser considerado e que pode “anular” todas as hipóteses acima, é caso os sintomas dela sejam por problemas outros que não os da ATM, por exemplo, se o zumbido e a tontura forem por motivos otoneurológicos.
Assim, o melhor é começar descartando essa questão com um otorrinolaringologista ou um otoneurologista.
Att.,
Marcelo Matos
Este post chama a atenção para a importância do diagnóstico certo para que o especialista possa combater a dor de forma correta.
Ou então que o mesmo possa encaminhar o paciente com dor para o médico responsável pela área da dor.
ola, tenho artrite reumatoide e tinha muitas dores na coluna cervical apos resonancia, tomografia, rx constaram desgaste na primeira vertebra a direita.e artrite no local antes de descobrir eu queixava de muita dor e minha mordida estava cruzada nisto fui ao dentista coloquei aparelho fixo e uso gominhas para puxar os dentes para o lado esquerdo e não esta adiantando. o que fazer? parece q. a musculatura; nervo estão puxando para a direita, converso com meu dentista ou com qual especialidade.obrigada, fico no aguardo.
Jaine
A ortodontia em seu caso precisa levar em conta a doença reumática… Ou seja, as ATM, que também sofrem com a artrite, precisam ser tratadas primeiro, estabilizadas e só depois os dentes devem ser movidos. Se essa ordem for invertida, as chances são de que a posição dentária não seja favorável à biomecânica articular e muscular e os movimentos ortodônticos fiquem cada vez mais difíceis ou instáveis.
Outro ponto, tão ou mais importante que o anterior, é que certos medicamentos usados para tratar a artrite reumatóide diminui a capacidade do osso se remodelar, impedindo a movimentação ortodôntica.
At.te,
Marcelo Matos