O artigo ” Current diagnosis of temporomandibular pathology” publicado em conjunto com o Dr. Jorge Learreta, Dr. Andreas Durst e Dra. Jane Matos, foi incluso na lista de artigos de referência da AAPM – American Academy of Pain Management (Academia Americana de Manejo da Dor) uma das mais importantes e atuantes organização da área de DOR CRÔNICA!!!
Esta lista é distribuída para mais de 60.000 profissionais de saúde e é considerado por muitos como leitura obrigatória para aqueles que querem manter-se atualizados nesta área do conhecimento que evolui tão rapidamente!
Na lista, os artigos estão separados segundo o tema e o meu artigo figura como PRIMEIRO e ÚNICO trabalho na categoria Articulação Têmporo Mandibular!!!
É claro que eu fico muito feliz de receber esse tipo de reconhecimento (quem não ficaria?! rsrsr) e me motiva ainda mais a novas produções científicas. Atualmente estou co-orientando 7 trabalhos cientificos de alunos de graduação, todos com conteúdo de extrema importância no campo das doenças da ATM. Em breve, estrei anunciando novas publicações, inclusive algumas que irão levantar polêmicas pela necessidade de mudança de conceitos que refletem na atividade diária do profissional que atua nesta área!
Até lá!
Dr. Marcelo, continuo num sofrimento terrível, minha língua doe muito, minha boca…doe tudo. a boca só abre 20 mm…não consigo mastigar. vivo totalmente sem qualidade de vida. essa mensagem é só para você saber com estou. tem horas que fico muito revoltada mesmo sabendo que não resolve o problema.
Não me conformo em saber que fiz 6 cirurgias, e ficar assim, não tem ser vivo que aguente.
Marilac
DR.MARCELO,TENHO MUITAS DORES NOS OSSOS DO ROSTO,PRINCIPALMENTE NO MAXILAR,E OUVIDO Q CHEGA DAR A SENSAÇÃO DE SURDES,E UM CAROÇO NO PESCOÇO Q DOE MUITO AS VESES QUASE ENLOUQUEÇO DE DOR,AS VESES FICA ATÉ 15 DIAS ASSIM TOMO ANTIENFLAMATORIS E ANALGÉSICOS,E FICA MESES SEM ME ENCOMODAR AS VESES8 MESES UTRAS 6 MESE E COMEÇA TUDO DE NOVO.OQ É ISSO?POIS JA FIZ MUITOS EXAMES E NADA.TENHO MUITO MEDO DESSE CAROÇO SER M CANCER. TEM 6 ANOS Q SOFRO CM ISSO E OS MEDICOS DAKI NÃO SBEM OQ É.OBRIGADA DR
Jucilene
procure um dentista especialista em estomatologia ou em DTM e dor orofacial. Certamente se não houver um em sua cidade, deve haver alguma capital próxima que possua este tipo de profissional.
At.te,
Marcelo Matos
Ola doutor!!!
Gostaria de saber sua opinião pois estou sentindo dores quase que insuportaveis na boca e na lingua, mais sem qualquer tipo de ferida
Tenho ate vergonha de falar com outras pessoas sobre o assunto pois sempre vem com uma piadinha ex “quem manda falar demais” mais não é por isso eu sofro pois quando coloco algum alimento na boca chego a chorar com a dor e não sei com que medico me consultar
Por favor doutor se puder me oriente
Aguardo ansiosa por uma resposta
Obrigada!!!!!
Doutor!!
boa noite!!!
na semana retrasada a minha dentista colocou uma massinha porque eu estava com carie profunda, como tava sensivel, ela me deu anestesia pra nao sentir dor….. ate tudo bem
depois de 1 semana começou a dor esse meu dente, nao conseguia comer nada nem beber, parecia q tava mole, mas nao estava, passei o remedio dordente e tomei dipirona, passou mas no outro dia começou a dor meu maxilar e uma dor horrivel no nervo perto da orelha, afetou tudo, meu ouvido esquedo doi mt, nao consigo durmi, nem comer, nao consigo abrir a boca, nem falar consigo, me dar uma ajudinha?
Boa noite, Dr. Marcelo
Antes de operar das amígdalas, pesquisei muito e vi muitos comentários que essa cirurgia seria simples isso e aquilo..
Tenho 27 anos e operei no dia 11/07 estou sofrendo muito e sentindo muita dor, desde que operei, mesmo comendo sopa fria, sem mastigar, hoje se completa 1 semana…posso comer comer comida normal, mas tentei e não consigo abrir a boca por inteiro, sinto muita dor, parece travada, estou preocupada e com medo, falta 1 semana para meu retorno com médico por enquanto ele pediu para fazer compressa quente região ouvidos, mas alivia quase nada…Gostaria de saber se é normal isso acontecer?
Desde já, agradeço a atenção.
Atenciosamente
Luana Lima
Dr. Marcelo,
Há dois anos, em um dente só, meu marido: extraiu, após mêses, teve que fazer inxerto, após mêses, fez o implante em fevereiro 2012.
No dia 06/03/12 teve dores AO SENTIR SABOR DOS ALIMENTOS,essa dor permanece até hoje, e ninguem nunca viu isso. Fomos ao dentista e ele disse para eu ir ao neurologista.
Qual é esse exame que ele precisa pedir para ter certeza do que é.
Qual a sua opnião.
Grata,
Ana
Realmente essa queixa é bem diferente. Lembra um pouco uma variação da Síndrome de Frey… Mas não tenho experiência com isso.
De fato, o melhor é buscar um bom neurologista para fazer uma avaliação detalhada.
Att.,
Marcelo Matos
Boa tarde Marcelo,
Gostaria de tirar uma dúvida, vi um video no internet em que uma menina de 17 anos ao bocejar deslocou a mandibula, qualquer pessoa pode ter isso, ou a pessoa tem que ter alguma predisposição, doença etc ? e quais os fatores que levam ao fato, ou já vem acontecendo algo que acarrete isso, como dor no local, bruxismo. No aguardo. Obrigado.
Eduardo, precisa ter um certa predisposição como, por exemplo, a hiperlassidão/hipermobilidade ligamentar, que pode facilitar a movimentação articular além do limite anatômico. Mas também pode ser provocado por doenças que podem acometer qualquer pessoa.
Você perguntou: “(…)quais os fatores que levam a acontecer esse fato”
Antigamente se acreditava que isso era devido a uma fossa articular muito profunda e uma eminência grande, de modo que quando a boca era aberta além do limite, a eminência travava o retorno da boca, como se fosse um batente. Hoje há algumas evidências que mostram que uma contratura involuntária espasmódica do músculo pterigoideo lateral é quem provoca o deslocamento. Nesse sentido, o problema passa a ser neuromotor e exige uma investigação do porquê o sistema neurológico está dando essa reposta muscular. Isso implica em possibilidade de doenças neuromusculares (mais raro) e também problemas na própria ATM, as chamadas artropatias (que são as mais comuns).
Att.,
Marcelo Matos
doutor faz tres dias que eu percebi um caroço abaixo do meu queixo tem aproximadamente dois centimetros de diametro,ele é um pouco dolorido quando apalpado eu senti tanbem um cansaço nos braços e maos.
Silmara, não temo como eu saber via internet… Procure um dentista especialista em estomatologia ou em dor orofacial.
At.te,
Marcelo Matos
Olá Dr. Primeiramente parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de esclarecer uma duvida, hoje de manhã eu percebi que havia algo estranho atras da minha orelha direita, é um caroço médio meio dolorido e eu percebi também uma certa protuberancia no meu pescoço no mesmo lado do caroço e o local dói quando eu aperto. Eu tenho disfunção na ATM faz algum tempo mas ainda não pude ir a um especialista, eu gostaria de saber se isso.atras e da orelha e no meu pescoço tem relação com a ATM?
Ingrid Evelyn
Ingrid, é no mínimo estranho… Entre em contato com o profissional que lhe acompanha e informe isso a ele.
Att.,
Marcelo Matos
Tatiane, e aí, como foi a consulta? Espero que tenha sido boa e que tenha dado tudo certo.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Doutor,estou com o lado esquerdo da face inchado e endurecido e minha gengiva do mesmo lado esta inchada,não consigo nem sorrir;fui a um clínico geral que me deu o diagnóstico de sinusite,estes sintomas realmente podem ser de uma sinusite?
olá doutor sofro de bruxismo,tem 2 ano que me tratei num especialista em atm,começei a usar o paparelho ,mais engraveidei e tive que para pq meu roasto ficou inchado,mais acabei perdendo o aparelho,sinto muitas dores no pescoço,nuca,e tenho muito estalo,do de cabeça e muito encomodo na lingua,usava um aparelho de cilicone..a noite piora muito ,marquei uma consulta manaha com uma especialista em atm…obrigada
gostaria de uma resposta ..obrigada
Doutor , boa tarde.
Gostaria de saber sua opnião sobre meu caso;
A uns 15 dias apareceu um caroço duro como se fosse um osso na parte de cima da minha cabeça do lado esquerdo, pois ando tendo muita dor de cabeça e estou percebendo que minha vista esta um pouco turva, passei pelo clinico e fis o rx deu uma mancha mais ele não soube me explicar oque é, marquei um neuro para semana que vem, gostaria muito de uma opnião do Senhor .
Grata
Ana Paula
O que você descreve parece estar fora da minha área de atuação, logo, seria melhor você aguardar a consulta e tirar a dúvida com o neurologista quando for para a consulta.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Parabéns pelo seu trabalho.Dr. marcelo estou escrevendo pro senhor pq gostaria de uma opinião é seu palpite.Sempre tive dor de cabeça muito forte em toda região da cabeça.ha um mês percebi um caroço dolorido atraz da orelha esquerda,ja fui no meu dentista ele examinou é viu que esta tudo certo com a região da minha boca.Fui no clinico geral ele falou que não tinha certeza do que era mais marcou uma cirurgia,mais como pelo sus demora, estou anciosa pra saber o que é.So que esses dia percebi outro mais abaixo do 1 caroço,minhas dores começa deles é vai ate afrente da cabeça ou ate a nuca.cinto um peso quando doe,como se estivesse forçando por dentro,é o primeiro caroço cresceu um pouco é esta mais dolorido.não sei se tem haver com minhas tonturas,mais ésta me encomodando de mais.O senhor poderia dar sua opinião do que pode ser?se é grave ou não? obg.
Samila
Obrigado pelas congratulações!
Infelizmente não tenho como dar uma opinião específica sem avaliar seu caso pessoalmente…
Sugiro apenas que tenha cuidado com cirurgia sem diagnóstico.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.,
Gostaria da sua opnião sobre o meu caso:
Tenho problemas com ATM somente quando durmo errado, ou seja, durante a noite acredito que coloco a mão sobre o queixo e acabo deslocando- o de lugar me causando no dia seguinte fortes dores e “estralos” na mandibula ao tentar abrir e fechar a boca. Durante um tempo usei a placa para dormir mas deixei de usar por achar um grande desconfoto.
A unica opção para o meu caso será que seria a placa mesmo? não teria uma cirurgia para resolver esse meu problema? ou tenho que me acostumar a dormir com essa placa para o resto da vida?
Obrigado
Cláudia
Não tenho como saber se a placa é “única opção” para o seu caso, pois não te avaliei pessoalmente. Quanto à questão da cirurgia, existe sim. No entanto a eficiência é muito baixa. Sugiro que leia os tópicos abaixo:
Quando a cirurgia da ATM falha…
Devo fazer cirurgia da ATM?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr., gostaria muito de saber se atende em algum órgão público aqui em Salvador. preciso tratar urgente minha Atm que ja foi diagnosticada anteriormente, mas que nao havia tratado pois ja nao sentia nada a muito tempo. Atualmente nao tenho condiçoes de tratar no articular. Muito obrigada!
Daniela
Os únicos lugares com tratamento gratuito é na UFBA e na ABO.
Sugiro dar uma lida nesse artigo aqui: Tratamento gratuito para disfunção da ATM: onde encontrar?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Prezado Dr. Marcelo.
Sou advogada e moro em Curitiba, gostaria de pedir sua opinião.
Fiz uma cirurgia no dia 14/01/11, com um cirurgião BMF, para remoção de um nódulo no maxilar. Logo o médico aproveitou para “lixar” o osso do maxilar. Bem, faz extamente 10 dias após o procedimento, porém continuo com fortes dores (pois também tenho DTM) e ao apalpar o rosto, tem-se a nítida impressão que o núdulo continua lá…porém maior e mais dolorido.
Sei que trata-se de uma situação pós cirúrgica e que o organismo leva um certo tempo para reagir…mas confesso que fico preocupada.
Poderia por gentileza, dar sua opinião.
Grata,
Luciane.
Luciane
Existem exames de imagem que podem auxiliar nesse tipo de avaliação, especialmente se tiver sido feita também antes do procedimento para poder comparar. Nesse sentido, é importante conversar com seu dentista e verificar se é viável e qual o melhor tipo de imagem para o caso.
Também, considere que 10 dias é um tempo relativamente curto e pode estar ainda edemaciado e com sensibilidade local, mas não sei que tipo de cirurgia foi feita nem o local exatamente, portanto, você precisa conversar com ele também a respeito da periodicidade do acompanhamento da cicatrização.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Prezado Dr. Marcelo,
Agradeço a gentileza em me dar retorno.
Vou aguardar mais algus dias,devido ao edema e logo entrarei em contato com o dentista.
Grata,
Luciane.
Dr muito obrigada pela resposta, na verdade o surgimeto desse caroço era na verdade uma íngua, pois contrai uma severa conjutivite viral, onde fiquei por 20, tirei ultrasson e realmente foi constatado que era um processo inflamatório proveniente dessa conjutivite viral, fiz uns exames no otorrino e nao deu nada na garganta e faringe, muito obrigada dr. um forte abraço!
Olá Dr.Marcelo tudo bem? Estava sentindo umas dores no ouvido esquerdo e resolvi procurar um otorrino, que me disse que nao havia processo inflamatória e me sugeriu procurar um ortodontista pois acreditava que eu estava com algum problema de ATM, acontece que há uns dois dias notei o surgimento de um caroço dolorido atrás da orelha esquerda? o que pode ser isso doutor? será que é um linfoma? Grata
Flávia, é muito difícil saber o que é esse “caroço” com as informações que você postou. Em realidade, pode ser tanta coisa diferente que é preciso uma avaliação feita pessoalmente. Assim, sugiro que você retorne no otorrinolaringologista e peça para ele verificar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr, há alguns anos iniciei um problema na ATM. Comecei com limitações na abertura de boca, dor de cabeça, ouvido, estalos e muito desconforto. Fiz tratamento com vários especialistas que disseram que meu caso não é cirúrgico que eu teria que conviver com esse problema para sempre. Tenho luxação na ATM esquerda. Minha boca, sai e volta p/ o lugar direto, é muito desconfortável… Já usei placas de silicone p/ dormir, já fiz exercícios, já coloquei gelo, compressa de água quente… e nada resolveu. Por último encontrei alguns especialistas que me disseram que meu caso é cirúrgico devido eu ser paciente classeII,com retrognatismo, e ter sorriso gengival. Segundo esses especialistas, após corrigir esse problema, minha ATM terá melhor estabilidade, visto que tudo será compensado com a cirurgia ortognática… Estou usando aparelho fixo e me preparando para daqui há alguns meses, me submeter a essa cirurgia. De acordo com a sua experiência, você acha, que após a cirurgia ortognática, acabarão as minhas luxações na ATM? espero resposta, pois estou com medo te realizar essa cirurgia e depois ter que me submeter a outras, inclusive no côndilo da mandíbula… desde já obrigada!
Maria Cecília,
Existe cirurgia própria para luxação e, mesmo assim, solucionar cirurgicamente a luxação não resolve necessariamente a questão da dor, especialmente a dor de cabeça.
Bom, como será constatada a melhor estabilidade de sua ATM? Por sinal, como foi medida a intensidade de tal instabilidade no presente momento para que após a cirurgia possa ser constatada uma estabilidade melhor?
Qual a relação do sorriso gengival com o problema na ATM?
A classe II e o retrognatismo é causa ou consequência do problema na ATM?
Se for consequência, como o tratamento visa corrigir o problema? Como saber que a cirurgia não agravará a situação?
A literatura científica está cheia de relatos de caso de agravamento da situação na ATM após cirurgia ortognática (pode demorar um pouquinho para carregar o link):
Reabsorção condilar progressiva da ATM após cirurgia ortognática.
Leia também os relatos de pessoas que postam aqui pelo blog, como o dessa internauta aqui.
Enfim, sempre antes de se submeter a um procedimento irreversível, é preciso estar ciente dos riscos e de todas as implicações relativas ao procedimento. Converse com seu(s) dentista(s) sobre o tema e verifique se há outras possibilidades.
atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite Dr.Marcelo Matos,
Agradeço a atenção em responder minha duvida,irei procurar o cirurgião que me operou por ultimo para rever o caso.
Só a titulo de informação a perfuração da cavidade glenoide foi de 2mm e minha abertura bucal atual é de 23mm.
Atenciosamente,
Heloisa
Prezado Dr. Marcelo Matos,
Solicito a gentileza de uma informação quanto tempo leva para consolidar o osso do mento numa cirurgia de retrognatismo.
Estou perguntando pois tem 12 anos de cirurgia ortognatica onde houve erro médico sendo esquecidas várias gazes foram realizadas 4 cirurgias para retirada das gazes , e há 13 anos fiz cirurgia de artroplastia da ATM com enxerto da fascia temporal, onde houve perfuração do teto da cavidade glenoide.
Não sei se é por isso que o osso não consolidou totalmente.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Heloisa, pelo que você está descrevendo, creio que seu caso necessite de uma revisão bem completa, mas respondendo a sua pergunta, em condições normais, após 90 dias já é possível encontrar, através de exames radiográficos, bastante osso formado na área operada, embora o processo de cicatrização perdure por bem mais tempo além disso.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doutor, a algum tempo percebi um caroço atras da orelha esquerda quase perto da atm, e com isso veio zumbidos e entupimento. Passado um tempo minha madibula começou a estralar demais, quando abro a boca parece que ta tudo quebrado, os estupimentos pioraram, e o caroço aumentou, dando um também debaixo do queixo, onde dão as inguas.Mas é indolor. Acha que isso pode ser probleamas de atm? Atm causa caroços? desde ja agradeço
Marina, as ínguas (se realmente for uma no seu caso) costumam ser causadas por infecções, entretanto, há outras doenças que podem produzir um aumento dos linfonodos (que é a estrutura que se inflama nas “ínguas”) e que precisam ser avaliadas por um médico. Minha sugestão é que procure um médico especialista em cabeça e pescoço ou um otorrinolaringologista para ele examinar você. Posteriormente, você poderá procurar um dentista com experiência em patologia da ATM para avaliar os demais sintomas que você descreveu. Aliás, você pode até pedir uma indicação de dentista dessa área aos médicos que te atenderem.
Boa sorte,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo, Boa noite
Navegando pelo seu blog resolvi lhe falar da minha situação atual que cada dia piora mais e mais. já foram feitas 4 cirugias na minha boca e nada resilveu, do contrário só me trouxe mais sequelas, não aguento mais de tanta dor, e gostaria de ter sua opinião. em seguida vai minha história que já aumentou várias paginas.
Desde já agradeço pela á atenção pelo o bom profissional qué.
Aguardo um retorno,
Marilac
[ Nota do Dr. Marcelo Matos (moderador): este comentário postado pela internauta Marilac, foi editado para remover os nomes dos profissionais envolvidos, que foram substituídos por iniciais maiúsculas, por motivos de ordem legal e ética, conforme o Código de Ética de Odontologia ao qual este blog está sujeito. Esta mesma postagem já havia sido feita em outro tópico, entretanto a autora acrescentou, ao final do relato, novos eventos que ocorreram posteriormente à primeira postagem. Esta parte, que se encontra repetida, será colocada dentro de uma caixa de texto.]
[Continuação feita pela autora]
Hoje dia 05/03/2009, Estive em Recife com o Dr.R, conversamos muito, pois os meus sintomas são praticamente os mesmo, não consigo mastigar nada, meus dentes permanecem totalmente doloridos e sinto dor de cabeça diariamente. Ele resolveu fazer outra cirurgia, dessa vez a reconstrução do côndilo do lado esquerdo, retirando um pedaço da costela e fazendo um enxerto. Mas estou muito depressiva e tenho medo do resultado não ser o esperado como nas outras e eu continuar sofrendo. Meu Deus não agüento mais….
Hoje dia 29/04/2009 viajei para Recife para fazer mais uma cirurgia, mas não vai ser feito a reconstrução do côndilo agora, porque eu operei a mama e não pode mexer na costela agora, estive em contato com outros médicos fora do meu estado enviei cópia de exames recentes e fui informada que o que estar causando essas dores é o material que estar na minha boca, parafusos, placas e pinos, conversei com o Dr. R a respeito disso e ele disse que provavelmente seria isso mesmo, então resolveu fazer uma cirurgia para retirar todo esse material.
A cirurgia foi realizada no dia 30/04/2009. Ele me deu o seguinte laudo para o embarque: Paciente submetida a procedimento cirúrgico para remoção de material de osteomintese de mandíbula sem qualquer intercorrência trans ou pós-operatória.
Recebi alta no Sábado dia 02/05/2009, viajei para Natal para me recuperar em casa sendo medicada com:
1 – Tenoxican 20 MG, tomar um comprimido de 12/12 horas durante 03 dias.
2 – Amoxilina 500 MG 21 cápsulas tomar 01 comprimido de 8/8 horas durante 07 dias.
3 – Dipirona 500 MG 01 caixa, tomar um comprimido de 6/6 horas se tiver dor.
Dr. R – Cirurgia Buço-Maxila-Facial
Recife, 01/05/2009
Hoje dia 30/06/2009 – Faz dois meses da minha cirurgia, depois que foi retirado o material da minha boca a dor latejante dos dentes desapareceu, mas continua muito doloridos, não consigo mastigar, e sinto dor de cabeça do lado esquerdo todos os dias.
Hoje dia 30/08/2009 – Faz quatro meses da minha ultima e quarta cirurgia, mas continuo sentindo dor insuportável na cabeça nos ouvidos na parte inferior dos meus dentes, não aquento nem tocar é aquela dor fina como se estivesse cheio de agulha furando é horrível, na última cirurgia retirou o material que tinha na minha boca a dor latejante dos dentes passou, mas os outros sintomas continuam insuportáveis, meu Deus não agüento mais tanta dor, o lado esquerdo do meu rosto doe tudo a dor de cabeça é constante e todos os dias, acordo de madrugada não agüento nem mexer minha cabeça com tanta dor e nem consigo mais dormi, não sei mais o que fazer, depois de 4 cirurgias e ainda ficar sentindo isso tudo, não tem ser vivo que agüente, só Deus fazendo um milagre na minha vida…
Hoje dia 16/09/2009, estive com o Dr. S, contei mais uma vez todo o sintoma que estou sentindo, não agüenta mais de tanta dor. Pedi um laudo a ele do meu estado atual já que vou viajar e preciso renovar minha perícia médica. Ele deu a seguinte declaração:
DECLARAÇÃO
Declaro para os devidos fins que Marilac Fernandes Paiva, após inúmeros tratamentos clínicos e cirúrgicos não apresenta melhora do quadro álgia das ATMS e musculatura mastigatória ao contrário, hoje descreve dores espontânea nos dentes inferiores que apareceu após a cirurgia de avanço mandibular.
Dr. S.
Hoje dia 05/11/2009, estive na secretaria da saúde conversei com o Dr. T sobre meu caso, ele me deu um encaminhamento para fazer mais uma avaliação com o Dr. S(2) O meu quadro continua praticamente o mesmo, sinto um sumbido muito forte no ouvido direito não consigo mastigar, e muita dificuldade pra fazer a deglutição, sinto dores todos os dias doem cabeça, ouvido, a dor dos dentes é insuportável, não agüento mais viver sem qualidade de vida.
Hoje dia 10/11/2009, estive no consultório do Dr. S(2) para fazer uma avaliação, já que o meu quadro atual continua o mesmo e não agüento mais viver assim com tanta dor. Conversamos muito ele ficou com todos os meus exames para fazer um relatório do que vai ser necessário ser feito e usado para eu saber os custos financeiros, e disse que o meu problema não era sério era seriíssimo… Fiquei de retorna sexta feira dia 10/11/09 para saber o que vai ser preciso fazer para e para eu buscar uma solução financeira de resolver o meu problema, já que a responsabilidade é dos dois profissionais que me operaram. E eu estou decidida a fazer o que for preciso, não agüento mais viver assim com tanta dor e sem poder levar uma vida normal.
Marilac
Marilac
Seu relato é impressionante e , considerando tudo que já aconteceu, seria muito difícil eu dar um palpite que possa ser de real valia aqui pela internet, aliás, seria até leviano, dada a complexidade do caso.
Torço realmente para que você consiga encontrar um pouco de alívio e que os colegas envolvidos no seu tratamento consigam se coordenar para te ajudar.
Grande abraço,
Marcelo Matos
Doutor Marcelo, primeiramente meus parabéns pelo reconhecimento alcançado. O senhor é um profissional que orgulha o nosso país. Escrevo-lhe para pedir ajuda médica emergencial. Eu moro na Irlanda e há cerca de um mês atrás eu passei alguns dias de férias na Hungria. Infelizmente, fui assaltado e espancado. Quebraram os meus dentes da frente ao meio e a perna direita . Há 4 dias atrás comecei a sentir uma gripe com tosse juntamente com uma forte dor na mandibula no lado direito.Não sei dizer se a gripe está aliada ao problema na ATM. Pesquisei os sintomas na internet e acredito que o problema seja causado por alteração na mordida, uma vez que não posso mastigar com os dentes da frente que estão doloridos e quebrados. Não consigo abrir a boca, sinto estalos e há presença palpável de nódulo. Peço orientação e conselhos. Não procurei tratamento nenhum por aqui pois os custos são altíssimos e não tenho plano de saúde.
Gabriel, primeramente obrigado pelos elogios!!!
Sinto pela situação constrangedora pela qual passou, espero que os agressores tenham sido pegos e punidos.
Bom com relação à sua ATM, seria bom você procurar algum tipo de profissional ligada à área de ATM ou cirurgia buco-maxilo-facial. A preocupação é que pode ter ficado alguma sequela à nivel articular, pois pode ter havido fratura de côndilo ou ruptura de ligamentos e outros tecidos da ATM. Essas são situações que podem produzir a dificuldade de abrir a boca e também a presença do “nodulo” que você mencionou.
Mesmo que os custos sejam altos aí na Irlanda, não deixe de procurar, pois o custo em termos de saúde, qualidade de vida e sequelas futuras, podem ser ainda mais caros.
Boa sorte,
Marcelo Matos