´

Em Abril, foi publicado na revista CRANIO – The Journal of Craniomandibular Practice, uma das mais importantes revistas científicas na área de ATM, um artigo do Dr. Marcelo Matos, em conjunto com o professor doutor Jorge Learreta (Argentina), a professora doutora Jane Matos e do Dr. Andreas Durst ( Argentina). O Artigo é uma breve revisão do status atual do conhecimento científico no que diz respeito ao diagnóstico e aos recursos disponíveis para a pesquisa fisiopatológica de doença na ATM, uma leitura obrigatória para quem atua nesse campo da odontologia.

Resumo:

Os conhecimentos científicos atuais em Patologia da ATM aponta para a importância da investigação etiológica e para a necessidade do diagnóstico diferencial utilizando os mais modernos recursos tecnológicos. Isto inclui Imagem por Ressonância Magnética (IRM), tomografia computadorizada, estudos sorológicos, mapeamento genético e o uso de instrumentos bioeletrônicos que permitem aos clínicos estudar, compreender e avaliar, respectivamente, as
alterações estruturais dos tecidos moles e duros, as infecções, a susceptibilidade genética para doenças auto-imunes e os aspectos funcionais do sistema estomatognático. O objetivo deste artigo é uma visão geral do conhecimento atual e os respectivos instrumentos para o diagnóstico na área de patologia da ATM.