A internauta Rossana, que participa de várias comunidades sobre ATM no Orkut, postou um interessante vídeo, editado por ela, a respeito de como um portador de Disfunçção da ATM e Zumbido se sente em relação ao próprio problema. Com autorização da autora, posto aqui no blog para que todos possam sentir um pouco desse particular ponto de vista:
Ponto de vista
O Dr. Marcelo Matos é um entusiasta da boa saúde em todos os sentidos. Com vasta experiência em patologia da ATM, criou em 2008 um blog para servir de utilidade pública e ajudar as pessoas que sofrem com dor, com o lema de que a boa informação é sempre o primeiro passo para ajudar todas as pessoas.
Quer orientações para seu caso? Acesse o link a seguir: Conte sua história!
Site: www.dtmnuncamais.com.br
Instagram: www.instagram.com/marcelofreirematos
Marcelo,
Vivo no México e estou passando por uma fase aguda de DTM!
V. Não conhece alguém por aqui ou na região de Campinas que tenha a mesma formação tua?
Grata pela ajuda
Priscilla
Priscilla, não há ninguém em campinas com a mesma formação que eu.
At.te,
Marcelo Matos
ola Dr.Marcelo sofro de ATM com dores muito fortes na cabeça,olho,ouvido,e no maxilar estou tomando remedios
de fortes quimicas que nao aliviam as dores gostaria
de tomar remedio natural vc pode me indicar um? me
ajude por favor obrigada
Olá,
Realmente com o desespero da dor a gente acaba tomando remedios em excesso.Essa semana eu senti tanta dor q acabei me intoxicando… fiquei totalmente dopada, poderia ter tido um problema bem sério caso uma amiga não estivesse vindo a minha a casa. Ela ficou horrorizada com estado q eu me encontrava…. meu marido e filhos nem perceberam devido as constantes crises, q dessa vez eu estava muito pior.Já não me alimenva a 3 dias! Não tinha mais forças,fiquei internada o dia todo, não qero nunca mais passar por isso.
Cuidado amigos, pode acontecer com qualquer um.
ola marcelo,
dando uma olhada na internete sobre atm, acabei por esbarrar no seu blog e vejo que e especialista na área. Acontece que tenho 34 anos e desdos 12 “tenho labirintite”, o que depois desses anos todos fiz exame, veng , no qual diagnosticou. acontece que meus zumbidos sao 24 horas, sinto ate as vezes depressao, dor estomacal, tonturas. Mas os otorrinos dizem que nao pode fazer nada por mim a nao ser remedio tarja preta( o que nao quero usar mais pelos seus efeitos colaterais). Nas pesquisas vi que pode ser ATM, porque tenhos grandes estalos na mandibula.Nao sei se tem algo haver mas tenho 4 elementos dentarios implantados.Será mesmo ATM? isso poderia estar causando a labirintite.GRato
Sousa
De poder, pode. A ATM pode sim estar relacionada aos zumbidos. Mas confirmar essa relação nem sempre é uma tarefa fácil e, quando se consegue, o restabelecimento da saúde da ATM não garante uma melhora do zumbido… Esse fenômeno parece estar ligado a uma espécie de neuroplasticidade, um mecanismo cerebral similar ao que ocorre com a dor do membro fantasma, e que mantém a percepção do zumbido pelo paciente.
Minha experiência pessoal com pacientes de zumbido tem sido de que da mesma forma que alguns casos melhoram de maneira significativa, outros não alteram em nada sem que, nós profissionais de saúde, tenhamos uma forma de controlar isso (pelo menos no estado atual da ciência).
Att.,
Marcelo Matos
Olá Dr. Marcelo,
Conheço uma pessoa que irá iniciar o tratamento com você, e gostaria de tirar uma dúvida. Um dos sintomas mais frequentes nele, é a tontura e a dor de cabeça, percebi nos poucos comentários que li que não foi citada a questão da tontura(e é o que mais o incomoda). Nesse sentido, gostaria de saber se a pessoa que tem dores de cabeça e tontura de forma intensa e frequente e não costumam sentir dores na região mandibular, nem trava os movimentos desta, pode está com DTM, mesmo sem sentir todos os sintomas?Desculpa a subjetividade da pergunta, mas é que fico com muito medo de o tratamento da DTM não ter resultado pois, já se buscou todo tipo de especialista e nada foi diagnosticado. Nossa última esperança é esse tratamento.
Um abraço e que seu blog continue com esse sucesso.
Caroline
Tontura pode ter origem em um distúrbio da ATM sim, mesmo que possua poucos sintomas clássicos de DTM. Entretanto, em termos estatísticos, é mais provável que haja outra coisa afetando a aparelho vestibular (que é o conjunto de órgãos do ouvido interno responsável pela manutenção do equilíbrio). Assim, sempre que chega um paciente que apresenta a tontura ou perda de equilíbrio como queixa principal, eu faço questão de que sejam pesquisadas outras possíveis causas como problemas endocrinológicos, neurológicos, dentre outros.
Existem testes que podem ser feitos pelo dentista que ajudam a diferenciar, mas muitas vezes os testes são inconclusivos e então é necessário ainda mais cuidado antes de definir o tratamento.
Também é possível que o tratamento da DTM não tenha o resultado esperado, assim como um tratamento cardíaco também pode falhar, ou uma cirurgia pode não dar certo… Por isso é importante a utilização de técnicas e procediemntos que sejam conservadores para que, caso não dê certo, não permaneça nenhum dano permanente causado pelo tratamento.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Realmente ele já está descartando todas as outras especiliadades, somente aguardando resultado da endocrinologista, e depois disso é manter a saúde em outras áreas e dedicar-se ao tratamento da DTM e esperar que seja positivo. Obrigada pela atenção e sucesso!
Gostaria de saber se há casos, pois pesquisei na NET pelo google sobre casos de zumbido especificamente causados por DTM (diganosticados) e que tiveram melhora ou cura total dos sintomas após tratamento (com tempo de duração), bem como o protocolo utilizado (terapias, aparelhos, exames solicitados, etc) mas não encontrei 1 único RELATO sequer (ou não soube procurar), talvez ninguém publicou ainda (não houve interesse). Encontrei APENAS teoria, ou seja, artigos acadêmicos, que aliás sempre citam as mesmas fontes bibliograficas, mas relato de tratamento mesmo com sucesso, nenhum. Sinceramente (desabafo), acho que o que há é especulação sobre DTM, um monte de especialidades puxando a sardinha pra sua brasa, cada um com uma visão diferente, divergindo-se entre si, e ai fica difícil, pois se não há concenso entre os profissionais e suas técnias, a população fica a mercê de “experiências” que podem ou não dar certo (Se dá certo, aplausos para o profissional, se não der certo, a culpa é do paciente). Como disse um clinico famoso em minha cidade, com titulação de especialista em ATM, com uma das maiores clínicas da cidade, “não garantimos cura”, puxa vida, se o cara “não garante” nada, quem garante ? Em pleno séc. XXI com tudo que há de mais moderno em termos de exames e estudos, acho inadmissível não haver um tratamento plenamente eficiente e que CURE, não seja apenas uma solução paliativa do tipo (amenizar), isso não resolve nada, queremos cura e estamos dispostos a pagar o preço, mas a industria da saúde (Medicina, Farmaceutica, Odontológica, etc) talvez não veja lucro nisso, por isso o descaso em se investir mais em pesquisa e tratamentos eficientes e talvez por isso, não achei relatos ou depoimentos sobre esta “cura” das disfunções Temporo-mandibulares. Postei aqui como minha opinião apenas. (desabafo). OBrigado
Oi,
Faz um mês que estou usando placa para dormir e um aparelho para oclusão durante o dia, ele não permite q minha mandíbula faça os movimentos q a tiram do lugar. As dores melhoraram consideravelmente e o zumbido, as vezes, passa a ficar só no ouvido dieito. Já notei algumas vezes que o ouvido esquerdo estava livre do zumbido, mas´as vezes volta mas ainda assim já é um avanço. Tenho tido dores de ouvido e qualquer barulho alto deixa minha audição mega sensível e aí dói, tenho evitado lugares barulhentos e para dormir tentei rivotril. Mas não sentia o m´nimo feito à noite mas no dia seguinte sentia uma lezeira, cansaço, sem energia aí a dra passou 3 mg de lexotan e, cara, não me faz domir!!!
ela disse q meu mtabolismo é muito rápido e eu ando muito ansiosa então devo tomar o lexotan la pelas sete da noite para conseguir dormir à meia-noite mas mesmo assim não me derruba, acabo dormindo mto tarde e sentindo uma enorme dificuldade para lvantar no dia seguinte. Mas fico muito contente q meu video ajudou outras pessoas, recebi muito recado de pssoas q descobriram ter DTM graças ao meu video e isso não tem preço. É como se Deus estivesse me usando para chegar à outras pssoas e acredito realmne q seja isso.
Obrigada por ajudar a divulgar o video, muita gente não faz idéia do q é DTM e sofre, se medica com remédios fortes…Se vc conhece outras pessoas q possam divulgar em seus sites tbm para mais pessoas terem informação sobre isso te agradeço.
Beijos
Rossanna, apesar de já ter muito tempo que você postou, tenho esperanças de conseguir contato com você. Quando vi seu vídeo, eu quase chorei porque você descreveu perfeitamente como me sinto. Tbm fui diagnosticada com DTM, mas ainda não obtive melhora em 2 meses. Vc melhorou? O zumbido sumiu? O meu zumbido é constante do lado esquerdo (é justamente onde sinto dores na ATM) e raro do lado direito. Ele aumenta quando fico stressada. As vezes mexendo a mandíbula eu consigo fazer com que ele diminua, mas nunca cessa. Tbm faço tratamento psicológico porque eu nao tenho vontade de fazer nada. Só consigo dormir (mal) com mp3 no ouvido, com som de chuva (abafa meu zumbido). Eu atualmente odeio o silencio porque me faz perceber o zumbido, mas, mais ainda o barulho, porque ele nunca acaba. Estou desesperada atrás de um conforto. Só preciso de um “sim, meu zumbido sumiu” ou “não, ele ainda tá aqui”. Obrigada!
Boa Noite Dr. Marcelo
Muito bom esse vídeo da Rossana, também com o consentimento dela postei no meu Blog. É muito verdadeiro e enfatisa o quanto devemos nos preocupar na hora de procupar um profissional da sáude. Eu também passei anos, indo no meu otorrino, tomando remédios como corticosteróide e anti-inflamátórios ou até mesmo antiótico para minha sinusite aguda recorrente, e quando descobri meu caso de DTM, as crises diminuiram proporcionalmente. Veja como são as coisas… infelizmente ainda temos que passar por tudo isso. No meu caso ainda eu tinha plano de saúde, mas mesmo assim, o plano teve prejuízos, mas o maior prejuízo ainda foi meu, me intoxicando com remédios desnecessários!
Dr. Marcelo, eu ainda acho que tem muita gente inexperiente que toma muito remédio , no entanto mal sabem eles que deviam mesmo era fugir dos remédios, pois como o senhor já está cansado de saber, eles são muito mais nocivos do que inofensivos, além de que trazem sempre algum efeito desagrádavel.
Obrigada pela oportunidade de deixar um comentário em seu Blog super, hiper atualizado!!!
Maria Amália
Olá Amália, eu é que agradeço a sua participação.
Apareça sempre que quiser!
Atenciosamente,
Marcelo Matos
aracaju 2010
Quantas pessoas não estar sofrendo com esse mal e até desmaia chegam a di
zer que é encosto!!!!!
Tenho DTM mas o meu caso foi trauma \\\\\\\\\(acidente)
sinto dores por todo corpo depressão …as dores graças a deus parou
estou tomando NATURAL life remedio natural muito bom mesmo reconmendo ……e a estou fazendo aplicão (hemoterrapia)de 2 gotinhas do meu proprio no ponto onde se faz a artrocentesse ….tb melhorou muito a minha depressão.Espero que a medicina melhore para poder servir melhor na questão de DTM e que muito pouco se sabe…Todos nos com DTM temos que se juntar para abrir uma associação …Já está na hora !
ABraços e fiquem com DEUS pois só ELE tem sabedoria e inteligencia pra nos dar!
roger barbosa rocha
Roger
Tenha muito cuidado com “remédio naturais” e hemoterapia. O primeiro nem sempre é infensivo (você tem visto o quadro do Dr. Drauzio Varela no Fantástico?) e a hemoterapia além de não ter embasamento científico, não é recomendada na área de odontologia, muito menos junto com artrocentese.
Atenciosamente,
Marcelo Matos