Para aqueles que pensam que uma dor de cabeça forte, que leve ao internamento e que seja de difícil controle mesmo com uso de morfina e seus derivados, não poderia ser da ATM, conheçam um pouo da história de Regineide, uma pessoa que chegou a passar cinco meses internada por dor em um hospital de Brasília!
Ela foi diagnosticada com enxaqueca pelos mais diversos profissionais, incluindo neurologistas, ortopedistas, clínicos gerais, cirurgiões bucomaxilofaciais, passou por vários tratamentos sem sucesso até, finalmente, ter o caso avaliado e tratado sob o prisma da patologia da ATM. Vejam o vídeo:
Olá
Tenho um irmão que vem sofrendo há 3 anos com terríveis dores de cabeça. Já o levamos em diversos neurologistas que passaram diferentes tratamentos, porém não obtivemos sucesso. As dores são diárias e atualmente, sendo que só alivia com morfina e, por apenas, um curto período. Este problema afetou a vida profissional e pessoal dele pq já não consegue trabalhar devido às fortes dores. O uso constante da morfina e de outros medicamentos receitados pelos neurologistas, tem feito com que ele fique inchado, principalmente o rosto.
Há possibilidade desse problema está associado com a ATM ??
Por favor, precisamos de ajuda.
Olá Dorcas,
Olha, sobre se há possibilidade, sim, há. Mas não é possível afirmar nada sem antes realizar ao menos alguns exames para ver se de fato as dores de cabeça tem relação com a ATM ou não. Muitos de nossos pacientes também passaram por situações similares.
Então, se há dúvida e é necessário remover essa dúvida, recomendo que busque um profissional com experiência em Patologia da ATM e Diagnóstico Diferencial de Artropatias Temporomandibulares para realizar os exames necessários e confirmar ou remover a possibilidade de ser uma dor causada por problemas na ATM.
Olá doutor
Eu tenho DTM e minha boca já tinha travado várias vezes mais voltava depois de um tempo, dessa vez travou há muitos dias e eu já procurei uma especialista. Ela pediu a panorâmica e disse que estou com desgaste ósseo por ter o problema há muito tempo e não ter tratado. Ela me passou um relaxante muscular e antiinflamatório porque ela disse que não quer forçar para destravar. E disse que terei de usar o aparelho que se chama pistas diretas planas. Ela disse que ele trabalha no esquelético e muscular para disciplinar a mandíbula e o maxilar. Esse tratamento tem tido muito sucesso com os pacientes dela, agora estou esperando o aparelho chegar de São paulo.
O senhor conhece esse tratamento?
Aguardo sua resposta
Keila
Sim, esse é um tratamento baseado em princípios da Ortopedia Funcional dos Maxilares que possui seus pontos fortes e fracos. Um dos pontos fracos, é que nem sempre a mudança de posição mandibular que o aparelho produz é, de fato, a posição que a ATM realmente necessita ficar. Isso vai depender de como o dentista gerou o registro da posição da mordida, que irá depender da habilidade de cada profissional. Além disso, ortopedistas funcionais, em geral, costumam falar em “correções da musculatura”, mas não medem o efeito funcional do aparelho sobre os músculos de modo que, frequentemente, o que se tem nesse sentido são apenas suposições.
Claro que não tenho como saber se isso se aplica ao seu caso, pois não sei quais recursos seu(ua) dentista utiliza.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Fiquei perplexa com a história de Regineide internada por 5 meses em brasília. Assim como ela já fiz essa viacruzes andando de clínica em clínica. Já fui para a emergência várias veses. Acho que o caso dela é para fazer com que muitos de nós acorde para o nosso problema.
Maribel
Eu atendo em Salvador.
Tel.: (71)3248-4434
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Gostaria de saber onde o Dr. Marcelo atende – cidade. Moro na cidade de Ilhéus na Bahia.
Agradeço a atenção.
ola,pelo que vi por toda net o shr me parece um dos maiores especialista no assunto,minha duvida:
De uns meses para ca venho sofrendo muito,mas muito mesmo com dor os estalos passaram daquela “enroscada” pra clicks altos chega a travar minha mandibula,a dor no pescoço e ouvido são absurda,cheguei até a pnsar em cançer no pescoço ,parei de fumar até,a otorrino que me atendeu disse que a dores no ouvidos eram por disfunção na ATM,a dor de tão forte causou um outro problema,depressaum e estress grave,o unico especialista que tem aki na minha cidade que trata desta patologia disse que uma placa resolveria,mas depois de ler qse todas suas materias sobre o assunto penso que esta disfunção esta bem avançada,o especialista que me atendeu nem mesmo pediu um RX,eu poderia estar consultando algum outro dentista ?este mesmo não possuindo especialidade neste tipo de tratamento pode me fazer uma avaliação mais contundente?
Juliano
Sim, seria muito interessante você procurar outras opiniões, pois certamente um tratamento de Disfunção e patologia não se resume a uma placa, embora esta possa sim ser utilizada.
Att.,
Marcelo Matos
Bom dia Dr. Marcelo,
Eu já estive em seu consultório para investigar a dor que sentia no rosto, pescoço e na cabeça, e graças a sua competência descobriu o problema na ATM. Dr, por motivo de força maior não pude realizar o tratamento, e agora estou gravida e como sempre as dores são intensas. Não poderia me indicar um apaliativo para minhas dores?
Olá Julinda
Lembro de você, no entanto não tenho como lhe ajudar à distância…. Além disso, com a gravidez alguns procedimentos teriam de ser evitados. Assim, sugiro procurar um fisioterapêuta que trabalhe com ATM pois, talvez, ele possa ajudar ainda que de forma paliativa.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde doutor,sofro de disfunção de atm a 2 anos,sinto muitas dores e meu rosto fica sempre inchado.Já passei por uma equipe de bucomaxilo e chegaram a optar pela cirurgia. Fiz uma ressonancia que deu esse diagnostico;limitação da superficie articular do condilo direito,deslocamento lateral, com redução parcial,do disco articular direito,deslocamento medial do disco articular direito quando da abertura de boca,erosão,osteofito e aparente cisto subarticular no condilo esquerdo,estreitamento do espaço articular esquerdo,deslocamento anterior,sem redução do disco articular esquerdo,hipomobilidade e condilo esquerdo.Queria saber se depois da cirurgia posso falar normalmente.Agradeço desde já e aguardo resposta.
Luzinete
É importante que você tenha em mente que o que você descreve é apenas PARTE do diagnóstico. O que causou os problemas encontrados? Como afetam o funcionamento muscular? Produz assimetrias musculares, alteração na sequência de disparos dos músculos? Ou nos ciclos mastigatórios? Enfim, se essas e muitas outras perguntas não forem respondidas, o mais provável é que a cirurgia ( mesmo não sabendo que tipo de cirurgia está programada para o seu caso) tenha sérias limitações de resultados. Portanto, sugiro que você converse com seu dentista sobre outras possibilidades mais conservadoras antes de se definir por um procedimento irreversível como a cirurgia.
Além disso, como sempre digo, se você vai em um cirurgião há 99,999% de chances dele oferecer uma cirurgia, afinal é o que ele foi treinado para fazer. Assim, sugiro você passar por um especialista em disfunção da ATM e Dor Orofacial e/ou outro profissional com experiência em patologia da ATM que tenha uma visão distinta da de um cirurgião para que você possa ter uma segunda opinião em que basear as suas decisões.
Boa sorte no seu caminho.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Obrigada,agora infelizmente moro no interior e aqui não disponho de muitas alternativas.Faço as consultas no Hospital Irmã Dulce será que lá tem esse especialista de que o senhor falou. OBRIGADA por responder e que DEUS O ABENÇÕE.
Oi meu nome é claudia,minha irmã está sofrendo de falha no ATM.
Eu gostaria de saber qual é o tratamento?
Aonde eu procuro, pra onde que eu vou???? Por favor me ajudem!!!!!!
Nós moramos no Rio de Janeiro…
Cláudia
A primeira coisa a ser feita é saber que tipo de problema na ATM ela possui, pois há uma grande variedade de doenças que afetam essa articulação. Para isso, é necessário procurar um profissional que tenha experiência em patologia da ATM.
Eu não tenho um nome para lhe indicar em sua cidade, mas você pode verificar junto ao Conselho Regional de Odontologia do seu estado, uma lista de nomes de profissionais dessa área.
Atenciosamente,
Marcelo Matos