Foi com muita satisfação que recebi a visita destes dois grandes profissionais da fisioterapia do Brasil: o Dr. Leonardo Machado e o Dr. Rafael Ferreira.
O Dr. Leonardo Machado recentemente foi convidado pelo Jornal Nacional para falar do chamado “pescoço de texto“, participando de uma matéria muito interessante (link no final). Ele também foi o introdutor do Método Busquet de tratamento dos problemas posturais por meio do manejo das relações de tensões das cadeias musculares do corpo.
Mas é justamente aí que alguns paradigmas começaram a mudar. O Dr. Leonardo e Dr. Rafael me apresentaram uma visão da postura diferente, onde esta é a consequência de uma série de fenômenos de modo que o tratamento tem de lidar primeiro com estes fenômenos para depois pensar na postura por si.
É algo similar à forma que a escola neurofisiológica mensurativa de patologia da ATM desenvolvida pelo prof. Learreta encara a oclusão dentária (o encaixe entre os dentes): mais como uma consequência dos problemas da ATM ( e de algumas outras coisas) do que a causa.
Os conceitos de oclusão cêntrica, guias caninas, proteção mútua, as más oclusões de classe I, II e III, dentre muitos outros, foram todos desenvolvidos dentro do contexto “filosófico” chamado de gnatologia, que se desenvolveu no final dos anos 1800 e início dos anos 1900. Neste período, as especialidades odontológicas estavam começando a se desenvolver e absorveram todos esses conceitos mecanicistas, que perduram até hoje. É por este motivo que frequentemente se pensa em tratar a oclusão (alinhar os dentes com aparelho, por exemplo) para tentar resolver uma disfunção na ATM.
Entretanto, com os conhecimentos atuais em função do avanço tecnológico e científico, sabemos hoje que muitos dos problemas oclusais são na verdade consequência de processos patológicos na ATM que, se não forem tratados, irão recidivar. Um exemplo é a chamada mordida aberta que normalmente é encarada como sendo um problema meramente dentário causado por certos hábitos (como, por exemplo, o uso da chupeta), quando em realidade, muito frequentemente o que ocorre é um processo patológico na ATM, como um desarranjo interno ou uma degeneração articular, que acarreta uma rotação da mandíbula produzindo a mordida aberta.
Tratar apenas a consequência sem resolver a causa é dar chances para o problema retornar ou mesmo se agravar!
Portanto, tratar a mordida aberta (consequência) sem resolver a situação da ATM (causa) é dar chances para o problema retornar ou mesmo se agravar. E esse é o grande paralelo com a abordagem que o Dr. Leonardo e Dr. Rafael propõe em relação à postura: tratar os problemas de base que levam à mudança na postura, pois aquela escoliose, cifose, assimetria de tronco, retificação, etc, pode não ser o problema em si, nem a causa daquela dor muscular que você quer resolver.
Assim, de mente aberta, munido de tecnologia apropriada e muita disposição para estudar, pudemos trabalhar em alguns casos complexos, somando esforços para entendimento da Saúde Integrativa. Certamente, bons frutos irão sair dessa integração entre as áreas da fisioterapia e odontologia dentro do contexto do restabelecimento da neurofisiologia e da saúde.
Confiram abaixo alguns links sobre o Dr. Leonardo e o Dr. Rafael:
Reportagem no Jornal Nacional sobre “pescoço de texto”:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/07/entenda-o-que-e-pescoco-de-texto-problema-causado-por-uso-de-celular.html
Reportagem no programa “Sem Censura” sobre dor nas costas:
https://www.facebook.com/conceitosin/videos/904113746343004/
Agradecimento especial à Laiane Sampaio que autorizou o uso das imagens realizadas durante o atendimento dela!
Interessante. Sempre bom estes novos estudos. DR. Marcelo, já encaminhei um e-mail para vocês em busca de informações sobre minha ida a Salvador para diagnóstico e um possível tratamento do meu problema na ATM que vem me causando um certo incômodo nos últimos meses, porém ainda não obtive retorno. Se puderes me retornar, ficarei grato. Tenho de fato muito interesse em ter um antedimento com o Senhor, visto que os dentistas que procurei em minha região seguem uma linha muito tradicional, sem investigar de fato o problema. Desde já agradeço pela atenção!
Olá Eduardo, há dois registros seus no nosso sistema, um com um contato de Sergipe e outro de Santa Catarina, é isso mesmo? Me confirme para eu verificar o que hou e porque não te contataram.
Atenciosamente,
Marcelo Matos