Essa é uma pergunta bem frequente aqui pelo blog e por e-mail e a resposta é: não, eu não atendo. Aliás, na área de disfunção e patologia da ATM é muito difícil encontrar profissionais que atendam planos de saúde para essa finalidade, mas você sabe por quê isso ocorre?
As seguradoras de saúde que estão por trás dos planos e convênios de assistência à saúde, em suas esferas superiores (consultores científicos, diretores, etc) sabem que existe muitas vertentes e linhas diferentes de tratamento das disfunções da ATM e isso, por si só, já os fazem recuar quanto a possibilidade de oferecer esse tipo de cobertura para seus afiliados. Eles sabem da polêmica em torno das disfunções da ATM e sabem também que a maioria dos tratamentos oferecidos não soluciona o problema por terem um caráter mais paliativo que corretivo, implicando custos do tipo “bola-de-neve” à medida que o paciente vai piorando.
Nos EUA, há uns 20 anos, houve um processo contra um dentista famoso na comunidade científica, movido por um paciente que havia começado a ter problemas na ATM logo após ter feito um tratamento ortodôntico. No final, a seguradora de saúde foi quem teve de pagar a conta e daí em diante, os planos recuaram e se tornaram muito reticentes quanto ao tema das DTM´s.
- Confira também – Controle da dor e auto cuidado: Clique AQUI e acesse gratuitamente uma série de 3 vídeos que ensinam a controlar e combater a dor através da alimentação.
Imagine a seguinte situação: um paciente vai a um dentista que oferece um tratamento “X”, o plano de saúde paga a conta, mas após pouco tempo o paciente volta a ter problema e procura outro dentista que oferece o tratamento “Y” e o plano novamente paga a conta. Posteriormente a situação se agrava e um terceiro dentista oferece um tratamento “Z” e o plano é solicitado a pagar a conta mais uma vez… Será que paga? A resposta é simples: não. Certamente irá criar mil e uma dificuldades. Aliás, por já conhecerem esse efeito bola-de-neve nem mesmo pagam a primeira vez. Além disso, o setor jurídico do plano entende isso como um grande risco pois se o paciente muda de tratamento é porque o anterior não deu certo e pode ter ficado sequelas (principalmente no caso de cirurgias, desgastes oclusais, etc), as chances dele processar o plano ou mesmo o dentista aumenta muito e quem irá pagar a conta se isso acontecer será a seguradora de saúde que é quem assegura tanto o plano de saúde, como os convênios e mesmo os profissionais de saúde. Assim, eles preferem cortar o “mal pela raiz” e nem oferecer cobertura a este tipo de tratamento.
Um exemplo dessa bola-de-neve da qual as seguradoras de saúde tem conhecimento é essa postagem feita por uma internauta aqui no blog.
Eventualmente aparecem alguns planos de saúde menores ou um convênio ligado a um órgão ou empresa (geralmente estatal ou de capital misto) que resolve incluir alguma coisa da área de DTM no rol de procedimentos oferecidos aos seus funcionários e/ou colaboradores, eu mesmo já recebi algumas propostas aqui na clínica. Entretanto essas propostas ou estão completamente fora da realidade financeira e acabam por serem totalmente inapropriadas tal qual o SUS ou simplesmente é a cobertura de uma plaquinha “miorrelaxante” (ou alguma outra qualquer) e um certo numero de sessões de “ajustes” da mesma.
Bom, se os tratamentos das disfunções da ATM se resumisse a isso, talvez até funcionasse, mas essa não é a realidade. Há muito mais coisas envolvidas em termos de patologia da ATM que precisam ser consideradas para que um tratamento dê certo (quanto à plaquinha, leia o tópico: Plaquinha resolve? ).
Mas o que pode ser feito?
Há uma maneira de utilizar o plano de saúde nessas situações, praticamente o inverso do que as pessoas normalmente fazem. Explico: já tive pacientes que realizaram o tratamento de forma particular e acionaram o plano para um reembolso seja pelas vias normais do plano/convênio seja por via jurídica. Portanto, ao invés de esperar uma autorização do plano que nunca acontecerá, o paciente deverá iniciar o tratamento e documentar de maneira bem organizada todo o andamento da situação, de modo que quando o quadro melhorar e se estabilizar, um relatório poderá ser fornecido com os dados pertinentes ao caso, que irá servir de base para o processo.
Quanto mais demorar para tratar a ATM maiores são as chances do problema progredir e se complicar, assim, não dê bobeira e não deixe sua saúde esperando, cuide dela que ela cuida de você!
Fique esperto
Tenho nevralgia do trigemio dtm e bruxismo de vigie vigilia aperto os dentes de dia isso pode piorar as crise trigemio dtm e bruxismo?
Pode.
Olá tenho Nevralgia do trigêmeo e problema DTM fizemos uma ressonância a poucos dias constatou uma artrose na ATM , trato com doutor Ricardo pois e referência na minha cidade montes claros MG. no momento está complicado para eu arcar com os custos desse tratamento mas sei que piora com o tempo preciso de aplicações com ácido hialurônico agr, esses custos que vc disse poder juntar e mandar via normal ou pela justiça seria para o plano d saúde ? Ou plano dentario. Pois se for para plano d saúde farei isso ..aguarde respostas obrigada .
Rita, converse com seu dentista e com um advogado, pois certamente há formas de conseguir subsídios públicos para seu tratamento. Eu já tive vários pacientes que conseguiram isso.
Olá! Gostaria de uma opinião a respeito do meu caso. Tive um infarto ósseo mandibular e tbm estou com a Síndrome do Queixo Dormente, tudo isso em decorrência de uma crise vaso oclusiva da doença falciforme. Diante disso, no início, tive muita dificuldade para abrir a boca e mastigar alimentos, mas passado alguns dias e meses melhorei, porém ainda estou com o queixo adormecido e com os dentes frontais inferiores tbm meio dormentes na qual provoca uma sensação ruim ao escovar e tbm comer e as vezes dores… Estou sem saber a quem recorrer. Já passei por um BUCO MAXILO (o mesmo falou que não fazia parte da área dele), tbm estou sendo acompanhado por um neurologista p tratar a tal sindrome do queixo dormente. Mas estou querendo consultar um dentista para ver a analise dele a respeito do meu caso… A quem recorrer?
Boa noite
Atende pela Unimed
Boa noite Marcelo,
marcelo sou do recife e, estou sofrendo já a mais de 5 anos com os sintomas de ATM. Dores e muita dificuldade de mestigar alimentos principalmente um pouco mais duro como carnes. Estalos, dores, o queixo trava..quando acordo geralmente ele está travado e trava logo em seguida. É horrível e muito constrangedor. Por favor, me ajuda! você é especialista na Área? Eu fui a um atendimento de urgencia mas, eles não resolveram absolutamente nada. Aguardo seu retorno. certa da sua atenção.
Fátima, sim sou especialista na área e certamente há especialistas também em Recife (especialista em DTM e dor orofacial). No entanto, não há ainda em sua cidade ninguém com formação em patologia da ATM. Dê uma olhada no meu novo site que talvez fique mais fácil de entender o que quero dizer: http://www.dtmnuncamais.com.br
Atenciosamente,
Marcelo Matos
E no RJ?
Oi Marcelo, que tipo de plano está envolvido com os gastos com a ATM? De saúde ou odontológico, ou ainda ortodôntico.
Desde já agradeço
Nenhum deles…
Olá Dr.Marcelo
Já passei por varios Buco-Maxilo,varias consultas e todas me aajudaram de alguma forma, mas não resolveram realmente o meu problema de DTM (um leve deslocamento dos disco)segundo o ultimo profissional,que sugerio um procimento citado pelo sr. aqui no blog,”artrocentese”, gostei, pois me parace menos complicada que a ortognatica;Porém ele me aconcelhou passar por uma avaliação mais minuciosa antes, para diagnostico do tratamento seguinte, a placa que o sr. indica;A duvida é:No valor da consulta já esta incluso a confcção da placa?
anciosa pala resposta para marcação da consulta,agauardo resposta.
Muito obrigada.
Susana
Há muitos tipos de “placa” e eu não uso placa para diagnóstico. Ao contrário, faço primeiro o diagnóstico para saber se um determinado tipo de placa serve para o caso em questão. Tenha em mente que placa é um tema bem extenso, dê uma lida aqui:
Plaquinha resolve?
Placa miorrelaxante
Na minha consulta, o que iremos fazer é descobrir o que está acontecendo em sua ATM. Placa já é outra etapa, a de tratamento, ainda assim apenas se eu aceitar o caso para o tratamento.
Att.,
Marcelo Matos
Neila, “linfonodomegalia” é um termo médico para expressar que os linfonodos estão aumentados, mas não define qual é o motivo de tal aumento. Também não quer dizer que as duas coisas (ATM e linfonodomegalia) estejam relacionadas. Portanto, sugiro você procurar um dentista especialista em estomatologia ou um médico especialista em cabeça e pescoço para avaliar a situação.
Quanto à ATM, é importante você voltar ao seu dentista com esses exames para ver qual é o diagnóstico e o tratamento proposto por ele.
Atenciosamente,
Marcelo Matos