Quando se fala em patologia da ATM é preciso lembrar que os sintomas muitas vezes vão além da área da boca, mandíbula e dentes, havendo um grande número de pessoas que experimentam sintomas otológicos de uma disfunção temporomandibular (DTM), sendo a plenitude auditiva um dos mais frequentes.
A plenitude auditiva é aquela sensação do ouvido estar “cheio”, com os sons sendo percebidos e maneira abafada. É uma sensação muito similar àquela de quando tapamos o nariz e a boca e sopramos com força, realizando uma manobra que no meio médico é conhecida como “Vassalva”. O ouvido dilata e os sons ficam abafados em plenitude auditiva.
Entretanto, quando o paciente passa a ter a plenitude sem nenhum razão aparente e o médico otorrinolaringologista não consegue identificar uma causa otológica para o problema, há a possibilidade de, dentre outras possíveis causas, ser um sintoma de uma disfunção da ATM.
Mas por quê isso ocorre?
Quando certos músculos mastigatórios ficam com o funcionamento alterado, uma inflamação pode gerar uma resposta neurológica que altera também os músculos do ouvido e quando isso afeta um músculo, em especial, chamado de tensor do véu palatino, a capacidade do aparelho auditivo em equalizar as pressões externas e internas d0 ouvido fica comprometida, gerando a sensação de plenitude.
Em situações assim, é preciso avaliar com muita precisão o que está levando os músculos mastigatórios a se alterar, pois se o mecanismo perdurar o problema não poderá ser corrigido. Portanto, um profissional experiente em investigação patológica da ATM deverá entrar em ação para proceder as manobras de identificação do problema e elaborar um plano de trtamento que tenha chances de realmente controlar o problema.
Fique esperto!
Dr Marcelo, existe relação entre disfunção de ATM e secreção nos ouvidos? Isso ocorre sempre ao me levantar pela manhã. Já fui ao otorrino, ele fez uma limpeza e tratei com corticoides, mas ele me disse q não havia infecção ou inflamação. Porém a secreção voltou após umas semanas. Isso já dura alguns anos. A secreção é inodora e incolor e não sinto dor no ouvido, apenas na articulação. Já tive o diagnóstico de disfunção de ATM, mas essa secreção ainda é um mistério.
Boa noite, cai de moto e bati forte com a cabeça, lado esquerdo, desde então sinto uma pressão e um zumbido como de fosse um batimento cardíaco… fica por pouco tempo.. mas é constante… não fiz nenhuma avaliação por causa da pandemia…mas estou preocupada por não parar nem diminuir
Sinto meu ouvido tapado … Como seu ouvisse os sons abafados e conforme eu mexo a boca acontece um barulinho na orelha e tmb tenho doresz na orelha inteira …..
Dr.
Tenho pressão nos ouvidos, como se tivesse um dedo entrando no meu ouvido, sinto pressão na cabeça e leve tontura além de distorções visuais, tb dores de cabeça cronicas. Sei que tenho um grave problema de ATM será que esses sintomas estão atrelados a ela.
Obrigado
Xará, sua descrição é mais típica de problemas neurológicos que da ATM. No entanto, a irritação que uma lesão na ATM pode produzir no sistema nervoso central pode, eventualmente, agravar algumas condições neurológicas…
Atenciosamente,
Marcelo Matos
SOCORRO ALGUEM CONHEÇE UM DENTISTA BOM PRA TRATAR DISSO EM BRASILIA???????
SOCORRO ALGUEM CONHEÇE UM DENTISTA BOM PRA TRATAR DISSO EM BRASILIA????????TO COM INFLAMAÇÃO TUBARIA NO OUVIDO E NADA RESOLVE.
Oi , VC melhorou Vanessa ?
Dr. Marcelo,
Bom Dia!
Desculpe mas apareceu um dado novo ao questionamento acima. Estou com colesterol e triglicerideos muito acima do normal (240 e 262 respectivamente). Existe alguma chace da causa da minha plenitude ser esses exames alterados?
Obrigada ,
Claudia
Dr. obrigada pelas respostas
É possível glicose alta produzir plenitude? Quando faço dieta melhora, porém à moite sempre piora. Preciso melhorar, pois tenho um trabalho com música, e isso está me atrapalhando muito.
http://www.adrianamoreira.com.br
Adriana, não seria impossível não, pois a glicose elevada indica um problema metabólico que afeta, dentre outras coisas, os músculos do corpo humano. Se o tensor do véu palatino, for afetado, é possível ocorrer a plenitude, pois é esse músculo que controla a passagem de ar na tuba auditiva.
Mas é preciso descartar também possíveis problemas na ATM e outros fatores relacionados à disfunção tubária.
At.te,
Marcelo Matos
Ola Dr. Boa noite tudo certo? Espero que sim.
Dr. Tenho um problema no ouvido esquerdo desde a infância (desde os meus 11 anos se me lembro bem) hoje tenho 32 anos…e já perdi as contas de quantas vezes procurei ajuda,uns falam que e tímpano perfurado,outros falam que é plenitude auditiva,outros falam que isso ocorre devido a inflamação e dá-lhe medicamentos e injeções e nada. Vejo que cada vez que procuro ajuda é um diagnóstico diferente, até desisti de ir atrás,já não sei mais o que fazer… isso me persegue a anos,meu ouvido escorre e da mau cheiro, isso fez com que eu me fechasse,deixava de socializar com medo de o ouvido escorrer a qualquer momento e vir aquele mau cheiro(isso fez com que eu fosse alvo de chacotas na escola),sem falar na coloração amarelada, tem época que para um pouco mas quando para por algum tempo e volta,a secreção já vem meio amaronsada para avermelhada…as vezes sinto meu ouvido tampado e dou umas pressão com a palma da mão e meio que alivia(e não, não doi)….queria uma resposta final de alguém que realmente sabe o que esta acontecendo comigo…espero de verdade que isso chegue ao sr Dr. Pois já não tenho mais esperanças…
Dr. Marcelo
Lendo os depoimentos anteriores, vejo que várias pessoa têm esse problema e parece não ter solução. É isso mesmo, ou tem solução?É possível o músculo tensor véu palatino entrar em crise e não voltar mais? estou sinceramente apavorada.
Adriana, é possível solucionar muitos dos caso de plenitude auditiva, mas é sempre um tanto imprevisível. Tenho varios casos bem sucedidos e alguns nem tanto. Depende também da integridade do aparelho auditivo.
At.te,
Marcelo Matos
Dr. Marcel Matos
Estou há um ano com plenitude auricular intermitente e às vezes presente. Já uso a placa e às vezes melhora, ou seja, está sendo paleativo e não solução… Existe algum outro tipo de tratamento?
Obrigada
Adriana, é preciso saber qual é o efeito que a placa está produzindo em você e também se o seu diagnóstico comporta uma solução ou apenas um paliativo.
At.te,
Marcelo Matos
Boa tarde Dr.
Estou com plenitude auricular há um bom tempo, deve ter alguns anos já. Procurei um especialista em ATM, que me receitou a placa miorrelaxante, alguns exercícios de alongamento para o pescoço e relaxante muscular por um curto periodo. Porém nada adianta, já não aguento mais, esse problema só parece piorar. To desesperada em pensar que isso nunca pode ter cura. Não existe algum remédio para, pelo menos aliviar, esse sintoma? Ou algo definitivo? O que faço dr.?
Fabiana
Fabiana, se houver certas características na sua audiometria e timpanometria, pode ser que o caminho do tratamento passe pela ATM, mas caso contrário é muito improvável.
Em que cidade e estado você está?
At.te,
Marcelo Matos
O Dr indica alguém em Joinville.. ou SC pra tratamento?
Ninguém para indicar nessa área.
Boa noite.
Tenho 24 anos e a um ano sofro de zumbido. Os zumbidos foram intençõs ao ponto de gerar depressão. Es a questão…o zumbido gerou a depressão, ou a depressão gera zumbido? Enfim, faço analises, já tomei antidepressivos e a uns 6 meses não tomo mais. Quando o zumbido aparece dias depois fico deprimida pois compromete minha audição e me sinto mal. Tenho perda auditiva e uma sindrome chama Treacher Collins. Procurei vaaaarios otorrinolaringologistas. O máximo que foi feito é uma audiometria. E depois disse diziam que eu teria de conviver com isso. É horrivel!!!!! Meu zumbido são varios, o que mais encomoda são APITOS que variam conforme eu mexa o maxilar.O som para, mas por segundo e volta. Talvez pelo fato da sindrome afetar os ossos da face, poderia ter alguma ligação com o máxilar?????
Conseguiu solucionar?
Olá Dr. Marcelo, meu nome é rodolfo, tenho 42 anos.
Há cerca de 4 meses, senti uma forte pressão no ouvido esquerdo, como se nele houvesse água, produzindo um zumbido. Procurei um otorrino, que ao fazer os exames de audiometria e impedanciomentria e não encontrando nada (todos deram 100%), receitou anti-alérgicos, justificando que seria uma alergia, a razão do problema.
Passados 50 dias, sem sucesso no tratamento, apenas com redução dos sintomas, sem a cura, busquei outro otorrino.
Na ocasião da consulta, apresentava uma forte gripe e o médico associou o quadro viral ao problema do ouvido, embora tenha dito que os sintomas eram de problemas distintos. Assim, tomei 14 dias de antibióticos, mais 40 dias de anti-alérgicos(oral e nasal) e também fiquei sem obter a cura. Foi pedido a repetição da audiometria e impedanciometria, tendo o fonoaudiólogo me recomendado buscar o auxilio de dentistas, vez que meu problema poderia ser de DTM, pois mais uma vez esses exames deram 100%, deixando o otorrino “sem saída”.
À revelia do otorrino, busquei apoio junto ao meu dentista, que, em tom de brincadeira, me perguntou se havia lido algum livro de DTM, pois TODOS os meus sintomas se encontravam na literatura. Além dos mencionados, apresentava dor de cabeça (há um ano e meio), pressão na face, atrás dos olhos, nas têmporas, na arcada superior dos dentes, estalos ao engolir a seco (saliva) e vício em roer unhas.
Assim, no final da semana passada, fiz um Rx planigráfico da ATM, sem nada constar na articulação, tendo o dentista informado que o problema era de ordem muscular, razão pela qual estou fazendo o tratamento convencional (placa de acrílico) e fisioterápico.
Hoje, apresento uma pequena pressão (já aceitável), que se alterna de ouvido para outro (antes era apenas no esquerdo) e estalos irritantes ao engolir a seco (saliva), sendo o pior problema.
Gostaria de obter seus comentários e/ou sugestões sobre meu caso.
Grato.
Marcelo
Estou há 4 meses com plenitude auricular. Já fiz tomografia, audiometria, exame de sangue e nada apareceu, já fiz até eletrococleografia e nada. Já estou usando a placa relaxante e nada. Me dá uma ajuda…Onde é seu consultório? Existe possibilidade de ficar assim prá sempre? Vc já ouviu falar de otovent? Obrigada.
Adriana
Se sua plenitude auditiva varia com algum movimento da boca ou quando boceja, é possível que tenha uma correlação com os músculos da ATM. Não, eu não conheço o Otovent.
A minha clínica fica em Salvador. Entre em contato no tel.: (71)3248-4434
Att.,
Marcelo Matos
Oi Adriana , VC Melhorou ?
Ola
Estou com plenitutude auricular há quase 6 meses. Passei períodos de muita dor e muita pressão nos ouvidos, especialmente no direito. Fiz vários exames, Tomografias, audiometrias, mas nada conclusivo. Minha medica diz ser uma disfuncao tubaria, causada por uma alergia ainda não identificada. Não agüento mais esta situação. Já tomei antibióticos, antiinflamatório, injeções de corticoides e o alivio é momentâneo. Dias depois volta tudo de novo. Sempre tive otite quando criança e até na fase adulta tive alguns problemas no ouvido, mas nada como o que estou passando. Será que pode ser algo relacionado a ATM? Me dê uma luz!
Caroline, sim existe a possibilidade de ser relacionado à ATM, pois existe uma relação neurológica entre o ouvido e A ATM. Mas para saber se isso se aplica ao seu caso é preciso identificar que tipo de alterações existem (ou não) em suas ATM e realizar alguns testes. Para isso, é preciso buscar um dentista que tenha experiência em patologia da ATM.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Caroline , VC Melhorou ?
Doutor, quais os exames que o otorrino faz para investigar a causa dessa sensação de ouvido tampado? Se uma pessoa já recebeu o diagnóstico de DTM e tem esse sintoma, é útil que ela faça esses exames do ouvido para ver se tem alguma causa além da DTM? Ou é perda de tempo?
Anna
O otorrino precisa descartar todas as possibilidades de uma disfunção tubária de origem otológica. Após isso, aprofundar o que está por trás da DTM pode ajudar sim a identificar o problema e, possivelmente, favorecer o tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá bom dia Drº!!!
Estou com os sintomais idênticos ao do nosso colega Felipe.
O desespero é imenso!!! Já fui em diversos otorrinos, e especialista em ATM.
Amanhã irei iniciar o uso da placa miorelaxante, mas o medo de não ficar curada é grande.
Além dos sintomas citados por ele acima, acabo tendo também tonturas e enjôos. Dia 30/01, irei realizar uma exame oto completo para ver se afetou o meu labirinto.
Sou praticante de exercícios físicos, como corrida e musculação, mas estou impossibilitada de praticá-los, pois não consigo.
Obrigada por esse espaço onde consegui ler outros relatos parecidos com o meu caso e ficar um pouco mais tranquila.
Olá Amanda , VC Melhorou ?
Oi Amanda , VC Melhorou ?
Estou com os sisos nascendo e estão totalmente sem espaço e tortos, já marquei a extração, porem não estou sentindo dor.
Já faz um tempo, estava produzindo muita cera em um dos ouvidos, agora sinto que ele esta parecendo quase seco, junto a isso, depois de acordar estava com a sensação de som abafado e hoje acordei quase surda, simplesmente não conseguia ouvir nada, fiquei muito assustada. Passaram algumas horas e voltou quase ao normal, estou escutando, mas com um certo desconforto.
Estou com plenitude auricular ha uma semana. A sensação é de que tem bollhas de ar no meu ouvido esquerdo, isso faz com que eu escute abafado e sendo que perdi a capacidade auditiva em pelo menos 40%, qual o profissional devo procurar? Tem Cura? O ouvido pode se estabillizar sem a ajuda de um especialista, haja vista já ter acontecido fato igual, no qual fiquei assim por duas semanas? Estou preocupado.
Vandieckson
Você precisa procurar primeiro um otorrinolaringologista para que ele possa avaliar se há algum problema mais sério em seu aparelho auditivo.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Dr Marcelo,
Me sinto mto frustrado pq já fui a vários profissionais e continuo na mesma. Começou em 2006 depois de uma otite e crise de alergia respiratória, comecei a ouvir creptações (como se fosse areia) nos ouvidos. Depois comecei a sentir todo o tipo de sintomas e dores na ATM e mandíbula, irridiando pros olhos, cabeça e maxilar, acompanhado de estalos na ATM e sensação de esmagamento do condilo da ATM e consequente dor fina.. já usei placa miorelaxante e nada, to usando aparelho a 8 meses e nada ainda.. percebo que a dor eh pior durante a semana e ao fim do dia de trabalho.. porém o incomodo tá sempre lá, qndo inspiro e expiro, estala o meu ovido ou ATM sei lá, toda vez.. a pressão do ouvido está toda hora desregulada, preciso estar sempre soprando de boca fechada.. Não sei mais oq fazer, sou sedentário, será que exercício fisico e postura RPG ajudariam ? Devo investigar se a causa não pode ser outra como doença da ATM ou fibrose ? que profissional procurar ?…
Felipe
Infelizmente essa via cruces por diversos profissionais é algo que acontece com muitas pessoas que possuem problemas na ATM… Bom, pelo que você descreveu pode ser que haja sim um dano articular que esteja comprometendo o controle motor da pressão do ouvido médio, mas para saber do que se trata é preciso um tipo de avaliação muito específica onde se possa identificar quais são as estruturas lesionadas, a extensão dessas lesões, o impacto destas lesões sobre o funcionamento muscular mastigatório e do ouvido e, a partir daí, determinar que tipo de tratamento deve ser realizado.
Sem isso, o tratamento fica à base de tentativa e erro, como acontece com as placas miorrelaxantes. Basta fazer as seguintes perguntas para se verificar as limitações deste tipo de abordagem: qual o efeito da placa sobre os músculos? Como ela modifica ou não a mastigação? Como foi monitorado o efeito dela na posição do côndilo e consequentemente no mecanismo da crepitação?
Dê uma lida aqui:
Plaquinha resolve?
Placa miorrelaxante, placa de Michigan, placa estabilizadora e disfunção da ATM
Esse tipo de avaliação mais detalhada, com o tratamento neurofisiológico adequado costuma ser feito por profissionais que possuem um treinamento em patologia da ATM, e somos muito poucos ainda no Brasil. Veja aqui uma lista de profissionais da área: Membros do Ge-JAL
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Eu dinovo, aqui pois desde q relatei que havia ficado com esse problema nos ouvidos, que melhoraram e a dor na região temporal voltou, somente sinto dor quando ”chacoalho” ou faço movimento bruscos com a cabeça, e antes era uma dor localizada bem acima da orelha e agora parece q esta espalhando para todo um lado da cabeça. Poderia ser algo relacionado ao musculo q antes deu problemas no ouvido e agora com essa dor??
Tipo algo tensional.
Obrigado, Vitor.
Dr Marcelo,Boa Tarde!
Meu Pai, um senhor de 72 anos;porem muito dinamico;ha alguns anos vem com uma queixa de obstrução nasal…JA foi a inumeros otorrinos aqui no Recife;inclusive; foi submetido a exames sofisticadissimos,e todos sao unanimes em afirmar que ele nao tem nada….POREM; observo que meu Pai, com muita frequencia(falando ou nao)tem o habito de lateralizar a mandibula(JAW PLAY).SOU DENTISTA; e fico pensando ate que ponto esta parafunção nao pode agredir grupo de mm mais distantes( tensor do veu palatino, elevador do veu palatino)….
Agradeço desde ja sua opiniao.
Olá Socorro!
De fato pode haver uma relação entre os movimentos mandibulares e o tensor do tímpano e elevador do véu palatino, em função do tronco da inervação em comum que possuem. Tanto é assim, que quando há mudanças bruscas de pressão atmosférica (como quando se viaja de avião), abrimos ou protuimos a mandíbula para acionar o elevador do véu palatino que, por sua vez, dilata a tuba auditiva permitindo a equalização da pressão.
No entanto, estas relações estão mais associadas a fenômenos otológicos (plenitude auditiva, tinitus, etc), mas não a uma obstrução nasal. Se a questão fosse a obstrução da orofaringe, poderia possuir uma relação com a postura mandibular e língua, mas a obstrução na região nasal, não me parece, a princípio, relacionada com a questão embora possa haver uma relação do palato com a capacidade das fossas e cornetos nasais.
Enfim, apenas suposições uma vez que não conheço o caso pessoalmente.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
O’lá. Tenho a sensação de plenitude auricular há mais ou menos 3 anos! Depois de muitos dentistas/fisio/acupuntura estou realizando um tratamento clínco com uma placa especial, TENS e laser. Me assuta saber que esse problema pode não ser totalmente corrigido. Qual sua opinião sobre o tempo de tratamento para um caso considerado grave como o meu. Minha atm já entrou em processo degenerativo.
Obrigada
Ana Cláudia
A melhora da plenitude auditiva, caso esteja realmente relacionada à ATM, irá depender de quanto será possível corrigir a alteração da ATM e isso por sua vez vai depender do que causou esse processo degenerativo que você mencionou. O que causou o seu?
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Estava com uma otite e tomei antibiotico, mas hj depois de 1 semana tomando continua esse som abafado, parecendo que deu uma aumentada, mas a dor na região temporal passou e nao doeu mais, vou ver se marco consulta em um otorrino.
Obrigado pela resposta.
Vitor.
Boa tarde, hj passei a sentir isso, e no meio da semana uma dor na região temporal esquerda.
Poderia ser do meu siso que está nascendo??
Obrigado, vitor.
Vitor, se está associado com dor na região temporal é melhor marcar uma consulta com um profissional da área de patologia da ATM, que inclusive poderá avaliar a situação do siso e a necessidade de um encaminhamento para um otorrino.
Atenciosamente,
Marcelo Matos