Algumas pessoas apresentam sintomas de uma DTM, como estalos, dor ou discreto desconforto na ATM, mas deixam de se tratar corretamente porque, simplesmente, tomou uma analgésico/antiinflamatório e a dor passou, não dando mais atenção ao assunto. Entretanto, quando o quadro de dor retorna com força total, a situação fica pior e, na maioria das vezes, mais difícil de ser tratada. Aqui pelo blog, há muitos comentários assim, como este por exemplo: Comentário
Bom, se esse é o seu caso e o dentista que você procurou cumpriu com as obrigações dele quanto ao diagnóstico e você desistiu do tratamento é preciso encarar a realidade (mesmo que isso incomode): trata-se de uma negligência da própria saúde! E nesse caso, o único responsável pode ser, adivinhe quem? VOCÊ!
O que eu percebo é que em casos assim, o comportamento não costuma ser intencional, mas simplesmente investir tempo e dinheiro em um tratamento da ATM não está na lista de proiridades da maioria das pessoas. Entretanto, a depender do diagnóstico, a natureza pode cobrar os custos dela e isso ocorre na forma de um agravamento do problema.
No passado, se acreditava que as disfunções da ATM eram autolimitadas, isto é, desapareciam sozinhas com o tempo, mas esse pensamento não durou muito, por dois motivos: 1) descobriu-se que os sintomas costumam ser flutuantes, alternando episódios de crises com períodos de “silêncio” da dor, sendo este confundido com uma melhora do problema, especialmente se o paciente, por coincidência, tiver tomado algum remédio nesta mesma época e 2) a quantidade de pessoas da terceira idade que se apresentam nos consultórios de profissionais da área com queixas de dor e outros distúrbios da ATM com mais de 20, 30 ou 40 anos de sofrimento do problema.
Ora, se fosse autolimitante, a atitude das pessoas que negligenciam o tratamento não traria maiores problemas, no entanto, considerando a natureza progressiva das patologias da ATM, negligenciar o tratamento pode comprometer os resultados principalmente por deixar passar a oportunidade de tratar o problema no início, antes do agravamento dos danos articulares.
No dia a dia do consultório, os profissionais da área (eu incluso) se deparam com pacientes que fizeram um consulta, não ficaram para um tratamento e sumiram em seguida. Anos depois, reaparecem procurando auxílio e , na maioria das vezes, estão em pior condição de saúde. Nestas situações, eventualmente, precisamos informar o paciente de que os recursos disponíveis à época da primeira consulta já não são mais aplicáveis ou possuem indicação limitada, restando poucas opções de tratamento e menor possibilidade de um resultado satisfatório.
Portanto fiquem espertos, se seu problema envolve um dano estrutural que não irá se resolver espontaneamente, não confie na flutuação do sintoma “dor”, ela pode melhorar num momento e piorar em outro! Converse com seu dentista sobre as implicações do seu diagnóstico e as expectativas com relação ao problema, o prognóstico, e não dê bobeira: você é o maior responsável pela sua saúde!
Boa sorte!
Dr Marcelo pode me indicar um especialista em atm em belo Horizonte MG
To com muito problema no maxlar e doe ate o ouvido.
Agradeco desde ja
Dr. Marcelo Matos sou professora e tenho desgaste nas atms,minha profissão pode agravar meu quadro ja que falo demais mexo muito com a boca,e fora o stress.Sinto muito cançasso na face e estalos e algumas vezes dores e dificuldade para abrir a boca…
Raquel, “desgaste” é uma expressão genérica que muitos profissionais usam, no entanto pouca vezes se trata realmente de um desgaste, pois o term implica a ideia de perda de tecido por atrito entre os ossos que conformam a ATM , sendo que não éo que ocorre na maioria das vezes. O mais comum é ter uma reação inflamatória ou autoimune que quera um processo de destruição dos tecidos (facetas, erosões, cavitações, reabsorções, etc). O desgaste verdadeiro (por atrição), ocorre quando os tecidos que separam as partes ósseas já fram muito danificados, permitindo que as estruturas ósseas já alteradas entrem em contato entre si.
Se você é professora e trabalha com a fala, a exigência de sua ATM é maior, pois precisa se movimentar mais, logo se você tem lesões na ATM e deseja melhorar dos sintomas, precisa primeiro identificar qual é o real motivo do problema.
A partir daí, é estabelecer um plano de ação que possa reverter, retardar ou apenas controlar a situação.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Comer doces ou carne de porco pode piorar a condição de disfunção de ATM?
Doces são indutores de inflamação sistêmica, ou seja, do organismo como um todo. Isso pode sim afetar a DTM. A carne de porco de boa procedência e com moderação não representa problemas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
eu tenho atm a muitos anos sinto muita dor de cabeca, agora sinto tb na coluna e na nuca, eu ja tomei todos analgésico, as dores são insuportável, eu uso pro tesse superior, o que devo fazer,
Maria Solange, você tem ATM desde que nasceu! ATM é a sigla para Articulação Temporomandibular. O que você quer dizer é que começou a desenvolver uma disfunção da ATM (DTM), que é um termo genérico. Portanto, o que você deve fazer é procurar um dos profissionais aqui do Portal que esteja mais próximo de sua cidade e ir fazer uma avaliação.
Tomar remédios para a dor, é como desligar o alarme de incêndios. Não resolve o problema e só é “solução” para os raros casos onde não há outra alternativa…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Estou fazendo um tratamento e mesmo após vários ajuste sinto muito desconforto no uso da placa. Geralmente as placas podem ocasionar algum desconforto ou devem se encaixar perfeitamente sem pressão nos dentes?
Marcus, é muito comum a placa produzir desconforto no começo…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
DR. MARCELO .. no começo do ano de 2011, começei a sentir uma intensa fadiga no queixo.. tu q eu comia meu queixo cansava .. era 24 H com fadiga .. no inicio eu procurei um especialista , e ele me indicou a usar uma placa de contençao , com um tempo até q a questao da fadiga melhorou, mas comecei a sentir dores e um enorme desconforto nas ATMs e principalmente do lado esquerdo, e com essa placa nao melhora .álias só fazia piorar . depois dessa placa . comecei a usar a placa miorrelaxante a noite .. e tambem nao vejo nenhum resultado .. e eu nao aguento mais . ta sendo muito difícil pra mim. sinto dores direeto , nada ta funcinando .. nem mesmo o ibuprofeno de 600 .. DR. oq realmente eu tenho ? e preciso fazer ? . moro em fortaleza, e por aki só tem ortodontico.. é rarissimo eu ver ver especilista em DTM.
tennho 20 anos . os dentistas falam q tenho uma mordida muito profunda.e já uso aparelho fixo para a oclusao.
Anderson, em Fortaleza há muitos especialistas e você pode encontrá-los em sites de instituições. No entanto, minha sugestão é que procure o Dr. Nacélio Mesquita que se encontra cadastrado aqui no site: clínicas recomendadas
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Caro Dr Marcelo
Minha sogra tem 66 anos e foi diagnosticada ha mais ou menos 5 anos com Alzheimer de inicio precoce. Ela já se encontra com demência e nos últimos 15 dias seu queixo caiu 9 vezes.
Todas as vezes temos que ir ao Pronto Socorro para colocar o maxilar no lugar. (Em Belo Hte apenas 2 hospitais públicos de emergência tem Medico buco-maxilo de plantão, a rede particular não tem). Gostaria de saber se pode existir alguma ligação do Alzheimer com a queda de queixo?
Minha sogra usa dentadura em cima e embaixo tem apenas 4 dentes. Todas as próteses feitas para a parte inferior ela jogou fora. A falta dos dentes inferiores pode ser também uma causa para essas quedas?
Grato.
Parabéns pelo Blog.
Marcus Franco
Marcus, eu desconheço qualquer ligação direta entre ambos os fenômenos, mas não são impossíveis de estrarem relacionados, pois o deslocamento do queixo também possui um componente neurológico. Já a falta de dentes não é uma causa direta, mas pode sim influenciar.
Converse com um cirurgião bucomaxilofacial para buscar uma solução cirúrgica neste caso, pois outros tratamentos que dependam de procedimentos clínicos podem estar contra-indicados em função do Alzheimer.
Att.,
Marcelo Matos
Dr gostaria de saber em que casos é necessário a prótese da atm
Fiz uma discopexia em 2017 porém a cirurgia retrocedeu e os parafusos estão entrando em contato com meu rosto…
Estou confusa pq um buco me falou que com o aparelho resolvia mas o outro me falou que preciso usar a prótese
Me recomenda um bucomaxilo em São Paulo por favor
Agradeço
Olá Samara!
Entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Te mandei também um e-mail!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo,
Usei aparelho ortodôntico por vários anos e já faz um tempo que tenho sentido estalos na articulação ao bocejar, abrir a boca e comer.Agora, estou sentindo também um estalos no ouvido ao engolir.Toda vez que engulo ouço um barulho que incomoda bastante.
Qual a sua opinião a respeito disso?
Isso é reversível?
O que eu faço? Estou muito preocupada.
Kamilla, estalos podem indicar muita coisa, desde problemas com o disco articular até alterações de pressão na tuba auditiva. É preciso saber por qual motivo ocorre o seu.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. estou usando a placa a um mes, mas parece que minha dor perto do ouvido aumento, porque
Patrícia
Isso pode ser por vários motivos, dentre eles, algum problema com a placa. Entre em contato com sua dentista para ela lhe orientar como proceder.
Att.,
Marcelo Matos
ola Dr, em caso de luxação o que se faz com o paciente ? e caso de cirugia? estou a dois meses com dores muito fortes já tomei varios remedios mais nenhum tem efeito eficaz um medico já falou em cirugia , mais ainda dependo da ressonância…. Dr Marcelo eu não consigo nem falar , comer nada , e a dor me persegue dia e noite acho q vou pirar , vc pode me ajudar ….. obrigado…
isabel…
Isabel
Depende do que causou a luxação… Há casos cirúrgicos realmente, mas a grande marioria pode ser resolvida com tratamento clínico desde que se identifique o que está produzindo a luxação. Tenho muitos casos assim.
Sugiro que converse com seu dentista a respeito da identificação da doença por trás do problema para poder descobrir qual o caminho a seguir.
Atenciosamente,
Marcelo Matos