Termômetro de Sanctorius

Termômetro de Sanctorius

Sanctorius de Pádua, impulsor da medicina mensurativa

Na área da saúde, o método científico contemporâneo,  sistematizado por Archie Cochrane em 1972, se tornou o grande referencial a ser utilizado pelos órgãos sanitários para aprovar um medicamento novo, para um exame de diagnóstico ser validado ou mesmo para um médico determinar qual procedimento é mais útil para solucionar um determinado caso. Entretanto, o método científico contemporâneo  não nasceu pronto, mas evoluiu a partir de outras formas de se fazer ciência, como a medicina experimental de Sanctorius Sanctorius (em português também conhecido por  Santório Santorii). Sanctorius nasceu na Itália, em 29 de março de 1561, tendo estudado medicina na universidade de Pádua de 1575 a 1582 sob tutela de Galileu de Pádua. Exerceu medicina na Croácia (Yugoslávia), e em 1611 assumiu a cadeira de medicina teórica na mesma instituição onde se formou,  onde fundou uma série de cursos que perduram até a atualidade. Faleceu em 22 de fevereiro de 1636.

Como acontece com muitos pioneiros da ciência,  sem se dar conta da real extensão de suas idéias, ele percebeu a necessidade das mensurações na medicina e assim ele dirigiu toda a sua atenção para um único objetivo: a criação de instrumentos e dispositivos que permitissem ao médico investigar e quantificar todos os fenômenos conhecidos do corpo humano!!!

Seu experimento mais conhecido é, talvez, o que deu origem a sua teoria da “insensible perspiration” ou transpiração insensível, na qual ele pesou por 30 anos, tudo que ele ingeria e excretava, chegando à conclusão que parte do que era ingerido era eliminado de outra forma, que não na excreta (fezes e urina) e criando a teoria mencionada. Esse experimento é também considerado um exemplo clássico, na história da medicina, de viés de interpretação de resultado de experimentos científicos.

Entre suas invenções mais famosas, o encontram-se o termômetro de uso clínico, o higrômetro e o catéter, que continuam presentes até a atualidade. Entretanto sua principal contribuição foi ter dado impulso à escola Iatrofísica (ou Iatrofisiológica) de medicina  que foi a primeira a explicar os processos biológicos do corpo humano e das doenças num contexto numérico e geométrico. Contudo, essa escola floreceu na Itália apenas no séc. XVIII, três quartos de século após sua morte.

Termômetro de Sanctorius

Para se ter uma idéia de sua influência na medicina e odontologia contemporânea, basta dizer que o princípio da mensuração de fenômenos biológicos está presente por todos os  lados: ao se anestesiar um paciente é preciso MENSURAR os níves de saturação de oxigênio, da pressão sanguínea, etc;  os exames de laboratório de  check up geral  que fazemos quando vamos ao médico é inteiramente baseado em medidas;  medimos também o índice de cárie, a gravidade de doenças periodontais, a extensão de lesões tumorais  e medimos mil coisas em quase todos os procedimentos da área da saúde!!!

COMPARAR  é a palavra chave do método científico contemporâneo, mas para comparar é preciso MEDIR!!!

Estudos randomizados, duplos  cegos e controlados, estudos observacionais, estudos de coorte, todos eles precisam do correto instrumento de mensuração para poder comparar dados. Tudo isso é possível hoje graças a grandes pioneiros do passado.

No campo de patologias da ATM, não poderia ser diferente! Se faz extremamente necessário medir tudo que for possível e para isso precisamos dos instrumentos adequados, sejam eles questionários de avaliação (índice de Helkimo, TMJ Scale, RDC/TMD entre outros), exames de imagem, dispositivos bioeletrônicos como a eletromiografia e a magnetografia ou mesmo laboratoriais.

Sem isso, invariavelmente estaremos diante de informações cujo significado não poderemos decifrar e com frequência não iremos entender porque o nosso paciente ainda continua com os problemas que ele tinha quando nos procurou, porque a placa de mordida não funciona, porque não melhorou com a fisioterapia, ou com as recomendações feitas.

Fique esperto!

____________

Leitura recomendada:

  1. Antorio Santorio. por Ralph Hermon Major, New York, Hoeber, 1938.
  2. Santorio Santorio; o, Della dermatologia funzionale. por E Leban, [Firenze] Santoriana, 1952.
  3. Santorio Santorio. La vita ele opere. por Lieta Stella Ettari; Procopio Mario. Publisher: Roma, Istituto nazionale della nutrizione; Città universitaria, 1968.
  4. Santorio Santorio i njegovi aparati i instrumenti. por Mirko Drazen Grmek, Zagreb