Essa é uma pergunta que vejo com freqüência na internet, entretanto a maioria das respostas é superficial e confunde causa com conseqüência. Por exemplo, o “diagnóstico” de deslocamento de disco é bastante comum, entretanto não diz muito sobre o problema. É apenas uma constatação simplista de uma conseqüência e não a causa do problema propriamente dito. O que provocou o deslocamento? Qual a causa?
Neste caso, um bom diagnóstico é descobrir por qual motivo o disco foi deslocado!
E qual seriam estes motivos? Bom, é preciso lembrar que o termo disfunção da ATM é bastante genérico, apenas se refere ao fato de que a ATM não funciona de forma saudável e para que este funcionamento esteja alterado, é preciso primeiro entender quais são as DOENÇAS que estão por trás das disfunções da ATM, por isso prefiro sempre falar em PATOLOGIA DA ATM.
O conhecimento científico atual em PATOLOGIA DA ATM permite identificar algumas dessas doenças e, consequentemente, das disfunções, de modo que estão basicamente classificadas da seguinte forma: 1) as que são provocadas por traumatismos; 2) as que são causadas por infecções bacterianas; 3) as que são causadas por akterações auto-imunes ou outros problemas sistêmicos (tumores, doenças metabólicas, etc) e 4) as que têm origem em problemas dentários. Claro que estão são as causas que já sabemos e, certamentente, à medida que as pesquisas avançarem, novas relações causais poderão ser descobertas.
A partir da identificação destas enfermidades, as coisas começam a ficar mais fáceis de entender. O disco da ATM, por exemplo, pode estar deslocado por distintas razões, como uma pancada na mandíbula ou uma infecção bacteriana que tenha danificado os ligamentos que o sustentam.
Quando se investiga patologicamente a ATM, a possibilidade de conseguir estabelecer um tratamento adequado aumenta muito, afinal haverá a possibilidade de tratar a causa do problema e não apenas aliviar os sintomas.
sofro muito com isso. Não sei mais o que faço e queria uma ajuda de vocês. A minha ATM ta acabando comigo começou de um lado ai agora passou pro outro e to desesperado pq quando acontece o travamento eu sempre fico mau humorado, sem paciência pra nada. O pior é que eu n sei qual o motivo real dessa droga ter me pego. Quando era mais jovem uns 18 pra 20 anos sofri uma bolada na parte lateral do rosto em um campo de futebol, pode ser isso? mas agora a poucos anos eu sofri com os chamado “dentiqueiros” o qual ja removi todos, o que pode ter causado a ATM no meu caso? a bolada, ou a Retirada dos dentes. outra duvida, eu n consigo dormir de cama nem a pau rsr por isso durmo de rede afeta a minha dormida de rede ou n tem nada a ver? aguardo retorno.
Jairo, sim. Traumatismo, como a bolada na face, podem ser o fator causal.
At.te,
Marcelo Matos
Gostaria de saber que tipos de exames de cabeça e pescoço e quais os profissionais além do dentista podem esclarecer a causa destes sintomas:pressão forte entre os dentes que se acentuam a noite, dores de cabeça diárias,tensão muscular a té a região toracica ,durmo com placa relaxante,tomei antiinflamtorios , relaxantes musculares e fifisioterapia com calor profundo ,superficial e tensys, a melhora foi leve.Se puder me orientar deste já agradeço pois o stress cada dia aumenta com estes sintomas.
Obrigada
Boa noite.
sinto muita dor,como uma ardencia constante e latejamento do lado esquerdo proximo ao ouvido,que não me deixa em paz, uso placa para dormir,tenho ate a impressao que minha bochecha esta inchando pelo lado de dentro que quase posso morder, as vezes até acabo mordendo. Tudo isso piorou muito depois que tive que tratar de um canal de um dente, e logo depois retrata-lo, e as vezes até tenho dúvidas se consegui mesmo resolver este problema, pois ainda sinto uma bolinha na minha gengiva perto desse dente, acho que não tenho só problema de ATM, acho ate que deve ser outra coisa. Caso possa me ajudar por favor me dê alguma resposta. Obrigada.
Rosa
OLA, TENHO DISFUNCAO DE ATM E DESLOCALMENTO DE DISCO, MAS JA PASSEI EM VARIOS BUCO-MAXILOS E TODOS SUGEREM PROCEDIMENTO CIRURGICO, QUE E A COLOCACAO DE ANCORA. MAS ESTOU C MUITO MEDO, PELO QUE VEJO PODE NAO RESOLVER TOTALMENTE MEU PROBLEMA. TENHO PROBLEMAS DE OSTEOARTROSE, JA TENHO PROTESE TOTAL DE QUADRIL E VARIOS OUTROS PONTOS DE DESGASTE OSSEO.TENHO 36 ANOS. TENHO DORES TERRIVEIS E MAL CONSIGO COMER. GOSTARIA DE UMA RESPOSTA OU SUGESTAO, JA FIZ 6 CIRURGIAS NO QUADRIL. OBRIGADA, SILVIA.
Olá Sílvia,
Seu caso é certamente bastante complexo para ter uma solução tão “mecânica” quanto colocar uma âncora e achar que tudo irá se resolver com isso. Você tem razão de ter medo.
Pelo que você descreveu, parace haver algum componente sistêmico que precisa ser verificado primeiro. Você já foi num reumatologista? Talvez esse seja o primeiro passo, pois se vc tem artroses em outras articulações é bem provável que o que esteja acontecendo em sua ATM, seja uma sequela de um mesmo fenômeno que ocorre no resto do corpo e se assim for, como uma âncora irá manter o tecido discal no lugar?
Assim, minha sugestão é você procurar algum profissional com experiência em patologia da ATM que possa investigar esse seu deslocamento de disco… qual a origem, se tem relação com as outras artroses ou não, o quanto esse disco está danificadao ou não, dentre outras coisas.
Atenciosamente,
Marcelo Matos
Olá Ana Cláudia, bem vinda ao blog!
Seria simplista demais afirmar que apenas isso resolveria a disfunção. Não é só uma questão de “tensão” (leia o artigo que escrevi sobre estresse e ATM). Sua disfunção é, pelo seu próprio relato, secundária ao lúpus e como essa é uma patologia para a qual a medicina ainda não tem cura, o problema na ATM também não poderá ter uma cura total, no entanto pode ter CONTROLE de modo a melhorar muito a sua qualidade de vida.
Para isso, é preciso verificar exatamente quais foram as estruturas lesionadas e qual o impacto que teve na atividade muscular, nos ciclos mastigatórios, na abertura e fechamento da mandíbula e nas demais funções. Isso normalmente requer uma investigação bem detalhada, com exames de imagem e exames funcionais para poder direcionar o tratamento.
Numa situação como a sua, o tratamento vai muito além de alongamento e placa de mordida. É perciso reestablecer a funcionalidade e por isso é importante a investigação que mencionei.
Quais foram os estudos/exames que foram feitos?
Além disso, como o lupus costuma causar, progressivamente, lesões sérias nas articulações do corpo incluindo a ATM, é preciso manter um acompanhamento bem rigoroso junto ao seu reumatologista, principalmente se já estiver fazendo uso de medicamentos modificadores do curso da doença.
Fique esperta!
Olá
Estou com disfunção na ATM, observei que ocorreu quando a Lupus Eritematoso Sistêmico desencadeou (05/2002) e surgiram as artrites em todas as minha articulações, comecei a sentir dificuldades para abrir a boca; um dia ocorreu o travamento da mandíbula, fiquei apavorada, relaxei os musculos da face, segurei a mandíbula com as mãos e a reposicionei. Desde então só vem piorando ao ponto de escutar estralos ao abrir a boca, e não conseguir abri-lá mais do que dois dedos. Procurei um Buco Maxilo e ele disse que é tensão. Orientou para que eu faça alongamentos na cabeça, pescoço e ombros; caso não resolva placa de mordida acrílica.
Gostaria de saber se apenas isso resolve a disfunção, visto que tenho uma doença crônica auto-imune sistêmica?
Obridaga
Aguardo uma posição