Depende do que é entendido como “melhorar da DTM”. Se essa melhora é apenas com relação à diminuição da dor, então a resposta é um enfático: NÃO!
Aliás, falar em cura no campo das DTM´s é algo bastante limitado, mas não impossível. Entretanto é preciso compreender que o que as pessoas comuns chamam de cura é completamente diferente do que a medicina e a odontologia define como cura.
Para a maioria das pessoas, quando ela não encontra mais sinais ou sintomas do problema, logo pensam estar “curadas”. Já para a ciência, cura é (segundo o Wikcionário):
1. Restabelecer a saúde de
2. Livrar da doença
3. Sarar
Em termos prático, isso significa corrigir o problema que resultou na disfunçãoda da ATM, o que implica necessariamente no conhecimento do diagnóstico etiológico ( diagnóstico da causa) em termos de patologia temporomandibular.
Por exemplo, um problema oriundo de uma infecção, pode, eventualmente, vir a ser curado desde que não tenha provocado sequelas irreversíveis. Por outro lado, uma disfunção oriunda de uma alteração reumática/autoimune poderá apenas ser controlada, mas não curada, uma vez que a medicina atual ainda não oferece cura para esse tipo de doença. Logo, fica fácil entender que se não for possível efetuar um diagnóstico etiológico, dificilmente se poderá falar em cura do problema, por mais que a dor e demais sintomas regridam e “melhorem”.
Assim, existem três principais níveis de melhora do problema quando o assunto é disfunção da ATM:
> Uma pessoa pode ter a dor diminuída apenas por medidas paliativas como o uso de analgésicos, como o dorflex; antidepressivos como a amitiptilina; por infiltração de substâncias nos músculos, etc., mas que não significa que a patologia por trás da disfunção tenha sido controlada! Exemplo: um processo degenerativo pode passar por um período “silencioso” e depois voltar com força total;
> Uma pessoa pode melhorar porque a doença que provocou o problema foi identificada e, sendo algo curável, o tratamento obteve êxito em restabelecer a saúde e o paciente livrou-se da doença e sarou;
> uma pessoa pode melhorar porque o problema foi identificado e, sendo algo que não tem cura (no estado atual da ciência, como, por exemplo, as doenças reumáticas), o tratamento restabeleceu a saúde funcional, mas no entanto, o paciente não tem como se livrar da doença, permanecendo com ela sob controle e tendo uma qualidade de vida aceitável.
Em particular, eu trabalho na maior parte das vezes em cima desses dois últimos níveis, pois acredito que os cuidados paliativos no sentido de apenas controlar a dor só devem ser aplicados quando se atinge o limite do conhecimento atual de diagnóstico e tratamento do problema, ou seja, nas situações em que não há como instituir uma correção biomecânica e funcional da patologia que causou a disfunção da ATM. Cuidados paliativos, nunca podem ser a primeira linha de ataque.
Fique esperto!
Boa tarde! Faz exatamente 1 semana que estou com alguns sintomas e creio que estejam ligados à ATM. Comecei sentindo uma sensibilidade na região da gengiva ao abrir e fechar a boca, não uma dor intensa ou aguda apenas um leve desconforto. Sinto também que há uma parte rigida/dura onde fica a mandíbula bem embaixo da orelha, ela não dói quando eu encosto ou aperto e parece que tá ficando um pouco mais “mole” depois de alguns dias. E sinto também alguns estalos bem baixos ao abrir muito a boca. Não estou com dificuldades em abrir e fecha a boca ou mastigar, mas fiquei preocupado com esse desconforto e estalos. Eu até cheguei a pensar que talvez fosse o dente de siso mas após pesquisar mais e descobrir que estalos não são normais estou confuso sobre o que pode ser.
OBS: Tudo isso acontece apenas do lado direito do rosto, o lado esquerdo não há rigidez, sensibilidade ou estalos.
Agradeço desde já a atenção!
Bom dia Dr.,após rancaram dois cisos do lado direito sinto fortes dores proximo da orelha…. Estou tomando anti o e para dor, só que quando passa o efeito dos remédios sinto muita dor… Meu dentista está me acompanhando, mas estou sofrendo muito com as dores, não consigo nem dormir às vezes…. O que eu devo fazer ?
Jéssica, quanto tempo tem de cirurgia?
Boa tarde! gostaria de saber se esse ruido de areia no ouvido, removida a causa mecânica que levou ao desgaste ele pode diminuir?
Juliana, sim, pode diminuir. Especialmente se a causa foi mesmo mecânica… Boa parte das vezes o barulho de areia (crepitação) ocorre por motivos autoimunológicos e não mecânicos e, nestes casos, mesmo que se removam os fatores mecânicos, os ruídos podem perdurar, pois a agressão autoimune à superfície articular continua a criar irregularidades e atrito.
Outro fator que regula a crepitação é o grau de lubrificação e hidratação da ATM.
Dr marcelo, meu nome e Ivana Amato. tenho 33 anos e moro nos USA. ( Massachussets) 3 meses venho sentindo sintomas de : Tonturas e falta de equilibrio, dor de cabeca, dor no ouvido, dor atras dos olhos, dor na mandibula, ate dores nos dentes. tenho ido no otorrino pois pensei estar com problemas de ouvido ou problema vestibular. mas os teste sairam normal. O otorrino entao me disse que tenho problema de ATM. isso tem cura? estou procurando um dentista aqui especializado na area. as consultas demorarm e ficam sofrendo em casa. tem algo que eu possa fazer em casa para aliviar os sintomas ate comecar o tratamento com medico? Muitissimo obrigada desde ja.
Oi Ivana, difícil responder sem saber o que causa os sintomas. De fato, o que você descreve pode ser sintoma da ATM, mas pode haver outros componentes como alteração do metabolismo de carboidratos, alterações do tronco cerebral, dentre outras.
Ha muito tempo tenho bruxismo, mas nunca levei a serio,ate comecarem alguns sintomas como areia nos olhos, ressecamento, dor ocular, vista embacada e muitos outros.Fui ao oftalmologista e todos diziam que nao tinha nada, so no terceiro profissional que me disse que talvez fosse probllema da ATM. Estou usando placa durante a noite as vezes ao dia, mas nao estou contente com o resultado, tenho ainda muita dor na cabeca e o que mais me chateia e o problema com os olhos. O que me indica? Ha dois meses estou me tratando, e pouco tempo? tomei relaxante muscular por um mes.
Olá Clarice , Qual diagnóstico foi dado a você? Isto é, o que causou o problema na ATM , a extensão dos danos e a relação com enfermidades sistêmicas. Como está funcionando seus músculos? Veja este post http://www.patologiadaatm.com.br/sintomas-oculares-tratamento-da-atm/
Estou com estalos no ouvido ao abrir a boca ,5 dias oque pode ser ?
É preocupante??
Estalos no ouvido ou na ATM?
Estalos no ouvido podem indicar alteração no controle da pressão do ouvido, já na ATM indica problemas com os ligamentos do disco.
Olá Marcelo,
Eu tenho alguns estalos na mandíbula, apenas estalos sem nenhuma dor, fui ao ortodontista que me informou que quando são só estalos sem dor, não teria a necessidade de eu me preocupar agora.
Porém, eu gostaria de saber se esses estalos ficam pra sempre, ou se assim como eles vieram tem a possibilidade de ir embora.
Muito obrigada,
Jéssica, escrevi um texto já há algum tempo que responde exatamente essa dúvida: Tenho estalos na ATM, mas não tenho dor. Devo me preocupar?
Att.,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
Muito obrigada pelo retorno, o texto me tirou várias dúvidas, porém o que ainda me pergunto é como já passei por uma avaliação e a princípio não devo me preocupar agora, é se os estalos podem sumir espontaneamente ou ficarei com isso pelo decorrer dos anos?
Pois mesmo que não cause danos, os estalos em si são muito irritantes.
Mais uma vez, muito obrigada.
Jéssica
Sim, os estalos podem sumir espontaneamente, mas quando isso ocorre, as chances são de que a lesão tenha aumentado e algum ligamento tenha se rompido, pois aí o disco (que é normalmente o responsável pelos estalos) fica de vez fora do lugar e deixa de estalar.
Entretanto, a longo prazo, o funcionamento da articulação com o disco lesionado acaba trazendo outros inconvenientes e é até mesmo possível desencadear um processo degenerativo. Algo similar ao que ocorre de quem teve o menisco do joelho removido. Funciona, mas tem lá suas consequências.
Att.,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
Mais uma vez muito obrigada.
At.
Jéssica
Haha, só para finalizar, é recomendável não abrir mais a boca a ponto de doer, ou fazer isso a título de “alongamento” ou fisioterapia?
Pois para escovar a lingua para mim se torna necessário abrir bastante a boca, além de bocejar, é claro.
Junior o recomendável é que trate o problema e volte a abrir a boca normalmente e sem restrições. Até lá, evite forçar ou alongar, pois isso pode trazer ainda mais danos à articulação. No caso do bocejo, uma dica é tentar manter a língua tocando o céu da boca, o que ajuda a limitar a abertura. Mas observe que isso é só um cuidado, não é o tratamento. Não perca tempo e vá atrás da solução de seu problema (ou controle).
Um detalhe: antigamente esse alongamento forçado era um dos tratamentos recomendados, mas estudos mostram que embora possa melhorar a dor local (em volta da ATM), muitos outros problemas surgem, como dores à distância e degeneração da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Sinto que com o tempo a tendência do local da dor é “endurecer”, como se estivesse algo solidificando, e que se eu não alongá-lo vai ser pior.
Mas o ideal é seguir sua recomendação, então farei isso.
Obrigado
Olá Marcelo, tudo bom?
Cheguei ao seu site fazendo uma pesquisa no google sobre DTM, se possível gostaria de alguma opinião, mesmo que superficial (já que não fui examinado por você) conforme o que vou relatar.
Uso aparelho ortodontico há uns 5 anos, não sei dizer quando exatamente iniciou o meu problema, mas acredito que não foi logo no início do tratamento ortodontico.
Há poucos anos, o primeiro evento foi comendo pipoca no cinema fiquei com a boca travada, a primeira vez que tive uma sensação muito ruim, e um medo.
Depois voltou a acontecer com uma frequencia não tão alta nem tão baixa, ao escovar os dentes e abrir bastante a boca por exemplo, acontecia o mesmo.
Já estava “acostumado” com isso e nem ligava.
Agora o problema em si:
Recentemente fiquei alguns meses sem frequentar o ortodontista e há 1 mês troquei de profissional. Ontem foi minha 2a manutenção. Sendo que nesse meio tempo entre a 1a e 2a manutenção, comecei a sentir dores no lado ESQUERDO da mandíbula (próximo ao ouvido), a dor é sentida ao abrir bastante a boca e há um estalo – não muito alto e nem sempre. Ela foi piorando e também estou ouvindo “areia” no lado DIREITO e sinto que a audição desse ouvido está prejudicada. Isso pode ter a ver com o novo ortodontista? Que por sinal é recém-formado? Ele me disse que é genético, para tomar analgésico e que ao término do tratamento, poderíamos fazer um tratamento específico. Porém ele não me diagnosticou, não fez exames nem testes.
O que você me recomenda? Em geral esses sintomas são assim mesmo, dor de um lado e barulho de areia no outro lado? Pode ser um tratamento ortodontico mal executado, ou eu já tinha uma certa tendência e já ia piorar mesmo não tendo trocado de médico?
Sei que é um caso bastante particular, e o texto ficou longo, mas se puder me responder agradeço bastante.
Até mais e sucesso!
Junior, o barulho de “areia” indica uma atrição acentuada entre estruturas que deveriam deslizar suavemente e sem ruídos. Isso implica várias possibilidades que vão desde a desidratação do disco articular até sérios danos às cartilagens articulares e ao osso. Esse tipo de coisa costuma ter causa própria que precisa ser investigada sendo que a ortodontia não trata isso, mas, caso mantenha a mandíbula em uma posição que não seja a mais adequada para a ATM, pode forçar a estrutura ainda mais e prejudicar. A dor de um lado e o barulho de outro é perfeitamente possível pois ambos são sintomas de lesões com características diferentes entre si.
O correto é fazer uma avaliação bem detalhada da ATM, verificar qual é a extensão dos danos e a causa, bem como o impacto sobre o funcionamento da mandíbula e sobre a ortodontia (sim! Um problema da ATM não tratado pode prejudicar o andamento de diversos tratamento odontológicos, inclusive o ortodôntico) e a partir daí ponderar se o melhor, para o seu caso, é seguir com a ortodontia e depois tratar a ATM ou se o melhor mesmo é suspender temporariamente a ortodontia, tratar a ATM como for preciso e só então retomar a orto… Sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.
Att.,
Marcelo Matos
Muito obrigado pelas respostas! Além de personalizada foi rápida d+, se eu morasse por aí com certeza faria uma consulta e tratamento com você.
Só não ficou muito claro uma coisa, pode um tratamento ortodôntico (uso de aparelho) ocasionar e estar aumentando a DTM em um paciente? Pode ser culpa do médico? Existe uma relação entre a movimentação dos dentes e problemas na articulação da mandíbula?
Então o ideal seria parar o tratamento ortodontico imediatamente ou seria pior fazer isso?
Vou procurar algum especialista nessa área aqui na cidade, mas se for possível me responder já tenho mais base quando consultar o médico.
Muito obrigado!
Junior, de poder, pode. Os dentes podem ser movimentados de tal forma a posicionar a mandíbula em uma situação não muito fisiológica para a ATM. De igual maneira, também pode ser posicionado onde favorece a ATM. Para saber em que circunstância o paciente se encontra é preciso que o dentista tenha meios de mensurar a resposta neurológica/neuromotora do paciente frente à movimentação dentária, que é algo que não é normalmente feito na odontologia.
Não é o ideal parar o tratamento ortodôntico, mas sim descobrir primeiro o que está acontecendo na ATM e depois verificar que rumo o tratamento ortodôntico deve tomar. Interrompê-lo pode não ajudar e também gerar outras dificuldades relacionadas à posição dos dentes.
Sim, procure um especialista.
Muito obrigado novamente doutor Marcelo.
Vou procurar me tratar.
Tudo de bom,
Junior
as radiografias panorâmicas comuns conseguem identificar qualquer problema na atm?
Olly
As radiografias panorâmicas são muito ruins para avaliar a ATM, apenas aparecem nela as lesões que forem muito grandes e avançadas. Como o nome diz, esse tipo de radiografia é para ter uma vista “panorâmica” da situação dos dentes e bases ósseas ,mas precisa estar combinada com outros exames para ver detalhes específicos de cada estrutura.
Att.,
Marcelo Matos
Quando o senhor fala que a radiografia panorâmica convencional precisa ser combinada com outro tipo de exame para se obter detalhes específicos,a que tipos de exames se refere?
Tenho estalos e apenas estalos na minha atm,acredito que a 6 anos.Isso significa que há lesões grandes e avançadas na minha atm?Agradeço pela compreensão.
Olly, a panorâmica é um exame para visão geral das estruturas dento-maxilo-faciais, como o próprio nome já sugere. Na área da ATM, a distorção produzida pela maneira que a imagem é formada, é bastante acentuada. Além disso, a panorâmica não permite analisar tecidos mosles articulares como ligamentos e disco. Assim, muitos exames precisam ou podem (a depender de cada caso) ser usados para avaliar a ATM, como ressonâncias, tomografias, cintilografias, dentre outros.
Você perguntou: “Tenho estalos e apenas estalos na minha atm,acredito que a 6 anos.Isso significa que há lesões grandes e avançadas na minha atm?”
Se há estalos e estes estalos forem originários de um posicionamento inadequado do disco articular, é provável que haja algum ligamento distendido e/ou rompido. São justamente esses ligamentos que mantém o disco em sua posição correta e quando são afetados, acabam facilitando o deslocamento do disco de sua posição natural. Muitas pessoas podem conviver por muitos anos com os estalos e há profissionais que acreditam que isso não representam problema algum se não houver dor. Entretanto o que a ciência sabe atualmente é que a falha do disco em funcionar corretamente (que é a causa mais comum de estalos) promove condições ideais para o aparecimento de processo degenerativo na articulação, que irá avançar ou não para um quadro de dor, de acordo com a predisposição de cada um. Outro ponto é que mesmo que não avance para um quadro de dor, a presença de lesões na ATM sempre tráz consequência em algum lugar, seja uma instabilidade da oclusão, no posicionamento dos maxilares ou uma dor à distância que está erroneamente sendo atribuída a outro fator.
Att.,
Marcelo Matos
Boa tarde doutor Marcelo,eu gostaria de te agradecer pela sua disposição em esclarecer dúvidas sobre dtm com suas excelentes explicações.Por muito tempo me preocupei com a possibilidade de haver um problema muito grave,não digo que não acredito que haja,mas que me preocupo bem menos.Não conheço muito do assunto,mas desde que ouvi falar em dtm,passei a ter a certeza de que eu possuía essa disfunção,pois quando abro bem a boca,ocorre o estalo,e ao mesmo tempo,sinto que algo se desloca da posição e retorna quando fecho a boca.Sei que é necessário fazer exames específicos,mas gostaria tão somente de saber qual seria o seu diagnóstico,pois confio em suas informações,pois o senhor demonstra havaliar tudo minuciosamente,o que a maioria dos porfissionais da área não o fazem,muito obrigado.
oi d.Marcelo,tudo bem?Obrigado por suas respostas.gostaria de saber qual o tratamento mais indicado para disfunções da atm,a depender do caso.Se no meu caso for deslocamento do disco ou uma das coisas q o senhor citou,qual o tratamento mais indicado?E Existe de fato uma cura dfinitiva?Desde já agradeço.
Olly, o tratamento mais indicado, bem como o resultado depende da causa que deslocou o disco inicialmente. Qual foi a causa do seu?
Att.,
Marcelo Matos
Olá doutor!
Sou Allan e tenho 19 anos!
Há um tempo atrás eu sentia estalos ao mastigar (5 meses atrás), fui ao buco maxilo que me orientou passar com o ortodontista e colocar aparelho e depois desse processo voltar a me consultar com ele, porém em fevereiro acordei com a “boca travada”, tomei uma porção de remédios e anti inflamatórios, hoje, a abertura da minha boca continua bem limitada, cerca de 2.5 centímetros, porém em fevereiro a limitação era muito maior, ele não me disse nada sobre o disco, o exame de tumografia indicou apenas a limitação, o buco disse que o músculo está rígido e será necessário o uso da placa noturna, inclusive amanhã irei busca-lá.
Entre as causas pode ser estresse, mesmo, já que sou uma pessoa tensa e vivi um período complicado em novembro, quando os estalos começaram, e eu tinha acabado um tratamento dentário em outubro, não sei se isso pode ter influenciado.
Como o sr. tem experiência no assunto gostaria de saber, assim rusticamente a sua opinião e se o senhor tratou de casos parecidos com o meu e quais foram os resultados.
Agradeço desde já a atenção!!!
Att. Allan Oliveira (25/04/2012)
Allan, estresse não é causa de problemas da ATM, apenas um agravante. Tenho vários pacientes que apresnetaram quadro similar ao seu enquanto estavam nas em plenas FÉRIAS, tranquilos, descansando na praia sem estresse algum. Leia esse texto aqui também para entender um pouco mais sobre essa questão: Estresse e DTM.
O que acontece é que estalos e travamento indicam a presença de danos estruturais que precisam ser avaliados para saber a extensão (por exemplo se os ligamentos estão distendidos ou rompidos, se o disco está afetado, etc.), a causa e se são reversíveis ou não. A partir daí, se faz também um diagnóstico diferencial onde se descarta outras possiveis causas que não a ATM, por exemplo, um travamento pode ser causado por um processo coronóide hiperplásico que não é um problema da ATM propriamente dito.
Com isso, seu tratamento pode ser planejado de acordo com as necessidades individuais e os seus sintomas poderão melhorar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola marcelo,
sinto estalo a 1 ano quando abria a boca e quando fechava tambem, zumbido no ouvido de vez enquando, ontem teve o ultimo estalo do lado esquerdo, e não estala mais num sei pq mais quando abro a boca sinto uma pressão do lado esquerdo, então não abro muito a boca pra naum piorar,e ta começando um barulho estranho quando abro do lado direito. quando mastigo normal da uma doidinha de vez em quando, então tento sempre mastigar mais leve. oq pode ser ? tem cura será ? Obrigado e um grande abraço
Ulieson
Quando os estalos desaparecem repentinamente é sinal de que o disco articular sofreu mais uma lesão, talvez um ligamento tenha rompido e se distendido. Com isso, a articulação passa a ter outros problemas funcionais que dão sintomas como os que você descreve.
Bom, para ter uma solução para esse problema é preciso saber exatamente o que está acontecendo e porquê. Sugiro que vá em um especialista em DTM e dor orofacial.
Att.,
Marcelo Matos
Olá, eu tive uma queda e bati meu queixo no chão, fui ao medico tirei raio x e não fraturei, após fui num médico especialista em bulbomaxilar e ele disse que o disco da atm estava inflamada e inchado, ele me receitou antiflamatorio e compressa com gelo, porém já se faz 2 semanas e ainda tenho dor ao me alimentar e bocejar! Quanto tempo leva para essa dor melhorar? estou preocupada..
Obrigada
Franciele
Pode ser que haja mais danos que apenas uma inflamação… Procure um dentista que esteja disposto a avaliar mais cuidadosamente seu caso.
Att.,
Marcelo Matos
ops desculpa pelo ”intao gente” e o ”gostaria que alguem me ajuda-se” é que eu nem vi que o site tinha um medico aii rs que vergonha desculpa ai, mais me ajuda doutor
Mariana
Pela sua descrição deve haver lesões nas estruturas internas de sua articulação que precisam ser identificadas para então ser tratadas. Sugiro que procure outro profissional…
Att.,
Marcelo Matos
Intão gente, estalos na minha boca começou aproximadamente a uns 2/3 anos a tras, do nada minha boca travou e eu nao conseguia abrala a mais de dois dedos , eu era pequena ainda nao sabia oque fazer fiquei com medo de contar pra minha mae intao eu fiquei tentando resolver eu abria a boca com força pra tentar tirar akilo ne (hj eu sei que isso é errado) , intao akilo nao saiu eu contei pra minha mae e nois fomos ao hospital , o medico falou que eu nao podia fazer estalar , pq qnt mais eu fizesse estalar poderia gastar meu oso e minha boca cair, nossa eu fiquei extemamente nervoza , ai ta. ai uns tempos dps, minha boca n travou mais só ficava estalando , ai tinha dias que estalava e paarava , agora eu to com 15 anos, e esses estalos e travamentos vieram de vez e nao passam , eu nao sinto dor nada disso, só sinto estalos na minha mandibula , e minha boca só costuma travar durante a noiite, mais estalos é a cada dia a cada minuto e eu estou preocupada esses dias eu fui ao especialista na ATM , e ela me explicou ne a respeito e tal que a cirurgia é a ultima opçao, ai ela me botou pra fazer um tratamento na pisicologa pra dps que acabasse o trata. com a pisicologa eu começace o trata. da atm pow eu nao gostei disso pq Esse problema da atm ta me encomodando e muito as vezes sinto minha boca cansada como se eu tivesse um dia inteiro mastigando. ai voltando rs eu nao quis mais continuar o trata. com a picicologa, intao saimoos(minha mae eu), eu ja fiz todos os exames raiox fotos da boca e etc.. agora eu estou pra ir no rj no hospital do fundao ou sei la procurar
algo que me ajuda, gente eu gostaria que alguem ai experiente no assunto me ajudasse , pq eu tenho muiito medo fico nervoza pensando noque pode ser se pe grave ou nao.. e tbm qnd eu era peqnininha deveria ter uns 3 anos . esta eu e miha prima na red, ai ela me empurrou e eu fui direto com o queijo no chão, minha gingiva ficou roxa, meu dente da frente quebrou nao sei se isso pode ter alguma cosa a havker nao sei. E tbm a uns 1/meio eu acho eu que começou um negocio deu ta olhando pro meu irmao e só ver ele com 1 olho tipo eu vejo uma bolinnha transparente que me atrapalha de enxerga e isso vinha mais ou menos de 3 em 3 meses mais graças a deus nao sinto mais isso , e dps que aparecia essa bolinha, logo deps vinha uma dor de cabeça unsurpotavel aquelas bem fraquinha mais que incomoda e muitooooooooo! e é isso ai ! gente gostaria mt que vcs me ajudacem pf , obg a todos que deus abençoe vcs, e feliz natal ;/
acordei com dor na boca e quase não conseguia abrir a boca,mas fui ao dentista e me passaram um relaxante muscular,mas foi o disco que saiu do lugar,qual o procedimento,me da dor de cabeça,na nuca,não abro a boca,so 2 dedos meus 18 cm.e as vezes da estalos na minha boca.o que fazer.
Ariane
Primeiro é descobrir por quê o disco saiu do lugar para então verificar se vale a pena tentar recuperá-lo ou não, bem como decidir que técnica utilizar para fazer isso. Sugiro que procure um dentista que tenha experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Parabens dr Marcelo informaçoes sao muito boas e uteis me ajudou muito obrigada.
Olá Dr. Marcelo.
Meu nome é Priscilla, tenho 26 anos e sofro com minha ATM a cerca de 8 anos. Sendo que tudo começou com uma luxação ou deslocamento da mandibula
em 2002, quando eu fiquei muito tempo com a boca aberta na dentista. Depois disso por cerca de 3 anos sempre deslocava meu maxilar. Muitas vezes esperava para ser recolocado por até 2 horas. Com os constantes ddeslocamentos eu naõ tinha dores. Então alguns bulco mmaxilos da minha cidade sugeriram a retirada dos sisos. Fiz a cirurgia em 2004 sendo retirados 2 dentes em cada procedimento.
Depois disso melhorou a questão de luxações e deslocamentos. Mas veio algo muito pior, dores insuportáveis.
Cada vez mais frequentes as dores que me deixavam triste e desanimada. Faz 5 anos que tenho sofrido com dores. Coloquei a placa relaxante, placa rigida. Antes eu usava apenas aparelho móvel. Naõ adiantou continuei a ter dores. Ao colocar esta placa a dentista colocou o meu maxilar mais para trás do que eu estava acostumada. Passei também por fisioterapeutas, por dentistas com tratamentos de relaxantes muscular, como miosan.
Nunca me fiazrem nenhum exame. Apenas avaliação do profissional.
Quero me tratar com o senhor, mas moro no Paraná.
O que faço?
Por favor me responda, já liguei em sua clinica hoje 2 vezes e falei com sua secretária.
Quero saber qual é sua linha de tratamento.
o disco do meu queixo desloca quando estou durmindo, e quando acordo nao sinto mais o queixo estalar, pois quando o queixo estala é porque está bom, nao sinto dor, e posso abrir a boca normalmente. o que pode ser isso? quais são as providências que devo tomar? e o que pode melhorar isso?
obrigada
Eduarda
Estalos indicam uma provável alteração em algumas estruturas internas da ATM que precisam ser avaliadas e tratadas para evitar agravamento da situação. A melhor providência a ser tomada é procurar um dentista que tenha experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Doutor eu gostei muito do seu site! parabens
Eu gostaria de saber o que é um estalo nao patologico e em quanto tempo um bruxismo pode levar a “zoar” o disco articular. Estalo tem cura?
obrigado pela atençao.
Danilo
Um estalo não-patológico é quando o som do estalido não está associado a nenhum dano estrutural detectável. Leve em consideração que toda articulação sinovial como a do joelho, mãos e dedos podem estalar por um puro e simples movimento brusco do líquido interno que lubrifica a articulação.
Quanto à sua pergunta: “Estalo tem cura?” a resposta é depende…
Depende do que você entende por cura, depende do tipo de problema ( ou não) que está por trás do estalo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
s