´
Em Abril, foi publicado na revista CRANIO – The Journal of Craniomandibular Practice, uma das mais importantes revistas científicas na área de ATM, um artigo do Dr. Marcelo Matos, em conjunto com o professor doutor Jorge Learreta (Argentina), a professora doutora Jane Matos e do Dr. Andreas Durst ( Argentina). O Artigo é uma breve revisão do status atual do conhecimento científico no que diz respeito ao diagnóstico e aos recursos disponíveis para a pesquisa fisiopatológica de doença na ATM, uma leitura obrigatória para quem atua nesse campo da odontologia.
Resumo:
Os conhecimentos científicos atuais em Patologia da ATM aponta para a importância da investigação etiológica e para a necessidade do diagnóstico diferencial utilizando os mais modernos recursos tecnológicos. Isto inclui Imagem por Ressonância Magnética (IRM), tomografia computadorizada, estudos sorológicos, mapeamento genético e o uso de instrumentos bioeletrônicos que permitem aos clínicos estudar, compreender e avaliar, respectivamente, as
alterações estruturais dos tecidos moles e duros, as infecções, a susceptibilidade genética para doenças auto-imunes e os aspectos funcionais do sistema estomatognático. O objetivo deste artigo é uma visão geral do conhecimento atual e os respectivos instrumentos para o diagnóstico na área de patologia da ATM.
o que é uma placa oclusal?
Dr Marcelo, sou CD e gostaria de ler seu artigo, como faço para ter acesso?
Muito Obrigado,
Vinícius Muniz
[…] artigo ” Current diagnosis of temporomandibular pathology” publicado em conjunto com o Dr. Jorge Learreta, Dr. Andreas Durst e Dra. Jane Matos, foi […]
Dr. Marcelo sou seu conterrâneo nordestino,e com muito orgulho ser Maranhense, faço residencia em CTBMF pelo HU da Universidade Estadual de Maringá-PR, coordenada pelo Dr. Liogi Iwaki. Gostaria de elogiá-lo pelo seu blog, o qual vejo com frequencia, e que é sempre repleto de novidades sobre, ao complexo e controverso assunto, das patologias articulares. Também parabenizá-lo pela sua assiduidade e sinceridade nas respostas aos pacientes.E sem querer importuná-lo, mas você deve imginar a minha ânsia em querer aprender nesse momento de formação, gostaria de saber se teria como você me disponibilizar a sua publicação de abril com o DR. Learreta, a Dra Jane Matos e o Dr. Andreas Durs no CRANIO – The Journal of Craniomandibular Practice.
Muito Obrigado
Fábio Costa
Olá Dr. Fábio, sou grato pelos elogios que fizeste ao blog e à minha pessoa! Muito obrigado!
Bom, emprestei a minha cópia da revista para uma aluna e ainda não recebi de volta. Quando me devolverem, verei se consigo digitalizar e
mandar o artigo.
Já que você se interessa pelo assunto, convido-o a participar do WORKSHOP sobre os avanços científicos e tecnológicos no diagnóstico e tratamento das artropatias temporomandibulares, que ocorrerá em Maceió-Al, nos dias 11 e 12 de setembro (uma sexta e sábado).
No Workshop, abordaremos temas como:
• História e etiologia das artropatias temporomandibulares: afinal o que realmente sabemos?
• Diagnóstico por imagem
• Sistemas eletrônicos de desprogramação mandibular
• Aplicações clínicas dos sistemas de bioeletrodiagnóstico
• Sequelas estruturais tridimensionais das artropatias temporomandibulares
• Relação com postura corporal
• Demonstração prática de eletromiografia
• Apresentação de casos clínicos – todos demonstrados com RNM (ressonância nuclear magnética) antes e após tratamento:
> Alteração da orientação da cabeça da mandíbula por traumatismo na primeira infância: consequências.
> Regeneração da cabeça da mandíbula com destruição cortical e medular
> Recaptura não-cirúrgica do disco articular em crianças e adultos
Será um excelente oportunidade de conhecer como nós do Grupo de Estudo do Prof. Learreta trabalhamos em relação às doenças da ATM e como isso se entrelaça com literalmente TODAS as áreas da odontologia, incluindo, obviamente, a sua área: A CTBMF.
Além disso, Maceió é uma cidade de praias lindíssimas e será um ótima oportunide de passeio também!!!
Atenciosamente,
Marcelo Matos