A neuralgia do trigêmeo é conhecida como uma das doenças mais dolorosas do mundo! Tipicamente os portadores dessa doença sofrem ataques recorrentes de dor lancinante e súbita, descrita como um choque doloroso intenso e incapacitante. Entretanto muitas vezes os sintomas se misturam com outras doenças e se tornam difícil de diagnosticar e também de tratar.
Nesta postagem, trago para vocês a história de seu João Carlos, que chegou para mim com um quadro de dor impressionante, de difícil diagnóstico, por apresentar sintomas misturados de neuralgia do trigêmeo, disfunção da ATM, cefaléia tipo SUNCT e hemicrania paroxística.
O depoimento que vocês verão a seguir foi realizado ANTES de se iniciar o tratamento. João Carlos conta sobre seu sofrimento com um quadro de dor extrema há mais de 12 anos, que vinha sendo tratada como uma neuralgia do trigêmeo. De fato, apresenta algumas características de dor neuropática com dor ao mínimo contato com a pele, até mesmo o vento sobre o rosto ou o frio desencadeava os sintomas. Nas duas primeiras vezes que ele esteve no meu consultório, usava uma toalha em volta da cabeça (feito um turbante) e do rosto, apenas com os olhos de fora, pois o vento em circulação na sala era o suficiente para jogá-lo em um espiral de dor indescritível!
Carbamazepina, gabapentina, indometacina, ibuprofeno, Tandrilax, morfina, vários procedimentos odontológicos, infiltrações, remoção de dentes… Fez um quadro de problema renal por conta das medicações, com as crises de dores passou por vários atendimentos em emergências hospitalares, parou de trabalhar e, em determinado momento, toda a medicação deixou de ter efeito. Agora imagine que tudo isso ao longo de mais de uma década!
Bom, gravar esse vídeo no início do tratamento sem saber se eu realmente poderia ajudar pode ter sido muito audacioso, mas senti que eu tinha que compartilhar essa história, para que as pessoas percebam que essas dores crônicas podem não ser visíveis aos olhos, como um ferimento aberto, mas são grandes vilãs e que quem sofre com elas muitas vezes tem de lidar com a descrença e indiferença das pessoas que não tem ideia do que é vier uma situação assim. Assista o vídeo:
Estou em processo de diagnóstico. Mas não tenho choques e meu sintomas são bilaterais. As vezes a dor vem em pressão, outra hora fisgada, arrepios no couro cabeludo, chega até os dentes, cada dia em lugar diferente. Não tenho dor na mandibula. Não sinto diferenças a estímulos como ar, escovar os dentes, ou comer. A dor chega quando menos espero e sinto a todo momento.
Elisângela, imagino que esteja sendo um desafio… Pois você descreve yam série de sintomas que não são os mais típicos de uma neuralgia. Quando isso ocorre, é importante avaliar outra possibilidades, incluindo problemas da ATM (que às vezes podem simular uma neuralgia) e outros problemas neuropáticos.
Conseguiu descobrir o seu diagnostico ? Tenho sintomas parecidos
Tenho fibromialgia e agora estou também com crises de nevralgia do trigêmeo tomo citalopram e carbamazepina , quero saber se é normal se é normal fora as crises sempre ficar sentindo o nervo repuxar e sem muito tato na mão e no lado da dor
Maria Elonita, não. Não é normal.
Eu venho sofrendo da neuralgia trigêmeos tem 7 anos e fis uma radiografia e foi confirmado esta doença é muita dor dor que eu nao aguento mais a viver com isso nao sou feliz assim dói tanto que tem hora que preferia a morte..tomo carbazepina e dipirona 1 grama muitos remédio meu rosto sempre inchado. É triste viver assim.
Olá Meu nome é Sara
Vou compartilhar minha história aqui…
A doença é rara , meu caso mais raro ainda pois foi após extração de dentes superiores
Agora tenho 2 sisos deitados e não posso tirar , correndo risco de perder o lá dentes vizinhos por absorção de raízes.
Ninguém quer tirar eles
Por conta da NT.
Meus dentes não se encaixam de jeito nenhum.
Não sento choques mais à dor e queimação são horríveis Tbm.
Se tivesse uma maneira de colocar Meus dentes no lugar novamente eu até esqueceria esse negócio de Extrair.
Todos os profissionais que fui ficam de boca aberta com meu caso.
Gostaria de alguma ajuda e sugestão do que devo fazer.
Profissionais que possa me aconselhar
Pois vivo numa duvida contante
Meu tel para contato:
(21)99429-8261
Preciso urgente do seu contato. Meu pai está com os mesmo sintomas..senti mta dor
Olá!
Entre em contato via whatsapp:
+55 71 9 9726-7171
muito bom a explicacao,sofro disso e ja tomei de tudo tb,curso odontologia e vejo o quanto isso e importante e o quanto e valido um bom diagnostico ao paciente,creio que isso que e a odontologia!!! o correto diagnostico e o tratamento eficaz.
Meu Deus, me vi nesse Senhor, fui diagnosticada com Atm, fiz a artrocospia, a dor não passa, agora disseram que é AtM com Neuralgia do Trigêmeo, tomo gabapentina, codeína todos os dias, e vivo com dor, crises horríveis, medicamentos cada vez mais fortes….Ja passei em vários medicos que não sabem mais o que me dar… Igualzinho esse Sr.
Eu tenho apenas 17 anos , e lendo este artigo e vendo o video me identifiquei muito , sofro a 4 anos com a neuralgia do trigêmio e só a descobri recentemente , fiz várias estraçoes dentárias , tomei quase todos os medicamentos descritos no artigo acima , e nd resolveu , o pior que além da Neuralgia comprovada por dois especialistas , ainda tenho DTM que foi o que um bucomaxilofacial que deu o diagnóstico , já não sei o que fazer , os rémédios nao fazem efeito algum sobre a dor , ela atrapalha a minha vida , até reprovei um ano do colegial , por conta desses problemas , recentemente tive uma crise tão forte , que senti vontade de morrer , de tanto que sofri , a dor é lancinante , os choque apesar de repentinos e de serem em um curto periodo de tempo , são aterrorizantes , as pessoas não tem noção do sofrimento que essas doenças causam , não tenho mais vida social , pois difícilmente saiu de minha casa , sinto dor para escovar os dentes , falar, pentear os cabelos , e até mesmo quando sinto a brisa do vento , passei em diversos especialistas , tenho crises aterrorizantes de dor , já não sei o que fazer , quem puder ajudar por favor entre em contato no meu email: santosanapaula022@gmail.com
Venho sofrendo com dores a 19 anos e fui diagnosticada com fibromialgia,desde então tomo medicamentos como antidepressivos, ansilotícos, relaxantes musculares,analgésicos e antiflamatórios. De um tempo pra cá vem se concentrando no rosto e fundo dos olhos, o que está me deixando desesperada é que está se intensificando. Já fui em vários neurologistas e fiz enúmeros exames, e todos culpam a fibromialgia, mas tenho certeza que não pode ser. Por favor será que pode me ajudar ?????
Doutor raças a Deus ao senhor descobri atraves de redsonancia qe tenho disfinçao da atm o senhor e um anjo nao tem deia de quanto e importante e impediu muitas coisas negativas em nossas vidas tenho filhos e so pensava bobagens agora me sinto mais segura ainda com medo. Pois aqui np rio em macae nao achei ainda um bom profissional mais Deus ta no controle. A sintase especial pois o Senhor e um abraço