Dr., a plaquinha resolve a minha DTM?
Essa é uma pergunta que os pacientes sempre me fazem, pois com freqüência, conversam com outros pacientes pela internet e percebem que para algumas pessoas a “plaquinha” funciona e para outras não.
Mas por que isso acontece?
Porque normalmente as plaquinhas são colocadas sem um diagnóstico real do problema, logo fazer ela funcionar passa a ser uma questão de sorte.
Com freqüência chegam pacientes aflitos no meu consultório, com uma plaquinha numa caixinha colorida, dizendo que piora quando a utiliza ou mesmo que não sente diferença nenhuma.
Quando fazemos alguns testes funcionais como uma eletromiografia mastigatória, que é um estudo computadorizado da atividade dos músculos, percebemos que a plaquinha não está corrigindo nada do funcionamento mandibular. Então, como ela poderia tratar uma “disfunção” da ATM? Muitas vezes estas plaquinhas estão até mantendo a mandíbula numa posição desconfortável para a ATM.
Sem um diagnóstico real, o resultado da plaquinha no tratamento da DTM pode passar a ser uma questão de sorte.
Placas oclusais não são como sapatos que têm uma numeração e a pessoa tem apenas de escolher o tamanho certo.
As placas oclusais, ou melhor, os intermediários oclusais são instrumentos para se conseguir atingir algum objetivo específico como descomprimir ou mudar a posição mandibular e precisa ser confeccionada de acordo com o diagnóstico, com os exames de imagem e individualizada bio-eletronicamente para que possa, de fato, funcionar a favor do organismo.
Você usa plaquinha? Qual o diagnóstico que lhe foi dado? Comente abaixo e compartilhe conosco sua história.
Olá, Doutor!
Há mais ou menos um ano comecei a sentir um barulho na atm esquerda (não um estalo, é mais parecido com um ranger) quando abro a boca para bocejar ou até mesmo mastigar. Não há dor, mas é bem incômodo… Fiz uma ressonância magnética, que indicou que o disco esquerdo está “difusamente encurtado, macerado e roto, além de luxado anteriormente”; e também “deformidade do côndilo mandibular esquerdo, com áreas de erosões corticais e perda de sua convexidade, com redução do espaço articular correspondente”. A direita, está normal.
Fui submetido a uma artroplastia/ infiltração e viscossuplementação das ATMs, e agora recentemente iniciei minhas sessões de fisioterapia.
Deveria eu estar considerando outras possibilidades de tratamento? Estou fazendo tudo o que posso? Apenas quero melhorar… Obrigado.
Olá Thiago! Entre em contato no WhatsApp: +55 71 9694-3298
Foi após o uso de aparelho ortopédico q fui diagnosticada com ATM …fiz placa. Sempre usei. Mas acho q isso foi só uma muleta (um calço) pra piorar ainda mais o meu apertamento.
Mas hoje, por decisão própria (faz uns 3 dias) q resolvi não usar mais placa pra dormir.
Senti q durante o dia e a noite não sinto mais apertar tanto.
Pq se for ver, a placa realmente te faz apertar mais os dentes (por mais ajustada q seja) – é o tal do “calço”. A tendência qdo vc coloca um calço entre coisas pesadas….é q elas se apertem .
Raquel, Existem muitos tipos de placas oclusais e tudo vai depender do diagnóstico. Você sabe dizer qual o tipo de processo patológico da ATM que você possui?
Dependendo da causa, a placa será insuficiente. Por exemplo, em casos de lesões de disco e/ou degenerações causadas por infecções ou condições autoimunes, a placa apenas serve para manter a mandíbula numa determinada posição de descompressão da ATM, mas será necessário atuar na causa (infecção e/ou autoimunidade, nos exemplos citados). Ademais, há uma grande variação no desenho das placas, algumas são feitas apenas como um “calço”, como você mencionou, geralmente superior e de superfície plana com uso apenas parcial, enquanto outras são feitas com anatomia dentária, na arcada inferior e são funcionais, isto é, feitas parar mastigar com ela. Neste último caso, é preciso que a placa seja construída de maneira a atender demandas biomecânicas e neurológicas dos maxilares, com base na ressonância da ATM e de estudos funcionais.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Tarde, Marcelo! Fui paciente do senhor, estive em seu consultório em novembro de 2020 localizado no Rio vermelho, onde passei por uma avaliação através da ressonância magnética e da eletromiografia, concluiu-se no tratamento da ATM (Fase I), porém não tinha o capital naquele momento para a realização do tratamento neurofisiológico, enviei uma mensagem através do whatsapp, mas não obtive resposta. Meus sintomas continuam persistindo: dor na têmpora 24 horas, piorando com o passar do dia, dor no fundo dos olhos e nos músculos da face, principalmente quando vou dormir. Perdi cerca de 20 kg. Queria realizar esse tratamento logo com o senhor, mas antes queria pedir o CID para a realização de uma ressonância magnética com contraste, como também, passar por outra avaliação. Possuo a tomografia dos seios da face realizada no mês 08/20 e a ressonância no mês de outubro, fico no aguardo para o envio do CID, desde já agradeço.
Sou um galeguinho, baixinho, residente da cidade de Camaçari/Ba
Olá Marcelo, já pedi que a clínica se comunique contigo!
Boa tarde, Dr. Marcelo Matos. Muito Obrigado!
Dr passei 8 anos com aparelho para consertar minha mordida aberta
E o sorriso que não era e nem é nada harmônico,tenho que fazer força para sorrir fazendo com que minha face na hora de sorrir fique triste, após a retirada do aparelho estou sentindo muitas dores na atm e tenho bruxismo
Passei por vários esperando alguns falaram que era caso de cirurgia por conta do queixo pequeno
E assimetria
Porém não tem.como mais fazer cirurgia porq o aparelho modificou algumas coisas
Estou nessa dúvida se ainda posso fazer cirurgia ou não ?
Só avaliando pessoalmente…
Entre em contato pelo link: Conte-me mais sobre seu caso!
Bom dia!
comecei a usar a placa rígida de acrílico para correcção oclusal, o dentista me orientou a usa-lá durante 6 meses e tirar somente para me alimentar, no entanto estou sentindo muito incomodo ao falar em publico com a placa sendo necessário retirar em momentos que preciso interagir e conversar, utilizo normalmente em casa e locais que não necessito me socializar muito, tem algum problema no tratamento retirar a placa algumas horas por dia?
Victor, o tipo de tratamento que você está diferente é muito diferente da abordagem que preconizo aqui no portal, portanto, sugiro conversar com seu dentista.
Olá!
* Acho que foi um texto bem grande que escrevi, me desculpa tomar seu tempo, mas, se puder me ajudar, vai ser de grande importância pra mim.
Tenho 30 anos, e, no fim do ano passado, eu fiz a retirada dos 4 sisos de uma vez, por conta de algumas dores.
Na cirurgia, no momento em que foi extraído o dente do lado esquerdo superior, eu senti uma pressão por todo o lado esquerdo indo até o meu nariz, principalmente. No momento, o dentista disse que era normal.
Após toda a recuperação, a primeira diferença que senti foi que minha mordida “não se fixava”.
Em momentos onde fazia a barba, manipulava o nariz por um tempo, a mordida parecia se modificar. As vezes, após uma noite de sono, acordava com ela diferente.
Essas modificações mais significativas duraram um bom tempo, hoje ainda sinto minha mordida não tão certa, mas menos manipulável, mas ainda sim acontece um pouco.
Outra diferença foi a pressão no nariz, comecei a senti-la ocasionalmente. Hoje acontece bem menos, mas, as vezes em algum movimento de bocejo, e outros, sinto meu nariz dar um pequeno estalo.
Nesse tempo, também senti uma diferença no meu maxilar, que sinto cansar quando, por exemplo, como um grupo de castanhas.
E, recentemente, veio a grande praga.
Não saberia precisar o tempo, pois durmo sempre com ventilador, mas, no recente frio do Rio de Janeiro, passei a dormir sem e comecei a notar que, na hora de dormir, com o silêncio total, começava a ouvir um zumbido.
O curioso é que era apenas no momento em que iria dormir, e ele não começava de uma vez, direto, mas, com pequeno ‘toques’, e pouco tempo depois, direto.
Alguns dias depois, alguns incômodos, bem leves, de dores nos ouvidos .. mas, quase imperceptíveis. Pouco mais fortes quando vou dormir, também.
Consultei uma otorrino, ela apenas olhou por dentro do ouvido, perguntou sobre os dentes, falei da retirada do siso e de um dente que já trato há 7 meses ( ! ) também do lado esquerdo superior, o segundo após o siso.
Venho testando provisórios nele e observando se será necessário um tratamento de canal.
No primeiro provisório, parecia estar ok, mas num segundo que ele colocou, com o espaço entre os dentes, comida, acabou dando uma sensibilidade que não se vai.
Desde então venho trocando provisórios e medicando o dente, na tentativa de não fazer o canal, por orientação do próprio dentista.
A data limite está nesta próxima semana, dia 17 de julho, onde será decidido fazer o canal, já que a sensibilidade não se vai.
A otorrino me indicou me indicou um outro dentista especialista.
Na consulta, ele me disse que poderia ser por deslocamento da mandíbula por conta da longa cirurgia do siso, mas também colocou outras causa, relacionada a mordida errada, o fato da minha mandíbula ser bem forte pela minha mania de apertar (que nunca chegou a bruxismo, acredito … nunca tive problema).
Me pediu que resolvesse o problema do dente que estou tratando, como disse acima, e depois veríamos esse problema.
Mas, hoje, no dia que escrevo, foi o pior dia.
As dores continuam bem poucas, quase imperceptíveis, mas, o zumbido, foi pelo dia inteiro!
Estou bem preocupado .. venho tendo alguns outros problemas de saúde que vem me incomodando, mas, esse, pegou bem mal. Por tudo, desde a cirurgia .. mordida errada, incômodo no osso da face, no nariz principalmente .. e os avisos do dentista de que seria normal (além de uma propaganda no whatsapp de uma oferta de aparelho dentário, que passaram a oferecer .. coisa que nunca precisei, meus dentes nunca foram significativamente tortos .. ou ao menos achei que não precisaria) ..
Pesquisando, achei seu site, vi um post seu com um clarinetista no instagram. Sou músico também, e eu, sinceramente, não sei se saberia conviver com esse zumbido no ouvido.
Acha que poderia me ajudar?
Algum direcionamento? Ao menos algo que possa colocar na mesa na próxima consulta com o(s) dentista(s).
Vi que são diversas causas, sintomas como até dor coluna (o qual tenho, mas acredito que vem de antes .. apesar de ter piorado).
Tenho receio de que, por falta de uma solução (ou uma demora com as tentativas), a falta de dinheiro (o momento não é nada bom pra mim) acabe desistindo .. como acabei fazendo com o meu joelho, que hoje tento viver com ele do jeito que está. E consigo, pois incomoda relativamente pouco .. ou bem menos do que esse zumbido possa vir a me incomodar.
Sobre o zumbido
Boa noite doutor Marcelo.
Tenho 30 anos e tenho percebido bruxismo há alguns meses, tenho acordado com o maxilar cansado. Nesse período de isolamento, o stress tem aumentado a frequência do bruxismo. Fazem 5 dias que estou com muita ,muita dor no maxilar direito, bem na articulação, sinto que atinge cabeça e ouvido (e acredite quando digo que sei o que é dor forte, pois já tive cálculo Renal e crises de hérnia de disco), tô falando só pra mensurar a intensidade da dor. Enfim, não consegui consulta eletivas, na emergência me medicaram com Decadron e Voltaren pra aliviar a dor. Gostaria de uma direcionamento sobre quais os profissionais devo buscar e se tem algo paliativo que eu possa fazer até conseguir essa ajuda médica.
Agradeço desde já!
Boa tarde Marcelo! Fui diagnosticado com ATM, sinto todos os sintomas acima, em especial a dor de cabeça.
Comecei a usar a placa e as dores de cabeça aumentaram. Já fiz e tenho todos os exames de rotina como a tomografia e ressonância etc, inclusive deu a degeneração.
Sou da região de Campinas, Sp e gostaria de saber se é possível eu fazer um tratamento com você por conta da distância.
Aqui na região não encontro nenhum especialista com uma visão aprofundada sobre ATM ou o porque ela tem se manifestado, ou outras possíveis causas como leio nos seus comentários.
Porém ir até Salvador várias vezes acaba ficando oneroso para nós que já estamos quase sem dinheiro por conta de correr prá cá e pra lá sem saber o que pode estar acontecendo, e quando descobre que ? ATM, nenhum outro dentista consegue resolver.
Não estou dizendo que quero fazer o tratamento sem ir até Salvador, porém acredito que financeiramente falando consigo ir ao menos duas vezes até aí.
? possível fazer o tratamento nestas condições? Existe alguma forma?
Por favor me responda ou entre em contato.
Att,
Diego
Diego, tudo depende do seu diagnóstico e eu precisaria saber um pouco mais sobre seu caso. Acesse o link a seguir: conte-me sua história!
DR. Me tira uma dúvida, por favor…. Tenho zumbidos 24horas nos 2 ouvidos. Já fui ao otorrinolaringologista e não deu em nada. Daí eu percebi que tenho um estalo no maxilar do lado direito e fortes dores de cabeça quando fico tensa, a partir daí fui para um buco maxilo, que me deu o diagnóstico de dtm muscular e articular. Ele me recomendou fazer compressa com água morna, mesmo não sentindo dores e até agora nada! Ele não faz exercícios, placa, nada!!!! Dá pra resolver o zumbido com uma placa miorrelaxante?
Lucilene, como você deve ter lido na postagem, a coisa vai muito além de placa “miorrelaxante”…
Some a isso o fato de que zumbido pode ter outras causas, aliás, é mais comum que seja por outra razão que não a ATM e aí você vai precisar muito mais que um diagnóstico de “DTM muscular e articular” (veja esse texto aqui sobre o tema: DTM muscular vs articular
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Me siga no Instagram!
Olá doutor, me chamo Giovanna, após 1 ano usando aparelho ortodôntico, retirei e após uns 2 anos fui diagnosticada com disfunção na ATM, acredita se que foi pela forma inadequada das manutenções do aparelho, tentei usar uma placa de acrílico pra dormir, no início foi tranquilo, após uns dias passei a sentir mais dores, na minha cidade que fica no estado do RS não existe especialista, e o único que eu achei na região queria por uma placa que faria ajuste mensalmente, ele disse pela minha idade, tenho um desgaste muito grande nesse osso que sai do lugar, como leiga no assunto não sei como seria, poderia me ajudar
Oi Giovanna.
Bom, é importante saber que problemas na ATM são problemas que surgem por alguma razão. Não se pode afirmar que você tem problema na ATM por causa de aparelho ortodôntico sem antes realizar uma série de exames para eliminar as diversas possibilidades. E na grande maioria dos casos, não tem nada a ver com aparelho ortodôntico, realmente.
Veja o texto abaixo sobre possíveis causas de problemas na ATM:
– O que causa sua DTM? Qual a origem de sua Artropatia da ATM?
A melhor recomendação é buscar um profissional que tenha experiência em Patologia da ATM e Artropatia Temporomandibulares e que tenha também experiência em diagnóstico diferencial da ATM.
Olá ..tenho problemas de DTM. Tenho limitação de abertura (28mm), dores de cabeça, estalos, travamento, dificuldade na mastigação,fala e etc…e na ressonância apresentou uma degeneração do disco (osteoartrite) subluxação. Fiz um tratamento inicial com a placa oclusão..mas não obtive resultado…próximo passo será uma infiltração de ácido hialurônico. Moro em MG.. gostaria de uma indicação de profissional no meu estado para tratar meu caso..aguardo retorno.
Olá Emanuela!
É preciso saber o que causou a osteoartrite, pois não são todas iguais. Por exemplo, um processo autoimune ou uma infecção podem causar a osteoartrite, no entanto, o tratamento de cada uma dessas causas são diferentes…
Caso tenha disponibilidade de vir à Salvador, entre em contato via whatsapp:
+55 71 9 726-7171
Me siga no instagram: https://www.instagram.com/marcelofreirematos/
Doutor tive uma crise de estresse e nela bati os dentes a uma semana e meia…. Desde então sinto minha dores na mandíbula, tensão nos ombros e dores de cabeça… Eh possível q uma única vez tenha desencadeado isso? Estou preocupada…
Sim é possível…
Me conte mais sobre seus sintomas no link a seguir: conte-me sobre sua história.
Dr eu tô sentindo muita irritação no alto da cabeça e tbm sinto um troso repuxando parece que é uma veia repuxando ,isso tem a ver com atm??
Olá, fui ao clinico geral e o mesmo me diagnosticou com disturbing de ATM, pediu que eu fosse ao dentista o mais rapido possivel, estou preocupada!
Olá Michele. Ele disse que você tinha uma Disfunção da ATM, é isso? Bom, isso significa que sua ATM não funciona como deveria funcionar. E como consequência, você pode ter sintomas de dores musculares na face, dores na articulação, dores de cabeça, estalos ao abrir e fechar a boca, dentre diversos outros sintomas.
Qual seria a próxima etapa para você? Descobrir o que está CAUSANDO seu problema, ou seja, descobrir se há uma DOENÇA ARTICULAR (Artropatia) atacando a sua ATM, e se sim, qual é. Por isso é fundamental buscar um profissional com experiência em Patologia da ATM para que faça uma Investigação Diagnóstica Diferencial e que te ajude com este problema.
Dr. Minha fiha tem 7 anos. Apresenta um estalo na atm quando abre a boca e quando fecha o lovimento é estranho em formato de S.
Uma dentista disse que ela esta com uma compressao nos discos porque o espaçamento é muito pequeno. Será que a placa é indicada neste caso?
Olá Mary!
A questão vai bem além do estalo e do movimento em “S”, pois pode afetar o crescimento facial gerando assimetrias e retrognatia (queixo pequeno), que por sua vez afeta as vias aéreas e a postura da criança. Eventualmente pode também gerar dores pelas disfunção da articulação temporomandibular.
Para tratar é preciso ir além da placa comum (miorrelaxante, placa de bruxismo, etc) e trabalhar o posicionamento da mandíbula, a liberação das vias aéreas, a postura e também o crescimento e desenvolvimento dos maxilares e dentes.
Veja essa postagem aqui sobre o Apolo Jones, um garotinho apenas um pouco mais velho que sua filha e já estava com dor crônica de DTM: http://www.patologiadaatm.com.br/disfuncao-temporobandibular-dtm-em-criancas-tratamento-diagnostico/
Em que cidade e estado você se vive?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Vivo em Salvador Bahia. Vou procurar a clinica.
Olá Dr.!
Eu sou estudante de odonto e, ao fazer uma panorâmica, algumas pessoas da faculdade disseram que a minha câmara pulpar no geral estaca pequena para alguém de 21 anos. Então, relacionando isso ao hábito de apertar os dentes que eh tenho, meu dentista solicitou a plaquinha de acrílico para superior e venho usando ela pra dormir. Porém, mesmo depois de muitos ajustes, eu não consigo passar uma noite inteira usando ela porque os dentes anteriores (mais o IC) dói demaissss, quando eu tiro a plaquinha parece que ele estava sofrendo muita tensão ali.
O que fazer?
Obrigada desde ja..
Maitê, a decisão aí é entre o habito de apertar os dentes e uma plaquinha que aperta os dentes… Resta saber se essa plaquinha, caso funcionasse certo, melhoraria alguma coisa do hábito de apertar os dentes?
Via de regra, essas placas apenas impedem ou minimizam os desgastes dos dentes de pacientes que fazem bruxismo, pois passa a desgastar a placa ao invés esmalte dentário, no entanto não resolve nem a causa do apertamento, nem a câmara pulpar “curta”.
Neste sentido, seu eu fosse você, reavaliaria a proposta de uso dessa placa…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo:
Uma ressonância magnética da minha filha
diagnosticou “redução de espessura da cabeça do côndilo mandibular”,
assim como “evidências de processo degenerativo (…),
com preservação da estrutura discal”,
razão pela qual o especialista local recomendou artroscopia.
O Sr. poderia me dizer se é esse realmente o caso?
Grato.
Tasso Assunção
oi Tasso!
astroscopia e um procedimento cirúrgico e interessante fechar um diagnostico antes de qualquer medida mais invasiva
abraços!
Uma a plaquinha miorrelaxante inferior há 4 meses. No primeiro mês vi bastante resultado. Passei a acordar com o maxilar mais relaxado, o que antes do uso não ocorria. Mas ela não evita que eu sinta dores fortíssimas enquanto durmo, principalmente se deito de lado. Minhas dores passaram a ser mais fortes na parte superior do maxilar e bem na articulação. Tenho a mordida aberta e o médico indicou o uso de aparelho ortodôntico. Não aguento mais tomar analgésicos até porque eles funcionam por algumas horas e quando a dor quer vir, vem com tudo.
Taciana, sua mordida aberta não é a causa do seu problema mas pode ser uma consequência dele.
A “plaquinha” que você usa provavelmente está mantendo a sua mandíbula em uma posição que não é confortável
para os seus músculos pois não foi construída através das medidas neurofisiologicas do seu sistema mastigatório.
Você fez uma ressonância da ATM para saber o grau de comprometimento dela?
Não é interessante que fique tomando remédios para isso pois mesmo que aliviem os sintomas,
eles não estarão tratando seu problema. É importante ser avaliada por um especialista em patologia da ATM.
Sugiro que você procure o profissional da nossa equipe mais perto de você através do link abaixo, ok?
Um abraço!
http://www.patologiadaatm.com.br/clinicas-recomendadas/
Dr. Minha filha esta sentindo dores nas articulacoes e esta com espassamento mandibular.
A princípio a dentista falou pra usar placa de bruxismo porque minha filha tem bruxismo.
E disse que resolve.
Só que estou com medo de não adiantar e piorar. O que faço dr. Por favor. Ela esta sentindo muitas dores atras do ouvido e vem pra mandíbula a mais ou menos 30
A placa é usada normalmente para proteger os dentes, no entanto, o bruxismo pode ser sinal de alguns problemas que devem ser investigados. Por exemplo, problemas de crescimento dos maxilares podem estar causando problemas respiratórios durante o sono que, por sua vez, se relacionam com o bruxismo. Dependendo da idade dela, é possível tratar estimulando o crescimento.
Me mande mais informações sobre o caso pelo link a seguir: Me conte sobre seus sintomas!
Há 5 anos fui diagnosticada com disfunção temporomandibular, na época busquei tratamento e só encontrei um médico aqui no DF que tratava o caso, compareci a duas consultas e não voltei mais pois, o valor do tratamento ficou caro e os horários que ele tinha disponíveis nem sempre eu conseguia ir por causa do trabalho. Geralmente acordo com dor no maxilar e com dificuldade para abrir a boca, a plaquinha seria indicada?
Maiane
A “plaquinha” é útil em várias situações, mas lembre-se do que está escrito no texto da postagem, elas não são todas iguais!
Depende do método em foi determinada a posição que você passará a morder ao usar a plaquinha, pois isto implica numa posição ortopédica crânio-mandibular que possui componentes biomecânicos e neurológicos e é influenciado por problemas sistêmicos e locais tais quais autoimunidade, infecções, traumatismos e outros problemas que mudam sobremaneira a forma com deve ser usada as placas oclusais ou outras ferramentas quaisquer.
Parar saber se a plaquinha é indicada no seu caso, preciso de mais informações. Acesse o link a seguir e conte mais sobre seus sintomas: conte-nos sua história!
Dr. Comecei a usar a plaquinha de silicone, porém comecei a sentir dor no dente ao lado do canino, sinto que os meus dentes ficam bem apertados, parece que estão se movimentando, e quando tiro a placa sinto que o meu dente fica meio “móvel”, ai fico sem usar o dente fica normal, quando uso sinto os mesmo sintomas! Pode ser devido a plaquinha ser de silicone??
Olá Dr,parabéns polo blog,ele é muito esclarecedor.Tenho sofrido desde de setembro de 2015 com dores na cervical,ombros principalmente o esquerdo ,braços,fraqueza, formigamentos nos dedos e dores embaixo do peito .Passei por vários especialistas e não descobriam a causa das dores que iam irradiando,doía muito a cabeça próximo do ouvido ,dor na mandibular ,tomei muitos inflamatórios e relaxantes musculares,apesar de os médicos falarem que eu não tinha nada,que era ansiedade .Estava quase a beira da loucura,ate que fui diagnosticada DATM.Fui instruída a procurar um especialista.
Hoje estou usando um placa de acrílico,mas as dores persistem ,vivo a base de remédios.O que devo fazer?
Olá Ariane! Dores na cervical, nos ombros e nos braços podem ter outras origens além das chamadas DTMs, que são alterações
nas ATMs, nossas articulações da boca. Dores na mandíbula, próximo ao ouvido e de cabeça são mais comuns em DTMs, mas o tratamento indicado
normalmente não é através de medicamentos pois estes vão “tratar” os sintomas e não o problema.
Como foi feito o seu diagnóstico em DTM?
Digo isso porque deve ser feito um exame clínico aprofundado, uma pesquisa de alterações sistêmicas com exames de sangue
e normalmente precisamos também de um exame de imagem das ATMs(ressonância magnética) para avaliar as condições dessas articulações.
As placas interoclusais são recursos utilizados para o tratamento, mas devem seguir uma série de parâmetros para que sua mandíbula seja
colocada em uma posição neurologicamente confortável e o mais fisiológica possível para o bom funcionamento dos músculos visando também diminuir
as alterações nociceptivas das articulações.
Caso queira contatar algum profissional de nossa equipe veja as clínicas recomendadas em nosso site:http://www.patologiadaatm.com.br/clinicas-recomendadas/
Atenciosamente,
Marcus V. Corrêa
Ola dr,
Comecei a pouco tempo tratamento para atm com a placa, tenho o queixo mais para o lado direito, além da dor leve e estralos, com a placa tenho chance de melhorar a assimetria? Se não, qual seria a melhor solução para a assimetria? Obrigada
Júlia, depende de que tipo de placa estamos falando…
Qual o efeito da placa sobre seus músculos? E sobre sua mastigação? Baseada em que ela foi construída, na mordida, nos músculos? O posicionamento que ela mantém de sua mandíbula para tentar corrigir a assimetria é neurologicamente adequado para sua ATM? E do ponto de vista estrutural, nessa posição os discos e ligamentos ficam mais favoráveis ou não?
Ou seja, são muitas questões que precisam ser respondidas para saber se a placa está sendo eficiente e efetiva ou não. Sugiro que converse com seu dentista sobre essas questões para tirar suas dúvidas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Doutor,tenho um problema muito sério,na verdade ñ é eu e sim minha filha.
Ela tem 12 anos,e desde os seis a sete meses de idade ela vem sofrendo com o ouvido.
Passamos por vários médicos,ela foi operada duas vezes do ouvido,mas as dores continuam,só agora à uns meses atrás que descobrimos através de um médico abençoado por Deus e um buco maxilo ele tirou muitas dúvidas que eu tinha só que ela continua com muita dor,ela esta sofrendo demais ñ sei o q fazer,ela tem acompanhamento do otorrinolaringologita de uma dentista…Conversei com a dentista e ela disse para eu procurar o especialista em dor de articulaçao de ATM,só que ñ sei e nem tenho por onde começar…
Me ajude pelo amor de Deus,pois eu como mãe sofro junto…
Desde já agradeço pela atenção!
Lourdes
Procure um dentista especialista em DTM e dor orofacial. Teoricamente, este tipo de profissional irá investigar as possibilidades de correlação entre a dor no ouvido e a ATM de sua filha.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Marcelo,
Tenho 51 anos, a mais de 20 anos sinto uma dor de ouvido, mas tinha epoca que sumia, fui no otorrino a poucos dias, ele me falou que não era do ouvido, doi até a cabeça, cranio etc, incomoda muito, fui a um buco maxiliar, ele pediu para fazer uma resonancia magnetica ATM- não levei o ressultado a ele ainda, deu:
ALETRAÇÕES DEGENERATIVAS DAS ARTICUÇAÕES TEMPORO MANIBULARES,
DESLOCAMENTO ANETRIOR DE AMBOS OS DISCOS ARTICULARES
HIPEREXCURSÃO DE AMBOS OS CONDILOS MANIBULARES NA MANOBRA DE BOCA ABERTA, tem epoca de crise, dias não sinto nada, quando estou estessada acentua. Me oriente por favor.
Obrigada,
Maria Rosa
Maria Rosa
Essas alterações degenerativas e deslocamento de disco que apareceram na ressonância precisam ser investigadas pois podem ser consequências de diferentes doenças. Uma vez que se saiba o que causou, a extensão dos danos, o impacto na relação entre seus maxilares e o peso que isso tem em seus sintomas, então o seu dentista poderá estabelecer um plano de tratamento. Retorne a ele(a) com o exame!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
novo site: DTMnuncaMAIS.com.br
Dr. começei a ter estralos ha uns 5 anos, mas com o passar do tempo tive muitas dores e foi só assim que fui procurar ajuda. De inicio fui a uma Odonto, e ela colocou somente aparelho, dizendo que depois teria que fazer uma cirurgia. Mas não funcionando, procurei um especialista em ATM e ele tirou o aparelho e me passou uma plaquinha para dormir. Porém, NÃO melhorando, fui atras de outro especialista, na cidade de Maringa- PR e ele me passou outra plaquinha, mas de um jeito de coloca-se minha mandibula “no lugar” (ela pega a parte de cima e tem uma “rampa” para deixar a mandibula no devido lugar), e tenho que usar ela 24 horas por dia, tirando somente para higiene. De inicio, a dor sumiu, mas ja fazem 3 meses e meio do tratamento e a dor esta voltando, mesmo usando a plaquinha. Só que não consigo achar em nenhum lugar sobre esse tratamento e por ter lido seu texto, fiquei um pouco mais apressiva sobre. O Dr. sabe sobre esse metodo? Está errado?
Laura, pela sua descrição parece ser alguma técnica baseada na ortopedia funcional dos maxilares. Converse com o dentista sobre o retorno da dor, pois existem muitas razões para isso acontecer, independente da placa funcionar ou não.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. Eu comecei há 6 meses a ter estalos, antes eu soh sentia um certo cansaço ao comer e falar mas nada de dor ou estalo, comecou há 6 meses e meu dentista disse q iria melhorar pois estava tirando o aparelho atém que em ajneiro já estava insuportavel os estalos e ele mandou fazer uma placa de acrilico mas nesse meio tempo, minha boca comecou a travar pela manha, por 1 semana ateh q no sabado travou pro dois dias dando mt dor. Ele me deu a palca q nao resolveu em nada e depois de 2 semanas travou de novo. Mandou fazer uma placa mais grossa mas a essa altura nao confiante mais no médico fui em busca de um especialista em ATM, acabo de voltar e gostei mt da consulta mas li essa materia sobre a placa e estou na duvida, ele me indicou essa meorelaxante (disse q nao tenho bruxismo apesar de apertar os dentes e mandou nao usar a outra) e tirou o molde, a dúvida é, essa placa nao vai ser generica como diz no artigo? eu já gastei tt com essas placas…só quero ter qualidade de vida de novo. Ele diz que estou num grau 7 (de 0 a 10) da doença. É possível ter 100% da abertura da boca depois do tratamento correto?
Michele, tudo depende de como ele irá gerenciar os fenômenos relacionados ao uso da placa como o efeito que ele produz nos músculos e na mastigação. Isso é um tema que você precisa conversar com ele.
Leia aqui também:
Dúvidas sobre tratamentos
Placa miorrelaxante, placa de Michigan, placa estabilizadora e disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.Marcelo, mandei um email. Esse post me deixou com sérias dúvidas sobre minha placa da ATM e sua finalidade. Ela é dura, e com pouco mais de um més está desgastadadinha ( sei q é normal). O grande problema é as grandes enxaquecas, que mesmo com ela estou em crise. Amanha vou iniciar acupuntura para ajudar, pois a crise está muito grave. Meu bruxismo é forte uso regularmente aplaca, prático atividade física, tenho acompanhamento para ansiedade e costaria de saber de o senhor pode me indicar um médico na.minha cidade joão Pessoa ou meandar assuntos relacionados, pois não sei mais a quem recorrer.
Lívia, enxaqueca é uma doença neurológica independente da ATM, embora a disfunção da ATM possa agravá-la e funcionar como um gatilho que propicia disparos de crises com mais frequência. Quanto às dúvidas de sobre sua placa, acrescento mais algumas… Qual é o diagnóstico de seu problema na ATM? Como o dentista mede a efetividade e eficacia da placa? Como se encontra as funções mandibulares após uso da placa?
Se a placa mantiver a mandíbula em uma posição neurofisiológica do ponto de vista da ATM e satisfatória do ponto de vista do posicionamento das vias aéreas e língua, dificilmente haverá desgastes na mesma da forma como está acontecendo.
Infelizmente não tenho quem lhe indicar em João Pessoa.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Dr Marcelo. Na tentativa de melhorar minha oclusao, a dentista fez desgastes nos meus dentes.. Aí perdi o conforto da mordida, e a mandíbula começou a deslocar, o que causa grande desconforto, dores de cabeça, cansaço muscular na face. Fui num especialista em DTM. Ele me passou uma plaquinha e remédios (relaxante muscular e anti-inflamatório). Ele disse que posso melhorar, mas que nao existe tratamento para meu problema, e tenho que conviver com isso pra sempre. Pelo que vi, sua linha é bem diferente da dele, pois ele nao me pediu exames (radiografia ou ressonância) ou verificou meus dentes com cuidado. Existe tratamento? Qual os exames que devo fazer? Pode indicar um profissional da sua linha de tratamento no Rio de Janeiro? Muito obrigada.
Mari
Existe tratamento para a grande maioria dos problemas da ATM. O primeiro passo é saber exatamente o que está acontecendo em suas ATM, as estruturas que estão lesionadas, as alterações funcionais relacionadas e os fatores que a causaram. Infelizmente não conheço profissionais no Rio que trabalhem dessa forma.
At.te,
Marcelo Matos
FUI AO DENTISTA, PORQUE ESTAVA COM UMA DOR INSUPORTAVEL NO ROSTO E PARECIA SER NOS ÚLTIMOS DENTES SUPERIOR, ENTÃO ELE FEZ ALGUNS EXAMES NOS DENTES PARA VERIFICAR ONDE ERA O PROBLEMA, E ELE VERIFICOU QUE A DOR ERA MAIOR NA FACE, PERTO DO OUVIDO, ENTÃO ELE CONFECCIONOU A PLACA PARA MIM UTILIZAR DURANTE A NOITE, PORQUE EU ESTOU COM PROBLEMA DE ATM, USEI E NO OUTRO DIA A DOR VOLTOU NOVAMENTE, O QUE EU FAÇO, NÃO ADIANTOU! POR FFAVOR ME AJUDE
Érika
Nem sempre os resultados são imediatos…
Dr. Marcelo,
Eu tenho mtas enxaquecas e fui diagnosticada com DTM. Estou usando a plaquinha, mas não observei uma melhora significativa. Deixei de sentir dores de ouvido, mas as enxaquecas continuam mto fortes. Quanto tempo é suficiente pra eu saber se a plaquinha não está funcionando pra mim?
Obrigada.
Anne
Anne, primeiro é preciso saber se é enxaqueca verdadeira mesmo, pois se for, ela não é causada pela disfunção da ATM, seria um problema neurológico próprio. Nestes casos, um tratamento da ATM pode, eventualmente, até ajudar a diminuir a frequência e intensidade das crises, mas não irá resolver, pois a ATM estará funcionando como um gatilho de outra doença (a enxaqueca). Outros gatilhos, poderão continuar disparando as crises, como certos alimentos, cheiro de solvente de tinta, etc.
Segundo, ainda que as dores sejam, de fato, oriunda das ATM, é preciso que seu tratamento esteja individualizado e bem correlacionado com seu diagnóstico. Por exemplo: se há estruturas lesionadas dentro da ATM, há a possibilidade de recuperação? Se sim, o tratamento está delineado para isso? Como sera medido e monitorado tal processo? No caso do uso da placa, como é monitorado o efeito da mesma sobre os músculos, cinemática mandibular e mastigação? Ela está cumprindo com os objetivos? Como isto está sendo medido? E por aí vai… É o tipo da coisa que precisa ser bem conversada com seu dentista.
At.te,
Marcelo Matos
Obrigado Dr.Marcelo pela atenção, parabéns pelo seu blog. Vou seguir seu conselho e avaliar a saúde da minha ATM. Gostaria de saber se conhece algum especialista na minha região para me indicar, como disse anteriormente sou de maringá PR.
Agradeço desde já.
Olá Dr. Marcelo, sou de maringá PR, estava lendo o seu blog e descobri que tenho os sintomas de DTM, tenho 24 anos, e a muito tempo tenho estalos muito fortes quando mastigo, e quando abro a boca em um bocejo por exemplo a minha mandibula se move de um jeito torto e trava.
Tenho a mordida aberta e quando iniciei o tratamento com o Orto ele disse que os sintomas eram devidos a mordida que não se encaixava corretamente, e com a correção da mesma os sintomas desapareceriam.
Já fazem 4 anos que estou usando aparelho e a minha mordida não fecha.
O problema é que tive desgaste osseo nas raizes dos dentes e não posso usar o aparelho por muito tempo e se a mordida não fechar terei que fazer cirurgia ortognatica. Eu li um artigo que dizia que se fizer a cirurgia ortognatica sem antes tratar da DTM pode agravar todo o quadro, isso procede?
O que devo fazer? Estou com muito medo, agradeceria muito se pudesse esclarecer as minhas duvidas.
Obrigada.
Érica
Realmente, se a cirurgia for feita, mas houver um processo patológico na atm que seja a causa da mordida aberta, não só pode complicar como pode predispor a uma recidiva. O correto é fazer uma avaliação do estado de saúde de sua atm com exames específicos o quanto antes.
Sugiro que leia este tópico aqui: http://www.patologiadaatm.com.br/cirurgia-ortognatica-devo-fazer/
At.te,
Marcelo Matos
Olá estou em busca de uma nova orientação, hoje tenho o diagnostico de DTM -DESLOCAMENTO DOS DISCOS E APERTAMENTO DAS MADIBULAS, tenho 29 anos e deste do ano passado tenho dores insuportáveis no ouvido, já passei por 4 otorrinos e não tem problemas com eles, não posso ficar uma noite sem dormir, muita enxaqueca principalmente se eu não dormir bem, não posso ter nenhum tipo de tensão, não posso comer nada duro, não posso falar muito, não consigo falar muito tempo ao telefone, nem ouvir MP4 e o local quando apertado para examinar me dá crise de labirintite … bom … Já fiz duas 3 RM e passei por 4 bucos maxilos e eles não conseguiram me ajudar, as tentativas deles não tiveram sucesso, como (tirei os sisos, infiltração com corticóide, terapias a Laser) a única coisa que me alivia é ANTIFLAMATORIO e relaxante muscular, teve uma época que fiquei quase duas semanas internadas tentando aliviar a dor (pois tbm estava com suspeita de neuralgia do trigêmeo) tive alta ainda com dores, fiquei 5 meses tomando antiflamatório direto, uma buco do hospital me encaminhou para uma faculdade particular aqui no RJ, para conversar com um professor de Pós, ele é mestre de orofacial e implantes, as ultimas informações dele é que não adianta eu operar, pois uma vez que o disco fica solto não fica 100% para o resto da vida e ainda corre o risco de se deslocar novamente, corro o risco da boca não abrir toda, e ele acredita que os músculos não estão mais em perfeito estado para suportar essa correção … o pior de tudo são os músculos!!! Ele tentará fazer que a minha placa miorrelaxante puxar a minha mandibular inferior pra frente durante a noite, para se criar um calo e esse calo aliviar os (atritos ou beliscões) que acontece nos músculos ou em algum lugar que não deveria dá … estou desempregada e dessa maneira não consigo nem trabalhar direito. Algum mestre em orofacial teria uma outra opção nesse meu caso??? Não tenho nem mais quem pedir a ajuda … Hj só estou na espera do Milagre de Deus na minha vida, dessa cura …
Vanessa
Concordo com os trechos a seguir: ” (…) não adianta eu operar(…)” E esse outro aqui sobre a correção cirúrgica: “(…) corre o risco de se deslocar novamente, corro o risco da boca não abrir toda, e ele acredita que os músculos não estão mais em perfeito estado para suportar essa correção …”
No entanto dê uma olhada aqui:
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
Entretanto não é sempre que se pode recuperar os discos e nesses casos se busca manter um estado funcional da ATM. Para saber sobre isso, é necessário o que chamamos de diagnóstico diferencial, que precisa ser feito por algum profissional com formação em patologia da ATM.
At.te,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo Matos,
Parabéns Doutor pelo seu blog, uma ferramenta que ajuda muita gente, o verdadeiro papel de cada profissional.
Bom, ultimamente a minha vida é andar em médico em médico procurando uma solução para uma enxaqueca tremenda, tenho 30 anos e nos ultimo 8 meses ela só vem piorando, inicialmente era uma vez por mês, depois semanalmente e atualmente posso dizer que diariamente.
Fui ao neurologista, fiz a ressonância tanto do cérebro quanto da coluna a graças a Deus tudo certo. O Neuro por sua vez prescreveu o medicamento formulado dentre outras substancias a prednisona, nortriptilina, propranolol e outras. A dor de cabeça passou, porém fiquei muito preocupada em tomar corticoide por muito tempo, nesse meio tempo sentia algumas dormência na região da ATM, estalos sempre tive (inclusive utilizei uma plaquinha alguns anos atrás) fui ao dentista aqui na cidade e ele realizou o raio X mostrando-me a que realmente tinha problemas na ATM e que eu abria a boca além do normal…( não sei explicar direito) recomendou então a placa…
Dr. Marcelo será que estou no caminho certo? Minha vida virou dor, eu não quero viver com essa dor de cabeça infernal que me tira do equilíbrio.
Desde, agradeço pelo apoio. Se tiver algum profissional para indicar ficarei agradecida.
Forte Abraço
Olá Rosana
A ATM não causa enxaqueca (que é um tipo muito específico de dor de cabeça), mas pode agravá-la. Assim, se sua ATM tem algum tipo de alteração, é preciso saber qual é o diagnóstico para poder tratá-la pois não é “só colocar uma plaquinha”, não.
Dê uma lida aqui: Placa miorrelaxante, placa de Michigan, placa estabilizadora e disfunção da ATM
At.te,
Marcelo Matos
Obrigado Dr, Marcelo Matos,
Mais o meu maior problema é a enxaqueca, gostaria de entender o que me causa tanta dor, ando médico em médico tentando achar a causa mais até agora o que encontrei foi mais dor!
Forte Abraço
Doutor
Agradeço imensamente por ter respondido minha pergunta, são de profissionais assim como vc que o mundo precisa, Deus te abençoe.
Bom gostaria de fazer uma outra pergunta, fiz um plaquinha miorelaxante, aquela de acrílica, tenho bruxismo e má oclusão do tipo 2 leve, minha dentista não é especialista em ATM, mas ela faz a plaquinha, num momento de desespero com zumbido e desconforto no maxilar(tensão nos músculos)solicitei a ela que fizesse uma plaquinha, bom estou com ela a uma semana, senti que as dores sumiram, porem quando acordo sinto apenas uma tensão muito que pequena, mas pequena mesmo no maxilar, mas percebi que quando olho com a plaquinha na boca o alinhamento, ou seja a linha dos dentes da frente não encaixa com a linha dos dentes de baixo, já sem a plaquinha elas ficam alinhadas quando abro e fecho a boca, quando tendo colocar na posição correta de alinhamento dos dentes o lado direito da placa fica levemente levantada, sinto que a noite minha boca volta-se para esta posição de alinhamento, deixando a plaquinha desconfortável,gostaria de saber se este pensamento meu de alinhamento dos dentes está correto. ( a linha que digo é a linha que separa os dentes, vejo pelos dois dentes da frente com os dois de baixo). Att: Rosana
Rosana, essa linha é chamada de linha média e é uma das referências do posicionamento mandibular. Mas para saber se seu raciocínio está correto é preciso antes saber se as linhas médias superior e inferior são confiáveis no seu caso, ou seja, se estão centradas na base óssea ou não. Se estiverem centradas na base óssea, mas desencontradas entre si, há uma chance grande das bases maxilares estarem desalinhadas, que é o que o dentista chama de problema esquelético. No entanto, para saber se a base óssea está corretamente posicionada há uma série de estudos que precisam ser realizados, pois, por exemplo, um simples deslocamento de disco da ATM de um lado, pode provocar um desvio da base óssea e consequentemente da linha média.
Por esse motivo que tentar centralizar a mandíbula olhando apenas para a linha média pode dar errado.
Esse tipo de coisa você precisa conversar com seu dentista.
At.te,
Marcelo Matos
Olá Dr, entrei no blog por acaso e me identifiquei c/ alguns dos sintomas citados.Tenho sentido muita dor de ouvido (direito), pontadas na cabeça, estalo ao abrir a boca,zumbido no ouvido, outro dia meu lado direito da face todo doia, inclusive gengiva, ja fiz tratamento de labirintite por conta do zumbido e de vertigens q sentia, não melhorou, voltei ao otorrino e ela investigou novamente meu ouvido e devido as minhas queixas ela me disse q eu poderia estar c/ ATM.Faço tratamento c/ psiquiatra tbem, por conta de transtorno de pânico e ansiedade, pode estar ligado um problema a outro Dr???
Sim, Graziela, os problemas podem estar interligados.
At.te,
Marcelo Matos
Dr faz uns 2 anos que meu maxilar estrala sinto dores leves no ouvido dor de cabeça e nos olhos minha cabeça está toda dolorida acordo cansada dor no pescoço e costas tenho bruxismo e aperto o dentes durante o dia..o que faço?qual meu diagnostico?
Solimar
O seu diagnóstico depende de uma avaliação criteriosa feita pessoalmente. O que você deve fazer é procurar ajuda especializada junto a um dentista que tenha formação em patologia da ATM.
At.te,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, tenho 17 anos e desde que posso me lembrar sofria de estalos da mandibula, até que a mais ou menos 2 anos minha mandibula travou e eu passei a ter problemas na abertura e dores na mandibula e de cabeça. Hoje em dia, só consigo abrir uns três dedos. Procurei um especialista, ele passou vários exames e começei a usar uma placa de acrilico nos dentes de baixo (durante todo o dia, só tirar para escovar) e passou que eu tomasse dois comprimidos de azitromicina 500mg durante 6 dias. Ah, e o problema maior é com o lado direito onde o disco está muito deslocado e MUITO desgastado tanto que o dentista disse que no lado direito não dá garatias de 100% recuperação. O tratamento está custando mais ou menos 5 mil, com acompanhamento e com as outras placas que vierem a precisar. Queria saber sua opnião sobre o tratamento que estou tendo e sobre o preço que me foi cobrado.
Agradeço desde já.
Rachel, não sei qual é o seu diagnóstico mas se entrou com antibiótico creio que tenha sido identificada uma infecção e, pelo que entendi, a placa deve estar sendo usada para compensar os problemas estruturais e reposicionar a mandíbula. Essa é uma abordagem bastante válida. Não tenho como palpitar sobre o valor pois isso depende dos custos e experiência que cada dentista possui.
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo, ainda bem que encontrei seu site.
Sou uma pessoa muito ansiosa. Tenho problema na ATM desde quando tinha 16 anos quando usei a placa as dores aliviaram e parei o tratamento, hj depois de 10 anos os sintomas voltaram só que muito severos como fortes dores de cabeça, travamento da mandibula, zumbido no ouvido, tensão muscular, dores no pescoço e coluna e estou com um desvio na coluna (escoliose) e um ombro está maior q outro.
Procurei um dentista especialista e ele nao pediu nenhum exame só mandou fazer a placa. Só q estou usando a placa e as dores continuam.
Li no seu site q seria necessário investigação e exames.
Gostaria de saber quais os exames auxiliam nesta investigação?
pois meu dentista nao pediu nada.
obrigada
Carolina
Dê uma lida nesse texto aqui: Quando a disfunção da ATM piora.
Quanto aos exames e o tratamento que você está fazendo, o que posso dizer é que realmente existem linhas de trabalho onde o dentista acha que não necessita exames, pois o diagnóstico seria “eminentemente clínico”. Certamente essa não é a forma que eu trabalho, pois costumo ter como objetivo investigar a causa, ou seja, o porquê do problema ter se iniciado em primeira instância.
Esse tipo de abordagem é o inverso, muitos exames são realizados (dentro da necessidade de cada caso, obviamente) para saber, de fato, qual é o “inimigo” a ser vencido. Por exemplo: há ligamentos danificados? Problemas com o funcionamento dos músculos? O disco/menisco articular está deslocado ou danificado de alguma forma?
Enfim, são muitas perguntas que precisam ser respondidas para fazer com que um tratamento funcione, especialmente uma placa.
Se você não está segura do tratamento, o melhor é abrir o jogo com seu dentista e falar com ele a respeito. Outra opção é buscar outro profissional.
Att.,
Marcelo Matos
Oi Dr, sou estudante de odontologia , estou pesquisando sobre placas oclusais utilizadas no tratamento do apertamento dentário, tenho uma pergunta sem resposta.O apertamento dentário pode causar reabsorção ósseas generalizada, e nesse caso se esta indicado a utilização da placa.
Dr Marcelo, bom dia!
Há uns 3 anos sinto um estalo na boca,um pouco abaixo das orelhas, dos dois lados, ao mastigar. Um dia senti dor de ouvido, fui ao otorrino e o mesmo me informou que a dor não era de ouvido e sim nas articulações da mandíbula. Raramente sinto esta dor, mas o estalo tem me incomodado muito. Procurei um médico, Cirurgião Buco-Maxilo Facial, que apertou o local, pediu para eu abrir e fechar a boca várias vezes e com o diagnóstico “Quadro de Disfunção Temporomandibular” pediu para que eu procurasse um dentista para confeccionar a tal placa miorrelaxante rígida ou de Michigan. Tenho lido seu blog e notando que muitas pessoas reclamam que a plaquinha não dá resultado. Qual a sua opinião? Acha que devo fazer outro tipo de exame?
Parabéns pelo Blog!!
Darci, a questão não que “a plaquinha não dá resultado”, pois são muitos os tipos de placas e mais variada ainda é a resposta do organismo quando o paciente começa a usar uma. Por exemplo, se você começa usar uma placa e , ao invés dela fazer seus músculos funcionarem melhor, ela aumenta a diferença entre os lados ou diminui a capacidade muscular, ela estará piorando a situação. Por outro lado, se ela alivia a pressão interna da ATM e ainda faz os músculos funcionarem melhor, então a tendência é ela ajudar a resolver a situação. Mas observe que o problema vai além da placa, pois, se por acaso há um processo degenerativo, além de diminuir a sobrecarga articular e fazer a ATM funcionar melhor, é preciso identificar a causa do processo degenerativo para poder entrar com alguma terapia em paralelo que ajude a controlar a situação.
Enfim, a coisa toda depende da capacidade e dos recursos que o dentista tem para diferenciar a causa da doença por trás da disfunção da ATM e também para analisar os efeitos da placa no organismo.
Leia também o texto: Placa de Michigan
Att.,
Marcelo Matos
Boa tarde!
Há um mês sinto uma dor de dente e a dentista não consegue descobrir o que é. O problema é que não consigo identificar qual é o dente. Há 2 meses atrás fiz um canal, ela disse que está perfeito, o dente quebrou e ela colocou uma “capa”, desde então sinto dor, mas não sei em qual dente.Já abriu um outro dente, ao lado deste que colocou a capa, achando que era o próprio, mas não era, pois a dor continua. Tomo anti-inflamatório a dor passa, paro de tomar a dor volta. Não sei o que devo fazer, uma vez que ainda estou em tratamento e ela não encontra a solução.
Sanny
Recentemente vi um caso similar ao seu que o endodontista (o dentista especialista em canal) só conseguiu descobrir por conta do uso de um microscópio, onde deu para ver uma microfissura no dente que teve o canal tratado. Não quer dizer que seu caso seja a mesma coisa, mas esse é um exemplo de situação que pode parecer que está tudo bem em uma radiografia ou memso ao exame físico, mas haver algum problema que precise de recursos específicos para serem identificados. O fato de você não conseguir localizar a dor, também é relativamente comum, pois a área poe estar já sensibilizada e a dor coma a gerar reflexo em outras áreas que está associada ao mesmo tronco nervoso.
Talvez seja melhor procurar em conjunto com seu dentista, o auxílio de um especialista em dor orofacial. Quem sabe ele não consegue levantar mais algumas hipóteses?
Att.,
Marcelo Matos
Boa Tarde
Gostaria de saber se antes de colocar a placa ou o aparelho para correçao da atm é necessário fazer algum exame,pois meu maxilar estrala muito sinto muitas dores no maxilar e no lado direito da cabeça, procurei um neuro como nao deu nada nos meus exames ele me aconselhou fazer o tratamento da atm que pode estar sendo o causador da dor de cabeça, mas o dentista que procurei disse logo de cara que preciso colocar a placa ou o aparelho é normal colocar sem nenhum exame especifico? ele somente avaliou a olho minha boca
Obrigada
Daniela
Daniela, sem exames e testes específicos como a placa poderá ser calibrada para SUA NECESSIDADE em particular?
Bom Dia, eu tinha a mordida cruzada no lado direito, estou corrigindo com aparelho dentário,e já retirei os 4 dentes do siso, praticamente meus dentes já vieram para o lugar.
Sempre sofri muito de dores no maxilar, cabeça e dores de ouvido também, por diversas vezes meu maxilar travou com a boca aberta, fica “estralando”, estou tomando remédio para as dores, meu dentista que é especialista em ATM e é Buco Maxilo, pediu uma tomografia computadorizada, no resultado aparece escrito Côndilo mandibular esquerdo de dimensões reduzidas e contornos irregulares, há dimunuição do espaço articular côndilo-cavidade glenóide a esquerda e redução da mobilidade do côndito mandibular com a boca aberta, entre outras coisas, ele me indicou fisioterapia, e tirou um molde para fazer uma plaquinha de resina, no valor de R$ 1.500,00 (está no preço?, pois achei muito cara). Porém, no momento ainda estou usando o aparelho ortodôntico, é aconselhável usar a plaquinha, ainda usando o aparelho?
Obs: Faço tratamento com uma dentista para o aparelho e com outro para o maxilar.
Grata pela atenção.
Danielle Cristina
Não tenho como entrar no mérito do preço, pois isso é algo muito individual. Quanto ao tratamento o que posso lhe dizer é que é uma abordagem padrão (fisio + placa), realmente bastante comum na odontologia, embora seja bem fifrente de minha forma de trabalhar. Para saber quais são as chances dessa abordagem funcionar só mesmo conversando com seu dentista e tomando como base seu diagnóstico. Quanto à questão do uso da placa com o aparelho, isso é algo que tem de ser manejado entre seus dentistas, pois uma coisa pode interferir com a outra. Eles fazem parte de uma mesma equipe? Tire essas dúvidas com eles.
Att.,
Marcelo Matos
Eu tenho também tenho mordida cruzadas, talvez tenha sido a causa da minha ATM, mas estou tratando primeiro da ATM COM placa, não sinto desconforto pelo menos quando estou com a mesma= a placa.
Não sou especialista mas refletindo… o parelho vai mudar a mordida, logo precisará de uma outra plaquinha.
Pode ser que eu esteja equivocado.
Em 2003 fiquei fibromialgica nos 18 points, meu organismo virou pelo avesso, tendo vários problemas de saúde, inclusive ATM e bruxismo, usando 3 tipos de placas dentárias: uma para dormir, outra durante o dia e outra antes da alimentação, além de consultas periódicas, semanais e quinzenais ao dentista. Faço sessões de eletroacunptura semanais ao invês de tomar remédio: cordisona, onde tenho tido melhoras, atualmente as sessões são quinzenais, a fibromialgia está controlada, ela ataca mais na época do frio, como conhecedora desta doença e minhas limitações, sei como conviver com esta doença; atualmente estou praticando o Liang Gong (=terapia chinesa, de alongamento) no Posto de Saúde de meu bairro, com ótimos resultados, bem como o tratamento da cinesologia, etc… A paciência e a persistência nos tratamentos: médico, dentário, psiquiátrico, psicológico e ocupação (trabalhos manuais) dão certos, a longo prazo; acreditando que você irá melhorar é de suma importância e de grande valia ao seu ego… O tempo real é bem diferente do tempo de Deus, acredite que você irá superar… Deus é maravilhoso e fiel… Abraço e bjs. Norma.
Boa noite doutor, A anos venho sofrendo com dores de cabeça martelada,pontadas. dores na face, estalos no ouvido e pra piorar meu lado esquerdo é dislocado paro o da direita e o meu olho direito se move para cima e para baixo ao mastigar ou mover a boca para os lados, cima e baixo as palpebras arrastam no meu olho dói e incomoda muito…a pouco tempo descobri que é dtm a médica me recomendo placa miorelaxante(900,00) e depois um aparelho especial e importado (1,500) e necessário tudo isso? e resolveria principalmente o problema no meu olho?
minha maior tristeza meu olho direito se movimentar ao mastigar não tenho muitas amizades por me isolar…
Fabiana
Embora não seja impossível, o sintoma que você descreve no olho não é típico de disfunção da ATM não… Em situações assim é preciso ir com muita cautela. Qual o diagnóstico de sua DTM?
Att.,
Marcelo Matos
Olá doutor Marcelo, bom dia..tenho 26 anos e quebrei um pedaço do dente da frente quando era mais novo.. coloco resina mas ela vive caindo..meu dentista falou que tenho bruxismo.. usei placa dentária de plástico a resina caiu novamente.. to em dúvida em qual tipo de placa usar agora: de acrílico ou de silicone?? gostaria que o senhor me ajudasse com essa dúvida.. já perguntei a opinião de alguns dentistas, uns falam que é melhor silicone, outros falam acríclico.. qual a sua opinião?? qual a melhor?? quero evitar que a resina caia novamente como nas outras vezes, isso já resolveria meu problema porque já não aguento mais essa agonia..agradeço a sua atenção, obrigado.
Diego
Se você leu cuidadosamente o texto do início dessa postagem, vai perceber que a questão principal não é o material da placa, se fosse só por isso, ouro funcionaria melhor… A questão é a posição em que a placa mantém a mandíbula e o efeito que ela provoca no organismo e é a isso que você precisará se atentar.
Att.,
Marcelo Matos
Boa noite doutor!, tenho problema de DTM, procurei um especialista o mesmo disse que teria que cmeçar um tratamento com plaquinhas, até aí tudo bem, só achei estranho não pedir nenhum exame, isso é normal? sendo que não sinto nenhuma dor, a não ser o desconforto mandibular, enfim, nesses casos deve-se fazer algum exame específico?
Danilson
Existem linhas de trabalho que são assim e não se baseiam em exames. Se você não se sente seguro, procure uma outra opinião profissional.
Observe que sem exames adequados é muito difícil saber exatamente o que está acontecendo e, consequentemente, o tratamento acaba tendo menos precisão.
Att.,
Marcelo Matos
Dr.há uns 3 meses atrás comecei com dores fortíssimas na minha cabeça, com o passar dos dias a dor ficou mais evidente na minha face, cheguei a ir no neuro e otorrinos e tomar remedios pra enxaqueca e sinusite, mas nada de melhorar. Com mais tempo comecei a sentir dor no pescoço, meu ouvido pulsava, dor no peito, dor na cervical, braços e nas pernas. Fui em um dentista ele solicitou uma RM da atm, e o disgnóstico foi deslocamento de disco com reduçao, aí ele falou que esse era o meu problema, que meu disco estava deslocado e por isso eu sintia as dores, mas fiquei na dúvida pq desde criança meu maxilar estalava alto e bilateralmente e nunca tinha me incomodado, que eu saiba eu sempre tive esse tal deslocamento. Isso que n entendo se o deslocamento é a patologia em si ou outra condiçao estaria causando td isso no meu deslocamento de disco. Estou usando uma placa superior que meu primo dentista fez para mim e tomando Celebra, esses dias tenho conseguido suportar a dor, mas tenho medo de parar com o remédio e a dor voltar. Estou meio perdida no tratamento que devo seguir, pois os dentista olham a minha boca (dentes) e nao encontram motivos evidentes para que tudo isso acontecesse comigo.
Jordane
Certamente é importante realmente você pesquisar o que está acontecendo com seu organismo, no entanto observe que dores no corpo e pernas, dor no peito, entre outras coisas que você cita não são sintomas de disfunção da ATM. Os deslocamentos de disco são bastante comuns na população de modo que pode ser duas coisas sem relação entre si: um problema na ATM e um outro que explique as dores do peito, pernas, etc.
Quanto à sua dúvida: “Isso que n entendo se o deslocamento é a patologia em si ou outra condiçao estaria causando td isso no meu deslocamento de disco”, a questão é que o deslocamento NÃO é a patologia em sí, pois é preciso que algo provoque o deslocamento. Esse algo é que seria a causa, ou seja, a patologia por trás da disfunção.
É claro que não te avaliei pessoalmente e não há como eu ter a menor idéia do seu caso em particular, mas de uma maneira geral, se um paciente chega em meu consultório com queixas sistêmicas, isto é, dores em partes distantes da ATM e com baixa relação com as disfunções da ATM, eu penso logo em possíveis problemas igualmente sistêmicos como por exemplo, doenças reumáticas, autoimunes, metabólicas, etc., que poderiam explicar tanto problema na ATM como os demais.
Portanto sugiro que converse sobre essa possibilidade com seu dentista e seu médico.
Att.,
Marcelo Matos
em qual parte dos dentes agente usa essa placa, no inferior ou superior???
Pode ser tanto superior quanto inferior.
Bom dia, Dr. Marcelo Matos, td bem?
Felizmente, descobri seu blog por conta da minha D-ATM!
Estou com dores no maxilar do lado esquerdo, e entre meus dentes, mal consigo passar meu dedo indicador, só para ti ter noção da gravidade.
Faz umas duas semanas, que comecei com umas pontadas no ouvido esquerdo, e até achei que fosse iniciar uma dor de ouvido, mas posteriormente, comecou uma dor na garganta, q eu jurava ser dor de garganta, mas não… comecei a perceber que a dor comecou a piorar, e piorar! Não tenho problemas ao falar, nem tenho muitas dores como as pessoas dos diálogos no blog, nem dor na nuca, nem em volta dos olhs, nem nas costas, nada, a dor é somente enquanto vou comer, pois não consigo abrir a boca normalmente!
Nessas duas semanas já fui em dois dentistas.
O primeiro disse q eu precisava tirar os dois dentes do siso do lado esquerdo, pq ele disse q não há espaço para as gengivas… Meus 4 dentes nasceram retinhos e nunca me dera problema algum, enquanto a dor no maxilar é inevitável qdo me alimento. Ah, e ele me recomendou tomar um anti-inflamatório, e achei q não resolveu em nada.
Fui na segunda dentista, acho que o nome da especialização dela é em Ortodontia…
Nessa semana percebi que a dor estava diminuindo, mas hj, infelizmente mordi a gengiva e refletiu na mandíbula, pq tentei abrir a boca forçamente com a dor da mordida, e agora está doendo novamente.
Enfim, minha Ortodentista recomendeu fazer aplicações de infra-vermelho, e assim que conseguir abrir mais a boca, para fazer a tal da plaquinha para dormir, pois eu tinha ou tenho a mania de travar os dentes enquanto fazia musculação, acho que meu problema vêm daí…
E mais:
a doutora perguntou se tinha algum problema de saúde e se tomava algum medicamento, e eu disse que não, apesar da resposta ser Sim, tomo anti-retroviral, pois sou HIv-positivo.
Não quis informar, porque moro numa cidade pequena, e todos se conhecem, nem mesmo meus pais sabem da minha atual saúde…
Doutor, vc que deveria ter informado?
Vc acha que meu problema pode vir por conta da minha doença?
Minha imunidade, graças a Deus, está a mil, otima, mas fico com receio quando volto ao dentista, dependendo do tratamento que a doutora terá que fazer comigo, sem saber da minha saúde em si.
Muito obrigado pelas informações.
Aleksandro
O HIV possui uma certa associação com algumas alterações neuropáticas, que é quando a dor é provocada por problemas no próprio nervo. Além disso, os antiretrovirais podem produzir alguns desses mesmos sintomas mencionados. Por tanto, minha sugestão é que procure um dentista especialista em dor orofacial para avaliar possíveis causas odontológicas e que lhe transmita segurança suficiente para você se sinta à vontade para contar-lhe dos antiretrovirais e que ele possa avaliar possíveis conexões entre as coisas. Se necessário for, deverá também consultar o infectologista ou imunologista que lhe acompanha.
Att.,
Marcelo Matos
Bom dia dr: descobrir que sofro de disfursão das atm a mais o mesmo 1 ano,até chegar a descobrir passei por varios especialistas, fono,otorrinos,ortopedistas.Já estava desesperada quando fui ao meu dentista retirar meu aparelho para correção dos dentes e abrir espaços para um futuro emplante ou proteses pois tenho 5 dentes faltando, achando que era ele a calsa das minhas dores, foi então que o dentista me falou sobre a atm me aconselhou a colocar uma placa dizendo que ia resolver.Mais a princípio fui procurar um buco que me receitou remedios para dores e uma tomografia, levando o resultado da tomografia ele disse que estava em estado de degeneração muito grande para minha idade que é 34,me aconselhou a colocar um preemchimento nos espaços vazios dos dentes com proteses de arrame nos dentes até eu poder fazer os emplantes,mais acabei fazendo uma placa mio rexante de silicone que meu dentists me convenceu,já uso durante 2 semanas e orrivel ela se enverga a noite se entronchando e nada resolve, não aguento mais sofrer me ajude, o que devo fazer,aqui onde moro não existe especialista nesta area e na capital e recife não conheço nenhun. já estou tomando drogas novamente e a unica coisa que alivia por um tempo. Ajude-me me de algum conselho.
Rosemary
Se há uma degeneração avançada é preciso então descobrir qual a causa e a possibilidade de reversão ou controle da situação. Sobre o tratamento,você precisa conversar com seu dentista a respeito de qual é a relacão entre a placa e o problema e como ele pretende manejar a questão.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr, vc conhece algum BOM profissional aqui no Rio de Janeiro que trate de DTM de verdade?! Ou recomenda algum em Sp? por ser mais perto pra mim. A única coisa que sei Dr, é que eu quero me curar disso! É sofrimento demais.
Abraços.
Olá DR. Eu sei exatamente como adquiri este problema! Foi em 2003. Eu tinha 22 anos, antes disso era coisa mais difícil do mundo eu ter dor de cabeça, minha boca era perfeita e eu nunca nem imaginava que a gente pudesse ter algum tipo de problema na face, pois era tudo PERFEITO!
Um dia quebrei meu dente da frente, um pedacinho apenas do dente e acabei adquirindo um hábito horroroso de ficar passando a lingua nesse dente, eu fazia isso o dia inteiro, e até que um dia o lado direito começou a doer, aí eu quis parar com isso, mas já era tarde demais, o problema já havia aparecido. Eu fazendo aquilo, de levar a lingua pra encostar nesse dente quebrado, fazia um esforço muscular, eu sentia, mas achei que não daria nenhum problema! O fato de eu ter ficado com a lingua nesse dente praticamente o dia inteiro, fez com que o disco articular do lado direito deslocasse! Isso é muito claro pra mim! Como eu me arrependo de um dia ter feito uma palhaçada dessas que há 8 anos resulta de um pesadelo sem fim.
Há possibilidade do disco voltar pro lugar com o tratamento ADEQUADO? É verdade que o disco deslocado não é a causa da dor? Eu não vejo dessa forma, acho que por eu ter ele deslocado é que está uma inflamação sem fim na minha articulação e se não tivesse influência, eu teria que sentir dor, desconforto, dos dois lados, mas só sinto do direito! Claro que o esquerdo tb sinto, mas é diferente, a articulação é uma coisa só, mas o esquerdo é perfeito! Sinto como se tivesse um caroço do lado direito. Na ressonância dá afilamento de côndilo, pequena luxação, fora o disco deslocado. Não é possível que não exista uma maneira de recolocá-lo no lugar.
Eu fico impressionada com os médicos que já fui, meu Deus, como pode existir gente tão desinteressada! Passa remédio pra dor e manda fazer terapia pq ranjo os dentes!!! Como se a terapia fosse reposicionar a minha articulação! Vc não tem idéia das coisas que já escutei, alías, acho que tem sim, visto os relatos dos pacientes.
Se a pessoa tem um câncer, tem que tratar a causa, o mesmo acontece com a ATM!!! Remédio pra dor, tudo isso é paliativo, quero alguém que resolva meu problema! Que pena que vc não trata aqui no Rio, Dr, pois aqui já passei por cada médico que até Deus dúvida e até mesmo dentista que me passou placa durante 1 ano e meio e tirou minha mordida, eu só comia com a maldita placa na boca, vc não tem noção, isso piorou foi mais e ainda tive que usar aparelho durante 2 anos e meio pra consertar a besteira q essa dentista fez.
Agora fui num buco que disse que tenho q fazer terapía e tomar o triptanol. Só isso? E a terapia vai resolver meu problema FÍSICO de DTM?! Ele quer fazer uma infiltração. Isso é só pra aliviar as dores né Doutor? Em que consiste isso afinal?
Se eu for aí me consultar com vc, terei que ficar mais ou menos uma semana, certo? Mas se eu tiver que usar placa, terei que ir sempre aí ajustar? Vc acha que é possível tratar uma pessoa de outro Estado?
Dr. Marcelo, me desculpe tantas perguntas, é pq é tanto sofrimento que me deixa assim desesperada pra resolver, afinal são 8 anos! Cansa!
Vou tentar ligar amanhã pro seu consultório pra tentar falar com vc.
Obrigada pela atenção.
Abraços.
Olá Viviane, demorei de responder por aqui, mas acho que respondi para você em um e-mail… Qualquer coisa me avise que transcrevo aqui.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr, sofro demais com problema de disfunção das atms há 8 anos! Dores de cabeças absurdas, na face e pescoço. Já procurei inúmeros profissionais nesse tempo todo, mas ninguém resolve NADA! Agora estou num buco que me passou o triptanol pra dores, mas ele diz que fico rangendo os dentes, se faço isso é involuntário, pois o disco do lado direito está deslocado, bocejar pra mim é o fim do mundo, as dores só aumentam. Já fiz várias ressonâncias magnéticas das atms, a última diz que o disco está deslocado e o côndilo do lado direito tem um pequeno afilamento. Quando bocejo sinto estalidos do lado direito e é como se tivesse um caroço nessa região. Sinto tudo inflamado, minha abertura de boca é mínima. Dói tudo! Se placa não resolve isso o que resolve, Dr?? A fisioterapia pode reposicionar o disco no lugar novamente? Me ajude, isso me faz sofrer demais, até choro de dor e de tristeza! Estou tentando resumir ao máximo aqui, mas é uma coisa a ser falada. Moro no Rio de Janeiro, já gastei muito dinheiro com imconpetentes. Neuro diagnosticando enxaqueca, como vi no depoimento de uma paciente sua. Pelo amor de Deus, não é possível isso! Minha atm nitidamente inflamada, musculo temporal vive latejando de tanta dor. O que eu fasço doutor? Se não é placa, o que é? Fisioterapia? Tem um fisioterapeuta aki muito bom em disfunção, mas ele disse q só posso começar a fisio se estiver tomando medicamento pra controlar a dor senão não aguentarei e isso é fato! O que eu faço Doutor?? :-((((((
Viviane
Acabei de ver um e-mail seu e já respondi.
A questão é que disfunção da ATM não se resume à tratar com placa, embora seja necessário um determinado tipo de placa em muitas situações. Acontece que simplesmente colocar uma placa sem ter como medir que tipo de feito a placa está produzindo no funcionamento muscular, nos ciclos mastigatórios e na cadência dos movimentos mandibulares é como jogar na loteria… Além disso, para o tratamento da ATM ter chances de dar certo, é importante a identificação da causa do problema. Por exemplo, se foi encontrado um disco deslocado, é interessante descobrir o que causou tal deslocamento, para então definir o tratamento. Fica fácil de entender o exemplo que já usei algumas vezes aqui no blog, se um disco estiver deslocado por conta de uma distensão de um ligamento causada por um traumatismo o tratamento (e consequentemente a configuração da placa) será totalmente diferente de um outro que tenha se deslocado por conta de uma lesão de fundo imunológico ou bacteriano.
Assim, minha sugestão é que procure um dentista com experiência em patologia da ATM, que possa te avaliar em um nível diferente do que tem sido feito até então. Há um tempo, criei um tópico com algumas dicas de como localizar bons profissionais da área: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr. Marcelo
A pouco mais de 1 ano o meu maxilar saiu fora de lugar (lado esquerdo) ao bocejar, contudo estava deitado de lado no sofá. Isso aconteceu umas 5 vezes. Recentemente, levei uma ombrada no queixo jogando futsal e depois de alguns dias começaram dores de cabeça muitos fortes associadas com muita tontura. Fui ao neurologista, fiz uma tomografia da cabeça e nd foi constatado. Esses sintomas podem ser de ATM? td meu corpo doi, pareço ter 100 anos, a qualidade de vida esta muito ruim. Meu caso é de aparelho ou a placa estabilizadora poderia funcionar no meu caso??
att
Ederson
Ederson
As dores no corpo todo não podem ser atribuídas à ATM e, dessa forma, outros fatores devem ser inevestigados. No entanto, as dores de cabeça e a tontura, podem sim ter uma relação e isso pode ser avaliado por um dentista com experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr marcelo, preciso de uma ajuda, meu dente da lateral quebrou portanto agora ta faltando um dente na minha lateral e ficou um espaço horrivel. O que faço agora? sera k usando aparelho resolve sem precisar de um implante? Aguardo resposta
Patrícia, procure um dentista com boa formação em reabilitação oral que ele poderá te orientar melhor.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Usei aparelho fixo para fechar a mordida por 1 ano e meio,mas tenho tb DTM.
agora terei que usar placa miorrelaxante.Qual a correta,Silicone ou acrilico?é normal usar para toda vida,sempre a noite(antes de dormir)obg
Márcio, dê uma lida neste texto aqui: Placa miorrelaxante, placa de Michigan, placa estabilizadora e disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
marcelo, também sou CD
MAIS TENHO UMA GRANDE DÚVIDA. QUAL O MELHOR MATERIAL PRA CONFECCIONAR A PLACA MIORELAXANTE OU DE ATM? JÁ OUVIR FALAR ACRILICO,SILICONE, JÁ MANTARAM MONTAR EM ASA, NÃO MONTAR, ENTRE OUTROS, COMENTÁRIOS…
O BRUXISMO É UM DISTURBIO DO SONO???
GRATO. QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!
Olá Leonardo
Placas oclusais podem ser confeccionadas com todos os materiais que você mencionou para as mais diferentes finalidades, sendo que a placa miorrelaxante clássica, a de Michigan, é de acrílico. Entretanto, eu não utilizo esse tipo de placa, pois sigo uma linha de tratamento bastante diferente, onde o foco não é apenas paliar a dor, mas sim identificar e corrigir a patologia por trás da disfunção da ATM. Esse tipo de técnica permite que tenhamos casos com regeneração de côndilo, reversão de processo degenerativo articular, recaptura não-cirúrgica de disco, dentre outros resultados fantásticos possíveis de serem obtidos em muitas situações. Se você se interessa pelo tema, te convido a vir a Salvador, dia 30 de março, para participar do Workshop Internacional em Patologia da ATM, com a presença do prof. Dr. Jorge Learreta onde abordaremos esse tipo de linha de trabalho em relação à ATM. Veja o conteúdo programático aqui.
Bom, quanto ao bruxismo, podemos dizer que sob a expressão “bruxismo” estão agrupadas diferentes condições patológicas e, dentre elas, há sim um tipo que hoje sabemos estar relacionado a desordens do sono e é classificado como um tipo de parasomnia..
Atenciosamente,
Marcelo Matos
errei meu email
comecei a usar uma placa hj,a ortodentista me disse que os dentes de cima cobrem os de baixo, e essa placa é para levantar os dentes , tenho que usar 24 horas por dia, essa placa me custou 400 reais , achei um absurdo o preço, gostaria de saber se é isso mesmo que custa, comprei mesmo sem poder pq sofro de dores desde os 17 anos, estou com 45, a orto me disse que essa placa miorelaxante não é boa , e que essa iria acabar com as minhas dores, gostaria que vc me falasse dessa placa, pois só encontro comentarios da miorelaxante. parabens pelo seu trabalha.
Shirley
O preço irá variar de dentista para dentista. Eu, em particular, não “vendo” a placa, por entender que ela é apenas parte do tratamento e que precisa estar inserida num determinado contexto para funcionar. Por exemplo, como serão monitorados os efeitos da placa sobre os músculos? E sobre a cinemática mandibular? E a mastigação, você mastiga com a placa? Se sim, como a mastigação é testada para saber se está melhor com a placa ou sem ela? Caso contrário, se não usa para mastigar, como a placa poderia corrigir a função mastigatório se não é usada?
E caso estiver sendo feito testes para responder as perguntas acima e for detectado que a placa não está funcionando como deveria, mesmo que, por acaso, você esteja se sentindo bem, quem arcará com os custos da confecção de uma nova ou a correção da que você está usando?
Quanto ao tipo de placa, posso lhe dizer que existem diversos modelos, não apenas as miorrelaxantes. Dê uma olhada aqui nessa postagem que talvez você entenda melhor:
Placa miorrelaxante, placa de Michigan, placa estabilizadora e disfunção da ATM
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr. eu gostaria de saber se o Sr. atende em São Paulo, se atende algum convênio, ou se só particular o valor da consulta, pois estou sofrendo muito com problema de dores no rosto, dentes e pescoço, dói muito todos os dias. Estou usando uma placa que só pega os dois dentes da frente, o dentista falou que é importada, preciso de ajuda, esclarecimentos,alívio das dores. Tenho fibromialgia e onde sinto mais dor é dentes, rosto, cabeça e pescoço, muito obrigado pela atenção, aguardo anciosamente uma resposta, obrigada, sandra
Olá Sandra
Não atendo em São Paulo e infelizmente não conheço alguém que eu me sinta seguro em te indicar.
Sugiro você dá uma lida nesse tópico que talvez possa lhe ajudar:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Ola Dr,
Eu tbm sou cirurgia dentista e ja faz uns 2 anos que comecei a sentir uma dor forte na regiao da ATM, do lado esquerdo, essa dor vem e passa, fica meses sem doer, porem ultimamente voltou com maior intensidade e alem da face, sinto uma dor muito grande no dente 36, pensei que era endo, mas tirei rx e o dente nao apresentava nada radiograficamente.( 2 x que tiro rx deste dente)
Uma dentista sugeriu o uso da placa, ja que pareco ter apertamento dental,mas indo á uma especialista em DTM , ela nao achou a causa da minha dor, se, dentaria, muscular, etc..e me disse que hoje nao se usa mais a placa, gostaria de saber se isto é uma informacao atualizada, pois nunca havia ouvido falar que a placa nao era mais indicada….estou confusa, e sem saber á que tratamento recorrer. Sei que este assunto,DTm, oclusao, é bem complexo e de dificil diagnostico, mas estou insatisfeita, pois acho que pelo menos o teste de vitalidade pulpar com o congelante deveria ter sido feito, para que se eliminasse a condicao dentaria como fator causador da dor, ja que o dente pode estar necrosado devido ao trauma continuo gerado pelo apertamento. Grata.
Kellen
Você escreveu: “(…) e me disse que hoje nao se usa mais a placa, gostaria de saber se isto é uma informacao atualizada”
Bom, esse é o tipo da coisa que seria bom pedir a ela a literatura que dá suporte a essa afirmação. Atualmente as principais instituições do mundo no campo das dores orofaciais e ATM, como a AACP – American Academy of Craniofacial Pain, AAOP – American Academy of orofacial pain preconizam tratamentos com uso de diferentes placas oclusais por diferentes motivos. Inclusive o Termo do 1º Consenso em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial recomenda essa prática. No entanto placa não faz milagre e precisa ser utilizada com ciência. De nada adianta o paciente usar uma placa que piore sua cadência e simetria muscular, ou que posicione sua mandíbula de maneira não neurofisiológica ou mesmo não se monitore o efeito que ela produz no organismo. Além disso, o sucesso do tratamento dependerá ainda de outros fatores, que não a placa, relacionado ao diagnóstico, por exemplo: qual será o papel da placa se o problema, em realidade, for uma infecção bacteriana na ATM? E se for uma questão auto-imune? Ou uma lesão traumática?
Enfim, a placa é apenas uma ferramenta.
Você escreveu “(…)acho que pelo menos o teste de vitalidade pulpar com o congelante deveria ter sido feito, para que se eliminasse a condicao dentaria ”
Sim, certamente. Esse é um dos aspectos do diagnóstico diferencial.
Você escreveu: “(…) estou confusa, e sem saber á que tratamento recorrer”
Bom, o primeiro passo é insistir no aprofundamento do diagnóstico, do ponto de vista da ATM isso significa descobrir quais são as estruturas lesionadas, qual a extensão dessas lesões, qual a origem delas, se são reversíveis ou não, qual o papel delas na cadência e na simetria muscular, qual o impacto nos ciclos mastigatórios e na cinemática mandibular em geral, como pode ser corrigida e qual é o melhor caminho para isso, bem como é necessário diferenciar outras condições patológicas que podem dar sintomas similares como a questão do teste da vitalidade pulpar que você mesmo mencionou.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr.marcelo eu uso a placa nos dentes superiores, pois sofro de atm e um desgaste no osso do maxilar, e minha dentista passou a placa pra usar ao dormir durante 4 meses,só que a placa aperta muito os dentes e não consigo relaxar e dormi,tambem tenho medo de engoli-la se ela desencaixar mesmo estando apertada,será que existe essa possíbilidade?e as vezes quando estou falando e vou sorrir sinto algo estranho em meu queixo com se fosse uma contração,não sei explicar ao certo,sera que esse tratamento é o correto pra meu caso,ja que fui somente a um especialista, mas fiz todos os procedimentos e exames necessarios(rx,fotos,moldes etc).um forte abraço
Demócrito
Você perguntou: “sera que esse tratamento é o correto pra meu caso,ja que fui somente a um especialista, mas fiz todos os procedimentos e exames necessarios(rx,fotos,moldes etc)”
Esta é o tipo de situação que talvez valha a pena você procurar uma segunda opinião. Mas primeiro é importante você conversar com seu dentista a respeito desses sintomas que está sentindo com o uso da placa e verificar com ele quais são os recursos que ele pode lhe disponibilizar para solucionar o problema.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa noite Dr. Marcelo
Olha eu aqui novamente, dando palpite, mas é que aproveitei para dar uma olhada geral,no Blog.
Não posso deixar de dar minha opinião pois também uso a placa de acrílico dura, só que no meu caso específico, os contatos ficam nos dentes anteriores, isto é, assim quando eu aperto os dentes durante o sono, eu não pressiono os músculos temporais-mandibulares. Pois no começo também não sentia uma melhora muito grande. Depois conversando com minha dentista ela passou a deixar os contatos dessa forma e melhorei bastante. Fazem 2 anos que uso a placa quase que ininterruptamente, à noite, virou uma muletinha para mim que além da má oclusão, da DTM ainda faço bruxismo ao dormir. Minha dúvida: terei que usá-la sempre? E o que eu poderia fazer para me ajudar, e não apertar os dentes à noite, já que este é um movimento involuntário? E qual o efeito colateral que poderei ter por usar um corpo estranho na boca por muito tempo? Quando não uso por um período grande, tipo viagem, sinto dores. Mais uma vez obrigada pela sua atenção.
Maria Amália
Amália
Pelo que você descreveu, entendo que você esteja usando um tipo de “front plateau” (JIG, NTI, etc). Entretanto há recursos na odontologia para corrigir o funcionamento dos temporais ao invés de ficar “segurando” eles, logo a resposta para sua pergunta “terei que usá-la sempre?” é: depende de quais são os objetivos do teu tratamento e qual é o seu diagnóstico, pois há situações onde é realmente necessário o uso constante de dispositivos oclusais e há outras situações que não. Assim o melhor é conversar com sua dentista a respeito de um aprofundamento de investigação do caso e das possibilidades que podem surgir daí. Converse abertamente sobre essa dúvida com ela.
Você perguntou: “E o que eu poderia fazer para me ajudar, e não apertar os dentes à noite, já que este é um movimento involuntário?”
Nem todo apertamento é patológico. Recentemente, em um congresso que participei nos EUA, o que mais se falava é que certos tipos de apertamento e bruxismo podem fazer parte do ciclo do sono, assim como ocorre com os movimentos rápidos dos olhos (REM) e também pode estar relacionado a um mecanismo reflexo de proteção, no qual o apertamento seria uma das formas de manter o tônus da musculatura da face e orofaringe para manter as vias aéreas desobstruida durante o sono.
Por isso sugeri você conversar com sua dentista sobre o aprofundamento da investigação do caso.
Você perguntou: “E qual o efeito colateral que poderei ter por usar um corpo estranho na boca por muito tempo?”
Na literatura científica se encontram artigos que mencionam a modificação da posição dos dentes posteriores em função do fato desse tipo de placa ser fixada apenas nos dentes da frente, mas isso deve ser algo conversado e esclarecido previamente pelo dentista. De qualquer forma, essas alterações, se ocorrerem, podem ser posteriormente controladas por um ortodontista sem maiores dificuldades. Já a interferência no apertamento noturno e no possível reflexo de proteção, se suponha que possa favorecer o ronco e apneia do sono, mas isso ainda não está completamente esclarecido na ciência.
Se você se interessa pela parte científica desse tema e não tem problemas em ler em inglês, dê uma olhada nesses artigos científicos aqui:
Neurobiological mechanisms involved in sleep bruxism.
O artigo completo pode ser encontrado aqui.
Aggravation of respiratory disturbances by the use of an occlusal splint in apneic patients: a pilot study.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Daiane,
Se você usa a placa o dia todo é normal que o tipo de estalo se modifique. Aguarde o período que sua dentista indicou e retorne nela para continuar o tratamento e depois poste aqui seus resultados.
Boa sorte!
Marcelo Matos
ola doutor o meu caso é semelhante do o de cima.
sinto estalos a uns 4 meses, e me encomoda mto.
as dores de cabeça e no ouvido estao menores.
o que me encomoda mais é os estalos msm.
que acontecem sempre: ao comer, bocejar, falar, beijar.. tdo, é horrivel.
estou usando a placa de acrilico a 2 dias, mas parece que está me deixando pior.
os estalos estao maiores e as dores aumentaram mais.
Antes so doia quando estalava, agora fica ‘pulsando’ e doendo constantemente.
será que isso é normal? o que posso fazer para acabar com os estalos ( meu pior encomodo ) ?
estou pensando em fazer fisioterapia e acupuntura, será que resolve? espero sua orientação.
grata,
Tainá
Tainá,
Em apenas dois dias, é normal que haja esses desconfortos pois o corpo demora um pouco a se adaptar. O que precisa ser feito é certificar-se se esse desconforto é apenas da adaptação mesmo ou se há algum probleminha na placa que precise ser revisto.
Portanto converse com o dentista que está lhe tratando, relate o que está acontecendo e verifique quais são os próximos passos. Depois poste aqui os resultados, ok?!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa Noite Doutor,
Estou usando a placa miorrelaxante, porém meu maxilar continua estalando, tudo bem que faz apenas 2 dias, mas percebi que o som do estalo mudou. Isso é comum? tenho que usar 1 mês durante o dia todo, e depois do retorno com minha dentista ela dirá o proximo passo, deixando claro que se eu tiver dificuldades posso voltar nela antes, mas gostaria de tirar essa duvida e saber se é normal o estalo persistir.
Atenciosamente
Daiane
[…] biomecânicos e controlar seus efeitos por meio das leituras das respostas funcionais de forma mensurativa, bem como através de recursos por imagem, substituindo os princípios gnatológicos pela […]
Marcelo,minha mãe tem esse problema,nossa eu sofro com o problema dela é todos os dias a mesma dor e às vezes até pior,ela usa a placa mais parece que a placa não adianta em nada,fomos em tudo que é médico e nenhum dentista ou qualquer outro entende o problema dela,tipo não temos dinheiro pra pagar tudo particular porque deve ser muito caro,mais se esse problema da minha mãe realmente for embora ou amenizado pagariamos.te peço pelo amor de Deus,me de um caminho o que devemos fazer. porque não aguento mais ver a minha mãe sofrer.é muito caro esse tratamento?..porque ela usa a placa sempre pra dormir e não adianta. ela sempre toma o Voltarem (não sei escrever o nome direito) quando a dor estar muito forte. por favor me mande um e-mail me dando algum caminho, Por Favor..
cabeludu_mars@hotmail.com..
Vou te Adicionar no orkut também e a comunidade.
Valeu.
Olá Márcio
Sei que é muito ruim ver um ente querido sofrendo e não conseguir ajudar…
Você relatou que sua mãe usa a placa, que sofre de dores fortes e que toma antiinflamatório mas não está tendo resultado, correto? A pergunta seguinte é: a falta de um bom resultado, está numa possível falha do tratamento ou no diagnóstico?
O que normalmente acontece em situações assim, é que alguma coisa passou depercebido no processo de investigação do estado de saúde ou doença da condição de dor dela. O primeiro passo é verificar se a dor dela é, realmente, ligada à ATM ou não, pois, se não for, o uso da placa não adiantará de muita coisa. Caso seja confirmado que realmente está relacionado com a ATM, então será preciso levantar uma série de informações, tais quais: quais são, exatamente, as estruturas da ATM que estão lesionadas? Qual a extensão desses danos e quem os causou? É possível reverter? Como, com qual terapêutica? Há alguma doença de base que interfere no problema?
Bom, enfim é isso. Rever o processo de investigação, identificar melhor o problema e só depois tentar algum tipo de tratamento. Simplesmente colocar uma “placa” e esperar que um sistema tão complexo quanto o mastigatório fique corrigido, é um tiro no escuro. É preciso ir mais fundo no problema para conseguir um melhor resultado.
Minha sugestão é que procure um dentista com experiência em patologia da ATM, para ver no que ele poderá te ajudar.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Eu tenho depressao .Isso pode causar as dores de dente q eu estou sentindo???Dou tbm mta dor, de ouvido e dores de cabeça..E dores atras dos olhos.
Obrigada
Amanda, a depressão exacerba a dor. Faz a tolerância baixar e a pessoa fica mais vulnerável até mesmo a coisas que normalmente não produziriam a dor. O inverso também é verdade, uma dor crônica, intensa, pode levar a pessoa a ter depressão pela perda da qualidade de vida que ocasiona.
Além disso, se você tiver um problema na ATM, depressão, ansiedade estresse, pânico e outras manifestações psicocomportamentais podem tendem a agravar o problema.
Caso, você se identifique com essa situação é importante ter uma equipe de profissionais bem preparados para te ajudar, de preferência com dentista experiente em patalogia da ATM, médicos e psicológos, pois estes são de grande ajuda no controle da ansiedade e depressão.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo eu estou com mtas dores de dentes há 2 meses.Dou tbm mta dor de ouvido e dores de cabeça..Eu preciono mto os dentes na hora de dormi..Fui em um dentista ele falo pra eu usar a placa,mas meu dentista falo q ela nao iria adiantar nada q eu iria continuar precionando os dentes msmo assim ..E nao sei se uso ou nao !! Ele falo q eu estou dando essas dores pq possos esta stressada,tensa ou ansiosa por isso meus dentes doe, mas a dor vem qdo estou calma…
Espero uma resposta sua..
Abraçoss
obrigada
Olá Amanda, a placa por si só, não faz milagre. Primeiro é preciso saber o que é, exatamente, que está ocorrendo na ATM e, a partir daí, verificar o que deve ser feito. A “plaquinha” será apenas uma ferramenta para se lograr certos objetivos que deverão estar bem definidos após o processo de diagnóstico e planejamento terapêutico.
Sugiro você conversar com seu dentista a respeito de como, porquê e o quê, de fato, ele espera da “plaquinha”. Também é importante que você compreenda o diagnóstico que ele fez bem como toda a lógica do tratamento.
Quanto à questão da ansiedade, estresse e tensão, é sabido há muito, que os quadros de dores e doenças crônicas podem se agravar sob essas condições, entretanto nem sempre esse é o fator principal. Se você não julga significativo este aspecto no seu quadro de dor, você precisa informar isso ao seu dentista ou buscar outras opiniões.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Eu tenho bruxismo e uso a Placa, mas não adianta quando estou sem ela doi igual, e já esta me dando muita dor de cabeça. Não posso mais ler sem por a Placa, não posso mais ficar no computador, alias poder posso mas passou de uma hora quase morro de dor de , não posso quase mais nada que exige concentração, porque doi demais meus dentes e minha cabeça, eu não sei o que fço se escoro minha cabeça para os lados se abaixo ela, não tem mais jeito. Você poderia me dizer qual outro tratamento?? Desde já agradeço!!! Mande respostas por e-mail!!
Larissa, se você fez uso daqui do blog, as respostas precisam ser por aqui também (não por e-mail) onde há compartilhamento das informações por serem de interesse coletivo, pois não é uma consulta. Aliás, não é permitido na odontologia, a realização de consultas on-line, pois infringe o código de ética (veja o art.34 inciso V).
Quanto à sua resposta, que vale também para quem tem sintomas similares, sim, existe tratamento que visa a recuperação da saúde da ATM, mas que requer um entendimento bem aprofundado da causa da disfunção da ATM, ou seja, da patologia por trás da DTM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr. Marcelo Matos,
Anteriormente lhe enviei um questionamento a respeito de um problema de ATM que tenha e prontamente fui respondida, gostaria de agradecer a atenção e informá-lo que esta sendo exatamente como o Sr. falou, o uso da placa não tem melhorado meu quadro, pelo contrário, sinto muito desconforto ao usá-la e as dores de cabeça tem aumentado, sinceramente, já não sei mais o que fazer, pois na cidade em que resido só tem esse profissional nessa área.Não sei se seria melhor abondonar o tratamento.
Descupe o valor correto do tratamento do ORTX é R$3.000,00
Solange, esse é o tipo de pergunta que eu só poderia responder após fazer toda uma avaliação do seu caso.
Quanto à questão dos lábios, realmente existe situações que o suporte da arcada dentária afeta o lábio e vice versa. Imagino que a sua dentista deva ter motivos para acreditar que essa relação entre seus dentes e seus lábios pode ser melhorada.
Minha sugestão é a seguinte: se você sentiu segurança na sua dentista, se fez perguntas e tirou todas as suas dúvidas, não vejo porque não começar um tratamento. Por outro lado se esse não foi o caso, a melhor opção e retornar nela para conversar e/ou procurar outros(as) dentistas.
Quanto ao preço, sinceramente, não tenho como avaliar se é caro ou não. Só você pode dizer o quanto de atenção deve ser dada à sua saúde ou se você deve aplicar esse dinheiro em outro lugar. É tudo uma questão de prioridade.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Bom dia ,
Gostaria de saber o seguinte,fui a uma dentista para fazer um implante dentario tenho 1 dente faltando na lateral superior,portando ela me disse que temos que colocar aparelho nos meus dentes e fazer um tratamento de ortox,para arrumar a minha mordida pois isso afeta o maxilar,queixo e até labios,ela me disse que ao passar dos anos meus lab ios pode diminuir ir para dentro por causa dessa mordiarta errada que eu tenho…Conclusão ela me disse que tenho que fazer esse tratamento antes de fazer i implante dentario …esse tratamento é bem caro em torno de R$300.000 foara o aparelho só o ORTOX ….. Gostaria de saber será que isso é bom mesmomeus desntes não são tortos .
Solange
Caro Dr. Marcelo,
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog. Sou fisioterapeuta e trabalho com as DTM há algum tempo e tenho observado grade variação e até mesmo desconhecimento por parte de profissionais dentistas e médicos sobre o assunto. Há diversas linhas de pensamento e tratamento e muitas vezes o fisioterapeuta fica no meio de um fogo cruzado, porque se não for realizado um bom tratamento odontológico, muitas vezes a fisioterapia fica no “paliativo” o que não é seu objetivo. Gostei muito de sua abordagem com relação ao correto diagnóstico da patologia e não simplesmente supor uma DTM muscular ou articular, até porque na maioria dos casos temos uma associação de comprometimento articular e muscular. A grande questão é saber de onde partiu o problema.
E é aqui que eu gostaria de perguntar: nem sempre é possível sabermos o que deu origem ao problema, por mais que tenhamos em mãos uma RNM ou estudos eletromiográficos. Como o sr. realiza este diagnóstico etiológico??
E qual é a base do seu tratamento? Utiliza placas oclusais? (por exemplo nos deslocamentos de disco com ou sem redução).
Qual a importância que o sr. dá para a questão oclusal? (já li os posts sobre o assunto e gostaria da sua opinião pessoal na clínica). Por exemplo se o paciente tem um contato prematuro que desloca minimamente a mandíbula para um dos lados(levando a hipermobilidade contralateral) ou para frente (levando os côndilos a uma posição posterior-inferior)?
Desculpe pelas muitas perguntas, mas o estudo das disfunções da ATM me fascina. Esta é a articulação mais interessante do corpo humano, justamente pela enorme quantidade de associações com diversas estruturas como os dentes e a coluna vertebral.
Caso deseje, pode me contactar por e-mail.
Grata,
Camilla.
Olá Camilla, fico feliz que tenha gostado do blog!
Bom, são muitas perguntas para serem respondidas por aqui e por isso te convido de antemão a participar do curso de extensão em patologia da ATM pela faculdade de odontologia da FBDC, que será aberto a fisioterapêutas. No curso de cinco módulos, será mostrado justamente como fazemos esse diagnóstico diferencial, com RM da ATM, EMG e muitas outras tecnologias que eventualmente podem e devem ser aplicadas na investigação fisiopatológica, além de mostrarmos um pouco a respeito do tratamento neurofisiológico (que é a base da minha linha de trabalho, assim como a do Ge-JAL), bem como a interação com a fisioterapia.
Bom, vc escreveu:
É verdade, não é possível saber sempre. No entanto, já é possível saber “o que deu origem ao problema” na maioria das vezes! E é nesse ponto que é necessário se desvencilhar de vários “pilares” conceituais que servem de base para a maioria dos profissionais (principalmente aos colegas dentistas) que impedem de enxergar o que a ciência baseada em evidência traz de mais importante para o tema hoje. Por exemplo:
Diante do que já sabemos hoje, “deslocamento de disco” não é diagnóstico … Quando se entende que diferentes doenças podem produzir o referido deslocamento, vamos entender porque que falha a placa, a cirurgia ou mesmo uma manipulação mandibular, pois afinal estaremos colocando num mesmo “saco” “farinhas” diferentes. Poderíamos obter o mesmo resultado ao tratar de igual forma uma lesão traumática e outra auto-imune?
Por estas e outras questões que se torna muito difícil apresentar aqui no blog estas mudanças tão significativas na forma como enxergamos o problema, que reitero o convite para o curso. Aliás, se você for daqui da Bahia ou estiver de passagem por aqui, entre em contato que terei o maior prazer em lhe mostrar um pouco sobre a abordagem neurofisiológica, pessoalmente aqui na clínica.