Esta é a terceira postagem da série “Oclusão e Disfunção da ATM”
3. Porque alguns dentistas pensam que a oclusão é a culpada pela disfunção?
A ortodontia e a prótese são duas das especialidades odontológicas onde a gnatologia ainda permance com bastante força. Um ortodontista costuma ter como meta, uma “oclusão ideal” segundo conceitos de Angle, Andrews e outras personalidades históricas importantes. Já na prótese, conceitos de proteção mútua, RC, MIH, dentre outros, continuam a ser largamente utilizados. Por conta da força dessa influência é que há tantos profissionais que são formados pensando que tudo pode ser resolvido com correções oclusais no que se refere às disfunções da atm e essa é a principal explicação do motivo de haver tantos profissionais que põe a oclusão como fator etiológico (causal) das dtm´s!!!
4. E por quê muitos outros profissionais dizem que oclusão não tem nada a ver com disfunção da ATM (DTM)?
Primeiro porque é cômodo. Segundo porque de alguns anos para cá, a comunidade científica, principalmente os pesquisadores ligados à American Academy of Orofacial Pain – AAOP, têm publicado muitos artigos que questionam a má oclusão como fator causador. Isso possibilitou que outras teorias como a biopsicossocial e a multifatorial ganhassem força, levando os tratamentos das DTM´s para uma esfera mais dirigida para a psicoterapia e para a farmacologia com tratamento à base de remédios para dor e mudança de comportamento.
Essa contestação da oclusão como fator etiológico das DTM´s criou um certo “comodismo operacional”, pois deu liberdade para o dentista reabilitar a dentição de um paciente, seja por prótese, seja por ortodontia, aplicando os conceitos gantológicos (acreditem!!!) sem ter de se preocupar em provocar um impacto na ATM! Ou seja, criou uma dissociação conceitual entre ATM e dentes! É muito comum ouvir profissionais dizerem em palestras nos congressos de odontologia que MIH, RC, oclusão cêntrica, etc (conceitos gnatológicos) servem para prótese/ortodontia (e reabilitação dentária em geral) mas não servem para trabalhar com disfunção da ATM!
De fato, esses conceitos não servem para trabalhar com ATM. Entretanto, se não serve para DTM por quê deveria servir para prótese/ortodontia/reabilitação? Dois pesos, duas medidas… Aliás, o fato de não servir para DTM, indica que NÃO são realmente parâmetros de referência para saúde do sistema estomatognático.
Como estou sempre em contato com colegas reabilitadores, sejam eles protesistas, ortodontistas ou de outra sub-área da odontologia e sempre conversamos sobre esses
temas, quando questiono o uso desses conceitos, com frequência escuto que, no final das contas, precisam de algum parâmetro de referência no planejamento da reabiltação e na falta de outros melhores, termina-se por usar os conceitos gnatológicos “puros” ou com alguma variação. Daí a comodidade que mencionei anteriormente, simlesmente é cômodo dissociar os dois conceitos.
Dentre outras razões, esse é um dos fatores que faz da área de disfunção da ATM, uma área com muitas terapias diferentes, muitas escolas e muitos paradigmas. Além da especialidade em DTM e Dor Orofacial que existe na odontologia, quase que a totalidade das outras especialidades oferecem algum tipo de abordagem para tratamento dos distúrbios da ATM.
Nesse amálgama de conceitos, me pergunto: e como fica o paciente?
Continua…
Marilac!
Estava procurando ajuda por aqui pois estou sofrendo com uma dor se ouvido constante há 4 meses e achei a sua história… Fiquei comovida! Dê notícias… Que Deus tenha misericórdia da tua vida, amém!
Oi querida Marilac nossa comovida com a sua estória por favor hoje 2014 vc conseguiu se recuperar? Sua qualidade de vida espero ser outra, que vc tenha se curado por completo, não sei se minha msg vai ser visualizada mas se vc ler nos diga como vc está hj. abraços!!
Dr. Marcelo Bom dia…….E Obrigado pela atenção.
Hoje dia 20.02.2012 – Quarta Feira, faz hum ano e quatro meses da minha cirurgia de implante das prótese de ATM, mas vivo totalmente sem qualidade de vida, por conta das sequelas que ficaram, continuo com dores em toda minha arcada dentária, na boca na língua, em toda mucosa da boca, meu Deus como é revoltante , hoje é um dia que estou desesperada com dor, quase toda semana tenho ido ao pronto socorro 1 ou 2 vezes, quando tento mastigar alguma coisa, ou quando faço muito esforço físico organizando a casa no outro dia é um tormento, são dores fortes tomo remédio pra dor só alivia um pouco. Já não estou aguentando mais essa situação.
Hoje dia 29/03/2013 – Sábado fui dormi de 2 horas da madrugada com dor o dias ultimamente estão sendo terrível, acordo do mesmo jeito ou pior, estou aqui revoltada, da vida, ninguém tem idéia da dimensão da dor que sinto e o pior tomo um remédio pra dor começa a dor da gastrite devido o excesso de remédio pra dor que tenho tomado, ultimamente só vivo no pronto socorro meu Deus não agüento mais, falei com um dos meu médico pra indicar um médico conhecido dele para mim fazer uma endoscopia, com anestesia que a boca abre muito pouco, não me deu resposta, tenho percebido que eles estão me evitando, certamente não me suportam mais, esses anos todos, ligo e ficam de retorna e nada, então estou na minha não vou mais procurar, acho que eles não querem me dar atenção pra cair fora e não se envolver mais com meu caso. Eles me acompanham desde o inicio há oito anos será que eles não fazem idéia da dimensão da dor que sinto.
Estou revoltada, sem saber o que fazer… Ele tinha, me encaminhado pra um neurocirurgião, que me passou uma medicação a base de morfina foi um alivio das dores, mas só que a medicação custa mais de mil reais pra mim tomar durante o mês e eu não tenho condição de comprar, passei a receita pra minha advogada que passou pra o juiz , ele passou já duas liminar pra secretaria da saúde e estou esperando desde julho de 2012, eu nem estou procurando mais, acho isso um descaso muito grande mais infelizmente isso é Brasil. E quem sofre é os menos favorecido que não tem recursos financeira.
Vivo totalmente sem qualidade de vida, estressada ao extremo com depressão, não saio de casa, Até quando vou conseguir sobreviver assim. Depois de passar por 6 cirurgias grande. É muito revoltante. Queria poder divulgar algumas fotos das minhas cirurgias pras pessoas ter idéia do que foi feito e do que passei. Sinto dor constante na musculatura da minha face passo o dia colocando compressa, pra aliviar um pouco, meus dentes e minha boca doe tudo….hoje é um dia que estou aqui indignada…Por estar sozinha nesse barco e não ter quem me ajude. São dores terríveis, só ainda não fiz uma loucura porque tenho meus dois filhos que são muito novo e precisa de mim, já que não tem pai. Dar vontade gritar ao mundo pedindo socorro pra alguém escuta e me ajuda.
Socorrooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Marilac
Oi Marilac! Ja que a cirurgia já foi feita, será que vc não acha interessante procurar tratamentos paliativos para a dor como: a medicina chinesa, que não é invasiva e mostra grandes resultados, acupuntura auricular seria uma boa opção! Também poderia procurar orações que são aplicadas com as mãos, como o Johrei. Sempre tenho bons resultados! Espero que agora já esteja melhor!Abs.
Cibele
Boa Noite Dr Marcelo, queria relatar meu problema e peço sua sincera opinião…
Tenho 20 anos. Quando criança fiz um tratamento ortodontico comum, NÃO FOSSE O FATO DE EU TER RETIRADO 2 dentes CANINOS inferiores, e 2 pre molares superiores a pedido do maldito ortodontista. Depois de alguns anos vim saber a importancia dos dentes caninos e que eram os unicos dentes que não poderiam ser retirados, mas ja era tarde demais, o estrago estava feito, minha arcada inferior foi ENCOLHENDO de forma assustadora ao longo de poucos anos, minha face envelheceu, e cada vez mais eu sentia e sinto fortes dores na face todos os dias, perdi totalmente a dimensão vertical… O que fazer para reverter isso? Tem como reabrir os espaços e fazer implante dos caninos?
Dr Marcelo, obrigado pela sua atenção.
Dr. Dentro da minha boca existe uma ponta de broca que deixaram cair e certamente não viram está localizada num local profundo, e do outro lado um parafuso, isso ia ser tirado na última cirurgia, como a cirurgia foi demorada não queriam mais prolongar o tempo e não foi retirado.
A minha pergunta é isso pode causar algum problema futuramente?
Eu pergunto a meus médicos e eles dizem que não. Qual é sua opinião.
Dr, vou fazer novamente acunputura. Pra ver se melhora um pouco, o que você acha?
Isso tudo me levou a uma depressão terrível.
Agradece,
Marilac
Dr. Marcelo boa noite, pela sua experiência profissional, você acha que existe algum tratamento que possa pelo menos amenizar essas dores da minha boca?
Tem dias que não consigo nem falar com minha boca travando.
Quando tento mastigar alguma coisa, depois as dores são desesperadora.
As vezes tenho medo de perder o controlhe emocional e fazer um besteira com minha própria vida, se é que posso chamar isso de vida. Porque eu não vivo eu tento sobreviver o que é bem diferente.
Dr. Você não faz idéia o sofrimento que vivo.
Eu quero lhe agradecer por sua atenção dada as minhas postagens.
Agradece,
Marilac
Marilac
Você está fazendo tudo conforme o figurino e de acordo com muitos profissionais renomados da área. Acredito que o tipo de técnica que eu trabalho só poderia lhe ter sido útil se houvesse sido aplicada no início do problema, antes das cirurgias e em especial das próteses de ATM e botox.
Creio que agora você deva seguir as recomendações do profissionais que lhe estão atendendo no momento pois, mudar de profissional e de planejamento constantemente pode fazer com que nenhum tratamento consiga se desenvolver corretamente.
Outra coisa importante é compartilhar realmente sua história, que é o que você já vem fazendo. Isso permite as pessoas, inclusive os profissionais, refletirem sobre como e quando aplicar determinados tratamentos para tentar evitar que isso ocorra com outras pessoas.
At.te,
MArcelo Matos
[ Nota do Dr. Marcelo Matos (moderador): este comentário foi editado para remover os nomes dos profissionais envolvidos, por motivos de ordem legal e ética, conforme o Código de Ética de Odontologia ao qual este blog está sujeito. Os nomes foram substituídos por iniciais maiúsculas]
Hoje dia 11/12/2011, faz dois meses da minha sexta cirurgia, continuo com a medicação para o olho e o ouvido, e fazendo fonofisioterapia e fazendo aplicação de lazer, sinto que está melhorando muito pouco e aquelas dores insuportáveis que sentia, continuo sentindo na musculatura, da face e frontal é insuportável, esteticamente meu rosto melhorou muito. Mas minha preocupação e com as dores, porque é isso que me tira a qualidade de vida, é isso que me da depressão, é isso que impede de eu ter uma vida normal…..
Tenho sido informada por meus médicos que a recuperação é lenta devido à musculatura está muito fragilizada em decorrência de vários processos cirúrgicos.
Dia 10/01/2012, Hoje faz três meses da sexta cirurgia de implante de prótese de ATM, bilaterais. Fui a São Paulo Para Dr. L. fazer infiltração de Toxina botulínica para relaxamento da musculatura. Nas laterais do rosto para aliviar as dores da musculatura que são constante e intensa, a minha boca está com 18 mm de abertura, sinto muita dificuldade em comer, a boca está com pouca mobilidade e sinto a dor no ouvido com toda movimentação que faço.
Hoje 27/02/2012, conversei com o Dr. L., ele solicitou mais 90 seções de fisioterapias. E disse que precisava fazer mais infiltração de Toxina botulínica, para alivio da dor na região temporal, já que as dores na musculatura nas laterais do rosto aliviaram muito depois da infiltração.
Solicitação da fisioterapia abaixo:
Á Secretária da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte
Prezado colega,
Ao examinar o paciente MARILAC FERNANDES PAIVA , constatei:
Diagnostico:
Dor muscular em região Temporal e masseter bilateralmente decorrente hábitos de apertamento dental e também por fibrose pós operatória.
Apresenta ainda Cefaléia temporal e cansaço na região masseterina e limitação dos movimentos mandibulares.
SINDROME DA DISFUNCAO MIO FASCIAL
Já foi submetida recentemente a cirurgia de reconstrução com prótese bilateral por degeneração articular.
Neste momento estamos propondo um tratamento fisioterápico pós operatório como medida de recuperação da musculatura.
Precisando mais (90 sessões) fisioterapias para continuidade do tratamento, há necessidade de infiltração de Toxina botulínica para relaxamento de musculatura. Já houve um episodio de infiltração, porem há necessidade deste complemento, para alivio das dores que são constantes e intensas.
.
Sem mais
CID: T – 902
São Paulo 27 de fevereiro de 2012
Prof. Dr. L
28/02/2012 – Estive com o Dr. S. para aplicação de laser e conversei com ele a respeito dessa dor do ouvido que não pode ser normal, e está piorando, pedi a ele para conversa com o Dr. L, pois não agüento mais, porque os posicionamentos das próteses não estão iguais a prótese do lado direito está muito próxima do ouvido. E Talvez seja isso que está causando as dores. Eles conversaram e decidiram fazer outra cirurgia para reposicionar a prótese, afastando mais um pouco do ouvido. Essa notícia me deixou mais arrasada do que já estou.
Hoje dia 20/03/2012 – Dr. L fez a solicitação das injeções para a Secretaria da Saúde libera, para fazer a aplicação na parte frontal, estou sentindo dores insuportável nessa musculatura, passei para a minha advogada a Dr. R, ela já fez a petição e enviou para o juiz. Estou aguardando sai a determinação do Juiz para saber quando vou ter isso resolvido, porque as fisioterapias até agora a secretaria não se pronunciou….
Conforme solicitação abaixo:
Á Secretária da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte
Prezado colega,
Ao examinar o paciente MARILAC FERNANDES, constatei:
Diagnostico:
Dor oro facial – Sindrome da Dor Miofascial pós operatória.
Planejamento:
A paciente deve vir a Clinica Lobo em São Paulo, para avaliação e continuidade de tratamento em 04.04.2012 as 14 horas.
Para tanto deve trazer como medicação para uso medico nesta consulta
03 frasco ampola de TOXINA BOTULINICA – do Tipo A
GRATO
CID: T – 902
São Paulo 20 de marco de 2012
Prof. Dr L
17/05/2012 – Hoje as 15h30min hora viajei para São Paulo para ser feita mais uma aplicação de TOXINA BOTULINICA, na musculatura, na sexta feira estava lá na clínica de Dr. L, ele mesmo fez a aplicação em vário locais no rosto na testa, e quantos as dores da musculatura foi um alívio total. A Dor que continuo sentindo e nos dentes e um leve dor de cabeça. Minha boca esta com 24 mm de abertura continuo fazendo fonoterapia. E esperando melhorar.
01/07/2012 – Viajei para São Paulo, para avaliação e fazer mais infiltração de medicamento na musculatura da face. Segue laudo para renovar perícia médica.
AO INSS
Prezado colega,
Ao examinar o paciente MARILAC FERNANDES, constatei:
Diagnostico:
ARTROSE SEVERA DE ATM BILATERAL COM PERDA DO CONDILO, PARALIZIA FACIAL.
Planejamento:
Paciente no procurou com uma queixa de cefaléia intensa na região do músculo temporal, otalgia e limitação de abertura bucal.
Refere já ter se submetido a outros procedimentos cirúrgicos sem sucesso.
Tendo sido operada por nós para colocação de duas próteses totais articulares (ATM), para buscar um equilíbrio da face e conseqüente reabilitação funcional.
Neste momento esta em tratamento fisioterápico e ainda não apresenta condições de exercer suas atividades profissionais.
CID: T – 902
São Paulo 02 de Julho de 2012
Prof. Dr L.
CRO: 9219
Hoje dia 17/07/2012, A dor de cabeça frontal voltou me acordo com uma dor insuportável que permanece durante o dia todo, tomo remédio alivia um pouco, mas não passa, meu Deus como é difícil viver assim, sem qualidade de vida e sentindo dores o dia todo e todos os dias. Continuo sentindo varias seqüelas das cirurgias anteriores, e sei que essas seqüelas são irreversíveis, continuo sentindo dores em toda arcada dentária inferior, é uma dor permanente que não passa, e piora, quando mastigo, sinto dores no ouvido quando tento movimentar a boca ou comer alguma coisa, sinto dores na mucosa da boca e na língua, constantemente, e ultimamente a dor de cabeça voltou muito intensa, acordo com dores insuportáveis, e permanece durante o dia todo, tomo remédio alivia um pouco depois volta com a mesma intensidade e uma dor frontal insuportável, logo que aplicou a toxina tinha sido um grande alívio, mas agora voltou do mesmo jeito de antes. Continuo vivendo sem qualidade de vida…. Ou melhor continuo sobrevivendo, porque isso não é vida, e sim um tormento.
Continuo fazendo acompanhamento com Psiquiatra, e tomando remédios antidepressivos… Mas não sei o que está acontecendo, pois só vivo passando mal é como crise de pânico, uma sensação ruim com um arrocho nos peitos, parece que não tem ar pra eu respirar e em seguida tenho crise de choro, fico muito sufocada. É sintoma tão ruim o corpo fica todo tremulo, fico sentindo formigamento nas mãos e um calor intenso. Tenho que ir a São Paulo mensalmente fazer revisão e aplicação de medicamento na musculatura essas dores vai ser controlada assim o meu medico de São Paulo falou que se a minha boca abri 24 mm e permanecer isso já é um grande sucesso…Está com 24 baixa pra 22 sobe pra 24….
Mas o que me preocupa não é a abertura da boca é as dores que tira minha qualidade de vida, me leva a depressão. Eu sou uma pessoa superativa e hoje não agüento fazer nada sentindo dores o tempo todo…
Essa dores que sinto em meus dente é terrível, quando como alguma coisa que mastigo mesmo com dificuldade em deglutir, sempre ficando engasgada, isso me deixa apavorada, meus ouvido doe muito, fico triste em ter passado por seis cirurgias e sentir todas essas seqüelas, como isso me tira o auto-estima, e me deixa triste e depressiva, porque essas dores não param um minuto quando não agüento tomo remédio pra dor, alivia um pouco, mas tenho que está sempre controlando com remédios porque é insuportável, e quando penso que isso é irreversível, fico mais deprimida e revoltada. Fiz essas cirurgias pra me tirar um dor e deixou seqüelas pior que as dores que eu sentia. Só Deus na minha vida pra fazer um milagre. Porque não tem como esquecer uma dor que estou sempre sentindo. Tenho que ir a São Paulo esse mês para aplicação de medicamento na musculatura, para aliviar as dores frontais, que só falto não agüentar fazer as fonoterapia.
E assim vou vivendo ou tentando sobreviver, ninguém tem idéia como me sinto, assim já são 8 anos da minha vida que eu considero perdido, porque foi totalmente sem qualidade de vida, eu quero viver ser feliz, ter vida própria, o tempo passa rápido e eu sei que com a minha idade não estou mais subindo e sim descendo…….
Hoje dia 28/08/2012, estive com o Dr. S conversamos muito a respeito das seqüelas que sinto, e ele me deu o seguinte laudo para a perícia que vou renovar dia 03/09/2012, segunda feira próxima. Espero que dessa vez consiga minha aposentadoria, que é o meu maior desejo, não agüento mais aquelas humilhação que passo quando vou renovar essa perícia, é como se eu estivesse pedindo um favor… Eu só quero ter os meus direitos adquiridos, trabalhei muito e contribui muito para ter esse direito.
03/09/2012 – Fiz a perícia médica e fui aposentada, fiquei feliz por isso, porque como me sinto não tenho a menor condição de trabalhar.
E o Dr. S está vendo como fazer para diminuir as dores dos dentes. O Dr. S me encaminhou para um neurocirurgião.
Marquei a consulta e fui dia 01/11/2012 para o Dr. S D., gostei muito da consulta ele prescreveu pra mim os seguintes medicamentos:
Lyrica 150 MG e……. Oxycontin 10 MG
Comecei a tomar no mesmo dia com meia hora a após senti a diferença as dores dos dentes diminuíram muito.
Hoje dia 11/11/2012, domingo percebi que as dores dos dentes voltaram e isso me deixou muito triste. Passei 19 dias sem dor nos dentes na boca na língua não tinha passado total, tinha aliviado muito, mas percebi que já voltou a doer como antes.
Hoje dia 20.02.2012 – Quarta Feira, faz hum ano e quatro meses da minha cirurgia de implante das prótese de ATM, mas vivo totalmente sem qualidade de vida, por conta das sequelas que ficaram, continuo com dores em toda minha arcada dentária, na boca na língua, em toda mucosa da boca, meu Deus como é revoltante , hoje é um dia que estou desesperada com dor, quase toda semana tenho ido ao pronto socorro 1 ou 2 vezes, quando tento mastigar alguma coisa, ou quando faço muito esforço físico organizando a casa no outro dia é um tormento, são dores fortes tomo remédio pra dor só alivia um pouco. Já não estou aguentando mais essa situação.
E as dores da musculatura estão sendo controlada com botox. Mas tem dias que minha boca doe tanto que só falto não conseguir falar com a boca travando. Meu Deus que coisa complicada, essas dores que sinto na boca, na arcada dentária, é por causa de uns nervos que foram lesionado durante a terceira cirurgia e isso é irreversivel.
A única coisa que tenho certeza é que isso tudo acabou com minha vida, hoje sou uma pessoa triste, revoltada, depressiva, e a única coisa que ainda me impusiona a tentar viver assim, são meus dois filhos que é tudo na minha vida. Porque se não eu mesma já teria colocado um ponto final nessa história.
Marilac
Boa tarde Dr.Marcelo,
Como já havia dito estou com esse problema de disfunção na atm , sinto muitas dores quando falo muito ou mastigo para que minha mandibula esta solta dentro da minha boca e meu pescoço não para de estralar nem por um segundo, a pergunta é tem a possibilidade de afastamento do trabalho pois trabalho em um call center sinto que cada dia se complica mais pelo fato de atender mais de 80 ligações por dia.
aguardo resposta,
Beatriz vila nova
Beatriz, se for feito um tratamento adequado, você pode se afastar por alguns dias e retornar quando estiver melhor. Entretanto, em alguns casos, é realmente necessário o afastamento, mas para isso é preciso ter uma compreensão muito detalhada da situação e, via de regra, envolve o médico e/ou dentista do trabalho.
Att.,
Marcelo Matos
Marilic queria muito conversar com vc em partucular, ja fiz 8 cirurgias e por ultima prótese de atm do lado direito.
A sua história se parece muito com a minha, se puder me ligar 11 997287083.
Me chamo Lais
Lais, gostaria de saber se há como eu lhe ajudar. Acesse o link e me conte um pouco mais sobre sua história: conte-me sua história!
Encontrei este blog, li os relatos e não pude deixar de me rever e sentir de certa forma compreendido. Vivo em Portugal, tenho 31 anos e já há vários anos que sofro de patologia da ATM. Uso um aparelho todos as noites (e em alguns momentos de dia) desde 2007, mas acontece que a minha situação se tem vindo a agravar ao longo do tempo. Tenho um acentuado desgaste nos discos e a verdade é que por vezes me sinto desesperado, cada vez com maior frequência. Quando tento explicar o que sinto a familiares e amigos, raramente me compreendem e pensam que estou a exagerar. Tenho dias em que não consigo abrir a boca mais do que 1 ou 2 dedos, não consigo bocejar, não consigo comer ou mastigar, por vezes falar é difícil. Não sou por natureza uma pessoa deprimida, apesar de sofrer de alguma ansiedade e ter episódios de stress, mas a verdade é que estas limitações devidas à patologia da ATM afectam o meu bem-estar global e a minha qualidade de vida, deixando-me por vezes bastante bloqueado. Adoro comer, falar, cantar e é muito complicado não o poder fazer naturalmente. Já me aconteceu acordar com inchaço e deformidade facial, o que tem um forte impacto psicológico (além da natural dor adjacente). Senti profunda compaixão pelos relatos que li, nomeadamente da Marilac, pois sem bem avaliar o sofrimento inerente, ainda que à minha escala. Desejo a todos as melhoras e muito obrigado pela existência deste blog.
Boa tarde, Dr. Marcelo.
Minha filha tem 12 anos e quando tinha de 9 para 10 anos começou a sentir dores de ouvido fortíssimas. Íamos ao hospital todos os dias e apesar de os médicos dizerem que não tinha nada no ouvido passavam antibióticos de até 750mg. Até que um médico me disse que o que minha filha tinha era disfunção da ATM e que eu procurasse um profissional.
Achei um especialista que em exame físico disse que ela tinha mesmo disfunção e pediu alguns exames com fotos que foram tiradas com quadradinhos atrás para medir se o corpo estava desalinhado e radiografias.
Tudo foi feito e começamos o tratamento.
Primeiro ela usou um aparelho somente no céu da boca durante aproximadamente 3 meses. Depois foi feito um aparelho que era único mas pegava todos os dentes e deveria usar no mínimo 18 horas por dia.O especialista me disse que tudo isso que ela tinha era porque minha fila é respiradora bucal. Então durante o dia tinha a fisioterapia para manter a boca fechada (correntinha) e à noite micropore. Quando tivesse dor de ouvido, era pra beber água, respirar profundamente e contar 5 segundos para beber de novo, assim até a dor passar.
O aparelho foi tirado porque minha filha cresceu e o dentista achou melhor não fazer outro….Ela estava quase de alta do tratamento e voltou a ter dores de ouvido algumas vezes. A levei a última vez em setembro de 2011 e não voltei porque não tenho condições de pagar uma consulta mensalmente….
Minha filha estava com os caninos superiores nascendo e os de leite ainda não tinham caído. O dentista arrancou os deleite pra ver se os permanentes nasceriam no lugar. O da direita nasceu mais ou menos, mas o da esquerda ficou pra cima da gengiva e não desceu, só estourou.
Esse especialista me informou que quem tem disfunção não pode colocar aparelho fixo pois causa problemas. Será que ela pode usar aparelho fixo quando acabar a fase de crescimento?
Ela não teve mais dores, graças à Deus, mas tenho um dentista que não é especialista em ATM com quem trato há muitos anos e não aconselha aparelho antes dos 18 anos.
Minha maior dúvida é: para corrigir os dentes tortos minha filha poderá usar qual tipo de aparelho e a partir de qual idade?
Agradeço;
Flávia
coloquei uma goteira mas sinto grande incomodo a comer e parece que tenho a lingua toda cortada será normal?
No começo pode ser sim, no entanto é melhor buscar saber se os efeitos esperados estão ocorrendo também…
oi doutor me tira uma duvida. eu tenho disfunção de articulação temporomandibular estou sofrendo com dor de cabeça e no rosto nao uso aparelho nenhum aparelho na boca ja tomei varios anti flamatorio estou usando anti depressivo so que nao me ajuda eu sinto muitas dor.. Mas eu tenho tambem sindrome fibromialgico que não me ajuda mas gostaria que o senhor me orienta se porque s tenho que faz a cirurgia ou não acradeso desde ja muito obrigada fica com deus….
[ Nota do Dr. Marcelo Matos (moderador): este comentário foi editado para remover os nomes dos profissionais envolvidos, por motivos de ordem legal e ética, conforme o Código de Ética de Odontologia ao qual este blog está sujeito. Os nomes foram substituídos por iniciais maiúsculas]
Dr. Marcelo, boa noite.
Estou enviando mas uma parte da minha história que ainda não acabou. Sinta-se a vontade para eliminar o que não for necessário ser públicado, eu fico bastante agradecida pela sua atenção. Marilac
O Dr. S disse que meu caso só resolve na justiça, porque precisa fazer a reconstrução do côndilo colocando uma prótese, e o SUS não dá esse tratamento.
Hoje dia 25/03/2010, Quinta feira, eu desesperada com tanta dor sem poder dormi direito, fui à secretaria da saúde falei com Emília ela está entrando em contato com o ministério da saúde em Brasília, pra ver se consegue esse tratamento. Estou esperando um retorno… Não sei até quando vou suportar tanta dor.
Hoje dia 29/03/2010, segunda feira, Emília ligou pra mim e disse que já entrou em contato com o ministério da saúde em Brasília, já passou cópias dos meus laudos médicos e que eles estão fazendo uma pesquisa pra ver o estado que desponhe dessas próteses e qual Hospital eu vou fazer a cirurgia, e disse que Dr. T está fazendo um documento de solicitação pra mandar pra lá, bom pelo menos isso já me deixou, mas aliviada, porque não agüento mais de tanta dor… Ai Deus que sofrimento…
Hoje dia 12/05/2010, ainda estou esperando pela posição da secretaria da saúde, já estou ao ponto de fazer uma loucura, não agüento mais espera o tempo pra quem está com dor é muito lento, não estou dormindo bem, estou muito estressada me irrito muito, passo mal é uma sensação ruim parece que num tem ar pra eu respirar estou pior da minha depressão já sei quando começo a me sentir assim, não posso para de tomar os remédios. Fico revoltada. Sem poder fazer nada… Essa é a triste realidade do nosso país, pra quem não tem condição…..
Hoje dia 12/05/2010 – estive no Hospital Walfredo conversei com Dr. S, ele me deu o seguinte laudo pra eu levar para a perícia:
DLECARAÇÃO: Declaro para os fins trabalhistas que Marilac Fernandes Paiva, encontra-se em controle de disfunção temporamandibular com dores que não cessam definitivamente e aguarda no momento um encaminhamento para tratamento cirúrgico de reconstrução da ATM esquerda que está sendo providenciado pela secretaria de saúde do RN.
Dr. S – Cirurgia Trauma Bucomaxilofacial.
Natal/RN, 12/05/2010
Hoje dia 23/05/2010 Fui ao Pronto socorro do Hospital João Machado, com crise forte de depressão, fui atendida pelo Psiquiatra – Dr. M, que me medicou com, diazepam de duas MG e Levozine de 25 MG, foi como melhorei, Fico ansiosa esperando a resposta da Secretaria da Saúde, pra eu fazer logo essa cirurgia pra ver se alivia meu tormento, não agüento mais tomar remédio pra dor todos os dias… Não tem ser vivo que passe por isso tudo sem entrar em depressão, vivo sem qualidade de vida, não agüento trabalhar, não consigo mastigar, no meu rosto e na mina boca doe tudo minha boca não abre normal, não agüento mais viver assim… Minha vida não faz o menor sentido… diante disse tudo que estou passando….
Atestado Médico
Atesto para os devidos fins que a Sra. Marilac Fernandes Paiva, compareceu ao setor de emergência do Hospital colônia Dr. João Machado, para avaliação médica no dia 23/05/2010 – Dr. M – Psiquiatra. CRM xxxxx – Reg. xxxx
Hoje dia 15/06/2010, Estou muito revoltada, dia 10/06 estava tão revoltada com tanta dor que tomei 15 comprimidos de rivrotil de duas MG… Tomei todos de uma só vez. Para ver se passava pelo menos dois dias dormindo… Ou morria logo.. Mas não funcionou… Hoje estou com muita dor já tomei remédio quatro vezes. Não agüento mais è muita gente com problemas sérios, é muita gente como eu revoltada, a população que tem o SUS como referência objetiva de assistência médica. É falta de atenção e interesses pelos seus representantes na política do Brasil… Isso é uma vergonha… Como: filas; falta de leitos hospitalares; escassez de recursos financeiros. Estou simplesmente revoltada.
Hoje 18/08/2010 – Continuo na mesma com dores fortes todo o dia, com uma crise de depressão horrível, foi ao Hospital Walfredo Gurgel, falar com o Dr. S ele repetiu a medicação do psiquiatra, porque eu não tinha conseguido uma ficha para o mesmo, e me deu o seguinte laudo para a perícia:
Laudo Médico:
Declaro para os devidos fins de perícia que Marilac Fernandes Paiva, estar ainda no aguardo de uma resposta por parte da Secretaria da Saúde do Estado do RN, para realizar cirurgia de reconstrução de ATM esquerda no Estado de São Paulo. Continua com quadro álgico importante.
Natal/RN, 11/08/2010 Dr. S – Cirurgia Trauma Bucomaxilofacial.
Estou revoltada desde o mês de março que espero essa autorização da Secretaria de Saúde, para fazer essa cirurgia e até agora nada, essa solicitação foi feita ao Ministério da Saúde em Brasília, pra solicitar do secretario da Secretaria da Saúde daqui pra liberar verbas pra cobrir as despesas necessárias do meu tratamento já que o SUS não dar cobertura a esse tipo de procedimento. Af!! Não agüento mais espera. Não agüento mais tanta dor.
Hoje 28/08/2010, eu continuo na mesma estou sentindo dores insuportável na minha boca, vou ter que procurar resolver por outro lado , por que a secretaria estar demorando de mais, mandou esse processo pra Brasília em Março, já estamos em Agosto e eu não agüento mais, meus dentes doem todos, eu queria saber porque depois dessa cirurgia ortognatica eu fiquei com essa seqüela….. Não agüento mais. Estou como sempre, revoltada…
Hoje dia 08/09/2011, telefonei pra o Dr. S e disse a ele que procurei a imprensa liguei pra TV cabugi pra fazer uma matéria do meu caso, por que na hora que fosse divulgado na televisão, ia aparecer alguém querendo ajudar, e tinha tomado essa decisão em virtude de não agüentar mais tanto sofrimento, ele me pediu que não fizesse isso agora, que no dia seguinte estava indo para Brasília participar de um seminário com um cirurgião de São Paulo especialista em implante de prótese de ATM e que ia conversar com ele a respeito do meu caso e me dava uma posição logo que retornasse, logo que o Dr. S retornou ligou pra mim pediu pra mim ir falar com ele que ia solicitar uma tomografia para mandar pra esse médico em São Paulo, e que ia solicitar da secretaria da saúde as prótese e o material necessário pra fazer o implante das próteses de ATM com esse médico de São Paulo, mas que ele viria fazer aqui em Natal.
No dia 13/09/2010 estive com ele e ele me solicitou a seguinte tomografia:
Solicito tomografia computadorizada de boca fechada com prótese na boca, crânio, face e mandíbula para prototipagem. Observação: Salvar no sistema Dicon e me avisar a data do exame que eu quero ir assistir de preferência á tarde.
13/09/2010
Dr. S – Cirurgião Bucomaxilofacial – CRO/RN, 1303
No dia 15/09/2010, Estive com o Dr. S e ele me deu o laudo solicitando da Secretaria da Saúde, do que é necessário fazer com a descrição do material a ser usado na cirurgia.
Laudo:
Dr. S. CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL
A SESAP
Venho através desta solicitar a esta Secretaria que possa providencia com a maior brevidade possível autorização para realização de procedimento do tipo Reconstrução de Articulação Têmpora Mandibular na Senhora Marilac Fernandes Paiva, através de Prótese de ATM, procedimento a ser realizado a nível hospitalar sob anestesia geral, em qualquer hospital credenciado pelo SUS em nossa capital.
Gostaria de enfatizar que a paciente enfrenta desde 05 de Dezembro de 2005 quadro severo de dor oro facial e desordem têmporo mandibular que não respondeu satisfatoriamente por longo período a nenhum dos tratamentos clínicos conservadores ou cirúrgicos utilizados. Assim em 05 de outubro de 2007 a paciente foi submetida em Recife-PE a desarticulação da ATM esquerda por ter o cirurgião que a atendeu considerado que havia processo degenerativo não havendo condições, segundo o mesmo de manter o côndilo mandibular. Em ressonância magnética realizada na data de 29 de maio de 2007, já havia no laudo, descrição de artrose bilateral das ATMS com deslocamento anterior do disco articular sem redução na fase com boca aberta e degeneração dos discos articulares sendo mais acentuada do lado esquerdo, justamente aonde a dor era mais intensa.
Consequentemente há agora a necessidade de reconstrução dessa região uma vez que o equilíbrio do sistema mastigatório precisa ser restabelecido. A paciente esta impossibilitada de exercer suas funções laborais por que apresenta quadro diário de cefaléia temporal mesmo com uso de ansiolítico e antidepressivo (rivrotil, amitriptilina e carbolim), dores contínuas tipo nevrálgicas em todos os dentes inferiores até mesmo em toca-los com a língua além de sensibilidade estranha (disestesia) na ponta da língua bilateralmente. Há ainda dor na borda inferior do masseter esquerdo e na região submentoniana com limitação da abertura bucal. Está também começando a sentir zumbido no ouvido direito e dores na ATM direita como “agulhadas” sis semelhantes as que sentia na ATM esquerda. Não consegue alimentar-se adequadamente. A paciente apresenta de acordo com atestado psiquiátrico, quadro depressivo e está extremamente estressada pelos anos de sofrimento. Peço respeitosamente que seja dada a devida urgência ao caso uma vez que não há mais margem de espera devido ao prolongado tempo de sofrimento e dor.
A seguir passo a descrever os materiais necessários à realização segura e adequada da cirurgia:
PRÓTESE DE ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR TMJ COMPLETA
CONTENDO:
A – COMPONENTES MANDIBULARES 45 mm ESQUERDA COM OS PARAFUSOS DO SISTEMA
B – FOSSA EM POLIETILENO COM PARAFUSOS DO SISTEMA
AMBOS DO FABRICANTE W. LOREN/BIOMET
C – 02 LÃMINAS DE SERRA
D – 02 BROCAS CIRÚRGICAS
E – MINITORAÇÃO DO NERVO FACIAL DURANTE O PROCEDIMENTO COM CATETER PARA ESTIMULAÇÃO FACIAL Quatro CANAIS E SONDA ELETROESTIMULADORA MONOPLAR NIM II 0,5mm
Obs.: a escolha da prótese TMJ BIOMET é baseada em mais de 100 CASOS DE APLICAÇÃO SEM NEHUMA RETIRADA OU REJEIÇÃO E É A ÚNICA PRÓTESE COM REGISTRO E APROVAÇÃO DA ANVISA.
F – A paciente necessita de 30 sessões com fonoaudióloga especializada em motricidade oral para obter a recuperação da sua abertura máxima de boca além de drenagem dos edemas pós-operatórios e para acelerar a recuperação do nervo facial.
G – Haverá ainda a necessidade de reabilitação protética dentária na arcada superior e inferior. Na arcada superior com prótese do tipo total fixada em quatro implantes. Na arcada inferior a colocação de quatro implantes e quatro coroas sobre implante, além de confecção de placa oclusal de mordida ( PLACAMIORELAXANTE) por tratar-se de paciente que faz intenso aperta mento dentário. A realização dos implantes só será possível mediante uma análise tomográfica prévia para determinar-se a espessura óssea e principalmente a localização do nervo alveolar inferior tendo em conta que a paciente já realizou cirurgia ortognática de avanço mandibular.
Natal, 15 de Setembro de 2010.
Dr. S – Cirurgia bucomaxilofacial – CRO-RN XXXXXX
CPF: XXXXXXXXXXXXX
No dia 16/09/2010, Estive na secretaria da Saúde, a resposta que tive foi que a secretaria não tinha verba para cobrir as despesas e que eu procurasse a Justiça, fiquei, mas revoltada ainda, Emília que trabalha no setor de TFD Tratamento Fora do Domicílio, no qual tem todo processo do meu caso que tenho o cartão com o número do meu processo que é 218/07, tem conhecimento de todo meu caso, me orientou a procurar o setor jurídico da UNP.
Na segunda feira dia 20/09/2010 fui a UNP e dei entrada na documentação que levei, me pediram mais cópias de mais alguns documentos e marcaram pra eu ir levar hoje dia 27/09/2010, levei o restante da documentação solicitada assinei a procuração, me mandaram aguardar que qualquer coisa ligava, mas que iam fazer tudo pra que fosse agilizado o mais rápido possível.
Fui atendida pela estagiária Luciara de Freitas, estou com o cartão da triagem de número 28984 – Grupo 22/09/2010.
Agora é esperar e pedir a Deus que dê tudo certo. Não agüento mais tanto sofrimento, tanta dor, dor no corpo e dor na alma, é preciso acreditar muito na vida e ter muita fé em Deus pra superar tudo isso.
Hoje dia 22/11/2010 Estive lá na pratica Jurídica da UNP, pra saber o andamento do meu processo, meu Deus que coisa lenta dois meses ainda vai pra o juiz, daqui a pouco chega o dia 20 de Dezembro air entram em recesso, lá vai eu me desesperar de novo, porque continuo com os mesmo sintomas já não agüento mais de tanta dor….
Hoje dia 10/02/2011 – Segunda Feira estive na UNP, sai de lá indignada o processo estar parado desde a última vez que estive lá em 22/11/2010, na conversa que tivemos lá ia ser tudo tão rápido tinha prioridade porque se tratava de doença de dor…Só sabe a revolta quem sente, estou revoltada, muito revoltada.
20/01/2011 – Domingo, Hoje faz três meses que dei entrada ao processo na pratica jurídica da UNP, sempre vou lá saber o andamento do processo e cada vez sai mais indignada, durante três meses o processo ainda estar no setor de correção ortográfica. Meu Deus, não agüento mais, vou ter que procurar um advogado particular pra ver se isso anda mais depressa, eu já não agüento mais tanta dor..Que sofrimento, estou muito revoltada com isso, e é porque era urgente, imagine se não fosse…Em Abril faz seis anos que estou com esse problema, não sei de que me adiantou fazer quatros cirurgias pra curar um problema e deixar seqüelas pior que os sintomas que eu sentia, me sinto deprimida, triste, e muito revoltada.
Dia 04/04/2011 – Fui a São Paulo fazer uma avaliação com o Dr. F, o Dr. S acompanhou a consulta, eles conversaram sobre a cirurgia o que vai ser feito, olhou alguns exames e agora é espera o processo ir pra secretaria e ver o que vai ser autorizado…
Hoje dia 18/04/2011 – O Juiz já passou a liminar para a secretaria e o processo estar no setor jurídico, estive lá, mas pelo que vi é tanta burocracia, meu Deus, espero que seja rápido, porque eu já estou no extremo de dor, que sofrimento, só sabe eu e Deus….Agora vou ficar acompanhando o andamento na secretaria. Mas paciência também tem limite……
Hoje dia 02/05/2011 – Estive na secretaria da saúde, o meu processo estar lá sendo empurrado de um setor pra outro sem nada ter sido resolvido, ligaram pra mim sexta feira com uma conversa, me dizeram pra eu ir lá pegar a autorização para fazer tomografia cheguei lá nem sabiam onde estavam o processo…..Saíram procurando de sala em sala, depois de encontrado fiquei lá na sala com uma Sra. Que nem quero citar o nome. Resultado só escutei dificuldade e obstáculos por parte dessa pessoa… Nada foi autorizado, o que vi foi muita burocracia e dificuldade…… Gente arrogante e pedante, muita falta de humildade sai de lá indignada, me senti muito humilhada diante daquela conversa… Mas estou decidida a ligar pra imprensa pra fazer uma matéria e colocar no ar, porque assim espero que seja resolvido….
Hoje dia 03/05/2011 Fui à quarta vara falar com o Juiz sobre o que estava ocorrendo, ele me orientou ligar pra o meu advogado passa uma petição relatando o caso que ele ia tomar as devidas providências….. Cheguei em casa liguei pro advogado e liguei pra imprensa TV Cabugí, ficou tudo acertado e no outro dia 04/05/2011 ás 10:00 horas da manhã a reportagem estava na minha casa, fizemos a matéria, e hoje dia 05/05/2011 a imprensa foi a Secretaria da Saúde fazer uma matéria com o Secretário de Saúde do Estado, agora a noite recebi uma ligação do Dr. S dizendo que tinham ligado pra ele dizendo que o secretário autorizou tudo….Enquanto isso o juiz já tinha emitido um documento para o Ministério público pra ser tomada as devidas providência…
Recebi também hoje uma ligação do Dr. SV dizendo que a Secretaria tinha ligado pra ele ir analisar meu processo. Deve ter sido depois que a imprensa saiu.
Se eu fosse analisar com clareza o que está acontecendo comigo eu acho que seria difícil chegar a uma conclusão. Só sei que sinto dores insuportáveis, não consigo mastigar e sinto que a cada dia estar piorando, meu pescoço doe muito chegando até o braço esquerdo….. Não estou dormindo bem, isso tudo mexeu muito com minha estrutura psicológica…….. E me deixou com uma depressão horrível….. Estou muito estressada Ninguém queira estar na minha pele… Só sabe eu e Deus o tamanho do sofrimento que estou passando….
Hoje dia 06/05/2011 – Matéria foi para o ar na TV.
06/05/2011
Pacientes recorrem a justiça para ter direito ao atendimento na rede pública de saúde
Medicamentos, procedimentos ou cirurgias em muito casos só com a justiça para ter o direito assegurado
O direito à saúde deveria ser uma garantia inquestionável mas, na prática, não é isso que acontece. Por isso, a cada dia, mais pacientes recorrem à justiça para ter direito a um medicamento,um procedimento, uma cirurgia. você vai acompanhar agora mais uma dessas histórias.
Matéria:
Há seis anos dona Marilac sofre com problemas na atm, abertura temporo-maxilar. ela não consegue mastigar, tem dificuldades para falar e sente dores que não param. A doença fez com que ela largasse o trabalho. Hoje, ganha pouco mais de 900 reais de beneficio do INSS e mora de favor na casa da irmã. Dona Marilac não tem plano de saúde e desde que o problema começou, já fez quatro cirurgias. uma em Natal e três no Recife.
– As de Recife o SUS cobriu. Eu fiz no Imip porque não da direito a cobertura, mas como eles ficaram sensibilizados e me enquadraram em outro tipo de atendimento e eu fiz essas cirurgias. Aqui eu fiz no hospital da Polícia Militar pelo SUS, mas eu tive algumas despesas com materiais que foram comprados por minha conta. Os materiais foram os parafusos que eu comprei, que deu em torno de R$ 800,00 , eu comprei uma serras que era para serrar os ossos da maxila que me custou na faixa de R$ 3.500,00 , comprei uma injeções para serem aplicadas na hora da cirurgia – conta Marilac Fernandes,pensionista.
Dona Marilac ainda precisa de mais uma cirurgia e alguns implantes para poder ter uma vida normal. Mas não tem dinheiro para isso. Em setembro do ano passado, entrou na justiça, para que o governo bancasse os custos. A decisão saiu no dia 17 de abril e condenou o estado a custear tanto a cirurgia, quanto o material necessário e os procedimentos de pré e pós operatorio e dava 15 dias para a secretaria de saúde apresentar os autos de cumprimento. O prazo esgotou e tudo o que dona Marilac conseguiu foi aborrecimento e descaso.
– O processo lá na secretaria passa pro vários setores, é parecer de uma médico, parecer de outra, e o parecer que me foi dado que eu ia ser encaminhada para São Paulo para fazer o tratamento. Eu não preciso ir a São Paulo para fazer um tratamento eu preciso desse material para fazer uma cirurgia -diz Marillac Fernandes.
E nós fomos, mais uma vez, procurar o secretário Domício Arruda. Levamos a ele o caso de dona Marilac e conseguimos uma boa noticia.
– O material está autorizado a paciente sabe disso, vai ser realizado no Hospital da Polícia Militar e o médico vem de São Paulo e a cirurgia será marcada de acordo com a agenda desse médico – afirma Domício Arruda, secretario de Saúde.
Marilac – Até essa data eu não estava sabendo de nada, só me deparava com osbtaculos lá secretária e jogo de empurra de um setor pra outro. O médico vem fazer a cirurgia quando o material estiver comprado.
Marilac diz: Uma tumografia que é o início de tudo ainda não foi liberada….Hoje me estressei demais com vária ligações que fiz pra secretaria o mesmo jogo de empura, passando a ligação de um setor pra o outro e ninguém sabe informar nada..perdi o controlhe da situação fui grossa, ignorante falei tudo que queria, pois não aguento mais essa gente…Isso é muito humilhante….e não vou procurar mais ninguém e nem fazer nem mais uma ligação…O meu limite acabou, estou no extremo..
Hoje dia 18/05/2011 – Faz um mês que a liminar e o meu processo chegou na secretaria da saúde, nem a tumografia que é o ínicio de tudo foi autorizada, meu Deus, não aguento mais, tanta dor, são dores insuportaveis, o dia todo…Minha boca arde e queima constantemente, Meu Deus tem misericordia de mim….
Hoje dia 23/05/2011 ligaram para mim da secretaria dizendo que a tumografia estava autorizada. No dia 25/05/2011, fui ao IORN fazer a tumografia e outros exames que foi solicitado, no mesmo dia as imagens foram liberada e no dia seguinte enviei para Dr. L em São Paulo, ele recebeu entrou em contato comigo disse que lestava avaliando e logo entrava em contato comigo dizendo o que devia ser feito.
Hoje dia 09/10/2011 – O meu processo estar na procuradoria geral para o parecer do procurador , porque o valor passa de oitenta mil reais, que tanta burocrácia pra um caso que é urgente.
Hoje dia dia 10/06/2011 Fui ao Centro Clínico da Policia militar, para Dr. S fazer uma cirurgia para remover uma placa e uns parafusos que tinha do lado direito da façe, para ver se alivia as dores que estou sentindo nos dentes, ainda faltou remover um parafuso, e uma ponta da broca que ficou dentro da boca em uma das cirurgias que fiz no Recife, que não deu pra ser retirado, mas ele disse que os principais que estava próximo ao nervo foi removido, e que esse outro no dia da outra cirurgia retirava. Hoje enviei pelo correio para o Dr. L em São Paulo outro CD com mais imagens de outros exames.
11/06/2011 – Meu Deus quanto sofrimento. Eu nem sei se o que eu estou passando é uma tragédia ou o Destino.
Hoje dia 20/06/2011 – Faz 11 dias que meu processo estar na procuradoria para um parecer do procurador. O pocesso estar no gabinete do procurador. Eu fico muito revoltada com isso tudo, eu não suporto mais sentir tanta dor.
Hoje dia 06/07/2011 – Eu estive com Dr. S no walfredo Gurgel, ele me deu o seguinte laudo para a perícia:
DECLARAÇÃO:
Declaro para os fins trabalhista que Marilac Fernandes Paiva, está em fase de preparação final para realizar cirúrgia de rescontrução da articulação tempora mandibular e ainda permanece com dor imposibilitada de exercer funções laborias.
Dr. S
Natal/RN, 06/07/2011
Hoje dia 23 de Julho de 2011 – Nada foi decidido ainda da cirurgia é tudo muito difícil, são muito os obstáculos que apareçe, eu estou quase desistindo de tudo isso, estou muito revoltada. Tudo na vida tem limite, desde março de 2010 eu venho batalhando por essa cirurgia e a té agora quase nada foi resolvido, não aguento mais…..
Hoje dia 03/08/2011, Saiu a decisão judicial final referente ao meu processo solicitando a cirurgia, depois de 11 meses batalhando na justiça. Já agradeci muito a Deus, foram muitos anos de dor e sofrimento, e muita estresse.
Obrigada meu Deus estou me sentindo aliviada, pois sei que tenho a chance de ficar bem melhor, foram dias angustiantes, de desespero, revolta, as dores são intensas e incessantes… Não vejo a hora ver as coisas mudar, de sair desse sofrimento que vivo, de terminar esse capítulo no livro da historia da minha vida.
Decisão Judicial:
Identificar-se
Dados do Processo
Processo: 0801087-40.2011.8.20.0001
Classe: Procedimento Ordinário
Área: Cível
Assunto: Tratamento Médico-Hospitalar e/ou Fornecimento de Medicamentos
Distribuição: Sorteio – 25/03/2011 às 10:09
4ª Vara da Fazenda Pública – Natal
Valor da ação: R$ 5.000,00
Partes do Processo
Autora: MARILAC FERNANDES
Advogado: JOÃO PAULO DOS SANTOS MELO
Réu: Estado do Rio Grande do Norte
Exibindo 5 últimas. >>Listar todas as movimentações.
Movimentações
Data Movimento
03/08/2011
Decisão Proferida
DECISÃO Trata-se de Ação Ordinária em que a requerente pleiteia concessão de procedimento cirúrgico bucomaxilofacial, juntamente com os materiais necessários e todo o acompanhamento médico pós-operatório ser custeado pelo Estado do Rio Grande do Norte. Em decisão de fls. 35 – 39, este Juízo determinou a realização do procedimento nos seguintes termos: “Diante do exposto, defiro a antecipação dos efeitos da tutela requerida quanto ao pedido formulado na inicial, determinando ao Estado do Rio Grande do Norte que garanta e viabilize, imediatamente, o fornecimento de Cirurgia Bucomaxilofacial, inclusive providenciando os materiais necessários para a realização adequada e segura da cirurgia, na forma da indicação médica, bem como todos os procedimentos pré e pós-operatórios, necessários ao restabelecimento da saúde da requerente”. Três meses após a concessão da tutela de urgência o requerido informou a este Juízo que se encontrava em procedimento administrativo para aquisição dos materiais da cirurgia, tendo conseguido materiais com um preço mais baixo; entretanto, o médico que será responsável pelo procedimento cirúrgico, Dr. S, afirmou não serem os materiais indicados ao caso, já que possuem estudos clínicos com muito menos de 7 anos de comprovado sucesso e não possuem confiabilidade atestada, o que poderia ocasionar danos à saúde da requerente, fragilizando ainda mais a área da cirurgia e correndo o risco de ter que refazer o procedimento cirúrgico. Solicitou, portanto, o pronunciamento do Juízo sobre o caso. Diante do relatado, e das informações prestadas pela requerente em fls. 79 – 81, verifico que o procedimento cirúrgico do presente caso é bastante complexo, principalmente por perdurar a doença há cerca de 7 anos, fragilizando a paciente e consequentemente sua família, dada a impotência da requerente frente às freqüentes dores e desconfortos sofridos ininterruptamente. Diante disso, tal procedimento deve ser realizado com materiais confiáveis e com estudos clínicos de pelo menos 7 anos de comprovação de sucesso, em virtude do ato ser irreversível, não podendo mais falhar. Portanto, a utilização de materiais de um determinado fabricante é justificável, no presente caso, mesmo de valor mais caro, por se tratar de garantia à saúde da requerente. Visto o exposto, determino que o Estado do Rio Grande do Norte forneça imediatamente os materiais necessários à cirurgia, conforme especificado em fls. 30 – 34, dos fornecedores Care Surgical e Biomet, ressaltando que a prótese de ATM da Biomet e os Implantes 3i não devem ser substituídos. Determino, também, que a cirurgia deve ser marcada ainda neste mês de agosto/2011, como medida de extrema urgência. Intime-se o Secretário de Saúde do Estado, pessoalmente e através de mandado, para cumprir imediatamente esta decisão judicial, juntando comprovação desta nos autos, sob pena de incidência de multa diária no valor de R$1.000,00(mil Reais). E dê ciência desta decisão á partes processuais. Publique-se. Intime-se. Natal/RN, 03 de agosto de 2011. Cícero Martins de Macedo Filho Juiz de Direito
Obrigado meu Deus… Por essa etapa da Justiça ter chegado ao fim. Agora vou me preparar psicologicamente para a cirurgia, tenho fé em Deus que tudo vai dar certo.
Hoje 04/09/2011, ainda não foi marcada a minha cirurgia, por conta da parte burocrática na secretaria de saúde não ter sido tudo resolvido, eu já não agüento mais, tenho piorado muito nos últimos dias…
Hoje 20/09/2011, fiquei mais aliviada o Dr. S ligou para mim e disse que a cirurgia está marcada para o dia 11/10/2011. Obrigado meu Deus.
Hoje dia 10/10/2011 Segunda Feira
Vou me internar
Irei me internar as 14: 00 hora para fazer a cirurgia amanhã dia 11/10/2011 terça feira pela manhã, foi uma espera muito longa e muito sofrimento para chegar até aqui, estou muito ansiosa, tensa, apreensiva, pois não sei qual vai ser o resultado…mas estou confiante que tudo vai dar certo.
Minha cirurgia ocorreu conforme o programado a noite voltei o normal, estava na UTI, permaneci lá por dois dias e em seguida fui para a enfermaria, meu Deus que processo doloroso o pós-operatório, sinto muita dor, passei seis dias no hospital, voltei para casa domingo dia 25/11/2011, ainda sofro com muita dor, uma dor no ouvido insuportável e ultimamente tem atacado a gastrite por causa da grande quantidade de remédio que tenho tomado, tenho sempre falado com o medico de São Paulo o Dr. L e ele me orienta o que devo fazer e tomar, essas noites pra mim tem sido um verdadeiro tormento, não tenho dormido quase nada com dores, ele mandou parar toda medicação e usar pantoprazol de 20 MG pela manhã e a noite para o estômagos e em caso de dor tomar uma injeção de profenid de 100 MG de 12×12 horas, só que eu pensei que tivesse um efeito, mais prolongado, tomei uma ontem a noite por volta das 22:00 horas, só dormi até 1 e pouco acordei com dores e não consegui mais dormi e assim está sendo todas as noite….Não agüento mais tomar tanta injeção, estive em contato com Dr. L, ele prescreveu Cerumin gotas para pingar no ouvido 3 x ao dia.
Preciso começar a fazer fisioterapia o mais rápido possível, para ver se volta ao normal ou quase ao normal a movimentação da minha boca, que no momento a abertura é muito limitada..Só consigo tomar liquido com um canudo, e isso tem me deixado muito debilitada, todos os dias estou passando muito mal, é como meu organismo não tivesse nenhuma energia para manter meu corpo, tem horas que dar um desfalecimento que eu penso que vou morrer…..Meu Deus que me perdoe mas eu acho que seria melhor assim ….é muito sofrimento.
Ontem passei muito mal. Outra seqüela que estar me deixando muito preocupada é meu olho esquerdo ficou incomodando muito, fica lagrimejando coça arde embaça a visão. Isso tem sido outro tormento, porque eu não consigo dirigir, ver TV, e digitar ou ficar no PC muito tempo, estou usando Epitezan pomada, que Dr.l passou, e fazendo lazer com Dr. S, mas não vejo melhora, vou procurar um oftamo, ninguém tem idéia da tristeza que sinto dentro de mim, diante disso tudo.
Hoje dia 11/11/2011 fez um mês da cirurgia. Sempre estou em contato com Dr. L. Ele disse pra eu procurar um oftalmo.
Hoje dia 17/11/2011, fui ao oftalmo, ele me disse que eu estava com uma paralisação facial, e encaminhou para um neuro, e prescreveu vidisic gel, e Epitezan pomada que eu já estava usando, sair de lá arrasada, pensei não pode ser, e logo entrei em contato com Dr. L e ele me falou o seguinte:
OPS,
ESPERA AI NÃO SE TRATA DE JEITO NENHUM DE PARALISIA FACIAL SE TRATA DE UMA NEUROPRAXIA POR COMPRESSAO.
A MANIPULACAO CIRURGIA, O SANGUE NA REGIAO, O EDEMA POS CIRURGICO PODEM PROMOVER ESTE FENOMENO
ÀS VEZES DEMORA UM POUCO PARA RETORNAR, MAS SEMPRE VOLTOU EM TODAS AS QUE FIZ.,
UMA AJUDA GRANDE SERA DA FISIOTERAPEUTA
O QUE EU PRECISO DO OFTALMO ERA DAR MEDICACAO PARA PROTEGER O OLHO.
EU USO AQUI LACRIMA PLUS VARIAS VEZES AO DIA E EPTESAN POMADA A NOITE
CASO O OLHO NÃO FECHE DIREITO A NOITE PODE COLOCAR UM MICROPORE PARA PODER FECHAR E NÃO TRAUMATIZAR NO TRAVESSEIO
DR L
Agora fiquei mais tranqüila, e não precisa eu ir ao neuro
Hoje dia 30/11/2011, fui renovar a minha perícia no INSS laudo de Dr. L para a Perícia médica.
AO INSS
Prezado colega,
Ao examinar o paciente MARILAC FERNANDES, constatei:
Diagnostico:
ARTROSE SEVERA DE ATM BILATERAL COM PERDA DO CONDILO
Planejamento:
Paciente no procurou com uma queixa de cefaléia intensa na região do músculo temporal, otalgia e limitação de abertura bucal.
Refere já ter se submetido a outros procedimentos cirúrgicos sem sucesso.
Como tratamento proposto foi a colocação de duas próteses articulares, para buscar um equilíbrio da face e conseqüente reabilitação funcional.
Neste momento esta em tratamento fisioterápico e ainda não apresenta condições de exercer suas atividades profissionais.
CID: T – 902
São Paulo 17 de novembro de 2011
Prof. Dr. L
Hoje dia 11/12/2011, faz dois meses da cirurgia, continuo com a medicação para o olho e o ouvido, e fazendo fonofisioterapia e fazendo aplicação de lazer, sinto que está melhorando e aquelas dores insuportáveis que sentia, não estou mais sentindo o que sinto é referente o processo de cicatrização e recuperação da musculatura, e estaticamente meu rosto melhorou muito.
Tenho sido informada por meus médicos que a recuperação é lenta devido à musculatura está muito fragilizada em decorrência de vários processos cirúrgicos.
Espero que em breve eu possa enviar o final dessa história, com um bom resultado.
Marilac
Marilac, realmente estou aqui na torcida por melhoras do seu caso. Mande notícias!!!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Noite!
Estou com gastrite e H.pyroli, as vezes tenho uma sensação muito incomoda
que a minha lingua parece que está queimada, aparentemente está normal,o que pode ser isto? obrigada Neusa
Neusa
Isso foge bastante à minha área de atuação de modo que é melhor você verificar com dentista especialista em estomatologia.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
[…] dos fatores (estrutural nesse caso), ao passo que o risco de uma sequela ainda pior se eleva (vide relato de Marilac, a jornada de Abby e outras […]
dr me responda por favor!a uns 6 meses extrai um dente molar complicado a cirurgia durou mais de 1hora e meia!depois disso passei a sentir insuportaveis no lado esquerdo do rosto e procurei um dentista na area de atm,ele pediu uma panoramica e me receitou fisioterapia so melhorou no começo.ate hoje nao recuperei minha vida!continuo com desconforto enorme no lado esquerdo do rosto e nada alivia,sim e ele me receitou placa miorrelaxante que nao contribuio muito nao!e me diz que do ponto de vista dele tudo ja foi feito.mas como se ainda sinto dores!!!agora ele pedio uma tomografia e sinceramente nao sei se sera valida.vc acha que essas dores podem ser alguma fratura ossea?ou ruptura muscular?? tem algum medico que possas me indicar moro em NATAL/RN por favor me responda!!!!!!!!!!!!!
Wanessa, acabei de responder o seu e-mail.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde,estou enviando esse e-mail, pois tenho um problema na ATM” Me encomoda muito doi estala constantemente,estou em um ponto que não vou nem no trabalho,Pois esta acabando com meu convivio social pois doi muito,encomoda o dia todo,n consigo nem converça direito nem com os amigos,pois estava tão desesperado que resolvi ir no unico especialista aqui em minha cidade, Ele me deu um Encaminhamento para meu ortodontista.(Solicito aumento da dimensão vertical e tratamento para sobre mordida vertical e horizontal,já que apresenta disfunção das ATMS(luxação reversíveis com crepitação)”já tenho as tomografias computadorizadas,se for possivel eu mando para vcs,tira uma duvida do meu problema,Estou cheio de duvidas pois achu que não estou fazendo o tratamento adequado para o meu problema,pois o medico especialista em Atm disse que meu caso n pode opera,disse que é só com aparelho que vai resolve,Estou ah ponto de sair da cidade para resolve esse problema,Pois achu que eu n vou consegui viver toda vida com essa agonia e dor,N estou vivendo direito sinceramente,esta me atrapalhando muito, esperando tanto respostas Muito obrigado! E desculpa o encomodo.Alguem pode me ajudar ?
Jean
É muito difícil dizer se o tratamento que lhe foi recomendado é o mais indicado ou não sem lhe fazer uma avaliação pessoalmente.
Quanto ao uso de aparelho ortodôntico para tratamento da ATM, cugiro você dá uma lida aqui:
Tratamento ortodôntico e disfunção da ATM
E esse:
Termo do 1º Consenso em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
FIZ UMA CIRURGIA PARA DE ATM,COLOQUEI PINO UM DE CADA LADO HÁ 2 MESES,PORÉM ESTOU PIOR DO QUE ESTAVA, COM DORES CONSTANTES FACIAL,ESTÁLIDOS ENCOMODOS NO OUVIDO, E DORES NA CERVICAL NÃO CONSIGO ABRIR A BOCA DIREITO. FIZ UM EXAME PÓS OPERÁTORIO.O RESUTADO DEU INRREGULARIDADE E DISCRETA RETIFICAÇÃO DOS CÔNDILOS MANDIBULARES, QUE ENCONTRAN-SE EM POSIÇÃO TÓPICA NAS CAVIDADES ARTICULARES. DENSIDADE ÓSSEA PRESERVADA.CLÍPES CÍRGURGICOS HIPERDENSOS. NOS CÕNDILOS MANDIBULARES.AUSÊNCIA DE LÍQUIDO LIVRE INTRA-ARTICULAR EM QUANTIDADE SIGNIFICATIVA DETECTÁVEL AO MÉTODO.
QUE NÃO OUVE BOA EXCURSÃO DOS CÔNDILOS MANDIBULARES NA IMAGENS ADQUIRIDAS COM A POSIÇÃO BOCA ABERTA. EU GOSTARIA DE SABER DIREITO O QUE ISSO SIGNIFICA. OBRIGADA ME MANDE RESPOSTA .POÍS AS DORES CONTINUAM.
Sintia
Por isso que eu sempre repito aqui no blog que cirurgia não é um bom tratamento para disfunçao da ATM. Toda hora me perguntam sobre cirurgia e sempre aparece alguém para defender a idéia de que é possível resolver tudo com cirurgia. NÃO É! Cirurgia de ATM tem indicação em casos de tumores, fraturas graves e anquilose, que é quando os ossos se fundem impedindo o funcionamento da articulação.
Pela sua descrição, não tenho certeza de qual foi o tipo de cirurgia nem tenho como avaliar se foi bem indicada ou não pois não fiz a avaliação do seu caso. No entanto, em termos gerais, artroplastias, que tentam remodelar o côndilo da ATM; cirurgias para colocação de âncoras, para tentar fixar o disco no lugar; próteses articulares dentre outras coisas que vem virando moda entre os cirurgiões brasileiros, possuem um grande risco de deixar as pessoas com sequelas piores que o problema original! O seu relato é mais um dentre muitos aqui no blog a respeito disso e é bom que as pessoas leiam e sirva de alerta.
Semanalmente aqui na clínica atendo pessoas com queixas como a sua e algumas vezes eu posso ajudar a melhorar e outras não, o fato é que se não tivessem operado, havia recursos tecnicos CONSERVADORES que teriam uma margem muito boa de sucesso, mais até que o da cirurgia e com muito, mas muito menos riscos.
Quanto ao significado do laudo, é importante que você converse com seu dentista pois são informações que não podem ser tomadas isoladamente, mas sim em conjunto os achados clínicos. O que posso dizer apenas, é que o laudo esta descrevendo em termos técnicos basicamente o mesmo que você me descreveu com sua própria linguagem.
Fora todas as considerações que fiz, o que posso dizer é que ainda está muito recente a sua cirurgia e , pode ser, que seu dentista precise de tempo para conseguir algum resultado. Converse com ele a respeito de quais são os caminhos a seguir agora.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
BOA NOITE
COMO TINHA DITO ANTERIORMENTE QUE FIZ UMA CIRURGIA DE OSTEOPLASTIA,COLOCADO 2 PINOS,HÁ 5 MESES AINDA SINTO DORES,SENSAÇÃO DE OUVIDO TAMPADO E VAZANDO,E FICOU UMA BOLA DURA ,COMO SE EU ESTIVESSE SENTINDO O PINO,E SE APERTO DOI BASTANTE.O MEU MÉDICO RECEITOU O REMEDIO SIRDALUD PARA TOMAR POR ALGUNS DIAS, A FAZER FISIOTERAPIA COM CHOQUES.POREM ELE INFORMOU QUE EU TEREI QUE FAZER UMA NOVA CIRURGIA,PARA CORTAR O OSSO.PRECISO SABER O PORQUE DE UMA NOVA CIRUGIA. FOI ALGUM ERRO MEDICO, PORÉM ESTOU AFASTADO DO MEU TRABAHO,TRABALHO DE TELEMARKETING.QURO SABER SE ESTE TIPO DE TRABALHO PODE PIORAR A MINHA SITUAÇÃO.ME RESPONDA POR FAVOR.
,
Síntia
Quando se trata de cirurgia, muitas coisas podem acontecer. Pode haver um problema na cicatrização e/ou o tratamento pode ter sido mesmo planejado em duas etapas cirúrgicas… Como eu lhe respondi antes, não tenho como saber sem ver seus exames e fazer uma avaliação pessoalmente.
O trabalho de telemarketing exige bastante da articulação da mandíbula, e pode sim piorar a situação em alguns casos.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá!
Há 5 anos atrás eu coloquei aparelho “fixo”, fiquei durante três anos,retirei, depois disso eu comecei a sentir muitas pressão maxilar e pescoço, e uma sensação de entupimento na orelha, as vezes até vertigens. A minha pergunta é, se possui alguma relação da retirada do apaelho antes do término do tratamento com essas sensações?
Desde já agradeço.
Susana
Tanto pode ser uma coincidência essas sensações aparecerem após a remoção do aparelho, como pode haver uma relação entre as duas coisas. Para avaliar isso, será necessário entender a natureza do problema, investigar as causas e verificar, a partir daí, se há ou não correlação.
Sugiro procurar um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo Matos.
Fui diagnóstica com disfunção na ATM, não sinto dores, não tenho dentes desgastados, e nem zumbidos.
Antes de usar aparelho fixo, eu não tinha nenhum desvio na mandíbula, nem nada do que tenho agora (assimetria facial leve, abertura da boca maior que o recomendado para mulheres, e ao abrir e fechar a boca um lado realiza o movimento primeiro, depois o outro lado faz o movimento).
Gostaria de saber se o uso de aparelho fixo pode causar disfunção na ATM?
Desde já agradeço.
Débora
Disfunção da ATM é uma expressão genérica, logo, em termos de diagnóstico, é preciso aprofundar para saber que tipo de patologia você tem por trás da disfunção e que possa justificar a assimetria e demais questões que você mencionou. Só a partir dessa avaliação é que poderá ser verificado se o uso do aparelho contribuiu de alguma forma com o problema ou se foi indiferente. Sugiro procurar um dentista com experiência em patologia da ATM para avaliar essa questão.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Obrigada!
Minha orelha esquerda estala quando eu mastigo..
o que esta acontecendo?
Josias, seria a orelha ou a articulação formada pela junta da mandíbula com o crânio, logo à frente do ouvido e que permite a abertura da boca?
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
A sete anos, comecei a sentir fortes dores de cabeça e entrei em depreção, foram feitos todos os exames, mas não encontraram nenhum diagnóstico, daí procurei um ortodontista o qual a muito tempo atrás já havia me previnido da nescesidade de usar aparelho devido as difunções que eu tinha, e inclusive me alertou quanto as dores na cabeça que deveriam surgir.
Mas ao colocar o aparelho eu passei a sentir tb muitas dores devido a ele, e só consegui ficar durante um periodo de nove meses, só que ao retirá-lo, passei a sentir dores terriveis na minha boca, hoje a depreção só existe por conta das dores que sinto na boca, sõa insuportáveis. Procurei um dentista que começou a desgastar os meus dentes, mas que em nada resolveu e que tb me passou a usar uma plaquinha para dormir.
Descobri uma dentista na universidade de Pernambuco que trata com dor facial, e que diz que o meu problema é todo emocional, eu discordo apesar de saber da sua competência, pois me sinto bem já não sou uma pessoa depressiva, o que me causa toda angustia como lhe relatei é essa dor, pois faço o uso da placa, e em nada resolve, pensso que como retirei o aparelho antes do tempo houve de certa forma uma mudança na arcada, o que fez com que todos esse dentes pasaSsem a se tocar constantemente, a minha arcada é outra depois desses nove meses de aparelho, na minha ignor?ancia fico sem saber em quem acreditar,o que realmente devo fazer, enquanto isso, aminha vida tem sido de muito sofrimento, não consigo sentir vontade de ver as pessoas para não preciasr falar, na sua opinião devo procurar o meu ex ortodontista e ver se deveria recomeçar o tratamento novamente?
Atenciosamente;
Michaela Lemos
Michaela
De certa forma, você tem razão, o problema na ATM dificilmente é puramente emocional. É certo que fatores emocionais podem piorar o quadro, mas dificilmente será o único fator.
De um modo geral o tratamento de problemas nas ATM´s não passa pela ortodontia! O ideal é você procurar um profissional com experiência em patologia da ATM que possa avaliar e verificar quais são os reais danos que existem (ou não) em suas ATM´s, qual a extensão desses danos, qual impacto dos mesmos no funcionamento muscular, qual a possibilidade de reverter o quadro e, especialmente, um diagnóstico diferencial da sua dor de cabeça (cefaléia) que pode ter também outra causa e estar misturada ao quadro de dor da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Eu uso um aparelho em cima e um embaixo,aquele que não deixa os dentes se tocarem,uso a 1 ano e mais os ajustes no dente [o dentista diz q é má oclusão] ai eu penso se eu for fazer ajuste o resto da vida,vou ficar sem dente de tanto desgastar eles!!!1 ano fazendo isso e ainda tenho dor,e a boca vive travada,não abre mais q 2 dedos,sofrimento demais,fora o dinheiro que já gastei com tudo isso,me sinto perdida as vezes,não sei mais o que fazer!
Marcela
Sugiro que você acesse esse link aqui: http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n3/14.pdf (pode levar um tempinha para carregar a página) e leia o que fala lá a respeito de desgaste de dentes (ajuste oclusal) para tratramento de disfunção da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Achei curioso verificar que a senhora Marilac continua com dor. Nunca mais a mesma me procurou para falar sobre o assunto, me fazendo crer que a mesma ainda se encontrava em Portugal.
Acho também interessante que uma pessoa que procura um Centro para tratamento de fissuras lábio-palatinas e deformidades craniofaciais seja tratada por uma concessão do Coordenador, tendo em vista que a mesma não era elegível para o serviço. Procurou ajuda para tratar uma sequela produzida por osteotomia vertical de ramo mandibular a fim de tratar DTM. Apresentou-se com Côndilo mandibular esquerdo consolidado FORA da cavidade glenoide, tendo sido impossível preservá-lo no transoperatório devido ao processo degenerativo avançado, que comprometeu por completo a morfologia condilar.
Agora, o mais curioso de tudo é como essa senhora, com toda a dor que refere sentir, postergou a reconstrução de côndilo mandibular para fazer cirurgia ESTÉTICA mamária, conseguida, incrivelmente, junto à esquipe de cirurgia plástica que compõe o serviço da qual faço parte.
Ela, desde o princípio, foi informada que os custos de uma prótese articular NÃO seriam cobertos pelo IMIP, tendo em vista que o serviço existe para tratar de deformidades craniofaciais, aceitando o seu caso por CONCESSÃO, em vista do seu sofrimento.
Foi atendida desde sempre com todo carinho e atenção por todos da equipe, mas nem sempre retribuiu a gentileza, sendo muitas vezes extremamente rude no trato com as pessoas que quiseram AJUDÁ-LA, já que em Natal ninguém mais queria assumir ou continuar seu caso.
Arrisquei meu nome e minha tranquilidade para ajudar uma pessoa que não reconhece o ENORME FAVOR que nós – a equipe inteira – fizemos com o intuito de deixá-la bem.
O que fis foi apenas corrigir a sequela do procedimento anterior – condilectomia esquerda e osteotomia mandibular para correçào do laterognatismo secundário.
Querer me atribuir responsabilidade sobre a sua dor é falsear a verdade e buscar culpado para um problema que não criei e que busquei resolver quando ninguém mais o queria.
Portanto, considerei a mesma curada já que no ultimo contato que tivemos a mesma me confirmou que iria morar em Portugal, não me dando mais qualquer notícia.
No mais, só lamento que essa senhora continue na sua cruzada de expor os profissionais que tentaram lhe ajudar, numa tentativa nefasta de ridicularizar, indispor e desagregar toda uma categoria de profissionais que tudo fizeram para vê-la bem.
atenciosamente,
Prof. Dr. Rômulo Valente
Dr. Rômulo hoje que li o que você postou a respeito do meu caso no blog do Dr.Marcelo.
Quero deixar bem claro que logo que cheguei de Portugal em março desse ano, entrei em contato com você e falei do meu problema atual. Inclusivel que a secretaria da saude aqui entrou em contato com o ministério da saúde em Brasília pra conseguir as protese…E que você mesmo se prontificou em fazer a cirurgia caso eu conseguisse as proteses…Você deve se lembrar disso…..
E outra eu procurei o IMIP encaminhada pela secretaria de saúde do meu estado…
Pelo qual eu até agradeço o atendimento que tive air…
E outra em hipótese alguma eu tive a intensão de denegrir a imagem profissional das pessoas que tentaram me ajudar no tratamento. Quero deixar bem claro que eu apenas citei as sequelas que fiquei sentindo após cada cirurgia…Porque quem sente sou eu e sei o que estou passando….
E tinha conhecimento que o IMIP não cobre o custo da protese, assim como o sus também não cobre…..
Outra coisa a cirurgia plastica mamaria que você citou eu consegui porque eu fiz a inscrição para o sorteio que é realizado todos os anos e depois do segundo sortei eu fui comtemplada…..
Nunca fui rude e nem tratei mal nem você e ninguém da sua equipe…Sempre reconheci e agradeci tudo que vocês fezeram por mim…Até dizia que você era o meu anjo…Lembra??? Do contrário sempre agradeci a você por tudo….
Nunca quiz atribuir a você a responsabilidade e nem culpar pela minha dor…Até porque você tem conhecimento de como eu cheguei air….E mais uma vez eu quero dizer que apenas comentei as sequelas que ficou após cada cirurgia feita…..E que não tem nada a ver com isso, pois sei que sua intenção sempre foi de me ajudar. E fazer o possível para aliviar as minhas dores….
E quero que saíba que fiquei muito triste com o seu comentário….Eu vou falar com voce para que as coisas realmente seja esclarecida…..
E você não fique com essa imagem ruim da minha pessoa…Pois eu não sou assim..E sei reconhecer as coisas e agradecer também..
Marilac
Dr. Marcelo, mudei de médico, pois os que me operaram dizem que na minha boca mexia mais…O que estou agora recente quer fazer uma cirurgia para reconstrução do condilo mandibular através de pró-tese…Você acha que isso vai resolver ou pelo menos amenizar as minhas dores que são suportáveis. A minha história já aumentou mais algumas paginas..
[ Nota do Dr. Marcelo Matos (moderador): este comentário postado pela internauta Marilac, foi editado para remover os nomes dos profissionais envolvidos, que foram substituídos por iniciais maiúsculas, por motivos de ordem legal e ética, conforme o Código de Ética de Odontologia ao qual este blog está sujeito. Esta mesma postagem já havia sido feita em outro tópico, entretanto a autora acrescentou, ao final do relato, novos eventos que ocorreram posteriormente à primeira postagem. Esta parte, que se encontra repetida, será colocada dentro de uma caixa de texto.]
[Continuação feita pela autora]
Hoje 17/11/2009 – Terça Feira, faz três dias que sinto dores insuportáveis, dói meus dentes minha cabeça todo lado esquerdo do meu rosto doe tudo, estive no consultório do Dr. S. V., ele ainda não terminou o relatório, já que tem que ver todos os meus exames e analisar, para que o relatório seja concluído.
Hoje vou renovar minha pericia, ele me deu o seguinte laudo para eu levar para a perícia:
Laudo: D. Marilac Fernandes Paiva, compareceu ao meu consultório, há mais ou menos dois anos com dores severas de ATM, ou seja, toda mandíbula de uma cirurgia que a mesma se submeteu, onde passou a apresentar dores “terríveis”, má oclusão causada pelo ato cirúrgico.
Para compensar está má oclusão a mesma está usando uma placa mio relaxante na tentativa de alivia as dores, porém sem sucesso.
Em um segundo interesse está para tentar corrigir a má oclusão adquirida na cirurgia anterior foi removido o côndilo do lado esquerdo, o que agravou ainda mais o caso.
Hoje a paciente apresenta dores terríveis, dores de disfunção grave a que impossibilita de trabalhar e ter uma vida normal, indo a pronto socorro quase que diariamente para aliviar a dor.
Dr. S. V. – Cirurgião Buco-Maxilio-Facial
Natal, 17 de novembro de 2009
Hoje dia 01/12/2009 – Ainda não recebi o relatório do Dr. S. V. Dia 17/11/09, renovei a perícia médica e fiquei muito revoltada dá médica ter me dado só três meses de benefícios, hoje é um dia que estou sentindo dores insuportáveis, tudo que queria era poder trabalhar e ter uma vida normal, do que viver nessa humilhação de perícia médica, pra ter alguns rendimentos pelos menos pra comprar alguns remédios. Aff!! Já não agüento mais tanta dor, fico revoltada e depressiva, mesmo sabendo que não resolve.
Hoje 13/01/2010 – Quarta-feira, sinto-me muito revoltada, minha ultima cirurgia foi realizada no dia 30/08/2009 vai fazer cinco meses, e estou me sentindo pior, é como se estivesse perdendo a movimentação da boca, não consigo mastigar nada e nem deglutir, tem que ser coisa leve liquida pastosa, continuo sentindo dor de cabeça todos os dias e meus dentes doem constantemente estou desesperada, esperando Dr. S. V. terminar esse relatório do meu caso para ver o que é necessário fazer para aliviar meu sofrimento porque passou Natal e ano novo pra mim foi com sempre mais uma data vermelha no calendário, viver sem qualidade de vida e preferível morrer só sabe o que é sentir dor o dia todo e todos os dias quem sente, e o pior não pode comer nem falar muito… Ninguém tem ideia do meu sofrimento, estou revoltada, revoltada, é assim que me sinto… Pois já estou com 49 anos, confesso que já não tenho mais pra quem rezar…
Hoje dia 15/03/2010 – Fui a consultório do Dr. S. V., pois não agüento mais tanta dor, cada dia que passa está piorando, ele me medicou com tramol de 50 MG. E me deu o seguinte laudo para a Perícia:
A Sra. Marilac Fernandes Paiva, compareceu ao meu consultório há mais ou menos quatro anos vinha com indicação cirúrgica de avanço da mandíbula, que foi o meu diagnóstico, porém a mesma procurou outro profissional que propôs ou tratamento cirúrgico, onde foi feito totalmente contra.
A mesma foi cirurgiada quatro vezes sem sucesso, onde foi constado seqüelas graves, e a mesma apresenta “hoje, dores terríveis, depressão” liga para os responsáveis da cirurgia, porém sem os mesmo darem a devida atenção.
Hoje esteve no meu consultório se dizendo depressiva, (em tratamento) dores terríveis e sem a menor condição de exercer as suas atividades profissionais, até a sua total resolução do caso.
Para mais estou à inteira disposição do caso e esclarecimento com tomografias, fotos e RX.
Natal/RN, 15/03/2010 – Dr. S. V.
Marilac
procure um profissional que ele vai saber te informar melhor querida
[ Nota do Dr. Marcelo Matos (moderador): este comentário foi editado para remover os nomes dos profissionais envolvidos, por motivos de ordem legal e ética, conforme o Código de Ética de Odontologia ao qual este blog está sujeito. Os nomes foram substituídos por iniciais maiúsculas]
Oi Marilac.
Tb tenho muitas dores de ATM, portanto não irei perguntar se está bem? É impossível estar bem com essa dor q é insuportável e irritante. Imagino o q está passando. Foi o dr. Marcelo q sugeriu ler seu relato. Tb procurei uma dentista, depois do idiota do dr. R. M. de Bragança Paulista fazer eu usar aparelho, qdo eu tinha 16/17 anos e na época gastar muito dinheiro sem necessidade ou sem avisar q o aparelho não resolveria meu caso.Mas procurei a dentista agora aos 32 anos. Moro em Itatiba e a Dr. N. disse para tirar radiografia e colocar uma placa para amenizar a dor e, q meu problema é anatômico. Procurei então o Dr. J. que é cirurgião buco, gostei dele, pareceu uma pessoa q sabe o q está falando, mostrou em vídeo o q está acontecendo comigo, é como se fosse uma “cinta” larga, sobrando, então ele tera q passar por cima do osso da mandíbula e parafusar, isso em uma linguagem popular.Parece simples, mas depois de ler o seu relato sinto muito medo e insegurança, embora eu só vá fazer a cirurgia daqui uns 8 meses segundo dr.J.Tb disse q meu caso é bem interesante. Disse q se estou com problemas psicológicos devo procurar um psicólogo, pq atinge a ATM, tb devo parar de usar anticoncepcional, pois inibi a produção de uma proteína q a ATM precisa e isso agrava muito o caso e, q ele fez um estudo mestrado sei lá que comprova td isso.
Agora, não sei. A dor piorou por isso q procurei tto. Não consigo mais comer carne, mastigo umas 5 vezes e aí parece q algo sai totalmente do lugar, dói muito, perco o tesão de comer.
Estou ficando triste, cada vez mais triste.
Adriana, 17/11/2010 Itatiba-SP
é querida eu entendo o que você está passando, pois continuo sofrendo muito com isso…Só um milagrea na minha vida….
Desejo melhoras e fica com Deus…
Marilac
Oi Adriana tudo bem? Gostaria de saber como você está se fez a cirurgia. Me dê noticias. Eu continuo sofrendo muito e sei que isso não vai ter fim, não tenho qualidade de vida nenhuma.
Beijo…Marilac
perdão por fazer essa pergunta quando o blog se trata de atm, mais visitando-o gostei muito, espero que possa me responder essa questão. Agradeço novamente!
Olá..
ha seis semanas fiz um implante de carga imediata..o local ficou com a genviva escura, porém usava aparelho movel, houve o desgaste da placa de hawley no local do dente implantado, onde não toca mais no dente. Gostaria de saber se pode haver movimentação pelo fio ou prejudicar na osseointegração?
Agradeço.
Katia, pela descrição não consegui visualizar a situação… De qualquer forma, é algo que seu implantodontista precisa verificar clinicamente. Faça uma visita a ele e tire essa dúvida, ok? Quanto mais cedo melhor para evitar algum dano posteriormente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
fiz radioterapia e quimioterapia a 1 ano e meio por causa de um cancer fiz esvaziamento da cervical depois disso faço constantemente fisioterapia mas estou em panico pq cada vez mais meu pescoço esta enrigessido totalmente endurecido e nao consigo abrir a boca direito fiz ate tratamento de canal a uns 8 meses atras mas estou apresentando problemas de caries e nao sei como sera feito o tratamento pois agora nem sequer consigo passar o fio dental em meus dentes diga-me como o dentista ira fazer de que maneira por favor me tire essa duvida e isso tem algo haver com ATM pois quando tento abrir a boca sinto dor e cansaço ate msm para comer
Jaqueline
A situação que você descreve pode até ter uma relação com a ATM, no entanto há muitas coisas a serem consideradas antes de determinar isso. Dado o seu histórico, eu sugiro você procurar um dentista da área de patologia da ATM e também voltar ao seu médico para fazer umas revisões do tratamento do câncer que você fez.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Foi-me diagnosticado tambem disfunção de ATM, sinto dificuldade ao abrir bem a boca, em movimentar a mandíbula para os lados, cansaço/dor muscular quando mastigo dores de cabeça e zumbidos agudos no ouvido constantes. Tomo incessantemente comprimidos para as dores, tenho receio porque já tenho gastrite e acabar por ficar com um problema pior. Por enquanto, não consigo deixar de tomar os comprimidos. Fui ao dentista e ele me disse que pode ser osséo ou pela mordedura errada da arcada, gostaria de saber qual a diferença? E qual a diferença no tratamentos nos dois casos?
Denise,
Em realidade o problema pode ser bem mais complexo que “ósseo” ou pela “mordedura errada”… A que tipo de disfunção o seu dentista se refere?
Subtendendo que você leu os textos sobre oclusão aqui no blog, já que está postando aqui neste tópico, posso dizer que a primeira coisa a ser feita é definir se o problema com a oclusão ( a “mordedura”) é causa ou consequência da patologia da ATM. Feito isso, é preciso entender quais são os danos estruturais na articulação e só a partir daí é que será possível saber a diferença tanto em termos de diagnóstico quanto em termos de tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
A minha dentista disse que de acordo com radiografias deu disfunçao da atm,desde abril do ano passado estou com um zumbido horrivel no ouvido esquerdo, fiz varios exames:audiometria, ressonancia magnetica e nao foi constatado nada no ouvido, pedi que minha dentista tirasse o aparelho fixo, estou usando o móvel, fiz cirurgias de gengiva, implante estou esperando os60 dias para colocar o dente do implante,
O zumbido aumentou muito, ele fica direto .so que agora me atrapalhando as vezes penso que estou ficando louca, mas pelo menos agora sei que é A.T.M e estou pesquisando a procura de um alivio para diminuir o zumbido. por favor me ajude
Coloquei aparelho hà mais ou menos 2 anos e apareceu um zumbido forte no ouvido, já fiz audiometria, ressonancia magnética nâo constatou nada no ouvido. O barulho antes ea mais quando ia dormir o silencio fazia aumenta´-lo,Agoraja ouço esse zumbido mais alto ma atrapalhando ouvir os outros, assistir televisâo,etc.
Pedi para a dentista tirar o aparelho, fiz algumas cirurgias de gengiva e de implantes estou esperando completar 60 dias para colocar os 2dentes do implante, cada vez que mexe o zumbido aumenta mais, Estou usando uma placa para dormir e durante o dia o aparelho móvel
Peço ajuda já desisperei. agora tento me acalmar a espera deste milagre do meu Deus que vai aliviar esse sofrimento.
Nao sei a causa sei que apareceu o ano passado no mês DE ABRIL junto com uma dor de ouvido. estava gripada. Estava fazendo ovos de Pascoa. acho que constipei e fui em uma apresentaçao onde o barulho era intenso, apareceu também uma infecçao de intestino, desde esse dia que fui nesta comemoraçao em um lugar de muito barulho e devido a situaçao que estava o zumbido apareceu e fica o tempo todo me atrapalhando. Me dê uma luz, Obrigada!!!!!
Maria do Amparo
Zumbido é realmente algo muito difícil de lidar, tanto em termos de diagnóstico quanto de tratamento. A diferenciação entre um problema no próprio aparelho auditivo e uma disfunção da ATM é complicada mas pode ser investigada desde que o profissional que você procure tenha experiência em investigação patológica da ATM.
Além do suporte dos profissionais da área médica, talvez seja interessante você procurar também o GAPZ, que é o Grupo de Apoio às pessoas com Zumbido.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Foi-me diagnosticado disfunção da ATM há cerca de 6 meses. Sinto dificuldade ao abrir bem a boca, em movimentar a mandíbula para os lados, cansaço/dor muscular quando mastigo dores de cabeça e no ouvido constantes. Coloquei a “goteira oclusal” há cerca de uma semana, mas com dores intensas no ouvido. Continuo incessantemente a tomar comprimidos para as dores, caso contrário, não consigo comer, dormir, etc. O meu receio é que me estou a encharcar em anti-inflamatórios (receitados pelo medico) e acabo por ficar com um problema pior. Por enquanto, não consigo deixar de tomar os comprimidos (come não sinto por enquanto os efeitos de alívio da goteira.
Não o que hei-de fazer para diminuir as dores!!
Margarida, uma goteira ou placa oclusal não fazem milagres por sí mesmas. É preciso entender o que está acontecendo com a ATM e corrigir o problema e isso implica uma extensa investigação do caso, antes de se tentar qualquer tratamento. Sugiro você conversar com seu dentista a respeito do que realmente é seu diagnóstico (disfunção da ATM é apenas um termo genérico para muitas enfermidades diferentes que acometem a ATM) ou procurar uma segunda opinião.
atenciosamente,
Marcelo Matos
Obrigada pela sua atençao, vou refletir nas perguntas e conversar com o meu dentista.
ja faz 7 anos que trato da atm sem resultados, ja fiz
fisioterapia, emissao de pequenos choques nos musculos,aparelho movel que dizem fortalecer a musculatura, placa superior, e agora acabei de tirar mais um aparelho fixo. vou fazer novos desgastes, o que ate me arrepia so de pensar, uma vez deu certo, ou
seja a 20 anos atras, mas ha 7 anos quando o problema
voltou por causa de um tratamento dentario onde se perdeu o equilibrio dos dentes o desgaste nao funcionou, acredito que seja um problema de equilibrio
onde na mastigaçao nao pode haver barreiras, o dificil é eliminar essas barreiras , os meus dentes
batem em outros e escorregam tambem o que faz mau.
Aparecida, qual foi seu diagnóstico? De um modo geral o problema não é o tratamento em sí, mas o diagnóstico.
Por exemplo, de nada adianta a melhor fisioterapia do mundo se, no caso em questão, a fisioterapia estiver contra-indicada… Desgaste então… É outra coisa que só funciona dentro de um determinado diagnóstico. Assim, ao invés de iniciar mais uma tentativa de tratamento irreversível (sim, desgaste de dentes é irreversível!!!) o melhor é supender tudo e rever todo o processo de diagnóstico e responder algumas perguntas, tais como: quais são as estruturas lesionadas da ATM? Algum ligamento? O disco? O côndilo? Qual o impacto que essas lesões estruturais possuem no funcionamento da mastigação? E nas demais funções da mandíbula? Quem ou o que provocou as lesões? Podem ser reparadas? E se a resposta for sim, COMO poderia ser feita a correção?
Percebe como o processo de diagnóstico precisa responder muitas questões antes de se tentar algum tipo de tratamento? Ainda mais tratamentos irreversíveis tal qual o desgaste de dentes.
Boa sorte e espero que essas perguntas acima possam lhe fazer refletir sobre o destino de seu tratamento.
Marcelo Matos